Adriana Mendes Gomes
Minha atuação profissional alia a Psicologia Clínica e a Orientação Profissional e de Carreira, considerando a importância do suporte aos analisandos sobre seu auto conhecimento para uma vida consciente, centrada em si. No transcorrer do existir, mudanças podem ocorrer e se dar conta da importância de estar pronto para lidar com esse dinamismo ou até mesmo, provocá-lo em sua vida, traz a possiblidade de fazer escolhas, assim como, assumir suas consequências. Assim, a importância do suporte psicológico ao indivíduo contribui para que possa viver este enfrentamento com discernimento e clareza tanto em sua vida pessoal quanto profissional. Como Coordenadora de Programas de Promoção, Prevenção e Recuperação à Saúde de uma operadora de Saúde, por nove anos, executei o planejamento, a criação, o desenvolvimento, o monitoramento de indicadores e com atuação próxima a equipe multidisciplinar no gerenciamento clínico dos pacientes ingressos nos programas obtivemos excelentes resultados. Atuei em Gestão de Pessoas para empresas públicas e privadas como autônoma onde o foco eram treinamentos, palestras, formação continuada e processos seletivos. Como docente convidada em Curso de MBA em Gestão de Pessoas pude acompanhar e orientar os discentes para o processo de aprendizagem.
Informações coletadas do Lattes em 31/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Psicologia Clinica
2023 - Atual
Especialização em Gestão Microrregional de Saúde
2010 - 2012
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas
Título: SISTEMA ESTADUAL DE TRANSPORTE EM SAÚDE NA MICRORREGIÃO DE BICAS E SÃO JOÃO NEPOMUCENO: proposta de apoio, acompanhamento e avaliação dos procedimentos para agendamentos de lugares.
Orientador: Valéria Mariana Atella Barbosa
Especialização em Gestão da Organização Pública de Saúde
2010 - 2011
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Abordagem do Sistema de Referência e Contra Referência do Consórcio Intermunicipal de Especialidades (CIESP) e dos municípios consorciados em região da Zona da Mata Mineira
Orientador: Maximiliano Guerra
Especialização em Auditoria em Sistemas de Saúde
2008 - 2009
Faculdade São Camilo
Título: O Papel da Auditoria frente aos Programas de Qualidade
Orientador: Sandrelena da Silva Monteiro
Graduação em Psicologia
1994 - 2000
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora
Título: Como o indivíduo mantém-se motivado em sua relação com o trabalho.
Orientador: Ana Rita Carvalho de Ávila Negri.
Formação complementar
2018 - 2018
Cuidando de quem cuida. (Carga horária: 5h). , Santa Casa de Misericordia de Juiz de Fora, SCM/JF, Brasil.
2018 - 2018
workshop Liderança para alta performance. (Carga horária: 12h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
2018 - 2018
Workshop Líder Coach: Comportamentos que geram resultados. (Carga horária: 8h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
2018 - 2018
A importância da terapia nutricional na alta hospitalar. (Carga horária: 2h). , Danone Nutrição Especializada, DANONE, Brasil.
2017 - 2017
I Simpósio de Cuidados Paliativos. (Carga horária: 830h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2017 - 2017
Simpósio Hotelaria Hospitalar. (Carga horária: 9h). , Hospital Monte Sinai JF, MONTE SINAI, Brasil.
2017 - 2017
13º Workshop regional sobre promoção, prevenção e recuperação a saúde. (Carga horária: 8h). , Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, Brasil.
2015 - 2015
III Jornada de Cuidados Paliativos em Serviço Social. (Carga horária: 8h). , Hospital das Clinicas da FMUSP, ICHC, Brasil.
2014 - 2014
4º Workshop regional sobre promoção da saúde e prevenção de riscos doenças. (Carga horária: 8h). , Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, Brasil.
2011 - 2012
Qualificação de Gestores. (Carga horária: 180h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2011 - 2011
Ostomia. (Carga horária: 3h). , Faculdade Estácio de Sá, FES, Brasil.
2011 - 2011
IV Conferencia Municipal de Saúde: Todos usam SUS! SUS na seguridade social. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Mar de Espanha, PREFEITURA, Brasil.
2010 - 2010
Consultoria Interna de Recursos Humanos. (Carga horária: 16h). , ALB Eventos Corporativos, ALB, Brasil.
2010 - 2010
Introdução ao Teatro. (Carga horária: 30h). , Centro de Estudos Teatrais Forum da Cultura, GRUPO DIVULGAÇÃO, Brasil.
2005 - 2005
Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2004 - 2004
Seminário Empretec. (Carga horária: 80h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
Organização de eventos
Gomes.M.A . Sarau de Poesias. 2019. (Outro).
Gomes.M.A . Vivendo bem com o Diabetes. 2019. .
Gomes.M.A . Desfile: "As maravilhas que fazem a história de Minas Gerais". 2019. (Outro).
Gomes.M.A . Cine Pipoca. 2019. (Outro).
Gomes.M.A . Sarau de Poesias. 2018. (Outro).
Gomes.M.A . Feira de Saúde Plasc. 2018. .
Gomes.M.A . Reflexos de uma Vida. 2017. (Exposição).
Gomes.M.A . Feira de Saúde Plasc. 2016. .
Gomes.M.A . Feira de Saúde Plasc. 2015. .
Gomes.M.A . Encontro com cuidadores de Idosos. 2015. (Outro).
Gomes.M.A . Um novo Olhar á Pessoa Idosa. 2014. (Outro).
Gomes.M.A . " A arte de contar uma história de vida". 2014. (Exposição).
Participação em eventos
XVI Jornada Médica da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora."Intervenção Psicológica: Estruturação de vínculos familiares para realização de cuidados ao paciente integrante do Programa de Gerenciamento de Idosos Crônicos.". 2014. (Outra).
Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e do VII Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência. 2011. (Congresso).
I Congresso Mineiro de Atenção Primária à Saúde e XIII Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde.. O Sistema Estadual de Transporte em Saúde como Instrumento de Efetivação da Intersetorialidade na Saúde. 2011. (Congresso).
I Congresso Nacional de Consórcios de Entes Federados em Saúde. 2010. (Congresso).
VI Encontro Estadual dosSecretários Executivos de Minas Gerais.O Papel dos Secretários Executivos. 2010. (Encontro).
Encontro Motivação Empresarial.Palestra Motivação Empresarial. 2004. (Encontro).
Participação em bancas
Gomes.M.A. "Cooperativismo e Terceirização - a visão globalizada da mão-de-obra especializada". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metodista Granbery.
Produções bibliográficas
-
Gomes.M.A . A Eficiência em produzir novas maneiras de cuidar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Gomes.M.A . O Contexto Psicológico e a Hipertensão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Gomes.M.A . Memória e demência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Gomes.M.A . Um olhar ao cuidador de idosos: O visível e o Invisível'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Gomes.M.A . 'Intervenção Psicológica: Estruturação de vínculos familiares para realização de cuidados ao paciente integrante do Programa de Gerenciamento de Idosos Crônicos.'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Gomes.M.A . 'Gerenciamento de Idosos Crônicos - A atuação de uma equipe interdisciplinar para cuidados domiciliares'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Gomes.M.A . Aspectos Psicossoais para uma Vida Saudável. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Gomes.M.A . Motivação para Resultados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Gomes.M.A . Intervenção Psicológica: Estruturação de vínculos afetivos para organização de cuidados domiciliares com segurança e apoio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Gomes.M.A . Gerenciamento de Idosos Crônicos: A importância da atuação de uma equipe multidisciplinar para cuidados domiciliares.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Gomes.M.A . O significado das pessoas para a ramificação do SUS.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Gomes.M.A . 'Família, Trabalho e Vida Pessoal'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Gomes.M.A . 'Gestão Estratégica e Visão Sistêmica para o CIESP'.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Gomes.M.A ; COSTA, Mônica L. Muller. P. ; NASCIMENTO, Demóstenes de S. . O Sistema Estadual de Transporte em Saúde como instrumento de efetivação da intersetorialidade na saúde.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Gomes.M.A . Criatividade e Iniciativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
Gomes.M.A . 'Integrar para Aperfeiçoar a Rede de Serviços em Saúde?.. 2011.
Gomes.M.A . Consultoria em Recursos Humanos. 2011.
Gomes.M.A . Pesquisa de Opinião. 2011.
Gomes.M.A . Gestão de Pessoas. 2010.
Gomes.M.A . Consultoria em Gestão de Pessoas. 2010.
Gomes.M.A . Gestão de Pessoas. 2010.
Gomes.M.A . Gestão de Pessoas. 2010.
Gomes.M.A . Consultoria em Recursos Humanos. 2009.
Gomes.M.A . Consultoria em Recursos Humanos. 2009.
Gomes.M.A . Consultoria em Gestão de Pessoas. 2008.
Gomes.M.A . Liderança e Trabalho em Equipe. 2010.
Gomes.M.A . Liderança e Trabalho em Equipe. 2010.
Gomes.M.A . Secretária - Os novos desafios da Profissão. 2010.
Gomes.M.A . Recrutamento e Seleção por Competência. 2010.
Gomes.M.A . Integração Colaboradores Drogaria Central Santos Dumont. 2008.
Gomes.M.A . Secretariado Básico. 2006.
Gomes.M.A . Curso de Secretária. 2006.
Gomes.M.A . Secretariado Avançado. 2006.
Gomes.M.A . Liderança. 2006.
Gomes.M.A . Secretária e Recepcionista. 2005.
Gomes.M.A . Programa Conquistando o Primeiro Emprego em Básico de Secretária e Recepcionista. 2005.
Gomes.M.A . Liderança. 2005.
Gomes.M.A . Secretária e Recepcionista. 2005.
Gomes.M.A . Telemarketing. 2004.
Gomes.M.A . Secretariado. 2004.
Gomes.M.A . Secretariado. 2004.
Gomes.M.A . Recepcionista. 2004.
Gomes.M.A . Curso Básico de Secretária e Recepcionista do Programa Conquistando o 1º Emprego.. 2004.
Gomes.M.A . Noções de Atendimento e Imagem Pessoal no Programa Conquistando o 1º Emprego. 2004.
Gomes.M.A . Liderança. 2004.
Gomes.M.A . Técnicas de Vendas e Marketing. 2004.
Gomes.M.A . Técnicas de Vendas e Marketing. 2004.
Gomes.M.A . Liderança. 2004.
Gomes.M.A . Motivando e Integrando. 2004.
Gomes.M.A . "Intervenção Psicológica: Estruturação de vínculos familiares para realização de cuidados ao paciente integrante do Programa de Gerenciamento de Idosos Crônicos.". 2014 (XVI Jornada Médica da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora) .
Prêmios
2014
Melhor Poster, Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2022
Santa Casa de Misericordia de Juiz de ForaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenação de Programas de Promoção, Prevenção e Recuperação à Saúde dos beneficiários PLASC. Apropriação das diretrizes da ANS para inscrição, monitoramento e gerenciamento de programas PROMOPREV.Coordenação de equipe multidisciplinar para gerenciamento clínico dos pacientes ingressos nos programas.Idealização, planejamento, criação, desenvolvimento e execução de ações para atendimento dos propósitos existenciais dos programas.Análise de dados e criação de indicadores específicos para monitoramento e avaliação dos programas. Construção de relatórios gerenciais, análise de informações, elaboração de gráficos, tabelas e apresentações, propondo ações de melhoria junto à diretoria da operadora. Atuação direta na criação, planejamento, desenvolvimento e promoção de eventos para público alvo, como desfiles, sarau de poesia, programa de atividade física, oficinas de saúde, e outras atividades laborais que venham contribuir com benefícios anatomo-fisiológicos, cognitivos e sócio-afetivos aos idosos. Interface com profissionais da rede para aperfeiçoamento dos serviços da operadora. Interação com as políticas do sistema de saúde.
2008 - 2014
Núcleo Consultoria e Assessoria LtdaVínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Sócia Gerente
Outras informações:
Consultoria em Gestão de Pessoas a Empresas Públicas e Privadas, realizando processos de recrutamento e seleção por competência de profissionais; levantamento de necessidades e desenvolvimento de treinamentos; desenvolvimento e formação de lideranças e equipes; Planejamento e determinação de objetivos para a área de Gestão de Pessoas em coerência com as estratégias organizacionais; Pesquisa de Clima Organizacional; Gestão de desempenho; Integração de novos profissionais na instituição, inclusive concursados, dentre outras ações de acordo com a realidade organizacional. Realização de eventos institucionais, seminários e workshop in company. Prestação de Serviços aos Consórcios Intermunicipais de Saúde no Estado de Minas Gerais, tendo como objetivo principal treinamento de profissionais da saúde para operacionalização do Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS).
2012 - 2012
Faculdade Estácio de Sá Juiz de ForaVínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações:
Professora da Disciplina Recrutamento e Seleção por Competências no Curso MBA Gestão de Pessoas.
2004 - 2014
Faculdades São Camilo RjVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Cursos de Pós Graduação
Outras informações:
Esta atuação profissional teve por finalidade a venda de cursos, acompanhamento e auxílio às atividades dos Cursos de Pós-Graduação ministrados pela Faculdade São Camilo/RJ em Juiz de Fora e região, primando pelo desenvolvimento de ações de atendimento e relacionamento com corpo discente e docente.
2011 - 2012
Consórcio Intermunicipal de EspecialidadesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Seletista, Carga horária: 20
Outras informações:
Acompanhamento psicológico aos participantes do Grupo de Ostomizados da subsede Bicas/MG, através de reuniões mensais, atendimentos individualizados aos pacientes e familiares, além de realização de visitas domiciliares de acordo com a demanda.
Apoio e suporte ao funcionamento do Sistema Estadual de Transporte em Saúde, juntamente com a gestão avaliando e monitorando a estrutura, processos e resultados dos serviços prestados pelo SETS.
Atuação direta na organização e desenvolvimento das reuniões com Prefeitos e Secretários de Saúde para apresentação de temas e assuntos relevantes à gestão da instituição e municípios.
Assessora em Gestão de Pessoas com ações voltadas ao funcionamento e à efetivação deste Consórcio à microrregião de Bicas e São João Neponucemo, elaborando critérios de atendimento aos usuários, mensurando resultados e monitorando seus efeitos e impactos à saúde da população atendida.
2005 - 2012
Centro Industrial de Juiz de ForaVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações:
Facilitadora dos cursos de formação profissional para micro e pequenas empresas: Secretariado: os novos desafios da profissão; Recrutamento e seleção por competências; Curso de Recepcionista-A importância da recepção na imagem empresarial; Excelência no atendimento - Desenvolvendo competências para atender expectativas; Liderança e trabalho em equipe, dentre outros.
2008 - 2008
Consórcio Intermunicipal de Saúde da M Norte do Rio DoceVínculo: Consultora em Recursos Humanos, Enquadramento Funcional: Autônoma
Outras informações:
Consultoria em Recursos Humanos, selecionando, treinando e desenvolvendo profissionais para implantação do Sistema Estadual de Transporte em Saúde no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião Norte do Rio Doce.
2008 - 2008
Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio São FranciscoVínculo: Consultora em Recursos Humanos, Enquadramento Funcional: Autônoma
Outras informações:
Consultoria em Recursos Humanos, no que tange a realização de processo seletivo, treinamento e desenvolvimento de profissionais, disponibilizados pelos municípios consorciados, para implantação e efetivação do funcionamento do Sistema Estadual de Transporte em Saúde sediado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio São Francisco.
2008 - 2008
Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da M. do Alto Rio GrandeVínculo: Consultora em Recursos Humanos, Enquadramento Funcional: Autônoma
Outras informações:
Consultoria em Recursos Humanos, realizando processo seletivo, treinamento e desenvolvimento de profissionais da saúde, disponibilizados pelos municípios consorciados, para implantação e efetivação do funcionamento do Sistema Estadual de Transporte em Saúde sediado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Grande.
2010 - 2010
Consórcio Intermunicipal do médio ParaopebaVínculo: Consultora em Recursos Humanos, Enquadramento Funcional: Autônoma
Outras informações:
Consultoria em Recursos Humanos, no que tange a realização de processo seletivo, treinamento e desenvolvimento de profissionais, disponibilizados pelos municípios consorciados, para implantação e efetivação do funcionamento do Sistema Estadual de Transporte em Saúde sediado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba. Incluem-se neste programa de formação os profissionais da Estação SUS Betim/MG.
2005 - 2005
JRoberto Com RepresentaçõesVínculo: Consultora Gestão de Pessoas, Enquadramento Funcional: Consultoria
Outras informações:
Recrutamento e seleção de profissionais, avaliação de desempenho, processo de desenvolvimento de lideranças e equipes promovendo sua evolução comportamental para atingir objetivos e metas organizacionais.
2005 - 2006
Restaurante Frango FritoVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações:
Pesquisa de clima organizacional, reuniões motivacionais, desenvolvendo o relacionamento interpessoal entre os colaboradores, acompanhamento de pessoal através de atendimento psicológico individualizado, organização do banco de dados para recrutamento e seleção de profissionais, avaliação de desempenho e pequisa de relacionamento com o cliente. Treinamentos de atendimento ao cliente.
2003 - 2003
Lojas Volpi LtdaVínculo: Consultora em Recursos Humanos, Enquadramento Funcional: Autônoma
Outras informações:
Programa de desenvolvimento do quadro de funcionários através da formação profissional com o Curso Técnicas e Qualidade no Atendimento.
2016 - 2018
Centro Integrado de ApoioVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: autônomo, Carga horária: 4
Outras informações:
Atendimento clínico individual a pessoas maiores de 18 anos de idade.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adriana Mendes Gomes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?