Sergio Vicente Alencar

Possui Mestrado em Educação Matemática pela PUC-SP (2012), graduação em Tecnologia em Construção Civil pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2002) e graduação em Matemática pelo Centro Universitário São Camilo (2005). Atualmente é coordenador do ensino médio - See-saw Panamby Bilingual School e professor de matemática - See-saw Panamby Bilingual School. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e o Uso de Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gênese instrumental, educação matemática e tecnologia, educação matemática, tecnologias da informação e comunicação e geogebra.

Informações coletadas do Lattes em 09/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Educação Matemática

2010 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A Gênese Instrumental na interação com o GeoGebra: proposta de uma oficina para professores de Matemática, Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Celina Aparecida Almeida Pereira Abar
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação Matemática e Tecnologia; GeoGebra; Gênese Instrumental; Formação de Professores.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Matemática

2003 - 2005

Centro Universitário São Camilo
Título: A CONSTRUÇÃO DO SABER DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E SEUS OBSTÁCULOS DO PONTO DE VISTA DA DIDÁTICA FRANCESA: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DO CONCEITO DE FUNÇÕES
Orientador: Érica Valéria Alves

Graduação em Tecnologia em Construção Civil

1998 - 2002

faculdade de tecnologia de sao paulo

Ensino Médio (2º grau)

1995 - 1997

Instituto Madre Mazzarello

Formação complementar

2016 - 2016

Mapas mentais e mapas conceituais. , Escola Viva, EV, Brasil.

2016 - 2016

Visão geral do ambiente virtual de aprendizagem moodle e avaliação online. , Escola Viva, EV, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Matemática Dinâmica. (Carga horária: 44h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2009 - 2009

Educação Contínua: reflexões e práticas no ensino. (Carga horária: 12h). , Escola do professor, EP, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Resolução de Problemas em Matemática. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.

Organização de eventos

ALENCAR, S. V. . Primeira Conferencia Latino - Americana de Geogebra - Geogebra e Educação Matemática: pesquisas, experiências e perspectivas. 2011. (Congresso).

Participação em eventos

6th Esfera International Seminar. 2017. (Congresso).

IX Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula. LUSOFONIA: DESLOCAMENTOS PARA O ENTENDIMENTO GLOBAL. 2017. (Congresso).

III Dia de GeoGebra Iberoamericano. 2015. (Congresso).

VI Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula. A acessibilidade e as razões trigonométricas ? da construção do teodolito ao uso da tecnologia digital. 2014. (Congresso).

Arte e Ciência no renascimento: Galileo e Cigoli e as novas descobertas telescópicasas?. 2013. (Oficina).

I Jornadas de Enseñanza, Capacitación e Investigación en Ciencias Naturales y Matemática. Os coeficientes da função afim: um recorte de um estudo da Gênese Instrumental de Rabardel na interação com o GeoGebra. 2013. (Congresso).

IV Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces. 2013. (Congresso).

Matemática Cuneiforme: introdução e oficina de tabletes de argila. 2013. (Oficina).

Poesia na sala de aula de Ciências ? história das ciências, literatura poética e usos didáticos. 2013. (Oficina).

10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.A Gênese Instrumental na interação com o GeoGebra: analises iniciais para o desenvolvimento de uma oficina para professores de Matemática. 2011. (Encontro).

IV encontro de produção discente em educação matemática. 2011. (Encontro).

IV Jornada Matemática na sala de aula: um dia de reflexão. 2011. (Outra).

Primeira Conferencia Latino - Americana de Geogebra - Geogebra e Educação Matemática: pesquisas, experiências e perspectivas. 2011. (Congresso).

Um dia de reflexão: encontro de professores e pesquisadores. 2011. (Encontro).

Ensino de Matemática: Currículo e Formação de Professores. 2010. (Outra).

Ideias Matemáticas na História e Culturas Africanas. 2010. (Outra).

III Encontro Produção Discente. 2010. (Encontro).

Um dia de reflexão: encontro de professores e pesquisadores. 2010. (Encontro).

4º Ético Interage ? Encontro Nacional de Educadores. 2009. (Encontro).

Matemática na sala de aula ? um dia de reflexão. 2009. (Encontro).

ENEM ? Um ensaio para vida. 2008. (Seminário).

Ciclo de conferências FRONTEIRAS DAS CIÊNCIAS ? A CIÊNCIA ESCLARECENDO. 2006. (Simpósio).

IX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2004. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • ABAR, C. A. A. P. ; ALENCAR, S. V. . A Gênese Instrumental na Interação com o GeoGebra: uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso) , v. 27, p. 349, 2013.

  • ALENCAR, S. V. . Os coeficientes da função afim: um recorte de um estudo da Gênese Instrumental de Rabardel na interação com o GeoGebra. In: I Jornadas de Enseñanza, Capacitación e Investigación en Ciencias Naturales y Matemática., 2013, Quilmes. Libro de Actas PARTE I PONENCIAS Y POSTERS, 2013. v. 1. p. 259-264.

  • ALENCAR, S. V. ; ABAR, C. A. A. P. . A Gênese Instrumental na interação com o GeoGebra: analises iniciais para o desenvolvimento de uma oficina para professores de Matemática. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011.

  • ALENCAR, S. V. . Explorando a Instrumentalização do GeoGebra no contexto da Geometria Analítica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALENCAR, S. V. . A acessibilidade e as razões trigonométricas ? da construção do teodolito ao uso da tecnologia digital. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALENCAR, S. V. . Os coeficientes da função afim: um recorte de um estudo da Gênese Instrumental de Rabardel na interação com o GeoGebra.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ABAR, C. A. A. P. ; ALENCAR, S. V. . ABAR, C. A. A. P. ; Sergio Vicente Alencar . A Gênese Instrumental em propostas de atividades com o uso do GeoGebra.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALENCAR, S. V. ; ABAR, C. A. A. P. . A Gênese Instrumental na interação com o GeoGebra: analises iniciais para o desenvolvimento de uma oficina para professores de Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Prêmios

2005

Destaque Discente, Centro Universitário São Camilo.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • See-saw Panamby Bilingual School, Ensino Médio. , Rua Visconde de Nacar, 86, Real Parque, 04549002 - São Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 05685010, Telefone: (11) 37582241, URL da Homepage:

Experiência profissional

2016 - Atual

See-Saw Panamby Bilingual School

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador do Ensino Médio, Carga horária: 20

2015 - Atual

See-Saw Panamby Bilingual School

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 18

2013 - 2016

Escola Viva

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 25

Atividades

  • 01/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática

2005 - 2012

Colégio Piaget

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática e Física, Carga horária: 30

Atividades

  • 01/2011 - 12/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Formação de professores - Matemática

  • 01/2006 - 12/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Física e Matemática

  • 01/2006 - 12/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática e Desenho Geométrico

2005 - 2006

Colégio Universal

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Deseho Geométrico e Matemática, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2006 - 12/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática; Desenho Geométrico