Claudia Regina Cançado Sgorlon Tininis

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1991), Aprimoramento em Nutrição pelo Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto, mestrado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Tem experiência na área de Biotecnologia, onde obteve a patente do desenvolvimento de um Kit Enzimático para Determinação de Glicerol; na área da Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Panificação, com estudo de Saccharomyces cerevisiae para massas congeladas. Foi professora de Química e Bioquímica de Alimentos e de Tecnologia de Òleos e Gorduras. Atuou como coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, membro do Colegiado de Curso de Pós-graduação em BIodiesel, professora de bioquímica e bioengenharia do CEFETRV e de enzimologia no curso de Pós-graduação. Desenvolve trabalhos com extração e caracterização de óleos de plantas do cerrado; e aproveitamento de glicerina proveniente de hidrólise de triglicerídios. Professora D4.03 do IF-SP Campus Matão, ocupou o cargo de Diretora do Campus desde sua implantação em 2010 até meados de 2013. Atuou como interventora no IFPA, onde ocupou o cargo de Diretora de Extensão e em seguida Direto de Ensino do Campus Belém até agosto de 2014. Prestou serviço de colaboração técnica ao MEC, atuando junto a Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal. Atualmente atua em docência e pesquisa no IFSP-Campus Matão, participou de Projeto financiado pelo MCTIC no valor de R$ 300 mil, além de projeto financiado pela SETEC/MEC no valor de R$ 290 mil. Coordenou o projeto, na área de alimentos (sucos), do pólo EMBRAPII - Campus Matão. Ataulmente coordena um novo projeto fomentado pela EMBRAPII (pão vegano sem glutem), participa de como pesquisadora em outros dois projetos EMBRAPII, um FINEP e um projeto de extensão fomentado pela SETEC - MEC.

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Química

2002 - 2005

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: MELHORAMENTOS DA PRODUÇÃO DE MASSAS CONGELADAS DE PÃES ATRAVÉS DE PRÉ-TRATAMENTOS APLICADOS AO FERMENTO COMERCIAL
, Ano de obtenção: 2005. Cecília Laluce. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: 'Baker's yeast; Freeze tolerance; Frozen dough; cryoprotectve additives; Cryoresitance; Freeze tolerant yeasts. Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Nutrição e Alimentação.

Mestrado em Alimentos e Nutrição

1998 - 2001

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Ensaio enzimático para dosagem de glicerol
Orientador: Edwil Aparecida de Lucca Gattás
, Ano de Obtenção: 2001.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Glicerol 3 fosfato desidrogenase; Glicerol quinase; Glicerol-metodologia; Saccharomyces cerevisiae.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.

Especialização em Aprimoramento Em Nutrição

1994 - 1995

Universidade de São Paulo
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa, FUNDAP, Brasil.

Graduação em Engenharia de Alimentos

1986 - 1991

Universidade Federal de Viçosa

Formação complementar

2022 -

H2BRASIL. (Carga horária: 120h). , GIZ, GIZ, Brasil.

2011 - 2011

CURSO SOBRE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.

2011 - 2011

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS GESTORES PÚBLICOS FEDERAIS. (Carga horária: 24h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.

2011 - 2011

REGIME JURÍDICO ÚNICO ? LEI 8.112/90. (Carga horária: 16h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Gestão da Inovação Tecnológica nos Institutos. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Capacitação em Planejamento Didático Pedagógico. (Carga horária: 132h). , Instituto Federal Goiano, IF Goiano, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos/Especialidade: Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares.

Organização de eventos

TININIS, C. R. C. S. ; INFANTI, J. . FEIRA DE CIÊNCIAS DO IFSP CAMPUS MATÃO. 2018. (Outro).

TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. ; DALMATI, F. . I Semana de Tecnologia em Biocombustíveis. 2017. (Outro).

TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. ; DALMATI, F. . I Semana de Tecnologia em Biocombustíveis. 2017. (Outro).

Participação em eventos

III SENGALIF - III Semana de Engenharia de Alimentos. 2020. (Outra).

FEIRA DE CIÊNCIAS DE IFSP CAMPUS MATÃO. AGREGANDO VALOR AO RESÍDUO AGROINDUSTRIAL: BOLACHA COM USO DE SEMENTE DE TOMATE. 2019. (Feira).

VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL. Extração de lipases provenientes de microalgas para uso na produção de biodiesel.. 2019. (Congresso).

FEIRA DE CIÊNCIAS DE IFSP CAMPUS MATÃO. Biscoito nutricionalmente enriquecido com farinha de microalgas. 2018. (Feira).

FEIRA DE CIÊNCIAS DE IFSP CAMPUS MATÃO. Boas Práticas de Fabricação e Higienização. 2017. (Feira).

CONGRESSO DE INOVAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA CONICT. 2016. (Congresso).

Congresso Internacional de Gestão de Inovação da Educação no Setor Público ? CIGISP. 2015. (Congresso).

2º SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOCOMBUSTÍVEIS.Estudo da viabilidade de oleaginosas do Cerrado goiano com vistas a produção de biodiesel por meio da metodologia multicritério.. 2009. (Simpósio).

32° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Análise do potencial oleaginoso de espécies comuns ao Cerrado por meio da metodologia multicritério, com vistas à produção de biodiesel.. 2009. (Congresso).

III Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia em Biodiesel. 2009. (Congresso).

1° Simpósio Nacional de Biocombustíveis.Análise de Misturas de Biodiesel/Diesel por Espectrometria RAMAM. 2008. (Simpósio).

Simpósio Latino Americano de Ciências de Alimentos.Melhoramento da capacidade fermentativa de massas congeladas de pães após pré-tratamentos empregados no fermento comercial.. 2008. (Simpósio).

Simposio Internacional de Producción de Alcoholes y levaduras. Weak Organic Acids as preservatives for Compressed Backer´s Yeast. 2005. (Congresso).

5º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS. CORRELATIONS BETWEEN VALUES OF EXTRACELLULAR pH AND PHYSIOLOGICAL PARAMETERS OF PRESSED BACKER?S YEAST STORED IN THE REFRIGERATOR. 2003. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Biscoito sabor chocolate com resíduo de soja, 'Ocara'. Teste afetivo com crianças em idade pré-escolar. 2000. (Congresso).

XXIX reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. Enzimatic Assay of Glicerol using preparations obtained from dry cells of commercial baker´s yeast.. 2000. (Congresso).

XXVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Dosagem do glicerol a partir de preparações obtidas de células de leveduras de panificação.. 2000. (Congresso).

31° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Perfil De Ácidos Graxos De "Mousse" De Maracujá Tradicional X "Mousse" Formulado Com Leite De Soja. 1998. (Congresso).

V Simpósio de Avaliação do Curso de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição, Araraquara. 1998. (Simpósio).

XIV Semana de Estudos de Ciência dos Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição. 1998. (Encontro).

XIII Semana de Estudos de Ciência dos Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição. 1997. (Encontro).

I Encontro de Nutrição Hospitalar de Ribeirão Preto. 1994. (Encontro).

XIV Jornada Farmacêutica de Ribeirão Preto. 1994. (Encontro).

X congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 1987. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: ISABEL CORCHOG

TININIS, C. R. C. S.; TININIS, A. G.; BARRETO, J.. .Estudo comparativo de metodologias de extração de óleo de cártamo (Cartamus tinctorius I) como matéria prima para produção de biodiesel.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Instituto Federal de São Paulo.

Aluno: NADINE PAIVA NOGUEIRA DE OLIVEIRA

TININIS, A. G.;TININIS, C. R. C. S.; BARRETO, J.. Obtenção de lipídeos a partir de microalgas Scenedesmus obliques e Chorella sp, para a produção de biodiesel.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS) - Instituto Federal de São Paulo.

Aluno: ESTER VICENTINI DE ALENCAR

TININIS, A. G.;TININIS, C. R. C. S.; MENEZES, R.. Borra de café: óleo e filtro para resíduos da produção de biodiesel. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS) - Instituto Federal de São Paulo.

Aluno: ANA BEATRIZ DE OLIVEIRA CAMARGO

TININIS, A. G.;TININIS, C. R. C. S.; DANILO LUIZ FLUMIGNAN. Avaliação do potencial adsorvente e calorífico da fibra do coco verde, além da extração de óleo da polpa do coco verde para produção de biodiesel.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS) - Instituto Federal de São Paulo.

Aluno: Regiane de Souza Trevizanelli e Patricia Fernandes Cassiano

TININIS, C. R. C. S.; TININIS, A. G.; DANILO LUIZ FLUMIGNAN. ESTUDO DA PRODUÇÃO DE ETANOL EM MEIO SUPLEMENTADO COM GLICERINA BRUTA (SUBPRODUTO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL), ATRAVÉS DO PROCESSO FERMENTATIVO COM LEVEDURA SACCHAROMYCES CEREVISAE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS) - Instituto Federal de São Paulo.

Aluno: Priscila Girdzyauskas Cottige

DANILO LUIZ FLUMIGNAN;TININIS, C. R. C. S.; TININIS, A. G.. CO-PRODUTOS DO BIODIESEL: ANÁLISE DA GLICERINA BRUTA PROVENIENTE DAS USINAS DE BIODIESEL DA REGIÃO DE ARARAQUARA/SP". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS) - Instituto Federal de São Paulo.

Aluno: Kamili Oliveira Santana

TININIS, C. R. C. S.; TININIS, A. G.; DANILO LUIZ FLUMIGNAN. Imobilização de lipase em fibra de coco verde (Cocos nucifera) para produção de ésteres e suas vantagens econômicas.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS) - Instituto Federal de São Paulo.

Aluno: KARINA RIBEIRO BARBOZA

TININIS, C. R. C. S.. GERENCIAMNETO DE NOVOS PRODUTOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Fundação Educacional de Fernandópolis.

Aluno: MONIQUE SAVES

TININIS, C. R. C. S.. PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO VINHO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Fundação Educacional de Fernandópolis.

TININIS, C. R. C. S.. Concurso público para preenchimento de vaga para professor efetivo de microbiologia.. 2007. Instituto Federal Goiano.

Orientou

Joice Tatiane de Souza Lima

USO DA GLICERINA PARA ALIMENTAÇÃO DE FERMENTADOR; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Tecnologia em Biocombustíveis) - Instituto Federal de São Paulo, Ministério da Educação; (Orientador);

ANTONY LEANDRO DE MORAES

?Implementação, operacionalização e produção de biocombustíveis com posterior capacitação da Rede Federal de Educação, Ciência e tecnologia na matriz de biocombustíveis?; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS) - Instituto Federal de São Paulo, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; (Orientador);

GIULIA QUEIROZ ALVES

Implementação, operacionalização e produção de biocombustíveis com posterior capacitação da Rede Federal de Educação, Ciência e tecnologia na matriz de biocombustíveis; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS) - Instituto Federal de São Paulo, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; (Orientador);

AYLA FERNANDA ANDRÉ DE OLIVEIRA

Implementação, operacionalização e produção de biocombustíveis com posterior capacitação da Rede Federal de Educação, Ciência e tecnologia na matriz de biocombustíveis; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS) - Instituto Federal de São Paulo, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; (Orientador);

Regiane de Souza Trevizanelli

ESTUDO DA PRODUÇÃO DE ETANOL EM MEIO SUPLEMENTADO COM GLICERINA BRUTA (SUBPRODUTO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL), ATRAVÉS DO PROCESSO FERMENTATIVO COM LEVEDURA SACCHAROMYCES CEREVISAE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biocombustíveis) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Claudia Regina Cançado Sgorlon Tininis;

Patricia Fernandes Cassiano

produção de etanol em meio suplementado com glicerina bruta (subproduto da produção de biodiesel), através do processo fermentativo com levedura Saccharomyces cerevisiae; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biocombustíveis) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Claudia Regina Cançado Sgorlon Tininis;

Joice Tatiana de S

Lima; USO DA GLICERINA COMO FONTE DE CARBONO PARA FERMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE BUTANOL; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Biocombustíveis) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Claudia Regina Cançado Sgorlon Tininis;

ÉRICA LIMA MARÇAL

Extração de lipases provenientes de microalgas para uso na produção de biodiesel; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Claudia Regina Cançado Sgorlon Tininis;

ISABEL FRANCESCA OLIVEIRA CORCHOG

Estudo comparativo de metodologias de extração de óleo de açafrão bastardo como matéria prima para produção de biodiesel; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Claudia Regina Cançado Sgorlon Tininis;

Lucas Eduardo Silva Baptista

Etanol a partir do glicerol; 2017; Iniciação Científica - Instituto Federal de São Paulo, MINISTÉRIO DA CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO; Orientador: Claudia Regina Cançado Sgorlon Tininis;

GILSON ROBERTO FORTUNATO

Estudo do tratamento alternativo de efluente utilizando-se de microalgas, Borra de Café ativada e suporte para biofilme feito de fibra de coco; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS) - Instituto Federal de São Paulo, MINISTÉRIO DA CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO; Orientador: Claudia Regina Cançado Sgorlon Tininis;

MURILO RODRIGUES VALENTIM

Estudo do uso de resíduo do café (Borra) isento de óleo, como adsorvente de metais pesados tendo o mecanismo ativado em mufla em condições ácidas, para o tratamento de efluentes de biodiesel; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Claudia Regina Cançado Sgorlon Tininis;

Kamili Oliveira Santana

Imobilização de lipase em fibra de coco verde (Cocos nucifera) para produção de ésteres e suas vantagens econômicas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Claudia Regina Cançado Sgorlon Tininis;

Leonnardo Cruvinel Furquim

Estudo das Propriedades químicas e biológicas do Joá-Bravo (Solanum aculeatíssimum); 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Instituto Federal Goiano, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Regina Cançado Sgorlon Tininis;

Renata Santos Rabelo

Extração, caracterização e aplicação em alimentos de óleos essenciais de Buriti - (Substituição do Buriti pelo Cajú-de-árvore-do-cerrado (A; othonianum Rizz; )); 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Instituto Federal Goiano, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Regina Cançado Sgorlon Tininis;

Renata Santos Rabelo

Extração e caracterização química de óleos extraídos do fruto do cají-arbóreo-do-cerrado (Anacardium oyhonianum rizz); 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Instituto Federal Goiano, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Regina Cançado Sgorlon Tininis;

Priscila Amanda Pereira de Souza

ESTOCAGEM DE LEVEDURAS PRENSADAS DE PANIFCAIÇÃO; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Regina Cançado Sgorlon Tininis;

Priscila Amanda Pereira de Souza

PRÉ-TRATAMENTO DAS CÉLULAS DA LEVEDURA COM ÁCIDOS ORGÂNICOS FRACOS E EFEITOS SOBRE OS PARÂMETROS FISIOLOGICOS DO FERMENTO PRENSADO; ; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Claudia Regina Cançado Sgorlon Tininis;

Produções bibliográficas

  • Wesley Marcondes Jesus ; TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. . Microalgas como substrato para etanol de terceira geração: uma reflexão. COGITARE , v. 4, p. 44-57-57, 2021.

  • PERES, M. F. S. ; TININIS, C. R. C. S. ; SOUZA, C. S. ; LALUCE, C. ; Walker Graeme Malcomn . Physiological responses of pressed baker's yeast cells pre-treated with citric, malic and succinic acids.. World Journal of Microbiology and Biotechnology, 2005.

  • GATTÁS, E. A. L. ; TININIS, C. R. C. S. ; LALUCE, C. . Cheap assays of malate, glycerol and ethanol in fermenting musts and food samples.. Clinical Chemistry and Laboratory Medicine, Barcelona, p. 384-386, 2003.

  • TININIS, C. R. C. S. ; GATTÁS, E. A. L. . Efeito da temperatura de estocagem de leveduras de panificação sobre a atividade da glicerol-3-fosfatodesidrogenase.. Brazilian Journal Pharmaceutical Sciences, São Paulo, v. 38, n.01, p. 82-87, 2002.

  • TININIS, C. R. C. S. ; CAVALHEIRO, S. S. L. ; TAVANO, O. L. ; CUSTÓDIO, M. . Biscoito sabor chocolate com resíduo de soja, 'Ocara'. Teste afetivo com crianças em idade pré-escolar.Biscoito sabor chocolate com resíduo de soja, 'Ocara'. Teste afetivo com crianças em idade pré-escolar.. Alimentos e Nutrição (UNESP) , São Paulo, v. 0000, n.0000, p. 0000-0000, 2001.

  • Renata Santos Rabelo ; SERIO, J. ; TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. . Avaliação dos constituintes químicos do extrato etanólico das folhas, flores e frutos da Aristolochia Ssp. através de RMN 1H e determinação da atividade antimicrobiana dos extratos frente a microrganismos Gram positivos e negativos.. In: CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE NORDESTE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, 2010, Maceió. CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE NORDESTE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, 2010.

  • Renata Santos Rabelo ; FURQUIM, L. C. ; BRAGUIROLI, R. ; TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. . Determinação dos constituintes químicos do extrato etanólico das folhas flores e frutos da Aristolochia ssp. através de RMN 1H e CLAE-DAD.. In: Segunda Jornada de produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Centro-Oeste, 2008, CUIABA. Segunda Jornada de produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Centro-Oeste, 2008.

  • Renata Santos Rabelo ; FURQUIM, L. C. ; BRAGUIROLI, R. ; TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. . Determinação dos constituintes químicos do óleo fixo extraído do cajú-de-árvore-do-cerrado (Anacardium othonianum Rizz).. In: SEGUNDA JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA REGIÃO CENTRO-OESTE, 2008, CUIABA. SEGUNDA JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA REGIÃO CENTRO-OESTE, 2008.

  • TININIS, C. R. C. S. . OBTENÇÃO DE TOMATE SECO (Lycopersicon esculentum) ATRAVÉS DE DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA E SECAGEM EM ESTUFA. In: IV Jornada Científica CEFET RV, 2007, Rio VErde. Anais da IV Jornada do CEFET Rio Verde, 2007.

  • TININIS, C. R. C. S. ; CAVALHEIRO, S. S. L. ; TAVANO, O. L. ; CUSTÓDIO, M. . Biscoito sabor chocolate com resíduo de soja, 'Ocara'. Teste afetivo com crianças em idade pré-escolar.. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000, Fortaleza. XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos- livro de Resumos, 2000.

  • TININIS, C. R. C. S. ; GATTÁS, E. A. L. ; LALUCE, C. . Dosagem do glicerol a partir de preparações obtidas de células de leveduras de panificação.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000, Fortaleza. XXVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos-Livro de Resumos, 2000.

  • Lima, J. T. S. ; TININIS, A. G. ; CHRISTIANI, G. ; TININIS, C. R. C. S. . USO DA GLICERINA COMO FONTE DE CARBONO PARA FERMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE BUTANOL. In: 8° Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2017, Cubatão - SP. 8° Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2017.

  • Renata Santos Rabelo ; FURQUIM, L. C. ; Aristeu Gomes Tininis ; TININIS, C. R. C. S. . Análise do potencial oleaginoso de espécies comuns ao Cerrado por meio da metodologia multicritério, com vistas à produção de biodiesel.. In: Sociedade Brasileira de Química ( SBQ) 32º REUNIÃO ANUAL, 2009, FORTALEZA. SBQ. SÃO PAULO, 2009.

  • FURQUIM, L. C. ; Renata Santos Rabelo ; Aristeu Gomes Tininis ; TININIS, C. R. C. S. . Avaliação do perfil químico e atividade antioxidante (DPPH) de óleos fixos de folhas e sementes de Solanum Aculeatíssimum.. In: Sociedade Brasileira de Química ( SBQ) 32º REUNIÃO ANUAL, 2009, FORTALEZA. Sociedade Brasileira de Química ( SBQ). SÃO PAULO: SBQ, 2009.

  • FURQUIM, L. C. ; Renata Santos Rabelo ; TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. ; ROCHA, G. P. . Determinação de constituintes químicos e análise circadiana de óleos e extratos etanólicos de Joá-bravo (Solanum aculeatíssimum).. In: III CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFGOIANO, 2009, RIO VERDE. III CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFGOIANO, 2009.

  • FURQUIM, L. C. ; Renata Santos Rabelo ; LIMA, L. ; Aristeu Gomes Tininis ; TININIS, C. R. C. S. ; ROCHA, G. P. . Análise circadiana de extratos etanólicos, através de CLAE-DAD, e óleos fixos, por CG-EM, de caules, folhas e frutos de Joá-bravo (Solanum aculeatíssimum).. In: III CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFGOIANO, 2009, RIO VERDE. III CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFGOIANO, 2009.

  • CARNEIRO, L. C. ; Aristeu Gomes Tininis ; TININIS, C. R. C. S. . PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS DE "MOUSSE" DE MARACUJÁ TRADICIONAL X "MOUSSE" FORMULADO COM LEITE DE SOJA.. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA 31º REUNIÃO ANUAL, 2008, ÁGUAS DE LINDÓIA. ANAIS SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA 31º REUNIÃO ANUAL. SÃO PAULO: SBQ, 2008.

  • SILVA, R. M. ; FURQUIM, L. C. ; Renata Santos Rabelo ; BRAGUIROLI, R. ; TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. . EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DOS ÓLEOS FIXOS E ESSENCIAIS DE NIM Azadirachta indica.. In: II Congresso de Iniciação Científica do CEFET, 2008, RIO VERDE. II Congresso de Iniciação Científica do CEFET, 2008.

  • FURQUIM, L. C. ; Renata Santos Rabelo ; BRAGUIROLI, R. ; TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. . Extração e caracterização dos constituintes químicos de óleos fixos de folhas e raízes de Joá-bravo.. In: II JORNADA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA REGIÃO CENTRO-OESTE, 2008, CUIABA. II JORNADA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA REGIÃO CENTRO-OESTE, 2008.

  • Renata Santos Rabelo ; TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. . Análise de Misturas de Biodiesel/Diesel por Espectrometria RAMAM.. In: 1° SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOCOMBUSTÍVEIS, 2008, RECIFE. 1° SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOCOMBUSTÍVEIS, 2008. v. 01. p. 01-36.

  • LIMA, L. C. S. ; FURQUIM, L. C. ; Renata Santos Rabelo ; BRAGUIROLI, R. ; TININIS, C. R. C. S. ; TININIS, A. G. . Extração e determinação dos constituintes químicos dos óleos fixos e essenciais de sangra d?água Croton urucurana Baill (Euphorbiaceae). In: II CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CEFET RIO VERDE, 2008, RIO VERDE. II CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CEFET RIO VERDE, RIO VERDE, 2008.

  • Renata Santos Rabelo ; TININIS, C. R. C. S. ; TININIS, A. G. ; BRAGUIROLI, R. . Extração e caracterização química de óleos extraidos do fruto do cajú-arbóreo-do-cerrado (Anacardium othonianum rizz.).. In: II CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CEFET RIO VERDE, 2008, RIO VERDE. II CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CEFET RIO VERDE, 2008.

  • FURQUIM, L. C. ; LIMA, L. C. S. ; Renata Santos Rabelo ; TININIS, C. R. C. S. ; BRAGUIROLI, R. ; TININIS, A. G. . Composição química dos óleos essenciais do Solanum aculeatíssimum. In: II CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CEFET RIO VERDE, 2008, RIO VERDE. II CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CEFET RIO VERDE, 2008.

  • SOARES, J. C. ; Renata Santos Rabelo ; BRAGUIROLI, R. ; TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. . Extração e caracterização química do óleo fixo e essencial de graviola, Annona Muricata.. In: II CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CEFET RIO VERDE, 2008, RIO VERDE. II CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CEFET RIO VERDE, 2008.

  • CASTRO, C. G. B. ; LEMES, C. A. P. ; Renata Santos Rabelo ; BRAGUIROLI, R. ; TININIS, C. R. C. S. ; TININIS, A. G. . Extração e caracterização química dos óleos essenciais e fixos da carqueja (Baccharis trimera de Candolle).. In: II CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CEFET RIO VERDE, 2008, RIO VERDE. II CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CEFET RIO VERDE, 2008.

  • CAMARGO, A. B. ; TININIS, C. R. C. S. ; TININIS, A. G. . Avaliação Do Potencial Adsorvente E Calorífico Da Fibra Do Coco Verde, Além Da Extração De Óleo Da Polpa Do Coco Verde Para Produção De Biodiesel.. In: VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019, FLORIANÓPOLIS. VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019.

  • TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. ; PORTE, A. F. . Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis da Rede Federal das Instituições de Ensino da Região Sul.. In: VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019, FLORIANÓPLIS. VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019.

  • AIRES, A. R. ; TININIS, C. R. C. S. ; DANILO LUIZ FLUMIGNAN ; TININIS, A. G. . Produção e caracterização de biodiesel do óleo da borra residual de café.. In: VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019, FLORIANÓPOLIS. VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019.

  • AIRES, A. R. ; TININIS, C. R. C. S. ; DANILO LUIZ FLUMIGNAN ; SANTOS, L. K. ; LIRA, M. S. ; TININIS, A. G. . Extração e caracterização do óleo da borra de café residual, para produção de biodiesel.. In: VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019, FLORIANÓPOLIS. VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019.

  • TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. ; BLOY, R. A. M. . Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis da Rede Federal dos Institutos Federais de Ensino dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.. In: VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019, FLORIANÓPOLIS. VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019.

  • TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. ; SOUZA, M. C. M. . Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis da Rede Federal dos Institutos Federais de Ensino da Região Nordeste.. In: VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019, FLORIANÓPOLIS. VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019.

  • TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. ; SOUZA, M. C. M. . Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis da Rede Federal dos Institutos Federais de Ensino da Região Nordeste.. In: VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019, FLORIANÓPOLIS. VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019.

  • OLIVEIRA, A. F. A. ; MORAIS, A. L. ; ALVES, G. Q. ; T FILHO, C. D. ; TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. . Tratamento de óleo residual com borra de café para a produção de biodiesel.. In: VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019, FLORIANÓPOLIS. VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019.

  • BRAME, D. B. ; TININIS, A. G. ; FELIPPE, L. G. ; TININIS, C. R. C. S. . Produção e caracterização de qualidade do biodiesel produzido a partir da polpa de coco verde. In: VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019, FLORIANÓPOLIS. VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019.

  • MARCAL, E. L. ; TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. . Extração de lipases provenientes de microalgas para uso na produção de biodiesel.. In: VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019. VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019.

  • ALENCAR, E. V. ; TININIS, C. R. C. S. ; TININIS, A. G. . Utilização Da Borra De Café Como Matéria-Prima E Filtro Para Resíduos Da Produção De Biodiesel. In: VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019, FLORIANÓPOLIS. VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019.

  • FORTUNATO, G. R. ; SORIANO, G. H. ; TININIS, C. R. C. S. ; TININIS, A. G. . Uso do Método Scrum na otimização operacional, no desenvolvimento de protótipo para cultivo de microalgas.. In: VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019, FLORIANÓPOLIS. VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019.

  • CORCHOG, I. F. O. ; FERNANDES, S. J. ; TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. . Estudo comparativo entre extração de óleo de cártamo (Carthamus Tinctorius L.) por soxhlet e ultrassom como matéria prima para a produção de biodiesel.. In: VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019, FLORIANÓPOLIS. VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019.

  • Lima, J. T. S. ; Wesley Marcondes Jesus ; FELIPPE, L. G. ; TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. . Conversão de glicerol bruto em etanol.. In: VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019, FLORIANÓPOLIS. VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019.

  • BATISTA, L. E. S. ; CESTARI, A. ; FELIPPE, L. G. ; TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. . Utilização da glicerina bruta, oriunda da produção de biodiesel, como potencial matéria-prima para a produção de etanol, com análise da eficiência da fibra de coco, como possível purificador da glicerina bruta.. In: VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019, FLORIANÓPOLIS. VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019.

  • TOSTA FILHO, C. D. ; QUEIROZ, G. ; FERNANDA, A. ; MORAES, A. ; TININIS, C. R. C. S. ; GASPARETO, L. ; TININIS, A. G. . Tratamento de óleo residual com fibra de coco seca para a produção de biodiesel.. In: VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019, FLORIANÓPOLIS. VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019.

  • DEJANI, V. L. ; TININIS, C. R. C. S. ; GASPARETO, L. ; CESTARI, A. ; TININIS, A. G. . Produção de biodiesel utilizando a catalise heterogênea através do método sol - gel hidrolítico tendo como matéria prima o óleo residual.. In: VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019, FLORIANÓPOLIS. VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019.

  • Wesley Marcondes Jesus ; TININIS, C. R. C. S. ; TININIS, A. G. . Utilização da fibra de coco para redução do teor de água na produção do biodiesel.. In: VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019, FLORIANÓPOLIS. VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019.

  • Wesley Marcondes Jesus ; TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. . Extração De Óleo Com Utilização De Ultrassom A Partir Da Borra De Café.. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - CONICT, 2019, BOITUVA. CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - CONICT, 2018.

  • Wesley Marcondes Jesus ; TININIS, C. R. C. S. ; TININIS, A. G. . Extração De Óleo Da Borra De Café Utilizando Ultrassom Para Produção De Biodiesel.. In: VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019, FLORIANÓPOLIS. VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019.

  • LIRA, M. S. ; TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. ; ALENCAR, E. V. . Extração E Caracterização Das Sementes De Citros Como Biomassa Para Biodiesel.. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - CONICT, 2018, BOITUVA. CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - CONICT, 2018.

  • ÉRICA LIMA MARÇAL ; TININIS, C. R. C. S. ; TININIS, A. G. . Extração De Lipases Provenientes De Microalgas Para Uso Na Produção De Biodiesel. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - CONICT, 2018, BOITUVA. CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - CONICT, 2018.

  • ALENCAR, E. V. ; TININIS, C. R. C. S. ; TININIS, A. G. ; DANILO LUIZ FLUMIGNAN . Extração e caracterização de óleo de borra de café para produção de biodiesel.. In: VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP, 2018, ITAPETININGA. VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP, 2018.

  • SANTANA, K. O. ; TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. . Avaliação da Extração, Síntese e caracterização de Biodiesel Jatropha curcas com auxílio de quimiometria.. In: 52º CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, ABQ, 2012, RECIFE. 52º CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, ABQ, 2012.

  • SANTANA, K. O. ; TININIS, C. R. C. S. . Teste de catálise enzimática utilizando Yarrowia lipolytica na síntese de biodiesel a partir de óleo reutilizado. In: Anais do 5° CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL,, 2012, SALVADOR. Anais do 5° CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL,, 2012.

  • Renata Santos Rabelo ; FURQUIM, L. C. ; TININIS, C. R. C. S. ; Aristeu Gomes Tininis . ANÁLISE DE OLEAGINOSAS COM POTENCIALIDADE PARA A PRODUÇÃO ALTERNATIVA DE BIODIESEL, UTILIZANDO ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS.. In: 17ºENCONTRO DA SBQ - REGIONAL INTERIOR PAULISTA WALDEMAR SAFFIOTI, 2009, ARARAQUARA. 17ºENCONTRO DA SBQ - REGIONAL INTERIOR PAULISTA WALDEMAR SAFFIOTI BIOENERGIA/LIVRO DE RESUMOS. Araraquara - SP: INSTITUTO DE QUÍMICA - Unesp, 2009. p. 164-164.

  • FURQUIM, L. C. ; Renata Santos Rabelo ; TININIS, C. R. C. S. ; Aristeu Gomes Tininis . SOLANUM ACULATISSIMUM: ESTUDO DO PERFIL QUÍMICO E DA POTENCIALIDADE PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL.. In: 17ºENCONTRO DA SBQ - REGIONAL INTERIOR PAULISTA WALDEMAR SAFFIOTI, 2009, ARARAQUARA. 17ºENCONTRO DA SBQ - REGIONAL INTERIOR PAULISTA WALDEMAR SAFFIOTI BIOENERGIA/LIVRO DE RESUMOS. ARARAQUARA - SP: INSTITUTO DE QUÍMICA - Unesp, 2009. p. 163-163.

  • Renata Santos Rabelo ; Aristeu Gomes Tininis ; ROCHA, G. P. ; TININIS, C. R. C. S. . Estudo da viabilidade de oleaginosas do Cerrado goiano com vistas a produção de biodiesel por meio da metodologia multicritério. In: 2º SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOCOMBUSTÍVEIS, 2009, RECIFE - PE. BIOCOM. RECIFE, 2009.

  • FURQUIM, L. C. ; Renata Santos Rabelo ; ROCHA, G. P. ; TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. . Quantificação dos teores de óleo de Solanum aculeatíssimum, em análise circadiana, objetivando a viabilidade da produção de biodiesel.. In: 2º SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOCOMBUSTÍVEIS, 2009, RECIFE. 2º SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOCOMBUSTÍVEIS, 2009.

  • OLIVEIRA, N. P. N. ; DERNER, R. ; TININIS, C. R. C. S. ; TININIS, A. G. . Obtenção de lipídeos através de Microalgas.. In: VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2009, FLORIANÓPOLIS. VII CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM BIODIESEL, 2019.

  • Renata Santos Rabelo ; RUBIO NETO, A. ; TININIS, C. R. C. S. ; TININIS, A. G. . Estudo Da Composição De Misturas De Biodiesel/Diesel Com Utilização De Espectroscopia RAMAN E PLS.. In: 31ª REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUIMICA, 2008, ÁGUAS DE LINDOIA. SBQ, 2008.

  • TININIS, C. R. C. S. ; PERES, M. F. S. ; LALUCE, C. . Melhoramento da capacidade fermentativa de massas congeladas de pães após pré-tratamentos empregados no fermento comercial.. In: Simpósio Latino Americano de Ciências dos Alimentos - 7 SLACA, 2007, Campinas. Anais do 7 Slaca, 2007.

  • TININIS, C. R. C. S. ; PERES, M. F. S. ; SOUZA, P. A. P. ; LALUCE, C. . Weak Organic Acids as preservatives for Compressed Backer´s Yeast. In: Simposio Internacional de Producción de Alcoholes y levaduras, 2005, Campos Do Jordão. Progaram and Abstrats, 2005. v. Unico. p. 74-74.

  • TININIS, C. R. C. S. ; LALUCE, C. ; PERES, M. F. S. ; SOUZA, P. A. P. . CORRELATIONS BETWEEN VALUES OF EXTRACELLULAR pH AND PHYSIOLOGICAL PARAMETERS OF PRESSED BACKER?S YEAST STORED IN THE REFRIGERATOR.. In: 5º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2003, CAMPINAS. Simpósi Latino Americano de Ciência de Alimentos. CAMPINAS: UNICAMP, 2003.

  • TININIS, C. R. C. S. ; GATTÁS, E. A. L. ; LALUCE, C. . Enzimatic Assay of Glicerol using preparations obtained from dry cells of commercial baker´s yeast.. In: XXIX reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2000, Caxambú. XXIX reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular-Livro de Resumos, 2000.

  • Wesley Marcondes Jesus ; TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. . EXTRAÇÃO DE ÓLEO COM UTILIZAÇÃO DE ULTRASSOM A PARTIR DA BORRA DE CAFÉ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MICHELE DA SILVA LIRA ; TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. ; ESTER VICENTINI DE ALENCAR . EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS SEMENTES DE CITROS COMO BIOMASSA PARA BIODIESEL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ÉRICA LIMA MARÇAL ; TININIS, C. R. C. S. ; TININIS, A. G. . EXTRAÇÃO DE LIPASES PROVENIENTES DE MICROALGAS PARA USO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESTER VICENTINI DE ALENCAR ; TININIS, A. G. ; TININIS, C. R. C. S. ; DANILO LUIZ FLUMIGNAN . EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ÓLEO DA BORRA DE CAFÉ PARA PRODUÇÃO DA BORRA DE CAFÉ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

TININIS, C. R. C. S. ; LALUCE, C. ; GATTÁS, E. A. L. . Kit econômico de aplicação na rotina industrial para ensaios de glicerol, malato e etanol.. 2003.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Ministério da Educação, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. , Ministério da Educação - SL 413 B, Zona Cívico-Administrativa, 70047900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 20228658, Ramal: 8658

Experiência profissional

2013 - 2014

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: DIRETORA DE EXTENSÃO/ENSINO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof de ensino básico, técnico e tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2009

Instituto Federal Goiano, IF Goiano

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor D3.2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/2006 - 02/2009

    Direção e administração, Agroindustria.Cargo ou função, Coordenador de Curso.

2005 - 2006

Fundação Educacional de Fernandópolis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Preofessor de Nível Superior, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2005 - 09/2006

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bioquímica de Alimentos, Bioquímica de processos, Química de Alimentos, TecnoLogia de Carnes, pescado e derivado, Tecnologia de Moagem, Massas e Panificação

1992 - 1993

Cutrale

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Analista Laboratorial, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

1993 - 1997

Restaurante Taramela

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: proprietária, Carga horária: 60

1990 - 1990

Comercial e Industrial Nestle Ltda

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/1990 - 09/1990

    Estágios , Nestle Araraquara, Araraquara.Estágio realizado, Laboratório de controle de processos.

1988 - 1988

Laticínios Flor da Nata Ltda

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/1988 - 08/1988

    Estágios , Olímpia, Olímpia.Estágio realizado, Laboratorio de contole de qualidade.

2015 - 2016

Ministério da Educação

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: ASSESSORA DE PRONATEC SERVIÇOS PÚBLICOS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2016

Secretaria de Educação Profissional Tecnológica

Vínculo: cooperação técnica, Enquadramento Funcional: cooperação técnica com a DDR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - Atual

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Neste enquadramento desde 2009, estive prestando serviço em outros órgãos entre 2013 e 2016.

Propriedade Intelectual

Patentes (1)