Izolda Costa Fernandes
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993), e dotorado também em educação pela mesma instituição já mencionada. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. , atuando principalmente nos seguintes temas: vestibular, ensino médio, ezducação, concurso e cultura.
Informações coletadas do Lattes em 17/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação
2000 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A seleção de conteúdos de ensino um saber docente na perspectiva da profissionalização.,
Orientador: Isauro Beltrán Nuñez
Palavras-chave: Conteúdo - Selecionar.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação e Profissionalização Docente / Especialidade: Ensino Médio.
Mestrado em Educação
1990 - 1993
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: União do povo de Cidade Nove: resgate de uma experiência.,Ano de Obtenção: 1993
Orientador: Jacira Gondim
Palavras-chave: Avaliação e aprendizagem.
Formação complementar
1999 - 1999
Atualização Em Metodologia de Ensino Para Docentes. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
1984 - 1984
Curso de Literatura Infantil. (Carga horária: 40h). , Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
XVIII. " A docência em sala de aula na EJA: aprendizagens no processo formativo".. 2012. (Feira).
XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e cultura da UFRN. " A docência em sala de aula na EJA: aprendizagens no processo formativo".. 2012. (Feira).
I Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação.Simpósio Temático Pedagogia. 2012. (Simpósio).
Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação.Simpósio temático em Educação. 2012. (Simpósio).
XVIII - Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN (CIENTEC RN).A docência em sala de aula na EJA: aprendizagem no processo formativo". 2012. (Outra).
XI ENEJA, Encontro nacional de Educação de Jovens e Adultos, co." Identidade dos Fóruns de EJA: conquistas, desafios e estratégias de lutas". 2009. (Encontro).
XIV SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA.POETIZANDO A PRÁTICA PEDAGPOGICA NA EJA: música e poesia resgatando a alegria e a aprendizagem na educação. 2008. (Seminário).
4º TELECONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2005. (Congresso).
XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Participação do XII ENDIPE. 2004. (Encontro).
Seminário de Avaliação e Aperfeiçoamento para o Acesso ao Ensino Superior.Pariticipação no Seminário de Avaliação e Aperfeiçoamento para o Acesso ao Ensino Superior. 2003. (Seminário).
VIII Seminário de Pesquisa do CCSA.Participação no VIII Seminário de Pesquisa do CCSA/UFRN. 2002. (Seminário).
X Colloque International de L'AFIRSE/I Colloque National de L'AFIRSE - Section Bresilienne. Participação no X Colloque International de L'AFIRSE/I Colloque national de L'AFIRSE - Section Brésienne. 2001. (Congresso).
XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste/EPENN.Pariticipação no XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste/XV EPENN. 2001. (Encontro).
VI Seminário de Pesquisa do CCSA.Participação no VI Seminário de Pesquisa do CCSA. 2000. (Seminário).
XXIII SAESUNN e IV SAESCO.Participação nos Eventos XXIII SAESUNN e IV SAESCO. 1999. (Encontro).
XXII SAESUNN e III SAESCO.Participação no XXII SAESUNN e no III SAESCO. 1998. (Outra).
II Colóquio Franco-Brasileiro.Participação no II Colóquio Franco-Brasileiro. 1995. (Outra).
V Encontro Regional/Nordeste da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais de Educação.Participação no V Encontro Regional/Nordeste da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais de Educação. 1994. (Encontro).
I Encontro Estadual de Educação para Todos.Participação no I Encontro Estadual de Educação para todos. 1985. (Encontro).
Jornada de Educacion Sexual para El Nivel de Educacion Inicial.Participação na Jornada de Educacion Sexual para el nivel de educacion inicial. 1979. (Outra).
Primer Seminario Internacional sobre Formacion Magisterial y Ayuda Tecnica para la Enseñanza.Participação no Primer Seminario Internacional sobre Formacion magisterial y ayuda tecnica para la Enseñanza. 1974. (Seminário).
Participação em bancas
FERNANDES, I. C.. A Educação Ambiental na Escola Pública: uma proposta de trabalho para o 2º ciclo do Ensino Fundamental. 2003. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. A Educação Ambiental na Escola Pública: uma proposta de trabalo para o 2º Ciclo do Ensino Fundamental. 2003. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. O fazer pedagógico na supervisão escolar em Nova-Cruz/RN. 1994. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Administração Educacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. Tema de Pesquisa como forma de organização metodológica: uma prática educativa de estagio supervisionado no NEI.". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Magistério em Séries Iniciais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " O que vi numa sala de aula da educação de jovens e adultos.". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Magistério em Séries Iniciais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Caminhos percorridos na educação de jovens e adultos do 4 e 5º ano do ensino fundamental".. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Magistério em Séries Iniciais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Semeando a docencia na Educação de jovens e adultos". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Magistério em Séries Iniciais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. "Saberes docentes na educação de jovens e adultos: aprendizagens no estágio supervisionado de pedagogia". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Magistério em Séries Iniciais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Docencia: uma experiencia formativa relevante na Escola estadual Presidente Café Filho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Magistério em Séries Iniciais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " A vivencia em sala de aula na educação de jovens e adultos: aprendizagens sobre o ensino". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Magistério em Séries Iniciais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Os desafios de professores na Educação de jovens e Adultos ao uso das horas tecnologias da informação e comunicação ( NTICS). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Magistério em Séries Iniciais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Diário de classe do 1º ano do ensino fundamental na Escola municipal de 1º grau Cantinho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " A vivência em sala de aula na educação de jovens e adultos: aprendizagens sobre o ensino.". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Tema de pesquisa como forma de organização metodológica: uma prática educativa de estagio supervisionado do NEI". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " O que vi numa sala de aula Educação de Jovens e Adultos". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Caminhos percorridos na educação de jovens e adultos do 4º e 5º ano do ensino fundamental.". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Semeando a Docencia na Educação de jovens e adultos". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Docencia: uma experiencia formativa relevante na Escola Estadual presidente Café Filho". 2013.
FERNANDES, I. C.. " A aquisição e desenvolvimento da linguagem no 1 º ano do ensino fundamental". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Experiência docente em uma turma de EJA na Escola Municipal Professora Francisca Fernandes da rocha". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Saberes docentes na educação de jovens e Adultos: aprendizagens no estagio supervisionado de pedagogia". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. Qualidade pedagógica na educação infantil: relatório da prática na educação infantil na Escola Espaço Live. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. A formação inicial docente do curso de Pedagogia da UFRN. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. Relatório reflexivo sobre a prática docente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. Trajetória formativa e escolarizada pública: uma reflexão sobre a iniciação à docência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. Memorial de formação: a construção de uma identidade docente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Qualidade pedagógica na educação infantil: relatório da prática na educação infantil na Escola espaço Livre". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " A formação inicial docente do curso de Pedagogia da UFRN". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Relatório reflexivo sobre a prática docente". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio gGrande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Trajetória formativa e escolarizada pública: uma reflexão sobre a iniciação à docência". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " tecendo saberes na Educação de jovens e Adultos: um relato de experiência". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Memorial de formação: a construção de uma identidade docente". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " O desenvolvimento de dinâmicas para motivar a sala de aula: sistematizando uma experi. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Maria Lêda Alves. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Recortes e relatos da prática de monitoria no ensino de libras na UFRN. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Relatos reflexivos de prática de ensino na escola de 1º grau. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Os sujeitos educandos na formação do currículo da Eja no contexto da Escola Municipal profª Francisca Fernandes da Rocha".. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Qualidade no ensino público do Rio Grande do Norte". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Recortes e relatos da prática de ensino na educação de jovens e adultos na Escola Estadual Djalma Aranha Marinho".. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Educação de Jovens e Adultos: sujeitos juvenis em escola municipais de Natal-RN.". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Educação de jovens e Adultos: Sujeitos juvenis em escolas municipais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. "Dificuldades de aprendizagem: um estudo com alunos da EJA.". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Dificuldades de aprendizagem:um estudo com alunos da EJA". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Memorial de Formação". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Recorte de uma aprendizagem pedagógica". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " O desenvolvimento de dinâmicas para motivar a sala de aula: sistematização uma experiência".. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. "Diario de classe sobre uma prática docente na EJA". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. "Aprendizagem na docência ". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. "Auto estima: um estudo com aluno da EJa". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Educação de jovens e adultos e a importancia do estágio supervisionado para a formação do professor: um relato reflexivo sobre a prática docente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Magistério em Séries Iniciais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. ' A inserção de sujeitos juvenis na EJA: um estudo em escola municipais de natal/Rn. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Magistério em Séries Iniciais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Experiencia docente em uma turma de EJA na Escola Municipal Professora Francisca Fernandes da Rocha". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Magistério em Séries Iniciais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Diiario de classe do 1º ano do ensino fundamental na escola municipal de 1º grau cantinho. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Magistério em Séries Iniciais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " A aquisição e denvolvimento da linguagem no 1 ano do ensino fundamental". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Magistério em Séries Iniciais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Recursos tecnologicos no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Magistério em Séries Iniciais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Os desafios de professores na Educação de jovens e Adultos ao uso das horas' tecnologias da informação e comunicação ( NTIC`S)". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Recorte e relatos da prática de monitoria no ensino de libras na UFRn.". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Recortes e relatos da prática de ensino na educação de jovens e adultos na Escola Djalma Aranha Marinho. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Os sujeitos educandos na formação do currículo da Eja no contexto da municipal profa Francisca Fernandes da Rocha". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " A prática pedagógica no 2º ano do ensino fundamental: um relato reflexivo das experiências vividas no estágio supevisionado no NEI". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Relatório reflexivo de prática de ensino na escola de 1º grau.". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " O desenvolvimanto de dinânmicas para motivar a sala de aula: sistematizando uma experiência". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Recortes e Relatos da prática docente no espaço escolar.". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " o desenvolvimento de dinâmicas para motivar a sala de aula: Sistematizando uma experiência.". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. Diários de aula: um instrumento estratégico para a reflexão da prática docente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. A motivação do aluno no processo de aprendizagem escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. Uma experiência de ensino e aprendizagem com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. A importância da motivação na Aprendizagem de Jovens e Adultos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. A Ludicidade e a Aprendizagem: vivências no Núcleo de Educação Infantil - CAP/UFRN. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. Identidade do ensino religioso e sua legalidade: um pouco de construção histórica e suas conquistas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. Tecendo saberes na Educação de Jovens e Adultos: um relato de experiência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " A importância do letramento na aprendizagem dos alunos na educação de Jovens e Adultos". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. ." Espaço de aprendizagem escolar além da sala de aula: reflexão sobre a prática de ensino na escola pública".. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio gGrande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Práticas de leituras: uma experiencia de ensino e de aprendizagem". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. " Contribuições para o processo de aprendizagem do aluno da EJA".. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. Família e Escola: uma relação no processo de ensino-aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. Tendências pedagógicas na Prática docente: um estudo sobre o discurso de professores em escolas públicas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. Por uma cultura do planejamento na Educação escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. Retomando ideias da Pedagogia Freinet: possibilidades na educação escolar no século XXI. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. Atividades escolares na EJA: um processo de aprendizagem docente e discente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. O Eu quer aprender: Auto-estima do adulto no Processo de Alfabetização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. A Integração Artístico-Literária na Produção de Texto: uma experiência no Ensino Médio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. Cidadania a formação do indivíduo no contexto escolar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. Avaliação da Aprendizagem: um confronto entre teorias e práticas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. A contextualização histórica da atuação pedagógica. HIstórico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. As Representações de Professores sobre Profissão e Profissional: dentro da perspectiva da profissionalização docente. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. A Educação Popular em Natal à margem do Sistema de Ensino Formal: algumas reflexões . 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.; DANTAS, S. S.. Comissão de seleção do Concurso Público de Provas e títulos para o cargo de professor do Magistério Superior da classe A. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, R. A.;FERNANDES, I. C.; CAMELO, M. H.; GUIMARAES, I. C. S.. Processo Seletivo para Cargo de Professor Substituto do Departamento de Práticas curriculares ( Didática e Ensino de Ciências. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
GOMES, E. M. R. S.; ALVES, F. T. O.;FERNANDES, I. C.. Concurso para professor Efetivo da UFERSA. 2010.
FERNANDES, I. C.. Concurso para professor de didática, prática de ensino e estágio supervisionado. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOARES JUNIOR, F. C.;FERNANDES, I. C.; ARAUJO, M. M.; LOPES, M. A. C.. Concurso ao cargo de Professor Substituto do Departamento de Educação na disciplina de Didática e Ensino de Geografia. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. Concurso ao cargo de Professor Adjunto/DE do Departamento de Educação na Área/Disciplina DIDÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. Processo Seletivo para Professor Substituto na área/Disciplina DIDÁTICA E ENSINO DE GEOGRAFIA. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. Concurso ao cargo de Professor do departamento de Educação na Área/Disciplina Fundamentos de Psicologia Educacional. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. Processo Seletivo Simplificado para professor Substituto. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.; ANDRADE, E. R. G.; SILVA, R. F. E.; BEZERRA, M. P. G.. Processo Seletivo Simplificado para professor Substituto. Disc. F. da Psicologia Educacional. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, I. C.. Processo Seletivo Simplificado para professor Substituto. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ARAUJO, M. F. F.; SOUSA, R. A.; SILVA, A. F. G.;FERNANDES, I. C.; GUIMARAES, I. C. S.; BARBOSA, R. M. N.. Processo seletivo para cargo de professor. 2009. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
FERNANDES, I. C.; DANTAS, J. M.; MENDES, I. A.. jugar as solicitações de dispensas dos componentes curriculares dos Estágios Supervisionados para formação de professores. 2013. Universidade Federal do Rio gGrande do Norte.
FERNANDES, I. C.; DANTAS, S. S.; MOMO, M.. Avaliar a solicitação de Dispensa de Disciplina. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MOMO, M.; FERREIRA, A. L.; GRACIA, L. T. S.; ARAUJO, C. M.; COSTA, G. F.;FERNANDES, I. C.; VIVEIROS, K. F. M.. Avaliação para progressão Funcional Docente. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MENDES, I. A.;FERNANDES, I. C.; DANTAS, S. S.. Comissão de Avaliação do Estágio Probatório da professora Karyne Dias Coutinho. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MENDES, I. A.;FERNANDES, I. C.; DANTAS, S. S.. Comissão de Avaliação do Estágio Probatório da professora Midori Hijioka Camelo. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOARES JUNIOR, F. C.;FERNANDES, I. C.; ARAUJO, M. M.; LOPES, M. A. C.. Comissão julgadora processo seletivo para professor substituto. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Orientou
" Diário de classe sobre uma prática docente na EJA"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
' Qualidade no ensino Público do Rio Grande do Norte; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
'Dificuldades de aprendizagem: um estudo com aluno da EJA"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
" Educação de Jovens e Adultos: Sujeitos Juvenis em escolas municipais de Natal-RN"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
Auto-estima: um estudo com aluno da EJA"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
" Aprendizagem na docência em EJA; "; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
" Espaço de aprendizagem escolar além da sala de aula: reflexões sobre a prática de ensino na escola pública"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
" Contribuições para o processo de aprendizagem do aluno na EJA"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
" Educação de Jovens e Adultos: Sujeitos juvenis em escolas municipais de Natal-RN; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio gGrande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
" Educação de jovens e a importância do estágio sSupervisionado para a formação do professor: um relatório reflexivo sobre sobre a prática docente"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio gGrande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
" Suellen Aline Teixeira dos Santos"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
" Relatório reflexivo sobre a prática docente"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
" A formação inicial docente do curso de Pedagogia da UFRN"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
" Memorial de formação: a construção de uma identidade docente"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
" Momorial de formação"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
" Recortes de uma aprendizagem pedagogica"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
" Qualidade pedagógica na educação infantil: relatório da prática na educação infantil na escola Espaçõ Livre"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
A MOTIVAÇÃO DO ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
DIÁRIOS DE AULA: UM INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
" Práticas de leitura: uma experiencia de ensino e de aprendizagem"; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
" A importância do letramento na aprendizagem dos alunos na educação de Jovens e adultos"; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
FAMÍLIA E ESCOLA: UMA RELAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE O DISCURSO DE PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
Motivação: fator essencial na aprendizagem do aluno em sala de aula; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
O saber escolar na educação de jovens e adultos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
A MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR DO ALUNO DA EJA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA AVALIATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENFOQUE CONSTRUTIVISTA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS E REFLEXÕES SOBRE AS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIA E TRABALHO: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA PARA O MERCADO DE TRABALHO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
A VIOLÊNCIA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
A LITERATURA INFANTIL NO CONTEXTO DE SALA DE AULA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
EJA: UM OLHAR QUE ENCANTA O ENSINO; UMA ESPERIÊNCIA QUE CONDUZ PARA UMA APRENDIZAGEM; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
SENTIR-SE ALFABETIZADO: UMA VISÃO DE ALUNOS DA EJA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
INDISCIPLINA EM SALA DE AULA: UM OLHAR DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
A MOTIVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO E A A PRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO PARA PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
O Eu quer aprender: auto-estima do adulto no processo de alfabetização; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
A Integração Artístico-Literária na Produção de Texto: uma experiência no Ensino Médio; 2004; 55 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
A docência na Educação de Jovens e Adultos em uma Escola da Cidade de Natal; 2004; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Izolda Costa Fernandes;
Produções bibliográficas
-
FERNANDES, I. C. ; GUIA DE LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD EJA 2011. Brasília: MEC, SECAD, 2011.
-
FERNANDES, I. C. ; A FUNÇÃO PEDAGÓGICA DO LIVRO DIDÁTICO NA EJA. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: memória, formação e material didático. Natal: EDUFRN, 2009, v. 1, p. 67-109.
-
FERNANDES, I. C. ; Selecionar e organizar conteúdos de ensino: uma nova dimensão na competência profissional do professor do Ensino Médio. In: X Colloque international de L'AFIRSE / I Colloque National de L'AFIRSE - Section Bresilienne, 2001, Natal. Heterogeneidade, Cultura e Educação, 2001.
-
FERNANDES, I. C. ; Selecionar e organizar conteúdos de ensino: uma nova dimensão na competência profissional do professor do Ensino Médio. In: X Colloque international de L'AFIRSE / I Colloque National de L'AFIRSE - Section Bresilienne, 2001, Natal. Heterogeneidade, Cultura e Educação. Natal: EDUFRN, 2001. v. U. p. 266-267.
-
FERNANDES, I. C. ; SIMPÓSIO TEMÁTICO PEDAGÓGICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERNANDES, I. C. ; A DOCÊNCIA EM SALA DE AULA NA EJA: APRENDIZAGEM NO PROCESSO FORMATIVO,. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES, I. C. ; O LIVROS DE DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO EM ESCOLA PÚBLICAS DE NATAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES, I. C. ; SUPORTES PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ALDULTOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES, I. C. ; I Simpósio nacional de materiais Didáticos e literário na Educação de jovens e Adultos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES, I. C. ; RAMALHO, Betânia Leite ; NUÑEZ, Isauro Beltrán ; TERRAZZAN, Eduardo ; GORETTE, Márcia ; FRANCIMAR, Antônia ; MARUJO, Marcelo P ; ADELINO, Márcia . Um estudo das necessidades formativas de professores de Física, Química e Biologia sob as exigências do novo Ensino Médio. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERNANDES, I. C. ; NUÑEZ, Isauro Beltrán ; RAMALHO, Betânia Leite . Os saberes necessários aos professores do Ensino Fundamental e Médio. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERNANDES, I. C. ; NUÑES, Isauro Béltran . A seleção de conteúdos no Ensino Médio, hoje: um novo desafio para professores e professoras?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERNANDES, I. C. ; Selecionar e organizar conteúdos de ensino: uma nova dimensão na competência profissional do professor do Ensino Médio. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERNANDES, I. C. ; Selecionar e Organizar Saberes Curriculares: uma dimensão da competência profissional do professor do ensino médio. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERNANDES, I. C. ; RAMALHO, Betânia Leite ; GARCIA, Raquel ; BARROS, Rejane . O Conceito de profissionalismo do professorado em formação. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
FERNANDES, I. C. ; Assessoria e Coordenação Didático-Pedagógica a Comissão Permanente do Vestibular - COMPERVE. 1999.
FERNANDES, I. C. ; Assessoria e Coordenação Didático-Pedagógica a Comissão Permanente do Vestibular - COMPERVE. 1998.
FERNANDES, I. C. ; Assessoria ao Projeto de Práticas Educativas a partir do Contexto Cultural da Comunidade. 1985.
FERNANDES, I. C. ; Assessoria ao Projeto de Práticas Educativas a partir do Contexto Cultural da Comunidade. 1984.
FERNANDES, I. C. ; Assessoria ao Projeto de Práticas Educativas a partir do Contexto Cultural da Comunidade. 1983.
RAMALHO, Betânia Leite ; NUÑES, Isauro Béltran ; FERNANDES, I. C. . Para melhor conhecer o ensino médio. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Participação como colaboradora _ atividade).
FERNANDES, I. C. ; Curso de Elaboração de Provas para Concurso. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERNANDES, I. C. ; Coordenadora de Prédio em Processo Seletivo: vestibular. 1999 (Coordenação) .
FERNANDES, I. C. ; Coordenação de aplicação das provas do Concurso Vestibular 1999. 1999 (Coordenação) .
FERNANDES, I. C. ; LOPES, Francisco Januário ; SÁ, Rosângela Maria Silva de . Processo de Consulta à Comunidade Universitária para provimento do cargo de Reitor. 1998 (Processo de Consulta) .
FERNANDES, I. C. ; Coordenação de distribuição e conferência de material na correção das provas discursivas do Concurso Vestibular 98. 1998 (Coordenação) .
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2012
O LIVRO DIDÁTICO NA EJA: um estudo com professores e alunos de escolas públicas na cidade de Natal, Descrição: O projeto tem como objetivo apreender o significado e a importância do Livro Didático (LD) para professores e alunos do I Segmento (1º e 2º níveis) no campo da modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA. A análise do objeto de estudo LD estará pautada pelo embasamento teórico de autores que discutem o tema, desenvolvendo um diálogo com os pesquisadores e o discurso de professores e de alunos que participaram das pesquisas realizadas em 2009 (com docentes) e 2010 (com discentes). Em virtude dessa continuidade, o campo empírico continuará com as mesmas escolas públicas, estaduais e municipais, da cidade de Natal/RN. O amparo teórico da metodologia estará sustentado nas idéias sistematizadas por Bardin (1977) sobre a técnica Análise de Conteúdo, condensando diversos núcleos de significação. Os dados empíricos - já coletados por meio de um questionário com perguntas fechadas e abertas - terão tratamento estatístico traduzido para um software Modalisa 6.0, que possibilita uma análise mais substantiva tanto do ponto de vista quantitativo, quanto de natureza qualitativa. O confronto da análise sobre a visão dos docentes e dos olhares dos discentes podem trazer contribuições significativas para ocupar uma lacuna no processo ensino- aprendizagem: sinalizando com elementos estruturantes do projeto gráfico, e com aspectos teórico-metodológicos na feitura de um LD para alunos jovens, adultos e idosos na EJA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Izolda Costa Fernandes - Coordenador.
-
1995 - 1996
O Conceito de Profissionalismo no Professorado em Formação, Descrição: O Projeto se propõe a conhecer e discutir o conceito de profissionalismo, na formação docente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Izolda Costa Fernandes - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação. , BR-101, Lagoa Nova, 59072970 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 2153519, Fax: (84) 2119221, URL da Homepage:
Experiência profissional
1968 - 1968
Escola de 1º Grau Jerônimo GueirosVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
01/1968 - 12/1968
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professor Polivalente
1986 - 1987
Secretaria de Educação e CulturaVínculo: Magistério, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
1985 - 1986
Secretaria de Educação e CulturaVínculo: Supervisão Pedagógica, Enquadramento Funcional: Supervisor Pedagógico, Carga horária: 40
Atividades
-
02/1986 - 02/1987
Ensino,,Disciplinas ministradas, Polivalente
-
01/1985 - 01/1986
Direção e administração, Escola Estadual União do Povo de Cidade Nova, .,Cargo ou função, Supervisão Pedagógica.
2012 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedag, Carga horária: 4
1991 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
A referida Professora é da Classe Professor Assitente. Tendo sido admitida a partir de 26/11/91, lotada no DEPED/UFRN, em regime de Educação Exclusiva.
Atividades
-
12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Representante do Departamento de Educação no Colegiado do Curso de Ciências Biológicas.
-
07/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Representante do Departamento de Educação no Colegiado do Curso de Pedagogia.
-
07/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Mebro da Comissão de Reformulação do Curso de Pedagogia do Campus Central.
-
06/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Análise de Estágios Probatórios dos professores do DEPED/UFRN.
-
01/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino em Didática, Princípios e Métodos de Administração Escolar I, Princípios e Métodos de Administração Escolar II, Estágio Supervisionado em Administração Escolar I, Estágio Supervisionado em Administração Escolar II, Ação Educativa na Instituição Escolar, O processo de Alfabetização I, O processo de Alfabetização II, Princ. Met. de Sup. Escolar II, Est. Sup. em Sup. Escolar I, Est. Sup. em Sup. Escolar II, Seminário I, Seminário II, História da Educação, Prática de Ensino na Escola de 1º Grau
-
06/2002 - 06/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente do Vestibular, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente do Vestibular.
-
07/1998 - 07/2001
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Coordenadora dos Cursos de Licenciatura Plena em Magistério Convênio UFRN/SECD/PREFEITURAS Municipais de Touros e São Miguel de Touros/Pureza.
-
04/1998 - 11/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente do Vestibular, .,Cargo ou função, Membro da Comissão permanente do vestibular.
-
11/1998 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Gabinete do Reitor, .,Cargo ou função, Membro da Subcomissão Setorial de Touros/RN, com vistas à operacionalização do processo de consulta para provimento dos cargos de Reitor e Vice-Reitor da UFRN.
-
11/1996 - 11/1998
Direção e administração, Pró Reitoria de Recursos Humanos, Departamento de Administração de Pessoal.,Cargo ou função, Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia do CCSA.
-
02/1998 - 02/1998
Treinamentos ministrados , Pró Reitoria de Recursos Humanos, Divisão de Treinamento e Desenvolvimento.,Treinamentos ministrados, Treinamento em Técnicas de Avaliação
-
08/1994 - 05/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia.
-
05/1994 - 11/1994
Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Assuntos Acadêmicos, Coordenação dos Campi Avançados.,Serviço realizado, Integrante de Grupo de Trabalho que realizou estudos técnicos tendo em vista a elaboração da "Proposta para a Reestruturação das unidades de Esnino do Interior em Macau, Nova Cruz e Santa Cruz.
-
05/1994 - 11/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Assuntos Acadêmicos, Coordenação dos Campi Avançados.,Cargo ou função, Membro da Comissão de elaboração da Proposta de Reestruturação das Unidades de Ensino do Interior em Macau, Nova Cruz e Santa Cruz.
-
09/1993 - 09/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Regional de Ensino Superior do Trairi, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Representante do Corpo Docente na Comissão de Estudo sobre Política de Interiorização.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Izolda Costa Fernandes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?