Sandra Samara Pires Farias
Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia- UFBA (2015). Especialização em Libras. Especialização em Educação Especial/ Inclusiva. Graduação em Pedagogia pelo Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras e graduação em Normal Superior pelo Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras (2005) . Atualmente é professora do Instituto Federal da Bahia. Consultora na área de Educação Especial, atuando principalmente na área da deficiência sensorial com ênfase na surdocegueira. Membro do Grupo de Pesquisa GELINE/IFBA e GEINE/UFBA. Foi professora formadora na Plataforma Paulo Freire/UNEB. Foi professora de Sala de Recursos e Técnica em Assuntos Educacionais na Educação Especial na perspectiva Inclusiva, no âmbito da Secretaria de Educação no Município de Barreiras. Foi autora e Coordenadora de projetos de formação continuada da Rede RENAFOR no ambito da DIPEBS/SECADI/MEC. É autora de capítulos de livros, artigos em periódicos e anais de eventos.
Informações coletadas do Lattes em 16/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2013 - 2015
Universidade Federal da Bahia
Título: OS PROCESSOS DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOCEGOS CONGÊNITOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão
Grande área: Ciências Humanas
Especialização em LIBRAS
2009 - 2010
Instituto de Educação Superior Unyahna de Barreiras
Título: Uso da Libras tátil para surdocegos
Especialização em Educação Inclusiva
2008 - 2009
INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS
Título: O Processo de alfabetização da criança surdocega pré-linguística
Orientador: Shirley Maia
Graduação em Normal Superior
2002 - 2005
INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS
Título: A importancia da Família para o desenvolvimento integral da criança surdocega
Formação complementar
2017 - 2018
curso de Formação em Procedimentos Básicos para o Atendimento Educacional E. (Carga horária: 160h). , Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.
2015 - 2015
Aperfeiçoamento nas área de Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial. (Carga horária: 240h). , Associação Educacional para Múltipla Deficiência, AHIMSA- Assoc.Ed, Brasil.
2012 - 2013
Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educaciona. (Carga horária: 180h). , Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia, FACEDE, Brasil.
2011 - 2011
Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especia. (Carga horária: 220h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Interpretação Língua de Sinais/Português. (Carga horária: 80h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2004 - 2004
A aprendizagem através da música - uma proposta pa. (Carga horária: 8h). , Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras, IAESB, Brasil.
2004 - 2004
Psicomotrocidade. (Carga horária: 8h). , Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras, IAESB, Brasil.
1999 - 1999
Aperfeiçoamento para professores da Educação Espec. (Carga horária: 80h). , Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.
1997 - 1997
Libras. (Carga horária: 180h). , Associação Educacional para Múltipla Deficiência, AHIMSA- Assoc.Ed, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
Organização de eventos
FARIAS, S. S. P. ; Neta. L.S . VII Seminário da CAPNE - TEMA: "Educar é um ato de amor e coragem: E hoje em dia, como dizer eu te amo no ambiente escolar?. 2023. (Outro).
FARIAS, S. S. P. . I CONGRESSO BRASILEIRO DE INCLUSÃO ESCOLAR -I CBINE. 2022. (Congresso).
FARIAS, S. S. P. . XIII JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO OESTE BAIANO. 2021. (Outro).
MARTINS. NILZA DA SILVA ; AMARAL. EMILIA KARLA DE ARAÚJO ; FARIAS, S. S. P. . IV SEMANA PEDAGÓGICA DE BARREIRAS E I SEMANA PEDAGÓGICA DE SEABRA. 2021. (Outro).
GALVAO, N. C. S. S. ; FARIAS, S. S. P. . SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ?Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira. 2021. (Congresso).
FARIAS, S. S. P. . I WebEncontro dos Cursos Superiores do IFBA/Campus Barreiras. 2020. (Outro).
FARIAS, S. S. P. . XII JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO OESTE BAIANO. 2020. (Outro).
FARIAS, S. S. P. ; FOGACA, D. . 10ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLOGICA DO OESTE BAIANO. 2018. (Outro).
FARIAS, S. S. P. ; FOGACA, D. ; ALMEIDA, A. . 9ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO OESTE BAIANO. 2017. (Outro).
FARIAS, S. S. P. . I SEMINARIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ACESSO A CIDADANIA. 2017. (Outro).
FARIAS, S. S. P. . II Seminário do NAPNE: Deficiência, Família e Educação, uma parceria necessária para a autonomia da pessoa com deficiência. 2016. (Outro).
FARIAS, S. S. P. ; PIGNATA, G. K. ; Ribeiro. C.C. de A ; TEIXEIRA, C. ; FERNANDES, A. ; SILVA NETO, M. . I Seminário sobre Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior: Políticas r Práticas de Educação Inclusiva. 2016. (Outro).
MIRANDA, T. ; GALVAO, N. C. S. S. ; JESUS, L. T. B. ; FARIAS, S. S. P. . IV CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2014. (Congresso).
SILVA, L. ; GUEDES, G. N. O. ; FARIAS, S. S. P. . VI Jornada Cientifica e Tecnológica do Estado da Bahia. 2014. (Outro).
FARIAS, S. S. P. . VI JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLOGICA DO OESTE BAIANA. 2014. (Outro).
FARIAS, S. S. P. ; Reis. C.A.R . Curso de Formação de Braille e Libras para a Comnunidade Barreirense. 2012. (Outro).
AQUINO, S. T. ; FARIAS, S. S. P. . III FÓRUM DE EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. 2009. (Outro).
FARIAS, S. S. P. . I COLÓQUIO CINTÍFICO DA FACITE. 2009. (Outro).
FARIAS, S. S. P. . PROPOSTA DE AÇÕES E METAS VISANDO A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIENCIA DE SEU MUNICIPIO OU SUA ESCOLA. 2007. (Outro).
FARIAS, S. S. P. . Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. 2004. (Outro).
FARIAS, S. S. P. . I Encontro de Educação Especial do Oeste Baiano. 2001. (Outro).
Participação em eventos
V Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e XXI Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação. Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva para interpretação de Rótulos Alimentícios em LIBRAS. 2024. (Congresso).
Educação Especial Inclusiva: contribuições da Psicologia Escolar. 2023. (Outra).
I Congresso Brasileiro de Inclusão Escolr e II GPEED. 2023. (Congresso).
Mesa-redonda - Assistência Estudantil na EAD. 2023. (Congresso).
Mesa-redonda - O panorama do programa UAB no Nordeste a partir da atuação dos Institutos Federais. 2023. (Outra).
Roda de conversa: Atendimento Educacional Especializado e a Atuação do professor/a da Educação Especial na Rede Federal,. 2023. (Outra).
SANDRA SAMARA PIRES FARIAS.Desafios e possibilidades nas práticas educacionais inclusivas. 2023. (Seminário).
SANDRA SAMARA PIRES FARIAS. 2023. (Seminário).
SANDRA SAMARA PIRES FARIAS. 2023. (Simpósio).
VIII Seminário da CAPNE - TEMA: "Educar é um ato de amor e coragem: E hoje em dia, como dizer eu te amo no ambiente escolar?".Oficina:" Comunicação Tátil: mãos que ouvem, falam e sentem". 2023. (Oficina).
VII Seminário da CAPNE - TEMA: "Educar é um ato de amor e coragem: E hoje em dia, como dizer eu te amo no ambiente escolar?.Adaptação para discentes com deficiência visual e/ou surdocegueira. 2023. (Oficina).
XIV Jornada Científica do Oeste Baiano - JCTOB. 2022. (Outra).
?Direito das pessoas com deficiência e os impactos da Covid-19? nia,.?Relato de uma mãe, por Sandra Farias, Docente de LIBRAS no IFBA?. 2020. (Outra).
CURSO DE LEDOR NA PERSPECTIVA DA AUDIODESCRIÇÃO. 2020. (Outra).
I Encontro Nacional dos Guias-Intérpretes,. 2020. (Outra).
JORNADA SOBRE ENSINO MATEMÁTICA INCLUSIVO. 2019. (Outra).
Encontro pedagógico 2016-IFBA.Educação Especial e Tecnologia Assistiva. 2016. (Outra).
Encontro Pedagógico do IFBA-2016.Educacação Especial e Tecnologia Assistiva. 2015. (Outra).
Fórum de Formação em Educação Inclusiva: Acessibilidade e Universidade.Grupo de trabalho: Surdocegueira. 2015. (Outra).
Fórum de Formação em Educação Inclusiva: Acessibilidade Inclusão na Universidade.Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com surdocegueira. 2015. (Outra).
Fórun de Formação em #Educação Inclusiva: Acessibilidade, Inclusão e Universidade.Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Surdocegueira. 2015. (Outra).
Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão: Desafios, contemporâneos para a cidadania.Acessibilidade: Desafios da educação inclusiva. 2015. (Seminário).
Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e extensão UNEB/DCHF.Gestão para a diversidade sociocultural: desafios da educação inclusiva. 2015. (Seminário).
VIII Jornada científica e tecnológica do oeste baiano: sustentabilidade, ciência e saúde: desafios e possibilidades.A língua brasileira de sinais no contexto da emfermagem. 2015. (Outra).
VII Jornada científica e tecnológica do Oeste Baiano.A língua Brasileira de Sinais no contexto da Enfermagem.. 2015. (Oficina).
Congresso Brasileiro de Educação Especial. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO EM CRIANÇAS COM CEGUEIRA E SURDOCEGUEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTI - See more at: https://proceedings.galoa.com.br/cbee/trabalhos/o_processo_de_construcao_da_comunicacao_em_criancas_com_cegueira_e_surdocegueira_na_educaca. 2014. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Educação Especial. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO EM CRIANÇAS COM CEGUEIRA E SURDOCEGUEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTI - See more at: https://proceedings.galoa.com.br/cbee/trabalhos/o_processo_de_construcao_da_comunicacao_em_criancas_com_cegueira_e_surdocegueira_na_educaca. 2014. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Educação Especial ISSN: 2359-2109 -. A invisibilidade dos alunos surdocegos nos censos oficiais brasileiros: Por quê?. 2014. (Congresso).
Minicurso de Propriedade Intelectual e Redação de Patentes- Noções Báqsicas. 2014. (Outra).
VI Jornada Científica e Tecnológica do Oeste da Bahia.Os processos de ensino e aprendizagem de função afim com o uso de software Geogebra. 2014. (Outra).
VI Jornada Científica e Tecnológica do Oeste da Bahia.Trabalhos científicos orais e posters. 2014. (Outra).
V Fórum Internacional de Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial-. SURDOCEGUEIRA CONGÊNITA-FAMÍLIA-INCLUSÃO: uma combinação possível. 2013. (Congresso).
O atendimento Educacional Comum e Especializado ao Aluno com Surdez.Oficina de LIBRAS. 2010. (Outra).
I COLÓQUIO CIENTIFICO DA FACITE. 2009. (Outra).
I CONFERENCIA MUNICIPAl DE EDUCAÇÃO DESANTA MARIA DA VITORIA.JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INCLUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE. 2009. (Outra).
III FÓRUM DE EDUCAÇÃO DA FACITE. 2009. (Outra).
SEMINÁRIO PARTICULARIDADES DOS DEFICIENTES VISUAIS E DA ESCRITA BRANCA (BRAILLE). 2009. (Seminário).
III Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Insclusiva: Direito à Diversidade.A especificidade do Atendimento ao aluno surdocego. 2008. (Seminário).
IV Seminário regional de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.Atendimento Educacional Especializado para alunos cegos ou baixa-visão. 2008. (Seminário).
SEMINÁRIO TEMÁTICO- DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.EDUCAÇÃO ESPECIAL DA INCLUSÃO A EXCLUSÃO. 2008. (Seminário).
Curso de Formação continuada em Deficiência auditiva.A importância da LIBRAS no processo de Inclusão do aluno com surdez. 2007. (Outra).
I Forum de Educação Inclusiva.A importancia da família no processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais. 2007. (Outra).
Seminário de Capacitação docente de professores do Ensino Religioso.Evolução histórica da deficiência. 2007. (Seminário).
Seminário do curso Normal Superior da Fasb.Aquisição da Linguagem por crianças surdas, cegas e surdacegas. 2007. (Seminário).
Video Conferencia "Direito da pessoas com deficiência". 2007. (Outra).
I Encontro Internacional do Instituto Benjamin Constant: Refletindo sobre a surdocegueira.Refletindo sobre o papel da família do surdocego. 2006. (Encontro).
I Forum de Educação Inclusiva de Serra Dourada.A inclusão do aluno surdo no sistema educacional de ensino. 2006. (Outra).
Seminário Sobre Educação e Surdez. 2006. (Seminário).
X Jornada Pedagógica do Município de São Dsdério.Educação Especial. 2006. (Outra).
I Encontro sobre a prática da inclusão de surdos, cegos e surdocegos da Fundação do Caminho.Famílias- Importância da Associação de Pais e parcerias com Instituições e escolas. 2005. (Encontro).
II Encontro da Bahia sobre Surdocegueira.Familias - Promoção de Direitos. 2005. (Encontro).
III Semana de Educação Especial - Identidade e Diferença: do silencio ao grito na (in)exclusão.Relato de Expreriência: Aprender, fazer, experimentar, desfrutar: como me tornei mâe de uma surdocega. 2005. (Seminário).
II Semana de Educação Especial - Identidade e diferença: do silêncio ao grito na (in) exclusão.Educação Especial: da Exclusão a Inclusão. 2005. (Seminário).
II Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores - Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2005. (Seminário).
Conferênia "A Escola que sempre sonhei". 2004. (Outra).
I Forúm Internacional sobre deficiência múltipla e surdocegueira.Discutindo a surdocegueira : relatos de experiência. 2004. (Outra).
II Congresso de Iniciação Científica e I Encontro de Educação. A importância da brinquedoteca como espaço lúdico para promoção da integração de crianças con necessidades especiais na rede regular de ensino. 2004. (Congresso).
III Encontro Nacional de Famílias e profissionais especializados em surdocegueira. 2004. (Encontro).
V Encontro Nacional de Surdocegos. 2004. (Encontro).
Novos Paradigmas na Inclusão do deficiente visual.A importância da família para o desenvolvimento biopsicossocial do deficiente visual. 2003. (Outra).
I Encontro Estadual de Surdocegueira na Bahia - Construindo Possibilidades.A Educação do Surdocego na Bahia. 2002. (Encontro).
I Encontro Ibero Latino Americano-Surdocegueira:atravessando fronteiras, construindo conhecimentos. 2002. (Encontro).
I Encontro de Educação Especial do Oeste Baiano.Perspectivas Sócio Histórica da Educação Especial. 2001. (Encontro).
II Encontro Nacional de Famílias e Instituições. 2001. (Encontro).
II Seminário de Educação Infantil. 2001. (Seminário).
II Seminário de Educação Infantil do Departamento de Ciências Humanas.A experiencia de ter uma filha surdecega e a relação família-instituição. 2001. (Seminário).
I Simpósio de Usher. 2001. (Simpósio).
IV Encontro nacional de Surdocegos. 2001. (Encontro).
I Encontro Nacional de Famílias. 1998. (Encontro).
I Encontro Nacional de Instituições. 1998. (Encontro).
II Encontro Nacional de Surdocego. 1998. (Encontro).
III Seminário Nacional do INES "Surdez, cidadania e educação". 1998. (Seminário).
Participação em bancas
FARIAS, S. S. P.. O Transtorno do Espectro Autista e a relação com a Matemática,. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia da Bahia.
AQUINO, S. T.;FARIAS, S. S. P.. Formação Continuada do Professor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.. Dificuldade de Leitura e Escrita nas séries Iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.. Avaliação da Aprendizagem nas séries iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.. dos Santos Matos, Jesuino A. Rodrigues,Raimundo J.Refletindo a Indiciplna na Escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.. Sa.Jogos e Brincadeiras na Educação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.. Lopes, Edna C. Lopes, Indiária Souza de Queiroz.O ludico no Contexto Escolar: o prazer de aprender. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.. Lopes, Edna C. Lopes, Indiária Souza de Queiroz.O ludico no Contexto Escolar: o prazer de aprender. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.. Santos, Maria Sonia de M.Carvalho,Roselita C. A. de.O Lúdico na construção da Aprendizagem: um construção peadgógica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.. Cruz, Emilene T. de H.Flor, Vanessa R. F. C. O.O Ludico: Um caminho para superação da diversidade na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.. Oliveira, Mria N.dos Santos, Sirlei S. Olivei.O Ludico na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
AQUINO, S. T.;FARIAS, S. S. P.. dos Santos, Izabel B.de Oliveira,Joana M.dos Santo.O direito de Brincar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.; Nery.Elma Dourado. da Silva, Kelly O.Duarte,Maria A. de Oliveira.Um Olhar Reflexivo sobre avaliação e suas implicações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
AQUINO, S. T.;FARIAS, S. S. P.. de O.Ferreira, Nubia F. Rodrigues,Rejane de S.Correi.A construção da leitura e Escrita nas Séries Iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
AQUINO, S. T.;FARIAS, S. S. P.; Nery.Elma Dourado. Dificuldade de Leitura e Escrita nas Séries Iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
Reis. C.A.R; MIRANDA, J. R.;FARIAS, S. S. P.FARIAS, S. S. P.. Letramento de surdos na perspectiva bilingua. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado da Bahia.
FARIAS, S. S. P.; FIGUEIREDO, M. R.; AQUINO, S. T.. A atuação do professor coordenador no desenvolvimento profissional docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
FARIAS, S. S. P.; FIGUEIREDO, M. R.; AQUINO, S. T.. de.A contribuição do coordenador pedagógico na prática docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.; FIGUEIREDO, M. R.. L. Ataíde, Alliny M.Lucena.Gestão Democrática: as portas abertas para o sucesso educacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
AQUINO, S. T.;FARIAS, S. S. P.; FIGUEIREDO, M. R.. Refletindo a Avaliação da Aprendizagem no processo de alfabetização. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
Pereira. M.F;FARIAS, S. S. P.. Deficiência Intelectual numa perpspectiva inclusiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
Chaves.José O.Teixeira; Santos.M.M;FARIAS, S. S. P.. Coordenação Pedagógica: Educação para a cidadania na escola pública. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
FARIAS, S. S. P.; ALVES. Aurea G.A.; LEÃO. Railda M.. Ressignificando avaliação no ensino-aprendizagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
FARIAS, S. S. P.; BASTOS.Railda Souza; ALVES.Sirleide S.O.; OLIVEIRA.Jussara de S.. Dificuldades de aprendizagem dos alunos das series iniciais do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
FARIAS, S. S. P.; CRUZ.Laurita M.; DOURADO.Silvana R.. Avaliação na educação inclusiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
FARIAS, S. S. P.; FREIRE.Juliana C.; ARAÚJO.Laís D. S.. A importancia das crianças com Síndrome de Down no ensino regular. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.
JESUS.A.DA S.; MOREIRA.S.S;FARIAS, S. S. P.. AQUISIÇÃO DA LINGUA PORTUGUESA ESCRITA NA ESCOLA COMUM PELOS ALUNOS DEFICIENTES AUDITIVOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia.
FARIAS, S. S. P.. Processo seletivo Edital 04 de 27 de fevereiro 2023. 2023. INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA-CAMPUS BARREIRAS.
FARIAS, S. S. P.; FREITAS, M. A. G.; GUEDES, G. N. O.. Concurso Público para Professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. 2013. Instituto Federal da Bahia.
FARIAS, S. S. P.. Concurso público para professor substituto do IFBA-Barreiras. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia da Bahia.
Orientou
A língua de Sinais Tátil como Comunicação e Inclusão da Pessoa Surdocega; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Inclusiva) - Instituto de Pesquisa e Extenção; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
Um olhar reflexivo sobre avaliação e suas implicações no ensino aprendizagem; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
O Lúdico: o caminho para superação da diversidade na educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
O LUDICO: um caminho para superação da diversidade na Educação Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
O LUDICO: Um caminho para superação da diversidade na Educação Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS SERIES INICIAIS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS SERIES INICIAIS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS SERIES INICIAIS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
O LUDICO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM: Uma ação pedagógica criativa; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
O LUDICO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM: Uma ação pedagógica criativa; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
Almeida de Oliveira; O LUDICO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM: Uma ação pedagógica criativa; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
Um olhar reflexivo sobre avaliação e suas implicações no ensino aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
Um olhar reflexivo sobre avaliação e suas implicações no ensino aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
de Jesus, Ednal B; da Cruz,Minervina M; Santana; Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
Dificuldades de Aprendizagem nas séries iniciais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
Deficiência Intelectual num perpesctiva inclusiva; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
Dificuldade de Aprendizagem dos aluno das séries iniciais do ensino fundamental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
Avaliação na Educação Inclusiva; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
A criança com Sindrome de Dawn no ensino regular; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;
Produções bibliográficas
-
JANINNE PIRES FARIAS ; FARIAS, S. S. P. . JANINNE A UNIVERSITY STUDENT WHO WAS BORN DEAFBLIND. REVIEW , v. 464, p. 03-15, 2020.
-
REIS, A. R. S. ; FARIAS, S. S. P. . A língua de Sinais Tátil como Comunicação e Inclusão da Pessoa Surdocega. Portal de Educação , v. 00, p. 00, 2012.
-
FARIAS, S. S. P. ; MAIA, S. R. . O Surdocego e o paradigma de inclusão. Inclusão (Brasília) , v. 1, p. 26-29, 2007.
-
ANDRADE.M.S.A. de ; PACHECO. M.L ; FARIAS, S. S. P. . Pessoas com deficiência rumo ao processo de Inclusão na Educação Superior. Revista Conquer , v. 1, p. 1, 2006.
-
FARIAS, S. S. P. ; FALKOSKI, F. C. (Org.) ; MAIA, S. R. (Org.) ; Novais. L.S.N (Org.) ; BRASIL, W. A. (Org.) . Conhecendo a Surdoceguira e a Deficiência Múltipla Sensorial :Teoria e Prática - volume 2. 1. ed. São Paulo: Instituto Ahimsa, 2024. v. 02. 231p .
-
FARIAS, S. S. P. . Cohecendo a Surdocegueira e a Deficiência Multipla Sensorial: teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Instituto Ahimsa, 2024. v. 01.
-
FARIAS, S. S. P. ; QUEIROZ, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de ; SILVA, M. H. C. ; SILVA, M. C. C. C. ; OLIVEIRA, A. N. ; GALVAO, N. C. S. S. ; SANTOS, A. P. ; SILVA, M. S. ; TEIXEIRA, E. R. ; CAZUMBA, J. G. S. . GUIA DE APRESENTAÇÃO ACESSÍVEL (RECURSO ELETÔNICO). 1. ed. Salvador: UFBA, 2021. v. 01. 20p .
-
QUEIROZ, F. (Org.) ; LIMA, E. (Org.) ; FARIAS, S. S. P. (Org.) . Livro audiovisual Cosmos para o Ensino Básico (Audiodescrição roteiro). 1. ed. Natal: UFRN, 2021. v. 01.
-
FARIAS, S. S. P. ; FALKOSKI, F. C. ; MAIA, S. R. ; FARIAS. J.P ; Araóz. S.M.M . OS IMPACTOS DA COVID-19 NA VIDA DAS PESSOAS COM SURDOCEGUEIRA. In: Francisco Ricardo Lins V.Malo; Erica Simony F. M. Guerra; Margareth Maciel F.D.Furtado. (Org.). EDUCAÇÃO SUPERIOR INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE: reflexões contemporâneas. 1ed.Campos de Goytacazes: Encontrgrafia Editora, 2021, v. 01, p. 03-306.
-
FARIAS, S. S. P. ; CUNHA. D.A ; FARIAS, J. P. . Construindo a Inclusão de uma estudante surdocega na Educação Superior. In: Antonilma Santos Almeida Castro; Ednalma Rosa Oliveiira Bastos; Zenilda Fonseca de Jesus Souza. (Org.). Educação Inclusiva Formação e Experiências. 01ed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2020, v. 01, p. 9-390.
-
FARIAS, S. S. P. ; FARIAS, J. P. . JANINNE A UNIVERSITY STUDENT WHO WAS BORN DEAFBLIND. DBI THE MAGAZINE OF DEAFBLIND INTERNATIONAL, DBI INTERNATIONAL, p. 40 - 44, 24 abr. 2020.
-
FARIAS, S. S. P. . Duas Vezes Feliz. Jornal o Toque: Mãos que falam, São Paulo, p. 01 - 04, 02 out. 2000.
-
FARIAS, S. S. P. ; WAN-DALL JUNIOR, O. A. ; STERN, D. H. S. . Feira Livre de Barreiras: diretrizes projetuais para inclusão socioespacial das pessoas com deficiência. In: IV Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Eudação Profissional Tecnológics, 2024, Natal. Anais do IV Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior. NATAL: SEDIS-UFRN, 2024. v. 01. p. 1280-1294.
-
FARIAS, S. S. P. ; FARIAS. J.P . SURDOCEGUEIRA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. In: 10º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAçãO ESPECIAL, 2023, São Carlos. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Paulo: Galoá, 2023. v. 1. p. 40-55.
-
FARIAS, S. S. P. ; MAIA, S. R. ; FALKOSKI, F. C. . Formação Continuada de Professores no Brasil. In: III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia., 2022, on-line. Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. meio digital: Even3, 2022. v. 03.
-
FARIAS, S. S. P. ; ALMEIDA. R . F ; MONROY, Y. M ; BATISTA, E. A. C. . ACESSIBILIDADE NA EVACUAÇÃO DE EDIFICAÇÕES NA OCORRÊNCIA DE INCÊNDIO: UM MINI-REVIEW DE PROPOSTAS ADAPTÁVEIS À INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FARIAS, S. S. P. . ACESSIBILIDADE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, S. S. P. ; Novaes.L. da S.N ; BRASIL, W. A. . Acessibilidade nos Cursos de Formação em Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FARIAS, S. S. P. . III SEMANA CIENTÍFICA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS : Formação Profissional e Trabalho-Saberes e Sentidos e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO SOCIEDADE E TRABALHO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, S. S. P. ; GALVAO, N. C. S. S. ; JESUS, L. T. B. . A invisibilidade dos alunos surdocegos nos censos oficiais brasileiros: Por quê?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIAS, S. S. P. ; GALVAO, N. C. S. S. ; JESUS, L. T. B. . O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO EM CRIANÇAS COM CEGUEIRA E SURDOCEGUEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIAS, S. S. P. ; GALVAO, N. C. S. S. ; JESUS, L. T. B. . A CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO: CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS SENSORIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL,. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIAS, S. S. P. . I Seminário de Educação Inclusiva de Santa Maria da Vitória. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIAS, S. S. P. . Atendimento Educacional Especializado para alunos cegos ou baixa-visão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIAS, S. S. P. . A especificidade do atendimento ao aluno surdocego. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIAS, S. S. P. . A Importancia da familia no processo de Inclusao dos alunos com necessidades especiais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, S. S. P. . A importância da Libras no processo de inclusão do aluno com surdez. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, S. S. P. . Aquisição da linguagem por crianças surdas, cegas e surdocegas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIAS, S. S. P. . Evolução histórica da deficiência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIAS, S. S. P. . Refletindo sobre o papel da família do surdocego. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, S. S. P. . A inclusão do aluno surdo no sistema educacional de ensino. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, S. S. P. . Famílias - Importância da Associação de Pais e Parcerias com Instituições e Escolas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, S. S. P. . Famílias - Promoção de direitos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, S. S. P. . Relato de Experiência: Aprender, fazer,experimentar, desfrutar: como me tornei mãe de uma surdocega. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIAS, S. S. P. . A importância da brinquedoteca como espaço lúdico para promoção da integração de crianças com necessidades especiais na rede regular de ensino. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIAS, S. S. P. . A experiência de ter uma filha surdocega e a relação família-instituição. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIAS, S. S. P. . Perspectivas Sócio-históricas da Educação Especial. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, S. S. P. ; Andrade,M. S. A de ; PACHECO, M. L. . Pessoas com Deficiência rumo ao processo de Inclusão na Educação Superior 2005 (Educação).
Outras produções
FARIAS, S. S. P. . Comissão Científica do III CONGRESSO NACIONAL DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO TÉCNICA TECNOLÓGICA. 2021.
FARIAS, S. S. P. ; Novaes.L. da S.N ; TEIXEIRA, M. F. . OFICINA DE MÚSICA EM LIBRAS. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FARIAS, S. S. P. ; Novaes.L. da S.N . VIII Jornada científica e tecnológica do oeste baiano: sustentabilidade, ciência e saúde: desafios e possibilidades.A língua brasileira de sinais no contexto da enfermagem.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FARIAS, S. S. P. . Curso de Formação Inicial dos Alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado. 2011. .
Reis. C.A.R ; FARIAS, S. S. P. . O ATENDIMENTO EDUCACIONAL COMUM E ESPECIALIZADO DO ALUNO COM SURDEZ. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FARIAS, S. S. P. ; OLIVEIRA, L. D. . IV FACITE CIDADÃ. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Reis. C.A.R ; FARIAS, S. S. P. . O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DAPESSOA COM SURDEZ/LIBRAS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FARIAS, S. S. P. . O Atendimento Educacional da Pessoa com Surdez\LIBRAS. 2009. .
FARIAS, S. S. P. . III FÓRUM DE EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE CIENCIA,TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. 2009. .
FARIAS, S. S. P. ; Reis. C.A.R . O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA PESSOA COM SURDEZ. 2009. .
FARIAS, S. S. P. . Curso de Formação de Professores em LIBRAS. 2008. .
FARIAS, S. S. P. . FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. 2008. .
FARIAS, S. S. P. . Aspectos Gerais da Surdocegueira. 2007. .
FARIAS, S. S. P. . Aspectos Gereais da Surdocegueira Pós-Linguística. 2007. .
FARIAS, S. S. P. . Curso LIBRAS Básico. 2007. .
FARIAS, S. S. P. . Desenvolvimento e Competencias para inclusão do aluno surdo. 2006. .
FARIAS, S. S. P. . Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2006. .
FARIAS, S. S. P. . Perspectiva sócio-históricas da Educação Especial: diferenças e preconceitos na sala de aula. 2000. .
FARIAS, S. S. P. . Perspectiva sócio-históricas da Educação Especial:diferenças e preconceitos na sala de aula. 2000. .
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Desenvolvimento de tecnologia assistiva para interpretação de rótulos alimentícios em LIBRAS., Descrição: O movimento político das pessoas com deficiência, classifica a acessibilidade como um dos mais importantes desafios para o século XXI, a comunicação em Libras e a Tecnologia Assistiva é um desses desafios. Nessa perspectiva, e pensando em contribuir para melhorar o acesso comunicacional dos consumidores surdos junto a indústria alimentícia, esse estudo tem, por objetivo, promover maior acessibilidade e inclusão às pessoas com surdez.. É proposto um aplicativo que interprete para a Língua Brasileira de Sinais as principais informações contidas nas embalagens de produtos alimentícios. O acesso a essas informações podem orientar o consumidor sobre as substâncias presentes naquele determinado alimento, auxiliando, assim, nas dietas e restrições alimentares da pessoa surda.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sandra Samara Pires Farias - Coordenador / Silvana Santos Amorim - Integrante / Kaline Benevides Santana - Integrante / Victor Hugo Santos Pinto - Integrante.
-
2013 - Atual
OS PROCESSOS DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOCEGOS CONGÊNITOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Descrição: Este trabalho trata dos processos de inclusão dos alunos surdocegos pré-linguísticos na Educação Básica. A surdocegueira refere-se à condição do déficit simultâneo da audição e da visão. A combinação destes leva a uma privação dos dois sentidos responsáveis pela recepção de informações à distância de modo temporal, direcional e simbólica. Portanto, é uma deficiência singular que apresenta perdas auditivas e visuais concomitantemente em diferentes graus. Esta condição, leva a pessoa surdocega a desenvolver diferentes formas de comunicação para entender e interagir com as pessoas e o meio ambiente, proporcionando-lhes o acesso à informação, educação e uma vida social de qualidade. O objetivo central foi de investigar as narrativas dos processos educacionais de alunos surdocegos relacionando-as com as garantias dos direitos educacionais na Educação Básica. No Brasil, as pesquisas sobre surdocegueira têm sido realizadas por professores especialistas nessas áreas em universidades de diferentes Estados e por discentes em Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. Entretanto, constituem um número bastante reduzido se comparado à quantidade de trabalhos voltados para a pesquisa de outras deficiências sensoriais. É importante salientar que a grande maioria das pesquisas acerca da surdocegueira fazem abordagens sob a perspectiva das famílias e dos profissionais. Diferentemente, este estudo fez abordagem sob a perspectiva das pessoas surdocegas, e ouviu a ?voz? dos alunos com surdocegueira pré-linguística através da narrativa da sua história de vida acadêmica. Participaram deste estudo dois alunos com surdocegueira pré-linguística, que cursam e\ou cursaram o ensino médio em escolas de ensino regular localizadas no estado da Bahia. O estudo constituiu-se como uma pesquisa qualitativa com abordagem do tipo de história de vida para através das suas narrativas, buscar nas memorias dos pesquisados a história da construção de suas itinerâncias de inclusão educacional. Foi utilizada como instrumentos de coleta de dados a entrevista narrativa , filmada com uma questões geradora para que eles possam discorrer sobre sua trajetória de inclusão na educação básica com mais liberdade e espontaneidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Sandra Samara Pires Farias - Integrante / Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2018 - 2019
Metrô Libras, Descrição: Desenvolvimento de aplicativo para interpretação em libras das informação dadas no metrô. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sandra Samara Pires Farias - Coordenador / Aurea Gabriela Moura Gumes - Integrante / Tiago Freitas de Souza - Integrante.
Prêmios
2024
Romeu Sassacki, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
2007
HONRA AO MÉRITO PELOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS A CAUSA HUMANA, DEDICANDO-SE AO SURDOCEGO, GRUPO BRASIL DE APOIO AO SURDOCEGO E AO MÚLTIPLO DEFICIENTE SENSORIAL.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia da Bahia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia -IFBA/Barreiras. , Rua Gileno de Sá Oliveira, Recanto dos Pássaros, 47808006 - Barreiras, BA - Brasil, Telefone: (077) 36129650, Fax: (077) 36129650
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade Federal da BahiaVínculo: Grupo de Pesquisa GEINE, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
2012 - Atual
Instituto Federal da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Atividades
-
12/2012
Pesquisa e desenvolvimento, IFBA - Campus Barreiras.Linhas de pesquisa
2010 - 2012
Faculdade de Ciencia, Tecnologia e EducaçãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Estudos e Ensino de História, Carga horária: 75
2010 - 2012
Faculdade de Ciencia, Tecnologia e EducaçãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Educação de Jovens e Adultos, Carga horária: 60
2010 - 2012
Faculdade de Ciencia, Tecnologia e EducaçãoVínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor Estudos do Ensino de História, Carga horária: 20
2010 - 2012
Faculdade de Ciencia, Tecnologia e EducaçãoVínculo: professor, Enquadramento Funcional: Porfessora Gestão de Processos Educacionais, Carga horária: 20
2010 - 2012
Faculdade de Ciencia, Tecnologia e EducaçãoVínculo: professora, Enquadramento Funcional: Professora Lingua brasileira de sinais, Carga horária: 20
2010 - 2012
Faculdade de Ciencia, Tecnologia e EducaçãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor LIBRAS, Carga horária: 20
2010 - 2012
Faculdade de Ciencia, Tecnologia e EducaçãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Gestão de Processos Educacionais, Carga horária: 20
2010 - 2012
Faculdade de Ciencia, Tecnologia e EducaçãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Estagio Supervisionado III, Carga horária: 20
2010 - 2012
Faculdade de Ciencia, Tecnologia e EducaçãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Educação Especial, Carga horária: 20
2009 - 2012
Faculdade de Ciencia, Tecnologia e EducaçãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora provisória do NUPEX-Nucleo de pe, Carga horária: 20
2009 - 2012
Faculdade de Ciencia, Tecnologia e EducaçãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor diciplina Educação do Campo, Carga horária: 60
2009 - 2012
Faculdade de Ciencia, Tecnologia e EducaçãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Estágio Supervisionado III, Carga horária: 100
2010 - 2012
Faculdade João CalvinoVínculo: Professora pós graduação, Enquadramento Funcional: Professora no curso de pós-graduação, Carga horária: 30
2008 - 2008
INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRASVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora ad hoc, Carga horária: 4
2008 - 2008
INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRASVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
2008 - 2008
INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRASVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária, Carga horária: 20
2003 - 2005
INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRASVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2008 - 09/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LIBRAS-Língua Brasileira de Sinais
-
07/2008 - 08/2008
Estágios , Colégio Municipal Padre Vieira.Estágio realizado, Estágio realizado na Educação Infantil com projeto Literatura Infantil: um caminho para superação da diversidade.
-
03/2003 - 12/2005
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade São Francisco de Barreiras, Faculdade São Francisco de Barreiras.Atividade realizada, Monitora do PROCEDE - Programa de de Atendimento ao aluno com deficiencia.
-
07/2004 - 09/2004
Estágios , Escola Municipal do Parque.Estágio realizado, Estágio realizada na 4ª série do ensino fundamental, numa sala inclusão.
2006 - 2006
Instituto Benjamin ConstantVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Guai-Interprete, Carga horária: 16
1999 - 2004
Prefeitura Municipal de BarreirasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/1999 - 12/2004
Ensino,Disciplinas ministradas, Atendimento Educacional EspeciaIado a alunos com deficiência visual, auditiva e surdocegeuira
2003 - 2015
Santuário Nossa Senhora do Perpétuo SocorroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Interprete de LIBRAS, Carga horária: 1
2005 - 2005
Secretaria Municipal de Educação de BarreirasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente do Setor de Educação Especial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2012
Secretaria Municipal de Educação de BarreirasVínculo: cargo, Enquadramento Funcional: Cargo, Carga horária: 40
2008 - 2012
Universidade do Estado da BahiaVínculo: professora curso extensão, Enquadramento Funcional: projeto, Carga horária: 5
2005 - 2005
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutora de LIBRAS, Carga horária: 20
2020 - Atual
UAB IFBAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 12
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sandra Samara Pires Farias e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?