Sandra Samara Pires Farias

Possui graduação em Normal Superior pelo Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras (2005), graduação em Pedagogia pelo Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras (2008) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2015), Especialização em Educação Inclusiva e Especialização em LIBRAS . Atualmente é professora do Instituto Federal da Bahia no campus Barreiras, participa do Grupo de Pesquisa GEINE da Universidade Federal da Bahia e do Grupo de Pesquisa Nego D'agua do IFBA . Do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de pessoas com Deficiência, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, inclusão, deficiência.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2013 - 2015

Universidade Federal da Bahia
Título: OS PROCESSOS DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOCEGOS CONGÊNITOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA,Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão
Grande área: Ciências Humanas

Especialização em LIBRAS

2009 - 2010

Instituto de Educação Superior Unyahna de Barreiras
Título: Uso da Libras tátil para surdocegos

Especialização em Educação Inclusiva

2008 - 2009

INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS
Título: O Processo de alfabetização da criança surdocega pré-linguística
Orientador: Shirley Maia

Graduação em Pedagogia

2002 - 2008

INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS

Graduação em Normal Superior

2002 - 2005

INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS
Título: A importancia da Família para o desenvolvimento integral da criança surdocega

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2013

Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educaciona. (Carga horária: 180h). , Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia, FACEDE, Brasil.

2011 - 2011

Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especia. (Carga horária: 220h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Interpretação Língua de Sinais/Português. (Carga horária: 80h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2004 - 2004

A aprendizagem através da música - uma proposta pa. (Carga horária: 8h). , Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras, IAESB, Brasil.

2004 - 2004

Psicomotrocidade. (Carga horária: 8h). , Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras, IAESB, Brasil.

1999 - 1999

Aperfeiçoamento para professores da Educação Espec. (Carga horária: 80h). , Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.

1997 - 1997

Libras. (Carga horária: 180h). , Associação Educacional para Múltipla Deficiência, AHIMSA- Assoc.Ed, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FARIAS, S. S. P. ; FOGACA, D. . 10ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLOGICA DO OESTE BAIANO. 2018. (Outro).

FARIAS, S. S. P. ; FOGACA, D. ; ALMEIDA, A. . 9ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO OESTE BAIANO. 2017. (Outro).

FARIAS, S. S. P. . II Seminário do NAPNE: Deficiência, Família e Educação, uma parceria necessária para a autonomia da pessoa com deficiência. 2016. (Outro).

FARIAS, S. S. P. ; PIGNATA, G. K. ; Ribeiro. C.C. de A ; TEIXEIRA, C. ; FERNANDES, A. ; SILVA NETO, M. . I Seminário sobre Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior: Políticas r Práticas de Educação Inclusiva. 2016. (Outro).

MIRANDA, T. ; GALVAO, N. C. S. S. ; JESUS, L. T. B. ; FARIAS, S. S. P. . IV CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2014. (Congresso).

FARIAS, S. S. P. . VI JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLOGICA DO OESTE BAIANA. 2014. (Outro).

SILVA, L. ; GUEDES, G. N. O. ; FARIAS, S. S. P. . VI Jornada Cientifica e Tecnológica do Estado da Bahia. 2014. (Outro).

FARIAS, S. S. P. ; Reis. C.A.R . Curso de Formação de Braille e Libras para a Comnunidade Barreirense. 2012. (Outro).

AQUINO, S. T. ; FARIAS, S. S. P. . III FÓRUM DE EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. 2009. (Outro).

FARIAS, S. S. P. . I COLÓQUIO CINTÍFICO DA FACITE. 2009. (Outro).

FARIAS, S. S. P. . PROPOSTA DE AÇÕES E METAS VISANDO A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIENCIA DE SEU MUNICIPIO OU SUA ESCOLA. 2007. (Outro).

FARIAS, S. S. P. . Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. 2004. (Outro).

FARIAS, S. S. P. . I Encontro de Educação Especial do Oeste Baiano. 2001. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro pedagógico 2016-IFBA.Educação Especial e Tecnologia Assistiva. 2016. (Outra).

Encontro Pedagógico do IFBA-2016.Educacação Especial e Tecnologia Assistiva. 2015. (Outra).

Fórum de Formação em Educação Inclusiva: Acessibilidade e Universidade.Grupo de trabalho: Surdocegueira. 2015. (Outra).

Fórum de Formação em Educação Inclusiva: Acessibilidade Inclusão na Universidade.Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com surdocegueira. 2015. (Outra).

Fórun de Formação em #Educação Inclusiva: Acessibilidade, Inclusão e Universidade.Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Surdocegueira. 2015. (Outra).

Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão: Desafios, contemporâneos para a cidadania.Acessibilidade: Desafios da educação inclusiva. 2015. (Seminário).

Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e extensão UNEB/DCHF.Gestão para a diversidade sociocultural: desafios da educação inclusiva. 2015. (Seminário).

VIII Jornada científica e tecnológica do oeste baiano: sustentabilidade, ciência e saúde: desafios e possibilidades.A língua brasileira de sinais no contexto da emfermagem. 2015. (Outra).

VII Jornada científica e tecnológica do Oeste Baiano.A língua Brasileira de Sinais no contexto da Enfermagem.. 2015. (Oficina).

Congresso Brasileiro de Educação Especial. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO EM CRIANÇAS COM CEGUEIRA E SURDOCEGUEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTI - See more at: https://proceedings.galoa.com.br/cbee/trabalhos/o_processo_de_construcao_da_comunicacao_em_criancas_com_cegueira_e_surdocegueira_na_educaca. 2014. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Educação Especial. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO EM CRIANÇAS COM CEGUEIRA E SURDOCEGUEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTI - See more at: https://proceedings.galoa.com.br/cbee/trabalhos/o_processo_de_construcao_da_comunicacao_em_criancas_com_cegueira_e_surdocegueira_na_educaca. 2014. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Educação Especial ISSN: 2359-2109 -. A invisibilidade dos alunos surdocegos nos censos oficiais brasileiros: Por quê?. 2014. (Congresso).

Minicurso de Propriedade Intelectual e Redação de Patentes- Noções Báqsicas. 2014. (Outra).

VI Jornada Científica e Tecnológica do Oeste da Bahia.Trabalhos científicos orais e posters. 2014. (Outra).

VI Jornada Científica e Tecnológica do Oeste da Bahia.Os processos de ensino e aprendizagem de função afim com o uso de software Geogebra. 2014. (Outra).

V Fórum Internacional de Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial-. SURDOCEGUEIRA CONGÊNITA-FAMÍLIA-INCLUSÃO: uma combinação possível. 2013. (Congresso).

O atendimento Educacional Comum e Especializado ao Aluno com Surdez.Oficina de LIBRAS. 2010. (Outra).

I COLÓQUIO CIENTIFICO DA FACITE. 2009. (Outra).

I CONFERENCIA MUNICIPAl DE EDUCAÇÃO DESANTA MARIA DA VITORIA.JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INCLUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE. 2009. (Outra).

III FÓRUM DE EDUCAÇÃO DA FACITE. 2009. (Outra).

SEMINÁRIO PARTICULARIDADES DOS DEFICIENTES VISUAIS E DA ESCRITA BRANCA (BRAILLE). 2009. (Seminário).

III Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Insclusiva: Direito à Diversidade.A especificidade do Atendimento ao aluno surdocego. 2008. (Seminário).

IV Seminário regional de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.Atendimento Educacional Especializado para alunos cegos ou baixa-visão. 2008. (Seminário).

SEMINÁRIO TEMÁTICO- DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.EDUCAÇÃO ESPECIAL DA INCLUSÃO A EXCLUSÃO. 2008. (Seminário).

Curso de Formação continuada em Deficiência auditiva.A importância da LIBRAS no processo de Inclusão do aluno com surdez. 2007. (Outra).

I Forum de Educação Inclusiva.A importancia da família no processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais. 2007. (Outra).

Seminário de Capacitação docente de professores do Ensino Religioso.Evolução histórica da deficiência. 2007. (Seminário).

Seminário do curso Normal Superior da Fasb.Aquisição da Linguagem por crianças surdas, cegas e surdacegas. 2007. (Seminário).

Video Conferencia "Direito da pessoas com deficiência". 2007. (Outra).

I Encontro Internacional do Instituto Benjamin Constant: Refletindo sobre a surdocegueira.Refletindo sobre o papel da família do surdocego. 2006. (Encontro).

I Forum de Educação Inclusiva de Serra Dourada.A inclusão do aluno surdo no sistema educacional de ensino. 2006. (Outra).

Seminário Sobre Educação e Surdez. 2006. (Seminário).

X Jornada Pedagógica do Município de São Dsdério.Educação Especial. 2006. (Outra).

I Encontro sobre a prática da inclusão de surdos, cegos e surdocegos da Fundação do Caminho.Famílias- Importância da Associação de Pais e parcerias com Instituições e escolas. 2005. (Encontro).

II Encontro da Bahia sobre Surdocegueira.Familias - Promoção de Direitos. 2005. (Encontro).

III Semana de Educação Especial - Identidade e Diferença: do silencio ao grito na (in)exclusão.Relato de Expreriência: Aprender, fazer, experimentar, desfrutar: como me tornei mâe de uma surdocega. 2005. (Seminário).

II Semana de Educação Especial - Identidade e diferença: do silêncio ao grito na (in) exclusão.Educação Especial: da Exclusão a Inclusão. 2005. (Seminário).

II Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores - Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2005. (Seminário).

Conferênia "A Escola que sempre sonhei". 2004. (Outra).

I Forúm Internacional sobre deficiência múltipla e surdocegueira.Discutindo a surdocegueira : relatos de experiência. 2004. (Outra).

II Congresso de Iniciação Científica e I Encontro de Educação. A importância da brinquedoteca como espaço lúdico para promoção da integração de crianças con necessidades especiais na rede regular de ensino. 2004. (Congresso).

III Encontro Nacional de Famílias e profissionais especializados em surdocegueira. 2004. (Encontro).

V Encontro Nacional de Surdocegos. 2004. (Encontro).

Novos Paradigmas na Inclusão do deficiente visual.A importância da família para o desenvolvimento biopsicossocial do deficiente visual. 2003. (Outra).

I Encontro Estadual de Surdocegueira na Bahia - Construindo Possibilidades.A Educação do Surdocego na Bahia. 2002. (Encontro).

I Encontro Ibero Latino Americano-Surdocegueira:atravessando fronteiras, construindo conhecimentos. 2002. (Encontro).

I Encontro de Educação Especial do Oeste Baiano.Perspectivas Sócio Histórica da Educação Especial. 2001. (Encontro).

II Encontro Nacional de Famílias e Instituições. 2001. (Encontro).

II Seminário de Educação Infantil. 2001. (Seminário).

II Seminário de Educação Infantil do Departamento de Ciências Humanas.A experiencia de ter uma filha surdecega e a relação família-instituição. 2001. (Seminário).

I Simpósio de Usher. 2001. (Simpósio).

IV Encontro nacional de Surdocegos. 2001. (Encontro).

I Encontro Nacional de Famílias. 1998. (Encontro).

I Encontro Nacional de Instituições. 1998. (Encontro).

II Encontro Nacional de Surdocego. 1998. (Encontro).

III Seminário Nacional do INES "Surdez, cidadania e educação". 1998. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Adailma Oliveira dos Santos;Marcia Ferreira Neves

AQUINO, S. T.;FARIAS, S. S. P.. Formação Continuada do Professor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Ailton Rocha Brandão

FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.. Dificuldade de Leitura e Escrita nas séries Iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Ana Moura dos Santos, Ileusa Costa da Silva, Valdira da Paz

FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.. Avaliação da Aprendizagem nas séries iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Denilde T

FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.. dos Santos Matos, Jesuino A. Rodrigues,Raimundo J.Refletindo a Indiciplna na Escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Divani Maria de Jesus, Ednal Barbosa da Cruz, Minervina M

FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.. Sa.Jogos e Brincadeiras na Educação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Ediane C

FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.. Lopes, Edna C. Lopes, Indiária Souza de Queiroz.O ludico no Contexto Escolar: o prazer de aprender. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Ediane C

FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.. Lopes, Edna C. Lopes, Indiária Souza de Queiroz.O ludico no Contexto Escolar: o prazer de aprender. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Eliete N

FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.. Santos, Maria Sonia de M.Carvalho,Roselita C. A. de.O Lúdico na construção da Aprendizagem: um construção peadgógica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Edimaze de O

FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.. Cruz, Emilene T. de H.Flor, Vanessa R. F. C. O.O Ludico: Um caminho para superação da diversidade na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Epaminondas E

FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.. Oliveira, Mria N.dos Santos, Sirlei S. Olivei.O Ludico na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Evanice C

AQUINO, S. T.;FARIAS, S. S. P.. dos Santos, Izabel B.de Oliveira,Joana M.dos Santo.O direito de Brincar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Josefina R

FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.; Nery.Elma Dourado. da Silva, Kelly O.Duarte,Maria A. de Oliveira.Um Olhar Reflexivo sobre avaliação e suas implicações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Maria A

AQUINO, S. T.;FARIAS, S. S. P.. de O.Ferreira, Nubia F. Rodrigues,Rejane de S.Correi.A construção da leitura e Escrita nas Séries Iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Zilma de Oliveira Ramos

AQUINO, S. T.;FARIAS, S. S. P.; Nery.Elma Dourado. Dificuldade de Leitura e Escrita nas Séries Iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Ana Lucia Ribeiro Dantas

Reis. C.A.R; MIRANDA, J. R.;FARIAS, S. S. P.FARIAS, S. S. P.. Letramento de surdos na perspectiva bilingua. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Fátima Alves das Neves da Cruz

FARIAS, S. S. P.; FIGUEIREDO, M. R.; AQUINO, S. T.. A atuação do professor coordenador no desenvolvimento profissional docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Maria Helena de S Castro,Sidéia Adriana B Alves,Silvana O

FARIAS, S. S. P.; FIGUEIREDO, M. R.; AQUINO, S. T.. de.A contribuição do coordenador pedagógico na prática docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Glaziane S de Carvalho,Daiana M

FARIAS, S. S. P.; AQUINO, S. T.; FIGUEIREDO, M. R.. L. Ataíde, Alliny M.Lucena.Gestão Democrática: as portas abertas para o sucesso educacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Maria de Lourdes Preira de Souza,Luzeni Pereira de Souza

AQUINO, S. T.;FARIAS, S. S. P.; FIGUEIREDO, M. R.. Refletindo a Avaliação da Aprendizagem no processo de alfabetização. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Marilene Francisca Pereira

Pereira. M.F;FARIAS, S. S. P.. Deficiência Intelectual numa perpspectiva inclusiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: José Olione Teixeira Chaves

Chaves.José O.Teixeira; Santos.M.M;FARIAS, S. S. P.. Coordenação Pedagógica: Educação para a cidadania na escola pública. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Aurea Gomes de Araújo Alves

FARIAS, S. S. P.; ALVES. Aurea G.A.; LEÃO. Railda M.. Ressignificando avaliação no ensino-aprendizagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Jussara de Souza Oliveira

FARIAS, S. S. P.; BASTOS.Railda Souza; ALVES.Sirleide S.O.; OLIVEIRA.Jussara de S.. Dificuldades de aprendizagem dos alunos das series iniciais do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Laurita Matos da Cruz

FARIAS, S. S. P.; CRUZ.Laurita M.; DOURADO.Silvana R.. Avaliação na educação inclusiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: Julana Carvalho Freire

FARIAS, S. S. P.; FREIRE.Juliana C.; ARAÚJO.Laís D. S.. A importancia das crianças com Síndrome de Down no ensino regular. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.

Aluno: ADILENE DA SILVA DE JESUS E SANDRA DE SOUZA MOREIRA

JESUS.A.DA S.; MOREIRA.S.S;FARIAS, S. S. P.. AQUISIÇÃO DA LINGUA PORTUGUESA ESCRITA NA ESCOLA COMUM PELOS ALUNOS DEFICIENTES AUDITIVOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia.

FARIAS, S. S. P.; FREITAS, M. A. G.; GUEDES, G. N. O.. Concurso Público para Professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. 2013. Instituto Federal da Bahia.

FARIAS, S. S. P.. Concurso público para professor substituto do IFBA-Barreiras. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Teófilo Alves Galvão Filho

GALVÃO FILHO, T. A.. Os processos de inclusão dos alunos com surdocegueira na educação básica. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Teófilo Alves Galvão Filho

GALVÃO FILHO, T. A.. Os processos de inclusão dos alunos surdoscegos pre-linguísticos na educação básica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Rita de Cácia Santos Souza

SOUZA, Rita. C. S.SOUZA, Rita. C. S.; GALVAO, N. C. S. S.;GALVAO FILHO, T. A.PIMENTEL, S. C.. Os processos de inclusão dos alunos surdocegos pré-linguísticos na educação básica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Susana Couto Pimentel

PIMENTEL, S. C.PIMENTEL, S. C.; GALVAO, N. C. S. S.; GALVÃO FILHO, T. A.; BORDAS, M. A. G.; MAIA, S. R.. Os processos de inclusão dos alunos com surdocegueira na educação básica. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Susana Couto Pimentel

PIMENTEL, S. C.PIMENTEL, S. C.; GALVÃO FILHO, T. A.; SOUZA, R. C. S.. Os processos de inclusão dos alunos surdocegos pré-linguísticos na educação básica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

ANDREIA REGO DA SILVA REIS

A língua de Sinais Tátil como Comunicação e Inclusão da Pessoa Surdocega; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Inclusiva) - Instituto de Pesquisa e Extenção; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Josefina Rodrigues da Silva

Um olhar reflexivo sobre avaliação e suas implicações no ensino aprendizagem; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Emilene Torres de Holanda Flor

O Lúdico: o caminho para superação da diversidade na educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Edimazae Oliveira da Cruz

O LUDICO: um caminho para superação da diversidade na Educação Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Vanessa Rayanne Fraga Camelo Oliveira

O LUDICO: Um caminho para superação da diversidade na Educação Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Epaminondas Emidio de Oliveira

O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Maria Neves dos Santos

O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Sirlei Silva de Oliveira

O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Ana Moura dos Santos

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS SERIES INICIAIS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Valdira da Paz Dourado

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS SERIES INICIAIS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Eliete Nascimento Santos

O LUDICO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM: Uma ação pedagógica criativa; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Maria Sonia de Moura Carvalho

O LUDICO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM: Uma ação pedagógica criativa; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Roselita C

Almeida de Oliveira; O LUDICO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM: Uma ação pedagógica criativa; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Kelly Oliverida Duarte

Um olhar reflexivo sobre avaliação e suas implicações no ensino aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Maria Aparecida de Oliveira

Um olhar reflexivo sobre avaliação e suas implicações no ensino aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Divani M

de Jesus, Ednal B; da Cruz,Minervina M; Santana; Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Ileusa Costa da Silva

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS SERIES INICIAIS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Marilene Francisca Pereira

Dificuldades de Aprendizagem nas séries iniciais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Mailene Francisca Pereia

Deficiência Intelectual num perpesctiva inclusiva; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Jussara de Souza Oliveira

Dificuldade de Aprendizagem dos aluno das séries iniciais do ensino fundamental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Laurita Matos Cruz

Avaliação na Educação Inclusiva; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Juliana Carvalho Freire

A criança com Sindrome de Dawn no ensino regular; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação; Orientador: Sandra Samara Pires Farias;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Tadeu Cavalcante Reis

A trajetória de vida: uma pessoa surdocega pré-linguistica rumo ao seu processo de autonomia plena; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Inclusiva) - Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras; Orientador: Tadeu Cavalcante Reis;

NELMA DE CÁSSIA SILVA SANDES GALVÃO

OS PROCESSOS DE INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOCEGOS CONGÊNITO NA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2012 REIS, A. R. S. ; FARIAS, S. S. P. . A língua de Sinais Tátil como Comunicação e Inclusão da Pessoa Surdocega. Portal de Educação , v. 00, p. 00, 2012.

  • 2007 FARIAS, S. S. P. ; MAIA, S. R. . O Surdocego e o paradigma de inclusão. Inclusão (Brasília) , v. 1, p. 26-29, 2007.

  • 2006 ANDRADE.M.S.A. de ; PACHECO. M.L ; FARIAS, S. S. P. . Pessoas com deficiência rumo ao processo de Inclusão na Educação Superior. Revista Conquer , v. 1, p. 1, 2006.

  • FARIAS, S. S. P. . Duas Vezes Feliz. Jornal o Toque: Mãos que falam, São Paulo, p. 01 - 04, 02 out. 2000.

  • FARIAS, S. S. P. . III SEMANA CIENTÍFICA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS : Formação Profissional e Trabalho-Saberes e Sentidos e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO SOCIEDADE E TRABALHO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIAS, S. S. P. ; GALVAO, N. C. S. S. ; JESUS, L. T. B. . A invisibilidade dos alunos surdocegos nos censos oficiais brasileiros: Por quê?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FARIAS, S. S. P. ; GALVAO, N. C. S. S. ; JESUS, L. T. B. . O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO EM CRIANÇAS COM CEGUEIRA E SURDOCEGUEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FARIAS, S. S. P. ; GALVAO, N. C. S. S. ; JESUS, L. T. B. . A CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO: CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS SENSORIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL,. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FARIAS, S. S. P. . I Seminário de Educação Inclusiva de Santa Maria da Vitória. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FARIAS, S. S. P. . Atendimento Educacional Especializado para alunos cegos ou baixa-visão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FARIAS, S. S. P. . A especificidade do atendimento ao aluno surdocego. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FARIAS, S. S. P. . A importância da Libras no processo de inclusão do aluno com surdez. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FARIAS, S. S. P. . Aquisição da linguagem por crianças surdas, cegas e surdocegas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FARIAS, S. S. P. . Evolução histórica da deficiência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FARIAS, S. S. P. . A Importancia da familia no processo de Inclusao dos alunos com necessidades especiais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FARIAS, S. S. P. . Refletindo sobre o papel da família do surdocego. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FARIAS, S. S. P. . A inclusão do aluno surdo no sistema educacional de ensino. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FARIAS, S. S. P. . Relato de Experiência: Aprender, fazer,experimentar, desfrutar: como me tornei mãe de uma surdocega. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FARIAS, S. S. P. . Famílias - Importância da Associação de Pais e Parcerias com Instituições e Escolas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FARIAS, S. S. P. . Famílias - Promoção de direitos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FARIAS, S. S. P. . A importância da brinquedoteca como espaço lúdico para promoção da integração de crianças com necessidades especiais na rede regular de ensino. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FARIAS, S. S. P. . A experiência de ter uma filha surdocega e a relação família-instituição. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FARIAS, S. S. P. . Perspectivas Sócio-históricas da Educação Especial. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FARIAS, S. S. P. ; Andrade,M. S. A de ; PACHECO, M. L. . Pessoas com Deficiência rumo ao processo de Inclusão na Educação Superior 2005 (Educação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FARIAS, S. S. P. . Curso de Formação Inicial dos Alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado. 2011. .

Reis. C.A.R ; FARIAS, S. S. P. . O ATENDIMENTO EDUCACIONAL COMUM E ESPECIALIZADO DO ALUNO COM SURDEZ. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FARIAS, S. S. P. ; OLIVEIRA, L. D. . IV FACITE CIDADÃ. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Reis. C.A.R ; FARIAS, S. S. P. . O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DAPESSOA COM SURDEZ/LIBRAS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FARIAS, S. S. P. . O Atendimento Educacional da Pessoa com Surdez\LIBRAS. 2009. .

FARIAS, S. S. P. . III FÓRUM DE EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE CIENCIA,TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. 2009. .

FARIAS, S. S. P. ; Reis. C.A.R . O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA PESSOA COM SURDEZ. 2009. .

FARIAS, S. S. P. . Curso de Formação de Professores em LIBRAS. 2008. .

FARIAS, S. S. P. . FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. 2008. .

FARIAS, S. S. P. . Aspectos Gerais da Surdocegueira. 2007. .

FARIAS, S. S. P. . Aspectos Gereais da Surdocegueira Pós-Linguística. 2007. .

FARIAS, S. S. P. . Curso LIBRAS Básico. 2007. .

FARIAS, S. S. P. . Desenvolvimento e Competencias para inclusão do aluno surdo. 2006. .

FARIAS, S. S. P. . Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2006. .

FARIAS, S. S. P. . Perspectiva sócio-históricas da Educação Especial: diferenças e preconceitos na sala de aula. 2000. .

FARIAS, S. S. P. . Perspectiva sócio-históricas da Educação Especial:diferenças e preconceitos na sala de aula. 2000. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    OS PROCESSOS DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOCEGOS CONGÊNITOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Descrição: Este trabalho trata dos processos de inclusão dos alunos surdocegos pré-linguísticos na Educação Básica. A surdocegueira refere-se à condição do déficit simultâneo da audição e da visão. A combinação destes leva a uma privação dos dois sentidos responsáveis pela recepção de informações à distância de modo temporal, direcional e simbólica. Portanto, é uma deficiência singular que apresenta perdas auditivas e visuais concomitantemente em diferentes graus. Esta condição, leva a pessoa surdocega a desenvolver diferentes formas de comunicação para entender e interagir com as pessoas e o meio ambiente, proporcionando-lhes o acesso à informação, educação e uma vida social de qualidade. O objetivo central foi de investigar as narrativas dos processos educacionais de alunos surdocegos relacionando-as com as garantias dos direitos educacionais na Educação Básica. No Brasil, as pesquisas sobre surdocegueira têm sido realizadas por professores especialistas nessas áreas em universidades de diferentes Estados e por discentes em Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. Entretanto, constituem um número bastante reduzido se comparado à quantidade de trabalhos voltados para a pesquisa de outras deficiências sensoriais. É importante salientar que a grande maioria das pesquisas acerca da surdocegueira fazem abordagens sob a perspectiva das famílias e dos profissionais. Diferentemente, este estudo fez abordagem sob a perspectiva das pessoas surdocegas, e ouviu a ?voz? dos alunos com surdocegueira pré-linguística através da narrativa da sua história de vida acadêmica. Participaram deste estudo dois alunos com surdocegueira pré-linguística, que cursam e\ou cursaram o ensino médio em escolas de ensino regular localizadas no estado da Bahia. O estudo constituiu-se como uma pesquisa qualitativa com abordagem do tipo de história de vida para através das suas narrativas, buscar nas memorias dos pesquisados a história da construção de suas itinerâncias de inclusão educacional. Foi utilizada como instrumentos de coleta de dados a entrevista narrativa , filmada com uma questões geradora para que eles possam discorrer sobre sua trajetória de inclusão na educação básica com mais liberdade e espontaneidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Sandra Samara Pires Farias - Integrante / Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

HONRA AO MÉRITO PELOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS A CAUSA HUMANA, DEDICANDO-SE AO SURDOCEGO, GRUPO BRASIL DE APOIO AO SURDOCEGO E AO MÚLTIPLO DEFICIENTE SENSORIAL.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia da Bahia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia -IFBA/Barreiras. , Rua Gileno de Sá Oliveira, Recanto dos Pássaros, 47808006 - Barreiras, BA - Brasil, Telefone: (077) 36129650, Fax: (077) 36129650

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional