Denis Peixoto Nunes
Atuário com mais de 20 anos de experiência na área de saúde suplementar, com foco em análise de dados, informações gerenciais, e governança corporativa. Possuo sólida formação acadêmica, incluindo mestrado profissional em andamento em Engenharia da Produção pela UFRGS, além de especializações em Business Analytics (UFRGS) e Gestão de Planos de Saúde (Anhanguera UNIDERP).Ao longo da minha carreira, atuei em diversas organizações de destaque, como a Federação UNIMED/RS, UNIMED VTRP e Santa Casa de Misericórdia, em cargos de Atuário Sênior, Coordenador e Analista. Minhas principais responsabilidades incluíram a gestão e desenvolvimento de equipes, análise atuarial de precificação, reajustes e provisões, além do acompanhamento de resultados financeiros e elaboração de estudos técnicos.Destaquei-me na implementação de soluções de Business Intelligence e automação para otimizar processos. Na Federação UNIMED/RS, desenvolvi painéis em Power BI para monitoramento de casos de Covid-19, gestão de rede nacional e atendimentos em Telemedicina. Também implementei automação em planilhas com Power Query e VBA, que resultou na redução de até 70 do tempo de execução de atividades. Na UNIMED VTRP, a automação com VBA proporcionou uma economia de mais de 90 no tempo das tarefas e mais de 1.200 horas de trabalho por ano.Além disso, possuo experiência na área de gestão de preços e tabelas, negociação com prestadores de serviço, e representação técnica junto à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Sou membro titular da Comissão de Saúde do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) e atuo como consultor autônomo em Business Intelligence e relatórios gerenciais.
Informações coletadas do Lattes em 31/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Engenharia de Produção
2024 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Suspensão da comercialização de planos de saúde e efeitos sobre a sinistralidade: evidências a partir do Synthetic Control Method (SCM)
Orientador: Daniel Sergio Presta García
Especialização em Especialização em Business Analytics
2019 - 2023
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: PREDIÇÃO DE PACIENTES ELEGÍVEIS À INTERNAÇÃO DOMICILIAR POR MEIO DE MODELO DE MACHINE LEARNING POR DECISON TREE
Orientador: Luciano Ferreira
Especialização em Pós-MBA em Governança Corporativa e Gestão de Riscos
2016 - 2016
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Não se aplica
Orientador: Não se aplica
Especialização em MBA - Gestão de Planos de Saúde
2011 - 2012
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal
Título: GESTÃO DE RISCOS DA CARTEIRA DE UMA OPERADORA DE PLANOS DE SAÚDE, SOB O ENFOQUE DE CONCEITOS DE VALUE-AT-RISK (VAR)
Orientador: Alba Valéria Eira Fleury
Especialização em Gestão em Saúde
2008 - 2009
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Tabela de mensalidades mínimas em substituição ao modelo de custeio sobre a folha salarial : aspectos financeiros e atuariais em uma empresa de autogestão em saúde
Orientador: Ronaldo Bordin
Formação complementar
2023 - 2023
Healthcare Analytics (Módulo básico e intermediário). (Carga horária: 30h). , Hupdata Data Analysis Solutions, HDAS, Brasil.
2023 - 2023
Power BI (Módulo básico e intermediário). (Carga horária: 36h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
2022 - 2022
Capacitação em Gestão de Mercado. (Carga horária: 16h). , Carvalho & Associados de Desenvolvimento e Assessoria, CADA, Brasil.
2021 - 2021
Redação Empresarial. (Carga horária: 8h). , FACULDADE UNIMED, FU, Brasil.
2021 - 2021
Master Class da Saúde - Semana da Inovação. (Carga horária: 12h). , Unimed Federação/RS, FRS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas p/ Tempos de Mudança. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2020 - 2020
Power BI Completo - do Básico ao Avançado. (Carga horária: 9h). , Udemy, UDMY, Brasil.
2016 - 2017
Programa de Desenvolvimento da Liderança. (Carga horária: 160h). , FUNDACAO DOM CABRAL, FDC, Brasil.
2016 - 2016
Mineração de Dados (Data Mining): SPSS Modeler. (Carga horária: 16h). , DMSS, DMSS, Brasil.
2015 - 2015
Workshop de Apresentações Profissionais. (Carga horária: 8h). , SOAP, SOAP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Gestão de Indicadores de Resultado. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2014 - 2014
Modelo de Excelência em Gestão (MEG®). (Carga horária: 16h). , Excellent Match, EM, Brasil.
2014 - 2014
Auditoria e Modelagem de Planilhas. (Carga horária: 8h). , Fábrica de Planilhas, FB, Brasil.
2014 - 2014
Custos para Instituições de Saúde. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2013 - 2013
Workshop sobre Indicadores. (Carga horária: 8h). , Federação Unimed RS, FDRS, Brasil.
2013 - 2013
Introdução ao SPSS - 2013. (Carga horária: 30h). , MW CONSULTORIA CIENTÍFICA, MW, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Excel com Macros e Programação em VBA. (Carga horária: 24h). , Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.
2012 - 2012
Administração de Conflitos. (Carga horária: 8h). , Federação Unimed RS, FDRS, Brasil.
2012 - 2012
Professional & Self Coaching. (Carga horária: 150h). , Instituto Brasileiro de Coaching, IBC COACHING, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Bioestatística, Epidemiologia e Medicina Baseada em Evidências. (Carga horária: 90h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Redação de Relatórios Administrativos. (Carga horária: 20h). , Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.
2011 - 2011
Interpretação dos Critérios de Avaliação SAG-Sistema de Avaliação da Gestão. (Carga horária: 2011h). , Associação Qualidade RS/PGQP, PGQP, Brasil.
2011 - 2011
Formação de Avaliadores do PGQP. (Carga horária: 8h). , QUALIDADE RS-PGQP, QRS, Brasil.
2011 - 2011
Fundamentos em Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 16h). , PMTECH, PMTECH, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Planejamento Estratégico e BSC. (Carga horária: 20h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2010 - 2010
Excel Dashboard. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
2010 - 2010
Avaliação de Desempenho. (Carga horária: 16h). , INTEGRAÇÃO ESCOLA DE NEGÓCIOS, IEN, Brasil.
2010 - 2010
Planejamento Estratégico. (Carga horária: 16h). , Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, UNIMED%20VTRP, Brasil.
2010 - 2010
Administração do Tempo. (Carga horária: 8h). , Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, UNIMED%20VTRP, Brasil.
2010 - 2010
Gestão da Qualidade Total e Gestão pela Excelência. (Carga horária: 28h). , Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência, FUNDATEC/RS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise de Dados.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Fundamentos da Estatística.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Regressão e Correlação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Análise de Custos.
Produções bibliográficas
-
NUNES, D. P. ; UHR, D. A. P. ; GARCIA, D. S. P. . Suspensão da comercialização de planos de saúde e efeitos sobre a sinistralidade: evidências a partir do Synthetic Control Method (SCM). In: ENEGEP, 2025, Natal. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Enegep, 2025.
-
NUNES, D. P. . Banco de Dados e Informações: impactos frente às novas legislações e tecnologias; PEONA e PEONA-SUS: Passo a passo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NUNES, D. P. . Acompanhamento Atuarial e Econômico dos Ativos Garantidores: novo modelo de Certificado Atuarial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MARIMON, R. ; NUNES, D. P. ; CARVAS, G. ; RESENDE, B. ; CARUSO, F. ; SALLES, M. ; JUNIOR, N. ; GOUVEA, T. ; BRAGA, V. . O Papel do Atuário Frente aos Impactos da Pandemia (COVID-19) nas Operadoras de Planos de Saúde 2020 (Documento).
Outras produções
NUNES, D. P. . Assessoria em Relatórios e Informações Gerenciais. 2023.
NUNES, D. P. . Assessoria em Business Intelligence. 2020.
NUNES, D. P. . Avaliação Atuarial. 2007.
NUNES, D. P. . Dashboard de informações sobre COVID-19. 2020. (Site).
NUNES, D. P. . Análise e apresentação de dados - Programa de Desenvolvimento de Referências de Processo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
NUNES, D. P. . Análise e apresentação de dados - Módulo Coordenadores e Gerentes. 2015. .
NUNES, D. P. . Análise e apresentação de dados - Módulo Analistas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
NUNES, D. P. . O Concerto. 2015. Teatral.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Unimed Federação/RS. , Rua Santa Terezinha, 340, Farroupilha, 90040180 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 32011370
Experiência profissional
2018 - Atual
Federação Unimed RSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Atuário, Carga horária: 44
Outras informações:
Suporte às Unimed do estado do Rio Grande do Sul no acompanhamento do resultado, margem de solvência, cálculo de provisões técnicas atuariais, precificação de planos, proposta de reajustes de contratos coletivos e demais estudos técnicos e atuariais conforme demanda.
Atuário responsável junto à ANS por três Unimed de médio porte.
Membro do Comitê de Contingência da COVID-19.
Principais Realizações:
Implementação de ferramtenta de Business Intelligence (BI) para monitoramento de casos de COVID-19 do Rio Grande do Sul dentro da área de ação das Unimeds
2010 - 2018
Unimed Vales do Taquari e Rio PardoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Gestão de Informações, Carga horária: 44
Outras informações:
Gestão de equipe formada por Atuários, Estatísticos, Analistas e Assistentes.
Coordenação do processo atuarial de precificação, provisões e da metodologia para reajustes de contratos coletivos.
Acompanhamento dos resultados dos planos, produtos e contratos da empresa, através da elaboração e gestão de relatórios gerenciais, indicadores e demais informações para tomada de decisão.
Coordenação de estudos estatísticos de projeção de custos assistenciais para apoio ao planejamento orçamentário da empresa e negociações com prestadores de serviço.
Membro do Núcleo de Mercado.
Modelagem, análise, apresentação de dados e informações assistenciais, epidemiológicas, receitas, rentabilidade e sinistralidade, com intuito de acompanhamento, investigações e tomadas de decisão.
Membro do comitê interno de análise do custo assistencial.
Participação em comitê interno de acompanhamento e implementação da regulamentação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
Responsável por garantir o envio e a qualidade de dados à ANS, conforme legislação vigente.
Participação nos processos de Planejamento Estratégico da empresa.
Implantação de melhorias em planilhas de Microsoft Excel® com automatização através de programação em VBA (macros) em diversas áreas da empresa, com ganhos de mais de 90% no tempo de execução das atividades.
Elaboração e responsável pela condução do treinamento interno ?Capacitação em análise e apresentação de dados?, com foco em qualificar as análises e a apresentação de informações.
Economia de mais de 1.200 (mil e duzentas) horas de trabalho por ano com a readequação dos processos da área de Gestão de Informações, implementando o software SPSS e expandindo a utilização dos recursos do Microsoft Excel.
Coordenação da implantação do Processo de Precificação, visando a adoção de uma metodologia atuarial para precificação e reajustes de planos assistenciais dentro da cooperativa.
2008 - 2010
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto AlegreVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Custos Sênior - Líder de Núcleo, Carga horária: 44
Outras informações:
Gestão do Núcleo de Gestão de Preços e Tabelas, administrando os preços de venda de serviços e garantindo margens adequadas sobre os custos.
Manutenção das tabelas de preço no sistema de gestão, proporcionando o correto faturamento.
Garantia da consistência e confiabilidade da composição de Pacotes de Procedimentos Médicos e Hospitalares, bem como de outros estudos relacionados ao faturamento.
Gestão da equipe de funcionários, assim como suporte à área Comercial, Faturamento e Compras de materiais.
Principais Realizações:
Criação de ferramenta inédita de pesquisa de tabelas de faturamento via Intranet com consulta em tempo real ao banco de dados, com ganho de tempo, qualidade e confiabilidade das informações.
Elaboração do projeto ?Formação de Preços de Pacotes de Procedimentos Hospitalares?, destinado a criar uma metodologia de cálculo do preço de venda de procedimentos médico/hospitalares, utilizando ferramentas estatísticas.
Criação de ferramenta de análise e simulações de impacto financeiro, desenvolvido em Microsoft Excel® com programação VBA, garantindo a confiabilidade dos dados e acelerando os processos de negociação.
1995 - 2004
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto AlegreVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Financeiro/Faturamento, Carga horária: 44
Outras informações:
Responsável pela análise de custos assistenciais, formulação de preço de venda de pacotes e procedimentos médicos/hospitalares.
Suporte na implantação de sistemas de faturamento e manutenção de tabelas diversas, valores de compra e venda, descrições e utilizações.
Apoio no desenvolvimento e análise de contratos de prestação de serviço entre operadoras de planos de saúde e hospital.
Faturamento de contas de serviços médicos e hospitalares.
2005 - 2018
Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Executivo de Negócios, Carga horária: 40
Outras informações:
Gestão do relacionamento, desempenho financeiro e dos atendimentos da rede de prestadores de serviço de saúde (hospitais, clínicas, profissionais médicos e não médicos).
Monitoramento da suficiência da rede de prestadores, ajustando credenciamentos e descredenciamentos.
Negociação de tabelas de preços e relacionamento com fornecedores de serviço, bem como prospecção de novos médicos e prestadores para o plano.
Principais Realizações:
Desenvolvimento de aplicativos em Microsoft Excel® com programação em VBA que possibilitaram a simulação de impactos financeiros de negociações, redução de custos, de riscos, bem como de tempo médio de análise de 15 (quinze) dias para 1(um) dia.
Desenvolvimento de uma ferramenta em Microsoft Excel® com programação em VBA para cálculo atuarial e análise financeira, formatada primeiramente para auxiliar na decisão estratégica da forma de custeio do ?Plano Saúde Cassi? (plano destinado aos funcionários e dependentes da CASSI), sendo estendida posteriormente aos demais planos da operadora.
2005 - 2005
Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Produtos Pleno - Atuário, Carga horária: 44
Outras informações:
Responsável pela análise atuarial, econômica e financeira dos planos operados pela empresa.
Elaboração de indicadores, estudo de perfil demográfico e projeções atuariais de curto e longo prazo.
Realização de estudo de novos produtos (Assistenciais e Odontológicos).
Manutenção do aplicativo desenvolvido para cálculo atuarial e análise financeira.
2004 - 2005
Strategy Consultoria e Assessoria AtuarialVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Atuário, Carga horária: 44
Outras informações:
Responsável pela elaboração de Notas Técnicas Atuariais de registro e de atualização de planos de assistência à saúde para as operadoras clientes.
Realização de análise de carteira e estudo de reajustes de tabelas de preço de planos coletivos.
Suporte às operadoras no aspecto legislativo e referente às obrigações junto à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
Cálculo de provisões técnicas, como também manuseio de banco de dados.
2019 - Atual
Instituto Brasileiro de AtuáriaVínculo: Colaborador voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário
Outras informações:
Membro do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), com MIBA nº 1342, da Comissão de Saúde do IBA e colaborador do Grupo Técnico COVID-19 do IBA.
2019 - 2020
COOPMED-RSVínculo: Assessoria Terceirizada, Enquadramento Funcional: Assessoria Terceirizada, Carga horária: 7
Outras informações:
Assessoria em Business Intelligence/Analytics
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Denis Peixoto Nunes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?