Julio Cesar David Ferreira

Licenciado em Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (2007) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (2011). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (2016) com período sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2014-2015), Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Áreas de atuação: formação de professores; linguagem e discurso; ciência, cultura e educação; ficção científica e múltiplas linguagens na educação.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2012 - 2016

Universidade Federal do Paraná
Título: Ficção científica e ensino de ciências: seus entremeios
Orientador: em Universidade de Lisboa ( Pedro Guilherme Rocha dos Reis)
com Odisséa Boaventura de Oliveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ficção Científica; Ensino de Ciências; Linguagem; Discurso; Formação de Professores.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação

2009 - 2011

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Aproximações entre a obra de Júlio Verne e o ensino de física,Ano de Obtenção: 2011
Paulo César de Almeida Raboni.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Júlio Verne; Conceitos de Física; Leitura; Literatura; Ensino-Aprendizazem.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Licenciatura em Física

2004 - 2007

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Utilização de fragmentos da obra literária de Júlio Verne na elaboração de atividades pedagógicas em aulas de Física
Orientador: Paulo César de Almeida Raboni
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Gravando do Zero - Produção Musical. (Carga horária: 18h). , Eduzz, GRO, Brasil.

2019 - 2019

Moodle para Professores e Tutores. (Carga horária: 1h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2014 - 2014

Preparando a sala de aula do futuro. (Carga horária: 3h). , Universidade de Lisboa, UL, Portugal.

2013 - 2013

O funcionamento da contradição na ótica marxista. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2012 - 2013

Análise do Discurso. (Carga horária: 135h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2010 - 2010

Reconhecimento dos Gêneros Discursivos. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2009 - 2009

Imaginação e reflexão sobre questões ambientais. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

Utilização de Narrativas na Educação. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2007 - 2007

Iniciação Científica - FAPESP. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2005 - 2006

Extensão universitária em Centro de Ciências: reativação e funcionamento. (Carga horária: 224h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Centro de Ciências. (Carga horária: 112h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FERREIRA, J. C. D. . Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso - Turma Flor do Vale. 2018. (Outro).

FERREIRA, J. C. D. . III Encontro de Integração das Turmas da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. 2017. (Outro).

FERREIRA, J. C. D. . II Encontro de Integração das Turmas da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. 2016. (Outro).

FERREIRA, J. C. D. . 1ª Mostra de Projetos de Aprendizagem dos/as Licenciandos/as da Turma 'Flor do Vale' da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. 2016. (Exposição).

ORNELLAS, J. F. ; PINTO, A. A. ; FERREIRA, J. C. D. . Diferentes manifestações da linguagem no ensino de ciências. 2012. (Outro).

RABONI, P. C. A. ; FERREIRA, J. C. D. ; PINTO, A. A. ; ORNELLAS, J. F. . Linguagem, interação verbal e ensino de ciências. 2010. (Outro).

FERREIRA, J. C. D. ; MATTIAZZO, B. P. ; SILVA, D. A. O. ; SOARES, C. J. . Feira de Ciências. 2006. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC.A autoria docente na educação em ciências: discurso e práxis. 2019. (Encontro).

XI Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE.A biblioteca escolar para educação quilombola no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos. 2019. (Encontro).

XIV Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Aldeia Araçaí demarcada pelo Rap Guarani Mbya: discurso, autoria e práxis. 2019. (Congresso).

La educación sociocultural y la comunidade educativa en el marco de una escuela educativa.Conferência ministrada pelo Prof. Dr. Mario Vichè González (Universidade de Valencia, Espanha). 2018. (Outra).

XXX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE.Setor de Educação, UFPR. 2018. (Encontro).

II Colóquio de Linguagem no Ensino de Ciências - COLEC.Os discursos nos filmes de ficção científica: ensino de ciências e a produção de sentidos na perspectiva socioambiental. 2017. (Outra).

III Seminário Internacional de Educação do Campo e III Fórum de Educação do Campo da Região Norte do Rio Grande do Sul - SIFEDOC.Formação de professores em espaços não formais: a experiência das Ilhas de Racionalidade na visita ao Parque da Ciência Newton Freire Maia. 2017. (Seminário).

XIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Múltiplas linguagens, práxis discursiva e autoria docente na educação em ciências. 2017. (Congresso).

XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA.Educação ambiental crítica e os filmes de ficção científica. 2017. (Encontro).

1ª Mostra de Projetos de Aprendizagem dos/as Licenciandos/as da Turma 'Flor do Vale' da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. 51ª Festa da Laranja de Cerro Azul. 2016. (Exposição).

27 Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales.As narrativas de ficção científica na educação em ciências: uma análise sobre as concepções de professores portugueses em formação. Facultad de Educación, Universidad de Extremadura. Badajoz, Espanha. 2016. (Encontro).

II Encontro de Integração das Turmas da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza.Escola Estadual Quilombola Diogo Ramos, Comunidade Quilombola João Surá. 2016. (Encontro).

Semana Acadêmica de Física da UFPR - 2015.Ficção científica na sala de aula: conjectura, deslocamento e produção de sentidos no aprendizado científico. 2015. (Encontro).

X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC.Entre a dispersão do sujeito e a coerência autoral: o professor-autor. 2015. (Encontro).

XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Múltiplas linguagens nas aulas de ciências: concepções sobre essa relação no âmbito da formação docente em Portugal. 2015. (Congresso).

19 Congresso de Leitura do Brasil - COLE. Concepções e práticas de leitura e escrita de futuros professores de ciências. Associação de Leitura do Brasil; Unicamp. 2014. (Congresso).

22 Evento de Iniciação Científica - EVINCI.UFPR, Campus Jardim Botânico. 2014. (Simpósio).

3 Encontro de Educação, Comunicação e Ciência.Múltiplas linguagens no ensino de ciências: produção de materiais didáticos a partir de uma experiência no PIBID. LabMóvel, UFPR Litoral. 2014. (Encontro).

III Congresso Internacional TIC e Educação - ticEDUCA. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2014. (Congresso).

Mídias, indústria cultural e educação em ciências: possibilidades e críticas.Apresentação: Prof. Dr. Luís Paulo de Carvalho Piassi. Programa de Pós-Graduação em Educação, UFPR. 2014. (Outra).

Pesquisar e gerir informação: apoio a teses e dissertações.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2014. (Oficina).

Pesquisar e gerir informação: apoio a trabalhos académicos.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2014. (Oficina).

Seminário Transdisciplinar da Área de Investigação e Ensino de Didática..Mónica Baptista e João Pedro da Ponte, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2014. (Seminário).

Software de organização bibliográfica: EndNote Web.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2014. (Oficina).

Utilização de recursos audiovisuais em educação e formação.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2014. (Oficina).

VI Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação.Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. 2014. (Seminário).

X ANPED Sul - Reunião Científica da ANPED. Ficção científica no ensino de ciências: possibilidades de formação do professor-autor. 2014. (Congresso).

XXVI Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão; IX Semana da Pedagogia - SEPE.Apontamentos sobre leitura e escrita na formação de professores. Setor de Educação, UFPR. 2014. (Encontro).

21 Evento de Iniciação Científica - EVINCI.UFPR, Campus Jardim Botânico. 2013. (Simpósio).

I Colóquio Cultura, Escola e Ensino: perspectivas de investigação na sociedade contemporânea.Ficção científica e ensino de ciências: além de seus entremeios. 2013. (Encontro).

IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC.Relações entre o discurso científico e o discurso ficcional no ensino de ciências. 2013. (Encontro).

Uma tarde com Eni Orlandi - Roda de discussões sobre a Análise de Discurso. Universidade Federal do Paraná. 2013. (Encontro).

VI Seminário de Estudos em Análise do Discurso - SEAD.Ficção científica e ensino de ciências: como se relacionam essas discursividades na concepção de futuros professores?. 2013. (Seminário).

XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Ensino de ciências, ficção científica, improvisação teatral e história da ciência: o que dizem futuros professores sobre essas relações?. 2013. (Congresso).

A pesquisa em educação e a (des)ordem mundial.Apresentação: Profa. Dra. Mirian Jorge Warde. Setor de Educação, UFPR. 2012. (Outra).

XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. Diferentes manifestações da linguagem no ensino de ciências. 2012. (Congresso).

10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.A literatura de ficção científica e a física: suas relações no âmbito do ensino-aprendizagem. 2011. (Encontro).

1st International Meeting on Art-Science.A obra de Júlio Verne: suas possibilidades de uso em aulas de física. 2010. (Encontro).

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.Conceitos científicos presentes nas obras de arte: possibilidades de enriquecimento das aulas de física. 2010. (Encontro).

II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem.A obra de Júlio Verne: suas possibilidades de utilização em aulas de física. 2010. (Seminário).

V Seminário de Pesquisa em Educação da FCT/UNESP.A obra de Júlio Verne: suas possibilidades de uso em aulas de Física. 2010. (Seminário).

17 Congresso de Leitura do Brasil - COLE. A obra de Júlio Verne: suas possibilidades de uso em aulas de física e a construção de sentidos pelos alunos. 2009. (Congresso).

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste - ENEPE.Física e Arte: as contribuições que essa relação pode trazer para a apresentação de conceitos. 2009. (Encontro).

IV Seminário de Pesquisa em Educação da FCT/UNESP.A obra de Júlio Verne: suas possibilidades de uso em aulas de física. 2009. (Seminário).

XX Semana da Pedagogia da FCT/UNESP.Física e Arte: o potencial que essa relação pode representar para o ensino-aprendizagem nas aulas de física. 2009. (Encontro).

XVI Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2008. (Encontro).

V Semana da Física da FCT/UNESP - A Arte da Interdisciplinaridade.Utilização de fragmentos da obra literária de Júlio Verne na elaboração de atividades pedagógicas em aulas de física. 2007. (Encontro).

XIX Congresso de Iniciação Científica da UNESP. A obra de Júlio Verne: suas possibilidades de uso em aulas de física e a construção de sentidos pelos alunos. 2007. (Congresso).

II Fórum de Extensão Universitária da FCT/UNESP.Centro de Ciências. 2006. (Outra).

IV Semana da Física da FCT/UNESP - Semana da Ciência e Tecnologia. 2006. (Encontro).

III Semana da Física da FCT/UNESP - Comemoração do Ano Mundial da Física. 2005. (Encontro).

II Semana da Física da FCT/UNESP. 2004. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Simone Schermak das Neves

LAMBACH, M.MORAIS, J. L.FERREIRA, J. C. D.. O ensino de ciências nos níveis fundamental e médio da educação de jovens e adultos (EJA) a partir de temáticas de fronteiras: uma proposta interdisciplinar. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Ismair Ignácio Junior

FERREIRA, J. C. D.BECKER, M. R.OLIVEIRA, O. B.PALCHA, L. S.. O inglês e as ciências da natureza: uma proposta de interdisciplinaridade no Ensino Médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

OLIVEIRA, O. B.RABONI, P. C. A.PALCHA, L. S.FERREIRA, J. C. D.. Cuidado com os lobinhos! Aproximações entre ensino de ciências e literatura no 3 ano do Ensino Fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Shamia Patrícia Silveira de Souza

FERREIRA, J. C. D.SILVEIRA, M. P.PALCHA, L. S.BARBOSA, R. G.. Contato entre a ficção científica e o ensino de ciências: uma análise da obra de Carl Sagan. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Rozangela Gomes

OLIVEIRA, O. B.DINIZ, R. E. S.LORENZETTI, L.GONCALVES, M. B.FERREIRA, J. C. D.. Estudo sobre a experiência formativa com professores de ciências dos anos iniciais: foco na alfabetização científica. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: José Luiz de Souza Santos

GONCALVES, J. C.CONTE, E.NICOLODI, S. C. F.FERREIRA, J. C. D.. Performance e violência na escola: reflexões bakhtinianas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Bárbara Yuri Katahira

OLIVEIRA, O. B.SILVA, R.FERREIRA, J. C. D.GONCALVES, J. C.BERNARDES, S. T. A.. O discurso pedagógico imaginante-criador e as múltiplas linguagens: produção de sentidos em aulas de ciências. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Michelle Bocchi Gonçalves

OLIVEIRA, O. B.PEREIRA, M. A.HEINIG, O. L. O. M.FERREIRA, J. C. D.PEREIRA, P. B.. Performance, discurso e educação: (re)construindo sentidos de escola com professores em formação na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Milene Dutra da Silva

OLIVEIRA, O. B.MORAES, A. G.FERREIRA, F. C.FERREIRA, J. C. D.. Artscience na formação de professores de física: uma proposta teórico-metodológica. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Bárbara Yuri Katahira

OLIVEIRA, O. B.GONCALVES, J. C.FERREIRA, J. C. D.SILVA, R.. O discurso pedagógico imaginante-criador e as múltiplas linguagens: produção de sentido em aulas de ciências. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Michelle Bocchi Gonçalves

OLIVEIRA, O. B.KASPER, K. M.PEREIRA, M. A.FERREIRA, J. C. D.ORLANDI, E. L. P.. Performance, discurso e educação: (re)construindo sentidos de escola com professores em formação na licenciatura em educação do campo - ciências da natureza. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Shamia Patrícia Silveira de Souza

FERREIRA, J. C. D.PALCHA, L. S.BARBOSA, R. G.. Contato entre a ficção científica e o ensino de ciências: uma análise da obra de Carl Sagan. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ismair Ignácio Junior

FERREIRA, J. C. D.BECKER, M. R.OLIVEIRA, O. B.. O inglês como língua franca das ciências da natureza: uma proposta interdisciplinar com química, física e biologia no Ensino Médio. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Simone Schermak das Neves

LAMBACH, M.MORAIS, J. L.FERREIRA, J. C. D.. A organização interdisciplinar do ensino de ciências nos níveis fundamental e médio da educação de jovens e adultos (EJA) a partir de temáticas de fronteiras. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

OLIVEIRA, O. B.FERREIRA, J. C. D.RABONI, P. C. A.. Aproximações entre ensino de ciência e literatura nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Michelle Mendes

REIS, R. A.JOUCOSKI, E.FERREIRA, J. C. D.NOGUEIRA, C.. Um estudo comparativo entre a feira de ciências do Litoral Paranaense e a feira do Semiárido Potiguar: possibilidades para a construção do conhecimento científico e ambiental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Territorial Sustentável) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: José Luiz de Souza Santos

GONCALVES, J. C.CONTE, E.NICOLODI, S. C. F.FERREIRA, J. C. D.. Performance e violência na escola: reflexões bakhtinianas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luiz Camões Pedroso da Rocha

FERREIRA, J. C. D.. Ensino de Ciências em escolas do Vale do Ribeira: minhas vivências como professor e a Educação do Campo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Évelin Ribeiro Fidelis dos Santos

FERREIRA, J. C. D.. Jogos e brincadeiras: as vivências do campo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Hérica Oliveira Freitas

FERREIRA, J. C. D.. Nutrição escolar: o papel do ensino de biologia na educação alimentar dos alunos no Colégio Estadual do Campo Selbmann, município de Adrianópolis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Antonio Aparecido de Matos

FERREIRA, J. C. D.. Sistemas Agroflorestais para ensinar ciências na Educação do Campo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Edizane Daielly de Pontes Lima Rosa

FERREIRA, J. C. D.. Escolas do Campo e as PANCS - Plantas Alimentícias Não Convencionais - utilizadas por comunidades tradicionais do município de Adrianópolis, PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Valdira Lima Favile

FERREIRA, J. C. D.. O lúdico na Educação do Campo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Maria Eliane de Souza Bonato

FERREIRA, J. C. D.. Espaços não formais de educação: a cozinha e a biblioteca comunitária como recurso pedagógico no fortalecimento da comunidade Candonga em Morretes-PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Patricia Cristina do Rosário

FERREIRA, J. C. D.. Prejuízos para a saúde e o meio ambiente: a queima de lixo nas comunidades de Antonina-PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Regiane Bueno Gonzaga

FERREIRA, J. C. D.. A planta Crotalária na prevenção da Dengue nas comunidades do campo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Sandra de Freitas

FERREIRA, J. C. D.. A literatura infantil como proposta pedagógica para o ensino de ciências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Deuseli de Fatima Carneiro

FERREIRA, J. C. D.. Plantas medicinais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Diogo do Carmo Taborda Ribas

FERREIRA, J. C. D.. Horta orgânica escolar: proposta de alimentação saudável em uma escola no município de Cerro Azul - Paraná. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Orlanda Terezinha Martins

FERREIRA, J. C. D.. Educação de jovens e adultos em Cerro Azul. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Izamara de Melo Castro

FERREIRA, J. C. D.. Alimentação saudável nas escolas do campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fatima Aparecida Prodossimo

FERREIRA, J. C. D.. A horta escolar como recurso didático nas escolas do campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Sandra Mara Briatori

FERREIRA, J. C. D.. Currículo na escola do campo no município de Cerro Azul. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Silmara de Fatima Scheleider

FERREIRA, J. C. D.. A horta escolar como ferramenta pedagógica: preservação ambiental e alimentação saudável na escola do campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: João dos Anjos Desplanches

FERREIRA, J. C. D.. Cerveja artesanal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cecilia Maria Vedor

FERREIRA, J. C. D.. A importância da alimentação saudável no contexto das ciências da natureza. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Eliane dos Santos

FERREIRA, J. C. D.. O impacto do agrotóxico na comunidade da Barra Bonita II no município de Cerro Azul - PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Junior Leal Braine

FERREIRA, J. C. D.. Produção de mudas de citros ponkan a céu aberto: debates e viabilidades a partir dos pressupostos da agroecologia. 2018 - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gracielle Aparecida Braine

FERREIRA, J. C. D.. A relação da comunidade escolar do Colégio Estadual do Campo Salto Grande do Turvo em Doutor Ulysses - PR com a separação e coleta de resíduos inorgânicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Thais Guedes Guida

FERREIRA, J. C. D.. Paisagens sonoras: linguagem musical no ensino de ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Valdirene de Fatima dos Santos

FERREIRA, J. C. D.. A problemática do lixo no município de Cerro Azul como possibilidade de abordagem pedagógica no ensino de ciências nas escolas do campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Kathleen Liedtke Kolb

FERREIRA, J. C. D.. Múltiplas linguagens no ensino de ciências para educandos com deficiência intelectual: estudo das afinidades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Izabela Paulini de Jesus

LUZ, A. A.FILIPAK NETO, F.FERREIRA, J. C. D.. Percepções de professores do ensino médio e técnico a respeito da nanotecnologia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ellen Moreira Costa e Marina Soneghett Cotta

LUZ, A. A.FERREIRA, J. C. D.. Análise da utilização de vídeos como recurso didático pelos professores de ciências e biologia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Heron Omar Arraya Cazón

FERREIRA, J. C. D.. Investigação da apreciação dos estudantes sobre as intervenções do PIBID no ensino de ciências e biologia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Donizete Aparecido Buscatti

FERREIRA, J. C. D.SOUSA FILHO, M. P.LINO, A.. Uma análise da concepção dos alunos sobre a interação entre corpos fundamentada numa perspectiva kuhniana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

LOPES, C. V. G.MELZER, E. E. M.FERREIRA, J. C. D.. Comissão de Homologação de Inscrições. 2019. Universidade Federal do Paraná.

QUADROS, D. A.FARIAS, M. I.VARELLA, M. C.NAVES, A. T.BARBOSA, R. G.FERREIRA, J. C. D.. Comissão Julgadora de Teste Seletivo. 2017. Universidade Federal do Paraná.

JOUCOSKI, E.FERREIRA, J. C. D.SILVA, L. R. O.. Comissão de Homologação de Inscrições. 2017. Universidade Federal do Paraná.

FERREIRA, J. C. D.. Avaliador do 22 Evento de Iniciação Científica - EVINCI. 2014. Universidade Federal do Paraná.

FERREIRA, J. C. D.. Avaliador do 21 Evento de Iniciação Científica - EVINCI. 2013. Universidade Federal do Paraná.

MELZER, E. E. M.BORGES, E. H. C.FERREIRA, J. C. D.. Comissão Eleitoral da consulta pública para a Coordenação e Vice-Coordenação do curso de Licenciatura em Educação do Campo (mandato 2019-2021). 2019. Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Henrique Evaldo Janzen

OLIVEIRA, O. B.; HIGA, I.; CASSIANI, S.; PIASSI, L. P. C.;JANZEN, H. E.. Ficçao científica e ensino de ciência: seus entremeios. 2016. Tese (Doutorado em Prorama de Pós-Graduação em Eeducação) - Universidade Federal do Paraná.

Leny Rodrigues Martins Teixeira

RABONI, P. C. A.; ALMEIDA, M. J. P. de;TEIXEIRA, L. R. M.. Aproximações entre a obra de Júlio Verne e o ensino de Física. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Agda Eunice de Souza

RABONI, P. C. A.;SOUZA, Agda Eunice de; WIEZZEL, Andreia Cristiane. Utilização de Fragmentos da obra Literária de Julio Verne na Elaboração de Atividades Pedagógicas em Aulas de Física. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Cristiano Amaral Garboggini di Giorgi

GIORGI, C. A. G.RABONI, P. C. A.; ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro. Aproximações entre a obra de Júlio Verne e o Ensino de Física. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- Graduação em Educação) - UNESP- Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente.

Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia

OLIVEIRA, O. B.; PIASSI, L. P. C.; ORLANDI, E. L. P.;GARCIA, Tânia M. F. Braga. Ficção científica e Ensino de Ciências: seus entremeios:. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Ivanilda Higa

PIASSI, L. P. C.; CASSIANI, S.; JANZEN, H. E.;HIGA, I.; OLIVEIRA, O. B.. Ficção científica e ensino de Ciências: seus entremeios:. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Odisséa Boaventura de Oliveira

OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de; PIASSI, L. P. C.; Cassiani, S; HIGA, I.; JANZEN, H. E.. Ficção científica e ensino de ciencias: seus entremeios. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Odisséa Boaventura de Oliveira

OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de; ORLANDI, E. L. P.; GARCIA, T. M. F. B.; PIASSI, L. P. C.. Ficção científica e ensino de ciências: seus entremeios. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Andréia Cristiane Silva Wiezzel

WIEZZEL, A. C. S.; RABONI, P. C. A.; SOUZA, A. E.. Utilização de fragmentos da obra literária de Julio Verne na elaboração de atividades pedagogicas em aulas de Física. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual Paulista-UNESP-Presidente Prudente.

Paulo Cesar de Almeida Raboni

RABONI, Paulo. C. A.ALMEIDA, M. J. P. M.Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini. Aproximações entre a obra de Júlio Verne e o ensino de Física. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Unesp - Campus de Presidente Prudente.

Paulo Cesar de Almeida Raboni

RABONI, Paulo. C. A.ALMEIDA, M. J. P. M.TEIXEIRA, L. R. M.. Aproximações entre a obra de Júlio Verne e o ensino de Física. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Unesp - Campus de Presidente Prudente.

Paulo Cesar de Almeida Raboni

RABONI, Paulo. C. A.SOUZA, A. E.; WIEZZEL, A. C.. A utilização de fragmentos da obra literária de Julio Verne na elaboração de atividades pedagógicas em aulas de física. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Unesp - Campus de Presidente Prudente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Shamia Patrícia Silveira de Souza

A Ficção Científica no Ensino de Química; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Ismair Ignácio Junior

O inglês como língua franca das ciências da natureza: a interdisciplinaridade com química, física e biologia; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Lucilene da Rosa Pereira

A biblioteca escolar para educação quilombola no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Paraná; Pró-Reitoria de Extensão Universitária; (Orientador);

Andréia Aparecida Peniche Matos

Um estudo das práticas religiosas na comunidade quilombola de João Surá no contexto da Educação do Campo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Júlio César David Ferreira;

Franciele Aparecida de Pontes Lima

Ervas medicinais e sua utilização nas comunidades do Vale do Ribeira; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Júlio César David Ferreira;

Jane Aparecida de Matos Pereira

Ervas medicinais da comunidade quilombola de João Surá: saberes e fazeres; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Júlio César David Ferreira;

Jaqueline Brazil Moraes

O transporte escolar na comunidade quilombola de Sete Barras: desafios e perspectivas da Educação do Campo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Júlio César David Ferreira;

Jaqueline Ramos dos Santos

O papel das benzedeiras nas comunidades quilombolas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Júlio César David Ferreira;

Jurema de Matos de Oliveira

Licenciatura em Educação do Campo em Adrianópolis: desafios e perspectivas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Júlio César David Ferreira;

Lucinéia da Rosa Pereira

As ervas e plantas medicinais da comunidade dos remanescentes de quilombo João Surá: medicina e saberes populares; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Júlio César David Ferreira;

Neuza de Oliveira de Lima

Aspectos históricos, filosóficos e legais na educação inclusiva: o desafio da escola do campo no processo da inclusão; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Júlio César David Ferreira;

Thais Morais dos Santos

Incêndios florestais: possibilidades de abordagem na Educação do Campo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Júlio César David Ferreira;

Ruth do Rocio Braine Santos

Trabalhar a reciclagem de resíduos sólidos no município: Cerro Azul - PR; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Júlio César David Ferreira;

Emerson Cazuza da Silva

Fontes renováveis de energia: análise das possibilidades de acesso no contexto econômico e sociopolítico do meio rural paranaense; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Júlio César David Ferreira;

Hugo Henrique Martins

Audiovisual na escola: Jurassic Park e o ensino de ciências; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Júlio César David Ferreira;

[Nome removido após solicitação do usuário]

A ficção científica como recurso didático para a abordagem CTSA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Júlio César David Ferreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Odisséa Boaventura de Oliveira

Ficção científica e ensino de ciencias: seus entremeios; 2016; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Odisséa Boaventura de Oliveira;

Paulo Cesar de Almeida Raboni

Aproximações entre a obra de Julio Verne e o Ensino de Física; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Unesp - Campus de Presidente Prudente, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Cesar de Almeida Raboni;

Paulo Cesar de Almeida Raboni

Utilização de fragmentos da obra literária de Julio Verne na elaboração de atividades pedagógicas em aulas de física; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Física) - Unesp - Campus de Presidente Prudente, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Paulo Cesar de Almeida Raboni;

Angel Fidel Vilche Pena

Monitor do Centro de Ciências; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pro-Reitoria de Excensão - UNESP; Orientador: Angel Fidel Vilche Pena;

Angel Fidel Vilche Pena

Monitor Centro de Ciências; 2005; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP - Pro-Reitoria de Extensão; Orientador: Angel Fidel Vilche Pena;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, J. C. D. ; BARBOSA, R. G. . Os discursos nos filmes de ficção científica: ensino de ciências e a produção de sentidos na perspectiva socioambiental. ACTIO: Docência em Ciências , v. 3, p. 80-97, 2018.

  • FERREIRA, J. C. D. ; OLIVEIRA, O. B. . The pedagogic discourse of the teacher-author. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado , v. 19, p. 15-24, 2016.

  • FERREIRA, JÚLIO CÉSAR DAVID ; JANZEN, HENRIQUE EVALDO . A interculturalidade na linguagem audiovisual: estranhamento, duplicação, hibridização e acabamento. Verso e Reverso (Unisinos. Online) , v. 29, p. 70-78, 2015.

  • FERREIRA, J. C. D. . Concepções e práticas de leitura e escrita de futuros professores de ciências. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil) , v. 1, p. 1816-1819, 2014.

  • DAVID FERREIRA, JÚLIO CÉSAR ; DE ALMEIDA RABONI, PAULO CÉSAR . A ficção científica de Júlio Verne e o ensino de Física: uma análise de -Vinte Mil Léguas Submarinas-. Caderno Brasileiro de Ensino de Física , v. 30, p. 84-103, 2013.

  • FERREIRA, JÚLIO CÉSAR DAVID . POSSIBILIDADES DE ENRIQUECIMENTO DAS AULAS DE FÍSICA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS PRESENTES EM OBRAS DE ARTE. Colloquium Humanarum , v. 07, p. 55-60, 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FERREIRA, J. C. D. . Das antecipações da ficção cientifica às intencionalidades da ciência. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA, J. C. D. . Ficção científica ajuda ensino de ciência, desde que haja tempo adequado, infraestrutura e articulação curricular. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA, J. C. D. . Ficção científica no ensino de ciências. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERREIRA, J. C. D. ; DAHMER, G. W. . Solo ComCiência. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, J. C. D. . Ficção científica e educação em ciências: das conjecturas ficcionais à produção de sentidos para o conhecimento científico. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERREIRA, J. C. D. ; KATAHIRA, B. Y. ; TELLEZ, I. . Contos e vídeos de ficção científica, improvisação teatral e histórias em quadrinhos: materiais didáticos com diferentes linguagens para o ensino de ciências. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, J. C. D. ; KATAHIRA, B. Y. ; TELLEZ, I. . Múltiplas linguagens no ensino de ciências: produção de materiais didáticos a partir de uma experiência no PIBID. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERREIRA, J. C. D. . A ficção científica e o ensino de ciências. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Cultura, linguagem e discurso na educação em ciências, Descrição: Na educação em ciências, os discursos científico e pedagógico materializam-se em múltiplas linguagens e culturas, embora na escola persistam os textos escritos monológicos e pretensamente objetivos. Na voz professoral, o discurso pedagógico é imprescindível para os processos de ruptura e mediação entre o conhecimento científico "puro", logicamente estabilizado e abstrato, e o conhecimento cotidiano, empírico e informal. Considerada a centralidade da linguagem no processo de ensino-aprendizagem, tornam-se substanciais as investigações sobre os sentidos para as ciências produzidos cultural e historicamente por professores e estudantes. Ainda que a escola transmita, de geração em geração, apenas uma parcela do patrimônio cultural e intelectual de uma sociedade, a mesma sustenta a reprodução de determinados discursos e ideologias, isto é, a própria noção de "cultura" mantém uma imbricada relação com a linguagem e, por conseguinte, com discurso e ideologia: culturalmente, os sujeitos interpretam e atribuem sentidos à realidade por meio de uma rede de símbolos, códigos, significantes e significados específicos. A partir do enfoque teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, este projeto de pesquisa propõe estudos sobre as correlações entre cultura, linguagem e discurso no âmbito da educação em ciências, na formação de professores e na articulação do discurso pedagógico enquanto materialidade específica da práxis docente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Júlio César David Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Ficção científica e ensino de ciências: além de seus entremeios, Descrição: A partir do enfoque teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, buscamos compreender as reverberações e contradições discursivas entre os contextos brasileiro e português, considerada a aproximação entre a ficção científica e a educação em ciências na formação de professores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Júlio César David Ferreira - Coordenador / Odisséa Boaventura de Oliveira - Integrante / Pedro Guilherme Rocha dos Reis - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2012 - 2016

    Ficção científica e ensino de ciências: seus entremeios, Descrição: Nas aulas de ciências circulam múltiplos discursos e linguagens, o que possibilita deslocamentos de sentidos na aprendizagem científica. Proponho uma reflexão sobre a aproximação entre o discurso científico e o discurso ficcional no âmbito da educação em ciências e, nesse viés, defendo um discurso pedagógico polêmico no processo de mediação didática. A ficção científica trazida para o campo do ensino das ciências pode representar a ampliação do universo científico-cultural de alunos e professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Júlio César David Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Interface entre ensino de ciências e múltiplas linguagens, Descrição: O projeto está inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e concebe a interface entre linguagens e ensino ciências como um modo de contribuir para a ampliação do universo cultural e científico dos estudantes, portanto tem como objetivo geral promover a produção e utilização de diferentes linguagens, como imagética (fotografia, vídeo etc.), não verbal (expressão corporal e jogos teatrais) e verbal (literatura, ficção científica etc.) por parte de licenciandos do curso de Ciências Biológicas e professores do ensino fundamental e médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Júlio César David Ferreira - Integrante / Odisséa Boaventura de Oliveira - Coordenador / Bárbara Yuri Katahira - Integrante / Ingrid Tellez - Integrante / Alessandra Busko - Integrante.

  • 2010 - 2011

    A influência das instâncias formativas na atuação profissional dos professores de física: da formação inicial e continuada à prática docente, Descrição: Consiste na análise das concepções dos professores sobre a influência exercida por cada uma das instâncias formativas - formação inicial; formação continuada e experiência enquanto professor - em sua atuação profissional. Como ponto de partida utilizamos dados de uma abrangente pesquisa multidisciplinar desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA) inscrito na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Júlio César David Ferreira - Integrante / Paulo César de Almeida Raboni - Coordenador / Néryla Vayne Justino Alves - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Processos formativos e linguagens na educação em ciências da natureza, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Odisséa Boaventura de Oliveira em 24/11/2016., Descrição: O grupo atua em pesquisas em torno das seguintes temáticas da Educação em Ciências: Formação de professores; Currículo; Avaliação; Ética; Discurso; Argumentação; Leitura; Escrita; Enfoques teórico-metodológicos; Relação ensino-aprendizagem; Concepções de ciência e de ensino.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (8) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Júlio César David Ferreira - Integrante / Odisséa Boaventura de Oliveira - Coordenador / Ingrid Tellez - Integrante / Heron Omar Arraya Cazón - Integrante / Claudemira Vieira Gusmão Lopes - Integrante / Camila Itikawa Gimenes - Integrante / Carlos Eduardo Pilleggi de Souza - Integrante / Caroline Dorada Pereira Portela - Integrante / Christiane Gioppo Marques da Cruz - Integrante / Everton Ribeiro - Integrante / Ivanilda Higa - Integrante / Izabela Paulini de Jesus - Integrante / Joselaine Setlik - Integrante / Liane Maria Vargas Barboza - Integrante / Sérgio Camargo - Integrante / Wagner Manço da Luz - Integrante.

  • 2008 - 2011

    Aproximações entre a obra de Júlio Verne e o ensino de física, Descrição: Nos livros Viagem ao Centro da Terra, Vinte Mil Léguas Submarinas e A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, encontramos em Júlio Verne o que denominamos didática das ciências: uma sistematização e intencionalidade de ensinar conceitos por parte do autor. Existe uma proximidade entre as situações descritas por Júlio Verne e os enunciados de fenômenos físicos típicos de livros didáticos do Ensino Médio, com algumas diferenças: a riqueza e complexidade nas quais os textos de Verne são produzidos, com enredos que contextualizam os conceitos científicos, ampliando as possibilidades de compreensão do leitor. Essas e outras características tornam promissora a aproximação entre a leitura de ficção e o ensino de física, com o objetivo mais amplo de formar o leitor, um dos papéis centrais da escola. A aproximação entre a literatura de ficção científica e o ensino de física no âmbito escolar pode potencializar o ensino da disciplina concebida como cultura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Júlio César David Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Menção Honrosa, XX Semana da Educação e Semana da Pedagogia, UNESP - Univ. Estadual Paulista.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Paraná, Câmara da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. , Rua Jaguariaíva, 512, Caiobá, 83260000 - Matinhos, PR - Brasil, Telefone: (41) 35118300, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, .,Cargo ou função, Comissão Orientadora de Estágio.

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Educação do Campo - Ciências da Natureza, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, As Ciências, suas Tecnologias no Campo I e a Prática de Ensino, As Ciências, suas Tecnologias no Campo II e a Prática de Ensino, Interações Culturais e Humanísticas

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Educação do Campo - Ciências da Natureza, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, As Ciências e a Prática de Ensino II, Estágio Supervisionado IV, Interações Culturais e Humanísticas, Processos da Diversidade e Inclusão e a Prática de Ensino, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Educação do Campo - Ciências da Natureza, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, As Ciências e a Prática de Ensino I, Estágio Supervisionado III, Interações Culturais e Humanísticas, Processos da Diversidade e Inclusão e a Prática de Ensino, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem e Prática Docente

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Educação do Campo - Ciências da Natureza, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A Pesquisa como Princípio Educativo e a Prática de Ensino, As Ciências, suas Tecnologias no Campo I e a Prática de Ensino, Estágio Supervisionado II, Estágio Supervisionado V, Interações Culturais e Humanísticas, Projetos de Aprendizagem, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Escola e Produção de Sentidos: perspectiva dialógica

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Educação do Campo - Ciências da Natureza, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, As Ciências e a Prática de Ensino II, As Ciências, suas Tecnologias no Campo I e a Prática de Ensino, Estágio Supervisionado IV, Estágio Supervisionado V, Interações Culturais e Humanísticas, Projetos de Aprendizagem

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Educação do Campo - Ciências da Natureza, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, As Ciências e a Prática de Ensino I, As Ciências e a Prática de Ensino II, Estágio Supervisionado III, Estágio Supervisionado IV, Interações Culturais e Humanísticas, Projetos de Aprendizagem

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Educação do Campo - Ciências da Natureza, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, As Ciências e a Prática de Ensino I, Estágio Supervisionado III, Interações Culturais e Humanísticas, Projetos de Aprendizagem

  • 04/2016 - 07/2016

    Ensino, Educação do Campo - Ciências da Natureza, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A Pesquisa como Princípio Educativo e a Prática de Ensino, Estágio Supervisionado II

2014 - 2015

Universidade de Lisboa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2006

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor de Física na Engenharia Cartográfica, Carga horária: 4

2004 - 2006

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor do Centro de Ciências da FCT, Carga horária: 4

2011 - 2012

Centro Educacional JP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 12

2008 - 2008

Escola Estadual Professora Maria Luiza Bastos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 12

2008 - 2008

Escola Estadual Professor Hugo Miele

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 12

2008 - 2008

Centro estadual de educação supletiva de presidente prudente

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física e Matemática, Carga horária: 40