Ernesto Lindstaedt
Possui graduação em Bacharelado Em Informãtica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Atualmente é professor adjunto nível I da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase no desenvolvimento de Software Básico, atuando principalmente nas seguintes áreas: ambientes colaborativos de desenvolvimento, ambientes de simulação visual interativa, simuladores de HW e teoria da informação (criptografia).
Informações coletadas do Lattes em 09/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado interrompido em 2006 em Computação
2000 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Ambiente Distribuído Colaborativo para Co-Simulação e Modelagem,
Orientador: Flavio Rech Wagner
Ano de interrupção: 2006Palavras-chave: ambiente colaborativo distribuído; simulação e modelagem de sistemas; computação p2p.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
Mestrado em Computação
1992 - 1995
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: VISE - Visual Interactive Simulation Environment,Ano de Obtenção: 1995
Orientador: Flávio Rech Wagner
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: simulação e modelagem de sistemas; simulação visual interativa; ambientes de simulação discreta; SIMSCRIPT.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
Graduação em Bacharelado Em Informãtica
1985 - 1990
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: MDS-PCIR, Montador-Depurador-Simulador para o PCIR
Orientador: Miriam Sayão
Formação complementar
1993 - 1993
Avançado de Otimiz. dos Recursos de Supercomp.. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1993 - 1993
Combined Unicos For Application Programmers Optim.. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: desenvolvimento de software.
Participação em eventos
FISL - Fórum Internacional de Software Livre.FISL - Fórum Internacional de Software Livre. 2002. (Outra).
SIBRAPI 2000 - WRV 2000.Simpõsio Brasileiro de Computacao Grãfica e Processamento de Imagens - SIBGRAPI 2000-WRV 2000. 2000. (Simpósio).
1a Semana Acadêmica da Informática.Palestra na 1a Semana Acadêmica da Informática. 1997. (Encontro).
XV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. XV Congresso da Sociedade Brasileira de Computacao - XXI Conferencia Lationo-Americana de Informãtica. 1995. (Congresso).
X Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial.X Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial. 1993. (Simpósio).
V Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens.V Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens. 1992. (Simpósio).
IV Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens.IV Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens. 1991. (Simpósio).
IX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - IX SBRC.IX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - IX SBRC. 1991. (Simpósio).
V Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - XI CLEI. V Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - XI CLEI. 1985. (Congresso).
Participação em bancas
BITENCOURT, J. R.;LINDSTAEDT, E.; MUSSE, S. R.; OSÓRIO, F. S.. Ambiente para Simulação de Múltiplos Agentes Autônomos, Cooperativos e Competitivos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RIBEIRO, L. V.;LINDSTAEDT, E.. Roteiro de Auditoria de SIstemas com base na ISO 17799. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
BRAYER, G. G.;LINDSTAEDT, E.. Análise de ferramentas Open Source para Infra-estrutura de chaves públicas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Orientou
Um Sistema para assinatura digital de documentos via Web; Início: 2002; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; (Orientador);
Segurança em Transações Eletrônicas via Internet; Início: 2000; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; (Orientador);
Emissão de Certificados Digitais Específicos para o Sistema de Pagamentos Brasileiro Utilizando Ferramentas de Software Livre; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ernesto Lindstaedt;
Avadispro - Projeto e Implementação de uma ferramenta de apoio à escolha de distribuições de probabilidade; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ernesto Lindstaedt;
Utilização de ferramentas de código aberto em uma infraestrutura de chaves pública; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ernesto Lindstaedt;
Utilização de criptografia em sistemas transacionais pela Web; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ernesto Lindstaedt;
Certificação Digital; 2001; 105 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ernesto Lindstaedt;
Comércio Eletrônico -Lojas Virtuais como nova ferramenta de vendas; 1999; 88 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ernesto Lindstaedt;
Modelagem de Objetos; 1999; 87 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ernesto Lindstaedt;
Simulação e Modelagem:um estudo de caso; 1998; 75 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ernesto Lindstaedt;
Design de Interfaces de Usuário; 1998; 152 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ernesto Lindstaedt;
Implantação de uma Intranet para controle gerencial e consulta a nível de chão de fábrica; 1997; 70 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ernesto Lindstaedt;
Groupware; 1997; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ernesto Lindstaedt;
Siscript; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Informática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ernesto Lindstaedt;
Produções bibliográficas
-
LINDSTAEDT, E. ; MAI, G. C. . Segurança de Dados: Criptografia Computacional. Scientia, São Leopoldo, v. 7, n.2, p. 35-37, 1996.
Outras produções
LINDSTAEDT, E. . VISE - Visual Interactive Simulation Environment. 1995.
LINDSTAEDT, E. . MDS PCIR - Simulador Depurador Montador PCIR. 1990.
LINDSTAEDT, E. . Introdução à Plataforma web mobile - Especialização em Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis - 2013/1 - MODULO V. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - planejamento de comunidade de atividade acadêmica EaD).
LINDSTAEDT, E. . Introdução à Plataforma Android EAD - Especialização em Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis - 2013/1 - MODULO II. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - planejamento de comunidade de atividade acadêmica EaD).
LINDSTAEDT, E. ; OSÓRIO, F. S. . Instalação de Linux e montagem de um servidor Web. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LINDSTAEDT, E. ; MAI, G. C. . Simulação Digital. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LINDSTAEDT, E. ; OSÓRIO, F. S. . Linux e Servidor Web: Instalação e Uso (2a edicao). 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LINDSTAEDT, E. ; OSÓRIO, F. S. . Linux e servidor Web: Instalacao e Uso (1a edicao). 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LINDSTAEDT, E. ; RIGO, S. . Introdução à programação orientada a objetos. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LINDSTAEDT, E. ; MAI, G. C. . Projeto SISCRIPT. 1997 (Palestra) .
Projetos de pesquisa
-
1995 - 1996
SISCRIPT, Descrição: Desenvolvimento de uma plataforma de simulação para a área de criptografia aplicada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ernesto Lindstaedt - Coordenador / Giancarlo Castegnaro Mai - Integrante.
-
1995 - 1996
SISCRIPT, Descrição: Desenvolvimento de uma plataforma de simulação para a área de criptografia aplicada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ernesto Lindstaedt - Coordenador / Giancarlo Castegnaro Mai - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Área de Conhecimento e Aplicação de Informática. , Av. Unisinos 950, Cristo Rei, 90000000 - São Leopoldo, RS - Brasil, Telefone: (51) 35911122, URL da Homepage:
Experiência profissional
1994 - Atual
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor adjunto nível I, Carga horária: 16
Atividades
-
01/2013
Ensino, Especialização em Desenvolvimento Móvel - EaD, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Introdução a plataforma Android, Desenvolvimento web mobile
-
07/1994
Ensino, Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos Básicos de Informática, Introdução a Microinformática A, Introdução a Microinformática B, Introdução a Microinformática C, Laboratório de Programação I, Laboratório de Programação II, Linguagem de Programação Pascal, Linguagens de Programação, Linguagens Formais, Simulação e Modelagem de Sistemas, Sistemas Operacionais II, Técnicas de Programação, Estrutura Avançada de Dados, Teoria da Informação, Desenvolvimento Web (EaD)
1997 - 2000
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 16
Atividades
-
08/1997 - 01/2000
Ensino, Bacharelado Em Informãtica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação e Desempenho de Sistemas - Informática, Programação II, Ambientes Operacionais - Análise de Sistemas, Sistemas Operacionais II - Informática, Simulação e Modelagem de Sistemas - Informática, Simulação e Modelagem de Sistemas - Análise de Sistemas, Estruturas de Informação, Teoria das Filas - Informática, Introdução a Ciência da Computação
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ernesto Lindstaedt e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?