Priscylla Alves Lima

Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras, Graduanda do curso de Letras Português da UFG e Graduada do Curso de Letras-Inglês da Universidade Federal de Goiás. Como bolsista da área de Extensão da Universidade (PROBEC) já realizou pesquisas na área de reescrita textual e de democratização do ensino de Língua Inglesa. Pelo mesmo projeto de pesquisa, desenvolveu atividades de monitoria em Língua Portuguesa e Produção Textual no Colégio Estadual Nestório Ribeiro e oficinas mensais gratuitas de ingl6es abertas à toda a comunidade na Universidade Federal de Goiás. Realizou atividades de monitoria na universidade supracitada na área da Literatura de Língua Portuguesa. Trabalhou como professora de Inglês no Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás e paralelamente realizando traduções. ,Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Análise do Discurso durante o período de 2012 a 2014, foi bolsista PIBID entre 2015 e 2016 . Desenvolveu atividades culturais paralelas pelo Cineclube Nelson Pereira dos Santos. Lecionou no Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás de 2011 a 2016Suas áreas de interesse são: Análise do Discurso, Morfologia, Latim, Literatura, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Tradução. Participou do Grupo de Estudos Clássicos e do TEIA (Grupo de Análise do Discurso) na mesma faculdade. Pelo Centro de Línguas já desenvolveu seis pesquisas na área da Educação. Atualmente cursa pós-graduação em ensino de línguas estrangeiras pela UFG de Goiânia e leciona Inglês na rede municipal da mesma cidade.

Informações coletadas do Lattes em 24/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Aperfeiçoamento em UPPER INTERMEDIATE

2010 - 2010

English School
Título: ESTUDOS DA CONVERSAÇÃO. Ano de finalização: 2010
Orientador: CRISTIANE MORAES BATISTA

Graduação em Letras - Inglês

2011 - 2016

Universidade Federal de Goiás
Título: CORPO DE HOMEM EM REVISTA - O CORPO QUE TRANSA
Orientador: MARIA DE LOURDES FARIA DOS SANTOS PANIAGO
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação interrompida em 2003 em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

2001 - Atual

Universidade Federal de Goiás
Ano de interrupção: 2003

Ensino Médio (2º grau)

1995 - 1998

Instituto Presbiteriano Samuel Graham

Formação complementar

2011 - 2011

Conversation. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2011 - 2011

ESTÉTICA, POLÍTICA E DOCUMENTÁRIO. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Latim

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.

Organização de eventos

PRADO, C ; PANIAGO, M ; SOUSA, F. ; LAGO, S. N. ; LIMA, P. A. . I SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E X SEMANA DE LETRAS. 2013. (Congresso).

LIMA, P. A. . II CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA UFG/JATAÍ. 2011. (Congresso).

Participação em eventos

INTERNATIONAL CONGRESS OF APPLIED LINGUISTICS. A BIOPOLITICA E A CONSTRUCAO DE UMA IDENTIDADE NACIONAL: ENTRE A EUGENIA NEGATIVA DE RENATO KEHL E A REDENÇÃO DO JECA TATU. 2015. (Congresso).

6 Congresso Brasileiro de Extensão uNIVERSTIÁRIA. USANDO A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA CRÍTICA PARA REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL; PROFESSORES E ALUNOS INSERIDOS NOS SABERES DA PERMACULTURA EM UMA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA. 2014. (Congresso).

espaço das profissões 2014. centro de línguas. 2014. (Exposição).

grupo de estudos linguísticos do estado de são paulo.MÍDIA E DITADURA MILITAR: O UFANISMO PRESENTE NAS PROPAGANDAS DOS ANOS DE CHUMBO. 2014. (Encontro).

I Ciclo de Debates - linguages e discursos. 2014. (Seminário).

I Ciclo de Debates - linguages e discursos. 2014. (Seminário).

I Ciclo de Debates - linguages e discursos.organizadora. 2014. (Seminário).

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: CULTURA E,,SOCIEDEADE E PODER. MÍDIA E DITADURA MILITAR: O UFANISMO PRESENTE NAS PROPAGANDAS DOS ANOS DE CHUMBO. 2014. (Congresso).

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: CULTURA E,,SOCIEDEADE E PODER. OBSERVAÇÃO DA POSTURA CORPORAL DE ALUNOS: PODE A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL CONTRIBUIR PARA UMA MELHOR P'RATICA DOCENTE?. 2014. (Congresso).

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: CULTURA E,,SOCIEDEADE E PODER. COMO SE COMPORTAR NA CAMA: ANALISANDO PRÁTICAS DE SUBJETIVAÇÃO. 2014. (Congresso).

Semana da Prática como Componente Curricular.A prática diária de uma pedagogia crítica: professores e alunos como produtores culturais. 2014. (Seminário).

XVI FICA (Festival Internacional de CInema e Video Ambiental). 2014. (Outra).

ABRALIN- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LINGUÍSTICA. PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NA REVISTA MEN'S HEALTH: CONFISSÃO E CONTROLE DO GÊNERO MASCULINO ATRAVÉS DA SEXUALIDADE. 2013. (Congresso).

II CICLOS DE ESTUDOS DO DISCURSO: OS DISPOSITIVOS DE PORDER E OS SABERES EM MICHEL FOUCAULT.O CORPO DISCIPLINADO PELA MÍDIA- O CORPO QUE TRANSA. 2013. (Seminário).

I SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E X SEMANA DE LETRAS.O CORPO DISCIPLINADO PELA MÍDIA- O CORPO QUE TRANSA. 2013. (Simpósio).

I SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E X SEMANA DE LETRAS.A prática diária de uma pedagogia crítica: professores e alunos como produtores culturais. 2013. (Simpósio).

IV SIMELP SIMPOSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DA LÍNGUA POOORTUGUESA.PRÁTICAS DE SUBJETIVAÇÃO DA REVISTA MENS HEALTH. 2013. (Simpósio).

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA - CULTURAS E I E IDENTIDADES. O CAMINHO DE TROMBAS: ONDE A LITERATURA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS SE ENCONTRAM. 2012. (Congresso).

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA UFG. PRÁTICAS DE SUBJETIVAÇÃO NA REVISTA MARIE CLAIRE: TENTATIVAS MIDIÁTICAS DE CONTROLE DO INDIVIDUO DO GENERO FEMININO. 2012. (Congresso).

IX SEMANA DE LETRAS. A TRANSFORMAÇÃO DOS CASOS EM LATIM: A GRAMATICALIZAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PORTUGUES. 2012. (Congresso).

IX SEMANA DE LETRAS. O CORPO DISCIPLINADO PELA MÍDIA: O CORPO QUE TRANSA. 2012. (Congresso).

IX SEMANA DE LETRAS. O CAMINHO DE TROMBAS: ONDE A LITERATURA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS SE ENCONTRAM. 2012. (Congresso).

Segunda Conferência Municipal De Cultura. 2012. (Encontro).

TOP ENGLISH. 2012. (Oficina).

V SEREX.PROJETO LETRAS NA ESCOLA: ENSINANDO OS ALUNOS DA REDE ESTADUAL A DESENVOLVEREM SUAS COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS. 2012. (Seminário).

XXIII FALE - FORUM ACADEMICO DE LETRAS. A ABORDAGEM DAS DIFERENÇAS CULTURAIS E IDEOLÓGICAS. 2012. (Congresso).

XXIII SEMANA DE ESTUDOS CLÁSSICOS. DO LATIM AO PORTUGUÊS HODIERNO: COMO O CASO MORFOLÓGICO DEU LUGAR AO CASO SINTÁTICO. 2012. (Congresso).

63ª Reunião Anual da SBPC. 2011. (Congresso).

Cena Aberta. 2011. (Encontro).

Cena Aberta - araguaya. 2011. (Encontro).

Cena Aberta- Zuzu Angel. 2011. (Encontro).

Segundo Congresso Internacional de História da UFG/Jataí ISSN: 2178-1281. A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA CRÍTICA NO ENSINO DE LEM. 2011. (Congresso).

XXVI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO SUDOESTE GOIANO. 2011. (Congresso).

XXXII ENEL (Encontro Nacional dos Estudantes de Letras) e I SNL (SEMINÁRIO NACIONAL DE LIBRAS). 2011. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • PANIAGO, M ; LIMA, P. A. . PODER PASTORAL EM MENS HEALTH: FORJANDO TIPOS FEMININOS PARA FABRICAR IDENTIDADES MASCULINAS. revista contextos linguísticos , v. 8, p. http://periodic, 2014.

  • LIMA, P. A. ; PANIAGO, M . discurso e identidade nacional: o ufanismo presente nas propagandas dos anos de chumbp. Cadernos de Resumos do Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí , v. iv, p. 1, 2014.

  • LAGO, NEUDA ; LIMA, P. A. . OBSERVAÇÃO DA POSTURA CORPORAL DE ALUNOS: PODE A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL CONTRIBUIR PARA UMA MELHOR P'RATICA DOCENTE?. Cadernos de Resumos do Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí , v. 7, p. 1, 2014.

  • PANIAGO, M ; LIMA, P. A. . MÍDIA E DITADURA MILITAR: O UFANISMO PRESENTE NAS PROPAGANDAS DOS ANOS DE CHUMBO. Cadernos de Resumos do Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí , v. 7, p. 1, 2014.

  • LIMA, P. A. ; PANIAGO, M . A BIOPOLITICA E A CONSTRUCAO DE UMA IDENTIDADE NACIONAL: ENTRE A EUGENIA NEGATIVA DE RENATO KEHL E A REDENÇÃO DO JECA TATU. In: INTERNATIONAL CONGRESS OF APPLIED LINGUISTICS, 2015, BRASILIA. ICCAL, 2015.

  • LIMA, P. A. ; PANIAGO, M . USANDO A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA CRÍTICA PARA REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL; PROFESSORES E ALUNOS INSERIDOS NOS SABERES DA PERMACULTURA EM UMA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA. In: SEXTO CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2014, BELÉM. ANAIS DO SEXTO CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2014.

  • LIMA, P. A. ; PANIAGO, M . OBSERVAÇÃO DA POSTURA CORPORAL DE ALUNOS: PODE A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL CONTRIBUIR PARA UMA MELHOR P'RATICA DOCENTE?. In: IV CONTRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 2014, jataí. IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: CULTURA SOCIEDADE E PODER, 2014.

  • LIMA, P. A. ; PANIAGO, M . O CORPO DISCIPLINADO PELA MÍDIA- O CORPO QUE TRANSA. In: I SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E X SEMADA DE LETRAS CAJ/UFG, 2013, jataí. SIMPÓSIO NACIONAL E SEMANA DE LETRAS, 2013.

  • LIMA, P. A. ; PANIAGO, M . A prática diária de uma pedagogia crítica: professores e alunos como produtores culturais. In: I SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E X SEMADA DE LETRAS CAJ/UFG, 2013, jataí. ANAIS DO I SIMPÓSIO NACIONAL DE LEGRAS E X SEMANA DE LETRAS CAJ/UFG.

  • LIMA, P. A. ; PANIAGO, M . PRÁTICAS DE SUBJETIVAÇÃO NA REVISTA MARIE CLAIRE: TENTATIVAS MIDIÁTICAS DE CONTROLE DO INDIVÍDUO DO GÊNERO FEMININO. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA-HISTÓRIA E DIVERSIDADE CULTURAL, 2012, JATAÍ. I Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí, 2012.

  • LIMA, P. A. ; PANIAGO, M . A TRANSFORMAÇÃO DOS CASOS EM LATIM: A GRAMATICALIZAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PORTUGUÊS SUAS. In: IX SEMANA DE LETRAS CAJ/UFG, 2012, jataí. ix semana de letras, 2012.

  • PANIAGO, M ; LIMA, P. A. . PRÁTICAS DE SUBJETIVAÇÃO NA REVISTA MARIE CLAIRE: TENTATIVAS MIDIÁTICAS DE CONTROLE DO INDIVIDUO DO GÊNERO FEMININO. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 2012, jataí. III CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: HISTÓRIA E DIVERSIDADE, 2012.

  • LAGO, S. N. ; LIMA, P. A. . A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA CRÍTICA NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA UFG/ JATAÍ-GO, 2011, JATAÍ. I Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí, 2011. v. II.

  • LIMA, P. A. ; PRADO, C . PROJETO LETRAS NA ESCOLA: AJUDANDO ALUNOS DA REDE ESTADUAL A DESENVOLVEREM SUAS COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS. In: SEREX, 2012, GOIÂNIA. ANAIS V SEREX, 2012.

  • LIMA, P. A. ; SOUSA, F. . DO LATIM AO PORTUGUÊS HODIERNO: COMO O CASO MORFOLÓGICO DEU LUGAR AO CASO SINTÁTICO. In: XXII SEMANA DE ESTUDOS CLÁSSICOS, 2012, JUIZ DE FORA. XXII SEMANA DE ESTUDOS CLÁSSICOS ESCRITAS E REESCRITAS DA ANTIGUIDADE, 2012.

  • LIMA, P. A. ; LAGO, S. N. . A ABORDAGEM DAS DIFERENÇAS CULTURAIS E IDEOLOGICAS. In: XXIII FALE FORUM ACADEMICO DE LETRAS, 2012, BELÉM. XXIII FALE - FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS, 2012.

  • LIMA, P. A. ; PANIAGO, M . DISCURSO E IDENTIDADE NACIONAL: ANÁLISE DO UFANISMO PRESENTE EM PROPAGANDAS DIVULGADAS DURANTE A DITADURA MILITAR BRASILEIRA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, P. A. ; PANIAGO, M . PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NA REVISTA MEN'S HEALTH: CONFISSÃO E CONTROLE DO INDIVÍDUO DO GÊNERO MASCULINO ATRAVÉS DA SUBJETIVIDADE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, P. A. ; SOUSA, F. . A TRANSFORMAÇÃO DOS CASOS DO LATIM: A GRAMATICALIZAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PORTUGUÊS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, P. A. ; PANIAGO, M . O CORPO DISCIPLINADO PELA MÍDIA: O CORPO QUE TRANSA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, P. A. ; LAGO, S. N. . SPEAK UP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, P. A. ; PRADO, C . PROJETO LETRAS NA ESCOLA: ENSINANDO OS ALUNOS DA REDE ESTADUAL A DESENVOLVEREM SUAS COMPETÊNCIAS LINGUISTICAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, P. A. ; SOUSA, F. . DO LATIM AO PORTUGUÊS HODIERNO: COMO O CASO MORFOLÓGICO DEU LUGAR AO CASO SINTÁTICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, P. A. ; FRANCA, T. . O CAMINHO DE TROMBAS: ONDE A LITERATURA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS SE ENCONTRAM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, P. A. ; LAGO, S. N. . A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA CRÍTICA NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, P. A. ; PANIAGO, M . PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NA REVISTA MEN'S HEALTH: CONFISSÃO E CONTROLE DO GÊNERO MASCULINO ATRAVÉS DA SEXUALIDADE. NATAL: EDITORA UFRN, 2013 (RESUMO).

  • SOUSA, F. ; LIMA, P. A. . DO LATIM AO PORTUGU'ES HODIERNO: COMO O CASO MORFOLÓGICO DEU LUGAR AO CASO SINTÁTICO. JUIZ DE FORA: EDITORA TEMPLO, 2012 (RESUMO).

  • LIMA, P. A. ; LAGO, S. N. . A ABORDAGEM DAS DIFERENÇAS CULTURAIS E IDEOLÓGICAS 2012 (RESUMO).

Outras produções

PANIAGO, M ; LIMA, P. A. . PIBIC- Práticas de Subjetivação na Ditadura Militar. 2013. (Relatório de pesquisa).

LAGO, S. N. ; LIMA, P. A. . TOP ENGLISH. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PANIAGO, M ; LIMA, P. A. . pibic- o corpo que transa. 2012. (Relatório de pesquisa).

LAGO, S. N. ; LIMA, P. A. . HALLOWEEN E ROCK 40 GRAUS. 2011 (EVENTO: SHOW E FESTIVAL).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2013

    O MENINO DO PIJAMA LISTRADO - ANÁLISE LITERÁRIA, Descrição: O presente artigo fará, sob a luz da Escola Britânica dos Estudos Culturais, a análise do livro O menino do pijama listrado de John Boyne, estudando a relação entre a sociedade beligerante, as mudanças sociais e os conflitos de identidade que a máquina de produção das verdades nazistas, engendrada por Adolf Hitler e seguidores, realizou na Europa e cuja essência foi retratada no referido romance. Indo além, tentaremos entender como as condições de produção sócio-históricas norteiam o romance, investigaremos os efeitos de sentido que podem ser depreendidos da obra. Basearemos nossos estudos definindo o lugar que ocupam as atividades relacionadas com a literatura na sociedade contemporânea como campo de análise relevante à compreensão de mundo que o romance retrata, sempre recorrendo ao conjunto história, literatura, identidade. Faremos também algumas considerações sobre a recepção e o caráter da obra como instauradora de uma transformação individual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Priscylla Alves Lima - Coordenador / RENATO DERING - Integrante.

  • 2012 - 2012

    A TRANSFORMAÇÃO DOS CASOS DO LATIM: A GRAMATICALIZAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PORTUGUÊS., Descrição: Segundo Rodolfo Ilari, durante as grandes invasões romanas, os conquistados se incorporavam às fileiras para se tornarem soldados. Nas interações cotidianas de caserna, o latim era ensinado e aprendiam-se línguas nativas. Com a queda do Império Romano, o processo de dialetação se intensifica e o latim vai sofrendo, gradativamente, transformações em seu sistema de casos. A influência da ação de outras línguas faz surgirem, por necessidades discursivas dos falantes, as preposições. A esse processo damos o nome de gramaticalização: é o trajeto percorrido por uma forma que, como afirma Rosauta Poggio, muda de categoria sintática, sofre transformações funcionais na sentença, permite alterações semânticas e pode até deixar de existir. Este trabalho analisa brevemente essa série de fenômenos sucessivos que fizeram com que o Romance fosse mudando até chegar ao Português que falamos na contemporaneidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscylla Alves Lima - Coordenador / FERNANDA SOUSA - Integrante.

  • 2012 - 2012

    PRÁTICAS DE SUBJETIVAÇÃO NA REVISTA MARIE CLAIRE: TENTATIVAS MIDIÁTICAS DE CONTROLE DO INDIVÍDUO DO GÊNERO FEMININO, Descrição: Vivemos mergulhados numa sociedade de controle, organizada de modo que a submissão seja aceita e não imposta aos indivíduos. Para isso, as esferas que exercem um tipo específico de poder se utilizam de várias estratégias. Uma delas é a produção e circulação de verdades. Estas, segundo FOUCAULT (1999), constituem saberes. Percebemos que, na contemporaneidade, há uma difusão de certos conteúdos tidos como verdadeiros, realizada, principalmente, pela mídia. Este é um processo de subjetivação que dirige seus esforços no sentido de assegurar a obediência das pessoas, regulamentando suas maneiras de sentir, pensar e agir; apreendendo-as a uma identidade pré construída. A esse conjunto de ações, FISCHER (2002), intitula pedagogização midiática. A investigação ora proposta analisará esta prática tomando como pressuposto teórico a Análise do Discurso de linha francesa, especialmente os trabalhos de Michel Pechêux e Michel Foucault. Como corpus, escolhemos a edição de março/2012 da revista Marie Claire e analisamos o culto feito pela revista a um tipo determinado de mulher, por meio da comparação de três reportagens. Observamos o adestramento implícito que circula através de textos e imagens da mídia impressa cujo objetivo maior é transformar os indivíduos em dóceis e úteis para a sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Priscylla Alves Lima - Coordenador / MARIA DE LOURDES FARIA DOS SANTOS PANIAGO - Integrante.

  • 2012 - Atual

    O CAMINHO DE TROMBAS - ANÁLISE LITERÁRIA, Descrição: Este trabalho se constitui na análise de uma obra literária brasileira contemporânea, marcada pela instauração de um movimento social no Norte de Goiás, entre as décadas de trinta e setenta, conhecido com O Levante de Trombas e Formoso. O contexto histórico da luta entre camponeses e grileiros, no qual a posse de terras devolutas foi contestada violentamente e os grileiros foram apoiados pelas eminências políticas, constituiu elemento norteador da narrativa do escritor jataiense José Godoy Garcia: O caminho de Trombas, romance de ficção escrito na década de 50 que utilizou-se de uma linguagem experimental e características do regionalismo brasileiro de 30. O olhar lançado a esta obra esclarece como o autor se torna agente de um processo transformador e conscientizador que vai de encontro às loas entoadas pelo discurso local ao então presidente Juscelino Kubtischek. A denúncia da desigualdade e da supressão dos direitos humanos se encontram e demarcam o que Barthes caracteriza como o grau zero da Literatura, o método de resistência que se insinua através do jogo das palavras. E esta pesquisa correlaciona criticamente todos os aspectos da obra O Caminho de Trombas (Linguagem, Estilo, História, Identidade, Memória, Política) que contribuem para que a função da Literatura esteja ligada à tentativa de instaurar um processo de ruptura nas mentalidades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Priscylla Alves Lima - Coordenador / TATIANA FRANCA - Integrante.

  • 2011 - 2012

    A ABORDAGEM DAS DIFERENÇAS CULTURAIS E IDEOLÓGICAS, Descrição: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa-ação que investigou a questão das divergências entre a cultura-mãe e cultura-alvo dentro da sala de aula de língua estrangeira moderna do centro de línguas de uma universidade. Baseamo-nos na microfísica do poder descrita por Foucault, na teoria ideológica de Gramsci e utilizamos o método da Pedagogia Crítica de Paulo Freire. Incentivamos o docente a debater o seu universo cultural e o contato deste com outros. Desenvolveram-se exercícios, redações e debates utilizando a língua-alvo, nos quais os alunos expressaram seus pontos de vista, suas tradições e valores bem como sua visão do universo cultural e ideológico alheio. A pesquisa foi realizada em turma de inglês do nível pré-intermediário. Introduzimos temas controversos como pena de morte, aborto além de discussões sobre cultura e alteridade. Os debates permitiram ao estudante expressar suas opiniões em outro idioma e discutir as tradições dos falantes da língua-alvo. As metodologias utilizadas foram: estudo de caso e narrativas. Os resultados apontam para a importância de o professor elaborar seu próprio material, intencionando criar em sala de aula um momento de discussão que aborde a cultura estrangeira e também a nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Priscylla Alves Lima - Coordenador / SANTINHA NEUDA ALVES DO LAGO - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Humanas e Letras. , RUA RIACHUELO,, SETOR SAMUEL GRAHAM, 75800000 - Jataí, GO - Brasil, Telefone: (64) 81361948

Experiência profissional

2011 - Atual

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: ESTAGIÁRIA, Enquadramento Funcional: Professora de línguas, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2012

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Humanas e Letras, Instituto de Ciências Humanas e Letras.,Atividade realizada, PESQUISA CORPO DE HOMEM EM REVISTA, O CORPO QUE TRANSA.

  • 03/2012 - 08/2012

    Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Letras.,Atividade de extensão realizada, MONITORIA EM LITERATURA PORTUGUESA.

  • 08/2011 - 08/2012

    Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Letras.,Atividade de extensão realizada, Projeto letras na escola nestório ribeiro.

2017 - Atual

Escola Municipal Ary Ribeiro Valadão Filho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de Inglês, Carga horária: 30