Débora Souto Allemand

Professora de Dança do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da mesma Universidade. Mestra em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, com o trabalho intitulado "Corpografias da Cidade através da Dança: o uso da rua pelo ...AVOA! Núcleo Artístico". Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e Licenciatura em Dança, ambas pela Universidade Federal de Pelotas (2013 e 2015). Foi Professora de Dança contratada no município de Pelotas, atuando nas Escolas Nestor Crochemore e Erasmo Braga com Ensino Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Foi Professora Substituta no curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas, na área de Análise do Movimento e Processos criativos (Maio/2016 a Abril/2018). Faz parte do corpo docente do curso de pós-graduação em Dança: educação, criação e produção artística da Faculdade Metodista de Santa Maria. Pesquisadora nos Grupos de Pesquisa Cidade+Contemporaneidade (UFPel/CNPQ) e OMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq). Foi bailarina e coordenadora do Grupo Artístico Caminhos da Dança na Rua (2015-2018). Autora do livro Cross-Cult: Desenho Urbano (2017), fruto da Pesquisa "Diferenças culturais e desenho urbano: experiências de transferenciabilidade de princípios entre Pelotas e Oxford" (em conjunto com a Oxford Brookes University e Financiada pelo Edital Internacionalização da Pós-graduação/FAPERGS 2014 - finalizado) e autora de artigo nos livros [entre]Cruzamentos: Ensaios sobre a cidade na contemporaneidade (2013) e Experiências Cartográficas: exploraçiones e/y derivas (2017). Trabalha com aproximações entre a área de Dança Contemporânea e o Espaço Urbano.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Artes Cênicas

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Sílvia Patrícia Fagundes.

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

2014 - 2016

Universidade Federal de Pelotas
Título: Corpografias da Cidade através da Dança: o uso da rua pelo ...AVOA! Núcleo Artístico,Ano de Obtenção: 2016
Eduardo Rocha.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cidade; Dança; Intervenções Urbanas; ...AVOA! Núcleo Artístico; São Paulo.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

Graduação em Dança

2008 - 2015

Universidade Federal de Pelotas
Título: A DANÇA E A CIDADE: Diálogos entre o espaço urbano e a criação artística
Orientador: Thiago Silva de Amorim Jesus

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2005 - 2013

Universidade Federal de Pelotas
Título: Praça Coreográfica
Orientador: Maurício Couto Polidori

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2004

Colégio Municipal Pelotense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 -

Dança Contemporânea. (Carga horária: 80h). , Eva Schul, ES, Brasil.

2019 - 2019

Residência Corpo Acúmulo. (Carga horária: 50h). , Porto Alegre em Cena, POA, Brasil.

2019 - 2019

Cenotécnica. (Carga horária: 4h). , Porto Alegre em Cena, POA, Brasil.

2019 - 2019

Percepção Física e Composição Generativa. (Carga horária: 20h). , Porto Alegre em Cena, POA, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Aula aberta ministrada por Eva Schul. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2018 - 2018

Workshop de Dança Senegalesa com Ibrahima Sarr. (Carga horária: 2h). , Porto Alegre em Cena, POA, Brasil.

2017 - 2017

Partiturando com Viewpoints em cena. (Carga horária: 3h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2017 - 2017

Vamos preparar um ensaio? por Ana Paula Zanandréa. (Carga horária: 3h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2017 - 2017

Processos de Criação em Dança com Dança Contemporânea: Dramaturgias. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2017 - 2017

Desculpas cotidianas para dançar. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2017 - 2017

Composição em Tempo Real com João Fiadeiro. (Carga horária: 10h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2016 - 2016

Residência Artístico-Pedagógica em Danças Populares na Escola. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2016 - 2016

Breve introdução aos estudos da biopolítica. (Carga horária: 2h). , Associação Nacional dos Pesquisadores de Dança, ANDA, Brasil.

2016 - 2016

Experimentações de Políticas para a Dança. (Carga horária: 6h). , Centro Contemporâneo Berê Fuhro Souto, CCBFS, Brasil.

2015 - 2015

Coding for delivering urban design quality in affordable housing areas. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2015 - 2015

Masterclass. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2015 - 2015

Itinerários para a construção coletiva, pesquisa e extensão. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2015 - 2015

Ação Performática na Rua. (Carga horária: 4h). , Teatrua - 1º festival de teatro de rua de Pelotas, TEATRUA, Brasil.

2015 - 2015

Ação Performática. (Carga horária: 16h). , Ócio Experimentos em Videodança, ÓCIO, Brasil.

2015 - 2015

Coding for Delivering Urban Design. (Carga horária: 40h). , Oxford Brookes University, BROOKES, Inglaterra.

2015 - 2015

Programa de Inglês - Intermediário Superior. (Carga horária: 100h). , Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.

2014 - 2015

Dança Contemporânea. (Carga horária: 320h). , Centro Contemporâneo Berê Fuhro Souto, CCBFS, Brasil.

2014 - 2014

Espiando o desenho urbano e fotografia expandida. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2014 - 2014

Desenho Urbano. (Carga horária: 12h). , Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo UFPel, PROGRAU, Brasil.

2014 - 2014

Programa de Inglês Pré-intermediário. (Carga horária: 100h). , Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.

2014 - 2014

Programa de Inglês Pré-intermediário. (Carga horária: 100h). , Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.

2014 - 2014

Elaboração de Projetos PROCULTURA. (Carga horária: 3h). , Prefeitura Municipal de Pelotas, P/PELOTAS, Brasil.

2014 - 2014

Centímetro - workshop de dança. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2011 - 2014

Vadiação em Pelotas. (Carga horária: 260h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2013 - 2013

1ª semana do curso de dança 2013-2. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2013 - 2013

Coding for Delivering Urban Design. (Carga horária: 40h). , Oxford Brookes University, BROOKES, Inglaterra.

2013 - 2013

Práticas sustentáveis com bambu. (Carga horária: 40h). , DEBAMBU, DEBAMBU, Brasil.

2013 - 2013

Laboratório de Dança Contemporânea. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2012 - 2012

Workshop de Hip Hop, House e Bate papo. (Carga horária: 5h). , Cia. da Dança, CIA DANÇA, Brasil.

2012 - 2012

Oficina de Samba e Dança Afro. (Carga horária: 4h). , Nufolke - Núcleo de Folclore da Ufpel, NUFOLK, Brasil.

2012 - 2012

Hip Hop. (Carga horária: 10h). , RAÇA Centro de Artes, RAÇA, Brasil.

2012 - 2012

PRODOCÊNCIA. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2012 - 2012

Dança Afro. (Carga horária: 64h). , Cia de Dança Daniel Amaro, CIADANIELAMARO, Brasil.

2008 - 2011

Jazz. (Carga horária: 320h). , 1o Ato Tavane Viana, 1O ATO, Brasil.

2008 - 2011

Danças Urbanas. (Carga horária: 320h). , 1o Ato Tavane Viana, 1O ATO, Brasil.

2010 - 2010

3DSMAX. (Carga horária: 36h). , Graphitar Oficina de Imagens, GRAPHITAR, Brasil.

2007 - 2007

Autocad. (Carga horária: 45h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2006 - 2006

Corel Draw 11. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2003 - 2003

Dança Afro. (Carga horária: 4h). , 11ª Fenadoce, FENADOCE, Brasil.

2002 - 2002

Programa de Inglês - básico. (Carga horária: 70h). , Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.

2001 - 2001

Jazz Estudante. (Carga horária: 20h). , 7º Santa Maria em dança, SMD, Brasil.

2001 - 2001

Power Point, Planilhas Eletrônicas, Corel Draw e Banco de Dados. (Carga horária: 40h). , Teens, TEENS, Brasil.

2000 - 2000

Introdução à Microinformática, Windows, Internet, Digitação. (Carga horária: 40h). , Teens, TEENS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Intervenções urbanas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ALLEMAND, D. S. ; HOFFMANN, C. A. ; CORREA, J. F. . CALOURADA RECEPÇÃO CULTURAL 2017/1. 2017. (Outro).

ALLEMAND, D. S. ; HOFFMANN, C. A. ; CARVALHO, C. ; CORREA, J. F. ; JESUS, T. A. . Semana em Comemoração ao Dia Internacional da Dança 2017. 2017. (Outro).

ALLEMAND, D. S. ; HOFFMANN, C. A. ; CARVALHO, C. ; CORREA, J. F. ; JESUS, T. A. ; ZANELLA, A. K. . Mostra Coreográfica COREOLAB. 2017. (Outro).

ALLEMAND, D. S. ; BITTENCOURT, J. V. . Oficina de Danças Urbanas com Arthur Santos. 2017. (Outro).

ALLEMAND, D. S. ; ITURRIET, A. B. ; ARRIETA, T. B. . Residência Artística com Vanilton Lakka. 2017. (Outro).

ALLEMAND, D. S. ; HOFFMANN, C. A. . Residência Artística de Dança Moderna com Mônica Dantas. 2017. (Outro).

ALLEMAND, D. S. ; NASCIMENTO, F. M. . Residência Artística Processos de Criação em Dança com Dança Contemporânea: Dramaturgias. 2017. (Outro).

ALLEMAND, D. S. ; SOUTO, B. F. ; OLIVEIRA, B. ; CLASEN, C. . VI Seminário Políticas Públicas para a Dança. 2016. (Outro).

ALLEMAND, D. S. ; Rocha, E ; Hypolito, B ; MAGALHAES, C. ; NUNES, G. ; MAIA, L. ; PINHO, R. B. ; VIEIRA, T. . Coding for Delivering Urban Design Quality in Affordable Housing Areas: The case of Pelotas. 2015. (Outro).

ALLEMAND, D. S. . I Colóquio Internacional Arquitetura, Derrida e aproximações. 2015. (Congresso).

ALLEMAND, D. S. ; SOUTO, B. F. . 5º Seminário para Políticas Públicas para a Dança. 2015. (Outro).

ALLEMAND, D. S. . Intervenção Urbana: Os quatro elementos negros - Água, Fogo, Vento e Terra. 2015. (Outro).

ALLEMAND, D. S. ; Rocha, E ; Hypolito, B ; TOMIELLO, F. ; PINHO, R. B. . 3° Encontro Cidade + Contemporaneidade e 3a Jornada de Modelagem e Morfologia Urbana. 2014. (Congresso).

ALLEMAND, D. S. ; Rocha, E ; TOMIELLO, F. ; Hypolito, B ; AZEVEDO, L. N. . Workshops CrossCult. 2014. (Outro).

ALLEMAND, D. S. ; SOUTO, B. F. . 4º Seminário para Políticas Públicas para a Dança. 2014. (Outro).

ALLEMAND, D. S. ; Hypolito, B ; Rocha, E ; TOMIELLO, F. ; Santos, Glauco ; PINHO, R. B. . 2° Cidade + Contemporaneidade/ 2° Jornada de Morfologia + Modelagem Urbana. 2013. (Congresso).

ALLEMAND, D. S. ; Rocha, E . II Encontro de Desenho Urbano Viva o Territorio!. 2013. (Congresso).

ALLEMAND, D. S. . II Conexao Dance Festival. 2013. (Festival).

ALLEMAND, D. S. . XXXII Erea Sul Cascavel. 2013. (Outro).

ALLEMAND, D. S. ; Rocha, E ; BARROS, C ; Nunes, C ; Santos, Glauco ; Kuhlhoff, I ; Detoni, L ; Bittencourt, L . I Encontro Internacional Cidade+Contemporaneidade: Resistência, Hospitalidade e Para-formalidade. 2012. (Congresso).

ALLEMAND, D. S. . XXXV Enea Bauru 2011. 2011. (Outro).

ALLEMAND, D. S. . II encontro da regional nordeste de estudantes de arquitetura e urbanismo. 2010. (Outro).

ALLEMAND, D. S. . I erea Nordeste. 2009. (Outro).

ALLEMAND, D. S. . XXVIII EREA Sul Pelotas. 2009. (Congresso).

ALLEMAND, D. S. . XXVII Erea Sul 2008. 2008. (Outro).

ALLEMAND, D. S. . Encontro Pelotense de Estudantes de Arquitetura. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Encontro Científico da ANDA ? Associação Nacional de Pesquisadores em Dança. 2019. (Encontro).

1a Semana Acadêmica de Dança UFPel - Dança e Profissão: barreiras e caminhos (artístico, pedagógico e científico). 2018. (Encontro).

Ato de Criação.Criar e educar são atos políticos!. 2018. (Outra).

EREA Satolep - Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo.Cidade na Contemporaneidade. 2018. (Encontro).

I Bienal do Jogo e Educação - Múltiplos e Corpos. 2018. (Oficina).

I Seminário de Pesquisa do Centro de Artes. 2018. (Seminário).

Lançamento do Projeto Carne Digital: Arquivo Eva Schul. 2018. (Encontro).

VII Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas - 2018. 2018. (Simpósio).

6° Festival Dança Pelotas.Oficina-palestra: Estratégias de Composição coreográfica. 2017. (Encontro).

7° Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA).Quantos porcento de pesquisa artística?. 2017. (Seminário).

7° Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA).Performance e(m) criação 2. 2017. (Seminário).

VI Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas. 2017. (Simpósio).

6° Seminário de Pesquisas em Andamento da USP.Corpografias da cidade através da dança. 2016. (Seminário).

6° Seminário de Pesquisas em Andamento da USP. 2016. (Seminário).

IV Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA. 2016. (Congresso).

V Encontro das Graduações em Dança do RS. 2016. (Encontro).

VI Seminário Políticas Públicas para a Dança. 2016. (Seminário).

VI Seminário Políticas Públicas para a Dança.Ato Poético Político - Caminhos da Dança na Rua. 2016. (Seminário).

X SEMINÁRIOS DE DANÇA.Coreografando com a rua: ações performáticas na cidade de Pelotas. 2016. (Seminário).

4° Encontro Cidade, Contemporaneidade e Morfologia Urbana. 2015. (Encontro).

5° Seminário de Políticas Públicas para a Dança. 2015. (Seminário).

Cidades, Pessoas e Conquistas Sócio Espaciais. 2015. (Outra).

Construir pontes e cruzar fronteiras para uma prática de arquitetura e urbanismo mais conscientes. 2015. (Outra).

I Colóquio Internacional Arquitetura, Derrida e aproximações. 2015. (Congresso).

II Seminário Internacional Ensino de Arte: Culturas e práticas do cotidiano. 2015. (Seminário).

O ato de Criação Textual. 2015. (Encontro).

R Design Sul Pelotas. 2015. (Encontro).

R Design Sul Pelotas.Narrativas da cidade através da arte. 2015. (Encontro).

Seminários de Dança do 33° Festival de Dança de Joinville. 2015. (Seminário).

1° SemanAU URI Santo Ângelo.Cidade + Contemporaneidade. 2014. (Seminário).

25° Concurso Opera Prima 2014. Praça Coreografica. 2014. (Exposição).

4° Seminário de Políticas Públicas para a Dança. 2014. (Seminário).

Corpocidade 4. 2014. (Seminário).

III ENANPARQ. 2014. (Seminário).

III Encontro Internacional Cidade + Contemporaneidade e III Jornada de Morfologia e Modelagem Urbana. 2014. (Encontro).

O ato de criação textual. 2014. (Seminário).

Semana Acadêmica da FAURB - Cidade de Contrastes. 2014. (Seminário).

Seminário Regional de Ensino Superior. Painel TFG. 2014. (Congresso).

3° Cidade + Contemporaneidade/ 3° Jornada de Morfologia + Modelagem Urbana. 2013. (Encontro).

II Encontro Internacional Cidade + Contemporaneidade e II Jornada de Morfologia e Modelagem Urbana. 2013. (Encontro).

III Seminário Integrador Escrileituras e V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. 2013. (Seminário).

Pratica Assistida de Arquitetura e Urbanismo. 2013. (Seminário).

Projeto Contemporâneo. 2013. (Congresso).

Seminario Internacional A Dança Fora de Si. 2013. (Seminário).

UrbBA 13. 2013. (Congresso).

VI SEAD. 2013. (Congresso).

XXII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. 2013. (Congresso).

I Encontro Internacional Cidade + Contemporaneidade. 2012. (Oficina).

III Encontro Estadual de Graduaçoes em Dança. 2012. (Encontro).

24° Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo de Sao Paulo. 2011. (Encontro).

Calourada Faurb - Mesa Redonda. 2011. (Outra).

XXIX EREA SP. 2011. (Encontro).

Seminario de Politicas Publicas para a Dança. 2010. (Seminário).

XIX Encontro Latino Americano de Estudantes de Arquitetura. 2010. (Encontro).

EREA Aracaju. 2009. (Outra).

XXII EREA SP. 2009. (Encontro).

2° Seminário de Arquitetura Ecletismo no Sul. 2006. (Seminário).

1° Seminário Internacional sobre Mobilidade Sustentável. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jéssica Carvalho

ALLEMAND, D. S.; JORGE, J.; JESUS, T. A.. Chagas Abertas: o corpo nos rituais de Umbanda. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: David Ferreira Vieira

ALLEMAND, D. S.; JESUS, T. A.; FALKEMBACH, M.. Hip Hop Dance : vocabulário poético e possibilidades de criação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Miriam Brockmann Guimarães

JESUS, T. A.; HOFFMANN, C. A.;ALLEMAND, D. S.. Tempos Brancos: rememorando estratégias de composição coreográfica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Sarah Leão Lopes

ALLEMAND, D. S.; TURRA, C.. Performance e subjetividade: uma etnobiografia de Bruma Densa, a Korpa Bomba. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Janaina Bruna dos Santos Moreira

ALLEMAND, D. S.; LESSA, H. T.; CABRAL, J.. Nossos testemunhos: criar em dança a partir dos discursos sobre violência contra o gênero feminino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Taís Botelho Arrieta

ALLEMAND, D. S.; HOFFMANN, C. A.. Fragmenformance: como contar com o corpo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Karen Domingues Rodrigues

ALLEMAND, D. S.; JESUS, T. A.; HOFFMANN, C. A.. Danças tradicionais gaúchas: (de) compondo sua movimentação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Débora Cardoso da Silva

ALLEMAND, D. S.; HOFFMANN, C. A.; CORREA, J. F.. DANÇA NA ESCOLA: Uma percepção sobre a inserção da dança enquanto disciplina curricular na escola Coronel Pedro Osório. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pelotas.

ALLEMAND, D. S.; HOFFMANN, C. A.; JESUS, T. A.. Espetáculo Yiá. 2017. Universidade Federal de Pelotas.

ALLEMAND, D. S.; ZANELLA, A. K.; CORREA, J. F.. A rua também é minha!. 2017. Universidade Federal de Pelotas.

ALLEMAND, D. S.; FALKEMBACH, M.; ALMEIDA, A. S.. Quer tomar um café?. 2017. Universidade Federal de Pelotas.

ALLEMAND, D. S.; CORREA, J. F.; NASCIMENTO, F. M.. Espetáculo de Dança: Asiocue. 2016. Universidade Federal de Pelotas.

ALLEMAND, D. S.; JESUS, T. A.; CARVALHO, C.. Espetáculo de Dança: Relógio de Areia. 2016. Universidade Federal de Pelotas.

ALLEMAND, D. S.. II Congresso de Ensino de Graduação UFPel. 2016. Universidade Federal de Pelotas.

ALLEMAND, D. S.. XXV Congresso de Iniciação Científica UFPel. 2016. Universidade Federal de Pelotas.

ALLEMAND, D. S.. III Congresso de Extensão e Cultura UFPel. 2016. Universidade Federal de Pelotas.

ALLEMAND, D. S.; Peres, Otávio. Concurso Fachada FAUrb. 2014. Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Lucia Costa de Oliveira

OLIVEIRA, A. L. C.; GUTIERREZ, R.. Praça Coreográfica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.

Eduardo Rocha

ROCHA, E.POLIDORI, M. C.; KERR JUNIOR, D. H.. Cidade como Espaço Cênico: narrativas do espaço urbano através do ...AVOA! Núcleo Artístico. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.

Josiane Gisela Franken Corrêa

JESUS, Thiago A.Hoffmann, Carmen A.FRANKEN, Josiane G.. A Dança e a Cidade: diálogos entre o espaço urbano e a criação artística. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pelotas.

Carmen Anita Hoffmann

KERR JUNIOR, D. H. B.; POLIDORI, M. C.; ROCHA, E.;HOFFMANN, C. A.. CORPOGRAFIAS DA CIDADE ATRAVÉS DA DANÇA/ O USO DA RUA PELO...AVOA! NÚCLEO ARTÍSTICO. 2016. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.

Carmen Anita Hoffmann

JESUS, T. A.;HOFFMANN, C. A.. A Dança e a Cidade: diálogos entre o espaço urbano e a criação artística.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pelotas.

Thiago Silva de Amorim Jesus

JESUS, T. S. A.HOFFMANN, C.A.CORREA, J. G. F.. A dança e a cidade: diálogos entre o espaço urbano e a criação artística. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Miriam Brockmann Guimarães

Tempos Brancos: Rememorando estratégias de composição coreográfica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Débora Souto Allemand;

Débora Cardoso da Silva

Dança na Escola: uma percepção sobre a inserção da dança enquanto disciplina curricular na Escola Coronel Pedro Osório; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Débora Souto Allemand;

Sarah Leão Lopes

A EXPERIÊNCIA CARTOGRÁFICA NO GRUPO CORPOGRAFIAS DO PROCESSO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICO: VIVÊNCIAS, MEDIAÇÕES E AFETOS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Débora Souto Allemand;

Taís Beltrame dos Santos

A cidade como processo e palco; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Débora Souto Allemand;

Carolina Pinto da Silva

EXTREMO INTERNO: UM PROCESSO CRIATIVO A PARTIR DO COTIDIANO; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Débora Souto Allemand;

Janaína Bruna Moreira dos Santos

Caminhos da dança na rua; 2017; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Débora Souto Allemand;

Paulo Takeo Ito

Caminhos da Dança na Rua: Oficina Incômodas; 2017; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Débora Souto Allemand;

Janaina Bruna dos Santos

A rua também é minha!; 2017; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Débora Souto Allemand;

Jessica Oliveira

Quer tomar um café?; 2017; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Débora Souto Allemand;

Larissa Mara Escudeiro

Mutirão das Artes; 2017; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Débora Souto Allemand;

Shaiane Beatriz dos Santos

Mutirão das Artes; 2017; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Débora Souto Allemand;

Marina Timm Medeiros

Residências Artísticas; 2017; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Débora Souto Allemand;

Sarah Leão Lopes

Caminhos da Dança na Rua; 2017; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Débora Souto Allemand;

Lísia Jessica Machado Peixoto

No desalinho dos meus instintos; 2016; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Débora Souto Allemand;

Alice Braz Iturriet

Caminhos da Dança na Rua: Reflexões acerca da relação com o público e os proponentes; 2016; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Débora Souto Allemand;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luciana Cesconetto Fernandes da Silva

A metodologia triangular e o ensino da dança; 2009; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Luciana Cesconetto Fernandes da Silva;

Maurício Couto Polidori

Outras relações urbanas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maurício Couto Polidori;

Eduardo Rocha

Corpografias da cidade através da dança: o uso da rua pelo; ; ; AVOA! Núcleo Artístico; 2016; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Rocha;

Eduardo Rocha

Para-formal no Centro da Cidade; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Rocha;

Eduardo Rocha

OS LUGARES DO PARA-FORMAL: marquises, abandonos e vazios no processo de planejamento urbano; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Rocha;

Eduardo Rocha

Incorporação: adentrando (n)a cidade; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Rocha;

Carmen Anita Hoffmann

Caminhos da dança na rua; 2015; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Carmen Anita Hoffmann;

Thiago Silva de Amorim Jesus

A dança e a cidade: diálogos entre o espaço urbano e a criação artística; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Thiago Silva de Amorim Jesus;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • HOFFMANN, C. A. ; ZANELLA, A. K. ; ALLEMAND, D. S. . Os caminhos do curso de dança da UNICRUZ (1998-2010). REPERTÓRIO: TEATRO E DANÇA , v. 22, p. 320, 2019.

  • GUIMARAES, M. B. ; ALLEMAND, D. S. . Berê Fuhro Souto: Pilates e palavra coreografada. REVISTA DA FUNDARTE , v. 37, p. 91-111, 2019.

  • BERTONI, V. ; AVILA, S. B. ; ALLEMAND, D. S. ; RESENDE, F. S. ; PONSI, I. D. ; MARTINS, I. . CINCO ESCRITOS PARA UM MOSAICO: produções textuais a partir de pesquisas acadêmicas em Artes Cênicas. REVISTA DA FUNDARTE , v. 39, p. 124-148, 2019.

  • ALLEMAND, DÉBORA SOUTO ; LESSA, HELENA THOFEHRN ; LOPES, SARAH LEÃO ; HOFFMANN, CARMEN ANITA . Saia! Vestes e contradições de uma performance. DAPESQUISA , v. 14, p. 052-067, 2019.

  • ALLEMAND, D. S. ; CORREA, J. F. ; HOFFMANN, C. A. . 2% para mais ou para menos: a ordem dos fatores [dançados] altera o produto [improvisado]. CONCEIÇÃO/CONCEPTION REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA , v. 7, p. 2, 2018.

  • HOFFMANN, C. A. ; ALLEMAND, D. S. . TRAÇANDO CAMINHOS DANÇANTES NAS RUAS DE PELOTAS. Informe C3 , v. 10, p. 66, 2018.

  • ALLEMAND, D. S. ; HOFFMANN, C. A. ; ITURRIET, A. B. ; ARRIETA, T. B. . PASSEIOS DANÇANTES NAS RUAS DE PELOTAS: PREPARANDO-SE PARA O DESCONHECIDO. REVISTA CENA , v. 21, p. 5-12, 2017.

  • ALLEMAND, D. S. ; Rocha, E . O corpo e a cidade: aproximações e subjetividades. Revista Thésis , v. 4, p. 259, 2017.

  • ALLEMAND, D. S. ; Rocha, E . Territórios criados pelo ...AVOA! Núcleo Artístico: relações possíveis entre dança e cidade. Urdimento (UDESC) , v. 1, p. 253, 2017.

  • MOREIRA, J. B. S. ; ALLEMAND, D. S. ; HOFFMANN, C. A. ; ITO JUNIOR, P. T. ; GUERRA, H. . CAMINHOS DA DANÇA NA RUA: ESPAÇO PÚBLICO PRIVATIZADO? ? INTERVINDO NO PARKLET. EXPRESSA EXTENSÃO , v. 22, p. 129, 2017.

  • SANTOS, T. B. ; ALLEMAND, D. S. . A cidade como processo corpográfico: corpo e palavra. Revista Pixo , v. 1, p. 74, 2017.

  • ALLEMAND, D. S. ; HOFFMANN, C. A. . CAMINHOS DA DANÇA NAS RUAS DE PELOTAS: UMA SEMENTE CAPAZ DE BROTAR DIÁLOGOS POÉTICOS. Revista Expressa Extensão , v. 20, p. 87-98, 2016.

  • ALLEMAND, D. S. ; Rocha, E . Arte na Rua e Desdobramentos. Conceição/Conception Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena , v. 5, p. 34, 2016.

  • ALLEMAND, D. S. ; Rocha, E ; PINHO, R. B. . Descobrindo para-formalidades: controvérsias e mediações no espaço público. Virus , v. 10, p. 1, 2015.

  • ALLEMAND, D. S. ; Rocha, E ; PINHO, R. B. . Discovering the para-formal city: controversies and mediations in public space. Virus , v. 10, p. 1, 2015.

  • ALLEMAND, D. S. ; Rocha, E ; PINHO, R. B. . Descobrindo para-formalidades: controvérsias e mediações no espaço público. e-metropolis: Revista eletrônica de Estudos Urbanos e Regionais , v. 20, p. 29-39, 2015.

  • SOUTO ALLEMAND, DÉBORA ; ROCHA, EDUARDO . Micro-resistência no espaço urbano: um olhar sobre a dança na cidade. DAPesquisa , v. 10, p. 03-15, 2015.

  • ALLEMAND, D. S. ; Rocha, E . Incorporação: adentrando na cidade. Projectare (Pelotas) , v. 7, p. 21-32, 2015.

  • ALLEMAND, D. S. ; JESUS, T. A. . A Dança e a Cidade: um estudo comparativo entre Pelotas e São Paulo. Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística , v. 5, p. 44, 2015.

  • ALLEMAND, D. S. ; Rocha, E . Cidade como Espaço Cênico. Revista Indisciplinar , v. 1, p. 140, 2015.

  • ALLEMAND, D. S. ; Rocha, E . Coreografia Urbana: um olhar sobre as potências da cidade. Revista de Arquitetura IMED , v. 3, p. 88-99, 2014.

  • Rocha, E ; ALLEMAND, D. S. ; BARROS, C ; Nunes, C ; Santos, Glauco ; Kuhlhoff, I ; Detoni, L ; Bittencourt, L . Espiar o Para-formal na Cidade de Salvador.. REDOBRA , v. 11, p. 80-90, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Santos, Glauco ; ALLEMAND, D. S. ; Rocha, E . Plataforma Para-formal. 2012.

ALLEMAND, D. S. . Painel TFG. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ALLEMAND, D. S. . Centro Contemporâneo Berê Fuhro Souto. 2015; Tema: Site de Cia. de Dança. (Site).

ALLEMAND, D. S. ; MAIA, L. . 3° C+C/Jornada MMUrb. 2014; Tema: Evento Científico. (Site).

ALLEMAND, D. S. ; NUNES, G. ; MAIA, L. . C+C e JMMUrb. 2014; Tema: Evento científico. (Rede social).

COLINS, C. ; ALLEMAND, D. S. . Dança: Bumba meu boi. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALLEMAND, D. S. ; Rocha, E ; FUAO, F. . Revista Pixo. 2017. (Editoração/Periódico).

ALLEMAND, D. S. ; Rocha, E ; Hypolito, B ; TOMIELLO, F. ; AZEVEDO, L. N. . Cross-cult: desenho urbano/urban design. 2017. (Editoração/Livro).

ALLEMAND, D. S. . Corpo-espaço. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALLEMAND, D. S. . Oficina de Expressão Corporal para bailarinos. 2015. .

ALLEMAND, D. S. ; LADEIRA, J. . Workshop Improvisação e Performance: diálogo com a cidade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALLEMAND, D. S. . Seres Pelotas 2014 - Painel TFG. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALLEMAND, D. S. . Seres Pelotas 2014 - Oficina 'Olhos nas Ruas'. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALLEMAND, D. S. ; Rocha, E ; Hypolito, B ; TOMIELLO, F. ; AZEVEDO, L. N. . Workshop Crosscult Pelotas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALLEMAND, D. S. ; Rocha, E ; TOMIELLO, F. ; Hypolito, B ; AZEVEDO, L. N. . Workshop Crosscult Oxford. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALLEMAND, D. S. ; Hypolito, B . Vivência Olhos nas Ruas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALLEMAND, D. S. . Pirâmide de Bambu. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALLEMAND, D. S. . 3a Mostra de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo do 3° Salão Universitário PET - FAUrb. 2014. (Destaque em apresentação de pôster do trabalho Praça Coreográfica).

ALLEMAND, D. S. . Oficina Incorporação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALLEMAND, D. S. . Oficina de Dança. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALLEMAND, D. S. . Dança Contemporanea. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALLEMAND, D. S. . Workshop de Dança Contemporanea. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALLEMAND, D. S. . Projeto 9- Uma experiência pedagógica de planejamento urbano: Arroio Grande/RS. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DVD material didático).

ALLEMAND, D. S. . Projeto Móbile de Dança - Curso de dança Afro-brasileira. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALLEMAND, D. S. . Oficina Prática de Dança. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COLINS, C. ; ALLEMAND, D. S. . Bumba meu Boi. 2019. Coreográfica.

ALLEMAND, D. S. . Corpo-acúmulo. 2019. Performática.

ALLEMAND, D. S. . (Con)Tradição. 2019. Performática.

ALLEMAND, D. S. ; HOFFMANN, C. A. ; LESSA, H. T. ; MOREIRA, J. B. S. ; GUIMARAES, M. B. ; LOPES, S. L. ; NOGUERA, M. E. . (con)tradição. Direção e atuação na performance (20 min) com apresentação única a convite no evento regional EREA Satolep, promovido pela Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo. O trabalho é vinculado ao projeto de extensão Caminhos da Dança na Rua e ao Grupo de Pesquisa OMEGA.. 2018. Performática.

ALLEMAND, D. S. . (con)tradição. Direção da performance (10 min) com apresentação única no evento local Semana Comemorativa ao Dia Internacional da Dança, promovido pelo curso de Dança-licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. O trabalho é vinculado ao projeto de extensão Caminhos da Dança na Rua e ao Grupo de Pesquisa OMEGA.. 2018. Performática.

ALLEMAND, D. S. . (con)tradição. Direção da performance (15 min) com apresentação única no evento local 2a Mostrança, promovido pelo curso de Dança-licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. O trabalho é vinculado ao projeto de extensão Caminhos da Dança na Rua e ao Grupo de Pesquisa OMEGA.. 2018. Performática.

ALLEMAND, D. S. . Forrovolução. Bailarina e Coreógrafa apresentada a convite durante o show Agora Somos Nós, de Kako Xavier e a Tamborada, produzido por Tribom Produtora.. 2018. Coreográfica.

ALLEMAND, D. S. ; NOGUERA, M. E. ; CRUZ, J. . Baião Internauta (Coco Laranjal). Bailarina na coreografia apresentada no show Agora Somos Nós, de Kako Xavier e a Tamborada, produzido por Tribom Produtora.. 2018. Coreográfica.

ALLEMAND, D. S. ; CRUZ, J. ; NOGUERA, M. E. . Baião Internauta (Coco Laranjal). Bailarina na coreografia apresentada no Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, produzido pela Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo. 2018. Coreográfica.

ALLEMAND, D. S. . (Con)tradição. Direção da performance (10 min) com apresentação única no evento local Semana do Folclore, promovido pelo NUFOLK do curso de Dança-licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. O trabalho é vinculado ao projeto de extensão Caminhos da Dança na Rua e ao Grupo de Pesquisa OMEGA.. 2018. Performática.

ALLEMAND, D. S. . (Con)tradição. Direção da performance (10 min) com apresentação única no evento local Sofá na Rua #58. O trabalho é vinculado ao projeto de extensão Caminhos da Dança na Rua e ao Grupo de Pesquisa OMEGA.. 2018. Performática.

ALLEMAND, D. S. ; HOFFMANN, C. A. ; CORREA, J. F. . 2% para mais ou para menos. Coreógrafa (composição colaborativa) e bailarina de coreografia apresentada uma única vez na Mostra Coreolab 2017, promovida pelo curso de Dança-licenciatura da UFPel (evento local). O trabalho é vinculado ao projeto de pesquisa Corpografias do processo de criação artístico e ao Grupo de Pesquisa OMEGA.. 2017. Performática.

ALLEMAND, D. S. ; MOREIRA, J. B. S. ; LOPES, S. L. ; ITO JUNIOR, P. T. ; FREITAS, C. A. . Caminhos da Dança na Rua e AMASETE. Direção e atuação na performance (30 min) com apresentação única a convite no evento local 5° Dia do Patrimônio promovido pela Prefeitura Municipal de Pelotas-RS. O trabalho é vinculado ao projeto de extensão Caminhos da Dança na Rua e ao Grupo de Pesquisa OMEGA.. 2017. Performática.

ALLEMAND, D. S. ; CORREA, J. F. ; FURTADO, T. . Tá valendo? Parte II. Participação como coreógrafa (composição colaborativa) e bailarina de coreografia apresentada uma única vez na I Mostra de Dança do CAD Carmen Hoffmann promovida pelo Centro Acadêmico do curso de Dança-Licenciatura da UFPel (evento local). 2017. Coreográfica.

ALLEMAND, D. S. . Eu-Boi. Dramaturgista de espetáculo de dança (30 min) apresentada uma única vez na Sala Carmen Biasolli como parte integrante de Trabalho de Conclusão de Curso de Cleyce Colins no curso de Dança-licenciatura UFPel (evento local). O trabalho é vinculado ao Grupo de Pesquisa OMEGA.. 2016. Coreográfica.

SOUTO ALLEMAND, DÉBORA ; ITURRIET, A. B. ; ARRIETA, T. B. . Arte dentro e fora, sem temer. Direção e atuação em performance (15 min) apresentada a convite uma única vez na Semana Acadêmica Costuras Urbanas, promovida pelo CEAU UFPel e pelo DARQ UCPel (evento local). O trabalho é vinculado ao Grupo de Pesquisa OMEGA.. 2016. Performática.

ALLEMAND, D. S. ; ITURRIET, A. B. ; CLASEN, C. ; ARRIETA, T. B. . Corpo ocupa cidade. Direção (composição colaborativa) e atuação em performance (15 min) apresentada uma única vez a convite na abertura do Seminário Terra, água e alimento: De quem é a cidade? promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Questão Agrária, Urbana e Ambiental e Observatório de Conflitos da Cidade UCPel (evento local). O trabalho é vinculado ao Grupo de Pesquisa OMEGA.. 2016. Performática.

ALLEMAND, D. S. ; ARRIETA, T. B. . Movimentos do Mar. Direção (composição colaborativa) e atuação em performance (8 min) apresentada uma única vez a convite na abertura do Projeto Movimentos do Mar promovido pelo Campos Neutrais Produções e Grupo Patafísica, financiado pelo Procultura Pelotas (evento local). O trabalho é vinculado ao Grupo de Pesquisa OMEGA.. 2016. Performática.

ALLEMAND, D. S. ; ITURRIET, A. B. ; ARRIETA, T. B. ; HOFFMANN, C. A. ; RODRIGUES, K. D. ; LOPES, S. L. . Cortejo Performativo. Direção (composição colaborativa) e atuação em performance (34 min) apresentada uma única vez a convite na Semana do Folclore 2016 promovido pela Câmara de Extensão do Centro de Artes da UFPel (evento local). O trabalho é vinculado ao Grupo de Pesquisa OMEGA.. 2016. Performática.

ALLEMAND, D. S. ; OLIVEIRA, B. ; ARRIETA, T. B. ; ITURRIET, A. B. . Qual o lugar do espectador? Direção (composição colaborativa) e atuação em performance (22 min) apresentada uma única vez na Mostra Cultural CEC durante a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel, promovido pela Câmara de Extensão do Centro de Artes da UFPel (evento local). O trabalho é vinculado ao Grupo de Pesquisa OMEGA.. 2016. Performática.

ALLEMAND, D. S. . Urbanas Tribos. Intérprete-criadora em espetáculo de dança (30 min) apresentado uma única vez no 3° Dia do Patrimônio promovido pela Prefeitura Municipal de Pelotas. A obra foi criada e produzida pelo Centro Contemporâneo Berê Fuhro Souto.. 2015. Performática.

ALLEMAND, D. S. . Rosa Baguala. Intérprete-criadora em espetáculo de dança (40 min) apresentado diversas vezes, criado e produzido pelo Centro Contemporâneo Berê Fuhro Souto.. 2015. Coreográfica.

ALLEMAND, D. S. . Caminhos da dança na rua. Direção (composição colaborativa) e atuação em performance (7 min) apresentada uma única vez a convite no Aplauso fora do sete promovido pela Associação Amigos do Theatro Sete de Abril (evento local). O trabalho está vinculado ao Grupo de Pesquisa OMEGA.. 2015. Performática.

SOUTO, B. F. ; OLIVEIRA, B. ; OLIVEIRA, C. ; ALLEMAND, D. S. ; COSSERS, D. ; BORBA, M. ; OLIVEIRA, I. . Da escravidão ao sincrestismo: os quatro elementos negros. Intérprete-criadora em espetáculo de dança (30 min) apresentado diversas vezes, criado e produzido pelo Centro Contemporâneo Berê Fuhro Souto.. 2015. Coreográfica.

ALLEMAND, D. S. . Intervenção Urbana: Os quatro elementos negros - Água, Fogo, Vento e Terra. Participação em performance interativa como intérprete-criadora (60 min) realizado na Virada Cultural 2015, promovida pela Prefeitura Municipal de Pelotas. A performance foi criada e produzida pelo Centro Contemporâneo Berê Fuhro Souto.. 2015. Performática.

ALLEMAND, D. S. ; SOUTO, B. F. . Tempos Brancos: Uma poética sobre as memórias. Intérprete-criadora em espetáculo de dança (40 min) apresentado em temporada, criado e produzido pelo Centro Contemporâneo Berê Fuhro Souto.. 2014. Coreográfica.

ALLEMAND, D. S. . Tá Valendo?. Intérprete-criadora em espetáculo de dança (45 min) apresentado uma única vez na Sala Carmen Biasolli. Faz parte da disciplina de Montagem de Espetáculo do curso de Dança-licenciatura da UFPel.. 2014. Coreográfica.

ALLEMAND, D. S. ; Rocha, E ; BARROS, C ; Kuhlhoff, I ; Detoni, L ; Nunes, C ; Bittencourt, L . Incorporação. Direção e atuação em performance (60 min) apresentada uma única vez no centro da cidade de Pelotas. O trabalho é vinculado ao Projeto de Pesquisa ?PARA-FORMALIDADES NO CENTRO DA CIDADE: A cartografia urbana como método de apreensão e análise de configurações complexas no processo de planejamento urbano' e ao Grupo de Pesquisa Cidade+Contemporaneidade.. 2013. Performática.

ALLEMAND, D. S. ; GOMES, C. ; BAUMBACK, F. ; MORELATTO, N. ; VIANA, O. ; MARTINEZ, V. . Prisma (vídeo). Direção e atuação em vídeo-performance (7 min) criada e produzida na disciplina Cidade e Comunicação Audiovisual do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPel. O trabalho é vinculado ao Grupo de Pesquisa Cidade+Contemporaneidade.. 2013. Audiovisual.

ALLEMAND, D. S. . Cidade + Contemporaneidade. Direção e atuação em performance (60 min) apresentada uma única vez na FAUrb-UFPel. O trabalho é vinculado ao Projeto de Pesquisa ?PARA-FORMALIDADES NO CENTRO DA CIDADE: A cartografia urbana como método de apreensão e análise de configurações complexas no processo de planejamento urbano' e ao Grupo de Pesquisa Cidade+Contemporaneidade.. 2012. Performática.

ALLEMAND, D. S. . Colagens em Projeção. Direção e atuação em performance (60 min) apresentada uma única vez no centro da cidade de Pelotas. O trabalho é vinculado ao Projeto de Pesquisa ?PARA-FORMALIDADES NO CENTRO DA CIDADE: A cartografia urbana como método de apreensão e análise de configurações complexas no processo de planejamento urbano' e ao Grupo de Pesquisa Cidade+Contemporaneidade.. 2012. Performática.

ALLEMAND, D. S. . Entre. Coreógrafa e bailarina em coreografia (5 min) apresentada uma única vez na Mostra Cena e Som, evento promovido pelo curso de dança-licenciatura da UFPel.. 2010. Coreográfica.

ALLEMAND, D. S. . Contrastes. Bailarina de espetáculo de dança (60 min) apresentado uma única vez em Pelotas/RS com financiamento de Procultura Prefeitura Municipal de Pelotas.. 2010. Coreográfica.

ALLEMAND, D. S. . Encantos do Brasil. Bailarina de espetáculo de dança (45 min) apresentado uma única vez em Teatro Sete de Abril. Evento promovido pela 1° Ato Tavane Viana.. 2009. Coreográfica.

ALLEMAND, D. S. . Villa Amazônia. Bailarina de espetáculo de dança (45 min) apresentado uma única vez em Teatro Sete de Abril. Evento promovido pela 1° Ato Tavane Viana.. 2009. Coreográfica.

ALLEMAND, D. S. . É tempo de brincar. Bailarina de espetáculo de dança (50 min) apresentado uma única vez em Teatro Sete de Abril. Evento promovido pela 1° Ato Tavane Viana.. 2008. Coreográfica.

ALLEMAND, D. S. . Mitologiando: dançando a mitologia. Bailarina de espetáculo de dança (60 min) apresentado uma única vez em Teatro do COP. Evento promovido pelo Ateliê da Dança.. 2006. Coreográfica.

ALLEMAND, D. S. . Mostra de Dança 2005 - coreografia SHUT UP! Bailarina de coreografia (5 min) apresentado uma única vez em Teatro Sete de Abril. Evento promovido pela Cia da Dança.. 2005. Performática.

ALLEMAND, D. S. . Mostra de Dança 2005 - coreografia GRAFITE. Bailarina de coreografia (5 min) apresentado uma única vez em Teatro Sete de Abril. Evento promovido pela Cia da Dança.. 2005. Coreográfica.

ALLEMAND, D. S. . Kako Xavier e a Tamborada. 2018. Interpretação.

ALLEMAND, D. S. ; XAVIER, K. . Kako Xavier e a Tamborada - Lançamento do CD Agora somos nós. 2018. Interpretação.

ALLEMAND, D. S. ; LOPES, S. L. ; ITO JUNIOR, P. T. ; FREITAS, C. A. ; MOREIRA, J. B. S. . Incômodas. 2017. Performance.

ALLEMAND, D. S. ; OLIVEIRA, B. . Ócio: Experimentos em Vídeo-dança. 2016. Performance.

ALLEMAND, D. S. ; VIANA, O. . Prisma. 2012. Vídeo.

ALLEMAND, D. S. . Cidade Proibida. 2018 (Artes cênicas).

ALLEMAND, D. S. . Intervenção Urbana: os quatro elementos negros - água, fogo, vento e terra. 2015 (Performances de dança).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Intervenções urbanas com dança: Técnicas, Preparações Corporais e Modos de existência, Descrição: A pesquisa de doutorado em curso no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul é orientada pela Profa. Dra. Patrícia Fagundes e versa sobre técnicas de preparação corporal de bailarinos na criação de intervenções urbanas de dança.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Débora Souto Allemand - Coordenador / Sílvia Patrícia Fagundes - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Corpografias do processo de criação artístico, Descrição: Este projeto almeja trabalhar com o método da cartografia, aliando-a aos processos de criação artísticos. Entende-se que este método permite relacionar arte e ciência de uma forma mais flexível e contemporânea, possibilitando que a arte se estabeleça com demonstração científica através do conhecimento encarnado na experiência . Transformando as formas dualistas de enxergar o sujeito, entre o racional e o irracional, diluem-se as fronteiras entre arte e ciência. A cartografia como método diferencia-se das metodologias tradicionais, pois segue em busca de experimentar um processo e não de representar um objeto. Para isso, exige que o pesquisador e o campo de pesquisa encontrem-se, dissolvam-se, produzindo o material de pesquisa e não coletando. Não se pretende validar ou reprovar determinada situação e sim atentar para o que pede passagem, devorando tudo aquilo que causa experiência ao pesquisador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Débora Souto Allemand - Coordenador / Eduardo Rocha - Integrante / Josiane Franken Corrêa - Integrante / Carmen Anita Hoffmann - Integrante / Bruna Oliveira - Integrante / Carolina Clasen - Integrante / Alice Braz Iturriet - Integrante / Cátia Carvalho - Integrante / Janaína Bruna dos Santos Moreira - Integrante / Sarah Leão Lopes - Integrante / Geovana Silva de Carvalho - Integrante / Miriam Brockmann Guimarães - Integrante / Daniela Ricarte do Amaral - Integrante / Jéssica Nadyne Aguiar de Oliveira - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Aspectos Históricos da Dança no Rio Grande do Sul, Descrição: O presente projeto surge da necessidade de dar visibilidade para as questões relacionadas à dança no estado do Rio Grande do Sul. Há na história da dança no Estado, apesar da longa prática dessa arte, lacunas muito grandes no que diz respeito às organizações, principais personagens e o ideário que sustentou sua existência. A proposta é a de escrever essas histórias com vistas ao seu registro e análise das suas características neste, considerando as diferentes contexturas desde os galpões, os palcos até os espaços alternativos, no período contemporâneo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Débora Souto Allemand - Integrante / Thiago de Amorim Jesus - Integrante / Josiane Franken Corrêa - Integrante / Carmen Anita Hoffmann - Coordenador / Flávia Marchi Nascimento - Integrante.

  • 2014 - 2016

    O Para-formal na Fronteira Brasil-Uruguay: controversias e mediacoes no espaco publico, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eduardo Rocha em 19/05/2017., Descrição: A pesquisa é dedicada a dar voz e visualidade a "para-formalidade" nas cidades da fronteira-sul que fazem a divisa/união entre Brasil e Uruguai (Santana do Livramento-Rivera, Quaraí-Artigas, Jaguarão-Rio Branco, Barra do Quaraí-Bella Unión, Chuí-Chuy e Aceguá-Aceguá), a partir de cartografias urbanas e sociais, fazendo uso de recursos infográficos e sendo divulgado em tempo real por meio de website. Experimentam-se os espaços não regulados, espaços anarquistas, onde se produzem atividades que tendem a subverter as leis da economia tradicional, do urbanismo e das relações humanas, gerando mudanças importantes, tanto teóricas como práticas,na maneira de pensar e planejar a cidade. Este aspecto informal, longe de ser ocasional, constitui uma regra importante no desenvolvimento de muitas cidades na contemporaneidade - esses são espaços "para-formais"(camelos, ambulantes, artistas de rua, moradores de rua, etc.). Portanto os lugares considerados "para-formais" nesse projeto são aqueles que se encontram no cruzamento do formal (formado) e do informal (em formação), constituídos por três pontos essenciais: a cidade em formação, o princípio de acordos, regras e projetos; a cidade em desagregação, os processos de acordos urbanos conflitivos, friccionantes ou catastróficos e; as situações urbanas onde existam fortes "indiferenças" estratégicas entre os atores. Como resultados serão produzidos mapas urbanos, ações no espaço público, entrevistas com as partes envolvidas e reuniões de mediação com as partes envolvidas nas controvérsias do espaço publico de cada cidade/fronteira. As principais contribuições esperadas são: os avanços na área de cadastro e mapeamento de configurações complexas; a produção local de metodologia e tecnologia; a produção de conhecimento sobre ecologias urbanas "para-formais" e; a produção de conhecimento sobre metodologia de cartografia urbana e social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Débora Souto Allemand - Integrante / Eduardo Rocha - Coordenador / Luana Detoni - Integrante / Bárbara Hypolito - Integrante / Glauco dos Santos - Integrante / Fernanda Tomiello - Integrante / Rafaela Barros de Pinho - Integrante / Laís Dellighausen Portela - Integrante / Gustavo Nunes - Integrante / Lorena Maia - Integrante / Carolina Clasen - Integrante.

  • 2014 - 2015

    DIFERENÇAS CULTURAIS E DESENHO URBANO: experiências de transferenciabilidade de princípios entre Pelotas e Oxford., Descrição: A investigação é dedicada a mapear a aplicação de princípios de desenho urbano nas regiões centrais das cidades de Pelotas (Brasil) e Oxford (Inglaterra). Esses princípios são vividos no dia a dia pelos usuários das cidades, cada uma culturalmente diversa e semelhante da outra em suas diferentes especificidades. A partir das obras Responsive Environments (1985) de Ian Bentley et al. e Cities for People (2010) de Jan Gehl (entre outras citadas na bibliografia), iremos experimentar os espaços públicos das cidades para testar os princípios de: [1] encorajar a sustentabilidade (flexibilidade, elasticidade), [2] trabalhar com características do lugar (identidade, distintividade), [3] promover conexão e acesso (permeabilidade), [4] criar o fator bem estar (vitalidade), [5] promover diversidade (variedade) e [6] promover fácil entendimento do lugar (legibilidade), para tentar descobrir do que é feito um bom lugar? , quais as diferenças de desenho urbano entre esses lugares? e; se esses princípios são transferíveis de uma cultura para outra? . A pesquisa volta-se para as áreas centrais das cidades, lugares onde o desenho urbano é vivido e sentido no dia a dia por um grande número de usuários. A metodologia está dividida em três fases: territorialização, desterritorialização e reterritorialização. Na etapa de territorialização está previsto o reconhecimento dos lugares centrais das cidades e os princípios de desenho urbano pelos pesquisadores e usuários das cidades, a partir da produção de fotografias, vídeos, recursos infográficos e pesquisas documentais. A etapa da desterritorialização pretende dar aos pesquisadores a oportunidade de experimentar o desenho urbano do outro lugar, ou seja, experimentar em Oxford (Inglaterra) os princípios de desenho urbano encontrados em Pelotas (Brasil) e vice-versa, para tanto serão produzidos fotografias, vídeos e material infográfico, a partir de uma intervenção no desenho urbano do outro pelo outro. A última etapa da pesquisa, chamada aqui de reterritorialização, pretende dar sentido a novos vínculos e princípios de desenho urbano, assim como encontrar os existentes já perdidos. Todas as etapas serão também compostas por teleconferências e divulgação dos resultados em tempo real por meio de website. Como resultado serão produzidos fotografias, vídeos, desenhos, simulações (cenários de futuro: otimistas/pessimistas, temporais, situacionais, etc.) e cruzamento de princípios de desenho urbano. As principais contribuições esperadas são: avanços na área de desenho urbano de centros de cidades; a produção local de metodologia e tecnologia, produção de conhecimento sobre desenho urbano e interculturalidade. Por fim, é preciso ressaltar o intercâmbio proposto nesse projeto entre o Joint Centre for Urban Design (JCUD/Oxford Brookes University) referência internacional em metodologias de desenho urbano e o Laboratório de Urbanismo da FAUrb/UFPel.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Débora Souto Allemand - Integrante / Eduardo Rocha - Coordenador / Bárbara Hypolito - Integrante / Fernanda Tomiello - Integrante / Laura Novo de Azevedo - Integrante.

  • 2012 - 2015

    Incorporação: adentrando (n)a cidade, Descrição: Projeto de pesquisa-intervenção que busca as relações entre cidade e corpo na contemporaneidade. Utilizando como metodologia a ação da performance e a observação no espaço público da cidade de Pelotas. Os referenciais teóricos utilizados têm como costura os conceitos desenvolvidos por filósofos da diferença e artistas situacionistas em geral.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Débora Souto Allemand - Coordenador / Eduardo Rocha - Integrante / Ivan Kuhlfoff - Integrante / Luana Detoni - Integrante / Cristiane Nunes - Integrante / Lucas Bittencourt - Integrante / Bárbara Hypolito - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Plataforma Lugares do Para-formal, Descrição: O desenvolvimento da solução para web Cidade+Contemporaneidade visa o suporte para o projeto de pesquisa Os Lugares do Para-formal desenvolvido pelo Prof. Eduardo Rocha, UFPel FaUrb. Nele será gerenciado, armazenado e publicado informações sobre as paraformalidades com o objetivo de difundir através das web as capturas feitas pelo projeto em várias cidades, sendo assim trás o levantamento do para-formal do contidiano destas cidades para a internet de forma a permitir a interação dessas representações das para-formalidades com o meio digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Débora Souto Allemand - Coordenador / Eduardo Rocha - Integrante / Ivan Kuhlfoff - Integrante / Luana Detoni - Integrante / Cristiane Nunes - Integrante / Lucas Bittencourt - Integrante / Bárbara Hypolito - Integrante / Carolina Barros - Integrante / Glauco dos Santos - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Para-formal no Centro da Cidade: controvérsias e mediações no uso do espaço público, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eduardo Rocha em 06/03/2016., Descrição: A ação de extensão é dedicada a dar voz e visualidade a ?para-formalidade? em centros de cidades(inicialmente em casos de atuação da equipe do Laboratório de Urbanismo, da FAUrb/UFPel: Pelotas, Rio Grande e Jaguarão), a partir de cartografias urbanas, fazendo uso de recursos infográficos e sendo divulgado em tempo real por meio de website. O projeto se volta para os espaços não regulados, espaços anarquistas, onde se produzem atividades que tendem a subverter as leis da economia tradicional, do urbanismo e das relações humanas, gerando mudanças importantes, tanto teóricas como práticas, na maneira de pensar e planejar a cidade. Este aspecto informal, longe de ser ocasional, constitui uma regra importante no desenvolvimento de muitas cidades na contemporaneidade ? esses são espaços ?para-formais?. Portanto os lugares considerados ?para-formais? nesse projeto são aqueles que se encontram no cruzamento do formal (formado) e do informal (em formação), constituídos por três pontos essenciais: a cidade em formação, o princípio de acordos, regras e projetos; a cidade em desagregação, os processos de acordos urbanos conflitivos, friccionantes ou catastróficos e; as situações urbanas onde existam fortes ?indiferenças? estratégicas entre os atores. C omo resultados serão produzidos mapas urbanos, ações no espaço público, entrevistas com as partes envolvidas e reuniões de mediação. As principais contribuições esperadas são: os avanços na área de cadastro e mapeamento de configurações complexas; a produção local de metodologia e tecnologia; a produção de conhecimento sobre ecologias urbanas ?para-formais? e; a produção de conhecimento sobre metodologia de cartografia urbana e social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Débora Souto Allemand - Integrante / Eduardo Rocha - Coordenador / Luana Detoni - Integrante / Cristiane Nunes - Integrante / Glauco dos Santos - Integrante / Rafaela Barros de Pinho - Integrante / Laís Dellighausen Portela - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

8° lugar no Concurso Público para Professora de Arte do Município de Canoas/RS (Edital 90/2019), Município de Canoas.

2019

3° lugar no Processo seletivo para Professora da área Dança, Criação e Práticas Corporais, no curso de Dança-Bacharelado na UFU (Edital 96/2019), Universidade Federal de Uberlândia.

2019

4° lugar no Processo seletivo para Professora na área de Movimento Corporal/Dança, no Departamento de Interpretação Teatral na UNIRIO (Edital 38/2019), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2018

1° lugar no Concurso Público para Professora de Dança do Colégio de Aplicação da UFRGS (Edital 08/2018), Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2017

11° lugar no concurso público para Professora de Arte do Município de Limeira/SP (Edital 02/2017), Município de Limeira.

2016

1° lugar no Processo seletivo para Professora na área de Análise do Movimento, Prática e Composição de Dança, no curso de Dança-Licenciatura da UFPel (Edital 76/2015), Universidade Federal de Pelotas.

2014

25° Concurso Opera Prima, Projeto Design.

2014

Destaque na 3° Mostra de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo do Salão Universitário, PET FAUrb.

2013

Destaque XXII CIC UFPel, UFPel.

2012

Destaque 5° Congresso de Pesquisa II Salão Universitário, PET - FAUrb.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Colégio de Aplicação da UFRGS, Departamento de Expressão e Movimento. , UFRGS - Campus do Vale, Agronomia, 91509900 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (53) 33086976

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora EBTT de Dança do Colégio de Aplicação

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas.,Linhas de pesquisa

2016 - 2018

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora na área de Análise do Movimento, Prática e Composição de Dança no curso de Dança-Licenciatura. Disciplinas ministradas: Expressão corporal; Corpo, espaço e visualidades; Dança e Educação Somática; Análise do Movimento; Composição Coreográfica; Laboratório de Danças Urbanas e Laboratório de Danças Contemporâneas.

2013 - 2014

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 20

2012 - 2013

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 20

Atividades

  • 05/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Unidades e Cursos de Graduação, Centro de Artes.,Linhas de pesquisa

2018 - 2019

Prefeitura Municipal de Pelotas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Arte, Carga horária: 20

2017 - Atual

Faculdade Metodista Centenário

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora

2014 - 2016

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2016

Centro Contemporâneo Berê Fuhro Souto

Vínculo: Bailarina-criadora, Enquadramento Funcional: Bailarina, Carga horária: 6

2011 - 2011

Fundação de Apoio Universitário à UFPel

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Arquitetura e Urbanismo, Carga horária: 20

2012 - 2012

Cia de Dança Daniel Amaro

Vínculo: Bailarina-criadora, Enquadramento Funcional: Bailarina, Carga horária: 4

2018 - 2019

Kako Xavier e a Tamborada

Vínculo: Artista, Enquadramento Funcional: Dançante e Tamboreira, Carga horária: 2

2008 - 2010

Grupo de Dança Trem do Sul

Vínculo: Artista, Enquadramento Funcional: Bailarina, Carga horária: 4