Luis Fernando Maia Santos Silva
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Piauí (2007), Mestre em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Computação pela Universidade Federal do Ceará (2019). Desde 2011 é professor do Instituto Federal do Maranhão, onde leciona disciplinas de Programação, Processamento de Imagens e Computação Gráfica. Seu campo de pesquisa compreende áreas como Desenvolvimento de Aplicativos, Jogos e Visão Computacional.
Informações coletadas do Lattes em 11/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Computação
2014 - 2019
Universidade Federal do Ceará
Título: BALANCING AND TRANSPOSITION OF MAPS FOR LOCATION-BASED GAMES
, Ano de obtenção: 2019. Fernando Antônio Mota Trinta. Coorientador: Windson Viana de Carvalho. Palavras-chave: Engenharia de Software; Dispositivos Móveis; Realidade Aumentada.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software. Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Mestrado em Computação
2008 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Merging of Meshes Using Dynamic Regular Triangulation
, Ano de Obtenção: 2010.João Luiz Dihl Comba.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação
2004 - 2007
Universidade Federal do Piauí
Título: Um Estudo Aplicado Sobre Animações em Computador
Orientador: Francisco Vieira de Souza
Formação complementar
2020 - 2020
Espanhol Básico. (Carga horária: 160h). , Instituto Federal do Maranhão - Campus Caxias, IFMA, Brasil.
2019 - 2019
Everyone Can Code. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.
2019 - 2019
Design Thinking. (Carga horária: 12h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.
2019 - 2019
Ecossistema Apple II. (Carga horária: 12h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.
2019 - 2019
Impressão 3D. (Carga horária: 12h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.
2018 - 2018
Treinamento sobre Processo Eletrônico - Caxias. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.
2010 - 2010
Empretec. (Carga horária: 60h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Empresas do Piauí, SEBRAE/PI, Brasil.
2007 - 2007
Desenvolvimento em Java. (Carga horária: 40h). , Construtora Sucesso, CS, Brasil.
2007 - 2007
Book 5. (Carga horária: 20h). , Wizard Brasil, WIZARD, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Programação Para Web Com Jsp. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Serviços de Rede Linux. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Administação Linux. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2004 - 2004
Intermediate Level. , Twickenham Language Studies, TLS, Inglaterra.
2000 - 2001
The Basic English Course. (Carga horária: 200h). , Liberty, LIBERTY, Brasil.
1999 - 1999
The Elemmentary English Course. (Carga horária: 180h). , Liberty, LIBERTY, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Pervasiva.
Grande área: Outros / Área: Tecnologia da Informação e Comunicação / Subárea: Desenvolvimento de Jogos e Engines 3d.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Linguagens de Programação C Java e Python.
Organização de eventos
MAIA, LUIS F. . Semana da Computação do IFMA-Campus Caxias. 2019. (Outro).
Participação em eventos
ENUCOMPI.ImplantFile. 2021. (Encontro).
III Jornada Formativa para o Ensino e a Aprendizagem Remota. 2021. (Encontro).
Seminário de Iniciação Científica - SEMIC 2020 IFMA Caxias. 2021. (Seminário).
XIV Encontro Unificado de Computação do Piauí - ENUCOMPI.Implant File. 2021. (Simpósio).
I Ciclo de Palestras sobre Meio Ambiente e Sociedade Tecnológica IFMA Campus Caxias.Computação e Sustentabilidade. 2020. (Encontro).
XIX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2020. (Simpósio).
Semana Interdisciplinar da Matemática.Utilizando Latex para a produção de documentos científicos. 2019. (Oficina).
Semana Interdisciplinar da Matemática.Aplicações de Álgebra Linear em Computação Gráfica e Jogos Digitais. 2019. (Encontro).
I Semana Interdisciplinar da Matemática: Multiolhares da Matemática.Interdisciplinar da Matemática: Multiolhares da Matemática. 2018. (Oficina).
I Semana Interdisciplinar da Matemática: Multiolhares da Matemática.A Importância da Matemática para a Computação. 2018. (Encontro).
XV ENCONTRO PEDAGÓGICO - IFMA Caxias. 2018. (Encontro).
XVI ENCONTRO PEDAGÓGICO - Abordagens Teóricos-Metodológicas sobre os processos de Ensino e Aprendizagem. 2018. (Encontro).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA-Campus Caxias.A Importância da Matemática para a Computação. 2017. (Encontro).
VII Encontro Cultural de Inglês.Escrita de Trabalhos Científicos. 2017. (Outra).
XIV Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital. 2015. (Simpósio).
Empreendedor.com. 2010. (Seminário).
XXIIth Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing.Legolizer: A real-time system for modeling and rendering LEGO representations of boundary models. 2009. (Simpósio).
Jornada do Curso de Sistemas de Informação - FACID. 2006. (Simpósio).
Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital. 2006. (Congresso).
XIV Seminário de Iniciação Científica da UFPI.Projeto de Desenvolvimento de Ambientes de Softwares Livres no Piauí. 2006. (Seminário).
INFOCEFET. 2005. (Simpósio).
INFOCEFET. 2004. (Simpósio).
Participação em bancas
MAIA, LUÍS FERNANDO; LUZ, J. W. P.; LIMA, J. L. R.. ART IN MUSIC: DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA WEB PARA DIVULGAÇÃO DE ATRAÇÕES MUSICAIS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Caxias.
MAIA, LUÍS FERNANDO; SARDINHA, D. H. S.; ARAUJO, J. D.. MILHO SCAN - APLICAÇÃO MOBILE PARA DETECÇÃO DE FUNGOS NA FOLHA DO MILHO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Caxias.
MAIA, LUIS FERNANDO; SILVA, B. C.; LUZ, J. W. P.. APLICATIVO PARA DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS VIA CHATBOT COM API DIALOGFLOW. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Caxias.
MAIA, LUÍS FERNANDO; LIMA, J. L. R.; LUZ, J. W. P.. UTILIZANDO A-SIFT PARA IMPLEMENTAR REALIDADE AUMENTADA EM AMBIENTES EXTERNOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Caxias.
ROCHE, HILDA M. V. P.;SILVA, Luis Fernando Maia Santos; NONATO, C. M. S.. OTIMIZAÇÃO DA REDE SEM FIO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DO PIAUÍ - FATEPI. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia do Piaui.
COSTA, E. C. C.;SILVA, Luis Fernando Maia Santos; ROCHE, HILDA M. V. P.. GOVERNANÇA DE TI UTILIZANDO O FRAMEWORK ITIL APLICADO NA ÁREA DE SAÚDE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia do Piaui.
NONATO, C. M. S.;SILVA, Luis Fernando Maia Santos; ROCHE, HILDA M. V. P.. APERFEIÇOAMENTO DO CABEAMENTO DA REDE NA EMPRESA DE GESTÃO DE RECURSOS DO PIAUÍ (EMGERPI). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia do Piaui.
BARBOSA, P. E. DE C. T.;SILVA, Luis Fernando Maia Santos; ROCHE, HILDA M. V. P.. Segurança na rede sem fio do instituto Superior de Educação Antonino Freire - ISEAF. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia do Piaui.
MOURA, E. G. DE B.;SILVA, Luis Fernando Maia Santos; ROCHE, HILDA M. V. P.. IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (CPA) NA FATEPI. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia do Piaui.
SILVA, Luis Fernando Maia Santos; ROCHE, HILDA M. V. P.; NONATO, C. M. S.. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM FAVOR DA LOGISTICA NO ARMAZÉM PARAÍBA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia do Piaui.
SILVA, Luis Fernando Maia Santos; BARBOSA, P. E. DE C. T.; ROCHE, HILDA M. V. P.. ESTEGANOGRAFIA, SEGURANÇA E PRIVACIDADE NA INTERNET. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia do Piaui.
SILVA, Luis Fernando Maia Santos; ROCHE, HILDA M. V. P.; Silveira, Juliana. Controle de Manutenção de Equipamentos da Empresa OI. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia do Piaui.
SILVA, Luis Fernando Maia Santos; ROCHE, HILDA M. V. P.; Silveira, Juliana. MIGRAÇÃO DE UMA REBE CABEADA PARA UM REDE Wi-Fi. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade de Tecnologia do Piaui.
Outras produções
SILVA, Luis Fernando Maia Santos ; SOUZA, Francisco Vieira de ; IBIAPINA, Juan Marcus Teixeira . Kuia. 2006.
MAIA, LUÍS FERNANDO . Produção de Artigos Científicos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MAIA, LUÍS FERNANDO . Escrita de Documento Científico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MAIA, LUIS FERNANDO . Programação para dispositivos Android. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MAIA, LUÍS FERNANDO . Programação para dispositivos Android. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Luis Fernando Maia Santos ; IBIAPINA, Juan Marcus Teixeira . Linux Básico. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de desenvolvimento
-
2020 - Atual
ConnTec - Prestação de Contas Inteligente, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luis Fernando Maia Santos Silva - Coordenador / Heloisa Guimaraes Coelho - Integrante / Leonardo Viana Oliveira - Integrante / André Luís Maia Santos Silva - Integrante / Isaías José da Silva Neto - Integrante.
-
2019 - 2020
DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO MÓVEL PARA PROJETO E EXECUÇÃO DE JOGOS BASEADOS EM LOCALIZAÇÃO, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luis Fernando Maia Santos Silva - Coordenador / Manoel Vitor Silva Rodrigues - Integrante / Jean Vinicius Vasconcelos dos Santos - Integrante.
-
2019 - Atual
APLICANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA APRIMORAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luis Fernando Maia Santos Silva - Coordenador / Leonardo Viana Oliveira - Integrante / Elder Loiola Lima - Integrante.
-
2019 - Atual
Implant File, Descrição: O Implant File permite aos odontólogos armazenar e consultar as informações sobre os implantes realizados em seus pacientes. Além disso, é possível consultar os implantes dos pacientes atendidos por outros odontólogos. Não perca mais tempo tentando identificar implantes realizados por outros profissionais e melhore o gerenciamento do seu consultório.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luis Fernando Maia Santos Silva - Coordenador / Marcos Antônio Simeão Cavalcante - Integrante / Paulo Eduardo de Castro Teles Barbosa - Integrante.
-
2020 - Atual
ConnTec - Prestação de Contas Inteligente, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luis Fernando Maia Santos Silva - Coordenador / Heloisa Guimaraes Coelho - Integrante / Leonardo Viana Oliveira - Integrante / André Luís Maia Santos Silva - Integrante / Isaías José da Silva Neto - Integrante.
-
2019 - 2020
DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO MÓVEL PARA PROJETO E EXECUÇÃO DE JOGOS BASEADOS EM LOCALIZAÇÃO, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luis Fernando Maia Santos Silva - Coordenador / Manoel Vitor Silva Rodrigues - Integrante / Jean Vinicius Vasconcelos dos Santos - Integrante.
-
2019 - Atual
Implant File, Descrição: O Implant File permite aos odontólogos armazenar e consultar as informações sobre os implantes realizados em seus pacientes. Além disso, é possível consultar os implantes dos pacientes atendidos por outros odontólogos. Não perca mais tempo tentando identificar implantes realizados por outros profissionais e melhore o gerenciamento do seu consultório.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luis Fernando Maia Santos Silva - Coordenador / Marcos Antônio Simeão Cavalcante - Integrante / Paulo Eduardo de Castro Teles Barbosa - Integrante.
-
2019 - Atual
APLICANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA APRIMORAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luis Fernando Maia Santos Silva - Coordenador / Leonardo Viana Oliveira - Integrante / Elder Loiola Lima - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal do Maranhão. , MA 349 km 02, Lamego, 65600000 - Caxias, MA - Brasil, Telefone: (99) 84115701, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - Atual
Instituto Federal do MaranhãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2011
Faculdade de Tecnologia do PiauiVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25
2006 - 2007
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno ICC, Carga horária: 20
2005 - 2006
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno ICC, Carga horária: 20
2004 - 2005
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno ICC, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2006 - 06/2006
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Natureza, Centro de Ciências da Natureza.Atividade realizada, Monitoria da disciplina Programação 2.
-
04/2006 - 05/2006
Extensão universitária , Centro de Ciências da Natureza, Departamento de Informatica e Estatistica.Atividade de extensão realizada, Ministrante do Curso de Linux Básico.
-
07/2005 - 11/2005
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Natureza, Centro de Ciências da Natureza.Atividade realizada, Monitoria da disciplina Arquitetura de Computadores.
-
07/2004 - 11/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Natureza, Centro de Ciências da Natureza.Atividade realizada, Monitoria da disciplina Introdução a Computação.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luis Fernando Maia Santos Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?