Wilson Rogério Penteado Júnior

Graduado em Ciências Sociais nas modalidades Licenciatura Plena em Ciências Sociais e Bacharelado, com ênfase em Antropologia Social, pela UNICAMP (2001). Mestre em Antropologia Social (2004), e Doutor em Antropologia Social (2010) pela mesma instituição, UNICAMP. Ganhador do Prêmio Silvio Romero (2006), em sua 47a. edição, ao obter, com sua dissertação de mestrado, a 1a. colocação no Concurso Nacional de Pesquisas sobre Cultura Popular, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional / IPHAN e Ministério da Cultura / MinC. Autor do livro "Jongueiros do Tamandaré: devoção, memória e identidade social no ritual do jongo", publicado pela Editora Annablume com apoio FAPESP, (2010). Colaborou com o dossiê Afro-patrimoines: Culture afro-brésilienne et dynamiques patrimoniales, da coleção Les Carnets du Lahic - EHESS - Ministère de La Culture - France (2015). Organizador de coletâneas, dentre as quais: "Pelas Lentes do Recôncavo: escritos de teoria social, artes e humanidades", publicado pela EDUFRB (2016). Tem experiência na realização de consultorias e laudos periciais antropológicos. É Professor Associado, Nível 1, de Antropologia, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, atuando como pesquisador no grupo "Corpo, Socialização e Expressões Culturais"- ECCOS (na linha "Cultura Popular, Festejos e Rituais"). Leciona no Centro de Artes, Humanidades e Letras, sediado na cidade histórica de Cachoeira-BA, onde atua em diversos cursos de graduação, bem como no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais-PPGCS-UFRB e no Programa de Arqueologia e Patrimônio Cultural - PPGap-UFRB. Neste Centro, foi membro efetivo do colegiado do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais no período de 2009 a 2014 e do colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais entre março de 2016 e março de 2017, tendo sido um dos idealizadores e colaboradores para implantação deste Curso. Neste mesmo Centro, chefiou o Núcleo de Gestão de Atividades de Pesquisa no biênio 2010 - 2011, foi vice-diretor e assessor de Direção entre jan. de 2012 e ago. 2015 e exerceu o cargo de diretor interino entre set. de 2015 e fev. de 2016. Atualmente, é membro do colegiado do Curso de Mestrado no PPGCS-UFRB, membro do colegiado do Curso de Mestrado no PPGap-UFRB, membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais, membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais e Editor do periódico científico Novos Olhares Sociais do PPGCS-UFRB.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia Social

2005 - 2010

Universidade Estadual de Campinas
Título: Uma Trilha ao Intangível: olhares sobre o jongo no espetáculo da brasilidade
Emilia Pietrafesa de Godoi. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Jongo; Patrimônio Imaterial; Antropologia Social; Narrativas Nacionais; Memória Social.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Performances e Rituais.

Mestrado em Antropologia Social

2002 - 2004

Universidade Estadual de Campinas
Título: Jongueiros do Tamandaré: um estudo antropológico da prática do jongo no Vale do Paraíba Paulista (Guaratinguetá-SP),Ano de Obtenção: 2004
Emília Pietrafesa de Godoi.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Jongo; Etnicidade; Religiosidade afro brasileira; Processo Ritual.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.

Graduação em Ciências Sociais

1997 - 2001

Universidade Estadual de Campinas
Título: Capoeira e Cidadania: um estudo da prática capoeirística, e sua aplicação, em projetos sócio-educacionais na cidade de Campinas-SP
Orientador: Emília Pietrafesa de Godoi
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Media Training. (Carga horária: 8h). , LUME Comunicação, LUME, Brasil.

2012 - 2012

INRC Inventário Nacional de Referências Culturais. (Carga horária: 8h). , Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN-BA, Brasil.

2005 - 2005

VIII Fábrica de Idéias. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Introdução ao Folclore - Conceito e Método. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PENTEADO JUNIOR, W. R. . I Ciclo de Debates em Sociologia da Saúde. 2017. (Outro).

PENTEADO JUNIOR, W. R. ; PÊPE, Suzane Tavares de Pinho . Dona Dalva: 90 anos. 2017. (Outro).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . GT - Festas e Culturas Populares - XIII ENECULT. 2017. (Outro).

PENTEADO JUNIOR, W. R. ; NERY, Salete . GT - Cultura Popular, Festejos e Rituais - VI Seminário doi Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais. 2016. (Outro).

PENTEADO JUNIOR, W. R. ; NERY, M. S. . GT - Cultura Popular, Festejos e Rituais - V Seminário doi Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais. 2015. (Outro).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . VIII Simpósio: Identidades Culturais e Religiosidades. 2014. (Outro).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . GT - Cultura Popular, Festejos e Rituais - IV Seminário doi Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais. 2014. (Outro).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . VII Simpósio: Identidades Culturais e Religiosidades. 2013. (Outro).

PENTEADO JUNIOR, W. R. ; MARCOS, M. . GT - Culturas Negras, Identidades e Representações - II Fórum Internacional 20 de novembro. 2013. (Outro).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . VI Simposio: Identidades Culturais e Religiosidades. 2012. (Outro).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . V Seminário Estudantil de Pesquisa e I Semana de Pesquisa e Extensão do CAHL-UFRB. 2011. (Outro).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . IV Seminário Estudantil de Pesquisa do CAHL-UFRB. 2010. (Outro).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia. 2010. (Congresso).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . II Seminário de Pesquisas e Estudos Negros - II SEPENE. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Acervo audiovisual de pesquisa e extensão dos docentes da UFRB.Saberes Abertos: culturas populares e universidade. 2018. (Outra).

IX Seminário de Arqueologia do CAHL/UFRB: Arqueologia no Brasil - regulamentação da profissão de arqueólogo. 2018. (Seminário).

XIV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.GT - Culturas e Festas. 2018. (Encontro).

Direito de Criar - Programa de Escutas Culturais.Dimensão simbólica e cidadã: cultura na criação de tradições, identidades e participação social. 2017. (Seminário).

II Encontro (Re)Pensar Recôncavo.Dialogando com Mestres. 2017. (Encontro).

I Seminário de Políticas de Ações Afirmativas na Pós-Graduaçãoãoo. 2017. (Seminário).

Projeto Novembro Negro: Consciência Negra.O Jongo e a cultura afrobrasileira. 2017. (Outra).

XIII ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. 2017. (Encontro).

AfroCAHL: por um eu enunciador. 2016. (Encontro).

II Aróyé - Encontro de culturas africana, afro-brasileira, relações etnico-raciais e educação.O Jongo à Luz da Lei 10.639/03. 2016. (Encontro).

VI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociaisais. 2016. (Seminário).

XII ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. 2016. (Encontro).

II Encontro Baiano de Estudantes de Ciências Sociais.Mesa de Abertura. 2015. (Encontro).

Prêmio Francisco Montezuma de Comunicação.Avaliador de trabalhos. 2015. (Outra).

III Seminário Corpo e Cultura.Notas sobre natureza e cultura: a exemplo das crianças intersex. 2014. (Seminário).

I Simposio "O que nos faz humanos?".O que nos faz humanos. 2014. (Simpósio).

Quando o Corpo é Festa. 2014. (Simpósio).

I Encontro de Cultura de Muritiba - Encult.O que é Cultura. 2013. (Encontro).

Homenagem à Mametu de Nikisse Kissasse.Ancestralidade Afro-brasileira: imporância para as religiões de matrizes africanas. 2012. (Encontro).

III Encontro Baiano de Estudos em Cultura - EBECULT.Coordenador do GT Cultura, Religião e Religiosidades. 2012. (Encontro).

II Seminário Corpo e Cultura.Corpo e Cultura. 2012. (Seminário).

V Seminário do LEME. 2012. (Seminário).

I Congresso Internacional de Línguas e Literaturas Africanas e Afro-Brasilidades (I CILLAA). A Rede da Memória: o trabalho de revitalização do jongo e as comunidades jongueiras do sudeste brasileiro". 2010. (Congresso).

Reunião Regional da SBPC. 2010. (Congresso).

Seminário Corpo e Cultura.Pontos de Encante, desafios de amarração: fala, magia e corporalidade no ritual do jongo. 2010. (Seminário).

III Seminário Estudantil de Pesquisa do CAHL - UFRB.Mesa 6. 2009. (Seminário).

III Simpósio - Identidades Culturais e Religiosidades.Entre nós, o Jongo: cotidiano e memória entre jongueiros no Vale do Paraíba Paulista. 2009. (Simpósio).

I Seminário Educação, História e Cultura Afro-Brasileira.Cultura, poder e as expressões culturais afro-brasileiras. 2008. (Seminário).

13 Congresso Brasileiro de Folclore. 'Festar' os Santos, Dançar o Jongo: devoção, diverção e visibilidade política. 2007. (Congresso).

13 Congresso Brasileiro de Folclore. Linguagens Cifradas, Pontos Cantados: desvelando significados no ritual de jongo. 2007. (Congresso).

II Seminário de Pesquisas e Estudos Negros - II SEPENE.Um Outro Olhar: Florestan Fernandes e os Estudos de Folclore em Questão. 2007. (Seminário).

I REA - Reunião Equatorial de Antropologia.Tamandaré em Noite de Festa: os sentidos de se festejar o jongo em Guaratinguetá-SP. 2007. (Encontro).

I REA - Reunião Equatorial de Antropologia.A Propósito de Patrimônios Imateriais: considerações antropológicas acerca do reconhecimento do jongo como 'patrimônio cultural brasileiro'. 2007. (Encontro).

VI Encontro de História Oral do Nordeste - Culturas, Memórias e Nordestes.No Fundo do Tempo e do Espaço, os Usos da Memória Escrava: narrativas de jongueiros e jongueiras no Vale do Paraíba Paulista. 2007. (Encontro).

VII RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul - Desafios Antropológicos. A Arte de Revelar e Esconder: discursos e práticas sobre o lugar da magia no ritual de jongo. 2007. (Congresso).

X Semana de Estudantes em Letras e Linguística.Cultura e Linguagem: códigos culturais, estratégias e relações hierárquicas. 2007. (Outra).

I Seminário de Pesquisas e Estudos Negros - I SEPENE.Negros Jongueiros: questões de etnicidade no Vale do Paraíba Paulista. 2006. (Seminário).

II Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas da Unicamp.O Nascimento da Arte Marcial Brasileira: a capoeira nos anos trinta. 2003. (Encontro).

V Fórum de Profissões.Mesa 1 Ciências Sociais Aplicadas: Direito e Ciências Contábeis. 2003. (Seminário).

I Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas da Unicamp.Capoeira e Cidadania: um estudo da prática capoeirística e sua aplicação em projetos sócio-educacionais na cidade de Campinas-SP. 2002. (Encontro).

IX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Capoeira e Cidadania: um estudo da prática capoeirística no projeto comunitário da Fundação Orsa (Campinas-SP). 2001. (Congresso).

I Encontro de Estudantes de Graduação em Cursos de Formação de Professores da Unicamp.A disciplina de sociologia no ensino médio. 2000. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fábio Alex Ferreira da Silva

PENTEADO JUNIOR, W. R.; DAWSEY, J. C.; BARROS, Z.. "Eu vou ali e volto já, daqui a pouco tô no mesmo lugar": performances e agências sócio rituais no culto aos caboclos em Santo Amaro - Ba. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Mayse de Oliveira Andrade

OLIVEIRA, A. E. A.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; NORONHA, V. S.. O Programa Mais Médicos e o acesso aos serviços de saúde em Santo Antônio de Jesus - BA. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Paulo Dias Conceição

VALENCA, D.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; SANTOS, J. B.. Cinco Histórias de Vidas - o Recôncavo Baiano em tempos de AIDS. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Alanna Oliveira Santos

BARROS, Z.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; SANTOS, E. O.. A ressignificação da maconha numa rede social: uma autoetnografia no Facebook. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Lilian Souza de Jesus

OLIVEIRA, A. E. A.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; SOUZA, R. F.. "Acupe vai lutar pela sua liberdade, pela sua área de pesca, pela sua área de trabalho, pela sua cultura e pela sua identidade..." - lançando redes contra a espoliação do território pesqueiro em Acupe - Santo Amaro/BA. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Janaina da Silva Palma

NERY, M. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; RODRIGUES, F. J.. O medo e suas vias de consumo: uma análise do consumo e segurança da e na Rua São Domingos - Feira de Santana/BA. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Franz Arnaldo Cezarinho

SILVA, L. M. P.; CARVALHO, E.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. No lixo: corpos, ressignificações e produção de saberes de catadores e catadoras de lixo em Santo Amaro da Purificação-Ba. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria Alice Pereira da Silva

VELAME, F.; DOURADO, O.; SERPA, A. S. P.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. Pedra de Xangô: Lugar Sagrado. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Roseane Araújo das Neves

CARVALHO, A. P. C.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; MARQUES, F. H.. Representações e práticas sociais em relação à cultura material: etnografia do processo social de produção e circulação da cerâmica de Coqueiros-BA. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Arleide Farias de Santana

ALVES, A. L.; COSTA, E. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. Quilombo do Buri: territorialidade e (re)existência. 2017. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Vanhise da Silva Ribeiro

PENTEADO JUNIOR, W. R.; NERY, M. S.; CIDREIRA, R. P.. Tessituras da Fé: sacralidade e estetização do vestuário nas festividades da Boa Morte. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Gleysa Teixeira Siqueira

PINHO, O. S. A.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; ARAS, L.. Uma história de "Cabeluda": mãe, mulher e cafetina. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Maiara Figueredo Soledade

KABENGELE, M.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; SILVA, M. C. P.. Socialização de gênero e construção das identidades sociais: um estudo comparativo entre as Escolas Sistema e Magia, em Muritiba-BA. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Zelivaldo Falcao Leite

PINHO, O. S. A.; BARRETO, P. C. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. "Se ela não se impor, ela vai passar como relaxada...". 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Olandiara de Aragão dos Santos

LIMA, M. N.; SANTOS, C. B.; ARAUJO, N. A.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. O pé firme do Pisadinha: práticas culturais num universo afro-brasileiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Tamires Santos Pereira

FARIAS, E. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; NERY, M. S.; MARTA, F. E. F.. O(a)s Pataxó Meridionais e o Território Tradicional do Monte Pascoal: patrimônio, cultura e memórias corpOrais. 2016. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Leandro alves de Araujo

ALVES, A. L.; PRZYBYLSKI, M. P.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. Oralidade e Escrita na Diáspora Religiosa Afro-Brasileira: travessias, rupturas e confluências. 2016. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Cláudio Márcio Rebouças da Silva

NERY, M. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; FARIAS, E. S.. Entre o Sino do Bonfim e o Chocalho do Cão: fé, folia e consumo nas lavagens da Festa do Senhor do Bonfim de Muritiba - BA. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Edjanara Mascarenhas Conceição

PENTEADO JUNIOR, W. R.; MAIA, S. M.; ROSA, L.. ?Corre a roda mulher, corre a roda, o homem não sabe correr?: uma analise das identidades a partir das performances de gênero nos grupos de samba-de-roda "Segura Véia" e "Filhos de Dona Cadú". 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Luísa Mahin Nascimento

VATIN, X. G.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; CAETANO, V.. "No dia da festa deles..." culto doméstico a Cosme e Damião em Cachoeira-BA. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Tais Morais Padilha Batista

NERY, M. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; QUEIROZ, L. A.. Encontros e desencontros do Turismo Étnico: um estudo de caso em Cachoeira-Ba. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Adriana Carvalho da Silva

MAIA, S. M.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; ALVES, A. L.; VATIN, X. G.. Caminhos da Fé: uma etnografia sobre a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte de São Gonçalo dos Campos-BA. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Larissa Yelena Carvalho Fontes

SERRA, O. J. T.; SILVEIRA, R.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. A Dádiva do Segredo: a negociação do segredo ritual nas religiões afro-brasileiras. 2015. Dissertação (Mestrado em Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Breno Trindade da Silva

CARVALHO, A. P. C.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; SERRA, O. J. T.. Políticas patrimoniais e salvaguarda: conflitos e estratégias no reconhecimento do samba de roda do Recôncavo Baiano. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cintia Tâmara Pinto da Cruz

FIGUEIREDO, A. L. S.; BELELI, I. A.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. Cabelos mágicos: identidade e consumo entre mulheres afro-descendentes no Beleza Natural. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Luana Verena Nascimento Machado

FIGUEIREDO, A. L. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; FRAGA FILHO, W.. Poder Feminino e Identidade na Irmandade da Boa Morte. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Ciranilia Cardoso da Silva

FIGUEIREDO, A. L. S.; RIBEIRO, D.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. Vidas trançadas: a vivencia e o trabalho das trançadeiras no Centro Histórico de Salvador". 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Rafael Caldas Barros Peixoto

VATIN, X. G.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; CASTRO, J.. A guerra de espadas na cidade de Cruz das Almas, Bahia: simbolismo, turisficação e estigmatização. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Vitor Aquino de Queiroz D'Avila Teixeira

SLENES, R. W. A.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; THOMAZ, O. R.. Olha Só o Meu Tambú, como Chora o Candongueiro: as estrelas e os toques da tradição no jongo de Guaratinguetá e Campinas-SP. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Corália Thalita Viana Almeida Leite

MAGALHAES, L. D. R.; NERY, M. S.; SANTOS, J. V.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; RODRIGUES, F. J.. Memória, mídia e pensamento criminológico: enfoque em casos brasileiros (1988-2016). 2017. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: André Luiz de Araujo Oliveira

FERNANDES, A. M.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; DOURADO, O.; SANTANNA, M. G.; LINS, E. D.. Novos Velhos Patrimônios: trajetória da norma de preservação das culturas populares nas cidades brasileiras (1988-2013). 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carlos Eduardo Marques

GODOI, E. P.; LEITE, I. B.; PAOLIELLO, R. M.; ALMEIDA, M. W. B.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. Bandeira Branca em Pau Forte: A Senzala de Pai Benedito e o quilomblé urbano Manzo Ngunzo Kaiango. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adriana Carvalho da Silva

VIEIRA, M. G.; RABELO, M.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. A transversalidade da violência religiosa: o "fazer a vida" candomblecista em um campo religioso desigual. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gabriela Borges Antunes

FARIAS, E. S.; ALMEIDA, T. M.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. A negritude está no samba: Clementina de Jesus. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: André Luiz de Araujo Oliveira

FERNANDES, A. M.; DOURADO, O.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; SANTANNA, M. G.; LINS, E. D.. Novos Velhos Patrimônios. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Julio Cesár Cerqueira Araujo

PINHO, O. S. A.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; SOUZA, C. S.. Notas etnográficas: um diálogo sobre raça, racismo, violência e projetos de vida entre os jovens homens negros no Anexo Outeiro Redondo, São Félix-BA. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Danielle Marcia Hachmann de Lacerda da Gama

PENTEADO JUNIOR, W. R.; NERY, M. S.; COSTA, E. S.. A voz e a vez de dizer: batalhas de poesia em comunidades periféricas em Salvador-BA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Paulo Dias Conceição

VALENCA, D.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; PINHO, O. S. A.. Nossas vidas com SIDA: pessoas que vivem com HIV/AIDS no recôncavo da Bahia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Josemeire Ferreira Andrade

BARROS, Z.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; QUEIROZ, M. R. F.. Kao Kabiecile - mulheres negras clamam por justiça: análise de narrativas de mulheres negras sobre a violência policial. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Vinícius Santos da Silva

PENTEADO JUNIOR, W. R.; PINHO, O. S. A.; BRITO, C. C.. Etnografia da Fechação: significações entre performances de homens negros balizadores de fanfarra na Bahia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Baga de Bagaceira Souza Campos

CIDREIRA, R. P.; BARATA, D. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. Chooqueer de monstro: Tikal babado e Pai amor e os modos de sentir e perceber suas vestes em Cachoeira-Ba. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Luísa Mesquisa Damasceno

VATIN, X. G.; BARBOSA NETO, E.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; RABELO, M.; FLAKSMAN, C.. Linhas, tramas e caminhos: trajetórias de vida que compõem um candomblé do Recôncavo da Bahia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Gleysa Teixeira Siqueira

PINHO, O. S. A.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; ARAS, L.. Uma história de "Cabeluda": mulher, mãe e cafetina. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Daiana Caroline Barbosa de Andrade

CAPPI, R.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; PINHO, P. H.. Violência entre tantas Marias. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Janaina da Silva Palma

NERY, M. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; RODRIGUES, F. J.. O medo e suas vias de consumo: uma análise do consumo e segurança da e na Rua São Domingos - FSA/BA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Mayse de Oliveira Andrade

OLIVEIRA, A. E. A.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; NORONHA, V. S.. O Programa Mais Médicos no Município de Santo Antônio de Jesus - Bahia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Fábio Alex Ferreira da Silva

PENTEADO JUNIOR, W. R.; DAWSEY, J. C.; BARROS, Z.. Keto com águas de Angola: o culto aos caboclos em Santo Amaro - BA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Maria Alice Pereira da Silva

DOURADO, O.; VELAME, F.; SERPA, A. S. P.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. Pedra de Xangô: os caminhos e descaminhos do sagrado afro-brasileiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Franz Arnaldo Cezarinho

SILVA, L. M. P.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; CARVALHO, E.. Catadores de Lixo: ethos e construção identitária no Lixão de Santo Amaro -Bahia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria Alice Pereira da Silva

VELAME, F.; DOURADO, O.; SERPA, A. S. P.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. Pedra de Xangô: Lugar Sagrado - Qualificação II. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Olandiara de Aragão dos Santos

LIMA, M. N.; ARAUJO, N. A.; SANTOS, C. B.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. O Pé Firme do Pisadinha: a palavra na cultura e a cultura na palavra. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Vanhise da Silva Ribeiro

PENTEADO JUNIOR, W. R.; NERY, M. S.; CIDREIRA, R. P.. Tessituras da Fé: sacralidade e estetização do vestuário nas festividades à Boa Morte. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Zelivaldo Falcao Leite

PINHO, O. S. A.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; BARRETO, P. C. S.. "Se ela não se impor, ela vai passar como relaxada. Por que o homem é descarado, nós é homem e sabe!" Uma análise sobre gênero e raça entre trabalhador@s da construção civil. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Maiara Figueredo da Solidade

KABENGELE, M.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; CARVALHO, A. P. C.. Socialização de gênero e construção das identidades sociais: um estudo comparativo entre as escolas "Sistema" e "Magia", em Muritiba-Ba. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Roseane Araújo Neves

CARVALHO, A. P. C.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; NERY, M. S.. Representações e práticas sociais em relação à cultura material: etnografia do processo social de produção e circulação de cerâmica de Coqueiros, Bahia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Adriana Carvalho da Silva

MAIA, S. M.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; VATIN, X. G.; NERY, M. S.. Caminhos da fé: uma etnografia sobre a Irmandade da Boa Morte de São Gonçalo dos Campos-BA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Luísa Mahin Araujo Lima do Nascimento

VATIN, X. G.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; CAETANO, V.; MARQUES, F. H.. Culto doméstico a Cosme e Damião: memória e ressignificação da cultura em uma tradição em Cachoeira-Ba. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Cláudio Márcio Rebouças

NERY, M. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; FARIAS, E. S.. Entre o Sino do Bonfim e o Chocalho do Cão: fé, folia e consumo nas lavagens da Festa do Senhor do Bonfim em Muritiba-BA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Leandro alves de Araujo

ALVES, A. L.; PRZYBYLSKI, M. P.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. Oralidade e Escrita na Diáspora Religiosa Afro-Brasileira: travessias, rupturas e confluências. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Edjanara Mascarenhas Conceição

PENTEADO JUNIOR, W. R.; MAIA, S. M.; ROSA, L.. Corre a roda mulher, corre a roda, o homem não sabe correr (...) identidades e performances de gênero nos grupos de samba-de-roda "Filhos do Paraguai/Segura 'véia'" e "Filhos de Dona Cadú". 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Luana Verena Nascimento Machado

FIGUEIREDO, A. L. S.; FRAGA FILHO, W.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. Poder feminino e identidade na Irmandade da Boa Morte. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Rafael Caldas Barros Peixoto

VATIN, X. G.; CASTRO, J.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. A Guerra de Espadas na cidade de Cruz das Almas, Bahia: simbolismo, turisficação e estigmatização. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Melira Elen Mascarenhas Cazaes

FRAGA FILHO, W.; PIRES, A. L. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. No ritmo do compasso e nas batidas do coração: um estudo sobre a Filarmônica Minerva Cachoeirana (1960-1980). 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria e Métodos da História) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Jéssica Gualberto Passos de Oliveira

NERY, M. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; VALENCA, D.. A ditadura do padrão fitness: uma análise acerca da dinâmica fitness e seus praticantes na cidade de Cachoeira-BA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Alessandra Alves dos Santos

GROSSI, Gabriele;PENTEADO JUNIOR, W. R.; SANTOS, W. P.. A sexualidade para as mulheres de um grupo de jovens da Pastoral da Juventude da cidade de Sapeaçu-BA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Ivan Domingos Amaral

PÊPE, Suzane Tavares de Pinho;PENTEADO JUNIOR, W. R.; SANTIAGO, C. F. G.. Belo Horizonte Mandir: da iconografia de Jagannatha, Baladeva e Subhadra à etnografia da vivência de seus rituais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Gabriel Carvalho Santos

SILVA, S. D.; COSTA, C. A. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. Biografia cultural no Engenho Vitória como ferramenta para obtenção de sua documentação museológica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Jamile do Carmo Conceição Sandes

MARTINS, T. J.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; NOVA, C. C. C.. Entre a negociação e o conflito - escolarização formal e processo de formação das identidades nos quilombos: uma análise da comunidade de Salaminas Putumuju em Maragogipe-BA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Ana Cláudia da Conceição Silveira

CLEMENTE, M. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; JESUS, F. F.. Família e institucionalização da pessoa idosa: um estudo junto à equipe interdisciplinar do Lar dos Idosos de Cruz das Almas-Ba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Antonio Fernando Brito Martins

OLIVEIRA, A. E. A.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; BENEVIDES, S. C. O.. A criminalização das drogas como forma de repressão social e racial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Humberto dos Santos Machado Junior

BENEVIDES, S. C. O.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; SILVA, M. F.. Religião e Política se discutem, sim: uma perspectiva da compreensão política dos espíritas de Cruz das Almas-BA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Ana Cláudia Santos de Jesus

SOUZA, C. F. S.; SANTOS, P. V. P.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. Rosarinho: memória e identidade na análise do patrimônio funerário afro-brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Vanessa Ionara Rodrigues

BENEVIDES, S. C. O.; NERY, M. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. Beleza Pura: um debate sobre corpo, consumo, juventude e construções identitárias na contemporaneidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Julio Cesár Cerqueira Araujo

PINHO, O. S. A.; MAIA, S. M.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. Um negão desses?! racialização e sexualização nas performances de masculinidades de jovens homens negros no contexto da Escola Pública Rômulo Galvão - São Felix, BA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Milena Rocha Caetano de Jesus

MAIA, S. M.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; SILVEIRA, M. B. O.. Alecrim, um pedacionho do Recôncavo: um olhar acerca dos idosos do povoado do Alecrim, zona rural da cidade de Cachoeira, Bahia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Luma Cecília Oliveira Bispo

GODINHO, L. F.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; MARTINS, T. J.. As múltiplas representações construídas sobre o cabelo no âmbito escolar: CETEP- Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo, Santo Antonio de Jesus-Bahia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Indira Bastos Souza Lima

PÊPE, Suzane Tavares de Pinho;PENTEADO JUNIOR, W. R.; SILVA, S. D.. Memórias Documentadas: Grupo de Reisado D. Vitória do Baixão de Zé Preto - Irecê-Ba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Rafaela Nery Pimentel

BENEVIDES, S. C. O.; NERY, M. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. O discurso do amor no século XIX: uma análise sob a perspectiva feminina do "Jornal das Senhoras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Maira Carolina Carbonieri

MACHADO, J.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; SOUZA, A. C. G.. Entre deslocamentos e retomadas: reflexões sobre identidade e territorialidade entre os Pataxó Hãhãhãe da Aldeia Nova Vida, Camamu, baixo-sul da Bahia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Daniel Pereira Rocha

CARVALHO, A. P. C.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; NERY, Salete. Reflexividade pública: estudo ritual do Cineclube Mário Gusmão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Joselita Araújo Lobo

OLIVEIRA, A. E. A.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; BENEVIDES, S. C. O.. Escola e Participação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: June Alfred Alves

NERY, M. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; GROSSI, Gabriele. Movendo-se em terreno inimigo: inserção da Igreja Universal do Reino de Deus na configuração religiosa de Cachoeira-BA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Luciméa Santos Lima

GIVIGI, A. C.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. O corpo negro e suas ressignificações no contexto do Camdomblé. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Maiara Figueredo Solidade

MAIA, S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; GIVIGI, A. C.. Socialização de Gênero entre meninos e meninas do ensino básico na escola Senhora Santana em Cachoeira-BA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Marcia Maria Lopes

PÊPE, Suzane Tavares de Pinho; DORIA, R. C. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. A Casa do Samba de Dona Dalva, Cachoeira (BA): entre memória e dinâmica culturais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Lilian Azevedo Silva

COSTA, C. A. S.; FERNANDES, H. L. A.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. Do trabalho de ceramistas e a reprodução de elementos do passado: a memória arqueológica como elemento identitário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Virginia de Santana Cordolino Nunes

FIGUEIREDO, A. L. S.; MACHADO, J.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. Crenças partilhadas: a prática mágico-terapêutica na cidade de Cachoeira (BA). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Júlia Marta C

NERY, M. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; MACHADO, J.. Mascarenhas.Velho Gagá, Velha Caduca? As representações acerca da velhice na Casa dos Velhos de Cachoeira-BA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Ana Carine Melo

ALMEIDA, L.; SANTOS, F. L.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. "Confia em Deus, nas 'foia' e cura": práticas de cura, memória e sobrevivência em Cruz das Almas-BA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Amanda Alves da Silva

MAIA, S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; FIGUEIREDO, A. L. S.. Perigos Internos: mulheres X violência conjugal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Felipe Arnaldo Cezarinho

ALMEIDA, L.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; GUERRA, S. A. D.. Guerra de Espadas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Sidimara Cristina de souza

SILVA, E. A.; OLIVEIRA, A. C. O.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. Comunidade Remanescente de quilombo São Juliáo: limites e possibilidades de acesso às políticas públicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Valdilene Bispo do Nascimento

VALENÇA, Diogo; NORONHA, V. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. As transformações na familia nuclear protestante em um mundo globalizado: um estudo de caso da Primeira Igreja Batista em Cruz das Almas-BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Jamille Oliveira dos Santos

FIGUEIREDO, A. L. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; NERY, M. S.. Os jovens e seus lugares: uma análise comparativa das sociabilidades juvenis em espaços urbanos de Cruz das Almas - Bahia e de Niterói - Rio de Janeiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Vanessa Cunha Boaventura

SILVA, M. C.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; SANTOS, P. V. P.. Representações sociais da velhice: estudo realizado junto aos jovens do ensino médio do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia e do Colègio Simonton, Cachoeira - BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: João Carlos de Jesus Santos

PÊPE, Suzane Tavares de Pinho;PENTEADO JUNIOR, W. R.; AMAZONAS, Archimedes Ribas. Trabalho de documentação museológica no terreiro de candomblé Ilê Axé Ogunjá (São Félix). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

DINIZ, J. P. B.; PITOMBO, R.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. Concurso Público para Professor Substituto da matéria/área do Conhecimento Oficina de Textos/Comunicação Social. 2013. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

SILVA, E. A.; OLIVEIRA, A. C. O. E.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor do Ensino Superior. 2012. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

NERY, M. S.;PENTEADO JUNIOR, W. R.; TAVARES, E.. Processo Seletivo para ingresso no Curso de Mestrado do PPGCS-UFRB. 2018. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

PENTEADO JUNIOR, W. R.; BENEVIDES, S. C. O.; MARTINS, T. J.. Seleção para contratação de Docente por Tempo Determinado. Edital 06/2015 CAHL/UFRB. 2015. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

PENTEADO JUNIOR, W. R.; PONTES, S. A.; OLIVEIRA, I.. Processo Seletivo para Contratação de Docente Temporário. 2011. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

PENTEADO JUNIOR, W. R.; FIGUEIREDO, A. L. S.; GODINHO, L. F.. Processo seletivo simplificado para contratação de docente por tempo determinado. 2009. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

John Manuel Monteiro

MONTEIRO, John M.; GODOI, E. P.; SLENES, R. W.; VATIN, Xavier Gilles; SILVA, Vagner Gonçalves da. Uma Trilha ao Intangível: olhares sobre o jongo no espetáculo da brasilidade. 2010. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Ana Maria de Niemeyer

NIEMEYER, A. M.. Jongueiros do Tamandaré: um estudo antropológico da prática do jongo no Vale do Paraíba Paulista (Guaratinguetá - SP). 2004. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Ana Maria de Niemeyer

NIEMEYER, A. M.. Capoeira e cidadania: uma estudo da prática capoeirística e sua aplicação em projetos sócio-educacionais na cidade de Campinas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Neusa Maria Mendes de Gusmão

GUSMÃO, N. M. M.. Jongueiros do Tamandaré: um estudo antropológico da prática do Jongo no Vale do Paraíba paulista (Guaratinguetá) - Qualificação. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Neusa Maria Mendes de Gusmão

GUSMÃO, N. M. M.. Capoeira e cidadania: um estudo da prática capoeirística e sua aplicaçãom em projetos sócios-educacionais na cidade de Campinas-SP. 2001 - Universidade Estadual de Campinas.

Emilia Pietrafesa de Godoi

GODOI, E. P. / PIETRAFESA DE GODOI, E.; NIEMEYER, A. M.; SILVA, V. G.. Jongueiros do Tamandaré: um estudo antropológico da prática do Jongo no Vale do Paraíba Paulista (Guaratinguetá-SP). 2004. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Emilia Pietrafesa de Godoi

GODOI, E. P. / PIETRAFESA DE GODOI, E.; SILVA, V. G.; SLENES, R.; MONTEIRO, J. M.; Vatin, Xavier. Uma Trilha ao Intangével: olhares sobre o jongo no espetáculo da brasilidade. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Emilia Pietrafesa de Godoi

GODOI, E. P. / PIETRAFESA DE GODOI, E.; CORREA, M.; SLENES, R.. Trilhando o singular: olhares sonbre o jongo no espetáculo da brasilidade. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Emilia Pietrafesa de Godoi

GODOI, E. P. / PIETRAFESA DE GODOI, E.; NIEMEYER, A. M.; GUSMAO, N. M. M.. Capoeira e cidadania: um estudo da prática capoeirística e sua aplicação em projetos sócio-educacionais de Campinas-SP. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Letícia Mello Lopes Catete

?O enfeite de uma cama é um homem e uma mulher?: Gênero, sexualidade e geração no Samba de Roda de Cachoeira - BA; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Marluce Neri Gonzaga

Uma analise sobre as trajetórias de vida dos trabalhadores negros e pobres da construção civil que migram do interior para a capital baiana; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Mario de Campos Andrade Lamparelli

Prosa nova de sambador antigo: o repertório textual do samba-de-roda do Recôncavo baiano; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Vinícius Santos da Silva

Performances de homens negros balizadores e mores de fanfarras nos desfiles cívicos do Recôncavo Baiano; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; (Orientador);

Danielle Marcia Hachmann de Lacerda da Gama

A Voz e a Vez de Dizer: Duelos de Poesia em Comunidades de Periferias Baianas; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Anastacia Leite Faleta

Crianças no candomblé: experiência social e práticas rituais; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; (Orientador);

Luis Antonio Araujo Girardi

Universitários filhos de santo: Um estudo etnográfico do processo de iniciação dos Estudantes do Centro de Artes, Humanidades e Letras; ; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; (Orientador);

Jefferson Batista

Literatura e Etngrafia: problematizações a partir dos esritos de Conceição Evaristo; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; (Orientador);

Yago Menezes Daltro

Música e Política: um estudo sobre o grupo Quixabeira da Matinha (Feira de Santana-BA); Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; (Orientador);

Laila Tosta de Oliveira

Negros, e suas artes, no cenário da ?Belle Epoque? brasileira; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Flávio Santos Guedes

Análise interpretativa das fontes sobre o jongo encontradas no acervo da Hemeroteca do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular- CNFCP-IPHAN (1970-2010); Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Rodrigo Silveira Fausto

Análise interpretativa das fontes sobre o jongo encontradas no acervo da Hemeroteca do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular- CNFCP-IPHAN (1940-1969); Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Fábio Alex Ferreira da Silva

"Eu vou ali e volto já, daqui a pouco tô no mesmo lugar": performances e agências sócio rituais no culto aos caboclos em Santo Amaro - Ba; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Vanhise da Silva Ribeiro

Tessituras da Fé: sacralidade e estetização do vestuário nas festividades à Boa Morte; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Edjanara Mascarenhas Conceição

?Corre a roda mulher, corre a roda, o homem não sabe correr?: uma analise das identidades a partir das performances de gênero nos grupos de samba-de-roda; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Adriana Carvalho da Silva

Caminhos da Fé: uma etnografia sobre a Irmandade da Boa Morte em São Gonçalo dos Campos-Ba; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Coorientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Gabriela dos Anjos de Jesus

Representações Sociais, Identidades e Formação Escolar: um olhar sobre o Colégio Estadual ERaldo Tinoco de Santiago do Iguape-BA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Andrews Amorim Rodrigues de Jesus

Princípios da hipnose em rituais de "cura e libertação", em um centro evangélico neopentecostal no município de Cachoeira-BA: notas etnográficas a partir de um estudo de caso; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Adriana Carvalho da Silva

memorial descritivo interpretativo de estágio supervisionado no Colégio Simonton/Cachoeira-Ba: aspectos socioculturais, práticas pedagógicas e o fazer docente; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Larissa Silveira Santiago

O processo de construção da identidade étnica na comunidade remanescente de quilombo Vila Guaxinim, em Cruz das Almas-BA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Luciana Maria limeira dos Santos

Registros e dinâmicas da Festa D'Ajuda sob os olhares das pessoas do lugar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Caroline Silva Ferreira

A invisibilidade da população afro mexicana no México; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Thaisy de Queiroz Souza Santos

Mães ou pais nunca são demais: os impasses no reconhecimento pleno da configuração de famílias homoafetivas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Gerusa Ribeiro de Melo

O uso do hijab sob a perspectiva de mulheres muçulmanas: um estudo a partir do Centro Islâmico de Salvador; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Matheus de Oliveira Barros

O "Manicômio da Princesa": reflexões sobre a psiquiatria institucional em Feira de Santana-Bahia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Laiza Mailane Conceição de Freitas

O olhar de quem faz e não de quem vê: uma etnografia sobre o ofício das rezadeiras em Governador Mangabeira-BA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Alessandro Cerqueira da Silva

A "Nação Angola" em Maragogipe-BA: uma etnografia da Casa Banda Lecongo de Mãe Quisasse; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Marcus Bernardes de Oliveira Silveira

A construção social da música: um estudo de memória e tradições do samba de roda em Conceição do Jacuípe; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Edjanara Conceição

No miudinho - uma análise da dinâmica do grupo Associação Cultural Filhos de Nagô: relações de gênero e papéis sociais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

MARIANA ALVES DOS SANTOS

Festa do Bomfim de Muritiba-BA: mensagem de devoção e valores da sociedade muritibana; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Júlio Cesar Andrade Leite

Um olhar sociológico sobre o Conselho Tutelar de Maragogipe-BA e o registro dos casos de violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Janailda Santos Vatin

Oxum é minha mãe: as representações de Oxum na vida cotidiana da Ialorixá Mãe Jacyra do terreiro Filhos de Oxum-BA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Adriana Carvalho da Silva

Maternidade Negada, Maternidade Emergida: as representações sobre a maternidade no Conjunto Penal de Feira de Santana-BA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Laila Tosta de Oliveira

De ?batuques?, jongos e outras práticas: levantamento e análise bibliográfica sobre sociabilidades escravas no sudeste brasileiro oitocentista; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Laila Tosta de Oliveira

Um estudo investigativo sobre referências ao jongo nos acervos digitais do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Laila Tosta de Oliveira

Análise crítico-conceitual sobre a documentação de reconhecimento do jongo a Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Marcus Bernardes de Oliveira Silveira

A dinâmica da memória musical: as tradições do samba de roda em Cachoeira, São Félix e Conceição do Jacuípe; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Edjanara Mascarenhas Conceição

O samba-de-roda e suas relações de gênero: um estudo sócio-antropológico sobre os grupos de Cachoeira, São Félix e Conceição do Jacuípe; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Yago Menezes Daltro

O Jongo no cenário da brasilidade: um estudo investigativo nos acervos digitais do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Caique da Silva de Jesus

PIBIC EM - Uma análise conceitual sobre os patrimônios culturais imateriais registrados pelo IPHAN (2002-2005); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Humanidades) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Jamile Vieira Falcão Santana

PIBIC EM - Um olhar antropológico sobre os registros folcloristicos em referência ao jongo (seculo XX); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Jamile Vieira Falcão Santana

PIBIC EM - O jongo em periódicos (século XX): um estudo investigativo no acervo (hemeroteca) do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Caique da Silva de Jesus

PIBIC EM - Um estudo investigativo sobre o Dossiê Jongo do Sudeste; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Humanidades) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Adriana Carvalho da Silva

Uma problematização sobre maternidade e criminalidade, a partir da percepção de mulheres detentas, no Conjunto Penal de Feira de Santana-Ba?; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Adriana Carvalho da Silva

Um estudo sobre a maternidade, a partir de uma problematização de gênero e criminalidade no Conjunto Penal de Feira de Santana-Ba; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Maria das Candeias dos Santos

Um estudo sobre mães detentas e suas relações interpessoais na organização interna do Conjunto Penal de Feira de Santana-Ba; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Daline Sena dos Santos

PIBIC EM - Retratos e vivências: os sambadores, em notícia; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Caliane Patricia Silva dos Santos

PIBIC EM - O samba-de-roda de Cachoeira-BA e sua implicação como patrimônio cultural imaterial; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Humanidades) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Roberto Antônio dos Santos Júnior

PIBIC EM - Notas e observações sobre o samba-de-roda de Cachoeira; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Elaine Borges Sousa

Mapeamento e difusão de saberes das comunidades e grupos tradicionais de Cruz das Almas-BA; 2018; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Weder Bruno de Almeida

Monitoria de Ensino para o componente Antropologia IV; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Quenia Barreto da Silva

Mapeamento das comunidades e grupos tradicionais de Cruz das Almas - BA - Cultos Afro-religiosos; 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Pró Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Jéssica Silva Teixeira

Mapeamento das comunidades e grupos tradicionais de Cruz das Almas - BA - Cultos Afro-religiosos; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Pró Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Amanda Alves

Monitoria de Ensino para o componente Antropologia III; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Adriana Carvalho da Silva

Monitoria de Ensino para o componente Métodos Qualitativos I; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Maria das Candeias dos Santos

Monitoria de Ensino para o componente Métodos Qualitativos II; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Wilson Rogerio Penteado Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Emilia Pietrafesa de Godoi

Jonguerios do Tamandaré: um estudo antropológico da prática do jongo no Vale do Paraíba, Guaratinguetá-SP; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Emilia Pietrafesa de Godoi;

Emilia Pietrafesa de Godoi

Uma Trilha ao Intangível: olhares sobre o jongo no espetáculo da brasilidade; 2010; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Emilia Pietrafesa de Godoi;

Emilia Pietrafesa de Godoi

Capoeira e Cidadania: a prática capoeirística no Projeto de Formação I da Fundação ORSA (Campinas); 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Emilia Pietrafesa de Godoi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. ; RIBEIRO, V. S. . Vestir-se à Boa Morte: apontamentos sobre o vestuário em irmandades negras religiosas na região recôncava da Bahia. MOSAICO (GOIÂNIA) , v. 10, p. 100-117, 2017.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . Folcloristas como intérpretes da nacionalidade: notas etnográficas sobre o jongo no 'espetáculo da brasilidade'. Arquivos do CMD , v. 4, p. 55-77, 2016.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . Entre voix, énigmes et regards: le processus de reconnaissance patrimoniale du jongo et la 'nation brésilienne'. Les Carnets du Lahic , v. 11, p. 119-138, 2015.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . Reinvenções da África na Bahia. Resenha. Interseções (UERJ) , v. 9, p. 231-238, 2007.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . Florestan Fernandes e o Folclore em Questão: notas para um outro olhar sobre os estudos de folclore. Revista Versões, São Carlos/UFScar, v. 01, n.01, p. 54-70, 2006.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. ; BENEVIDES, S. C. O. . Pelas Lentes do Recôncavo: escritos de teoria social, artes e humanidades. 1. ed. Cruz das Almas: Editora da UFRB, 2016. v. 1. 260p .

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. ; MIRANDA, V. S. N. . Serviço Social, Trabalho e Direitos. 1. ed. Cruz das Almas: Editora da UFRB, 2014. v. 1. 384p .

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . Jongueiros do Tamandaré: devoção memória e identidade social no ritual do jongo. São Paulo: Annablume & FAPESP, 2010. v. 1. 270p .

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . Entre a 'viração' e a 'instituição': itinerários da infância marginalizada no Brasil. In: Alene Lins; Marcos Olegário Matos. (Org.). Um Recôncavo de Possibilidades. 1ed.Cruz das Almas: Editora da UFRB, 2016, v. 1, p. 217-238.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. ; QUEIROZ, V. . Casca de coco no terreiro: família, escravidão e memória nos pontos de jongo contemporâneos. In: Milene de Cássia Silveira Gusmão; Maria Salete Nery. (Org.). Memória e Expressões Culturais: tessituras entre tempos e fazeres. 1ed.Vitória da Conquista: Edições UESB, 2015, v. 1, p. 1-284.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . A dimensão cultural das relações étnico-raciais: diversidade cultural, diferença e educação. In: SILVA, Eva Ap.da; RODRIGUES, Cláudio Eduardo. (Org.). Formação de Professores no Vale do Mucuri: história e cultura da África e afro-brasileira. 1ed.Goiânia: Editora Conceito, 2012, v. 1, p. 90-99.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . O Jongo e os Jongueiros do Tamandaré. Jornal O Lince, Aparecida-SP, p. 1 - 1, 30 set. 2013.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . Palavras Jo(n)gadas ao vento: memória, identificação étnica e visibilidade política no ritual do jongo em Guaratinguetá-SP. In: Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas - SIALA, 2014, Salvador. Línguas e Culturas Negroafricanas, Africanias e Novas Tecnologias. Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2014. v. 5. p. 1-14.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . A Rede da Memória: o trabalho de revitalização do jongo e as comunidades jongueiras do sudeste brasileiro. In: I Congresso Internacional de Línguas e Literaturas Africanas e Afro-Brasilidades (I CILLAA), 2010, Seabra. Línguas e Literaturas Africanas e Afro-Brasilidades, 2010.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . Manifestações culturais e religiosidades afro-brasileiras. In: II Seminário Educação, História e Cultura da África e Afro-brasileira, 2009, Teófilo Otoni. Manifestações Culturais e religiosas afro-brasileiras, 2009.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . Cultura, Poder e as Expressões Afro-brasileiras. In: I Seminário Educação, História e Cultura da África e Afro-brasileira, 2008, Teófilo Otoni. I Seminário Educação, História e Cultura da África e Afro-brasileira, 2008.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . No Fundo do Tempo e do Espaço, os Usos da Memória Escrava: narrativas de jongueiros e jongueiras no Vale do Paraíba Paulista. In: VI Encontro de História Oral, 2007, Ilhéus. Culturas, Memórias e Nordestes, 2007.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . A Arte de Revelar e Esconder: discursos e práticas sobre o lugar da magia no ritual do jongo. In: VII RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul, 2007, Porto Alegre. VII RAM - Desafios Antropológicos, 2007.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . Linguagens Cifradas, Pontos Cantados: desvelando significados no ritual de jongo. In: 13 Congresso Brasileiro de Folclore, 2007, Fortaleza. 13 Congresso Brasileiro de Folclore, 2007.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . 'Festar' os Santos e Dançar o Jongo: devoção, diversão e visibilidade política. In: 13 Congresso Brasileiro de Folclore, 2007, Fortaleza. 13 Congresso Brasileiro de Folclore, 2007.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . Tamandaré em Noite de Festa: os sentidos de se festejar o jongo em Guaratinguetá-SP. In: I REA - Reunião Equatorial de Antropologia, 2007, Aracajú. América Latina, cultura na contemporaneidade, 2007.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . A Propósito de Patrimônios Imateriais: considerações antropológicas acerca do reconhecimento do jongo como 'patrimônio cultural brasileiro'. In: I REA - Reunião Equatorial de Antropologia, 2007, Aracajú. América Equatorial, cultura na contemporaneidade, 2007.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . Um outro olhar: Florestan Fernandes e o Folclore em Questão. In: I Seminário de Pesquisas e Estudos Negros - I SEPENE, 2007, Campinas. Anais do I Seminário Nacional de Pesquisadores Negros, 2007.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . Negros Jongueiros: questões de etnicidade no Vale do Paraíba Paulista. In: II Seminário Pesquisas e Estudos Negros - II SEPENE, 2007, Campinas. Anais do II Seminário Nacional de Pesquisadores Negros, 2007.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . A rede da Memória:o trabalho de revitalização do jongo e as comunidades jongueiras do sudeste brasileiro. In: VIII Fábrica de Idéias, 2005, Salvador. VIII Fábrica de Idéias, 2005. v. 8. p. 1-20.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . O Nascimento da Arte Marcial Brasileira: a capoeira nos anos trinta. In: II Encontro de Humanidades da Unicamp, 2003, Campinas. II Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas. Campinas: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 2003. v. 02. p. 1-14.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . Capoeira e Cidadania: um estudo da prática capoeirística e sua aplicação em projetos sócio educacionais na cidade de Campinas. In: I Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas, 2002, Campinas. Cadernos de Graduação do IFCH/UNICAMP; A Pesquisa em Ciências Humanas - Perspectivas. Campinas: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas-Unicamp, 2002. v. 1. p. 106-112.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. ; DALTRO, Y. M. . O Jongo no cenário da brasilidade. In: III Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (SEPIP), 2015, Cruz das Almas. Anais do SEPIP 2015. Cruz das Almas: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação, Ciência e Inovação, 2015. v. 1. p. 33-750.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . Fronteiras disciplinares e diálogos possíveis: refle~xões antropológicas sobre os estudos de folclore enquanto fontes documentais. In: II Reunião Equatorial de Antropologia, 2009, Natal. Direitos, Justiça e Diferença na América Latina, 2009.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . Capoeira e Cidadania: um estudo da prática capoeirística no projeto comunitário da Fundação Orsa (Campinas-SP). In: IX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2001, Campinas. Capoeira e Cidadania: um estudo da prática capoeirística no projeto comunitário da Fundação Orsa (Campinas-SP). Campinas: Unicamp, 2001.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. ; BENEVIDES, S. C. O. . Apresentação ao Livro - 'Pelas Lentes do Recôncavo'. Cruz das Almas, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . Uma trilha ao intangível: olhares sobre o jongo no espetáculo da brasilidade. Campinas: Acervo da Biblioteca IFCH / Unicamp, 2010 (Tese de Doutorado).

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . A Arte de Disciplinar: jogando capoeira em projetos sócio-educacionais. espaço online: Comunidade Virtual de Antropologia, 2008 (Trabalho monográfico publicado na sessão "Trabalho Acadêmico", edição 43, na Comunidade Virtual de).

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . Jongueiros do Tamandaré: um estudo antropológico da prática do jongo no Vale do Paraíba Paulista (Guaratinguetá-SP) 2004 (Dissertação de Mestrado).

  • PENTEADO JUNIOR, W. R. . Capoeira e Cidadania: um estudo da prática capoeirística, e sua aplicação, em projetos sócio-educacionais na cidade de Campinas-SP 2001 (Monografia de Conclusão de Curso/ Graduação em Ciências Sociais-Antropologia).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

QUEIROZ, L. A. ; PENTEADO JUNIOR, W. R. . Levantamento de Inventário Nacional de Referências Culturais da área de Influência do Estaleiro Enseada do Paraguaçu - BA. 2013.

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Laudo Pericial Antropológico - Estudo Sobre a Ilha da Coroa Branca - Baía de Todos os Santos - em atendimento à solciitação da 7a. Vara da Fazenda Pública de Salvador. 2016.

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Relatório Técnico de 2010 referente ao Plano de Capacitação Docente (2009-2013), do Centro de Artes, Humanidades e Letras. 2010.

PENTEADO JUNIOR, W. R. ; ZIMMERMANN, C. ; GROSSI, Gabriele ; VALENÇA, Diogo ; NERY, Salete ; MONTENEGRO, N. E. . Programa Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais - UFRB. 2009.

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Parecerista ad hoc - Editora UFBA. 2018. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Parecerista ad hoc - Sociedade e Cultura: Revista de Pesquisas e Debates em Ciências Sociais. 2018. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Parecerista ad hoc - ILHA - Revista de Antropologia. 2018. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Parecerista - XIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - ENECULT. 2017. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Parecerista - XII Colóquio Nacional e V Colóquio Internacional do Museu Pedagógico. 2017. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Parecer ao Processo de Incentivo por Produção Científica. 2017. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Parecerista ad hoc - Editora UFBA. 2017. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Parecerista - XII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - ENECULT. 2016. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. ; ITAPARICA, A. M. ; COSTA, C. A. S. . Avaliador de relatórios parciais de Iniciação Científica - UFRB. 2015. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Avaliador de trabalhos científicos no IX Seminário de pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFRB e III Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. 2015. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Parecerista - III Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia - RECONCITEC. 2014. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Parecerista - Revista Discente História.com. 2013. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Parecerista ad hoc - Revista Idéias. 2013. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Parecerista - Comitê Científico PIBIC - UFRB Edital 2013-2014. 2013. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Avaliador de trabalhos - SEPIP. 2013. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. ; SANTOS, A. E. C. ; NEUBERGER, R. S. A. ; ALMEIDA, L. . Parecerista - Certificado de destaque - melhor pesquisa estudantil do CAHL-2011. 2012. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Parecerista ad hoc - Revista Habitus. 2012. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. ; FIGUEIREDO, A. L. S. ; PINHO, O. S. A. ; REIS, I. C. F. ; COMERLATO, F. . Parecer Circunstanciado - Proposta de Concessão do Título de Doutor Honoris Causa a Dalva Damiana de Freitas. 2012. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Avaliador de trabalhos - II Reconcitec. 2012. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . A Dimensão Cultural das Relações étnico-raciais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Parecerista - II Jornada de Extensão Universitária da Bahia. 2011. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Parecerista - I Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia - I RECITEC. 2011. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Avaliador de trabalhos I RECITEC. 2011. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Manifestações culturais e religiosas afro-brasileiras. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Comitê Científico PIBIC- UFRB Edital 2010-2011. 2010. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Parecerista ad hoc - Revista Enfoques. 2010. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Parecerista - Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 2010. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. ; BOGADO, A. ; FERNANDES, S. A. . Parecerista - Prêmio Melhor Pesquisa Estudantil do CAHL - 2010. 2010. (Parecerista).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Jongo e o legado da escravidão. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PENTEADO JUNIOR, W. R. . Cultura e Poder: discutindo as expressões sócio-culturais no Brasil Contemporâneo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Mapeamento das comunidades e grupos tradicionais de Cruz das Almas - BA, Descrição: Tomando o município de Cruz das Almas enquanto território sócio-cultural, o presente projeto de pesquisa, com inspiração nos pressupostos teórico-metodológicos da Cartografia Social Crítica, e desdobramentos extensionistas, visa investigação junto às comunidades, grupos e sujeitos sociais portadores de especificidades culturais. Trata-se de segmentos socialmente e historicamente estigmatizados e/ou marginalizados na composição social brasileira ? seja do ponto de vista étnico racial, de gênero, ou classe ? e que, não obstante a isso, são promotores de práticas culturais de suma importância e que contribuem para o mosaico de referenciais da cultura regional, estadual e, por extensão, nacional. Assim, o universo empírico da pesquisa é composto a partir de três eixos fundamentais, a saber: 1. Eixo litúrgico-religioso, compreendendo 1) sujeitos sociais organizados em associações religiosas que têm nos cultos afro-brasileiros sua orientação de crença e prática litúrgica e 2) aqueles que, inseridos na dinâmica do catolicismo popular, na vivência cotidiana, têm como importante referencial de prática, o ofício de rezar/benzer; 2. Eixo segmentos étnico-raciais, compreendendo 1) os contingentes populacionais que reivindicam a condição de remanescentes de quilombos e 2) os que se identificam e são identificados como ciganos no município; 3. Eixo formas de expressão lúdico-culturais, compreendendo 1) capoeiristas organizados em grupos e 2) sambadores, também organizados em grupos, em suas mais variadas modalidades de rítmica, estilo e performances existentes no município.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Wilson Rogerio Penteado Junior - Coordenador / Natanael Conceição Rocha - Integrante / Pablo Rezende da Silva - Integrante / Miriam Feliciano de Barros - Integrante / Juarez da Silva Paz - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Um estudo sócio-antropológico do samba-de-roda, suas especificidades e implicação como patrimônio cultural na Bacia do Jacuípe, Recôncavo da Bahia e adjacências., Descrição: Neste projeto de pesquisa o foco de investigação recai sobre as especificidades do, assim classificado, samba-de-roda, e suas implicações enquanto patrimônio cultural. Inscrito como Patrimônio Cultural Nacional no Livro de Registro das Formas de Expressão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 2004, e, posteriormente, proclamado Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization ? UNESCO, em 2005, o samba de roda longe de se mostrar um tema superado para investigações, coloca-se, ao contrário, como importante objeto de análise. Na atualidade, diversos estudos vem sendo realizados sobre o samba de roda praticado nas mais diversas localidade da Bahia. Este projeto insere-se na proposta de aprofundar a compreensão acerca da dinâmica e especificidades que marcam o samba de roda e sua condição de patrimônio cultural. Trata-se, portanto, de um projeto que abriga estudos capazes de aprofundar o conhecimento sobre as vicissitudes do samba de roda a partir da atuação de seus próprios praticantes, os sambadores, em que pesem os contextos sociais vividos e produzidos por (e com) eles.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Wilson Rogerio Penteado Junior - Coordenador / Marcus Bernardes - Integrante / Edjanara Mascarenhas - Integrante / Letícia Catete - Integrante / Mário Lamparelli - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

  • 2014 - Atual

    UMA TRILHA AO INTENGÍVEL: olhares sobre o jongo no espetáculo da brasilidade, Descrição: Este projeto toma como objeto de reflexão a prática sócio-cultural denominada jongo e, mais especificamente, seu processo de construção em patrimônio cultural imaterial brasileiro. Tendo seus referenciais culturais situados nos tempos da escravidão, sobretudo, pela influência dos negros banto, trazidos como escravos ao Brasil, o jongo se faz presente e atuante ainda hoje com concentração na região sudeste brasileira. Em 2005 foi reconhecido oficialmente 'Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil' pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN. Partindo do suposto de que os patrimônios culturais devem ser pensados a partir de suas significações simbólicas, inteligíveis ao contexto social no qual estão inseridos, e que, portanto, pensar os patrimônios é pensar, necessariamente, o processo que os torna possíveis, é que se lança o conjunto de questões que norteia esta pesquisa: Quais os mecanismos que tornaram possível à prática do jongo ser consagrada como um dos patrimônios culturais brasileiros? Como, ao menos no nível das narrativas nacionais, esta expressão sócio-cultural vingou enquanto patrimônio e, portanto, símbolo pertinente à decantada brasilidade? Quais efeitos de significação são brotados a partir deste feito e o que dizem à própria nação? Para tanto, são tomados como procedimentos metodológicos nesta pesquisa, a investigação em acervos (hemerotecas, bibliotecas e arquivos), estudo bibliográfico atinente à temática tratada e trabalho de campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Wilson Rogerio Penteado Junior - Coordenador / Yago Menezes Daltro - Integrante / Laila de Oliveira Tosta - Integrante / Flavio Santos Guedes - Integrante / Rodrigo Silveira Fausto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    MÃES ENCARCERADAS: uma análise sobre as atribuições significativas da maternidade no Conjunto Penal Feminino de Feira de Santana-Ba., Descrição: Aquilo que se entende por ?maternidade?, para além de suas implicações biológicas e naturais, está revestido de um conjunto de representações que varia culturalmente, a depender do sistema de organização social estudado. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, como seu próprio título sugere, propõe-se a compreender os significados sobre a ?maternidade? produzidos por mulheres em situação de caráter prisional no Conjunto Penal Feminino de Feira de Santana-Ba. Trata-se de pesquisar os significados da maternidade e suas representações sociais, partindo da hipótese de que a condição específica de ser mãe e detenta produz especificidades a serem consideradas. Tomando como universo empírico nesta pesquisa, mulheres detentas e que passam, ou passaram, pela experiência da maternidade no cárcere, interessa-nos explorar suas narrativas, perspectivas e expectativas futuras, investigando, assim, como se constituem e se percebem enquanto mães: como lidam com suas identidades de mulheres, mães e detentas. Eis o tripé que se apresenta como eixo central nesta pesquisa. Este projeto encontra-se vinculado ao Programa Interno de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - PIBIC/UFRB e conta com duas bolsistas, estudantes do Curso de Ciências Sociais, que trabalham no projeto, sob minha orientação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Wilson Rogerio Penteado Junior - Coordenador / Mariadas Candeias - Integrante / Adriana Carvalho da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Bolsa.

  • 2005 - 2009

    A REDE DA MEMÓRIA: o trabalho de revitalização do jongo e as comunidades jongueiras do sudeste brasileiro., Descrição: Projeto voltado a mapear e analisar o processo de emergência de comunidades jongueiras no sudeste brasileiro, com destaque ao Vale do Paraíba Paulista, noroeste fluminense e sul do Espírito Santo, identificando processos constitutivos atinentes à memória social de jongueiros em suas respectivas localidades e elementos rituais da prática do jongo. O projeto abrange ainda, minucioso trabalho de revisão bibliográfica sobre a expressão do jongo, a partir de estudos folclorísticos, sobretudo, dos anos de 1940 a 1970.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Wilson Rogerio Penteado Junior - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

TÍTULO - Aprovado no Concurso Público Federal para Professor de Antropologia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

2006

PRÊMIO - Prêmio Silvio Romero de Melhor Obra sobre Cultura Popular, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/ IPHAN & Ministério da Cultura/ MinC.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Artes, Humanidades e Letras. , Ana Nery, 25, Centro, 44300000 - Cachoeira, BA - Brasil, Telefone: (075) 34252729, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 11/2018

      Direção e administração, Centro de Artes, Humanidades e Letras, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural.

    • 09/2018

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório em Pesquisa, Extensão e Ensino da Cultura, Sociedade e Meio Ambiente, Antropologia Política

    • 09/2018

      Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

    • 10/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, Humanidades e Letras, .,Cargo ou função, Membro Suplente da Comissão de Avaliação de Progressões Funcionais Docentes, Nível Adjunto, do Centro de Artes, Humanidades e Letras.

    • 03/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, Humanidades e Letras, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Mestrado em Ciências Sociais.

    • 07/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, Humanidades e Letras, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de BACHARELADO em Ciências Sociais.

    • 06/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, Humanidades e Letras, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de LICENCIATURA em Ciências Sociais.

    • 10/2018 - 11/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, .,Cargo ou função, Membro da Comisão de Reformulação da Resolução Nº 007/2009 que dispõe Regulamentação das Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

    • 11/2017 - 11/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, .,Cargo ou função, Memebro da Comissão de avaliação da condição de indígena e quilombola de estudantes matriculados em cursos de graduação da UFRB e cadastrados no Programa de Bolsa Permanência-MEC.

    • 04/2018 - 08/2018

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia IV, Sociologia da Saúde, Laboratório em Pesquisa, Extensão e Ensino da Cultura, Sociedade e Meio Ambiente

    • 03/2018 - 07/2018

      Ensino, Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

    • 10/2017 - 04/2018

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I, Antropologia Política

    • 10/2017 - 02/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, .,Cargo ou função, Membro de Comissão para Emissão de Parecer sobre Solicitação de Revalidação de Diploma.

    • 05/2017 - 09/2017

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia IV

    • 03/2017 - 07/2017

      Ensino, Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Identidade e Diversidade - Antropologia Política

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Saúde

    • 03/2014 - 07/2016

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências Sociais no Brasil

    • 09/2015 - 02/2016

      Direção e administração, Centro de Artes, Humanidades e Letras, .,Cargo ou função, Diretor - Substituto Interino.

    • 07/2013 - 02/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, Humanidades e Letras, .,Cargo ou função, Comissão para Elaboração do Projeto de Mestrado em Arqueologia e Estudos Patrimoniais.

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Psicologia Aplicada à Saúde II - Antropologia da Saúde

    • 01/2012 - 09/2015

      Direção e administração, Centro de Artes, Humanidades e Letras, .,Cargo ou função, Vice Diretor.

    • 01/2012 - 09/2015

      Direção e administração, Centro de Artes, Humanidades e Letras, .,Cargo ou função, Assessor de Direção.

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

    • 07/2014 - 12/2014

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Pesquisa Científica

    • 10/2012 - 10/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, Humanidades e Letras, .,Cargo ou função, Membro efetivo do Colegiado do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais.

    • 03/2014 - 07/2014

      Ensino, Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Antropológica

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral

    • 03/2013 - 12/2013

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia IV

    • 05/2013 - 08/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, Humanidades e Letras, .,Cargo ou função, Comissão de Normatização de Doações Recebidas pela Biblioteca Setorial do Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL/UFRB.

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos Acadêmicos

    • 08/2012 - 07/2013

      Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Social II: Métodos Qualitativos

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Social Qualitativa

    • 08/2010 - 12/2012

      Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

    • 08/2009 - 07/2012

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia III

    • 04/2010 - 11/2011

      Direção e administração, Centro de Artes, Humanidades e Letras, .,Cargo ou função, Chefe do Núcleo de Gestão de Pesquisa.

    • 04/2010 - 11/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, Humanidades e Letras, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Interno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFRB - PIBIC / UFRB.

    • 03/2011 - 07/2011

      Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Social II

    • 06/2010 - 07/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, Humanidades e Letras, .,Cargo ou função, Comissão para o Plano de implantação/expansão/fortalecimento dos Programas de Pós Graduação do CAHL/UFRB.

    • 03/2010 - 07/2010

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I

    • 01/2009 - 07/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, Humanidades e Letras, .,Cargo ou função, Membro efetivo do Colegiado do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais.

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I

    • 04/2009 - 08/2009

      Ensino, Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos Acadêmicos

    • 03/2009 - 08/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, Humanidades e Letras, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reformulação do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais.

    • 03/2009 - 08/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, Humanidades e Letras, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Implantação do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais.

    • 03/2009 - 07/2009

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Antropologia

  • 2005 - 2005

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Estágio não-remunerado, Enquadramento Funcional: Monitor de disciplina, Carga horária: 4

    Outras informações:
    O Estágio Docente contou com a supervisão da Profa. Dra. Emília Pietrafesa de Godoi e foi desenvolvido na disciplina "Antropologia II - Cultura e Práticas Sociais", oferecida como disciplina obrigatória constante do núcleo comum do currículo do curso de Graduação em Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas IFCH-UNICAMP, cujas atividades desenvolvidas por mim foram: auxílio na montagem do Programa da Disciplina, condução de seminários, realização de uma aula expositiva, atendimento aos alunos, leitura de resenhas e fichamentos desenvolvidos por eles, orientação para o trabalho final da disciplina.

    Atividades

    • 08/2005 - 12/2005

      Estágios , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .,Estágio realizado, Estágio Supervisionado na disciplina Antropologia II - nível graduação.