Adegundes Maciel da Silva
Mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco(2006) contemplando Novas Tecnologias para o Ensino das Ciências; Especialização em Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Pernambuco(2002) Pesquisa na Área de Softwares Educacionais; Licenciatura Plena em Ciências com Graduação em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco(1987); Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco(1986). Coordenador do Curso Lato Sensu Novas Tecnologias na Educação e Professor das Disciplinas de Vídeo Didático como Tecnologia Educacional e A Planilha Eletrônica no Tratamento da Informação(desde 2012) UNIVISA-PE; Professor de Geometria Gráfica e Cálculo 2 no Curso de Engenharia Civil - UNIVISA-PE; Professor das disciplinas de Tecnologias da Comunicação e Informação, e História da Matemática do Curso de Lic. Plena em Matemática UNIVISA-PE; Professor de Matemática Aplicada a Fenômenos Biológicos do Curso de BIOMEDICINA UNIVISA-PE; Professor Formador Multiplicador da Prefeitura do Recife - Robótica Educacional (Lego Education, Lego Zoom, NXT e EV3; Tutor à Distância do Programa E-Tec Brasil de 2009 a 2010; Tutor à Distância pela IFPE nas Disciplinas: Geometria Espacial em 2016; Álgebra Linear e Geometria I em 2012. Publicou artigo na revista BOLEMA (CAP's B); 18 Artigos pela Sociedade Brasileira para o Progresso das Ciências (SBPC), um artigo publicado em II Congresso Internacional de Educação Inclusiva 2016, um artigo pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), dois artigos pela Revista Athos - UNIvisa-PE, um artigo pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática(SBEM). Experiência em disciplinas de Pedagogia e Licenciaturas nas áreas de Informática Aplicada à Educação, Tecnologias da Comunicação e Informação, Matemática Comercial e Financeira, Matemática Aplicada à Biologia e Computação Gráfica. Email: admaciel11@gmail.com; (81) 98118-7265; ENGENHEIRO CIVIL(UNICAP)
Informações coletadas do Lattes em 21/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ensino das Ciências
2004 - 2006
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: A Concepção de Frações de alunos nas séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, Ano de Obtenção: 2006
Marcelo Câmara dos Santos.Palavras-chave: equivalência; concepção; fração.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação.
Especialização em Expressão Gráfica
1999 - 2002
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Um outro ângulo da Geometria: Gabri-Géomètre como Ferramenta para a Geometria no Ensino Fundamental
Orientador: Oberdan José de Santana
Graduação em Licenciatura Plena em Ciências e Matemática
1985 - 1987
Formação complementar
2002 - 2002
Extensão universitária em Ensino da Matemática e Tecnologia Educacional. (Carga horária: 86h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Lê Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
MACIEL, A. . 3º COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2012. (Exposição).
MACIEL, A. . I AMOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS DE MATEMÁTICA. 2012. (Exposição).
MACIEL, A. . III WORKSHOP DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2012. (Exposição).
MACIEL, A. . II WORKSHOP DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - FAINTVISA. 2011. (Exposição).
MACIEL, A. . 2º COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2011. (Exposição).
MACIEL, A. ; SILVA, R. O. ; CARDOSO, Maria . I WORKSHOP DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - FAINTVISA. 2010. (Exposição).
MACIEL, A. ; SILVA, R. O. ; CARDOSO, Maria . 1º Colóquio de Educação Matemática - FAINTVISA. 2010. (Exposição).
Participação em eventos
CONIC/CONEX. OFICINA 1 DE PESQUISA QUANTITATIVA: FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO DE SERVIÇO SOCIAL. 2016. (Congresso).
CONIC/CONEX. OFICINA 3 DE PESQUISA QUANTITATIVA: INVESTIGANDO A SAÚDE DO EDUCANDO DE SERVIÇO SOCIAL. 2016. (Congresso).
CONIC/CONEX. OFICINA 4 DE PESQUISA QUANTITATIVA: CONTEXTUALIZANDO A QUALIDADE DE VIDA NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO DO SERVIÇO SOCIAL. 2016. (Congresso).
CONIC/CONEX. OFICINA 2 DE PESQUISA QUANTITATIVA: NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO DE SERVIÇO SOCIAL. 2016. (Congresso).
II Cintedi - Congresso Internacional de Educação Inclusiva. LEGO EDUCATION CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE JOVENS ? ADULTOS?E?IDOSOS. 2016. (Congresso).
VIII Encontro Sergipano de Educação Matemática.Triângulos na Mídia. 2008. (Encontro).
Participação em bancas
OLIVEIRA, Caroline Maria de;MACIEL, A.. Tecnologia na Educação: A literatura e a internet no processo de ensino aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
SILVA, D. C. B.;MACIEL, A.. Internetês e a escrita. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
SILVA, Francisco de Assis da;MACIEL, A.. Investigando as Dificuldades Enfrentadas pelos Alunos do 8º ano no Ensino das Equações do primeiro grau na Escola Municipal de Chã de Alegria.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
TORRES, Jefferson dos Santos;MACIEL, A.. A Importância das Proposições e dos Conectivos Lógicos no processo Ensino-Aprendizagem para alunos do Ensino Médio de uma Escola da Rede Pública.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
ALBUQUERQUE, C. J.; CAMPOS, A. F.;MACIEL, A.. Uma Breve Análise da Operação Multiplicação de Números Inteiros Relativos através de livros didáticos do 7º ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
DUTRA, E. G. F.; CAMPOS, A. F.;MACIEL, A.. Dificuldades Apresentadas pelos Alunos do Ensino Fundamental II no Ato da Aprendizagem dos Números Racionais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
SANTANA, F. L.; ALBUQUERQUE, A. G.;MACIEL, A.. Análise de Livros Didáticos de Matemática do 6º ao 9º Ano Acerca da Abordagem do Conceito das Áreas de Figuras Planas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
SANTOS, G. M.; OLIVEIRA, G. J. D.;MACIEL, A.. Teoria de Van Hiele: Uma Boa Maneira de Avaliar em Geometria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
LOBO, Karla Adriana Barbosa da Silva; FELIX, I. I. S.;MACIEL, A.. Estrutura Multiplicativa, Sob a Ótica dos Campos Conceituais de Vergnaud Aplicadas em Livros Didáticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
ALVES, J. Silva R.; ALBUQUERQUE, A. G.;MACIEL, A.. O Conceito de Perímetro em Situações Catalogadas nos Livros Didáticos de Matemática do 6º Ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
OLIVEIRA, G. J. D.; FARIAS, J. M.;MACIEL, A.. Investigação Sobre Obstáculos da Identificação de Arranjos, Permutação em Situações Problemas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
SILVA, J. C.; GOMES, E. G. S.;MACIEL, A.. Investigando o Conceito de Área dos Alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental e 6º e 7º Anos da Educação de Jovens e Adultos de Uma Escola da Rede Pública em Escada-PE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
SANTOS, L. S.; RODRIGUES, H. O.;MACIEL, A.. Atribuindo Significado Ao Estudo dos Sistemas Lineares Através do Tabuleiro Geoplano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
ARAÚJO, L. E.; GOMES, E. G. S.;MACIEL, A.. O Uso da Contextualização para uma Aprendizagem Significativa das Operações com Números Inteiros. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
LOBO, K. A.B.M. Si.;MACIEL, A.. Análise do Livro Didático Do 2º Ano do Ensino Fundamental na Perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
RODRIGUES, H. O.;MACIEL, A.. Proposta de Ensino para as Transformações de Graus em Radianos no Ciclo Trigonométrico Utilizando como Recurso Didático, Régua, Compasso e Transferidor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
RODRIGUES, H. O.;MACIEL, A.. Proposta de Ensino rara as Relações Métricas no Triângulo Retângulo Utilizando como Recurso Didático, Material Concreto Manipulativo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
PESSOA, G. S.;MACIEL, A.. Um Estudo Diagnóstico Sobre Análise Combinatória Através de Resoluções de Problemas e Utilização de Textos de Apoio Como Recurso Didático no 9º Ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
SILVA, Emiliano Ferreira;MACIEL, A.. Importância da Utilização da História da Matemática como Recurso Didático nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
RODRIGUES, H. O.;MACIEL, A.. Educação de Trânsito: Uma Nova Perspectiva para a Redução dos Índices Estatísticos de Acidentes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
OLIVEIRA, Caroline Maria de;MACIEL, A.; Glotz, R. E. O.; GOMES, E. G. S.. Tecnologias na Educação - A Literatura e a Internet no processo de Ensino e Aprendizagem. 2014. Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
Orientou
O Pedagogo Empresarial, Valores e a Valorização Humana na Empresa; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA EMPRESARIAL) - Fundação de Ensino Superior de Olinda; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
A Oralidade: O Gênero Reportagem com ampliador da Competência Comunicativa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
As Novas Tecnologias no Ensino de Línguas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
Editor de Texto Eletrônico: Ferramenta facilitadora da Aprendizagem na Produção Textual; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
Laboratório de Ensino da Matemática: A Utilização nas Unidades Públicas Escolares; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
Concepções Operacionais nas Resoluções de Problemas de Primeiro Grau; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
Software Geogebra num Contexto Dinâmico da Geometria; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
Análise Qualitativa do Software Supermercado no Contexto de Operações com Números Decimais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
Investigando Dificuldades nas Resoluções de Equações De Primeiro Grau com uma Variável no 9° Ano do Ensino Fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
Concepções Operacionais dos Números Inteiros Relativos nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
Investigando o Processo de Fabricação de Farinha de Mandioca através do Olhar da Modelagem Matemática; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
Novas Tecnologias em Contexto no Tratamento da Informação; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
; Por Que Triângulos no Programa Nacional de Jovens e Adultos?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
A Utilização de Blog como Recurso Didático na Aprendizagem da Beleza Áurea; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
Investigando o Conceito de Frações e seus Significados: Um Estudo Diagnóstico com Alunos de Licenciatura Em Matemática; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
Investigando o Software Geogebra no Processo de Ensino da Geometria; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
Concepções Operacionais da Potenciação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
Concepções de Frações de Alunos nos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio numa Escola Privada do Município de Gravatá-PE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
Concepções de Representações de Elementos Fundamentais da Geometria no Último Ano do Ensino Fundamental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
O Tangram como Ferramenta Qualitativa Motivacional na Construção de Conceitos Geométricos: Áreas e Perímetros; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
Concepções Elementares da Geometria nos Últimos Anos do Ensino Fundamental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
Concepções Operacionais das Frações nos Anos Finais do Ensino Fundamental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
As Concepções Operacionais dos Números Inteiros Relativos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
A Balança Interativa como Ferramenta de Aprendizagem da Álgebra no Ensino Fundamental; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
Farias; Breve Análise sobre as dificuldades dos Docentes no ato do Ensino dos Axiomas nos Ensinos Fundamental e Médio; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
A Matemática Ensinada com Afetividade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
Modelagens no Ensino da Matemática; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
O Tratamento da Informação em Contexto; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
A Matemática Ensinada com Afetividade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Adegundes Maciel da Silva;
Produções bibliográficas
-
CARDOSO, Maria ; ALVES, Isla ; OLIVEIRA, Anderson ; BEZERRA, Ayrla ; SANTIAGO, W ; MACIEL, A. . Quanto Custa uma Vida fora de seu Habitat?. Athos - Revista de Estudos Integrados da FAINTVISA , v. 1, p. 285-289, 2010.
-
MACIEL, A. . Concepções de Frações. Athos - Revista de Estudos Integrados da FAINTVISA , v. 1, p. 117-140, 2010.
-
MACIEL, A. ; Câmara, M. . Analisando o Rendimento de alunos das Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em Atividades Envolvendo Frações e Idéias Associadas. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso) , v. 1, p. 163-177, 2007.
-
MACIEL, A. ; ARAUJO, N. A. . MESAS EDUCACIONAIS ALFABETO CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL ENTRE JOVENS-ADULTOS-E-IDOSOS. In: IV CONEDU, 2017, João Pessoa. Educação brasileira - desafios na atualidade, 2017. v. 1.
-
MACIEL, A. . LEGO EDUCATION CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE JOVENS ? ADULTOS?E?IDOSOS. In: II Congresso Internacional de Educação Inclusiva; II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva, 2016, Campina Grande. ANAIS COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO: DIÁTICA, 2016. v. 1.
-
MACIEL, A. . Como o Conceito de Frações é Vencido pela sua Concepção. In: Semin-ario LDB, PNE e PDE - Novos Rumos para a Educação Nacional - ANPEd 30 anos, 2007, Recife. I Seminário de Pesquisadores da Rede Municipal do Recife. Recife: Gráfica Prefeitura do Recife, 2007. v. 1. p. 173-181.
-
MACIEL, A. . Triângulo: Um Polígono Singular. In: II Seminário de Pesquisadores da Rede Municipal do Recife, 2008, Recife. A Pesquisa e a Qualidade na Educação Básica. Recife: Gráfica prefeitura do Recife, 2008. v. 1. p. 171-180.
-
MACIEL, A. ; CÉZAR, D. . TRIÂNGULOS, MAS PARA QUÊ?. In: 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cência, 2009, Manáus. Amazônia Ciência e Cultura. Rio de Janeiro: sbpc, 2009. v. 1.
-
MACIEL, A. ; Cézar, D. ; FLORENCIO, A. . TRIÂNGULOS MARAVILHOSOS. In: 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2008, Campinas. Anais/Resumos da 60a Reunião Anual da SBPC: publicação eletrônica. Campinas : Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2008.. Rio de Janeiro: sbpc, 2008. v. 1.
-
MACIEL, A. ; Henrique, L. ; LINS, W. . HISTÓRIA + MATEMÁTICA = RAZÃO DA BELEZA. In: 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2008, Campinas. Anais/Resumos da 60a Reunião Anual da SBPC: publicação eletrônica. Campinas : Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2008.. Rio de Janeiro: sbpc, 2008. v. 1.
-
Cézar, D. ; Costa, V. ; MACIEL, A. . TRANSVERSALIZANDO A SEXUALIDADE. In: 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2008, Campinas. Anais/Resumos da 60a Reunião Anual da SBPC: publicação eletrônica. Campinas : Sociedade Brasileira. Rio de Janeiro: sbpc, 2008. v. 1.
-
SANTIAGO, W ; MACIEL, A. . HÁ NÚMEROS NA BIODIVERSIDADE COM CATIVEIROS?. In: 60 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2008, Campinas. Anais/Resumos da 60a Reunião Anual da SBPC: publicação eletrônica. Campinas : Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2008.. Rio de Janeiro: sbpc, 2008. v. 1.
-
MACIEL, A. . VÍDEO - POR QUE TRIÂNGULOS?. In: 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência, 2007, Belém. Amazônia: Desafio Nacional. Rio de Janeiro: sbpc, 2007. v. 1.
-
CASTRO, C. ; MACIEL, A. . SEMEANDO MULTIDISCIPLINARIDADE ? CONTEXTUALIZANDO NA HISTÓRIA A ORIGEM DA MATEMÁTICA.. In: 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2007, Belém. Amazônia: Desafio Nacional. Rio de Janeiro: sbpc, 2007. v. 1.
-
MACIEL, A. . SEMEANDO MULTIDISCIPLINARIDADE - MATEMÁTICA, INFORMÁTICA E PORTUGUÊS, UMA ARTE CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS.. In: 58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Pregresso da Ciência, 2006, Florianópolis. SBPC&t SEMEANDO INTERDISCIPLINARIDADE. Rio de Janeiro: sbpc, 2006. v. 1.
-
MACIEL, A. . UM OUTRO ÂNGULO DA GEOMETRIA RESGATANDO COMPETÊNCIAS EM PONTOS SINGULARES. In: 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência., 2005, Cuibá. Do Sertão Olhando o Mar: Cultura & Ciência.. Fortaleza: sbpc, 2005. v. 1.
-
MACIEL, A. ; GOMES, A. G. ; GITIRANA, V. . ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES: INVESTIGANDO O POTENCIAL DO SOFTWARE FRAÇÃO. In: 56ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2004, Cuiabá. Ciência na Fronteira - ética e Desenvolvimento. Rio de Janeiro: sbpc, 2004. v. 1.
-
MACIEL, A. . LEGO EDUCATION CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE JOVENS ? ADULTOS?E?IDOSOS. ANAIS II CINTEDI , 2016.
-
MACIEL, A. . A CONCEPÇÃO DE FRAÇÕES POR ALUNOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACIEL, A. ; Cézar, D. . TRIÂNGULOS NA MÍDIA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MACIEL, A. ; Câmara, M. . ?A Concepção de Frações de alunos nas séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio?. Recife: Gráfica da UFRPE, 2006 (DISSERTAÇÃO DE MESTRADO).
-
MACIEL, A. . ?Um Outro Ângulo da Geometria: O Cabri-Géomètre como ferramenta para Geometria no Ensino Fundamental?. Recife: Gráfica da UFPE, 2001 (MONOGRAFIA).
Prêmios
2018
Técnico Campeão do 3º Torneio de Robótica Recife - Pela Escola Mun. Mário Melo, Prefeitura do Recife.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Recife, SECRETRIA DE EDUCAÇÃO ESPORTE E LAZER. , Estrada do Arraial, 3250, Tamarineira, 52051380 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (081) 32325925
Experiência profissional
2012 - Atual
Faculdades Integradas da Vitória de Santo AntãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Lato Sensu em Novas Tecnologias n, Carga horária: 4
2010 - Atual
Faculdades Integradas da Vitória de Santo AntãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 50
Outras informações:
Professor das Disciplinas:
Práticas Pedagógicas III -2010.1;
Metodologia do Ensino da Matemática -2010.2;
Tecnologias da Comunicação e Informação -2011.1; 2011.2; 2013.1
História da Matemática -2011.1; 2011.2; 2012.2
Didática -2011.2
Trabalho de Conclusão de Curso - 2011, 2012; 2013.1
Matemática Aplicada à Biologia - 2013.1
Informática - 2013.1 (Curso de Segurança do Trabalho);
Matemática -2013.1 (Curso de Logística Empresarial)
2010 - 2013
Faculdades Integradas da Vitória de Santo AntãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Mestre do Curso de Matemática, Carga horária: 80
Outras informações:
Na gestão, foi conseguido elevar o conceito do Curso de 2 para 3 através do ENADE 2011.
2007 - Atual
Prefeitura Municipal de Recife, PM/RecifeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerência de Ações Pedagógicas em Tecnologias, Carga horária: 270
1988 - 2007
Prefeitura Municipal de Recife, PM/RecifeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Fundamental II, Carga horária: 270
1987 - 1987
Universidade de PernambucoVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Curso de Administração, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor de Matemática I do Curso de Administração
2016 - Atual
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor à Distância, Carga horária: 20
2012 - 2012
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria à Distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas de História da Matemática; Álgebra Linear e Geometria
2008 - 2009
Fundação de Ensino Superior de OlindaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenação de Pedagogia, Carga horária: 28
Outras informações:
Professor das Disciplinas dos Cursos:
- Informática Aplicada à Educação (Pedagogia);
- Tecnologia da Informação e Comunicação (Pedagogia);
- Informática Básica (Matemática);
- Informática Básica (História);
- Matemática Aplicada à Biologia (Biologia);
- Matemática III Aplicada à Biologia (Biologia).
1986 - 1988
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (PE)Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Área Técnica, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de Matemática Comercial e Financeira
2010 - 2010
Governo do Estado de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor Virtual, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Tutor Virtual da Disciplina de Matemática comum a vários Cursos Técnicos.
2009 - 2010
Governo do Estado de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor Virtual, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor Virtual de Matemática do Cursos Técnicos em Enfermagens, Análises Clínicas e Segurança do Trabalho.
2009 - 2010
Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes-PROJOVEM URBANOVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Formador de Educadores, Carga horária: 5
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adegundes Maciel da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?