Caio Manoel Nocko
Professor na Universidade Estadual do Paraná, campus Curitiba II (Faculdades de Artes do Paraná - FAP), onde desenvolve projetos de extensão, pesquisa e integra/ integrou comitês na área da extensão e cultura, pesquisa e órgãos Colegiados de representatividade. Integrou os grupos de pesquisa (CNPq) "Núcleo de Arte e tecnologia" e "Núcleo Música Nova". Foi professor em cursos de comunicação na Universidade Tuiuti do Paraná (2011-2012) e Faculdades Eseei (2007-2010). Como professor da Secretaria de Educação do Paraná (2009-2012), atuou na Direção de Tecnologia como sound designer, editor de áudio, compositor e pesquisador em tecnologias para a educação, tendo participado de diversos projetos como curtas de animação educativos, livros didáticos e na criação e produção da Web Rádio Escola. Mestre aprovado com louvor em Música pela Universidade Federal do Paraná (2009); possui graduação em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2003) e especialização em Comunicação e Semiótica pela PUCPR (2005) e Processo Pedagógico no Ensino Superior (PUCPR-2004). Tem experiência e interesse pelas áreas de Música, Estética e Filosofias da linguagem e mente, Semiótica/ Comunicação e Tecnologia. Como trombonista participou de diversos grupos musicais, de bandas marciais e ensembles de câmara à orquestras.
Informações coletadas do Lattes em 29/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Música
2006 - 2009
Universidade Federal do Paraná
Título: A complexidade da Música na Filosofia de Arthur Schopenhauer
, Ano de Obtenção: 2009.Roseane Yampolschi.Palavras-chave: Música; Criação; Cognição; Filosofia.
Especialização em Comunicação e Semiótica
2004 - 2005
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: A Arte da Arte
Orientador: Cleverson Leite Bastos
Especialização em Processo Pedagógico no Ensino Superior
2004 - 2004
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: Processo de Criação
Orientador: Irmgard Krüger Montoya
Graduação em Licenciatura em Música
1999 - 2003
Escola de Música e Belas Artes do Paraná
Título: Brasil - História e Música
Orientador: Jovita do N. Mallachini
Formação complementar
2003 - 2003
Extensão universitária em Análise Musical. (Carga horária: 20h). , Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Construção de Flautas de Bambu Guarani. (Carga horária: 18h). , Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Construção de Instrumentos e sua Didática. (Carga horária: 30h). , Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Trombone. (Carga horária: 50h). , Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Trombone. (Carga horária: 20h). , Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP, Brasil.
2001 - 2002
Extensão universitária em Harmonia I, II e III. (Carga horária: 90h). , Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, CMPB, Brasil.
2001 - 2002
Extensão universitária em Solfejo Tonal I, II e III. (Carga horária: 112h). , Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, CMPB, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Trombone - MPB. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Prática de Orquestra - Metais / Perc. - Trombone. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em trombone. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Conjunto de MPB Instrumental. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em trombone. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Prática de Banda Sinfônica. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em trombone. (Carga horária: 59h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1999 - 1999
Festival de Música de Câmara de Curitiba. (Carga horária: 20h). , Araucária Produções, ARAUCÁRIA, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Trombone. (Carga horária: 40h). , Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Guarani
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Semiótica, semiótica aplicada à música e ao teatro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estética da música.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Tecnologia aplicada à educação musical e produção sonora.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da linguagem e mente.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Linguagens artísticas híbridas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Análise musical.
Organização de eventos
RIBEIRO, Felipe A. ; MAMEDES, C. ; NOCKO, Caio M. ; YAMPOLSKI, R. . SiMN 2018 - Simpósio Internacional de Música Nova. 2018. (Outro).
RIBEIRO, Felipe A. ; NOCKO, Caio M. . SIMN 2016 - Simpósio Internacional de Música Nova. 2016. (Outro).
RIBEIRO, Felipe A. ; NOCKO, Caio M. . SiMN 2014 - Simpósio Internacional de Música Nova e Computação Musical. 2014. (Outro).
NOCKO, Caio M. ; Sauthier, Helio Ricardo . Festival de Música da FAP. 2009. (Festival).
NOCKO, Caio M. ; VIARO, DCE Guido . Semana de Arte da EMBAP. 2003. (Outro).
NOCKO, Caio M. ; VIARO, DCE Guido . Semana de Artes da EMBAP. 2002. (Outro).
Participação em eventos
1º Encontro dos Grupos de pesquisa da Faculdade de artes do Paraná - FAP.A música e o nascimento do Homo Sapiens. 2013. (Encontro).
Simpósio de Música da FAP.Curso de Sound Design. 2010. (Simpósio).
Festival de Música da FAP.Banca avaliadora do festival. 2009. (Outra).
Simpósio de Música da FAP.Sound Design. 2009. (Oficina).
Festival de Música da FAP.Banca avaliadora do festival. 2008. (Outra).
Simpósio de Música da FAP.Tecnologia aplicada à Composição Musical. 2008. (Simpósio).
III SIMCAM - Internacional (Simpósio de Cognição e Artes Musicais).Quando é Música?. 2007. (Simpósio).
Simpósio de Música da FAP.Curso de Edição Digital e transcrição de Partituras. 2007. (Simpósio).
V Congresso de Filosofia Contemporânea (Mente, Cognição e Linguagem). Música e Linguagem: Perspectivas. 2007. (Congresso).
1º ENCAN - Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais.1º ENCAN - Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais. 2006. (Encontro).
III Simpemus - Simpósio de Pesquisa em Música. 2006. (Simpósio).
IX Encontro Regional da ABEM-Sul - 12º Simpósio Paranaense de Educação Musical.A possibilidade do uso do conceito de intencionalidade como instrumento de análise e criação na Educação Musical. 2006. (Simpósio).
1º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2005. (Simpósio).
Simpósio de Pesquisa em Música 2005.Simpósio de Pesquisa em Música. 2005. (Simpósio).
II Simpósio da ABCA. 2003. (Simpósio).
Oficina de Música de Curitiba.Oficina de Música de Curitiba. 2003. (Oficina).
Oficina de Música de Curitiba.Oficina de Música de Curitiba. 2002. (Oficina).
III Encontro Latino Americano e VII Brasileiro de Trombonistas.III Encontro Latino Americano e VII Brasileiro de Trombonistas. 2001. (Encontro).
Oficina de Música de Curitiba.Oficina de Música de Curitiba. 2001. (Oficina).
II Encontro Latino Americano e VI Brasileiro de Trombonistas.II Encontro Latino Americano e VI Brasileiro de Trombonistas. 2000. (Encontro).
Oficina de Música de Curitiba.Oficina de Música de Curitiba. 2000. (Oficina).
Oficina de Música de Câmara de Curitiba.Oficina de Música de Câmara de Curitiba. 1999. (Oficina).
Oficina de Música de Curitiba.Oficina de Música de Curitiba. 1999. (Oficina).
Oficina de Música de Curitiba.Oficina de Música de Curitiba. 1998. (Oficina).
Participação em bancas
NOCKO, Caio M.; EGG, A. A.; FERNANDES, C. A.. Naipi e Tarobá: Aplicação de Ferramentas Conceituais para Composição Musical a Partir de Obra Literária. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Música popular brasileira) - Faculdade de Artes do Paraná.
NOCKO, Caio M.; Opolski, Débora R.; Machado, Sedenilso. Reggae na escola como forma de ação social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Estudos Empresariais e Informática.
Gramani, Daniella da Cunha;NOCKO, Caio M.. Espectral: Processo de composição de música eletrônica feita a partir de movimentos de manipulação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música Popular) - Faculdade de Artes do Paraná.
NOCKO, Caio M.; Opolski, Débora R.; Machado, Sedenilso. Reggae na escola como forma de ação social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Estudos Empresariais e Informática.
NOCKO, Caio M.. Festival de Música da FAP. 2009. Faculdade de Artes do Paraná.
NOCKO, Caio M.. Festival da Canção da FAP. 2009. Faculdade de Artes do Paraná.
NOCKO, Caio M.. Festival de Música da FAP. 2008. Faculdade de Artes do Paraná.
Orientou
Naipi e Tarobá: Aplicação de Ferramentas Conceituais para Composição Musical a Partir de Obra Literária; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Música popular brasileira) - Faculdade de Artes do Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Composiçao musical a partir de pesquisa de timbres; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Música Popular) - Faculdade de Artes do Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Da natureza dos madrigais vocais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Música Popular) - Faculdade de Artes do Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
O tema como eixo fundamental das trilha sonoras; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Música Popular) - Faculdade de Artes do Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Internet como meio de divulgação da música independente em Curitiba; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Estudos Empresariais e Informática; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Memória e performance musical; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Música Popular) - Faculdade de Artes do Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
O pensamento de John Cage no movimento Fluxus; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Música Popular) - Faculdade de Artes do Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Projeto de Criação de uma Webrádio Educacional; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Estudos Empresariais e Informática; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Paulinho da Viola: o samba no seu tempo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Música Popular) - Faculdade de Artes do Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Análise dos acompanhamentos de Raphael Rabello; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Música Popular) - Faculdade de Artes do Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
ANÁLISE INTERPRETATIVA DA CANÇÃO ?O SAMBA DA MINHA TERRA? SOB A VISÃO DOS CONJUNTOS VOCAIS ?BANDO DA LUA? E ?OS CARIOCAS?; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Música Popular) - Faculdade de Artes do Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Reggae na escola como forma de ação social; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Estudos Empresariais e Informática; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Reggae na Escola como forma de Ação Social; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Estudos Empresariais e Informática; Orientador: Caio Manoel Nocko;
A Influência da intencionalidade na comunicação vocal do homo sapiens pré histórico; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em música popular) - Faculdade de Artes do Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Estudo sobre as possíveis origens da música na evolução humana; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em música) - Faculdade de Artes do Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Interconexões entre as origens da música e da religião na pré-história; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em música) - Faculdade de Artes do Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
O papel do caráter emocional nas origens evolucionarias da música; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em música) - Faculdade de Artes do Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento (2ª fase): arte e cotidiano; 2010; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento (2ª fase): arte e cotidiano; 2010; Orientação de outra natureza - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento (2ª fase): arte e cotidiano; 2010; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento (2ª fase): arte e cotidiano; 2010; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento (2ª fase): arte e cotidiano; 2010; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento: Arte e Cotidiano; 2010; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento: Arte e Cotidiano; 2010; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento (2ª fase): arte e cotidiano; 2010; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento: interdependências entre identidade do adolescente e arte contemporânea - Dança, Música e Teatro; 2009; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento: interdependências entre identidade do Adolescente e Arte Contemporânea: Dança, Música e Teatro; 2009; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento: interdependências entre identidade do Adolescente e Arte Contemporânea: Dança, Música e Teatro; 2009; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento: interdependências entre identidade do Adolescente e Arte Contemporânea: Dança, Música e Teatro; 2009; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento: interdependências entre identidade do adolescente e arte contemporânea - Dança, Música e Teatro; 2008; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento: interdependências entre identidade do adolescente e arte contemporânea - Dança, Música e Teatro; 2008; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Moivmento: interdependências entre identidade do adolescente e arte contemporânea - Dança, Música e Teatro; 2008; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento: interdependências entre identidade do adolescente e arte contemporânea - Dança, Música e Teatro; 2008; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento: interdependências entre identidade do adolescente e arte contemporânea - Dança, Música e Teatro; 2008; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento: interdependências entre identidade do adolescente e arte contemporânea; 2007; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento: interdependências entre identidade do adolescente e arte contemporânea; 2007; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento: interdependências entre identidade do adolescente e arte contemporânea; 2007; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento: interdependências entre identidade do adolescente e arte contemporânea; 2007; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento: interdependências entre identidade do adolescente e arte contemporânea; 2007; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Corpo e Movimento: interdependências entre identidade do adolescente e arte contemporânea; 2007; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar) - Faculdade de Artes do Paraná, Unidade gestora do Fundo Paraná; Orientador: Caio Manoel Nocko;
Produções bibliográficas
-
NOCKO, Caio M. . Manual e tutoriais do software Audacity. 1. ed. Curitiba: Imprensa Oficial do Paraná, 2010. v. 2.
-
NOCKO, Caio M. . Produção de áudio: fundamentos. 1. ed. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado do Paraná, 2010. v. 1.
-
NOCKO, Caio M. . Quando é Música?. In: III SIMCAM - Internacional (Simpósio de Cognição e Artes Musicais), 2007, Salvador. Anais do 3º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Salvador/ BA: EDUFBA, 2007. v. 1. p. 420-426.
-
NOCKO, Caio M. . A possibilidade do uso do conceito de intencionalidade como instrumento de análise e criação na Educação Musical. In: IX Encontro Regional da ABEM-Sul - 12º Simpósio Paranaense de Educação Musical, 2006, Londrina. Anais do IX Econtro Regional da ABEM-Sul e 12º Simpósio Paranaense de Educação Musical, 2006.
-
NOCKO, Caio M. . A Sociedade da Música da Mídia. In: III Fórum de Pesquisa Científica em Artes da EMBAP, 2005, Curitiba. Anais do III Fórum de Pesquisa Científica em Artes da EMBAP. Curitiba, 2005. v. 1. p. 148-155.
-
NOCKO, Caio M. . Intencionalidade e Criação em música. In: I Encontro Nacional de Cognição e Artes musicai, 2006, Curitiba. Anais - I Encontro Nacional de Cognição e Artes musicais. Curitiba: DeArtes-UFPR, 2006. v. 1. p. 261-263.
-
NOCKO, Caio M. . Música e Linguagem: Perspectivas. In: V Congresso de Filosofia Contemporânea (Mente, Cognição e Linguagem), 2007, Curitiba. Anais do V Congresso de Filosofia Contemporânea, 2007.
-
NOCKO, Caio M. . Investigações acerca da Música de Hoje. In: Simpósio de Pesquisa em Música 2005, 2005, Curitiba/PR. Anais do Simpósio de Pesquisa em Música 2005. Curitiba/PR: Editora DeArtes / UFPR, 2005. v. 01. p. 269-269.
-
NOCKO, Caio M. . Educando: Câncer de pele. Curitiba: SEED/PR, 2010 (Sound Design e Trilha Sonora para animação curta educacional).
-
NOCKO, Caio M. . Educando: Artes. Curitiba: SEED/PR, 2010 (Sound Design e Trilha Sonora para animação curta educacional).
-
NOCKO, Caio M. . Recreio com história: Casarão. Curitiba: SEED/PR - TV Paulo Freire - Multimeios, 2010 (Sound Design para animação curta educacional).
-
NOCKO, Caio M. . Recreio com história: Estanislau. Curitiba: TV Paulo Freire/ SEED/PR, 2010 (Sound design para animação educativa).
-
NOCKO, Caio M. . Educando: Filosofia. Curitiba: Multimeios/ SEED/PR, 2010 (Sound Design e trilha sonora para animação curta educativa).
-
NOCKO, Caio M. . Educando: Geografia. Curitiba: Multimeios/ SEED/PR, 2010 (Sound design para animação curta educativa).
-
NOCKO, Caio M. . Apresentação Multimídia para curso de formação de professores tutores da SEED/PR. Curitiba: EAD/ Multimeios/ SEED/PR, 2010 (Edição de áudio).
-
NOCKO, Caio M. . Livro-trailer: Morte e vida severina (em finalização). Curitiba: Multimeios/ SEED/PR, 2010 (Sound design e trilha sonora para animação educativa curta).
-
NOCKO, Caio M. . Livro-Trailer: Memórias Póstumas de Brás Cubas. Curitiba: SEED/PR, 2009 (Sound Design e Trilha Sonora para animação curta educacional).
Outras produções
NOCKO, Caio M. . Sound Design. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NOCKO, Caio M. . Som, Tecnologia e Audição. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de apoio didático-pedagógico).
NOCKO, Caio M. . Sound Design. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NOCKO, Caio M. . Tecnologia aplicada à Composição Musical. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NOCKO, Caio M. . Apostilas de acústica musical e tecnologia aplicada à Música. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas de acústica musical e tecnologia aplicada à Música).
NOCKO, Caio M. . Edição Digital e Transcrição de Partituras. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NOCKO, Caio M. ; RIBEIRO, Felipe A. . Emília Erichsen. 2005. Audiovisual.
NOCKO, Caio M. ; RIBEIRO, Felipe A. . Aparados da Serra. 2005. Audiovisual.
NOCKO, Caio M. . Burro Turdilho. 2005. Arranjo.
NOCKO, Caio M. . Falsa Baiana. 2001. Arranjo.
NOCKO, Caio M. . Maracangalha. 2000. Arranjo.
NOCKO, Caio M. . Coletânea Infantil - Piano. 2007.
NOCKO, Caio M. . M. 2006.
NOCKO, Caio M. . Sem tempo. 2006.
NOCKO, Caio M. ; RIBEIRO, Felipe A. . Despertando Olhares - Ilha do Mel. 2005 (Trilha Sonora para Documentário).
NOCKO, Caio M. ; RIBEIRO, Felipe A. . Emília Erichsen. 2005 (Trilha Sonora para Documentário).
NOCKO, Caio M. ; RIBEIRO, Felipe A. . Aparados da Serra. 2005 (Trilha Sonora para Documentário).
NOCKO, Caio M. . Iko Karai. 2005.
NOCKO, Caio M. . Volver (...do caos...a ordem...ao caos...). 2005.
NOCKO, Caio M. . Movimentos. 2004.
NOCKO, Caio M. . Devaneios. 2004.
NOCKO, Caio M. . Velocidade. 2004.
NOCKO, Caio M. ; RIBEIRO, Felipe A. . Plúvio. 2003.
NOCKO, Caio M. . Paraná Brass Live. 2003 (CD).
NOCKO, Caio M. . Coral Santa Cruz - Inove. 2003 (CD).
NOCKO, Caio M. . En. 2003.
NOCKO, Caio M. . Piano. 2003.
NOCKO, Caio M. . Pay Day. 2003.
NOCKO, Caio M. . Arvoredos. 2003.
NOCKO, Caio M. . Estações Diárias de Curitiba. 2003.
NOCKO, Caio M. . Fotografias. 2002.
NOCKO, Caio M. . EDN. 2002.
NOCKO, Caio M. . Pensamentos para Piano. 2002.
NOCKO, Caio M. . Música Brasileira - Orq. Filarmônica Juvenil da UFPR. 2001 (CD).
NOCKO, Caio M. . Ser ou não Ser. 2001.
NOCKO, Caio M. . Dez. 2000.
NOCKO, Caio M. . Banda do Colégio Novo Ateneu. 1999 (CD).
NOCKO, Caio M. . Índios - Uma Outra Visão. 2004 (Palestras) .
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Audição e consciência: autopoiese, Descrição: Vivemos imersos no mundo de sons. Existem animais que não enxergam, alguns que tem pouquíssima sensibilidade tátil, outros que não possuem olfato ou paladar muito desenvolvidos. Mas não existem animais - a não ser domésticos, com assistência - surdos. Por quê? O que faz da audição o mais universal dos sentidos? E o que isso nos diz de nossa - seres humanos - relação com a audibilidade do mundo? Como essa relação evoluiu e transformou/ adaptou a mente e a consciência?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Caio Manoel Nocko - Coordenador.
-
2017 - 2019
Análise do processo de criação musical: da poética à retórica em Xenakis, Kurtág e Nono, Descrição: O processo de composição é o menos estudado dentre os processos sígnico-musicais. Com essa pesquisa pretende-se justamente estudar os processos de criação musical, focando em alguns compositores da música de concerto do século XX. O objetivo é não só de esmiuçar as ações entre as ideias do compositor e a partitura finalizada, mas procurar identificar opções sígnicas estéticas, poéticas e usos retóricos nesse processo de criação discursiva. Para tanto, serão investigados manuscritos, esboços e anotações, além das partituras finalizadas, de algumas obras dos compositores Iannis Xenakis, György Kurtág e Luigi Nono.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Caio Manoel Nocko - Coordenador.
-
2014 - 2016
Interdependências dos atores nas semioses musicais, Descrição: Pesquisa sobre a interdependência entre os atores comunicacionais e semióticos no âmbito das semioses musicais, tendo como modelo a música tradicional de concerto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Caio Manoel Nocko - Coordenador.
-
2013 - 2015
A música e o nascimento do Homo Sapiens, Descrição: Estudo das relações cognitivo-simbólicas da música à época do nascimento do Homo Sapiens e possíveis influências da música no desenvolvimento cerebral/ mental da referida evolução. Base da pesquisa: Steven Mithen, Daniel Levitin e Steven Pinker, sobretudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Caio Manoel Nocko - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade de Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná. , Rua dos Funcionários, 1357, Cabral, 80035050 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 32507300
Experiência profissional
2007 - Atual
Universidade Estadual do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - Atual
Faculdade de Artes do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2011
Faculdade de Artes do ParanáVínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor de áudio/ tecnologia aplicada à música; Semiótica da música; Projeto de conclusão de curso do bacharelado em Música Popular; elementos da música para o curso de dança; orientador no projeto interdisciplinar "Corpor e Movimento"; e coordenador do Estúdio de áudio da IES.
Atividades
-
01/2015
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estética da música, Recursos digitais aplicados à música, Acústica musical
-
03/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Artes do Paraná, Coordenação de pesquisa e pós-graduação.Linhas de pesquisa
-
02/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes do Paraná, Seção de extensão e cultura.Cargo ou função, Membro do comitê de extensão e cultura do campus.
-
08/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Artes do Paraná, Coordenação de pesquisa e pós-graduação.Linhas de pesquisa
-
01/2013
Ensino, Bacharelado em Música Popular, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estética da música, Semiótica da música
-
01/2013
Ensino, Bacharelado e Licenciatura em Dança, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Interfaces entre dança e música
-
04/2013 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes do Paraná, Comitê de ética na pesquisa.Cargo ou função, Membro do Comitê de ética na pesquisa da IES.
-
01/2015 - 03/2016
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Semiótica da música
-
01/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Análise musical, Arranjos instrumentais, Estética da música, Recursos digitais aplicados à música
-
01/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Análise musical, Estética da música, Recursos digitais aplicados à música, Seminários de pesquisa em Educação musical
-
01/2013 - 12/2013
Ensino, Bacharelado em artes cênicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Elementos da música
-
01/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura em teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Comunicação e semiótica
-
10/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Semiótica da música
-
08/2009 - 07/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Extensão.Cargo ou função, Membro do Comitê de Extensão e Cultura da IES.
-
06/2007 - 07/2011
Direção e administração, Estúdio de áudio.Cargo ou função, Coordenador do Estúdio de áudio da IES.
-
06/2007 - 07/2011
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Recursos digitais aplicados à Música, Semiótica da Música
-
06/2007 - 07/2011
Ensino, Bacharelado em Música Popular, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto Artístico - TCC, Recursos digitais aplicados à Música, Semiótica da Música
-
11/2007 - 12/2010
Extensão universitária , Faculdade de Artes do Paraná.Atividade de extensão realizada, Projeto Corpo e Movimento - Programa Universidade sem fronteiras.
-
01/2008 - 12/2008
Ensino, Bacharelado e Licenciatura em Dança, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Elementos da Música - Modelos de análise
2009 - 2012
Secretaria de Estado da Educação do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor lotado na Diretoria de Tecnologia, setor de Multimeios, como 'Sound Designer' e pesquisador em tecnologias para a educação.
Atividades
-
02/2009 - 06/2012
Serviços técnicos especializados , DITEC.Serviço realizado, Sound design, edição de áudio e trilha sonora: Animação da série livro-trailer - Memórias póstumas de Brás Cubas.
2011 - 2012
Universidade Tuiuti do ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2011 - 12/2011
Ensino, Comunicação Social - Radio e Televisão, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Produção eletrônica - áudio, Produção de rádio, Projeto Interdisciplinar
-
02/2011 - 12/2011
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Produção eletrônica - áudio
2007 - 2010
Escola Superior de Estudos Empresariais e InformáticaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de Música / Tecnologia/ Comunicaçao/ Linguagens híbridas no curso de Comunicação Social (especialmente na habilitação de 'Rádio e TV').
Atividades
-
02/2007 - 02/2010
Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Composição áudio/ imagens, Comunicação e Linguagens: Expressão Audiovisual, Edição de Áudio, Técnicas de Produção de áudio
2007 - 2007
Universidade Federal do ParanáVínculo: Professor estagiário mestrado, Enquadramento Funcional: Estágio de Mestrado, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor - estágio de mestrado - para os cursos de Produção Sonora e Licenciatura em Música da Instituição.
1999 - 2002
Universidade Federal do ParanáVínculo: Músico instrumentista bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 6
Outras informações:
Trombonista das Orquestras da UFPR.
Atividades
-
06/2007 - 12/2007
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos especiais em História da Música III - FILOSOFIA
-
06/2007 - 12/2007
Ensino, Produção Sonora, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos especiais em história da Música III - FILOSOFIA
-
03/1999 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , PROEC - Orquestra de Câmara da UFPR.Serviço realizado, Bolsista - Trombone.
2005 - 2006
Estúdio NOXVínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor de áudio, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2005 - 05/2006
Serviços técnicos especializados , Estúdio.Serviço realizado, Técnico de áudio.
-
04/2005 - 05/2006
Direção e administração, Estúdio.Cargo ou função, Diretor.
2008 - 2008
Secretaria Estadual do TrabalhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Curso com fins profissionalizantes de Produção Musical pelo programa Planteq, vinculado às Secretarias de Estado da Cultura e do Trabalho e ao Ministério do Trabalho.
Atividades
-
02/2008 - 04/2008
Ensino,Disciplinas ministradas, Produção Musical
2003 - 2003
Paraná BrassVínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Presidente da Orquestra, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2001 - 03/2006
Serviços técnicos especializados , Trombonista.Serviço realizado, Trombonista.
-
01/2003 - 12/2003
Direção e administração, Presidente.Cargo ou função, Presidente.
2008 - 2008
Colégio Estadual Conselheiro CarrãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2008 - 06/2008
Ensino,Disciplinas ministradas, Artes
2005 - 2005
Colégio Modelo do ParanáVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Atividades
-
03/2005 - 07/2005
Ensino,Disciplinas ministradas, Música
2006 - 2006
Escola CidadãVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Atividades
-
04/2006 - 07/2006
Ensino,Disciplinas ministradas, Violão
2003 - 2003
Guarda Mirim de CuritibaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário
Atividades
-
08/2003 - 10/2003
Estágios , Ensino Fundamental.Estágio realizado, Curso Ministrado: Tambores do Brasil.
-
08/2003 - 10/2003
Estágios , Ensino Médio.Estágio realizado, Curso Minstrado: Brasil - História e Música.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Caio Manoel Nocko e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?