Isabela Lays Lopes Lins

Nutricionista formada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - 2011.2. Participou do grupo de pesquisa do Laboratório de Nutrição Básica e Aplicada (LNBA) do curso de Nutrição da UFAL. Possui Mestrado Acadêmico em Nutrição (2014), com ênfase na epidemiologia dos agravos nutricionais, na FANUT/ UFAL. Atuou no Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN/AL). Foi docente da Escola Técnica de Saúde Santa Bárbara (curso técnico em nutrição) , do Centro Universitário Maurício de Nassau, atuando nos cursos de Nutrição e Gastronomia e da Faculdade da Cidade de Maceió (FACIMA), na graduação em nutrição. Foi preceptora de estágio na área de Nutrição Social e de Nutrição Clínica, da Clínica Escola do Centro Universitário Maurício de Nassau. Atuou como docente do curso Nutrição do Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ) e como nutricionista clínica do Hospital Maceió, da rede Hapvida. Atualmente, atua como nutricionista da equipe de terapia nutricional no Hospital Memorial Arthur Ramos e Hospital Metropolitano de Alagoas.

Informações coletadas do Lattes em 10/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Nutrição

2012 - 2014

Universidade Federal de Alagoas
Título: CONSUMO ENERGÉTICO DE MULHERES POBRES: COMPARAÇÃO ENTRE DOIS MÉTODOS DE CONSUMO ALIMENTAR, EM RELAÇÃO À ÁGUA DUPLAMENTE MARCADA., Ano de Obtenção: 2014
Telma Maria de Menezes Toledo Florêncio.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Hábitos Alimentares; obesidade; água duplamente marcada; QFA; RECORDATÓRIO 24 HORAS.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico.

Graduação em Nutrição

2007 - 2011

Universidade Federal de Alagoas
Título: PREVALÊNCIA DA DESNUTRIÇÃO EM PACIENTES ADMITIDOS NA CLÍNICA MÉDICA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, MACEIÓ-AL
Orientador: Fabiana Andréa Moura

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Organização de eventos

LINS, I. L. L. . II Jornada Científica da Pós-Graduação em Nutrição da UFAL. 2012. (Outro).

LINS, I. L. L. . I FÓRUM ALAGOANO DE NUTRIÇÃO EM PEDIATRIA. 2009. (Congresso).

Participação em eventos

II CONGRESSO MULTIPROFISSIONAL DE SAUDE. Educação Nutricional como instrumento de intervenção na qualidade de vida. 2016. (Congresso).

II SIMPOSIO ALAGOANO DE NUTRICAO ESPORTIVA. 2016. (Simpósio).

XIV Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no V Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer, III International Conference of Nutritional Onconlogy , XXXV Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral, e GANEPÃO 2012.. Impacto do diagnóstico clínico sobre o estado nutricional de pacientes hospitalizados. 2012. (Congresso).

IV Simpósio Alagoano de Nutrição.Circunferência da panturrilha inferior a 32cm como medida de avaliação nutricional em adultos hospitalizados. 2011. (Simpósio).

IV Simpósio Alagoano de Nutrição.A CIRCUNFERÊNCIA DO BRAÇO COMO MEDIDA DE AVALIAÇÃO MUSCULAR EM PACIENTES HOSPITALIZADOS. 2011. (Simpósio).

IV Simpósio Alagoano de Nutrição.Fórmulas de estimativa de peso e altura: qual melhor se correlaciona com peso e alturareais em pacientes adultos e idosos?. 2011. (Simpósio).

IV Simpósio Alagoano de Nutrição.INGESTÃO DA MISTURA ÓLEO DE COCO:ÓLEO DE SOJA OU APENAS DO ÓLEO DE COCO, PROMOVE EFEITOS SOBRE A INGESTÃO ALIMENTAR, PESO CORPORAL E PERFIL METABÓLICO DE RATAS OBESAS?. 2011. (Simpósio).

IV Simpósio Alagoano de Nutrição.O EXAME FÍSICO COMO ALTERNATIVA NO DIAGNÓSTICO DE DESNUTRIÇÃO EM ADULTOS E IDOSOS HOSPITALIZADOS. 2011. (Simpósio).

IV Simpósio Alagoano de Nutrição. 2011. (Simpósio).

SEMINÁRIO METROPOLITANO SOBRE COMPRAS DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. 2011. (Seminário).

VII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas. ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES ADMITIDOS NA CLÍNICA MÉDICA DO HUPAA. 2011. (Congresso).

VIII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas. IMPACTO DA INTERNAÇÃO HOSPITALAR SOBRE O ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES HOSPITALIZADOS. 2011. (Congresso).

VIII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas. CUIDADO NUTRICIONAL EM ESTENOSE DE VIAS BILIARES: RELATO DE CASO. 2011. (Congresso).

VIII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas. PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES ADMITIDOS NA CLÍNICA MÉDICA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2011. (Congresso).

VIII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas. EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM ÓLEO DE COCO (COCOS NUCIFERA L.) ASSOCIADO A DIFERENTES PROPORÇÕES DE ÓLEO DE SOJA SOBRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL E PERFIL METABÓLICO DE RATOS OBESOS SUBMETIDOS OU NÃO AO EXE - INGESTÃO DA MISTURA ÓLEO DE COCO: ÓLEO DE SOJA OU AP. 2011. (Congresso).

VIII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas - JORNADA FANUT - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS. 2011. (Congresso).

XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO PARENTERAL E ENTERAL, VII CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA, II CONGRESSO DE GASTRONOMIA HOSPITALAR. O EXAME FÍSICO COMO ALTERNATIVA NO DIAGNÓSTICO DE DESNUTRIÇÃO EM ADULTOS E IDOSOS HOSPITALIZADOS. 2011. (Congresso).

XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO PARENTERAL E ENTERAL, VII CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA, II CONGRESSO DE GASTRONOMIA HOSPITALAR. A CIRCUNFERÊNCIA DO BRAÇO COMO MEDIDA DE AVALIAÇÃO MUSCULAR EM PACIENTES HOSPITALIZADOS. 2011. (Congresso).

XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO PARENTERAL E ENTERAL, VII CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA, II CONGRESSO DE GASTRONOMIA HOSPITALAR. FÓRMULAS DE ESTIMATIVA DE PESO E ALTURA: QUAL MELHOR SE CORRELACIONA COM PESO E ALTURA REAIS EM PACIENTES ADULTOS E IDOSOS ?. 2011. (Congresso).

XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO PARENTERAL E ENTERAL, VII CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA, II CONGRESSO DE GASTRONOMIA HOSPITALAR. CIRCUNFERÊNCIA DA PANTURRILHA INFERIOR A 32CM COMO MEDIDA DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL EM ADULTOS HOSPITALIZADOS. 2011. (Congresso).

IX CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE NUTRIÇÃO PARENTERAL E ENTERAL, e do 1º SIMPÓSIO NORTE-NORDESTE DE NUTRIÇÃO ONCOLÓGICA DA SBC e SBNPE. 2010. (Congresso).

Nutrição e Estética. 2010. (Congresso).

Nutrição funcional. 2010. (Congresso).

Nutrição Ortomolecular. 2010. (Congresso).

VII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas. A MEDIDA DO ADUTOR DO POLEGAR COMO PARÂMETRO DE AVALIAÇÃO DE MASSA MUSCULAR. 2010. (Congresso).

1ª MINI CONFERÊNCIA SOBRE DOENÇA CELÍACA. 2009. (Outra).

I FORÚM ALAGOANO DE NUTRIÇÃO EM PEDIATRIA. 2009. (Congresso).

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: DIAGNÓSTICO DE SAÚDE MATERNO-INFANTIL. 2008. (Congresso).

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ALIMENTOS: ATUAÇÃO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA. 2008. (Congresso).

I JORNADA INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE. 2007. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: VÂNIA MARIA ROCHA BARBOSA E SARA DOS SANTOS SIQUEIRA

PINTO, D.M.T.B.C.; SILVA, P. M. B.;LINS, I. L. L.. O CONSUMO DE SOJA POR MULHERES NA MENOPAUSA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: CRISLANE MARTINS DA SILVA E DARLYN RANYELLE C

PINTO, D.M.T.B.C.; SILVA, P. M. B.;LINS, I. L. L.. SOARES.ESTADO NUTRICIONAL E DENSIDADE ÓSSEA DE IDOSOS SUPLEMENTADOS COM CÁLCIO E VITAMINA D. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: GABRIELA GOMES DE FRANÇA

PINTO, D.M.T.B.C.; SILVA, P. M. B.;LINS, I. L. L.. DOENÇA DE ALZHEIMER: TRATAMENTO FITOTERÁPICO COM USO DE HUPERZINE A. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: MARIA VALÉRIA A

PINTO, D.M.T.B.C.; SILVA, P. M. B.;LINS, I. L. L.. DOS SANTOS E MARIA KETHERINE B. DOS SANTOS.NUTRIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO FETAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: KRYSLANE CLAUDIA DO NASCIMENTO E PATRÍCIA SILVA DE OLIVEIRA

PINTO, D.M.T.B.C.; SILVA, P. M. B.;LINS, I. L. L.. A ALIMENTAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA PROMOÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: JANIELLE DE CASTRO DA SILVA E ROSILENE MARIA DOS SANTOS

LINS, I. L. L.; SILVA, P. M. B.; PINTO, D.M.T.B.C.. O USO DE SUPLEMENTOS PROTEICOS E HIPERCALORICOS POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA DE UMA ACADEMIA EM BOCA DA MATA, AL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: JANECLEIDE ALVES DA SILVA E LIDIANA FLORENTINO DA SILVA

LINS, I. L. L.; SILVA, P. M. B.; PINTO, D.M.T.B.C.. TRATAMENTO NUTRICIONAL NO TRATAMENTO DAS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: FRANCIELE DA SILVA MORAES E VIVIANE SOUZA DE MELO

LINS, I. L. L.; SILVA, P. M. B.; PINTO, D.M.T.B.C.. O SUSHI COMO VEÍCULO DE CONTAMINAÇÃO POR SALMONELLA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: ADRIANE ÍRIS DO CARMO E MARIA CLARA DOS SANTOS

LINS, I. L. L.; SILVA, P. M. B.; PINTO, D.M.T.B.C.. DISTÚRBIOS ALIMENTARES: ANOREXIA E BULIMIA EM ADOLESCENTES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: EVA MARIA BARROS DE JESUS E CRISTIANO MÁRCIO DOS SANTOS

LINS, I. L. L.; SILVA, P. M. B.; PINTO, D.M.T.B.C.. VIGOREXIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: WILLIANE DAYSE QUIRINO DOS SANTOS

LINS, I. L. L.; SILVA, P. M. B.; PINTO, D.M.T.B.C.. A PREVALÊNCIA DE ANEMIA FERROPRIVA EM CRIANÇAS ATENDIDAS POR UM ESF NO MUNICÍPIO DE PILAR, AL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: WHEIDY VANESSA BISPO DA SILVA E PATRÍCIA GOMES DA S DUARTE

LINS, I. L. L.; SILVA, P. M. B.; PINTO, D.M.T.B.C.. EFEITO DOS PROBIÓTICOS NA MICROBIOTA INTESTINAL DE INDIVÍDUOS OBESOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: JAQUELINE SOARES DA SILVA E PRISCILA GIOTTO BARROS

LINS, I. L. L.; SILVA, P. M. B.; PINTO, D.M.T.B.C.. RELAÇÃO DO ÔMEGA 3 COM AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: JÉSSICA GOMES DOS SANTOS E POLLYANGELA DE MORAES SILVA

LINS, I. L. L.; SILVA, P. M. B.; PINTO, D.M.T.B.C.. O ALEITAMENTO MATERNO COMO FATOR PROTETOR NA ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE DE VACA (APLV). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: DAISE DOS SANTOS MELO E MARIA ALICE FERREIRA COSTA LOUREIRO

PINTO, D.M.T.B.C.; MOURA, L.C.;LINS, I. L. L.. INTERVENÇAO NUTRICIONAL NA DOENÇA CELIACA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: JAQUELINE GOMES DOS SANTOS E CLAUDISLANE BRASILEIRO

LINS, I. L. L.; Amorim, E.; Nogueira, C.. A IMPORTANCIA DA MICROBIOTA INTESTINAL ADEQUADA NA PREVENÇÃO DA OBESIDADE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: ESTHEFANE KALINE NERY PONTES E TAYSNAR PASTORA DA SILVA

LINS, I. L. L.; Gusmão, C.; Lins, N.F.. AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE SANTA LUZIA DO NORTE/AL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: Adriana Vital da Silva

BUENO, N. B.;LINS, I. L. L.; AMARAL, A. A. G. F.. Consumo de hortaliças em um grupo de adultas/idosas praticantes de atividade física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Maceió.

Aluno: Mylana Waneska de B Vasconcelos e Tairine Albuquerque Silva

AMARAL, A. A. G. F.;LINS, I. L. L.; ALBUQUERQUE, F. C. A.. Descrição das principais intervenções cirúrgicas para tratamento da obesidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Maceió.

Aluno: Sibelly Alves da Silva e Thaynah Villasboa Barreto

ALBUQUERQUE, F. C. A.;LINS, I. L. L.; BREBAL, K. M. M.. Diabetes mellitus tipo 2: caracteristicas, diagnósticos e tratamento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Maceió.

Aluno: ELEONORA ARCELINA SOARES DO NASCIMENTO E RENATA CARNEIRO D S

BREBAL, K. M. M.; GOMES, K.W.B;LINS, I. L. L.. A INFLUENCIA DO GLUTAMATO MONOSSODICO NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR INFANTIL: UMA REVISÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: MARIA AUXILIADORA SANTOS DA SILVA

BREBAL, K. M. M.; ALBUQUERQUE, F. C. A.;LINS, I. L. L.. ADEQUAÇÃO ESTRUTURAL DE COZINHAS SEGUNDO A RDC 216 EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MATRIZ DE CAMARAGIBE - AL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: MARIGLEISY DOS SANTOS FARIAS

BREBAL, K. M. M.; ALBUQUERQUE, F. C. A.;LINS, I. L. L.. DIETA VEGETARIANA: O PODER DOS ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: CAMILA GERMANA COSTA GOMES E MARIA JANICLEIDE JANUARIO DE ME

BREBAL, K. M. M.;LINS, I. L. L.. AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS ENTRE JOVENS E ADULTOS: REVISAO DA LITERATURA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: Sandra Maria dos Santos

BREBAL, K. M. M.; GOMES, K.W.B;LINS, I. L. L.. BOLDO DO CHILE: INDICAÇÕES E ATIVIDADES TERAPEUTICAS DO PEUMUS BOLDUS MOLINA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: JOSELÂNIE RODRIGUES DE OLIVEIRA E SUZANE MARQUES DE ALMEIDA

ANTUNES, R.T.; ALBUQUERQUE, F. C. A.;LINS, I. L. L.. ANEMIA FERROPRIVA COMO CONSEQUENCIA DA INGESTÃO PRECOCE DE LEITE DE VACA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: Patrícia Buarque da Cunha

ANTUNES, R.T.; ALBUQUERQUE, F. C. A.;LINS, I. L. L.. Perfil Antropométrico de escolares de rede privada com e sem acompanhamento do profissional de nutrição. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: Adoracione Mª de Lima e Tanilla Roberta Florêncio da Silva

LINS, ISABELA LAYS LOPES. A QUALIDADE DA ÁGUA UTILIZADA PARA CONSUMO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE MACEIÓ-AL.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: Francine Milene da Silva Paiva e Julia Maria da Silva Felix

LINS, ISABELA LAYS LOPES. .AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE UMA FACULDADE PRIVADA DE MACEIÓ-AL.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: Edilane Alves de Lima e Rafaella Lopes de Lima

LINS, ISABELA LAYS LOPES. AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE ESTUDANTES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MURICI ? AL.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: Cristiana Alexandre da Pereira e Maria da Conceição Santos

LINS, ISABELA LAYS LOPES. INFLUÊNCIA DO ESTADO NUTRICIONAL NA PROGRESSÃO DA DOENÇA RENAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: Dayanne Mayara dos Santos da Silva e Sayonara Izabel Gomes

LINS, ISABELA LAYS LOPES. OBESIDADE INFANTIL: ANÁLISE DO CONSUMO ALIMENTAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Orientou

Beatriz da Silva de Sousa

ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES PORTADORES DE HIV/AIDS ADMITIDOS NO HOSPITAL ESCOLA Dr HELVIO AUTO EM MACEIÓ-AL; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; (Orientador);

ADRIANE ÍRIS DO CARMO E MARIA CLARA DOS SANTOS

DISTÚRBIOS ALIMENTARES: ANOREXIA E BULIMIA EM ADOLESCENTES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Isabela Lays Lopes Lins;

WILLIANE DAYSE QUIRINO DOS SANTOS

A PREVALÊNCIA DA ANEMIA FERROPRIVA EM CRIANÇAS ATENDIDAS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA (USF), DO MUNICÍPIO DE PILAR-AL; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Isabela Lays Lopes Lins;

JÉSSICA GOMES DOS SANTOS E POLLYANGELA DE MORAIS SILVA

O ALEITAMENTO MATERNO COMO FATOR PROTETOR NA ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Isabela Lays Lopes Lins;

LIDIANA FLORENTINO DA SILVA E JANECLEIDE ALVES DA SILVA

TRATAMENTO NUTRICIONAL NAS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Isabela Lays Lopes Lins;

PRISCILA GIOTTO BARROS SANTOS E JAQUELINE SOARES DA SILVA

RELAÇÃO DO ÔMEGA 3 COM AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Isabela Lays Lopes Lins;

WHEIDY VANESSA BISPO DA SILVA E PATRÍCIA GOMES DA SILVA DUAR

EFEITOS DOS PROBIÓTICOS NA MICROBIOTA INTESTINAL DE INDIVÍDUOS OBESOS; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Isabela Lays Lopes Lins;

JANIELLE DE CASTRO DA SILVA E ROSILENE MARIA DOS SANTOS

USO DE SUPLEMENTOS PROTEICOS E HIPERCALÓRICOS POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA DE UMA ACADEMIA DE BOCA DA MATA, AL; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Isabela Lays Lopes Lins;

VIVIANE SOUZA DE MELO E FRANCIELE DA SILVA MORAES

O SUSHI COMO VEÍCULO DE CONTAMINAÇÃO POR SALMONELLA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Isabela Lays Lopes Lins;

EVA MARIA BARROS DE JESUS E CRISTIANO MÁRCIO DOS SANTOS

VIGOREXIA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Isabela Lays Lopes Lins;

JAQUELINE GOMES DOS SANTOS E CLAUDISLANE BRASILEIRO

A IMPORTANCIA DA MICROBIOTA INTESTINAL ADEQUADA NA PREVENÇÃO DA OBESIDADE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Isabela Lays Lopes Lins;

ESTHEFANE KALINE NERY PONTES E TAYSNAR PASTORA DA SILVA

AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE SANTA LUZIA DO NORTE/AL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Isabela Lays Lopes Lins;

Adoracione Mª de Lima e Tanilla Roberta Florêncio da Silva

A qualidade da água utilizada para consumo numa escola municipal de ensino fundamental de Maceió-AL; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Maceió; Orientador: Isabela Lays Lopes Lins;

Francine Milene da Silva Paiva e Julia Maria da Silva Felix

; Avaliação do consumo alimentar de estudantes universitários de uma faculdade privada de Maceió-AL; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Maceió; Orientador: Isabela Lays Lopes Lins;

Edilane Alves de Lima e Rafaella Lopes de Lima

Avaliação nutricional de estudantes do programa de educação de jovens e adultos, de uma escola do município de Murici ? AL; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Maceió; Orientador: Isabela Lays Lopes Lins;

Cristiana Alexandre da Pereira e Maria da Conceição Santos

Influência do estado nutricional na progressão da doença renal; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Maceió; Orientador: Isabela Lays Lopes Lins;

Dayanne Mayara dos Santos da Silva e Sayonara Izabel Gomes

Obesidade Infantil: Análise do Consumo Alimentar; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Maceió; Orientador: Isabela Lays Lopes Lins;

Produções bibliográficas

  • VIEIRA, NATHALIA F. L. ; BUENO, NASSIB B. ; SILVA, SIRLEY M. ; LINS, ISABELA L. ; ALBUQUERQUE, FABIANA C. ; MACÊNA, MATEUS L. ; SILVA'JÚNIOR, ANDRÉ E. ; PUREZA, ISABELE M. ; CLEMENTE, ANA G. ; FLORÊNCIO, TELMA T. . Sitting/lying time is associated with waist¿to¿hip increase but not with body weight increase or blood cardiovascular risk factors changes in adult women living in social vulnerability: A 2¿year longitudinal study. AMERICAN JOURNAL OF HUMAN BIOLOGY , v. 32, p. e23372, 2020.

  • FLORÊNCIO, TELMA M.M.T. ; BUENO, NASSIB B. ; BRITTO, REVILANE A.P. ; ALBUQUERQUE, FABIANA C.A. ; LINS, ISABELA L.L. ; SAWAYA, ANA L. . Waist-to-Height Gain and Triiodothyronine Concentrations in a Cohort of Socially Vulnerable Short-Stature Women: A Four-Year Follow-Up Study. Annals of Nutrition & Metabolism (Online) , v. 68, p. 298-305, 2016.

  • LINS, ISABELA LAYS LOPES ; BUENO, NASSIB BEZERRA ; GROTTI CLEMENTE, ANA PAULA ; PFRIMER, KARINA ; SAWAYA, ANA LYDIA ; DE MENEZES TOLEDO FLORÊNCIO, TELMA MARIA . Energy Intake in Socially Vulnerable Women Living in Brazil: Assessment of the Accuracy of Two Methods of Dietary Intake Recording Using Doubly Labeled Water. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics , v. 1, p. 1, 2016.

  • BUENO, NASSIB BEZERRA ; FLORÊNCIO, TELMA TOLEDO ; CAVALCANTE, FABIANA ALBUQUERQUE ; LINS, ISABELA LOPES ; CLEMENTE, ANA GROTTI ; SAWAYA, ANA LYDIA . Higher central fat and poor self-body image in short-stature overweight/obese women living in Brazilian shantytowns. PeerJ , v. 4, p. e2547, 2016.

  • BUENO, NASSIB B. ; FLORENCIO, TELMA MMT. ; CAVALCANTE, FABIANA A. ; LINS, ISABELA L. ; CLEMENTE, ANA G. ; SESSO, RICARDO C. ; SAWAYA, ANA L. . Comparison of metabolic changes between short and non-short stature, obese, low-income women after weight loss.. NMCD. Nutrition Metabolism and Cardiovascular Diseases (Testo Stampato) , v. 27, p. 95-97, 2016.

  • SILVA, Larisse Marthielly Pereira Da ; NOGUEIRA, Rosana Maria ; BARONE, Bruna ; GUIMARÃES, Kátia Regina Leoni Silva Lima De Queiroz ; BEHRENS, Jorge Herman ; ANDRADE, Robinson Moresca De ; LIMA, Camila Melo Araújo De Moura E ; MATOS, Gabriela Fernandes De ; GAMONAL, Juliana Silva ; FERNANDES, Leticia Fontes ; PEDROSA, Maria Victória Lins ; LUZ, Sinvaldina Rabelo Dos Santos ; BRANCO, Gabriella Carvalho Medeiros Carvalho ; CASTRO, Maína Ribeiro Pereira ; PONTES, Glendha Bastos ; PEREIRA, Camila Melo ; MESQUITA, Armênia Uchoa De ; MONTENEGRO, Bianca Benevenuto ; PIRES, Lidiane De Matos ; LINS, I. L. L. ; et.al . Nutrição em foco: uma abordagem holística. 1. ed. Editora Conhecimento livre, 2020.

  • NEIVA, G. S. M. ; GOMES, K. W. B. ; ALBUQUERQUE, F. C. A. ; FRANCO, N. S. G. ; SANTOS, Q. G. ; LINS, I. L. L. . 'PERFIL ANTROPOMÉTRICO E DE ATIVIDADE FÍSICA DE UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO DE UMA IES PARTICULAR DE MACEIÓ-AL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LINS, I. L. L. . HABITOS ALIMENTARES VERSUS ESTADO NUTRICIONAL DE MULHERES: REVISÃO SISTEMÁTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

I.L.LINS . Boa alimentação em tempo de pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LINS, I. L. L. . Verão, Carnaval, sol e praia pedem cuidado com hidratação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES PORTADORES DE HIV/AIDS ADMITIDOS NO HOSPITAL ESCOLA Dr. HELVIO AUTO EM MACEIÓ-AL, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Isabela Lays Lopes Lins - Integrante / Luiz Arthur Calheiros Leite - Coordenador / BEATRIZ DA SILVA DE SOUSA - Integrante / ANA CLÉCIA GOMES TELES DA SILVA - Integrante.

  • 2012 - 2015

    CONSUMO ENERGÉTICO DE MULHERES POBRES: COMPARAÇÃO ENTRE DOIS MÉTODOS DE CONSUMO ALIMENTAR, EM RELAÇÃO À ÁGUA DUPLAMENTE MARCADA., Descrição: Projeto que visa conhecer o consumo energético de mulheres em relação à água duplamente marcada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Isabela Lays Lopes Lins - Integrante / Telma Maria de Florêncio Toledo - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Efeitos da suplementação com óleo de coco (cocos nucifera l.) Associado a diferentes proporções de óleo de soja sobre a composição corporal e perfil metabólico de ratos obesos submetidos ou não ao exercício, Descrição: Projeto de Iniciação Científica, com bolsa financiada pelo CNPq.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Isabela Lays Lopes Lins - Integrante / HAROLDO DA SILVA FERREIRA - Coordenador / Silvany Barros Olímpio - Integrante / Renata das Dores Machado - Integrante., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - Bolsa.

  • 2008 - 2008

    Diagnóstico de saúde e de nutrição da população materno-infantil da 7ª Região Administrativa de Maceió - AL, Descrição: Projeto de pesquisa com carga horária total de 400 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isabela Lays Lopes Lins - Integrante / Telma Maria de Florêncio Toledo - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

Hospital Escola Dr. Hélvio Auto

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Co orientador de Projeto de Pesquisa

2013 - 2014

PCS Santos & CIA LTDA

Vínculo: Professora cursos técnicos, Enquadramento Funcional: Professora cursos técnicos, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora do curso técnico de copeira hospitalar

2012 - 2014

Centro de Recuperação e Educação Nutricional

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 10

2010 - 2011

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Extensionista, Enquadramento Funcional: Equipe executora, Carga horária: 12

Outras informações:
Extensionista voluntária do projeto de extensão: Impacto da internação hospitalar sobre o estado nutricional de pacientes internados na clínica médica de um hospital universitário, Maceió-AL, coordenado pela Professora Fabiana Andrea Moura.

2010 - 2011

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista do CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista do Projeto de Pesquisa: Efeitos da suplementação com óleo de coco (cocos nucifera l.) Associado a diferentes proporções de óleo de soja sobre a composição corporal e perfil metabólico de ratos obesos submetidos ou não ao exercício, sob coordenação do Prof° Dr° Haroldo da Silva Ferreira.

2010 - 2010

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Colaborador (voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor

Outras informações:
Monitora colaboradora da disciplina de Bioquimíca I, sob a orientação da Profª Terezinha da Rocha Ataíde, com carga horária total de 96 horas.

2010 - 2010

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Colaborador (voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor

Outras informações:
Monitora da disciplina de Nutrição Materna Infantil, sob a orientação da Profª Mônica Lopes de Assunção, com carga horária total de 96 horas.

2010 - 2010

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Colaborador (voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor

Outras informações:
Monitora da disciplina de avaliação nutricional, sob a orientação do Prof° Haroldo da Silva Ferreira, com carga horária total de 240 horas.

2008 - 2008

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Entrevistador, Carga horária: 20

Outras informações:
Colaborador do Projeto de Pesquisa: Diagnóstico de saúde e de nutrição da população materno-infantil da 7ª Região Administrativa de Maceió - AL.

2014 - 2014

Escola de Enfermagem Santa Barbara

Vínculo: Professora cursos técnicos, Enquadramento Funcional: Professora cursos técnicos, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora na Disciplina de Higiene Alimentar

2020 - 2020

Centro Universitário Mauricio de Nassau

Vínculo: PRECEPTORA DE ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: PRECEPTORA DE ESTÁGIO DE NUTRIÇÃO SOCIAL, Carga horária: 25

2018 - 2019

Centro Universitário Mauricio de Nassau

Vínculo: Preceptora de Estágio, Enquadramento Funcional: PRECEPTORA DE ESTÁGIO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA, Carga horária: 50

2014 - 2018

Centro Universitário Mauricio de Nassau

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora nos cursos de Nutrição e Gastronomia nas disciplinas de Educação Nutricional, Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição, Nutrição nas Carências Nutricionais, Patologia e Dietoterapia, Nutrição Clínica, Avaliação nutricional, Bromatologia, Gastronomia hospitalar, Tecnologia dos alimentos e Responsabilidade Socioambiental

2019 - Atual

Centro Universitário Mario Pontes Jucá - UMJ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 6

Outras informações:
Docente nas disciplinas de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral, Nutrição em Oncologia, Patologia da Nutrição e Dietoterapia I e II, Avaliação Nutricional I e II.

2017 - 2018

Centro Universitário Mario Pontes Jucá - UMJ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 6

Outras informações:
Atuou nas disciplinas de Saúde Coletiva e Avaliação nutricional II

2018 - 2021

Universidade Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 3

Outras informações:
FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ - VINCULADA A UNIP Leciona as disciplinas: Antropologia da alimentação, Tópicos em nutrição, Bromatologia, Nutrição e Dietética, Microbiologia dos Alimentos, Técnica Dietética, Ética e Exercício Profissional, Higiene e Legislação de Alimentos, Avaliação Nutricional, Nutrição Clínica, Nutrição no Esporte e Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica e Nutrição Social.

2018 - 2018

UNICORP

Vínculo: PROFESSORA CONVIDADA, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 20

Outras informações:
MINISTRAÇÃO DO MÓDULO DE METABOLISMO DE CARBOIDRATOS, PROTEÍNAS E LIPÍDEOS NO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO ESPORTIVA. COM CARGA HORÁRIA DE 20h/a.

2019 - Atual

Consultório - Nutrição

Vínculo: Nutricionista, Enquadramento Funcional: Nutricionista

2021 - Atual

Hospital Maceió

Vínculo: Nutricionista, Enquadramento Funcional: nutricionista clínica, Carga horária: 44