Marilda da Conceição Martins

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(FEUSP), com tese defendida sobre Professoras de escolas rurais: Bolívia, Brasil e México, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona (UB), durante os meses de novembro de 2014 a abril de 2015, com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior. É mestre em educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com financiamento da CAPES de 2008 a 2010. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sendo bolsista do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Tem experiência na área da Educação, atuando nos seguintes temas: América Latina, Pesquisa biográfica, Formação de Professores, Educação do Campo e Movimentos Sociais. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) do Campus de São Luís. É professora permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB). Em 2020, assumiu a coordenação do Grupo de Pesquisa Educação do Campo na América Latina.

Informações coletadas do Lattes em 03/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2011 - 2016

Universidade de São Paulo
Título: Professoras de escolas rurais: Bolívia, Brasil e México
Orientador: em ( )
com , Ano de obtenção: 2016. Helena Coharik Chamlian. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Doutorado em Faculdade de Educação

2014 - 2015

Universitat de Barcelona
Título: Professoras de escolas rurais: Bolívia, Brasil e México
Orientador: em Universitat de Barcelona ( Roser Boix Tomás)
com , Ano de obtenção: 2016. Helena Coharik Chamlian. Coorientador: Roser Boix Tomás. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Educação

2008 - 2010

Universidade Federal do Piauí
Título: A prática pedagógica das (os) professoras (es) do Assentamento Diamante Negro Jutaih no Maranhão: "A pedagogia dos aços", Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Carmen Lúcia de Oliveira Cabral
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Pedagogia

2003 - 2007

Universidade Federal do Maranhão
Título: O currículo possível no Programa Saberes da Terra: a integração curricular na educação do campo no Maranhão
Orientador: Dourivan Camara Silva de Jesus

Curso técnico/profissionalizante em andamento em Curso de Cinema

2017 - Atual

instituto de educação ciência e tecnologia do maranhão

Curso técnico/profissionalizante interrompido em 2014 em DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA

2014 - Atual

Academia Internacional de Cinema
Ano de interrupção: 2014

Formação complementar

2017 - 2017

LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA. (Carga horária: 12h). , ESCOLA LUME DE CINEMA, LUME, Brasil.

2011 - 2011

A ideia do humano. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

I Jornada de Filosofia da Educação da FEUSP. (Carga horária: 4h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Preparação Pedagógica - PAE. (Carga horária: 160h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2009 - 2009

Compreeender, mediar e avaliar a formação. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2006 - 2006

Literatura e identidade. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2006 - 2006

Algumas reflexões sobre o Projeto Pedagógico. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2006 - 2006

A reforma do Estado Brasileiro e as políticas educ. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2005 - 2005

Contribuição da fonética e fonologia. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

, Lê Razoavelmente.

Organização de eventos

MARTINS, Marilda da Conceição . Organização do Coordenação do GT26 - Educação do Campo. 2022. (Outro).

MARTINS, Marilda da Conceição ; SAMPAIO, C. A. M. ; DUBLANTE, C. A. S. . XIX ENCONTRO NORDESTINO DOS GRUPOS PET. 2020. (Congresso).

MARTINS, Marilda da Conceição . IV ENCONTRO MARANHENSE DE GRUPOS PET/ MARAPET. 2019. (Congresso).

MARTINS, Marilda da Conceição . FEIRA DAS PROFISSÕES/CURSO DE PEDAGOGIA. 2018. .

MARTINS, Marilda da Conceição . II SIMPÓSIO PET CONEXÕES ESPAÇOS SOCIOPEDAGÓGICOS. 2018. (Congresso).

MARTINS, Marilda da Conceição . ARTE, IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO: MEMÓRIAS DO GSACI. 2018. (Congresso).

MARTINS, Marilda da Conceição . III ENCONTRO MARANHENSE DOS GRUPOS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL ? MARAPET. 2017. (Outro).

MARTINS, Marilda da Conceição ; FERNANDES, C. ; LIMA, F. S. B . I SEMINÁRIO UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA: O ESTÁGIO EM QUESTÃO. 2016. (Outro).

MARTINS, Marilda da Conceição . I ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAESF - ENIC. 2012. (Congresso).

MARTINS, Marilda da Conceição . Seminário de Conclusão do Projeto de Educação de Jovens e Adultos do Campo no Estado do Maranhão. 2006. (Outro).

MARTINS, Marilda da Conceição . I Seminário de Formação e Colação de Grau de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária no Estado do Maranhãoi - UFMA-MST-ASSEMA. 2005. (Outro).

MARTINS, Marilda da Conceição . III Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. 2004. (Congresso).

Participação em eventos

XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE."CURRÍCULO DECOLONIAL E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: ancestralidade e tradição como quebra de paradigmas. 2022. (Encontro).

XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE.EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMÉRICA LATINA: experiências do GEPEC_América Latina. 2022. (Encontro).

XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE.DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MARANHÃO: análises e reflexões. 2022. (Encontro).

XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE.ARTE, IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: a experiência do quilombo Santa Rosa dos Pretos, Maranhão. 2022. (Encontro).

I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina III Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina. Professoras de escolas rurais: América Latina em questão. 2019. (Congresso).

IV ENCONTRO MARANHENSE DE GRUPOS PET - MARAPET.GDT INCLUSÃO E DIVERSIDADE. 2019. (Outra).

XVIII ENCONTRO NORDESTINO DO GRUPOS PET/ENEPET.PET CONEXÕES DE SABERES PESQUISA E EXTENSÃO E ESPAÇOS SOCIOPEDAGÓGICOS: EXPERIÊNCIAS DE 2018. 2019. (Encontro).

XXIII ENCONTRO NORDESTINO DOS GRUPOS PET. 2019. (Encontro).

I ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FEUSP.PROFESSORAS DE ESCOLAS RURAIS LATINO-AMERICANAS. 2018. (Encontro).

II SIMPÒSIO PET CONEXÕES ESPAÇOS SOCIOPEDAGÓGICOS.MESA DE ABERTURA. 2018. (Outra).

XVI ENCONTRO HUMANÍSITICO.CINEMA NA ESCOLA PÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PET CONEXÕES ESPAÇOS SOCIOPEDAGÓGICOS EM SÃO LUÍS-MA. 2018. (Encontro).

XVII ENCONTRO NORDESTINO DOS GRUPOS PET/ENEPET. 2018. (Encontro).

XXIII ENAPET. 2018. (Encontro).

III ENCONTRO MARANHENSE DOS GRUPOS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL. 2017. (Encontro).

I SEMANA INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO E II SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A DIVERSIDADE.Feminismo e Educação: reflexões sobre conquistas e direitos e retrocessos. 2017. (Outra).

IV CONGEAFRO: DESCOLONIALIDADES E COSMOVISÕES. Cosmovisões sobre/de mulheres/homens//... infâncias e juventudes AFRODESCENDENTES em experiências descoloniais. 2017. (Congresso).

RESISTO PORQUE EXISTO. 2017. (Outra).

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRAFICICA. PROFESSORAS (ES) DE ESCOLAS RURAIS: ENCONTRO DE HISTÓRIAS, FORMAÇÃO E TRABALHO. 2014. (Congresso).

I ENCONTRO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DO MST. 2011. (Encontro).

I SEMINÁRIO DA ESCOLA PÚBLICA. 2011. (Seminário).

I SEMINÁRIO UNIVERISDADE E ESCOLA PÚBLICA. 2011. (Seminário).

VIII Semana da Educação - Universidade e Escola Pública: desafios e perspectivas da educação pública no Estado de São Paulo. 2011. (Outra).

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL. 2010. (Outra).

19 EPENN. 2009. (Encontro).

5 Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI. 2009. (Encontro).

9 Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro-oeste.Currículo Possível no Programa Saberes da Terra. 2008. (Encontro).

Aula-conferência internacional. 2008. (Outra).

III Encontro de Educadores do Maranhão.Escola para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. 2008. (Encontro).

II Formação Continuada dos Professores da Educação do campo em Pedagogia da Alternância do Programa Saberes da Terra. 2007. (Encontro).

II Seminário Estadual da Educação do Campo. 2007. (Seminário).

Seminário de Avaliação da aprendizagem para a Educação do Campo em Pedagogia da Alternância. 2007. (Seminário).

I Formação Continuada dos Professores da Educação do Campo em Pedagogia da Alternânica do Programa Saberes da Terra. 2006. (Seminário).

II Encontro de Educadores do Maranhão. Relacionamento professpr-aluno: em busca de apontamentos para um estudo a apartir da prática eduativa da turma de alfabetização de jovens e adultos do Programa Alfa-Sol. 2006. (Congresso).

Jornada Pedagógica de Pedagogia. 2006. (Outra).

Seminário de conclusão do Projeto de Educação de Jovens e Adultos do campo no Maranhão - PRONERA\UFMA\MST\ASSEMA. 2006. (Seminário).

VI Encontro Humanísitico.Educação do Campo no Maranhão: reflexões a partir do Programa Saberes da Terra. 2006. (Encontro).

VI Formação continuada de professores de EJA do PRONERA\UFMA\MST\ASSEMA. 2006. (Oficina).

VII Formação continuada de professores de EJA do PRONERA\UFMA\MST\ASSEMA. 2006. (Oficina).

VIII Simpósio da ABHR. 2006. (Simpósio).

57 Reunião Anual da SBPC.Gestão Colegiada no Centro de Ensino Médio Bernardo Coelho de Almeida: desafios e controvérsias na vivência desta instituição. 2005. (Outra).

I Encontro do PRONERA da Região Nordeste. 2005. (Encontro).

I Formação continuada de professores do Programa de Jovens e Adultos do PRONERA. 2005. (Oficina).

II Formação continuada de professores de EJA do PRONERA. 2005. (Oficina).

III Formação continuada de professores de EJA do PRONERA\UFM\MST\ASSEMA. 2005. (Oficina).

I Seminário de Formação e colação de grau de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária no Estado do Maranhão - UFMA\MST\ASSEMA. 2005. (Seminário).

IV Formação de Educadores e Educadoras do Projeto de Educação de Jovens e Adultos do Campo no Maranhão. 2005. (Oficina).

Semana de Educação.Colegiado escolar no BCA. 2005. (Outra).

V Encontro Humanísitico.Alfabetização de Jovens e Adultos. 2005. (Encontro).

V Formação continuada de professores de EJA do PRONERA\UFMA\MST\ASSEMA. 2005. (Oficina).

24 Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia. 2004. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. 2004. (Congresso).

I Semana da Consciência Negra. 2004. (Outra).

V Semana de Pedagogia da UFMA.A identidade da criança negra no Brasil. 2004. (Encontro).

IV Encontro Humanísitico.O papel da mídia na formação da identidade da criança negra no Brasil. 2003. (Encontro).

IV Semana de Pedagogia.Cotas para afro-descendentes: como andam as discussões?. 2003. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: THALIANA CRUZ DANTAS

MARTINS, MARILDA DA CONCEIÇÃO; VALE, M. G.; KATO, D. S.. Educação para a biodiversidade: olhares para o ensino de Biologia no contexto maranhense. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elisângela Santos de Amorim

MARTINS, Marilda da Conceição; COSTA, O. A.; PEREIRA, A. I. S.. Pedagogia da Alternância e Saberes Docentes: uma experiência em uma Casa Familiar Rural do Maranhão. 2019 - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: RAÍSSA OLIVEIRA EVERTON

MARTINS, Marilda da Conceição. CULTURA UNIVERSITÁRIA: OS CONCEITOS ASSIMILADOS, AS INTROSPECÇÕES E AS VOZES SILENCIADAS. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior CEMES) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Eliza dos Santos Souza

MARTINS, Marilda da Conceição. Os valores morais e a prática pedagógica na Educação Infantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thays do Nascimento

MARTINS, Marilda da Conceição. Pesquisa de opinião como instrumento de ensino-aprendizagem: um estudo sobre a pesquisa como prática educativa. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Claudia Maria Dionízio Ignácio

MARTINS, Marilda da Conceição. O reflexo da violência no processo de ensino-aprendizagem: o papel da escola de (re)construir valores. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Claudinei César de Arruda

MARTINS, Marilda da Conceição. O cinema como ferramenta de aprendizagem no ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Charqueada. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daiana Candido Correia Della Iglezia

MARTINS, Marilda da Conceição. Ética na Educação Infantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fabíola Garcia de Mattos

MARTINS, Marilda da Conceição. A Ética no cotidiano da escola. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gislaine de Almeida Luiz

MARTINS, Marilda da Conceição. Desafios da prática docente na Educação Infantil: a contribuição dos documentos de referência. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Joelma Cristina dos Santos Araújo

MARTINS, Marilda da Conceição. Os desafios e as possibilidade do trabalho coletivo docente nos núcleos de educação infantil do município de Bertioga. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola) - Universidade de São Paulo.

Aluno: MARIA DO CARMO DE SOUZA SANTOS

MARTINS, Marilda da Conceição. Perfil do professor ideal para alunos do 5 ano de escolaridade já repetentes. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Priscila Menarin Cesário

MARTINS, Marilda da Conceição. A formação de professores e a aprendizagem da docência na Educação Infantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Solange de Oliveira Soares

MARTINS, Marilda da Conceição. A Ética na escola: desenvolvimento moral na educação infantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Solange Soares de Campos

MARTINS, Marilda da Conceição. As contribuições da literatura infantil para o trabalho com projeto de valores na escola. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vanessa D´Andréa Soares de Freitas

MARTINS, Marilda da Conceição. Escola e família uma parceria para o bom desenvolvimento escolar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vanessa Egydio dos Santos

MARTINS, Marilda da Conceição. A sala de aula como espaço de intervenção na formação da ética, de valores e cidadania. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Waleria Volk Magnani Rizzo

MARTINS, Marilda da Conceição. O papel do diretor na construção da escola pública e democrática numa perspectiva freiriana: percepção de diretores e professores da Rede Pública de Ensino. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lívio Vilela Leite

MARTINS, Marilda da Conceição. A profissão docente na construção de uma educação crítica e participativa. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Claudia Cristina Nunes da Silva

MARTINS, Marilda da Conceição. Gestão escolar pública: uma visão de alerta diante a complexidade de relacionamentos no interior de uma unidade escolar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola) - Universidade de São Paulo.

Aluno: CRISTIANE APARECIDA DOS SANTOS REIS

MARTINS, Marilda da Conceição. A relação entre as concepções de criança e infância na visão dos educadores e o protagonismo infantil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética, Valores e Cidadania) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernanda Rodrigues da Silva

MARTINS, Marilda da Conceição. AS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS INFANTIS NA ATUALIDADE COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DIANTE DA MASSIFICAÇÃO DOS BRINQUEDOS DE SUPER- HERÓIS E SUPER - HEROÍNAS.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética, Valores e Cidadania) - Universidade de São Paulo.

Aluno: GIOVANNA PATRICIA DA SILVA LEONARDO

MARTINS, Marilda da Conceição. EDUCAÇÃO E ENSINO DE VALORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética, Valores e Cidadania) - Universidade de São Paulo.

Aluno: JOSEMBERG FERNANDES MEDEIROS

MARTINS, Marilda da Conceição. Qualidade da escola na opinião dos pais: análise crítica sobre os resultados qualitativos da pesqui. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética, Valores e Cidadania) - Universidade de São Paulo.

Aluno: JULIANE GONÇALLO RAMOS

MARTINS, Marilda da Conceição. Transformações na prática pedagógica de professores participantes de formação continuada na perspect. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética, Valores e Cidadania) - Universidade de São Paulo.

Aluno: LUCIANA DIAS FONTANEZI DE SOUZA

MARTINS, Marilda da Conceição. VIOLÊNCIA: O INTERCÂMBIO ENTRE A ESCOLA E O ENTORNO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética, Valores e Cidadania) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mara Cristina Gonçalves da Silva

MARTINS, Marilda da Conceição. Os povos indígenas e a pluralidade cultural. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética, Valores e Cidadania) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcio Simões

MARTINS, Marilda da Conceição. A ação docente na construção da função social da escola através da promoção da convivência democrática. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética, Valores e Cidadania) - Universidade de São Paulo.

Aluno: NEIVA DE CAMPOS

MARTINS, Marilda da Conceição. Gestão Democrática - Um Olhar Sobre a Creche Municipal de Santo André - SP. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética, Valores e Cidadania) - Universidade de São Paulo.

Aluno: PAULA FREITAS SANT'ANA

MARTINS, Marilda da Conceição. PEDAGOGIA COMUNITÁRIA: CIDADANIA ATRAVÉS DA ESCOLA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética, Valores e Cidadania) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Raquel Aparecida Batista

MARTINS, Marilda da Conceição. As relações de gênero na Educação Infantil: um olhar sobre a prática docente. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética, Valores e Cidadania) - Universidade de São Paulo.

Aluno: REGINA CELIA BATISTA SIMOSO

MARTINS, Marilda da Conceição. Conflitos no Ensino religioso sobre a óptica dos docentes, pais e discentes das escolas públicas.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética, Valores e Cidadania) - Universidade de São Paulo.

Aluno: ROSANGELA CRISTINA RODRIGUES DOS SANTOS

MARTINS, Marilda da Conceição. Considerações de professores sobre indisciplina na educação infantil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética, Valores e Cidadania) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rosely Martins de Oliveira

MARTINS, Marilda da Conceição. Formação de educadoras de creche: caminhos para uma educação de qualidade. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética, Valores e Cidadania) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sandra Oliveira dos Santos

MARTINS, Marilda da Conceição. O gênero publicitário na formação de valores. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética, Valores e Cidadania) - Universidade de São Paulo.

Aluno: SIMONE FERNANDES DE MELO

MARTINS, Marilda da Conceição. Articulando fazeres: o cuidar e o educar em salas de berçário na perspectiva dos pais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética, Valores e Cidadania) - Universidade de São Paulo.

Aluno: TALITA AUGUSTA CORO

MARTINS, Marilda da Conceição. Desigualdade, estereotipação e hierarquização de gênero: contribuições para a convivência democrátic. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética, Valores e Cidadania) - Universidade de São Paulo.

Aluno: VANDA DOS SANTOS SBRAVATTI

MARTINS, Marilda da Conceição. ADAPTAÇÃO ESCOLAR NA FASE INFANTIL. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética, Valores e Cidadania) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vivian Massullo Silva

MARTINS, Marilda da Conceição. A escola como promotora da cidadania. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética, Valores e Cidadania) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Monica Borges

MARTINS, Marilda da Conceição; CARDOSO, F.; PAVÃO, J. C.. A MULHER NEGRA NO MERCADO DE TRABALHO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: RAPHAEL DA SILVA SERRA

MARTINS, Marilda da Conceição; NASCIMENTO, R. C. G.. ESTUDANTES INDÍGENAS E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO IFMA/CAMPUS SÃO LUÍS MARACANÃ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS AGRÁRIAS) - UFMA - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: URIEL MENEZES DE SOUSA

MARTINS, Marilda da Conceição; RODRIGUES, S. J. D.. ?ESTAMOS SOZINHOS NA HISTÓRIA: POVOADO PRESINHA NA DEFESA DO SEU TERRITORIO FRENTE AO CORREDOR CARAJÁS?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: e MARLY DA CONCEIÇÃO SANTOS

MARTINS, Marilda da Conceição; COSTA, S. B.. O ENSINO MULTISSERIADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO TERRITÓRIO QUILOMBOLA MONGE BELO ITAPECURU-MIRIM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: GIOVANA DE JESUS DE SOUZA VIANA

MARTINS, Marilda da Conceição; SEGADILHA, D. M.F.; NUNES, A. DE A. C.. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS PARÂMENTROS CURRICULARES NACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO EDUCACIONAL ANTÔNIO RIBEIRO DA SILVA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Fernanda Tamyres da Conceição Lino

MARTINS, Marilda da Conceição; CAVALCANTE, J.; RESENDE, A.. EVASÃO ESCOLAR ENTRE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE OLHO D?ÁGUA DA CUNHÃS: UM ESTUDO SOBRE AS CAUSAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: SILVANA AMORIM DE OLIVEIRA

MARTINS, Marilda da Conceição. As contribuições das brincadeiras no desenvolvimento de crianças pequenas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Bianca Leão Amorim

MARTINS, Marilda da Conceição. A atividade de brincar na pré-escola: a experiência do estágio não obrigatório em uma instituição de Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Fernanda Tamyres da Conceição Lino

MARTINS, Marilda da Conceição. A EVASÃO ESCOLAR ENTRE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE OLHO DÁGUA DAS CUNHÃS: UM ESTUDO SOBRE AS CAUSAS.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas) - UFMA - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ana Cleide dos Santos Lopes

MARTINS, Marilda da Conceição; ANA CLEIDE DOS SANTOS LOPES. A leitura na educação infantil: a prática pedagógica dos professores da escola comunitária Santa Maria Bertilla. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DO MARANHÃO.

Aluno: ELINALVA GOMES DE AQUINO

MARTINS, Marilda da Conceição; ELINALVA GOMES DE AQUINO. LEITURA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DO MARANHÃO.

Aluno: FRANCISCO DA CONCEIÇÃO CORREIA

FRANCISCO DA CONCEIÇÃO CORREIA;MARTINS, Marilda da Conceição. A LEITURA NA ESCOLA PONTES DE AGUIAR: UM ESTUDO DE CASO NO 5° ANO DESTA UNIDADE DE ENSINO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DO MARANHÃO.

Aluno: Jacira Sousa Marques Santos

MARTINS, Marilda da Conceição; JACIRA SOUSA MARQUES SANTOS. ?SER DONA DE CASA?: O TRABALHO DOMÉSTICO EM URBANO SANTOS-MA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DO MARANHÃO.

Aluno: JADSON LÉO SILVA ABTIBOL

MARTINS, Marilda da Conceição; JADSON LÉO SILVA ABTIBOL. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO 5 ANO DA ESCOLA ELIÉZER MOREIRA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DO MARANHÃO.

Aluno: RAIMUNDO NONATO DOS SANTOS

MARTINS, Marilda da Conceição; SANTOS, R. N.. A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS POPULARES PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REALIDADE NO 2 ANO DA UEB PAULO DINIZ DA COSTA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DO MARANHÃO.

Aluno: Rosana Cardoso de Souza

MARTINS, Marilda da Conceição; ROSANA CARDOSO DE SOUZA. ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA VISÃO DE EMÍLIA FERREIRO: ESTUDO DAS HIPÓTESES SILÁBICAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DO MARANHÃO.

Aluno: Sâmia Pinheiro Nogueira

MARTINS, Marilda da Conceição; NOGUEIRA, S. P. ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA COMO UMA CONTRIBUIÇÃO NO ASPECTO SOCIAL DO INDIVÍDUO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO.

Aluno: MARIA ELIZONETE DE FREITAS MELO

MARTINS, Marilda da Conceição; MELO, M. E. DE F.. A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA PARA UM MELHOR DESEMPENHO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA HEITOR VILLA LOBOS DO MUNICÍPIO DE TRIZIDELA DO VALE-MA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO.

Aluno: RAVENNA SILVA RAPÔSO

MARTINS, Marilda da Conceição; RAPÔSO, R. S.. ANÁLISE DO PERFIL DOS GESTORES ATUANTES NAS UNIDADES DE ENSINO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE PEDREIRAS - MA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO.

Aluno: Patricia Pereira Oliveira

MARTINS, Marilda da Conceição; OLIVEIRA, P. P. RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UMA INVESTIGAÇÃO DA AFETIVIDADE NO PROCESSO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO JARDIM DE INFÂNICA BRANCA DE NEVE EM PEDREIRAS - MA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO.

Aluno: JANIEIRE ANDREA LIMA MEDEIROS

MARTINS, Marilda da Conceição; MEDEIROS, J. A. L.. O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA AUTO ESTIMA DOS ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE PEDREIRAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO.

Aluno: Kehomara Kênnia Nunes e Silva

MARTINS, Marilda da Conceição; SILVA, K. K. N. e S.. A RELAÇÃO FAMÍLIA ESCOLA COMO FATOR POSITIVO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO JARDIM DE INFÂNCIA MUNDO ENCANTADO EM TRIZIDELA DO VALE-MA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO.

Aluno: Lilian Katarine Soares

MARTINS, Marilda da Conceição; SOARES, L. K.. A NECESSIDADE DE DESENVOLVER O TEMA TRANSVERSAL "ORIENTAÇÃO SEXUAL" NO ENSINO MÉDIO DE PEDREIRAS-MA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO.

Aluno: Nair Arrais Leite

MARTINS, Marilda da Conceição; LEITE, N. A. A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DA APAE DE PEDREIRAS -MA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO.

Aluno: CLEANISMO DOS SANTOS MIRANDA

MARTINS, Marilda da Conceição; MIRANDA, C. DOS S.. ANÁLISE DAS DIFICULDADES NO ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS ATENDIDAS NA INSTITUIÇÃO PESTALOZZI EM PEDREIRAS - MA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO.

Aluno: Arleide Pereira Sousa

SOUSA, A. P.;MARTINS, Marilda da Conceição. A ARTE DE APRENDER BRINCANDO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO.

Aluno: Aline Furtado Menezes

MENEZES, A. F.;MARTINS, Marilda da Conceição. A INFLUÊNCIA DO PROFESSOR NO RESPEITO A DIVERSIDADE RACIAL E CULTURAL NO CENTRO DE ENSINO OSCAR GALVÃO EM PEDREIRAS - MA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO.

Aluno: MARIA ROBENILSE LIMA RIBEIRO

RIBEIRO, M. R. L.;MARTINS, Marilda da Conceição. A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO INDIVÍDUO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO.

Aluno: SANDRA DA SILVA BRITO

BRITO, S. DA S.;MARTINS, Marilda da Conceição. O PAPEL DO PEDAGOGO NA GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE UM ENSINO APRENDIZAGEM EFICIENTE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO.

MARTINS, Marilda da Conceição; NUNES, A. DE A. C.; ROCHA, V. M, da.. O ensino da Filosofia africana no contexto da Lei 10639-03: um estudo na Unidade Integrada Sarney Filho no Município de Raposa-MA. 2020. Universidade Federal do Maranhão.

MARTINS, Marilda da Conceição; ROCHA, V. M, da.; QUADROS JÚNIOR, J. F. S. de.. EDUCAÇÃO, EMOÇÃO E CRIATIVIDADE: UMA PROPOSTA ARTÍSTICA SOBRE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS E SEUS BENEFÍCIOS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO POR MEIO DE OFICINAS CRIATIVAS. 2020. Universidade Federal do Maranhão.

MARTINS, Marilda da Conceição; ROSA, K. N. da S.; VALLE, M. G. do.. Educação ambiental em resíduos sólidos no Ensino de Ciências do 4 e 5 ano da UEB Olinda Desterro: um estudo sobre os ecopontos de São Luís.. 2020. Universidade Federal do Maranhão.

MARTINS, Marilda da Conceição; QUADROS JÚNIOR, J. F. S. de.; ROCHA, V. M, da.. O ensino da arte contemporânea: uma proposta da formação continuada para professores de Arte do Ensino Fundamental Anos Finais. 2020. Universidade Federal do Maranhão.

MARTINS, Marilda da Conceição; SILVA, A. L.; PRAZERES, V. de A.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO. 2019. Universidade Federal do Maranhão.

MARTINS, Marilda da Conceição. SELEÇÃO DE BOLSISTA E NÃO BOLSISTA DO PET ESPAÇOS SOCIOPEDAGÓGICOS. 2019. Universidade Federal do Maranhão.

MARTINS, Marilda da Conceição; SAMPAIO, C. A. M.. SELEÇÃO DE BOLSISTA E NÃO BOLSISTA DO PET CIÊNCIAS SOCIAIS. 2019. Universidade Federal do Maranhão.

MARTINS, Marilda da Conceição; DUBLANTE, C. A. S.. SELEÇÃO DE BOLSISTA E NÃO BOLSISTA DO PET ESPAÇOS SOCIOPEDAGÓGICOS. 2018. UFMA - Universidade Federal do Maranhão.

MARTINS, Marilda da Conceição; LIMA, M. I. S.. SELEÇÃO DE BOLSISTA E NÃO BOLSISTA DO PET BIOLOGIA. 2018. Universidade Federal do Maranhão.

Orientou

IVANILDO CARVALHO RODRIGUES

HORTAS MEDICINAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma proposta didático-pedagógica de práticas agroecológicas sustentáveis; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Reginaldo Garces Silva

?A CONSTRUÇÃO DO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO A PARTIR DA TOPOFILIA: a experiência da comunidade quilombola Santa Rosa dos Pretos, Itapecuru-Mirim/MA; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Francisco José Ferreira Carvalho

DIREITO INDÍGENA EM ESCOLAS GUAJAJARAS: uma proposta de formação continuada no Centro de Ensino Escolar Indígena Geanni Sartori na Aldeia Juçaral, em Amarante do Maranhão; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

JOCENILSON MENDES COSTA

AGROECOLOGIA NAS ESCOLAS DO CAMPO: estudos sobre as experiências do Centro de Educação do Campo Roseli Nunes, Lagoa Grande do Maranhão; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

ENIMEYRE DE MELO CAVALCANTI

EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NO MARANHÃO; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Ruth Mayra Gomes Melo

A educação ambiental nas aulas de Geografia; experiências na Educação de Jovens e Adultos em Raposa-MA; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Ruth Mayra Gomes Melo

A educação ambiental nas aulas de Geografia|: experiências na Educação de Jovens e Adultos em Raposa-MA; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Maricéa de Abreu Machado

O ENSINO DE ARTES NO MARANHÃO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior CEMES) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Marilda da Conceição Martins;

Francisco Moreira da Silva

LEITURA E EMANCIPAÇÃO SOCIAL: RELAÇÕES; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Marilda da Conceição Martins;

Ottavio Nava Galvão

EDUCAÇÃO E TRABALHO: RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM, PESQUISA E RESULTADOS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Marilda da Conceição Martins;

Michael Nascimento dos Santos

BOLSA FAMÍLIA E A EVASÃO ESCOLAR: REFLEXÕES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BACABAL-MA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Marilda da Conceição Martins;

Carlos Andre Santos Leite

ENTRE SABERES E SABORES: CONCEPÇÕES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 1 AO 5 ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS-MA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Marilda da Conceição Martins;

Deuzilene Reis

EDUCAÇÃO ESCOLAR NO QUILOMBO ALTO BRASILBOA VISTA, CURURUPU, MARANHÃO: ASPECTOS E CONQUISTAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Marilda da Conceição Martins;

MARIA JOELMA TORRES LEITE

?EDUCAÇÃO ESCOLAR NO ASSENTAMENTO CRISTINA ALVES, ITAPECURU-MIRIM-MA: SOBRE POSSIBILIDADES E CONQUISTAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Marilda da Conceição Martins;

Enedilra Silva Morais

?EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO/ TRAJETORIA DA LUTA PELA TERRA NO QUILOMBO CONDURUS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Marilda da Conceição Martins;

MARIA LÚCIA SILVA CRUZ

?MAIS DEI A VOLTA POR CIMA: VIDA E DUCAÇÃO NO CAMPO MARANHENSE A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA DE UMA TRABALHADORA RURAL?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Marilda da Conceição Martins;

Ana Cleide dos Santos Lopes

A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA ESCOLA COMUNITÁRIA SANTA MARIA BERTILLA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DO MARANHÃO; Orientador: Marilda da Conceição Martins;

ELINALVA GOMES DE AQUINO

LEITURA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DO MARANHÃO; Orientador: Marilda da Conceição Martins;

FRANCISCO DA CONCEIÇÃO CORREIA

A LEITURA NA ESCOLA PONTES DE AGUIAR: UM ESTUDO DE CASO NO 5° ANO DESTA UNIDADE DE ENSINO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DO MARANHÃO; Orientador: Marilda da Conceição Martins;

Jacira Sousa Marques Santos

?SER DONA DE CASA?: O TRABALHO DOMÉSTICO EM URBANO SANTOS-MA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DO MARANHÃO; Orientador: Marilda da Conceição Martins;

JADSON LÉO SILVA ABTIBOL

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO 5 ANO DA ESCOLA ELIÉZER MOREIRA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DO MARANHÃO; Orientador: Marilda da Conceição Martins;

VALDENICE SANTOS NINA

A ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A REALIDADE DA ESCOLA LAURA ARAÚJO COSTA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DO MARANHÃO; Orientador: Marilda da Conceição Martins;

Raimundo Nonato da Silva Ferreira

A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS POPULARES PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REALIDADE NO 2 ANO DA UEB PAULO DINIZ DA COSTA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DO MARANHÃO; Orientador: Marilda da Conceição Martins;

Rosana Cardoso de Souza

ALFABETIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA VISÃO DE EMÍLIA FERREIRO: UM ESTUDO DAS HIPÓSTESES SILÁBICAS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DO MARANHÃO; Orientador: Marilda da Conceição Martins;

Produções bibliográficas

  • NUNES, ANTONIO DE ASSIS CRUZ ; SANTOS, CLENIA DE JESUS PEREIRA DOS ; MARTINS, MARILDA DA CONCEIÇÃO ; SOUSA, ANGELA RIBEIRO CASAS NOVA DE ; ROCHA, LUÍS FÉLIX DE BARROS VIEIRA ; COSTA, ROSANGELA COÊLHO ; MARQUES, WALTER RODRIGUES . Historical paths of black ethnic-racial identity in Brazil. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 23, p. 369-387, 2023.

  • FERREIRA, LUCILEIDE MARTINS BORGES ; ANGELO, A. A. ; MARTINS, Marilda da Conceição ; FERREIRA, C. C. . PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LEVANTAMENTO E ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 67286-67308, 2021.

  • MARTINS, MARILDA DA CONCEIÇÃO . TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DE ESCOLAS CAMPONESAS: EXPERIÊNCIAS LATINO-AMERICANAS / TRAJECTORIES OF TEACHER TRAINING IN RURAL SCHOOLS: LATIN AMERICAN EXPERIENCES. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 70229-70249, 2020.

  • ASSUNÇÃO, ANA VALÉRIA LUCENA LIMA ; MARTINS, MARILDA DA CONCEIÇÃO ; MARQUES, WALTER RODRIGUES ; COSTA, ROSANGELA COÊLHO ; CUTRIM, DAYANA STHÉFANE PEREIRA ; LOBATO, JOSÉ JOÃO SANTOS . ESTUDO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA NO ENSINO DE ARTE EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA MARANHENSE: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS / STUDY OF AFRICAN HISTORY AND CULTURE IN THE TEACHING OF ART IN A QUILOMBOLA SCHOOL IN MARANHÃO: ANALYSIS OF EXPERIENCES. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 75904-75922, 2020.

  • REIS, DEUZILENE ; CAVALCANTI, ENIMEYRE DE MELO ; FERREIRA, LUCILEIDE MARTINS BORGES ; MARTINS, MARILDA DA CONCEIÇÃO ; MELO, RUTH MAYRA GOMES . EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO MARANHÃO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA / QUILOMBOLA SCHOOL EDUCATION IN MARANHÃO: ANALYSIS OF AN EXPERIENCE. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 76223-76243, 2020.

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; VIEIRA, A. J. C. . TRABALHO DE PROFESSORES NO MEIO RURAL MARANHENSE: LEITURA A PARTIR DE ?OS ESTABELECIDOS E OS OUTSIDERS?. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI) , v. 33, p. 334-362, 2015.

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; VIEIRA, A. J. C. . Linguagens, Educação e Sociedade - Teresina, 12 eresina, Ano 14, n. 21, jul./dez. 2009. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI) , v. 14, p. 59-71, 2009.

  • MARTINS, Marilda da Conceição . EBOOK PET UFMA: RELATOS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO. 1. ed. São Luís: EDUFMA, 2020. v. 1. 144p .

  • MARTINS, Marilda da Conceição . Programa Saberes da Terra: a integração curricular na educação do campo no Maranhão. 1. ed. São Luís: EDUFMA, 2019. v. 1. 120p .

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; MORAIS, E. S. . Educação escolar quilombola: vivências maranhenses. 1. ed. SÃO LUÍS: EDUFMA, 2019. v. 1. 94p .

  • MARTINS, Marilda da Conceição . Práticas pedagógicas de professoras(es) do MST: experiências maranhenses. 1. ed. SÃO LUÍS: EDUFMA, 2019. v. 1. 285p .

  • MARTINS, Marilda da Conceição . Professoras de escolas rurais: narrativas latinoamericanas. 1. ed. SÃO LUÍS: EDUFMA, 2019. v. 1. 379p .

  • MARQUES, WALTER RODRIGUES ; ROCHA, L. F. B. V. ; LIMA, C. S. ; ASSUNAO, A. V. L. ; MARTINS, Marilda da Conceição . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO NEGRO NO CONTEXTO ESCOLAR PELO OLHAR DOS DOCENTES. In: MELO, José Carlos de, SANTOS, Maria José Albuquerque, EVERTON, Raissa Oliveira, FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho, MARQUES, Walter Rdrigues. (Org.). GESTÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: apontamentos sobre currículo e formação de professores. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. 1, p. 197-218.

  • MARTINS, Marilda da Conceição . Professoras de escolas rurais: América Latina em questão. In: I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina, 2019, São Paulo. I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina, III Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina : caderno de resumos. São Paulo: EACH : Prolam-USP, 2019. v. 1. p. 1-625.

  • MARTINS, Marilda da Conceição . PROFESSORAS DE ESCOLAS RURAIS LATINO-AMERICANAS. In: I ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FEUSP, 2018, São Paulo. I ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FEUSP. São Paulo: EDUSP, 2018.

  • MARTINS, Marilda da Conceição . TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DE ESCOLAS RURAIS. In: Educação, memória e resistência popular na formação social da América Latina, 2014, Santa Maria. Educação, memória e resistência popular na formação social da América Latina. Santa Maria, 2014. p. 30-3876.

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; SOUSA, D. M. C. ; SANTOS, R. M. B. . PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP: O ESTÁGIO EM DEBATE. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ? EDUCAÇÃO ? SIRSSE e IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE ? SIPD/CÁTEDRA UNESCO, 2013, Curitiba. XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ? EDUCAÇÃO ? SIRSSE e IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE ? SIPD/CÁTEDRA UNESCO, 2013.

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; PEREIRA, K. A. . La Pedagogía de la Resistencia: El trabajo de profesoras/es del MST. In: II Congreso Internacional Multidisciplinar de Investigación Educativa Investigación de Calidad para Mejorar La Educación, 2013, Tarragona. II Congreso Internacional Multidisciplinar de Investigación Educativa Investigación de Calidad para Mejorar La Educación, AMIE, 2013.

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; VIEIRA, A. J. C. . Medicalização e preconceito na escola: algumas reflexões. In: II SEMINÁRIO DE TEORIA CRÍTICA, 2011, SÃO PAULO. II SEMINÁRIO DE TEORIA CRÍTICA, FORMAÇÃO E INDIVÍDUO: EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E HIGIENISMO, 2011.

  • MARTINS, Marilda da Conceição . MST como sujeito educativo: uma abordagem etnometodológica. In: Encontro de Pesquisa educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa. Caderno de textos, 2009. p. 1-10.

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; CABRAL, C. L. O. . Contra o exílio do coração: uso das cartas no processo de formação docente. In: EPENN, 2009, João Pessoa. Cadeno de Textos, 2009. p. 1-12.

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; VIEIRA, A. J. C. . O currículo Integrado no Programa de Educação de Jovens e Adultos do campo: Saberes da Terra. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste, 2008, Taguatinga. Anais do IX Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste, 2008. v. 01. p. 275-290.

  • MARTINS, Marilda da Conceição . Educação do Campo e Saber Integrado. In: III Encontro de Educadores do Maranhão, 2008, São Luís. III Encontro de Educadores do Maranhão, 2008. v. 01.

  • CABRAL, C. L. O. ; MARTINS, Marilda da Conceição . A escola para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. In: III Encontro de Educadores do Maranhão, 2008, São Luís. III Encontro de Edcuadores do Maranhão, 2008.

  • CARVALHO, F. J. F ; MARTINS, Marilda da Conceição . Currículo decolonial e Educação Escolar Indígena: ancestralidade e tradição como quebra de paradigmas. In: XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, 2022, São Luís. XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, 2022.

  • MARTINS, Marilda da Conceição . 'DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MARANHÃO: análises e reflexões.. In: XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, 2022, São Luís. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: Resistência, Desafios e Perspectivas. São Luís: EDUFMA, 2022. v. ÚNICO.

  • MARTINS, Marilda da Conceição . ARTE, IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: a experiência do quilombo Santa Rosa dos Pretos, Maranhão. In: XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, 2022, São Luís. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: Resistência, Desafios e Perspectivas. São Luís: EDUFMA, 2022.

  • MARTINS, Marilda da Conceição . ARTE, IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: a experiência do quilombo Santa Rosa dos Pretos, Maranhão. In: XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, 2022, São Luís. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: Resistência, Desafios e Perspectivas. São Luís: EDUFMA, 2022.

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; COSTA, J. M. ; CARVALHO, F. J. F ; NEVES, R. M. S. . REFERENCIAIS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DO ESTADO DO MARANHÃO: ALGUMAS REFLEXÕES. In: II SEMINÁRIO NACIONAL DE HUMANIDADES DO IFMA - Narrativas e Disputas de Poder: Educação, Ciência e Cultura no Sertão Maranhense, 2022, Barra do Corda. II SEMINÁRIO NACIONAL DE HUMANIDADES DO IFMA - Narrativas e Disputas de Poder: Educação, Ciência e Cultura no Sertão Maranhense. São Luís: EDITORA IFMA, 2022. p. 166-169.

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; COSTA, J. M. ; RODRIGUES, I. C. . DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MARANHÃO: análises e reflexões. In: MARILDA DA CONCEIÇÃO MARTINS, 2022, São Luís. XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, 2022.

  • MARTINS, Marilda da Conceição . 'EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMÉRICA LATINA: experiências do GEPEC_América Latina. In: XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, 2022, São Luís. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: Resistência, Desafios e Perspectivas, 2022. v. ÚNICO.

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; SAMPAIO, C. A. M. ; DUBLANTE, C. A. S. . QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E RELAÇÕES DE GÊNERO: EXPERIÊNCIAS DO PET CONEXÕES DE SABERES ESPAÇOS SOCIOPEDAGÓGICOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS-MA. In: IV Encontro Maranhense dos Grupos do Programa de Educação Tutorial-MARAPET, 2019, São Luís. IV Encontro Maranhense dos Grupos do Programa de Educação Tutorial-MARAPET, 2019. v. 1. p. 1-39.

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; SAMPAIO, C. A. M. ; DUBLANTE, C. A. S. . CINEMA E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DO PET CONEXÕES ESPAÇOS SOCIOPEDAGÓGICOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS-MA. In: IV Encontro Maranhense dos Grupos do Programa de Educação Tutorial-MARAPET, 2019, São Luís. IV Encontro Maranhense dos Grupos do Programa de Educação Tutorial-MARAPET, 2019. v. 1. p. 1-39.

  • MARTINS, Marilda da Conceição . PET CONEXÕES DE SABERES PESQUISA E EXTENSÃO E ESPAÇOS SOCIOPEDAGÓGICOS: EXPERIÊNCIAS DE 2018. In: XXIII Encontro Nordestino dos Grupos PET, 2019, Recife. XXIII ENEPET, 2019.

  • MARTINS, Marilda da Conceição . CINEMA, SAÚDE, GÊNERO, UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA: O TRABALHO DO PET CONEXÕES DE SABERES ESPAÇOS SOCIOPEDAGÓGICOS 2018. In: XXIV Encontro Nacional dos Grupos PET, 2019, Natal. XXIV Encontro Nacional dos Grupos PET, 2019.

  • MARTINS, Marilda da Conceição . CINEMA E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DO PET CONEXÕES DE SABERES. In: XXIV Encontro Nacional dos Grupos PET, 2019, Natal. XXIV Encontro Nacional dos Grupos PET, 2019.

  • MARTINS, Marilda da Conceição . RELAÇÕES DE GÊNERO E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: PET CONEXÕES DE SABERES ESPAÇOS SOCIOPEDAGÓGICOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS- MA. In: XXIV Encontro Nacional dos Grupos PET, 2019, Natal. XXIV Encontro Nacional dos Grupos PET, 2019.

  • MARTINS, Marilda da Conceição . 'EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMÉRICA LATINA: experiências do GEPEC_América Latina. In: XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, 2022, São Luís. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: Resistência, Desafios e Perspectivas, 2022. v. ÚNICO.

  • MARTINS, Marilda da Conceição . CURRÍCULO DECOLONIAL E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: ancestralidade e tradição como quebra de paradigmas. In: XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, 2022, São Luís. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: Resistência, Desafios e Perspectivas, 2022. v. ÚNICO.

  • MARTINS, Marilda da Conceição . DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MARANHÃO: análises e reflexões. In: XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, 2022, São Luís. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: Resistência, Desafios e Perspectivas, 2022. v. ÚNICO.

  • MARTINS, Marilda da Conceição . ARTE, IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: a experiência do quilombo Santa Rosa dos Pretos, Maranhão. In: XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, 2022, São Luís. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: Resistência, Desafios e Perspectivas, 2022.

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; LIMA, M. D. ; VIEIRA, E. P. . REDES SOCIAIS E SEUS IMPACTOS: UM ESTUDO DO PET CONEXÕES ESPAÇOS SOCIOÉDAGÓGICOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS-MA. In: XVI ENCONTRO HUMANÍSTICO, 2018, SÃO LUÍS. XVI ENCONTRO HUMANÍSTICO. SÃO LUÍS: EDUFMA, 2018.

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; GOMES, L. F. ; SILVA, T. C. . RELAÇÕES DE GÊNERO E QUESTÕES ETNICO-RACIAIS: O PET CONEXÕES DE SABERES ESPAÇOS SOCIOPEDAGÓGICOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS-MA. In: XVI ENCONTRO HUMANÍSTICO, 2018, SÃO LUÍS. XVI ENCONTRO HUMANÍSITICO. SÃO LUÍS: EDUFMA, 2018.

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; ARAUJO, E. F. ; MELO, L. B. . CINEMA NA ESCOLA PÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PET CONEXÕES ESPAÇOS SOCIOPEDAGÓGICOS EM SÃO LUÍS, MA. In: XVI ENCONTRO HUMANÍSTICO, 2018, SÃO LUÍS. XVI ENCONTRO HUMANÍSITICO. SÃO LUÍS: EDUFMA, 2018.

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; CARVALHO, F. J. F. ; COSTA, J. M. ; NEVES, R. M. S. . REFERENCIAIS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DO ESTADO DO MARANHÃO: ALGUMAS REFLEXÕES. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, MARILDA DA CONCEIÇÃO . EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMÉRICA LATINA: experiências do GEPEC_América Latina. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; COSTA, J. M. ; RODRIGUES, I. C. . DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MARANHÃO: análises e reflexões. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; GARCES, R. . ARTE E RESISTÊNCIA EM SANTA ROSA DOS PRETOS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; CARVALHO, F. J. F . CURRÍCULO DECOLONIAL E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: ancestralidade e tradição como quebra de paradigmas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, Marilda da Conceição . REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; CAMPOS, A. R. . FEMINISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE CONQUISTAS DE DIREITOS E RETROCESSOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; BOAKARI, F. M. ; MACHADO, R. N. S. . Cosmovisões sobre-de mulheres-homens...infâncias e juventudes afrodescendentes em experiências descoloniais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, Marilda da Conceição . O diálogo entre a Educação Popular, os Movimentos Sociais e a Universidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, Marilda da Conceição . 'A Pedagogia dos Aços': as implicações da ação política do MST para o trabalho docente das (os) professoras (es) da Vila Diamante. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; CABRAL, C. L. O. . Contra o exílio do coração: uso das cartas no processo de formação docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, Marilda da Conceição . MST como sujeito educativo: uma abordagem etnometodológica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; CABRAL, C. L. O. . Prática política e trabalho docente no MST: um diálogo necessário?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, Marilda da Conceição . Educação do campo e saber integrado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; CABRAL, C. L. O. . A educação escolar para o Movimento dos Trabalhadores RUrais Sem Teraa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; VIEIRA, A. J. C. . Currículo Possível no Programa Saberes da Terra. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, Marilda da Conceição . Relacionamento professor-aluno: em busca de apontamentos para um estudo a apartir da prática educativa da turma de alfabetização de jovens e adultos do Programa Alfa-Sol. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; BORGES, Lucileide Martins. . Camponeses e educação do campo no Maranhão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, Marilda da Conceição . Educação do Campo no Maranhão: reflexões a partir do Programa Saberes da Terra. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, Marilda da Conceição . Alfabetização de jovens e adultos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; NASCIMENTO, Rita de Cássia Gomes. ; PIMENTEL, Delene Thaís Sousa . Gestão Colegiada no Centro de Ensino Médio Bernardo Coelho de Almeida: desafios e controvérsias na vivência desta instiuição. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, Marilda da Conceição . Gestão Colegiada no centro de ensino médio Bernardo Coelho de Almeida: implicações na vivência desta instituição. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, Marilda da Conceição . A construção da identidade da cirnaça negra no Maranhão. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, Marilda da Conceição ; GUSMÁN, Patrícia Rosa Santana ; PEDRONI, Sônia ; MOTTA, Diomar das Graças . O papel da mídia na formação da identidade da criança negra no Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, Marilda da Conceição . A função social da escola pública do campo. São Luís: Edufma, 2012 (Livro).

  • CAVALCANTI, C. R. ; SOUSA, A. F. de ; MARTINS, Marilda da Conceição ; CARVALHO, I. S. ; SOUSA, J. F. ; Nildes Mendes Lobo . Projeto Saberes da Terra (Ensino Fundamental e Qualificação Profissional de Agricultores Familiares). São Luís: Governo do Estado do Maranhão-SEDUC, 2007 (Livro Didático).

  • CAVALCANTI, C. R. ; SOUSA, A. F. de ; SANTO, E. P. E. ; ROSARIO, M. C. M. ; MARTINS, Marilda da Conceição . Nossa História, Nossa Identidade. São Luís: Gráfica Digital, 2005 (Livro didático).

Outras produções

MARTINS, Marilda da Conceição . COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO PPGEEB. 2022.

MARTINS, Marilda da Conceição . COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO GRADUAÇÃO UFMA. 2022.

MARTINS, Marilda da Conceição . COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO PPGEEB TURMA REGULAR. 2021.

MARTINS, Marilda da Conceição . COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO PPGEEB GRADUAÇÃO UFMA. 2021.

MARTINS, Marilda da Conceição . COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO PPGEEB. 2020.

MARTINS, Marilda da Conceição . COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO PPGEEB. 2019.

MARTINS, Marilda da Conceição . COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO PPG ENFERMAGEM. 2019.

MARTINS, Marilda da Conceição . Parecerista do Projeto 'O prçamento do governo estadual para a educação e saúde de 2011 a 2018. 2023.

MARTINS, Marilda da Conceição . PARECERISTA DA REVISTA EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO. 2022.

MARTINS, Marilda da Conceição . Parecer Entrevistas Heteroidentificação Seleção PPGEEB. 2022.

MARTINS, Marilda da Conceição . Parecer Entrevistas Heteroidentificação Graduação UFMA. 2022.

MARTINS, Marilda da Conceição . Parecerista Ad-Hoc do GT26 - Educação do Campo , da avaliação dos trabalhos científicos do XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste. 2022.

MARTINS, Marilda da Conceição . PARECERISTA DA REVISTA EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO. 2021.

MARTINS, Marilda da Conceição . Feminismo e Educação: reflexões sobre conquistas e direitos e retrocessos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARTINS, Marilda da Conceição . Professoras rurais reivindicam participação na produção do ensino. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS, Marilda da Conceição ; NUNES, A. DE A. C. . COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO DO VESTIBULAR DA UFMA 2020. 2020. (COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO DO VESTIBULAR DA UFMA 2020).

MARTINS, Marilda da Conceição ; NUNES, A. DE A. C. . COMISSÃO DE APLICAÇÃO DA PROVA ESCRITA DA SELEÇÃO DE MESTRADO PPGEEB 2020. 2019. (PROCESSO SELETIVO MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2020).

MARTINS, Marilda da Conceição ; NUNES, A. DE A. C. . COMISSÃO DE CORREÇÃO DA PROVA ESCRITA DA SELEÇÃO DE MESTRADO PPGEEB. 2019. (PROCESSO SELETIVO MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2020).

MARTINS, Marilda da Conceição ; NUNES, A. DE A. C. . COMISSÃO DE ANÁLISE DOS PROJETOS DE PESQUISA DA SELEÇÃO DE MESTRADO PPGEEB 2020. 2019. (PROCESSO SELETIVO MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2020).

MARTINS, Marilda da Conceição ; NUNES, A. DE A. C. ; SILVA, A. C. O. . COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO DA SELEÇÃO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM. 2019. (COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO DA SELEÇÃO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM).

MARTINS, Marilda da Conceição ; NUNES, A. DE A. C. . COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO SELEÇÃO DE MESTRADO PPGEEB 2020. 2019. (COMISSÃO HETEROIDENTIFICAÇÃO SELEÇÃO DE MESTRADO PPGEEB 2020).

MARTINS, Marilda da Conceição . CINEMA E EDUCAÇÃO. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, Marilda da Conceição . CINEMA E EDUCAÇÃO. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, Marilda da Conceição ; MACHADO, R. N. S. . I COLÓQUIO DE PESQUISADORAS-ES DAS EPISTEMOLOGIAS ÉTNICO-RACIAIS. 2018. (COORDENADORA NA RODA DE DIÁLOGOS "MULHER, GÊNERO E SEXUALIDADE NA HISTÓRIA E NAS POLÍTICAS EDUCACION).

MARTINS, Marilda da Conceição ; DUBLANTE, C. A. S. . COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO - CLAA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL. 2018. (COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO - CLAA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL).

MARTINS, Marilda da Conceição . PARECERISTA NA REVISTA CADERNOS DE PESQUISA. 2017. (PARECERISTA NA REVISTA CADERNOS DE PESQUISA).

MARTINS, Marilda da Conceição . Avaliação da aprendizagem: memórias do percurso. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, Marilda da Conceição . Orientações metodológicas para as salas multisseriadas do campo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, Marilda da Conceição ; PEREIRA, K. A. . Economia Solidária e Educação: possíveis aproximações. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, Marilda da Conceição . PROJETO DE PESQUISA: UMA ANÁLISE SOBRE OS MÉTODOS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, Marilda da Conceição ; PEREIRA, K. A. . A função social da escola do campo. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materila didático).

MARTINS, Marilda da Conceição . POLÍTICAS EDUCACIONAIS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, Marilda da Conceição . ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO EDUCACIONAL. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, Marilda da Conceição . MEDIDAS EDUCACIONAIS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, Marilda da Conceição . CURRÍCULOS E PROGRAMAS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, Marilda da Conceição . ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, Marilda da Conceição . CURRÍCULOS E PROGRAMAS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, Marilda da Conceição . EDUCAÇÃO COMPARADA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, Marilda da Conceição . POLÍTICAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, Marilda da Conceição ; CABRAL, C. L. O. ; ARAUJO, R. M. O. ; SILVA, M. R. S. ; SANTOS, M. S. G. . Abordagem etnográfica na pesquisa em educação: estudos de casos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, Marilda da Conceição . O currículo possível no Programa Saberes da Terra: integração curricular no campo maranhense. 2007. (Trabalho de conclusão de curso).

MARTINS, Marilda da Conceição . Infância e questões etnico-raciais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARROS, Valderiza ; CANTANHEIDE, Domingas ; MARTINS, Marilda da Conceição . Cotas para afro-descendentes: como andam as discussões?. 2003. .

MARTINS, Marilda da Conceição ; Pessoa, Beatriz ; Hernandez, Cristobal ; Rolim, Vinícius ; Granito, Gustavo ; Jhovs, Leona . Lúcia. 2014. Filme.

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    CORREDORES DE DESENVOLVIMENTO NO BRASIL E EM MOÇAMBIQUE: estudo acerca das transformações no mundo do trabalho e no acesso a terra a partir da instalação do Corredor de Nacala (Moçambique) e Estrada de Ferro Carajás (Brasil), Descrição: Analise dos elementos da questão agrária e as transformações no mundo do trabalho em áreas de expansão de grandes projetos de desenvolvimento no Brasil e em Moçambique, sobretudo, a partir da implantação de corredores de desenvolvimento nos dois países, Nacala, em Moçambique e Estrada de Ferro Carajás, Brasil. Buscamos entender o movimento de fronteira do modo de produção capitalista no espaço, em que regiões periféricas servem à produção de maneira geral, como reservatórios de mão de obra a ser utilizada como força de trabalho barata e precária e como espaços de implantação de grandes empreendimentos, permeados pelo discurso de desenvolvimento. Assim, os estados do Maranhão, no Brasil e Nampula, onde se localiza o corredor de Nacala, em Moçambique, tem um forte papel. Analisamos as novas inserções no território moçambicano de grandes projetos agrícolas vinculados a modernização apregoada pela ?Revolução Verde? a partir da instalação do corredor de Nacala, na província de Nampula, e os investimentos brasileiros no país a partir do PROSAVANA que tem acarretado em transformações na produção local das províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado. Nessa região, ao norte do país, o mercado de terras acelerado pelo investimento estrangeiro, advindo do Brasil, acarretou a perda de terras de pequenos agricultores para dar lugar aos plantios de grandes empresas. Com processos semelhantes, em que pobreza e avanço de um modelo de agricultura moderna, as respectivas regiões de Moçambique e do corredor criado com a instalação da Estrada de Ferro Carajás, no Brasil podem apresentar elementos importantes para a compreensão da questão agrária no contexto do desenvolvimento capitalista em espaços periféricos. Para a realização da pesquisa, far-se-á análise de dados socioeconômicos das respectivas regiões, de informações em bancos de dados sobre mercado de trabalho, de trabalho escravo e trabalho forçado, de migrantes para o trabalho, resgatados do tráfico e escravidão contemporânea nos dois países, bem como distribuição de terras, participação de empresas e pessoas físicas no mercado de terras das respectivas regiões. Dessa maneira, os bancos de dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Organização das Nações Unidas (ONU), Instituto Nacional de Estatística de Moçambique (INE), dentre outros, são importantes, assim como trabalhos de campo em localidades que apresentem dinâmicas do ponto de vista dos investimentos e do trabalho importantes para elucidar os processos em questão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marilda da Conceição Martins - Integrante / Sávio José Dias Rodrigues - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    CORREDORES DE DESENVOLVIMENTO NO BRASIL E EM MOÇAMBIQUE: estudo acerca das transformações no mundo do trabalho e no acesso a terra a partir da instalação do Corredor de Nacala (Moçambique) e Estrada de Ferro Carajás (Brasil), Descrição: Analise dos elementos da questão agrária e as transformações no mundo do trabalho em áreas de expansão de grandes projetos de desenvolvimento no Brasil e em Moçambique, sobretudo, a partir da implantação de corredores de desenvolvimento nos dois países, Nacala, em Moçambique e Estrada de Ferro Carajás, Brasil. Buscamos entender o movimento de fronteira do modo de produção capitalista no espaço, em que regiões periféricas servem à produção de maneira geral, como reservatórios de mão de obra a ser utilizada como força de trabalho barata e precária e como espaços de implantação de grandes empreendimentos, permeados pelo discurso de desenvolvimento. Assim, os estados do Maranhão, no Brasil e Nampula, onde se localiza o corredor de Nacala, em Moçambique, tem um forte papel. Analisamos as novas inserções no território moçambicano de grandes projetos agrícolas vinculados a modernização apregoada pela ?Revolução Verde? a partir da instalação do corredor de Nacala, na província de Nampula, e os investimentos brasileiros no país a partir do PROSAVANA que tem acarretado em transformações na produção local das províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado. Nessa região, ao norte do país, o mercado de terras acelerado pelo investimento estrangeiro, advindo do Brasil, acarretou a perda de terras de pequenos agricultores para dar lugar aos plantios de grandes empresas. Com processos semelhantes, em que pobreza e avanço de um modelo de agricultura moderna, as respectivas regiões de Moçambique e do corredor criado com a instalação da Estrada de Ferro Carajás, no Brasil podem apresentar elementos importantes para a compreensão da questão agrária no contexto do desenvolvimento capitalista em espaços periféricos. Para a realização da pesquisa, far-se-á análise de dados socioeconômicos das respectivas regiões, de informações em bancos de dados sobre mercado de trabalho, de trabalho escravo e trabalho forçado, de migrantes para o trabalho, resgatados do tráfico e escravidão contemporânea nos dois países, bem como distribuição de terras, participação de empresas e pessoas físicas no mercado de terras das respectivas regiões. Dessa maneira, os bancos de dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Organização das Nações Unidas (ONU), Instituto Nacional de Estatística de Moçambique (INE), dentre outros, são importantes, assim como trabalhos de campo em localidades que apresentem dinâmicas do ponto de vista dos investimentos e do trabalho importantes para elucidar os processos em questão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marilda da Conceição Martins - Integrante / Sávio José Dias Rodrigues - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Professoras Afrodescendentes no Magistério Superior: vozes epistêmicas, Descrição: O presente projeto analisa como se dá o ingresso e a participação de professoras afrodescendentes no magistério superior da Universidade Federal do Maranhão e do Piauí (UFMA e UFPI). Faz uso da abordagem da Nova História Cultural, analisando significados e experiências, por meio da elaboração de narrativas sobre as trajetórias das professoras afrodescendentes. Trata-se de pesquisa com foco em epistemologias de subversão (feminismo, gênero, sexualidade, geração, etnia, afrodescendência, dentre outras) como uma maneira de analisar as vicissitudes dos códigos culturais prescritos, explorando e questionando o território da cultura ocidental hegemônica. Problematiza os processos de produção científica na universidade, questionando: como eles ocorrem? Quem produz o quê? Por que produzem? Quem são as mulheres professoras afrodescendentes? Quais são as suas ?maneiras de fazer? na universidade? Os resultados pretendem ampliar a produção de conhecimento, produzindo literaturas de descolonização das práticas culturais acadêmicas em universidades brasileiras, identificando ações educativas que resultaram das maneiras de intervenção epistemológica das professoras afrodescendentes no magistério superior.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marilda da Conceição Martins - Integrante / RAIMUNDA NONATA DA SILVA MACHADO - Coordenador / VALDENICE DE ARAUJO PRAZERES - Integrante / Enimeyre de Melo Cavalcanti - Integrante / Ruth Mayra Gomes Melo - Integrante.

  • 2017 - 2018

    AS RIQUEZAS SIMBÓLICAS DOS CENTROS FAMILIARES DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA: A HISTÓRIA QUE A EDUCAÇÃO RURAL NÃO CONTOU, Descrição: O projeto em questão pretende: a) Investigar as riquezas simbólicas presentes no cotidiano do Centro Familiar de Formação por Alternância Manoel Monteiro, b) Compreender as especificidades das relações pedagógicas que se estabelecem no interior do CEFFA Manoel Monteiro (relações de ensino-aprendizagem; relação professor-aluno; relação aluno-aluno); b)Traçar o perfil socioeconômico dos alunos matriculados e dos monitores que atuam no CEFFA Manoel Monteiro; c) Investigar a representação social do CEFFA Manoel Monteiro na comunidade e as redes de relações que estabelece com os moradores; d) Investigar e compreender a representatividade social do CEFFA Manoel Monteiro para os alunos e suas famílias; e) Analisar a importância dos CEFFAs para o fortalecimento das políticas públicas por uma Educação do Campo e f) Produzir um vídeo documentário abordando a temática trabalhada nessa proposta de pesquisa, bem como os resultados encontrados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Marilda da Conceição Martins - Integrante / Alexandra Resende Campos - Coordenador / Aline Aparecida Ângelo - Integrante / Carolina Pereira Aranha - Integrante / Deuciane Jardim Amorim - Integrante / Rafael Lima Nascimento - Integrante / Regina Maria Costa dos Santos - Integrante / Jessé Lima da Silva - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2016

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 6

Outras informações:
Pesquisadora desde 2011 no Grupo de Pesquisa Profissão Docente: Desafios Contemporâneos, coordenado pela professora livredocente Helena Coharik Chamlian.

2013 - 2013

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 4

Outras informações:
Fui monitora na disciplina Política e Organização da Educação Básica no Brasil ministrada na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo pela professora Doutora Doris Accioly e Silva.

2012 - 2013

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educadora - Monitora, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalho de educadora-monitora no Programa de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). O trabalho tinha como propósito intermediar contatos entre as escolas públicas de São Paulo e a FEUSP.

2012 - 2012

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora da Disciplina Fundamentos Econômicos, Carga horária: 6

Outras informações:
Realizei monitoria na Disciplina Fundamentos Econômicos da Educação, Contemporaneidade e Processos de Subjetividade sob a supervisão do Professor Doutor Rubens Barbosa de Camargo.

2019 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora no PPGEEb, Carga horária: 4

2017 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2017

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 40

Outras informações:
Atualmente sou professora contratada na Universidade Federal do Maranhão, no campus de Bacabal. Ministro no Curso de Ciências Humanas e Ciências Naturais disciplinas na área de Fundamentos da Educação.

2016 - 2017

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Colegiado do Curso de Ciências Humanas, Carga horária: 4

2016 - 2017

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Estágio Ciências Humanas, Carga horária: 10

Outras informações:
Desde março de 2016 exerço atividade de Coordenadora de Estágio do Curso de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) do Campus de Bacabal.

2005 - 2006

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante-universitária (PRONERA), Carga horária: 20

Outras informações:
Exerci o cargo de estudante-universitária do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no Campus de São Luís. Desenvolvi as seguintes atividades: planejamento, avaliação, formação docente e elaboração de materiais didáticos.

Atividades

  • 03/2020

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estado, Movimentos Sociais e Políticas Públicas, Estudos Comparados de Educação

  • 03/2020

    Ensino, Especialização em Docência do Ensino Superior, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estado, Movimentos Sociais e Políticas Públicas, Estudos Comparados de Educação

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política e Planejamento da Educação Básica Brasileira

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estado, Movimentos Sociais e Políticas Públicas, Estudos Comparados de Educação, Psicologia da Educação I

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política e Planejamento da Educação Básica Brasileira

2008 - 2010

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante-pesquisadora, Carga horária: 6

Outras informações:
Trabalho de estudante-pesquisadora no Núcleo de Pesquisa de professores e práticas pedagógicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

2008 - 2008

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Professora da graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista da Capes, Carga horária: 60

Outras informações:
Disciplina Filosofia da Educação II 60 horas - Curso de Pedagogia

2011 - 2011

Universidade Ceuma

Vínculo: CONTRATADA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 2

2010 - 2010

Faculdade São Luís

Vínculo: CONTRATADA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DA PÓS-GRADUAÇÃO, Carga horária: 10

2011 - 2011

FACULDADE DE EDUCAÇAÃO SÃO FRANCISCO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORD. DO NÚCLEO DE ASSUNTOS PEDAGÓGICOS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2011

FACULDADE DE EDUCAÇAÃO SÃO FRANCISCO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro de Colegiado de Letras e Pedagogia, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Membro do Colegiado do Curso de Letras e Pedagogia.

2010 - 2011

FACULDADE DE EDUCAÇAÃO SÃO FRANCISCO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente Estruturante, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora participante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação São Francisco, Pedreiras-MA.

2010 - 2011

FACULDADE DE EDUCAÇAÃO SÃO FRANCISCO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora do Curso de Pedagogia e Administração.

2010 - 2011

Faculdade do Maranhão

Vínculo: contratada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

2006 - 2007

Secretaria de Estado da Educação do Maranhão

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Coordenadora Regional, Carga horária: 20

2007 - 2008

Secretaria Municpal de Educação de Teresina - PI

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora das Séries Iniciais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - Atual

Ufma - Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTORA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET, Carga horária: 4