Paulo Cesar Souza Tavares

Mestre em Educação e Direitos Humanos. Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001) e pós-graduação lato-senso em Ciências da Religião, pelo Instituto Santo Tomás de Aquino. Atualmente é professor no Faculdade Arnaldo, Colégio Arnaldo e Colégio São José Escolápias, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ministra aulas de Filosofia, Ética, Educação Religiosa, Sociologia, Filosofia do Direito, Epistemologia, Metodologia Científica e Antropologia no ensino fundamental anos finais, ensino médio e ensino superior. Desenvolve trabalhos de assessoria pedagógica e de comunicação na obra Escolápios Brasil - Bolívia. Coordenador de comunicação e Marketing no Colégio São José. Coordenador de Pastoral no Colégio São José na rede de ensino privado de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mestrado em Educação com o seguinte título para a dissertação: "A Educomunicação como processo de aprendizagem para a alteridade e a cidadania no registro da escola municipal Glória Marques Diniz", pela PUC - Minas.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2016 - 2018

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: A ESCOLA NO REGISTRO DA ALTERIDADE A VIVÊNCIA DE ASPECTOS POLÍTICOS ATRAVÉS DA CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS NO ESPAÇO DA EDUCOMUNICAÇÃO,Ano de Obtenção: 2018
Amauri Carlos Ferreira.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito. Setores de atividade: Atividades de rádio e de televisão; Educação; Telecomunicações.

Especialização em Ciências da Religião

2002 - 2003

Instituto Santo Tomás de Aquino
Título: O Ensino Religioso Escolar
Orientador: Amauri Carlos Ferreira

Graduação em Filosofia

1999 - 2001

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Título: A responsabilidade por outrem em Emmanuel Lévinas
Orientador: Amauri Carlos Ferreira

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

Encontro de formação de educadores. 2013. (Encontro).

Projeto Viver Melhor.Músicas sobre saúde e vida.. 2013. (Outra).

Congresso Brasileiro de Educação e Inovação. 2012. (Congresso).

Projeto Viver Melhor.Músicas sobre o cuidado com o planeta. 2012. (Outra).

ECA 20 anos: Educar e efetivar direitos.. 2010. (Seminário).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Colégio São Miguel Arcanjo, SOR. , rua Ildefonso Alvim, 501, Nova Floresta, 31140-270 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34441955, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - Atual

Instituto Coração de Jesus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7

2004 - Atual

Colégio São Miguel Arcanjo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor

2002 - 2013

Colégio Maria Clara Machado

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor