Márcio Zamboni Neske

Professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade Santana do Livramento e no curso de Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade na unidade universitária em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul. Coordenador do Curso de Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial. Possui graduação em Biologia (2006) pela Universidade da Região da Campanha, mestrado (2009) e doutorado (2014) em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro dos grupos de pesquisa Sociedade, Ambiente e Território - GEISAT (Unimpapa), Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (GEPAD-UFRGS) e ObservaCampos - Observatório dos Campos de Cima da Serra/RS. Tem experiência na área de Desenvolvimento Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: Socioantropologia do desenvolvimento, com ênfase nos estudos sobre decolonialidade e pós-desenvolvimento, envolvendo temas como Projetos de Desenvolvimento, Bem Viver, Educação Popular, Povos e Comunidades Tradicionais, Ações Afirmativas e Movimentos Sociais, Ecologia política e Agroecologia .

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Desenvolvimento Rural

2010 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Colonialidade e desenvolvimento: a ressignificação do lugar em "zonas marginalizadas? no sul do Rio Grande do Sul
Jalcione Pereira de Almeida. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Desenvolvimento Rural

2007 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Estilos de agricultura e dinâmicas locais de desenvolvimento rural: o caso da pecuária familiar no território Alto Camaquã do Rio Grande do Sul,Ano de Obtenção: 2009
Lovois de Andrade Miguel.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas

2001 - 2006

Universidade da Região da Campanha
Título: Avaliação da sustentabilidade de diferentes sistemas agropecuários do Rio Grande do Sul usando a análise emergética
Orientador: Marcos Flávio Silva Borba

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

Metodologia da Pesquisa Social. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2006 - 2006

Básico de Estatística Aplicada à Agronomia. (Carga horária: 20h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, CPPSUL, Brasil.

2005 - 2005

Capacitação Em Agroecologia e Desenvolvimento Rura. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2005 - 2005

Análise Emergética para projetos de desenvolvimen. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

1995 - 1997

Técnico Em Agropecuária. , Escola Estadual Agrotécnica Visconde de São Leopoldo, EEAVSL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Desenvolvimento Rural.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Estudos Decoloniais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

NESKE, M.Z. ; BECKER, C. ; COSTA, C. ; BUNDE, A. ; GUIMARAES, L. A. ; CARAMBULA, S. . I Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Territorial do Pampa: a Soja a Sustentabilidade em Questão. 2016. (Outro).

NESKE, M.Z. ; BECKER, C. ; COSTA, C. ; BUNDE, A. ; GUIMARAES, L. A. ; CARAMBULA, S. . I Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Territorial do Pampa: a Soja a Sustentabilidade em Questão. 2016. (Outro).

NESKE, M.Z. ; SCHNEIDER, S. ; CRUZ, F.T ; MATTE, A. . I Workshop Estratégias Alimentares e de Abastecimento. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Colóquio Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural. 2008. (Outra).

IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE AGROECOLOGIA, X SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE AGROECOLOGIA. 2008. (Seminário).

Workshop Internacional Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural no Cone Sul. 2007. (Outra).

II Congresso Sul-Riograndense de Biociências. I Congresso Sul-Riograndense de Biociências. 2004. (Congresso).

I Congresso Sul-Riograndense de Biociências. 2003. (Congresso).

Pré- Conferência do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul. 2003. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Claudia Patricia Zuluaga Salazar

ALMEIDA, J.NESKE, M.Z.; FLEURY, L. C.; ANJOS, J. C. G.. Disputas por el uso del agua para generación de energia en el município de Granada (Antioquia), Colombia. 2017. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Viviane Cristina Silva Lima

ASSIS, R. L.;NESKE, M.Z.; PINTO, R. D.; GUEDES, C. A. M.. Desenvolvimento Territorial Endógeno em ambientes de Montanha: estudos de caso em Nova Friburgo (RJ) e no alto Camaquã (RS). 2016. Tese (Doutorado em Ciência Tecnologia e Inovação em Agropecuária) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Heitor Marcos Kirsch

NESKE, M.Z.ALMEIDA, J.; SOUZA, O. T.; FILIPPI, E. E.. Resiliência Social e Adaptabilidade da Agricultura Familiar do Alto Guaporé (MT) num Contexto de Mudanças Ambientais Contemporâneas. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniela Viera Costa Menezes

REINEHR, R.;NESKE, MÁRCIO ZAMBONI. A questão ambiental na formação continuada de professores do município de Novo Hamburgo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo Roberto Carvalho

BECKER, C.; TORRES, M. A.;NESKE, MÁRCIO ZAMBONI. Avanços e recuos na execução do PAA: comparando as experiências de Lajeado/RS e Santana do Livramento/RS. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcia Luiza Cruz Aguirre

NESKE, MÁRCIO ZAMBONI; BECKER, C.; BUNDE, A.. A sojicultura no Pampa frente ao neoextrativismo: as repercussões no Pampa brasileiro.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Antonio Carlos Basaldua Castro

COSTA, C.;NESKE, MÁRCIO ZAMBONI; BECKER, C.. Novos pecuaristas familiares: a sucessão na pecuária familiar a partir da perspectiva de homens que permanecem na lida.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marli Cupsinski de Souza

TORRES, M. A.;NESKE, MÁRCIO ZAMBONI; MACKEDANZ, L. F.. A dura realidade enfrentada pelos educandos que utilizam o transporte escolar nas escolas do campo: um estudo realizado na escola estadual de ensino médio Antônio Conselheiro. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Nadia Scariot

COSTA, C.;NESKE, MÁRCIO ZAMBONI; BUNDE, A.. Mulheres catadoras de materiais recicláveis de Santana de Livramento/rs: trajetórias de luta em busca da emancipação social. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernanda dos Santos Trindade

BUNDE, A.;NESKE, MÁRCIO ZAMBONI. Análise da implementação da política nacional de resíduos sólidos e inclusão de catadores em Santaana do Livramento/RS. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Publica Municipal) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Paulo Roberto Ribeiro Lopes

BECKER, C.; TORRES, M. A.;NESKE, M.Z.. Horta Escolar Em Mandala No Bioma Pampa: Reflexão Sobre Uma Prática Pedagógica Em Escolas Rurais De Santana Do Livramento. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriela Martins Braz

TERRA, S. B.; FERMINO, F. S.;NESKE, M.Z.. Efeitos da bioatividade de (Tagetes Patula l.) Sobre insetos na cultura do crisântemo em vaso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: EDER DAMBROS

TORRES, M. A.; MAGALHAES, T. F.;NESKE, M.Z.. Melhoramento da bomba carneiro hidráulico: uma ação cooperativa para o cultivo de olericultura no município de Santana do Livramento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vanderlea Moura Pereira da Silva

MENEZES, L. M.;NESKE, M.Z.; GUEDES, A. A. M.. Pecuária familiar e o campo nativo: uma análise do projeto RS Biodiversidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Antonio Carlos Basaldua Castro

COSTA, C.;NESKE, M.Z.; SILVA, L. S. E.. Herança e sustentabilidade social na pecuária familiar em Santana do Livramento/RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Magda Suzana Siqueira Benia

MENEZES, L. M.;NESKE, M.Z.; GUEDES, A. A. M.. Análise da Pecuária de cria no Rio Grande do Sul: estudo de caso do núcleo de produtores de terneiro de corte de Bagé, RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo Roberto Carvalho

BECKER, C.;NESKE, M.Z.; NASCIMENTO, S. A.. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Santana do Livramento/RS: um estudo de caso sobre a experiência local. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Taís Chandra Ximendes Silva

MELLO, F. B.; CONTERATO, M. A.;NESKE, M.Z.. Atividade leiteira de Quaraí/RS- adequação à instrução normativa nº 51. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Márcia Inês Marcheski Pozzebon

MELLO, F. B.; CONTERATO, M. A.;NESKE, M.Z.. Êxodo rural jovem no distrito de São Valentim, município de Independência-RS: causas e consequências.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eliseu Di Domenico

CONTERATO, M. A.; MELLO, F. B.;NESKE, M.Z.. O trabalho desenvolvido pela Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf): o caso da linha Savaris ? Constantina-RS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Juliano Uarth Carvalho

CONTERATO, M. A.; MELLO, F. B.;NESKE, M.Z.. O trabalho infantil na fumicultura em São Lourenço do Sul. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gilmar Machado da Rosa

REVILLION, J. P. P.; CARDOSO, S.;NESKE, M.Z.. A potencialidade da produção de própolis como fonte de renda para o apicultor associado à Cooapisul no município de Arroio dos Ratos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Letícia de Lima

MIGUEL, L. A.; MONSMA, Karl Martin;NESKE, M.Z.. As origens e a evolução histórica do cultivo da melancia no município de Arroio dos Ratos ? RS. 2011.

Aluno: Gilberto Borba da Cunha

WAGNER, Saionara Araújo; João Armando Dessimon;NESKE, M.Z.. Tomada de decisão na produção de leite em duas propriedades rurais no município de Taquara/RS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Planejamento e Gestão para o Desenvol) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciano França de Britto

João Armando Dessimon; WAGNER, Saionara Araújo;NESKE, M.Z.. A qualificação e a utilização das ferramentas adequadas na gestão de uma unidade de produção agropecuária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Planejamento e Gestão para o Desenvol) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciano Kruger

MELLO, Fernanda Bastos de; ANDREATTA, T.;NESKE, M.Z.. A importância do cooperativismo de crédito para a agricultura familiar e o desenvolvimento rural: estuo de caso na cooperativa de crédito CRESOL BOA VISTA no município de São Lourenço do Sul. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Planejamento e Gestão para o Desenvol) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: EDSON SCOTTI MARTINS

MELLO, Fernanda Bastos de; ANDREATTA, T.;NESKE, M.Z.. Capacitação do apicultor como ferramenta de trabalho e geração de renda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Planejamento e Gestão para o Desenvol) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ETIELI MACHADO MIRANDA

MELLO, Fernanda Bastos de; ANDREATTA, T.;NESKE, M.Z.. Assentamento 30 de maio: uma história de luta e superação através de planejamento e gestão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Planejamento e Gestão para o Desenvol) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Antônio César da Rocha

João Armando Dessimon; WAGNER, Saionara Araújo;NESKE, M.Z.. A criação de bovinos na pequena propriedade em Venturosa no município de Santo Antônio da Patrulha/RS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Planejamento e Gestão para o Desenvol) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: DÉBORA VIVIANE CARDOSO MATOS

João Armando Dessimon; WAGNER, Saionara Araújo;NESKE, M.Z.. Análise da viabilidade econômica da silvicultura como opção de diversificação com a bovinocultura de corte: um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Planejamento e Gestão para o Desenvol) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adelmo Paulo Colbeck

João Armando Dessimon; WAGNER, Saionara Araújo;NESKE, M.Z.. Uso da Gestão Rural na Agricultura Familiar: um estudo de caso no município de Sede Nova/RS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Planejamento e Gestão para o Desenvol) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Naira Lorena Pinto Corrales

CONTERATO, Marcelo Antonio; SILVA, Leonardo Alvim Beroldt da;NESKE, M.Z.. Enfrentando as vulnerabilidades na pecuária da campanha gaúcha: a toma de decisão dos pecuaristas familiares no município de Quaraí - RS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Planejamento e Gestão para o Desenvol) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Anderson Tiago Rodrigues Ferreira

SILVA, Leonardo Alvim Beroldt da; CONTERATO, Marcelo Antonio;NESKE, M.Z.. Uma ?exótica? no campo: consequências e estratégias de adaptação frente à expansão do Capim annoni-2 na produção da pecuária da coxilha São Rafael, município de Quaraí- RS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Planejamento e Gestão para o Desenvol) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rudson Luis da Rosa Luz

CONTERATO, Marcelo Antonio; SILVA, Leonardo Alvim Beroldt da;NESKE, M.Z.. Seguir ou não na atividade agrícola? Um olhar sobre as perspectivas dos jovens rurais de Quarai - RS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Planejamento e Gestão para o Desenvol) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rômulo Dutra Teixeira

SILVA, Leonardo Alvim Beroldt da; MIGUEL, L. A.;NESKE, M.Z.. O queijo Artesanal Serrano em São Francisco de Paula (RS): Das especificidades da produção local ao limites da comercialização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Planejamento e Gestão para o Desenvol) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leonardo Dambroz

SILVA, Leonardo Alvim Beroldt da; MIGUEL, L. A.;NESKE, M.Z.. Importância da Pecuária Leiteira na Agricultura Familiar para o Desenvolvimento Rural de Linha Santa Lucia, Município de Camargo, RS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Planejamento e Gestão para o Desenvol) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alexandre Mengás Barcarolo

SILVA, Leonardo Alvim Beroldt da; MIGUEL, L. A.;NESKE, M.Z.. Estudo da viabilidade econômica de implantação de uma unidade de beneficiamento de milho em São Francisco de Paula, RS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Planejamento e Gestão para o Desenvol) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Artemio Aguirre Goulart

MIGUEL, L. A.; SILVA, Leonardo Alvim Beroldt da;NESKE, M.Z.. Rastreabilidade e a Cadeia Produtiva da Carne Bovina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Planejamento e Gestão para o Desenvol) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: José Gustavo Shorr

MIGUEL, L. A.; SILVA, Leonardo Alvim Beroldt da;NESKE, M.Z.. Reserva Legal e a Agricultura Familiar em Picada Café. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Planejamento e Gestão para o Desenvol) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Claudia Job Schmitt

ALMEIDA, J. P.;SCHMITT, Claudia Job; ANDREATTA, Tanice; RADOMSKY, Guilherme Francisco Waterloo. Colonialidade e Desenvolvimento: a Ressignificação do Lugar em Zonas Marginalizadas no Sul do Rio Grande do Sul. 2014. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Claudia Job Schmitt

ALMEIDA, J. P.;SCHMITT, Claudia Job; ANJOS, José Carlos Gomes dos; RADOMSKY, Guilherme Francisco Waterloo. A reinvenção do lugar: a emergência de "modernidades alternativas" em territórios subalternos no sul do Rio Grande do Sul. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

José Carlos Gomes Dos Anjos

ANJOS, José Carlos Gomes dos; ALMEIDA, Jalcione; SCHMITT, Claudia Job; RADOMSKY, Guilherme Francisco Waterloo. A Reinvenção do Lugar: a emergência de "modernidades alternativas" em territórios subalternos no Rio Grande do Sul. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Oscar Agustín Torres Figueredo

MIGUEL, Lovois de AndradeFILIPPI, Eduardo Ernesto; BORBA, M.F.S.;TORRES FIGUEREDO, Oscar Agustín. Estilos de agricultura e dinâmicas de Desenvolvimento Rural: o caso da pecuária familiar no Alto Camaquã do Rio Grande do Sul. 2009. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Eduardo Ernesto Filippi

MIGUEL, Lovois de Andrade;FILIPPI, E. E.; BORBA, M. F. S.;FIGUEREDO, Oscar Agustín Torres. Estilos de Agricultura e Dinâmicas Locais de Desenvolvimento Rural: o caso da pecuária familiar no território Alto Camaquã do Rio Grande do Sul. 2009. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tanice Andreatta

SCHMITT. C. J.; RADOMSKY, G. F.;ANDREATTA, T.; ALMEIDA, J. P.. Colonialidade e Desenvolvimento: a ressignificação do lugar em "Zonas Marginalizadas" no Sul do Rio Grande do Sul. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Guilherme Francisco Waterloo Radomsky

RADOMSKY, G. F. W.Almeida, J. P.; Schmitt, C. J.; ANDREATTA, T.. Colonialidade e desenvolvimento: a ressignificação do lugar em "zonas marginalizadas" no sul do RS. 2014. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Guilherme Francisco Waterloo Radomsky

Almeida, J. P.RADOMSKY, G. F. W.; Schmitt, C. J.. A reinvenção do lugar: a emergência de "modernidades alternativas" em territórios subalternos no sul do Rio Grande do Sul. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jalcione Pereira de Almeida

ALMEIDA, Jalcione; SCHMIDT, C. J.; ANJOS, José Carlos Gomes dos;RADOMSKY, Guilherme F. W.. A reinvenção do lugar: a emergência de "modernidades alternativas" em territórios subalternos no sul do Rio Grande do Sul. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Alan de Mello Dias

O Bem Viver como modo de vida dos pecuaristas familiares da fronteira oeste do Rio Grande do Sul; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Jeferson Rocha da Costa

O Bem Viver na comunidade quilombola Ibicui da Armada em Santana do Livramento - RS; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Marcia Luiza Cruz Aguirre

A sojicultura no Pampa frente ao neoextrativismo: as repercussões no Pampa brasileiro; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcio Zamboni Neske;

Amelia Ana Albuquerque santana

Sabores étnicos? à mesa na Campanha Gaúcha: hábitos e práticas alimentares em Santana do Livramento-RS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcio Zamboni Neske;

Jorge Carvalho Carrion

Vulnerabilidade e diversificação dos meios de vida nos assentamentos rurais em Santana do Livramento-RS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcio Zamboni Neske;

Liana Mendonça Goni

Desenvolvimento em disputa através do cultivo da soja no município de Santana do Livramento; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcio Zamboni Neske;

Tanize Lucca

Alimentação e cultura no âmbito da agricultura familiar em assentamentos rurais em Santana do Livramento -RS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcio Zamboni Neske;

Cassiano Jivago Lemos da Silva

Análise multidimensional da sustentabilidade em sistemas produtivos de leite em Santana do Livramento-RS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcio Zamboni Neske;

Leandro Fernandes Mendes

Mercantilização e estilos de pecuária em Santana do Livramento-RS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcio Zamboni Neske;

Jeferson Rocha da Costa

Território negro em Santana do Livramento: espaços de memória e representações socioculturais da comunidade quilombola Ibicuí da Armada; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcio Zamboni Neske;

Vivian Trindade Cardoso

Incubação de Empreendimentos Solidários no Pampa Gaúcho: a experiência de Santana do Livramento; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcio Zamboni Neske;

Deise Maria da Silva de Carvalho

Hibridismo cultural no contexto da reforma agrária em Santana do Livramento ? RS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcio Zamboni Neske;

Vanessa Lutke

A mercantilização da agricultura familiar em assentamento no município Santana do Livramento/RS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcio Zamboni Neske;

Fernando Jose Pagnussat

A mercantilização da agricultura familiar no município de Camargo, Rio Grande do Sul; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcio Zamboni Neske;

Jane Isabel Dacol Rodrigues dos Santos

A mercantilização da pecuária de corte nos campos de cima da Serra do Rio Grande do Sul; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcio Zamboni Neske;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Teresa Cristina Moraes Genro

Efeito de alternativas de manejo sobre a estrutura de vegetação de uma pastagem natural da região da campanha do rio grande do sul; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade da Região da Campanha, EMBRAPA; Orientador: Teresa Cristina Moraes Genro;

Lovois de Andrade Miguel

Estilos de agricultura e dinâmicas locais de desenvolvimento rural: o caso da Pecuária Familiar no Território Alto Camaquã do Rio Grande do Sul; 2009; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lovois de Andrade Miguel;

Jalcione Pereira de Almeida

Colonialidade e desenvolvimento: a ressignificação do lugar em 'zonas marginalizadas' no sul do Rio Grande do Sul; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jalcione Pereira de Almeida;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTA, C. ; BECKER, C. ; NESKE, MÁRCIO ZAMBONI ; BUNDE, A. . Saberes tradicionais: frutos da proximidade com a natureza na Comunidade Quilombola Ibicuí da Armada. Cadernos Agroecológicos , v. 13, p. 1-6, 2017.

  • WAQUIL, P. D. ; NESKE, M.Z. ; RIBEIRO, C. M ; SCHLICK., F. E. ; ANDREATTA, T. ; PERLEBERG, C. ; BORBA, M. F. S. ; TRINDADE, J. P. P. ; CARRIQUIRY, R. ; MALAQUIN, I. ; SARAVIA, A. ; GONZALES, M. ; CLAUDINO, L. S. D . Vulnerability of family livestock farming on the Livramento-Rivera border of Brazil and Uruguay. Revue d'Elevage et de Medecine Veterinaire des Pays Tropicaux (Online) , v. 68, p. 55-59, 2016.

  • MATTE, A. ; NESKE, M.Z. ; BORBA, M. F. S. ; WAQUIL, P. D. ; SCHNEIDER, S. . Mercado de cadeias curtas na pecuária familiar: um processo de relocalização no território Alto Camaquã no Sul do Rio Grande do Sul/Brasil. Redes (Santa Cruz do Sul. Online) , v. 21, p. 137-158, 2016.

  • MATTE, A. ; ANDREATTA, T. ; NESKE, M.Z. . Evolução e Diferenciação dos Sistemas Agrários e os Reflexos na Economia do Município de Bagé-RS. Agropampa: Revista de Gestão do Agronegócio. Agropampa , v. 1, p. 100-112, 2016.

  • KIRSCH, H. M. ; MATTE, A. ; CARDONA, J. C. L. R. ; NESKE, M.Z. . A agricultura em um cenário de mudanças ambientais: A importância das formas de manejo para a sustentabilidade. Espacios (Caracas) , v. 37, p. 3, 2016.

  • BECKER, C. ; COSTA, C. ; NESKE, M.Z. ; LUTKE, V. ; ALMEIDA, M. A. L. . Os multiníveis da transição agroecológica e a construção de circuitos de produção e consumo sustentáveis. Cadernos de Agroecologia , v. 10, p. 1-5, 2015.

  • BECKER, C. ; NESKE, M.Z. ; GUIMARAES, L. A. . Inovações agroalimentares na agricultura do Pampa Gaúcho: construção coletiva de um mecanismo de certificação participativa em Santana do Livramento, RS. Cadernos de Agroecologia , v. 10, p. 1-5, 2015.

  • NESKE, M.Z. ; MARQUES, F. C. ; BORBA, M. F. S. . A emergência da produção de novidades em territórios ?marginalizados?: uma análise a partir do território Alto Camaquã, Rio Grande do Sul. Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR) , v. 31, p. 43-59, 2014.

  • NESKE, M.Z. ; ALMEIDA, J. ; RADOMSKY, G. F. W. . Reinterpretando o desenvolvimento rural em ?zonas marginalizadas? no sul do Brasil. A contribuição dos estudos pós-coloniais. Revista de Ciencias Sociales (Montevideo) , v. 26, p. 93-112, 2013.

  • NESKE, M.Z. ; MIGUEL, L. A. ; BORBA, Marcos Flávio Silva . Capital ecológico e a construção de autonomia na produção familiar: o caso da pecuária familiar do Rio Grande do Sul.. Cadernos de Ciência & Tecnologia , v. 29, p. 291-317, 2012.

  • NESKE, M.Z. ; Andrade, M.L. ; BORBA, M. F. S. . Capital Ecológico e a Construção de Autonomia na Produção Familiar: o caso da pecuária familiar do Rio Grande do Sul.. Cadernos de Ciência & Tecnologia , v. 29, p. 291-317, 2012.

  • MITTELMANN, ANDRÉA ; MORAES, Carlos Otávio Costa ; POLI, CÉSAR HENRIQUE ESPÍRITO CANDAL ; NESKE, MÁRCIO ZAMBONI ; BRANDOLT, TATIANA LIMA DE ; ANILLO, Leidiane Cougo . Variabilidade entre plantas de azevém para caracteres relacionados à precocidade. CIENCIA RURAL , v. 34, p. 1249-1250, 2004.

  • NESKE, M.Z. ; MOARES, C. O. C. ; BORBA, M. F. S. ; LEMOS, E. . Biodiversidade Vegetal dos Campos Sulinos e a sustentabilidade da pecuária. Uma avaliação de Bromus auleticus. Revista Brasileira de Agroecologia , v. 1, p. 955-960, 2003.

  • WAQUIL, P. D. (Org.) ; MATTE, A. (Org.) ; NESKE, M.Z. (Org.) ; BORBA, M. F. S. (Org.) . Pecuária familiar no Rio Grande do Sul: história, diversidade social e dinâmicas de desenvolvimento. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS (Série Estudos Rurais). 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS (Série Estudos Rurais), 2016. 288p .

  • NESKE, M.Z. ; BECKER, C. . A emergência da diferenciação agroalimentar no Pampa Gaúcho: reconectando agricultores e consumidores. In: Programa Fidamercosur CLAEH; GEPAD UFRGS. (Org.). Experiências inovadoras na agricultura familiar brasileira: atores, práticas e processos para o desenvolvimento rural.. 1ed.Montevideo: Departamento de Publicaciones del CLAEH, 2017, v. , p. 86-90.

  • NESKE, M.Z. . Quando o lugar resiste ao tempo: colonialidade, modernidade e cosmopolitismo no sul do Rio Grande do Sul. In: ALMEIDA, Jalcione. (Org.). Misturando objetos e sujeitos: conflitos ambientais e controvérsias em ciência e tecnologia (Em Editoração). 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016, v. , p. 1-.

  • MATTE, A. ; BORBA, M. F. S. ; NESKE, M.Z. ; WAQUIL, P. D. ; SCHNEIDER, S. . A construção social dos mercados da pecuária famíliar no sul do Rio Grande do Sul: o caso do cordeiro do território Alto Camaquã. In: Fabiana Thomé da Cruz; Alessandra Matte; Sergio Schneider;. (Org.). Produção, consumo e abastecimento de alimentos: desafios e novas estratégias.. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016, v. , p. 195-202.

  • NESKE, M.Z. . Mercantilização, heterogeneidade social e autonomia na produção familiar: uma análise da pecuária familiar do sul do Rio Grande do Sul. In: Paulo Dabdab Waquil; Alessandra Matte; Márcio Zamboni Neske;Marcos Flávio Silva Borba. (Org.). Pecuária familiar no Rio Grande do Sul: história, diversidade social e dinâmicas de desenvolvimento. 1ed.Porto Alegre: UFRGS (Série Estudos Rurais), 2016, v. , p. 131-148.

  • WAQUIL, P. D. ; MATTE, A. ; NESKE, M.Z. ; BORBA, M. F. S. . Pecuária familiar no Rio Grande do Sul:a ressignificação de uma categoria social. In: Paulo Dabdab Waquil; Alessandra Matte; Márcio Zamboni Neske; Marcos Flávio Silva Borba. (Org.). Pecuária familiar no Rio Grande do Sul: história, diversidade social e dinâmicas de desenvolvimento. 1ed.Porto Alegre: UFRGS (Série Estudos Rurais), 2016, v. , p. 11-15.

  • COSTA, C. ; BECKER, C. ; NESKE, MÁRCIO ZAMBONI ; BUNDE, A. . Saberes tradicionais: frutos da proximidade com a natureza na Comunidade Quilombola Ibicuí da Armada. In: VI Congresso Latino-americano de Agroecologia; X Congresso Brasileiro de Agroecologia; V Seminário de Agroecologia, 2018, Brasilia. Anais do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia; X Congresso Brasileiro de Agroecologia; V Seminário de Agroecologia, 2018.

  • CARVALHO, P. R. ; BECKER, C. ; NESKE, M.Z. . O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Santana do Livramento/RS: um estudo de caso sobre a experiência local. In: 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2017, Santa Maria. 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2017.

  • MACIEL, R. G. ; BECKER, C. ; NESKE, M.Z. . Novos olhares sobre os mercados da ovinocultura na pecuária familiar no Rio Grande do Sul. In: 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2017, Santa Maria. 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2017.

  • BUNDE, A. ; COSTA, C. ; NESKE, MÁRCIO ZAMBONI ; MEDEIROS, B. T. ; SILVA, B. A. ; GRIFFO, Y. V. . CATADORAS E CATADORES EM MOVIMENTO: fortalecendo a economia solidária em Santana do Livramento (RS). In: 9º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, SIEPE, Unipampa, 2017, Santana do Livramento. Anais do ..., 2017.

  • BUNDE, A. ; COSTA, C. ; MEDEIROS, B. T. ; SILVA, B. A. ; NESKE, MÁRCIO ZAMBONI ; GRIFFO, Y. V. . INCLUSÃO SOCIOECONÔMICA DE CATADORES(AS): IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA EM SANTANA DO LIVRAMENTO/RS. In: 9º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, SIEPE, Unipampa, 2017, Santana do Livramento. Anais do..., 2018.

  • MATTE, A. ; WAQUIL, P. D. ; NESKE, M.Z. . Mercados na pecuária no Rio Grande do Sul: vulnerabilidade e estratégias de reação. In: Sociedade Brasileira de Sistema de Produção, 2016, Pelotas. Anais do XI Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, 2016.

  • CARRION, J. C. ; NESKE, M.Z. ; CARVALHO, D. M. S. ; GONI, L. M. ; CARDOSO, V. T. . Vulnerabilidade e diversificação dos meios de vida nos assentamentos rurais em Santana do Livramento. In: Sociedade Brasileira de Sistema de Produção, 2016, Pelotas. Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, 2016.

  • LUTKE, V. ; NESKE, M.Z. ; BECKER, C. ; GUEDES, A. A. M. ; GONI, L. M. . A mercantilização da agricultura familiar no contexto dos Assentamentos rurais no município Santana do Livramento/RS. In: Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, 2016, Pelotas. Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, 2016.

  • QUINES, L. R. ; BECKER, C. ; NESKE, M.Z. ; COSTA, C. . Promovendo o desenvolvimento rural sustentável ou apoiando a modernização tardia da agricultura? Uma análise do Pronaf em Santana do Livramento. In: XI Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção - SBSP, 2016, Pelotas. XI Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção - SBSP, 2016.

  • MATTE, A. ; WAQUIL, P. D. ; NESKE, M.Z. . Dinâmicas socioeconômicas e produtivas das microrregiões Campanha Meridional e Serra do Sudeste - RS. In: 7º Encontro de Economia Gaúcha, 2014, Porto Alegre. 7º Encontro de Economia Gaúcha, 2014.

  • MATTE, A. ; NESKE, M.Z. ; BORBA, M. F. S. ; WAQUIL, P. D. ; SCHNEIDER, S. . A relocalização e o mercado de cadeias curtas na pecuária familiar do território alto Camaquã no sul do Rio grande do Sul. In: 7º Encontro de Economia Gaúcha, 2014, Porto Alegre. 7º Encontro de Economia Gaúcha, 2014.

  • NESKE, M.Z. . 'Terra de ninguém': colonialismos e colonialidade no sul do Rio Grande do Sul. In: II Congreso de Estudios Poscoloniales y III Jornadas de Feminismo Poscolonial, 2014, Buenos Aires. II Congreso de Estudios Poscoloniales y III Jornadas de Feminismo Poscolonial, 2014.

  • NESKE, M.Z. ; MARQUES, F. C. ; BORBA, M. F. S. ; CONTERATO, M. A. . A emergência da produção de novidades em territórios 'marginalizados': uma análise a partir do território Alto Camaquã, Rio Grande do Sul. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2013, Belém. 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2013.

  • MATTE, A. ; WAQUIL, P. D. ; NESKE, M.Z. ; ANDREATTA, T. ; BORBA, M. F. S. . Vulnerabilidade social e a construção de estratégias de enfrentamento e adaptação para pecuaristas de corte no Rio Grande do Sul. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2013, Belém. 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2013.

  • MATTE, A. ; ANDREATTA, T. ; NESKE, M.Z. . Evolução e diferenciação dos sistemas agrários do Município de Bagé-RS.. In: IX Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção: ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento rural sustentável, 2012, Brasilia. Anais IX Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, 2012.

  • WAQUIL, P. D. ; RIBEIRO, C. M ; ANDREATTA, T. ; CARRIQUIR, R. ; NESKE, M.Z. ; GONZALES, M. ; CLAUDINO, L. S. D ; PERLEBERG, C. ; BORBA, Marcos Flávio Silva ; SCHLICK., F. E. ; TRINDADE, José Pedro Pereira ; MALAQUIN, I. ; SARAVIA, A. . Vulnerability of family livestock farming in Brazil and Uruguay: a comparative analysis in the Livramento-Rivera border. IX International Rangelands Congress. In: Workshop Livestock Farming and Local Development: a functional perspective about livestock farming in order to alleviate vulnerability of small holders., 2011, Rosário. IX International Rangelands Congress, 2011.

  • NESKE, M.Z. ; MIGUEL, L. A. ; BORBA, M. F. S. . Estilos de agricultura e estratégias de reprodução socioeconômica entre os pecuaristas familiares no Sul do Rio Grande do Sul.. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2011, Belo Horizonte. 49º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.

  • NESKE, M.Z. ; MIGUEL, L. A. ; BORBA, Marcos Flávio Silva ; TRINDADE, José Pedro Pereira ; GUEDES, A. A. M. . Entre a mercantilização da agricultura e a reprodução familiar: diversificação produtiva entre pecuaristas familiares do território Alto Camaquã no Rio Grande do Sul, Brasil. In: II Congreso Internacional de Desarrollo Local, Primeras Jornadas Nacionales de Ciencias Sociales y Desarrollo Rural, 2010, Buenos Aires. II Congreso Internacional de Desarrollo Local, Primeras Jornadas Nacionales de Ciencias Sociales y Desarrollo Rural, 2010.

  • NESKE, M.Z. ; MIGUEL, L. A. ; BORBA, Marcos Flávio Silva . A busca pela autonomia no âmbito das relações estabelecidas com o ?capital ecológico?: o caso da Pecuária Familiar do território Alto Camaquã do Rio Grande do Sul. In: VII Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, 2010, São Luiz. VII Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, 2010.

  • Lima, C.L.R. ; PILLON, C. N ; BORBA, Marcos Flávio Silva ; CRUZ, Lucia Elena Coelho da ; DUPONT, P. B. ; POTES, M. ; NESKE, M.Z. ; FLORES, C. . Densidade, agregação e carbono orgânico de um cambissolo Háplico sob área degradada, campo e mata nativa.. In: VI Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2006, Passo Fundo. Anais VI Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2006.

  • COSTA, C. ; BUNDE, A. ; BECKER, C. ; NESKE, M.Z. . Saberes tradicionais: frutos da proximidade com a natureza na Comunidade Quilombola Ibicuí da Armada.. In: VI Congresso Latino-Americado, X Congresso Brasileiro e V Seminário do DF e Encontro de Agroecologia, 2017, Brasilia. VI Congresso Latino-Americado, X Congresso Brasileiro e V Seminário do DF e Encontro de Agroecologia, 2017.

  • BORBA, Marcos Flávio Silva ; TRINDADE, José Pedro Pereira ; NESKE, M.Z. . Ecologização da Pecuária Familiar como Estratégia de Desenvolvimento Territorial: o caso do território do Alto Camaquã, RS. In: IV Congreso Iberoamericano Sobre Desarrollo y Ambiente, 2009, Bogotá. IV Congreso Iberoamericano Sobre Desarrollo y Ambiente, 2009.

  • MONTARDO, Daniel Portella ; GENRO, Teresa Cristina Moraes ; NABINGER, Carlos ; NESKE, M.Z. ; MILANO, Liane Ritta ; ORQIS, Mariane Garcia . Dinâmica da pastagem natural da Região da Campanha do Rio Grande do Sul manejada sob a forma de três sistemas de alimentação de fêmeas de corte em recria. In: In:43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006, João Pessoa. Anais da 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.

  • NABINGER, Carlos ; TRINDADE, José Pedro Pereira ; NESKE, M.Z. ; GENRO, Teresa Cristina Moraes ; ORQIS, Mariane Garcia . Efeito de alternativas de manejo sobre a estrutura de vegetação de uma pastagem natural da Região da Campanha do Rio Grande do Sul. In: In: 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006, João Pessoa. Anais da 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.

  • BORBA, Marcos Flávio Silva ; NESKE, M.Z. ; MORAES, Leonardo Pompéu de ; RAMOS, Antônio Héctor Bastide . Avaliação da sustentabilidade de diferentes sistemas (agro)pecuários do Rio Grande do Sul usando a análise emergética. In: IV Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2006, Belo Horizonte, MG. Anais IV Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2006.

  • NESKE, M.Z. ; TRINDADE, José Pedro Pereira ; BORBA, Marcos Flávio Silva ; PILLON, Clênio Nailto ; CRUZ, Lúcia Elena Coelho da ; MONTARDO, Daniel Portella ; GENRO, Teresa Cristina Moraes ; MORAES, Leonardo Pompéu de ; COSTA, Aline Caldeira da ; BOAVISTA, Lidiane da Rosa . Dinâmica da vegetação pós limpeza de campo em áreas de pecuária familiar na Serra do Sudeste, RS. In: In: XXI Reunião do grupo técnico em forrageiras do Cone Sul, 2006, Pelotas. Anais XXI XXI Reunião do grupo técnico em forrageiras do Cone Sul - Grupo Campos, 2006.

  • Pedroso, C. E. ; MITTELAMANN, A. ; Gonçalves, E.N. ; Ferreira, O. ; Monsks, P.L. ; ROSA, C. B. ; NESKE, M.Z. . Características morfogênicas e estruturais de diferentes acessos de azevém anual. In: XXI Reunião do Grupo Técnico em Forrageiras do Cone Sul, 2006, Pelotas. Anais XXI Reunião do Grupo Técnico em Forrageiras do Cone Sul - Grupo Campos, 2006.

  • Pedroso, C. E. ; MITTELMANN, A. ; Gonçalves, E.N. ; Ferreira, O. ; Monsks, P.L. ; NESKE, M.Z. ; ROSA, C. B. . Grau de similaridade de acessos de azevém anual conforme características morfogênicas e estruturais. In: In: XXI Reunião do Grupo Técnico em Forrageiras do Cone Sul, 2006, Pelotas. Anais XXI Reunião do Grupo Técnico em Forrageiras do Cone Sul - Grupo Campos, 2006.

  • BORBA, Marcos Flávio Silva ; COSTA, Aline Caldeira da ; RAMOS, Antônio Héctor Bastide ; NESKE, M.Z. ; MORAES, Leonardo Pompéu de ; MEDEIROS, R.S ; PRIMO, A ; ALVES, H. ; MOREIRA, V. . Formação de rede de referência sobre produção agroecológica no âmbito da agropecuária familiar na região Sul do Rio Grande do Sul. In: In: VII Seminário Internacional sobre Agroecologia, VII Seminário Estadual sobre Agroecologia, 2006, Porto Alegre. Anais: VII Seminário Internacional sobre Agroecologia, VII Seminário Estadual sobre Agroecologia, 2006.

  • MITTELMANN, A. ; LEDO, F. J. S. ; POLI, C. H. E. C. ; MORAES, Carlos Otávio Costa ; NESKE, M.Z. . Avaliação de populações de azevém quanto à produção de forragem e distribuição da produção ao longo do ciclo. In: In: 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004, Campo Grande, MS. Anais 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.

  • MITTELMANN, A. ; MORAES, Carlos Otávio Costa ; POLI, C. H. C. l ; NESKE, M.Z. . Comparação de populações de azevém quanto à produção de matéria seca. In: In: Congresso Brasileiro de melhoramento de plantas, 2003, Porto Seguro. Anais 2° Congresso Brasileiro de melhoramento de plantas, 2003.

  • POLI, C. H. E. C. ; FARINATTI, L. H. ; MORAES, Carlos Otávio Costa ; VERAS, M. M. ; LEMOS, E. ; NESKE, M.Z. . Performance of ewe lamb under different sward types and low pasture offer in winter. In: In: IX World Conference on Animal Production, 2003, Porto Alegre. Anais IX World Conference on Animal Production, IX World Conference on Animal Production., 2003.

  • RODRIGUES, D. P. ; MOREIRA, C. H. ; FONTOURA, E. A. B. ; NESKE, MÁRCIO ZAMBONI . Diagnóstico Agro-socioeconômico de Unidades de Produção Agropecuária na Região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.. In: 8º Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs, 2018, Cachoeira do Sul. 8º Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs, 2018.

  • RODRIGUES, D. P. ; MOREIRA, C. ; FONTOURA, E. A. B. ; NESKE, MÁRCIO ZAMBONI . Diagnóstico Agro-socioeconômico de uma Unidade de Produção na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. In: 10° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa, 2018. 10° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), 2018.

  • OLIVEIRA, A. I. ; GALARZA, R. M. ; BIRCK, V. ; PINTO, V. F. M. ; NESKE, MÁRCIO ZAMBONI . Abordagem sistêmica: uma análise da situação de duas propriedades rurais localizadas em Sant'ana do Livramento-RS. In: VIII Salão integrado de ensino, pesquisa e extensão, IV Jornada de Pós-graduação e III Seminário sobre Territorialidade, 2018, Cachoeira do Sul. Anais do..., 2018.

  • FERREIRA, B. P. ; AVILA, L. M. ; DUARTE, C. S. ; NESKE, MÁRCIO ZAMBONI . Avaliação do grau de externalização produtiva de uma unidade de produção agrícola familiar no município de Santana do Livramento/RS na modalidade Ciências Humanas. In: VIII Salão integrado de ensino, pesquisa e extensão, IV Jornada de Pós-graduação e III Seminário sobre Territorialidade, 2018, Cachoeira do Sul. Anais do..., 2018.

  • MACIEL, C. V. G. ; MARTINS, A. M. ; NESKE, MÁRCIO ZAMBONI . Análise e diagnóstico de sistemas produtivos agropecuários em Santana do Livramento ?RS. In: VIII Salão integrado de ensino, pesquisa e extensão, IV Jornada de Pós-graduação e III Seminário sobre Territorialidade, 2018, Cachoeira do Sul. Anais do..., 2018.

  • AVILA, L. M. ; FERREIRA, B. P. ; DUARTE, C. S. ; NESKE, MÁRCIO ZAMBONI . Análise e diagnóstico de diferentes sistemas de produção em uma mesma região no município de Santana do Livramento ? RS. In: VIII Salão integrado de ensino, pesquisa e extensão, IV Jornada de Pós-graduação e III Seminário sobre Territorialidade, 2018, Cachoeira do Sul. Anais do..., 2018.

  • AGUIRRE, M. L. C. ; NESKE, MÁRCIO ZAMBONI . A Sojicultura no Pampa: os efeitos do Neoextrativismo. In: VIII Salão integrado de ensino, pesquisa e extensão, IV Jornada de Pós-graduação e III Seminário sobre Territorialidade, 2018, Cachoeira do Sul. Anais do ..., 2018.

  • SEVERO, S. A. ; BRAZ, G. M. ; MACHADO, E. T. L. ; NESKE, MÁRCIO ZAMBONI . Stefany Areva Severo. In: VIII Salão integrado de ensino, pesquisa e extensão, IV Jornada de Pós-graduação e III Seminário sobre Territorialidade, 2018, Cachoeira do Sul. Anais do ..., 2018.

  • BRAZ, G. M. ; NESKE, MÁRCIO ZAMBONI . Saberes e práticas tradicionais de apropriação da natureza na pecuária familiar em Santana do Livramento. In: VI Salão Integrado de ensino, pesquisa e extensão, II Jornada de Pós-Graduação e I Seminário sobre Territorialidade do RS, 2016, Bagé. Anais do..., 2018.

  • MORAES, Leonardo Pompéu de ; RAMOS, Antônio Héctor Bastide ; NESKE, M.Z. ; AUDINO, Lívia Dorneles ; BOAVISTA, Lidiane da Rosa ; MELLO, Luciano Moura de ; TRINDADE, José Pedro Pereira ; BORBA, Marcos Flávio Silva . Levantamento preliminar da avifauna na localidade de Palmas, município de Bagé - RS. In: Congrega URCAMP, 2008, Bagé. Congrega URCAMP, 2008.

  • MORAES, Leonardo Pompéu de ; RAMOS, Antônio Héctor Bastide ; AUDINO, Lívia Dorneles ; NESKE, M.Z. ; BORBA, Marcos Flávio Silva ; MELLO, Luciano Moura de . Dinâmica da Avifauna na Região da Campanha do Rio Grande do Sul. In: In: Congrega Urcamp, 2006, São Grabiel, RS. Anais Congrega Urcamp, 2006.

  • PEREIRA, R. B ; PILLON, C. N ; CRUZ, Lúcia Elena Coelho da ; BORBA, Marcos Flávio Silva ; NESKE, M.Z. . Composição de sedimentos no escoamento superficial de um cambissolo háplico sob área desmatada e campo nativo. In: I Encontro de Iniciação Científica e de Pós Graduação da Embrapa Clima Temperado, 2006, Pelotas. Anais do I Encontro de Iniciação Científica e de Pós Graduação da Embrapa Clima Temperado, 2006.

  • ETCHICHURY, A. C. ; CANTOS, A.A. ; RODRIGUES, S. ; NESKE, M.Z. ; SAMPAIO, T.M.G. . Utilização de azevém como bioindicador da presença de poluentes no Arroio Bagé. In: In: Congrega Urcamp, 2006, São Gabriel. Anais Congrega Urcamp, 2006.

  • NESKE, M.Z. ; MITTELMANN, A. ; MORAES, Carlos Otávio Costa ; LEMOS, E. . Influência da adubação nitrogenada, altura de corte e intervalo na produção de Hemarthria altissima. In: Congresso Su- Riograndense de Biociências, 2, 2004, Pelotas. 2 ° Congresso Su- Riograndense de Biociências e 1ª Mostra de Educação em Ciências, 2004.

  • MITTELMANN, A. ; SILVEIRA, V.C .P. ; POLI, C. H. E. C. ; MORAES, Carlos Otávio Costa ; NESKE, M.Z. . Evaluation of italian ryegrass (Lolium multiflorum L.) populations on vegetative estage for forage quality. In: In: IV Simpósio de recursosgenéticos para América latina y el caribe, 2003, Mar del Plata. Anais IV Simpósio de recursosgenéticos para América latina y el caribe, 2003.

  • SILVA, Gustavo Martins da ; NESKE, M.Z. ; MOARES, C. O. C. . Influência da adubação nitrogenada sobre a produção de sementes de cevadilha vacariana (Bromus auleticus Trinus). In: In: XXI Congresso Brasileiro de Sementes, 2003, Gramado-RS. Anais XXI Congresso Brasileiro de Sementes, 2003.

  • FARINATTI, L. H. ; NESKE, M.Z. ; SUÑE, R. . Comportamento de campo nativo sob pastejo de vacas holandesas durante o período estival na região da Campanha. In: Mostra de Iniciação da Universidade da Região da Campanha, 2, 2003, Bagé,RS. 2° Mostra de Iniciação e 2° Mostra de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, 2003.

  • NESKE, M.Z. ; MITTELAMANN, A. ; MORAES, Carlos Otávio Costa ; POLI, C. H. E. C. . Variabilidade intrapopulacional de azevém para os caracters vigor, hábito de crescimento e florescimento. In: Mostra de Iniciação Científica da Universidade da Região da Campanha, 2, 2003, Bagé. 2°Mostra de Iniciação Científica e 2°Mostra de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão, 2003.

  • NESKE, M.Z. ; MITTELMANN, A. ; MORAES, Carlos Otávio Costa ; POLI, C. H. E. C. ; ROSA, C. B. ; SILVA, A. C. H. N. S. . Avaliação de populações de azevém em parcelas de 3 linhas e 1 linha. In: Mostra de Iniciação Científica da Universidade da Região da Campanha, 1, 2002, Bagé, RS. 1a. Mostra de Iniciação Científica e 1a. Jornada de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Bagé : PROPEX/URCAMP, 2002.

  • NESKE, M.Z. ; MITTELAMANN, A. ; MORAES, Carlos Otávio Costa ; POLI, C. H. E. C. ; ROSA, C. B. ; SILVA, A. C. H. N. S. . Avaliação de populações de azevém quanto a produção de matéria seca. In: In: Mostra de Iniciação Científica da Universidade da Região da Campanha, 1, 2002, Bagé,RS. 1a. Mostra de Iniciação Científica e 1a. Jornada de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Bagé : PROPEX/URCAMP, 2002.

  • NESKE, M.Z. ; MITTELMANN, A. ; MORAES, Carlos Otávio Costa ; POLI, C. H. E. C. ; ROSA, C. B. ; SILVA, A. C. H. N. S. . Avaliação de azevém quanto a altura de planta e densidade de afilhos. In: Mostra de Iniciação Científica da Universidade da Região da Campanha, 1, 2002, Bagé,RS. 1a. Mostra de Iniciação Científica e 1a. Jornada de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Bagé : PROPEX/URCAMP, 2002.

  • NESKE, M.Z. . Fauna em extinção no RS. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORBA, M. F. S. ; TRINDADE, José Pedro ; CARDOSO, F. F. ; NESKE, M.Z. ; CLAUDINO, L. S. D ; PILLON, C. N ; MORAES, Leonardo Pompéu de ; RAMOS, Antônio Héctor Bastide ; NOGUEIRA, J. M. ; COSTA, Aline Caldeira da ; RIBEIRO, M. ; Fabio Eduardo Schlick . Ecologização da Pecuária Familiar na Serra do Sudeste. Bagé, RS: Embrapa Pecuária Sul, 2009 ((Documentos Série Embrapa)).

  • CLAUDINO, L. S. D ; NOGUEIRA, J. M. ; SILVA, P. G. ; NESKE, M.Z. ; RAMOS, Antônio Héctor Bastide ; MORAES, Leonardo Pompéu de ; BORBA, M. F. S. . Identificação dos coleópteros das regiões de Palmas (município de Bagé) e Santa Barbinha (município de Caçapava do Sul). Bagé, RS: Embrapa Pecuária Sul, 2007 ((Documentos Série Embrapa)).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NESKE, M.Z. . Avaliador do GT2 Políticas e Governança Agroambiental: usos da terra e da natureza e conflitos no meio rural - 7° Congresso ANPPAS. 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    O Bem Viver e os Povos Tradicionais Tradicionais do Pampa, Descrição: No complexo processo de construção da identidade do Rio Grande do Sul, as contribuições de povos e comunidades tradicionais, entre os quais estão grupos indígenas, quilombolas, pescadores artesanais e pecuaristas familiares, têm sido pouco enfatizada ou mesmo ignorada pela historiografia. Secularmente sedimentada nos mais longínquos rincões, os povos e comunidades tradicionais vêem sendo pressionados pelos projetos de desenvolvimento que avançam implacavelmente sobre as regiões campestres, como os monocultivos florestais, o cultivo da soja e a mineração. Por outro lado, a persistência da pecuária familiar no tempo e espaço envolve resistência, oposição e afirmação de um modo de vida interdependente com o território. Para os povos e comunidades tradicionais do Pampa, o território representa o espaço de existência em que se conectam elementos humanos e não humanos, compondo agenciamentos coletivos. Assim, localizar esses grupos tradicionais desde essa perspectiva, permite situá-los no contexto epistemológico do Bem Viver, o qual recupera e valoriza as diversidades culturais e os modos de vida tradicionais inferiorizados e suprimidos ao longo da história ocidental. Nesse sentido, p projeto vista apreender o Bem Viver no contexto dos povos e comunidades tradicionais do Pampa, particularmente grupos sociais representados por pecuaristas familiares e quilombolas, identificando como esses sujeitos mantêm e reproduzem os saberes e conhecimentos tradicionais que orientam a sua forma de viver e de se relacionar com o território, ou seja, nas relações que criam na própria família, em comunidade, com a natureza e em suas atividades produtivas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcio Zamboni Neske - Coordenador / Jeferson Rocha da Costa - Integrante / Alan de Mello Dias - Integrante.

  • 2017 - Atual

    A ?sojificação? no Pampa: impactos, disputas e dinâmicas de desenvolvimento., Descrição: Nas últimas décadas, cerca da metade da superfície originalmente coberta com os campos no estado do Rio Grande do Sul foi transformada em outros tipos de cobertura vegetal, destacando a monocultura da soja. Este projeto incide sobre a análise das transformações e dinâmicas de desenvolvimento que vêm ocorrendo no bioma Pampa em face a forte expansão do cultivo da soja em diferentes regiões. De modo a atender aos objetivos estabelecidos, a pesquisa tomará como pressuposto metodológico a noção de trabalho de tradução e redes sociotécnicas. Por meio de evidencias empíricas, buscará empreender o que une e o que separa os diferentes movimentos e as diferentes práticas dos atores, rastreando à formação de atores-rede, identificando, assim, como o cultivo da soja é permeado por complexas e múltiplas interações e disputas pela apropriação e uso do bioma Pampa. A pesquisa aportará contribuições para a geração de novos conhecimentos a respeito das transformações no bioma Pampa vetorizadas pela expansão da soja. Os objetivos delineados no projeto definem um campo de ação para uma investigação cujos resultados podem subsidiar uma articulação e mobilização conjunta de segmentos da sociedade para (re)definir diretrizes capazes de aperfeiçoar e aliar processos de desenvolvimento e a conservação do Pampa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcio Zamboni Neske - Coordenador / Marcia Luiza Cruz Aguirre - Integrante / Liana Goñi - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Incubação de empreendimentos econômicos solidários (EES) em Santana do Livramento/RS, Descrição: O objetivo deste projeto é realizar a incubação de empreendimentos econômicos solidários no município de Santana do Livramento/RS, por meio da realização de pesquisa, capacitação e prestação de assessoria técnica e tecnológica. O trabalho envolverá cinco empreendimentos solidários do município, bem como incentivará a formação de novos empreendimentos. Para alcançar o objetivo proposto serão utilizados recursos metodológicos como realização de pesquisa bibliográfica sobre o tema e realização de pesquisa/diagnóstico sobre a realidade de cada um dos empreendimentos. As informações coletadas darão subsídio para o desenvolvimento de ações de capacitação, prestação de assessoria técnica e tecnológica e fomento à criação de novos empreendimentos. As atividades serão desenvolvidas com uso de metodologias participativas e de forma a promover a autogestão.... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcio Zamboni Neske - Integrante / Claudio Becker - Integrante / Cassiane da Costa - Coordenador / Altacir Bunde - Integrante.

  • 2016 - Atual

    VULNERABILIDADE E DIVERSIFICAÇÃO DOS MEIOS DE VIDA NOS ASSENTAMENTOS RURAIS EM SANTANA DO LIVRAMENTO-RS, Descrição: O projeto visa analisar os fatores que estão subjacentes à formação das situações de vulnerabilidade no contexto dos assentamentos rurais em Santana do Livramento, bem como identificar os condicionantes relacionados à adoção de estratégias de enfrentamento visando garantir o fortalecimentos dos seus meios de vida. Busca-se também elaborar propostas para análises que possam dar conta de identificar situações multidimensionais de vulnerabilidade que agem sobre os agricultores familiares, e como esses fazem uso dos ativos que dispõem para a realização dos seus meios de vida, visando, assim, desenvolver estratégias de enfrentamento às mudanças de contexto a que estão expostos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcio Zamboni Neske - Coordenador / Jorge Carrion - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Ontologias e Alteridades nas estratégias de apropriação e uso da natureza por pecuaristas familiares em Santana do Livramento ? RS, Descrição: A proposta de investigação incide sobre a problemática da produção e legitimação do conhecimento. Ao longo do processo histórico eurocêntrico que originou a modernidade, a produção do conhecimento científico foi configurada e legitimada por um único modelo epistemológico, como se o mundo fosse monocultural, descontextualizando e subalternizando a existência e emergência de outras formas de saberes não redutíveis ao paradigma da ciência moderna. No seu curso histórico, a ordem científica eurocêntrica que se estabeleceu como hegemônica no mundo, foi constituída sob as bases da dominação colonial de povos e culturas periféricas. Nesse sentido, esse projeto parte da necessidade de se conhecer em maior profundidade os conhecimentos tradicionais dos pecuaristas familiares, pois considera-se que toda a experiência social produz e reproduz conhecimento e, ao fazê-lo, pressupõe uma ou várias epistemologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcio Zamboni Neske - Coordenador / Anor Aluízio Menine Guedes - Integrante / Claudio Becker - Integrante / Cassiane da Costa - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Uso sustentavel da vegetação natural campestre e a diferenciação dos produtos da pecuária familiar do Alto Camaquã, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Márcio Zamboni Neske - Integrante / José Pedro Pereira Trindade - Integrante / Fernando Luiz Ferreira de Quadros - Integrante / Marcos Flavio Silva Borba - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Avaliação para as condições da Ecologização da Pecuária Familar na região do COREDE Campanha (RS), Descrição: O presente projeto buscou avaliar as condições atuais de produção do segmento pecuária familiar visando identificar a possibilidade de se promover a sua "ecologização", ou seja, a adoção de formatos tecnológicos que potencializem as supostas condições de baixo impacto ambiental e reduzida dependência de insumos químicos e energéticos desta atividade. Neste sentido o projeto apresentou os seguintes objetivos: 1) Identificar os componentes e interações dos sistemas de produção da pecuária familiar na região Campanha do Rio Grande do Sul; 2) Determinar o grau de dependência externa dos sistemas de produção e a possibilidade de substituição de insumos; 3) Determinar o grau de sustentabilidade dos sistemas pecuários familiares; 4) Avaliar o impacto ambiental ocasionado pela atividade pecuária familiar. Um síntese dos resultados obtidos revelou que os sistemas de produção da pecuária familiar são de alta complexidade por depender fundamentalmente das relações e interações ecossistêmicas. Os sistemas possuem poucas entradas provenientes do mercado (materiais e serviços) e também poucas saídas (produtos). As condições ambientais são afetadas de maneira negativa, porem, de forma totalmente reversível. O ambiente revela que apesar de dois séculos de atividade produtiva na região as características ecossistêmicas (fauna, transporte de sedimentos x cobertura vegetal, condições físicas, biológicas e químicas do solo) encontram-se em condições de abrigar sistemas de produção verdadeiramente ecológicos. A cultura local (rodeios, estilo de vida, etc.) e a paisagem estão bem preservadas. Os principais impactos ambientais se dão sobre a pastagem natural e o solo nas áreas submetidas a "limpeza de campo". Através da análise emergética pode-se afirmar que os sistemas pecuários de produção familiar são altamente sustentáveis. A alta renovabilidade (dependência de recursos renováveis) é uma característica do sistema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Márcio Zamboni Neske - Integrante / Marcos Flávio Silva Borba - Coordenador / Fernando Flores Cardoso - Integrante.

  • 2004 - 2006

    Formação de Rede de Referência sobre Produção Agroecológica no âmbito da Agropecuária Familiar na região Sul do Rio Grande do Sul, Descrição: Promover, através da organização e capacitação dos agricultores e da transferência de tecnologias apropriadas, o fortalecimento de uma agropecuária familiar de base agroecológica na região sul do RS, com vistas a incrementar a autonomia dos agricultores familiares, otimizar o uso dos recursos naturais, agregar valor aos produtos oriundos da agropecuária familiar e estimular o consumo de alimentos sadios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Márcio Zamboni Neske - Integrante / Carlos Otávio Costa Moraes - Integrante / Marcos Flávio Silva Borba - Coordenador / Sergio Renan Silva Alves - Integrante / Apes Falcão Pereira - Integrante / Gilberto Beviláqua - Integrante / Diná Lessa Bandeira - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Integrante / Paulo Timm - Integrante / Claudio Ribeiro - Integrante / Francisco de Assis C. Molina - Integrante / Luciano Ferreira França - Integrante / José Geraldo Wizniewizc - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2007 - Atual

    Ecologização da Pecuária Familiar como Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Alto Camaquã, RS, Descrição: presente projeto, que integra ações de pesquisa participativa numa concepção de desenvolvimento regional com abordagem territorial, propõe a ecologização da pecuária familiar como estratégia de desenvolvimento sustentável do território do Alto Camaquã que engloba os municípios de Lavras do Sul, Caçapava do Sul, Bagé, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista, abrangendo uma área total de 8.352.37 km2 (FEPAM, 2006), compreendendo uma população de 24.688 hab (FEPAM, 2006) (RS). Busca, portanto, re-descobrir e re-valorizar o local como portador de elementos ambientais e experiências com potencial para suportar uma estratégia própria de desenvolvimento. Um processo que passa pela re-construção da consciência sobre o poder do local para chegar ao controle sobre as estratégias de desenvolvimento. Trata-se de uma proposta de desenvolvimento endógeno que para sua concecução, no entanto, requer conhecimentos acerca das transformações ecológicas, técnicas, sociais e econômicas geradas por relações socio-ecológicas históricas do território em questão, a construção de práticas apropriadas ao ambiente e em sintonia com o paradigma do desenvolvimento sustentável e um novo espaço institucional para exercitar os conflitos de interesses e avançar na contrução da noção do território do Alto Camaquã. A base metodológica é dada pela teoria dos sistemas agrários e pela pesquisa participativa, a partir da qual o projeto busca caracterizar a diversidade de formas assumida pela interação entre as dimensões humana e ambiental dentro do território, identificando as estratégias de manejo dos recursos naturais, para redesenhar os sistemas de produção, avaliar a sustentabilidade dos sistemas pecuários familiares e gerar um sistema de informação geográfica. O projeto espera como resultado tornar evidente que as características próprias do território são de grande valor para uma estratégia de desenvolvimento sustentável. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Márcio Zamboni Neske - Integrante / Marcos Flávio Silva Borba - Coordenador / Fernando Flores Cardoso - Integrante / Marilice Cordeiro Garrastazú - Integrante / Daniel Portella Montardo - Integrante / Carlos Nabinger - Integrante / José Pedro Pereira Trindade - Integrante / Fernando Luiz Ferreira de Quadros - Integrante / Teresa Cristina Moraes Genro - Integrante / Clênio Nailto Pillon - Integrante / Alberi Noronha - Integrante / Anor Aluízio Menine Guedes - Integrante / Sandra Cristina Müller - Integrante.

  • 2005 - Atual

    Sistemas alimentares baseados em pastegem natural para recria de fêmeas de corte, Descrição: Avaliar sistemas de alimentação para a recria de fêmeas de corte, desde os oito meses de vida dos animais até aproximadamente os dezoito meses, que sejam viáveis, bioeconomicamente e que auxiliem no incremento da renda da pecuária como atividade competitiva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Márcio Zamboni Neske - Integrante / Renata Suñe - Integrante / Daniel Portella Montardo - Integrante / Carlos Nabinger - Integrante / José Pedro Pereira Trindade - Integrante / Fernando Luiz Ferreira de Quadros - Integrante / Ênio Rosa Prates - Integrante / Duilio G Bandinelli - Integrante / Aline Kellermann de Freitas - Integrante / Carlos José Souza Hoff - Integrante / Teresa Cristina Moraes Genro - Coordenador.

  • 2007 - 2010

    Ecologização da Pecuária Familiar como Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Alto Camaquã, RS, Descrição: presente projeto, que integra ações de pesquisa participativa numa concepção de desenvolvimento regional com abordagem territorial, propõe a ecologização da pecuária familiar como estratégia de desenvolvimento sustentável do território do Alto Camaquã que engloba os municípios de Lavras do Sul, Caçapava do Sul, Bagé, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista, abrangendo uma área total de 8.352.37 km2 (FEPAM, 2006), compreendendo uma população de 24.688 hab (FEPAM, 2006) (RS). Busca, portanto, re-descobrir e re-valorizar o local como portador de elementos ambientais e experiências com potencial para suportar uma estratégia própria de desenvolvimento. Um processo que passa pela re-construção da consciência sobre o poder do local para chegar ao controle sobre as estratégias de desenvolvimento. Trata-se de uma proposta de desenvolvimento endógeno que para sua concecução, no entanto, requer conhecimentos acerca das transformações ecológicas, técnicas, sociais e econômicas geradas por relações socio-ecológicas históricas do território em questão, a construção de práticas apropriadas ao ambiente e em sintonia com o paradigma do desenvolvimento sustentável e um novo espaço institucional para exercitar os conflitos de interesses e avançar na contrução da noção do território do Alto Camaquã. A base metodológica é dada pela teoria dos sistemas agrários e pela pesquisa participativa, a partir da qual o projeto busca caracterizar a diversidade de formas assumida pela interação entre as dimensões humana e ambiental dentro do território, identificando as estratégias de manejo dos recursos naturais, para redesenhar os sistemas de produção, avaliar a sustentabilidade dos sistemas pecuários familiares e gerar um sistema de informação geográfica. O projeto espera como resultado tornar evidente que as características próprias do território são de grande valor para uma estratégia de desenvolvimento sustentável.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Márcio Zamboni Neske - Integrante / Marcos Flávio Silva Borba - Coordenador / Fernando Flores Cardoso - Integrante / Marilice Cordeiro Garrastazú - Integrante / Daniel Portella Montardo - Integrante / Carlos Nabinger - Integrante / José Pedro Pereira Trindade - Integrante / Fernando Luiz Ferreira de Quadros - Integrante / Teresa Cristina Moraes Genro - Integrante / Clênio Nailto Pillon - Integrante / Alberi Noronha - Integrante / Anor Aluízio Menine Guedes - Integrante / Sandra Cristina Müller - Integrante.

  • 2007 - 2010

    Ecologização da Pecuária Familiar como Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Alto Camaquã, RS, Descrição: presente projeto, que integra ações de pesquisa participativa numa concepção de desenvolvimento regional com abordagem territorial, propõe a ecologização da pecuária familiar como estratégia de desenvolvimento sustentável do território do Alto Camaquã que engloba os municípios de Lavras do Sul, Caçapava do Sul, Bagé, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista, abrangendo uma área total de 8.352.37 km2 (FEPAM, 2006), compreendendo uma população de 24.688 hab (FEPAM, 2006) (RS). Busca, portanto, re-descobrir e re-valorizar o local como portador de elementos ambientais e experiências com potencial para suportar uma estratégia própria de desenvolvimento. Um processo que passa pela re-construção da consciência sobre o poder do local para chegar ao controle sobre as estratégias de desenvolvimento. Trata-se de uma proposta de desenvolvimento endógeno que para sua concecução, no entanto, requer conhecimentos acerca das transformações ecológicas, técnicas, sociais e econômicas geradas por relações socio-ecológicas históricas do território em questão, a construção de práticas apropriadas ao ambiente e em sintonia com o paradigma do desenvolvimento sustentável e um novo espaço institucional para exercitar os conflitos de interesses e avançar na contrução da noção do território do Alto Camaquã. A base metodológica é dada pela teoria dos sistemas agrários e pela pesquisa participativa, a partir da qual o projeto busca caracterizar a diversidade de formas assumida pela interação entre as dimensões humana e ambiental dentro do território, identificando as estratégias de manejo dos recursos naturais, para redesenhar os sistemas de produção, avaliar a sustentabilidade dos sistemas pecuários familiares e gerar um sistema de informação geográfica. O projeto espera como resultado tornar evidente que as características próprias do território são de grande valor para uma estratégia de desenvolvimento sustentável.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Márcio Zamboni Neske - Integrante / Marcos Flávio Silva Borba - Coordenador / Fernando Flores Cardoso - Integrante / Marilice Cordeiro Garrastazú - Integrante / Daniel Portella Montardo - Integrante / Carlos Nabinger - Integrante / José Pedro Pereira Trindade - Integrante / Fernando Luiz Ferreira de Quadros - Integrante / Teresa Cristina Moraes Genro - Integrante / Clênio Nailto Pillon - Integrante / Alberi Noronha - Integrante / Anor Aluízio Menine Guedes - Integrante / Sandra Cristina Müller - Integrante.

  • 2007 - 2010

    Ecologização da Pecuária Familiar como Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Alto Camaquã, RS, Descrição: presente projeto, que integra ações de pesquisa participativa numa concepção de desenvolvimento regional com abordagem territorial, propõe a ecologização da pecuária familiar como estratégia de desenvolvimento sustentável do território do Alto Camaquã que engloba os municípios de Lavras do Sul, Caçapava do Sul, Bagé, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista, abrangendo uma área total de 8.352.37 km2 (FEPAM, 2006), compreendendo uma população de 24.688 hab (FEPAM, 2006) (RS). Busca, portanto, re-descobrir e re-valorizar o local como portador de elementos ambientais e experiências com potencial para suportar uma estratégia própria de desenvolvimento. Um processo que passa pela re-construção da consciência sobre o poder do local para chegar ao controle sobre as estratégias de desenvolvimento. Trata-se de uma proposta de desenvolvimento endógeno que para sua concecução, no entanto, requer conhecimentos acerca das transformações ecológicas, técnicas, sociais e econômicas geradas por relações socio-ecológicas históricas do território em questão, a construção de práticas apropriadas ao ambiente e em sintonia com o paradigma do desenvolvimento sustentável e um novo espaço institucional para exercitar os conflitos de interesses e avançar na contrução da noção do território do Alto Camaquã. A base metodológica é dada pela teoria dos sistemas agrários e pela pesquisa participativa, a partir da qual o projeto busca caracterizar a diversidade de formas assumida pela interação entre as dimensões humana e ambiental dentro do território, identificando as estratégias de manejo dos recursos naturais, para redesenhar os sistemas de produção, avaliar a sustentabilidade dos sistemas pecuários familiares e gerar um sistema de informação geográfica. O projeto espera como resultado tornar evidente que as características próprias do território são de grande valor para uma estratégia de desenvolvimento sustentável.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Márcio Zamboni Neske - Integrante / Marcos Flávio Silva Borba - Coordenador / Fernando Flores Cardoso - Integrante / Marilice Cordeiro Garrastazú - Integrante / Daniel Portella Montardo - Integrante / Carlos Nabinger - Integrante / José Pedro Pereira Trindade - Integrante / Fernando Luiz Ferreira de Quadros - Integrante / Teresa Cristina Moraes Genro - Integrante / Clênio Nailto Pillon - Integrante / Alberi Noronha - Integrante / Anor Aluízio Menine Guedes - Integrante / Sandra Cristina Müller - Integrante.

  • 2007 - 2010

    Ecologização da Pecuária Familiar como Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Alto Camaquã, RS, Descrição: presente projeto, que integra ações de pesquisa participativa numa concepção de desenvolvimento regional com abordagem territorial, propõe a ecologização da pecuária familiar como estratégia de desenvolvimento sustentável do território do Alto Camaquã que engloba os municípios de Lavras do Sul, Caçapava do Sul, Bagé, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista, abrangendo uma área total de 8.352.37 km2 (FEPAM, 2006), compreendendo uma população de 24.688 hab (FEPAM, 2006) (RS). Busca, portanto, re-descobrir e re-valorizar o local como portador de elementos ambientais e experiências com potencial para suportar uma estratégia própria de desenvolvimento. Um processo que passa pela re-construção da consciência sobre o poder do local para chegar ao controle sobre as estratégias de desenvolvimento. Trata-se de uma proposta de desenvolvimento endógeno que para sua concecução, no entanto, requer conhecimentos acerca das transformações ecológicas, técnicas, sociais e econômicas geradas por relações socio-ecológicas históricas do território em questão, a construção de práticas apropriadas ao ambiente e em sintonia com o paradigma do desenvolvimento sustentável e um novo espaço institucional para exercitar os conflitos de interesses e avançar na contrução da noção do território do Alto Camaquã. A base metodológica é dada pela teoria dos sistemas agrários e pela pesquisa participativa, a partir da qual o projeto busca caracterizar a diversidade de formas assumida pela interação entre as dimensões humana e ambiental dentro do território, identificando as estratégias de manejo dos recursos naturais, para redesenhar os sistemas de produção, avaliar a sustentabilidade dos sistemas pecuários familiares e gerar um sistema de informação geográfica. O projeto espera como resultado tornar evidente que as características próprias do território são de grande valor para uma estratégia de desenvolvimento sustentável.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Márcio Zamboni Neske - Integrante / Marcos Flávio Silva Borba - Coordenador / Fernando Flores Cardoso - Integrante / Marilice Cordeiro Garrastazú - Integrante / Daniel Portella Montardo - Integrante / Carlos Nabinger - Integrante / José Pedro Pereira Trindade - Integrante / Fernando Luiz Ferreira de Quadros - Integrante / Teresa Cristina Moraes Genro - Integrante / Clênio Nailto Pillon - Integrante / Alberi Noronha - Integrante / Anor Aluízio Menine Guedes - Integrante / Sandra Cristina Müller - Integrante.

  • 2007 - 2010

    Ecologização da Pecuária Familiar como Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Alto Camaquã, RS, Descrição: presente projeto, que integra ações de pesquisa participativa numa concepção de desenvolvimento regional com abordagem territorial, propõe a ecologização da pecuária familiar como estratégia de desenvolvimento sustentável do território do Alto Camaquã que engloba os municípios de Lavras do Sul, Caçapava do Sul, Bagé, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista, abrangendo uma área total de 8.352.37 km2 (FEPAM, 2006), compreendendo uma população de 24.688 hab (FEPAM, 2006) (RS). Busca, portanto, re-descobrir e re-valorizar o local como portador de elementos ambientais e experiências com potencial para suportar uma estratégia própria de desenvolvimento. Um processo que passa pela re-construção da consciência sobre o poder do local para chegar ao controle sobre as estratégias de desenvolvimento. Trata-se de uma proposta de desenvolvimento endógeno que para sua concecução, no entanto, requer conhecimentos acerca das transformações ecológicas, técnicas, sociais e econômicas geradas por relações socio-ecológicas históricas do território em questão, a construção de práticas apropriadas ao ambiente e em sintonia com o paradigma do desenvolvimento sustentável e um novo espaço institucional para exercitar os conflitos de interesses e avançar na contrução da noção do território do Alto Camaquã. A base metodológica é dada pela teoria dos sistemas agrários e pela pesquisa participativa, a partir da qual o projeto busca caracterizar a diversidade de formas assumida pela interação entre as dimensões humana e ambiental dentro do território, identificando as estratégias de manejo dos recursos naturais, para redesenhar os sistemas de produção, avaliar a sustentabilidade dos sistemas pecuários familiares e gerar um sistema de informação geográfica. O projeto espera como resultado tornar evidente que as características próprias do território são de grande valor para uma estratégia de desenvolvimento sustentável.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Márcio Zamboni Neske - Integrante / Marcos Flávio Silva Borba - Coordenador / Fernando Flores Cardoso - Integrante / Marilice Cordeiro Garrastazú - Integrante / Daniel Portella Montardo - Integrante / Carlos Nabinger - Integrante / José Pedro Pereira Trindade - Integrante / Fernando Luiz Ferreira de Quadros - Integrante / Teresa Cristina Moraes Genro - Integrante / Clênio Nailto Pillon - Integrante / Alberi Noronha - Integrante / Anor Aluízio Menine Guedes - Integrante / Sandra Cristina Müller - Integrante.

  • 2007 - 2010

    Ecologização da Pecuária Familiar como Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Alto Camaquã, RS, Descrição: presente projeto, que integra ações de pesquisa participativa numa concepção de desenvolvimento regional com abordagem territorial, propõe a ecologização da pecuária familiar como estratégia de desenvolvimento sustentável do território do Alto Camaquã que engloba os municípios de Lavras do Sul, Caçapava do Sul, Bagé, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista, abrangendo uma área total de 8.352.37 km2 (FEPAM, 2006), compreendendo uma população de 24.688 hab (FEPAM, 2006) (RS). Busca, portanto, re-descobrir e re-valorizar o local como portador de elementos ambientais e experiências com potencial para suportar uma estratégia própria de desenvolvimento. Um processo que passa pela re-construção da consciência sobre o poder do local para chegar ao controle sobre as estratégias de desenvolvimento. Trata-se de uma proposta de desenvolvimento endógeno que para sua concecução, no entanto, requer conhecimentos acerca das transformações ecológicas, técnicas, sociais e econômicas geradas por relações socio-ecológicas históricas do território em questão, a construção de práticas apropriadas ao ambiente e em sintonia com o paradigma do desenvolvimento sustentável e um novo espaço institucional para exercitar os conflitos de interesses e avançar na contrução da noção do território do Alto Camaquã. A base metodológica é dada pela teoria dos sistemas agrários e pela pesquisa participativa, a partir da qual o projeto busca caracterizar a diversidade de formas assumida pela interação entre as dimensões humana e ambiental dentro do território, identificando as estratégias de manejo dos recursos naturais, para redesenhar os sistemas de produção, avaliar a sustentabilidade dos sistemas pecuários familiares e gerar um sistema de informação geográfica. O projeto espera como resultado tornar evidente que as características próprias do território são de grande valor para uma estratégia de desenvolvimento sustentável.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Márcio Zamboni Neske - Integrante / Marcos Flávio Silva Borba - Coordenador / Fernando Flores Cardoso - Integrante / Marilice Cordeiro Garrastazú - Integrante / Daniel Portella Montardo - Integrante / Carlos Nabinger - Integrante / José Pedro Pereira Trindade - Integrante / Fernando Luiz Ferreira de Quadros - Integrante / Teresa Cristina Moraes Genro - Integrante / Clênio Nailto Pillon - Integrante / Alberi Noronha - Integrante / Anor Aluízio Menine Guedes - Integrante / Sandra Cristina Müller - Integrante.

  • 2007 - 2010

    Ecologização da Pecuária Familiar como Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Alto Camaquã, RS, Descrição: presente projeto, que integra ações de pesquisa participativa numa concepção de desenvolvimento regional com abordagem territorial, propõe a ecologização da pecuária familiar como estratégia de desenvolvimento sustentável do território do Alto Camaquã que engloba os municípios de Lavras do Sul, Caçapava do Sul, Bagé, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista, abrangendo uma área total de 8.352.37 km2 (FEPAM, 2006), compreendendo uma população de 24.688 hab (FEPAM, 2006) (RS). Busca, portanto, re-descobrir e re-valorizar o local como portador de elementos ambientais e experiências com potencial para suportar uma estratégia própria de desenvolvimento. Um processo que passa pela re-construção da consciência sobre o poder do local para chegar ao controle sobre as estratégias de desenvolvimento. Trata-se de uma proposta de desenvolvimento endógeno que para sua concecução, no entanto, requer conhecimentos acerca das transformações ecológicas, técnicas, sociais e econômicas geradas por relações socio-ecológicas históricas do território em questão, a construção de práticas apropriadas ao ambiente e em sintonia com o paradigma do desenvolvimento sustentável e um novo espaço institucional para exercitar os conflitos de interesses e avançar na contrução da noção do território do Alto Camaquã. A base metodológica é dada pela teoria dos sistemas agrários e pela pesquisa participativa, a partir da qual o projeto busca caracterizar a diversidade de formas assumida pela interação entre as dimensões humana e ambiental dentro do território, identificando as estratégias de manejo dos recursos naturais, para redesenhar os sistemas de produção, avaliar a sustentabilidade dos sistemas pecuários familiares e gerar um sistema de informação geográfica. O projeto espera como resultado tornar evidente que as características próprias do território são de grande valor para uma estratégia de desenvolvimento sustentável.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Márcio Zamboni Neske - Integrante / Marcos Flávio Silva Borba - Coordenador / Fernando Flores Cardoso - Integrante / Marilice Cordeiro Garrastazú - Integrante / Daniel Portella Montardo - Integrante / Carlos Nabinger - Integrante / José Pedro Pereira Trindade - Integrante / Fernando Luiz Ferreira de Quadros - Integrante / Teresa Cristina Moraes Genro - Integrante / Clênio Nailto Pillon - Integrante / Alberi Noronha - Integrante / Anor Aluízio Menine Guedes - Integrante / Sandra Cristina Müller - Integrante.

  • 2018 - Atual

    INCUBAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS (EES) NA FRONTEIRA DA PAZ ? SANTANA DO LIVRAMENTO - RS, Descrição: Descrição: O objetivo deste projeto é realizar a incubação, capacitação e apoio técnico e tecnológico aos empreendimentos econômicos solidários (EES) em Santana do Livramento/RS, por meio da realização de pesquisa, intercâmbio, capacitação e prestação de assessoria técnica e tecnológica. O trabalho envolverá cinco (5) empreendimentos solidários do município, bem como incentivará a formação de novos empreendimentos. Para alcançar o objetivo proposto serão utilizados recursos metodológicos como realização de pesquisa bibliográfica sobre o tema e realização de pesquisa/diagnóstico sobre a realidade de cada um dos empreendimentos. As informações coletadas darão subsídio para o desenvolvimento de ações de capacitação, prestação de assessoria técnica e tecnológica e fomento à criação de novos empreendimentos. As atividades serão desenvolvidas com uso de metodologias participativas e de forma a promover à autogestão... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2007 - 2010

    Ecologização da Pecuária Familiar como Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Alto Camaquã, RS, Descrição: presente projeto, que integra ações de pesquisa participativa numa concepção de desenvolvimento regional com abordagem territorial, propõe a ecologização da pecuária familiar como estratégia de desenvolvimento sustentável do território do Alto Camaquã que engloba os municípios de Lavras do Sul, Caçapava do Sul, Bagé, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista, abrangendo uma área total de 8.352.37 km2 (FEPAM, 2006), compreendendo uma população de 24.688 hab (FEPAM, 2006) (RS). Busca, portanto, re-descobrir e re-valorizar o local como portador de elementos ambientais e experiências com potencial para suportar uma estratégia própria de desenvolvimento. Um processo que passa pela re-construção da consciência sobre o poder do local para chegar ao controle sobre as estratégias de desenvolvimento. Trata-se de uma proposta de desenvolvimento endógeno que para sua concecução, no entanto, requer conhecimentos acerca das transformações ecológicas, técnicas, sociais e econômicas geradas por relações socio-ecológicas históricas do território em questão, a construção de práticas apropriadas ao ambiente e em sintonia com o paradigma do desenvolvimento sustentável e um novo espaço institucional para exercitar os conflitos de interesses e avançar na contrução da noção do território do Alto Camaquã. A base metodológica é dada pela teoria dos sistemas agrários e pela pesquisa participativa, a partir da qual o projeto busca caracterizar a diversidade de formas assumida pela interação entre as dimensões humana e ambiental dentro do território, identificando as estratégias de manejo dos recursos naturais, para redesenhar os sistemas de produção, avaliar a sustentabilidade dos sistemas pecuários familiares e gerar um sistema de informação geográfica. O projeto espera como resultado tornar evidente que as características próprias do território são de grande valor para uma estratégia de desenvolvimento sustentável.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2007 - 2010

    Ecologização da Pecuária Familiar como Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Alto Camaquã, RS, Descrição: presente projeto, que integra ações de pesquisa participativa numa concepção de desenvolvimento regional com abordagem territorial, propõe a ecologização da pecuária familiar como estratégia de desenvolvimento sustentável do território do Alto Camaquã que engloba os municípios de Lavras do Sul, Caçapava do Sul, Bagé, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista, abrangendo uma área total de 8.352.37 km2 (FEPAM, 2006), compreendendo uma população de 24.688 hab (FEPAM, 2006) (RS). Busca, portanto, re-descobrir e re-valorizar o local como portador de elementos ambientais e experiências com potencial para suportar uma estratégia própria de desenvolvimento. Um processo que passa pela re-construção da consciência sobre o poder do local para chegar ao controle sobre as estratégias de desenvolvimento. Trata-se de uma proposta de desenvolvimento endógeno que para sua concecução, no entanto, requer conhecimentos acerca das transformações ecológicas, técnicas, sociais e econômicas geradas por relações socio-ecológicas históricas do território em questão, a construção de práticas apropriadas ao ambiente e em sintonia com o paradigma do desenvolvimento sustentável e um novo espaço institucional para exercitar os conflitos de interesses e avançar na contrução da noção do território do Alto Camaquã. A base metodológica é dada pela teoria dos sistemas agrários e pela pesquisa participativa, a partir da qual o projeto busca caracterizar a diversidade de formas assumida pela interação entre as dimensões humana e ambiental dentro do território, identificando as estratégias de manejo dos recursos naturais, para redesenhar os sistemas de produção, avaliar a sustentabilidade dos sistemas pecuários familiares e gerar um sistema de informação geográfica. O projeto espera como resultado tornar evidente que as características próprias do território são de grande valor para uma estratégia de desenvolvimento sustentável.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Márcio Zamboni Neske - Integrante / Marcos Flávio Silva Borba - Coordenador / Fernando Flores Cardoso - Integrante / Marilice Cordeiro Garrastazú - Integrante / Daniel Portella Montardo - Integrante / Carlos Nabinger - Integrante / José Pedro Pereira Trindade - Integrante / Fernando Luiz Ferreira de Quadros - Integrante / Teresa Cristina Moraes Genro - Integrante / Clênio Nailto Pillon - Integrante / Alberi Noronha - Integrante / Anor Aluízio Menine Guedes - Integrante / Sandra Cristina Müller - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS Santana do Livramento. , Rua Rivadávia Corrêa, 825, Centro, 97573553 - Sant'Ana do Livramento, RS - Brasil, Telefone: (55) 32441440

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Rua Rivadávia Corrêa, 825 Centro 97573011 - Santana do Livramento, RS - Brasil Telefone: (55) 32441440 URL da Homepage: http://www.uergs.edu.br/

    Atividades

    • 08/2018

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DE SISTEMAS AGRÁRIOS

    • 08/2018

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DOS SISTEMAS AGRÁRIOS REGIONAIS

    • 03/2018

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SUSTENTABILIDADE

    • 03/2018

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL

    • 03/2018

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

    • 08/2016

      Direção e administração, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial.

    • 08/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DE UNIDADES DE PRODUÇÃO

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ECONOMIA E MEIO AMBIENTE

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO ECONÔMICO

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DINÂMICA E EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS AGRÁRIOS

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Desenvolvimento Territorial e Agroecologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO

    • 03/2017 - 07/2017

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DOS SISTEMAS AGRÁRIOS REGIONAIS

    • 03/2017 - 07/2017

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EVOLUÇÃO E DINÂMICA DOS SISTEMAS AGRÁRIO

    • 03/2017 - 07/2017

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DE SISTEMAS AGRÁRIOS

    • 03/2017 - 07/2017

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, BIOGEOGRAFIA, ECOAGRICULTURA E ETNOCONSERVAÇÃO

    • 06/2017 - 06/2017

      Ensino, Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, DESENVOLVIMENTO E AMBIENTE

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia das Populações Rurais

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmica e Evolução dos Sistemas Agrários

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução do Pensamento Econômico

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TRABALHO DE CURSO

    • 08/2015 - 08/2016

      Ensino, Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História dos Movimentos Sociais no Campo

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIA DA CIÊNCIA

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EVOLUÇÃO E DINÂMICA DOS SISTEMAS AGRÁRIOS

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETO

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, Desenvolvimento Territorial e Agroecologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIO INTEGRADOR

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO

    • 06/2016 - 06/2016

      Ensino, Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, DESENVOLVIMENTO E AMBIENTE

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia das Populações Rurais

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da CIência

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Evolução e dinâmica dos sistemas agrários

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biogeografia, Ecoagricultura e Etnoconservação

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento do Desenvolvimento Local

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elaboração e Análise de Projetos Sociais

    • 11/2015 - 11/2015

      Ensino, Desenvolvimento Territorial e Agroecologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

    • 11/2015 - 11/2015

      Ensino, Desenvolvimento Territorial e Agroecologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

    • 08/2015 - 08/2015

      Ensino, Desenvolvimento Territorial e Agroecologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias do Desenvolvimento

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia e Meio Ambiente

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Pensamento Econômico

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e Diagnóstico de Sistemas Agrários Regionais

    • 06/2014 - 12/2014

      Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Evolução e Dinâmica dos Sistemas Agrários

    • 06/2014 - 12/2014

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmica e Evolução dos Sistemas Agrários

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Tutor-professor, Enquadramento Funcional: Bolsista Universidade Aberta do Brasil (UAB), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Tutor a distância da disciplina "DERAD 023 ? Elaboração de Monografia", de 8 créditos (turma A e B), num total de 180 horas/aula, do curso de graduação em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER), modalidade a distância, 2ª edição. No período acima indicado está sendo considerado o período de aulas regulares e o período de pendência. Experiência docente em nível superior em graduação tecnológica. Realizando desde a concepção da disciplina até a execução da mesma, com aulas presenciais e acompanhamento diário da plataforma moodle de ensino a distância.

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Tutor-professor, Enquadramento Funcional: Bolsista Universidade Aberta do Brasil (UAB), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Tutor a distância da disciplina "DERAD 021 -Elaboração Avaliação de Projetos Agroindustriais ?", de 8 créditos (turma A e B), num total de 120 horas/aula, do curso de graduação em Desenvolvimento Rural , modalidade a distância, 2ª edição. No período acima indicado está sendo considerado o período de aulas regulares e o período de pendência, Experiência docente em nível superior em graduação tecnológica. Realizando desde a concepção da disciplina até a execução da mesma, com aulas presenciais e acompanhamento diário da plataforma moodle de ensino a distância.

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Tutor-professor, Enquadramento Funcional: Bolsista Universidade Aberta do Brasil (UAB), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Tutor à distância da disciplina "DERAD 024 -Comunicação e participação ?", de 8 créditos (turma A e B), num total de 120 horas/aula, do curso de graduação em Desenvolvimento Rural, modalidade a distância, 2ª edição. No período acima indicado está sendo considerado o período de aulas regulares e o período de pendência. Experiência docente em nível superior em graduação tecnológica. Realizando desde a concepção da disciplina até a execução da mesma, com aulas presenciais e acompanhamento diário da plataforma moodle de ensino a distância no curso.

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Tutor-professor, Enquadramento Funcional: Bolsista Universidade Aberta do Brasil (UAB), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Tutor a distância da disciplina "DERAD 018 ? Estágio Supervisionado I em Unidades de Produção Agrícola", de 20 créditos (turma A e B), num total de 180 horas/aula, do curso de graduação em Desenvolvimento Rural, modalidade a distância, 2ª edição. No período acima indicado está sendo considerado o período de aulas regulares e o período de pendência. Experiência docente em nível superior em graduação tecnológica. Realizando desde a concepção da disciplina até a execução da mesma, com aulas presenciais e acompanhamento diário da plataforma moodle de ensino a distância.

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Tutor-professor, Enquadramento Funcional: Bolsista Universidade Aberta do Brasil (UAB), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Tutor a distância da disciplina "DERAD 013 ? Planejamento e Gestão de Projetos para o Desenvolvimento Rural", de 8 créditos (turma A e B), num total de 120 horas/aula, do curso de graduação em Desenvolvimento Rural, modalidade a distância, 2ª edição. No período acima indicado está sendo considerado o período de aulas regulares e o período de pendência. Experiência docente em nível superior em graduação tecnológica. Realizando desde a concepção da disciplina até a execução da mesma, com aulas presenciais e acompanhamento diário da plataforma moodle de ensino a distância.

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Tutor-professor, Enquadramento Funcional: Bolsista Universidade Aberta do Brasil (UAB), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Tutor a distância da disciplina "DERAD 010 ? Estado e Políticas Públicas", de 4 créditos, num total de 90 horas/aula, do curso de graduação em Desenvolvimento Rural, modalidade a distância, 2ª edição. No período acima indicado está sendo considerado o período de aulas regulares e o período de pendência. Experiência docente em nível superior em graduação tecnológica. Realizando desde a concepção da disciplina até a execução da mesma, com aulas presenciais e acompanhamento diário da plataforma moodle de ensino a distância no curso.

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Tutor-professor, Enquadramento Funcional: Bolsista Universidade Aberta do Brasil (UAB), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Tutor a distância da disciplina "DERAD 015 ? Gestão e Planejamento de Unidades de Produção Agrícola", de 4 créditos, num total de 90 horas/aula, do curso de graduação em Desenvolvimento Rural, modalidade a distância, 2ª edição. No período acima indicado está sendo considerado o período de aulas regulares e o período de pendência. Experiência docente em nível superior em graduação tecnológica. Realizando desde a concepção da disciplina até a execução da mesma, com aulas presenciais e acompanhamento diário da plataforma moodle de ensino a distância.

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Tutor-professor, Enquadramento Funcional: Bolsista Universidade Aberta do Brasil (UAB), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Tutor a distância da disciplina "DERAD 023 ? Elaboração de Monografia", de 8 créditos (turma A e B), num total de 180 horas/aula, do curso de graduação em Desenvolvimento Rural, modalidade a distância, 1ª edição. No período acima indicado está sendo considerado o período de aulas regulares e o período de pendência. Experiência docente em nível superior em graduação tecnológica. Realizando desde a concepção da disciplina até a execução da mesma, com aulas presenciais e acompanhamento diário da plataforma moodle de ensino a distância.

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Tutor-professor, Enquadramento Funcional: Bolsista Universidade Aberta do Brasil (UAB), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Tutor a distância da disciplina "DERAD 002 - Dinâmica e Diferenciação dos Sistemas Agrários", de 4 créditos, num total de 180 horas/aula, do curso de graduação em Desenvolvimento Rural, modalidade a distância, 2ª edição. No período acima indicado está sendo considerado o período de aulas regulares e o período de pendência. Experiência docente em nível superior em graduação tecnológica. Realizando desde a concepção da disciplina até a execução da mesma, com aulas presenciais e acompanhamento diário da plataforma moodle de ensino a distância.

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Tutor-professor, Enquadramento Funcional: Bolsista Universidade Aberta do Brasil (UAB), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Tutor a distância da disciplina "DERAD 013 ? Planejamento e Gestão de Projetos para o Desenvolvimento Rural", de 8 créditos (turma A e B), num total de 120 horas/aula, do curso de graduação em Desenvolvimento Rural, modalidade a distância, 1ª edição. No período acima indicado está sendo considerado o período de aulas regulares e o período de pendência. Experiência docente em nível superior em graduação tecnológica. Realizando desde a concepção da disciplina até a execução da mesma, com aulas presenciais e acompanhamento diário da plataforma moodle de ensino a distância.

  • 2007 - 2008

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Tutor-professor, Enquadramento Funcional: Bolsista Universidade Aberta do Brasil (UAB), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Tutor a distância da disciplina "DERAD 002 - Dinâmica e Diferenciação dos Sistemas Agrários", de 8 créditos (turma A e B), num total de 120 horas/aula, do curso de graduação em Desenvolvimento Rural, modalidade a distância, 1ª edição. No período acima indicado está sendo considerado o período de aulas regulares e o período de pendência. Experiência docente em nível superior em graduação tecnológica. Realizando desde a concepção da disciplina até a execução da mesma, com aulas presenciais e acompanhamento diário da plataforma moodle de ensino a distância.

    Atividades

    • 09/2009 - 12/2010

      Extensão universitária , Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar - CECANE, .,Atividade de extensão realizada, Capacitação de Agricultores Familiares e Técnicos visando o fornecimento de Gêneros Alimentícios para o PNAE..

  • 2001 - 2006

    Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participação em projetos de pesquisa na área de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e Zootecnia