Ederson Monteiro Matsumoto

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e Mestrado em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (2015). Atualmente está cursando Doutorado no Programa de Pós-Graduação Rede Nordeste de Ensino-Renoen, na UFAL. É Professor de Física do Instituto Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, Experimentos de Baixo Custo, Etnofísica e Olimpíadas do Conhecimento.

Informações coletadas do Lattes em 12/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Curso de Doutorado em Ensino ? RENOEN

2025 - Atual

Universidade Federal de Alagoas
Título: Astronomia Indígena: Um Estudo Sobre o Conhecimento Ancestral do Povo Xukuru-Kariri
Orientador: Ivanderson Pereira da Silva

Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática: Física

2012 - 2015

Universidade Federal de Alagoas
Título: MOODLE - UMA OPÇÃO PARA ORIENTAR O ESTUDO ALÉM DA SALA DE AULA PRESENCIAL, Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Kleber Cavalcanti Serra
Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem; Aprender; Moodle.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Física Licenciatura

2005 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: MEMORIAL: MINHA HISTÓRIA ACADÊMICA
Orientador: Auta Stella de Medeiros Germano

Formação complementar

2015 - 2015

Space Camp 2015. (Carga horária: 66h). , Acrux, ACRUX, Brasil.

2014 - 2014

Space Camp 2014. (Carga horária: 50h). , Acrux, ACRUX, Brasil.

2014 - 2014

Formação Pedagógica para Professores. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, IFAL, Brasil.

2013 - 2013

O Tempo na vida. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2013 - 2013

Capacitação para Utilização dos Equipamentos Eq300. , Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa, CIDEPE, Brasil.

2013 - 2013

Laboratório de Prática Docente: Professores de Fís. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Física, SBF, Brasil.

2013 - 2013

Experimentos Simples de Física Moderna. (Carga horária: 2h). , Sociedade Brasileira de Física, SBF, Brasil.

2013 - 2013

Até onde os livros ?contam história??. (Carga horária: 2h). , Sociedade Brasileira de Física, SBF, Brasil.

2012 - 2012

Encontro Regional de Ensino de Astronomia - EREA. (Carga horária: 30h). , Observatório Astronômico Genival Leite Lima, OAGIL, Brasil.

2011 - 2011

Programa de Formação Continuada 2011. (Carga horária: 32h). , Colégio Maria Montessori, CMM, Brasil.

2010 - 2010

Curso Online: Integração das Mídias na Educação. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2010

Curso Online - Convergência dos Meios Tecnológicos. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2010

VI Joranada Espacial. (Carga horária: 48h). , Agência Espacial Brasileira, AEB, Brasil.

2008 - 2008

XXI Curso de Iniciação à Astronomia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2003 - 2003

Curso de metodologia do ensino médio. (Carga horária: 40h). , Secretaria Executiva de Educação - AL, SEE-AL, Brasil.

1998 - 1998

Conceitos Básicos Informática. (Carga horária: 51h). , Rhumo Informática, RI, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

MATSUMOTO, E. M. . Olimpíada Brasileira de Física 2018. 2018. .

MATSUMOTO, E. M. . XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2018. .

MATSUMOTO, E. M. . Olimpíada Brasileira de Física 2017. 2017. .

MATSUMOTO, E. M. . XX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2017. .

MATSUMOTO, E. M. . Olimpíada Brasileira de Física 2016. 2016. .

MATSUMOTO, E. M. . XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2016. .

MATSUMOTO, E. M. . 10ª MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES. 2016. .

MATSUMOTO, E. M. . Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. 2016. .

MATSUMOTO, E. M. . Olimpíada Brasileira de Física 2015. 2015. .

MATSUMOTO, E. M. . XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2015. .

MATSUMOTO, E. M. . 9ª MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES. 2015. .

MATSUMOTO, E. M. . Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. 2015. .

MATSUMOTO, E. M. . Olimpíada Brasileira de Física 2014. 2014. .

MATSUMOTO, E. M. . XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2014. .

MATSUMOTO, E. M. . 8ª MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES. 2014. .

MATSUMOTO, E. M. . Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. 2014. .

MATSUMOTO, E. M. . XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2013. .

MATSUMOTO, E. M. . Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. 2013. .

MATSUMOTO, E. S. M. ; MATSUMOTO, E. M. . Olimpíada Brasileira de Física 2013. 2013. .

MATSUMOTO, E. M. . XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica OBA. 2012. .

MATSUMOTO, E. M. . Olimpíada Brasileira de Física 2012. 2012. .

MATSUMOTO, E. M. . XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica OBA. 2011. .

MATSUMOTO, E. M. . Expociências. 2011. (Exposição).

MATSUMOTO, E. M. . Olimpíada Brasileira de Física 2011. 2011. .

MATSUMOTO, E. M. . XIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica OBA. 2010. .

Participação em eventos

8º Congresso Internacional de Educação de Maceió. 2014. (Congresso).

III Workshop de Matemática em Educação a Distância.Multimídias, Moodle e Redes Sociais: Ferramentas Unificadoras da Educação Presencial e a Distância. 2013. (Outra).

XXXI Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.JOGO HIPERMIDIÁTICO: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DIALOGADO DE FÍSICA. 2013. (Encontro).

XXXI Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS PARA CONTRIBUIR COM ENSINO DE FÍSICA. 2013. (Encontro).

XXXI Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.''ASTRO EM AÇÃO'': UM JOGO COM A FINALIDADE DE MOTIVAR E PROMOVER APRENDIZADO DE ASTRONOMIA. 2013. (Encontro).

XXXI Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.PROBLEMAS DIALOGADOS HIPERMIDIÁTICAMENTE: UMA OPÇÃO PARA O ESTUDO ALÉM DA SALA DE AULA. 2013. (Encontro).

Encontro Regional de Ensino de Astronomia - EREA. 2012. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Samara Karolynne Vieira da Silva

MATSUMOTO, E. M.. DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ESTUDANTES BRASILEIROS NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: INVESTIGAÇÃO SOBRE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Alagoas.

Aluno: Vitor Gabriel Santos da Silva

MATSUMOTO, E. M.. APRENDIZAGEM DE FÍSICA POR DEFICIENTES AUDITIVOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE QUATRO PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Alagoas.

Aluno: Cícero Barbosa dos Santos e Renato Luis Tertuliano de Gois

MATSUMOTO, E. M.. PERFIL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EaD PARTICIPANTES DO PROGRAMA PIBID NO POLO ARAPIRACA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Alagoas.

Aluno: Cícero Barbosa dos Santos e Renato Luis Tertuliano de Gois

MATSUMOTO, E. M.. PERFIL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EaD PARTICIPANTES DO PROGRAMA PIBID NO POLO ARAPIRACA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Alagoas.

Aluno: Gabryelle Dantas Cavalcante de Barros

MATSUMOTO, E. M.. Diferentes Recursos Didáticos Aplicados na Alfabetização de Aluno Surdo na Educação Infantil e Fundamental I. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Alagoas.

Aluno: Kirk Patrick Santos de Medeiros

MATSUMOTO, E. M.. Salubridade Ambiental do Bairro Santa Lúcia no Município de Maceió-AL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Alagoas.

Aluno: Marília da Silva Mariano e Josefa Roberta dos Santos Nunes

MATSUMOTO, E. M.. A Aplicação da Biogincana no Processo de Ensino e Aprendizagem de Biologia em Uma Escola da Rede Estadual de Palmeira dos Índios. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Alagoas.

Aluno: Paulo Victor Araújo Lopes

SERRA, K. C.;MATSUMOTO, E. M.; PRAXEDES, A. P. P.. FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura - Modalidade a Distância) - Universidade Federal de Alagoas.

MATSUMOTO, E. M.. V Encontro de Iniciação Científica - EIC. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas.

MATSUMOTO, E. M.. Expociência. 2011. Colégio Maria Montessori.

Orientou

Adrielly da Silva Melo

CRIAÇÃO DE UMA HORTA SUSTENTÁVEL E DISCUSSÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NUMA ESCOLA PARTICULAR E NUMA PÚBLICA; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Meio Ambiente) - Instituto Federal de Alagoas; Orientador: Ederson Monteiro Matsumoto;

Pedro Rodrigues Pinto

O PROFESSOR DE FÍSICA E A UTILIZAÇÃO DOS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (OVA): Um estudo de caso nas escolas públicas estaduais João Rodrigues Cardoso e Coronel Nicolau Siqueira no município de Águas Belas−PE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física Licenciatura - Modalidade a Distância) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ederson Monteiro Matsumoto;

Tiago Alves de França

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGENS (AVAS); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física Licenciatura - Modalidade a Distância) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ederson Monteiro Matsumoto;

Produções bibliográficas

  • MATSUMOTO, E. M. ; SILVA, A. L. P. ; SILVA, S. K. V. ; ROCHA, J. L. A. . ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIVERSIFICADOS PARA O ENSINO DE FÍSICA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. In: Fábio José dos Santos, Helton Adelino da Silva Santos, Maria Aparecida Silva. (Org.). ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIVERSIFICADOS PARA O ENSINO DE FÍSICA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 1ed.Maceió: Ifal, 2025, v. , p. 831-841.

  • MATSUMOTO, E. M. ; MATSUMOTO, E. S. M. . PLATAFORMA YOUTUBE EDU: ANÁLISE DE SUAS CARACTERÍSTICAS E POTENCIALIDADES. In: III ENCONTRO ALAGOANO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, 2014, Maceió. ANAIS DO III ENCONTRO ALAGOANO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - III EECM - 2014, 2014.

  • MATSUMOTO, E. S. M. ; MATSUMOTO, E. M. . POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DO USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (OVA) NO AMBIENTE EDUCACIONAL. In: III ENCONTRO ALAGOANO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, 2014, Maceió. ANAIS DO III ENCONTRO ALAGOANO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - III EECM - 2014, 2014.

  • MATSUMOTO, E. M. ; MATSUMOTO, E. S. M. ; SERRA, K. C. . JOGO HIPERMIDIÁTICO: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DIALOGADO DE FÍSICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MATSUMOTO, E. M. ; MATSUMOTO, E. S. M. ; SERRA, K. C. . PROBLEMAS DIALOGADOS HIPERMIDIÁTICAMENTE: UMA OPÇÃO PARA O ESTUDO ALÉM DA SALA DE AULA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MATSUMOTO, E. S. M. ; MATSUMOTO, E. M. ; SERRA, K. C. . ''ASTRO EM AÇÃO'': UM JOGO COM A FINALIDADE DE MOTIVAR E PROMOVER APRENDIZADO DE ASTRONOMIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MATSUMOTO, E. S. M. ; MATSUMOTO, E. M. ; SERRA, K. C. . Multimídias, Moodle e Redes Sociais: Ferramentas Unificadoras da Educação Presencial e a Distância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MATSUMOTO, E. S. M. ; MATSUMOTO, E. M. ; SERRA, K. C. . UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS PARA CONTRIBUIR COM ENSINO DE FÍSICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

MATSUMOTO, E. M. ; SERRA, K. C. . Curso de Refração da Luz (Sala Virtual). 2015.

MATSUMOTO, E. S. M. ; MATSUMOTO, E. M. . Facebook: Física Matsumoto. 2013; Tema: Facebook utilizado como Ambiente Virtual de Ensino, Aprendizagem e Divulgação Científica. (Rede social).

MATSUMOTO, E. M. ; MATSUMOTO, E. S. M. . FisicaMatsumoto. 2013; Tema: Site de Física e Divulgação Científica. (Site).

MATSUMOTO, E. S. M. ; MATSUMOTO, E. M. . FisicaMatsumoto. 2013; Tema: Nosso canal no YouTube. (Rede social).

MATSUMOTO, E. M. . Oficina: Aprender a Aprender II. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MATSUMOTO, E. M. . Oficina: Aprender a Aprender III. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MATSUMOTO, E. M. . Oficina: Aprender a Aprender. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Construção e Aplicação de um Espectroscópio de Baixo Custo, Descrição: O projeto propõe a construção e aplicação de um Espectroscópio utilizando materiais de baixo custo, cuja finalidade é observar e descrever qualitativamente as diferentes frequências (no visível) emitidas pelas fontes de luz do nosso cotidiano, inclusive o Sol.Deseja-se contribuir com o desenvolvimento do trabalho de investigação científica e tecnológica, na produção de conhecimento, bem e serviços, por parte dos envolvidos neste projeto, além de construir um instrumento, que sirva como material didático eficiente no tocante ao ensino de Física, Astronomia e Química, além disso, ser economicamente acessível a outras Escolas, principalmente pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ederson Monteiro Matsumoto - Coordenador.

Prêmios

2011

Aprovação em concurso público para provimento de cargo para professor do IFAL, Instituto Federal de Alagoas-IFAL.

2009

Aprovação em Concurso de Seleção de Monitores, Secretaria Estadual de Educação - Alagoas.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió. , Avenida do Ferroviário, 530, Centro, 57020600 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (82) 21267000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2025

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Maceió - AL.Linhas de pesquisa

  • 06/2020

    Ensino, Licenciatura em Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, SABERES E PRÁTICAS DO ENSINO DE FÍSICA II

  • 06/2020

    Ensino, Licenciatura em Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, INTRODUÇÃO À FÍSICA

  • 01/2018 - 12/2024

    Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas - EAD, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, FUNDAMENTOS DA FÍSICA, BIOFÍSICA

  • 06/2018 - 06/2024

    Ensino, Especialização em Educação e Meio Ambiente, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS

2013 - 2015

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Leciono Instrumentação para o Ensino de Física III, na Licenciatura em Física à Distância da UFAL pela UAB.

2006 - 2015

Colégio Contato

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular de Física, Carga horária: 16

Outras informações:
Leciono física na citada instituição para as turmas de 1° ano do ensino médio.

2005 - 2012

Colegio Maria Montessori

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular de Física, Carga horária: 20

Outras informações:
Lecionei física na citada instituição para o 9°ano do ensino fundamental e para as turmas de 1°, 2° e 3° anos do ensino médio. Coordenei o Grupo de Estudo Exatas com o objetivo de preparar para Vestibulares militares e participação em Olimpíadas do Conhecimento. Fui professor Responsável pela organização, cadastro e participação em Olimpíadas do Conhecimento Estaduais e Nacionais.

2001 - 2003

Escola Estadual Prof. Maria José Loureiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular de Física, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalhei na citada instituição como professor bolsista da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, lecionando a disciplina Física em todo o ensino médio.

2004 - 2004

Colégio Cristo Rei

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular de Física, Carga horária: 8

Outras informações:
Lecionei a disciplina de Física na citada instituição para as turmas de 1° ano do ensino médio, No período especificado.

2007 - 2009

Curso QUiz

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Física e coordenador pedagógico, Carga horária: 10

Outras informações:
Lecionei a disciplina Física em turmas de Pré-Vestibular na citada instituição. Redigi as apostilas de todo o conteúdo do ensino médio da citada disciplina. Preparei aulas multimídia de diversas disciplinas. Atuei também como coordenador pedagógico e de eventos, preparando materiais de apoio como listas de exercícios, aulões, simulados, entre outras atividades.

2003 - 2006

Maceió Vestibulares

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular de Física, Carga horária: 10

Outras informações:
Lecionei a disciplina Física para turmas de Pré-Vestibular na citada Instituição de ensino. Redigi as apostilas referentes ao conteúdo do 1º Ano do ensino médio. Preparei aulas multimídia para diversas disciplinas do ensino médio. Projetei aulões como revisão para o vestibular.