Alessandra Gasparotto

Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre e Doutora em História pela mesma instituição, na Linha de Pesquisa "Relações Sociais de Dominação e Resistência". É professora do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas, com atuação voltada para a área de ENSINO DE HISTÓRIA e ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Na área do ensino de História, tem desenvolvido estudos e projetos na área de educação de e para os direitos humanos e diversidade. Tem experiência na área de História, com ênfase em temáticas que envolvem o período de ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) e seus desdobramentos na atualidade, bem como sobre a atuação do patronato rural e os movimentos sociais de luta pela terra no Rio Grande do Sul no início da década de 1960.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2011 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Companheiros Ruralistas! Mobilização patronal e atuação política da Federação das Associações Rurais do Rio Grande do Sul (1958-1985)
Enrique Serra Padrós. Palavras-chave: Ditadura militar; História; terra; FARSUL.

Mestrado em História

2005 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: ?O TERROR RENEGADO? - Uma reflexão sobre os episódios de retratação pública protagonizados por integrantes de organizações de combate à ditadura civil-militar no Brasil (1970-1975),Ano de Obtenção: 2008
Benito Bisso Schmidt.Palavras-chave: Ditadura militar; propaganda; Luta armada; Repressão.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Especialização em Educação

2009 - 2011

Universidade Federal de Pelotas
Título: Reflexões sobre os direitos humanos e sua abordagem nos livros didáticos de História
Orientador: Eduardo Arriada

Graduação em História

1999 - 2003

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Anos Rebeldes e os Vinte anos do Fora Collor. (Carga horária: 40h). , Laboratório de Ensino de História UFPel, LEH, Brasil.

2007 - 2007

Ensino Médio: Práticas e Perspectivas. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2002 - 2002

Sistema Mundial Multipolar. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Capacitação de bolsistas - Acervos. (Carga horária: 20h). , Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul, ANPUH/RS, Brasil.

1998 - 1998

A história cultural do século XX. (Carga horária: 45h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GASPAROTTO, A. . VI Jornada Universitária em Apoio a Reforma Agrária - ?Direitos Humanos: pelo direito à vida, a terra e ao território?. 2019. (Outro).

GASPAROTTO, A. . XIV Jornada de Ensino de História e Educação: Ensino de História e Educação em Tempos de Incerteza. 2019. (Outro).

GASPAROTTO, A. ; Sérgio Sauer . Seminário "História e Memória dos Movimentos Sociais Rurais e a Questão Agrária no Brasil Contemporâneo". 2019. (Congresso).

GASPAROTTO, A. . 50 anos de ação - de Stonewall ao Nuances & Também. 2019. (Exposição).

GASPAROTTO, A. . Anistia: um passado Presente - exibição em Pelotas. 2019. (Exposição).

GASPAROTTO, A. ; Ana M. S. Gonzalez . Minicurso DITADURAS DO CONE SUL-AMERICANO, POLÍTICAS PÚBLICAS DE MEMÓRIA E SUAS POSSIBILIDADES EM SALAS DE AULA. 2019. (Outro).

GASPAROTTO, A. . Jornada Universitária Pela Reforma Agrária. 2016. (Outro).

GASPAROTTO, A. . Seminário Ensino Médio Politécnico: Novas Perspectivas e Desafios. 2015. (Outro).

GASPAROTTO, A. . XXI Jornada de Ensino de História e Educação: Interculturalidade, Educação e Diversidade: o que pode o professor de História?. 2015. (Outro).

GASPAROTTO, A. . II Jornada de Apoio a Reforma Agrária: Soberania Alimentar e Produção de Alimentos Saudáveis. 2015. (Outro).

GASPAROTTO, A. ; BERGAMASCHI, M. A. ; PEREIRA, N. M. ; MEINERZ, C. . XX JORNADA DE ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO 20 anos de pesquisa e ensino de história. 2014. (Congresso).

GASPAROTTO, A. ; VECHIA, R. D. . Seminário: 1964 ? Lembrar para não esquecer: memórias, resistências e permanências da Ditadura Civil-Militar. 2014. (Outro).

GASPAROTTO, A. ; Aristeu Elisandro Machado Lopes ; CERQUEIRA, F. V. . II Jornada da Diversidade Sexual UFPel. 2013. (Outro).

GASPAROTTO, A. . XIX Jornada de Ensino de História e Educação: formação de professores e do III Seminário Internacional de Educação Histórica. 2013. (Outro).

GASPAROTTO, A. . Ciclo de Oficinas Ditadura e Direitos Humanos: o direito à memória e à verdade em sala de aula. 2012. (Congresso).

GASPAROTTO, A. . Curso de Extensão: Anos Rebeldes e os Vinte anos do Fora Collor. 2012. (Outro).

GASPAROTTO, A. . XVIII Jornada de Ensino de História e Educação: Ensino de História, Imagens e Mídias. 2012. (Outro).

GASPAROTTO, A. . XVII Jornada de Ensino de História e Educação ? Ensino de História do Cone Sul: Patrimônio Cultural, territórios e fronteiras. 2011. (Outro).

GASPAROTTO, A. . XVI Jornada de Ensino de História e Educação: Políticas Públicas e desafios para o ensino de História. 2010. (Congresso).

GASPAROTTO, A. . IX Simpósio em História/I Simpósio Nacional em História - Trabalho, Cultura e Poder. 2008. (Congresso).

GASPAROTTO, A. . I Simpósio de Pesquisa Estado e Poder. 2007. (Congresso).

GASPAROTTO, A. . XII Jornada de Ensino de História e Educação: questões étnico-raciais e exclusão-inclusão social. 2006. (Congresso).

GASPAROTTO, A. . Semana Acadêmica da História - UFRGS: As Veias Abertas da América Latina. 2003. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

6 CaVG integrando conhecimentos..?Que história é essa? Negacionismo e falsificação histórica?. 2019. (Outra).

GT História Cultural - RS.Memória e Resistência. 2019. (Outra).

III Semana Acadêmica da História UNIPAMPA ? Campus Jaguarão.Ensino de História e Direitos Humanos: conexões possíveis (e necessárias) na sala de aula. 2019. (Encontro).

III Seminário do GT de História Política da Associação Nacional de História - Sessão Rio Grande do Sul.Mesa - Ditadura e História do Tempo Presente: o Brasil em dois momentos (1964-1985/ 2016-2019). 2019. (Seminário).

Seminario Docente "Familiares de genocidas frente al negacionismo hoy. Nazismo y dictadura". 2019. (Seminário).

Seminário - Lutas, memórias e violações no campo brasileiro: conflitos, repressão e resistências no passado e no presente..Master e lutas camponesas no RS. 2019. (Seminário).

X Encontro Regional Sul de História Oral.História Oral e Comissões da Verdade no Sul. 2019. (Encontro).

XXIV Jornada de Ensino de História e Educação: Ensino de História e Educação em Tempos de Incerteza.Oficina: Como ensinar sobre a ditadura nestes tempos de incerteza?. 2019. (Oficina).

VI Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: Estado, Poder e Revoluções.. 2017. (Simpósio).

XXIX Simpósio Nacional de História.A Atuação da Federação das Associações Rurais do Rio Grande do Sul no início da década de 1960. 2017. (Simpósio).

Seminário Ensino Médio Politécnico: Novas Perspectivas e Desafios. 2015. (Seminário).

Coordenação da Mesa II: 50 Anos do Golpe Militar no XII Encontro Estadual de História - História, Verdade e Ética.Coordenação da Mesa II: 50 Anos do Golpe Militar no XII Encontro Estadual de História - História, Verdade e Ética. 2014. (Encontro).

Coordenação do Simpósio: Os 50 anos do golpe de 1964 e a ditadura brasileira: pesquisas e intervenções.Coordenação do Simpósio: Os 50 anos do golpe de 1964 e a ditadura brasileira: pesquisas e intervenções. 2014. (Simpósio).

XII Encontro Estadual de História - História, Verdade e Ética. 2014. (Encontro).

2ª Mostra de extensão do IFSul.Conhecer para não esquecer: promovendo o direito a memória e à verdade no IFSul-CAVG. 2013. (Outra).

I Encontro Internacional Fronteiras e Identidades. 2012. (Encontro).

Atividade de Formação Docente: O Cinqüentenário da Legalidade (1961-2011).?O movimento da Legalidade?. 2011. (Outra).

Calourada Unificada da História 2011/1 ? Pela abertura dos arquivos da ditadura civil-militar.?Direito à Memória e à Verdade.?. 2011. (Encontro).

Oficina: Fontes para a História do Regime Militar: conceitos e métodos de pesquisa em arquivos.Fontes documentais sobre o regime militar: caracterização das fontes ? ORGANIZAÇÕES DE RESISTÊNCIA. 2011. (Oficina).

Semana Acadêmica da História ? UFPel 2011 Uma passagem desbotada na memória - Discutindo a Ditadura civil-militar.Contextualizando a ditadura civil-militar brasileira. 2011. (Outra).

XVII Jornada de Ensino de História e Educação ? Ensino de História do Cone Sul: Patrimônio Cultural, territórios e fronteiras.Oficina ?Ditaduras civil-militares do Cone Sul: experiências de trabalho e práticas para a sala de aula?. 2011. (Simpósio).

Encontro de História Fronteiras e Identidades: Reflexões Contemporâneas==. 2010. (Encontro).

X Encontro Estadual de História - ANPUH-RS.Direitos humanos e Ensino de História: algumas reflexões a partir da análise de livros didáticos de História. 2010. (Encontro).

XVI Jornada de Ensino de História e Educação e IX Seminário de Estudos Históricos.Questão de (in)tolerância: relato de uma experiência de Ensino sobre práticas de intolerância na contemporaneidade. 2010. (Seminário).

Experiências traumáticas e Ditaduras de Segurança Nacional.Os arrependidos políticos: casos de retratação durante a ditadura brasileira. 2009. (Outra).

II Simpósio de Pesquisa Estado e Poder.Uma análise sobre as memórias construídas acerca dos episódios de retratação pública de militantes de esquerda durante a ditadura civil-militar brasileira (1970-1975). 2009. (Simpósio).

Jornada de Ensino de História e Educação.Oficina: "Ditadura, ensino de História e políticas de memória". 2009. (Simpósio).

III Simpósio Lutas Sociais na América Latina ? GEPAL/ UEL.As retratações públicas de militantes da esquerda e a ação da grande imprensa durante a ditadura. 2008. (Simpósio).

IX Encontro Estadual de História ? Vestígios do Passado: a história e suas fontes ? ANPUH ? RS.A campanha de difamação contra o Brasil??: A repercussão das campanhas e denúncias no exterior acerca das práticas de tortura contra presos políticos durante o regime civil-militar brasileiro. 2008. (Encontro).

IX Simpósio em História/I Simpósio Nacional em História ? Trabalho, Cultura e Poder UNIOESTE.?Memórias de militantes e militares sobre a ditadura no Brasil?. 2008. (Simpósio).

VI Jornada de História e Cultura de Porto Alegre ? Departamento de História da Faculdade Porto-Alegrense.?Cultura e Imprensa de Resistência ? O Coojornal.?. 2008. (Outra).

XI Encontro Regional da ANPUH ? Seção Paraná ? Patrimônio Histórico no Século XXI. 2008. (Encontro).

XIV Jornada de Ensino de História e Educação ? Movimentos Sociais e Ensino de História GT de Ensino de História e Educação da ANPUH-RS.Observatório do mundo contemporâneo: experiências de ensino com História Imediata. 2008. (Outra).

Curso de Extensão: ?Ditadura Militar no RS".Apresentou a palestra: "Os episódios de ?arrependimento? público protagonizados por integrantes de organizações de resistência ao regime civil-militar". 2007. (Outra).

Curso de Extensão: Ensino de História: Desafios do Tempo Presente.Expositora na mesa sobre experiência na Educação Básica.. 2007. (Seminário).

Curso de Extensão Guerrilhas na América Latina nos Anos 1960 - 1980 - Che Guevara - 40 anos (FAPA).Os Arrependidos e a metodologia repressiva brasileira. 2007. (Outra).

I Seminário de Pesquisa Práticas Culturais e Identidade. 2007. (Oficina).

I Simpósio de Pesquisa Estado e Poder."A Pátria difamada": Denúncias de tortura e violência contra presos políticos durante o regime civil-militar brasileiro. 2007. (Simpósio).

XIII Jornada de Ensino de História e Educação. 2007. (Seminário).

XIII Jornada de Ensino de História e Educação.Participação na mesa-redonda "Experiências de Docência na Educação Básica". 2007. (Seminário).

XIII Jornada de Ensino de História e Educação - GT de Ensino - ANPUH - RS.Ministrante da Oficina: Ensino de História e Ditadura. 2007. (Oficina).

XXIV Simpósio Nacional de História."Viver ou morrer na guerrilha" - Reflexões sobre o testemunho de um militante da resistência armada que participou dos processos de retratação pública. Brasil- 1970 - 1975.. 2007. (Simpósio).

2ª Reunião Regional da SBPC no Rio Grande do Sul - A Escola faz Ciência.Conhecendo o Centro de Porto Alegre através dos Camelôs. 2006. (Encontro).

Brasil e Cone Sul - As Ditaduras de Segurança Nacional.A ditadura brasileira em perspectiva: Balanços e Seqüelas. 2006. (Seminário).

Curso de Extensão Ditaduras de Segurança Nacional no Cone Sul - FAPA.As ditaduras de Segurança Nacional no Cinema. 2006. (Outra).

I Jornada de Ensino sobre a Ditadura Militar em sala de aula.Orientadora da Oficina: Como trabalhar filmes sobre a Ditadura Militar. 2006. (Encontro).

I Salão UFRGS Jovem.?Qual a origem do racismo?? ? Reflexões acerca da orientação de projetos de aprendizagem que envolvem questões étnico-raciais. 2006. (Encontro).

VIII Encontro Estadual de História ? História e Violência.O Terrorismo renegado ? A repercussão dos episódios de ?retratação? pública de militantes de organizações armadas na imprensa. Brasil ? 1970 ?1975. 2006. (Encontro).

Workshop: iniciação Científica na educação Básica e Profissional - Propesq/UFRGS. 2006. (Outra).

XII Jornada de Ensino de História e Educação ? GT Ensino de História e Educação - ANPUH/RS.Bate-Papo: O mundo na sala de aula: temas contemporâneos. 2006. (Seminário).

XII Jornada de Ensino de História e Educação ? GT Ensino de História e Educação - ANPUH/RS.Painel: O estudo da ditadura militar na sala de aula. 2006. (Seminário).

XII Jornada de Ensino de História e Educação - GT Ensino de História e Educação - ANPUH/RS.Práticas interdisciplinares e suas possibilidades para o Ensino de História. 2006. (Seminário).

XXIII Encontro Nacional da ANPUH.De contestadores a garotos propaganda: Uma reflexão sobre os episódios de ?arrependimento? público protagonizados por integrantes de organizações de combate ao Regime Militar. 2005. (Simpósio).

Semana Acadêmica da História: "As veias abertas da América Latina" - UFRGS. 2004. (Outra).

VII Encontro Estadual de História ? ?História, Memória e Testemunho?. 2004. (Encontro).

II Fórum de Pesquisa do IFCH - UFRGS.A Ditadura Militar e seus reflexos no Ministério Público do Rio Grande do Sul. 2003. (Outra).

V Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos. A Ditadura Militar e seus reflexos no Ministério Público do Rio Grande do Sul. 2003. (Congresso).

V Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos. 2003. (Congresso).

Memória Açoriana: Visita histórica à Gravataí (FACED - UFRGS). 2001. (Outra).

Terra-à-Vista para a Educação - Des(en)cobertas Histórias do Brasil (FACED - UFRGS).Monitora do evento. 2000. (Outra).

VI Jornada de Ensino de História e Educação - GT Ensino de História e Educação - ANPUH RS. 2000. (Seminário).

XII Salão de iniciação Científica da UFRGS.Coordenadora da sessão: História e Educação. 2000. (Encontro).

XII Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Discursos médicos sobre educação sexual na primeira metade do século XX no Rio Grande do Sul. 2000. (Encontro).

I Encontro Gaúcho de Estudantes de História. 1999. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Renata Vieira Rodrigues Severo

GASPAROTTO, A.; GILL, L. A.(Orientadora); NIZ, P. A. R.. As relações de trabalho e a terceirização: um estudo com as trabalhadoras do setor de conservação e limpeza de um órgão público.. 2019. Dissertação (Mestrado em PPG Sociologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Felipe Alves Pereira Avila

GASPAROTTO, A.; Lorena A. Gill. A Editora Revisão e as Representações da Negação do Holocausto no Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Leonardo Fetter da Silva

GASPAROTTO, A.; Tatyana Maya. INOPERÂNCIA E FRACASSO NA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS: O CONSELHO DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA HUMANA NA DITADURA CIVIL-MILITAR (1964-1985). 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fábio Donatto Ferreira

GASPAROTTO, A.; LOPES, Aristeu. E. M.. A redemocratização do riso: as charges da grande imprensa na reabertura política (1979-1984). 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Tairane Ribeiro da Silva

GASPAROTTO, A.; BAUER, C. S. (Orientadora). PODEM SURGIR DOS BAIRROS, DAS RUAS, DOS CONJUNTOS RESIDENCIAIS, DAS FAVELAS, MUCAMBOS, MALOCAS E ALAGADOS...?: TERRITÓRIOS NEGROS E REPRESSÃO À POPULAÇÃO NEGRA DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR EM PELOTAS-RS (1968-1978). 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carmem Beatriz Ucker

GASPAROTTO, A.; Valdelaine R. Mendes. A participação feminina no sindicalismo docente: uma análise acerca do 24 Núcleo do CPERS/Sindicato. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Caroline Duarte Matoso

GASPAROTTO, A.; SPERANZA, C. G. (Orientadora). As Marias que tecem os amanhãs: fiando a existência e tramando a resistência na fábrica Rheigantz. 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Thaís Fleck Olegário

PADROS, E. (Orientador);GASPAROTTO, A.; FERNANDES, J. C.; KONRADE, D. A.. A Ação Democrática Mato-Grossense (ADEMAT) no sul de Mato Grosso: da ação política à articulação paramilitar (1963-1985). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Janaína Athaydes Contreiras

GASPAROTTO, A.. CORPO DE MULHER, UM CAMPO DE BATALHA: TERRORISMO DE ESTADO E VIOLÊNCIA SEXUAL NAS DITADURAS BRASILEIRA E ARGENTINA DE SEGURANÇA NACIONAL. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fabiana Stahl Chaparini

SILVA, M. A. B. (Orientador);GASPAROTTO, A.. Religião, política e luta pela terra no Oeste do Paraná ( 1950- 1984): as trajetórias de Gernote Kirinus e Werner Fuchs. 2018. Dissertação (Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Anna Claudia Bueno Fernandes

GASPAROTTO, A.; PADROS, E. (Orientador). Mulheres em realidade: modelos femininos e histórias possíveis (1966-1976). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vânia Farias Ferreira

Vergara, Fábio. (Orientador);GASPAROTTO, A.. A Universidade Federal de Pelotas à época da ditadura civil militar: memórias divergentes de uma trajetória. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Elisandra de Araújo Galvão

Medeiros, Leonilde S.; Lerrer, Debora F.;GASPAROTTO, A.. A política na CNA: organização, mobilizações e inserções no Estado. 2020. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Tâmyta Rosa Fávero

GASPAROTTO, A.; L. A. Grijó; C. S. Bauer; Tatyana Maia. Autoritarismos renitentes: a ação esquecida do DCS e a democratização controversa (1983-1994). 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Debora Strieder Kreuz

PADROS, Henrique. S. (Orientador);GASPAROTTO, A.; MARQUES, T. C. S.. "Do paraíso ao inferno": o exílio brasileiro na Argélia (1964-1979). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jocyane Ricelly Baretta

GASPAROTTO, A.; ALTMANN, L.. Histórias do mundo material repressivo: uma arqueologia feminista da ditadura em Porto Alegre/RS (1964/1985). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Greice Adriana Neves Macedo

GASPAROTTO, A.; BAUER, C. S. (Orientadora); MACEDO, J. R.. Estratégias de enfrentamento ao racismo da ditadura de segurança nacional brasileira.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em IFCH) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mayara Zanotto

GASPAROTTO, A.; RUFFATO, K. M. M.; LUCHESE, T. A.. Professora, e Bento onde estava enquanto isso? Desenvolvimento da consciência histórica pelo viés local e uso do documentário sobre ditaduras no Brasil.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em História - Mestrado Profissional) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Tiago Perinazzo Cassol

GASPAROTTO, A.; GIL, L. A.; MARQUES, M. H.. "Os Sem Terra voltaram, os Sem Terra voltaram..." uma análise sobre a história e as trajetórias dos movimentos de luta pela terra no Rio Grande do Sul (1960-1980). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Lisiane Beltrão Pereira

GASPAROTTO, A.; FERREIRA, M. O. V.; TAVARES, M. D.; MANKE, L. S. (Orientadora). Práticas de resistência e atuação política do CPERS/Sindicato e seu papel no movimento Diretas Já. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: LARISSA JÚLIA PALUDO

GASPAROTTO, A.; G. W. Fraga (orientador). O INIMIGO INTERNO QUE AMEAÇA A NAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE ALTERIDADE NOS DISCURSOS DE JAIR BOLSONARO. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Eleandro Viana da Rosa

GASPAROTTO, A.; Nilton M. Pereira. O ENSINO DE HISTÓRIA E AS DISPUTAS DE MEMÓRIA EM TORNO DO GOVERNO MILITAR (1964 ? 1985). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Ensino de História PROFHistória) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vinicius Rodrigues Dias

GASPAROTTO, A.; Aristeu Elisandro Machado Lopes. Quais os conceitos de Deputado Estadual, Oposição e Situação nas páginas dos jornais Rondonienses em 1983?. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Renata Vieira Rodrigues Severo

GILL, L. A.(Orientadora);GASPAROTTO, A.. As relações do trabalho e a terceirização: um estudo com as trabalhadoras do setor de conservação e limpeza da Universidade Federal de Pelotas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Carmen Beatriz Lübke Ücker

GASPAROTTO, A.. A PARTICIPAÇÃO FEMININA NO SINDICALISMO DOCENTE: UMA ANÁLISE ACERCA DO 24 NÚCLEO DO CPERS/SINDICATO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Fábio Donato Ferreira

GASPAROTTO, A.. A Redemocratização do Riso: As Charges da Grande Imprensa na Reabertura Política (1979-1985). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Felipe Alves Pereira Avila

GASPAROTTO, A.; ESPIG, Márcia J.. O Negacionismo como prática de falsificação da História. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Carolina Duarte Matoso

SPERANZA, C. G. (Orientadora);GASPAROTTO, A.; GIL, L. A.. AS MARIAS QUE TECEM OS AMANHÃS: fiando a existência e tramando a resistência na fábrica Rheingantz (1920-1930). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Fabiana Stahl Chaparini

SILVA, M. A. B. (Orientador);GASPAROTTO, A.. Religião, política e luta pela terra no Oeste do Paraná ( 1950- 1984): as trajetórias de Gernote Kirinus e Werner Fuchs. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História, Poder e Práticas Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Janaína Athaydes Contreiras

GASPAROTTO, A.; PADROS, E. (Orientador). Terrorismo de Estado e Violência sexual nas ditaduras de segurança nacional: Brasil e Argentina. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Thaís Fleck Olegário

GASPAROTTO, A.; PADROS, E. (Orientador). A Ação Democrática Mato-Grossense (ADEMAT) no sul de Mato Grosso: da ação política à articulação paramilitar (1963-1985). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Janaína Athaydes Contreiras

GASPAROTTO, A.. CORPO DE MULHER, UM CAMPO DE BATALHA: TERRORISMO DE ESTADO E VIOLÊNCIA SEXUAL NAS DITADURAS BRASILEIRA E ARGENTINA DE SEGURANÇA NACIONAL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Denise Ruaro Radaelli

RUFFATO, K. M. M (Orientadora).;GASPAROTTO, A.; XERRI, E. G.. "SE EU TIVESSE MAIS DEZ FILHOS, EU OS DARIA POR ESSA CAUSA": a trajetória política de João Ruaro Filho na luta contra a ditadura civil-militar e pela promoção dos direitos humanos. 2016 - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Luis Fernando Guimarães Zen

CALIL, Gilberto.;GASPAROTTO, A.; SOUZA, Aparecida Darc. (orient.). Estado e Democracia a partir dos livros didáticos de Educação Moral e Cívica e OSPB na década de 1970 e início de 1980.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História da Educação Br) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Maria Carolina Padilha de Souza Neta

GASPAROTTO, A.. Memórias de OSPB: Um estudo sobre as práticas docentes da disciplina de Organização Social e Política do Brasil no período de redemocratização no Brasil (1986-1993).. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Laisa Helena Soares Amaro

RUBERT, R. (Orientadora);GASPAROTTO, A.; PEZAT, P. R.. A inserção da mulher negra do mercado de trabalho docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ana Gabriela da Silva Vieira

MANKE, L. S. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. Um olhar sobre o Ensino de História em classes de aluno surdos do ensino fundamental: o caso da escola Alfred Dub. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Karina Gonçalves Cardozo

MANKE, L. S. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. Ensino de História e a História Cultural: contemplação da temática na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental Anos Finais - Terceira Versão 2016. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luana Schubert Ledermann

GILL, L. A.(Orientadora);GASPAROTTO, A.. "Não fica acomodada quando ela é maltratada, denuncie a agressão": Dinorá e sua luta na justiça do trabalho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Jéferson Barbosa Costa

MANKE, L. S. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. Saberes e identidades docentes: um estudo do projeto pedagógico do curso de licenciatura em História da Universidade Federal de Pelotas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Elias Kruger Albrecht

MANKE, L. S. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. Entre textos e imagens: o processo de ensino-aprendizagem em cartilhas alemãs produzidas para escolas sinodaís. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ana Paula Soares Gouvêa

PEZAT, P. R. (Orientador);GASPAROTTO, A.. A luta e a integração do trabalhador negro na cidade de Pelotas no Pós-abolição (1989-1930): uma revisão bibliográfica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luiz Alberto Godinho

CAMARGO, Fernando. S. (Orientador);GASPAROTTO, A.. As relações diplomáticas entre o III Reich e o Brasil getulista: um estudo geral sobre o interesse político e econômico alemão nos anos 1937 e 1941. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Arantxa Sanchez Silva da Silva

VARGAS, J. M. (Orientador);GASPAROTTO, A.; KLEIN, A. I.. "Figth Like Jéssica Jones": a representação do feminino nos quadrinhos de Jéssica Jones. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Bianca Cruz Silveira

GIL, L. A. (Orientadora);GASPAROTTO, A.; GANDRA, Edgar. A.. Tipógrafos remanescentes de um ofício na cidade de Pelotas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Milena Vaz da Silva

GIL, L. A. (Orientadora);GASPAROTTO, A.; GANDRA, Edgar. A.. A insalubridade nos processos trabalhistas da Laneira na década de 1980. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Leonardo Silva Amaral

GIL, L. A. (Orientadora);GASPAROTTO, A.; GANDRA, Edgar. A.. As movimentações operárias e os sindicatos na Justiça do Trabalho de Pelotas (1940-1950). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Natália Fagundes Azevedo

SILVEIRA, C. D. M. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. "Agora deus vai te pegar lá fora"- um romance - testemunho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Renata de Paiva Tavares

SILVEIRA, C. D. M. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. "Aí vem os verdinhos incomodar": a censura no jornal A Fôlha de Jaguarão no período da ditadura civil-militar brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Raniere de Oliveira Santos Dourado

GASPAROTTO, A.. A ditadura civil-militar e o movimento estudantil em Jaguarão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Davi dos Santos

GASPAROTTO, A.; KREUZ, D. S.; PADROS, E. (Orientador). O Master em análise: Movimento do Agricultores Sem Terra e a busca pela democratização da terra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Aline Valsoler

GASPAROTTO, A.; BATISTA, A. F.; KREUZ, D. S.. Relações de Gênero no Campo: reflexões sobre a formação do assentamento 16 de Março (RS). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Simoni Sagaz

GASPAROTTO, A.; KREUZ, D. S.; BATISTA, A. F.. A participação das mulheres na revolução russa e a construção do processo de emancipação feminina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Melanie Mirapalhete Lopes

BAUER, C. S. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. O istopim de uma aliança: 1964 sob os olhos os olhos do Estados Unidos da América. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Juliana de Sousa Almeida

MANKE, L. S. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. Ensino de história na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jaime Paiva: possibilidades para a construção de práticas em educação no campo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Anderson Da Cruz Nunes

LOPES, Aristeu. E. M. (Orientador);GASPAROTTO, A.. O caso dos sargentos gays do exército brasileiro, Laci de Araujo e Fernando Alcântara: breves reflexões acerca dos discursos sobre sexualidades e masculinidades no Brasil da primeira década do século XXI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Amanda Fabres Oliveira Radunz

CAMARGO, Fernando. S. (Orientador);GASPAROTTO, A.. Modernização agrícola e relações sociais: uma análise histórica da agricultura em São Lourenço do Sul. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Mônica Maciel Vahl

MANKE, L. S. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. Contribuições sobre o Programa do Livro Didático para o ensino fundamental no Instituto Nacional do Livro - PLIDEF/INL (1971-1976). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Bruna Coelho Tessmer

LEAL, E. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. Um estudo de gênero no medievo: o papel das adúlteras na Península Ibérica do século XII. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Carmen Beatriz Lübke Ücker

LEAL, E. (Orientadora);GASPAROTTO, A.. Um estudo do poder no seio das relações de parentesco na Península Ibérica medieval: o caso de D. Violante. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Thaís Blume dos reis

GASPAROTTO, A.; KOCH, A.; Padrós, Enrique Serra. A lógica da suspeição sobre o movimento estudantil: o olhar das SOPS/RS em relação aos "estudantes subversivos" (1964/1974). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Louise Berndt Muller

GASPAROTTO, A.; GILL, L. A.(Orientadora). "Se o que eu sou é também o que eu escolhi ser, aceito a condição" Mães e o HIV/AIDS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luisiane da Silveira Gomes

LOPES, Aristeu. E. M. (Orientador);GASPAROTTO, A.. A atuação feminina no movimento estudantil pelotense durante os anos de 1977 a 1984. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Debora Strieder Kreuz

GANDRA, Edgar. A. (Orientador);GASPAROTTO, A.. Elas no combate. Memórias das mulheres sobre a sua luta durante a ditadura civil militar (1967-1974). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Natasha Dias Castelli

LOURENCO, A. (Orientador);GASPAROTTO, A.. Uma luta histórica através de mães: ensaiando o perfil da Associación Madres de Plaza de Mayo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Altair Bennert

Silva, Carla;GASPAROTTO, A.; Darc, Aparecida (orientadora). Cinema, História e Ditadura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Gervásio Cezar Junior

GASPAROTTO, A.; CALIL, Gilberto.; Silva, Carla. A ação orgânica e hegemônica da revista Visão no período Geisel (1974-1979). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Edina Rautenberg

CALIL, Gilberto.;GASPAROTTO, A.; Silva, Carla. A revista Veja e as multinacionais no Brasil (1968 - 1975). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Maurício Dezordi

CALIL, Gilberto.; KOLING, Paulo (orient.);GASPAROTTO, A.. Integração Latino-Americana: projetos e opções de desenvolvimento (1945 - 1995). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Eliane Benitez Schons

GASPAROTTO, A.; Gregory, Valdir. Orientador. História e Memória: Cotidiano de um Porto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Daiana Cristina Lehr

RIBEIRO, Maria de Fátima Bento. Orientadora;GASPAROTTO, A.. "Opinião de Nara": De musa da Bossa Nova à musa de toda uma geração. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Adriano Dias da Silva

KOLING, Paulo (orient.);GASPAROTTO, A.. Memórias sobre o incêndio na Prefeitura de Medianeira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Enrique Serra Padrós

PADRÓS, Enrique Serra; RODEGHERO, C. S.; SCHMIDT, B. B. (Orientador); AQUINO, M. A.. O terror renegado: uma reflexão sobre os episódios de retratação pública protagonizados por integrantes de organizações de resistência à ditadura civil-militar no Brasil (1970-1975). 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Enrique Serra Padrós

PADRÓS, Enrique Serra (organizador); HARRES, M. M.; BRUNO, R. A. L.; SCHMIDT, B. B.; SILVEIRA, Helder Gordim da;PADRÓS, ENRIQUE SERRA. Companheiros Ruralistas! Mobilização patronal e atuação política da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (1959-1964). 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Enrique Serra Padrós

PADRÓS, ENRIQUE SERRA; HARRES, M. M.; SCHMIDT, B. B.; PADRÓS, Enrique Serra (orientador). ?Companheiros ruralistas!? Mobilização de classe e atuação política da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (1958-1964). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mirela Ribeiro Meira

MEIRA, Mirela R.. Um Olhar sobre a Educação em Direitos Humanos e sua abordagem nos livros didáticos de História. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialiação em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Mirela Ribeiro Meira

GASPAROTTO, A.;MEIRA, Mirela R.. UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E SUA ABORDAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialiação em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Benito Bisso Schmidt

SCHMIDT, B. B.; AQUINO, M. A.; RODEGHERO, C. S.; PADROS, E. S.. O terror renegado: uma reflexão sobre os episódios de retratação pública protagonizados por integrantes de organizações de resistência à ditadura civil-militar no Brasil (1970-1975). 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Benito Bisso Schmidt

PADROS, E. S.; BRUNO, R. A. L.; SILVEIRA, H. V. G.; HARRES, M. M.;SCHMIDT, B. B.. Companheiros Ruralistas! Mobilização patronal e atuação política da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (1959-1964). 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Benito Bisso Schmidt

SCHMIDT, B. B.; PADROS, E. S.; HARRES, M. M.. "Companheiros ruralistas!": mobilização de classe e atuação política da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (1958-1964). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carla Simone Rodeghero

Padrós, E.S.; Aquino, M. A.; SCHMIDT, B. B.;RODEGHERO, C. S.. "O terror renegado": Uma reflexão sobre os episódios de retratação pública protagonizados por integrantes de organizações de resistência à ditadura civil-militar no Brasil (1970-1975). 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marluza Marques Harres

PADROS, E. S.; BRUNO, R. A. L.;HARRES, M.M.; SCHMIDT, B. B.; SILVEIRA, H. G.. Companheiros Ruralistas! Mobilização patronal e atuação política da FARSUL (1959 - 1964). 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marluza Marques Harres

HARRES, M.M.; SCHMIDT, Benito Bisso; PADROS, H. S.. Companheiros ruralistas. Mobilização de classe e atuação política da Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (1958-1964). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Helder Volmar Gordim da Silveira

SILVEIRA, Helder Gordim da; PADRÓS, Enrique Serra; LANDIM, R. A.; HARRES, Marluza M; SCHMIDT, Benito Bisso. Companheiros Ruralistas! Mobilização Patronal e Atuação Política da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul. 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Tiago Perinazzo Cassol

"Os Sem Terra voltaram, os Sem Terra voltaram; ; ; " uma análise sobre a história e as trajetórias dos movimentos de luta pela terra no Rio Grande do Sul (1960-1980); Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rita Boritza

Assis Chateaubriand: História e Memória; Início: 2008; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Governo do Estado do Paraná; (Orientador);

Marianne Silva

Eleições para Diretores nas escolas do Paraná; Início: 2008; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Governo do Paraná; (Orientador);

Lisiane Beltrão Pereira

PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA E ATUAÇÃO POLÍTICA DO CENTRO DOS PROFESSORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - CPERS NO PERÍODO FINAL DA DITADURA CIVIL-MILITAR (1979 A 1984); 2020; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas,; Coorientador: Alessandra Gasparotto;

Darlan de Farias Rodrigues

Anticomunismos e visões de mundo: o patronato rural sul-rio-grandense e a Reforma Agrária no início dos anos 1960; 2020; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Gilson Leske

Imigrantes paraguaios em Pato Bragado; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização HIstória: Ensino e Pesquisa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Mozart Matheus de Andrade Carvalho

Imprensa e movimento LGBTT: a epidemia de Aids em Porto Alegre pelas páginas do Jornal do Nuances (1998-2000); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Bárbara de la Rosa Elia

Os tempos das cantigas dos acampamentos: alguns aspectos da história e da trajetória do Movimento dos Agricultores Sem Terra do Rio Grande do Sul (1960- 1964); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Allan Gomes Silva Pereira

A Mobilização Estudantil Durante a Campanha da Legalidade na Cidade de Pelotas (1961); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Elísia Gabriela Cardoso da Silva

Fragmentos da trajetória política do vereador negro Elberto Madruga (1952-1964); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Simone Lima Castro

Uma análise sobre os livros didáticos de História do Brasil Cadernos MEC em circulação durante a Ditadura Civil-Militar no Brasil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Ana Claudia Godois da Silva

Estágio Supervisionado em curso de Licenciatura e Pedagogia da UFPel: Percepção e expectativa de estudantes com Transtorno do Espectro Autista/Síndrome de Asperger; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Janaina Alves Martins

Mulheres na luta por justiça:trabalhadoras do frigorífico Anglo de Pelotas, ressignificando sua história (1943-1950; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Daniel Pozza dos Santos

O Governo Allende nas páginas da Revista Veja; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Venine Oliveira dos Santos

Mulheres artistas na Imprensa: suas narrativas, protagonismos e visibilidade no Cine-Theatro Central de São Lourenço do Sul (1948-1964); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Patrícia Duarte Pinto

Uma análise acerca da abordagem sobre escravidão em livros didáticos de História (1901-1950); ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Gabriel Ribeiro da Silva

O esquecimento da raça: uma breve análise da historiografia sobre as relações raciais na ditadura civil militar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Tairane Ribeiro da Silva

Sem justiça não a paz, só escravidão": uma reflexão sobre o apagamento da população negra no relatório da "Comissão Nacional da Verdade"; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Sulena Cerbaro

A tentativa frustrada de sequestro do cônsul norte-americano e seus desdobramentos no Rio Grande do Sul no período da ditadura civil-militar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Nadine Mello Pereira

Centros clandestinos de repressão como lugar de memória no Brasil e na Argentina "casa azul e escola mecânica da armada em perspectiva"; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Betina Dias Torriani

"Acabou a ditadura, mas não avisaram a polícia": violência de estado e organizações de defesa dos direitos humanos no Brasil da redemocratização; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Flávio Alsino Sans

Da sala de aula para o museu: um olhar para as visitas de grupos escolares ao Museu Municipal do Parque da Baronesa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Emeron Ricardo Esteves da Fonseca

O gênero em livros didáticos sobre a história do Rio Grande do Sul; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Eva Núbia Cardoso da Silva

Relação da doutrina espírita com a educação em Pelotas, na década de 1920; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Louise Lobler

Nacionalismo mobilizado e a criação da Petrobras; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Luana Gonçalves Torres

Luta armada na ditadura brasileira: a experiência das mulheres nas Forças Armadas de Libertação Nacional em Ribeirão Preto; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Vanessa Corrêa

Porecatu: uma análise sobre as primeiras organizações camponesas no município de Porecatu e a formação dos sindicatos no norte do Paraná (1940-1960); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Denise Carla Cornelli

O currículo de História no ensino médio da Escola Nova Sociedade: uma análise sobre a abordagem de questões relativas aos/ás trabalhadores/as do campo e à luta pela terra; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Débora Strieder Kreutz

Elas no combate: memórias das mulheres sobre a sua luta durante a Ditadura Civil-Militar (1967-74); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Viviane Barbosa Domingues

Mensageiros da luz, saberes e fazeres: o oficio de partejar das mulheres na cidade de Pelotas entre 1950-1955; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Manoel Castro da Silva

Um olhar crítico sobre a criação da Comissão Bipartite no contexto da ditadura civil-militar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Sílvia Lucia Vicenciel Lopes

Anjos, flores, pássaros e tanques: Zuzu e a moda como resistência à ditadura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Evandro José Nunes

Cantos, contos e lendas: o "negro" e o "gaúcho" nas letras de Eduardo Radox; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Bárbara de la Rosa Elia

Mobilizações e movimentos sociais agrários, repressão e resistências do pré-1964 à ditadura civil-militar: as trajetórias do MASTER no RS e das Ligas Camponesas em PE; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Darlan Farias Rodrigues

Caça ao diabo e dominação burguesa?: Abordagens sobre o anticomunismo do patronato gaúcho durante o pré-golpe de 1964; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Pelotas, BIC UFPel; Orientador: Alessandra Gasparotto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Enrique Serra Padrós

?Companheiros Ruralistas!? Mobilização de classe e atuação política da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (1958-1964); 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Enrique Serra Padrós;

Enrique Serra Padrós

?Companheiros Ruralistas!?Mobilização de classe e atuação política da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (1958-1985); ; 2011; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Enrique Serra Padrós;

Maria Stephanou

Discursos médicos sobre a educação sexual na primeira metade do século XX no Rio Grande do Sul; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Stephanou;

Benito Bisso Schmidt

O terror renegado: uma reflexão sobre os episódios de retratação pública protagonizados por integrantes de organizações de resistência à ditadura civil-militar no Brasil (1970-1975); 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Benito Bisso Schmidt;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GASPAROTTO, A. . Fontes sobre as organizações de resistência à ditadura civil-militar no Brasil: Caracterização e possibilidades de investigação. Acervo (Rio de Janeiro) , v. 27, p. 166-182, 2014.

  • GASPAROTTO, A. ; VECHIA, R. D. ; Marília Brandão . A CRIAÇÃO DA COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE E A LUTA POR VERDADE, MEMÓRIA E JUSTIÇA NO BRASIL. Espaço Plural (Marechal Cândido Rondon. Online) , v. 13, p. 68-83, 2012.

  • GASPAROTTO, A. . "O caminho da reconciliação": Uma reflexão sobre os episódios de retratação pública protaginizados por militantes que combatiam a ditadura no Brasil (1970-1975). Perseu: História, Memória e Política , v. 3, p. 11-43, 2009.

  • FERREIRA, Ivana Kátia de Souza ; GASPAROTTO, A. . Pensando a orientação de projetos de aprendizagem que envolvem o uso da tecnologia ? Relato de uma pesquisa que aborda questões étnico-raciais. (Relatos de Experiência).. Cadernos do Aplicação (UFRGS) , v. 20, p. 9-17, 2007.

  • GASPAROTTO, A. . Salve-se quem puder. Uma reflexão sobre homossexualismo e preconceitos no ambiente escolar.. Cadernos do Aplicação (UFRGS) , v. 18, p. 213-219, 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GASPAROTTO, A. . Relatório Final da Comissão Camponesa da Verdade. 2014.

GASPAROTTO, A. . Acervo da Luta Contra a Ditadura (Fundo Tarso Dutra). 2006.

GASPAROTTO, A. ; SILVEIRA, Daniela Oliveira . Inventário Nacional de Referências Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 2004.

GASPAROTTO, A. ; Padrós, Enrique Serra . Oficina: Como ensinar sobre a ditadura nestes tempos de incerteza?. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GASPAROTTO, A. . Como ensinar sobre ditadura civil-militar brasileira? Desafios do tempo presente e perspectivas para a prática docente. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GASPAROTTO, A. . Oficina Temática Indígena nas aulas de História. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GASPAROTTO, A. ; Bauer, Caroline Silveira ; Padrós, Enrique Serra ; Marla Assumpção . Oficina Ditadura Civil-Militar e Ensino de História. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GASPAROTTO, A. . Minicurso ?História Oral e ensino de História?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GASPAROTTO, A. ; Bauer, Caroline Silveira ; Marla Assumpção ; Padrós, Enrique Serra . Oficina ?Ditadura e ensino de história: os 50 anos do Golpe em sala de aula?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GASPAROTTO, A. . Oficina ?Direitos Humanos, educação e formação de professores?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GASPAROTTO, A. ; Bauer, Caroline Silveira ; Marla Assumpção ; Padrós, Enrique Serra . Oficina Ensino de História e Ditadura. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GASPAROTTO, A. . Mini-Curso: 'A ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985): panorama histórico e desdobramentos na atualidade'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GASPAROTTO, A. ; Bauer, Caroline Silveira . Oficina ?Ditadura e ensino de História?. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GASPAROTTO, A. . Oficina Ditadura e Ensino de História. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GASPAROTTO, A. . Mini-Curso ?Como trabalhar a ditadura em sala de aula??. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Bauer, Caroline Silveira ; GASPAROTTO, A. ; Padrós, Enrique Serra . Oficina: Ditadura e Ensino de História - XVI Jornada de Ensino de História e Educação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Padrós, Enrique Serra ; Bauer, Caroline Silveira ; GASPAROTTO, A. . Mini-Curso: Inventário de Cicatrizes: Anistia, Políticas de memória e políticas de esquecimento no Cone Sul - X Encontro Estadual de História - O Brasil no Sul. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Padrós, Enrique Serra ; GASPAROTTO, A. . Oficina: Ditadura, Ensino de História e Políticas de Memória - XV Jornada de Ensino de História e Educação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CASTRO, Nilo André Piana de ; GASPAROTTO, A. . Curso de Extensão: Anos Rebeldes (2009 - Pelotas): uma abordagem sobre a ditadura civil-militar brasileira. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Gasparotto, Alessandra. ; DUARTE, Selma ; GASPAROTTO, A. . Mini-curso: A ditadura brasileira entre memórias - XI Encontro Regional da ANPUH-PR. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GASPAROTTO, A. ; Padrós, Enrique Serra . Oficina: Ditadura e Ensino de História - XIV Jornada de Ensino de História e Educação - Movimentos Sociais e Ensino de Históra. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GASPAROTTO, A. . Website do Projeto Amora: Espaço de Interação e Aprendizagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GASPAROTTO, A. ; DUARTE, Selma . Oficina: "A ditadura na sala de aula". 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GASPAROTTO, A. . O mundo na sala de aula: temas contemporâneos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GASPAROTTO, A. ; CASTRO, Nilo André Piana de . A História vai ao cinema com Aplicação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GASPAROTTO, A. ; CASTRO, Nilo André Piana de . Os anos rebeldes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GASPAROTTO, A. ; Mariluci Cardoso Vargas . I Mostra itinerante verdade e memória ? Resistência cultural e heranças da ditadura civil-militar. 2013 (Mostra itinerante).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Mobilizações e movimentos sociais agrários, repressão e resistências do pré-1964 à ditadura civil-militar: as trajetórias do MASTER no RS e das Ligas Camponesas em PE, Descrição: Descrição: Dando continuidade aos trabalhos da Comissão Camponesa da Verdade, no âmbito da Comissão Nacional da Verdade, este projeto de pesquisa investigará mobilizações, reivindicações e movimentos sociais agrários, surgidos antes de 1964, e atos de repressão e violações de direitos da ditadura civil-militar no campo brasileiro. Tomará como casos de investigação as trajetórias e histórias do Movimento de Agricultores Sem Terra (MASTER), criado no Rio Grande do Sul em 1960, e da Sociedade Agrícola dos Plantadores e Pecuaristas de Pernambuco (SAPPP), criada em 1955, e popularizada como ?Ligas Camponesas?. Esses dois movimentos, um demandando terras no Sul e outro no Nordeste, são símbolos das bandeiras e demandas das populações no campo, os quais foram duramente reprimidos, perseguidos e extintos pós-1964. Apesar das graves violações de direitos no campo, esses movimentos são invisibilizados como sujeitos (resultando no não reconhecido de direitos e não acesso à justiça), mas resistiram à repressão e têm história no contexto dos desmandos do período ditatorial. Este projeto de pesquisa, ao (re)construir estas trajetórias, procura contribuir para o resgate da história do Master e das Ligas, trazendo a memória de muitos/as camponesas/es como sujeitos políticos e de direito no Brasil... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Alessandra Gasparotto - Integrante / Aristeu Elisandro Machado Lopes - Integrante / Sérgio Sauer - Coordenador / Gilney Viana - Integrante / Regina Coely Fernandes - Integrante / Marco Antônio dos Santos Teixeira - Integrante / Pablo Porfirio - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2012 - 2016

    Uma análise das práticas de atuação política e mobilização de classe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (FARSUL) - 1958 ? 1964, Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva investigar a atuação da FARSUL no período que compreende os últimos anos da década de 1950 até meados da década de 1960, buscando investigar suas táticas de mobilização patronal, estratégias de ação, alianças políticas e interlocução junto a agências do Estado. OBJETIVOS: * Identificar as práticas de organização e mobilização do patronato rural gaúcho agrupado em torno da FARSUL, bem como os discursos veiculados pela entidade em seu nome; * Discutir sobre as disputas em torno do significado da ?reforma agrária? e qual a proposta de reforma defendida pelos grandes proprietários do Rio Grande do Sul associados à FARSUL; * Analisar como a Federação atuou no sentido de se contrapor aos movimentos dos trabalhadores rurais e às reivindicações pela reforma agrária no estado, e como se articulou com outras agremiações/grupos políticos na oposição a João Goulart no início da década de 1960; * Problematizar como (e se) os ruralistas agrupados na FARSUL conseguiram institucionalizar seus interesses e como (e se) garantiram sua participação nas agências do Estado, em detrimento de outros grupos e projetos;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alessandra Gasparotto - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Prêmio Nacional de Pesquisa Memórias Reveladas, Projeto Memórias Reveladas / Arquivo nacional - Governo Federal.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pelotas, Departamento de História. , Rua Alberto Rosa, 154, Centro, 96060290 - Pelotas, RS - Brasil, Telefone: (53) 32845500

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Área de História do PIBID, Carga horária: 8

Outras informações:
Coordenadora da Área de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID / CAPES

2011 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo do Departamento de História, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora do Departamento de História. Disciplinas ministradas em 2011/2: Seminário de Hist. do Brasil - A ditadura civil-militar no Brasil: história e memória Estágio V História Comparada da América Latina

Atividades

  • 03/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Ensino de História; , Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I e II, Estágio Supervisionado no Ensino Médio I e II

  • 03/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Ensino de História; , Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I e II, Estágio Supervisionado no Ensino Médio I e II

2009 - 2011

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Ensino Básico Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora de História.

2007 - 2009

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora das Disciplinas História da América I e Brasil II (2007); História Moderna, História do Brasil IV e Metodologia do Ensino de História (2008). Orientadora de estágios supervisionados - Ensino Fundamental e Médio. Professora do Curso de Especialização História: Ensino e Pesquisa - Disciplina: Prática de Ensino de História (Ensinos Fundamental e Médio). Integrante da Linha de Pesquisa Estado e Poder e do Grupo de Pesquisa Estado e Poder (CNPq).

2005 - 2006

Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professora Substituta História, Enquadramento Funcional: Substituta, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora Substituta de História, tendo atuado no Ensino Fundamental (Projeto Amora) e no Ensino Médio.

2006 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora de Curso de Pós-Graduação, Carga horária: 15

Outras informações:
Tutora do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem, promovido pela FACED-UFRGS, Instituto de Matemática, Laboratório de Estudos Cognitivos e Secretaria de Educação à Distãncia (SEED-MEC).

1999 - 2001

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista pesquisadora do projeto "Urbanidade e Cidadania: processos de formação e instauração de saberes", desenvolvido junto a Faculdade de Educação da UFRGS, sob a orientação da Professora Dra. Maria Stephanou

2014 - Atual

Arquivo Nacional

Vínculo: Integrante de Comissão, Enquadramento Funcional: Integrante Comissão de Altos Estudos MR, Carga horária: 2

Outras informações:
Integrante da Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil - Memórias Reveladas (1964-1985)