Carla Eugenia Lopardo
Doutora em Música, com ênfase em Educação Musical, pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil), mestre em Didática da Música, pela Universidad Caece (Buenos Aires, Argentina) e Professora de Educação Musical pelo Conservatório Superior de Música ?Manuel de Falla? (Buenos Aires, Argentina). Tem experiência na área de Artes: Música, em todos os níveis de ensino, no âmbito público e privado, atuando principalmente na formação de professores; musicalização para bebês e crianças, jovens e adultos; produção de materiais didáticos; planejamento, avaliação e pesquisa em educação musical. Com experiência na docência há 25 anos na educação básica, conservatórios, institutos de formação musical e universidades (graduação e pôs-graduação) na Argentina, na Itália e no Brasil. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa, em Bagé/Brasil, no Curso de Música/Licenciatura. Coordena projetos de extensão que oferecem para a comunidade cursos de musicalização para bebês e crianças, espaços de criação musical e práticas musicais coletivas com o projeto "Confraria de la Yerba" e práticas vocais com o grupo infantil do programa "Baque do Pampa". Além disso, atua como orientadora no contexto dos estágios supervisionados em música e como colaboradora no PIBID. Autora dos livros "A música na escola: tempos, espaços e dimensões" (Editora Appris, 2018) e "Contos para Cantar", obra litero-musical com músicas autorais (no prelo, Editora Cirkula, 2020). Atua como avaliadora de cursos superiores, é consultora do Plano Nacional do Livro Didático, membro da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Musical e integra o Conselho Editorial do Boletín de Investigación Educativo-Musical da Asociación de Docentes de Música de Buenos Aires, representante da International Society for Music Education na Argentina. Participa, desde 2009, do ?Grupo de Pesquisa Educação Musical e Cotidiano? da UFRGS, registrado no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq.
Informações coletadas do Lattes em 09/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Música
2010 - 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A inserção da música na escola
Jusamara Vieira Souza.
Mestrado em Maestria en Didáctica de la Música
2004 - 2008
Universidad CAECE
Título: "Una experiencia desde el canto: la entonación en nios de 9 y 10 aos",Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Dr. Sergio Feferovich
Graduação em Professorado em educação musical
1988 - 1998
Formação complementar
1999 - 2000
Curso di Mediatore Culturale. , Universitá di Messina, UM, Itália.
1998 - 1999
Etnomusicologia. , Conservatorio Superior de Música Manuel de Falla, CSMMF, Argentina.
1997 - 1999
Extensão universitária em Musicologia. , Universidade Católica Argentina, UCA, Argentina.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: EDUCAÇÃO MUSICAL.
Organização de eventos
LOPARDO, C. E. . Show da CONFRARIA DE LA YERBA com Pirisca Grecco e Pedro Ribas. 2017. (Concerto).
LOPARDO, C. E. . III Encontro de Pesquisa em Música da Unipampa. 2017. (Outro).
LOPARDO, C. E. . VI Mostra das Licenciaturas. 2015. (Outro).
LOPARDO, C. E. . Seminário de avaliação em educação musical. 2015. (Outro).
LOPARDO, C. E. . Encontro de Pesquisa em Música da Unipampa. 2015. (Outro).
LOPARDO, C. E. . 4º Seminário Estadual Música na Escola. 2013. (Outro).
LOPARDO, C. E. . I Simpósio do PPGMUS/UFRGS. 2011. (Outro).
LOPARDO, C. E. . V Seminário do núcleo interuniversitário avançado de educação musical - NIAEM. 2010. (Congresso).
LOPARDO, C. E. . ?Jornada de Unidades Didácticas: Música en Acción?. 2008. (Exposição).
LOPARDO, C. E. . ?1° Seminario Interuniversitario del NIEAEM? (Núcleo de Estudios Avanzados en Educación Musical, Brasil-Argentina). 2008. (Exposição).
Participação em eventos
22 Feira do Livro de Bagé. Contos para Cantar: pré-lançamento do livro didático-musical. 2019. (Feira).
2 Tertúlias Inclusive "Nada sobre nós sem nós".Contos para cantar: livro didático-musical da Confraria de la Yerba: propostas didáticas para a sala de aula com recursos de acessibilidade.. 2019. (Encontro).
Congresso Nacional da Abem. Avaliador de comunicações orais. 2019. (Congresso).
Congresso Nacional da ANPPOM. Avaliador de comunicações orais. 2019. (Congresso).
Introdução à Audiodescrição e Consultoria. 2019. (Oficina).
IV Jornada de Reflexões sobre ensino de línguas.Contos para cantar: livro didático-musical da Confraria de la Yerba: propostas didáticas para a sala de aula em língua espanhola.. 2019. (Encontro).
XII Conferencia Regional Latinoamericana de Educación Musical y IV Conferencia Regional Panamericana de Educación Musical. Lançamento do Livro autoral "A música na escola: tempos, espaços e dimensões". 2019. (Congresso).
XII Conferencia Regional Latinoamericana de Educación Musical y IV Conferencia Regional Panamericana de Educación Musical.Simposio: Música em Projetos de Extensão Universitária: experiências em universidades brasileiras. 2019. (Simpósio).
64 Feira do livro de Porto Alegre. Workshop e apresentação do livro: "A música na escola: tempos, espaços e dimensões". 2018. (Feira).
Exibição de documentário e debate "O mundo da vida: A sociologia de Alfred Schütz".Mundo da vida: A sociologia de Alfred Schütz. 2018. (Outra).
I Ciclo de Música na Educação Infantil.Curso de formação para educadores musicais e da educação básica. 2018. (Oficina).
II Ciclo de Música na Educação Infantil.Formação para professores da educação básica e educadores musicais. 2018. (Oficina).
II Semana Acadêmica do Curso de Letras Línguas Adicionais.Ritmo e poesia na canção: Espanha e América Latina. 2018. (Outra).
Jornadas de Investigación en Artes: 50 aos después.Comité científico do evento. 2018. (Encontro).
XVIII Encontro Regional Sul da ABEM.Moderador de GT. 2018. (Encontro).
XVIII Encontro Regional Sul da ABEM.Parecerista dos trabalhos científicos apresentados no evento. 2018. (Encontro).
XXII Semana Literária - Feira do Livro do Colégio Pallotti.Lançamento do Livro autoral "A música na escola: tempos, espaços e dimensões". 2018. (Oficina).
20 Feira do Livro de Bagé. Série concertos da CONFRARIA DE LA YERBA. 2017. (Feira).
35 Seminário de extensão universitária da região sul - SEURS.Confraria de la Yerba. 2017. (Seminário).
Tertúlias Pedagógicas Inclusivas no Pampa: a escola comum Inclusiva.Concertos da CONFRARIA DE LA YERBA. 2017. (Encontro).
Tertúlias Pedagógicas Inclusivas no Pampa: práticas pedagógicas especializadas nana perspectiva inclusiva.Concertos da CONFRARIA DE LA YERBA. 2017. (Encontro).
XXIII Congresso Anual da ABEM. parecerista. 2017. (Congresso).
I Fórum Universitário de Licenciandos em Música e II Encontro de Pesquisa em Música.Diálogos sobre pesquisa em Educação Musical. 2016. (Encontro).
Primer Encuentro Internacional de Investigación en Artes Escénicas.Orientação em projetos de pesquisa: música, tecnologias e escola. 2016. (Encontro).
Tertúlias: Práticas Pedagógicas Inclusivas do Pampa.Apresentação musical do projeto de extensão "Confraria de la Yerba". 2016. (Encontro).
Tertúlias Pedagógicas Inclusivas no Pampa.Apresentação musical da Confraria de la Yerba. 2016. (Encontro).
XVII Encontro Regional Sul da ABEM.Artigos relacionados ao eixo ?Educação Musical em contextos formais de ensino?. 2016. (Encontro).
XXVI Congresso da ANPPOM. Artigos relacionados com a subárea Educação Musical. 2016. (Congresso).
16 Seminário Latino-Americano de Educação e Cultura.O impacto da música na comunidade escolar. 2015. (Seminário).
6 Semináro Estadual Música na Escola. 2015. (Seminário).
III Seminário Estadual do Pacto pelo fortalecimento do ensino médio.Fortalecendo a educação e suas relações nos espaços educacionais.. 2015. (Seminário).
Música nas escolas do Rio Grande do Sul: um curso de formação continuada para professores.Avaliação em música: desafios e possibilidades. 2015. (Oficina).
Música nas escolas do Rio Grande do Sul: um programa de formação continuada para professores das redes públicas.A inserção da música nas escolas e a implementação da Lei 11.769/08. 2015. (Oficina).
VI Mostra das Licenciaturas do campus Bagé.A vivência dos alunos nos estágios supervisionados obrigatórios nas licenciaturas do campus Bagé. 2015. (Encontro).
X Seminário Educação Musical e Cotidiano. 2015. (Seminário).
Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio.Curso de formação continuada para orientadores educacionais e supervisores da região sul. 2014. (Outra).
Curso de Formação Pedagógica. 2013. (Outra).
Curso de formação pedagógica: docência universitária com foco na metodologia e na avaliação. 2013. (Encontro).
V Congresso Internacional de Educação: as novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora. Educação musical como instrumentos de expressão e humanização. 2013. (Congresso).
Educação musical e interdisciplinariedade: desafios para o ensino.Educação musical e interdisciplinariedade: desafios para o seu ensino. 2012. (Encontro).
III Encontro de Educação Musical de Porto Alegre, II Encontro de Educação Musical do Rio Grande do Sul, I Encontro Intermunicipal da Região Metropolitana.Educação Musical e Interdisciplinaridade: desafios para o seu ensino. 2012. (Encontro).
III Seminário Nacional de Educação continuada e diversidade e X Seminário Municipal de formação "A escola faz a diferença"- novas perspectivas para a Escola inclusiva: a aprendizagem como direito de todos.s.Fazendo música na escola: oficinas para professores. 2012. (Seminário).
Educação musical e cotidiano: interfaces da pesquisa com o ensino e a extensão.A inserção da música na escola. 2011. (Seminário).
II Seminário Estadual música na escola.A inserção da música na escola. 2011. (Seminário).
III Encontro de Educação Musical.Multiculturalismo musical: uma experiência para o ensino da música nas escolas. 2010. (Encontro).
V Seminario ?Educação Musical e Cotidiano: Interfaces da pesquisa com o ensino e a extensão?..?Educação Musical e Cotidiano: Interfaces da pesquisa com o ensino e a extensão?. 2010. (Seminário).
XIII Encontro Regional da ABEM Sul?.Educación musical obligatoria em diferentes contextos escolares de la Ciudad Autônoma de Buenos Aires: um estúdio multicasos. 2010. (Encontro).
IV Seminário de Educação Musical e Cotidiano: das teorias às ações.A INSERÇÃO DA MÚSICA NO CONTEXTO ESCOLAR COMO RESULTADO DE INOVAÇÃO EDUCATIVA. 2009. (Seminário).
Pesquisa em Música. 2009. (Oficina).
VII Encuentro Regional Latinoamericano de la ISME.Implementación de una secuencia didáctica en función del desarrollo del canto entonado: una investigación con alumnos de 4° y 5° grado en la Ciudad de Buenos Aires. 2009. (Encontro).
XII Encontro Regional da Abem Sul ? V Fórum Catarinense de Educação Musical.?El desarrollo del canto afinado: um estúdio de casos com alumnos de 9 y 10 aos em la Ciudad de Buenos Aires?. 2009. (Encontro).
XVIII Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical/ 15° Simpósio Paranaense de Educação Musical. El coro Brienza Canta: como la afectividad incide em el desempeno vocal. 2009. (Congresso).
?1° Seminario Interuniversitario del NIEAEM? (Núcleo de Estudios Avanzados en Educación Musical, Brasil-Argentina),.diseo de tesis. Proyectos de investigación. 2008. (Seminário).
?Audioperceptiva: una visión internacional de la educación auditiva como disciplina didáctica especializada en el desarrollo de las habilidades auditivas?. 2008. (Simpósio).
?El uso del CRDI (Interfaz Digital de Respuesta Continua): ejemplos prácticos?. 2008. (Oficina).
?Jornada de Unidades Didácticas: Música en Acción?.En la mochila un mapa y la guitarra. 2008. (Oficina).
?Jornada de Unidades Didácticas: Música en Acción?.En la mochila un mapa y la guitarra. 2008. (Encontro).
?Jornada de Unidades Didácticas: Música en Acción?.En la mochila un mapa y la guitarra. 2008. (Encontro).
Jornada de unidades didácticas música en acción.Unidades didácticas en acción. 2008. (Oficina).
VIII Seminario Argentino de Investigación en Educación Musical.La entonación en nios de 9 y 10 aos: una experiência en una escuela pública.. 2008. (Seminário).
VIII Seminario Argentino de Investigación en Educación Musical.La entonación en nios de 9 y 10 aos: una experiência en una escuela pública.. 2008. (Seminário).
?Seminário do NEPEM: Pós-Graduação em Educação Musical ? Argentina e Brasil?. 2007. (Seminário).
?Seminario en Técnicas Pedagógicas en las flautas dulces?. 2007. (Seminário).
?Una Jornada sobre evaluaciõn educativa desde la CONEAU?.Evaluación desde la mirada de la Coneau. 2007. (Encontro).
?VII Seminario Argentino de Investigación en Educación Musical?.diseo de tesis. Proyectos de investigación. 2007. (Seminário).
?XVI Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical? y del ?Congresso Regional da International Society for Music Education na America Latina 2007. 2007. (Encontro).
X Seminário Nacional de Educação.Culturas e ciclos da vida. 2007. (Seminário).
X Seminário Nacional de Educação.Culturas e ciclos da vida. 2007. (Seminário).
?El Himno Nacional Argentino: versiones distintas, funciones simbólicas?. 2006. (Encontro).
?VI Seminario Argentino de Investigación en Educación Musical?. 2005. (Seminário).
?El desarrollo del juicio crítico en la Educación Musical?. 2003. (Oficina).
?Técnicas y recursos de la Música del S. XX en el aula?. 2003. (Oficina).
?Jornada de información, intercambio y reflexión sobre temas de educación musical?. 2002. (Encontro).
?Scienze e Tecniche dell?Interculturalitá Mediterranea ? Mediatore Culturale?. 2000. (Seminário).
?La Música como imagen?. 1995. (Oficina).
Participação em bancas
LOPARDO, C. E.. "Ciranda da vida que gira e faz girar a roda: do brincar como experimentação de devires docentes na educação infantil". 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
LOPARDO, C. E.. A Califórnia da Canção Nativa como manifestação cultural e musical nos jornais da década de 1970. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
LOPARDO, C. E.. Letramento literomusical no ensino fundamental: desenho e implementação de um material didático autoral de língua espanhola baseado na cultura afrouruguaia. 2016.
LOPARDO, C. E.. O brincar como experimentação de múltiplas e singulares infâncias: cartografando devires docentes na educação infantil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
LOPARDO, C. E.. Processos de formação e trajetória de uma deficiente visual em um curso de licenciatura em música. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Pampa.
LOPARDO, C. E.. Um olhar sobre a terapêutica musical do Núcle Reinado Sepé Tiarajú. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Pampa.
LOPARDO, C. E.. A educação musical e a musicoterapia: articulações educacionais e terapêuticas em um grupo inclusivo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Pampa.
LOPARDO, C. E.. A técnica como conteúdo nas práticas de ensino particular de acordeom: um estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Pampa.
LOPARDO, C. E.. Metodologias de ensino de professores de violão atuantes na cidade de Bagé/RS. 2015.
LOPARDO, C. E.. A MÚSICA VAI NA ESCOLA! A PRODUÇÃO DA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA ARTICULADA A TELENOVELA E SUA PARTICIPAÇÃO NA FORMAÇÃO DE SUBJETIVIDADES INFANTIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lic. em Pedagogia) - Faculdades Integradas São Judas Tadeu.
LOPARDO, C. E.. Trabalho de conclusão de curso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Centro Universitário Metodista.
LOPARDO, C. E.. Trabalho de conclusão de curso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Centro Universitário Metodista.
LOPARDO, C. E.. Relatório de Conclusão de curso. 2012 - Centro Universitário Metodista.
LOPARDO, C. E.. Relatório de Conclusão de curso. 2012 - Centro Universitário Metodista.
LOPARDO, C. E.. Relatório de Conclusão de curso. 2012 - Centro Universitário Metodista.
LOPARDO, C. E.. Relatório de Conclusão de curso. 2012 - Centro Universitário Metodista.
LOPARDO, C. E.. Análisis del repertorio de chacareras para guitarra en la educación musical. 2008.
LOPARDO, C. E.. Concurso público para professor substituto de instrumento: Violão. 2018. Universidade Federal do Pampa.
LOPARDO, C. E.. Concurso público para professor titular de Educação Musical: metodologias e orientação de estágios. 2015. Universidade Federal do Pampa.
LOPARDO, C. E.. Concurso público para professor titular de História da Música e da Música Brasileira. 2014. Universidade Federal do Pampa.
LOPARDO, C. E.. Consultora do Plano Nacional do Livro Didático (Educalivre Produções didáticas e literárias LTDA.). 2020.
LOPARDO, C. E.. Avaliadora de cursos superiores do Guia da Faculdade. 2020.
LOPARDO, C. E.. Show de Talentos. 2012.
LOPARDO, C. E.. Show de Talentos. 2011.
Orientou
Processos de formação e trajetória de uma discente deficiente visual em um curso de licenciatura em música; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Carla Eugenia Lopardo;
A educação musical e a musicoterapia: articulações educacionais e terapêuticas em um grupo inclusivo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Carla Eugenia Lopardo;
A construção da docência no estágio obrigatório em música; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Carla Eugenia Lopardo;
O estudo do violino: escolhas e estratégias de um professor a partir do Método Suzuki; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Carla Eugenia Lopardo;
Ensaios orquestrais na CCB: percepção dos participantes sobre a prática musical; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Carla Eugenia Lopardo;
REFLEXÕES, OLHARES E PERCURSOS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Carla Eugenia Lopardo;
A construção de instrumentos musicais com o uso de materiais recicláveis e/ou alternativos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Carla Eugenia Lopardo;
diseo de los programas de música del curso de propedéutica para nivel inicial del CFM(Centro di Formazione musicale Santa Cecilia, Barasso, Italia); 2001; Orientação de outra natureza - Centro di formazione musicale Sanata Cecilia, Barasso; Orientador: Carla Eugenia Lopardo;
Produções bibliográficas
-
LOPARDO, CARLA EUGENIA . A inserção da música na escola: processos e resultados de uma pesquisa. OUVIROUVER (ONLINE) , v. 15, p. 16-29, 2019.
-
LOPARDO, C. E. . Computação Aplicada à Educação Musical: desafios e perspectivas ao planejamento docente no contexto da Educação Inclusiva. ebook da PUC , v. 5, p. 617, 2016.
-
LOPARDO, C. E. . Quando a música entra na escola: resultados de uma pesquisa. Revista Panamericana de Investigación , v. 3, p. 15, 2015.
-
LOPARDO, C. E. . A inserção da música no contexto escolar. Revista Panamericana de Investigación , v. 1, p. 50, 2013.
-
LOPARDO, C. E. . ?Una experiencia desde el canto. La entonación en nios de 9 y 10 aos?.. Boletín de Investigación Educativo-Musical , v. 2, p. 14, 2012.
-
LOPARDO, C. E. . ?La entonación en nios de 9 y 10 aos. Una visión desde las metodologías y la práctica cotidiana?.. Revista da ABEM , v. 7, p. 34, 2012.
-
LOPARDO, C. E. . ?El desarrollo del canto entonado: un estudio de casos con nios de 4° y 5° grado en una escuela pública de Buenos Aires?.. Eufonía (Barcelona) , v. 5, p. 22, 2012.
-
LOPARDO, C. E. . ?Un?esperienza dal canto:l?intonazione in bambini di 9 e 10 anni?. musica domani , v. 155, p. 32-36, 2010.
-
LOPARDO, C. E. . ?Il flauto attraverso il tempo: sviluppo e sonoritá?: artículo publicado en la revista ?Quattro Note?.. Boletín de Investigación Educativo-Musical , v. 3, p. 1, 2001.
Outras produções
LOPARDO, C. E. . Parecerista no processo de avaliação de comunicações submetidas ao XXIX Congresso da ANPPOM. 2019.
LOPARDO, C. E. . Parecerista dos trabalhos apresentados no Encontro Regional da ABEM. 2018.
LOPARDO, C. E. . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre?-FAPAC. 2017.
LOPARDO, C. E. . Revista Panamericana de Investigación. 2013.
LOPARDO, C. E. . Jornadas de Investigación en Artes: 50 aos después. 2018.
LOPARDO, C. E. . Encontro Regional da Abem Sul. 2018.
LOPARDO, C. E. . Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2017.
LOPARDO, C. E. . Associação Brasileira de Educação Musical. 2016.
LOPARDO, C. E. ; J.V. Cembranel ; R. Oliveira . A Confraria de la Yerba em Contos para Cantar no teatro do centro histórico Santa Thereza. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LOPARDO, C. E. . Projeto de Extensão Baque do Pampa grupo Infanto-juvenil. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LOPARDO, C. E. . Lançamento do livro 'A música na escola: tempos, espaços e dimensões'. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LOPARDO, C. E. . La Música en la Escuela. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SOUZA, Jusamara ; LOPARDO, C. E. . Sociologia da Educação Musical: contribuições para o campo da Educação. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LOPARDO, C. E. . Grupo de música da Unipampa se apresenta na AABB. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LOPARDO, C. E. . Confraria de la Yerba. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
LOPARDO, C. E. . Música no Colégio Pallotti resulta em tese de doutorado. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
LOPARDO, C. E. . Coral Infantil aprende a importância da música para o desenvolvimento dentro e fora da escola. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LOPARDO, C. E. . "Jóvenes da capo". 1998. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LOPARDO, C. E. . Estágios supervisionados em educação musical. 2015; Tema: Plataforma digital dos estágios obrigatórios em educação musical da Unipampa. (Site).
LOPARDO, C. E. . Taller de Educación Musical para bebés. 2019. .
LOPARDO, C. E. . Formação em música para professores da educação infantil. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPARDO, C. E. . Educação musical para bebês. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPARDO, C. E. . Música na Escola: curso de formação para professores. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOPARDO, C. E. . Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 2015. .
LOPARDO, C. E. . Apostilas de Educação musical prática e ensino I e II e Apostilas de Metodologia do ensino e prática de música I. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas de educação musical).
LOPARDO, C. E. . Educação musical como instrumentos de expressão e humanização. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOPARDO, C. E. . Formação continuada em música para professsores. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LOPARDO, C. E. . Curso de formação em música para professores. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LOPARDO, C. E. . Fazendo música na escola. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - materialesdidacticos).
LOPARDO, C. E. . A música e sua didática. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livro).
LOPARDO, C. E. . CD 'Música no Pallotti'. 2013. (CD).
LOPARDO, C. E. . Fazendo música na escola: oficinas para professores. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOPARDO, C. E. . Curso de formação em música para professores. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LOPARDO, C. E. . Música, Educação e Cultura. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilasdeeducaçãomusical).
LOPARDO, C. E. . Curso de formação em música para professores. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LOPARDO, C. E. . Materiais didáticos, estratégias e recursos para a aula de música. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LOPARDO, C. E. . Curso de formação em música para professores. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LOPARDO, C. E. . Música autóctone latino americana: arranjos instrumentais para uso didático. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LOPARDO, C. E. . Especialização para professores de musica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LOPARDO, C. E. . Bibliografia comentada de livros de música. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - materiais didáticos).
LOPARDO, C. E. . ?El Modelo Yarbrough/Price como evaluación de las competencias musicales?. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOPARDO, C. E. . ?El Modelo Yarbrough/Price aplicado a las enseanzas musicales?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOPARDO, C. E. . Contos para cantar (Confraria de la Yerba). 2019. Interpretação.
LOPARDO, C. E. . Confraria de la Yerba. 2018. Interpretação.
LOPARDO, C. E. . Lançamento CD Folklore 4 Participação em 'Viva Jujuy'. 2017. Interpretação.
LOPARDO, C. E. . A receita da Bruxa. 2016. Composição (estréia).
LOPARDO, C. E. . faixa 'Viva Jujuy' do CD do grupo Folklore 4. 2016. Registro Fonográfico.
LOPARDO, C. E. . Canção do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio - UNIPAMPA/RS. 2014. Trilha Sonora.
LOPARDO, C. E. . Recital dos professores do Curso de Música. 2014. Interpretação.
LOPARDO, C. E. . Música no Pallotti. 2013. Registro Fonográfico.
LOPARDO, C. E. . Fazendo música na escola. 2012. Composição (estréia).
LOPARDO, C. E. . Concerto de Natal Rabush. 2010. Interpretação.
LOPARDO, C. E. . Criança Criando. 2009. Registro Fonográfico.
LOPARDO, C. E. . Coro Brienza Canta. 2008. Registro Fonográfico.
LOPARDO, C. E. . Para Pedir Bis. 2008. Registro Fonográfico.
LOPARDO, C. E. . Besos de mi raza. 2007. Registro Fonográfico.
LOPARDO, C. E. . arreglos de temas indígenas en instrumentos autóctonos para la educación musical. 2004. Arranjo.
LOPARDO, C. E. . pequeas obras para conjuntos instrumentales en la educación musical. 2003. Arranjo.
LOPARDO, C. E. . quodlibets de canciones infantlies. 2002. Arranjo.
LOPARDO, C. E. . arranjos de canções infantis em diferentes idiomas para educação musical escolar. 2001. Arranjo.
LOPARDO, C. E. . Orquesta Estudiantil de Buenos Aires. 1999. Interpretação.
LOPARDO, C. E. . Noviembres Musicales. 1996. Interpretação.
LOPARDO, C. E. . Ensamble Instrumental de Buenos Aires. 1995. Interpretação.
LOPARDO, C. E. . apresentações musicais - concertos. 1990. Interpretação.
LOPARDO, C. E. . Apresentação musical da CONFRARIA DE LA YERBA. 2018 (coordinação).
LOPARDO, C. E. . Concertos didáticos da CONFRARIA DE LA YERBA. 2016 (coordinação).
LOPARDO, C. E. . Apresentações musicais da CONFRARIA DE LA YERBA. 2016 (coordinação).
LOPARDO, C. E. . Tertúlias: práticas pedagógicas inclusivas do Pampa. 2016 (Colaboradora).
LOPARDO, C. E. . Mostra de Prática Instrumental II e IV. 2013 (coordinação).
LOPARDO, C. E. . Orquesta Estudiantil de Buenos Aires. 1999 (conciertos 1998 y 1999).
LOPARDO, C. E. . Ensamble Instrumental de Buenos AIres. 1999 (conciertos).
LOPARDO, C. E. . Orquesta Estudiantil de Buenos Aires. 1998 (conciertos 1998 y 1999).
LOPARDO, C. E. . Ensamble Instrumental de Buenos AIres. 1998 (conciertos).
LOPARDO, C. E. . Ensamble Instrumental de Buenos AIres. 1997 (conciertos).
LOPARDO, C. E. . Ensamble Instrumental de Buenos AIres. 1996 (conciertos).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2017
Educação musical inclusiva mediada por tecnologias digitais acessíveis, Descrição: A inserção de alunos estagiários com deficiência nos diferentes âmbitos do Estágio Supervisionado em Música é fundamental para sua formação profissional integral e ao mesmo tempo articulada com as demandas atuais da educação musical inclusiva e da educação em geral. Para o aluno estagiário ou o próprio professor de música, com ou sem deficiência, ambos atuantes em sala de aula, é um desafio significativo pensar, criar, organizar, planejar e avaliar aulas, materiais e recursos didáticos em variados formatos que possibilitem conciliar suas capacidades com as capacidades/necessidades da turma ou de aluno(s) específico(s). Tem-se como objetivo geral, portanto, organizar tecnologias digitais de informação e comunicação que colaborem à Educação Musical em contexto educacional inclusivo. No desenvolvimento deste projeto, que envolve a colaboração entre pesquisadores das áreas da Computação e da Música, além da revisão de literatura em bases de dados de ambas as áreas, reuniões têm sido e serão conduzidas para colaborar à elicitação de contribuições da Computação à Educação Musical, com ênfase no planejamento docente apoiado por recursos digitais amplamente acessíveis e usáveis. Em um processo iterativo de desenvolvimento de software, serão desenvolvidas soluções tecnológicas inovadoras voltadas à promoção da inclusão educacional no âmbito da Educação Musical. Espera-se, assim, contribuir efetivamente à organização de espaços inclusivos de Educação Musical, com ênfase no planejamento docente auxiliar na inserção da música nas escolas e em outros espaços educativos pensando na real inclusão do aluno e do professor com deficiência promover o diálogo entre os diferentes âmbitos educativos, universidade-escola-comunidade, estimulando a discussão sobre os modos de aprender e se fazer música na escola e o lugar da educação musical inclusiva nesse panorama.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Carla Eugenia Lopardo - Coordenador / Melo, Amanda - Integrante / Guilherme Moreira de Melo - Integrante.
-
2010 - 2014
A inserção da música na escola, Descrição: A pesquisa consiste na observação, descrição e avaliação das estratégias institucionais e as linhas de ação escolhidas pela instituição na procura da inserção da música na mesma. Ao mesmo tempo, a pesquisa terá elementos de uma pesquisa-ação, pois se realizarão diversas observações e analises da inserção da música desde a visão dos próprios alunos, procurando contemplar a vivencia direta dos processos de interação entre os três elementos: aluno-disciplina-professor. O procedimento metodológico sugerido e o estudo de caso em articulação com a pesquisa-ação, onde a situação social é a sala de aula visando a compreensão dos fenômenos enfocados e valorizando a reflexão sobre a pratica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carla Eugenia Lopardo - Coordenador.
-
2007 - 2008
Una experiencia desde el canto: la entonación en nios de 9 y 10 aos., Descrição: Investigación realizada con alumnos de una escuela estatal de la ciudad de Buenos Aires (Argentina). Estudio de casos con 6 sujetos aplicando una secuenci-herramienta didáctica construída en pos del desarrollo del canto entonado en la escuela.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carla Eugenia Lopardo - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2012 - Atual
A música e sua didática, Descrição: livro didático com elaboração de propostas de ensino musical para as escolas a partir das experiências de alunos do "Curso de formação em música para professores" realizado ao longo de 4 anos na Casa da Música, POA/RS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Eugenia Lopardo - Coordenador.
-
2012 - Atual
A música e sua didática, Descrição: livro didático com elaboração de propostas de ensino musical para as escolas a partir das experiências de alunos do "Curso de formação em música para professores" realizado ao longo de 4 anos na Casa da Música, POA/RS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Eugenia Lopardo - Coordenador.
-
2012 - Atual
A música e sua didática, Descrição: livro didático com elaboração de propostas de ensino musical para as escolas a partir das experiências de alunos do "Curso de formação em música para professores" realizado ao longo de 4 anos na Casa da Música, POA/RS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Eugenia Lopardo - Coordenador.
-
2012 - Atual
A música e sua didática, Descrição: livro didático com elaboração de propostas de ensino musical para as escolas a partir das experiências de alunos do "Curso de formação em música para professores" realizado ao longo de 4 anos na Casa da Música, POA/RS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Eugenia Lopardo - Coordenador.
-
2012 - Atual
A música e sua didática, Descrição: livro didático com elaboração de propostas de ensino musical para as escolas a partir das experiências de alunos do "Curso de formação em música para professores" realizado ao longo de 4 anos na Casa da Música, POA/RS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Eugenia Lopardo - Coordenador.
-
2012 - Atual
A música e sua didática, Descrição: livro didático com elaboração de propostas de ensino musical para as escolas a partir das experiências de alunos do "Curso de formação em música para professores" realizado ao longo de 4 anos na Casa da Música, POA/RS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Eugenia Lopardo - Coordenador.
-
2012 - Atual
A música e sua didática, Descrição: livro didático com elaboração de propostas de ensino musical para as escolas a partir das experiências de alunos do "Curso de formação em música para professores" realizado ao longo de 4 anos na Casa da Música, POA/RS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Eugenia Lopardo - Coordenador.
-
2012 - Atual
A música e sua didática, Descrição: livro didático com elaboração de propostas de ensino musical para as escolas a partir das experiências de alunos do "Curso de formação em música para professores" realizado ao longo de 4 anos na Casa da Música, POA/RS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Eugenia Lopardo - Coordenador.
-
2012 - Atual
A música e sua didática, Descrição: livro didático com elaboração de propostas de ensino musical para as escolas a partir das experiências de alunos do "Curso de formação em música para professores" realizado ao longo de 4 anos na Casa da Música, POA/RS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
-
2012 - Atual
A música e sua didática, Descrição: livro didático com elaboração de propostas de ensino musical para as escolas a partir das experiências de alunos do "Curso de formação em música para professores" realizado ao longo de 4 anos na Casa da Música, POA/RS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Eugenia Lopardo - Coordenador.
-
2012 - Atual
A música e sua didática, Descrição: livro didático com elaboração de propostas de ensino musical para as escolas a partir das experiências de alunos do "Curso de formação em música para professores" realizado ao longo de 4 anos na Casa da Música, POA/RS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Eugenia Lopardo - Coordenador.
-
2012 - Atual
A música e sua didática, Descrição: livro didático com elaboração de propostas de ensino musical para as escolas a partir das experiências de alunos do "Curso de formação em música para professores" realizado ao longo de 4 anos na Casa da Música, POA/RS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Eugenia Lopardo - Coordenador.
-
2012 - Atual
A música e sua didática, Descrição: livro didático com elaboração de propostas de ensino musical para as escolas a partir das experiências de alunos do "Curso de formação em música para professores" realizado ao longo de 4 anos na Casa da Música, POA/RS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Eugenia Lopardo - Coordenador.
-
2012 - Atual
A música e sua didática, Descrição: livro didático com elaboração de propostas de ensino musical para as escolas a partir das experiências de alunos do "Curso de formação em música para professores" realizado ao longo de 4 anos na Casa da Música, POA/RS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Eugenia Lopardo - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade Federal do PampaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2017
Universidade Federal do PampaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: coordenadora de Estágio Docente
2014 - 2015
Universidade Federal do PampaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Formadora no Pacto Nac. pelo Fort. do E. M.
Atividades
-
10/2016
Extensão universitária , Curso de Licenciatura em Música- Campus Bagé, .,Atividade de extensão realizada, Musicalização para bebês.
-
10/2013
Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Acompanhamento de canções, Estágio supervisionado obrigatório I, II, III e IV, Materiais didáticos na educação musical, Planejamento, ensino e avaliação em Música I e II, Práticas pedagógico-musicais I e II, Mídias e educação musical
-
03/2015 - 12/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Licenciatura em Música- Campus Bagé, .,Linhas de pesquisa
2013 - 2013
Prefeitura Municipal de CanoasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Cursos de formação em música para professores, Carga horária: 3
2009 - 2013
Casa da MúsicaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Curso de formação em música para professores
2010 - 2013
Instituto Vicente PallottiVínculo: , Enquadramento Funcional: professora de educação musical
2012 - 2013
Instituto Maria AuxiliadoraVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora de educação musical
2006 - 2008
Centro de Investigación en Investigación musicalVínculo: coordenadora de jornal, Enquadramento Funcional: coordenadora boletim eletrônico e jornal
2005 - 2009
Universidad CAECEVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora auxiliar
2005 - 2008
Universidad CAECEVínculo: ayudante de primer grado, Enquadramento Funcional: asistente de dirección
2006 - 2008
Associazione Culturale BrienzaVínculo: regente coral, Enquadramento Funcional: regente do coral Brienza Canta
2002 - 2003
Centro di Formazione Musicale Santa CeciliaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
2002 - 2003
Ospedale di Circolo Fondazione MacchiVínculo: regente coral, Enquadramento Funcional: Professora
1995 - 2008
Municipalidad de la Ciudad de Buenos AiresVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Maestra e Professora de Educação Musical
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carla Eugenia Lopardo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?