Ricardo Diniz Souza e Silva

Sou Ricardo Diniz Souza e Silva, possuo graduação em licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (2004), sou especialista no Ensino de Matemática ( 2008 ) pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica ( 2014) pela Faculdade Kurios, especialista em Gestão Escolar na Área de Conhecimento: Ciências Humanas, pela Universidade Federal do Ceará ( 2016). Possuo Mestrado no Ensino de Ciências e Matemática ( 2014) pela Universidade Federal do Ceará, com atuação na linha de pesquisa uso das tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática e Doutorado em Educação (2021) pela Universidade Federal do Ceará, na área de concentração Educação Brasileira. Atualmente estou atuando como Diretor Escolar na E.E.M.T.I Custódio da Silva Lemos, pertencente a rede Estadual do Ceará. Tenho experiência na área de Física, com ênfase em Instrumentação Específica de Uso Geral em Física. Atualmente participo dos grupos de pesquisa OMINI e FEMIPECIM da Universidade Federal do Ceará na linha de pesquisa no Ensino de Ciência e Matemática.

Informações coletadas do Lattes em 21/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado

2018 - 2021

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC
Título: Transdisciplinaridade, Uso de Software de Simulação e Vídeo no desenvolvimento da Coaprendizagem e de Inter-relações entre Educação Matemática, Científica, Musical e Socioambiental
Júlio Wilson Ribeiro.

Mestrado profissional em ensino de ciências e Matemática

2012 - 2014

Universidade Federal do Ceará
Título: uso do software modellus como ferramenta pedagógica para facilitar o ensino da cinemática., Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Julio Wilson Ribeiro
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Software Modellus. Ens.

Especialização em Especialização em Gestão Escolar

2013 - 2014

Universidade Federal do Ceará
Título: Uso Pedagógico do Simulador PHET CIRCUIT na Prática Colaborativa de Alunos para Auxiliar a Aprendizagem Significativa dos Circuitos Elétricos Simples
Orientador: Jailson Tavares Cruz

Especialização em Pós graduação em Gestão Escolar e Coordenação peda

2012 - 2014

Faculdade Kurios
Título: O USO PEDAGÓGICO DO COMPUTADOR NA PRÁTICA COLABORATIVA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS PARA FACILITAR O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE FÍSICA
Orientador: FRANCISCO MARTINS MATOS

Especialização em Pós graduação no ensino de Matemática

2006 - 2007

Universidade Estadual do Ceará
Título: Utilização da informática como suporte no ensino de Matemática
Orientador: João Luzeilton de Oliveira

Graduação em licenciatura em física

1999 - 2004

Universidade Federal do Ceará
Título: não houve

Formação complementar

2021 - 2021

Tecnologias na Educação, Ensino Hibrido e Inovação pedagógica. (Carga horária: 180h). , Universidade Fedetal do Ceará, UFC, Brasil.

2020 - 2020

Promoção da Saúde e Autocuidado. (Carga horária: 20h). , Secretaria da Educação do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.

2020 - 2020

Competências Digitais para Docência. (Carga horária: 150h). , Secretaria da Educação do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.

2020 - 2020

Gestão do Ensino no contexto Atual: Caminhos e Possibilidades. (Carga horária: 8h). , Secretaria da Educação do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.

2019 - 2019

Apropriação dos Resultados do SPAEC/IDEB 2019. (Carga horária: 6h). , Secretaria da Educação do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.

2018 - 2018

Atuação em Gestão Escolar. (Carga horária: 100h). , Secretaria da Educação do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.

2018 - 2018

Fortalecimento da Atuação dos Coordenadores Pedagógicos. (Carga horária: 80h). , Secretaria da Educação do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.

2017 - 2017

Construindo Diálogos: Gestão e Protagonismo Estudantil. (Carga horária: 80h). , Secretaria da Educação do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.

2015 - 2015

Formação a Robótica. (Carga horária: 120h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, UFC, Brasil.

2015 - 2015

Gestão de sala de aula. (Carga horária: 111h). , Fundação Lemann, FUNDAÇÃO LEMANN, Brasil.

2014 - 2015

Programa Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - PACTO. (Carga horária: 200h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, UFC, Brasil.

2014 - 2014

Introdução à Educação Digital - IED. (Carga horária: 120h). , Programa Nacional de Tecnologia Educacional, PROINFO, Brasil.

2013 - 2013

Inglês Instrumental. (Carga horária: 80h). , Centro de Linguas Estrangeiras do Ceará, CLEC, Brasil.

2011 - 2011

olimpiada Brasileira de astronomia. (Carga horária: 200h). , Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, MCTI, Brasil.

2010 - 2011

prevenção ao uso de drogas para educadores. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2010 - 2010

programa de capacitação profissional. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em controle social das contas públicas. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2009 - 2009

semana da ciencia e tecnologia. (Carga horária: 60h). , prefeitura municipal de horizonte e Centec, CENTEC, Brasil.

2009 - 2009

multiplicadores em educação ambiental. (Carga horária: 40h). , Superintendência Estadual do Meio Ambiente, SEMACE, Brasil.

2009 - 2009

praticas laboratóriais em ciências. (Carga horária: 80h). , instituto de ciencias e tecnologia, CENTEC, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em responsabilidade social e sustentabilidade. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em responsabilidade social e sustentabilidade. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2008 - 2008

curso de capacitação para professores de física do. (Carga horária: 160h). , Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social, IDEAR, Brasil.

2007 - 2008

Extensão universitária em Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde. (Carga horária: 190h). , Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP, Brasil.

2007 - 2008

Formação de Facilitadores de Educação Permanente e. (Carga horária: 190h). , Fundação Osvaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2005 - 2006

curso de estudos e formação continuada. (Carga horária: 122h). , colegio vicente dourado, TRINUS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Instrumentação Específica de Uso Geral em Física.

Participação em eventos

XII Congresso de Educadores Vincentinos. Os sabores e Saberes da Educação Vincentina. 2017. (Congresso).

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2016, Águas de Lindóia- Anais do 22 CIAED, SP. UMA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL DA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE SABERES NA PERSPECTIVA DE NARRATIVAS TECIDAS EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO. 2016. (Congresso).

CIAED 21 - ABED. EDUCAÇÃO AMBIENTAL MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE UMA FORMAÇÃO DESENVOLVIDA NA DISCIPLINA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. 2015. (Congresso).

VIII congresso tecnológico - INFOBRASIL - 2015. Integração de atividades Computacionais e Experimentos na Aprendizagem de Circuitos Elétricos Resistivos. 2015. (Congresso).

Congresso Internacional de Educação a Distância ( ABED). ?Aprendizagem significativa e telecolaborativa em disciplina de licenciatura: estabelecimento de conexões entre saberes científicos, pedagógicos e tecnológicos?. 2014. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Informática na Educação- CBIE 2013. Desenvolvimento da Aprendizagem Significativa de Eletricidade com o Auxílio Pedagógico de Simulação Computacional de Circuitos de Resistores Elétricos. 2013. (Congresso).

11 Seminário Rigesa de Educação Ambiental.11 Seminário Rigesa de Educação Ambiental - Circuitos da vida 2011. 2011. (Seminário).

XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2011. (Olimpíada).

XIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. XIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2010. (Olimpíada).

Semana Nacional de Ciências e Tecnologia em Horizonte. Semana Nacional de Ciências e Tecnologia em Horizonte. 2009. (Exposição).

Seminário Rigesa de Educação Ambiental.Seminário Rigesa de Educação Ambiental. 2009. (Seminário).

XII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. XII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2009. (Olimpíada).

Participação em bancas

Aluno: André Luiz Farias Alves

SILVA, R. D. S.; Roseneide Gomes Bezerra; Júlio Alfredo Racochumi Romero. A Educação em Tempo Integral na Rede Pública Estadual de Ensino Cearense: Avaliação de um (re) caminho em busca da melhoria do ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Politicas Públicas e Mudanças Sociais) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Alex da Silva

SILVA, R. D. S.; CASTRO, F. C.; SANTANA, M. A.. UMA ABORDAGEM VIRTUAL ATRAVÉS DE SIMULADORES DOS CONTEÚDOS MRU E MRUV PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL HERMÍNIO BARROSO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM FÍSICA SEMIPRESENCIAL) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC.

Aluno: Cláudio Silva de Almeida

SILVA, R. D. S.; CASTRO, F. C.; SANTANA, M. A.. A EVASÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NA TURMA 2012/1 DA UFC/UAB-POLO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE: INVESTIGANDO AS POSSÍVEIS CAUSAS.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM FÍSICA SEMIPRESENCIAL) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC.

Aluno: Isaque Carvalho da Silva

SILVA, R. D. S.; CASTRO, F. C.; SANTANA, M. A.. UMA ABORDAGEM DOS MOVIMENTOS MRU E MRUV NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 9 ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ALBA HERCULANO ARAUJO COM O USO DE SIMULADORES DO PHET. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM FÍSICA SEMIPRESENCIAL) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC.

Aluno: José Eudásio Gomes

SILVA, R. D. S.; CASTRO, F. C.; SANTANA, M. A.. AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ESTUDO DE FÍSICA NA TURMA DO TERCEIRO ANO G, DA ESCOLA E. M. HERMÍNIO BARROSO EM PARACURU CEARÁ: UM ESTUDO DE CASO.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM FÍSICA SEMIPRESENCIAL) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC.

Aluno: Neyger Albuquerque Santos

SILVA, R. D. S.; CASTRO, F. C.; SANTANA, M. A.. UMA ABORDAGEM DO ENSINO DE FÍSICA NAS TURMAS DE ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL HERMÍNIO BARROSO: UM ESTUDO DE CASO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM FÍSICA SEMIPRESENCIAL) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC.

Aluno: Márcio Vieira de Souza

SILVA, R. D. S.; CASTRO, F. C.; SANTANA, M. A.. EXPERIÊNCIAS LABORATORIAIS APLICADAS ÀS LEIS DE NEWTON PARA ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DA EEEP ADELINO CUNHA ALCANTARA: UM ESTUDO DE CASO.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM FÍSICA SEMIPRESENCIAL) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC.

Aluno: Rodrigo de Oliveira Magalhães

SILVA, R. D. S.; CASTRO, F. C.; SANTANA, M. A.. UMA ABORDAGEM DAS FERRAMENTAS EXPERIMENTAIS UTILIZADAS NO ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DE PARACURU: UM ESTUDO DE CASO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM FÍSICA SEMIPRESENCIAL) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC.

Aluno: Pedro Getúlio de Menezes Ribeiro

SILVA, R. D. S.; CASTRO, F. C.; SANTANA, M. A.. AS PRÁTICAS DOCENTES, METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE FÍSICA COMO REFLEXO PARA A APRENDIZAGEM NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PROFESSORA MARIA LUZIA SABOIA RIBEIRO: UM ESTUDO DE CASO.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM FÍSICA SEMIPRESENCIAL) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC.

Aluno: FRANCISCO FÁBIO DE SOUSA RIBEIRO

SILVA, R. D. S.; CASTRO, F. C.; SANTANA, M. A.. O uso do Simulador PHET como ferramenta de apresendizagem para o estudo de Física da refração da luz. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM FÍSICA SEMIPRESENCIAL) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC.

Aluno: Samuel Ribeiro Pereira

SILVA, R. D. S.; CASTRO, F. C.; SANTANA, M. A.. O uso de Experimentos de baixo custo como ferramenta pedagogica no ensino de Física: Os processos de propagação de calor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física Semipresencial) - Universidade Fedetal do Ceará.

Aluno: Luiz Antônio da Silva Simão

SILVA, R. D. S.; CASTRO, F. C.; SANTANA, M. A.. O uso de Experimentos no Ensino dos conceitos Básicos da Dilatação dos Sólidos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM FÍSICA SEMIPRESENCIAL) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC.

Orientou

Francisca Aretusa da Silva

O uso de material concreto como recurso didático no ensino de geometria para uma aprendizagem significativa; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação no ensino de Matemática) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Ricardo Diniz Souza e Silva;

Raimundo Nonato Paula de Oliveira

O uso dos jogos lúdicos no ensino da Matemática nos anos iniciais e finais do ensino Fundamental; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação no ensino de Matemática) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Ricardo Diniz Souza e Silva;

James Laurindo da Costa

O uso operacional e pedagógico do Software geogebra para a construção de conceitos Matemáticos no processo de aprendizagem de geometria analitica; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação no ensino de Matemática) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Ricardo Diniz Souza e Silva;

Antônio Edivar Alves Pereira

O uso de jogos pedagógicos como auxilio na aprendizagem de Matemática de alunos portadores de necessidades especiais; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação no ensino de Matemática) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Ricardo Diniz Souza e Silva;

Produções bibliográficas

  • Julio Wilson ; SILVA, R. D. S. ; Ubaldo Tonar Teixeira Góes ; Jose Armando Valente ; OKADA, A. ; GALIAZZI, M. C. ; NARDILA, M. . TIC e Práticas na Formação do Educador coinvestigador: inter-relações entre transdisciplinaridade, cognição e docência na coaprendizagem assíncrona e construção de conhecimentos e saberes. In: SOUZA, M. V.; FARIAS, G. F.; SPANHOL, F. J.. (Org.). TIC e Práticas na Formação do Educador coinvestigador: inter-relações entre transdisciplinaridade, cognição e docência na coaprendizagem assíncrona e construção de conhecimentos e saberes. 1ed.: 1ed.São Paulo: Blucher, 2018, v. 4, p. 25-73.

  • SILVA, R. D. S. ; Ubaldo Tonar Teixeira Góes . Contribuições dos Pensadores Modernos do Século XVI e XVII (Francis Bacon, Galileu Galilei, René Descartes e Isaac Newton) para o Desenvolvimento do Conhecimento Científico. In: Ricardo Diniz Souza e Silva, Ubaldo Tonar Teixeira Góes. (Org.). Contribuições dos Pensadores Modernos do Século XVI e XVII (Francis Bacon, Galileu Galilei, René Descartes e Isaac Newton) para o Desenvolvimento do Conhecimento Científico. 1ed.: Editora CRV, 2018, v. 1, p. 27-36.

  • Julio Wilson ; SILVA, R. D. S. ; Mário Jorge Nunes Costa ; SOUSA, M. I. P. ; Ubaldo Tonar Teixeira Góes . Uso Pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Ambiental: Renovação Curricular, Transdisciplinaridade e Desenvolvimento da Conscientização Ecológica. In: José Rogério Santana; Cristine Brandenburg; Bruna Germana Mota; Munique de Souza Freitas; Júlio Wilson Ribeiro. (Org.). Educação e Métodos Digitais: Uma abordagem em Ensino Contemporâneo em Pesquisa. E21ed.Fortaleza Ceará: Editora da Universidade Estadual do Ceará - EdUECE, 2016, v. 1, p. 15-217.

  • Julio Wilson ; SILVA, R. D. S. ; SOUSA, M. I. P. ; Mário Jorge Nunes Costa ; Ubaldo Tonar Teixeira Góes . A Necessidade de Integração entre o Desenvolvimento da Aprendizagem Significativa Assíncrona e a Avaliação. In: José Rogério Santana; Cristine Brandenburg; Bruna Germana Mota; Munique de Souza Freitas; Júlio Wilson Ribeiro. (Org.). Educação e Métodos Digitais: Uma abordagem em Ensino Contemporâneo em Pesquisa. E 2ed.Fortaleza Ceará: Editora da Universidade Estadual do Ceará - EdUECE, 2016, v. 2, p. 15-217.

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2021

    Transdisciplinaridade, Uso de Software de Simulação e Vídeo no desenvolvimento da Coaprendizagem e de Inter-relações entre Educação Matemática, Científica, Musical e Socioambiental, Descrição: Vive-se no cenário educacional do século XXI uma acelerada renovação dos conteúdos pedagógicos e do acesso, construção e socialização da informação, carreando profundas e voláteis transformações sociais, decorrentes dos avanços nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que implica em quebra de paradigmas e crises, entre as áreas de conhecimento. Nas próximas décadas, frente as múltiplas possibilidades de construção de novos conhecimentos e saberes, surgirão desafios, como se repensar a Docência Transdisciplinar do Educador-Coinvestigador. Nestes contextos, para se promover a renovação da prática docente, a corrente Tese propõe, a realização uma prática pedagógica colaborativa, de modo a analisar como seus cursistas, se apropriando de pressupostos Teóricos e Metodológicos, associados à Docência Transdisciplinar, Aprendizagem Significativa, e Integração das Tecnologias: tecem, (res)significam e (inter-)relacionam conteúdos pedagógicos e se apropriam de saberes, oriundos de distintas áreas e (sub)campos de conhecimento. A pesquisa mostra-se de caráter qualitativo e de pesquisa-ação. Se insere no cenário do desenvolvimento de práticas expressas por narrativas, postadas colaborativamente em Fóruns de discussão do AVA TelEduc, durante o transcurso da disciplina Transdisciplinaridade, TIC na Formação do Educador-Coinvestigador (TTEC_2018.1). Sua proposta didática se ancora nos pressupostos da teoria da Aprendizagem Significativa Ausubeliana (AUSUBEL), nos pressupostos metodológicos e ontológicos da Transdisciplinaridade (D?AMBROSIO, NICOLESCU, MORAES, MORIN) e do Mapeamento Cognitivo (OKADA), e no estar junto virtual (VALENTE, ALMEIDA). Foram investigados três de seus Fóruns, que abordavam as temáticas de estudo: Mapas Conceituais em Projetos e Atividades Pedagógicas (OKADA), Docência Transdisciplinar (MACHADO, SILVA, VIEIRA) e Educação Matemática, Científica, Musical e Socioambiental (RIBEIRO et al.). O referencial teórico da Tese permeia inter-relações entre os campos de conhecimento: Aprendizagem, Transdisciplinaridade e Tecnologias. As diversas narrativas, postadas nos Fóruns, caracterizam-se como multidimensionais, rizomáticas e fortemente entrelaçadas, e foram mapeadas e interpretadas sob o foco metodológico da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES, GALIAZZI). Inicialmente os dados coletados foram organizados, sob a forma de categorias, para em seguida, serem desenvolvidos os procedimentos da Análise Qualitativa Multidimensional (AQM) (RIBEIRO, SOUSA, VALENTE), quando se realizou o uso do software de mapeamento cognitivo CHIC, no intuito de se processar os dados categorizados. Das saídas de dados do CHIC, selecionou-se a árvore de similaridade, onde as categorias aparecem organizadas, sob a forma de (sub)classes de categorias, atendendo a inter-relações, do tipo hierárquicas e relacionais. Embasado nos fundamentos da ATD e AQM, e sob a égide dos pressupostos da Transdisciplinaridade, as subclasses de categorias foram interpretadas à luz dos objetivos, do referencial teórico adotados na Tese e das narrativas postadas no TelEduc, o que foi posteriormente expresso na forma de metatextos descritivo-interpretativos (COSTA; RIBEIRO; SOUSA; VALENTE). Implicativamente, emergiram indícios preliminares de possíveis transversalizações e inter-relações hierárquicas e relacionais, estabelecidas entre os substratos da prática pedagógica colaborativa e os conteúdos pedagógicos, notadamente associados aos (sub)campos de conhecimento: Educação Cientifica, Matemática, Musical e Socioambiental, Aprendizagem, Transdisciplinaridade e Saberes, o que induz a se (re)pensar a necessidade de renovação da Docência Transdisciplinar do Educador-Coinvestigador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Ricardo Diniz Souza e Silva - Integrante / Julio Wilson Ribeiro - Coordenador / Ubaldo Tonar Teixeira Góes - Integrante.

  • 2013 - 2014

    USO PEDAGOGICO DO SIMULADOR PhET CIRCUIT NA PRÁTICA COLABORATIVA DE ALUNOS PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES, Descrição: Ao analisar o empenho dos jovens pelo uso dos computadores e a introdução da informática educativa nas escolas, desenvolvemos a monografia pautada no uso das tecnologias no ensino. A pesquisa averigua o desenvolvimento do método de aprendizagem dos circuitos elétricos utilizando uma metodologia educacional que valoriza a aprendizagem articulando-se o uso pedagógico do Simulador PhET Circuit. Assim, partimos para uma ação pedagógica que foi concebida e desenvolvida junto aos alunos do 3 ano do Ensino Médio, numa escola estadual da cidade de Cascavel-Ce. Para efetivá-la, foi concebida uma proposta educativa, baseando-se em David Ausubel (1980) e Valente (2002). Para decorrer a pesquisa, o pesquisador-educador adotou uma abordagem qualitativa em um estudo de caso. Para concretizar o processo pedagógico, realizamos oito aulas, subdivididas em duas fases, totalizando dezesseis horas aulas, com o objetivo de comparar metodologias pedagógicas de aprendizagem, visando analisar a forma com o aluno apreende. Na primeira fase verificamos a existência dos conhecimentos prévios utilizando aulas expositivas, aplicação de questionários, pré-teste e pós-testes. Na segunda fase utilizamos uma metodologia de aprendizagem colaborativa aplicada ao uso do simulador PhET Circuit para trabalharmos atividades de construção das associações de lâmpadas em série e paralelo junto aos alunos no laboratório de informática. Concluímos que a metodologia utilizada na pesquisa favoreceu o processo de ensino dos circuitos elétricos simples. Palavras-Chave: Aprendizagem Significativa de Física. Circuitos elétricos simples. Uso Pedagógico do Computador. Simulador PhET Circuit.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Diniz Souza e Silva - Coordenador / Jailson Tavares Cruz - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - 2014

    O USO PEDAGÓGICO DO SOFTWARE MODELLUS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COLABORATIVA DE ALUNOS PARA FACILITAR O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CINEMÁTICA, Descrição: Desenvolvimento de uma nova metodologia de aprendizagem, com o uso de recursos computacionais e sessões didáticas a luz da teoria Ausubeliana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (20) . , Integrantes: Ricardo Diniz Souza e Silva - Coordenador / Julio Wilson Ribeiro - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2007 - 2011

    educação ambiental - recicagem: circuitos de vida, Descrição: O projeto visa despertar uma consciência critica e ecológica nos professores e alunos, buscando ativar uma visão ecologica e financeira, com a reciclagem e industrialização de produtos descartaveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ricardo Diniz Souza e Silva - Coordenador.

  • 2007 - 2011

    educação ambiental - recicagem: circuitos de vida, Descrição: O projeto visa despertar uma consciência critica e ecológica nos professores e alunos, buscando ativar uma visão ecologica e financeira, com a reciclagem e industrialização de produtos descartaveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ricardo Diniz Souza e Silva - Coordenador.

  • 2007 - 2011

    educação ambiental - recicagem: circuitos de vida, Descrição: O projeto visa despertar uma consciência critica e ecológica nos professores e alunos, buscando ativar uma visão ecologica e financeira, com a reciclagem e industrialização de produtos descartaveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ricardo Diniz Souza e Silva - Coordenador.

  • 2007 - 2011

    educação ambiental - recicagem: circuitos de vida, Descrição: O projeto visa despertar uma consciência critica e ecológica nos professores e alunos, buscando ativar uma visão ecologica e financeira, com a reciclagem e industrialização de produtos descartaveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ricardo Diniz Souza e Silva - Coordenador.

  • 2007 - 2011

    educação ambiental - recicagem: circuitos de vida, Descrição: O projeto visa despertar uma consciência critica e ecológica nos professores e alunos, buscando ativar uma visão ecologica e financeira, com a reciclagem e industrialização de produtos descartaveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ricardo Diniz Souza e Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Patronato Juvenal de Carvalho. , Rua Pe Valdevino Nogueira, centro, 62850-000 - Cascavel, CE - Brasil, Telefone: (085) 33341275, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - 2011

e.m.e.f. Olímpio Nogueira Lopes

Vínculo: , Enquadramento Funcional: coordenador pedagógico, Carga horária: 20

2009 - 2010

centec

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor do laboratório de ciências, Carga horária: 20

Outras informações:
Fui cedido pela prefeitura Municipal de Horizonte para trabalhar durante esse período.

2009 - Atual

Governo do Estado do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

2007 - 2011

rigesa soluções em embalagem

Vínculo: multiplicador, Enquadramento Funcional: professor multiplicador, Carga horária: 8

2007 - Atual

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor