ANTONIO JADSON GOMES VIEIRA

Professor EBTT lotado do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins (IFTO)- Campus Dianópolis. Graduado no curso: Licenciatura plena em Física na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, especializado em Docência do Ensino Superior pela instituição Barão de Mauá. Mestre em Ensino da Ciências Ambientais pelo Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)- Universidade Federal do Amazonas (UFAM).Atuou como bolsista de iniciação científica no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Também possui participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e atuação como coordenador dos cursos de graduação do IFAM/CSGC e do Curso de Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins (IFTO)- Campus Dianópolis . Atuações anteriores: Professor de Física do Colégio Estadual Buriti (SEDUC-TO) ; professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e atuou como Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

Informações coletadas do Lattes em 08/02/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Ensino de Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

2018 - 2021

Universidade Federal do Amazonas
Título: Práticas Motivadoras para a Aprendizagem da Mecânica para Estudantes do Ensino Médio, Contextualizadas no Ensino das Ciências Ambientais, Ano de Obtenção: 2021
Orientador: Henrique dos Santos Pereira
Grande área: OutrosGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: INSTRUMENTAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA.

Especialização em Docência do Ensino Superior

2015 - 2016

Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista
Título: "Brincando" de Física com Futebol de Botão
Orientador: ANA FLÁVIA DE OLIVEIRA SANTOS

Aperfeiçoamento em PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE EP

2012 - 2013

Universidade de Brasília, UnB
Título: Projeto de prevenção do Uso de Drogas no CEB. Ano de finalização: 2013

Graduação em Física

2005 - 2011

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Curso técnico/profissionalizante

2001 - 2003

Escola Agrotecnica Federal de Araguatins

Ensino Médio (2º grau)

2001 - 2003

Escola Agrotecnica Federal de Araguatins

Formação complementar

2016 - 2016

Elaboração de projetos científicos. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE E.P.. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

1998 - 1998

Curso Básico de Informática. (Carga horária: 60h). , Prefeitura Municipal de Buriti do Tocantins, PMBT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Organização de eventos

CRUZ, J. A. ; VIEIRA, A. J. G. . Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). 2021. .

PEREIRA, G. A. ; GOMES, D. C. F. ; DIAS, M. A. L. ; BOAS, A. C. V. ; SILVA, H. V. L. S. ; VIEIRA, A. J. G. ; SOUZA, M. J. G. ; SILVA, M. P. ; OLIVEIRA, P. C. ; PINHEIRO, P. M. P. ; REIS, L. T. P. ; PEREIRA, H. A. . Jogos Eletrônicos do Instituto Federal do Tocantins. 2021. (Outro).

VIEIRA, A. J. G. ; SANTOS, R. S. ; MIRANDA, R. K. S. . Mostra de Física, da XIV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFAM/CSGC. 2019. (Outro).

VIEIRA, A. J. G. ; MIRANDA, K. S. ; REIS, C. S. ; FERNANDES, P. D. C. . Aula-Prática interdisciplinar no Contexto de um Igarapé. 2019. (Outro).

VIEIRA, A. J. G. ; MIRANDA, K. S. . Oficina de Confecção de instrumentos para experimentos de física com resíduos sólidos. 2019. (Outro).

VIEIRA, A. J. G. ; SANTOS, O. S. ; AMBROSIO NETO, H. S. . Jogos Escolares de São Gabriel da Cachoeira. 2017. .

CRUZ, J. A. ; VIEIRA, A. J. G. . Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). 2021. .

Participação em eventos

Atividade para Professores On-line: Assinatura das Estrelas. 2020. (Seminário).

Encontro de Formação para Retorno Acadêmico 2020.2. 2020. (Encontro).

IV Fórum de Graduação do IFAM. 2020. (Outra).

Dia do Meio Ambiente. Tema: Meio Ambiente sou eu: consciência e ação.Oficina de confecção de instrumentos para experimentos de física com resíduos sólidos. 2019. (Oficina).

Jogos dos Institutos Federais do Amazonas.JIFAM 2019. 2019. (Outra).

Jogos Escolares de São Gabriel da Cachoeira. Jogos Escolares de São Gabriel da Cachoeira 2019. 2019. (Olimpíada).

XIV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFAM-CSGC.Mostra de Física. 2019. (Outra).

Jogos dos Institutos Federais do Amazonas.JIFAM 2018. 2018. (Outra).

Jogos dos Institutos Federais- Etapa Nacional 2018.JIF 2018. 2018. (Outra).

Jogos dos Institutos Federais- Etapa Norte 2018.JIFEN 2018. 2018. (Outra).

Jogos Escolares de São Gabriel da Cachoeira. Jogos Escolares de São Gabriel da Cachoeira 2018. 2018. (Olimpíada).

Jogos dos Institutos Federais do Amazonas.JIFAM 2017. 2017. (Outra).

Jogos Escolares de São Gabriel da Cachoeira. Jogos Escolares de São Gabriel da Cachoeira. 2017. (Olimpíada).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Licenciatura Intercultural para Professores Indígenas do Alto Rio Negro (Habilitação em Física)- Ensino Contribuinte a Pesquisa e Extensão- Biofísica. 2017. (Exposição).

Evento Cultural Cívico do Desfile de 07 de Setembro.Evento Cultural Cívico do Desfile de 07 de Setembro. 2016. (Outra).

Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação- FORGRAD 2016.FORGRAD 2016. 2016. (Outra).

Jogos dos Institutos Federais do Amazonas.JIFAM 2016. 2016. (Outra).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Fenômenos Elétricos na Atmosfera no conhecimento Científico e Indígena. 2015. (Exposição).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Licenciatura Intercultural para Professores Indígenas do Alto Rio Negro (Habilitação em Física)- Ensino Contribuinte a Pesquisa e Extensão- Práticas Experimentais. 2015. (Exposição).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Conceitos Básicos da Cinemática no Ensino de Física em Escolas Indígenas. 2015. (Exposição).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Licenciatura Intercultural para Professores Indígenas do Alto Rio Negro (Habilitação em Física)- Ensino Contribuinte a Pesquisa e Extensão- Legislação do Ensino Básico e Ambiental. 2015. (Exposição).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Trabalho e Energia-Temas relevantes à Pesquisa e Extensão. 2015. (Exposição).

VI Semana do Meio Ambiente, do IFAM-Campus SGC.Gincana do Meio Ambiente. 2015. (Outra).

XXIV Jogos Escolares do Estado do Tocantins. XXIV JET'S. 2014. (Olimpíada).

XIII Jogos Escolares do Estado do Tocantins. XXIII JET'S. 2013. (Olimpíada).

XXII Jogos Escolares do Estado do Tocantins. XXII JET'S. 2012. (Olimpíada).

63º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Ensino de magnetismo: Uma proposta de ensino qualitativo. 2011. (Encontro).

CIÊNCIA MÓVEL - CAMINHÃO DA CIÊNCIA.CIÊNCIA MÓVEL - CAMINHÃO DA CIÊNCIA. 2011. (Outra).

Primeiro Encontro de Física Teórica da UFRRJ. 2011. (Encontro).

Formação de Professores em Debate: articulando nossos programas.Oficina PIBID - Física. 2010. (Oficina).

I Encontro Nacional do PIBID.Análise da evasão escolar no Colégio Barão do Tefé, no município de Seropédica. 2010. (Encontro).

IX Semana Acadêmica da Física.Caindo Mais Rápido do que em Queda Livre. 2009. (Outra).

IX Semana Acadêmica da Física. 2009. (Outra).

IX Semana Acadêmica da Física - Minicurso Aprender a Ensinar Física. 2009. (Outra).

IX Semana Acadêmica da Física - Minicurso Instrumentação de Baixo Custo para o Ensino de Física. 2009. (Outra).

Multiculturalidade na educação. 2009. (Seminário).

WORKSHOP: Educação Inclusiva - Desafios para o Ensino de Física. 2009. (Outra).

Eu Jovem faço Parte de Sociedade. 2002. (Outra).

II Semana do Meio Ambiente. 2002. (Outra).

Seminário sobre Febre Aftosa. 2002. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Sandro Camico da Silva

SILVA, S. C.;VIEIRA, A. J. G.; HOLANDA, A. A.. APRENDENDO FÍSICA ATRAVÉS DA ZARABATANA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Aluno: Gelison Paulo Costa Aguiar

VIEIRA, A. J. G.. As dificuldade de aprendizagem na disciplina de Física dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Indígena Sagrado Coração de Jesus. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Aluno: Liliana Luciano Fontes

VIEIRA, A. J. G.. PREVISÃO DE TEMPO NO CONHECIMENTO OCIDENTAL E BANIWA DE ASSUNÇÃO DO IÇANA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Aluno: José Alexandre Alcântara Cordeiro

VIEIRA, A. J. G.. PROPOSTA INTERCULTURAL DE ENSINO DA TERMODINÂMICA: CALCULO DO CALOR ESPECÍFICO DO BEIJU. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Aluno: Lígia Queiroz França

VIEIRA, A. J. G.. O LÚDICO COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

VIEIRA, A. J. G.; GALVAO, C. S.; SOUZA, L. B.. BANCA DE SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins_Araguatins.

VIEIRA, A. J. G.; GALVAO, C. S.; SOUZA, L. B.. BANCA DE SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins_Araguatins.

VIEIRA, A. J. G.. (PIBIC Jr/IFAM 2016) Um estudo sobre a utilização do Nióbio na indústria de tecnologia e informação, bem como o seu potencial de exploração no município de São Gabriel da Cachoeira. 2016.

VIEIRA, A. J. G.; SOUZA, C. E.; GUIMARAES, B. V. C.. Processo Seletivo Simplificado. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

VIEIRA, A. J. G.; GALVAO, C. S.; SOUZA, L. B.. BANCA DE SELETIVO PARA MONITORIA. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins_Araguatins.

Orientou

Emily Rodrigues Noleto

Construção de experimentos didáticos de Física com uso de TDICs e Eletrônica; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Informática integrado ao ensino médio) - Campus Dianópolis- IFTO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; (Orientador);

Gelison Paulo Costa Aguiar

As dificuldade de aprendizagem na disciplina de Física dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Indígena Sagrado Coração de Jesus; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas; Orientador: Antonio Jadson Gomes Vieira;

Liliana Luciano Fontes

PREVISÃO DE TEMPO NO CONHECIMENTO OCIDENTAL E BANIWA DE ASSUNÇÃO DO IÇANA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas; Orientador: Antonio Jadson Gomes Vieira;

José Alexandre Alcântara Cordeiro

PROPOSTA INTERCULTURAL DE ENSINO DA TERMODINÂMICA: CALCULO DO CALOR ESPECÍFICO DO BEIJU; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas; Orientador: Antonio Jadson Gomes Vieira;

Sandro Camico da Silva

APRENDENDO FÍSICA ATRAVÉS DA ZARABATANA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas; Orientador: Antonio Jadson Gomes Vieira;

Saquel Lourenço Garcia

O ARCO E FLECHA NA CULTURA CORIPACO E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DE FISICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas; Orientador: Antonio Jadson Gomes Vieira;

Dana Vanessa Ferraz Garcia

Análise de movimento usando fotografia estroboscópica sem custo; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Jadson Gomes Vieira;

Vitoria Karoline da Silva Andrade

Fenômenos Astronômicos vistos pelo telescópio e suas aplicações no cotidiano; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas; Orientador: Antonio Jadson Gomes Vieira;

Produções bibliográficas

  • MIRANDA, R. K. S. ; SANTOS, R. S. ; VIEIRA, A. J. G. . Mostra de Física da XIV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFAM-CSGC. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VIEIRA, A. J. G. ; MIRANDA, K. S. ; FERNANDES, P. D. C. ; REIS, C. S. ; HOLANDA, A. A. . Atividade Multidisciplinar: método alternativo para medição da Vazão do Igarapé Iria, Levantamento de espécies e análise dos impactos causados pela ação humana. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VIEIRA, A. J. G. ; MIRANDA, K. S. . Oficina de confecção de instrumentos para experimentos de física com resíduos sólidos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MATOS, P. S. N. ; RODRIGUES, J. R. P. ; VIEIRA, A. J. G. ; DONDE, M. V. S. ; CRUZ, F. A. O. . Uma Proposta de Atividade qualitativa de Óptica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DONDE, M. V. S. ; MATOS, P. S. N. ; VIEIRA, A. J. G. ; LOPES, C. V. ; CRUZ, F. A. O. . Ensino de Magnetismo: Uma proposta de ensino qualitativa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VIEIRA, A. J. G. ; MEDEIROS, E. L. . Caindo mais rápido do que em queda livre. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, J. S. ; SANTOS, J. L. ; VIEIRA, A. J. G. ; QUARESMA, T. G. . Análise da evasão Escolar no Colégio Barão de Tefé no município de Seropédica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VIEIRA, A. J. G. ; MEDEIROS, E. L. . Caindo mais Rápido do que em queda livre. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, A. J. G. ; MEDEIROS, E. L. . Caindo mais Rápido do que em queda livre. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, A. J. G. ; MEDEIROS, E. L. . Caindo mais Rápido do que em queda livre. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

Isaque Almada ; Marcos Vinicius Alnikmar ; VIEIRA, A. J. G. ; Dhiogo Rezende Gomes . Educação BR. 2012. (Programa de rádio ou TV/Outra).

VIEIRA, A. J. G. ; SILVA, C. R. L. ; LOPES, C. V. ; CABRAL, G. L. ; FELIX, J. S. ; MARTINS, J. S. ; SANTOS, J. L. ; RODRIGUES, J. R. P. ; BARBOSA, L. A. ; ROCHA, M. G. ; MATOS, P. S. N. ; MEDEIROS, P. G. ; SANTOS, R. F. G. ; ALMEIDA, S. S. . Apostila de Apoio Pedagógico. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

VIEIRA, A. J. G. ; MEDEIROS, E. L. . Corpos que caem com velocidade maior que a da gravidade. 2009. (Iniciação científica).

Prêmios

2015

Aprovação em 1° lugar para professor de Física-EBTT em concurso público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, campus São Gabriel da Cachoeira (EDITAL Nº 007/2014/IFAM), FUNCAB/ IFAM.

2013

Classificado no seletivo para professor substituto de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins- Campus Araguatins (Edital n° 19 de 17 de Julho de 2013), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins- Campus Araguatins.

2009

Menção honrosa pela a apresentação do trabalho: Caindo mais rápido que em queda livre, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Dianópolis- IFTO. , Rodovia To-040, Km 349, Loteamento Rio Palmeira, Lote 1 0, Zona Rural, 77300000 - Dianópolis, TO - Brasil, Telefone: (63) 32292200

Experiência profissional

2009 - 2012

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2013 - 2014

Colégio Estadual Buriti

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor contrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Essas 40h semanais estão distribuídas da seguinte forma: 18h de Física, 4h de Química, 2h de Arte e 16h de planejamento.

2012 - 2012

Colégio Estadual Buriti

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Lecionei nesse período 24h/aulas de Física, 4h/aulas de Matemática e 8h de planejamento.

2005 - 2011

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

  • 07/2008

    Estágios , Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Física.,Estágio realizado, Na área de Física.

  • 10/2007 - 07/2008

    Estágios , Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Física.,Estágio realizado, Na área de Física.

2008 - 2009

Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Vínculo: Bolsista de Inic. Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Inic. Científica, Carga horária: 12

2005 - 2005

Adapec

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Técnico Agrícola, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

CENTRO DE REFORÇO CRESCER E APRENDER

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

2021 - 2021

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2015

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins_Araguatins

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

2021 - Atual

Institututo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.