Maria Leivanir Peixoto Farias
Graduada em LETRAS pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2002); Especialização no Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2008); Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFRJ (2013); É Professora efetiva da rede Estadual de Ensino, aprovada nos concursos de 2003 e 2013; Atuou na área de Gestão Escolar como Coordenadora Pedagógica; Foi aprovada em seleção para cargo de Diretor e Coordenador Escolar na rede Estadual de Ensino do Ceará, integrando o atual Banco de Gestores Escolares da rede Estadual de Ensino - 2017; Aprovação em seleção para cargo de Diretor e Coordenador Escolar das Escolas de Educação Profissional do Ceará; Atuou durante os anos de 2013 a 2016 como Coordenadora do Núcleo de Ensino e Aprendizagem da Secretaria Municipal da Educação, Ocara - CE. Atuou como Superintendente Escolar nas escolas da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza - SEFOR 3 (2016 - 2018). Atualmente está como Articuladora de Gestão das escolas de Fortaleza da regional da SEFOR 3.
Informações coletadas do Lattes em 10/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
2009 - 2011
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: RESIGNIFICANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA E.E.M. PADRE ARIMATEIA DINIZ
Especialização em LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
2006 - 2008
Universidade Estadual do Ceará
Título: O DESENVOLVIMENTO DE COMPETENCIAS COMUNICATIVAS: REFLEXÕES EM AVALIAÇÕES QUANTITATIVAS
Orientador: VALDINAR CUSTÓDIO FILHO
Formação complementar
2020 - 2020
Programa de Formação Continuada de Professores Itinerários Formativos ? CEN. (Carga horária: 150h). , CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO CEARÁ, CED, Brasil.
2020 - 2020
Calc Para Iniciantes. (Carga horária: 30h). , Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, EGPCE, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em CURSO DE FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2019 - 2019
Curso Básico de Ouvidoria,. (Carga horária: 16h). , Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, EGPCE, Brasil.
2018 - 2018
CURSO COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM. (Carga horária: 120h). , Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará, CED, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação a Distância para Seleção de Avaliadores do Enem 2018. (Carga horária: 93h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 200h). , Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará, CED, Brasil.
2017 - 2018
CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR. (Carga horária: 100h). , CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO CEARÁ, CED, Brasil.
2017 - 2018
CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR ,. (Carga horária: 100h). , Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará, CED, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Capacitação a Distância para Avaliação de Redações do ENEM. (Carga horária: 90h). , Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP, Brasil.
2017 - 2017
GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS DE APRENDIZAGEM. (Carga horária: 88h). , Instituto Unibanco, UNIBANCO ECOLOGI, Brasil.
2013 - 2013
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE OCARA. (Carga horária: 80h). , SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE OCARA, SMEO, Brasil.
2011 - 2011
DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL. (Carga horária: 160h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA, ESAF, Brasil.
2011 - 2011
NOVA REGRA ORTOGRÁFICA. (Carga horária: 20h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA, ESAF, Brasil.
2011 - 2011
ELABORAÇÃO DE PROJETOS. (Carga horária: 40h). , PROINFO INTEGRADO, PROINFO, Brasil.
2009 - 2009
Tecnologias na Educação. (Carga horária: 100h). , Secretaria de Ensino à Distancia - MEC, SED -MEC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em PREVENÇÃO DO DE USO DE DROGAS PARA EDUCADORES. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Organização de eventos
FARIAS, M. L. P. . SEMINÁRIO ESCOLA ESPAÇO DE REFLEXÃO. 2019. (Outro).
FARIAS, M. L. P. . PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2015. (Outro).
FARIAS, M. L. P. . FORMAÇÃO CONTINUADA DO ENSINO FUNDADAMENTAL II. 2014. (Outro).
Participação em eventos
CONEXÃO SEDUC - ESCOLA: ESPAÇO DE REFLEXÃO - CONSTRUINDO REDES DE CUIDADOS E AUTOCUIDADOSDO. 2020. (Seminário).
CONEXÃO SEDUC - GESTÃO DO ENSINO NO CONTEXTO ATUAL: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES. 2020. (Seminário).
Seminário Docentes. 2020. (Seminário).
SEMINÁRIO ESCOLA ESPAÇO DE REFLEXÃO. 2019. (Seminário).
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. 2015. (Outra).
GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. 2015. (Outra).
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇAO. 2015. (Encontro).
X ENCONTRO ESTADUAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ. 2015. (Encontro).
A MELHORIA DA GESTÃO MUNICIPAL PARA CUMPRIR O DIREITO À EDUCAÇÃOO. 2014. (Seminário).
10ª JORNADA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO NORTE E NORDESTE. 2013. (Congresso).
JUSTIÇA COMO EQUIDADE: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS ESCOLARES.. 2013. (Seminário).
SEMINÁRIO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: GESTÃO DE SALA DE AULA. 2013. (Seminário).
IV CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. 2008. (Congresso).
SEMINÁRIO PERMANENTE DE INVESTIGAÇÃO LITERÁRIA. 1999. (Seminário).
SEMINÁRIOS LINGUÍSTICOS. 1999. (Seminário).
XVII JORNADA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE. 1999. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
FARIAS, M. L. P. . UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DIGITAL NA EEM SÃO JOÃO PIAMARTA. In: SEMINÁRIO DOCENTES, 2020, FORTALEZA. SEMINÁRIO DOCENTES, 2020.
-
FARIAS, M. L. P. ; LIDIANE ANDRADE GOMES COSTA ; MARIA ELIZABETH DE CARVALHO CASTRO . UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DIGITAL NA EEM SÃO JOÃO PIAMARTA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Superintendencia das Escolas Estaduais de Fortaleza, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO CEARÁ - SEDUC-CE. , Avenida General Afonso Albuquerque Lima, Cambeba, 60822325 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 30014441
Experiência profissional
2016 - Atual
Secretaria da Educação Básica do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SUPERINTENDENTE ESCOLAR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2016
Secretaria Municipal da Educação de OcaraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE ENSINO E APRENDIZAGE, Carga horária: 40
2003 - 2004
E.E.M. JOSÉ BONIFÁCIOVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2013
E.E.M. PADRE ARIMATÉIA DINIZVínculo: , Enquadramento Funcional: COORDENADORA ESCOLAR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2005 - 2008
LICEU EDSON QUEIROZVínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Leivanir Peixoto Farias e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?