Ricardo Robinson Campomanes Santana
Ricardo Campomanes é Físico, formado pela UNI, concluiu o doutorado em Física pela UNICAMP (1998). Realizou estágios de pós-doutoramento em Ciências dos Materiais na UNESP (1999-2001) e na UFSCar (2002). Recentemente terminou um estágio de pós-doutoramento em Ensino de Física na UFRGS (2018-2019). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop. Ele tem atuado nos seguinte temas - Dopagem de Semicondutores Amorfos: crescimento e caracterização estrutural, óptica e elétrica de filmes de germânio amorfo hidrogenado. Cristalização de Semicondutores Amorfos: propriedades estruturais e ópticas de filmes de arseneto de gálio amorfo. Polímeros: elaboração e caracterização de compósitos manufaturados com plástico pós-consumo e serragem de madeira. Recentemente está pesquisando nas áreas de "Modelagem Científica: episódios de modelagem envolvendo atividades experimentais para o ensino regular e ensino superior" e "Ensino por Investigação"..
http://orcid.org/0000-0003-0277-5216
Informações coletadas do Lattes em 10/02/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Física
1994 - 1998
Universidade Estadual de Campinas
Título: Dopagem Tipo-n e Mudanças Estruturais Induzidas pelo Nitrogênio em Filmes de Germânio Amorfo Hidrogendo
Orientador: Prof Dr. Ivan Emílio Chambouleyron
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Semicondutores Amorfos; Dopagem Tipo-n do a-Ge:H; Ligas amorfas de a-GeN:H; Propriedades Ópticas e de Trnasporte; Filmes Finos; RF-Sputtering. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada / Especialidade: Estrutura de Líquidos e Sólidos; Cristalografia. Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais.
Mestrado em Física
1992 - 1994
Universidade Estadual de Campinas
Título: Dopagem do a-Ge:H com Nitrogênio usando Amônia como Gás Dopante
Orientador: Prof Dr. Ivan Emílio Chambouleyron
, Ano de Obtenção: 1995.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Semicondutores Amorfos; Germânio Amorfo; Dopagem com Nitrogênio; RF-Sputtering; Propriedades de Transporte.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada / Especialidade: Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part.. Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais.
Pós-doutorado
2018 - 2019
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2002 - 2002
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra, Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada / Especialidade: Estrutura de Líquidos e Sólidos; Cristalografia. , Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada / Especialidade: Transp. Eletrônicos e Prop. Elétricas de Superfícies; Interfaces e Películas.
1999 - 2001
Pós-Doutorado. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra, Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada / Especialidade: Estrutura de Líquidos e Sólidos; Cristalografia. , Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada / Especialidade: Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part..
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
, Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos/Especialidade: Polímeros, Aplicações.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Estrutura de Líquidos e Sólidos; Cristalografia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Transp. Eletrônicos e Prop. Elétricas de Superfícies; Interfaces e Películas.
Organização de eventos
CAMPOMANES, R. R. . IV Colóquio de ciências Naturais e Matemática "Alfabetização cientifica e matemática: perspectivas frente às políticas públicas da educação básica". 2019. (Outro).
CAMPOMANES, R. R. ; de Campos, M. D. ; Seidel Luciano, C. M. ; EVANGELISTA, C. R. . IV Mosaico de Trabalhos de Matemática: A Matemática e suas Contribuções para o Meio Ambiente. 2007. (Outro).
CAMPOMANES, R. R. . V Mosaico de Trabalhos de Matemática: A Matemática e suas Contribuções para o Meio Ambiente. 2007. (Outro).
CUNHA, W. S. ; Fonseca, M ; CAMPOMANES, R. R. . II Seminário de Educação Matemática. 2005. (Outro).
EVANGELISTA, C. R. ; BRAZ, L. D. ; CAMPOMANES, R. R. . Seminário de Educação Matemática de Sinop 2005: A formação do Professor de Matemática em Questão. 2005. (Outro).
Participação em eventos
VII Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.Simple electrical circuits via simulations and experiments in a high school. 2022. (Simpósio).
IV COCIN - Colóquio de Ciências Naturais e Matemática.MODELAGEM CIENTÍFICA: CONSTRUÇÃO DE MODELO TEÓRICO DE DUAS MOLAS ASSOCIADAS EM PARALELO SOB A ABORDAGEM ENERGÉTICA. 2019. (Encontro).
VIII Encontro Estadual de Ensino de Fsíca. 2019. (Encontro).
15a Escola Mato-Grossense de Física.CONFRONTAÇÃO ENTRE A EVIDÊNCIA EXPERIMENTAL COM AS PREDIÇÕES ESTIMADAS POR DOIS MODELOS, TRADICIONAL E PROPOSTO, DA CONSTANTE ELÁSTICA EQUIVALENTE DE DUAS MOLAS ASSOCIADAS EM PARALELO. 2018. (Encontro).
23a Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências dos Materiais. Estudo preliminar das propriedades mecânicas de compósitos elaborados usando serragem de champanhe e plástico polipropileno pós-consumo. 2018. (Congresso).
I Escola do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. 2018. (Seminário).
14a Escola Mato-Grossense de Física.Relato da experiência da Tutoria em Física aplicada a acadêmicos do Curso de Ciências Agrárias e Ambientais da UFMT?Campus Sinop.. 2017. (Outra).
III Colóquio de Ciências Naturais e Matemática. 2017. (Outra).
13a Escola Mato-grossense de Física.Proposta Experimental para o Ensino Superior: O Paradoxo da Queda Livre. 2016. (Outra).
5 Congreso Interamericano de Residuos Solidos. Avaliação do desempenho Físico e mecânico da madeira plástica obtida a partir de resíduos de polipropileno e pó de madeira da Região Centro-Oeste do Brasil. 2013. (Congresso).
V Seminário Integrador do PIBID e III Seminário do Programa de Tutoria da UFMT.Experiência de Tutoria em Física. 2013. (Seminário).
IV Seminário Integrador do PIBID e II Seminário do Programa de Tutoria da UFMT.Minha Primeira Semana na Tutoria em Física. 2012. (Seminário).
II Mostra de Graduação da UFMT.Método de acompanhamento do progresso dos alunos de tutoria em mecânica. 2010. (Outra).
XII International Macromolecular Colloquium and the 7th International Symposium on Natural Polymers and Composites.COMPARATIVE STUDY OF POST-CONSUMER HDPE FILLED WITH TWO SPECIES OF WOOD FLOUR. 2010. (Simpósio).
6a Escola Mato-grossence de Física. 2009. (Outra).
18 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais - CBECIMAT-2008. Influência das condições de processamento na absorção de água de Compósitos de PEAD/resíduo de madeira.. 2008. (Congresso).
IV Encontro Estadual de Ensino de Matemática.Ensino de Física: experimento de óptica (Mini-curso). 2008. (Encontro).
Simpósio Latinoameriacano de Polímeros - SLAP 2008.Influência do Pó de Madeira nas Propriedades Físicas de Compósitos Termoplásticos. 2008. (Simpósio).
XXXI CONGRESO INTERAMERICANO DE INGENIERIA SANITARIA Y AMBIENTAL ? AIDIS 2008. Avaliação da Absorção de água de Madeira Plástica obtida a partir de Resíduo pós-uso para Aplicação em Construção Civil.. 2008. (Congresso).
II Simpósio Matogrossense da Amazônia Meridional em Ciências Ambientais.Estudo da densidade e da absorção de algumas espécies de madeiras da região Norte do estado de Mato Grosso. 2007. (Simpósio).
IV Mosaico de Trabalhos de Matemática: A Matemática e suas contribuições para o meio ambiente.Modelagem Matemática usando dados experimentais de calorimetria (Mini-Curso). 2007. (Outra).
I Encontro Estadual de ensino de Física.A aprendizagem de conceitos de calorimetria a partir da construção de um modelo matemático usando dados experimentais. 2005. (Encontro).
II Seminário de Educação Matemática. 2005. (Seminário).
II Seminário em Educação Matemática.sws. 2005. (Seminário).
II Congresso Estadual de Matemática. II Congresso Estadual de Matemática. 2004. (Congresso).
III Congresso Nacional de Iniciação Científica. III Congresso Nacional de Iniciação Científica. 2003. (Congresso).
Seminário sobre Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado.Seminário sobre Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado. 2003. (Seminário).
VI Escola de Verão para Professores de Prática de Ensino de Biologia, Física, Química e Áreas Afins.VI Escola de Verão para Professores de Prática de Ensino de Biologia, Física, Química e Áreas Afins.. 2003. (Outra).
XVI Mostra de Física.XVI Mostra de Física. 2003. (Outra).
19th International Conference on Amorphous and Microcrystalline Semicondcuctors.19th International Conference on Amorphous and Microcrystalline Semiconductors. 2001. (Outra).
First International Symposium on Non-Crystalline Solids in Brazil and Fifth Brazilian Symposium on Glass and related Materials.First International Symposium on No-Crystalline Solids in Brazil. 2001. (Simpósio).
XXI Congresso Brasileiro de Aplicações na Industria e na Ciência. XXI Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Industria e na Ciência. 2000. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Industria e na Ciência. XVIII Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Industria e na Ciência. 1997. (Congresso).
V Escola Brasileira de estructura Eletrônica.V Escola Brasileira de Estrutura Eletrônica Jorge André Swieca. 1996. (Oficina).
XIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada.XIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condenada. 1996. (Encontro).
7th Brazilian Workshop on Semiconductors Physics.Workshop on Semicondcutors. 1995. (Outra).
XVI Congreso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Industria e na Ciência. XVI Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Industria ena Ciência. 1995. (Congresso).
Oficina de Propriedades de Materiais de Camada Fina para Aplicações Fotovoltáicas, Microeletrônicas e Recubrimentos.Oficina de Propriedades de Materiais de Camada Fina para Aplicações Fotovoltáicas, Microeletrônicas e Recobrimentos.. 1994. (Oficina).
XVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada.XVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. 1994. (Encontro).
Participação em bancas
CAMPOMANES, R. R.. Efeitos da Pressão nas Propriedades Químicas e estruturais de Filmes Finos de a-Si1-xCx:H Depositados por PECVD. 2010. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.
CAMPOMANES, R. R.. Equações Diferenciais Ordinárias Aplicadas à modelagem Matemática. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Departamento de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAMPOMANES, R. R.. A analise real no contexto dos Cursos de Matemática: Um estudo com professores de algumas Universidades Brasileiras. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Departamento de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAMPOMANES, R. R.. A Matemática no Ensino Fundamental da sala de aula para a Prática. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Departamento de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAMPOMANES, R. R.. Uma comparação entre abordagens por problemas abertos e fechados. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Departamento de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAMPOMANES, R. R.; PINHEIRO, J. R.; CARNEVAROLLO JUNIOR, R. P.. PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NAS SÉRIES FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais e Matemática - Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.
MELO, R.; STANGERLIN, D. M.;CAMPOMANES, R. R.. Compósitos madeira-plático confeccionados com serragem de cambará e resíduos de polipropileno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Mato Grosso.
CAMPOMANES, R. R.; EVANGELISTA, Celma. A aprendizagem matemática por meio da utilização de recursos didáticos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAMPOMANES, R. R.; CARDOSO, F. C.; SILVA, J. P.. Atividades Experimentais no Ensino de Física. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAMPOMANES, R. R.; SIDNEY; FALCHETTI, E.. A História da Educação Matemática e as Concepções Históricas e Epistemológicas das Propostas Pedagógicas da Educação Matemática em Colíder. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAMPOMANES, R. R.; CARDOSO, F. C.; DELGADO, J. G.. ERRO: A sua importância no processo de aprendizagem da Matemática. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
LANDO, Janice Cássia;CAMPOMANES, R. R.; PERON, Darci. O jogo na Aprendizagem da Matemática: Auxílio em frações. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAMPOMANES, R. R.; GIMENEZ, Hércules; PERON, Darci. Recursos da Informática nos Ambientes e Meios de Ensino. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAMPOMANES, R. R.; Brabosa, Yuri; AZEVEDO, H. L.. Banca Examinadora para Seleção de Professor Substituto da área de conhecimento/ Subárea de Física Geral/Ensino de Física. 2019. Universidade Federal de Mato Grosso.
PINHEIRO, J. R.;CAMPOMANES, R. R.; Brabosa, Yuri. Banca Examinadora para contratação de Professo Substituto da Área de Conhecimento Física. 2017. Universidade Federal de Mato Grosso.
PINHEIRO, J. R.; Brabosa, Yuri;CAMPOMANES, R. R.. Banca Examinadora para seleção de Professor Substituto da área de conhecimento Ensino de Física. 2017. Universidade Federal de Mato Grosso.
ZANDONADI, R. S.;CAMPOMANES, R. R.; VALE, W. G.. Comissão Examinadora para Seleção de Professor Substituto da área de conhecimento/Subárea de Engenharia Elétrica. 2016. Universidade Federal de Mato Grosso.
CARDOSO, F. C.; Brabosa, Yuri;CAMPOMANES, R. R.. Banca Examinadora para o teste de seleção para contratação de Professor Substituto em Física/Ensino de Física. 2011. Universidade Federal de Mato Grosso.
Brabosa, Yuri;CAMPOMANES, R. R.; Feistel B.A Roseli. Banca Examinadora para o teste de seleção para contratação de Professor Substituto em Física/ Mecânica Esattística. 2010. Universidade Federal de Mato Grosso.
Brabosa, Yuri;CAMPOMANES, R. R.; Fonseca, M. Banca Examinadora para o teste de seleção para contratação de Professor Substituto em Física. 2009. Universidade Federal de Mato Grosso.
CAMPOMANES, R. R.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para contratação de Professor na área de Engenharia Civil/Básico. 2007. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAMPOMANES, R. R.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para contratação de Professor na área de Engenharia Civil/Topografia. 2007. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAMPOMANES, R. R.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para contratação de Professor na área de Engenharia Civil/Construção Civil. 2007. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAMPOMANES, R. R.; PERON, Darci; EVANGELISTA, C. R.. Teste Seletivo na área de Matemática. 2005. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAMPOMANES, R. R.; PERON, Darci; FALCHETTI, E.. Banca Examinadora de Teste seletivo para contaratação docente. 2004. Universidade do Estado de Mato Grosso.
Orientou
Modelo da queda livre de uma bolinha sob dois observadores inerciais; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);
Sequência de Ensino por Investigação no Ensino Médio: Modelagem da vazão de fluído num cilindro; ; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);
Modelo teórico da queda de uma placa quadrada de diferentes massas; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais e Matemática - Física) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);
ELETRICIDADE PARA O ENSINO MÉDIO: enriquecendo o perfil conceitual dos estudantes sobre circuitos elétricos simples por meio da integração de simulações computacionais e experimentos reais; ; 2022; Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Modelagem matemática como recurso pedagógico: uma experiência com uma turma da 6a série do ensino fundamental; 2005; 60 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Departamento de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
?MODELAGEM CIENTÍFICA: atividades experimentais usando molas para aplicação no Ensino Médio?; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Naturais e Matemática - Física) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
MODELOS NO ENSINO DE QUÍMICA: verificação do modelo do calor sensível; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Naturais e Matemática - Química) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
MODELAGEM DO PARADOXO DA QUEDA LIVRE: Uma análise de mudança conceitual; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Naturais e Matemática - Física) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Proposta experimental para o ensino superior: O paradoxo da queda Livre; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Naturais e Matemática - Física) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
A robótica educacional e os benefícios da sua aplicação como ferramenta de ensino em diversas áreas da educação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
A contribuição da modelagem matemática para o aprendizado dos conceitos matemáticos por alunos do ensino médio; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
O uso da modelagem Matemática como estratégia de ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos no ensino médio modelando fenômenos físicos do cotidiano; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
MODELAGEM MATEMÁTICA: Modelos Matemáticos utilizando o Cálculo Diferencial e Integral; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
A Modelagem Matemática como estratégia de ensino-aprendizagem para os académicos do primeiro ano do curso de Licenciatura em Matemática; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Atividades Experimentais em Física como elemento facilitador do processo de ensino e aprendizagem; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Robótica Educacional: O ambiente de robótica no ensino médio e suas vantagens no ensino-aprendizagem da Matemática; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Uma experiencia com modelagem matemática no ensino fundamental e médio; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
A contextualiazação matemática no ensino médio através da resolução de problemas; 2005; 58 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Considerações sobre o uso da Modelagem Matemática associada à Tecnologia Informática e uma experiência pedagógica com o uso do software Modellus 2; 5 num trabalho de ensino-aprendizagem da Física; ; 2004; 48 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
O ensino de Física articulado com o consumo racional e a segurança nas instalações residenciais; 2004; 48 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Reaproveitamento de Resíduos de Madeira e Plástico pós-consumo no Município de Sinop; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Reaproveitamento de Resíduos de Madeira e Plástico Pós-consumo no Município de Sinop; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Estudos de Resíduos de Madeira de Champanhe, Jatobá e Cedrinho, obtidas no norte de Mato Grosso; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Reaproveitamento de Resíduos de Madeira e Plástico pós-consumo no Município de Sinop; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa de Tutoria em Física; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciencias Naturais e Matemáticas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa de Tutoria em Física; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciencias Naturais e Matemáticas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa de Tutoria em Física; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa de Tutoria em Física; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agrícola e Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa de Monitoria em Física; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agrícola e Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa de Monitoria em Física; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agrícola e Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa de Tutoria em Física; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agrícola e Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa de Tutoria em Física; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agrícola e Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa de Tutoria em Física; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agrícola e Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa em Tutoria em Física; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa em Tutoria em Física; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - H) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa em Tutoria em Física; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - H) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa em Tutoria em Física; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa em Tutoria em Física; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa em Tutoria em Física; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agrícola e Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa de Monitoria em Física; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa de Monitoria em Física; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa de Monitoria em Física; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - H) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa de Tutoria em Física; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - H) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa de Tutoria em Física; 2011; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa de Tutoria em Física; 2010; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - H) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa de Tutoria em Física; 2010; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - H) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa de Tutoria em Física; 2010; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - H) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa de Bolsa de Monitoria da Universidade federal de Mato Grosso; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Programa de Bolsa de Monitoria da Universidade federal de Mato Grosso; 2009; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Robinson Campomanes Santana;
Produções bibliográficas
-
Ricardo Robinson Campomanes ; Leonardo Albuquerque Heidemann ; Vitória Luiza Fernandes Frare . Do que depende a constante elástica de uma mola?. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE) , v. 44, p. e20220165-1, 2022.
-
RICARDO ROBINSON CAMPOMANES ; Rita Yolanda Krause . Histórias em quadrinhos e atividades experimentais demonstrativas no ensino por investigação: estudo de duas molas associadas em paralelo. A Física na Escola (Online) , v. 20, p. 211201-1, 2022.
-
HEIDEMANN, LEONARDO ALBUQUERQUE ; CAMPOMANES, RICARDO ROBINSON ; ARAUJO, IVES SOLANO . A contrastação empírica de um modelo teórico sobre o movimento de corpos com massa variável como uma forma de promover discussões epistemológicas em aulas de Física. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE) , v. 43, p. e20200185-1-e20200185-15, 2021.
-
CAMPOMANES, R. R. ; HEIDEMANN, L. A. ; VEIT, E. A. . Modelo de associação de molas em paralelo em atividades de ensino de Física: uma análise do domínio de validade. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE) , v. 42, p. e20190076-1-e20190076-11, 2020.
-
LIMA, Daiane Cristina ; MELO, Rafael Rodolfo ; CAMPOMANES, R. R. ; BOTAN, Everton ; STANGERLIN, Diego Martins ; SANTANA, Ruth Marlene Campomanes . Compósitos madeira-plástico manufaturados com resíduos de serraria e embalagens descartadas de polipropileno. NATIVA , v. 6, p. 79, 2018.
-
MELO, R. R. ; STANGERLIN, D. M. ; CAMPOMANES, R. R. ; PEDROSA, T. D. . Decay and termite resistance of particleboard manufactured from wood, bamboo and rice husk. Maderas. Ciencia y Tecnología (Impresa) , v. 17, p. 55/10.4067/S071-62, 2015.
-
MELO, RAFAEL RODOLFO DE ; STANGERLIN, DIEGO MARTINS ; SANTANA, RICARDO ROBINSON CAMPOMANES ; PEDROSA, TALITA DANTAS . Physical and mechanical properties of particleboard manufactured from wood, bamboo and rice husk. Materials Research (São Carlos. Impresso) , v. 17, p. 682-686, 2014.
-
CAMPOMANES, R. R. ; VILCARORMERO, J. ; GALZERANI, J. C. ; DIAS da SILVA, J. H. . The evolution of arsenic excess induced by thermal annealing in arsenic-rich Ga(1-x)As(x) films. Applied Physics. A, Materials Science & Processing , Holanda, v. 80, p. 267-269, 2005.
-
SILVA, J.h. Dias da ; CAMPOMANES, R. R. ; ORAPUNT, Farida ; O'LEARY, Stephen K. . Optical Gap and the Optical Absorption Tail Breadth for the case of Amorphous Gallium Arsenide. Journal of Applied Physics , 2005.
-
IIGUES, A. C. ; CAMPOMANES, R. R. ; TABACNICS, M. H. ; COMEDI, D. . Influence of O2 flux on growth rate, composition and structure of rf-sputtered TiOx films. Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo , 2004.
-
CAMPOMANES, R. R. ; DIAS da SILVA, J. H. ; VILCARROMERO, J. ; CARDOSO, L. P. . Crystallization of amorphous GaAs films prepared onto different substrates. Journal of Non-Crystalline Solids , v. 300, p. 788-792, 2002.
-
DIAS da SILVA, J. H. ; CAMPOMANES, R. R. . Urbach energy parameter of flash evaporated amorphous galium arsenide films. Journal of Non-Crystalline Solids , v. 299, p. 328-332, 2002.
-
CAMPOMANES, R. R. ; UGUCIONI, J. ; DIAS da SILVA, J. H. . Low temperature annealing ofamorphous gallium arsenide films. Journal of Non-Crystalline Solids , v. 304, p. 259-264, 2002.
-
CAMPOMANES, R. R. ; COMEDI, D. ; CHAMBOULEYRON, I. . Structural changes induced by nitrogen in the a-Ge:H network. JOURNAL OF APPLIED PHYSICS , v. 85, p. 3108-3113, 1999.
-
CHAMBOULEYRON, I. ; CAMPOMANES, R. R. . Ammonia as an active doping source gas of hydrogenated amorphous germanium films. Physical Review B - Condensed Matter and Materials Physics , v. 53, n.19, p. 12566-12569, 1996.
-
CHAMBOULEYRON, I. ; GRAEFF, C. F. ; ZANATTA, A. R. ; FAJARDO, F. ; MULATO, M. ; CAMPOMANES, R. R. ; COMEDI, D. ; MARQUES, F. C. . The Perspectives of Hydrogenated Amorphous Germanium as an Electronic Material. Physica Status Solidi. B, Basic Research , v. 192, p. 241-251, 1995.
-
SANTANA, RICARDO ROBINSON CAMPOMANES ; Frare, Vitória Luiza Fernandes ; Pinheiro, Jean Reinildes . MODELAGEM CIENTÍFICA: CONSTRUÇÃO DE MODELO TEÓRICO DE DUAS MOLAS ASSOCIADAS EM SERIE E EM PARALELO SOB A ABORDAGEM ENERGÉTICA. In: Edson Ribeiro de Britto de Almeida Junior. (Org.). Física: O Universo e os Fenômenos Naturais. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2021, v. , p. 58-71.
-
BARIANI, L. R. ; HEIDEMANN, L. A. ; Demarco D. ; CAMPOMANES, R. R. . CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES UTILIZANDO SIMULAÇÕES E EXPERIMENTOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO. In: VII Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2022, Ponta Grossa - PR. VII SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Recife - PE: Even 3 Publicações, 2022. v. 1. p. 355-366.
-
CAMPOMANES, R. R. ; SANTANA, R. M. C. ; FREITAG, M. B. ; de LIMA, D. C. . Estudo comparativo da influência da matriz termoplástica em compósitos carreados com fibra de itaúba.. In: 21 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014, Cuiabá. 21CBECIMAT, 2014. p. 3844-3851.
-
LIMA, D. C. ; SILVEIRA, J. G. ; SANTOS, V. A. H. F. ; CAMPOMANES, R. R. ; SANTANA, R. M. C. ; CAMARGO, S. C. . Avaliação do desempenho físico e mecânico da madeira plástica obtida a partir de resíduos sólidos de polipropileno e pó de madeira da região centro-oeste do Brasil. In: 5 Congreso Interamericano de Residuos Solidos, 2013, Lima - Perú. 5 Congreso Interamericano de Resíduos Sólidos-2013, 2013.
-
CAMPOMANES, R. R. ; SANTANA, R. M. C. ; SILVEIRA, J. G. ; LIMA, D. C. . Influência da pressão de compressão na constante de condutividade térmica de compósitos de polipropileno e pó de serra de itaúba.. In: 20 Congresso Brasileiro de Ciências dos Materiais, 2012, Joinville-SC. 20 Congresso Brasileiro de Ciências dos Materiais, 2012.
-
CAMPOMANES, R. R. ; Vitor A.F. dos Santos ; Miyamura, Viviane ; SANTANA, R. M. C. . INFLUENÇA DA PRESSÃO DE COMPRESSÃO NAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DE COMPÓSITOS ELABORADOS COM POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE E PÓ DE SERRA DE ITAÚBA. In: 11 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2011, Campos de Jordão. 11CBPol, 2011.
-
Vitor A.F. dos Santos ; CAMPOMANES, R. R. ; Gilmara de A. Miranda ; Julia G. da Silveira . INFLUÊNCIA DA PRESSÃO DE COMPRESSÃO NA ABSORÇÃO DE ÁGUA DE COMPÓSITOS DE POLIPROPILENO E PÓ DE SERRA DE ITAÚBA. In: 11 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2011, Campos de Jordão. 11 CBPol, 2011.
-
SOUZA, A. F. ; Bobrzyk, C. D. ; CAMPOMANES, R. R. ; SANTANA, R. M. C. ; Miyamura, Viviane . COMPARATIVE STUDY OF POST-CONSUMER HDPE FILLED WITH TWO SPECIES OF WOOD FLOUR. In: XII International Macromolecular Colloquim and the 7th International Symposium on Natural Polymers and Composites, 2010, Gramado-RS, Brasil. 7th International Symposium on Natural Polymers and Composites, 2010.
-
CAMPOMANES, R. R. ; SANTANA, R. M. C. ; Da Costa, P. P. . EVALUATION OF THE OBSORÇÃO OF WATER IN WOOD-PLASTIC GOTTEN FROM RESIDUES AFTER CONSUME FOR APPLICATIONS IN CIVIL CONSTRUCTION. In: XXXI CONGRESO INTERAMERICANO DE INGENIERÍA SANITARIA Y AMBIENTAL, 2008, Santiago de Chile. XXXI CONGRESO INTERAMERICANO DE INGENIERÍA SANITARIA Y AMBIENTAL, 2008.
-
CAMPOMANES, R. R. ; Possani da Costa, P ; Bobrzyk, C. D. ; SANTANA, R. M. C. . Influência das condições de processamento na absorção de água de Compósitos de PEAD/resíduo de madeira.. In: 18 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais - CBECIMAT-2008, 2008, Porto de Galinhas. 18 CBCimat- Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2008. p. 5085-5094.
-
CAMPOMANES, R. R. . Modelagem Matemática utilizando dados experimentais da Física: O estudo da queda livre. In: III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SINOP, 2005, Sinop - MT, 2005.
-
CAMPOMANES, R. R. ; DIAS da SILVA, J. H. ; VILCARROMERO, J. ; CARDOSO, L. P. . Crystallization of Amorphous Gallium Arsenide Films Prepared onto Different Substrates. In: 19 th International Conference on Amorphous and Microcrystalline Semiconductors (ICAMS), 2001, Nice, Francia.. Journal of Non-Crystalline Solids, 2001. v. 300. p. 788-792.
-
CAMPOMANES, R. R. ; DIAS da SILVA, J. H. . Urbach Energy Parameter of Flash Evaporated Amorphous Gallium Arsenide Films. In: 19th International Conference on Amorphous and Microcrystalline Semiconductors (ICAMS), 2001, Nice, França... Journal of Non-Crystalline Solids, 2001. v. 299. p. 328-332.
-
DIAS da SILVA, J. H. ; UGUCIONI, J. C. ; CAMPOMANES, R. R. . Low Temperature Thermal Annealing of Amorphous Gallium Arsenide Films. In: First International Symposium on Non-Crystalline Solids in Brasil and Fifth Brazilian Symposium on Glass and Related Materials, 2001, Foz de Iguaçu, PR, Brasil.. Journal of Non-Crystalline Solids, 2001. v. 304. p. 259-264.
-
BARBOSA, W. ; RODRIGUES, A. ; VILCARROMERO, J. ; CAMPOMANES, R. R. ; DIAS da SILVA, J. H. . Filmes de arseneto de gálio amorfo tratados a temperaturas menores que a cristalização. In: 9a Reunião Sociedade de Pesquisadores Nikkeis, 2001, Bauru, SP.. SBPN (São Paulo), 2001. v. 5. p. 176-177.
-
CAMPOMANES, R. R. ; SANTANA, R. M. C. ; Possani da Costa, P . INFLUÊNCIA DO PÓ DE MADEIRA NAS PROPRIEDADES FISICAS DE COMPÓSITOS TERMOPLÁSTICOS. In: XI Simposio Latinoamericano y IX Congreso Iberoamericano de Polímeros, 2008, Lima. XI Simposio Latinoamericano y IX Congreso Iberoamericano de Polímeros. Lima: Pontíficia Universidad Católica del Perú, 2008.
-
CAMPOMANES, R. R. . Estudo da densidade e da absorção de algumas espécies de madeiras da região norte do Estado de Mato Grosso. In: II Simpósio Matogrossense da Amazônia Meridional em Ciências Ambientais, 2007, Sinop. II Simpósio Matogrossense da Amazônia Meridional em Ciências Ambientais, 2007.
-
CAMPOMANES, R. R. ; CARDOSO, F. C. . Aprendizagem de conceitos de calorimetria a partir da construção de um modelo matemático usando dados experimentais. In: I Encontro Estadual de ensino de Física, 2005, Porto Alegre. I Encontro Estadual de Ensino de Física, 2005.
-
CAMPOMANES, R. R. ; SILVA, M. S. ; SOUZA, W. A. V. ; SHISLER, J. . CONFRONTAÇÃO ENTRE A EVIDÊNCIA EXPERIMENTAL COM AS PREDIÇÕES ESTIMADAS POR DOIS MODELOS, TRADICIONAL E PROPOSTO, DA CONSTANTE ELÁSTICA EQUIVALENTE DE DUAS MOLAS ASSOCIADAS EM PARALELO. In: 15a Escola Mato-grossense de Física., 2018, Cuiabá. 15a Escola Mato-grossense de Física., 2018.
-
SOUZA, W. A. V. ; SILVA, M. S. ; FERREIRA, L. S. ; OLIVEIRA, F. N. ; CAMPOMANES, R. R. . DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA CONSTANTE DE RIGIDEZ EQUIVALENTE DE UMA ASSOCIAÇÃO EM PARALELO DE DUAS MOLAS SIMILARES E SUA COMPARAÇÃO COM O PREDITO PELOS MODELOS TRADICIONAL E PROPOSTO. In: 15a Escola Mato-grossense de Física., 2018, Cuiabá. 15a Escola Mato-grossense de Física., 2018.
-
SOUZA, W. A. V. ; SILVA, M. S. ; FERREIRA, L. S. ; NOGUEIRA, E. V. ; OLIVEIRA, F. N. ; CAMPOMANES, R. R. . DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA CONSTANTE DE RIGIDEZ EQUIVALENTE DE DUAS MOLAS ASSOCIADAS EM SÉRIE E SUA COMPARAÇÃO COM O MODELO TRADICIONAL. In: 15a Escola Mato-grossense de Física., 2018, Cuiabá. 15a Escola Mato-grossense de Física., 2018.
-
SANTOS, P. F. ; CAMPOMANES, R. R. ; AZEVEDO, H. L. . Proposta Experimental para o Ensino Superior: O paradoxo da Queda Livre. In: 13a Escola Mato-grossense de Física, 2016, Cuiabá. 13a Escola Mato-grossense de Física, 2016.
-
CARMO, E. G. ; CAMPOMANES, R. R. ; PINHEIRO, J. R. . REALIDADE E DESAFIOS COMO TUTOR EM FÍSICA NUMA TURMA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS DA UFMT-CAMPUS DE SINOP. In: 13a Escola Mato-grossense de Física, 2016, Cuiabá. 13a Escola Mato-grossense de Física, 2016.
-
BERTELLA, G. ; PIRAN, R. L. ; MELO, R. ; BOTAN, E. ; CAMPOMANES, R. R. . Comparação das propriedades mecânicas de amostras de madeira de champanhe e compósitos feitos de resíduos de madeira e plástico.. In: 13a Escola Mato-grossense de Física, 2016, Cuiabá. 13a Escola Mato-grossense de Física, 2016.
-
PIRAN, R. L. ; BERTELLA, G. ; BOTAN, E. ; STANGERLIN, D. M. ; CAMPOMANES, R. R. . Estudo preliminar da comparação das propriedades mecânicas de amostras retiradas de uma tora de champanhe da parte do cerne e alburno.. In: 13a Escola Mato-grossense de Física., 2016, Cuiabá. https://emf2016.blogspot.com/(Resumos aceitos), 2016.
-
CAMPOMANES, R. R. . Laboratório de óptica no Ensino Médio. In: II Congresso Estadual de Matemática, 2004, Barra de Bugres - MT. CD - resumo Congresso Estadual de Matemática, 2004. v. 1.
-
GIESE, A. ; CABRAL, J. C. ; RANCAN, M. E. F. ; SOUZA, R. ; CAMPOMANES, R. R. . Valor da medição e sua incerteza do número de feijões que cabem num punhado normal. In: III Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2003, São Paulo. Livro de Resumos do Evento, 2003. p. 985-985.
-
RANCAN, M. E. F. ; PEDROSKI, L. S. ; BARROS, A. C. D. V. ; CAMPOMANES, R. R. . Estudo da Formação de Imagens num Espelho Côncavo. In: III Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2003, São Paulo. Livro de Resumos, 2003. p. 829-829.
-
CAMPOMANES, R. R. ; VILCARROMERO, J. ; DIAS da SILVA, J. H. ; FORTUNATO da SILVA, W. ; GALZERANI, J.C. . Crystallization Process of Amorphous Gallium Arsenide Films. In: XXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2002, Caxambú, MG.. Resumo XXV ENFMC, 2002. p. 471-471.
-
DIAS da SILVA, J. H. ; CAMPOMANES, R. R. ; VILCARROMERO, J. . Análise da Desordem através do Parâmetro de Urbach em Filmes de arseneto de Gálio Amorfo. In: XXV Encontro Nacional da Matéria Condensada, 2002, Caxambu, MG.. Resumo XXV ENFMC, 2002. p. 510-511.
-
UGUCIONI, J. C. ; CAMPOMANES, R. R. ; DIAS da SILVA, J. H. . Análise dos Parâmetros Ópticos de Filmes de Arseneto de Gálio na Transição entre os Estados Amorfo e Cristalino. In: XXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2002, Caxambu, MG.. Resumo XXV ENFMC, 2002. p. 558-558.
-
CAMPOMANES, R. R. ; DIAS da SILVA, J. H. ; CARDOSO, L. P. ; BARBOSA, W. ; VILCARROMERO, J. . Crystallization Induzed in Amorphous GaAs Thin Films by Sequencial Low Temperature Thermal Process. In: 10th Brazilian Workshop on Semiconductors Physics, 2001, Guarujá, SP, Brasil.. Program & Abstract of 10th Brazilian Workshop on Semiconductor Physics, 2001. p. Th 32-Th 32.
-
RODRIGUES, A. ; CAMPOMANES, R. R. ; BARBOSA, W. ; UGUCIONI, J. C. ; DIAS da SILVA, J. H. . Estudo do processo de cristalização de filmes amorfos de GaAs por difração de raios-x e espalhamento Raman. In: XIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2001, Bauru, SP.. Resumo do XIII Congresso, 2001. p. 74-74.
-
UGUCIONI, J. C. ; CAMPOMANES, R. R. ; RODRIGUES, A. ; DIAS da SILVA, J. H. . Modificações nas características ópticas de filmes de arseneto de gálio amorfo induzidas por tratamento térmico. In: XIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2001, Bauru, SP.. Resumo do XIII Congresso, 2001. p. 75-75.
-
CAMPOMANES, R. R. ; OLIVEIRA, L. C. ; DIAS da SILVA, J. H. . Influência da temperatura do cadinho e mudanças estruturais induzidas por tratamentos térmicos em filmes de GaAs amorfo. In: XXVIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2000, São Lorenço, MG.. Resumos do XXIII ENFMC, 2000. p. 344-345.
-
CAMPOMANES, R. R. ; BARBOSA, W. ; DIAS da SILVA, J. H. . Deposição de filmes finos de compostos III-V amorfos por evaporação flash. In: XXI Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Industria e na Ciência, 2000, São José dos Campos, SP. Resumo de Trabalhos do XXI CBRAVIC, 2000. p. 34-35.
-
DIAS da SILVA, J. H. ; CAMPOMANES, R. R. ; BARBOSA, W. ; RODRIGUES, A. ; UGUCIONI, J. C. . Cristalização de filmes amorfos de GaAs e GaSb. In: IV Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Crescimento de Cristais, 2000, Viçosa, MG., 2000.
-
CAMPOMANES, R. R. ; COMEDI, D. ; CHAMBOULEYRON, I. . Microstructure, Void Size Distribution, and Infrared Spectra of Ge- Rich Germanium-Nitrogen Alloys. In: 18th International Conference on Amorphous and Microcrystalline Semicondcutors Science and Technology, 1999, Utah, USA.. Abstract Book and Final Program, 1999. p. 175-175.
-
CAMPOMANES, R. R. ; COMEDI, D. ; CHAMBOULEYRON, I. . Propriedades optoeletrônicas de filmes de a-Ge:H dopados com arsênio crescido por co-sputtering. In: XVIII Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Industria e na Ciência, 1997, Petrópolis, RJ.. Resumo do XVIII CBRAVIC, 1997. p. Re095.
-
CAMPOMANES, R. R. ; COMEDI, D. ; CHAMBOULEYRON, I. . Propriedades de transporte em filmes de a-Ge:H dopados com fósforo por co-sputtering. In: XIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1996, Águas de Lindóia, SP.. Resumos do XIX ENFMC, 1996. p. 593-593.
-
CAMPOMANES, R. R. ; CHAMBOULEYRON, I. . The effect of low partial pressure of ammonia in the rf-sputtering chamber on the optoelctronic properties of hydrogenated amorphous germanium films. In: XVI Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Industria e na Ciência, 1995, Brasília - DF.. Resumo do XVI CBRAVIC, 1995. p. re110.
-
CAMPOMANES, R. R. ; CHAMBOULEYRON, I. . Electronic Properties of Hydrogenated Amorphous Germanium Films using Ammonia as a Doping Gas. In: 8th Latin-American Conference on Surface Science and its Applications (CLACSA-8), 1994, Cancún, México.. Program and Abstracts of CLACSA - 8, 1994.
-
CAMPOMANES, R. R. ; CHAMBOULEYRON, I. . Dopagem em Filmes de a-Ge:H com Amônia. In: Oficina de Propriedades de Materiais de Camada Fina para Aplicações Fotovoláicas, Microeletrônicas e Recubrimentos, 1994, Campinas, SP, Brasil.. Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento - CYTED - D, 1994. p. 29-29.
-
CAMPOMANES, R. R. ; CHAMBOULEYRON, I. . Efeito da Amônia nas Propriedades de Transporte dos Filmes de a-Ge:H. In: XVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1994, Caxambu, MG.. Resumo do XVII ENFMC, 1994. p. 73-73.
-
FAJARDO, F. ; ZANATTA, A. R. ; MULATO, M. ; CAMPOMANES, R. R. ; CHAMBOULEYRON, I. . Otimização de Filmes de a-Ge:H. In: XVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1993, Caxambu, MG.. Programa e Resumo do XVI ENFMC, 1993. p. 317-317.
-
CAMPOMANES, R. R. . Simple electrical circuits via simulations and experiments in a high school,. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CAMPOMANES, RICARDO ROBINSON ; BARIANI, L. R. . XXXV Encontro de Física do Norte e Nordeste. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAMPOMANES, R. R. ; LIMA, D. C. ; SILVEIRA, J. G. ; SANTOS, V. A. H. F. ; SANTANA, R. M. C. ; CAMARGO, S. C. . Avaliação do desempenho Físico e mecânico da madeira plástica obtida a partir de resíduos de polipropileno e pó de madeira da Região Centro-Oeste do Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAMPOMANES, R. R. ; BORELLA, D. R. ; PEREIRA, C. A. L. . Experiência da Tutoria em Física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CAMPOMANES, R. R. ; SETTER, C. . Tutoria em Física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CAMPOMANES, R. R. ; SANTANA, R. M. C. ; SILVEIRA, J. G. ; LIMA, D. C. . Influência da pressão de compressão na constante de condutividade térmica de compósitos de polipropileno e pó de serra de itaúba.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAMPOMANES, R. R. ; BORELLA, D. R. ; PEREIRA, C. A. L. ; CECATTO, I. M. . Minha Primeira Semana na Tutoria em Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CAMPOMANES, R. R. ; Vitor A.F. dos Santos ; Miyamura, Viviane ; SANTANA, R. M. C. . INFLUENÇA DA PRESSÃO DE COMPRESSÃO NAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DE COMPÓSITOS ELABORADOS COM POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE E PÓ DE SERRA DE ITAÚBA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Vitor A.F. dos Santos ; CAMPOMANES, R. R. ; Gilmara de A. Miranda ; Julia G. da Silveira . INFLUÊNCIA DA PRESSÃO DE COMPRESSÃO NA ABSORÇÃO DE ÁGUADE COMPÓSITOS DE POLIPROPILENO E PÓ DE SERRA DE ITAÚBA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAMPOMANES, R. R. . COMPARATIVE STUDY OF POST-CONSUMER HDPE FILLED WITH TWO SPECIES OF WOOD FLOUR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CAMPOMANES, R. R. . Método de acompanhamento do progresso dos alunos de tutoria em mecânica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAMPOMANES, R. R. . Relato de experiência de tutoria em Física. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAMPOMANES, R. R. . A prática docente na perspectiva da Tutoria em Física. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAMPOMANES, R. R. ; Da Costa, P. P. ; Bobrzyk, C. D. ; SANTANA, R. M. C. . REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE MADEIRA DAS ESPÉCIES JATOBÁ, ITAÚBA E CEDRINHO EM PEÇAS PLÁSTICAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Da Costa, P. P. ; Bobrzyk, C. D. ; CAMPOMANES, R. R. ; Leonardo Souza Bento . INFLUÊNCIA DO PÓ DE MADEIRA DAS CONDIÇÕES DE MOLDAGEM POR COMPRESSÃO TÉRMICA NAS PROPRIEDADES FÍSICO-MECÂNICAS DE COMPÓSITOS TERMOPLÁSTICOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAMPOMANES, R. R. ; Da Costa, P. P. ; SANTANA, R. M. C. . INFLUÊNCIA DO PÓ DE MADEIRA NAS PROPRIEDADES FISICAS DE COMPÓSITOS TERMOPLÁSTICOS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAMPOMANES, R. R. ; Da Costa, P. P. ; SANTANA, R. M. C. . Avaliaçâo da absorçâo de água de madeira plástica obtida a partir de residuos pós-uso para aplicaçâo em construçâo civil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAMPOMANES, R. R. ; Da Costa, P. P. ; Bobrzyk, C. D. ; SANTANA, R. M. C. . Influência das condições de processamento na absorção de água de Compósitos de PEAD/resíduo de madeira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAMPOMANES, R. R. . Ensino de Física: experimento de óptica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAMPOMANES, R. R. ; Possani da Costa, P ; SANTANA, R. M. C. . Influência do Pó de Madeira nas Propriedades Físicas de Compósitos Termoplásticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CAMPOMANES, R. R. ; Possani da Costa, P ; SANTANA, R. M. C. . Avaliação da Absorção de água de Madeira Plástica obtida a partir de Resíduo pós-uso para Aplicação em Construção Civil.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAMPOMANES, R. R. . Modelagem Matemática usando dados experimentais de calorimetria. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
CAMPOMANES, R. R. ; VALDIVIA, J. A. ; TELLO, C. . Desenho e montagem de experimentos didácticos usando módulos Húngaros. 1988.
BARIANI, L. R. ; CAMPOMANES, R. R. . SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE: circuitos elétricos simples via simulações computacionais e atividades experimentais. MATERIAL. 2022.
CAMPOMANES, R. R. . Comissão Científica do IV Colóquio de Ciências Naturais e Matemática. 2019.
Brabosa, Yuri ; Feistel B.A Roseli ; CAMPOMANES, R. R. ; BOTAN, E. ; AZEVEDO, H. L. ; PINHEIRO, J. R. ; ANDRADE, R. L. T. . Núcleo de Docente Estruturante (NDE). 2016.
CAMPOMANES, R. R. . Colegiado do Curso de Farmácia. 2009.
CAMPOMANES, R. R. . Projeto Político Pedagógico (PPC) do Curso de Engenharia Florestal. 2008.
CAMARGO, V. L. V. ; CAMPOMANES, R. R. ; BATISTELLA, I. . Processo de Renovação de Reconhecimento do Curso de Licenciatura Plena em Matemática - Campus Universitário de Sinop. 2003.
CAMPOMANES, R. R. . Elaboração do Processo de Preparação do Arseneto de Gálio Amorfo pela Técnica de Evaporação Flash. 1998.
CAMPOMANES, R. R. . Segundo Relatório de Atividades de Pesquisa - FAPEMAT. 2010. (Relatório de pesquisa).
CAMPOMANES, R. R. . Curso de revisão de Conceitos em Ciências e Língua Portuguesa para ingresantes indígenas e não indígenas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CAMPOMANES, R. R. . Relatório parcial de atividades de Pesquisa - FAPEMAT. 2009. (Relatório de pesquisa).
CAMPOMANES, R. R. . Grupo de Estudo de Física. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CAMPOMANES, R. R. . Algebra Linear. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CAMPOMANES, R. R. ; Silva F.A ; Berdt, A . Iniciação à Robótica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CAMPOMANES, R. R. . Relatório Anual de Atividades de Pós-doutorado, UNESP, Bauru. 2001. (Relatório de pesquisa).
CAMPOMANES, R. R. . Relatório Trimestral de Atividades de Pós-doutoramento, UNESP, Bauru.. 2001. (Relatório de pesquisa).
CAMPOMANES, R. R. . Relatório Trimestral de Atividades de Pós-doutorado, UNESP, Bauru. 2001. (Relatório de pesquisa).
CAMPOMANES, R. R. . Relatório Anual de Ativividades de Pós-doutorado, UNESP, Bauru.. 2000. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2021
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL, EM NÍVEL SUPERIOR, POR MEIO DE SEQUÊNCIAS EXPERIMENTAIS, Descrição: Este projeto constitui-se enquanto ferramenta educacional com intuito de promover engajamento entre docentes e discente dos Cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática ? Física, Química e Matemática, da UFMT, Campus de Sinop, afim de desenvolver ações de ensino e aprendizagem vislumbrando a motivação e interesse em relação aos cursos, em pról da permanência e diminuição da evasão discente. Diante desta proposta foi elaborado o projeto de acordo com o edital 004/2020 PROEG/UFMT. O projeto é de cunho qualitativo, e o produto final será uma sequência experimental proposta para as disciplinas de ordem básica, essenciais para os ingressantes nos cursos, tendo em vista que tais disciplinas tem apresentado grande potencial de retenção e até mesmo desistência ou evasão. Neste sendo, acredita-se que as sequências experimentais serão elaboradas com o olhar da chamada ?alfabetização cientifica? (Chassot, 2003), em que o empirismo contribuirá na significação de conceitos em atividades experimentais, contextualizadas aos distintos cotidianos dos estudantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ricardo Robinson Campomanes Santana - Integrante / Roseli Adriana Blumke Feistel - Integrante / Hernani Luiz Azevedo - Integrante / Mauro André Dresch - Integrante / Elizabeth Quirino de Azevedo - Integrante / Patrícia Rosinke - Coordenador.
-
2019 - 2021
ENSINO DE LABORATÓRIO SOB A ABORDAGEM DA MODELAGEM CIENTÍFICA: ESTUDO DE EXPERIMENTOS DE MECÂNICA DIRECIONADOS À EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR., Descrição: O Ensino de laboratório sob a abordagem da modelagem científica: estudo de experimentos de mecânica direcionados à educação básica e superior é o tema do projeto e propomos aqui que os Eventos de Modelagem sejam estudados como uma inovação didática no contexto do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática ? Habilitação em Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFMT, Campus de Sinop. Em particular, pretendemos estudar possíveis contribuições da Modelagem Científica inserida em atividades experimentais para o aprendizado de conteúdos físicos. Este estudo visa desenvolver modelos teóricos de objetos reais (fato ou evento real ou suposto como tal), que possam ser contrastadas empiricamente através de experiências relacionada à mecânica Newtoniana, para serem aplicadas ao ensino de Física. Os eventos de modelagem a serem estudados são relacionados à elasticidade, dinâmica de sistemas de massa variável e queda de um corpo com aceleração maior da gravidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Ricardo Robinson Campomanes Santana - Coordenador / Jean Reinildes Pinheiro - Integrante / Vitoria Luiza Fernandes Frare - Integrante / Lucas Rocha Bariani - Integrante / ISABÉL ANDRIELI RIEGER - Integrante.
-
2013 - 2016
Compósitos Manufaturados usando Resíduos da Indústria Madeireira e Plástico pós-consumo na Região Norte do Estado de Mato Grosso, Descrição: a pesquisa tem como objetivo principal desenvolver materiais compósitos a partir de resíduos de embalagens plásticas de polipropileno e serragem de madeira das espécies de itaúba, champagne e amescla (espécies da região norte do estado de Mato Grosso), visando aplicação na indústria de construção civil e mobiliária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ricardo Robinson Campomanes Santana - Coordenador / Ruth Marlene Campomanes Santana - Integrante / Rafael Rodolfo de Melo - Integrante / Everton Botan - Integrante / Daniel Valim dos Reis Junior - Integrante.
-
2010 - 2013
SISTEMAS INTEGRÁVEIS, SÓLITONS E APLICAÇÕES FISICAS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Robinson Campomanes Santana - Integrante / Harold Blas - Coordenador.
-
2008 - 2010
Reaproveitamento de Resíduos de Madeira e Plástico pós-consumo no Município de Sinop, Descrição: Neste projeto tem por objetivo desenvolver novos materiais (compósitos termoplásticos) e estudar a influencia da temperatura e pressão no processo de produção de compósitos de poliolefinas e resíduos de madeira, utilizando como matéria prima plásticos pós-consumo e serragem de jatobá, champagne e cedrinho. Os resultados esperados em curto prazo ou em médio prazo deverão abranger a formação de recursos humanos, desenvolvimento de produtos alternativos com aplicações no setor da industria de móveis e de construção civil e publicações de artigos técnicos, além de retorno sócio-econômico e ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Robinson Campomanes Santana - Coordenador / André Luiz Nonato Ferraz - Integrante / Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos - Integrante / Ruth Marlene Campomanes Santana - Integrante / Teldo Anderson da Silva Pereira - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso - Outra / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2007
?O Ensino-Aprendizagem da Física através de um Estudo de Propriedades Calorimétricas dos Produtos da Região Norte do Estado de Mato Grosso?, Descrição: O ensino médio de Física do município de Sinop e região apresenta dificuldades, entre elas de não contar com profissionais habilitados para lecionar Física e que as escolas não dispõem de laboratórios. Ciente dessa problemática o Departamento de Matemática, Campus Universitário de Sinop, incluiu em sua atual matriz curricular as disciplinas de Laboratório de Física I, II e III, Práticas de Ensino de Física I e II, de forma a preparar seus alunos com condições suficientes de lecionarem Física. Sendo as atividades laboratoriais de importância na formação do futuro professor propomos este projeto intitulado, ?O Ensino-Aprendizagem da Física através de um estudo das Propriedades Calorimétricas de Produtos da Região Norte do Estado de Mato Grosso?, que será aplicada aos acadêmicos da Licenciatura Plena em Matemática durante o desenvolvimento da disciplina de Laboratório de Física II. Os produtos da região a serem estudados suas propriedades, entre elas o calor específico, são o óleo de soja e madeiras da região. Baseados nos trabalhos de Moreira &.Levandowsky (1983), a execução das atividades de laboratório será dentro de uma abordagem intermediária do método estruturado e não estruturado. O projeto visa que os estudantes adquiram habilidades no uso do instrumental de laboratório, adquiram capacidades de propor hipóteses e os testem, identifiquem parâmetros relevantes durante o evento físico estudado, obtenham conclusões satisfatórias e baseados na análise dos dados obtenham os valores das grandezas físicas procuradas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ricardo Robinson Campomanes Santana - Coordenador / Fabiano César Cardoso - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2002
Estudo da Propriedades Estruturais, Elétricas e Ópticas de Filmes Finos de Óxido de Titânio para Aplicações Ambientais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Robinson Campomanes Santana - Coordenador.
-
1999 - 2001
Otimização do Processo de Preparação do Arseneto de Gálio Amorfo pela Técnica de Evaporação Flash, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Robinson Campomanes Santana - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais. , Avenida Alexandre Ferronato 1200, Setor Industrial, 78557267 - Sinop, MT - Brasil, Telefone: (66) 35311663, Ramal: 2065, Fax: (66) 35319796, URL da Homepage:
Experiência profissional
2017 - Atual
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - Atual
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Pertencente ao Instituto de Ciencias Naturais, Humanas e Sociais
Campus Universitário de Sinop
Atividades
-
09/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais.,Linhas de pesquisa
-
08/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais.,Linhas de pesquisa
-
09/2019 - 03/2020
Ensino, Engenharia Agrícola e Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física 2
-
09/2019 - 03/2020
Ensino, Licenciatura em Ciencias Naturais e Matemáticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mecânica Estatística
-
09/2019 - 03/2020
Ensino, Licenciatura em Ciencias Naturais e Matemáticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Eletrônica
-
09/2019 - 12/2019
Ensino, MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Física para a Educação Básica: Abordagens teórico-práticas
-
11/2013 - 04/2014
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - H, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mecânica Estatística, Eletromagnetismo e Introdução à Eletrônica.
-
05/2013 - 10/2013
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - H, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mecânica, Tópicos de Física I
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - H, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Óptica, Tópicos de Física I
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - H, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mecânica Estatística
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - H, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mecânica, Física Moderna, Mecânica Estatística.
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - H, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Termodinâmica
-
08/2008 - 07/2010
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física 1
-
04/2009 - 03/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciência da Saúde.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Farmácia.
-
03/2009 - 02/2010
Extensão universitária , Instituto de Ciências Agrárias / Campus de Sinop.,Atividade de extensão realizada, Curso de revisão de conceitos de Ciências e Língua Portuguesa para ingressantes indígenas e não indígenas.
-
03/2009 - 12/2009
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Geral
-
08/2008 - 07/2009
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física 1, Física 2
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física 1, Física 2
2018 - 2019
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Pesquisador_Pós doutorado, Enquadramento Funcional: Pós_doutrando, Regime: Dedicação exclusiva.
1999 - 2001
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Co-orientador, Carga horária: 8
1999 - 2001
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Bolsista de pós-doutorado, Enquadramento Funcional: pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/1999 - 10/2001
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências de Bauru, Faculdade de Ciências de Bauru.,Atividade realizada, Co-assesoria a 4 alunos de iniciação científica.
2001 - 2001
Universidade Federal de São CarlosVínculo: pesquisador de pós-doutorado, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 40
2003 - 2008
Universidade do Estado de Mato GrossoVínculo: Prodessor Assistente Doutor, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 20
Outras informações:
Trabalhei do 2003 até 2006 como Professor Visitante na qualidade de dedicação exclusiva. No período posterior como professor interino contratado por 20 horas.
Atividades
-
07/2003 - 07/2008
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Geral I, Física Geral II, Física Geral III, Física Geral IV, Laboratório de Física I, Laboratório de Física II, Prática de Ensino de Física II, Tópicos de Física
-
07/2003 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.,Linhas de pesquisa
-
03/2004 - 03/2005
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.,Atividade de extensão realizada, Organização do curso de Iniciação `Robótica para professores do Ensino Médio.
-
07/2004 - 07/2004
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.,Atividade de extensão realizada, Mini-curso de óptica de 20 horas para Professores do Ensino Médio.
-
06/2004 - 06/2004
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.,Atividade de extensão realizada, Co-organizador da XVII Mostra de Física.
-
10/2003 - 10/2003
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.,Atividade de extensão realizada, Co-organizador da XVI Mostra de Física.
1990 - 1991
Colegio Nacional Ricardo BentinVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 35
Atividades
-
01/1991 - 02/1991
Treinamentos ministrados , Ciencias Naturales, Física.,Treinamentos ministrados, Desenho e ejecução de experimentos de Física para profesores de ensino médio
-
08/1990 - 12/1990
Ensino,,Disciplinas ministradas, Física para os alunos da terceira série do Ensino Médio
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo Robinson Campomanes Santana e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?