Katya Vietta

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência como: - docente em teoria antropológica e etnologia indígena; - pesquisadora nas áreas de Etnologia e História Indígena,com ênfase em cosmologia ameríndias, tradições orais, territorialidade, organização social, políticas públicas; - consultoria e assessoria em atividades de extensão e políticas públicas junto às populações indígenas mbya (RS), kaiowa, guarani e terena (MS).

Informações coletadas do Lattes em 14/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia Social

2003 - 2007

Universidade de São Paulo
Título: Histórias sobre terras e xamãs kaiowa: territorialidade e organização social na perspectiva dos Kaiowa de Panambizinho (Dourados, MS) após 170 anos de exploração e povoamento não indígena da faixa de fronteira entre o Brasil e o Paraguai
Dominique Tilkin Gallois. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: índios kaiowa; organização social; territorialidade; xamanismos; alteridade.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Antropologia Social

1987 - 1992

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Mbya: Guarani de Verdade,Ano de Obtenção: 1992
Orientador: Pedro Ignácio Schmitz
Palavras-chave: populações indígenas; Mbyá-Guarani; organização social.Grande área: Ciências Humanas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.

Guarani

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Políticas Públicas.

Organização de eventos

BRAND, A. ; Professores e pesquisadores NEPPI-UCDB ; VIETTA, K. . Fronteiras étno-culturais O desafio da interculturalidade. 2002. (Congresso).

Carvalho, Ieda Marques ; Professores e pesquisadores NEPPI-UCDB ; VIETTA, K. . I Encontro de Pesquisadores sobre a temática Indígena do Centro-Oeste. 1996. (Congresso).

KERN, Arno Alvarez ; Professores e estagiários do CEPA-PUC-RS ; VIETTA, K. . III Jornadas INternacionais sobre Missões Jusuíticas. 1988. (Congresso).

Participação em eventos

A Questão Fundiária e as Políticas de Reconhecimento para Indígenas e Quilombolas.Populações indígenas e políticas territoriais, um olhar a partir do Mato Grosso do Sul. 2016. (Outra).

Violação de direitos Indígenas (1946-1948).Sessão 4 O caso P anambizinho-Lagoa Rica (1971). 2014. (Outra).

28 Reunião Brasileira de Antropologia. Histórias territoriais kaiowa: o histórico descompasso entre legislação e política fundiária. 2012. (Congresso).

Tribunal Popular da terra em Mato Grosso do Sul.Como o coletivo se transforma em privado: o histórico papel do Estado na privatização das terras indígenas sul-mato-grossenses. 2012. (Outra).

Encontro de Antropologia - As fronteiras da prática antropológica em Mato Grosso do Sul.Relato de experiências. 2009. (Encontro).

O contexto Histórico da demarcação das terras Kaiowa - promoção Escola Indígena Tengatui Marangatu.A Reserva de Dourados do contextos histórico e jurídico dos processos demarcatórios no MS. 2008. (Outra).

VI Consista. Direito à diversidade ou à desigualdade - um olhar sobre os Kaiowa e Guarani que habitam o Mato Grosso do Sul. 2008. (Congresso).

A mulher indígena.Mulher indígena: intervenções do estado. 2006. (Encontro).

Encontro nacional de inovação centífica para o homem do século XXI.Legislação e política indigenista - um longo caminho para o direito ao protagosnismo indígena. 2005. (Seminário).

PT Redes Ameríndias..Ka'aguirusu e Panambizinho : noções de terra, cosmologia e sociedade kaiowa,. 2005. (Seminário).

?Pastor dá conselho bom": missões evangélicas e igrejas neopentecostais entre os Kaiowa e Guarani no Mato Grosso do Sul. ?Pastor dá conselho bom": missões evangélicas e igrejas neopentecostais entre os Kaiowa e Guarani no Mato Grosso do Sul. 2002. (Congresso).

Os homens e os Deuses por uma terra sem males.Os homens e os deuses por uma terra sem males. 2002. (Encontro).

Formação em Etnologia Indígena para técnicos de nivle superior da FUNASA.Etnologia indígena. 2001. (Oficina).

Saúde mental entre as populações indígenas do MS.Práticas religiosas entre os Kaiowa e Guarani: o estatuto do Ñanderu. 2001. (Seminário).

Semana Pedagógica: Educação, sociedade e cultura.Mitos e Cosmologia: a construção do conhecimento nas populações indígenas. 2001. (Oficina).

Semana Pedagógica: Educação, Sociedade e Cultura.Construção e descontrução das representações sobre as sociedades indígenas. 2001. (Seminário).

22a Reunião de Antropogia Brasileira. Tekoha e te'yi guasu: algumas considerações sobre articulações políticas Kaiowa e Guarani a partir das noções de parentesco e ocupação espacial. 2000. (Congresso).

Semana Pedagógica Educação, Sociedade e Cultura.Construção e desconstrução das representações sobre as sociedades indígenas.. 2000. (Seminário).

Seminário 500 anos.Sociedades indígenas: algumas das velhas e das novas representações. 2000. (Seminário).

Seminário Pantanal 2000.Os Kaiowá/Guarani no Mato Grosso do Sul: (des)caminhos e alternativas. 2000. (Simpósio).

Seminário Pantanal 2000.Os Kaiowá/Guarani no Mato Grosso do Sul: (des)caminhos e alternativas. 2000. (Encontro).

Discutindo as diferenças.A lógica do outro: algumas reflexões sobre metodologia e prática indigenista. 1999. (Seminário).

III JPC Jornadas de Produção Científica das Universidades Católicas do Cento-Oeste.A família extensa incorpora os irmãos de fé. 1999. (Seminário).

II JPC Jornadas de Produção Científica das Universidades Católicas do Cento-Oeste.Corpo, saúde e sexualidade entre os Kaiowa e Guarani: algumas reflexões tendo em vista as campanhas de prevenção contra as DSTs e AIDS. 1998. (Seminário).

XVII Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. 1998. (Congresso).

II Reunião de Antropologia do Merco-Sul. Não tem quem orienta, a pessoa sozinha é que nem uma folha que vai com o vento: análise sobre alguns impasses presentes entre os Kaiowá/Guarani. 1997. (Congresso).

20a Reunião de Antropogia Brasileira. Sem nossa cultura somos bichos: subsídios para uma reflexão a respeito da interpretação cosmológica Kaiowá sobre os suicídios. 1996. (Congresso).

Encontro de Antropólogos Indigenistas da Região Sul.Troca de experiências e discussões a respeito dos processo demarcatório na região sul do Brasil. 1996. (Encontro).

Encontro dos Reitores das Universidades Comunitárias Brasileiras.O Programa Kaiowa/Guarani uma proposta interdisciplinar de pesquisa e intervenção. 1996. (Seminário).

Encontro dos Reitores das Universidades Comunitárias Brasileiras.O Programa Kaiowa/Guarani uma proposta interdisciplinar de pesquisa e intervenção.. 1996. (Simpósio).

I Encontro dos Pesquisadores do Centro-Oeste.Suicídio entre os Kaiowá/Guarani: proposta de investigação e desenvolvimento de ações objetivando a superação de suas causas. 1996. (Seminário).

Sociedades Indígenas.As sociedades indígenas no Brasil e no Rio Grande do Sul. 1996. (Seminário).

Sociedades Indígenas do RS.Sociedades Indígenas Brasileiras. 1996. (Seminário).

Sociedades Indígenas no Rio Grande do Sul.Socieadades Indígenas do Rio Grande do Sul. 1996. (Encontro).

Sociedades Indígenas no Rio Grande do Sul.Sociedades Indígenas do Rio Grande do Sul. 1996. (Encontro).

I Reunião de Antropologia do Merco-Sul. Os homens e os deuses: a construção Mbyá do conceito de sociedade. 1995. (Congresso).

IV ABA-SUL. Pegando a estrada e fincando o pé: os Mbyá-Guarani no Rio Grande do Sul. 1993. (Congresso).

O índio no RS: ontem e hoje.O índio na sala de aula. 1993. (Seminário).

VII Reunião Científica da Sociedade de Arqueologia Brasileira. Levantamento dos sítios arqueológicos de ocupação indígena na área do município de Porto Alegre. 1993. (Congresso).

VII Simpósio Sul-riograndense de Arqueologia e I Fórum de Arqueologia do Cone Sul. Teko: na trilha guarani. 1993. (Congresso).

Porto Alegre Memória e Identidade.Algumas observações sobre as sociedades indígenas do Rio Grande do Sul. 1992. (Encontro).

VI Simpósio Sul-riograndense de Arqueologia. 1991. (Simpósio).

XVII Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. 1990. (Congresso).

VIII Simpósio Nacional de Estudos Missioneiros. 1989. (Simpósio).

III Jornadas Internacionais sobre Missões Jesuíticas. 1988. (Congresso).

V Simpósio Sul-riograndense de Arqueologia. 1988. (Simpósio).

VII Simpósio Nacional de Estudos Missioneiros. 1987. (Simpósio).

XI Encontro Anual da ANPOCS. 1987. (Congresso).

IV Encontro EStadual de Professores de Antropologia. 1986. (Simpósio).

Simpósio Sul-riograndense de Arqueologia. 1984. (Simpósio).

II Reunião Científica da Sociedade de Arqueologia Brasileira. 1983. (Congresso).

II Simpósio: Elementos Culturais do Rio Grande do Sul. 1983. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Adriele Fernandes de Souza

LOURENCO, R.;VIETTA, K.; Voll, Francisco. As missões jesuíticas e indígenas com breve abordagem no Itatim e Paraguai. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Jonathan antonio da Silva

VIETTA, K.; Palma, R.; LOURENCO, R.. A MPB como ferramenta de ação política e de divulgação ideológica na resistência ao regime militar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Evandro Cáceres

LOURENCO, R.;VIETTA, K.; Voll, Francisco. A história da Reserva de Amambai (Guapo'y) a partir da memória dos velhos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Elizandra Gehrke Negrão

VIETTA, K.; LOURENCO, R.; Fachin, V. A construção da identidade alemã pela comunidade de confissão luterana (IECLB) em Amambai. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Ana Carla Arnaut

Palma, R.; SILVA, K. K. D.;VIETTA, K.. Violência escolar: relato sobre a realidade escolar em Coronel Sapucai - Ms. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Elize Martins

LOURENCO, R.;VIETTA, K.; Rodrigues, M.. Tradição e reza indígena Kaiowa da aldeia Amambai (Guapo'y). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Aparecida Benites

LOURENCO, R.;VIETTA, K.; Rodrigues, M.. O significado da terra para os Guarani. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Ana Evanir Alves Viana

ZIMMERMAMM, T. R.;VIETTA, K.; SEREJO, B. R. B.. Relações de gênero e violência doméstica contra mulheres indígenas em Amambai - MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Priscila Amônica Nascimento da Silva

LOURENCO, R.;VIETTA, K.; SILVA, K. K. D.. Práticas alimentares do Kaiowa de Jaguapire (MS). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Luzinei da Silva Nunes

VIETTA, K.; SILVA, K. K. D.; SEREJO, B. R. B.. Como se casam os indígenas da aldeia Amambai-MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: LILIAN RAQUEL RICCI TENÓRIO

VIETTA, K.. Problema da provisoriedade dos Títulos Dominiais em área de fronteira. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: EDMILSON CANALE

VIETTA, K.. O artesanato indígena terena contribuindo como um recurso terapêutico na evolução da terapia ocupacional. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Nataniel Dal moro

VIETTA, K.. A universidade comunitária: o ponto de vista dos professores e acadêmicos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Suzana Gonçalves

VIETTA, K.. Origens da UCDB: passado e presente de uma Universidade em construção. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Edna Pereira da Silva Menezes

VIETTA, K.. O enfoque da imprensa brasileira na poética de Manoel de Barros. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Ana Lucia Pessoa Marques de Nadai

VIETTA, K.. A pessoa e o personagem de Cleópatra: realidade histórica e criação de Shakespeare. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Alda Freitas da Silva

VIETTA, K.. O índio na obra de José de Alencar. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Clemilson Araújo da Silva

VIETTA, K.. Realidade histórica do conflito entre Inglaterra e França - Henrique V - Rei histórico e Henrique V - Personagem de Shakespeare. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Fabíola Benfica Marra

VIETTA, K.. Os produtores do ciclo de eventos de romaria de Água Suja: os caminhantes da indústria simbólica. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Márcio Bonesso

VIETTA, K.. Romeiros da Água Suja: os caminhantes da cultura popular em romaria - MG. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Talles Pereira Lopes

VIETTA, K.. ONGs ambientalistas da rede cerrado: um estudo de mudança dos valores e das formas de sociabilidade. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Jean Kleber Paiva Barbosa

VIETTA, K.. A dança a música e a culinária como manifestações culturais: o caso de Campo Grande. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Ione Pereira da Vitória

VIETTA, K.. Projeto Carretão. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: KÁTIA NAZARÉ COSTA VASCONCELOS

VIETTA, K.. Os grupos musicais na "época de ouro" da bacia do rio Corente. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Comissão julgadora das bancas

Marta Rosa Amoroso

GALLOIS, Dominique T; MONTEIRO, J. M.; PERRONE-MOISES, B.; ARRUDA, G.;AMOROSO, M. R.. Histórias sobre terras e xamãs Kaiowá. Territorialidade e organização social na pesrspectiva dos Kaiowá .... 2007. Tese (Doutorado em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.

Marta Rosa Amoroso

AMOROSO, M. R.; GALLOIS, Dominique T; SILVA, M. F.. Ka?agui rusu e Panambizinho (Dourados, MS). História, território, parentesco e lideranças entre os Kayowa.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.

Gilmar Arruda

Perrone-Moises, B.; AMOROSO, M. R.; MONTEIRO, J. M.; GALLOIS, D. T.;ARRUDA, G.. Histórias sobre terras e xamãs Kaiowa: territorialidade e organização social na perspectiva dos Kaiowa de Panambizinho (Dourados - MS) após 170 anos de exploração e povoamento não indígena da faixa de fronteira entre o Brasil e o Paraguai. 2007. Tese (Doutorado em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.

Beatriz Perrone-Moisés

AMOROSO, M. R.; GALLOIS, D.; MONTEIRO, J.;PERRONE-MOISÉS, B.. Histórias sobre terras e xamãs Kaiowa: territorialidade e organização social na perspectiva dos Kaiowa de Panambizinho (Dourados, MS). 2007. Tese (Doutorado em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.

Dominique Tilkin Gallois

GALLOIS, Dominique Tilkin; MOISES, Beatriz Perrone; MONTEIRO, John; Arruda, Gilmar. Histórias sobre terras e xamãs kaiowá. 2007. Tese (Doutorado em PPGAS) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Orientou

Adelia Flores Lopes

A importância do sangue entre as mulheres kaiówa da Reserva de Amambai-MS; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Elizandra Gehrke Negrão

A construção da identidade alemã pela comunidade de confissão luterana (IECLB) em Amambai; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Katya Vietta;

Jonathan antonio da Silva

A MPB como ferramenta de ação política e divulgação ideológica na resistência ao regime militar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Katya Vietta;

Luzinei da Silva Nunes

Como se casam os indígenas kaiowa da aldeia Amambai-MS - a escolha dos cônjuges e formas de casamento kaiowa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Katya Vietta;

Suzana Gonçaves Batista

Levantamento e análise da documentação referente aos Kaiowa e Guarani - região de Panambi e Juti/Caarapó; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Católica Dom Bosco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Katya Vietta;

Neuma Moraes de Almeida Macedo

A concepção da dualidade da alma humana e a construção da personalidade Kaiowá e Guarani; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Katya Vietta;

Christian Bakargy de Souza

Análise, através da criação de um software for Windows, das genealogias da aldeia de Panambizinho e da Reserva de Caarapó; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade Católica Dom Bosco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Katya Vietta;

Neuma Moraes de Almeida Macedo

A concepção da alma humana e a construção da personalidade Kaiowa e Guarani; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco, Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Katya Vietta;

Cristian Bakargy de Souza

Análise, através da criação de um software for Windows, das genealogias da aldeia Panambizinho e da Reserva de Caarapó; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade Católica Dom Bosco, Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Katya Vietta;

Jeane Junqueira Pereira

Levantamento, registro e análise da produção da arte na sociedade ind[igena Kaiowá/Guarani; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica Dom Bosco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Katya Vietta;

Andrea Yule Carvalho

Levantamento e análise, por meio de revisão bibliográfica , das nomemclaturas e regras de parentesco utilizads pela sociedade indígena Guarani; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Católica Dom Bosco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Katya Vietta;

Neuma Moraes de Almeida Macedo

Análise sobre a Concepção da Dualidade da alma humana no contexto religioso Kaiowá/Guarani; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Katya Vietta;

Ana Cristina Ribas dos Santos

Como se dão as relações sociais na família da comunidade Kaiowá/Guarani; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Katya Vietta;

Lubianca Galleano Julião

Origens e efeitos históricos da venda de mão-de-obra Kaiowá/Guarani ás usinas de álcool, na região da grande Dourados, MS; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Católica Dom Bosco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Katya Vietta;

Jayson de Souza Moraes

Monitoria disciplina Antropologia I; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Katya Vietta;

Foi orientado por

Silvia Cristina Hito

Projeto para intervenção no processo de Descrição de Cargos no contexto da gestão por competências em uma microempresa; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão de Pessoas) - Centro Universitário Senac; Orientador: Silvia Cristina Hito;

Dominique Tilkin Gallois

Histórias sobre terras e xamãs kaiowa; 2007; Tese (Doutorado em PPGAS) - Fac; de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dominique Tilkin Gallois;

Produções bibliográficas

  • VIETTA, K. . Os ?valores? da cerâmica terena campo-grandense: um silencioso patrimônio intangível. Cadernos do LEPAARQ (UFPEL) , v. 12, p. 01-34, 2015.

  • VIETTA, K. . Histórias territoriais: a privatização das terras kaiowa como estratégia para a guarnição da fronteira brasileira e outras histórias. Espaço Ameríndio (UFRGS) , v. 07, p. 26-63, 2013.

  • VIETTA, K. . ?Pastor dá conselho bom?: missões evangélicas e igrejas neopentecostais entre os Kaiowá e os Guarani em Mato Grosso do Sul?. Tellus (UCDB) , Campo Grande, v. 04, p. 109-135, 2003.

  • VIETTA, K. . Sociedades indígenas - algumas das velhas e das novas representações. Tempos Gerais (São João del Rei) , São João Del Rei, v. 04, p. 01-14, 2002.

  • VIETTA, K. . Tekoha e te'yi guasu: algumas considerações sobre articulações políticas Kaiowa e Guarani a partir das noções de parentesco e ocupação espacial. Tellus (Campo Grande) , UCDB, v. 1, n.1, p. 83-101, 2001.

  • VIETTA, K. ; BRAND, A. . Análise gráfica das ocorrência de suicídios entre os Kaiowa e Guarani no Mato Grosso do Sul. Tellus (Campo Grande) , UCDB, v. 1, n.1, p. 119-132, 2001.

  • VIETTA, K. ; BRAND, A. . Visões Kaiowa sobre o suicídio. Tellus (Campo Grande) , UCDB, v. 1, n.1, p. 133-137, 2001.

  • VIETTA, K. . Os homens e os deuses: a concepção dual da alma humana. Suplemento Antropologico , Asunción, v. XXXIV, n.2, p. 63-78, 2000.

  • VIETTA, K. . Não tem quem orienta, a pessoa sozinha é que nem uma folha que vai com o vento: análise sobre alguns impasses presentes entre os Kaiowá/Guarani. Revista de Divulgação Cultural , Campo Grande, v. 12, p. 25-31, 1998.

  • VIETTA, K. ; BRAND, A. . Programa Kaiowá/Guarani: a pesquisa científica a serviço da comunidade. Multitemas (UCDB) , Campo Grande, v. 12, p. 09-20, 1998.

  • VIETTA, K. ; BRAND, A. . Programa Kaiowá/Guarani: uma proposta de pesquisa e intervenção. Multitemas (UCDB) , Campo Grande, v. 08, p. 191-209, 1998.

  • VIETTA, K. . A família extensa incorpora os irmãos de fé. Revista da III JPC, UCG, Goiania, v. I, p. 41-46, 1998.

  • VIETTA, K. . Programa Kaiowá/Guarani: algumas reflexões sobre Antropologia e prática indigenista. Multitemas (UCDB) , Campo Grande, v. 4, p. 68-95, 1997.

  • VIETTA, K. ; NOELI, F. ; SILVA, F. ; TOCCHETTO, F. ; CAPPELLETTI, A. ; SOARES, A. ; MARQUES, K. . O mapa arqueológico parcial e a revisão historiográfica a respeito das ocupações indigenas pré-históricas no município de Porto Alegre. Revista de História Regional , Ponta Grossa, v. 02, n.01, p. 205-221, 1997.

  • VIETTA, K. . Sem nossa cultura somos bichos: subsíudios para uma reflexão a respeito da interpretação cosmológica Kaiowá sobre os suicídios. Multitemas (UCDB) , Campo Grande, v. 2, p. 98-109, 1996.

  • VIETTA, K. . Os homens e os deuses: a construção Mbyá do conceito de sociedade. Multitemas , Campo Grande, v. 3, p. 76-98, 1995.

  • VIETTA, K. . Mbyá retã, Terra Mbyá. Boletim Tembykyraguá, v. 1, p. 04-06, 1995.

  • VIETTA, K. . Os Mbyá no Rio Grande do Sul: um exemplo de desrespeito à cidadania. Boletim da ABA , v. 19, p. 09-09, 1993.

  • VIETTA, K. . Algumas observações sobre as sociedades indígenas do Rio Grande do Sul. Anais do curso Porto Alegre: memória e identidade., Porto Alegre, p. 03-16, 1992.

  • VIETTA, K. . Repensando o Mbyá retã: uma reflexão sobre alguns aspectos que envolvem a construção do imaginário Mbya. Ciências & Letras (FAPA. Impresso) , Porto Alegre, v. 11, p. 79-91, 1991.

  • VIETTA, K. . Histórias de terras e de xamãs kaiowa: territorialidade e organização social na perspectiva dos Kaiowa de Panambizinho (Dourados, MS). 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 512p .

  • VIETTA, K. . Os Deuses, os homens e suas escolhas: cosmologia, organização social, conflitos territoriais e outras histórias kaiowa. In: Chamorro, Graciela; Combès, Isabelle. (Org.). Povos Indígenas no MS.. 25ed.Dourados: UFGD Editora, 2016, v. , p. 339-359.

  • VIETTA, K. . Missões evangélicas e igrejas neopentecostais entre os Kaiowa e Guarani em Mato Grosso do Sul. In: Robin M. Wright. (Org.). Transformando os Deuses. Campinas: Unicamp, 2004, v. 02, p. 219-301.

  • VIETTA, K. . Os Mbya-Guarani no Rio Grande do Sul: um exemplo de desrespeito à cidadania. In: RICARDO, Carlos Alberto. (Org.). Povos Ind[genas no Brasil. 1ed.São Paulo: Instituto Sócio-ambienta, 1996, v. , p. 783-783.

  • VIETTA, K. . É tempo de colheita e de avati kyry. Jornal da Cidade, Cultura, p. 01 - 02, 16 mar. 2008.

  • VIETTA, K. . Algumas considerações para os integrantes da CPI da Saúde Indígena. Jornal da Cidade, Campo Grande, 07 fev. 2008.

  • VIETTA, K. . A atuação da Comissão Rondon e do SPI em terras sul-mato-grossenses. Jornal da Cidade, Campo Grande, 13 jan. 2008.

  • VIETTA, K. . Rondon no contexto da política territorial e indigenista brasileira na primeira metade do século XX. Jornal da Cidade, Campo Grande, 06 jan. 2008.

  • VIETTA, K. . O papel do Estado na geração dos conflitos envolvendo as terras Kaiowa e Guarani - I. Jornal da cidade on line, Campo Grande, 09 dez. 2007.

  • VIETTA, K. . Populações indígenas: o direito à diversidade. Jornal da Cidade on line, Campo Grande, 25 nov. 2007.

  • VIETTA, K. . Os Mbya-Guarani no Rio Grande do Sul: um exemplo de desrespeito à cidadania. Boletim da ABA, Florianópolis, p. 9 - 9, 01 dez. 1993.

  • VIETTA, K. . O papel do Estado na geração dos conflitos envolvendo as terras Kaiowa e Guarani ? II. Jornal da Cidade on line, Campo Grande.

  • VIETTA, K. . Histórias territoriais kaiowa: o histórico descompasso entre legislação e política fundiária. In: 28a Reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. Anais da 28a RBA Desafios antropológicos contemporâneos. São Paulo: Editora PUCSP, 2012. v. 1. p. 14 páginas.

  • VIETTA, K. . A família extensa incorpora os irmãos de fé. In: Anais do III JPC, 1999, Brasília. Revista da II JPC. Goiania: Universidade Católica de Goias, 1999. v. II. p. 41-45.

  • VIETTA, K. . Ka'aguirusu e Panambizinho. In: PT Redes Amaríndias, 2005, São Paulo. PT Redes Ameríndias, 2005.

  • VIETTA, K. . Política, religião e organização social entre os Kaiowa. In: Reunião de Antropologia do Mercosul, 2003, Florianópolis. Anais da RAM 2003. Florianópolis: Editora da Universidade Federal de santa Catarina, 2003.

  • VIETTA, K. . "Pastor dá conselho bom": missões evangélicas e igrejas neopentecostais entre os Kaiowa e Guarani no Mato Grosso do SUl. In: 23 Reunião da ABA, 2002, Gramado. Anais da 23 Reunião da ABA, 2002.

  • VIETTA, K. . Aldeia Panambizinho: um estudo de caso. In: XXII Reunião da Associação Brasileira de Antropologia, 2000, Brasília. Anais da XXII RBA, 2000.

  • VIETTA, K. . Os Kaiowá/Guarani no Mato Grosso do Sul: (des)caminhos e alternativas. In: Pantanal 2000, 2000, Corumbá. Pantanal 2000. Campo Grande: UCDB, 2000. v. I. p. 60-60.

  • VIETTA, K. . Corpo, saúde e sexualidade entre os Kaiowa e Guarani: algumas reflexões tendo em vista as campanhas de prevenção contra as DSTs e AIDS. In: III Jornada de Produção Científica do Centro-Oeste, 1998, Brasília. Anais do II JPC. Brasília: Universidade Católica de Brasília. p. 24.

  • VIETTA, K. . Corpo, saúde e sexualidade entre os Kaiowa e Guarani: algumas reflexões tendo enm vista as campanhas de prevenção contra as DSTs e AIDS. In: III Jornada de Produção Científica do Centro-Oeste, 1998, Brasília. Anais do II JPC. Brasília: Universidade Católica de Brasília. p. 24.

  • VIETTA, K. . Não tem quem orienta, a pessoa sozinha é como uma folha que vai com o vento: análise sobre alguns impasses entre os Kaiowá/Guarani. In: II Reunião de Antropologia do merco-Sul, 1997, Piriápolis. Anais do II RAM. Piriápolis, 1997. p. 159.

  • VIETTA, K. ; BRAND, A. . Programa Kaiowá/Guarani: uma proposta de pesquisa e intervenção. In: II Reunião de Antropologia do Merco - Sul, 1997, Piriápolis. Anais da II RAM. Piriápolis, 1997. p. 156.

  • VIETTA, K. . Sem nossa cultura somos bichos: subsídios para uma reflexão a respeito da interpretação cosmológica Kaiowá sobre os suicídios. In: XX Reunião da Sociedade Brasileira de Anrtropologia, 1996, Salvador. Anais da XX ABA. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1995. p. 53.

  • VIETTA, K. ; BRAND, A. . Suicídio entre os Kaiowá/Guarani: proposta de investição e desenvolvimento de ações objetivando a superação de suas causas. In: I Encontro de pesquisadores do Centro-Oeste, 1996, Campo Grande. Anais do I EPCO. Campo Grande, 1996.

  • VIETTA, K. . Os homens e os deuses: a construção Mbyá do conceito de sociadade. In: I Reunião de Antropologia do Merco-Sul, 1995, Tramandaí. Anais da I RAM. Tramandaí: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1995.

  • VIETTA, K. . Pegando a estrada e fincando o pé: os Mbyá-Guarani no Rio Grande do Sul. In: Anais da IV Reunião da ABA-SUL, 1993, Floranópolis. Anais da IV ABA-SUL. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1993. p. 67.

  • VIETTA, K. . Populações indígenas e políticas territoriais: incremento jurídico-administrativo dos processos para a regularização das Terras Indígenas a partir de experiências sul-mato-grossenses. Espaço Ameríndio (UFRGS) , 2017.

  • VIETTA, K. . Condutas territoriais, consolidação de fronteiras e contradições entre projetos políticos estatais e direitos fundiários indígenas a partir da experiência kaiowa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIETTA, K. . Histórias territoriais kaiowa: o histórico descompasso entre legislação e política fundiária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIETTA, K. . Como o coletivo se transforma em privado: o histórico papel do Estado na privatização das terras indígenas sul-mato-grossenses.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIETTA, K. . Direito à diversidade ou à desigualdade - um olhar sobre os Kaiowa e Guarani que habitam o Mato Grosso do Sul.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIETTA, K. . Legislação e política indigenista - um longo caminho para o direito ao protagosnismo indígena.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIETTA, K. . Ka'aguirusu e Panambizinho : noções de terra, cosmologia e sociedade kaiowa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIETTA, K. . ?Pastor dá conselho bom": missões evangélicas e igrejas neopentecostais entre os Kaiowa e Guarani no Mato Grosso do Sul. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIETTA, K. . Tekoha e te'yi guasu: algumas considerações sobre articulações políticas Kaiowa e Guarani a partir das noções de parentesco e ocupação espacial. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIETTA, K. . Práticas religiosas entre os Kaiowa e Guarani: o estatuto do Ñanderu. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIETTA, K. . Construção e desconstrução das representações sobre as sociedades indígenas.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIETTA, K. . Sociedades indígenas: algumas das velhas e das novas representações.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIETTA, K. . Os Kaiowá/Guarani no Mato Grosso do Sul: (des)caminhos e alternativas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIETTA, K. . Tekoha e te'yi guasu: algumas considerações sobre articulações políticas Kaiowa e Guarani a partir das noções de parentesco e ocupação espacial. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIETTA, K. . Os Kaiowa no Mato Grosso do Sul. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIETTA, K. . A lógica do outro: algumas reflexões sobre metodologia e prática indigenista. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIETTA, K. . A família extensa incorpora os irmãos de fé. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIETTA, K. . Corpo, saúde e sexualidade entre os Kaiowa e Guarani: algumas reflexões tendo em vista as campanhas de prevenção contra as DSTs e AIDS. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIETTA, K. . Corpo, saúde e sexualidade entre os Kaiowa e Guarani: algumas reflexões tendo em vista as campanhas de prevenção contra as DSTs e AIDS. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIETTA, K. . Corpo, saúde e sexualidade entre os Kaiowa e Guarani. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIETTA, K. . Não tem quem orienta, a pessoa sozinha é que nem uma folha que vai com o vento: análise sobre alguns impasses presentes entre os Kaiowá/Guarani. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIETTA, K. ; BRAND, A. . Programa Kaiowá/Guarani: uma proposta de pesquisa e intervenção. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIETTA, K. ; BRAND, A. . Os impasses na relação com o sobrenatural e a entrada das Igrejas Neopentecostais entre os Kaiowá/Guarani no MS. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIETTA, K. . Sem nossa cultura somos bichos: subsídios para uma reflexão a respeito da interpretação cosmológica Kaiowá sobre os suicídios. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRAND, A. ; VIETTA, K. . O Programa Kaiowa/Guarani uma proposta interdisciplinar de pesquisa e intervenção.. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VIETTA, K. ; BRAND, A. . Suicídio entre os Kaiowá/Guarani: proposta de investigação e desenvolvimento de ações objetivando a superação de suas causas. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIETTA, K. . Sociedades Indígenas Brasileiras. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIETTA, K. . Pegando a estrada e fincando o pé: os Mbyá-Guarani no Rio Grande do Sul. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOELI, F. ; SILVA, F. ; TOCCHETTO, F. ; SOARES, A. ; CAPPELLETTI, A. ; VIETTA, K. . Levantamento dos sítios arqueológicos de ocupação indígena na área do município de Porto Alegre. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIETTA, K. . Os Mbya-Guarani no Rio Grande do Sul: alguns aspectos de seu cotidiano. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIETTA, K. . Os direitos fundiários Mbya após a Constituição de 1988. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIETTA, K. . Os índios do Rio Grande do Sul. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIETTA, K. . Os ?valores? da cerâmica terena campo-grandense: um patrimônio em busca de reconhecimento 2012 (Consultoria).

  • VIETTA, K. . Algumas observações sobre as sociedades indígenas do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: SEMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 1992 (Anais do Curso Porto Alegre Memória e Identidade).

Outras produções

VIETTA, K. . Os ?valores? da cerâmica terena campo-grandense: um patrimônio em busca de reconhecimento social, cultural, político e econômico. 2012.

LIMA FILHO, Francisco C. ; FARIAS, Claudia T. S. ; LOUREIRO, Regina C. C. ; VIETTA, K. ; PEREIRA, Itamar Jorge . Koyuhópeti óvoku kuyuhoti ko'itukuketihiko. 2011.

LIMA FILHO, Francisco C. ; FARIAS, Claudia T. S. ; LOUREIRO, Regina C. C. ; ALVES, Osvaldo B. ; LIMA, Silas. R. ; VIETTA, K. ; SIlva Daniel A. ; PEDRO, DIta B. ; MOURA, Gonçalo . Kuatiá mba'apo nderecho. 2011.

VIETTA, K. . Casa da União (ong). 2011.

CLAIR, Edson ; Bosh, Anderson ; Damasceno, Jair ; VIETTA, K. . Frágil ou o sentido da ruptura. 2009.

VIETTA, K. . Relatório Circunstanciado de Delimitação e Identificação da Terra Indígena Laranjeira Ñanderu - Rio Brilhante, MS (versão preliminar). 2013.

VIETTA, K. . Relatório das pesquisas realizadas pelo GT Brilhante pegua junto à população kaiowa e guarani que habita municípios de Dourados, Douradina, Rio Brilhante e Maracaju. 2011.

VIETTA, K. . Relatório Circunstanciado de Delimitação e Identificação da Terra Indígena Panambi ? Lagoa Rica (Douradina, MS). 2011.

VIETTA, K. . Relatório Circunstanciado de Delimitação e Identificação da Terra Indígena Panambi. Douradina, MS - versão preliminar. 2009.

VIETTA, K. . Apontamentos apresentando indícios de tradicionalidade da ocupação kaiowa da margem esquerda do rio Brilhante. 2009.

VIETTA, K. ; ESPINDOLA, C. . Território Indígena. 2003.

VIETTA, K. . Reserva Indígena: coleta das sobras da cidade. 2002.

VIETTA, K. ; ESPINDOLA, C. . Aids é como flecha. 1999.

BRAND, A. ; VIETTA, K. . Suicídio entre os Kaiowá/Guarani: proposta de investigação e desenvolvimento de ações objetivando a superação de suas causas. 1999.

VIETTA, K. . Relatório Final da Perícia Antropológica realizado na Área Indígena Panambizinho. 1998.

professores Kaiowa e Guarani ; VIETTA, K. . Tesãi ome'e vy'a - saúde dá alegria. 1998.

professores Kaiowa e Guarani ; VIETTA, K. . Peepa peikuaa kunã ha kuimba'e maba'asy vai - Vocês sabem o que são doenças sexualmente transmissíveis. 1998.

VIETTA, K. . Subsídios para uma reflexão a respeito da interpretação cosmológica Kaiowá sobre os suicídios. 1998.

VIETTA, K. . Relatório de atividades bolsista recém mestre FAPERGS. 1994.

VIETTA, K. . Relatório de Identificação e Delimitação da TI Barra do Ouro, Maquiné RS. 1993.

VIETTA, K. . O Guarani no Rio Grande do Sul. 1986.

VIETTA, K. ; THADEU, Vera L.T. ; PEREZ, Léa ; PEIXOTO, Anabela L.P. . O homem pré-histórico do Rio Grande do Sul. 1984.

VIETTA, K. . Histórias sobre terras e xamãs kaiowa: territorialidade e organização social na perspectiva dos Kaiowa de Panambizinho (Dourados, MS) após 170 anos de exploração e povoamento não indígena da faixa de fronteira entre o Brasil e o Paraguai. 2007. (Tese de doutorado).

VIETTA, K. . Módulo Antropologia Indígena - Reunião Ampliada para a Implantação do Programa de Saúde Mantal em Áreas Indígenas - DISEI-FUNASA-MS. 2006. .

VIETTA, K. . Tellus. 2004. (Editoração/Periódico).

VIETTA, K. . Tellus. 2004. (Editoração/Periódico).

VIETTA, K. . Tellus. 2003. (Editoração/Periódico).

VIETTA, K. . Tellus. 2003. (Editoração/Periódico).

VIETTA, K. . Tellus. 2002. (Editoração/Periódico).

VIETTA, K. . Tellus. 2002. (Editoração/Periódico).

VIETTA, K. . Semana pedagógica - Educação, sociedade e Cultura. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIETTA, K. . Curso de Magistério Indígena Kaiowa. 2001. .

VIETTA, K. . Formação em Etnologia Indígena para técnicos de nivle superior da FUNASA. 2001. .

VIETTA, K. . Tellus. 2001. (Editoração/Periódico).

VIETTA, K. . Curso de Magistério Indígena Kaiowa. 2000. .

VIETTA, K. . Curso de Magistério Indígena Kaiowa. 1999. .

BRAND, A. ; VIETTA, K. . Suicídio entre os Kaiowá/Guarani: proposta de investição e desenvolvimento de ações objetivando a superação de suas causas I. 1999. (Relatório de pesquisa).

VIETTA, K. . Kaiowa teko: subsídios para a compreensão da construção, reprodução e manipulação das categorias simbólicas que expressam o entendimento da cosmologoa e da sociedade Mbya. 1998. (Relatório de pesquisa).

VIETTA, K. . Sociedade Indígena Guarani no Rio Grande do Sul. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIETTA, K. . Práticas e teorias Indigenistas. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIETTA, K. ; GARLET, Ivori ; ARESI, Jorge . Tembykyragua. 1995. (Editoração/Periódico).

VIETTA, K. . Livro didático: a questão indígena na sala de aula. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VIETTA, K. . Os Mbya-Guarani no Rio Grande do Sul. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIETTA, K. . Mbya: Guarani de verdade. 1992. (Dissertação de mestrado).

VIETTA, K. . Sítio Arqueológico de Itapeva (Torres, RS). 1986. (Monografia de final de curso de graduação).

VIETTA, K. ; ESPINDOLA, C. . Arundu ha temity regua ñe'e. 2003. Vídeo.

VIETTA, K. ; ESPINDOLA, C. ; BRAND, A. ; ESPINDOLA, M. ; BOAIZ, R. . Os homens e os deuses por uma Terra sem mal. 2002. Vídeo.

ESPINDOLA, C. ; VIETTA, K. ; ESPINDOLA, M. ; BRAND, A. . Tekoha. 2001. Vídeo.

VIETTA, K. ; BRAND, A. ; BORGATO, S. . Programa Kaiowa/Guarani. 1999. Vídeo.

VIETTA, K. ; TOCCHETTO, F. ; RODOLFO, A. ; PRADO, R. . Teko: percorrendo a trilha Guarani. 1994. Vídeo.

TOCCHETTO, F. ; VIETTA, K. ; MARQUES, K. ; ARESI, Jorge ; CAPPELLETTI, A. . Passeando pela aldeia guarani: exposição arqueológica e etnográfica. 1993 (Exposição Museográfica).

VIETTA, K. ; THADEU, Vera L.T. ; PEREZ, Léa ; PEIXOTO, Anabela L.P. . O homem pré-histórico do Rio Grande do Sul. 1984 (Exposição Museográfica).

VIETTA, K. . Histrórias sobre terras e xamãs kaiowa: territorialidade e organização social na perspectiva dos Kaiowa de Panambizinho (Dourados, MS) após 170 anos de exploração e povoamento não indígena da faixa de fronteira entre o Brasil e o Paraguai. 2007 (Tese de Doutorado) .

VIETTA, K. ; BRAND, A. . Os impasses na relação com o sobrenatural e a entrada das Igrejas Neopentecostais entre os Kaiowá/Guarani no MS. 1997 (Cominucação apresentada no II Congresso Internacional de Filosofia Intercultural. Mesa Redonda: O in) .

VIETTA, K. . Mbya: Guarani de verdade. 1992 (Dissertação de Mestrado) .

VIETTA, K. . Sítio Arqueológico de Itapeva (Torres, RS). 1986 (Monografia) .

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2012

    Os ?valores? da cerâmica terena campo-grandense: um patrimônio em busca de reconhecimento?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Katya Vietta - Coordenador., Financiador(es): Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2011

    Produção do Caderno de Direitos Trabalhistas em conjunto com os Kaiowa e os Terena e outras discussões, Descrição: Pesquisa e produção de material de apoio para a discussão dos direitos trabalhistas, entre outros, junto as populações indígenas do Mato Grosso do Sul. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Katya Vietta - Coordenador., Financiador(es): Tribunal Regional do Trabalho 24a Região - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - Atual

    GT Brilhantepegua - pesquisa de carater histórico-antropológico para produção de RCID, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Katya Vietta - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional do Índio - Outra., Número de produções C, T & A: 3

  • 2003 - 2007

    O que define o ?lugar do modo de ser?: análise das relações de parentesco, papel das lideranças e dispersão territorial a partir da ocupação Kaiowá das regiões de Ka?agui rusu e de Juti/Caarapó, Descrição: Projeto apresentação como requisito durante à seleção para o Doutorado em Antropologia Social PPGAS-USP. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Katya Vietta - Coordenador.

  • 1999 - 2002

    Organização social Kaiowa: análise das relações de parentesco, papel das lideranças e noção de território, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Katya Vietta - Coordenador., Financiador(es): Universidade Católica Dom Bosco - Remuneração., Número de produções C, T & A: 16

  • 1998 - 2000

    Comportamento sexual e situação epidemiológica em DST-AIDS entre os Kaiowá/Guarani do Mato Grosso do Sul: proposta de pesquisa, prevenção e assistência, Descrição: Projeto de pesquisa e extensão. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Katya Vietta - Coordenador / Antonio Brand - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 1996 - 1999

    Suicídio entre os Kaiowá/Guarani: proposta de investigação e desenvolvimento de ações objetivando a superação de suas causas, Descrição: Projeto de pesquisa e extensão financiado pela Conferência Episcopal Italiana - CEI. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (23) . , Integrantes: Katya Vietta - Integrante / Antonio Brand - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / COnferência Epsicopal ITaliana - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 1996 - 1998

    Kaiowa teko: subsídios para a compreensão da construção, reprodução e manipulação das categorias simbólicas que expressam o entendimento da cosmologoa e da sociedade kaiowa, Descrição: Projeto Desenvolvimento Científico Regional DCR, me vinculando a UCDB através da execução de atividades de ensino, pesquisa e extensão entre abril/1996 a março/1998. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Katya Vietta - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 13

  • 1995 - 1996

    A construção do conceito de território e de sociedade Mbya-Guarani, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Katya Vietta - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3

  • 1994 - 1995

    Projeto de Levantamento de Sítios Arqueológicos de Ocupação Indígena no Município de Porto Alegre., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fernanda Bordin Tocchetto em 06/11/2013., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Katya Vietta - Integrante / Francisco Noeli - Integrante / Fernanda Tocchetto - Coordenador / Angela Cappelletti - Integrante / André Soares - Integrante / Karla Marques - Integrante / Fabíola A Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 1983 - 1987

    O Guarani no Rio Grande do Sul, Descrição: Pesquisa bibliográfica com vista a subsidiar as futuras exposições realizadas pelo Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, a respeito do tema. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Katya Vietta - Coordenador., Financiador(es): Museu Antropológico do Rio Grande do Sul - Remuneração., Número de produções C, T & A: 2

  • 1983 - 1986

    Análise da segunda campanha de escavação (1982) do Sítio Arqueológico de Itapeva (Torres, RS)), Descrição: Analise de material arqueológico decorrente da segunda campanha de escavação (1982) do Sítio Arqueológico de Itapeva (Torres, RS), como parte das atividades relativa ao Estágio em Arqueologia. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Katya Vietta - Coordenador., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 1983 - 1986

    Missões Jesuíticasa do Itatim, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Katya Vietta - Integrante / Arno Alvarez Kern - Coordenador., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Cooperação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF - Auxílio financeiro.

  • 1983 - 1984

    Salvamento Arqueológico na bacia do rio Uruguai, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Katya Vietta - Coordenador / Vera Lúcia Trommer Thadeu - Integrante / Fernando LaSalvia - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas do Sul do Brasil - Auxílio financeiro.

Prêmios

2008

Mulheres a mil, Conselho Regional de Administração (CRA- MS) e parceiros.

2001

Melhor vídeo documentário, NET/GloboSat.

1984

Menção de Louvor, Sub-Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2012

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE CAMPO GRANDE

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - 2011

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 24a REGIAO

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultoria

2003 - 2007

PPGAS USP

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2015

Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor substituto contratado, Carga horária: 38

Atividades

  • 02/2014

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia e Estudos Indígenas, Antropologia I, Antropologia II, Antropologia III, Etnologia Brasileira

2009 - Atual

Fundação Nacional do Índio

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Coordenadora do GT Brilhantepegua

2008 - 2009

Fundação Nacional do Índio

Vínculo: Consultora PPTAL/PNUD, Enquadramento Funcional: Coordenadora do GT Brilhantepegua, Carga horária: 40

2008 - 2008

Fundação Nacional do Índio

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação de GT/ Consultora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenação dio GT Panambi, voltado para os trabalhos de Identificação de delimitação de TI Panambi (Douradina, MS), habitada pelos s Kaiowa.

Atividades

  • 03/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Proteção Territorial, .,Linhas de pesquisa

1996 - 2004

Universidade Católica Dom Bosco

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora e pesquisadora, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/1996

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Antropologia, Antropologia Social, Cultura Brasileira

  • 04/1996

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Antropologia, Cultura Brasileira

  • 04/1998 - 12/2004

    Direção e administração, Centro de Pesquisa e Pós Graduação, Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígena.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 03/1996 - 12/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas, Programa Kaiowá Guarani.,Linhas de pesquisa

  • 03/1996 - 12/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisa e Pós Graduação, Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígena.,Linhas de pesquisa

1995 - 1996

Universidade do Noroeste do RS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora pesquisadora, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/1995 - 04/1996

    Pesquisa e desenvolvimento , FFCH, .,Linhas de pesquisa

  • 08/1995 - 04/1996

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

  • 07/1995 - 03/1996

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

  • 03/1995 - 03/1996

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

1991 - 1996

Projeto Mbyá-Guarani

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: assessoria antropológica, Carga horária: 10

Outras informações:
Projeto Mbyá-Guarani é uma ONG voltada para ao desenvolvimento de ações de apoio às populações Mbya Guarani que habitam o Rio Grande do Sul

Atividades

  • 10/1994 - 01/1996

    Direção e administração, PMG - Centro de Assessoria às Populações Indígenas Mbyá-Guarani, .,Cargo ou função, Coordenadora.

  • 12/1991 - 01/1996

    Serviços técnicos especializados , PMG - Centro de Assessoria às Populações Indígenas Mbyá-Guarani, .,Serviço realizado, Assessoria Antropológica.

1994 - 1995

Museu de Porto Alegre

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1989 - 1994

Faculdade Porto Alegrense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

  • 03/1989 - 08/1994

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arqueologia, Pré-história

1983 - 1988

Sub-secretaria de Cultura do Estado do RS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/1982 - 04/1987

    Pesquisa e desenvolvimento , Museu Antropológico do RS, .,Linhas de pesquisa

1989 - 1989

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora da disciplina de Pré-história no curso de Lic/Bach em História

1982 - 1987

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: bolsista iniciação científica, Enquadramento Funcional: estagiária em arqueologia, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária do Professor/Doutor Arno Alvarez Kern atuando na pesquisa de sítios arqueológicos litorâneos e sítios arqueológicos nhistóricos guarani missioneiros. Coordenadora de equipe de campo em trabalhos de escavação.

Atividades

  • 04/1982 - 12/1986

    Treinamentos ministrados , Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas, .,Treinamentos ministrados, Estágio em Arqueologia Missioneira - orientação: Arno Alvarez Kern, Estágio em Arqueologia sul-riograndense - Povos litorâneos orientação Arno Alvarez Kern