Camila Soares de Abreu

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Especialização em Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é Professora da Faculdade Pitágoras de Ipatinga (MG). Tem experiência na área de psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Cognitiva, e na área de Psicologia Comportamental.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia

2011 - 2015

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Avaliação do papel da velocidade de processamento e da memória verbal de curto-prazo no desenvolvimento da linguagem de crianças prematuras
Cláudia Cardoso Martins. Coorientador: Lívia de Castro Magalhães. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: desenvolvimento da linguagem; prematuridade; velocidade de processamento; memória de trabalho.

Mestrado em Psicologia

2009 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A relação entre a habilidade de atenção compartilhada e o desenvolvimento da teoria da mente,Ano de Obtenção: 2011
Cláudia Cardoso Martins.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: desenvolvimento sociocognitivo; atenção compartilhada; desenvolvimento da linguagem.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.

Especialização em andamento em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual

2019 - Atual

Child Behavior Institute

Especialização em Psicologia e Desenvolvimento Humano

2006 - 2007

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: O desenvolvimento de competências sociocognitivas na infãncia
Orientador: Marisa Cosenza Rodrigues

Aperfeiçoamento em andamento em Formação em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência

2017 - Atual

Núcleo de Estudos em Psicologia

Graduação em Psicologia

2001 - 2006

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: possíveis intervenções do Psicólogo Escolar com adolescentes em situação do risco
Orientador: Marisa Cosenza Rodrigues

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2006

Extensão universitária em Psicologia. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Programa Do Centro de Psicologia Aplicada. , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva/Especialidade: Desenvolvimento sociocognitivo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Desenvolvimento da Linguagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ABREU, C. S. . I Seminário de Neuropsicologia. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

"Aprofundando os Estudos no Autismo". 2019. (Seminário).

Curso de Formação "Estratégias de Ensino Naturalistas". 2019. (Seminário).

Curso de Formação "Gestão de Comportamentos Inapropriados". 2019. (Seminário).

VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Habilidades de Comunicação pré-verbal: implicações para o desenvolvimento do vocabulário. 2009. (Congresso).

VIII Congresso nacional de psicologia Escolar e Edeucacional. Uma perspectiva cognitiva no trabalho com crianças agressivas. 2007. (Congresso).

II Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e profissão. Um enfoque cognitivista de prevenção de agressividade. 2006. (Congresso).

I Congresso Latino-Americano de Psicologia- ULAPSI. Proposta de Intervenção no Centro de Educação de Jovens e Adultos. 2005. (Congresso).

II Encontro Juizforano de Psicologia. 2005. (Congresso).

I Encontro Juizforano de Psicologia. 2004. (Congresso).

II Mostra de terapia Cognitiva Comportamental- Mostra Universitária de Produção Científica. 2004. (Simpósio).

XXXIII reunião Anual da Sociedade brasileira de Psicologia. Consciência fonológica e memória de trabalho em crianças pré-leitoras. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Tatiana Cury Pollo

Cardoso-Martins, C.; NAVAS, A. L.;POLLO, T. C.. Avaliação do papel da velocidade de processamento e da memória verbal de curto-prazo no desenvolvimento da linguagem de crianças prematuras. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Tatiana Cury Pollo

JUSTI, C. N. G.; CARDOSO-MARTINS, CLÁUDIA;Pollo, Tatiana Cury. UMA AVALIAÇÃO DO PAPEL DA VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO E DA MEMÓRIA DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS PREMATURAS. 2013.

Cláudia Regina Lindgren Alves

ALVES, C.R.L; MAGALHAES, L. C.. AVALIAÇÃO SOBRE O PAPEL DA VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO E DA MEMORIA FONOLOGICA DE CURTO PRAZO NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS NASCIDAS PREMATURAS. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota

MOTA, M. M. P. E. O desenvolvimento de competências sociocognitivas na infância. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia e Desenvolvimento Humano) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Claudia Cardoso Martins

CARDOSO-MARTINS, C.; SOUZA, D. H.; OLIVEIRA, T. P.. A relação entre a habilidade de Atenção Compartilhada e o desenvolvimento da Teoria da Mente. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Claudia Cardoso Martins

Navas, A. L.;CARDOSO-MARTINS, C.POLLO, T. C.; OLIVEIRA, T. P.; MAGALHAES, L. C.; ALVES, C. R. L.. Avaliação sobre o papel da velocidade de processamento e da memória fonológica de curto-prazo no desenvolvimento da linguagem de crianças nascidas prematuras. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Debora de Hollanda Souza

MARTINS, Cláudia Cardoso; OLIVEIRA, T. P.;SOUZA, D. H.. A relação entre a atenção compartilhada e o desenvolvimento da teoria da mente. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Debora de Hollanda Souza

MARTINS, Cláudia Cardoso; OLIVEIRA, T. P.;SOUZA, D. H.. Contribuição das habilidades de atenção compartilhada para o desenvolvimento da teoria da mente (QUALIFICAÇÃO). 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Thais Porlan de Oliveira

OLIVEIRA, T. P.; CARDOSO-MARTINS, C.; SOUZA, D. H.. A relação entre a habilidade de atenção compartilhada e o desenvolvimento da Teoria da mente. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Thais Porlan de Oliveira

CARDOSO-MARTINS, C.;OLIVEIRA, T. P.. Avaliação sobre o papel da velocidade de processamento e da memória fonológica de curto-prazo do desenvolvimento da linguagem de crianças nascidas prematuras. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Elizete Martins Coelho

A Terapia Cognitivo-Comportamental e suas contribuições no transtorno de Ansiedade de Separação na Infância; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Terapia Cognitiva-Comportamental) - Núcleo de Estudos em Psicologia; Orientador: Camila Soares de Abreu;

Ingrid Teixeira Silvano Saraiva

Métodos Disciplinares e Educativos Aplicados em Treinamento de Pais para Assistência à Criança e Adolescente com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Terapia Cognitiva-Comportamental) - Núcleo de Estudos em Psicologia; Orientador: Camila Soares de Abreu;

Mariana F

Valadão Andrade; Adesão ao tratamento, qualidade de vida, aspectos comportamentais e ambientais em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Terapia Cognitiva-Comportamental) - Núcleo de Estudos em Psicologia; Orientador: Camila Soares de Abreu;

Marlene Barbosa Silva

Transtorno do Espectro Autista: diagnóstico antes do segundo ano de vida e intervenção por meio da Terapia Cognitiva Comportamental; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Terapia Cognitiva-Comportamental) - Núcleo de Estudos em Psicologia; Orientador: Camila Soares de Abreu;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marisa Cosenza Rodrigues

Desenvolvimento de competências sociocognitivas na infância; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Humano Teorias e Práticas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marisa Cosenza Rodrigues;

Marisa Cosenza Rodrigues

Possíveis intervenções do psicólogo escolar com adolescentes em situação de risco; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marisa Cosenza Rodrigues;

Claudia Cardoso Martins

A relação entre a habilidade de atenção compartilhada e o desenvolvimento da teoria da mente; 2011; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Cardoso Martins;

Claudia Cardoso Martins

Aspectos linguísticos e sócio-cognitivos presentes nas narrativas de indivíduos autistas e seus famaliares; 2015; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Claudia Cardoso Martins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ABREU, C. S. ; BARBOSA, P. G. ; CARDOSO-MARTINS, C. . A Relação entre a Atenção Compartilhada e a Teoria da Mente: Um Estudo Longitudinal. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso) , v. 27, p. 409-414, 2014.

  • ABREU, C. S. ; MAGALHAES, C. G. ; BARBOSA, P. G. ; CARDOSO-MARTINS, C. . Early Joint Attention Deficits in Autism: Evidence from a Retrospective Case Study. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo. 1999. Impresso) , v. 34, p. 509-512, 2012.

  • ABREU, C. S. ; CARDOSO-MARTINS, C. ; ECHOLS, C. H. . Early Social Cognition and Socioeconomic Predictors of Language and Theory of Mind in the Preschool Years. In: Shaping the Developing Brain: Prenatal through Early Childhood ? Fifth Annual Aspen Brain Forum, 2014, New York. Shaping the Developing Brain: Prenatal through Early Childhood ? Fifth Annual Aspen Brain Forum, 2014.

  • ABREU, C. S. ; CARDOSO-MARTINS, C. ; ECHOLS, C. H. . Gaze and Point Following Reveals Intentional Understanding: Relationships between early Joint Attention and Theory of Mind. In: Seventh Biennial Meeting of the Cognitive Development Society, 2011, Philadelphia. COGNITIVE DEVELOPMENT SOCIETY- VII BIENNIAL MEETING, 2011.

  • ABREU, C. S. ; CARDOSO-MARTINS, C. . A relação entre a habilidade de atenção compartilhada e o desenvolvimento da teoria da mente. In: VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011, Brasília. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011.

  • CARDOSO-MARTINS, C. ; ABREU, C. S. ; GONCALVES, V. N. ; ECHOLS, C. H. . Early Social Communicative Abilities and Vocabulary Development in Brazilian Children: a longitudinal Study. In: 2010 International Conference on Infant Studies, 2010, Baltimore. 2010 International Conference on Infant Studies, 2010.

  • ABREU, C. S. ; BARBOSA, P. G. ; CARDOSO-MARTINS, C. ; GONCALVES, V. N. . Habilidades de Comunicação pré-verbal: implicações para o Desenvolvimento do Vocabulário. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. Anais do VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009.

  • ABREU, C. S. ; CARVALHO, C. G. ; RODRIGUES, M. C. . Histórias Infantis:um enfoque cognitivista de prevenção da agressividade. In: II Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. Anais do II Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão, 2006.

  • RODRIGUES, M. C. ; Oliveira, J. S. ; ABREU, C. S. ; CARVALHO, C. G. . Histórias Infantis e Agressividade: trabalhando com a demanda do CPA/UFJF. In: 2ª Mostra UFJF, 2006, Juiz de Fora. Anais da 2ª Mostra UFJF, 2006.

  • ABREU, C. S. ; ALMEIDA, P. S. ; AMARAL, M. B. ; CASTRO, N. R. ; CASTRO, P. M. ; CARVALHO, B. F. ; AMARAL, D. M. ; GRANATO, J. F. ; LOURENCO, L. M. ; VEIGAS, G. S. ; MAGNABOSCO, M. B. ; GEVESIER, M. ; PIRES, P. V. . A Terapia Cognitivo-Comportamental no Centro de Psicologia Aplicada da UFJF-Minas Gerais. In: I Congresso Latino-Americano da Psicologia- ULAPSI, 2005, São Paulo. Anais do I Congresso Latino Americano de Psicologia. v. 1.

  • ABREU, C. S. ; AMARAL, D. M. ; CARVALHO, B. F. ; CASTRO, N. R. ; CASTRO, P. M. ; REIS, M. L. . Projeto Classe Terapêutica. In: I Congresso Latino-Americano da Psicologia- ULAPSI, 2005, São Paulo. Anais do I Congresso Latino Americano de Psicologia, 2005. v. 1.

  • ABREU, C. S. ; AMARAL, D. M. ; CARVALHO, B. F. ; CASTRO, N. R. ; CASTRO, P. M. ; REIS, M. L. . Proposta de intervenção em Psicologia no Centro de Educação de Jovens e Adultos. In: I Congresso Latino-Americano da Psicologia- ULAPSI, 2005, São Paulo. Anais do I Congresso Latino Americano de Psicologia, 2005. v. 1.

  • RODRIGUES, M. C. ; ABREU, C. S. ; CARVALHO, C. G. . Histórias infantis e prevenção da agressividade: um enfoque cognitivo. In: VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária, 2005, Rio de Janeiro. Anais do VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária, 2005.

  • MOTA, M. P. E. ; TOLEDO, C. ; PAIVA, F. S. ; CASTRO, N. R. ; VICTORINO JUNIOR, L. ; DELACIO, M. R. ; AMARAL, M. B. ; ALMEIDA, P. S. ; CASTRO, P. M. ; MEDEIROS, R. ; ABREU, C. S. ; CARVALHO, C. G. . Consciência Fonológica e memória de trabalho em crianças pré-leitoras. In: XXXIII reunião Anual de Psicologia, 2003, Belo Horizonte. Resumos de Comunicação Científica da XXXIII reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003. v. 1.

  • ABREU, C. S. . Neuropsicologia e Necessidades Especiais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABREU, C. S. . Avaliação Cognitiva em bebês. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABREU, C. S. . Avaliação Cognitiva em bebês. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABREU, C. S. ; CARDOSO-MARTINS, C. ; GONCALVES, V. N. ; BARBOSA, P. G. . Habilidades de comunicação pré-verbal: implicações para o desenvolvimento do vocabulário. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ABREU, C. S. ; CARVALHO, C. G. ; RODRIGUES, M. C. . Uma perspectiva cognitiva no trabalho com crianças agressivas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODRIGUES, M. C. ; ABREU, C. S. ; CARVALHO, C. G. . Muito além da moral da história: promovendo o desenvolvimento saudável na infância utilizando histórias infantis. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Avaliação do papel da velocidade de processamento e da memória verbal de curto-prazo no desenvolvimento da linguagem de crianças prematuras, Descrição: O Objetivo do presente estudo é investigar o desenvolvimento da linguagem oral de crianças nascidas prematuras, e, em que medida essa habilidade é influenciada pela velocidade de processamento e pela memória verbal de curto-prazo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Camila Soares de Abreu - Integrante / Cláudia Cardoso-Martins - Coordenador.

  • 2006 - Atual

    A Compreensão da Intenção de Referencialidade pelas crianças: Implicações para o Desenvolvimento da Linguagem, Descrição: A habilidade de compreender a Intenção de Referencialidade (a idéia de que o ato de nomeação subtende uma intenção de se referir a um objeto, ação ou idéia.) dos falantes desempenha um papel fundamental no processo de desenvolvimento do vocabulário (Baldwin, 1996; Tomasello, 2001). A presente pesquisa objetiva investigar o desenvolvimento da habilidade da criança de compreender as pistas de Intenção de Referencialidade no ato de nomeação; examinar a abrangência de tais pistas presentes na linguagem dirigida às crianças em culturas e classes sociais diferentes e avaliar a relação existente entre a presença dessas pistas no ambiente lingüístico da criança e o seu progresso na aquisição da linguagem. O projeto compreende dois estudos: (1) Um estudo semi-naturalístico que visa avaliar a presença e o uso de pistas de intenção de referencialidade e envolverá uma amostra de díades brasileiras e norte-americanas e (2) Um estudo experimental que visa investigar o comportamento de crianças de 16 a 18 meses de idade com relação ao procedimento de nomeação falsa. Os resultados dos estudos contribuirão para uma maior compreensão das habilidades que as crianças trazem para a aquisição da linguagem. Uma vez que a pesquisa proposta examinará a presença e o uso de pistas referenciais em duas línguas e culturas diferentes, ela fornecerá insights a respeito da abrangência e da variabilidade de pistas de intenção de referencialidade e na maneira como essas pistas relacionam-se com o input lingüístico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Camila Soares de Abreu - Integrante / Cláudia Cardoso-Martins - Coordenador / Virgínia Nicolau Gonçalves - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2002

    Consciência fonológica e memória de trabalho em crianças pré-leitoras, Descrição: O projeto teve como objetivo a investigação da relação entre consciência fonológica, memória de trabalho e classe social de crianças pré-leitoras a fim de compreender como a consciência fonológica funciona e quais são alguns possíveis fatores que podem afetar o seu desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Camila Soares de Abreu - Integrante / Márcia Peruzzi Elia da Mota - Coordenador / Cristina Toledo - Integrante / Fernando Santana de Paiva - Integrante / Nelimar Ribeiro de Castro - Integrante / Luís Victorino Júnior - Integrante / Mariana Rocha Delacio - Integrante / Michaela Bittarelo do Amaral - Integrante / Patrícia Sá de Almeida - Integrante / Priscila Montianéle de Castro - Integrante / Raphael Medeiros - Integrante / Carolina Giovanini Carvalho - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2015

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado em Psicologia, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Doutorado, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência, Carga horária: 3

Outras informações:
Estágio em docência na disciplina psicologia do Desenvolvimento I: a disciplina em questão, ministrada para alunos da graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais aborda os aspectos físicos e cognitivos envolvidos no desenvolvimento do indivídou ao longo do ciclo vital; e aborda também teorias que estudam a aprendizagem, tais como a teoria de Piaget, a teoria de Vygotsky, a teoria do Processamento da Informação, etc.

2012 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Doutorado, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência, Carga horária: 3

Outras informações:
Estágio em Docência na disciplina "Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita e seus Transtornos": a disciplina em questão abordou o desenvolvimento das diversas habilidades de linguagem, assim como os processos cognitivos envolvidos nesse desenvolvimento. Também foram abordados os transtornos do desenvolvimento que afetam e/ou são afetados por um déficit no desenvolvimento da linguagem.

2009 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado em Psicologia, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Mestrado, Enquadramento Funcional: Estágio em docência, Carga horária: 3

Outras informações:
Estágio em docência na disciplina psicologia do Desenvolvimento I: a disciplina em questão, ministrada para alunos da graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais aborda os aspectos físicos e cognitivos envolvidos no desenvolvimento do indivídou ao longo do ciclo vital; e aborda também teorias que estudam a aprendizagem, tais como a teoria de Piaget, a teoria de Vygotsky, a teoria do Processamento da Informação, etc.

2012 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora na disciplina Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem na infância

2007 - 2008

Prefeitura de Juiz de Fora

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação como Psicóloga do Hospital de Pronto Socorro Dr. Mozart Geraldo Teixeira

2005 - 2006

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista Projeto de Extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista de extensão no Projeto "Histórias infantis e agressividade: trabalhando com a demanda do CPA/UFJF". O projeto em questão teve como objetivo: 1) atender à demanda infantil que procurava o Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Juiz de Fora com queixas de comportamento agressivo, conduta anti-social e problemas na escolarização; e 2) desenvolver estratégias, orientar e acompanhar pais e professores. O trabalho foi desenvolvido com grupos de crianças, tendo como instrumento livros de histórias infantis analisados com base no processamento da informação social visando a resolução de problemas interpessoais num enfoque cognitivista.

2004 - 2004

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria na disciplina Psicologia e Cultura, Carga horária: 12

2004 - 2004

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitoria na disciplina Teorias e Técnicas de Pesquisa em Psicologia

2003 - 2003

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista Projeto de Extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista de Extensão no projeto "Programa do Centro de Psicologia Aplicada". O projeto de Extensão em questão teve como objetivo familiarizar os bolsistas com o funcionamento do Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Juiz de Fora. Esse centro funciona como uma clínica de Psicologia vinculada à Universidade e que oferece atendeimento psicológico à comunidade da cidade de Juiz de Fora e região. Por conseguinte, os bolsitas participam de reuniões de estagiários no centro, participam de triagens realizadas nos pacientes que procuram a clínica e oferecem suporte aos demais serviços e/ou projetos realizados no Centro de Psicologia Aplicada.

Atividades

  • 08/2004 - 06/2005

    Estágios , Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Estágio realizado, Estágio em clínica na área cognitivo-comportamental.

  • 03/2004 - 12/2004

    Estágios , Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Estágio realizado, Estágio em Psicologia Escolar no Centro de Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Juiz de Fora.

2015 - Atual

Faculdade Pitágoras Ipatinga (MG)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora nas disciplinas Psicologia Escolar, Desenvolvimento Humano, Processos Psicológicos Básicos, Psicologia e Necessidades Especiais, Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento.