Marilúcia Ronconi
Mestre em Direito Ambiental e Sustentabilidade (Derecho Ambiental y de la Sostenibilidad) pela Universidade de Alicante (UA) - Reino da Espanha (2012). Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) / Conceito 5 CAPES/MEC - Brasil (2013). Possui graduação em Direito pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) - Brasil (2009). Professora na Fundação Universidade do Contestado (UnC), na cidade de Mafra/SC, onde lecionou a matéria de Direito Empresarial II e Direito Penal II nos anos de 2013 e 2014. Foi consultora jurídica do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio Negrinho/SC entre os anos de 2012 e 2017. Exerceu o cargo de Assessora Jurídica da Empresa Municipal de Habitação de São Bento do Sul (EMHAB) no ano de 2017. Foi Assessora Jurídica na Procuradoria do Município de São Bento do Sul/SC entre os anos de 2017 e 2019. Exerceu o cargo de Assessora de Governo na Prefeitura Municipal de São Bento do Sul no ano de 2020. Sócia fundadora do escritório May, Ronconi & Advogados, com sede na cidade de Rio Negrinho/SC, com experiência nas áreas de Direito Público e Privado.
Informações coletadas do Lattes em 07/09/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciência Jurídica
2011 - 2013
Universidade do Vale do Itajaí
Título: POLÍTICA DO DIREITO E PSICOLOGIA JURÍDICA: SUPORTES NAS DECISÕES JUDICIAIS EM CASOS DE APLICAÇÃO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS,Ano de Obtenção: 2013
Josemar Soares.Coorientador: Alexandre Morais da Rosa. Palavras-chave: Psicologia Jurídica; Lei; Juiz; Política do Direito.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Mestrado em Máster en Derecho Ambiental y de la Sostenibilidad
2012 - 2012
Universidad de Alicante
Título: POLÍTICA DO DIREITO E PSICOLOGIA JURÍDICA: SUPORTES NAS DECISÕES JUDICIAIS EM CASOS DE APLICAÇÃO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS,Ano de Obtenção: 2013
Orientador: em Universidad de Alicante ( Josemar Soares)
com Josemar Soares.Coorientador: Alexandre Morais da Rosa. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Graduação em Direito
2005 - 2010
Universidade da Região de Joinville
Título: O Juizado Especial Cível Estadual como forma de Acesso à Justiça e Conciliação como meio de Pacificação Social
Orientador: Loacir Gschwendtner
Formação complementar
2011 - 2011
Diamond. (Carga horária: 38h). , Instituto Você ADEXH Treinamento e Desenvolvimento Humano, INSTITUTO VOCÊ, Brasil.
2010 - 2010
Você ADEXH. (Carga horária: 34h). , Instituto Você ADEXH Treinamento e Desenvolvimento Humano, INSTITUTO VOCÊ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Civil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Teoria Geral do Direito.
Participação em eventos
XVII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. 2017. (Outra).
11 Seminário de Iniciação Científica.A Revogação da Doação em Casos de Ingratidão. 2007. (Seminário).
Participação em bancas
WEBER, Tânia Regina Bauer; MARQUES, Simone dos Reis;RONCONI, M.. A RESPONSABILIDADE CIVIL DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Contestado.
RONCONI, M.; WEBER, Tânia Regina Bauer; MARQUES, Simone dos Reis. OS EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS PARA O EMPREGADO E O EMPREGADOR NA CELEBRAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO POR TEMPO DETERMINADO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Contestado.
RONCONI, M.; MOREIRA, Vlademir Vilanova; MARQUES, Simone dos Reis. DANO MORAL NO CHEQUE PÓS-DATADO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Contestado.
RONCONI, M.; DECOMAIN, P. R.; WACHELESKI, M. P.. A INVESTIGAÇÃO CRIMINAL DIRETA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO NO BRASIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Contestado.
RONCONI, M.; DECOMAIN, P. R.; WACHELESKI, M. P.. TRIBUNAL DO JURI: AS MODIFICAÇÕES TRAZIDAS PELA LEI 11.689/2008. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Contestado.
SILVA, G. J. G.; NEVES, R.B.;RONCONI, M.. Da aplicação da guarda compartilhada frente à dissolução de sociedade familiar não amistosa: adequação ao princípio do melhor interesse da criança.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Vale do Itajaí.
Produções bibliográficas
-
RONCONI, M. . A (DES)GRAÇA DE SER EU NO MUNDO PÓS-MODERNO: os limites impostos à individualidade frente ao discurso capitalista.. Revista Eletrônica Direito e Política , v. 8, p. 453-470, 2013.
-
RONCONI, M. . As exigências das autoridades públicas e o ?desuso? de certas leis. Jornal Perfil, Rio Negrinho, 03 maio 2011.
-
RONCONI, M. ; FUCKNER, Carla Odete Hofmann. . A REVOGAÇÃO DA DOAÇÃO PURA POR INGRATIDÃO EM CASOS DE CRIMES COMETIDOS CONTRA O DOADOR À LUZ DO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO. In: 11 Seminário de Iniciação Científica - SIC, 2007, Joinville. Anais de Resumos - 11 Seminário de Iniciação Científica, 2007.
-
RONCONI, M. . Comentários sobre a Lei Maria da Penha. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RONCONI, M. ; FUCKNER, Carla Odete Hofmann. . A Revogação da Doação Pura por Ingratidão, em Casos de Crimes Cometidos Contra o Doador, à Luz do Código Civil Brasileiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RONCONI, M. . O Juizado Especial Cível Estadual como Forma de Acesso à Justiça e a Conciliação como Meio de Pacificação Social 2009 (Monografia de Conclusão de Curso).
Projetos de pesquisa
-
2006 - 2007
A REVOGAÇÃO DA DOAÇÃO PURA POR INGRATIDÃO, EM CASOS DE CRIMES COMETIDOS CONTRA O DOADOR, À LUZ DO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO, Descrição: A intenção do projeto é ampliar o conhecimento da comunidade acadêmica e da pesquisadora, no desígnio de buscar e identificar os motivos autorizadores da revogação da doação por ingratidão do donatário, especialmente no que diz respeito a aspectos criminais, pois se pretende relacionar uma pesquisa interdisciplinar, ou seja, unir conhecimentos do Direito Civil e do Direito Penal aplicáveis no cotidiano. Por outro lado, pretende-se identificar, também, a especificidade dessa espécie de revogação de doação pois, em princípio, parece não haver necessidade de que haja condenação criminal para se revogar a doação, bastando o comportamento ingrato do donatário, demonstrando no âmbito cível. Objetiva-se com a pesquisa, de forma geral, identificar que, a conduta do donatário com relação ao doador, deve ser de gratidão eterna e não somente até o momento de lhe ser passada a titularidade do bem, o que se traduz num comportamento ético que a sociedade deve ter uma relação a este tipo contratual. Pretende-se, ainda, servir como instrumento de conscientização para tanto, a fim de alertar aos donatários que estes não têm o dever de aceitar um bem doado, mas, uma vez aceito, devem ter um comportamento respeitoso com o doador, sob pena de lhes ser tomado o bem doado, em virtude de sua ingratidão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marilúcia Ronconi - Coordenador / Carla Odete Hofmann Fuckner - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
May Ronconi & Advogados. , Rua Geraldo Bagatoli, Centro, 89295000 - Rio Negrinho, SC - Brasil, Telefone: (47) 36440913
Experiência profissional
2020 - Atual
Prefeitura Municipal de São Bento do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora de Governo, Carga horária: 40
2017 - 2020
Prefeitura Municipal de São Bento do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora Jurídica, Carga horária: 40
2017 - 2017
Empresa Municipal de Habitação de São Bento do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora Jurídica, Carga horária: 40
2010 - 2016
Ronconi AdvogadosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Advogada, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - 2009
Tribunal de Justiça do Estado de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações:
Estágio na Comarca de Rio Negrinho/SC perante o Cartório Cível; Cartório Criminal; Juizado Especial Cível e Criminal. Digitação de audiências e Tribunal do Júri Popular.
2006 - 2007
Universidade da Região de JoinvilleVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
Aluna bolsista pesquisadora.
2013 - Atual
Universidade do Contestado, UnCVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marilúcia Ronconi e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?