Maira Buss Thofehrn

Graduação-Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (1984) e Graduação-Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (1984). Especialização em Assistência de Enfermagem a Pacientes em Terapia Intensiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Estágio Pós Doutoral na Universidade de Múrcia, na Espanha (2012). De 1991 a 2017 atuei como docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, na graduação e desde 2008 também na pós-graduação. A partir de 2017 passei a professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Em março de 2018 iniciei como professora visitante no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tenho experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Teoria dos Vínculos Profissionais, temática construída no Curso de Doutorado, ainda, estudo os seguintes temas: relações interpessoais, grupo e equipe de enfermagem; equipe multiprofissional; equipe interdisciplinar; gerenciamento em enfermagem; processo de trabalho; subjetividade no trabalho; espiritualidade na enfermagem e na saúde; docência e ensino na enfermagem. Participo do Núcleo de Estudos em Práticas de Saúde e Enfermagem.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Enfermagem

2001 - 2005

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Vínculos Profissionais: uma proposta para o trabalho em equipe na enfermagem
Drª Maria Tereza Leopardi. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: modelo para o trabalho; equipe de enfermagem; Teoria dos Vínculos Profissionais.

Mestrado em Enfermagem

1993 - 1996

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: IDA: Resgate da experiência da Escola de Enfermagem de Pelotas,Ano de Obtenção: 1996
Orientador: Eunice Xavier de Lima
Palavras-chave: Integração Docente-Assistencial; Enfermagem; experiência; Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia - UFPel.Setores de atividade: Educação.

Especialização em Assistência de enf. a pacientes em UTI

1986 - 1987

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Estresse da equipe de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva: profissionais de nível médio

Graduação em Licenciatura em Enfermagem

1981 - 1984

Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Bacharel em Enfermagem

1981 - 1984

Universidade Federal de Pelotas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2011 - 2012

Pós-Doutorado. , Universidad de Murcia, UM, Espanha. , Bolsista do(a): CAPES e Fundação Carolina, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Médicos da Graça - Tecnologia Leve. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2009 - 2009

Métodos de Pesquisa em Diagnóstico de Enfermagem. (Carga horária: 3h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.

2008 - 2009

Extensão universitária em capacitação em práticas de saúde e enfermagem. (Carga horária: 104h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2008 - 2009

Extensão universitária em Interfaces no cuidado em Saúde: múltiplas possibil. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Interfaces no cuidado em Saúde: múltiplas possibil. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2008 - 2008

As classificações NANDA-NIC-NOC: estrutura teórico. (Carga horária: 7h). , Associação Brasileira de Enfermagem, ABEN RS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Filosofia Em Enfermagem/Especialidade: Teoria dos Vínculos Profissionais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

THOFEHRN, M. B. . I Fórum Mineiro de Pós-Graduação em Enfermagem. 2019. (Outro).

THOFEHRN, M. B. . I Encontro Nacional de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em enfermagem/UFJF e II Encontro do Grupo de Pesquisa Gerência em Saúde e Enfermagem (GESENF). 2019. (Outro).

THOFEHRN, M.B. ; SANHUDO, N. F. ; BOREL, M. G. C. ; OLIVEIRA, T. V. ; LIMA, A. K. N. . I Encontro Regional de Pesquisa da PPGENF/UFJF. 2018. (Outro).

THOFEHRN, M.B. ; SANHUDO, N. F. ; FARAH, B. F. ; DUTRA, H.S. ; BOREL, M. G. C. ; MONTEIRO, T. B. M. ; OLIVEIRA, T. V. ; OLIVEIRA, P. S. A. ; OLIVEIRA, A. E. C. ; ALONSO, C. S. . II Encontro Regional de Pesquisa PPGENF e I Encontro do Grupo de Pesquisa Gerência em Saúde e Enfermagem. 2018. (Outro).

THOFEHRN, M. B. ; SALIMENA, A. M. O. ; SANHUDO, N. F. ; BOREL, M. G. C. ; MONTEIRO, T. B. M. ; FRANCO, M. F. ; DIAS, L. M. ; OLIVEIRA, E. M. ; PIMENTEL, F. E. ; PAUCAR, Y. S. T. . IV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. 2018. (Outro).

THOFEHRN, M. B. ; COELHO, A. C. O. ; OLIVEIRA, E. M. ; VIDAL, S. L. . I Simpósio Multidisciplinar em Doenças Infecciosas da Zona da Mata Mineira e II Capacitação em Hanseníase. 2018. (Outro).

THOFEHRN, M. B. . II Simpósio Internacional do NEPEn, II Simpósio Internacional da Pós-Graduação em Enfermagem UFPel, II Encontro Integrado em Enfermagem e I Encontro de Enfermagem do MERCOSUL. 2015. (Outro).

THOFEHRN, M. B. . I Encontro Integrado de Enfermagem. 2014. (Outro).

THOFEHRN, M. B. . Faculdade de Enfermagem: 35 anos de história. 2011. (Outro).

THOFEHRN, M. B. . I Simpósio Internacional do NEPEn e da pós-graduação de enfermagem (Coordenadora) 240 horas. 2009. (Outro).

THOFEHRN, M. B. . 9° SINADEn ? SIMPÓSIO NACIONAL DE DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM. 2008. (Outro).

THOFEHRN, M. B. . II Oficinas de Saúde. 2008. (Outro).

THOFEHRN, M. B. . I Seminário do NEPEn - Organização e processo de trabalho na Enfermagem. 2008. (Outro).

THOFEHRN, M. B. . Curso Teoria dos Vínculos Profissionais: formação de equipe. 2007. (Outro).

THOFEHRN, M. B. . Curso Formação de equipe: vínculos profissionais. 2007. (Outro).

THOFEHRN, M. B. . Curso Formação de Vínculos Profissionais no Trabalho em Equipe. 2007. (Outro).

THOFEHRN, M. B. . Oficinas em Saúde. 2007. (Outro).

THOFEHRN, M. B. . Curso: Construção de um modelo para o trabalho em equipe na enfermagem: ênfase nas relações interpessoais. 2003. (Outro).

THOFEHRN, M. B. . Encontro para Validação do Modelo para o trabalho em equipe na enfermagem. 2003. (Outro).

THOFEHRN, M. B. . Encontro Estratégias para formação e afirmação de vínculos profissionais na enfermagem. 2003. (Outro).

THOFEHRN, M. B. . XII Semana de Enfermagem. 1999. (Congresso).

THOFEHRN, M. B. . XI Semana de Enfermagem da FEO e III Jornada de Enfermagem do HE. 1997. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

3 Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade do NUPES. 2020. (Congresso).

20ª Semana de Enfermagem da FACENF/UFJF. 2019. (Encontro).

Disciplina de Construção do conhecimento da enfermagem.Correntes filosófias do conhecimento. 2019. (Encontro).

I Encontro Nacional de Pesquisa do PPGENF/UFJF e II Encontro dp Grupo de Pesquisa Gerência em Saúde e Enfermagem, (GESENF). 2019. (Encontro).

I Fórum Mineiro de Pós-Graduação em Enfermagem. 2019. (Outra).

II Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade do NUPES. 2019. (Congresso).

Projeto de Extensão Formação Permanente em Saúde para o Ensino, a Pesquisa e a Assistência.Espiritualidade no Cotidiano. 2019. (Encontro).

Semana de Enfermagem 2019.Desafios para o fortalecimento da Enfermagem. 2019. (Encontro).

VIII Semana de Gerenciamento em Enfermagem e I Encontro Internacional de Gestão em Saúde.Teoria dos Vínculos Profissionais enquanto tecnologia gerencial para as equipes de enfermagem. 2019. (Encontro).

VIII Semana de Gerenciamento em Enfermagem e I Encontro Internacional de Gestão em Saúde.Espiritualidade no autogerenciamento da equipe de enfermagem oncológica. 2019. (Encontro).

21 Congresso Brasileiro dos Conselhos em Enfermagem. A percepção dos enfermeiros frente a aplicabilidade dos vínculos profissionais. 2018. (Congresso).

21 Congresso Brasileiro dos Conselhos em Enfermagem. Valorização da equipe de enfermagem pela formação de vínculos profissionais saudáveis. 2018. (Congresso).

25 Pesquisando em Enfermagem/18° Encontro Nacional de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem/21a Jornada Nacional de História da Enfermagem. 2018. (Encontro).

Abordagem a Tuberculose na Atenção Primária à Saúde. 2018. (Encontro).

I Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade. 2018. (Congresso).

I Encontro Regional de Pesquisa da PPGENF/UFJF. 2018. (Encontro).

II Encontro Regional de Pesquisa do PPGENF e I Encontro do Grupo de Pesquisa Gerência em Saúde e Enfermagem. 2018. (Encontro).

IV Congresso Internacional de Enfermagem Médico-Cirurgica e I Seminário de Enfermagem em Emergência Extra-hospitalar. Pacientes portadores de linfoma: itinerário terapêutico. 2018. (Congresso).

IV Seminário de Pesquisa em Enfermagem do Programa de Pós--Graduação em Enfermagem. 2018. (Seminário).

Minicurso: psicoterapia integrada a religiosidade/espiritualidade. 2018. (Congresso).

VI Congresso Internacional sobre Drogas. O cenário militar como proposta de criação de espaços para discutir o consumo de álcool, tabaco e outras drogas. 2018. (Congresso).

VII Congresso Internacional de Cuidados Paliativos. O sentido da espiritualidade na humanização dos cuidados paliativos. 2018. (Congresso).

VII Congresso Internacional de Cuidados Paliativos. Espaço de formação para a equipe de enfermagem: cuidado paliativo em Hospital de Ensino. 2018. (Congresso).

VIII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Tecnologia de gestão relacional: instrumento para gestão no trabalho em enfermagem. 2018. (Congresso).

XX Encontro de Pós-Graduação.O ensino da bioética em pós-graduação: um relato de experiência. 2018. (Encontro).

II Simpósio Internacional de Espiritualidade na Prática Clínica. 2017. (Simpósio).

76 Semana Brasileira de Enfermagem. 2015. (Encontro).

II Simpósio Internacional do NEPEn, II Simpósio Internacional da Pós-Graduação em enfermagem, II Encontro Integrado de Enfermagem, I Encontro Integrado de Enfermagem. 2015. (Simpósio).

I Encontro Integrado de Enfermagem. 2014. (Encontro).

I Semana Integrada de Enfermagem.Vínculos Profissionais Saudáveis. 2014. (Encontro).

II Seminário Internacional - Tecendo Redes na Enfermagem e Saúde. IX Semana de Enfermagem - Universidade Federal de Santa Maria. 2013. (Seminário).

I Jornada de Psicologia Médica - Os desafios da relação interdisciplinar.Os desafios da relação interdisciplinar. 2013. (Outra).

XI CURSO LA ENFERMERÍA EN EL PROCESSO DE DONACIÓN-TRASPLANTE DE ÓRGANOS Y TEJIDOS: SU PARTICIPACIÓN EN GESTIÓN Y CUIDADOS.. 2012. (Outra).

Faculdade de Enfermagem: 35 anos de história.Especialização na Enfermagem. 2011. (Encontro).

VI Seminário Interdisciplinar para Cuidados de Pacientes Oncológicos, II Encontro Sul-brasileiro da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e I Jornada Gaúcha de Cuidados Paliativos.Os cuidados paliativos exercidos pela equipe de saúde do Programa de internação domiciliar interdisciplina (PIDI) oncológicor. 2011. (Seminário).

Semana da Enfermagem do Hospital Beneficência Portuguesa.Educação Continuada e Cuidados Terapêuticos. 2010. (Encontro).

I Encontro de Urgência e Emergência do Pronto Socorro de Pelotas. 2009. (Encontro).

III Congresso Internacional de Saúde e III CISDEM (cátedra Iberoamericano-Suiza de Desarollo de Medicamentos). Qualidade de vida no trabalho da enfermagem sob a ótica da formação dos vínculos profisisonais. 2009. (Congresso).

III Congresso Internacional de Saúde e III CISDEM (cátedra Iberoamericano-Suiza de Desarollo de Medicamentos). 2009. (Congresso).

III Seminário - Ações de Enfermagem na Equipe Multiprofissional de Saúde.O Enfermeiro e a qualidade de vida no trabalho. 2009. (Seminário).

III Seminário - Ações de Enfermagem na Equipe Multiprofissional de Saúde. 2009. (Seminário).

V Seminário Interdisciplinar para o Cuidado de Pacientes Oncológicos - Internação Domiciliar e Cuidados Paliativos I Encontro Gaúcho da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.Feridas Neoplásicas em Estágio Avançado. 2009. (Seminário).

V Simpósio do Processo e Diagnóstico de Enfermagem.SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: BENEFÍCIOS NA PRÁTICA. 2009. (Simpósio).

14ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.Um por todos e todos por um. 2008. (Encontro).

9° SINADEn ? SIMPÓSIO NACIONAL DE DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM.Coordenadora de Sessão Coordenada. 2008. (Simpósio).

As classificações NANDA-NIC-NOC: estrutura teórico-conceitual e aplicação na prática clínica. 2008. (Encontro).

Fórum de Discussão sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem.Modelo Conceitual para Utilização do Diagnóstico de Enfermagem. 2008. (Encontro).

II Seminário de Exame Físico de Enfermagem em Cliente pré e intra-hospitalar. 2008. (Seminário).

I Seminário do NEPEn - Organização e processo de trabalho na enfermagem.Aplicação da Teoria do Vínculos Profissionais (TVP) em uma equipe de enfermagem na área pediátrica. 2008. (Seminário).

I Seminário do NEPEn - Organização e processo de trabalho na Enfermagem.Processo de Trabalho na Enfermagem. 2008. (Seminário).

I Seminário do NEPEn - Organização e processo de trabalho na Enfermagem.Dimensão da espiritualidade no trabalho da enfermagem. 2008. (Seminário).

Seminário de Avaliação em Atenção Psicossocial. 2008. (Seminário).

Simpósio Internacional de Estratégias de Cuidados a Indivíduos, Grupos e Famílias e as Doenças Crônicas e 12 Encontro do Laboratório de Ensino Interdisciplinar de Família e Saúde - LEIFAMS.Infusão subcutânea como alternativa em cuidados paliativos. 2008. (Simpósio).

Terapia Complementar Alternativa REIKI, Nível 1. 2008. (Encontro).

Terapia Complementar Alternativa REIKI, Nível 2. 2008. (Encontro).

XVII Congresso de Iniciação Científica - CIC- e X Encontro de Pós-Graduação ENPOS. PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM O PACIENTE. 2008. (Congresso).

XVII Congresso de Iniciação Científica - CIC- e X Encontro de Pós-Graduação ENPOS. RELATO DE EXPERIÊNCIA: DESMISTIFICANDO O CONTEXTO DE TRABALHO NUMA. 2008. (Congresso).

XVII Congresso de Iniciação Científica - CIC- e X Encontro de Pós-Graduação ENPOS. EDUCAÇÃO CONTINUADA: EXPERIÊNCIA NA CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM. 2008. (Congresso).

14 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Cuidado de si: a partir do resgate da construção histórico-filosófica do corpo. 2007. (Seminário).

14 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Produção do conhecimento na enfermagem através da aplicação das teorias criadas no âmbito nacional. 2007. (Seminário).

Curso Formação de equipe: Vínculos Profissionais.Formação de equipes com vínculos profissionais. 2007. (Encontro).

CursoFormação de Vínculos Profissionais no Trabalho em Equipe.Teoria dos Vínculos Profissionais: concepção teórico-prática. 2007. (Encontro).

Curso Formação de vínculos profissionais no trabalho em equipe.A Teoria dos Vínculos Profissionais na prática assistencial. 2007. (Encontro).

Curso - Teoria dos Vínculos Profissionais: formação em equipe.Teoria dos Vínculos Profissionais: um novo modo de gestão em enfermagem. 2007. (Encontro).

Curso - Teoria dos Vínculos Profissionais: formação em equipe.Teoria dos Vínculos Profissionais. 2007. (Encontro).

II Congresso Internacional de Saúde, VI Seminário Científico do CCS. A Dimensão da subjetividade no processo de trabalho: visão arendtiana. 2007. (Congresso).

II Congresso Internacional de Saúde, VI Seminário Científico do CCS. Saúde da Família: uma realidade presente na equipe multiprofissional. 2007. (Congresso).

II Congresso Internacional de Saúde, VI Seminário Científico do CCS. Assédio moral no trabalho da enfermagem. 2007. (Congresso).

II Congresso Internacional de Saúde, VI Seminário Científico do CCS. O fazer que faz a diferença: cuidando da pessoa acometida por ferida - pé diabético. 2007. (Congresso).

Minicurso: Promoção à saúde - integração multiprofissional. 2007. (Outra).

Seminário de Pesquisa de Avaliação de Serviço de Saúde Mental - CAPS. 2007. (Seminário).

15 Encontro de Enfermagem da Região Sul - ENFSUL.Administração do processo de trabalho: visão do enfermeiro. 2006. (Encontro).

15 Encontro de Enfermagem da Região Sul - ENFSUL.Implantação da Teoria dos Vínculos Profissionais: percepção dos acadêmicos e enfermeiros. 2006. (Encontro).

3 Seminário Internacional de Filosofia e Saúde. 2006. (Seminário).

IV Simpósio de Processo e Diagnóstico de Enfermagem do Hospital de Clínicas. 2006. (Simpósio).

Missão de Trabalho do Programa de Qualificação Institucional - PQI - UFPel/EERP-USP. 2006. (Encontro).

WORKSHOP: A importância da compreensão antropológica do processo saúde-doença. 2006. (Encontro).

XV Semana de Enfermagem - Divulgando Saberes em Saúde e Enfermagem. 2005. (Encontro).

2ª Jornada de Psicologia Organizacional do IDG. 2004. (Simpósio).

Encontro para validação do Modelo.Validação do Modelo para o trabalho em equipe na enfermagem. 2003. (Encontro).

10 Seminário de Recursos Humanos,. 2002. (Seminário).

54 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2002. (Congresso).

Encontro PEN/UFSC. 2002. (Encontro).

Memória e História: reflexões sobre uma prática de pesquisa. 2002. (Encontro).

53 Congresso Brasileiro de Enfermagem.Encontro de Docentes de Administração em Enfermagem. 2001. (Encontro).

A saúde entre a ciência e a sabedoria. 2001. (Encontro).

I Encontro Científico de Grupo de Educação Continuada em Enfermagem. 2001. (Encontro).

II Seminário UNITRABALHO UFSC. 2001. (Seminário).

IX Seminário de Recursos Humanos. 2001. (Seminário).

11 Encontro de Enfermagem da Região Sul - ENFSUL. 2000. (Encontro).

1ª Conferência Interamericana Multilíngue. 2000. (Seminário).

II Seminário de Educação e Comunicação. 2000. (Seminário).

Projeto de Extensão - Bate Papo Educativo - Do poder pastoral ao cuidado de si: a governabilidade na enfermagem. 2000. (Encontro).

Semana Copmemorativa dos 25 anos do Curso de Enfermagem da FURG. 2000. (Congresso).

VIII Jornadas Transandinas de Aprendizagem. 2000. (Simpósio).

VI Jornada de Enfermagem do HE-FEO/UFPel. 2000. (Encontro).

VI Jornada de Enfermagem HE-FEO/UFPel. 2000. (Simpósio).

51 CBEn - 10 CPEn. 1999. (Congresso).

Curso de Extensão em Portugal - Produção e comercialização de tecnologias de enfermagem. 1999. (Encontro).

Estudos de suplementação em programação neurolinguistica. 1999. (Simpósio).

I Oficina Projeto político-pedagógico do Curso de Graduação da FEO/UFPel. 1999. (Oficina).

I Seminário sobre ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental do RGS. 1999. (Seminário).

NETSCAPE. 1999. (Oficina).

Projeto de Extensão - Bate Papo Educativo: Comunicação na saúde, fim da assimetria?. 1999. (Encontro).

Projeto de Extensão - Bate Papo Educativo: Interagindo com a família da criança no ambiente hospitalar: significados e reflexões para a prática de enfermagem. 1999. (Encontro).

Projeto de Extensão - Bate Papo Educativo: O corpo diabético significado e subjetividade. 1999. (Encontro).

Projeto de Extensão - Bate Papo Educativo: O ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental e a reforma psiquiátrica no Rio Grande do Sul. 1999. (Encontro).

Projeto de Extensão - Bate Papo EducativoEnfermagem e alcoolismo: a convergência do discurso e da prática docente. 1999. (Encontro).

V Jornada de Enfermagem do HE - FEO/UFPel. 1999. (Simpósio).

XII Semana de Enfermagem. 1999. (Congresso).

Acidentes na infância. 1998. (Encontro).

Atendimento de enfermagem ao paciente com IAM. 1998. (Encontro).

Atendimento de enfermagem ao paciente queimado. 1998. (Encontro).

Controle de infecção no HPS. 1998. (Encontro).

Cuidados de enfermagem na Administração de medicamentos. 1998. (Encontro).

II Jornada de Estudos e Pesquisa em Enfermagem. 1998. (Simpósio).

I Semana Interinstitucional de enfermagem. 1998. (Congresso).

IV Jornada de Enfermagem do HE-FEO/UFPel. 1998. (Simpósio).

POWER POINT. 1998. (Oficina).

Primeiros Socorros. 1998. (Encontro).

X Semana de Enfermagem e I Jornada de Enfermagem do HPS. 1998. (Simpósio).

Curso de direito trabalhista e a organização dos enfermeiros. 1997. (Encontro).

Encontro - Caminhos e descaminhos das políticas de saúde. 1997. (Encontro).

I Encontro de Educação Continuada em Enfermagem. 1997. (Encontro).

I Encontro Gaúcho de Qualidade na Enfermagem. 1997. (Encontro).

Pesquisando o cotidiano da saúde com olhar qualitativo. 1997. (Seminário).

WINDOWS 3.11. 1997. (Oficina).

WORD 6.0. 1997. (Oficina).

XI Semana de Enfermagem da FEO e III Jornada de Enfermagem do HE. 1997. (Encontro).

Encontro Científico na Área da Saúde. 1996. (Encontro).

Encontro de Ciência e Pesquisa na Área da Saúde. 1996. (Encontro).

I Encontro de profissionais em ostomias no sul do Brasil. 1996. (Encontro).

III Jornada de Enfermagem Médica. 1996. (Simpósio).

II Jornada de Enfermagem do Hospital Escola. 1996. (Simpósio).

Jornada Riograndina de Enfermagem. 1996. (Outra).

Programação Científica Alusiva aos Vinte Anos da FEO. 1996. (Encontro).

Encontro Científico do HE: Atuação do Enfermeiro no Serviço de Controle de Infecção Hospetalar. 1995. (Encontro).

Encontro Científico HE: Enfermagem na Espanha. 1995. (Encontro).

Seminário Viagério do Chile. 1995. (Seminário).

Ressignificando o Sucesso. 1994. (Oficina).

Seminário: Currículo - uma reflexão. 1994. (Seminário).

Seminário de controvérsias: Fios visíveis/invisíveis no processo de (des)construção do sujeito enfermeiro. 1994. (Seminário).

I Encontro de Chefias de Enfermagem do RGS. 1993. (Encontro).

VIII Encontro Nacional de Enfermagem de Hospitais de Ensino. 1993. (Encontro).

IV Encontro de Enfermagem; III Encontro Nacional de Profissionais de Centro Cirurgico e Cento de Material; III Encontro Nacional de Fiscalização do Exercício Profissional; II Encontro Nacional de Terapia Intensiva. 1992. (Encontro).

II Congresso de Medicina e Enfermagem. 1991. (Congresso).

Seminário: O trabalhador em educação e avaliação de desempenho. 1991. (Seminário).

II Jornada de Enfermagem Clínica. 1990. (Simpósio).

II Encontro Gaúcho de Enfermagem em Nefrologia. 1989. (Encontro).

I Jornada de Nutrição Parentaral e Enteral do Grupo Hospitalar Conceição. 1989. (Simpósio).

Seminário: Saúde Comunitária que deu certo - Projeto Nossa Casa. 1989. (Seminário).

I Congresso de Medicina e Enfermagem. 1987. (Congresso).

I Encontro de Enfermeiros dos Vales do Rio Pardo e Taquari. 1987. (Encontro).

I Encontro Nacional dos profissionais da saúde na área de Infecção Hospitalar. 1987. (Encontro).

Prevenção de acidentes do trabalho para membros da CIPA. 1987. (Seminário).

VI Semana de Enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Conceição. 1986. (Simpósio).

III Ciclo de Palestras Pediátricas. 1984. (Simpósio).

Jornada sobre gravidez, parto e puerpério. 1982. (Simpósio).

VI Semana de Enfermagem de Pelotas. 1982. (Simpósio).

I Jornada de Sexologia Clínica de Pelotas. 1981. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Thayenne Barrozo Mota Monteiro

THOFEHRN, M.B.; PORTO, A. R.; CARBOGIM, F. C.; ARRIEIRA, I. C. O.; AMORIM, T. V.. Significado atribuído pela equipe de enfermagem sobre espiritualidade no processo de morte do paciente oncológico. 2020. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Meirieli Faza Franco

FARAH, B. F.; AMESTOY, S. C.;THOFEHRN, M. B.; PORTO, A. R.; SANHUDO, N. F.. Sentidos do trabalho para enfermeiros do âmbito hospitalar. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thaís Vidal de Oliveira

SALIMENA, A. M. O.; MOREIRA, M. C.;THOFEHRN, M. B.; PAIVA, A. C. P. C.; SILVA, A. E.. O cuidado no processo de morte e morrer em oncologia: contribuições para a enfermagem.. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Manuela Gomes Campos Borel

THOFEHRN, M. B.; BRANDÃO, M. A. G.; SENA, C. A.; AMESTOY, S. C.; DUTRA, H.S.. Avaliação da Teoria dos Vínculos Profissionais por meio do Modelo de Meleis. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Neyla Cristina Carvalló Viana

THOFEHRN, M. B.; ARRIEIRA, I. C. O.; MACHADO, P. S.; CECAGNO, D.; CORDEIRO, F. R.. Os sentidos da espiritualidade para os profissionais sobre o trabalho em equipe na enfermagem. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Pedro Márlon Martter Moura

PORTO, A.R.; ARRIEIRA, I.C.O.;THOFEHRN, M. B.; OLIVEIRA, SG;ZILLMER, J. G. V.. Processo de trabalho de enfermeiros nas equipes multiprofissionais de atenção domiciliar. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Leandro da Rosa Borges

THOFEHRN, M. B.; MIELKE, FB;PORTO, A.R.; ARRIEIRA, I.C.O.; OLIVEIRA, M. M.. Matriciamento em Saúde Mental e suas contribuições para o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Lisa Antunes Carvalho

THOFEHRN, M. B.; PINHO, E. C.; HIPOLITO, A. L. M.; MUNIZ, RM; AMESTOY, S. C.. Ressignificação da Teoria dos Vínculos Profissionais: tecnologia de gestão relacional no trabalho da enfermagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ana Cristina Pretto Bao

AMESTOY, S. C.; MUNIZ, RM;THOFEHRN, M. B.PORTO, A.R.SCHWARTZ, E.; MILBRATH, V. M.. Indicadores de qualidade: ferramentas do enfermeiro-líder para o gerenciamento do cuidado. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Veridiana Corrêa Ávila

AMESTOY, S. C.;THOFEHRN, M. B.; MILBRATH, V. M.;TRINDADE, L. L.; CECAGNO, D.; AZEVEDO, N.. Entendimento dos discentes sobre o ensino da liderança na graduação em enfermagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Anelise Freitas Lins de Oliveira

AMESTOY, S. C.; OLIVEIRA, M. M.;TRINDADE, L. L.THOFEHRN, M. B.; MILBRATH, V. M.. Exercício da liderança dialógica: entendimento dos enfermeiros no ambiente hospitalar. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Nara Jací da Silva Nunes

HIPOLITO, A. L. M.;THOFEHRN, M. B.; OLIVEIRA, M. M.; SOUSA, L. D.; LANGE, C.; AMESTOY, S. C.. Competências gerenciais no processo de formação dos enfermeiros. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Andréia Coelho Bettin

THOFEHRN, M. B.; SCHWONKE, CRGB;KANTORSKI, L. P.; LANGE, C.; AMESTOY, S. C.. Processos inter-relacionais no CAPS: o desafio para construção de equipes interdisciplinares com vínculos profissionais saudáveis. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Andrea Amaral de Oliveira Duarte

LANGE, C.; PELZER, M. T.;KANTORSKI, L. P.THOFEHRN, M. B.SCHWARTZ, E.. Idoso em tratamento psicossocial e suas relações interpessoais. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Helen Nicoletti Fernandes

THOFEHRN, M. B.; VAGHETTI, HH; SCHWONKE, CRGB; AMESTOY, S. C.; OLIVEIRA, M. M.. Relações interpessoais no estabelecimento de vínculos profissionais saudáveis em uma instituição hospitalar de ensino. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Janaína Neves Machado

KERBER, N. P. C.; AZAMBUJA, E. P.;THOFEHRN, M. B.; SANTOS, SS; KIRCHHOF, A. L. C.. Qualidade de vida no trabalho de enfermagem: um reflexo do processo de trabalho. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Elisa de Vargas Santos

AZAMBUJA, E. P.; KERBER, N. P. C.; VAGHETTI, HH; KIRCHHOF, A. L. C.;THOFEHRN, M. B.. Cargas de trabalho e qualidade de vida no trabalho de enfermeiros. 2013 - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Bianca Lessa de Garcia

THOFEHRN, M. B.; STEDILE, N. L. R.; AMESTOY, S. C.; OLIVEIRA, M. M.; GUANILO, M. H. E.. A liderança do enfermeiro na formação de vínculos profissionais da equipe de enfermagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Marta Leite Ramos

CARVALHO, F. A. H.; BOTELHO, S.;THOFEHRN, M. B.. tecnologias digitais como potencializadoras de curso técnico em enfermagem. 2013. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÂO) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Gabriella Bastos Ferreira

KANTORSKI, L. P.; HEIDRICH, A. V.; ANDRADE, A. P. M.;THOFEHRN, M. B.; COIMBRA, V. C. C.. Arte e saúde mental: oficinas terapêuticas como espaço de expressão das subjetividades. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Izamir Duarte de Farias

THOFEHRN, M. B.; DAMIANI, M. F.;KANTORSKI, L. P.; HIPOLITO, A. L. M.; AMESTOY, Simone Coelho. Oficinas terapêuticas: significado para profissionais de saúde do CAPS. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: MICHELLE BARBOZA JACONDINO

THOFEHRN, M. B.; DAL PAI, D.;JARDIM, V. M. R.LANGE, Celmira; AMESTOY, S. C.. Objeto, Finalidade e Instrumentos de Trabalho dos Enfermeiros de um Hospital de Ensino. 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Tânia Cristina Schäfer

LUNARDI, V. L.;SILVEIRA, R. S.THOFEHRN, M. B.; PELZER, M. T.; ERDMANN, A. L.. Cuidados Paliativos: Percepção e Implementação no Cotidiano de Trabalho da Enfermagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Bruno Smidt Gabbi

VAGHETTI, HH;THOFEHRN, M. B.; AZAMBUJA, E. P.; KERBER, N. P. C.. Traços identitários da enfermagem de um hospital universitário do sul do Brasil nas trajetórias profissionais de enfermeiros. 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Marlise Capa Verde de Almeida

VAZ, MRC;THOFEHRN, M. B.; SILVA, M. R. S.; FRANCIONI, F. F.. Enfermagem clínica e doenças relacionadas ao trabalho: um estudo a respeito dos trabalhadores portuários no sul do Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Fabieli Golpinger Chiavagatti

KANTORSKI, L. P.THOFEHRN, M. B.JARDIM, V. M. R.; COIMBRA, V. C. C.. Inovação Organizacional na Rede de Atenção em Saúde Mental: um estudo avaliativo. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Lucila Isabel Schwertner Sprandel

VAGHETTI, HH; AZAMBUJA, E. P.;THOFEHRN, M. B.; KERBER, N. P. C.. A Percepção de Enfermeiro de um Hospital Uuniversitário sobre a Humanização do seu processo de trabalho. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Adrize Rutz Porto

THOFEHRN, M. B.; VAZ, MRC;KANTORSKI, L. P.; HIPOLITO, A. L. M.; COIMBRA, V. C. C.. O Empoderamento Político dos Enfermeiros na Prática Hospitalar. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Geisa Pires Briese

BRIESE, G. P.; LUNARDI, V. L.;THOFEHRN, M. B.; KERBER, N. P. C.; ZOBOLI, E. L. C. P.;SILVEIRA, R. S.. Estratégia de Saúde da Família: Problemas Morais, dilemas morais e sofrimento moral. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Leticia Silveira Cardoso

VAZ, MRC;THOFEHRN, M. B.; MEDEIROS, S. H. L.; SILVA, M. R. S.; AZAMBUJA, E. P.. Trabalho em Saúde da Família: um estudo do processo comunicacional das atividades em grupo na perspectiva dos enfermeiros. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Isabel Cristina de Oliveira Arrieira

THOFEHRN, M.B.; PROCHNOW, A.G.;KANTORSKI, L. P.; MUNIZ, RM; HIPOLITO, A. L. M.. A Espiritualidade no Processo de Trabalho de uma Equipe Interdisciplinar que atua em Cuidados Paliativos. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Patrícia da Silva Ferreira

AZEVEDO, Rosemeiry Capriata de Souza; MEIER, Marineli Joaquim; REINERS, A. A. O.;THOFEHRN, M. B.. A influência das práticas populares no cuidado com a malária no município de Juruena - MT. 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Pablo Viana Stolz

VAZ, MRC; MACHADO, CRS;THOFEHRN, M. B.. A compreensão dos separadores de resíduos sólidos em relação ao seu trabalho, saúde e ambiente. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Paula Pereira Figueiredo

VAZ, MRC;THOFEHRN, M. B.; CESTARI, E.; SIQUEIRA, H. C. H.; AZAMBUJA, E. P.. Gestão do trabalho e saúde da família: um estudo da concepção de gestão e da sua articulação com as equipes de saúde e a comunidade. 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Clarice Alves Bonow

BONOW, C. A.; VAZ, MRC; SOARES, M. C. F.;THOFEHRN, M. B.; KERBER, N. P. C.. O processo de trabalho de grupos produtores artesanais das comunidades adstritais a Estratégia Saúde da Família: um olhar socioambiental. 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Michele Salum Bulhosa

LUNARDI, V. L.;THOFEHRN, M. B.GOMES, G. C.. Sofrimento moral no trabalho da enfermagem. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Helen Nicoletti Fernandes

THOFEHRN, M. B.; CARBOGIM, F. C.; ARRIEIRA, I. C. O.; LANGE, C.; JACONDINO, MB; FARAH, B. F.; SOARES, M. C.; RIBEIRO, J. P.. Construção da competência relacional no processo de formação do enfermeiro para o trabalho em equipe. 2019. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Claudia Angélica Mainenti Ferreira Mercês

BRANDÃO, M. A. G.; SOUZA, P. A.;THOFEHRN, M. B.; SENA, C. A.; MOREIRA, M. C.; SAUTHIER, M.; LIMA, R.. Análise conceitual da ansiedade, ansiedade relacionada à morte e medo: contribuições para a enfermagem oncológica. 2019. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Caroline Lemos Martins

THOFEHRN, M.B.; SCHIO, S. M.; PACHECO, Z. M. L.; MILBRATH, V. M.; ARRIEIRA, I. C. O.; CECAGNO, D.; AMESTOY, S. C.; SANHUDO, N. F.; OLIVEIRA, M. M.. A condição humana do enfermeiro-docente da Universidade Federal de Pelotas: uma perspectiva arendtiana. 2018. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Marli Salvador

SILVA, E.M.; CASTRO, E.A.B.; CEOLIM, M.F.;THOFEHRN, M. B.; CARBOGIM, F.C.. Programa saúde na escola: saberes e diálogos na promoção da educação sexual e reprodutiva de adolescentes. 2018. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: MICHELLE BARBOZA JACONDINO

THOFEHRN, M. B.TRINDADE, L. L.; PINHO, E. C.; SILVEIRA, D. N.;PORTO, A.R.; CECAGNO, D.; AMESTOY, S. C.; HIPOLITO, A. L. M.. Processo de trabalho dos docentes-pesquisadores da enfermagem na perspectiva de cargas de trabalho. 2017. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: FERNANDA SANT'ANA TRISTÃO

HIPOLITO, A. L. M.; HENNING, P. C.; VIEIRA, J. S.;THOFEHRN, M. B.; OLIVEIRA, SG; ANDRADE, A. P. M.; AMESTOY, S. C.; MUNIZ, RM. Reestruturação dos hospitais universitários federais: estratégias de governabilidade. 2016. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Diana Cecagno

SIQUEIRA, H. C. H.; LOPES, M.J; PELZER, M. T.;THOFEHRN, M. B.; ZAMBERLAN, C;SILVEIRA, R. S.; COSTENARO, RS. Formação acadêmica do enfermeiro na perspectiva ecossistêmica. 2015. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Isabel Cristina de Oliveira Arrieira

THOFEHRN, M. B.; SCHAEFFER, O. M.; FONSECA, AD;KANTORSKI, L. P.; MILBRATH, V. M.; MUNIZ, RM; SCHWONKE, CRGB; SILVA, MJP. Integralidade em cuidados paliativos: enfoque no sentido espiritual. 2015. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: PAULA PEREIRA DE FIGUEIREDO

LUNARDI FILHO, W. D.;THOFEHRN, M. B.; SILVA, A. P. S. S.; FONSECA, AD;SILVEIRA, R. S.BACKES, V. M. S.. Estratégias de implementação do processo de enfermagem: contribuições de estudantes de enfermagem nos ambientes de prática de ensino e assistência. 2013. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Lenice Dutra de Sousa

LUNARDI FILHO, W. D.; LIMA, M. A. D. S.;THOFEHRN, M. B.; SILVA, A. P. S. S.;SILVEIRA, R. S.. A Clínica como Instrumento do Trabalho em Enfermagem na Produção de Cuidados. 2013. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: GABRIELA MARCELLINO DE MELO LANZONI

MEIRELLES, BHS; ERDMANN, A. L.; DALL'AGNOL, CM;THOFEHRN, M. B.; BOEHS, A.E.; ANDRADE, S.R.;BACKES, V. M. S.; BRODERSEN, G.. Revelando as práticas de liderança do enfermeiro no complexo contexto da atenção básica de saúde. 2013. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ENFERMAGEM - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FILOSOFIA, SAÚDE E SOCIEDAD) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Simone Coelho Amestoy

BACKES, V. M. S.THOFEHRN, M. B.; VASCONCELOS, C. M. C. B.; SILVA, LAA;MEIRELLES, BHSMARTINI, JG. Liderança dialógica: perspectivas na formação de enfermeiros-líderes. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem -Área de Concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Josefine Busanello

LUNARDI FILHO, W. D.; AGNOL, C. M. D.; RAMOS, Flávia Regina Souza; LUNARDI, V. L.; AZAMBUJA, E. P.;THOFEHRN, M. B.. Produção de Subjetividade do Enfermeiro para a Tomada de Decisões no Processo de Cuidar em Enfermagem. 2012. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Josefine Busanello

LUNARDI FILHO, W. D.; DALL'AGNOL, CM; LUNARDI, V. L.; AZAMBUJA, E. P.;THOFEHRN, M. B.. Produção de subjetividade do enfermeiro para a tomada de decisões no processo de cuidar em enfermageme. 2012. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Valdecir Zavarese da Costa

VAZ, MRC; MINASI, L. F.; KIRCHHOF, A. L. C.;THOFEHRN, M. B.; SILVA, M. R. S.. Negociação e diálogo no ambiente de trabalho portuário: um estudo da posição hermenêutica dos significados da saúde. 2010. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Claudia Angélica Mainenti Ferreira Mercês

BRANDÃO, M. A. G.; SOUZA, P. A.; MOREIRA, M. C.; SAUTHIER, M.;THOFEHRN, M. B.. Análise conceitual da ansiedade, ansiedade relacionada à morte e medo: contribuições para enfermagem oncológica. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Helen Nicoletti Fernandes

THOFEHRN, M. B.PORTO, A.R.; LANGE, C.; JACONDINO, MB; FARAH, B. F.; ARRIEIRA, I. C. O.; SOARES, M. C.; CARBOGIM, F. C.; RIBEIRO, J. P.. Desenvolvimento da competência interpessoal no processo de formação do enfermeiro. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Caroline Lemos Martins

THOFEHRN, M. B.; SCHIO, S. M.; SOUSA, L. D.; ARRIEIRA, I.C.O.;KANTORSKI, L. P.; CECAGNO, D.. A condição humana do enfermeiro-docente da Universidade Federal de Pelotas: uma perspectiva arendtiana. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: MICHELLE BARBOZA JACONDINO

THOFEHRN, M. B.; PINHO, E. C.; SILVEIRA, D. N.;TRINDADE, L. L.; COIMBRA, V. C. C.; PIRES, D. P.; AMESTOY, S. C.; HIPOLITO, A. L. M.. Processo de trabalho na universidade: aspectos que interferem nas cargas de trabalho na perspectiva de pesquisadores da área de enfermagem. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Isabel Cristina de Oliveira Arrieira

THOFEHRN, M. B.; SCHAEFFER, O. M.; FONSECA, AD; MILBRATH, V. M.; SCHWONKE, CRGB; PAES, MJ;KANTORSKI, L. P.; MUNIZ, RM. Integralidade em Cuidados Paliativos: enfoque no sentido espiritual. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: FERNANDA SANT'ANA TRISTÃO

HIPOLITO, A. L. M.;THOFEHRN, M. B.; GARCIA, MMA; OLIVEIRA, SG; HENNING, PC; ANDRADE, A. P. M.; MUNIZ, RM. "Reestruturação e revitalização" dos hospitais universitários federais: estratégia de governamentalidade. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Diana Cecagno

SIQUEIRA, H. C. H.; MORAES, MC;THOFEHRN, M. B.; PELZER, M. T.; BACKES, DS;SILVEIRA, R. S.. Configurações dos projetos pedagógicos na formação do enfermeiro e sua interação com o ecossistema. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: ANA AMÉLIA ANTUNES LIMA

CROSSETTI, M. G. O.; COGO, A. L. P.;THOFEHRN, M. B.; NOBREGA, M. M. L.. Validação de um Modelo Teórico de Pensamento Crítico no Processo Diagnóstico de Enfermagem. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gíulia Tácilla Araújo da Silva Gondim

ALVES, M. S.; PEREIRA, M. O.;THOFEHRN, M.B.; CABRAL, I. E.; CARBOGIM, F. C.. O cotidiano do ser-familiar de criança com transtorno do espectro autista: subsídio para enfermagem. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Bruna de Castro Ornellas

SANHUDO, N. F.; SILVA, D. M. V. G.;THOFEHRN, M.B.. Gerência do cuidado de enfermagem na manutenção do cateter venoso central para o paciente em transplante de células-tronco hematopoiética: pesquisa convergente assistencial. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Neyla Cristina Carvalló Viana

THOFEHRN, M. B.CECAGNO, Diana; MACHADO, P. S.; ARRIEIRA, I. C. O.; CORDEIRO, F. R.. Espiritualidade como ferramenta mediadora no cuidado para a equipe de enfermagem. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Aline Kohler Geppert

PORTO, A.R.THOFEHRN, M.B.; CECAGNO, D.; RIBEIRO, J. P.; CASARIM, S. T.. Qualidade dos registros do sistema e-SUS Atenção Básica. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Thayenne Barrozo Mota Monteiro

THOFEHRN, M.B.; FERREIRA, M. A.; CARBOGIM, F.C.; ARRIEIRA, I. C. O.; AMORIM, T. V.. Espiritualidade diante do processo de morte do paciente oncológico: significado para a equipe de enfermagem. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Pedro Márlon Martter Moura

PORTO, A.R.; ARRIEIRA, I.C.O.;THOFEHRN, M.B.; OLIVEIRA, SG;ZILLMER, J. G. V.. Atuação de enfermeiros nas equipes multiprofissionais de atenção domiciliar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Manuela Gomes Campos Borel

THOFEHRN, M. B.; BRANDÃO, M. A. G.; SENA, C. A.;PORTO, A.R.; DUTRA, H.S.. Utilização da proposta de avaliação de Teorias de Enfermagem de Meleis na Teoria dos Vínculos Profissionais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Meirieli Faza Franco

FARAH, B. F.; AMESTOY, S. C.;THOFEHRN, M. B.PORTO, A.R.; SANHUDO, N. F.. O sentido do trabalho para enfermeiro do âmbito hospitalar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leandro da Rosa Borges

THOFEHRN, M. B.; MIELKE, FB; MUNIZ, RM; OLIVEIRA, M. M.; LANGE, C.. As contribuições do matriciamento em Saúde Mental para o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Veridiana Corrêa Ávila

AMESTOY, S. C.;THOFEHRN, M. B.; TRINDADE, L. L.; MILBRATH, V. M.; AZEVEDO, NA. Percepção dos discentes sobre o ensino da liderança na graduação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ana Cristina Pretto Bao

AMESTOY, S. C.; MUNIZ, RM;THOFEHRN, M. B.SCHWARTZ, E.; MILBRATH, V. M.; TRINDADE, L. L.. Indicadores de qualidade: ferramentasdo enfermeiro-líder para o gerenciamento do cuidado. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Anelise Freitas Lins de Oliveira

AMESTOY, S. C.; ECHEVARRÍA-GUANILO, M.E.; OLIVEIRA, M. M.;THOFEHRN, M. B.TRINDADE, L. L.. O exercício da liderança do enfermeiro no ambiente hospitalar. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Helen Nicoletti Fernandes

THOFEHRN, M. B.; AMESTOY, S. C.; OLIVEIRA, M. M.; VAGHETTI, HH; SCHWONKE, CRGB. Relações interpessoais no estabelecimento de vínculos profissionais saudáveis em uma instituição hospitalar de ensino. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Lisa Antunes Carvalho

THOFEHRN, M. B.; AMESTOY, Simone Coelho; AZAMBUJA, E. P.; MUNIZ, RM; HIPOLITO, A. L. M.. Ressignificação da Teoria dos Vínculos Profissionais: tecnologia de gestão relacional no trabalho em enfermagem. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Izamir Duarte de Farias

THOFEHRN, M. B.KANTORSKI, L. P.; DAMIANI, M. F.; AMESTOY, S. C.; HIPOLITO, A. L. M.. Oficinas Terapêuticas no Processo de Trabalho da Equipe Interdisciplinar dos CAPS. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Daniela Habekost

MUNIZ, RM; SILVA, M. R. S.;THOFEHRN, M. B.LANGE, Celmira. Promoção de resiliência a mulheres sobreviventes ao câncer de mama. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Gabriella Bastos Ferreira

KANTORSKI, L. P.; COIMBRA, V. C. C.;THOFEHRN, M. B.HECK, R. M.. Arte e saúde mental: as oficinas terapêuticas como um espaço de expressão das subjetividades. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Andréia Coelho Bettin

THOFEHRN, M. B.KANTORSKI, L. P.; AMESTOY, S. C.; LANGE, C.. Processos inter-relacionais no CAPS: o desafio para a construção de equipes interdisciplinares com vínculos profissionais saudáveis. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: MICHELLE BARBOZA JACONDINO

THOFEHRN, M. B.; DAL PAI, D.;JARDIM, V. M. R.LANGE, Celmira; COIMBRA, V. C. C.. Compreensão dos Enfermeiros Sobre seu Processo de Trabalho em um Hospital de Ensino Pelotas / RS. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Milena Hohmann Antonacci

KANTORSKI, L. P.; PINHO, L. B.; COIMBRA, V. C. C.;THOFEHRN, M. B.. Os trabalhadores do SRT: atores na reconstrução da vida fora dos manicômios. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Lucila Isabel Schwertner Sprandel

VAGHETTI, HH;THOFEHRN, M. B.; AZAMBUJA, E. P.; KERBER, N. P. C.. A percepção dos trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário sobre humanização do seu processo de trabalho. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Susie T

THOFEHRN, M. B.. Bachini, Lúcia T. Quinepper e Márcia R. Ferreira. Implantação de normas e rotinas para a equipe de enfermagem do Hospital Espírita de Pelotas. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Deise C

THOFEHRN, M. B.. Soares, Diana Cecagno e Sandra M. Marin. Sensibilização dos enfermeiros para implantação de um serviço de educação continuada utilizando-se como marco conceitual e referencial a teoria de Henrique Pichón Rivière. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Adriane Dahmer, Lusiana Larrossa e Mª Cristina Alves

THOFEHRN, M. B.. Humanização do cuidado aos clientes em pós-operatório de cirurgia cardíaca. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Laiza Quadro e Ilânia B

THOFEHRN, M. B.. da Silva. Aplicando o marco conceitual do auto-cuidado com a clientela diabética. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: ANNA L

THOFEHRN, M. B.. Casalinho e Willi Wetzel Junior. Educação permanente baseada nas necessidades da equipe de enfermagem psiquiátrica da COL. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Cláudio Tosi Cavada e Márcia Borck

THOFEHRN, M. B.. Cuidado de enfermagem em um sistema de apoio-educação ao cliente diabético a nível terciário com contr-referência no município de Pelotas. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Alípia F

THOFEHRN, M. B.. Carvalho e Vera L. dos Santos. Metodologia do cuidado de enfermagem ao paciente oncológico na unidade cirúrgica baseado na Teoria de Dorothea Orem. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Roseliane dos Reis e Marilene P

THOFEHRN, M. B.. Esperança. Relacionamento interpessoal na enfermagem. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Claudia Hisse, Nara C

THOFEHRN, M. B.. S. Fonseca e Renata Plá de Andrade. Humanização da assistência prestada ao RN prematuro e/ou doente. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Rosane Freitas e Marta E

THOFEHRN, M. B.. Scaglioni. Assistência de enfermagem ao paciente hipertenso. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Olga G

THOFEHRN, M. B.. Arias, Mª Obiaia Cabral e Mª Inês Galina. Consulta de enfermagem em pré-natal. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Nilza Fernandes, Magda Esteves e Dirce Zurlo

THOFEHRN, M. B.. Vigilância epidemiológica em pacientes críticos. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Camila Cristina de Souza Moura

DUTRA, H.S.;THOFEHRN, M. B.; BAHIA, M. T. R.. Percepção dos profissionais de enfermagem sobre clima de segurança em um hospital de Minas Gerais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ian Cesar Cardoso Toti

THOFEHRN, M. B.; DIAS, S. M.; KEULEN, M. S. L. V.; BOREL, M. G. C.. Segurança do paciente: percepção da equipe de enfermagem sobre a importância da aplicação do checklist de cirurgia segura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Taís Alves Farias

OLIVEIRA, M. M.;KANTORSKI, L. P.THOFEHRN, M.B.. Conhecendo as condições de saúde de uma Comunidade Quilombola do interior do Rio Grande do Sul. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Patricia da Conceição Bandeira

COIMBRA, V. C. C.; CARDOSO, C. S.; OLIVEIRA, M. M.;THOFEHRN, M.B.. Conhecendo a percepção dos profissionais da saúde sobre as necessidades de saúde da população transexual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Thylia Teixeira Souza

KANTORSKI, L. P.; COUTO, M. L. O.; ARGILES, C. T. L.;THOFEHRN, M.B.. Percepção dos ouvidores acerca da experiência de ouvir vozes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Silvia Francine Sartor

OLIVEIRA, SG; CORDEIRO, F. R.; ARRIEIRA, I.C.O.;THOFEHRN, M.B.. Necessidades e desejos de pessoas em cuidados paliativos acompanhadas em um serviço de internação domiciliar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Marina Borges Luiz

PEREIRA, CS; SANTOS, M. C.; SOARES, D. C.;THOFEHRN, M.B.. Mal formação congênita: Síndrome Vactarí. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Helena Ribeiro Hammes

LAROQUE, MF;PORTO, A.R.; CARDOSO, DH;THOFEHRN, M.B.. As percepções dos indivíduos frente à vivência da transexualidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Tabita da Rosa Porciúncula

SOARES, T. M. S.; RIBEIRO, J. P.;THOFEHRN, M.B.. Percepções das puérperas sobre os métodos não farmacológicos para o alívio da dor e no auxílio do trabalho de parto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Jennifer Santiago da Cruz

SANHUDO, N. F.;THOFEHRN, M.B.; OLIVEIRA, P.S,A,. A percepção do acadêmico de enfermagem sobre a construção da competência de liderança na graduação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gabriela Padoin Ferreira

ZILLMER, J. G. V.; CEOLIN, T.;THOFEHRN, M. B.. Vivências de homens e mulheres em diálise peritoneal sobre sexualidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Franlayde de Moura Evangelista Almondes

ZILLMER, J. G. V.PORTO, A.R.; PADILHA, M. A. S.;THOFEHRN, M. B.. Prevalência de lesões cutâneas em usuários de programa de internação domiciliar no município de Pelotas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Kênia Fernanda Duarte Brito

KANTORSKI, L. P.; OLIVEIRA, M. M.;THOFEHRN, M. B.. Prevalência de sintomas depressivos em acadêmicos de enfermagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Paola Zarnott Menezes

KANTORSKI, L. P.; CARDOSO, C.;THOFEHRN, M. B.. Fatores desencadeadores da ansiedade nos jovens universitários e suas consequências nos dias atuais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Liceli Berwaldt Crizel

NOGUEZ, P. T.; OLIVEIRA, SG;THOFEHRN, M. B.ZILLMER, J. G. V.. A espiritualidade no cuidado de enfermagem ao paciente oncológico em cuidados paliativos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Carlos Giovani de Oliveira Ferreira

THOFEHRN, M. B.; MARTINS, CL; JACONDINO, MB;LINCK, C. L.. Impactos do trabalho noturno na qualidade de vida: percepção do enfermeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Liceli Berwaldt Crizel

NOGUEZ, P. T.; OLIVEIRA, SG;THOFEHRN, M. B.; CECAGNO, D.. Espiritualidade no cuidado de enfermagem ao paciente oncológico em cuidados paliativos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Jéssica Hischmann Ziebell

LAROQUE, MF;PORTO, A.R.; CARDOSO, DH;THOFEHRN, M. B.. Os significados do início do tratamento quimioterápico para os pacientes oncológicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ricardo Magnus Lippert

LANGE, C.; CASTRO, DSP; DIAS, AJS;THOFEHRN, M. B.. Atendimentos prestados pelo Serviço de Atendimento Móvel em Urgência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Leandro Rauber Joner

THOFEHRN, M. B.. Avaliação dos enfermeiros sobre o processo de trabalho: visão dos enfermeiros de um hospital de ensino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Bruna Hackbart Farias

THOFEHRN, M. B.. Visão da equipe de enfermagem acerca do seu processo de trabalho. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Helen Nicoletti Fernandes

THOFEHRN, M. B.. Relacionamento interpessoal no trabalho da equipe multiprofissional da Estratégia de Saúde da Família. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Adrize Rutz Porto

THOFEHRN, M. B.. A interdisciplinaridade no trabalho em equipe. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Carmen Regina Cardoso das Neves

NEVES, C. R. C.;THOFEHRN, M. B.. A compreensão do paciente cirúrgico em relação as orientações prestadas pela enfermagem no período pré-operatório. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ediane Borges Torres

THOFEHRN, M. B.; DIAS, D. G.. Espiritualidade em uma equipe da área da saúde. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luciane Raquel Wagner

THOFEHRN, M. B.. Processo de trabalho na enfermagem: relações interpessoais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Karen Fialho de Oliveira

THOFEHRN, M. B.. Morte na Unidade de Terapia Intensiva: sentimentos da equipe de enfermagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Liana Arriada Pereira

THOFEHRN, M. B.. A vivência de enfermeiras após passarem pela iminência de morte. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Cristiane Jackson Borges

BORGES, C. J.;THOFEHRN, M. B.. Mulheres estudantes criando seus filhos no contexto da família monoparental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Rodrigo da Silva Alves

THOFEHRN, M. B.. O processo de trabalho da equipe de enfermagem dentro de uma unidade de tratamento intensivo. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Alyni Leila Folleto

THOFEHRN, M. B.. A busca pelo atendimento junto aos Serviços de Pronto Socorro. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Eliane Alves Parede

THOFEHRN, M. B.. Gravidez aos 40 anos: risco ou prazer?. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Vania Mari Matté

THOFEHRN, M. B.. Opinião dos enfermeiros quanto à aplicabilidade do processo de enfermagem na unidade de tratamento intensivo. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Andréia Ferreira da Silva

THOFEHRN, M. B.. A percepção da equipe de enfermagem de uma UTI geral a respeito do Programa de Infecção Hospitalar. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Roger Antônio Laguna Treptow

THOFEHRN, M. B.. Infecção Hospitalar: prevenção e controle. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Eunice Vieira de Moura

THOFEHRN, M. B.. Histórico das Comissões e Serviços de Controle de Infecção Hospitalar das instituições de saúde de grande e médio porte de Pelotas. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Pierina Carlesso

THOFEHRN, M. B.. Acidentes de trabalho na grande Pelotas segundo atendimentos de uma instituição de saúde - cinco anos. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Marta Perez Leite

THOFEHRN, M. B.. Processo de Enfermagem: visão do enfermeiro. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Adriane Chaves Duarte

THOFEHRN, M. B.. Processo de Enfermagem: um desfio para o acadêmico. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ormezinda Tereza Coelho Ricardo

THOFEHRN, M. B.. Motivos que levam uma família a adotar uma criança. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Claúdia das Neves Hisse

THOFEHRN, M. B.. O enfermeiro frente a infecção hospitalar. 1993 - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Elisete Maria Andreolli

THOFEHRN, M. B.. Infecção hospitalar: uma questão de consciência profissional. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas.

MUNIZ, Rosani Manfrin;JARDIM, V. M. R.; HIPOLITO, A. L. M.;KANTORSKI, L. P.THOFEHRN, M. B.. Planejamento, organização, aplicação e corração das provas Concurso Público Professor Adjunto - Enfermagem na Saúde do Adulto e Saúde Coletiva. 2009. Universidade Federal de Pelotas.

THOFEHRN, M. B.. 24 Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2018. Universidade Federal de Juiz de Fora.

THOFEHRN, M. B.. Avaliador de Temas Livres - 3 Seminário Internacioal sobre o trabalho na enfermagem.. 2011. Associação Brasileira de Enfermagem- Seção- RS.

THOFEHRN, M. B.. XVII Congresso de Iniciação Científica e X Encontro de Pós-Graduação. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

ARRIEIRA, Isabel de OliveiraTHOFEHRN, M. B.KANTORSKI, L. P.; HIPOLITO, A. L. M.; MUNIZ, Rosani Manfrin; LEITE, M. C. L.. Exame de Qualificação do Projeto: O significado da espiritualidade para uma equipe interdisciplinar que atua em cuidados paliativos. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

THOFEHRN, M. B.. I Seminário do NEPEn - Organização e processo de trabalho na enfermagem. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rosita Saupe

LIMA, E. X.;SAUPE, R.; LEOPARDI, Maria Tereza; DIAS, Lygia Paim Müller. IDA: resgate da experiência da escola de enfermagem de Pelotas. 1996. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Tereza Leopardi

LEOPARDI, M. T.; LIMA, E. X.; DIAS, L. P. M.;ASSUNÇÃO, A. N.SAUPE, R.. IDA: resgate da Experiência de Pelotas - 20 anos. 1996. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Tereza Leopardi

LEOPARDI, M. T.; DIAS, L. P. M.;RAMOS, F. R. S.SCHOELLER, S. D.. Construção de um modelo para o trabalho em equipe na enfermagem: ênfase nas relações interpessoais. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Enfermagem -Área de Concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Ari Nunes Assunção

ASSUNÇÃO, A. N.. Membro da banca examinadora de sustentação da dissertação de mestrado da aluna Maira Buss Thofehrn.. 1996. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Clarice Maria Dall'Agnol

LEOPARDI, M. T.;DALL'AGNOL, C. M.; KANTORSKI, L. P.; RAMOS, F. R. S.; KIRCHOF, A. L.; GELBCKE, F. L.. Teoria dos Vínculos Profissionais: Uma proposta para o trabalho em equipe na Enfermagem. 2005. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Soraia Dornelles Schoeller

SCHOELLER, S. D.LEOPARDI, M. T.; DIAS, L. P. M.;RAMOS, F. R. S.. Construção de um modelo para o trabalho em equipe na enfermagem: ênfase nas relações interpessoai. 2002. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Flávia Regina Souza Ramos

RAMOS, F. R. S.. Vínculos profissionais: uma proposta para o trabalho em equipe na enfermagem. 2005. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Luciane Prado Kantorski

LEOPARDI, M. T.; DALL AGNOL, C. M.;KANTORSKI, L. P.; RAMOS, F. R. S.; KIRCHHOF, A. L. C.. Teoria dos Vínculos Profissionais - uma proposta para o trabalho em equipe na enfermagem. 2005. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria Amélia Meira

Implantação e avaliação da Teoria dos Vínculos Profissionais; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Thayenne Barrozo Mota Monteiro

Espiritualidade diante da terminalidade do paciente oncológico: significado para a equipe de enfermagem; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Manuela Gomes Campos Borel

Avaliação da Teoria dos Vínculos Profissionais por meio do Modelo de Meleis; 2019; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Neyla Cristina Carvalló Viana

Os sentidos da espiritualidade para os profissionais sobre o trabalho em equipe na enfermagem; 2019; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Leandro da Rosa Borges

Matriciamento em Saúde Mental e suas contribuições para o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família; 2017; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Lisa Antunes Carvalho

Ressignificação da Teoria dos Vínculos Profissionais: tecnologia de gestão relacional no trabalho da enfermagem; 2016; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Nara Jací da Silva Nunes

Competências gerenciais no processo de formação dos enfermeiros; 2015; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas,; Coorientador: Maira Buss Thofehrn;

Andréia Coelho Bettin

Processos inter-relacionais no CAPS: o desafio para construção de equipes interdisciplinares com vínculos profissionais saudáveis; 2014; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Helen Nicoletti Fernandes

Relações interpessoais no estabelecimento de vínculos profissionais saudáveis em uma instituição hospitalar de ensino; 2014; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Bianca Lessa de Garcia

A liderança do enfermeiro na formação de vínculos profissionais da equipe de enfermagem; 2013; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Izamir Duarte de Farias

Oficinas terapêuticas: significado para profissionais de saúde do CAPS; 2013; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

MICHELLE BARBOZA JACONDINO

Objeto, finalidade e instrumentos de trabalho dos enfermeiros de um hospital de ensino; 2012; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Adrize Rutz Porto

Empoderamento político dos enfermeiros na prática hospitalar; 2010; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Isabel Cristina de Oliveira Arrieira

A espiritualidade no processo de trabalho de uma equipe interdisciplinar que atua em cuidados paliativos; 2009; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Isabel Cristina de Oliveira Arrieira

Espiritualidade na equipe interdisciplinar em cuidado paliativos; 2008; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Helen Nicoletti Fernandes

Construção da competência relacional no processo de formação do enfermeiro para o trabalho em equipe; 2019; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Caroline Lemos Martins

A condição humana do enfermeiro-docente da Universidade Federal de Pelotas: uma perspectiva arendtiana; 2018; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

MICHELLE BARBOZA JACONDINO

Processo de trabalho dos docentes-pesquisadores de cargas enfermagem na perspectiva de cargas de trabalho; 2017; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Helen Nicoletti Fernandes

Relações humanas na saúde; 2015; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Isabel Cristina de Oliveira Arrieira

Integralidade em cuidados paliativos: enfoque no sentido espiritual; 2015; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Francine Pereira Andrade

Atuação dos enfermeiros na construção de um instrumento de referência e contra-referência; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Susie T

Bachini, Lúcia T; Quinepper e Márcia R; Ferreira; Implantação de normas e rotinas para equipe de enfermagem do Hospital Espírita de Pelotas; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Deise C

Soares, Diana Cecagno e Sandra M; Marin; Sensibilização dos enfermeiros para a implantação de um serviço de educação continuada utilizando-se como marco conceitual e referencial a teoria de Henrique Pichón Rivière; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Claudio T

Cavada e Márcia Borck; Cuidado de enfermagem em um sistema de apoio-educação ao cliente diabético a nível terciário com contra-referência no município de Pelotas; 1998; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Grabriela Nasser Gervini

Cuidado Terapêutico: um novo olhar em busca da humanização da assistência nos cuidados paliativos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Leandro Rauber Joner

Avaliação dos enfermeiros sobre o processo de trabalho: visão dos enfermeiros de um hospital de ensino; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Bruna Hackbart Farias

Visão da equipe de enfermagem acerca do seu processo de trabalho; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Helen Nicoletti Fernandes

Relações interpessoais no trabalho da equipe multiprofissional da estratégia de saúde da família; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Juliane Jacob Cunha

A saúde do enfermeiro enquanto trabalhador da saúde; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Adrize Rutz Porto

A interdisciplinaridade no trabalho em equipe de saúde; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Pablo Lima Rocha

Percepção do enfermeiro frente ao seu processo de trabalho; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Márcio Bandeira Tavares

Conhecimento dos enfermeiros sobre o processo de trabalho de enfermagem: tecnologia leve-dura; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Charlise Schwantz de Lima

Cuidado Terapêutico: atuação da equipe de enfermagem junto ao paciente na unidade de terapia intensiva; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Sheila Renata Zortéa

A equipe de enfermagem e o cuidado terapêutico familiar na unidade de terapia intensiva; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Cíntia Marcheson Passos

O trabalho daenfermagem sob a ótica do corpo Testemunha de Jeová que recusa a transfusão sangüínea; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Naiana Alves Oliveira

Contribuições do Curso de Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem na prática profissional dos egressos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Ediane Borges Torres

Espiritualidade em uma equipe na área da saúde; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Luciane Raquel Wagner

Processo de trabalho na enfermagem: relações interpessoais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Karen Fialho de Oliveira

Morte na unidade de terapia intensiva: sentimentos da equipe de enfermagem; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Liana Arriada Pereira

A vivência de enfermeiras após passarem pela iminência de morte; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Cristiane Jackson Borges

Mulheres estudantes criando seus filhos no contexto da família monoparental; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Daiane da Conceição Marcili

A inserção da mulher enfermeira no contexto social; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Rodrigo S

Alves; O processo de trabalho da equipe de enfermagem dentro de uma UTI; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Alyni L

Folleto; A busca pelo atendimento junto aos Serviços de Pronto Socorro; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Eliane A

Parede; Gravidez aos 40 anos: risco ou prazer?; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

VANIA M

Matté; Opinião dos enfermeiros quanto à aplicabilidade do processo de enfermagem na UTI; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Andréia F

Silva; A percepção da equipe de enfermagem de uma UTI geral a respeito do Programa de Infecção Hospitalar; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Roger A

L; Treptow; Infecção Hospitalar: prevenção e controle; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Eunice Vieira de Moura

Histórico das Comissões e Serviços de Controle de Infecção Hospitalar das instituições de saúde de grande e médio porte de Pelotas; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Pierina Carlesso

Acidentes de trabalho na grande Pelotas segundo atendimentos de uma instituição de saúde - cinco anos; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Marta Perez Leite

Processo de enfermagem: visão do enfermeiro; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Adriane Chaves Duarte

Processo de enfermagem: um desafio para o acadêmico; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Ormezinda T

C; Ricardo; Motivos que levam uma família a adotar uma criança; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Claúdia das Neves Hisse

O enfermeiro frente a infecção hospitalar; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Elisete Maria Andreolli

Infecção hospitalar: uma questão de consciência profissional; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Francielli Silvério Lima

Implantação e avaliação da viabilidade da teoria dos vinculos profissionais na prática da enfermagem; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Leandro Rauber Joner

Implantação e avaliação da viabilidade da teoria dos vinculos profissionais na prática da enfermagem; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Leandro Rauber Joner

Qualidade de vida no trabalho dos enfermeiros de Pelotas-RS; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Sabrina Rodrigues da Silva

Qualidade de vida no trabalho dos enfermeiros de Pelotas-RS; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Adrize Rutz Porto

Teoria do Vínculos Profissionais; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Sabrina Rodrigues da Silva

Implantação da teoria dos vínculos profissionais; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Rafaela Reis da Silva

Educação continuada em enfermagem no Hospital Escola: diagnóstico; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Enfermagem e Ostetrícia) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Adrize Rutz Porto

Capacitação em Práticas de Saúde; 2008; Orientação de outra natureza; (Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Naiana Alves Oliveira

Capacitação em Práticas de Saúde; 2008; Orientação de outra natureza; (Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Josiane Santos Palma

Capacitação em Práticas de Saúde; 2008; Orientação de outra natureza; (Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Josiane Santos Palma

Monitoria da disciplina de Didática Aplicada a Enfermagem; 2007; Orientação de outra natureza; (Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

MARIA DEL SOL VASQUEZ VASQUEZ

Programa intercampos-convocatória AL; E/95; 1996; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maira Buss Thofehrn;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Tereza Leopardi

Vínculos Profissionais: uma proposta para o trabalho em equipe na enfermagem; 2005; Tese (Doutorado em Doutorado Em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Tereza Leopardi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, LISA ANTUNES ; THOFEHRN, MAIRA BUSS ; BARLEM, EDISON LUIZ DEVOS ; NUNES, NARA JACÍ DA SILVA . Ressignificating theory of professional links in nursing work. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 24, p. 1, 2020.

  • TOTI, I. C. ; BITTENCOURT, J. F. V. ; BOREL, M. G. C. ; MONTEIRO, T. B. M. ; SILVA, C. N. ; THOFEHRN, M.B. . Percepções dos profissionais de enfermagem na aplicação do checklist de cirurgia segura. Journal of Nursing and Health , v. 10, p. 1, 2020.

  • LARIVOIR, C. O. P. ; ALVES, M. S. ; THOFEHRN, M.B. ; GONDIM, G. T. A. S. . O Cotidiano do enfermeiro no centro de atenção psicossocial álcool e drogas III sob a perspectiva da organização do trabalho. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 45, p. e2966, 2020.

  • NEUJAHR, TAIS DA SILVA ; PORTO, Adrize Rutz ; GONÇALVES, KAMILA DIAS ; THOFEHRN, MAIRA BUSS ; HAMMES, HELENA RIBEIRO ; GEPPERT, ALINE KOEHLER . Enredos na trajetória percorrida por mulheres até o tratamento quimioterápico. REVISTA ENFERMAGEM CONTEMPORÂNEA , v. 9, p. 73, 2020.

  • ZENEVICZ, LEONI TEREZINHA ; BITENCOURT, JÚLIA VALÉRIA DE OLIVEIRA VARGAS ; LÉO, MARCELA MARTINS FURLAN DE ; MADUREIRA, VALÉRIA SILVANA FAGANELLO ; THOFEHRN, MAIRA BUSS ; CONCEIÇÃO, VANDER MONTEIRO DA . Permission for departing: spiritual nursing care in human finitude. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 73, p. e20180622, 2020.

  • JACONDINO, MICHELLE BARBOZA ; THOFEHRN, MAIRA BUSS ; AMESTOY, Simone Coelho ; PORTO, Adrize Rutz ; MOURA, PEDRO MÁRLON MARTTER ; BORGES, LEANDRO DA ROSA . Representations of nurses in a teaching hospital about the object, purpose and instruments of their work / Representações de enfermeiros de um hospital de ensino acerca do objeto, finalidade e instrumentos do seu trabalho. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 11, p. 216-221, 2019.

  • BETTIN, AC ; THOFEHRN, M.B. ; PORTO, A. R. ; MOURA, P.M.M ; KIRCHESCH, C. L. ; VIANA, N. C. C. . Processos Relacionais em uma Equipe Iinterdisciplinar de atenção psicossocial. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 13, p. 322-329, 2019.

  • MARTINS, CAROLINE LEMOS ; THOFEHRN, MAIRA BUSS ; BITTENCOURT, JAQUELINE FERREIRA VENTURA ; BOREL, MANUELA GOMES CAMPOS ; JACONDINO, MICHELLE BARBOZA ; PACHECO, ZULEYCE MARIA LESSA ; ARRIEIRA, ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA ; CECAGNO, Diana ; MONTEIRO, THAYENNE BARROSO MOTA ; KREPKER, FERNANDA FERREIRA ; OLIVEIRA, THAIS VIDAL DE ; MADELLA, AMANDA ANTUNES PEREIRA ; MARQUES, VANESSA DE ARAÚJO ; PORTO, Adrize Rutz . O trabalho do enfermeiro enquanto docente do ensino superior: uma revisão narrativa. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 32, p. e1159, 2019.

  • THOFEHRN, M. B. ; JONER, L. R. ; PORTO, A.R. ; BOREL, M. G. C. ; JACONDINO, M. B. ; VIANA, N. C. C. . Processo de trabalho: avaliação dos enfermeiros de um hospital de ensino. BUSS THOFERHN, MAIRA , v. 5, p. 16, 2019.

  • SALIMENA, A. M. O. ; MELO, M. R. ; THOFEHRN, M. B. . Assistência de enfermagem oncológica: reflexão sobre enfrentamento, riscos ocupacionais e qualidade de vida dos profissionais. Enfermagem Brasil , v. 18, p. 1, 2019.

  • SALIMENA, A. M. O. ; PEIXOTO, R. S. R. ; THOFEHRN, M. B. ; AMORIM, T. V. ; COELHO, A. C. P. . Equipe de enfermagem no centro cirúrgico: estudo fenomenológico das relações interpessoais. NURSING (SÃO PAULO) , v. 22, p. 2937-2942, 2019.

  • BOREL, M. G. C. ; FARIA, T. N. ; CARBOGIM, F.C. ; THOFEHRN, M. B. ; BITTENCOURT, J. F. V. ; MONTEIRO, T. B. M. ; TOTI, I. C. ; FRANCK, D. B. ; OLIVEIRA, T. V. . Palliative in intensive care in the perception of the nursing team. BMC HEALTH SERVICES RESEARCH , v. 19, p. 448, 2019.

  • CARVALHO, L.A. ; THOFEHRN, M.B. ; AMESTOY, S. C. ; NUNES, NJS ; FERNANDES, HN . O uso de tecnologias no trabalho em enfermagem: revisão integrativa. Journal of Nursing and Health , v. 8, p. e188104, 2018.

  • ARRIEIRA, I. C. O. ; THOFEHRN, M.B. ; PORTO, A.R. ; MOURA, P.M.M ; MARTINS, C. L. ; JACONDINO, MB . Espiritualidade nos cuidados paliativos: experiência vivida de uma equipe interdisciplinar. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP , v. 52, p. e03312, 2018.

  • THOFEHRN, M. B. ; FERNANDES, H.N. ; PORTO, A. R. ; SENA, C. A. ; BOREL, M. G. C. ; AMESTOY, S. C. ; BORGES, F. F. D. . Relações interpessoais na equipe de enfermagem: fatores para formação de vínculos profissionais saudáveis. Revista Tendências da Enfermagem Profissional , v. 10, p. 3, 2018.

  • AMESTOY, S. C. ; BORGES, A. M. ; THOFEHRN, M. B. ; TRINDADE, L. L. ; SANTOS, BP ; BAÓ, A.C.P. . Contribuições freirianas para entender o exercício da liderança dialógica dos enfermeiros no ambiente hospitalar. REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM , v. 38, p. 1-7, 2017.

  • RIBEIRO, J. P. ; OLIVEIRA, A. M. N. ; GOMES, G. C. ; THOFEHRN, M.B. ; MOTA, M. S. . AMBIÊNCIA DA PEDIATRIA: produção de subjetividades nas crianças internadas. SAÚDE (SANTA MARIA) , v. 43, p. 123-131, 2017.

  • AMESTOY, S. C. ; OLIVEIRA, A. F. L. ; THOFEHRN, M. B. ; TRINDADE, Letícia de Lima ; SANTOS, B. P. ; BAO, A. C. P. . Contributions of Paulo Freire to understanding the dialogic leadership exercise of nurses in the hospital setting. Revista Gaúcha de Enfermagem (UFRGS) , v. 38, p. 6764, 2017.

  • NUNES, NJS ; CARVALHO, L.A. ; AMESTOY, S. C. ; THOFEHRN, M. B. ; HIPOLITO, A. L. M. . Educação baseada em competências na enfermagem. Journal of Nursing and Health , v. 6, p. 447-463, 2017.

  • ARRIEIRA, ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA ; THOFEHRN, MAIRA BUSS ; MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; SCHWONKE, CAMILA ROSE GUADALUPE BARCELOS ; CARDOSO, DANIELA HABEKOST ; FRIPP, JULIETA CARRICONDE . The meaning of spirituality in the transience of life. ESCOLA ANNA NERY , v. 21, p. 1-6, 2017.

  • GARCIA, B. L. ; THOFEHRN, M. B. ; PORTO, A.R. ; MOURA, P.M.M ; CARVALHO, L.A. ; FERNANDES, H.N. . Relação entre liderança e vínculos profissionais: percepção de enfermeiros. Revista de Pesquisa em Saúde / Journal of Health Research , v. 18, p. 114-118, 2017.

  • FARIAS, ID ; THOFEHRN, M. B. ; PORTO, A.R. ; KANTORSKI, L. P. . Oficinas terapêuticas: percepção de trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial. Journal of Nursing and Health , v. 7, p. e177307, 2017.

  • RIBEIRO, JULIANE PORTELLA ; GOMES, GIOVANA CALCAGNO ; THOFEHRN, MAIRA BUSS ; MOTA, MARINA SOARES ; CARDOSO, LETICIA SILVEIRA ; CECAGNO, Susana . Criança hospitalizada: perspectivas para o cuidado compartilhado entre enfermagem e família. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 7, p. 350, 2017.

  • DORNELLES, C. ; CARVALHO, L.A. ; THOFEHRN, M.B. ; NUNES, NJS ; FERNANDES, H.N. . Exposição de profissionais de saúde ao material biológico: estudo no ambiente hospitalar. Journal of Nursing and Health , v. 1, p. 64-75, 2016.

  • CECAGNO, Diana ; NUNES, B. P. ; THOFEHRN, M. B. . Panorama da pesquisa e extensão na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Journal of Nursing and Health , v. 6, p. 180-189, 2016.

  • MARTINS, CL ; PINTO, B. K. ; SOARES, M. U. ; NEVES, F. B. ; BUSS THOFEHRN, MAIRA . Pós-graduações lato sensu da Faculdade de Enfermagem/UFPel: breve análise documental. Journal of Nursing and Health , v. 6, p. 199-210, 2016.

  • FARIAS, IZAMIR DUARTE DE ; THOFEHRN, MAIRA BUSS ; ANDRADE, ANA PAULA MÜLLER DE ; CARVALHO, LISA ANTUNES ; FERNANDES, HELEN NICOLETTI ; PORTO, Adrize Rutz . Oficina terapêutica como expressÃo da subjetividade. SMAD. Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em português) , v. 12, p. 147, 2016.

  • CARVALHO, L.A. ; THOFEHRN, M. B. ; SOUZA, S. A. ; COIMBRA, V. C. C. . PSYCHOSOCIAL RISKS AT WORK OF THE NURSING FACULTY AND COPING STRATEGIES. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 10, p. 4356-4363, 2016.

  • ARRIEIRA, ISABEL CRISTINA DE OLIVERIA ; THOFERN, MAIRA BUSS ; PORTO, Adrize Rutz ; AMESTOY, Simone Coelho ; CARDOSO, DANIELA HABEKOST . Espiritualidade e o processo de morrer: reflexões de uma equipe interdisciplinar de cuidados paliativos. Avances en Enfermeria , v. 34, p. 137-147, 2016.

  • FARIAS, ID ; THOFEHRN, M.B. ; KANTORSKI, L. P. . A oficina terapêutica como espaço relacional na atenção psicossocial. REVISTA URUGUAYA DE ENFERMERÍA , v. 11, p. 1, 2016.

  • RIBEIRO, J. P. ; GOMES, G. C. ; SILVA, P. A. ; THOFEHRN, M. B. ; OLIVEIRA, A. M. N. ; TAROUCO, A.C.M.B. . REFLECTING ON THE CONSTRUCTION OF CARING IN PEDIATRICS. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 10, p. 4672-4679, 2016.

  • THOFEHRN, M. B. ; MONTESINOS, MJL ; JACONDINO, MB ; FERNANDES, HN ; GALLO, C.C. ; FIGUEIRA, A. B. . Processo de trabalho dos enfermeiros na produção de saúde de um hospital universitário de Múrcia/Espanha. Ciência, Cuidado & Saúde , v. 14, p. 924-932, 2015.

  • FARIAS, ID ; THOFEHRN, M. B. ; AMESTOY, S. C. ; ARRIEIRA, I.C.O. . Relações de trabalho na equipe de oficineiros do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Revista Uruguaya de Enfermería , v. 10, p. 22-31, 2015.

  • FERNANDES, HELEN NICOLETTI ; THOFEHRN, MAIRA BUSS ; PORTO, Adrize Rutz ; AMESTOY, Simone Coelho ; JACONDINO, MICHELLE BARBOZA ; SOARES, MARIANA RODRIGUES . Interpersonal relationships in work of multiprofessional team of family health unit. Revista de Pesquisa: Cuidado e Fundamental (Online) , v. 7, p. 1915, 2015.

  • THOFEHRN, M.B. ; MONTESINOS, MJL ; ARRIEIRA, I.C.O. ; AVILA, V. C. ; SOARES, F. R. R. ; RODRIGUES, S. V. ; MONDEJAR, J. J. R. ; MIKLA, M. . Instrumentos tecnológicos no fazer do enfermeiro: processo de trabalho em um hospital de Múrcia/Espanha. Revista Sul-Brasileira de Enfermagem , v. 4, p. 18-23, 2015.

  • GONCALVES, B. H. F. ; JACONDINO, MB ; MARTINS, CL ; FERNANDES, H.N. ; AMESTOY, S. C. ; THOFEHRN, M.B. . O fazer dos trabalhadores de enfermagem e as repercussões no cuidado aos usuários. Journal of Nursing and Health , v. 5, p. 14, 2015.

  • BONDIGNON, S. S. ; ESCOBAL, A. P. L. ; GARCIA, B. ; MEINCKE, S.M.K. ; SOARES, M. C. ; THOFEHRN, M.B. . Produção científica acerca do ensino da ética na enfermagem. Journal of Nursing and Health , v. 5, p. 55, 2015.

  • LANZONI, GABRIELA MARCELLINO DE MELO ; MEIRELLES, BETINA HÖRNER SCHLINDWEIN ; ERDMANN, ALACOQUE LORENZINI ; THOFEHRN, MAIRA BUSS ; DALL'AGNOL, CLARICE MARIA . ACTIONS/INTERACTIONS MOTIVATING NURSING LEADERSHIP IN THE CONTEXT OF PRIMARY HEALTH CARE. Texto e Contexto. (UFSC Impresso) , v. 24, p. 1121-1129, 2015.

  • DUTRA DE SOUSA, LENICE ; LUNARDI FILHO, WILSON DANILO ; BUSS THOFEHRN, MAIRA . Visibilidade do trabalho do enfermeiro no contexto do modelo clínico de assistência. Revista Enfermagem UERJ , v. 23, p. 407-412, 2015.

  • PORTO, A. R. ; THOFEHRN, M. B. . El empoderamiento político de los enfermeros en la práctica hospitalaria. Index de Enfermería Digital , v. 24, p. 20-24, 2015.

  • JACONDINO, MB ; MARTINS, CL ; THOFEHRN, M. B. ; GARCIA, B. L. ; FERNANDES, HN ; JONER, L. R. . Vínculos profesionales en el trabajo de enfermería: elemento importante para el cuidado. Enfermería Global , v. 1, p. 149-159, 2014.

  • RIBEIRO, JULIANE PORTELLA ; GOMES, GIOVANA CALCAGNO ; THOFEHRN, MAIRA BUSS . Health facility environment as humanization strategy care in the pediatric unit: systematic review. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 48, p. 530-539, 2014.

  • AMESTOY, S. C. ; BACKES, V. M. S. ; THOFEHRN, M. B. ; MARTINI, JG ; MEIRELLES, BHS ; TRINDADE, L. L. . Dialogic leadership: strategies for application in the hospital environment. Investigacion y Educacion en Enfermeria , v. 32, p. 119-127, 2014.

  • AMESTOY, Simone Coelho ; BACKES, VÂNIA MARLI SCHUBERT ; THOFEHRN, MAIRA BUSS ; MARTINI, JUSSARA GUE ; MEIRELLES, BETINA HÖRNER SCHLINDWEIN ; TRINDADE, LETÍCIA DE LIMA . Desafios vivenciados no exercício da liderança por enfermeiros: perspectivas como técnicos de enfermagem DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.20501. Ciência, Cuidado & Saúde , v. 13, p. 495-502, 2014.

  • ARRIEIRA, I.C.O. ; THOFEHRN, M.B. ; ALMEIDA, D. ; HABEKOST, D. ; SCHWONKE, C.R.G.B. . Spirituality and interdisciplinary team in the end-of-life process: integrative literature review. Journal of Nursing and Socioenvironmental Health , v. 1, p. 87-93, 2014.

  • PORTO, A.R. ; THOFEHRN, M.B. ; DAL PAI, D. ; AMESTOY, Simone Coelho ; ARRIEIRA, I.C.O. ; JONER, L. R. . Visão dos profissionais sobre seu trabalho no programa de internação domiciliar interdisciplinar oncológico: uma realidade brasileira. Avances en Enfermeria , v. XXXII, p. 73, 2014.

  • AMESTOY, Simone Coelho ; BACKES, VÂNIA MARLI SCHUBERT ; THOFEHRN, MAIRA BUSS ; MARTINI, JUSSARA GUE ; MEIRELLES, BETINA HÖRNER SCHLINDWEIN ; TRINDADE, LETÍCIA DE LIMA . Conflict management: challenges experienced by nurse-leaders in the hospital environment. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online) , v. 35, p. 79-85, 2014.

  • THOFEHRN, M.B. ; MONTESINOS, MJL ; AMESTOY, Simone Coelho ; PORTO, Adrize Rutz ; BETTIN, AC ; FERNANDES, HN ; MONDEJAR, J. J. R. ; MIKLA, M. . Trabalho em equipe: visão de enfermeiros de um hospital de Murcia/Espanha. Enfermería Global , v. 13, p. 238, 2014.

  • RIBEIRO, J. P. ; GOMES, G. C. ; THOFEHRN, M.B. . Ambiência como estratégia de humanização da assistência na unidade de pediatria: revisão sistemática. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) , v. 48, p. 530-539, 2014.

  • THOFEHRN, M.B. ; MONTESINOS, MJL ; ARRIEIRA, I.C.O. ; AVILA, V. C. ; VASQUES, TCS ; FARIAS, ID . Nurses' work process in a hospital in Spain: emphasis on the technologies of care. Cogitare Enfermagem (UFPR) , v. 19, p. 143-148, 2014.

  • FARIAS, I.D. ; THOFEHRN, M.B. ; BETTIN, A.C. ; AMESTOY, S.C. ; ARRIEIRA, I.C.O. . Social reintegration and education through music workshop in CAPS school. Journal of Nursing and Socioenvironmental Health , v. 1, p. 151-157, 2014.

  • AMESTOY, Simone Coelho ; BACKES, VÂNIA MARLI SCHUBERT ; THOFEHRN, MAIRA BUSS ; MARTINI, JUSSARA GUE ; MEIRELLES, BETINA HÖRNER SCHLINDWEIN ; TRINDADE, LETÍCIA DE LIMA . Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , v. 22, p. 468-475, 2013.

  • THOFEHRN, M. B. ; MONTESINOS, MJL ; PORTO, A.R. ; AMESTOY, S. C. ; ARRIEIRA, I.C.O. ; MIKLA, M. . Grupo focal: una técnica de recogida de datos en investigaciones cualitativas. IndeX de Enfermería Digital , v. 22, p. 75-78, 2013.

  • PORTO, A.R. ; THOFEHRN, M. B. ; DAL PAI, D. ; AMESTOY, S. C. ; JONER, L. R. ; PALMA, J.S. . Teorias de enfermagem e modelos que fortalecem a prática profissional. Revista de Pesquisa: Cuidado e Fundamental (Online) , v. 5, p. 155-161, 2013.

  • ARAUJO, A. C. ; PORTO, A.R. ; THOFEHRN, M. B. ; LUNARDI, V. L. ; SILVEIRA, R. S. ; AMESTOY, S. C. . Percepções de enfermeiros recém-formados sobre a prática de liderança no ambiente hospitalar. Journal of Nursing and Health , v. 2, p. 398-409, 2013.

  • PORTO, A.R. ; RIBEIRO, J. P. ; THOFEHRN, M. B. . A autonomia profissional de enfermeiros no hospital: revisão sistemática. ReTEP. Revista de Tendências da Enfermagem Profissional (Impresso) , v. 5, p. 950-955, 2013.

  • THOFEHRN, M. B. ; GARCIA, B. L. ; BETTIN, AC ; FARIAS, ID . Relações humanas saudáveis na equipe de enfermagem. Revista Sul-Brasileira de Enfermagem , v. 3, p. 28-32, 2013.

  • THOFEHRN, M. B. ; JONER, L. R. ; PORTO, A.R. ; JACONDINO, M. B. ; SILVÉRIO, FL ; FERREIRA, L.S. . Relações humanas perpassando pelo processo de trabalho da enfermagem. Revista Sul-Brasileira de Enfermagem , v. 3, p. 32-35, 2013.

  • THOFEHRN, M. B. ; AMESTOY, S. C. ; AVILA, V. C. ; FERNANDES, H.N. ; ROSINHA, G.R. . Relações humanas no trabalho: liderança na enfermagem. Revista Sul-Brasileira de Enfermagem , v. 3, p. 28-31, 2013.

  • THOFEHRN, M. B. ; FERNANDES, H.N. ; PORTO, A.R. ; SOARES, M.R. . Relações humanas no trabalho: uma reflexão acerca da equipe na área da saúde. Revista Sul-Brasileira de Enfermagem , v. 3, p. 32-35, 2013.

  • THOFEHRN, M. B. ; QUADROS,L.C.M. ; DIAS, D. G. ; PORTO, A.R. ; GARCIA, B. L. . Teoria dos vínculos profissionais: visão dos enfermeiros que a implementaram no Brasil. Enfermagem em Foco , v. 4, p. 127-130, 2013.

  • PORTO, A.R. ; RODRIGUES, S. S. ; JONER, L. R. ; NOGUEZ, P. T. ; THOFEHRN, M.B. ; DAL PAI, D. . Autoavaliação de saúde e doenças crônicas entre enfermeiros de Pelotas/RS. Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 15, p. 763, 2013.

  • CARDOSO, DH ; VIEGAS, AC ; SANTOS, BP ; MUNIZ, RM ; SCHWARTZ, E. ; THOFEHRN, M.B. . O cuidado na terminalidade: dificuldades de uma equipe multiprofissional na atenção hospitalar. Avances en Enfermeria , v. 31, p. 83, 2013.

  • CUNHA, J. J. ; THOFEHRN, M. B. ; PORTO, A.R. ; RIBEIRO, J. P. . Significados de saúde e condições de trabalho: visão dos enfermeiros na atenção primária e secundária. Enfermería Comunitaria (Internet) , v. 8, p. 16990641, 2012.

  • ARAUJO, A. C. ; LUNARDI, V. L. ; SILVEIRA, R. S. ; THOFEHRN, M. B. ; PORTO, A.R. ; SOARES, D. C. . Implicações da sexualidade e reprodução no adolescer saudável. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste , v. 13, p. 21756783, 2012.

  • PORTO, A.R. ; THOFEHRN, M. B. ; Simone Coelho Amestoy ; GONZALEZ, R. I. C. ; OLIVEIRA, N. A. . The essence of interdisciplinary practice in palliative care delivery to cancer patients. Investigacion y Educacion en Enfermeria , v. 30, p. 231-239, 2012.

  • RIBEIRO, J. P. ; ROCHA, L. P. ; PIMPAO, F. D. ; PORTO, A.R. ; THOFEHRN, M. B. . Implicaciones del ambiente en el desarrollo del proceso de trabajo de enfermería: una revisión integradora. Enfermería Global , v. 11, p. 1695-6141-396, 2012.

  • GOMES, C. B. ; NOGUEZ, P. T. ; THOFEHRN, M. B. ; AMESTOY, Simone Coelho . Competencia gerencial para lidar com conflitos na equipe de enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 6, p. 2911-2917, 2012.

  • ÁVILA, V.C. ; AMESTOY, Simone Coelho ; PORTO, Adrize Rutz ; THOFEHRN, M. B. ; TRINDADE, L. L. ; FIGUEIRA, A. B. . Visao dos docentes de enfermagem sobre a formação de enfermeiros lideres. Cogitare Enfermagem , v. 17, p. 621-627, 2012.

  • MARTINS, A.R ; PEREIRA, D. B. ; NOGUEIRA, MLS ; PEREIRA, CS ; SCHRADER, G. ; THOFEHRN, M. B. . Relações interpessoais, trabalho em equipe e seus reflexos na atenção básica. Revista Brasileira de Educação Médica (Online) , v. 36, p. 6-12, 2012.

  • ARRIEIRA, ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA ; THOFEHRN, MAIRA BUSS ; PORTO, Adrize Rutz ; PALMA, JOSIANE SANTOS . Espiritualidade na equipe interdisciplinar que atua em cuidados paliativos às pessoas com câncer. Ciência, Cuidado e Saúde (Online) , v. 10, p. 314-321, 2012.

  • SCHRADER, GREICE ; PALAGI, SOFIA ; PADILHA, MARIA ANGÉLICA SILVEIRA ; NOGUEZ, PATRÍCIA TUERLINCKX ; THOFEHRN, MAIRA BUSS ; DAL PAI, DAIANE . Trabalho na Unidade BÃsica de SaÃde: implicaÃÃes para a qualidade de vida dos enfermeiros. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso) , v. 65, p. 222-228, 2012.

  • RIBEIRO, J. P. ; PORTO, A.R. ; THOFEHRN, M.B. . Práctica Basada en Evidencias: tendencias metodológicas en la enfermería. Evidentia (Granada) , v. 40, p. *, 2012.

  • RIBEIRO, J. P. ; PORTO, A.R. ; THOFEHRN, M. B. . A Construção do ser humano no grupo para o trabalho em equipe de enfermagem. Enfermería Global , v. 10, p. 233-241, 2011.

  • ANDRADE, F.P. ; ALMEIDA, F. D. O. ; PORTO, A.R. ; THOFEHRN, M. B. . Nurse?s perception on birth squatting. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 5, p. 98/10.5205/reu-105, 2011.

  • THOFEHRN, M. B. ; AMESTOY, S. C. ; PORTO, A.R. ; ARRIEIRA, Isabel de Oliveira ; DAL PAI, D. . A dimensão da subjetividade no processo de trabalho da enfermagem. Journal of Nursing and Health , v. 1, p. 190-198, 2011.

  • ANDRADE, F.P. ; THOFEHRN, M. B. ; CECAGNO, Diana ; AMESTOY, S. C. ; MUNIZ, Rosani Manfrin . Construção de um instrumento de referência e contra-referência na atenção à saúde.. Enfermería comunitaria (Internet) , v. 7, p. 00-00, 2011.

  • TRINDADE, L. L. ; AMESTOY, S. C. ; THOFEHRN, M. B. ; MILBRATH, V. M. ; BARBOZA, M.C.N. . Educação em saúde na estratégia de saúde da família: Visão de profissionais brasileiros. Enfermería comunitaria (Internet) , v. 7, p. 1-10, 2011.

  • THOFEHRN, M. B. ; AMESTOY, S. C. ; DAL PAI, D. ; PALMA, J.S. ; PORTO, A.R. ; JONER, L. R. . A dinâmica de grupo enquanto instrumento do processo de trabalho da enfermagem. Revista Sul-brasileira de Enfermagem , v. 1, p. 4-8, 2011.

  • RODRIGUES, K. M. R. ; BORGES, A. M. ; PORTO, A.R. ; THOFEHRN, M. B. . El cuidado de enfermería desde el modelo de Nightingale: a propósito de un caso. Evidentia (Granada) , v. 8, p. 0n-line, 2011.

  • PALMA, J.S. ; JARDIM, V. M. R. ; THOFEHRN, M.B. ; HECK, R. M. . O acolhimento no entendimento de profissionais de uma Unidade de Estratégia Saúde da Família de Pelotas/RS. Journal of Nursing and Health , v. 1, p. 222, 2011.

  • AMESTOY, S. C. ; CESTARI, E. ; THOFEHRN, M. B. ; LEOPARDI, Maria Tereza ; MILBRATH, V. M. ; ARRIEIRA, Isabel de Oliveira . Inserción del cuidado terapéutico en la construcción del conocimiento de la enfermería. Enfermería Global , v. ., p. Feb., 2010.

  • THOFEHRN, M. B. ; LEOPARDI, Maria Tereza ; AMESTOY, S. C. ; ARRIEIRA, Isabel de Oliveira . Formación de vínculos profesionales para el trabajo en equipo en enfermería. Enfermería Global , p. 1-11, 2010.

  • AMESTOY, S. C. ; CESTARI, E. ; THOFEHRN, M. B. ; MILBRATH, V. M. ; PORTO, A.R. . Enfermeiras refletindo sobre seu processo de trabalho. Cogitare Enfermagem (UFPR) , v. 15, p. 158-163, 2010.

  • PEREIRA, P. M. ; PETRY, P. ; PORTO, A.R. ; THOFEHRN, M. B. . The importance of the nurse auditor qualification in professional nurse care.. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 4, p. 55-60, 2010.

  • PASSOS, C.M. ; THOFEHRN, M. B. ; AMESTOY, S. C. ; PORTO, A.R. . A recusa da transfusão sanguínea e o trabalho da enfermagem sob a óptica do sujeito Testemunha de Jeová.. Enfermagem Atual (Rio de Janeiro) , v. 58, p. 19-22, 2010.

  • ANDRADE, F.P. ; PORTO, A.R. ; THOFEHRN, M. B. ; ARRIEIRA, Isabel de Oliveira . Vínculos profissionais na equipe de enfermagem: humanizando o cuidado a indivíduos, famílias e comunidades. Enfermería comunitaria (Internet) , v. 6, p. 1, 2010.

  • LIMA, C. S. ; AMESTOY, S. C. ; PORTO, A.R. ; THOFEHRN, M. B. . Cuidado Terapêutico: atuação da equipe de enfermagem junto ao paciente na Unidade de Terapia Intensiva. ReTEP. Revista de Tendências da Enfermagem Profissional (Impresso) , v. 2, p. 157-161, 2010.

  • AMESTOY, S. C. ; CESTARI, M. E. ; THOFEHRN, M. B. ; MILBRATH, V. M. ; TRINDADE, L. L. ; BACKES, V. M. S. . Processo de formação de enfermeiros. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso) , v. 63, p. 940-945, 2010.

  • ARAUJO, A. C. ; LUNARDI, V. L. ; SILVEIRA, R. S. ; THOFEHRN, M. B. ; PORTO, A.R. . Relacionamentos e interações no adolescer saudável. Revista Gaúcha de Enfermagem (UFRGS) , v. 31, p. 136-142, 2010.

  • WAGNER, L. R. ; THOFEHRN, M. B. ; AMESTOY, S. C. ; PORTO, A.R. ; ARRIEIRA, Isabel de Oliveira . Relações interpessoais no trabalho: percepção de técnicos e auxiliares de enfermagem. Cogitare Enfermagem (UFPR) , v. 14, p. 107-113, 2009.

  • LINCK, C. L. ; LANGE, Celmira ; DILELIO, A. S. ; ZILLMER, J. G. V. ; THOFEHRN, M. B. ; SCHWARTZ, E. . A inserção do idoso no contexto da pós-modernidade. Ciência, Cuidado & Saúde , v. 8, p. 130-135, 2009.

  • SOARES, LC ; SANTANA, Maria da Glória ; THOFEHRN, M. B. ; DIAS, D. G. . Educação em saúde na modalidade grupal: relato de experiência. Ciência, Cuidado & Saúde , v. 8, p. 118-123, 2009.

  • MATTOS, T. A. D. ; LANGE, Celmira ; CECAGNO, Diana ; AMESTOY, S. C. ; THOFEHRN, M. B. ; MILBRATH, V. M. . Profissionais de enfermagem e o processo de morrer e morte em uma Unidade de Terapia Intensiva. REME. Revista Mineira de Enfermagem , v. 3, p. 11-15, 2009.

  • AMESTOY, S. C. ; LAGO,SM ; THOFEHRN, M. B. ; MILBRATH, V. M. . Perfil dos pacientes submetidos à angioplastia internados em uma unidade coronariana de Pelotas-RS. Enfermagem Atual (Rio de Janeiro) , v. 53, p. 37-39, 2009.

  • AMESTOY, S. C. ; CESTARI, E. ; THOFEHRN, M. B. ; MILBRATH, V. M. ; PORTO, A.R. . Características institucionais que interferem na liderança do enfermeiro. Revista Gaúcha de Enfermagem (UFRGS) , v. 30, p. 214-220, 2009.

  • AMESTOY, S. C. ; CESTARI, E. ; THOFEHRN, M. B. ; MILBRATH, V. M. ; PORTO, A.R. . Significados atribuídos ao líder: visão dos enfermeiros. Ciência, Cuidado & Saúde , v. 8, p. 579-585, 2009.

  • OLIVEIRA, N. A. ; THOFEHRN, M. B. ; CECAGNO, Diana ; SIQUEIRA, H. C. H. ; PORTO, A.R. . Contribuições de um curso de Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem para a prática profissional dos egressos.. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , v. 18, p. 697-704, 2009.

  • SEVERO, D.F. ; AMESTOY, S. C. ; THOFEHRN, M. B. . Conhecimentos e modificações de comportamento frente ao tratamento não-farmacológico da HAS: antes e após educação em serviço do profissional enfermeiro. Cogitare Enfermagem (UFPR) , v. 14, p. 506-511, 2009.

  • AMESTOY, S. C. ; CESTARI, E. ; THOFEHRN, M. B. ; MILBRATH, V. M. . Características que interferem na construção do enfermeiro-líder. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso) , v. 22, p. 673-678, 2009.

  • AMESTOY, S. C. ; CESTARI, E. ; THOFEHRN, M. B. ; BACKES, V. M. S. ; MILBRATH, V. M. ; TRINDADE, L. L. . As percepções dos enfermeiros acerca da liderança. Revista Gaúcha de Enfermagem (UFRGS) , v. 30, p. 617-624, 2009.

  • ARRIEIRA, Isabel de Oliveira ; THOFEHRN, M. B. ; FRIPP, J. C. ; DUVAL, P. ; VALADAO, M. ; AMESTOY, S. C. . Programa de internação domiciliar interdisciplinar oncológico: metodologia de trabalho. Ciência, Cuidado & Saúde , v. 8, p. 104-109, 2009.

  • SEVERO, D.F. ; AMESTOY, S. C. ; THOFEHRN, M. B. . Orientação não-farmacológica a pacientes hipertensos submetidos à hemodiálise: antes e após processo educativo do enfermeiro. Cogitare Enfermagem (UFPR) , v. 14, p. 506-511, 2009.

  • THOFEHRN, M. B. ; LEOPARDI, Maria Tereza ; AMESTOY, S. C. . Construtivismo: experiência metodológica em pesquisa na enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso) , v. 21, p. 312-316, 2008.

  • AMESTOY, S. C. ; MILBRATH, V. M. ; CESTARI, E. ; THOFEHRN, M. B. . Educação Permanente e sua inserção no trabalho da enfermagem. Ciência, Cuidado e Saúde , v. 7, p. 83-88, 2008.

  • JACONODINO, C. B. ; AMESTOY, S. C. ; THOFEHRN, M. B. . A utilização de terapias alternativas por pacientes em tratamento quimioterápico. Cogitare Enfermagem (UFPR) , v. 13, p. 61-6, 2008.

  • Martins, C.F. ; THOFEHRN, M. B. ; AMESTOY, S. C. . Saúde da Família: uma realidade presente na equipe multiprofissional. Ciência, Cuidado e Saúde , v. 7, p. 00-00, 2008.

  • THOFEHRN, M. B. ; AMESTOY, S. C. ; CRAVALHO K.K. ; ANDRADE, F.P. ; MILBRATH, V. M. . Assédio moral no trabalho da enfermagem. Cogitare Enfermagem (UFPR) , v. 13, p. 597-601, 2008.

  • PEREIRA Liana Arriada ; THOFEHRN, M. B. ; AMESTOY, S. C. . Vivência das enfermeiras na iminência da própria morte. Revista Gaúcha de Enfermagem , v. 29, p. 536-542, 2008.

  • PORTO, A. R. ; PALMA, J. S. ; THOFEHRN, M. B. ; OLIVEIRA, N. A. ; CALCAGNO, N. G. S. . Famíia e o ser-doente crônico: olhar heideggeriano. Ciência, Cuidado e Saúde (Online) , v. 7, p. 1-4, 2008.

  • JACONODINO, C. B. ; AMESTOY, S. C. ; THOFEHRN, M. B. . Conhecimento dos pacientes acerca dosfatores de risco relacionados às doenças cardiovasculares. Cogitare Enfermagem (UFPR) , v. 12, p. 466-471, 2007.

  • THOFEHRN, M. B. ; AMESTOY, S. C. ; LEOPARDI, Maria Tereza . A dimensão da subjetividade no processo de trabalho: visão arendtiana. Ciência, Cuidado e Saúde , v. 6, p. 468-473, 2007.

  • Martins, C.F. ; THOFEHRN, M. B. ; AMESTOY, S. C. . O fazer que faz a diferença: cuidando da pessoa acometida por ferida-Pé diabético. Ciência, Cuidado e Saúde , v. 6, p. 448-453, 2007.

  • AMESTOY, S. C. ; THOFEHRN, M. B. . A enfermagem contribuindo para o restabelecimento de pacientes submetidos a angioplastia. Vittale (FURG) , v. 19, p. 65-72, 2007.

  • Simone Coelho Amestoy ; SCHWARTZ, E. ; THOFEHRN, M. B. . A humanização do trabalho para os profissionais de enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso) , v. 19, p. 444-449, 2006.

  • Thofehrn, Maira Buss ; LEOPARDI, Maria Tereza ; THOFEHRN, M. B. . Teoria dos vínculos profissionais: um novo modo de gestão em enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , v. 15, p. 409-417, 2006.

  • PAIM, L. ; BELLAGUARDA, M. L. R. ; BRECIANE, H. R. ; THOFEHRN, M. B. ; ARGENTA, M. I. ; LEOPARDI, Maria Tereza . Análise crítica da aplicação das teorias de enfermagem para a profissão. Enfermagem Atual (Rio de Janeiro) , v. 6, p. 10-15, 2006.

  • THOFEHRN, M. B. ; LEOPARDI, Maria Tereza . Construtivismo sócio-histórico de Vygostky e a enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso) , v. 59, p. 694-698, 2006.

  • DUARTE, V. B. ; DIAS, D. G. ; SANTANA, Maria da Glória ; SOARES, M. C. ; THOFEHRN, M. B. . A perspectiva do envelhecer para o ser idoso e sua família. Família, Saúde e Desenvolvimento (UFPR) , v. 7, p. 42-50, 2005.

  • BORGES, C. J. ; THOFEHRN, M. B. . Mulheres estudantes criando seus filhos no contexto da família monoparental. Família, Saúde e Desenvolvimento (UFPR) , v. 7, p. 32-41, 2005.

  • PORTO, C. P. C. ; THOFEHRN, M. B. ; SOUSA, A. S. ; CECAGNO, Diana . Experiência vivenciada por mães de crianças com intolerância à lactose. Família, Saúde e Desenvolvimento (UFPR) , v. 7, p. 250-256, 2005.

  • THOFEHRN, M. B. ; LEOPARDI, Maria Tereza . Construção de um modelo para o trabalho em equipe na enfermagem: ênfase nas relações interpessoais. Texto & Contexto. Enfermagem , Florianópolis, v. 12, n.1, p. 110, 2003.

  • CECAGNO, Susana ; SANTANA, Maria da Glória ; THOFEHRN, M. B. ; CECAGNO, Diana . Ensino a distância: um meio para capacitação do(a) enfermeiro(a) no trabalho. Cadernos de Educação (UFPel) , Pelotas, v. 12, n.20, p. 193-199, 2003.

  • THOFEHRN, M. B. ; LEOPARDI, Maria Tereza . Teorias de enfermagem, trabalho e conhecimento contemporâneo. Texto & Contexto. Enfermagem , Florianópolis/SC, v. 11, n.1, p. 86-104, 2002.

  • THOFEHRN, M. B. ; AFONSO, Mariângela da Rosa . Do ensino informal para o formal: desafios e perspectivas de uma escola profissionalizante de enfermagem. Texto & Contexto. Enfermagem , Florianópolis/SC, v. 10, n.1, p. 60-74, 2001.

  • MATTÉ, Vânia Mari ; THOFEHRN, M. B. ; MUNIZ, Rosani Manfrin . Opinião dos enfermeiros quanto à aplicabilidade do processo de enfermagem em unidade de tratamento intensivo. Revista Gaúcha de Enfermagem , Porto Alegre/RS, v. 22, n.1, p. 101-121, 2001.

  • THOFEHRN, M. B. ; MUNIZ, Rosani Manfrin ; SILVA, R.R. . Educação Continuada em Enfermagem no Hospital Escola: um diagnóstico. Revista Brasileira de Enfermagem , Brasília, v. 53, n.4, p. 524-532, 2000.

  • AZEVEDO, Rosemeiry Capriata de Souza ; THOFEHRN, M. B. ; MEIER, Marineli Joaquim . Enfermagem do século XXI: prespectivas futuras. Revista Coletânea de Enfermagem, Cuiabá/MT, v. 1, n.1, 2000.

  • THOFEHRN, M. B. ; KANTORSKI, L. P. ; SCHWARTZ, E. . Educação à distância: uma realidade na enfermagem da região sul do Brasil. Texto & Contexto. Enfermagem , Florianópolis, v. 8, n.1, p. 466-473, 1999.

  • THOFEHRN, M. B. ; TRAVERSI, Marilú Soares ; MUNIZ, Rosani Manfrin ; DUARTE, A.C. ; LEITE, M.P. . O processo de enfermagem no cotidiano dos acadêmicos de enfermagem e enfermeiros. Revista Gaúcha de Enfermagem , Porto Alegre/RS, v. 20, n.1, p. 69-79, 1999.

  • THOFEHRN, M. B. ; MUNIZ, Rosani Manfrin . Educação continuada: experiência de dois anos de oficinas de enfermagem. Revista da Saúde (URCAMP) , Bagé/RS, v. 3, n.1, p. 100-104, 1999.

  • LANGE, Celmira ; BIELEMANN, V. ; MEINCKE, S.M.K. ; THOFEHRN, M. B. ; SCHWARTZ, E. . Negociação: um dos pilares no programa de ensino à distância. Texto & Contexto. Enfermagem , Florianópolis/SC, v. 8, n.esp., p. 35-43, 1999.

  • THOFEHRN, M. B. . Caminhos e descaminhos da integração docente-assistencial de um Hospital Escola do Rio Gramde do Sul. Texto & Contexto. Enfermagem , Florianópolis, v. 7, n.1, p. 149-160, 1998.

  • SCHWARTZ, E. ; KANTORSKI, L. P. ; THOFEHRN, M. B. . A caminhada de educação à distância no Curso de Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem na FEO/UFPel. Revista da Saúde (URCAMP) , Bagé/RS, v. 2, n.2, p. 30-33, 1998.

  • THOFEHRN, M. B. ; GUIMARÃES, S. R. ; MUNIZ, Rosani Manfrin ; THORFERHN, M. B. . Oficinas em Enfermagem - Proposta alternativa de educação em Serviço. EXPRESSA EXTENSÃO (UFPEL) , Pelotas, v. 2, n.2, p. 40-43, 1997.

  • THOFEHRN, M. B. . Resgate da experiência da Escola de Enfermagem de Pelotas. Cogitare Enfermagem (UFPR) , v. 2, p. 75-75, 1997.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

THOFEHRN, M. B. ; JARDIM, V. M. R. ; KANTORSKI, L. P. ; SOARES, M. C. . Comissão de Currílo da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. 2013.

THOFEHRN, M. B. . Curso de Qualificação para Enfermeiros - Gerenciamento e Administração em Enfermagem. 2005.

THOFEHRN, M. B. . Núcleo de Estudos em Prática de Saúde e Enfermagem - NEPEN - Líder. 2006.

THOFEHRN, M. B. . Programa de Visita Técnica - Área da Informática, 8 horas, 03 e 04 de dezembro. 2001.

THOFEHRN, M. B. . Extensão: Atuação junto a Educação Continuada em Enfermagem no HE/UFPel - 1997 a 2001. 1997.

THOFEHRN, M. B. . Extensão: Atuação da FEO na Direção do Serviço de Enfermagem do Hospital Escola/UFPel - 1993 a 1996. 1996.

THOFEHRN, M. B. . Extensão: Assessoria à CCIH e SCIH do Hospital Escola/UFPel. 1992.

THOFEHRN, M. B. . Extensão: Planejamento e implantação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar no Hospital Escola/UFPel. 1991.

THOFEHRN, M. B. . Extensão: Assistência de enfermagem ao idoso da Vila Municipal. 1989.

BRITO, I. ; SANHUDO, N. F. ; CARBOGIM, F.C. ; THOFEHRN, M. B. ; FARAH, B. F. ; COELHO, A. C. O. ; PAIVA, E. P. . Internacionalização de Programas de Pós-Graduação stricto sensu. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BRITO, I. ; SANHUDO, N. F. ; CARBOGIM, F. C. ; THOFEHRN, M. B. ; SALIMENA, A. M. O. ; AMORIM, T. V. ; FARAH, B. F. ; COELHO, A. C. O. ; FRIEDRICH, D. B. C. ; ALMEIDA, G. B. S. ; SANTOS, K. B. ; ALVES, M. S. ; DIAS, A. A. . Parcerias e Convênios Institucionais entre Brasil e Portugal. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BACKES, V. M. S. ; SANHUDO, N. F. ; THOFEHRN, M. B. ; CARBOGIM, F. C. . Planejamento Estratégico de Programas de Pós-Graduação stricto sensu. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FERREIRA, M. A. ; CARBOGIM, F. C. ; THOFEHRN, M. B. . Avaliação do Programa de pós-graduação stricto sensu. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANHUDO, N. F. ; MOREIRA, M. C. ; THOFEHRN, M. B. ; MEIRELLES, Betina H. S. . Parceria entre Grupos de Pesquisas (GESENF/UFJF; GESPEN/UFRJ; NEPEn/UFPel; NUCRON/UFSC). 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

THOFEHRN, M.B. ; MONTEIRO, T. B. M. ; PIMENTEL, F. E. . Pratica com equidade na Enfermagem a partir da formação de vínculos profissionais saudáveis. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

THOFEHRN, M. B. . Espiritualidade no cotidiano. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

THOFEHRN, M. B. ; ALMEIDA, V. R. . Encontros da Saúde: práticas educativas e reflexões de promoção à saúde no trabalho - Reiki I - 04/10/19. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

THOFEHRN, M. B. ; ALMEIDA, V. R. . Encontro da saúde: práticas educativas e reflexões de promoção à saúde no trabalho - Reiki 1 - 06/12/19. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

THOFEHRN, M. B. ; ALMEIDA, V. R. . Encontro da saúde: práticas educativas e reflexões de promoção à saúde no trabalho - Reiki 1 - 11/10/19. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

THOFEHRN, M. B. ; JACONDINO, M. B. ; JACONDINO, MB ; JONER, L. R. ; FERNANDES, HN ; SILVÉRIO, FL . Processo de trabalho da equipe de enfermagem do Hospital Escola de Pelotas, RS. 2012. (Relatório de pesquisa).

THOFEHRN, M. B. ; JONER, L. R. . Visão da equipe de enfermagem acerca do seu processo de trabalho. 2012. (Relatório de pesquisa).

THOFEHRN, M. B. . Vínculos Profissionais. 2011. (Palestra).

HECK, Rita Maria ; SCHWARTZ, E. ; BARBIERE, R. L. ; THOFEHRN, M. B. ; MARIOT, M. P. . Aproximações entre o saber popular e o saber científico relacionados as plantas medicinais como terapia complementar. 2011. (Qualificação de Projeto de Dissertação).

KANTORSKI, L. P. ; THOFEHRN, M. B. ; JARDIM, V. M. R. ; COIMBRA, V. C. C. ; HEIDRICH, A. . Inovação organizacional na rede de atenção em saúde mental: um estudo avaliativo. 2011. (Qualificação de Projeto de Dissertação).

KANTORSKI, L. P. ; PINHO, L. B. ; COIMBRA, V. C. C. ; THOFEHRN, M. B. ; JARDIM, V. M. R. . Os trabalhadores do SRT: atores na reconstrução da vida fora dos manicômios. 2011. (Qualificação de Projeto de Dissertação).

THOFEHRN, M. B. . Educação Continuada. 2010. (Palestra).

THOFEHRN, M. B. . Cuidado Terapêutico. 2010. (Palestra).

THOFEHRN, M. B. . O processo de Criação de Teorias de Enfermagem. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

THOFEHRN, M. B. . O processo de criação de teorias de enfermagem. 2009. (Palestra).

THOFEHRN, M. B. . Relações Humanas no Trabalho. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

THOFEHRN, M. B. . Teoria dos Vínculos Profissionais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

THOFEHRN, M. B. . IV Curso de Aperfeiçoamento para Auxiliares de Enfermagem. 2000. .

THOFEHRN, M. B. . II Jornada de Enfermagem do HE. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

THOFEHRN, M. B. . I Jornada de Enfermagem do Hospital Escola/UFPel. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

THOFEHRN, M. B. . Elaboração do marco conceitual e processo de enfermagem a ser implementado na UCSI-HE. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

THOFEHRN, M. B. . Treinamento para Equipe de Enfermagem da Unidade Pediátrica do Hospital Ana Nery. 1987. .

THOFEHRN, M. B. . Treinamento para Equipe de Enfermagem da UTI. 1987. .

THOFEHRN, M. B. . Treinamento para Equipe de Enfermagem na Unidade de Idosos. 1987. .

THOFEHRN, M. B. . Programa de Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem. 2006 (Coordenadora) .

THOFEHRN, M. B. . XV Semana de Enfermagem - Divulgando Saberes em Saúde e Enfermagem, 12 a 14 de maio de 2005, 20 horas. 2005 (Coordenadora) .

THOFEHRN, M. B. . Programa de Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem. 1997 (Coordenadora) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Avaliação do ambiente da prática, omissão de cuidados e clima de segurança: percepção dos profissionais de enfermagem de três regiões do Brasil, Descrição: Avaliar a percepção dos profissionais de enfermagem sobre o ambiente da prática, omissão de cuidados e clima de segurança em três hospitais brasileiros das regiões Sudeste, Nordeste e Sul. Trata-se de estudo transversal com abordagem quantitativa. Serão convidados a participar do estudo profissionais de enfermagem que prestam assistência direta a pacientes nas três instituições alvo. Os dados obtidos poderão direcionar a elaboração de políticas voltadas a melhorias no ambiente de prática da enfermagem, na qualidade da assistência de enfermagem e na segurança e satisfação dos pacientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maira Buss Thofehrn - Integrante / Adrize Rutz Porto - Integrante / Simone Coelho AMESTOY - Integrante / Herica Silva Dutra - Coordenador / Edinêis de Brito Guirardello - Integrante / Jeannie P. Cimiotti - Integrante / Yin Li - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Significado da espiritualidade para equipe de enfermagem, Descrição: Este estudo tem como objetivo construir o significado de espiritualidade para a equipe de enfermagem, partindo da construção individual de espiritualidade de cada componente da equipe. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória e tem como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. A coleta de dados se dará por meio de entrevista semi-estrutura, no âmbito de uma Unidade Oncológica e uma Unidade de Terapia Intensiva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maira Buss Thofehrn - Coordenador / Adrize Rutz Porto - Integrante / Thayenne Barrozo Mota Monteiro - Integrante / Neyla Cristina Carvallò Viana - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2015 - 2019

    Processo de formação do enfermeiro para o desenvolvimento da competência interpessoal, Descrição: Na formação dos enfermeiros é necessário o desenvolvimento gradual da competência interpessoal, para assumirem com compromisso a construção de relacionamentos saudáveis nas suas equipes de trabalho. Desta forma, o objetivo do estudo desenvolver uma proposta de competência interpessoal na formação de enfermeiros. É uma investigação qualitativa, com embasamento no construtivismo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maira Buss Thofehrn - Coordenador / Adrize Rutz Porto - Integrante / Hélen Nicolleti Fernandes - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Matriciamento em Saúde Mental e suas contribuições para o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família., Descrição: Objetivos: investigar as contribuições do Matriciamento em Saúde Mental para o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família na perspectiva da Teoria dos Vínculos Profissionais; verificar, junto as equipes de Matriciamento e Estratégia Saúde da Família, o trabalho realizado na implementação das ações de Saúde Mental; identificar as relações interpessoais junto a equipe de Matriciamento em Saúde Mental e a Estratégia Saúde da família. Estudo de abordagem qualitativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maira Buss Thofehrn - Coordenador / Leandro da Rosa Borges - Integrante.

  • 2014 - 2018

    Condição humana do enfermeiro-docente da Universidade Federal de Pelotas: uma perspectiva arendtiana, Descrição: Objetivos: compreender a condição humana do ser Enfermeiro-docente da FEn/UFPel; descrever as características dos Enfermeiros-docentes da FEn/UFPel; entender a percepção do Enfermeiro-docente quanto ao trabalho do seu corpo; explicitar as atividades da obra do enfermeiro-docente; averiguar como ocorre a ação do enfermeiro-docente da FEn/UFPel; investigar as atividades que compõe os domínios público e privado dos Enfermeiros-docentes. Estudo com característica metodológica qualitativa e utilizará o referencial teórico de Hannah Arendt sobre ?A condição humana? e sua vertente Fenomenológica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maira Buss Thofehrn - Coordenador / Caroline Lemos Martins - Integrante / Sônia Maria Schio - Integrante.

  • 2013 - 2017

    Processo de trabalho dos docentes-pesquisadores da enfermagem na perspectiva de cargas de trabalho, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maira Buss Thofehrn - Coordenador / Michelle Barboza Jacondino - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Avaliação Participativa do processo de trabalho da equipe de enfermagem do Hospital Escola de Pelotas, RS, Descrição: Edital Universal 2010 Processo n. 479662/2010-0 COCEPE n° 4.04.00.010 Objetivos: Promover a reflexão sobre os cuidados de enfermagem com base num processo participativo dos intervenientes, visando a melhorar a organização do processo de trabalho e consequentemente a assistência prestada ao usuário do sistema de saúde. Compreender o processo de reflexão-ação para conduzir à avaliação do processo de trabalho e à elaboração de estratégias que melhorem o atendimento de enfermagem. Construir junto aos participantes alternativas de mudanças que operem na melhoria dos serviços prestados, bem como das relações humanas nas equipes de trabalho. Acompanhar a implementação das mudanças e avaliar os resultados obtidos junto aos colaboradores de cada equipe quanto à avaliação participativa na prática da saúde e da enfermagem. Investigar os temas que emergirem após a avaliação do processo de trabalho de modo que essa possa ser adequada e adaptada às necessidades emergentes das equipes de enfermagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maira Buss Thofehrn - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Qualidade de vida no trabalho dos enfermeiros, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maira Buss Thofehrn - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2016

    Implantação e avaliação da viabilidade da teoria dos vinculos profissionais na prática da enfermagem, Descrição: Treinar os enfermeiros de uma Unidade do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas para implantação da Teoria dos Vinculos Profissionais. Acompanhar os enfermeiros na implantação da Teporia dos Vinculos Profissionais junto a equipe de enfermagem de uma Unidade Hospitalar. Avaliar os resultados obtidos junto aos enfermeiros e sua equipe quanto a implantação e viabiliade da Teoria dos Vinculos Profissionais, na prática da enfermagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Maira Buss Thofehrn - Coordenador / Diana Cecagno - Integrante / Maria Tereza Leopardi - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Avaliação operacional do grupo de gestantes do hospital escola-UFPel, Descrição: Conhecer a visão das puérperas sobre a atuação do grupo de gestantes do Hospital Escola - UFPel. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Maira Buss Thofehrn - Coordenador / Sonia Maria Könzgen Meincke - Integrante / Francisca Dias de Oliveira de Almeida - Integrante / Sidnéia Tessmer Casarim - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Homenagem Profissional de Enfermagem, Conselho de Enfermagem do Rio Grande do Sul - COREn/RS.

2012

Professora Homenageada, FEn/UFPel.

2009

Patronesse turma ATEO2009/01, FEO UFPel.

2006

Professora Homenageada, FEO/UFPel.

1995

Homenagem Reconhecimento, FEO/UFPel.

1994

Paraninfa, FEO/UFPel.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia. , Rua Gomes Carneiro, Centro, 96010610 - Pelotas, RS - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2016

    Associação Brasileira de Enfermagem

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora do CEPEn, Carga horária: 2

    Outras informações:
    CEPEn - Centro de Estudos e Pesquisa em Enfermagem

  • 2011 - 2012

    Universidad de Murcia

    Vínculo: Bolsista Pós-doutoranda, Enquadramento Funcional: Pós-doutoranda em Enfermagem

    Atividades

    • 09/2011 - 02/2012

      Ensino, Salud, Mujer y Cuidados, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, La salud de la mujer en Brasil - 2 horas

    • 09/2011 - 02/2012

      Ensino, Salud, Mujer y Cuidados, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, La salud de la mujer en Brasil - 2 horas

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal de Pelotas

    Vínculo: Professora Aposentada, Enquadramento Funcional: Professora Voluntária, Carga horária: 40

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal de Pelotas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro da Comissão de Currículo da Faculdade de Enfermagem da UFPEL, Portaria 28, data: 29 de maio de 2013.

  • 2016 - 2017

    Universidade Federal de Pelotas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Comissão de Avaliação do Currículo do Colegiado do Curso da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Junho de 2016 a Julho de 2017.

  • 1991 - 2012

    Universidade Federal de Pelotas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    - Professora do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da UFPel desde 2008 até a presente data. - Participação em Conselho Departamental 1- Portaria n 02 de 22 de março de 1993 2- Portaria n 04 de 03 de novembro de 1997 3- Portaria n 16 de 24 de abril de 1996 4- Portaria n 02 de 28 de julho de 1998 - Participação em Comissão de Sindicância 1- Comissão de Sindicância Portaria n 337 de 16 de maio de 1999 2- Comissão de Sindicância Portaria n 409 de 07 de julho de 1998 3- Comissão de Sindicância Portaria n 1335 de 24 de novembro de 1997 4- Comissão de Sindicância Portaria n 824 de 26 de agosto de 1996 - Participação na Elaboração do Projeto Político Pedagógico. Portaria n 15 de 18 de junho de 1999 - Membro de Colegiado de Curso em 1998. - Comissão de Elaboração de Estudos sobre Negociação de Tecnologia Educacional Portaria n 1 de 28 de julho de 1998

    Atividades

    • 03/2008

      Ensino, Mestrado em Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Sociais em Enfermagem e Saúde

    • 08/1998

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia, Enfermagem.,Linhas de pesquisa

    • 01/1991 - 12/2010

      Ensino, Bacharel em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração em Enfermagem

    • 03/2007 - 12/2009

      Ensino, Projetos Assistenciais de Enfermagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Processo de Trabalho

    • 03/1998 - 03/2000

      Direção e administração, Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia, .,Cargo ou função, Sub-chefe do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem e Obstericia.

    • 02/1993 - 02/1996

      Direção e administração, Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, .,Cargo ou função, Diretora do Serviço de Enfermagem do Hospital Escola.

  • 1985 - 1985

    Hospital de Reumatologia de Porto Alegre

    Vínculo: Enfermeira, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial, Carga horária: 40

  • 1986 - 1987

    Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre

    Vínculo: Enfermeira, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial, Carga horária: 40

  • 1987 - 1988

    Sociedade Caritativa Beneficente Ana Nery Santa Cruz do Sul

    Vínculo: Enfermeira, Enquadramento Funcional: Chefia do Serviço de Enfermagem, Carga horária: 40

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2019

      Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ENFERMAGEM

    • 08/2019

      Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SAÚDE DO TRABALHADOR: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS

    • 03/2019

      Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ENFERMAGEM, PROFISSIONALISMO, TRABALHO e CIDADANIA

    • 08/2018

      Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura e processo saúde-doença-cuidado, GESTÃO, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM SAÚDE, Prática de Ensino à Enfermagem, Prática de Ensino à Enfermagem II, Tópicos Avançados em Enfermagem I, Tópicos Avançados em Enfermagem III

    • 03/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade Enfermagem, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2018

      Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO, Tecnologia para publicação científica e divulgação do conhecimento em saúde e enfermagem

  • 2019 - 2019

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professora Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 8

    Atividades

    • 03/2019 - 03/2019

      Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Concepções Teóricas de Enfermagem