Clarissa da Silva Machado

Possui graduação em Artes Visuais - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil (2013). Atuou como bolsista de Iniciação Científica em projeto de extensão (PROREXT/UFRGS) na linha de Educação de Jovens e Adultos e bolsista Iniciação Científica PIBIC/CNPq na linha de educação e gênero na mesma universidade. Desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso na área de Ensino de Arte, discutindo sobre o tema: presença, ausência e formas de abordagem da arte contemporânea em materiais didáticos e paradidáticos. Atuou como professora da disciplina de artes do estado de Santa Catarina na Escola de Educação Básica Simão José Hess. Direciona seus estudos e ações como professora para as áreas de materiais alternativos no ensino de arte, construção de materiais para o ensino de arte, arte contemporânea, arte engajada socialmente, problemáticas no ensino de arte na Educação Básica e história da arte contemporânea. Utiliza como base para seu trabalho a Metodologia Triangular de Ana Mae Barbosa e a Metodologia de Projetos de Fernando Hernández. Temas de interesse: Ensino de arte, arte contemporânea, materiais alternativos e educação infantil.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Educação Infantil - Práticas em sala de aula

2016 - Atual

Faculdade São Braz

Graduação em Artes Visuais - Licenciatura

2008 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Presença, ausência e formas de abordagem da arte contemporânea em materiais didáticos e paradidáticos.
Orientador: Andrea Hofstaetter

Ensino Médio (2º grau)

2001 - 2004

Colégio La Salle Dores

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 -

Formação Continuada em Artes. , Fundação Vera Chaves Barcellos, FVCB, Brasil.

2015 - 2015

Sustentabilidade, um valor para a nova geração:. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Grupo De Estudos Arte Na Escola 2014. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2008 - 2008

Exposição Olhares Virtuais. (Carga horária: 4h). , Santander Cultural, SC, Brasil.

2008 - 2008

Oficina de fotografia digital. (Carga horária: 3h). , Instituto de Artes da UFRGS, IA, Brasil.

2008 - 2008

Oficina de papéis artesanais. (Carga horária: 3h). , Instituto de Artes da UFRGS, IA, Brasil.

2007 - 2007

Mergulho no poço do desenho. (Carga horária: 15h). , Atelier Livre, AL, Brasil.

1995 - 2005

Curso de Inglês. (Carga horária: 800h). , Escola de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Pintura.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Gravura.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Estudos Feministas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

20º Encontro da ASPHE. 2014. (Encontro).

Artestágios 2014 - III Fórum de Projetos de Ensino de Artes Visuais. 2014. (Outra).

Artestágios 2013 - III Fórum de Projetos de Ensino de Artes Visuais. 2013. (Outra).

II Seminário de Ensino de Artes Visuais e Pesquisa: um Campo em Construção.PRESENÇA, AUSÊNCIA E FORMAS DE ABORDAGEM DA ARTE. CONTEMPORÂNEA EM MATERIAIS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS. 2013. (Seminário).

III Congreso Argentino - Latinoamericano de Derechos Humanos. Justiça com as próprias mãos: grupos de discussão e trabalhos manuais com mulheres negras atendidas pela "Maria Mulher" - Os limites da/na legislação. 2011. (Congresso).

Mostra UNISINOS de Iniciação Científica.JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS: GRUPOS DE DISCUSSÃO E TRABALHOS MANUAIS COM MULHERES NEGRAS ATENDIDAS PELA MARIA MULHER - OS LIMITES DA/NA LEGISLAÇÃO E A POSSIBILIDADE DE CONSTRUIR COLETIVAMENTE ALTERNATIVAS VIÁVEIS PARA A SUPERAÇÃO DE SITUAÇÕES DE OPRESSÃO. 2011. (Outra).

Pesquisa Ação e Pesquisa Participante: Histórias e práticas. 2011. (Outra).

SIC 2011 - XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS.Justiça com as próprias mãos: grupos de discussão e trabalhos manuais com mulheres negras atendidas pela. 2011. (Outra).

VII SEPesq.JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS: GRUPOS DE DISCUSSÃO E TRABALHOS MANUAIS COM MULHERES NEGRAS ATENDIDAS PELA MARIA MULHER-OS LIMITES DA/NA LEGISLAÇÃO.. 2011. (Outra).

X FÓRUM FAPA - Conhecimentos em perspectiva.Trabalhos manuais com mulheres negras atendidas pela "Maria Mulher": os limites da/na legislação e a possibilidade de construir coletivamente alternativas viáveis para a superação de situações de opressão. 2011. (Outra).

XIII Jornada de Iniciação Científica.Justiça com as próprias mãos: grupos de discussão e trabalhos manuais com mulheres negras atendidas pela "Maria Mulher" - Os limites da/na legislação. 2011. (Outra).

No 7º. Sem título. 2010. (Exposição).

Exposição Olhares Virtuais. 2008. (Outra).

Oficina de fotografia digital - 1ª SEMANA ACADÊMICA DAS ARTES. 2008. (Oficina).

Oficina de papéis artesanais - 1ª SEMANA ACADÊMICA DAS ARTES. 2008. (Oficina).

MERGULHO NO POÇO DO DESENHO, COM ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS. 2007. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Celso Vitelli

VITELLI, Celso; SANTOS, Alexandre Ricardo dos; HOFSTAETTER, Andrea. Presença e formas de abordagem da arte contemporânea em materiais didáticos e paradidáticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Aline Lemos da Cunha

Justiça com as próprias mãos: grupos de discussão e trabalhos manuais com mulheres negras atendidas pela Maria Mulher - os limites da/na legislação e a possibilidade de construir coletivamente alternativas viáveis para a superação de situações de opressão; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aline Lemos da Cunha Della Libera;

Aline Lemos da Cunha

Justiça com as próprias mãos: grupos de discussão e trabalhos manuais com mulheres negras atendidas pela Maria Mulher - os limites da/na legislação e a possibilidade de construir coletivamente alternativas viáveis para a superação de situações de opressão; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aline Lemos da Cunha Della Libera;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MACHADO, C. S. . ensino de arte contemporânea na atualidade. Conhecimento & Diversidade , v. 18, p. 39-54, 2014.

  • MACHADO, C. S. ; VERISSIMO, A. C. B. . JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS: GRUPOS DE DISCUSSÃO E TRABALHOS MANUAIS COM MULHERES NEGRAS ATENDIDAS PELA MARIA MULHER - OS LIMITES DA/NA LEGISLAÇÃO E A POSSIBILIDADE DE CONSTRUIR COLETIVAMENTE ALTERNATIVAS VIÁVEIS PARA A SUPERAÇÃO DE SITUAÇÕES DE OPRESSÃO. In: Mostra UNISINOS de Iniciação Científica, 2011, São Leopoldo. E-book da Mostra Unisinos de Iniciação Científica. São Leopoldo: Casa Leiria, 2011. v. 1. p. 903-904.

  • MACHADO, C. S. . JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS: GRUPOS DE DISCUSSÃO E TRABALHOS MANUAIS COM MULHERES NEGRAS ATENDIDAS PELA MARIA MULHER - OS LIMITES DA/NA LEGISLAÇÃO E A POSSIBILIDADE DE CONSTRUIR COLETIVAMENTE ALTERNATIVAS VIÁVEIS PARA A SUPERAÇÃO DE SITUAÇÕES DE OPRESSÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, C. S. . PRESENÇA, AUSÊNCIA E FORMAS DE ABORDAGEM DA ARTE. CONTEMPORÂNEA EM MATERIAIS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS 2012 (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MACHADO, C. S. . Sem título. 2009. Pintura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS: GRUPOS DE DISCUSSÃO E TRABALHOS MANUAIS COM MULHERES NEGRAS ATENDIDAS PELA MARIA MULHER - OS LIMITES DA/NA LEGISLAÇÃO E A POSSIBILIDADE DE CONSTRUIR COLETIVAMENTE ALTERNATIVAS VIÁVEIS PARA A SUPERAÇÃO DE SITUAÇÕES DE OPRESSÃO, Descrição: Tendo por base a necessidade de alternativas em rede no cuidado e proteção de mulheres em situação de violência racial e de gênero em diversos âmbitos (doméstico, no trabalho, no ambiente de estudos etc.) e ao encontro de propostas que primam pela efetivação dos Direitos Humanos das Mulheres (TELES, 2006), a pesquisa aqui apresentada tem como objetivo promover a coletividade de mulheres negras atendidas pela ?Maria Mulher? (Porto Alegre, RS) as quais apresentam demandas em que os limites da/na legislação impossibilitam o encaminhamento jurídico da denúncia. Sendo assim, pensamos que a metodologia dos grupos de discussão (WELLER, 2006) pode contribuir na busca por alternativas viáveis na construção de projetos de vida que possibilitem condições de superação da opressão vivida, através do empoderamento das mulheres negras, já que o auxílio da Lei não se aplica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Clarissa da Silva Machado - Integrante / Aline Lemos da Cunha - Coordenador / Márcia Alves da Silva - Integrante / Edla Eggert - Integrante / Cheron Zanini Moretti - Integrante / Denise Maria Comerlato - Integrante / Laura Souza Fonseca - Integrante / Lilians M. López - Integrante / Rita de Cássia Fraga Machado - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2016

Escola de Educação Básica José Simão Hess

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de arte, Carga horária: 37

Outras informações:
Professora de arte para turmas de primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental.

2013 - 2013

Colégio Romano Santa Marta

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 5

2013 - 2013

Colégio Romano São Mateus

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

2013 - 2013

Colégio Romano Bom Jesus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 15

2015 - 2016

Colégio Marista Ipanema

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Atelierista e auxiliar de professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação como atelierista no desenvolvimento de aulas práticas com foco em arte contemporânea para estudantes com idade entre quatro e sete anos.

2011 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

2011 - 2011

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica Voluntária, Carga horária: 20

2010 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 20

2009 - 2009

Associação Cristã dos Moços

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Artes Visuais, Carga horária: 30

2008 - 2008

Museu da Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Vínculo: Orientador, Enquadramento Funcional: Orientador de exposição de arte, Carga horária: 3

2008 - 2008

Museu da Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Vínculo: Orientador, Enquadramento Funcional: Orientador de exposição de arte, Carga horária: 4

2008 - 2008

Museu da Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Vínculo: Orientador, Enquadramento Funcional: Orientador de exposição de arte, Carga horária: 1

2011 - 2011

Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: monitor, Enquadramento Funcional: monitor voluntário de disciplina de graduação, Carga horária: 3

Outras informações:
Auxílio do professor titular nas atividades de aula presenciais e à distância, assim como elaboração de materiais utilizados nas aulas. Disciplina: Seminário Infância, Juventude e Vida Adulta Professor: Aline Lemos da Cunha