Alessandra Gasparotto
Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre e Doutora em História pela mesma instituição.
É professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas. Integra o Laboratório de Ensino de História da UFPel, onde desenvolve projetos que tratam sobre o ensino de História no tempo presente e a educação em direitos humanos. No campo da pesquisa tem se dedicado a investigar o período de ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) e seus desdobramentos na atualidade, bem como sobre a atuação do patronato rural e os movimentos sociais de luta pela terra em nosso passado recente. É mãe de Lorenzo e Lorena e esteve em licença maternidade entre novembro de 2020 e abril de 2021.
Informações coletadas do Lattes em 22/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em História
2011 - 2016
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Companheiros Ruralistas! Mobilização patronal e atuação política da Federação das Associações Rurais do Rio Grande do Sul (1958-1985)
Enrique Serra Padrós. Palavras-chave: Ditadura militar; História; terra; FARSUL.
Mestrado em História
2005 - 2008
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: ?O TERROR RENEGADO? - Uma reflexão sobre os episódios de retratação pública protagonizados por integrantes de organizações de combate à ditadura civil-militar no Brasil (1970-1975),Ano de Obtenção: 2008
Benito Bisso Schmidt.Palavras-chave: Ditadura militar; propaganda; Luta armada; Repressão.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Especialização em Educação
2009 - 2011
Universidade Federal de Pelotas
Título: Reflexões sobre os direitos humanos e sua abordagem nos livros didáticos de História
Orientador: Eduardo Arriada
Formação complementar
2012 - 2012
Anos Rebeldes e os Vinte anos do Fora Collor. (Carga horária: 40h). , Laboratório de Ensino de História UFPel, LEH, Brasil.
2007 - 2007
Ensino Médio: Práticas e Perspectivas. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2002 - 2002
Sistema Mundial Multipolar. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Capacitação de bolsistas - Acervos. (Carga horária: 20h). , Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul, ANPUH/RS, Brasil.
1998 - 1998
A história cultural do século XX. (Carga horária: 45h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
Organização de eventos
GASPAROTTO, A. . VIII Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária - Educação popular e reforma agrária: o que Paulo Freire nos deixou?. 2021. (Outro).
GASPAROTTO, A. . VI Jornada Universitária em Apoio a Reforma Agrária - ?Direitos Humanos: pelo direito à vida, a terra e ao território?. 2019. (Outro).
GASPAROTTO, A. . XIV Jornada de Ensino de História e Educação: Ensino de História e Educação em Tempos de Incerteza. 2019. (Outro).
GASPAROTTO, A. ; Sérgio Sauer . Seminário "História e Memória dos Movimentos Sociais Rurais e a Questão Agrária no Brasil Contemporâneo". 2019. (Congresso).
GASPAROTTO, A. . 50 anos de ação - de Stonewall ao Nuances & Também. 2019. (Exposição).
GASPAROTTO, A. . Anistia: um passado Presente - exibição em Pelotas. 2019. (Exposição).
GASPAROTTO, A. ; Ana M. S. Gonzalez . Minicurso DITADURAS DO CONE SUL-AMERICANO, POLÍTICAS PÚBLICAS DE MEMÓRIA E SUAS POSSIBILIDADES EM SALAS DE AULA. 2019. (Outro).
GASPAROTTO, A. . Jornada Universitária Pela Reforma Agrária. 2016. (Outro).
GASPAROTTO, A. . II Jornada de Apoio a Reforma Agrária: Soberania Alimentar e Produção de Alimentos Saudáveis. 2015. (Outro).
GASPAROTTO, A. . Seminário Ensino Médio Politécnico: Novas Perspectivas e Desafios. 2015. (Outro).
GASPAROTTO, A. . XXI Jornada de Ensino de História e Educação: Interculturalidade, Educação e Diversidade: o que pode o professor de História?. 2015. (Outro).
GASPAROTTO, A. ; BERGAMASCHI, M. A. ; PEREIRA, N. M. ; MEINERZ, C. . XX JORNADA DE ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO 20 anos de pesquisa e ensino de história. 2014. (Congresso).
GASPAROTTO, A. ; VECHIA, R. D. . Seminário: 1964 ? Lembrar para não esquecer: memórias, resistências e permanências da Ditadura Civil-Militar. 2014. (Outro).
GASPAROTTO, A. ; Aristeu Elisandro Machado Lopes ; CERQUEIRA, F. V. . II Jornada da Diversidade Sexual UFPel. 2013. (Outro).
GASPAROTTO, A. . XIX Jornada de Ensino de História e Educação: formação de professores e do III Seminário Internacional de Educação Histórica. 2013. (Outro).
GASPAROTTO, A. . Curso de Extensão: Anos Rebeldes e os Vinte anos do Fora Collor. 2012. (Outro).
GASPAROTTO, A. . XVIII Jornada de Ensino de História e Educação: Ensino de História, Imagens e Mídias. 2012. (Outro).
GASPAROTTO, A. . Ciclo de Oficinas Ditadura e Direitos Humanos: o direito à memória e à verdade em sala de aula. 2012. (Congresso).
GASPAROTTO, A. . XVII Jornada de Ensino de História e Educação ? Ensino de História do Cone Sul: Patrimônio Cultural, territórios e fronteiras. 2011. (Outro).
GASPAROTTO, A. . XVI Jornada de Ensino de História e Educação: Políticas Públicas e desafios para o ensino de História. 2010. (Congresso).
GASPAROTTO, A. . IX Simpósio em História/I Simpósio Nacional em História - Trabalho, Cultura e Poder. 2008. (Congresso).
GASPAROTTO, A. . I Simpósio de Pesquisa Estado e Poder. 2007. (Congresso).
GASPAROTTO, A. . XII Jornada de Ensino de História e Educação: questões étnico-raciais e exclusão-inclusão social. 2006. (Congresso).
GASPAROTTO, A. . Semana Acadêmica da História - UFRGS: As Veias Abertas da América Latina. 2003. (Outro).
Participação em eventos
6 CaVG integrando conhecimentos..?Que história é essa? Negacionismo e falsificação histórica?. 2019. (Outra).
GT História Cultural - RS.Memória e Resistência. 2019. (Outra).
III Semana Acadêmica da HistóriaUNIPAMPA ? Campus Jaguarão.Ensino de História e Direitos Humanos: conexões possíveis (e necessárias) na sala de aula. 2019. (Encontro).
III Seminário do GT de História Política da Associação Nacional de História - Sessão Rio Grande do Sul.Mesa - Ditadura e História do Tempo Presente: o Brasil em dois momentos (1964-1985/ 2016-2019). 2019. (Seminário).
Seminario Docente "Familiares de genocidas frente al negacionismo hoy. Nazismo y dictadura". 2019. (Seminário).
Seminário - Lutas, memórias e violações no campo brasileiro: conflitos, repressão e resistências no passado e no presente..Master e lutas camponesas no RS. 2019. (Seminário).
X Encontro Regional Sul de História Oral.História Oral e Comissões da Verdade no Sul. 2019. (Encontro).
XXIV Jornada de Ensino de História e Educação: Ensino de História e Educação em Tempos de Incerteza.Oficina: Como ensinar sobre a ditadura nestes tempos de incerteza?. 2019. (Oficina).
VI Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: Estado, Poder e Revoluções.. 2017. (Simpósio).
XXIX Simpósio Nacional de História.A Atuação da Federação das Associações Rurais do Rio Grande do Sul no início da década de 1960. 2017. (Simpósio).
Seminário Ensino Médio Politécnico: Novas Perspectivas e Desafios. 2015. (Seminário).
Coordenação da Mesa II: 50 Anos do Golpe Militar no XII Encontro Estadual de História - História, Verdade e Ética.Coordenação da Mesa II: 50 Anos do Golpe Militar no XII Encontro Estadual de História - História, Verdade e Ética. 2014. (Encontro).
Coordenação do Simpósio: Os 50 anos do golpe de 1964 e a ditadura brasileira: pesquisas e intervenções.Coordenação do Simpósio: Os 50 anos do golpe de 1964 e a ditadura brasileira: pesquisas e intervenções. 2014. (Simpósio).
XII Encontro Estadual de História - História, Verdade e Ética. 2014. (Encontro).
2ª Mostra de extensão do IFSul.Conhecer para não esquecer: promovendo o direito a memória e à verdade no IFSul-CAVG. 2013. (Outra).
I Encontro Internacional Fronteiras e Identidades. 2012. (Encontro).
Atividade de Formação Docente: O Cinqüentenário da Legalidade (1961-2011).?O movimento da Legalidade?. 2011. (Outra).
Calourada Unificada da História 2011/1 ? Pela abertura dos arquivos da ditadura civil-militar.?Direito à Memória e à Verdade.?. 2011. (Encontro).
Oficina: Fontes para a História do Regime Militar: conceitos e métodos de pesquisa em arquivos.Fontes documentais sobre o regime militar: caracterização das fontes ? ORGANIZAÇÕES DE RESISTÊNCIA. 2011. (Oficina).
Semana Acadêmica da História ? UFPel 2011 Uma passagem desbotada na memória - Discutindo a Ditadura civil-militar.Contextualizando a ditadura civil-militar brasileira. 2011. (Outra).
XVII Jornada de Ensino de História e Educação ? Ensino de História do Cone Sul: Patrimônio Cultural, territórios e fronteiras.Oficina ?Ditaduras civil-militares do Cone Sul: experiências de trabalho e práticas para a sala de aula?. 2011. (Simpósio).
Encontro de História Fronteiras e Identidades: Reflexões Contemporâneas==. 2010. (Encontro).
X Encontro Estadual de História - ANPUH-RS.Direitos humanos e Ensino de História: algumas reflexões a partir da análise de livros didáticos de História. 2010. (Encontro).
XVI Jornada de Ensino de História e Educação e IX Seminário de Estudos Históricos.Questão de (in)tolerância: relato de uma experiência de Ensino sobre práticas de intolerância na contemporaneidade. 2010. (Seminário).
Experiências traumáticas e Ditaduras de Segurança Nacional.Os arrependidos políticos: casos de retratação durante a ditadura brasileira. 2009. (Outra).
II Simpósio de Pesquisa Estado e Poder.Uma análise sobre as memórias construídas acerca dos episódios de retratação pública de militantes de esquerda durante a ditadura civil-militar brasileira (1970-1975). 2009. (Simpósio).
Jornada de Ensino de História e Educação.Oficina: "Ditadura, ensino de História e políticas de memória". 2009. (Simpósio).
III Simpósio Lutas Sociais na América Latina ? GEPAL/ UEL.As retratações públicas de militantes da esquerda e a ação da grande imprensa durante a ditadura. 2008. (Simpósio).
IX Encontro Estadual de História ? Vestígios do Passado: a história e suas fontes ? ANPUH ? RS.A campanha de difamação contra o Brasil??: A repercussão das campanhas e denúncias no exterior acerca das práticas de tortura contra presos políticos durante o regime civil-militar brasileiro. 2008. (Encontro).
IX Simpósio em História/I Simpósio Nacional em História ? Trabalho, Cultura e Poder UNIOESTE.?Memórias de militantes e militares sobre a ditadura no Brasil?. 2008. (Simpósio).
VI Jornada de História e Cultura de Porto Alegre ? Departamento de História da Faculdade Porto-Alegrense.?Cultura e Imprensa de Resistência ? O Coojornal.?. 2008. (Outra).
XI Encontro Regional da ANPUH ? Seção Paraná ? Patrimônio Histórico no Século XXI. 2008. (Encontro).
XIV Jornada de Ensino de História e Educação ? Movimentos Sociais e Ensino de História GT de Ensino de História e Educação da ANPUH-RS.Observatório do mundo contemporâneo: experiências de ensino com História Imediata. 2008. (Outra).
Curso de Extensão: ?Ditadura Militar no RS".Apresentou a palestra: "Os episódios de ?arrependimento? público protagonizados por integrantes de organizações de resistência ao regime civil-militar". 2007. (Outra).
Curso de Extensão: Ensino de História: Desafios do Tempo Presente.Expositora na mesa sobre experiência na Educação Básica.. 2007. (Seminário).
Curso de Extensão Guerrilhas na América Latina nos Anos 1960 - 1980 - Che Guevara - 40 anos (FAPA).Os Arrependidos e a metodologia repressiva brasileira. 2007. (Outra).
I Seminário de Pesquisa Práticas Culturais e Identidade. 2007. (Oficina).
I Simpósio de Pesquisa Estado e Poder."A Pátria difamada": Denúncias de tortura e violência contra presos políticos durante o regime civil-militar brasileiro. 2007. (Simpósio).
XIII Jornada de Ensino de História e Educação. 2007. (Seminário).
XIII Jornada de Ensino de História e Educação.Participação na mesa-redonda "Experiências de Docência na Educação Básica". 2007. (Seminário).
XIII Jornada de Ensino de História e Educação - GT de Ensino - ANPUH - RS.Ministrante da Oficina: Ensino de História e Ditadura. 2007. (Oficina).
XXIV Simpósio Nacional de História."Viver ou morrer na guerrilha" - Reflexões sobre o testemunho de um militante da resistência armada que participou dos processos de retratação pública. Brasil- 1970 - 1975.. 2007. (Simpósio).
2ª Reunião Regional da SBPC no Rio Grande do Sul - A Escola faz Ciência.Conhecendo o Centro de Porto Alegre através dos Camelôs. 2006. (Encontro).
Brasil e Cone Sul - As Ditaduras de Segurança Nacional.A ditadura brasileira em perspectiva: Balanços e Seqüelas. 2006. (Seminário).
Curso de Extensão Ditaduras de Segurança Nacional no Cone Sul - FAPA.As ditaduras de Segurança Nacional no Cinema. 2006. (Outra).
I Jornada de Ensino sobre a Ditadura Militar em sala de aula.Orientadora da Oficina: Como trabalhar filmes sobre a Ditadura Militar. 2006. (Encontro).
I Salão UFRGS Jovem.?Qual a origem do racismo?? ? Reflexões acerca da orientação de projetos de aprendizagem que envolvem questões étnico-raciais. 2006. (Encontro).
VIII Encontro Estadual de História ? História e Violência.O Terrorismo renegado ? A repercussão dos episódios de ?retratação? pública de militantes de organizações armadas na imprensa. Brasil ? 1970 ?1975. 2006. (Encontro).
Workshop: iniciação Científica na educação Básica e Profissional - Propesq/UFRGS. 2006. (Outra).
XII Jornada de Ensino de História e Educação ? GT Ensino de História e Educação - ANPUH/RS.Bate-Papo: O mundo na sala de aula: temas contemporâneos. 2006. (Seminário).
XII Jornada de Ensino de História e Educação ? GT Ensino de História e Educação - ANPUH/RS.Painel: O estudo da ditadura militar na sala de aula. 2006. (Seminário).
XII Jornada de Ensino de História e Educação - GT Ensino de História e Educação - ANPUH/RS.Práticas interdisciplinares e suas possibilidades para o Ensino de História. 2006. (Seminário).
XXIII Encontro Nacional da ANPUH.De contestadores a garotos propaganda: Uma reflexão sobre os episódios de ?arrependimento? público protagonizados por integrantes de organizações de combate ao Regime Militar. 2005. (Simpósio).
Semana Acadêmica da História: "As veias abertas da América Latina" - UFRGS. 2004. (Outra).
VII Encontro Estadual de História ? ?História, Memória e Testemunho?. 2004. (Encontro).
II Fórum de Pesquisa do IFCH - UFRGS.A Ditadura Militar e seus reflexos no Ministério Público do Rio Grande do Sul. 2003. (Outra).
V Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos. A Ditadura Militar e seus reflexos no Ministério Público do Rio Grande do Sul. 2003. (Congresso).
V Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos. 2003. (Congresso).
Memória Açoriana: Visita histórica à Gravataí (FACED - UFRGS). 2001. (Outra).
Terra-à-Vista para a Educação - Des(en)cobertas Histórias do Brasil (FACED - UFRGS).Monitora do evento. 2000. (Outra).
VI Jornada de Ensino de História e Educação - GT Ensino de História e Educação - ANPUH RS. 2000. (Seminário).
XII Salão de iniciação Científica da UFRGS.Coordenadora da sessão: História e Educação. 2000. (Encontro).
XII Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Discursos médicos sobre educação sexual na primeira metade do século XX no Rio Grande do Sul. 2000. (Encontro).
I Encontro Gaúcho de Estudantes de História. 1999. (Encontro).
Participação em bancas
GASPAROTTO, A.. ?Eu meio que fui costurando essa história? A trajetória de mulheres durante a ditadura civil-militar (1964-1985). 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas.
GASPAROTTO, A.. CONQUISTAS E RETROCESSOS DO PRONERA ? ESTUDO DE CASO DAS TURMAS ESPECIAIS DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. 2021. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Católica de Pelotas.
GASPAROTTO, A.. "SOB A MIRA DA INTELIGÊNCIA: OS REGISTROS DO SERVIÇO NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (1964-1985)". 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GASPAROTTO, A.. ?Professora, e Bento onde estava enquanto isso?? O desenvolvimento da consciência histórica pelo viés local e a produção colaborativa de documentário sobre a ditadura civil militar no Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em História - Mestrado Profissional) - Universidade de Caxias do Sul.
GASPAROTTO, A.. Gazeta Pelotense: ensaio para uma imprensa de transição (1976). 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas.
GASPAROTTO, A.. Memórias em disputa: a ditadura civil-militar e o ensino de história. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Ensino de História PROFHistória) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GASPAROTTO, A.. Povos Indígenas e Ditaduras de Segurança Nacional no Cone Sul: o caso dos Kaingang no Rio Grande do Sul (1963-1988). 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GASPAROTTO, A.. O INIMIGO INTERNO QUE AMEAÇA A NAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE ALTERIDADE NOS DISCURSOS DE JAIR MESSIAS BOLSONARO. 2020. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal da Fronteira Sul.
GASPAROTTO, A.; GILL, L. A.(Orientadora); NIZ, P. A. R.. As relações de trabalho e a terceirização: um estudo com as trabalhadoras do setor de conservação e limpeza de um órgão público.. 2019. Dissertação (Mestrado em PPG Sociologia) - Universidade Federal de Pelotas.
GASPAROTTO, A.; Lorena A. Gill. A Editora Revisão e as Representações da Negação do Holocausto no Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas.
GASPAROTTO, A.; Tatyana Maya. INOPERÂNCIA E FRACASSO NA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS: O CONSELHO DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA HUMANA NA DITADURA CIVIL-MILITAR (1964-1985). 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
GASPAROTTO, A.; LOPES, Aristeu. E. M.. A redemocratização do riso: as charges da grande imprensa na reabertura política (1979-1984). 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas.
GASPAROTTO, A.; BAUER, C. S. (Orientadora). PODEM SURGIR DOS BAIRROS, DAS RUAS, DOS CONJUNTOS RESIDENCIAIS, DAS FAVELAS, MUCAMBOS, MALOCAS E ALAGADOS...?: TERRITÓRIOS NEGROS E REPRESSÃO À POPULAÇÃO NEGRA DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR EM PELOTAS-RS (1968-1978). 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GASPAROTTO, A.; Valdelaine R. Mendes. A participação feminina no sindicalismo docente: uma análise acerca do 24 Núcleo do CPERS/Sindicato. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.
GASPAROTTO, A.; SPERANZA, C. G. (Orientadora). As Marias que tecem os amanhãs: fiando a existência e tramando a resistência na fábrica Rheigantz. 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas.
PADROS, E. (Orientador);GASPAROTTO, A.; FERNANDES, J. C.; KONRADE, D. A.. A Ação Democrática Mato-Grossense (ADEMAT) no sul de Mato Grosso: da ação política à articulação paramilitar (1963-1985). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. A. B. (Orientador);GASPAROTTO, A.. Religião, política e luta pela terra no Oeste do Paraná ( 1950- 1984): as trajetórias de Gernote Kirinus e Werner Fuchs. 2018. Dissertação (Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GASPAROTTO, A.. CORPO DE MULHER, UM CAMPO DE BATALHA: TERRORISMO DE ESTADO E VIOLÊNCIA SEXUAL NAS DITADURAS BRASILEIRA E ARGENTINA DE SEGURANÇA NACIONAL. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GASPAROTTO, A.; PADROS, E. (Orientador). Mulheres em realidade: modelos femininos e histórias possíveis (1966-1976). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Vergara, Fábio. (Orientador);GASPAROTTO, A.. A Universidade Federal de Pelotas à época da ditadura civil militar: memórias divergentes de uma trajetória. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas.
Medeiros, Leonilde S.; Lerrer, Debora F.;GASPAROTTO, A.. A política na CNA: organização, mobilizações e inserções no Estado. 2020. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
GASPAROTTO, A.. Da "Meca da revolução" a "Um país vazio": o exílio brasileiro na Argélia (1965-1979). 2020. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GASPAROTTO, A.; L. A. Grijó; C. S. Bauer; Tatyana Maia. Autoritarismos renitentes: a ação esquecida do DCS e a democratização controversa (1983-1994). 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GASPAROTTO, A.. ?AÇÃO POLÍTICA EMPRESARIAL E DITADURA CIVIL- MILITAR EM RIO GRANDE ? RS (1964 ? 1985)?.. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GASPAROTTO, A.. NA MINHA CIDADE TAMBÉM TEVE DITADURA: REFLEXÕES SOBRE MARECHAL CÂNDIDO RONDON ? PR (1964-1985). 2021. Exame de qualificação (Doutorando em História, Poder e Práticas Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
PADROS, Henrique. S. (Orientador);GASPAROTTO, A.; MARQUES, T. C. S.. "Do paraíso ao inferno": o exílio brasileiro na Argélia (1964-1979). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GASPAROTTO, A.; ALTMANN, L.. Histórias do mundo material repressivo: uma arqueologia feminista da ditadura em Porto Alegre/RS (1964/1985). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal de Pelotas.
GASPAROTTO, A.. Sob a mira da inteligência": a vigilância do SNI sobre o movimento estudantil gaúcho (1979-1985). 2020. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GASPAROTTO, A.. . O Gênero Feminino nos Livros de História do 6° ano do ensino fundamental. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
GASPAROTTO, A.. O processo legitimador do Estado Novo Português: a instrumentalização do medo por António Salazar (1928?1933). 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência Política) - Universidade Federal de Pelotas.
GASPAROTTO, A.; BAUER, C. S. (Orientadora); MACEDO, J. R.. Estratégias de enfrentamento ao racismo da ditadura de segurança nacional brasileira.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em IFCH) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GASPAROTTO, A.; RUFFATO, K. M. M.; LUCHESE, T. A.. Professora, e Bento onde estava enquanto isso? Desenvolvimento da consciência histórica pelo viés local e uso do documentário sobre ditaduras no Brasil.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em História - Mestrado Profissional) - Universidade de Caxias do Sul.
GASPAROTTO, A.; GIL, L. A.; MARQUES, M. H.. "Os Sem Terra voltaram, os Sem Terra voltaram..." uma análise sobre a história e as trajetórias dos movimentos de luta pela terra no Rio Grande do Sul (1960-1980). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
GASPAROTTO, A.; FERREIRA, M. O. V.; TAVARES, M. D.; MANKE, L. S. (Orientadora). Práticas de resistência e atuação política do CPERS/Sindicato e seu papel no movimento Diretas Já. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
GASPAROTTO, A.; G. W. Fraga (orientador). O INIMIGO INTERNO QUE AMEAÇA A NAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE ALTERIDADE NOS DISCURSOS DE JAIR BOLSONARO. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal da Fronteira Sul.
GASPAROTTO, A.; Nilton M. Pereira. O ENSINO DE HISTÓRIA E AS DISPUTAS DE MEMÓRIA EM TORNO DO GOVERNO MILITAR (1964 ? 1985). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Ensino de História PROFHistória) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GASPAROTTO, A.; Aristeu Elisandro Machado Lopes. Quais os conceitos de Deputado Estadual, Oposição e Situação nas páginas dos jornais Rondonienses em 1983?. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Pelotas.
SPERANZA, C. G. (Orientadora);GASPAROTTO, A.; GIL, L. A.. AS MARIAS QUE TECEM OS AMANHÃS: fiando a existência e tramando a resistência na fábrica Rheingantz (1920-1930). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Pelotas.
GILL, L. A.(Orientadora);GASPAROTTO, A.. As relações do trabalho e a terceirização: um estudo com as trabalhadoras do setor de conservação e limpeza da Universidade Federal de Pelotas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas.
GASPAROTTO, A.. A PARTICIPAÇÃO FEMININA NO SINDICALISMO DOCENTE: UMA ANÁLISE ACERCA DO 24 NÚCLEO DO CPERS/SINDICATO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.
GASPAROTTO, A.. A Redemocratização do Riso: As Charges da Grande Imprensa na Reabertura Política (1979-1985). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Pelotas.
GASPAROTTO, A.; ESPIG, Márcia J.. O Negacionismo como prática de falsificação da História. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Pelotas.
SILVA, M. A. B. (Orientador);GASPAROTTO, A.. Religião, política e luta pela terra no Oeste do Paraná ( 1950- 1984): as trajetórias de Gernote Kirinus e Werner Fuchs. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História, Poder e Práticas Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GASPAROTTO, A.; PADROS, E. (Orientador). Terrorismo de Estado e Violência sexual nas ditaduras de segurança nacional: Brasil e Argentina. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GASPAROTTO, A.; PADROS, E. (Orientador). A Ação Democrática Mato-Grossense (ADEMAT) no sul de Mato Grosso: da ação política à articulação paramilitar (1963-1985). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GASPAROTTO, A.. CORPO DE MULHER, UM CAMPO DE BATALHA: TERRORISMO DE ESTADO E VIOLÊNCIA SEXUAL NAS DITADURAS BRASILEIRA E ARGENTINA DE SEGURANÇA NACIONAL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
RUFFATO, K. M. M (Orientadora).;GASPAROTTO, A.; XERRI, E. G.. "SE EU TIVESSE MAIS DEZ FILHOS, EU OS DARIA POR ESSA CAUSA": a trajetória política de João Ruaro Filho na luta contra a ditadura civil-militar e pela promoção dos direitos humanos. 2016 - Universidade de Caxias do Sul.
CALIL, Gilberto.;GASPAROTTO, A.; SOUZA, Aparecida Darc. (orient.). Estado e Democracia a partir dos livros didáticos de Educação Moral e Cívica e OSPB na década de 1970 e início de 1980.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História da Educação Br) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GASPAROTTO, A.. "O que fazer com o que restou? Uma análise da Villa como lugar de memória na peça de Guillermo Calderón e no Parque por La Paz". 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Pelotas.
GASPAROTTO, A.. So(m)bras de um passado presente: Uma análise sobre a experiência da Subcomissão da Memória, Verdade e Justiça no Rio Grande do Sul. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas.
GASPAROTTO, A.. Imprensa, racismo estrutural e maconha: uma análise do Diário de Notícias nos anos 1970. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
GASPAROTTO, A.. Memórias de OSPB: Um estudo sobre as práticas docentes da disciplina de Organização Social e Política do Brasil no período de redemocratização no Brasil (1986-1993).. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
RUBERT, R. (Orientadora);GASPAROTTO, A.; PEZAT, P. R.. A inserção da mulher negra do mercado de trabalho docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
MANKE, L. S. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. Um olhar sobre o Ensino de História em classes de aluno surdos do ensino fundamental: o caso da escola Alfred Dub. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
MANKE, L. S. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. Ensino de História e a História Cultural: contemplação da temática na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental Anos Finais - Terceira Versão 2016. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
GILL, L. A.(Orientadora);GASPAROTTO, A.. "Não fica acomodada quando ela é maltratada, denuncie a agressão": Dinorá e sua luta na justiça do trabalho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
MANKE, L. S. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. Saberes e identidades docentes: um estudo do projeto pedagógico do curso de licenciatura em História da Universidade Federal de Pelotas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
MANKE, L. S. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. Entre textos e imagens: o processo de ensino-aprendizagem em cartilhas alemãs produzidas para escolas sinodaís. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
PEZAT, P. R. (Orientador);GASPAROTTO, A.. A luta e a integração do trabalhador negro na cidade de Pelotas no Pós-abolição (1989-1930): uma revisão bibliográfica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
CAMARGO, Fernando. S. (Orientador);GASPAROTTO, A.. As relações diplomáticas entre o III Reich e o Brasil getulista: um estudo geral sobre o interesse político e econômico alemão nos anos 1937 e 1941. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
VARGAS, J. M. (Orientador);GASPAROTTO, A.; KLEIN, A. I.. "Figth Like Jéssica Jones": a representação do feminino nos quadrinhos de Jéssica Jones. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
GIL, L. A. (Orientadora);GASPAROTTO, A.; GANDRA, Edgar. A.. Tipógrafos remanescentes de um ofício na cidade de Pelotas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
GIL, L. A. (Orientadora);GASPAROTTO, A.; GANDRA, Edgar. A.. A insalubridade nos processos trabalhistas da Laneira na década de 1980. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
GIL, L. A. (Orientadora);GASPAROTTO, A.; GANDRA, Edgar. A.. As movimentações operárias e os sindicatos na Justiça do Trabalho de Pelotas (1940-1950). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
SILVEIRA, C. D. M. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. "Agora deus vai te pegar lá fora"- um romance - testemunho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Pampa.
SILVEIRA, C. D. M. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. "Aí vem os verdinhos incomodar": a censura no jornal A Fôlha de Jaguarão no período da ditadura civil-militar brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Pampa.
GASPAROTTO, A.. A ditadura civil-militar e o movimento estudantil em Jaguarão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Pampa.
GASPAROTTO, A.; KREUZ, D. S.; PADROS, E. (Orientador). O Master em análise: Movimento do Agricultores Sem Terra e a busca pela democratização da terra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GASPAROTTO, A.; BATISTA, A. F.; KREUZ, D. S.. Relações de Gênero no Campo: reflexões sobre a formação do assentamento 16 de Março (RS). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul.
GASPAROTTO, A.; KREUZ, D. S.; BATISTA, A. F.. A participação das mulheres na revolução russa e a construção do processo de emancipação feminina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul.
BAUER, C. S. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. O istopim de uma aliança: 1964 sob os olhos os olhos do Estados Unidos da América. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
MANKE, L. S. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. Ensino de história na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jaime Paiva: possibilidades para a construção de práticas em educação no campo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
LOPES, Aristeu. E. M. (Orientador);GASPAROTTO, A.. O caso dos sargentos gays do exército brasileiro, Laci de Araujo e Fernando Alcântara: breves reflexões acerca dos discursos sobre sexualidades e masculinidades no Brasil da primeira década do século XXI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
CAMARGO, Fernando. S. (Orientador);GASPAROTTO, A.. Modernização agrícola e relações sociais: uma análise histórica da agricultura em São Lourenço do Sul. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
MANKE, L. S. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. Contribuições sobre o Programa do Livro Didático para o ensino fundamental no Instituto Nacional do Livro - PLIDEF/INL (1971-1976). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
LEAL, E. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. Um estudo de gênero no medievo: o papel das adúlteras na Península Ibérica do século XII. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
LEAL, E. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. Um estudo do poder no seio das relações de parentesco na Península Ibérica medieval: o caso de D. Violante. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
GASPAROTTO, A.; KOCH, A.; Padrós, Enrique Serra. A lógica da suspeição sobre o movimento estudantil: o olhar das SOPS/RS em relação aos "estudantes subversivos" (1964/1974). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GASPAROTTO, A.; GILL, L. A.(Orientadora). "Se o que eu sou é também o que eu escolhi ser, aceito a condição" Mães e o HIV/AIDS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
LOPES, Aristeu. E. M. (Orientador);GASPAROTTO, A.. A atuação feminina no movimento estudantil pelotense durante os anos de 1977 a 1984. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
GANDRA, Edgar. A. (Orientador);GASPAROTTO, A.. Elas no combate. Memórias das mulheres sobre a sua luta durante a ditadura civil militar (1967-1974). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
LOURENCO, A. (Orientador);GASPAROTTO, A.. Uma luta histórica através de mães: ensaiando o perfil da Associación Madres de Plaza de Mayo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.
Silva, Carla;GASPAROTTO, A.; Darc, Aparecida (orientadora). Cinema, História e Ditadura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GASPAROTTO, A.; CALIL, Gilberto.; Silva, Carla. A ação orgânica e hegemônica da revista Visão no período Geisel (1974-1979). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
CALIL, Gilberto.;GASPAROTTO, A.; Silva, Carla. A revista Veja e as multinacionais no Brasil (1968 - 1975). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
CALIL, Gilberto.; KOLING, Paulo (orient.);GASPAROTTO, A.. Integração Latino-Americana: projetos e opções de desenvolvimento (1945 - 1995). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GASPAROTTO, A.; Gregory, Valdir. Orientador. História e Memória: Cotidiano de um Porto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RIBEIRO, Maria de Fátima Bento. Orientadora;GASPAROTTO, A.. "Opinião de Nara": De musa da Bossa Nova à musa de toda uma geração. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KOLING, Paulo (orient.);GASPAROTTO, A.. Memórias sobre o incêndio na Prefeitura de Medianeira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Orientou
Arroz com ditadura: o papel dos ruralistas camaquenses no golpe civil-militar de 1964; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);
Uma nova forma de ver e se relacionar com o mundo: narrativas de produtores e produtoras agroecológicos na cidade de Pelotas, RS; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em História) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Acolhei aos Perseguidos! Redes de Mobilidade que Salvaguardavam Vidas na Fronteira Entre o Brasil e o Uruguai (1964-1975); Início: 2020; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Memórias de resistência: a atuação do movimento estudantil em Pelotas em defesa contra o golpe civil militar ao AI-5 (1961-1968); Início: 2020; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
A RESERVA DE VAGAS EM CONCURSO PÚBLICO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UFPEL COMO FORMA DE INCLUSÃO: UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA INSTITUCIONAL; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);
O BRASIL EM ?ESTILHAÇOS?: A DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA RETRATADA NO CINEMA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO; Início: 2021; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);
Entre o Brasil e o Peru: um estudos comparado dos movimentos Escola Sem Partido e Com mis hijos no te metas; Início: 2020; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);
Ditadura civil-militar nos livros didáticos; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);
Histórias de vida de trabalhadores/as terceirizados/as da Ufpel e trabalhadores/as do setor privado que participam do Projeto Peleja,; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);
Uma análise sobre a educação para as relações étnico-raciais nas escolas municipais de Pedro Osório; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);
Perfil das vítimas de massacres no campo - 1985-1986; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);
Anticomunismos e visões de mundo: o patronato rural sul-rio-grandense e a Reforma Agrária no início dos anos 1960; 2020; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alessandra Gasparotto;
PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA E ATUAÇÃO POLÍTICA DO CENTRO DOS PROFESSORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - CPERS NO PERÍODO FINAL DA DITADURA CIVIL-MILITAR (1979 A 1984); 2020; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas,; Coorientador: Alessandra Gasparotto;
?Os sem-terra voltaram, os sem-terra voltaram; ; ; ? uma análise sobre a história e as trajetórias dos movimentos de luta pela terra no Rio Grande do Sul (1960-1980); ; 2020; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Imigrantes paraguaios em Pato Bragado; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização HIstória: Ensino e Pesquisa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Alessandra Gasparotto;
?ALTA DEMAGOGIA POLÍTICA?: OS DEBATES E EMBATES NA CÂMARA DE VEREADORES DE CAMAQUÃ-RS EM OPOSIÇÃO A REFORMA AGRÁRIA DO BANHADO DO COLÉGIO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Imprensa e movimento LGBTT: a epidemia de Aids em Porto Alegre pelas páginas do Jornal do Nuances (1998-2000); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Os tempos das cantigas dos acampamentos: alguns aspectos da história e da trajetória do Movimento dos Agricultores Sem Terra do Rio Grande do Sul (1960- 1964); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
A Mobilização Estudantil Durante a Campanha da Legalidade na Cidade de Pelotas (1961); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Fragmentos da trajetória política do vereador negro Elberto Madruga (1952-1964); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Uma análise sobre os livros didáticos de História do Brasil Cadernos MEC em circulação durante a Ditadura Civil-Militar no Brasil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Estágio Supervisionado em curso de Licenciatura e Pedagogia da UFPel: Percepção e expectativa de estudantes com Transtorno do Espectro Autista/Síndrome de Asperger; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Mulheres na luta por justiça:trabalhadoras do frigorífico Anglo de Pelotas, ressignificando sua história (1943-1950; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
O Governo Allende nas páginas da Revista Veja; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Mulheres artistas na Imprensa: suas narrativas, protagonismos e visibilidade no Cine-Theatro Central de São Lourenço do Sul (1948-1964); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Uma análise acerca da abordagem sobre escravidão em livros didáticos de História (1901-1950); ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
O esquecimento da raça: uma breve análise da historiografia sobre as relações raciais na ditadura civil militar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Sem justiça não a paz, só escravidão": uma reflexão sobre o apagamento da população negra no relatório da "Comissão Nacional da Verdade"; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
A tentativa frustrada de sequestro do cônsul norte-americano e seus desdobramentos no Rio Grande do Sul no período da ditadura civil-militar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Centros clandestinos de repressão como lugar de memória no Brasil e na Argentina "casa azul e escola mecânica da armada em perspectiva"; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
"Acabou a ditadura, mas não avisaram a polícia": violência de estado e organizações de defesa dos direitos humanos no Brasil da redemocratização; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Da sala de aula para o museu: um olhar para as visitas de grupos escolares ao Museu Municipal do Parque da Baronesa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
O gênero em livros didáticos sobre a história do Rio Grande do Sul; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Relação da doutrina espírita com a educação em Pelotas, na década de 1920; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Nacionalismo mobilizado e a criação da Petrobras; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Luta armada na ditadura brasileira: a experiência das mulheres nas Forças Armadas de Libertação Nacional em Ribeirão Preto; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Porecatu: uma análise sobre as primeiras organizações camponesas no município de Porecatu e a formação dos sindicatos no norte do Paraná (1940-1960); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Alessandra Gasparotto;
O currículo de História no ensino médio da Escola Nova Sociedade: uma análise sobre a abordagem de questões relativas aos/ás trabalhadores/as do campo e à luta pela terra; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Elas no combate: memórias das mulheres sobre a sua luta durante a Ditadura Civil-Militar (1967-74); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Mensageiros da luz, saberes e fazeres: o oficio de partejar das mulheres na cidade de Pelotas entre 1950-1955; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Um olhar crítico sobre a criação da Comissão Bipartite no contexto da ditadura civil-militar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Anjos, flores, pássaros e tanques: Zuzu e a moda como resistência à ditadura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Cantos, contos e lendas: o "negro" e o "gaúcho" nas letras de Eduardo Radox; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Mobilizações e movimentos sociais agrários, repressão e resistências do pré-1964 à ditadura civil-militar: as trajetórias do MASTER no RS e das Ligas Camponesas em PE; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Caça ao diabo e dominação burguesa?: Abordagens sobre o anticomunismo do patronato gaúcho durante o pré-golpe de 1964; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Pelotas, BIC UFPel; Orientador: Alessandra Gasparotto;
Produções bibliográficas
-
TELÓ, FABRICIO ; GASPAROTTO, ALESSANDRA ; MEDEIROS, LEONILDE SERVOLO DE ; SARAIVA, REGINA COELLY FERNANDES . Land and Transitional Justice in Brazil. International Journal of Transitional Justice , v. 15, p. 190-209, 2021.
-
GASPAROTTO, A. . Fontes sobre as organizações de resistência à ditadura civil-militar no Brasil: Caracterização e possibilidades de investigação. Acervo (Rio de Janeiro) , v. 27, p. 166-182, 2014.
-
GASPAROTTO, A. ; VECHIA, R. D. ; Marília Brandão . A CRIAÇÃO DA COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE E A LUTA POR VERDADE, MEMÓRIA E JUSTIÇA NO BRASIL. Espaço Plural (Marechal Cândido Rondon. Online) , v. 13, p. 68-83, 2012.
-
GASPAROTTO, A. . "O caminho da reconciliação": Uma reflexão sobre os episódios de retratação pública protaginizados por militantes que combatiam a ditadura no Brasil (1970-1975). Perseu: História, Memória e Política , v. 3, p. 11-43, 2009.
-
FERREIRA, Ivana Kátia de Souza ; GASPAROTTO, A. . Pensando a orientação de projetos de aprendizagem que envolvem o uso da tecnologia ? Relato de uma pesquisa que aborda questões étnico-raciais. (Relatos de Experiência).. Cadernos do Aplicação (UFRGS) , v. 20, p. 9-17, 2007.
-
GASPAROTTO, A. . Salve-se quem puder. Uma reflexão sobre homossexualidade e preconceitos no ambiente escolar.. CADERNOS DO APLICAÇÃO (UFRGS) , v. 18, p. 213-219, 2005.
-
GASPAROTTO, A. ; Fabrício Teló (Org.) . Histórias de lutas pela terra no Brasil (1960-1980). 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2020. 56p .
-
GASPAROTTO, A. ; ALTMANN, L. (Org.) ; MANKE, L. S. (Org.) . Ações afirmativas e educação antirracista: reflexões, propostas e ferramentas didáticas. 1. ed. Nova Santa Rosa: Editora Calgan, 2017.
-
GASPAROTTO, A. ; ALTMANN, L. (Org.) ; MANKE, L. S. (Org.) . Sonhos, lutas e resistências: histórias de estudantes cotistas negras/os, quilombolas e indígenas e seu ingresso na universidade. 1. ed. Francisco Beltrão: Calgan Editora Gráfica, 2017. 50p .
-
Sérgio Sauer (Org.) ; Gilney Viana (Org.) ; PORTO, C. A. M. (Org.) ; FERNANDES, R. C. (Org.) ; Juliana Amoretti (Org.) ; GASPAROTTO, A. (Org.) ; Marta Regina Cioccari (Org.) ; TEIXEIRA, M. A. S. (Org.) . Comissão Camponesa da Verdade: Relatório Final: violações de direitos no campo - 1946 - 1988. 1. ed. Brasília: DEX-UNB, 2015. 638p .
-
GASPAROTTO, A. . O Terror renegado: A retratação pública de integrantes de organizações de resistência à ditadura civil-militar no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional - PRÊMIO DE PESQUISA MEMÓRIAS REVELADAS, 2012. 276p .
-
BERGAMASCHI, M. A. (Org.) ; Hilda Jaqueline Fraga (Org.) ; Adriana Fraga da Silva (Org.) ; AL-ALAM, C. C. (Org.) ; FERRER, E. O. (Org.) ; GASPAROTTO, A. (Org.) ; Gasparotto, Alessandra. (Org.) . Ensino de História no Conesul: patrimônio cultural, territórios e fronteiras. 1. ed. Jaguarão: Evangraf-UNIPAMPA, 2012. 288p .
-
GASPAROTTO, A. ; Fabrício Teló . Movimentos de luta pela terra e repressão a camponeses durante a ditadura civil-militar no Brasil: reflexões sobre história, memória e justiça de transição. In: Carlos Arthur Gallo. (Org.). Nas trincheiras da memória: lutas pelo passado, política de memória e justiça de transição no Sul da Europa e na América do Sul. 1ed.Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2021, v. , p. 277-300.
-
GASPAROTTO, A. ; C. S. Bauer . O ensino de História e os usos do passado: a ditadura civil-militar em sala de aula. In: Juliana Alves de Andrade e Nilton Mullet Pereira. (Org.). Ensino de História e suas práticas de pesquisa. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2021, v. , p. 438-451.
-
GASPAROTTO, A. ; Aristeu Elisandro Machado Lopes ; SPERANZA, C. G. (Orientadora) ; CASSOL, T. P. ; RODRIGUES, D. F. ; ELIA, B. L. R. . Acampamentos abalaram a estância: os conflitos sociais no campo e a trajetória do Movimento dos Agricultores SemTerra do Rio Grande do Sul(MASTER)(1960-1964). In: Sérgio Sauer. (Org.). LUTAS, MEMÓRIAS E VIOLAÇÕES NO CAMPO BRASILEIRO Conflitos, repressão e resistências no passado e presente. 1ed.São Paulo: Outras Expressões, 2020, v. , p. 29-52.
-
GASPAROTTO, A. ; CASSOL, T. P. ; ELIA, B. L. R. ; RODRIGUES, D. F. . ?Ninguém foi preso pelo fato de ser agricultor sem-terra e sim por agitador? ? A repressão ao Movimento dos Agricultores Sem-Terra do Rio Grande do Sul nos marcos do Golpe de 1964. In: Sérgio Sauer. (Org.). LUTAS, MEMÓRIAS E VIOLAÇÕES NO CAMPO BRASILEIRO Conflitos, repressão e resistências no passado e presente. 1ed.São Paulo: Outras Expressões, 2020, v. , p. 53-76.
-
GASPAROTTO, A. . O Direito à Memória e à Verdade e a consolidação dos Direitos Humanos: O que nos conta a experiência brasileira?. In: Aureli Alves de Alcantara... [et al.]. (Org.). Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos ? Memória e Cidadania 2020. 1ed.São Paulo: Memorial da Resistência de São Paulo, 2020, v. , p. 102-124.
-
GASPAROTTO, A. . ?A luta pela reforma agrária estava nos campos ? e também nas ruas?: As mobilizações dos/as sem-terra e a repressão aos/às camponeses/as no Rio Grande do Sul no início da década de 1960. In: Alexandre Blankl Batista; Carla Luciana Silva; Gilberto Calil; Rodrigo Paziani. (Org.). Estado, Poder e Revoluções: reflexões em um mundo em crise. 1ed.Porto Alegre: FCM, 2019, v. , p. 113-134.
-
GASPAROTTO, A. . A história oral e as diferentes narrativas sobre a ditadura no Brasil: falas, silêncios e possibilidades de escuta no tempo presente. In: Véra Lúcia Maciel Barroso; Edna Ribeiro de Ávila; Leonardo Braga Borowski. (Org.). História Oral: Democracia Direitos e Diversidade. 1ed.Porto Alegre: ISCMPA, 2018, v. , p. 89-106.
-
GASPAROTTO, A. ; ALTMANN, L. ; MANKE, L. S. ; Georgina Helena Nunes Lima . Reflexões a partir do Projeto "Cotas: um diálogo afirmativo entre a universidade e a escola". In: Georgina Helena Nunes Lima. (Org.). Ações afirmativas nas Instituições Federais da Região Sul : o desafio da permanência, avaliação e acompanhamento. 1ed.Pelotas: Editora UFPel, 2016, v. , p. 15-30.
-
GASPAROTTO, A. . Repressão aos camponeses no início da década de 1960 [Rio Grande do Sul]. In: Sérgio Sauer; Gilney Viana; Cleia Anice da mota Porto; Regina Coely Fernandes Saraiva; Juliana Amoretti; Alessandra Gasparotto; Marta Regina Cioccari; Marco Antônio dos santos Teixeira. (Org.). Comissão Camponesa da Verdade. Relatório Final. Violações de direitos no campo - 1946 a 1988. 1ed.Brasília: DEX-UNB, 2015, v. , p. 557-564.
-
GASPAROTTO, A. . APONTAMENTOS (E DESAPONTAMENTOS) EM RELAÇÃO À CRIAÇÃO DA COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE NO BRASIL. In: PADRÓS, Enrique Serra (org.). (Org.). Cone Sul em tempos de ditadura: reflexões e debates sobre a História Recente. 1ed.Porto Alegre: Evangraf / UFRGS, 2013, v. , p. 1-280.
-
GASPAROTTO, A. ; Padrós, Enrique Serra ; Marla Assumpção . DITADURAS CIVIL-MILITARES DO CONE SUL: EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO E PRÁTICAS PARA A SALA DE AULA. In: Alessandra Gasparotto; Maria Aparecida Bergamaschi; Hilda Jaqueline Fraga. (Org.). Ensino de História no Conesul: patrimônio cultural, territórios e fronteiras. 1ed.Jaguarão: Evangraf-UNIPAMPA, 2012, v. , p. 45-66.
-
Padrós, Enrique Serra ; GASPAROTTO, A. . Gente de menos: Nos caminhos e descaminhos da abertura no Brasil (1974-1985). In: PADRÓS, Enrique Serra; BARBOSA, Vânia; FERNANDES, Ananda; LOPEZ, Vanessa Albertinence. (Org.). A Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul: História e Memória. 1ed.Porto Alegre: CORAG, 2010, v. 4, p. 35-45.
-
Padrós, Enrique Serra ; GASPAROTTO, A. . A ditadura civil-militar em sala de aula: desafios e compromissos com o resgate da história recente e da memória. In: BARROSO, Vera Lúcia; PEREIRA, NIlton Mullet; BERGAMASCHI, Maria Aparecida; GEDOZ, Sirlei; PADRóS< Enrique Serra. (Org.). Ensino de História - Desafios Contemporâneos. Porto Alegre: EST, 2010, v. , p. 183-201.
-
GASPAROTTO, A. . Memórias de um comunista - João Aveline (entrevista concedida a Alessandra Gasparotto em 2005). In: PADROS, Enrique Serra; FERNANDES, Ananda Simões; BARBOSA, Vânia; LOPEZ, Vanessa. (Org.). A ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: CORAG, 2010, v. 1, p. 115-144.
-
GASPAROTTO, A. . A síndorme da traição: Apontamentos sobre a figura do. In: Carla Luciana Silva; Gilberto Grassi Calil; Paulo José Koling. (Org.). Estado e Poder: abordagens e perspectivas. Cascavel - PR: Edunioeste, 2009, v. , p. 167-190.
-
GASPAROTTO, A. . Os dias eram assim... Alguns apontamentos sobre história e memórias da ditadura no Brasil. In: Enrique Serra Padrós. (Org.). As Ditaduras de Segurança Nacional ? Brasil e Cone Sul. 1ed.Porto Alegre: CORAG: Comissão do Acervo da Luta Contra a Ditadura, 2006, v. , p. 94-99.
-
GASPAROTTO, A. . A ditadura militar e seus reflexos no Ministério Público no Rio Grande do Sul. In: WASSERMAN, Cláudia; GUAZZELLI, Cesar Augusto Barcellos. (Org.). Ditaduras Militares na América Latina. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004, v. , p. 177-194.
-
GASPAROTTO, A. . Eu me renego. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, p. 62 - 65.
-
GASPAROTTO, A. ; SILVEIRA, Daniela Oliveira . Vale nota? Algumas reflexões sobre as práticas de avaliação na escola e no ensino de História. In: IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e o IV Encontro Internacional do Ensino de História, 2015, Belo Horizonte. Anais do IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e o IV Encontro Internacional do Ensino de História. Questões Socialmente Vivas e o Ensino de História. Org. Cláudia Sapag Ricci; Lana Mara Castro Siman. Belo Horizonte, UFMG, 2015.. Belo Horizonte, 2015. p. 824-828.
-
GASPAROTTO, A. . A luta pela terra e a repressão aos camponeses no Rio Grande do Sul: do pré-golpe à ditadura civil-militar. In: III Jornada de Estudos sobre Ditadura e Direitos Humanos, 2015, Porto Alegre. III Jornada de Estudos sobre Ditaduras e Direitos Humanos: arquivos da repressão e da resistência no Brasil e no Cone Sul. PADRÓS, Enrique Serra. ALVES, Clarissa L. Sommer (orgs.) (3: 2015: 29 set. a 02 out.: Porto Alegre/RS) Anais [recurso eletrônico] ?. Porto Alegre, 2015.
-
GASPAROTTO, A. . A atuação da Federação das Associações Rurais do Rio Grande do Sul (FARSUL) no início da década de 1960: lutas por reforma agrária e a reação patronal. In: IV Encontro da Rede de Estudos Rurais Desigualdade, Exclusão e Conflitos nos espaços rurais, 2014, Campinas. IV Encontro da Rede de Estudos Rurais Desigualdade, Exclusão e Conflitos nos espaços rurais. Campinas: Unicamp, 2014. p. 1-15.
-
GASPAROTTO, A. ; DUARTE, Selma . Memórias de militantes e militares sobre a ditadura no Brasil. In: IX Simpósio em História - I Simpósio Nacional em História - Trabalho, Cultura e Poder, 2009, Marechal Cândido Rondon. Anais do IX Simpósio em História - I Simpósio Nacional em História - Trabalho, Cultura e Poder. Cascavel - PR: EDUNIOESTE, 2008. p. 37-52.
-
GASPAROTTO, A. . "Viver ou morrer na guerrilha" - Reflexões sobre o testemunho de um militante da resistência armada contra a ditadura que participou dos processos de retratação pública. Brasil - 1970-1975. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinariedade: territórios e deslocamentos. Anais - XXIV Simpósio Nacional de História (24: 2007: São Leopoldo, RS). São Leopoldo, 2007.
-
GASPAROTTO, A. . Questão de (in)tolerância: relato de uma experiência de Ensino sobre práticas de intolerância na contemporaneidade. In: XVI Jornada de Ensino de História e Educação e IX Seminário de Estudos Históricos, 2010, Novo Hamburgo. Caderno de Resumos: XVI Jornada de História e Educação e IX Seminário de Estudos Históricos. Novo Hamburgo, 2010.
-
GASPAROTTO, A. . Uma análise sobre as memórias construídas acerca dos episódios de retratação pública de militantes de esquerda durante a ditadura civil-militar brasileira (1970-1975). In: II Simpósio de Pesquisa: Estado e Poder, 2009, Marechal Cândido Rondon. II Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: A Hegemonia em questão - Programa e Resumos. Cascavel - PR: EDUNIOESTE, 2009. p. 10-10.
-
DUARTE, Selma ; GASPAROTTO, A. . ?Memórias de militantes e militares sobre a ditadura no Brasil?. In: IX Simpósio em História/I Simpósio Nacional em História ? Trabalho, Cultura e Poder UNIOESTE, 2008. IX Simpósio em História/I Simpósio Nacional em História ? Trabalho, Cultura e Poder. Caderno de Resumos e Programação. UNIOESTE ? Mal. Cândido Rondon ? 18 a 21 de agosto de 2008., 2008. p. 28-28.
-
GASPAROTTO, A. . As retratações públicas de militantes da esquerda e a ação da grande imprensa durante a ditadura. In: III Simpósio Lutas Sociais na América Latina ? GEPAL/ UEL, 2008, Londrina. III Simpósio Lutas Sociais na América Latina ? GEPAL. Caderno de Resumos. Londrina: Gráfica UEL, 2008.. Londrina: Gráfica UEL, 2008. p. 58-58.
-
CALIL, Gilberto. ; GASPAROTTO, A. . Observatório do mundo contemporâneo: experiências de ensino com História Imediata. In: XIV Jornada de Ensino de História e Educação ? Movimentos Sociais e Ensino de História GT de Ensino de História e Educação da ANPUH-RS, 2008, Porto Alegre. Caderno de Resumos da XIV Jornada de Ensino de História e Educação/ Organizado por Sirlei Teresinha Gedoz, Véra Lucial Maciel Barroso, GT de Ensino de História e Educação da ANPUH-RS. Porto Alegre: Faculdade Porto-Alegrense, 2008.. Porto Alegre, 2008. p. 56-56.
-
GASPAROTTO, A. . A campanha de difamação contra o Brasil??: A repercussão das campanhas e denúncias no exterior acerca das práticas de tortura contra presos políticos durante o regime civil-militar brasileiro. In: IX Encontro Estadual de História ? Vestígios do Passado: a história e suas fontes ? ANPUH ? RS, 2008, Porto Alegre. Encontro Estadual de História ? ANPUH-RS (9.: 2008: Porto Alegre, RS). Vestígios do Passado - a história e suas fontes: caderno de resumos. Porto Alegre, 14 a 18 de julho de 2008 / organização e revisão por Ana Paula Korndörfer e Marluza Marques Harres. S. São Leopoldo: Oikos, 2008. p. 55-55.
-
GASPAROTTO, A. . ?A pátria difamada? ? Denúncias de tortura e violência contra presos políticos durante o regime civil-militar brasileiro. In: I Simpósio de Pesquisa Estado e Poder, 2007, Marechal Cândido Rondon. Programa e Resumos / I Simpósio de Pesquisa Estado e Poder ? Programa de Pós-Graduação em História / Linha de Pesquisa Estado e Poder ? UNIOESTE ? 20 a 22 de agosto de 2007., 2007. p. 10-10.
-
GASPAROTTO, A. . "O Terrorismo renegado? ? A repercussão dos episódios de ?retratação? pública de militantes de organizações armadas na imprensa. Brasil ? 1970 ?1975. In: VIII Encontro Estadual de História ? História e Violência, 2006, Caxias do Sul. Encontro Estadual de História - História e violência: cadernos de resumos.. São Leopoldo: Editora Oikos, 2006. p. 1-159.
-
GASPAROTTO, A. . De contestadores a garotos propaganda: Uma reflexão sobre os episódios de ?arrependimento? público protagonizados por integrantes de organizações de combate ao Regime Militar. In: XXIII Encontro Nacional da ANPUH, 2005, Londrina. XXIII Encontro Nacional da ANPUH - Programas e Resumos. Londrina: Editora Mídia, 2005. p. 9-579.
-
GASPAROTTO, A. . Uma experiência escolar no contexto do Hospital Colônia Itapuã. In: XIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2001, Porto Alegre. XIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS - Livro de Resumos, 2001.
-
GASPAROTTO, A. . Discursos médicos sobre educação sexual na primeira metade do século XX no Rio Grande do Sul. In: XII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2000, Porto Alegre. Livro de Resumos do XII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000.
-
GASPAROTTO, A. . O Direito à Memória e à Verdade e a consolidação dos Direitos Humanos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . As lutas pela terra e a repressão a camponeses e camponesas durante a ditadura civil-militar no Brasil. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Repressão e resistência nos arquivos da ditadura: potencialidades para a educação. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. ; Medeiros, Leonilde S. ; FERNANDES, R. C. . Acampamentos abalaram a estância?: o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra do Rio Grande do Sul (1960-1964). 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Repressão, lutas e memórias no campo brasileiro. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Redemocratização e Direitos: um longo caminho. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Resistência: substantivo feminino. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GASPAROTTO, A. . Mitos da ditadura: A ditadura para além dos grandes centros. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Juventude em luta contra a tortura e em memória dos torturados. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Heranças da ditadura militar. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Educação em Direitos humanos - O Direito à Memória e à Verdade e a consolidação dos Direitos Humanos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Ensino de História e os debates (e embates) em torno dos direitos humanos no tempo presente. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAROTTO, A. . Ditadura e Agronegócio. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Educação em Direitos Humanos: O Direito à Memória e à Verdade e a consolidação dos Direitos Humanos.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Silenciamento da Educação: da liberdade de expressão à autocensura.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. ; RODRIGUES, D. F. ; CASSOL, T. P. ; ELIA, B. L. R. . As memórias difíceis das lutas pela terra no Brasil contemporâneo: notas de uma investigação acerca do Movimento dos Agricultores Sem Terra do Rio Grande do Sul. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GASPAROTTO, A. . Roda de Conversa: Ensino de História, Política e Ideologia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . O fantasma de 1964 ronda as eleições de 2018. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . A ditadura civil-militar no Brasil: alguns marcos da produção acadêmica e possibilidades de pesquisa no campo da educação e do ensino de História. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Memória e Ditaduras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Panorama Geral dos Golpes na América Latina. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . O Golpe de 1964 e a ditadura civil-militar no Brasil: história, memória e controvérsias no tempo presente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . O 68 NO BRASIL: Do Calabouço ao AI-5. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . 1968, as mulheres e o feminismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Repressão à organização camponesa no sul do País. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Os grandes proprietários de terra do Rio Grande do Sul e o Golpe de 1964: algumas questões e notas de pesquisa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAROTTO, A. . Perfil e representatividade dos dirigentes da Federação das Associações Rurais do Rio Grande do Sul. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAROTTO, A. . Lutas Revolucionárias e Repressão no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . História e memória sobre o tempo da ditadura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . A atuação da Federação das Associações Rurais do Rio Grande do Sul no início da década de 1960: anticomunismo, mobilização e atuação política do patronato rural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAROTTO, A. . As lutas pela terra, o MASTER e a repressão aos/às camponeses/as no Rio Grande do Sul no início da década de 1960. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Os camponeses e a ditadura civil-militar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . ?A HISTÓRIA ORAL E AS DIFERENTES NARRATIVAS SOBRE A DITADURA NO BRASIL: FALAS, SILÊNCIOS E POSSIBILIDADES DE ESCUTA NO TEMPO PRESENTE?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . A função social do professor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Ensino de história, política e ideologia: partilhando dúvidas, angústias e algumas esperanças. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. ; ALTMANN, L. ; DOMINGUES, G. . Alguns apontamentos a partir do projeto: 'Cotas: um diálogo afirmativo entre a universidade e a escola'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAROTTO, A. . A atuação da Federação das Associações Rurais do Rio Grande do Sul (FARSUL) no início da década de 1960: lutas por reforma agrária e a reação patronal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAROTTO, A. ; Padrós, Enrique Serra . 'Os 50 anos do Golpe de 1964 no Brasil e as ditaduras de segurança nacional na América Latina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . ?A ditadura civil-militar e os embates em torno da memória e da justiça no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Os grandes proprietários de terra gaúchos e o Golpe de 1964. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Os ruralistas gaúchos no início da década de 1960: embates em torno da reforma agrária e mobilização de classe. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Direitos Humanos, educação e formação de professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Os ruralistas gaúchos e a participação civil no Golpe de 1964. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Algumas reflexões acerca da atuação do patronato rural gaúcho no processo que culminou com o Golpe de 1964. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAROTTO, A. . Mesa Redonda: Comissão da Verdade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Painel Suzana Keniger Lisboa: percursos de uma trajetória: para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. . Painel O papel dos testemunhos no Ensino de História. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. ; VECHIA, R. D. . Algumas reflexões sobre a transição Política no Brasil e a Anistia enquanto instrumento de autoproteção do Regime. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAROTTO, A. . O 'direito à memória e à verdade' e a criação de Comissões da Verdade na América Latina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAROTTO, A. . Memória, Verdade e Justiça: A agenda brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAROTTO, A. ; VECHIA, R. D. ; Marília Brandão . A CRIAÇÃO DA COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE E A LUTA POR VERDADE, MEMÓRIA E JUSTIÇA NO BRASIL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAROTTO, A. ; GEDOZ, S. T. ; Halferd Carlos Ribeiro Junior . Ensino de História e Educação em Tempos de Incerteza. Pelotas: História em Revista - Núcleo de Documentação Histórica da UFPel, 2020 (Organização de dossiê História em Revista - HR ? Número 25/2).
-
GASPAROTTO, A. ; MEINERZ, Carla Beatriz ; GEDOZ, S. T. ; Halferd Carlos Ribeiro Junior . Apresentação. Porto Alegre: Revista do Lhiste ? Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020 (Apresentação de Dossiê Revista do Lhiste ? UFRGS V. 8, N. 6 (2020)).
-
GASPAROTTO, A. . JORNADA DE ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE INCERTEZA. Porto Alegre: Revista do Laboratório de Ensino de História da UFRGS V. 8, N. 6 (2020), 2020 (Organização de Anais de Evento).
-
GASPAROTTO, A. ; MEINERZ, Carla Beatriz . Anais do X Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e XXIII Jornada de Ensino de História e Educação: 'da pequena para a grande roda': Encontro de saberes e poderes no Ensino de História. Porto Alegre: Faced UFRGS, 2018. Digital CDU 93:37, 2018 (Organização de Anais de Evento).
-
Silva, Carla ; Ribeiro, Sarah Iurkiv ; BLANKL, Alexandre ; GASPAROTTO, A. . Anais do IX Simpósio em História - I Simpósio Nacional em História - Trabalho, Cultura e Poder. Cascavel - PR: EDUNIOESTE, 2009 (Organização de Anais de Evento).
Outras produções
GASPAROTTO, A. . Avaliadora do 7° Prêmio ANPUH Prof. Manoel Luiz Salgado Guimarães para Teses de Doutoramento,. 2020.
GASPAROTTO, A. . Assessoria história para a produção do documentário 'Os arrependidos'. 2019.
GASPAROTTO, A. . Avaliação do Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas - Arquivo Nacional. 2018.
GASPAROTTO, A. . Relatório Final da Comissão Camponesa da Verdade. 2014.
GASPAROTTO, A. . Acervo da Luta Contra a Ditadura (Fundo Tarso Dutra). 2006.
GASPAROTTO, A. ; SILVEIRA, Daniela Oliveira . Inventário Nacional de Referências Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 2004.
GASPAROTTO, A. . Tempo de ditadura: das esquerdas às direitas. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GASPAROTTO, A. ; Fabrício Teló . A história do Brasil é marcada por diversas experiências de lutas pela terra. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GASPAROTTO, A. . MPF amplia investigações sobre apoio ativo de empresas à ditadura. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GASPAROTTO, A. ; Padrós, Enrique Serra . Oficina: Como ensinar sobre a ditadura nestes tempos de incerteza?. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GASPAROTTO, A. . Como ensinar sobre ditadura civil-militar brasileira? Desafios do tempo presente e perspectivas para a prática docente. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GASPAROTTO, A. . Oficina Temática Indígena nas aulas de História. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GASPAROTTO, A. ; Bauer, Caroline Silveira ; Padrós, Enrique Serra ; Marla Assumpção . Oficina Ditadura Civil-Militar e Ensino de História. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GASPAROTTO, A. . Minicurso ?História Oral e ensino de História?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GASPAROTTO, A. ; Bauer, Caroline Silveira ; Marla Assumpção ; Padrós, Enrique Serra . Oficina ?Ditadura e ensino de história: os 50 anos do Golpe em sala de aula?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GASPAROTTO, A. . Oficina ?Direitos Humanos, educação e formação de professores?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GASPAROTTO, A. ; Bauer, Caroline Silveira ; Marla Assumpção ; Padrós, Enrique Serra . Oficina Ensino de História e Ditadura. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GASPAROTTO, A. . Mini-Curso: 'A ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985): panorama histórico e desdobramentos na atualidade'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GASPAROTTO, A. ; Bauer, Caroline Silveira . Oficina ?Ditadura e ensino de História?. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GASPAROTTO, A. . Oficina Ditadura e Ensino de História. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GASPAROTTO, A. . Mini-Curso ?Como trabalhar a ditadura em sala de aula??. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Padrós, Enrique Serra ; Bauer, Caroline Silveira ; GASPAROTTO, A. . Mini-Curso: Inventário de Cicatrizes: Anistia, Políticas de memória e políticas de esquecimento no Cone Sul - X Encontro Estadual de História - O Brasil no Sul. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Bauer, Caroline Silveira ; GASPAROTTO, A. ; Padrós, Enrique Serra . Oficina: Ditadura e Ensino de História - XVI Jornada de Ensino de História e Educação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Padrós, Enrique Serra ; GASPAROTTO, A. . Oficina: Ditadura, Ensino de História e Políticas de Memória - XV Jornada de Ensino de História e Educação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CASTRO, Nilo André Piana de ; GASPAROTTO, A. . Curso de Extensão: Anos Rebeldes (2009 - Pelotas): uma abordagem sobre a ditadura civil-militar brasileira. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Gasparotto, Alessandra. ; DUARTE, Selma ; GASPAROTTO, A. . Mini-curso: A ditadura brasileira entre memórias - XI Encontro Regional da ANPUH-PR. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GASPAROTTO, A. ; Padrós, Enrique Serra . Oficina: Ditadura e Ensino de História - XIV Jornada de Ensino de História e Educação - Movimentos Sociais e Ensino de Históra. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GASPAROTTO, A. . Website do Projeto Amora: Espaço de Interação e Aprendizagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GASPAROTTO, A. ; DUARTE, Selma . Oficina: "A ditadura na sala de aula". 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GASPAROTTO, A. . O mundo na sala de aula: temas contemporâneos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GASPAROTTO, A. ; CASTRO, Nilo André Piana de . A História vai ao cinema com Aplicação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GASPAROTTO, A. ; CASTRO, Nilo André Piana de . Os anos rebeldes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GASPAROTTO, A. ; Mariluci Cardoso Vargas . I Mostra itinerante verdade e memória ? Resistência cultural e heranças da ditadura civil-militar. 2013 (Mostra itinerante).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
O caso da JOSAPAR e a violação de direitos humanos de camponeses e camponesas na região do Guamá, Pará (1981-1985), Descrição: O Projeto busca investigar as denúncias sobre a cumplicidade e a responsabilidade da empresa Joaquim Oliveira S.A. Participações ? JOSAPAR, na violação de direitos humanos contra camponeses e camponesas em uma disputa por terras na microrregião do Guamá, nordeste do Pará, na Amazônia brasileira, entre 1981 e 1985. O conflito ficou conhecido como ?Conflito da Gleba CIDAPAR?, ?Guerrilha do Quintino? ou ?Guerrilha Camponesa do Guamá? e resultou na morte de dezenas de camponeses/as nos anos finais da ditadura civil-militar brasileira. A JOSAPAR, uma das maiores empresas de produtos alimentícios do Brasil, passou a adquirir grandes áreas de terra a partir dos anos 1970, tanto no Rio Grande do Sul quanto nos estados de Mato Grosso, Pará e Goiás. No Pará, se envolveu em inúmeros conflitos agrários, especialmente em uma grande área de terras conhecida como Gleba Cidapar, sobre a qual pairavam denúncias de grilagem. Neste processo de disputas pela área da Gleba Cidapar, eclodiu uma forte resistência camponesa, especialmente a partir de 1983, momento em que o conflito ganhou maior visibilidade e radicalidade. A investigação objetiva, assim, compreender as formas de violência política que atingiram as populações do campo na região do Guamá durante o conflito, buscando apurar as denúncias que apontam a responsabilidade da JOSAPAR e sua cumplicidade com o aparato estatal na violação de direitos humanos no referido episódio. O Projeto foi contemplado no Edital do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Universidade Federal de São Paulo para "Auxílio à Pesquisa do Projeto 'A responsabilidade de empresas por violações de direitos durante a Ditadura'", que trata sobre a cumplicidade e a responsabilidade de empresas, nacionais ou estrangeiras, nas graves violações de direitos ocorridas durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). Neste sentido, integra uma investigação mais ampla, desenvolvida por equipes de pesquisa de todo o país, que se insere no campo de estudos da chamada ?justiça de transição corporativa?. O Projeto é um desdobramento dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Camponesa da Verdade (CCV), criada em 2012 com o objetivo de subsidiar os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade em relação às violações de direitos humanos no campo. Com este Projeto, objetiva-se investigar as denúncias sobre a responsabilidade da JOSAPAR e das empresas a ela vinculada em violações de direitos humanos, bem como contribuir para potencializar os estudos acerca de outros casos de violações no campo brasileiro e a identificação dos agentes patronais e estatais responsáveis por tais ações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alessandra Gasparotto - Coordenador / Renato Della Vechia - Integrante / Sérgio Sauer - Integrante / Tiago Perinazzo Cassol - Integrante / Bárbara de La Rosa Elia - Integrante / LEONILDE SERVOLO DE MEDEIROS - Integrante / Fabrício Teló - Integrante / Airton dos Reis Pereira - Integrante / Alex Monteiro Rodrigues - Integrante / Clifford Andrew Welch - Integrante / Eduardo Fernandes de Araújo - Integrante / Elisandra de Araújo Galvão - Integrante / Gabriel Pereira da Silva Teixeira - Integrante / Gilney Amorim Viana - Integrante / Graciela Bonassa Garcia - Integrante / Halyme Ray Franco Antunes - Integrante / José Carlos Moreira da Silva Filho - Integrante / José Ribamar Lira de Oliveira - Integrante / Juliana Patrizia Saldanha de Sousa - Integrante / PABLO FRANCISCO DE ANDRADE PORFIRIO - Integrante / PAULO ROBERTO FERREIRA - Integrante / Regina Coelly Fernandes Saraiva - Integrante / Ricardo José Braga Amaral de Brito - Integrante / VENIZE NAZARÉ RAMOS RODRIGUES - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2020 - Atual
O ensino de História sobre a ditadura brasileira na Educação Básica: abordagens, práticas e atravessamentos no tempo presente, Descrição: A investigação visa analisar como o nosso passado recente tem sido ensinado nas escolas de Educação Básica, tendo como recorte específico a abordagem sobre o último período ditatorial no Brasil (1964-1985). A ditadura civil-militar se constitui em um tema sensível e controverso, tendo em vista as diferentes memórias em disputa sobre esse passado e os atravessamentos do tempo presente. Neste sentido, a investigação busca identificar os diferentes discursos e sentidos produzidos sobre esse período ditatorial na sociedade brasileira e examinar como eles atravessam os materiais didáticos e as abordagens desenvolvidas nas aulas de História do Ensino Fundamental e Médio. Ainda que a abordagem do tema esteja prevista nos documentos curriculares e na própria Base Nacional Curricular Comum, são muitos os relatos de professores/as da Educação Básica que revelam as dificuldades e os receios de tratar do tema em sala de aula em função do incremento dos discursos negacionistas nos últimos anos e das tentativas de controle sobre os/as professores/as e sobre o currículo protagonizada por diferentes atores sociais. Este receio tem produzido recuos e interdições no que se refere ao tratamento de temáticas vinculadas a nosso passado ditatorial em sala de aula. A pesquisa busca ainda estabelecer uma análise comparativa com o ensino de História desenvolvido no Uruguai e na Argentina acerca das ditaduras que marcaram a história recente destes países, de forma a traçar algumas aproximações e diferenças no que se refere a abordagem de tais temas na escola e às formas pelas quais cada uma dessas sociedades tem lidado com este passado traumático.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Alessandra Gasparotto - Coordenador.
-
2020 - Atual
Massacres no campo na Nova República: crime e impunidade, 1985-2018, Descrição: O projeto é construído em parceria entre UFG, UNB, UFCat, UFJ, UNIFESSPA e UFF, em parceria com o Instituto de Pesquisa Direito e Movimentos Sociais, envolvendo pesquisadores/as de diferentes áreas do conhecimento e regiões do Brasil. A pesquisa, iniciada em 2020, tem o objetivo de compilar os dados coletados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) quanto a conflitos no campo que resultaram em massacres de trabalhadoras/es rurais, membros de povos tradicionais e/ou militantes de movimentos sociais durante a chamada ?Nova República?, buscando identificar elementos que possam contribuir para analisar a impunidade no campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Alessandra Gasparotto - Integrante / José Humberto de Góes Junior - Coordenador.
-
2017 - 2021
Mobilizações e movimentos sociais agrários, repressão e resistências do pré-1964 à ditadura civil-militar: as trajetórias do MASTER no RS e das Ligas Camponesas em PE, Descrição: Descrição: Dando continuidade aos trabalhos da Comissão Camponesa da Verdade, no âmbito da Comissão Nacional da Verdade, este projeto de pesquisa investigará mobilizações, reivindicações e movimentos sociais agrários, surgidos antes de 1964, e atos de repressão e violações de direitos da ditadura civil-militar no campo brasileiro. Tomará como casos de investigação as trajetórias e histórias do Movimento de Agricultores Sem Terra (MASTER), criado no Rio Grande do Sul em 1960, e da Sociedade Agrícola dos Plantadores e Pecuaristas de Pernambuco (SAPPP), criada em 1955, e popularizada como ?Ligas Camponesas?. Esses dois movimentos, um demandando terras no Sul e outro no Nordeste, são símbolos das bandeiras e demandas das populações no campo, os quais foram duramente reprimidos, perseguidos e extintos pós-1964. Apesar das graves violações de direitos no campo, esses movimentos são invisibilizados como sujeitos (resultando no não reconhecido de direitos e não acesso à justiça), mas resistiram à repressão e têm história no contexto dos desmandos do período ditatorial. Este projeto de pesquisa, ao (re)construir estas trajetórias, procura contribuir para o resgate da história do Master e das Ligas, trazendo a memória de muitos/as camponesas/es como sujeitos políticos e de direito no Brasil... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Alessandra Gasparotto - Integrante / Aristeu Elisandro Machado Lopes - Integrante / Sérgio Sauer - Coordenador / Gilney Viana - Integrante / Regina Coely Fernandes - Integrante / Marco Antônio dos Santos Teixeira - Integrante / Pablo Porfirio - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2012 - 2016
Uma análise das práticas de atuação política e mobilização de classe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (FARSUL) - 1958 ? 1964, Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva investigar a atuação da FARSUL no período que compreende os últimos anos da década de 1950 até meados da década de 1960, buscando investigar suas táticas de mobilização patronal, estratégias de ação, alianças políticas e interlocução junto a agências do Estado. OBJETIVOS: * Identificar as práticas de organização e mobilização do patronato rural gaúcho agrupado em torno da FARSUL, bem como os discursos veiculados pela entidade em seu nome; * Discutir sobre as disputas em torno do significado da ?reforma agrária? e qual a proposta de reforma defendida pelos grandes proprietários do Rio Grande do Sul associados à FARSUL; * Analisar como a Federação atuou no sentido de se contrapor aos movimentos dos trabalhadores rurais e às reivindicações pela reforma agrária no estado, e como se articulou com outras agremiações/grupos políticos na oposição a João Goulart no início da década de 1960; * Problematizar como (e se) os ruralistas agrupados na FARSUL conseguiram institucionalizar seus interesses e como (e se) garantiram sua participação nas agências do Estado, em detrimento de outros grupos e projetos;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alessandra Gasparotto - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3
Prêmios
2010
Prêmio Nacional de Pesquisa Memórias Reveladas, Projeto Memórias Reveladas / Arquivo nacional - Governo Federal.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Pelotas, Departamento de História. , Rua Alberto Rosa, 154, Centro, 96060290 - Pelotas, RS - Brasil, Telefone: (53) 32845500
Experiência profissional
2020 - Atual
Universidade Federal de GoiásVínculo: Integrante de projeto pesquisa, Enquadramento Funcional: não há, Carga horária: 2
Outras informações:
Integrante do Projeto de Pesquisa "Massacres no campo na Nova República (1985-2018)"
2018 - Atual
Universidade Federal de PelotasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Área de História do PIBID, Carga horária: 8
Outras informações:
Coordenadora da Área de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID / CAPES
2011 - Atual
Universidade Federal de PelotasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo do Departamento de História, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora do Departamento de História
Área de atuação: Ensino de História
Disciplinas Ministradas: Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental; Estágio Supervisionado no Ensino Médio; Laboratório de Ensino de História; Seminário de História do Brasil; História da América; disciplinas eletivas
Professora do Programa de Pós-Graduação em História
2009 - 2011
Instituto Federal Sul-Rio-GrandenseVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Ensino Básico Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora de História.
2007 - 2009
Universidade Estadual do Oeste do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora das Disciplinas História da América I e Brasil II (2007); História Moderna, História do Brasil IV e Metodologia do Ensino de História (2008).
Orientadora de estágios supervisionados - Ensino Fundamental e Médio.
Professora do Curso de Especialização História: Ensino e Pesquisa - Disciplina: Prática de Ensino de História (Ensinos Fundamental e Médio).
Integrante da Linha de Pesquisa Estado e Poder e do Grupo de Pesquisa Estado e Poder (CNPq).
2005 - 2006
Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Professora Substituta História, Enquadramento Funcional: Substituta, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora Substituta de História, tendo atuado no Ensino Fundamental (Projeto Amora) e no Ensino Médio.
2006 - 2007
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora de Curso de Pós-Graduação, Carga horária: 15
Outras informações:
Tutora do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem, promovido pela FACED-UFRGS, Instituto de Matemática, Laboratório de Estudos Cognitivos e Secretaria de Educação à Distãncia (SEED-MEC).
1999 - 2001
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista pesquisadora do projeto "Urbanidade e Cidadania: processos de formação e instauração de saberes", desenvolvido junto a Faculdade de Educação da UFRGS, sob a orientação da Professora Dra. Maria Stephanou
2014 - Atual
Arquivo NacionalVínculo: Integrante de Comissão, Enquadramento Funcional: Integrante Comissão de Altos Estudos MR, Carga horária: 2
Outras informações:
Integrante da Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil - Memórias Reveladas (1964-1985)
Você é Alessandra Gasparotto?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alessandra Gasparotto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?