-
2016 - Atual
Avaliação da modulação das células dendriticas por ácidos graxos de cadeia curta durante a infecção pelo vírus sincicial respiratório, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ana Paula Duarte de Souza em 24/07/2018., Descrição: A bronquiolite causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR) apresenta um desfecho clínico com alta taxa de mortalidade e custos para a saúde pública. Além disso, ainda não se tem elucidada uma maneira eficiente e eficaz de proteção contra o vírus e diminuição de sua intensidade de sintomatologia clínica. Desta forma, investigar alternativas de imunoterapia com o uso de componentes obtidos através da dieta se faz necessário. Assim neste projeto temos como objetivo avaliar a capacidade de ácidos graxos de cadeia curta (butirato de sódio, propionato e acetato) derivados do metabolismo da fibra alimentar no intestino, em modular a diferenciação e a maturação das células dendríticas durante a infecção pelo VSR e a capacidade de induzir uma resposta do tipo Th2 in vivo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Eduardo Vargas - Integrante / Renato Tetelbom Stein - Integrante / Ana Paula Souza - Coordenador / Krist Helen Antunes Fernandes - Integrante.
-
2016 - Atual
Procura de biomarcadores a partir de análise de microbiomas de pacientes asmáticos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Márcio Condessa Pitrez em 14/04/2016., Descrição: A microbiota intestinal contribui substancialmente na homeostasia do organismo humano, sendo necessária para um adequado desenvolvimento das respostas imunes inatas e adaptativas. Alterações em sua composição são associadas a desordens gastrointestinais e, mais recentemente, também a doenças crônicas distantes do intestino, como a asma. A asma é uma doença crônica complexa das vias aéreas desencadeada pela interação entre fatores ambientais e genéticos. O aumento nos casos desta doença está relacionado ao crescimento da urbanização e à adoção de hábitos de vida modernos, que incluem pouca exposição a micróbios, uso de antibióticos e padrões nutricionais como a incorporação de alimentos ricos em gordura e açúcar aliados à reduzida ingestão de frutas, vegetais e fibras. Todos esses fatores ambientais citados, juntamente com a genética do hospedeiro, interferem com a microbiota intestinal, cujos produtos metabólicos finais são essenciais para a modulação da resposta imunológica. O objetivo deste projeto é utilizar dados de metagenômica para identificar micro-organismos responsáveis da indução ou manutenção de fenótipo asmático em pacientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Eduardo Vargas - Coordenador / Paulo Márcio Condessa Pitrez - Integrante / Leandro de Mattos Pereira - Integrante.
-
2016 - Atual
Predição de redes regulatórias transcricionais em asma, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Márcio Condessa Pitrez em 14/04/2016., Descrição: A asma é uma doença prevalente em crianças, tendo como principal característica a inflamação e hiper-responsividade das vias aéreas. Além das células Th2, as células Th17, Th1 e Treg são envolvidas na patologia da doença pela função que elas e as citocinas por elas secretadas exercem. Além disso, a plasticidade das células T para diferenciar entre estes fenótipos dificulta a compreensão do ambiente celular que promove a inflamação nas vias aéreas. O objetivo deste projeto é combinar dados de genômica e expressão gênica para identificar fatores de transcrição próprios de células T que sejam chaves na indução ou manutenção de processos inflamatórios que possam ser modulados farmacologicamente para reduzir a inflamação no pulmão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Eduardo Vargas - Coordenador / Paulo Márcio Condessa Pitrez - Integrante / Leandro de Mattos Pereira - Integrante.
-
2016 - Atual
Identificação das vias metabólicas associadas á patologia de asma severo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Márcio Condessa Pitrez em 14/04/2016., Descrição: Anormalidades no metabolismo de lipídios e/ou da glicose podem estar associadas ao desenvolvimento de asma na infância. O objetivo deste projeto é identificar alterações próprias nas vias metabólicas de pacientes de asmáticos graves. Para isto, dados de expressão gênica de pacientes com asma grave serão cruzados com dados de metabôlomica. Assim, neste projeto pretende-se identificar genes-chave que participam de processos metabólicos alterados em asmáticos graves quando comparados a asmáticos leves ou moderados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Eduardo Vargas - Coordenador / Paulo Márcio Condessa Pitrez - Integrante / Leandro de Mattos Pereira - Integrante.
-
2015 - 2017
Análise de associação do genoma na procura de SNPs epistáticos responsáveis da doença de Alzheimer, Descrição: A doença Alzheimer (DA) é uma desordem neurodegenerativa complexa e a forma mais comum de demência em idosos, sendo caracterizada pela perda progressiva da memória e da função cognitiva. Ainda que sua causa seja desconhecida, os fatores genéticos e o estresse oxidativo desempenham um papel importante na patogênese da DA e alguns estudos citogenéticos mostraram que células de pacientes com DA apresentam níveis aumentados de danos aos cromossomos. Além disso, diversos polimorfismos parecem ser os responsáveis do estabelecimento da patologia. Neste projeto temos como objetivo utilizar os dados genômicos de diferentes coortes completando o número total de 5393 casos e 3746 controles com o intuito de encontrar efeito epistáticos, entre estes polimorfismos que ajudem a desvendar possíveis mecanismos moleculares ainda não descritos nesta doença.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Eduardo Vargas - Integrante / Alejandro Cáceres - Integrante / González Ruiz, Juan Ramón - Coordenador.
-
2015 - Atual
Identificação de marcador de asma severo por biologia de sistemas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Márcio Condessa Pitrez em 14/04/2016., Descrição: A asma de difícil controle é uma condição clínica de elevada morbi-mortalidade em todo o mundo, resultando em custos altos para a sociedade. Além disso, a qualidade de vida dos pacientes é comprometida e há necessidade de centros especializados para o manejo da doença. A falta de um método diagnóstico de detecção precoce da doença dificulta o início dos tratamentos adequados. Isto se deve ao fato de que a esteroide-resistência, embora bem caracterizada em adultos, continua sendo pouco entendida em crianças. Diferente do que acontece com adultos, o diagnóstico de asma de difícil controle em crianças escolares pode levar mais tempo, pois é necessário realizar uma série de etapas sistemáticas até se obter o diagnóstico definitivo. Neste contexto, apresenta-se aqui o projeto ?Identificação de biomarcadores para o diagnóstico precoce da asma de difícil controle em crianças? no qual serão utilizadas ferramentas de biologia de sistemas (bioinformática) para identificar potenciais biomarcadores para a detecção de ADC, auxiliando no diagnóstico precoce da doença. Dados de expressão gênica de crianças resistentes a corticoides serão utilizados para criar redes de interação gene-gene através de programas de metabusca. Após, estas redes serão analisadas topologicamente com o intuito de encontrar genes-chave que promovam a doença, e que podem ser potenciais biomarcadores. Finalmente, a expressão diferencial destes genes será validada por PCR arrays em amostras de sangue periférico de crianças brasileiras com ACD e que apresentam resistência ao tratamento com esteroides. Os resultados poderão não só ajudar a encontrar biomarcadores precoces, como facilitarão o entendimento das bases moleculares desta patologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Eduardo Vargas - Coordenador / Renato Tetelbom Stein - Integrante / Paulo Márcio Condessa Pitrez - Integrante / Bárbara Nery Porto - Integrante / Renato Puga - Integrante.
-
2013 - 2017
Efeitos do resveratrol sobre as redes extracelulares liberadas por neutrófilos (NETs) durante infecções respiratórias, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Renato Tetelbom Stein em 24/04/2016., Descrição: Os neutrófilos são as primeiras células a atingir os locais de infecção ou inflamação nos pulmões. O acúmulo massivo destas células está associado à lesão pulmonar aguda e crônica. Por isso, eles têm sido implicados na patogênese de muitas doenças pulmonares através da libertação de intermediários de oxigênio reativo, enzimas proteolíticas e redes extracelulares de DNA nuclear de neutrófilos (NETS). Os flavonoides são compostos de origem natural que inibem a proliferação de neutrófilos. No entanto, um destes flavonóides, o resveratrol possui uma propriedade química particular. Este composto reduz cobre Cu (II) à forma de Cu (I) com concomitante formação de espécies reativas de oxigênio, o que pode produzir quebras de DNA. Neste projeto é explorada a administração de resveratrol diretamente nos pulmões para clivar DNA das NETs, com o intuito de melhorar a função pulmonar durante infecções das vias aéreas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Eduardo Vargas - Integrante / Renato Tetelbom Stein - Coordenador / Bárbara Nery Porto - Integrante.
-
2013 - 2014
Perfil de resposta imune e de desenvolvimento pulmonar em estudo longitudinal de crianças nascidas prematuras, Descrição: O impacto da expressão de citocinas na resposta à agressão viral nos primeiros anos de vida tem papel relevante na morbidade de doenças respiratórias. As razões pelas quais o mesmo vírus provoca respostas clínicas diferentes em crianças aparentemente com os mesmos fatores de risco ainda não estão bem elucidadas. Para definir um fenótipo de risco mais completo de doença por vírus respiratórios, neste projeto será realizada coleta de sangue de cordão ao nascimento e coletas na fase aguda de doença de vias aéreas inferiores por vírus respiratórios e no período de convalescença com o intuito de realizar a caracterização imunológica das crianças nas diferentes fases da doença.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Eduardo Vargas - Integrante / BONORINO, CRISTINA - Integrante / Bárbara Nery Porto - Integrante / Ana Paula Souza - Integrante / Renato Tetelbom Stein - Coordenador / Marcus Jones - Integrante / Paulo Márcio Condessa Pitrez - Integrante / Leonardo Pinto - Integrante.
-
2013 - Atual
Desenvolvimento de redes químico-proteicas e validação in vitro na busca de compostos naturais para o tratamento da infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório, Descrição: A infecção pelo vírus sincicial respiratório ocupa um papel relevante na sociedade com forte impacto nos serviços de saúde privados e públicos. A descoberta de novas moléculas químicas para evitar o diminuir a capacidade infectante do VSR é fundamental. Apresenta-se aqui o projeto ?Farmacologia de sistemas na busca de compostos naturais para o tratamento da infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório? no qual serão utilizadas ferramentas de biologia e farmacologia de sistemas para sugerir compostos químicos de origem vegetal com potencial de suprimir as vias de sinalização da infecção por VSR. Além disso, este projeto possibilitará a descoberta de novos alvos proteicos que sejam passíveis de serem modulados farmacologicamente. Nesta proposta, também estão incluídas validações in vitro para confirmar os dados obtidos in silico. Em nível industrial, a escolha de compostos de origem vegetal facilita o desenvolvimento de compostos-protótipos em escala laboratorial específicos para o tratamento da infecção por VSR, devido à disponibilidade de material vegetal. Isto pode implicar na diminuição do valor de custo da produção de uma droga ou combinação de drogas que afetem a infecção de VSR, como também na redução do impacto socioeconômico causado pelos tratamentos convencionais das doenças produzidas por este vírus.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José Eduardo Vargas - Coordenador / Diego Bonatto - Integrante / Renato Tetelbom Stein - Integrante / Paulo Márcio Condessa Pitrez - Integrante / Osmar Norberto de Souza - Integrante / Bárbara Nery Porto - Integrante., Número de orientações: 1
-
2011 - 2012
Efeito da transdução da atividade NTPDásica2 sobre a morfologia e proliferação in vitro do glioma U87, Descrição: A NTPDase2 é uma ectonucleotidase ancorada na membrana plasmática por dois domínios transmembrana, com o sítio catalítico voltado para o meio extracelular. Sua principal função é a hidrólise de nucleotídeos trifosfatados transformandoos em difosfatados, mais fosfato inorgânico. Em menores proporções, também é capaz de hidrolisar nucleotídeos difosfatados. Sua função é remover ATP do meio extracelular, sendo que sua ausência causa acúmulo do nucleotídeo. Trabalhos anteriores demonstram que gliomas com superexpressão da NTPDase2 passaram a apresentar características de maior malignidade e agressividade. Tais peculiaridades, geralmente, são devido a alterações nas atividades de adesão, migração e proliferação celular, processos nos quais já foi demonstrado envolvimento de outras enzimas da mesma família, como a NTPDase1 e a Ecto5?nucleotidase in vitro. O envolvimento de proteínas com domínios ATPásicos na adesão celular é antigo na literatura. Entretanto, funções da NTPDase2 nestes mecanismos celulares ainda não foram estudadas in vitro. Por isso, nesse trabalho, a NTPDase2 foi superexpressa em células U87, GL261, Cos7 e Hek293 a fim de se estudar seu envolvimento nos processos biológicos de adesão, migração e proliferação celular in vitro. Nossos estudos mostraram que a superexpressão de NTPDase2 não altera a proliferação nem modula a migração celular. Entretanto, sua expressão diminui de maneira geral a adesão da linhagem Hek293 transduzidas sobre matrizes extracelulares, mas não modula a adesão sobre monocamada. A análise das imagens de microscopia confocal sugere que a enzima não se concentra na superfície de contato célulacélula, sendo que quando as células estão sobre colágeno tipo I e fibronectina há uma concentração nas regiões de membrana livre. A medida do tempo para recuperação da fluorescência após ?photobleaching? indica que sobre colágeno tipo I há uma velocidade de recuperação da fluorescência maior nas regiões de membrana livre. Nossos resultados demonstram que a NTPDase2 não colocaliza com proteínas de complexos ou de adesão focal. Assim podemos concluir que a NTPDase2 fisicamente não modula a adesão célulacélula ou célulamatriz.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Eduardo Vargas - Integrante / Guido Lenz - Coordenador / Franciele Cristina Kipper - Integrante / Marcia Wink - Integrante.
-
2009 - 2012
Efeito dos polifenóis no crescimento e morte de glioma em modelo in vivo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Eduardo Vargas - Integrante / Guido Lenz - Coordenador / Fillipi-Chiela eduardo - Integrante / Lauren Zamin - Integrante.
-
2009 - 2012
Estudos in vitro e in silico para determinação de mecanismos moleculares associados à senescência celular em glioblastoma, Descrição: Os gliomas representam a maioria dos tumores do sistema nervoso central, sendo o glioblastoma o mais maligno entre eles. O tratamento destes tumores ainda é ineficiente e a sobrevivida média dos pacientes é de aproximadamente um ano após diagnóstico. A remoção cirúrgica, quando possível, acompanhada de radioterapia e quimioterapia é o tratamento padrão. A tendência é que a quimioterapia assuma um papel mais importante, uma vez que possibilita a ativação de mecanismos endógenos antitumorais, como senescência celular. Este mecanismo possui potencial de induzir a perda irreversível da capacidade da divisão celular de células tumorais. o Resveratrol e a quercetina (dois polifenóis naturais) induzem senescência em diferentes linhagens tumorais, incluidos glioblastomas. O resveratrol tem efeitos pleiotropicos e induze a ativação de vários alvos moleculares, um desses alvos é a Sirt1. Sirt1 é uma histona desacetilase (HDAC) associada ao desenvolvimento de numeroos tipo de tumores. Por este motivo, foi avaliada a indução de senescência em células em glioblastomas pelo resveratrol combinada com butirato de sódio, um inibidor de HDAC da classe I e II . Da mesma forma, a quercetina funciona como inibidor de HDAC em células de vários modelos de câncer. Neste estudo, foi analisada a capacidade de butirato de sódio combinada com resveratrol ou quercetina para induzir a senescência em células de glioblastoma.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José Eduardo Vargas - Integrante / Guido Lenz - Coordenador / Diego Bonatto - Integrante / Silva, Andrew Oliveira - Integrante / Fillipi-Chiela eduardo - Integrante / Suhre, Tais - Integrante.
-
2008 - 2012
Criação de um plasmídeo para estudo de promotores in vitro através do uso de proteínas fluorescentes, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Eduardo Vargas - Coordenador / Andrés Delgado Caedo - Integrante.
-
2007 - 2012
Criação de uma série de lentivetores para transferência genica estável e troca de promotores, Descrição: A transferência gênica baseada em retrovírus permite o carregamento e integração de um material genético exógeno ao genoma de uma célula alvo, o que permite a expressão estável do transgene tanto in vitro quanto in vivo. Até o momento não existiam lentivetores que permitam a clonagem de diferentes genes sob promotores de expressão gênica regulada por tetraciclina e também a análise de expressão através do IRES - sistema repórter. No presente trabalho, foi criada uma série de lentivetores contendo plasticidade estrutural para permitir a clonagem de diferentes genes, sítios únicos de clivagem para clonagem de diferentes promotores. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Eduardo Vargas - Integrante / Guido Lenz - Integrante / Salton - Integrante / Sódre, A - Integrante / Dalberto - Integrante / Bonamino - Integrante / Andrés Delgado Caedo - Coordenador.