Nadja Waleska Silva Rocha

Mestre pelo Programa de Especialização em Patrimônio - PEP/IPHAN/UFRJ (2013), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (2006). É professora do Colégio Santa Madalena Sofia (nas disciplinas de Sociologia e Filosofia no ensino fundamental I e II e educação de jovens e adultos). Lecionou no Instituto Federal de Alagoas, IFAL - Campus Maceió (em caráter temporário ? 2014 a 2018 - nas disciplinas de Sociologia, nos cursos médio, técnico, tecnológico e Antropologia e Sociologia da Educação nos cursos de graduação/licenciaturas ). Atuou como professora pesquisadora junto ao Instituto de Ciências Sociais ICS / UFAL, como professora de Antropologia 1 para os cursos de graduação/licenciaturas a distância (EAD). No Centro de Ensino Superior de Alagoas (CESMAC) ministrou a disciplina ?Folclore e Cultura Popular? no curso de pós graduação em Psicologia e Arteterapia. Como bacharel em Sociologia foi consultora da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT ? AL) para o projeto de ?Identificação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas?, tendo atuado como servidora neste mesmo órgão, no período de 2013 a 2015, como analista de projetos de Tombamento e Registro da Superintendência da Identidade e Diversidade Cultural. Profissionalmente atuou ainda por dois anos (2010-2012) na Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ? IPHAN, em Alagoas. Tem experiência na área de gestão e produção cultural, tendo sido coordenadora de projetos dos Centros de Literatura (2005/2007) e Audiovisual (2005/2009) do Serviço Social do Comércio - SESC / Alagoas. Mais recentemente foi consultora do Centro de Difusão e Realizações Audiovisuais para os projetos ?Ateliê SESC de Cinema?, ?Mostra Cine SESC? e ?Confluências?. Foi membro da comissão de seleção dos filmes (mostra competitiva) da ?Mostra Sururu de Cinema Alagoano? (2015 e 2019) e colaboradora do cineclube Tela Tudo - Clube de Cinema. Artisticamente, participou de companhias de teatro e dança, tendo como mais recente trabalho a atuação no filme de curta metragem ?O Cortejo?. Teve projeto aprovado no edital da Fundação Municipal de Ação Cultural em parceria com a ANCINE, para dirigir o telefilme Dança Anfíbia. Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia, Gestão e Produção Cultural e Políticas Públicas para cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade, patrimônio, educação, artes e produção cultural.

Informações coletadas do Lattes em 10/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural

2010 - 2013

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Título: Théo Brandão , os estudos folclóricos e o campo do patrimônio no Brasil, Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Márcia Regina Romeiro Chuva
Bolsista do(a): Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, Brasil. Palavras-chave: Patrimônio, Folclore, Cultura Popular.

Graduação em Ciências Sociais

2000 - 2006

Universidade Federal de Alagoas
Título: A Dança do Símbolo - Relações entre Identidade e Cultura Popular em Alagoas
Orientador: Paula Yone Stroh

Formação complementar

2008 - 2008

Cultura, Identidade e Diferença. (Carga horária: 190h). , Programa de Pós-Graduação em Sociologia, PPGS, Brasil.

2003 - 2004

Extensão universitária em Monitoria em Antropologia. (Carga horária: 358h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2002 - 2003

Extensão universitária em Iniciação Científica. , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2002 - 2002

Civilização e Cultura Local no Desenvolvimento Sus. (Carga horária: 45h). , Programa Regional de Pós Graduação em Desenvolvimento e Maio Ambiente, PRODEMA, Brasil.

2001 - 2002

Extensão universitária em Monitoria em Ciências Sociais aplicadas à Geografi. (Carga horária: 402h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2001 - 2001

Metodologia do Trabalho Científico. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2001 - 2001

Turismo e Desenvolviomento Sustentável. (Carga horária: 20h). , Programa Regional de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, PRODEMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Produção Cultural.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Participação em eventos

29ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2014. (Simpósio).

XII Semana Nacional de Museus do Museu théo Brandão de Antropologia e Folclore / UFAL.Théo Brandão e os estudos folclóricos. 2014. (Encontro).

XXVII Simpósio Nacional de História -.Théo Brandão, os estudos Folclóricos e o Campo do Patrimônio no Brasil. 2014. (Simpósio).

Memória local e patrimônio cultural: estudos de caso em Alagoas..Théo Brandão e o movimento folclórico - memória e referências culturais de Alagoas.. 2013. (Seminário).

Mugunzá Cultural.Os passos de Théo Brandão e os caminhos da cultura popular e do patrimônio imaterial de Alagoas.. 2013. (Outra).

XXVII simpósio Internacional de História. Os passos de Théo Brandão e os caminhos da cultura popular e do patrimônio imaterial de Alagoas. 2013. (Congresso).

Simpósio Internacional de Contação de Histórias. 2007. (Simpósio).

56 Reunião Anual da SBPC.56 Reunião Anual da SBPC. 2004. (Outra).

55 Reunião Anual da SBPC.55 Reunião Anual da SBPC. 2003. (Outra).

Arthur Ramos e as Cultura Negras.Arthur Ramos e as Cultura Negras. 2003. (Seminário).

III Bienal de Arte, Cultura da UNE.III Bienal de Arte, Cultura da UNE. 2003. (Encontro).

VIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste.VIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste. 2003. (Encontro).

VII Semana de Ciências Sociais.Teoria Social no Século XXI: perspectivas e desafios. 2003. (Encontro).

XIX Encontro Nacional dos Estudantes de CSO.Universidade e Sociedade: mudança. 2003. (Encontro).

Globalização: Os paradoxos da Inclusão e Exclusão. 2002. (Outra).

I Semana de Extensão.Extensão Universitária e Sociedade: tudo cabe. O que se relaciona?. 2002. (Encontro).

Reforma Agrária em Alagoas: desafios e perspectivas. 2002. (Outra).

Aula de Campo de Arqueologia em Penedo.Aula de Campo de Arqueologia em Penedo. 2001. (Outra).

Seminário Integrador: turismo e desenvolvimento sustentável.Seminário Integrador: turismo e desenvolvimento sustentável. 2001. (Seminário).

500 Anos de Exploração.500 Anos de Exploração. 2000. (Seminário).

Aula de Campo de Arqueologia em Xingó.Aula de Campo de Arqueologia em Xingó. 2000. (Outra).

IV Semana de Ciências Sociais.Crise e Racionalidade no Mundo Atual: o papel das Ciências Sociais. 2000. (Outra).

SEminário '500 Anos de exploração'. 2000. (Seminário).

VI Semana de Ciências Sociais. 2000. (Congresso).

Participação em bancas

ROCHA, N. W. S.. Comissão de seleç~çao dos filmes da mostra competitiva da 'Mostra Sururu' de cinema alagoano. 2019. Fórum Setorial Do Audiovisual.

ROCHA, N. W. S.. Avaliação dos artistas selecionados para o projeto Confluências - SESC - edição Alagoas. 2018. Serviço Social do Comércio - Regional Alagoas.

ROCHA, N. W. S.. Comissão Avaliadora do Edital 01/2013 - Exposições Temporárias do Museu Théo Brandão. 2014. Museu Théo Brandão - UFAL.

ROCHA, N. W. S.. Comissão de seleção dos filmes da mostra competitiva da 'Mostra Sururu de Cinema Alagoano. 2005. Fórum Setorial Do Audiovisual.

Produções bibliográficas

  • ROCHA, N. W. S. ; STROH, P. Y. . Patrimônio Cultural - Restituição da Memória Local e Recuperação Informacional do Patrimônio Ecológica do Município de Pilar - AL. In: XIII Encontro de Iniciação Científica, 2004, Maceió - AL. Ciência e Educação, 2004.

  • ROCHA, N. W. S. . 'Os passos de Théo Brandão e os caminhos da cultura popular e do patrimônio imaterial de Alagoas'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, N. W. S. . Théo Brandão e os caminhos do patrimônio imaterial em Alagoas.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, N. W. S. . Cartilha do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas 2013 (Cartilha do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas).

Outras produções

ROCHA, N. W. S. . Acompanhamento do projeto de 'Inventário e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas', convênio SECULT / IPHAN. 2014.

ROCHA, N. W. S. . Consultoria Pedagógica ao projeto Ateliê SESC de Cinema - Balanço geral e novas perspectivas. 2013.

ROCHA, N. W. S. . Projeto de Atuação do Centro de Difusão e Realizações Audiovisuai- SESC AL. 2009.

ROCHA, N. W. S. . Projeto do Centro de Difusão e Realizações Audiovisuais. 2008.

ROCHA, N. W. S. . Projeto do Centro de Difusão e Realizações Audiovisuais. 2007.

ROCHA, N. W. S. . Projeto do centro de Difusão e Realizações Literárias. 2007.

ROCHA, N. W. S. . Projeto do Centro de Difusão e Realizações Literárias. 2006.

ROCHA, N. W. S. . Projeto do centro de Difusão e realizações Audiovisuais. 2006.

ROCHA, N. W. S. . Teatro do olho da Rua. 2003.

ROCHA, N. W. S. . Memória local e patrimônio cultural: Estudos de caso em Alagoas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ROCHA, N. W. S. . Ações educativas no Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROCHA, N. W. S. . Instrumentos e técnicas de pesquisa qualitativa em EDH. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROCHA, N. W. S. . Cartilha do Patrimônio Cultural Imatrial de Alagoas. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

Teixeira, Luana ; ROCHA, N. W. S. . Patrimônio Arqueológico e Paleontológico de Alagoas. 2012. (Revisão de Publicação).

ROCHA, N. W. S. ; BRANDAO, P. O. . Oficina de vídeo e imagem no projeto 'Cinema no Balanço das Águas'. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROCHA, N. W. S. . Supervisão e orientação de estagio supervisionado em Ciências Sociais (Bacharelado). 2009. (Supervisão de estágio).

ROCHA, N. W. S. . Supervisão e Orientação de Estágio Supervisionao em Ciências Sociais(Bacharelado). 2008. (Supervisão de Estágio).

ROCHA, N. W. S. . Supervisão e Orientação de Estágio Supervisionado em Ciências Sociais (Bacharelado). 2007. (Supervisão de estágio em Ciências Sociais).

ROCHA, N. W. S. ; CAVALCANTE, Telma César . Yerma. 2004. Coreográfica.

ROCHA, N. W. S. ; CAVALCANTE, Telma César . Pé , Umbico e Coração. 2000. Coreográfica.

ROCHA, N. W. S. ; GUERRA, R. ; RABELO,Antonio Flávio . Além do Ponto. 1999. Teatral.

JARDIM, A. ; ROCHA, N. W. S. ; VASCONCELOS, N. . Rua das Árvores - curta metragem. 2013 (Roteirista).

ROCHA, N. W. S. ; JARDIM, A. . Vídeos PROMOART - Pólos de Alagoas. 2012 (Roteiro e Produção).

ROCHA, N. W. S. ; JARDIM, A. ; PAIM, L. ; PAIM, F. ; CONRADO, N. ; VASCONCELOS, N. . Sessões realizadas pelo Tela Tudo - Clube de Cinema. 2011 (Exibições de filme).

ROCHA, N. W. S. . Projeto 'A Escola Vai ao Cinema'. 2009 (Produção e organização local).

ROCHA, N. W. S. . Mini curso de Roteiro Documental. 2009 (Produção e organização local).

ROCHA, N. W. S. . ETNODOC - Mostra de documentários etnograficos sobre patrimonio cultural imaterial. 2009 (Produção e organização local).

ROCHA, N. W. S. . Mostra 'Visionários - Audiovisual na américa latina'. 2009 (Produção e organização local).

ROCHA, N. W. S. . Mostra ' Questões Urbanas'. 2009 (Produção e organização local).

ROCHA, N. W. S. . Cine SESC. 2008 (Produção e organização local).

ROCHA, N. W. S. . Mostra dos Cineclubes Alagoanos. 2008 (Produção e organização local).

ROCHA, N. W. S. . Mini curso de Video Dança. 2008 (Produção e organização local).

ROCHA, N. W. S. . Mini curso de Desenho de Som. 2008 (Produção e organização local).

ROCHA, N. W. S. . Mini curso de Direção de Fotografia. 2008 (Produção e organização local).

ROCHA, N. W. S. . Mini curso 'A Construção do Olhar Cinematográfico'. 2008 (Produção e organização local).

ROCHA, N. W. S. . Mostra 'Celso Brandão'. 2008 (Produção e organização local).

ROCHA, N. W. S. . Produção e organização da parceria entre o SESC e Goethe Institut/SP para mostra de curta metragens alemães. 2007 (Produção Cinematográfia).

ROCHA, N. W. S. . Semana da Vídeo Arte. 2007 (Produção Cinematográfica).

ROCHA, N. W. S. ; MORENO, Nadia ; FIALHO, Marcos . Cine SESC. 2007 (Produção e organização local).

ROCHA, N. W. S. ; Durval Leal Filho . Mini- curso de Produção Cinematográfica. 2007 (Produção e Organização).

ROCHA, N. W. S. ; GUERRA, R. . Mini- Curso de Argumento Cinematográfico. 2007 (Produção e Organização).

ROCHA, N. W. S. . Exibição de Curtas metragens franceses - parceria entre o SESC Alagoas e a Cinemateca da Embaixada da França. 2007 (Produção e organização local).

ROCHA, N. W. S. ; FIALHO, Marcos ; MORENO, Nadia . Oficinas de Cinema de Animação. 2007 (Produção e Organização local).

ROCHA, N. W. S. ; RAMOS, G. M . Stand do SESC na Bienal Internacional do Livro em Alagoas. 2007 (Produção e organização).

ROCHA, N. W. S. . Encontro SESC de Contadores de Histórias. 2007 (Produção e Organização).

ROCHA, N. W. S. ; SCHUTZE, Jorge . Poesias em Cena. 2007 (Produção e organização).

ROCHA, N. W. S. . Produção e organização da Semana SESC de Cinema - Glauber Rocha. 2006 (Produção Cultural).

ROCHA, N. W. S. ; FIGUEIREDO,Hermano . Produção e organização do Curso : Sétima arte- linguagem e trajetória. 2006 (Produção Cinematográfica).

ROCHA, N. W. S. ; Torquato Joel . Oficina de Roteiro. 2006 (Produyção e organização).

ROCHA, N. W. S. ; MORENO, Nadia ; FIALHO, Marcos . Oficinas de Cinema de Animação com o Grupo ANIMAMUNDI / RJ. 2006 (Produção e Organização).

ROCHA, N. W. S. ; TAVARES, Erisvaldo ; ANGELO, M. . Poesias em Cena. 2006 (Produção e Organização).

ROCHA, N. W. S. ; PEDROZA, Giba . Mini-Curso de Contação de Histórias. 2006 (Produção e organização).

ROCHA, N. W. S. . Encontro de Contadores de Histórias. 2006 (Produção e Organização).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Colégio Santa Madalena Sofia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Sociologia e Filosofia, Carga horária: 16

2014 - 2018

Instituto Federal Tecnológico de Alagoas - Campus Maceió

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professora de Sociologia e Antropologia, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Sociologia no ensino médio, técnico e tecnológico. Professora de Antropologia e Sociologia da Educação nos cursos superiores (licenciaturas) de Letras, Biologia, Química e Matemática.

2014 - 2014

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Professor pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora nos cursos de graduação de Ciência Sociais a distância para alunos dos municípios de Maceió, Maragogi, Arapiraca e Olho D'Água das Flores. Acompanhamento da formação via plataforma moodle e aulas presenciais nos pólos da UFAL nessas cidades.

2014 - 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DE ALAGOAS

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Externo

Outras informações:
Consultoria para desenvolvimento do projeto de 'Inventário e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas', convênio entre a Secretaria de estado da Cultura de Alagoas - SECULT - e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

2010 - 2013

Superintendência do IPHAN em Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Programa PEP/IPHAN, Carga horária: 30

2006 - 2010

Serviço Social do Comércio

Vínculo: Servidor, Enquadramento Funcional: Servidor - Coordenação artistico cultural, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestão do Centro de Difusão e Realizações Literárias - 2006/2007 Gestão do Centro de Difusão e Realizações Audiovisuais - 2006/2007/2008/2009