Silvia Rocha Baptista

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de pesquisa Estudos do Cotidiano e Educação Popular. Possui graduação em Pedagogia (2012) e especialização em Educação Básica - gestão escolar (2015) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi bolsista de Iniciação à Docência (FAPERJ) no grupo de pesquisa Laboratório Audiovisual Cinema Paraíso do Departamento de Educação, da Faculdade de Formação de Professores, coordenado pela Professora Monique Mendes Franco (FFP-UERJ). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: novas tecnologias, séries inicias do Ensino Fundamental e formação de professores. Atualmente é Orientadora Pedagógica - Prefeitura Municipal de São Gonçalo e Prefeitura Municipal de Maricá e faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Cibercultura (GEPEC) e do LEAM - Laboratório de estudos e aprontos multimídia - relações étnico-raciais na cultura digital.

Informações coletadas do Lattes em 14/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado interrompido em 2023 em Educação

2021 - Atual

Universidade Federal Fluminense
José Valter Pereira.Ano de interrupção: 2023Palavras-chave: Educação; Formação de professores; TIC.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Especialização em Educação Básica - Gestão Escolar

2014 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A Gestão Democrática e as TICs: desafios e possibilidades
Orientador: Rita de Cássia Souza Leal

Graduação em Pedagogia

2006 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: OS ARTÍFICIOS TECNOLÓGICOS ATRAVESSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE
Orientador: Monique Mendes Franco
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Formação complementar

2017 - 2018

Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. (Carga horária: 120h). , Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, SEMED, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Comunicação em Periferias Urbanas..

Organização de eventos

BAPTISTA, S. R. ; OLIVEIRA, E. S. ; BRITO, M. P . 13 Anos Sem paulo Freire: Legado e Reinvenção. 2010. (Outro).

MONDEGO, R. ; BAPTISTA, S. R. ; BRITO, M. P . 1º Seminário de Direitos Humanos da UNE: "Só as Feridas Limpas Podem Cicatrizar". 2010. (Outro).

BAPTISTA, S. R. ; BRITO, M. P ; OLIVEIRA, E. S. . V Semana de Pedagogia da UERJ-FFP. 2010. (Outro).

BRITO, M. P ; BAPTISTA, S. R. . 2º dia do Pedagogo na FFP - Uma posição ética frente às dificuldades na aprendizagem. 2010. (Outro).

COSTA, R. ; ROSENDO, S. ; BAPTISTA, S. R. ; BARBOSA, A. P. C. ; OLIVEIRA, E. S. ; CARDOSO, C. . IV Semana de Pedagogia da UERJ-FFP. 2007. (Outro).

Participação em eventos

Encontors Formativos para Orientadores Pedagógicos. 2023. (Encontro).

XII Congresso de Pesquisadores/as Negros - XII COPENE. 2022. (Congresso).

II Congresso Virtual UFBA 2021. 2021. (Congresso).

IV Copene Sudeste. 2021. (Congresso).

IV Copene Sudeste. Brincando de Algoritmo Por Uma Educação Antiracista. 2021. (Congresso).

IX SEMINÁRIO DE LABORATÓRIOS E GRUPOS DE PESQUISA COM IMAGENS E SONS. 2021. (Seminário).

Palestra Online "Professores transformadores: o desafio da docência em 2021" com Pedro Bandeira. 2021. (Seminário).

Encontro de Assessoria ao Professor (EAP) - COEdu do Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST. 2017. (Encontro).

Palestra "Lei Brasileira de Inclusão". 2017. (Seminário).

Oficina Arte como Veículo de Aprendizagem e Educação. 2016. (Oficina).

Oficina de Educação Inclusiva. 2016. (Oficina).

Oficina de Psicomotricidade. 2016. (Oficina).

Espetáculo teatral "O que farei com esta peça?". 2015. (Outra).

DIALOGANDO COM JOSÉ PACHECO: uma outra escola é possível.. 2014. (Seminário).

Oficina de Ciências da Natureza. 2014. (Oficina).

11ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Cinema Paraíso: Esse obscuro Objeto da Tecnologia - Políticas Formativas no Âmbito da Convergência de Mídias. 2011. (Exposição).

10ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janiro.A Experiência do Laboratório Audiovisual Cinema Paraíso - Arte, Colaboração e Formação Docente. 2010. (Outra).

1º Seminário de Direitos Humanos da UNE. 2010. (Seminário).

30º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 2010. (Encontro).

Mostra Permanente "Em Cena". 2010. (Outra).

"Utopias e Realidades: Qual o destino da Pedagogia pela imagem em Portugal?. 2009. (Outra).

2º Encontro do FALE São Gonçalo. 2009. (Encontro).

II Encontro Articulando a Universidade e a Escola Básica no Leste Fluminense. 2009. (Outra).

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO GONÇALO. 2009. (Outra).

Mesa Redonda - Histórias de Vida: Pesquisa e Formação. 2009. (Outra).

50º Congresso da UNE. 2007. (Congresso).

Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 2007. (Encontro).

Formação de Professores - Memória e Narração. 2007. (Oficina).

III Seminário de Educação - Memórias, Historias e Formação de professores. 2007. (Seminário).

IV Semana de Pedagogia: "Educação ferramenta transformadora". 2007. (Outra).

I Colóquio Práticas de Ensino e Formação de professores. 2006. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • BAPTISTA, S. R. . Cinema Paraíso: Esse obscuro Objeto da Tecnologia - Políticas Formativas no Âmbito da Convergência de Mídias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BAPTISTA, S. R. . A Experiência do Laboratório Audiovisual Cinema Paraíso - Arte, Colaboração e Formação Docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

BAPTISTA, S. R. . Entre 4 Paredes. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BAPTISTA, S. R. ; BRITO, M. P . 22ª Mostra Permanente de Cinema. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BAPTISTA, S. R. . Entre 4 Paredes. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BAPTISTA, S. R. . Uso das ferramentas do word para edição (básico). 2020. .

BAPTISTA, S. R. . Estômago Musical. 2010.

BAPTISTA, S. R. ; BORGES. D. . Estômago Musical. 2010.

BAPTISTA, S. R. . Estômago Musical. 2010.

BAPTISTA, S. R. ; BORGES. D. . Estômago Musical. 2009.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Educação e Cibercultura, Descrição: Descrição: O GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Cibercultura (em tramitação), tem como premissa desenvolver estudos e pesquisas cujo norteamento esteja ligado a artefatos digitais e educação no seu sentido amplo e restrito. Busca hackear a educação tendo como foco potencializar a formação de professores. Faz uso das tecnologias de informação e comunicação - TIC - como máquinas de produção de subjetividade capazes de agir como platôs que impulsionam a cibercultura. A cibercultura é uma formação histórica baseada em redes telemáticas, por ser um campo muito novo e que se constitui de forma célere, gera muitas interrogações e muitas interpretações. Como metodologia abarcamos a pesquisa-ação-participativa, utilizando experimentação para contrapor a interpretação (D&G, V.1, 2000). Para Lèvy, as mudanças na técnica, na economia e nos costumes estão mais rápidos e desestabilizantes, isto graças a revolução informática. Diante da complexa metamorfose das TIC, o grupo utiliza várias ferramentas e métodos de pesquisa. Tem como objetivo perceber-observar-experimentar-pensar os artefatos digitais na (re)configuração dos modos de vida. Como base definimos que os sujeitos envolvidos são coautores da produção. Tem como finalidade incentivar os professores e futuros professores a questionar as práticas educativas na contemporaneidade e as práticas consolidadas no contexto da cultura escolar. Como interlocutores convidamos Deleuze, Guattari, Lèvy Pretto, Stallman, Himanen, Lemos, Rüdiger e outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silvia Rocha Baptista - Coordenador / Helen Pereira Ferreira - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Laboratório Audiovisual Cinema Paraíso, Descrição: Os projetos da linha têm por objetivo: a) analisar a emergência de novas concepções sobre a produção do conhecimento e suas incidências nos processos de formação; as relações entre pesquisa, aprendizagem de adultos e experiência na formação de professores; as implicações entre políticas cognitivas e o exercício docente; b) desenvolver experiências formativas referenciadas na análise dos meios e produtos audiovisuais, a partir do estudo de seus conteúdos e seus diversos códigos comunicacionais... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silvia Rocha Baptista - Integrante / Monique Franco - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Núcleo Interdisciplinar Resistência e Arte - NIRA, Descrição: O NIRA é um coletivo de professores-pesquisadores, estudantes, artistas e ativistas culturais que tem como agenda a pesquisa e o exercício de dinâmicas formativas e estéticas livres e inovadoras, visando a potencialização de uma poiésis que afirma todas as linguagens como integrantes e constituintes de manifestações discursivas, produtoras de subjetividades. No diálogo com as noções de multidão e comum buscamos fazer emergir e potencializar novos modelos não deterministas de resistência, assim como a agregação à malha produtiva e social de pessoas e movimentos autônomos, instituintes e insurgentes, atuando numa outra esfera de visibilidade e padrões de audiência. Entendendo que a subjetividade só é possível na ação e relação do indívíduo com seu pensamento e corporeidade, o Núcleo, atualmente, se apresenta num deslocamento entre dois laboratórios ? O Laboratório de Investigação Social (LIS), que incorpora pesquisas e ações no campo dos Direitos Humanos, Movimentos Sociais, Políticas Afirmativas e Culturais, atravessadas pelas noções de biopolítica e biopoder, mundialização e territorialidades, moral e performance, identidade e diferença, e o Laboratório Audiovisual Cinema Paraíso, no qual, a partir do conceito de Gestell , incorpora-se a noção da técnica como realização do processo de subjetivação singular de cada indivíduo, concebida como mediação entre o gênero humano e o mundo. O exercício desta concepção se dá por meio de pesquisas e intervenções no campo da convergência de mídias e das tecnologias de comunicação e informação, de oficinas de cinema, animação, rádio, poesia, roteiro etc, na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silvia Rocha Baptista - Integrante / Monique Franco - Coordenador / HelenHelen Pereira Ferreira - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Prefeitura Municipal de Maricá, PM/Maricá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora Pedagógica, Carga horária: 20

2016 - Atual

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Orientador Pedagógico, Carga horária: 16

2015 - 2016

Serviço Social do Comércio

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de turma, Carga horária: 25

2013 - 2015

Centro Educacional Silva Guerreiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental I, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2013

    Ensino,Disciplinas ministradas, Português, matemática, história, geografia, inglês e artes

2011 - 2011

IBMEC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 16

2010 - 2011

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.