Cássia Aparecida Pasqual
Administradora pela Universidade de Passo Fundo (2000) e mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professora do curso de Administração e Coordenadora do curso de pós-graduação MBA em Economia e Gestão Empresarial da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Produção e Logística, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de produção, cadeia de suprimentos, agronegócios.
Informações coletadas do Lattes em 11/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Agronegócios
2003 - 2005
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Prof Dr. Eugênio Ávila Pedrozo.Palavras-chave: Posicionamento logístico; características do negócio; Organização do fluxo de produtos; fábrica de máquinas e implementos agrícolas.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Agronegócios / Especialidade: Produção e Logística. Setores de atividade: Desenvolvimento Rural.
Graduação em Administração
1993 - 2000
Universidade de Passo Fundo
Orientador: Prof Dr. Marco Antonio Montoya
Formação complementar
2008 - 2008
Ambientação de Novos Professores- Modulo I e II. (Carga horária: 8h). , Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2006 - 2007
Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 80h). , Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Agronegócios.
Participação em eventos
I Seminário de Implantação do Programa "A União faz a Vida". 2007. (Seminário).
Comemoração 50 anos da FEAC - Ciclo de debates.A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COMO UMA ESTRATÉGIA PARA ATINGIR NOVAS OPORTUNIDADES DE MERCADO: O QUEIJO GRAN FORMAGGIO TIPO GRANA DA RANDON AGROPECUÁRIA LTDA. 2007. (Oficina).
Comemoração 50 anos da FEAC - Ciclo de Debates.AS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO, DA OPERAÇÃO E DA DEMANDA COMO DETERMINANTES DAS DECISÕES LOGÍSTICAS E DOS TIPOS DE ORGANIZAÇÃO DOS FLUXOS DE PRODUTOS NO SETOR DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS. 2007. (Oficina).
XLIII Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural (SOBER). : XLIII Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural (SOBER). 2005. (Congresso).
Curso de Especialização em Auditoria, Perícia e Arbitragem.Palestrante na disciplina de Metodologoia de Pesquisa com o tema: Características do Negócio como Determinantes do Posicionamento Logístico no Setor de Máquuinas e Implementos Agrícolas na Mesorregião Noroeste Riograndense. 2005. (Outra).
Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária: Sistemas de Produção.Palestrante com o tema: Metodologia da Pesquisa Científica. 2005. (Outra).
III Seminário Sul brasileiro de Agronegócios. Seminário Sul brasileiro de Agronegócios. 2003. (Congresso).
I Encontro de Agronegócios.Encontro de Agronegócios. 2003. (Encontro).
XL Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural-SOBER. Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rual. 2002. (Congresso).
X Mostra de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Pós-graduação.Mostra de Iniciação Científica e de Pós-graduação. 2000. (Seminário).
ISO 9000.ISO 9000- Situação Atual e Tendências. 1995. (Seminário).
I Seminário de IntegraçãoEconômica Regional do MERCOSUL.I Seminário de Integração Econômica Regional do MERCOSUL. 1993. (Seminário).
Participação em bancas
BARAO, F.;PASQUAL, Cássia Aparecida; NECKEL. Anderson. Indústria alimentícia: relevância do canal de distribuição situada no norte do Estado do Rio Grande do Sul. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo.
NECKEL. Anderson; BARÃO, Fábio Roberto;PASQUAL, Cássia Aparecida. Capacidades empreenderoras: Estudo exploratório nas empresas de materias elétricos na cidade de Passo Fundo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo.
NECKEL. Anderson; BARÃO, Fábio Roberto;PASQUAL, Cássia Aparecida. Lealdade a marca: Um comparativo entre gerações para avaliar a fidelização da marca no ramo máquinas e implementos agrícola. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo.
PASQUAL, Cássia Aparecida; SOUZA, S. J.. Suinocultura um investimento e rendimento nas propriedades rurais: um estudo de caso no município de Rodeio Bonito/RS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Negócios em Cooperativ) - Universidade de Passo Fundo.
PASQUAL, Cássia AparecidaMONTOYA, Marco Antonio. A importância do Sicredi no desenvolvimento econômico do município de São José das Missões-RS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Negócios em Cooperativ) - Universidade de Passo Fundo.
PASQUAL, Cássia AparecidaMONTOYA, Marco Antonio. Gestão de estoque e controle interno: um estudo de caso no Supermercado Cotrisal. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Negócios em Cooperativ) - Universidade de Passo Fundo.
PASQUAL, Cássia Aparecida; SOUZA, S. J.. O cooperativismo enquanto ferramenta de redução de desigualdades regionais e sociais: uma análise da atuação da cooperativa de crédito rural Horizontes Novos de Novo Sarandi-CREHNOR SARANDI. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Negócios em Cooperativ) - Universidade de Passo Fundo.
PASQUAL, Cássia Aparecida; LOBATTO, C.. O perfil e a característica de um empreendedor contemporâneo de sucesso. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo.
PASQUAL, Cássia Aparecida; LOBATTO, C.. Desafios de liderar com sucesso. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo.
BOGONI, Nádia M;PASQUAL, Cássia AparecidaMONTOYA, Marco Antonio. Análise da percepção de liderança dos gestores do Grupo Cielo na disseminação do conhecimento a seus liderados. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo.
Duarte, Rejane;PASQUAL, Cássia Aparecida; BARÃO, Fábio Roberto. E-commerce: A praticidade e agilidade do Comércio Eletrônico para uma Multinacioonal de Implementos Agrícolas na cidade de Passo Fundo/RS. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo.
DALMASO, C. B.;PASQUAL, Cássia Aparecida; MEURER, A. M.. Satisfação de clientes: Um estudo junto ao supermercado da Cotrisal. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão de negócios em cooperativ) - Universidade de Passo Fundo.
MEURER, A. M.; DALMASO, C. B.;PASQUAL, Cássia Aparecida. Analise da qualidade dos serviços do Sicredi Palmeira das Missões:um estudo junto aos clientes pessoa jurídica.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão de negócios em cooperativ) - Universidade de Passo Fundo.
DALMASO, C. B.;PASQUAL, Cássia Aparecida; MEURER, A. M.. Grau de motivação dos colaboradores da empresa Cotrisal- Filial de Constantina. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão de negócios em cooperativ) - Universidade de Passo Fundo.
DALMASO, C. B.; MEURER, A. M.;PASQUAL, Cássia Aparecida. A motivação dos colaboradores da unidade de atendimento do Sicredi de Ronda Alta, medida pelas Teorias Motivacionais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão de negócios em cooperativ) - Universidade de Passo Fundo.
Duarte, Rejane;PASQUAL, Cássia Aparecida; BARÃO, Fábio Roberto. Vantagens competitivas da implementação de um sistema de informações gerenciais: Estudo de caso da SMG Passo Fundo/RS.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo.
Finamore, Eduardo Belisário;PASQUAL, Cássia Aparecida. Formação do Preço da Soja a Balcão- Casa da COPPAL. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mba Em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo.
PASQUAL, Cássia Aparecida; Finamore, Eduardo Belisário. A Mortalidade das Micro e Pequenas Empresas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mba Em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo.
AMARAL, J. J.;PASQUAL, Cássia Aparecida; GHELEN, L.. Sistema tributário das lojas Debastiani Ltda - Sarandi/RS. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mba Em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo.
COSTA, T. V. M.;PASQUAL, Cássia Aparecida; GHELEN, L.. Segmentação de mercado para águas minerais Sarandi - Fitting. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mba Em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo.
BARÃO, Fábio Roberto;PASQUAL, Cássia Aparecida; Duarte, Rejane. Curva ABC: Estudo de caso da empresa Garden Center Vale Natural- Passo Fundo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
COSTA, T. V. M.; CONTE, N.;PASQUAL, Cássia Aparecida. Gestão publica e sustentabilidade: valoração econômica do saneamento básico do município de Montauri. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
CONTE, N.; COSTA, T. V. M.;PASQUAL, Cássia Aparecida. Análise de custos em uma empresa industrial: um estudo da margem de contribuição e formação do preço de venda.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
CONTE, N.; COSTA, T. V. M.;PASQUAL, Cássia Aparecida. Municipalização do licenciamento ambiental das atividades de impacto local: um estudo do impacto financeiro nos municípios de Guaporé e Serafina Correa.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
CONTE, N.; COSTA, T. V. M.;PASQUAL, Cássia Aparecida. Análise de custos: um estudo dos custos do serviço de máuinas prestado pela Secretaria Municipal da Africultura do Município de União da Serra. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
Bonsembiante, Ricardo Timm;PASQUAL, Cássia Aparecida; Duarte, Rejane. Implantaão de Palmtop na empresa Singular Represetações-Bento Gonçalves/RS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
Duarte, Rejane;PASQUAL, Cássia Aparecida; Bonsembiante, Ricardo Timm. Implementaçã de um SIG na padaria Didoné, localizada na cidade de Ciríaco-RS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
BARAO, F.;PASQUAL, Cássia Aparecida; TOLEDO, S.. Gestão Financeira: Estudo de critérios de análise de crédito dos associados à Cresol Constantina. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
BARÃO, Fábio Roberto;PASQUAL, Cássia Aparecida; TOLEDO, S.. Cronometragem e Tempos: Estudo de tempos projetados e tempos reais na Mirasul. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
VALESAN, A. I.;PASQUAL, Cássia Aparecida; GHELEN, L.. Proposta de reestruturação da estrutura predial e do arranjo físico do almoxarifado da empresa Sadia- Filial de Nova Araçá - RS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
VALESAN, A. I.;PASQUAL, Cássia Aparecida; GHELEN, L.. Diagnosticar as condições atuais e das necessidades para apoiar uma implantação de planejamento estratégico no mercado Fedrigo de Serafina Correa-RS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
DALMASO, C. B.;PASQUAL, Cássia Aparecida; GHELEN, L.. Diagnóstico Estratégico de uma loja agropecuária. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
DALMASO, C. B.;PASQUAL, Cássia Aparecida; GHELEN, L.. Diagnóstico estratégico de uma empresa do ramo de combustíveis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
DEMARCHI, D.;PASQUAL, Cássia Aparecida; MEURER, A. M.. Pesquisa de satisfação dos clientes da Farmácia Central Farma. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
DEMARCHI, D.;PASQUAL, Cássia Aparecida; MEURER, A. M.. Pesquisa de satisfação do cliente: os atributos mais valorizados na Cooperativa Agrícola Mista Ibiraiaras Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
DEMARCHI, D.;PASQUAL, Cássia Aparecida; MEURER, A. M.. A fidelização dos clientes da Madeireira Scalco de São João da Urtiga- RS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
VALESAN, A. I.; BLOIS, H. D.;PASQUAL, Cássia Aparecida. Estratégias para aumento de vendas na empresa Ambiental Cartuchos para Impressoras. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
BLOIS, H. D.; VALESAN, A. I.;PASQUAL, Cássia Aparecida. Aplicação da ferramenta de Gestão ABC/ABM na logística de distribuição.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
BLOIS, H. D.; VALESAN, A. I.;PASQUAL, Cássia Aparecida. Proposta de construção de cenários prospectivos para a bacia leiteira da região do Corede Produção do Rio Grande do Sul.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
BLOIS, H. D.;PASQUAL, Cássia Aparecida; VALESAN, A. I.. A construção de cenários prospectivos para a produção de soja voltada ao biodiesel no Corede Produção.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
BLOIS, H. D.;PASQUAL, Cássia Aparecida; BORTOLOTI, L.. Logística e viabilidade do negócio: Palma Argerich Transportes Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
PASQUAL, Cássia Aparecida; Andreatta. Estratégias competitivas para os pequenos produtores em ambiente globalizado: estudo de caso na comunidade Boa Vista-Sananduva/RS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
PASQUAL, Cássia Aparecida; Andreatta. A agroecologia como ferramenta para o alcance da sustentabilidade: o caso da produção de uva no município de Monte Alegre dos Campos/RS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
PASQUAL, Cássia Aparecida; Andreatta. Gestão sistêmica com base na Agroecologia: uma alternativa gerencial. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
PASQUAL, Cássia Aparecida; Andreatta. Analise de gestão nas unidades de produção familiar: apontamentos para o estudo da agropecuária familiar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
PASQUAL, Cássia Aparecida; Andreatta. A utilização do marketing estratégico como ferramenta de conquista e fidelização dos clientes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
PASQUAL, Cássia Aparecida; Andreatta. Um estudo de alternativas para garantir a sustentabilidade dos agricultores familiares no município de Sananduva/RS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
PASQUAL, Cássia Aparecida; Pfüller. Avicultura de Corte: uma análise de sua contribuição para o desenvolvimento do Município de Sananduva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
PASQUAL, Cássia Aparecida; Pfüller. Caracterização da atividade leiteira para a comunidade da Linha Amadeu Sul, município de Campina das Missões-RS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
PASQUAL, Cássia Aparecida; Pfüller. Importância da Cultura de Soja para o Municípioo de Sananduva-RS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
PASQUAL, Cássia Aparecida; Pfüller. Turismo Regional: Uma alternativa de Desenvolvimento para a Região bNordeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
PASQUAL, Cássia Aparecida; Bertoglio, Oscar. Atividade Leiteira e Cooperativismo: Um estudo de caso na Cooperativa Tritícola Sananduva Ltda- COTRISANA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
PASQUAL, Cássia Aparecida; Pfüller. Adequação dos Produtores de Leite de São Caetano-Sananduva quanto ás determinações da legislação vigente para a produção e refrigeração do leite cru destinado à Comercialização. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
PASQUAL, Cássia Aparecida; Pfüller. Caracterização da atividade leiteira na Comunidade da Linha Bom Conselho, Município de Sananduva-RS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
Pfüller;PASQUAL, Cássia Aparecida. Análise do PRONAF pelo sistema de crédito cooperativo -Sicredi para a agricultura familiar do município de caseiros- RS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
PASQUAL, Cássia Aparecida; Pfüller. Administração Rural e a Maximização de Resultados: aplicação em uma granja de suínos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BULLAU, H.;PASQUAL, Cássia Aparecida. Cooperativismo no Brasil e o caso da Cooperativa Cresol central: 2004/2006.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
PASQUAL, Cássia Aparecida. Planejamento e controle da produtividade em oficina mecânica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
PASQUAL, Cássia Aparecida; GUELLEN, L.. Redução de custos operacionais com a implantação de um televendas e quarteirização de entregas.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
BULLAU, H.;PASQUAL, Cássia Aparecida. Viabilidade de negociação de cotas de carbono: um estudo de caso do sistema integrado de criação de suínos da Cotrisal.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
PASQUAL, Cássia Aparecida. Logística: atualização da empresa Pradozem na logística de cevadas cervejaria. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
GUERREIRO, R.;PASQUAL, Cássia Aparecida. Armazenagem e transporte de grãos: um estudo de caso E. Orlando Ross.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
BLOIS, H. D.;PASQUAL, Cássia Aparecida; Mello, Luiz Fernando de. A logística na empresa Oniz Distribuidora. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
BORTOLOTI, L.; VALESAN, A. I.;PASQUAL, Cássia Aparecida. Plano de negócios: verificar a viabilidade de implantação de uma loja Conveniência. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
BLOIS, H. D.;PASQUAL, Cássia Aparecida; Mello, Luiz Fernando de. Análise do processo de planejamento dos serviços terceirizados na execução de obras de redes e distribuição de energia elétrica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
BLOIS, H. D.;PASQUAL, Cássia Aparecida; Mello, Luiz Fernando de. Organização - ambiente hospitalar/banco de dentes.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
PASQUAL, Cássia Aparecida; Pfüller; Andreatta. Análise das principais dificuldades de viabilidade econômica em agroindústrias de pequeno porte da região Nordeste do Rio Grande do Sul. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade do Estado do Rio Grande do Sul.
PASQUAL, Cássia Aparecida; Pfüller; Andreatta. A aplicação do Marketing nas organizações: o caso das agroindústrias de Sananduva - RS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade do Estado do Rio Grande do Sul.
PASQUAL, Cássia Aparecida; Pfüller; Andreatta. Análise das principais dificuldades de viabilidade econômica em agroindústrias de pequeno porte da região Nordeste do Rio Grande do Sul. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade do Estado do Rio Grande do Sul.
PASQUAL, Cássia Aparecida; BARAO, F.. Rastreabilidade de carnes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
GUERRERO, R. D.; BLOIS, H. D.;PASQUAL, Cássia Aparecida. Implantação do sistema Kanban na Incomasa Embalagens Ltda (industria e comercio etiquetas e embalagens).. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
PASQUAL, Cássia Aparecida. Aplicação de um sistema de agricultura de precisão numa propriedade de médio porte.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
PASQUAL, Cássia Aparecida. Logística de distribuição da empresa Água mineral Sarandi Ltda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
BLOIS, H. D.;PASQUAL, Cássia Aparecida. Estudo de implantação de lotes econômicos de compra na Coagril Supermercados. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
PASQUAL, Cássia Aparecida. Possibilidade de estabelecer mudanças no planejamento e controle da produção: caso Grazmec. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
PASQUAL, Cássia Aparecida. Avaliação de desempenho e produtividade: um estudo de caso da empresa Giahl Indústria de implementos Agrícolas Ltda.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
GUERRERO, R. D.;PASQUAL, Cássia Aparecida; BLOIS, H. D.. Estudo da implantação de células produtivas na empresa Signor Indústria de Bolsas Ltda - Sarandi.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo.
GIANEZINI, M.;PASQUAL, Cássia Aparecida; ZAVIERUKA, E.. CST em Logística. 2012. Universidade de Passo Fundo.
Orientou
DIAGNÓSTICO DA PRODUÇÃO DE LEITE DA REGIÃO DO COREDE PRODUÇÃO - RS; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Administração) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);
DIAGNÓSTICO DA PRODUÇÃO DE LEITE DA REGIÃO DO COREDE PRODUÇÃO - RS; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Administração) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);
DIAGNÓSTICO DA PRODUÇÃO DE LEITE DA REGIÃO DO COREDE PRODUÇÃO - RS; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Administração) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);
A administração nas propriedades produtoras de leite do Corede produção; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
A inportância da gestão agrícola e do planejamento como componentes de sucesso nas propriedades rurais; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Analise da Organização estratégica e estrutura econômica das pequenas propriedades rurais no município de Nova Boa Vista-RS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Negócios em Cooperativ) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Relação existente entre a redução de produtividade da cultura da soja e o nível de inadimplência da Unidade de Insumos Agrícolas:estudo de caso da Cotrisal; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Negócios em Cooperativ) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Logística Reversa na Indústria de tintas: Caso Ive do Brasil; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Empreendedorismo: os desafios da transformação de uma ideia em realidade Vacaria /RS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Panorama do Setor Metalúrgico na Cidade de Marau; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Impacto econômico da evolução na produção leiteira no município de Sertão - RS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Custo de produção de leitões: planilha de remuneração aos produtores; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
A importância do sistema de gestão empresarial no setor metal mecânico das empresas de Passo Fundo - RS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
A OFERTA DE CRÉDITO EM FINANCIAMENTOS E EMPRÉSTIMOS E OS PRINCIPAIS MOTIVOS DOS TOMADORES AO BUSCAR ESTES RECURSOS EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Aprimoramento no controle de produçao de uma empresa do setor metal-mecânico; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Lean Thinking: Um estudo sobre a jornada rumo à implementação do conceito Lean Supply Chain Management; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Mudança de comportamento de motoristas de transporte de cargas, através do gerenciamento de riscos; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Perfil dos investidores do segmento preferencial da agência planalto gaúcho da caixa econômica federal em relação a produtos e motivos de escolha da agência; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Estudo do comportamento dos clientes do Banco do Brasil s/a vinculados a agência de Água Santa Rio Grande do Sul; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Atrativos do Corede Produção para a decisão de localização das indústrias lactícinias na região; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Roteirização de veículos de carga: Analise de uma empresa de transportes especializada na coleta e distribuição de produtos siderúrgicos; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
A utilização do modal ferroviário por uma indústria de alimentos do norte do estado do Rio Grande do Sul, no transporte de contêineres frigorificados, com destino a exportação; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Gestão de riscos em ambientes empresariais; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Análise do Mix de Produção do Abatedouro de Aves Marau; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mba Em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
BM&F: Contratos de soja e milho no mercado futuro; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócio) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
RELAÇÕES ENTRE A PRECIPITAÇÃO DE CHUVA E A PRODUTIVIDADE E RENTABILIDADE DA SOJA NO PERIODO DE 1998 A 2007 NO MUNICÍPIO DE IBIRAIARAS; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócio) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
O serviço logístico ao cliente na cadeia de suprimentos; 2005; 134 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mba Em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Clima Organizacional entre funcionários operacionais de um frigorífico de aves no centro-oeste catarinense; 2005; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mba Em Economia e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Modais transportes de carga: viabilização do transporte ferroviário no Rio Grande do Sul; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mba Logística e Gestão Empresarial) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Propostas para otimização do processo de movimentação de cargas na Unidade Central da TW Transportes; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Planejamento Estratégico: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Análise de alternativas de insumos na produção leiteira: estudo de caso na propriedade rural de Tirsso Pedro Maroso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Produção textil terceirizada; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Identificação dos recursos estratégicos para o desenvolvimento do turismo rural: estudo de caso na Reserva Maragato; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Planejamento e Administração de estoques na empresa IVE do Brasil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Analise do desempenho economico da atividade leiteira no periodo de 2008, da propriedade rural de Alcídio Schreiner; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Gerenciamento de uma propriedade rural focado no resultado econômico da cultura da soja - perioo 2007/2008; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Analise das características de produção e comercialização do vinhos das vinícolas Dom Victor e Vizzini- Sarandi/RS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
SIMPLES NACIONAL X LUCRO PRESUMIDO: QUAL O MAIS VANTAJOSO PARA A EMPRESA ALFA LOGÍSTICA?; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Aperfeiçoamento na Reação entre PCP e áreas diretamente relacionadas da empresa Credeal; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
FATORES QUE CONTRIBUEM PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA DA PROPRIEDADE LEITEIRA CAPÃO ALTO: Palmeira das Missões/RS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
ADMINISTRAÇÃO RURAL:Uma análise das alternativas estratégicas para o crescimento e desenvolvimento produtivo da Tangará Agropecuária; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Logística de Materiais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Satisfação do cliente: um estudo na cooperativa Tritícola Sananduva Ltda; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Meio ambiente: a preservação da água no Município de Ibiraiaras-RS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
VIABILIDADE ECONÔMICA FINANCEIRA DA CONSTRUÇÃO DE UM SILO ARMAZENADOR; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Análise da renda agrícola e desempenho econômico da cultura de milho; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E LOGÍSTICA: análise em uma distribuidora de autopeças; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
ESTRATÉGIA DE BROKER:Estudo de caso na LL Indústria e Comércio de Cereais Ltda; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
SUPERMERCADO MOY: Uma análise do cenário atual da empresa para auxiliá-lo na busca à competitividade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
LOGISTICA HOSPITALAR: Uma análise dos materiais transportados ao HSVP; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Gerenciamento de Processo: Modificação de Layoute medição de Produtividade na Panificadora R; Borges Ltda; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Planejamento das unidades de produção da agricultura familiar de São João da Urtiga; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Marketing em Agronegócios: um estudo de caso da empresa Cerelaista Cadore no âmbito dos produtos Sialva; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
A importância do Turismo Rural para o Desenvolvimento dos Pequenos Agricultores; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Estratégias de venda como instrumento de fidelização de clientes: o caso do Supermercado Cotrisana-Sananduva/RS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Caracterização da suinocultura no miunicipio de São João da Urtiga-RS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
A logistica como diferencial competitivo nas empresas: estudo de caso da empresa Menon Com Repr Ltda- Sananduva-RS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Sistemas integrados de Informação:sua importãncia e implicações nos processos gerenciais das Organizações; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Avaliação do nível motivacional dos funcionários da Cooperativa Paimfilhense de produtos agrícolas Ltda-Coopal; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
A valorização dos recursos Humanos dentro das Organizações: o caso da Cooperativa Regional Sananduva de Carnes e Derivados Ltda; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Analise do Clima Motivacional: um estudo realizado com os servidores públicos na Prefeitura Municipal de Sananduva; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Análise de custos da produção pecuária, gado de leite e produção de soja e milho: um estudo de caso em uma propriedade rural no município de Ernestina; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Que ferramentas utilizar no contexto do agronegócio para transformar o produtor rural em gesto empreendedor do seu negócio; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
O gerenciamento como forma de profissionalização das propriedades rurais: um estudo de caso da Agrotonezer - Colorado,RS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Análise da qualidade de vida no trabalho no setor de produção de embutidos da Cooperativa Majestade-Sanaduva/RS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Uma análise de Marketing e Planejamento Estratégico na empresa Tempero Bom- Sananduva/RS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Os entraves para a disseminação da Agroecologia e consequente sustentabilidade: o caso da comunidade Reassentamento 25 de Julho- Lagoa Vermelha/RS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Elaboração do planejamento estratégico de uma empresa de basalto- Paraí/RS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:Um estudo de caso numa empresa de pedras semi-preciosas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
A motivação como diferencial no local de trabalho: o caso da COTRISANA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade do Estado do Rio Granbde do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
A competitividade das organizações através da valorização de seus recursos humanos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade do Estado do Rio Granbde do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
A importância de se motivar os colaboradores; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Clima Organizacional e suas relações com a cultura da empresa: uma análise no Banco do Brasil, ag~encia de Sananduva- RS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Análise do Clima Organizacional na Metalúrgica São João; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Os gargalos logísticos e a produção agropecuária na região Nordeste do Rio Grande do Sul; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
A importância do planejamento estratégico na sustentabilidade competividade das organizações: o caso SICREDI - Machadinho; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Marketing aplicado à carne suína: o caso da marca Majestade; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
A importância da motivação no ambiente de trabalho; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
A Aplicação do Marketing no Agronegócio: o caso do setor agroalimentar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Cássia Aparecida Pasqual;
Produções bibliográficas
-
MONTOYA, M. A. ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; BOGINI, N. M. . As relações intersetoriais do setor de produção de energia na economia gaúcha no período de 1998 e 2003: uma analise insumo-produto. Análise Econômica (UFRGS) , v. 32, p. 215-244, 2014.
-
ROCHA JUNIOR, B. D. ; MONTOYA, Marco Antonio ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; Finamore, Eduardo Belisário . O PERFIL DOS PRODUTORES DE LEITE, O PROCESSO DE SUCESSÃO E A RENDA BRUTA NO RIO GRANDE DO SUL: Análise do Corede Produção. Teoria e Evidencia Economica (UPF) , v. 42, p. 30-48, 2014.
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; PEDROZO, Eugenio Avila ; MONTOYA, M. A. . O setor de máquinas e implementos agrícolas no estado do Rio Grande do Sul: os determinantes de decisões logísticas. Teoria e Evidencia Economica (UPF) , v. 40, p. 102-125, 2013.
-
MARINS, Márcio ; PASQUAL, Cássia Aparecida . LEAN THINKING: UM ESTUDO SOBRE A JORNADA RUMO À IMPLEMENTAÇÃO DO CONCEITO DE LEAN SUPPLY CHAIN MANAGEMENT.. Revista MundoLogística , v. 26, p. 24-37, 2012.
-
MONTOYA, Marco Antonio ; Finamore, Eduardo Belisário ; PASQUAL, Cássia Aparecida . Fontes de Crescimento e Mudança Estrutural na Economia Gaúcha: Uma Análise do Valor Bruto da Produção e do Emprego. Ensaios FEE (Impresso) , v. 33, p. 539-570, 2012.
-
MARINS, Márcio ; PASQUAL, Cássia Aparecida . Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas. Teoria e Evidencia Economica (UPF) , v. 39, p. 246-275, 2012.
-
MONTOYA, M. A. ; FINAMORE, E.B ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; BOGINI, N. M. . Evolução da Carga Tributária Setorial e Decomposição de seu Crescimento no Agronegócio e na Economia Gaúcha: Uma análise insumo produto dos impostos indiretos. Revista Tributária e de Finanças Públicas , v. 20, p. 217, 2012.
-
MONTOYA, Marco Antonio ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; BOGONI, Nádia M ; COSTA, T. V. M. . EVOLUÇÃO DO USO DE ENERGIA NA ESTRUTURA DE PRODUÇÃO E CONSUMO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ABORDAGEM INSUMO-PRODUTO. Teoria e Evidencia Economica (UPF) , v. 17, p. 193-219, 2011.
-
MONTOYA, Marco Antonio ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; Finamore, Eduardo Belisário ; OLIVEIRA, G. . Mudança setorial e a nova dinâmica do crescimento econômico do município de Passo Fundo.. Teoria e Evidencia Economica (UPF) , v. 34, p. 30-41, 2010.
-
Finamore, Eduardo Belisário ; MONTOYA, Marco Antonio ; PASQUAL, Cássia Aparecida . Decomposição do crescimento da agricultura e agroindústria na economia gaúcha: uma análise a partir do VBP e do emprego.. Teoria e Evidencia Economica (UPF) , v. 35, p. 238-271, 2010.
-
MONTOYA, Marco Antonio ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; Finamore, Eduardo Belisário . A nova dinâmica do desenvolvimento econômico de Passo Fundo.. Revista Somando , v. 150, p. 8-12, 2009.
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; PEDROZO, Eugênio Ávila ; MONTOYA, Marco Antonio . O POSICIONAMENTO LOGÍSTICO NO SETOR DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS NA MESORREGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Teoria e Evidência Econômica , v. 15, p. 00-00, 2008.
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; PEDROZO, Eugênio Ávila . Características do negócio no setor de máquinas agricolas. RAE Eletrônica , v. 6, p. 1-22, 2007.
-
BEGNIS, Heron S M ; ESTIVALETTI, Vania de Fátima B ; SILVA, Tânia Nunes da ; LATORRE, Juan ; PASQUAL, Cássia Aparecida . Produção integrada em organizações agroindustriais cooperativadas: um estudo de caso baseado na dinâmica dos sistemas complexos. Estudos do CEPE (UNISC) , Santa Cruz do Sul, v. 20, p. 59-80, 2004.
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; MONTOYA, Marco Antonio ; OLTRAMARI, Andrea ; BOGONI, Nadia . O agronegócio nos estados da região Sul no período de 1985 a 1995.. Revista de Economia Aplicada , São Paulo, v. 5, p. 99-127, 2001.
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; MONTOYA, Marco Antonio . A segurança pública: uma análise de alguns aspectos socioeconômicos das ocorrências de incêndios em Passo Fundo. 1980 - 1992. Teoria e Evidência Econômica , Passo Fundo, v. 4, p. 123-146, 1994.
-
MONTOYA, Marco Antonio ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; Finamore, Eduardo Belisário . Panorama da Produção Leiteira no Rio Grande do Sul: perspectiva e gestão nas propriedades no Corede Produção. 1. ed. Passo Fundo: Editora UPF, 2014. v. 1. 141p .
-
MONTOYA, Marco Antonio ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; Finamore, Eduardo Belisário . OS PRODUTORES DE LEITE NA REGIÃO DA PRODUÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL: Sinopse estatística. 1. ed. Passo Fundo: Editora UPF, 2014. v. 1. 199p .
-
Finamore, Eduardo Belisário ; MONTOYA, Marco Antonio ; PASQUAL, Cássia Aparecida . A Dimensão Econômica e Social do COREDE Produção. In: Eduardo Belisário Finamore. (Org.). Planejamento Estratégico da Região da Produção: do diagnóstico ao mapa estratégico 2008/2028. 1ed.Passo Fundo: Editora UPF, 2010, v. 1, p. 21-30.
-
MONTOYA, Marco Antonio ; Finamore, Eduardo Belisário ; PASQUAL, Cássia Aparecida . Evolução do Desenvolvimento Humano no COREDE Produção. In: Eduardo Belisário Finamore. (Org.). Planejamento Estratégico da Região da Produção: do diagnóstico ao mapa estratégico 2008/2028. 1ed.Passo Fundo: Editora UPF, 2010, v. 1, p. 43-56.
-
PASQUAL, Cássia Aparecida . Dimensão econômica do agronegócio no estado de Santa Catarina. In: Marco Antonio Montoya. (Org.). O agronegócio brasileiro e dos estados da região sul: dimensão econômica e tendências estruturais. 1ed.Passo Fundo: Ediupf, 2002, v. 1, p. 49-58.
-
MONTOYA, Marco Antonio ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; LOPES, R. L. ; GUILHOTO, J. J. M. . DIMENSÃO ECONÔMICA E AMBIENTAL DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO NA DÉCADA DE 2000: UMA ANÁLISE INSUMO-PRODUTO DA RENDA, DO CONSUMO DE ENERGIA E DAS EMISSÕES DE CO2 POR FONTE DE ENERGIA. In: CONVIBRA ADMINISTRAÇÃO, 2014. XI Congresso Online de Administração, 2014.
-
CARDOSO, I. ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; MONTOYA, Marco Antonio . PANORAMA DO SETOR METALÚRGICO NA CIDADE DE MARAU: Uma análise da dimensão de sua contribuição para o crescimento econômico e social. In: CONVIBRA ADMINISTRAÇÃO, 2014. XI Congresso Online de Administração, 2014.
-
ROCHA JUNIOR, B. D. ; MONTOYA, Marco Antonio ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; Finamore, Eduardo Belisário . O PERFIL DOS PRODUTORES DE LEITE, O PROCESSO DE SUCESSÃO E A RENDA BRUTA NO RIO GRANDE DO SUL: Análise do Corede Produção. In: CONVIBRA ADMINISTRAÇÃO, 2014. XI Congresso Online de Administração, 2014.
-
MARASCHIN, J. A. ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; MONTOYA, Marco Antonio . RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE A REDUÇÃO DE PRODUÇÃO DA CULTURA DA SOJA E O NÍVEL DE INADINPLÊNCIA DA UNIDADE DE INSUMOS AGRÍCOLAS: ESTUDO DE CASO DA COTRISAL. In: 51º Congresso da SOBER, 2013, Belém - Pará. 51º Congresso da SOBER. Belém: SOBER, 2013.
-
MONTOYA, Marco Antonio ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; LOPES, R. L. ; GUILHOTO, J. J. M. . O CONSUMO DE ENERGIA E AS EMISSÕES DE CO2 NA GERAÇÃO DE RENDA E EMPREGO DO AGRONEGOCIO BRASILEIRO: UMA ANALISE INSUMO-PRODUTO. In: 51º Congresso da SOBER, 2013, Belém - Pará. 51º Congresso da SOBER. Belém: SOBER, 2013.
-
MONTOYA, Marco Antonio ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; COSTA, T. V. M. ; GUILHOTO, J. J. M. . CONSUMO SETORIAL DE COMBUSTIVEIS E EMISSÕES DE DIÓXIDO DE CARBONO (CO2) NA ECONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ABORDAGEM INSUMO-PRODUTO HÍBRIDA. In: 51º Congresso da SOBER, 2013, Belém - Pará. 51º Congresso da SOBER. Belém: SOBER, 2013.
-
MONTOYA, M. A. ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; LOPES, R. L. ; GUILHOTO, J. J. M. . AS RELAÇÕES INTERSETORIAIS DO SETOR ENERGETICO NA ECONOMIA BRASILEIRA: UMA ABORDAGEM INSUMO-PRODUTO. In: CONVIBRA ADMINISTRAÇÃO, 2013. X Congresso Online de Administração, 2013.
-
RAMOS, F. F. ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; MONTOYA, Marco Antonio . DECISÕES DE LOCALIZAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELAS MICROEMPRESAS DO SETOR DE PEDRAS SEMIPRECIOSAS DE SOLEDADE-RS. In: CONVIBRA ADMINISTRAÇÃO, 2013. X Congresso Online de Administração, 2013.
-
MONTOYA, Marco Antonio ; PASQUAL, Cássia Aparecida . Avaliação dos requerimentos setoriais e das emissões de CO2 por fonte de energia renovável versus não-renovável na economia brasileira: um modelo insumo-produto híbrido para 53 setores. In: 41 Encontro Nacional de Economia - ANPEC, 2013, Foz do Iguaçú (PR). 41 Encontro Nacional de Economia - ANPEC. Foz do Iguaçú (PR): ANPEC- ELSEVIER, 2013.
-
FORCELINI, A. L. ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; MONTOYA, Marco Antonio . ATRATIVOS DO COREDE PRODUÇÃO PARA A DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO DAS INDÚSTRIAS LACTICÍNIAS NA REGIÃO. In: ABEPRO/ENEGEP, 2012, Bento Gonçalves. XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção- ENEGEP. Rio de Janeiro: ABEPRO/ENEGEP, 2012. v. CD.
-
MONTOYA, Marco Antonio ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; BOGONI, Nádia M ; COSTA, T. V. M. . A INTENSIDADE DO USO DE ENERGIA NA ECONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ABORDAGEM INSUMO-PRODUTO. In: ABEPRO/ENEGEP, 2012, Bento Gonçalves. XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Rio de Janeiro: ABEPRO/ENEGEP, 2012.
-
MONTOYA, Marco Antonio ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; BOGONI, Nádia M ; COSTA, T. V. M. . EVOLUÇÃO DO USO DE ENERGIA NA ESTRUTURA DE PRODUÇÃO E CONSUMO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ABORDAGEM INSUMO-PRODUTO. In: XIV ENGEMA - Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2012, São Paulo. Gestão Empresarial Sustentável: uma perspectiva internacional pós-Rio+20 - 2012. São Paulo: ENGEMA, 2012.
-
MONTOYA, Marco Antonio ; Finamore, Eduardo Belisário ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; BOGONI, Nádia M . Evolução do custo da carga tributária no agronegócio e na economia gaúcha: uma análise insumo-produto dos impostos indiretos. In: Congresso Brasileiro de Custos, 2011, Rio de Janeiro. XVIII Congresso Brasileiro de Custos-Contabilidade de Custos e Bem-estar social:Conectando as áreas públicas e privadas, 2011.
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; MONTOYA, Marco Antonio . O Setor de Máquinas e implementos agrícolas no estado do RS: Os determinantes de decisões logísticas.. In: XLVIII Congresso Sober, 2010, Campo Grande. XLVIII Congresso Sober: Tecnologias, desenvolvimento e integração social. Campo Grande: SOBER, 2010. v. 1.
-
MONTOYA, Marco Antonio ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; Finamore, Eduardo Belisário . A nova dinâmica do crescimento de Passo Fundo.. In: 5º Encontro de Economia Gaúcha, 2010, Porto Alegre. 5º Encontro de Economia Gaúcha. Porto Alegre, 2010. v. 1.
-
Finamore, Eduardo Belisário ; MONTOYA, Marco Antonio ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; DALLA VECCHIA, ELOI . CARACTERÍSTICAS DOS PRODUTORES DE LEITE DO RS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO COREDE NORDESTE. In: XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 2009, Porto Alegre -RS. XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 2009.
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; PEDROZO, Eugênio Ávila ; MONTOYA, Marco Antonio . As características do produto da operação e da demanda como determinantes das decisões logísticas e dos tipos de organização dos fluxos de produtos no setor de máquinas e implementos agrícolas.. In: Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 2005, Ribeirão Preto. XLIII SOBER. Ribeirão Preto - SP: SOBER, 2005. v. 1.
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; PEDROZO, Eugênio Ávila . O comportamento estratégico e análise de desempenho numa fábrica de embalagens metálicas: o caso da Bertol Embalagens. In: Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 2005, Ribeirão Preto. XLIII SOBER. Ribeirão Preto - SP: SOBER, 2005. v. 1.
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; ESTIVALETTE, Vânia de Fátima ; BEGNIS, Heron ; SILVA, Tânia . Estratégias e desempenho organizacional na indústria de máquinas e implementos agrícolas: um estudo de caso da empresa Semeato S.A.. In: Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 2005, Ribeirão Preto. XLIII SOBER. Ribeirão Preto - SP: SOBER, 2005. v. 1.
-
SILVA, Tania Nunes da ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; BEGNIS, Heron S M ; ESTIVALETTI, Vania de Fátima B ; PASQUAL, Cassia Aparecida . Redes de cooperação, desenvolvimento tecnológico e indicadores de competitividade da cadeia do vinho. In: Conference on Agri-food Chains / Networks Economics and Management, 2005, Ribeirão Preto. PENSA- Conference on Agri-food Chains / Networks Economics and Management. Ribeirão Preto: SOBER/PENSA, 2005. v. 1.
-
MORAES, Marines Tuzzin de ; THIESEN, Mirian de Fátima Bieleski ; LASSEN, Rubia Selmira ; PASQUAL, Cássia Aparecida . Diagnóstico sócio-econômico do meio rural de Três Passos. In: I Congresso Internacional de Desenvolvimento Rural e Agroindústria Familiar (CIDRAF), 2005, São Luiz gonzaga. I Congresso Internacional de Desenvolvimento Rural e Agroindústria Familiar (CIDRAF), 2005. v. 1.
-
LASSEN, Rubia Selmira ; THIESEN, Mirian de Fátima Bieleski ; MORAES, Marines Tuzzin de ; PASQUAL, Cássia Aparecida . Evolução Histórica de Três Passos: uma análise dos aspectos rurais. In: I Congresso Internacional de Desenvolvimento Rural e Agroindústria Familiar (CIDRAF), 2005, São Luiz Gonzaga. I Congresso Internacional de Desenvolvimento Rural e Agroindústria Familiar (CIDRAF), 2005. v. 1.
-
TESSARO, Vinicius Riciele ; KOHL, Guilherme ; PASQUAL, Cássia Aparecida . Análise e Diagnóstico de Sistemas de Produção no Município de Três Passos. In: I Congresso Internacional de Desenvolvimento Rural e Agroindústria Familiar (CIDRAF), 2005, São Luiz Gonzada, 2005. v. 1.
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; PEDROZO, Eugênio Ávila . O Posicionamento Logístico no Setor de Máquinas e Implementos Agrícolas na Mesorregião Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. In: CLADEA Annual Assembly, 2005, Santiago-Chile. CLADEA Annual Assembly, 2005. v. 1.
-
SILVA, Tania ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; BEGNIS, Heron ; ESTIVALETTE, Vânia de Fátima ; LATORRE, Juan . Relações de cooperação entre organizações cooperativas promovendo o capital social. In: Encontro de investigadores Latino Americano de cooperativismo, 2004, Porto Alegre. O cooperativistmo Latino Americano - os desafios perante o novo cenário regional. São Leopoldo: Unisinos, 2004. v. 1.
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; MENEGAZ, Edna . A inovação tecnológica como uma estratégia para atingir novas oportunidades de mercado: o queijo gran formaggio tipo grana da Randon Agropecuária Ltda.. In: Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 2004, Cuiabá. XLII - SOBER. Cuiabá: SOBER, 2004. v. 1.
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; ESTIVALETTE, Vânia de Fátima ; BEGNIS, Heron S M ; SILVA, Tânia Nunes da . A estratégia de produção como fonte de vantagem competitiva: o caso de uma agroindústria avícola. In: Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 2004, Cuiabá. XLII SOBER. Cuiabá: SOBER, 2004. v. 1.
-
MONTOYA, Marco Antonio ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; OLTRAMARI, Andrea ; BOGONI, Nádia M . O agronegócio nos estados da região sul no período de 1985 a 1995.. In: Encontro de Economia da Região Sul - ANPEC SUL, 2000, Porto Alegre. III ANPEC SUL. Porto Alegre: ANPEC SUL, 2000. v. 1.
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; MONTOYA, Marco Antonio ; OLTRAMARI, Andrea ; BOGONI, Nadia . O agronegócio nos estados do RS-SC-PR, no período de 1985 a 1995.. In: Brazilian Congress of rural economics and sociology, 2000, Rio de Janeiro. XXXVIII SOBER. Rio de Janeiro: SOBER, 2000. v. 1.
-
MONTOYA, Marco Antonio ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; BOGONI, Nádia . AS RELAÇÕES INTERSETORIAIS DO SETOR PRODUÇÃO DE ENERGIA NA ECONOMIA GAÚCHA: uma análise insumo-produto. Análise Econômica (UFRGS) , 2014.
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; PEDROZO, Eugênio Ávila ; MONTOYA, Marco Antonio . As características do produto, da operação e da demanda como determinantes das decisões logísticas e dos tipos de organizações dos fluxos de produtos no setor de máquinas e implementos agrícolas.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; MENEGAZ, Edna . A inovação tecnológica como uma estratégia para atingir novas oportunidades de mercado: o queijo gran formaggio tipo grana da Randon Agropecuária Ltda.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MONTOYA, Marco Antonio ; PASQUAL, Cássia Aparecida ; Finamore, Eduardo Belisário ; OLIVEIRA, G. . A NOVA DINÂMICA DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE PASSO FUNDO. Passo Fundo: CEPEAC/UPF, 2009 (Textos para Discussão).
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; BASEGGIO, T. R. ; MONTOYA, Marco Antonio . ESTRATÉGIA DE BROKER: UMA NOVA ALTERNATIVA DE MERCADO PARA A EMPRESA LL INDUSTRIS E COMÉRCIO DE CEREAIS LTDA. Passo Fundo: CEPEAC/UPF, 2009 (Textos para Discussão).
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; et al . Uma análise de cluster na industria moveleira de Lagoa Vermelha 2007 (Texto para discussão).
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; PEDROZO, Eugênio Ávila ; MONTOYA, Marco Antonio . As caracteristicas do produto, da operação e da demanda como determinantes das decisões logísticas e dos tipos de organização do fluxo de produtos no setor de máquinas e implementos agrícolas. Passo Fundo: EDIUPF, 2007 (Comemoração 50 anos da FEAC- Ciclo de Debates).
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; MENEGAZ, Édna . A inovação tecnológica como uma estratégia para atingir novas oportunidades de mercado: o queijo gran formaggio tipo grana da Randon Agropecuária Ltda. Passo Fundo: EDIUPF, 2007 (Comemoração 50 anos da FEAC- Ciclo de Debates).
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; PEDROZO, Eugênio Ávila . Análise das características do negócio no setor de máquinas e implementos agrícolas na mesoregião noroeste riograndense. Passo Fundo: Cepeac, 2005 (Texto para discussão).
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; PEDROZO, Eugênio Ávila . O Posicionamento logístico no Setor de Máquinas e Implementos Agrícolas na Mesorregião Noroeste Riograndense.. Passo Fundo: CEPEAC, 2005 (Texto para discussão).
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; PEDROZO, Eugênio Ávila ; MONTOYA, Marco Antonio . As características do Produto, da operação e da demanda como determinantes das decisões logísticas e dos tipos de organização dos fluxos de produtos no setor de máquinas e implementos agrícolas. Passo Fundo: CEPEAC, 2005 (Texto para discussão).
-
PASQUAL, Cássia Aparecida . O comportamento estratégico e análise de desempenho numa fábrica de embalagens metálicas: o caso da Bertol Embalagens. Passo Fundo: Cepeac, 2004 (Texto para discussão).
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; MENEGAZ, Édna . A inovação tecnológica como uma estratégia para atingir novas oportunidades de mercado: o queijo gran formaggio tipo grana da Randon Agropecuária Ltda.. Passo Fundo: Cepeac, 2004 (Texto para discussão).
-
PASQUAL, Cássia Aparecida ; MONTOYA, Marco Antonio ; OLTRAMARI, Andrea ; BOGONI, Nadia . O agronegócio nos estados da região sul no período de 1985 a 1995. Passo Fundo: Cepeac, 2000 (Texto para discussão).
Projetos de pesquisa
-
2012 - Atual
DIAGNÓSTICO DA PRODUÇÃO DE LEITE DA REGIÃO DO COREDE PRODUÇÃO RS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marco Antonio Montoya em 08/10/2012., Descrição: O projeto objetiva elaborar um diagnóstico que caracterize e avalie o Arranjo Produtivo Local do leite no COREDE Produção, composta por 21 municípios, enfocando nos produtores e as cooperativas rurais os níveis e as tendências tecnológicas do setor. Para isso, serão aplicados questionários em uma amostra probabilística semi-estratificada, composta por 192 produtores de leite. Em particular espera-se com o trabalho de campo caracterizar na região, o perfil do produtor de leite e de suas Cooperativas; determinar os custos de produção, as margens e lucros dos sistemas produtivos; estabelecer cenários do mercado lácteo regional, estadual, nacional e internacional e; avaliar a eficiência técnica e econômica da produção de leite na região. Com isso, espera-se uma melhor compreensão da realidade do setor para a tomada de decisões por parte dos principais atores da atividade láctea no COREDE Produção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Cássia Aparecida Pasqual - Integrante / Marco Antonio Montoya - Coordenador / Eduardo Belisário Finamore - Integrante.
-
2011 - Atual
CONSTRUÇÃO DA MATRIZ INSUMO-PRODUTO HÍBRIDA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E AVALIAÇÃO SETORIAL DA INTENSIDADE ENERGETICA E DAS EMISSÕES DE CO2, Descrição: Este estudo analisa a interdependência setorial do setor energético do Rio Grande do Sul, procurando caracterizar, de forma sistêmica, o perfil de suas relações insumo-produto e setores-chave, bem como identificar e avaliar os possíveis impactos ambientais devido ao maior consumo de energia do estado. Com esses fins, se propõe construir um modelo insumo-produto híbrido para o estado gaúcho. Levando em conta que o crescimento econômico modifica os componentes da demanda setorial por energia, mensura-se também a influência das demandas finais sobre a produção e seu correspondente nível de emissão de CO2, de forma a buscar um melhor entendimento dos impactos ambientais no estado. Com isso, espera-se fornecer subsídios para a construção de políticas econômicas tendentes ao desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cássia Aparecida Pasqual - Integrante / Marco Antonio Montoya - Coordenador / Nádia M Bogoni - Integrante / Thelmo Vergara Martins Costa - Integrante / Eduardo Belisário Finamore - Integrante.
-
2010 - Atual
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EM TORNO DOS CLUSTERS AGROPECUARIOS, Descrição: O projeto tem como objetivo identificar, caracterizar e avaliar os agrupamentos produtivos, também chamados de clusters, desenvolvidos com base nos produtos agropecuários. Parte da hipótese de que o desenvolvimento econômico alternativo para o país pode ter seus alicerces na potencialização dos clusters existentes, dadas as vantagens comparativas e competitivas que vem apresentando o agronegócio na inserção internacional da economia. Para isso utilizam-se métodos quantitativos e qualitativos que tem como base as matrizes de insumo produto bem como estudos exploratórios das diversas relações dos agentes de mercado. Espera-se com os resultados obtidos desenhar políticas e estratégias de desenvolvimento acelerado para o estado e para o país.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cássia Aparecida Pasqual - Integrante / Marco Antonio Montoya - Coordenador / Nádia M Bogoni - Integrante / Eduardo Belisário Finamore - Integrante.
-
2010 - Atual
FONTES DE CRESCIMENTO E MUDANÇA ESTRUTURAL NA ECONOMIA GAÚCHA DE 1990 A 2010: UMA ANALISE DO VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO E DO EMPREGO, Descrição: Este projeto analisa as fontes de crescimento e a mudança estrutural da economia do Rio Grande do Sul DE 1990 A 2010. Para tanto, utiliza um modelo insumo−produto clássico de decomposição das fontes de crescimento e mudança estrutural do VBP e do emprego. Serão analisados os impactos exercidos pelos componentes da demanda agregada sobre os diversos setores produtivos no contexto das políticas econômicas macroeconômicas e setoriais do país direcionadas ao aumento intenso da eficiência e produtividade da produção e mão−de−obra.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cássia Aparecida Pasqual - Integrante / Marco Antonio Montoya - Coordenador / Nádia M Bogoni - Integrante / Eduardo Belisário Finamore - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Passo Fundo. , Campus I- Km 171- BR 285, São José, 99001-970 - Passo Fundo, RS - Brasil, Telefone: (54) 3168240, URL da Homepage:
Experiência profissional
2004 - 2008
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2007 - 04/2008
Ensino, Tecnologia em Agropecuária - Agroindustria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica, Psicologia das Relações Humanas
-
08/2006 - 04/2008
Direção e administração, Unidade Sananduva, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
03/2006 - 02/2008
Ensino, Administração Rural e Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Decisões de Produtos, Gestão de Materiais, Gestão de Recursos Humanos, Jogos de empresas, Logística Agroindustrial, Metodologia da Pesquisa, Psicologia Aplicada à Gestão do Agronegócio, Trabalho de Curso
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Tecnologia em Agropecuária - Agroindustria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da pesquisa Científica
-
03/2004 - 07/2006
Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Científica, Comercialização de Produtos Agrícolas, Gerenciamento de Unidades de Produção I, Gerenciamento de Unidades de Produção II, Gestão de organizações rurais, Políticas Agrícolas, Tópicos de Economia Aplicada, Tópicos Especiais I
-
02/2006 - 04/2006
Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenadora da Unidade em Bom Progresso.
-
08/2005 - 01/2006
Direção e administração, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Bom Progresso.,Cargo ou função, coordenação adjunta do curso superior de técnologia em agropecuária: sistemas de produção.
-
08/2005 - 01/2006
Direção e administração, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Bom Progresso.,Cargo ou função, coordenação adjunta do curso de desenvolvimento rural e gestão agroindustrial.
2004 - 2005
Universidade de Passo FundoVínculo: Professor emergencial, Enquadramento Funcional: Professor Emergencial, Carga horária: 17
Atividades
-
03/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisa e Extensão da FEAC, .,Linhas de pesquisa
-
03/2008
Direção e administração, FEAC- Faculdade de Economia, Administração e Contábeis, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
03/2006
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Gerencial, Estágio Supervisionado II, Estágio Supervisionado III, Pesquisa em Administração, SEMINÁRIO DE ESTRATÉGIAS VIVENCIAIS EMPRESARIAIS II -, Sistemas de Produção I, Sistemas de Produção II, Tópicos Especiais IV
-
02/2004 - 02/2005
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Gerencial, Administração, Técnicas de Pesquisa e Projeto
2000 - Atual
Business Soluções Empresariais LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora Sênior, Carga horária: 10
Atividades
-
09/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria, .,Cargo ou função, Consultora Sênior.
1999 - 1999
Instituto de administração Hospitalar e Ciências da SaúdeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Atividades
-
08/1999 - 10/1999
Ensino,,Disciplinas ministradas, Administração, Ciências Contábeis, Informática aplicada a administração
1994 - 1995
Musa Administrações e ParticipaçõesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de contabilidade, Carga horária: 40
Atividades
-
10/1994 - 01/1995
Direção e administração, Contabilidade, .,Cargo ou função, Auxiliar de contabilidade.
1993 - 1993
Comabe Indústria Comércio e Representações LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Contabilidade, Carga horária: 40
Atividades
-
11/1993 - 11/1993
Direção e administração, Comercial, .,Cargo ou função, Auxiliar de contabilidade.
1992 - 1993
Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Passo FundoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Escritório, Carga horária: 40
1990 - 1992
Prefeitura Municipal de VideiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Relações Públicas, Carga horária: 40
Atividades
-
04/1990 - 02/1992
Direção e administração, Secretaria de Compras, .,Cargo ou função, Chefe de Relações Públicas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cássia Aparecida Pasqual e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?