Diogo Rodrigues Araújo

Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS, possuo experiência como Técnico de Biotério no Centro de Modelos Biológicos Experimentais (CeMBE) - PUCRS, onde adquiri conhecimentos na produção de Zebrafish (Danio rerio) ao longo de 4 anos. Realizei o mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Zootecnia na UFRGS, com foco em biotecnologias reprodutivas da biodiversidade. Atualmente, sou doutorando em Neurociência Translacional pela UFRJ.

Informações coletadas do Lattes em 21/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Neurociência Translacional

2023 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Suplementação de dieta hiperproteica em matrizes de peixe-zebra (Danio rerio): avaliação comportamental e epigenética na prole e seus efeitos na criopreservação de sêmen
Angela Terezinha de Souza Wyse. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Zootecnia

2021 - 2023

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Estudo do Comportamento de Zebrafish (Danio rerio) e do jundiá (Rhamdia quelen provenientes de sêmen criopreservado, Ano de Obtenção: 2023
Danilo Pedro Streit Júnior.Coorientador: Rômulo Batista Rodrigues.

Graduação em Ciências Biológicas

2012 - 2017

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Formação complementar

2018 - 2018

Auxiliar de Análises Cliínicas. (Carga horária: 20h). , Centro de Treinamento e Desenvolvimento, CETRED, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Biologia Evolutiva. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Capacitação de Pesquisadores Usuários de Zebrafish. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2015 - 2015

Capacitação em Segurança de Laboratórios. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2014 - 2014

Educação Sexual na Escola. (Carga horária: 60h). , Portal Educação, PE, Brasil.

2013 - 2013

Ciências Médicas Forense. (Carga horária: 8h). , Renova Cursos e Eventos LTDA, RCE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Sistema Nervoso.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Licenciatura.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Iciologia.

Organização de eventos

DR Araújo . Feira das Profissões PUCRS. 2014. .

Participação em eventos

Salão de Iniciação Científica.Incremento de informações e modernização das coleções de Vertebrados do Museu de Ciências e Tecnologia PUCRS com ênfase nos acervos de tecidos, imagens, material-tipo e som.. 2014. (Seminário).

Simpósio de Biologia Marinha. 2014. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • DR Araújo . Caracterização de novos modelos de neurodegeneração através da técnica de morfolino ('kcnock-down') para a proteína 'dishevelled' em 'zebrafish'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DR Araújo . Incremento de informações e modernização das coleções de Vertebrados do Museu de Ciências e Tecnologia ? PUCRS com ênfase nos acervos de tecidos, imagens, material-tipo e som.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DR Araújo . WORKSHOP EM CIÊNCIA DE ANIMAIS DE LABORATÓRIO - OFICINA DE PEIXE-ZEBRA: MENEJO, CUIDADOS E REPRODUÇÃO. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2023

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Bioterismo, Carga horária: 44

2018 - 2018

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2017

Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Laboratório de Liquenologia

2016 - 2016

Colégio Marista Nossa Senhora da Conceição

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do núcleo de apoio pedagógico da escola.

2015 - 2016

Faculdade de ciências biologicas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Laboratório de Biologia e Desenvolvimento do Sistema Nervoso

2013 - 2014

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Laboratório de Ictiologia do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS.