Helen Clemes Cardoso
Licenciada em Física pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2014). Mestre (2017) e Doutora (2024) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiência na área de Ensino, com ênfase no Ensino de Ciências. Atualmente pesquisa na área de Mídias no Ensino de Ciências com foco na Visualização e Teoria da Carga Cognitiva. Experiência profissional em ensino de ciências, com foco em Física, e com robótica educacional como professora curricular e extraclasse.
Informações coletadas do Lattes em 22/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica
2017 - 2024
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Visualização interpretativa dos estudantes de ensino médio na aprendizagem de modelos atômicos
Paulo José Sena dos Santos. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil.
Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica
2015 - 2017
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Um olhar para a integração de atividades experimentais reais e virtuais segundo a visualização no ensino de ciências
, Ano de Obtenção: 2017.Tatiana da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Tecnologias Digitais; Atividade Experimental Real; Atividade Experimental Virtual; Visualização no Ensino de Ciências.
Graduação em Ciências da Natureza com Habilitação em Física
2011 - 2014
Formação complementar
2023 - 2023
Curso de Primeiros Socorros - Lei Lucas. (Carga horária: 4h). , SESI - Departamento Regional do Estado de Santa Catarina, SESI-DRSC, Brasil.
2023 - 2023
LEGO Education. (Carga horária: 8h). , Educacional - ecossistema de tecnologia e inovação, EDUCACIONAL, Brasil.
2021 - 2021
Física Quântica: uma abordagem conceitual. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Produção de Conteúdo Digital - NDCA 1/2020. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Uma introdução à análise qualitativa com o software Atlas.ti. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Novos Métodos de Ensino o Potencial das Tecnologias Digitais da Informação. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Materiais Manipuláveis para o Ensino de Estimativa de Proporção Populaciona. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2018 - 2018
A História da ciência através dos escritos dos cientistas. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2017 - 2017
Recursos Digitais de apoio a avaliação formativa. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Inovação Tecnoeducativa: faça do seu jeito. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Tecnologias educacionais, segurança pública e direitos humanos. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Simulações e representações gráficas utilizando softwares estatísticos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Ensino de Robótica e Ciência no desenvolvimento do Pensamento Computacional. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2014 - 2014
Eletrônica. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2012 - 2012
Vôo de aeronaves associando física e aeromodelismo. (Carga horária: 4h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Demonstrações investigativas de cores. (Carga horária: 2h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Animação 3D com vpython. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Ferramentas digitais no ensino de física. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Fazer Ciência, Ensinar Ciência: exemplos da história da Física. (Carga horária: 3h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2011 - 2011
A Física da Braquisócrona. (Carga horária: 1h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de aperfeicoamento em matemática básica. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
Organização de eventos
CARDOSO, H. C. . II Semana do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica: políticas educacionais e o impacto na ECT. 2018. (Congresso).
Participação em eventos
32ª Jornada de Foguetes.Mostra de Foguete. 2022. (Outra).
I Workshop de Educação Mediada por Tecnologia.Gamificação no ensino. 2022. (Outra).
XIV Conferencia Interamericana de Educaión en Física. visualização como referencial teórico-metodológico no uso de simulações: uma proposta sobre os modelos atômicos. 2021. (Congresso).
XXVI Simpósio Nacional de Ensino de Física.A visualização como premissa para abordagem dos modelos do átomo de Hidrogênio. 2021. (Simpósio).
Encontro Catarinense das Licenciaturas em Ciências da Natureza e Matemática.Mulheres na Ciência: Contextos de Desafios. 2018. (Encontro).
II Semana do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.Visualização uma perspectiva para o ensino de ciências. 2018. (Outra).
VI Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.Um panorama da visualização no ensino de ciências. 2018. (Simpósio).
I Semana do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica: 15 anos contribuindo para evolução da pesquisa.Um olhar para a integração de atividades experimentais reais e virtuais segundo a visualizaçãoS. 2017. (Outra).
Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Digitais. 2017. (Simpósio).
V Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnológia.Integração de atividades experimentais: o que as pesquisas mostram. 2016. (Simpósio).
III Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinensense.O ar na escola: uma eperiência numa turma de 6º ano. 2014. (Simpósio).
IV Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC. 2014. (Seminário).
I Encontro de Pós-Graduação em Física e Astronomia da UFSC. 2013. (Encontro).
III Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC.A produção de materiais e divulgação científica na formação docente com base na Teoria de Aprendizagem Significativa Crítica. 2013. (Seminário).
II Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense. 2013. (Simpósio).
International Conference The Future of Education. Narratives: of the Future of Education when it comes to an End. 2013. (Congresso).
XII Encontro sobre Investigações na Escola.Desenvolvimento e utilização de mateiriais de divulgação científica como organizadores prévios em atividades didáticas. 2013. (Encontro).
II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.Divulgação Científica na Formação Docente: Construindo e Divulgando o Conhecimento por meio do Rádio. 2012. (Outra).
I Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense.Ondas da Ciência: Construindo e divulgando conhecimento por meio do rádio. 2012. (Simpósio).
VI Mostra de Pôsteres da Pesquisa do IF-SC.Divulgação Científica na formação docente: construindo e divulgando o conhecimento por meio do rádio. 2012. (Outra).
XX Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2012. (Simpósio).
IV Encontro Estadual de Ensino de Física. 2011. (Encontro).
IV Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul.Divulgação Científica na Formação Docente: Construindo e Divulgando Conhecimento por meio do Rádio. 2011. (Outra).
O Lado Escuro do Universo. 2011. (Seminário).
Salão de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. 2011. (Encontro).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2011. (Encontro).
Participação em bancas
CARDOSO, H. C.COSTA, S.; SANTOS, I. M.. Visão de ciência e cientista em uma série infantil sobre cientistas brasileiros: possíveis implicações para o ensino de Ciências. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Científica e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.
Produções bibliográficas
-
CARDOSO, HELEN CLEMES ; SILVA, TATIANA DA . Visualização no ensino de Ciências uma perspectiva para a integração de atividades experimentais. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e49510111981-14, 2021.
-
CARDOSO, H. C. ; SILVA, T. . visualização como referencial teórico-metodológico no uso de simulações: uma proposta sobre os modelos atômicos. REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA (ONLINE) , v. 33, p. 133-141, 2021.
-
CARDOSO, H. C. ; CLEMES, G. ; ALLAIN, O. . Ensino de Física Moderna na extensão: buscando um olhar crítico sobre a radioatividade. Revista de Extensão da Universidade de Taubaté , v. 1, p. 72-81, 2013.
-
CARDOSO, H. C. ; COSTA, S. . Representações Sociais sobre Radioatividade dos alunos de Ensino Médio. Revista Tecno-Científico do IFSC- Edição Especial , v. 1, p. 2316-8382, 2012.
-
CARDOSO, HELEN CLEMES . A visualização interpretativa como avaliação do ensino aprendizagem dos modelos atômicos. In: Daniel L. S. Braga. (Org.). Reflexões e inovações no século XXI em pedagogia e educação. 1ed.Florianópolis: Instituto Scientia, 2022, v. 1, p. 265-274.
-
CARDOSO, HELEN CLEMES ; LIMA, J. H. G. . Os discursos sobre ciências nas histórias em quadrinhos de Um sábado qualquer. In: Éderson Luís Silveira e Wilder Kleber Fernandes de Santana. (Org.). Educação, múltiplas linguagens e estudos contemporâneos. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 2, p. 365-378.
-
CARDOSO, H. C. ; SILVA, T. da . Um panorama da visualização no ensino de ciências. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2018, Ponta Grossa. Anais 2018, 2018.
-
CARDOSO, H. C. ; SILVA, T. . Integração de atividades experimentais: o que as pesquisas mostram. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2016, Ponta Grossa. V Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2016.
-
ALLAIN, O. ; CARDOSO, H. C. ; CLEMES, G. . Narratives: of the Future of Education when it comes to an End. In: The Future of Education, 2013, Florença. Conference Proceedings. Florença: Pixel, 2013. v. 1.
-
RODRIGUES, A. A. ; DAMASIO, F. ; ALLAIN, O. ; CARDOSO, H. C. . Divulgação científica na formação docente: uma experiência com o tema radioatividade e energia nuclear.. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador - BA. Anais do XXI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012.
-
CARDOSO, H. C. ; SILVA, T. . A visualização como premissa para a abordagem dos modelos do átomo de Hidrogênio. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2021, São Paulo. Anais do 24º Simpósio Nacional de Ensino de Física. Santo André: Giselle Wantanabe, Nelson S Filho, Danielli Aparecida R Leite, Carla S Santos, Patrícia S Carvalho, 2021.
-
CARDOSO, H. C. ; RODRIGUES, A. A. ; DAMASIO, F. ; GOULART, T. E. G. . Divulgação científica na formação docente: construindo e divulgando por meios de comunicação.. In: II Seminário Internacional de Educação de Ciências, 2012, Rio Grande. Anais do II Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2012. v. 1. p. 432-434.
-
CARDOSO, H. C. ; SILVA, T. da . A visualização como referencial teórico-metodológico no uso de simulações: uma proposta sobre os modelos atômicos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, H. C. ; SILVA, T. da . A visualização como premissa para abordagem dos modelos do átomo de Hidrogênio. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARDOSO, H. C. ; SILVA, T. . Um panorama da visualização no ensino de ciências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARDOSO, H. C. ; SILVA, T. da . Visualização uma perspectiva para o Ensino de Ciências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARDOSO, HELEN CLEMES ; SILVA, TATIANA DA . Um olhar para a integração de atividades experimentais reais e virtuais segundo a visualização no ensino de ciências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARDOSO, H. C. ; SILVA, T. . Integração de atividades experimentais: o que as pesquisas mostram. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARDOSO, H. C. . Integração de atividades experimentais no ensino de ciências o que as pesquisas mostram. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARDOSO, H. C. ; COSTA, S. . O ar na escola: uma experiência numa turma de 6º ano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARDOSO, H. C. ; CLEMES, G. ; ALLAIN, O. . A produção de materiais e divulgação científica na formação docente com base na Teoria de Aprendizagem Significativa Crítica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARDOSO, H. C. ; COSTA, S. . Representações sociais sobre a radioatividade dos alunos do ensino médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARDOSO, H. C. ; RODRIGUES, A. A. . Ondas da ciência: construindo e divulgando conhecimento por meio do rádio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARDOSO, H. C. ; GOULART, T. E. G. . Divulgação científica na formação docente: construindo e divulgando o conhecimento po meio do rádio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
CARDOSO, H. C. ; LIMA, J. H. G. . Átomo de Bohr. 2014; Tema: Modelos atômicos. (Site).
ALLAIN, O. ; CLEMES, G. ; CARDOSO, H. C. . TASC para divulgação científica. 2013; Tema: Textos de divulgação científica. (Site).
RODRIGUES, A. A. ; CARDOSO, H. C. ; GOULART, T. E. G. . Ondas da Ciência. 2012; Tema: Radioatividade e Energia nuclear. (Blog).
RODRIGUES, A. A. ; CARDOSO, H. C. ; GOULART, T. E. G. . Ondas da Ciência. 2012; Tema: Material complementar. (Site).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Materiais didáticos digitais, avaliações educacionais e o ensino de ciências/física, Descrição: Pretende-se aliar estudos teóricos tanto no campo da ciência cognitiva, em especial, o papel da visualização no processo de ensino de ciências e a teoria da carga cognitiva e a aprendizagem de ciências, para elaboração e avaliação de materiais didáticos digitais bem como explorar o potencial das metodologias ativas no ensino de ciências (em especial, a física). Não obstante, aliar a estudos voltados para as avaliações em larga escala, que possibilitam a obtenção de subsídios sobre o que os estudantes aprendem na educação básica, para propor melhorias ? em métodos de ensino, abordagens, reflexões, materiais didáticos (digitais) ? tanto na educação básica quanto no ensino superior, especialmente na formação de professores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Helen Clemes Cardoso - Coordenador / Tatiana da Silva - Integrante.
-
2013 - 2014
Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Física: Integração Arduino-Python, Descrição: Objetivou-se mostrar como podemos incorporar o uso de microcontroladores (Arduíno) em montagens tradicionalmente utilizadas nos laboratórios didáticos. Levando-se em conta a simplicidade e o baixo custo deste método, acreditamos que o uso do Arduino pode representar uma contribuição real para a difusão tecnológica no Ensino de Física. Proporcionando a oportunidade de verificar a validade dos dados teóricos (simulações teóricas) com dados experimentais (experimentos de física). Em conjunto com o Arduino, foi utilizada outra tecnologia para realizar a manipulação dos dados pelo computador. Se fez necessário criar uma comunicação entre o dispositivo (Arduino) e o computador, através de um software (códigos ou interfaces). Para isto foram desenvolvidas interfaces gráficas escritas em linguagem de programação Python para manipular e armazenar os dados do Arduino. A escolha da linguagem Python se fez pelas vantagens frente a outras linguagens de programação, como: código livre, tipagem dinâmica e forte, sintaxe elegante, simples e clara, multiplataforma e portabilidade entre diferentes sistemas operacionais, orientada a objetos com vasta biblioteca de módulos pré-compilados prontos para serem utilizados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Helen Clemes Cardoso - Coordenador / Humberto Luz Olveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2012 - 2013
Aprendizagem Significativa Crítica e Estratégias de Ensino: explorando os princípios e potencialidades das práticas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Olivier Allain em 14/08/2014., Descrição: O maior expoente da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) no Brasil, Marco Antônio Moreira (2006, 2008, 2011) reconhece que se a aprendizagem significativa é um conceito de grande atualidade, embora tenha sido proposto há mais de quarenta anos (MOREIRA, 2007, p. 14), também esclarece que seus conceitos originais, bem precisos, podem ser vistos desde diferentes perspectivas, mas, sobretudo, passados mais de quarenta anos, novos olhares são necessários, particularmente o de complexidade e o de visão crítica (Idem. Ibidem.). Tais novos imperativos (complexidade e criticismo) deram lugar a uma nova teoria, a da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC), cunhada por Moreira (2005, 2007, 2010) e que passa, então, a abarcar diversas outras teorias educacionais e até premissas de outras áreas do conhecimento. O acréscimo de Crítica à teoria de Ausubel (1963) traduz, assim, a necessidade de repensar as propostas do psicólogo norte americano no mundo contemporâneo em função das novas perspectivas teóricas em suas dimensões sociais, culturais, linguísticas e filosóficas, as quais tomaram o campo educacional e, consequentemente, as abordagens cognitivistas do processo de ensino-aprendizagem dos anos 60. Em todo caso, Moreira propõe a formulação de onze princípios suscetíveis de facilitar a aprendizagem significativa e de realmente serem aplicados em sala de aula (dá-se aqui continuidade, então, ao aspecto da aplicabilidade que, vale lembrar, sempre foi decisivo para a TAS) que revisitam, sem abandonar, os pressupostos ausubelianos. Onze princípios que abrem, cremos, as ferramentas mais conhecidas da TAS, o mapa conceitual e o diagrama V, a novas leituras e usos, mas também expandem o campo das práticas didáticas ao crivo da TASC. Promoveu-se então a pesquisa no campo educacional, com enfoque nas estratégias de ensino à luz da aprendizagem significativa crítica, contemplando as duas linhas de pesquisa do grupo de pesquisa NEPAS e fomentando o trabalho em equipe e a convergência reflexiva entre seus pesquisadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Helen Clemes Cardoso - Integrante / Olivier Allain - Coordenador / Glenda Clemes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2011 - 2012
Divulgação científica na formação de licenciandos: contribuições para a aprendizagem em temas extracurriculares, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Adriano Antunes Rodrigues em 14/08/2014., Descrição: O projeto visou investigar o envolvimento de licenciandos na construção de produtos de divulgação científica para o rádio e internet, assim como as contribuições para a formação docente através da construção dos materiais. A proposta teve caráter de pesquisa aplicada, apoiada em referenciais teóricos da educação científica e tecnológica para validar uma metodologia de ensino que se pretende apor ao currículo da formação de professores. A execução do projeto ofereceu importantes contribuições para o ensino de ciências, na medida em que apresentou uma alternativa para a superação do modelo tradicional de ensino, constituindo-se como uma atividade potencialmente motivadora, onde o estudante é autor em seu processo de aprendizagem. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Helen Clemes Cardoso - Integrante / Adriano Antunes Rodrigues - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2013
III Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação - SEPEI/IFSC, Instituto Federal de Santa Catarina.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina. , Avenida Marcolino Martins Cabral - de 0479/480 a 1015/1016, Centro, 88701001 - Tubarão, SC - Brasil, Telefone: (48) 36215602
Experiência profissional
2015 - 2017
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2014
Instituto Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista IT, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2013
Instituto Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista IC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2012
Instituto Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista IC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2024 - Atual
Secretaria de Educação do Estado de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 18
2017 - 2017
Secretaria de Educação do Estado de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 15
2022 - 2024
Serviço Nacional de Aprendizagem IndustrialVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Educação Básica, Carga horária: 40
2024 - Atual
Colégio LegadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 12
2023 - 2024
Foreducation EdTechVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviço, Carga horária: 4
Outras informações:
Participação no desenvolvimento de projeto.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Helen Clemes Cardoso e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?