Ottmar Teske

Professor Sociólogo. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1999), Especialista em Ciência Política- ULBRA (1995) e Graduação em Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1994). Diretor Executivo do Instituto de Estudos em Governança Pública IEGP e IPESA - Instituto de Pesquisa Social e Acessibilidade. Professor responsável pela Monitoria no Curso de Especialização em Gestão Estratégica Pública - UNICAMP. Consultor UNESCO/ MEC/SECADI (Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Etno-Raciais - 2014 e 2015). Professor Adjunto de Sociologia,Teoria Política Clássica e Comportamento Político do Curso de Ciências Sociais e Ciência Política da Universidade Luterana do Brasil (1995-2012). Professor de de Ensino Fundamental e Médio na Escola Especial para Surdos Concórdia (1987 -1994). Pesquisa os seguintes temas : Sociologia da Acessibilidade, Diferenças e Teorias do Reconhecimento Político. Avaliação e análise das políticas públicas educacionais para os povos indígenas, Quilombolas, do campo e outras populações em situação de itinerância. Desenvolveu a Disciplina "Sociologia da Acessibilidade" para Cursos de Ciências Sociais no Brasil. Atua em Educação a Distância e tem experiência em Educação Popular e Programa Nacional de Inclusão de Jovens PROJOVEM - Governo Federal, UFRJ.

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

1997 - 1999

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Relações Ouvintistas" e Prática da Diferença: o multiculturalismo crítico na formação das comunidades surdas e seus movimentos,Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Carlos Bernardo Skliar
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em andamento em Administração e Planejamento para Docentes

1995 - Atual

Universidade Luterana do Brasil

Especialização em Ciências Políticas

1994 - 1995

Universidade Luterana do Brasil

Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura Plena

1989 - 1994

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Formação complementar

2009 - 2011

Inclusão de Jovens - Projovem Urbano. (Carga horária: 108h). , Fundação Darcy Ribeiro, FUNDAR, Brasil.

2009 - 2010

Programa Nacional de Inclusão de Jovens. (Carga horária: 252h). , COPPE/UFRJ & FUNDAR, COPPE/UFRJ, Brasil.

2005 - 2005

Capacitação Docente Para o Ensino a Distância. (Carga horária: 40h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Outros

Compreende Bem, Fala Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Organização de eventos

TESKE, O. ; PINHEIRO, H. L. ; FAGUNDES, Santos Eli ; SCHNEIDER, L. . Programa Cantando as Diferenças:Vida e Trabalho- Empregabilidade de Pessoas com Deficiência. 2008. (Outro).

TESKE, O. ; SCHNEIDER, L. ; PINHEIRO, H. L. ; FAGUNDES, Santos Eli . Programa Cantando as Diferenças: Conversando com Agentes Sociais e Políticos. 2008. (Outro).

TESKE, O. . I Seminário Nacional Cantando as Diferenças com Florestan Fernandes. 2007. (Outro).

TESKE, O. . Cantando as diferenças; Meio Ambiente e Mulheres. 2007. (Outro).

TESKE, O. . Cantando as Diferenças: Meio Ambiente e o Planeta Terra. 2007. (Outro).

TESKE, O. . Cantando as Diferenças: Meio Ambiente e Trabalho. 2007. (Outro).

TESKE, O. . Cantando as Diferenças: meio Ambiente e Povos Indígenas. 2007. (Outro).

TESKE, O. . Cantando as Diferenças: Semana Mundial do Meio Ambiente. 2007. (Outro).

TESKE, O. . Cantando as Diferenças: Meio Ambiente, trabalhadores rurais, imigrantes e colonos. 2007. (Outro).

TESKE, O. . Cantando as Diferenças: Meio Ambiente, Pessoas com Deficiência, Igualdade Racial e Direitos Humanos. 2007. (Outro).

TESKE, O. . Cantando as Diferenças: Meio Ambiente, Liberdade eZumbi dos Palmares. 2007. (Outro).

TESKE, O. . Cantando as Diferenças: Rosas, Vôo Livre , Direitos Humanos e Liberdade. 2007. (Outro).

TESKE, O. . Cantando as Diferenças : Meio Ambiente, crianças, Professores e Idosos. 2007. (Outro).

TESKE, O. . Encontro Internacional de Educação. 2005. (Outro).

TESKE, O. . Cantando às Diferenças: 250 anos sem Sepé Tiarajú. 2005. (Outro).

Participação em eventos

Conferencia Nacional de Educação - Etapa Intermunicipal.Eixo III- Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar, Eixo V- Financiamento da Educação e Controle Social e Eixo VI - Injustiça Social, Educação e trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade. 2009. (Outra).

Conferencia Nacional de Educação- Etapa Municipal : Caraá.Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar. 2009. (Outra).

Curso de Formação Escola de Lideranças A Troca de Experiencias como Exercício do Aprender.Categorias para uma Análise de Conjuntura (onde estamos?). 2009. (Outra).

Encontros Regionais- Contruindo Subsídios para Elaboração do Substitutivo aos PL 7699/2006 e 3638/200 - Estatuto (Moção 34 da II Conferencia ).Pessoas com deficiencia ULBRA- IPESA. 2009. (Seminário).

Jornada de Formação em Politicas públicas e Análise Sócio Política do estatuto da Pessoa Com Deficiência à Luz Da Convenção Internacional -ONU.Acessibilidade Universal. 2009. (Outra).

14º Congresso Internacional ABED de Educação a Distancia. Mesa Redonda Acessibilidade em EaD. 2008. (Congresso).

14º congresso Internacional ABED de Educação a distância. Mesa redonda Acessibilidade em EaD. 2008. (Congresso).

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.Pessoas com Deficiência. 2008. (Encontro).

Seminário de Empregabilidade de Pessoas com Deficiencia.Tematica Vida e Trabalho. 2008. (Seminário).

Congresso de Educação Inclusiva. 2007. (Congresso).

I Seminário Nacional Cantando as Diferenças com Florestan Fernandes.Programa cantando as diferençassociais, culturais e individuais. 2007. (Seminário).

I Seminário Nacional Cantando as Diferenças com Florestan Fernandes.Matrizes Religiosas e o Meio Ambiente. 2007. (Seminário).

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE LIBRAS PARA INTÉRPRETES."O PROFISSIONAL INTÉRPRETE DA LIBRAS". 2006. (Outra).

I Congresso Nacional Educando para a Inclusão- Diferenças Sociais, Culturais e Individuais. 2006. (Congresso).

I Congresso Nacional Educando para Inclusão - Diferenças Sociais, Culturais e Individuais. Acessibilidade Universal como Direito: Um olhar nessa perpectiva. 2006. (Congresso).

III SEMINARIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE.FUNDAMENTOS E PRINCÍPIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2006. (Seminário).

II SEMINARIO NACIONAL "REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS E SURDOCEGOS"."OS INTÉRPRETES DA LIBRAS COMO 'NÓS' DA REDE: ETICA E POLÍTICA". 2006. (Seminário).

Seminário Educação, Cidadania e Trabalho.Seminário: Educação, Cidadania e Trabalho. 2006. (Seminário).

CURSO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO A DISTANCIA.CURSO CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO A DISTANCIA. 2005. (Outra).

ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO.Espaço Temático "Inclusão" do Eixo Temático 1 - Educação como Direito. 2005. (Encontro).

ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO.ESPAÇO TEMÁTICO "INCLUSÃO" DO EIXO TEMATICO 1 - EDUCAÇÃO COMO DIREITO. 2005. (Encontro).

Implementação do Projeto Cantando as Diferenças(Estatuto do Idoso, das Pessoas com Deficiência e Igualdade Racial).Diploma CIPP. 2005. (Outra).

IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO CANTANDO AS DIFERENÇAS (ESTATUTO DO IDOSO, DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IGUALDADE RACIAL).DIPLOMA DE RECONHECIMENTO PELO TRABALHO POLÍTICO, SOCIAL E ECONOMICO NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO CANTANDO AS DIFERENÇAS. 2005. (Outra).

IV Congresso Internacional do INES. LIBRAS nas Universidades. 2005. (Congresso).

IV Congresso Internacional do INES. Surdez e Educação à Distância. 2005. (Congresso).

SUDEZ E UNIVERSO EDUCACIONAL. LIBRAS NAS UNIVERSIDADES, NO IV CONGRESSO INTERNACIONAL E X SEMINARIO NACIONAL DO INES. 2005. (Congresso).

SURDEZ E UNIVERSO EDUCACIONAL. SURDEZ E DUCAÇÃO A DISTANCIA NO IV CONGRESSO INTERNACIONAL E X SEMINÁRIO NACIONAL DO INES. 2005. (Congresso).

Fórum Letramento e Minorias.Letramento e Minorias. 2002. (Outra).

VI Congresso Latinoamericano de Educacion Bilingüe - Bicultural para Sordos. Sociologia & Surdez: Uma reflexão sobre os movimentos e luta dos surdos universitários. 2001. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Ronaldo Ribeiro

TESKE, O.. Conselhos Municipais-Instâncias do Controle Social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Júlio Helcias Blaz

TESKE, O.. O programa de Preparação para Aposentadoria desenvolvido em uma empresa petroquímica do Pólo de Triunfo-RS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Juliana Mezomo Cantarelli

TESKE, O.. Nas entrelinhas de um veto: Uma análise na disciplina de sociologia no governo Fernando henrique Cardoso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Juliema Rosicler Thomazzi Trein

TESKE, O.. O Trabalho da mulher no comércio de Canela /RS e suas expectativas quanto a conforto, segurança e felicidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Désirée Abrahão de Oliveira

TESKE, O.. Biblioteca Acessível: Um estudo numa Escola privada a serviço da comunidade?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Ailton Lucas Krauzer

TESKE, O.. O amor de Deus na busca do perdido e sua implicação prática na comunidade cristã à luz de Lucas 15.11-32. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Gilberto Lange

TESKE, O.. O ministério pastoral e os surdos: uma abordagem bíblica e histórica. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Orientou

Santos Eli Fagundes

Os pefis da sociedade riograndense frente ao desafio da inclusão do Estado do Rio Grande do Sul para com as pessoas portadores de deficiência; Início: 2006; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; (Orientador);

Daniela Soares da Silva Nogueira

As Desigualdades Invisíveis: Alternativas Locais e Acessibilidade Universal; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ottmar Teske;

Santos Eli Fagundes

As Desigualdades Invisíveis: Alternativas Locais e Acessibilidade Universal; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ottmar Teske;

Kellen Cristine Pasqualeto

As Desigualdades Invisíveis: A Construção de Alternativas Locais para a Acessibilidade Universal; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ottmar Teske;

Santos Eli Fagundes

As Desigualdades Invisíveis: A Construção de Alternativas Locais para a Acessibilidade Universal; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ottmar Teske;

Carolina Miri

Estudos surdos no Brasil: Poderes, saberes e alternativas após a institucionalização da libras na universidade; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ottmar Teske;

Erika Vanessa de Lima Silva

Estudos surdos no Brasil: Poderes, saberes e alternativas após a institucionalização da libras na universidade; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ottmar Teske;

Janaína Pereira Claudio

As Relações Políticas e Sociais dos Surdos Universitários: realidade e conseqüências do ouvintismo; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ottmar Teske;

Patricia da Silva Rodrigues

As Relações Políticas e Sociais dos Surdos Universitários: realidade e conseqüências do ouvintismo; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ottmar Teske;

Janaína Pereira Claudio

O Processo de Interpretação em Língua de Sinais na Formação dos Surdos no Ensino Superior; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ottmar Teske;

Janaína Pereira Claudio

Estudos Surdos no Brasil: Poderes, saberes e alternativas após a institucionalização da LIBRAS na universidade; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ottmar Teske;

Fabiano Souto Rosa

A Escrita da Língua de Sinais: uma possibilidade de desenvolvimento e aprendizado dos surdos?; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ottmar Teske;

Janaína Pereira Claudio

O Perfil Sócio Econômico e Político da Comunidade Surdo do Rio Grande do Sul: Estilo de vida, Educação e Trabalho; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ottmar Teske;

Janaína Pereira Claudio e Patrícia da Silva Rodrigues

As Condições de Estudo e Trabalho das Comunidades Surdas do Brasil na Atualidade; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ottmar Teske;

Janaína Pereira Claudio

As Relações Políticas e Sociais dos Surdos Universitários: realidade e conseqüências do ouvintismo; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ottmar Teske;

Fabiano Souto da Rosa

Escrita da Língua de Sinais; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ottmar Teske;

Produções bibliográficas

  • TESKE, O. . A práxis do reconhecimento político: rebuscando teoricamente a problemática. Educando (Porto Alegre) , Porto Alegre/RS, v. 1, n.4, p. 24-25, 2006.

  • TESKE, O. . A práxis do reconhecimento político das diferenças: a educação desafiada. Educando (Porto Alegre) , Porto Alegre/RS, v. 1, n.3, p. 23-24, 2006.

  • TESKE, O. ; FAGUNDES, Santos Eli ; NOGUEIRA, Daniela Soares da Silva . Acessibilidade Universal como Direito: um olhar nessa perspectiva. Educando (Porto Alegre) , v. 6, p. 6-7, 2006.

  • TESKE, O. . Educação à Distância para Surdos: uma alternativa ainda limitadíssima. Espaço (INES) , Rio de Janeiro-RS, v. 01, p. 28-33, 2005.

  • TESKE, O. . Univerdade e Diferença: A Criação e Anulação dos Estranhos. Caesura (ULBRA) , Canoas, v. 19-20, p. 57-67, 2002.

  • TESKE, O. . O Perfil Sócio-político da Comunidade Surda do Rio Grande do Sul: educação e trabalho. Revista de Iniciação Científica da ULBRA, Canoas-RS, v. 01, p. 147-154, 2002.

  • TESKE, O. . Sociologia: Textos e contextos. 2. ed. Canoas: Editora da ULBRA, 2005. v. 01. 376p .

  • TESKE, O. . Letramento e Minorias. 2ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003. v. 01. 160p .

  • TESKE, O. ; LODI, A. C. B. (Org.) ; HARRISON, K. M. P. (Org.) ; CAMPOS, S. R. L. (Org.) . Letramento e Minorias. 01. ed. Porto Alegre-RS: Editora Mediação, 2002. v. 01. 196p .

  • TESKE, O. . Sociologia: textos e contextos. 1. ed. Canoas-RS: Editora da ULBRA, 1999. v. 1. 248p .

  • TESKE, O. . Sociología y Sordera: una reflexión sobre los movimientos de lucha de los sordos universitarios. In: Simón, M.; Buscaglia, V.; Massone, M.I.. (Org.). Educación de Sordos:?Educación Especial y/o Educación?. 1ed.Buenos Aires: Proyecto NAE de la Editorial Libros en Red, 2003, v. 1, p. 163-166.

  • TESKE, O. . Letramento e minorias numa perspectiva das ciências sociais. In: Teske, Ottmar; Lodi, Ana Claudia Balieiro; Harrison, Kathryn Marie Pacheco; Campos, Sandra Regina Leite de. (Org.). Letramento e Minorias. 01ed.Porto Alegre-RS: Editora Mediação, 2002, v. 01, p. 144-160.

  • TESKE, O. . A sociologia aplicada em diferentes textos e contextos - Sociologia da surdez: uma nova fronteira?. In: Ottmar Teske. (Org.). Sociologia: textos e contextos. 1ed.Canoas-RS: Editora da ULBRA, 1999, v. 1, p. 227-245.

  • TESKE, O. . Para iniciar o diálogo. In: Ottmar Teske. (Org.). Sociologia: textos e contextos. 1ed.Canoas-RS: Editora da ULBRA, 1999, v. 1, p. 11-17.

  • TESKE, O. . Uma visualização histórica e definíções básicas das ciências sociais - Noções introdutórias sobre as ciências sociais e teoria positivista/funcionalista. In: Ottmar Teske. (Org.). Sociologia: textos e contextos. 1ed.Canoas-RS: Editora da ULBRA, 1999, v. 1, p. 33-38.

  • TESKE, O. . Visão social - histórica crítica: uma análise social à partir da teoria crítica. In: Ottmar Teske. (Org.). Sociologia: textos e contextos. 1ed.Canoas-RS: Editora da ULBRA, 1999, v. 1, p. 91-106.

  • TESKE, O. . A relação dialógica como pressuposto na aceitação das diferenças: o processo de formação das comunidades surdas. In: Carlos Skliar. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 1ed.Porto Alegre-RS: Mediação, 1998, v. , p. 139-156.

  • TESKE, O. . Um preconceito eficiente. Jornal do tocantins, Tocantins, p. 4 - 4, 28 nov. 2007.

  • TESKE, O. . Lei de Biossegurança traz novas discussões. Diário de Canoas, Canoas/RS, p. 3 - 3, 05 maio 2005.

  • TESKE, O. . A Dialogicidade como Processo Emancipatório na Escuta das Comunidades Surdas numa Perspectiva Freireana. Revista Estudos Leopoldinenses, São Leopoldo, p. 55 - 67, 01 jan. 1999.

  • TESKE, O. . Relações "ouvintistas" e diferença: os sujeitos surdos e seus movimentos. Ratio - Revista do Instituto Luterano de Ensino Superior de Ji-Paraná, Ji-Paraná, p. 71 - 77, 01 jan. 1999.

  • TESKE, O. . H(á) Esperança nos Olhares Surdos?. Coletâneas do Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre-RS, p. 27 - 33, 01 set. 1997.

  • TESKE, O. . Libras nas Universidades: velhos conceitos e novas abordagens. In: IV Congresso Internacional e X Seminário Nacional do INES, 2005, Rio de Janeiro. Anais do IV Congresso Internacional e X Seminário Nacional do INES, 2005. v. 1. p. 92-95.

  • TESKE, O. . Sobre surdez e Educação a Distância: os limites de uma alternativa. In: IV Congresso Internacional e X Seminário Nacional do INES, 2005, Rio de Janeiro. Anais do IV Congresso Internacional e X Seminário Nacional do INES, 2005. v. 1. p. 68-72.

  • TESKE, O. . A Profissionalização dos Intérpretes na Universidade: Espelhando as Diferenças. In: Congresso Educação de Surdos: Múltiplas Faces do Cotidiano Escolar, 2004, Rio de Janeiro-RS. Anais do Congresso de Educação de Surdos. Brasília: Ministério da Educação, 2004. v. 01. p. 75-84.

  • TESKE, O. . O Processo de Interpretação na Formação e Qualificação dos Surdos no Ensino Superior. In: Congresso Internacional do INES/MEC, 2003, Rio de Janeiro. Congresso Internacional do INES/. Rio de Janeiro: Ed do INES, 2003. v. 1.

  • TESKE, O. . Há sentido nas diferenças? Estudos Surdos na Universidade. In: XVII Encontro Nacional da ANPOLL, 2002, Gramado-RS. XVII Encontro Nacional da ANPOLL Boletim Informativo, 2002. v. 31. p. 154-155.

  • TESKE, O. ; CLAUDIO, Janaína Pereira ; BRITO, F. M. . Relações Políticas e Sociais dos Surdos Universitários. In: XVII Encontro Nacional da ANPOLL, 2002, Gramado-RS. XVII Encontro Nacional da ANPOLL Boletim Informativo, 2002. v. 31. p. 150-151.

  • TESKE, O. ; ROSA, F. S. . Sobre a Utilização da Escrita da Língua de Sinais na Escola. In: XVII Encontro Nacional da ANPOLL, 2002, Gramado-RS. XVII Encontro Nacional da ANPOLL, 2002. v. 31. p. 150-150.

  • TESKE, O. . Letramento e Minorias. In: Fórum Letramento e Minorias, 2002, Piracicaba-SP. Fórum Letramento e Minorias. Piracicaba-SP: Editora da UNIMEP, 2002.

  • TESKE, O. . Alternativas e Acessibilidade Universal Fórum Social Mundial 2002. In: Seminário Interdisciplinar sobre o Mundo do Trabalho, 2002, Canoas. Seminário Interdisciplinar sobre o Mundo do Trabalho, 2003.

  • TESKE, O. . A Inclusão de Aluno/as com Necessidades Educacionais Especiais: da Educação Básica ao Ensino Superior. In: V Encontro Regional de Educação Especial/I Encontro Estadual de Formação de Professores de Educação Especial: Pedagogia para a Diferença, 2001, Santa Cruz do Sul. V Encontro Regional de Educação Especial/I Encontro Estadual de Formação de Professores de Educação Especial: Pedagogia para a Diferença, 2001.

  • TESKE, O. . La Formación Académica de los Sordos Universitários en Brasil: Alternativas Institucionales.. In: Congreso Mercosur:?Educación y/o Educación Especial?, 2000, Buenos Aires. Congreso Mercosur:?Educación y/o Educación Especial?. Buenos Aires: Conicet, 2000. v. 1.

  • TESKE, O. . A dialogicidade como processo emancipatório na escuta das comunidades surdas numa perspectiva freireana. In: Congresso Internacional de Educação Paulo Freire: Ética, Utopia e Educação, 1998, São Leopoldo-RS. Congresso Internacional de Educação Paulo Freire: Ética, Utopia e Educação. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 1998. v. 3. p. 55-67.

  • TESKE, O. . Linguagem e relações de poder - Situações bilíngües nacionais. In: III Seminário nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, 1998, Rio de Janeiro-RJ. III Seminário nacional do INES, 1998.

  • TESKE, O. . Os surdos das classes populares: a dialogicidade e o processo de emancipação. In: I Congressoo ibero-americano de educação bilingue para surdos, 1998, Lisboa. I Congresso ibero-americano de educação bilingue para surdos, 1998.

  • TESKE, O. . A surdez, os surdos e as relações de poder(es). In: III Seminário Nacional do INES(Instituto Nacional de Educação de Surdos), 1998, Rio de Janeiro-RJ. A surdez, os surdos e as relações de poder(es): um olhar sobre o processo de formação das comunidades surdas, 1998.

  • TESKE, O. . Programa de intervencion en el area de educacion de sordos: una necessidad de Tocantins y region Amazonica, Brasil. In: Pedagogia 97 - Encuentro por la unidad de los educadores latinoamericanos, 1997, La Habana. Pedagogia 97 - Encuentro por la unidad de los educadores latinoamericanos, 1997.

  • TESKE, O. . Programa de intervencion en el area de educacion de sordos: una necesidad de Tocantins y region Amazonica, Brasil. In: IV Congresso latinoamericano de educación bilingüe para sordos, 1997, Santafé de Bogotá. Memorias IV Congreso Latinoamericano de Educación Bilingüe para Sordos. Santafé de Bogotá: INSOR - Instituto Nacional para Sordos, 1997. v. 1. p. 101-102.

  • TESKE, O. . O imaginário e a personalidade do cidadão de Palmas-TO. In: I Fórum regional de pesquisa, 1996, Manaus-AM. I Fórum regional de pesquisa, 1996.

  • TESKE, O. . Educação de Surdos. In: II Congresso latino americano de bilingüismo (língua oral/língua de sinais) para sordos, 1993, Rio de Janeiro-RS. II Congresso latino americano de bilingüismo (língua oral/língua de sinais) para sordos, 1993.

  • TESKE, O. ; SILVA, Gilson da ; MARCON, Morgana . Acessibilidade no processo de inclusão. In: Seminário de Lazer, Cultura e Inclusão, 2005, Porto Alegre. Anais doSeminário de Lazer, Cultura e Inclusão, 2005. v. 1.

  • TESKE, O. ; FAGUNDES, Santos Eli . A inclusão do Estado e da sociedade como desafio para a prática e reconhecimento político das diferenças. In: XVII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2005, Porto Alegre. Livro de Resumos do XVII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2005. p. 912-913.

  • TESKE, O. ; PAQUALETO, Kellen Cristine ; FAGUNDES, Santos Eli . Desigualdades Invisíveis: alternativas locais para acessibilidade universal?. In: X Salão de Iniciação Cinetífica e Tecnológica da ULBRA, 2004, Canoas. Livro de Resumos do X Salão de Iniciação Cinetífica e Tecnológica da ULBRA, 2004. p. 676-676.

  • TESKE, O. ; PASQUALETO, Kellen Cristine . As desigualdades 'invisíveis'no mundodo trabalho. In: XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2004, Porto Alegre. Livro de Resumos do XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2004. p. 819-819.

  • TESKE, O. ; CLAUDIO, Janaina Pereira . O processo de interpretação em língua de sinais ns formação dos surdos no Ensino Superior. In: IX Salão de Iniciação Cinetífica e Tecnológica da ULBRA, 2003, Canoas. Livro de Resumos do IX Salão de Iniciação Cinetífica e Tecnológica da ULBRA, 2003. p. 256-256.

  • TESKE, O. ; CLAUDIO, Janaína Pereira ; MIRI, Carolina ; SILVA, Erika Vanessa de Lima . Estudos surdos no Brasil: poderes, saberes e alternativas após a institucionalização da Libras na Universidade. In: IX Salão de Iniciação Cinetífica e Tecnológica da ULBRA, 2003, Canoas. Livro de Resumos do IX Salão de Iniciação Cinetífica e Tecnológica da ULBRA, 2003. p. 377-377.

  • TESKE, O. . Relações "ouvintistas" e prática da diferença: um olhar sobre os movimentos surdos. In: II Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 1999, Curitiba-PR. Programa e resumos/Fórum Sul de Coordenadores de Pós-Graduação em Educação. Curitiba-PR: Imprensa Universitária, 1999. v. 1. p. 494-494.

  • TESKE, O. . Capitalismo no Brasil, Diferenças Sociais/ Conjuntura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TESKE, O. . Os intérpretes da Libras como 'nós'da Rede: Ética e política. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TESKE, O. . Fundamentos e Princípios da Educação inclusiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TESKE, O. . Cantando as Diferenças. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TESKE, O. . Sobre surdez e Educação a Distância: os limites de uma alternativa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TESKE, O. . Libras nas Universidades: velhos conceitos e novas abordagens. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TESKE, O. . Inclusão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TESKE, O. . Acessibilidade universal e o livro universitário. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TESKE, O. . Diferenças na Universidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TESKE, O. . El Perfil Socio-Politico de la Comunidad Sorda en RS de Brasil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

TESKE, O. . Consórcio Social da Juventude - RS. 2005.

TESKE, O. . Revista Espaço. 2005.

TESKE, O. ; Aldrin e Suelen . Jornada Apícola do Litoral Norte-RS. 2007. (Relatório de pesquisa).

TESKE, O. ; FAGUNDES, Santos Eli . Universidade Acessível. 2007. (Relatório de pesquisa).

TESKE, O. . Políticas Baseadas em Raças Dividem Militantes Negros. 2007. (Participação em Comissão).

TESKE, O. . O profissional intérprete da Libras. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TESKE, O. . Acessibilidade Universal , Direitos Humanos e Cidadania. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TESKE, O. . Reunião da Comissão de Direitos Humanos/RS. 2006. (Participação em Comissão).

TESKE, O. . Inclusaõ em debate. 2006. (Mesa Redonda).

Projetos de pesquisa

  • 2006 - Atual

    Os pefis da sociedade riograndense frente ao desafio da inclusão do Estado do Rio Grande do Sul para com as pessoas portadores de deficiência, Descrição: Através desse trabalho de pesquisa será possível analisar os impactos sociais dos projetos de inclusão do estado do rio grande do sul para com as pessoas portadoras de deficiência. Utilizando pressupostos metodológicos da sociologia pragmatista, serão catalogados e observados os estereótipos produzidos pela população gaúcha quando trata-se dos sujeitos com deficiência. Muitos idosos, crianças, adolescentes, indígenas, afro-brasileiros, descendentes de imigrantes europeus, tem dificuldade ou nem reconhecem politicamente as pessoas com deficiência, mesmo se esses são do mesmo grupo considerado uma minoria. A pesquisa analisará os impactos do conceito de acessibilidade universal na população que será entrevistada. Os objetivos dessa investigação é depurar estereótipos e preconceitos existentes entre os grupos de contestação e estudar os impactos do modelo das políticas públicas de inclusão implementadas pelo Brasil, mais especificamente no estado do rio grande do sul, sobre a população em pesquisada. A metodologia utilizada será da pesquisa participante, entrevistas abertas e diálogo com lideranças e representantes nas cidades pólos do estado. Serão coletadas amostras das opiniões da comunidade local, as quais serão depuradas e analisadas posteriormente. As entrevistas serão gravadas, filmadas ou registradas num diário de campo para ampliar o estudo. Os resultados justificarão a hipótese da precariedade e inexistência de políticas públicas para esse segmento no estado do rio grande do sul, especialmente nos municípios a serem pesquisados, nos quais presume-se que não haja políticas públicas voltadas para a inclusão do estado e da sociedade para com as diferenças. O destaque a ser observado é se as pessoas com deficiência possuem ou não acesso social e arquitetônico e se o poder público prefere pagar multas ou não para implantar sua política pública nessa área.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ottmar Teske - Coordenador / Santos Eli Fagundes - Integrante.

  • 2004 - 2006

    As Desigualdades Invisíveis: Alternativas Locais e Acessibilidade Universal, Descrição: Este projeto de pesquisa atende a um requisito do processo de seleção para o período de 2004 e 2005 na modalidade de Projeto Especial. Nele encontram-se sistematizadas as idéias preliminares acerca do tema de interesse e da pesquisa a ser desenvolvida pelo professor pesquisador da ULBRA, idéias essas construídas e elaboradas a partir de reflexões sociológicas e experiências práticas que desenvolve como sociólogo, docente e orientador de pesquisas nesse campo, na Universidade desde 1995. O problema sociológico a ser explorado na tese define-se no campo das chamadas "desigualdades invisíveis", mais especificamente, em torno da questão da não-autonomia do Estado e Sociedade para com as pessoas deficientes. Essa temática relaciona-se também, com o conceito de Acessibilidade Universal e com as elaborações teóricas que possibilitem analisar a construção de alternativas locais. A proposta corresponde a um conjunto de problemas e de saberes historicamente "invisível" ou ignorado pela sociologia. Na realidade a ser estudada, envolvendo as pessoas com deficiência e seus familiares, reconhece-se que ainda são poucas as iniciativas atuais por parte do poder público. Freqüentemente, as pessoas com deficiência e seus familiares são desassistidos, envolvidos em alternativas assistencialistas ou ainda cooptados em ações limitadas de muitas ONGs. Os objetivos principais desse projeto é o aprofundamento e clarificação conceitual produzindo conhecimento teórico-metodológico acerca de experiências fundamentadas no contexto onde as pessoas com deficiência são os sujeitos principais e produzir um estudo teórico que possa subsidiar as políticas públicas referentes a desigualdade, que ultrapassam a economia e adentram para o social onde a sociedade possui inúmeras dificuldades de praticar o reconhecimento político das diferenças. Ao mesmo tempo pretende-se realizar um mapa aprofundado sobre a pessoa com deficiência utilizando como referencial a sociologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ottmar Teske - Coordenador / Daniela Soares da Silva Nogueira - Integrante / Santos Eli Fagundes - Integrante / Kellen Cristine Pasqualeto - Integrante.

  • 2004 - 2005

    Ulbra Acessível: Programa de Acessibilidade Universal, Descrição: O Programa de Acessibilidade Universal destina-se a gerar condições para a re-moção de barreiras físicas e comunicacionais existentes nas instituições de Ensino Superior, incluso a própria ULBRA, que possam impedir ou dificultar o direito de locomoção, educação, saúde, trabalho, cultura e lazer das pessoas portadoras de deficiência. Repensando o compromisso da Universidade, na capacitação de pessoal, implementando pesquisas em ciência e tecnologia, que contribuam efetivamente para o desenvolvimento nacional; e, considerando o importante papel que exerce a universidade, enquanto agente mediador entre o conhecimento gerado e o usuário - que a partir da informação obtida poderá gerar um novo conhecimento ou produto - é imperiosa a reflexão sobre a função social da universidade, no sentido de contribuir ao cumprimento das leis, normas e recomendações pertinentes às pessoas portadoras de deficiência (PPD) que anseiam pela oportunidade de pesquisar, aperfeiçoar e gerar novos conhecimentos.A acessibilidade deve ser considerada como uma qualidade adicional do entorno urbano, portanto não deve ser vista de forma separada, mas na globalidade do meio e em suas inter-relações. Partindo desta concepção integral do entorno urbano, o espaço construído se constitui, juntamente com o transporte, em fator e elemento essencial no sentido de propiciar e facilitar a mobilidade e a acessibilidade.Instituir uma política para a questão da acessibilidade na ULBRA, e replicar esse projeto para as demais instituições conveniadas e interessadas.Qualquer processo de adequação do espaço construído somente terá pleno êxito na medida em que implicar na mudança do senso comum em relação às barreiras arquitetônicas, devendo, portanto ser entendido como bom e necessário pelo conjunto da população e não apenas pelos setores diretamente beneficiados pelas adaptações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ottmar Teske - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Estudos surdos no Brasil: Poderes, saberes e alternativas após a institucionalização da libras na universidade, Descrição: Este projeto de pesquisa refere-se a um campo de saber recente no Brasil. Ele baseia-se no debate sobre o conceito diferença, especificamente a partir da comunidade surda e suas relações com os sujeitos ouvintes que preenchem os contextos nos quais habitam àqueles que não ouvem, denominados surdos. Essa comunidade criou alternativas capazes de possibilitar o desencadeamento de seu processo de conhecimento, cultura e história, diferenciando-se daqueles que ouvem. Nesse processo surgem muitas contradições, pois a comunidade surda transforma-se numa minoria lingüística, sujeita a um processo de massificação daqueles que apresentam-se nos discursos oficiosos como superiores, pois ouvem, em relação àqueles que não escutam. Essas relações são mediadas através de saberes e poderes que impõe princípios que geram dependência econômica, política e social dos que representam legalmente os poderes instituídos pelo Estado Moderno. Na Universidade, por conseqüência criam-se e anulam-se os estranhos, nos mesmos moldes da própria sociedade. Será avaliado através de alguns instrumentos metodológicos que serão desenvolvidos no decorrer da pesquisa, o impacto que uma língua, como a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que gera nos sujeitos que atuam e vivem nesse contexto social institucional. Nesse ambiente criam-se corpos diferentes, impossíveis de serem imitados por outros grupos. Isso gera uma legião de estranhos na nossa sociedade, que na maioria das relações sociais não sabe-se o que fazer com os que fogem das normatizações burocráticas. Através das outras pesquisas realizadas no laboratório de pesquisa, ensino e pós graduação em estudos surdos da ULBRA, foi possível perceber, após análise de alguns resultados, os discursos e práticas comuns e generalizadas entre grupos que transitam pela Universidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ottmar Teske - Coordenador / Carolina Miri - Integrante / Erika Vanessa de Lima Silva - Integrante / Janaína Pereira Cláudio - Integrante.

Prêmios

2005

Prêmio Faders de Responsabilidade Social, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

2005

Reconhecimento ao IPESA pelo trabalho político, social e econômico na implementação do projeto 'Cantando as Diferenças', Centro de Integração Paulo Paim.

2000

Destaque Especial Fórum de Pesquisa, Universidade Luterana do Brasil.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto de Pesquisa Social e Acessibilidade. , Rua dos Andradas n°1155, sala 1003, Centro Histórico, 92425-900 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 93096773, URL da Homepage:

Experiência profissional

1995 - Atual

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Adjunto de Sociologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2008

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, sociologia da contemporaniedade, sociologia do trabalho, sociologia da acessibilidade

  • 04/2005

    Extensão universitária , Instituto de Pesquisa Em Acessibilidade, .,Atividade de extensão realizada, Programa Comunitário Cantando as Diferenças: Programa de Inclusão da família dos idosos com deficiência no bairro Guajuviras/Canoas/RS.

  • 04/2005

    Extensão universitária , Instituto de Pesquisa Em Acessibilidade, .,Atividade de extensão realizada, Programa Comunitário Cantando as Diferenças: Programa de Inclusão da família dos idosos com deficiência em Nova Santa Rita/RS.

  • 03/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Pesquisa Em Acessibilidade, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2005

    Extensão universitária , Instituto de Pesquisa Em Acessibilidade, .,Atividade de extensão realizada, Programa Comunitário Cantando as Diferenças: Programa de Inclusão da família dos idosos com deficiência em Carazinho/RS.

  • 03/1999

    Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Luterana do Brasil/Canoas-RS, .,Linhas de pesquisa

  • 02/1999

    Extensão universitária , Universidade Luterana do Brasil/Canoas-RS, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador dos Programas Comunitários-Estudos Surdos.

  • 03/1997

    Direção e administração, Universidade Luterana do Brasil/Canoas-RS, .,Cargo ou função, Diretor Executivo do IPESA - Instituto de Pesquisa em Estudos Surdos e da Acessibilidade.

  • 03/1997

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Aplicada ao Serviço Social, Sociologia do Trabalho

  • 03/1997

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral

  • 03/1997

    Serviços técnicos especializados , Universidade Luterana do Brasil/Canoas-RS, .,Serviço realizado, Tradutor intérprete da Língua Brasileria de Sinais.

  • 02/1997

    Extensão universitária , Universidade Luterana do Brasil/Canoas-RS, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Curso de Língua Brasileira de Sinais.

  • 03/1995 - 12/1996

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação

  • 02/1995 - 12/1996

    Ensino, Engenharia Agrícola, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral

  • 02/1995 - 12/1996

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral