Riccelli de Araújo Medeiros

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016), na linha de Produção de Sentido. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2006) e Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999). Chefe da Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Natal e professor da Rede Municipal de Ensino de Natal.

Informações coletadas do Lattes em 11/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Estudos da Mídia

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: O acontecimento e a influência dos circuitos comunicacionais: o caso da professora potiguar Amanda Gurgel,Ano de Obtenção: 2016
Maria Angela Pavan.Palavras-chave: Acontecimento; Circuitos Comunicacionais; Representação; Enquadramento; Amanda Gurgel.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Comunicação Social

2003 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A educação na era do rádio
Orientador: Maria das Graças Pinto Coelho

Graduação em História

1995 - 1999

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A atuação da mulher na politica de Acari - RN (1962-1998).
Orientador: Francoise Dominique Valery

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Participação em eventos

Fundamentos Teóricos e Metodológicos na Investigação em Comunicação Intercultural: Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação Midiáticanal. 2014. (Seminário).

Fundamentos Teóricos e Metodológicos na Investigação em Comunicação Intercultural - Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação Midiática.Do Youtube a Televisão: a imagem do professor da rede pública potiguar e o caso Amanda Gurgel. 2014. (Seminário).

XIV Jornada de Educação das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Natal. 2014. (Outra).

8º Mutirão Brasileiro de Comunicação - Comunicação e Participação Cidadã: Meios e Processos. 2013. (Outra).

Metodologias na Construção de Pesquisas Comunicacionais. 2013. (Outra).

Minicurso: Vínculos de Sentidos entre Marcas e Consumidores: Uma trajetória teórico-metodológica no campo comunicacional. 2013. (Outra).

Curso de Metodologia da Pesquisa em Comunicação. 2012. (Outra).

Curso Intensivo Mídias,Inter-Relações Culturais e Cidadania. 2012. (Outra).

Evento Flusser. 2012. (Outra).

Mídias e Transformações Políticas, Econômicas e Demográficas: implicações para o campo da pesquisacaç. 2012. (Outra).

Minicurso: Tópicos em Comunicação I Cinema. 2012. (Outra).

6° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. 2011. (Congresso).

III Encontro de Jornalistas do Nordeste. 2010. (Encontro).

I Workshop Prático de Telejornalismo. 2010. (Outra).

Planejamento Editorial. 2010. (Outra).

Curso de Energia para Jornalistas - Pré-Sal. 2009. (Outra).

Seminário Brasil na Era Pré-Sal. 2009. (Seminário).

V Congresso Estadual de Magistrados do Rio Grande do Norte. Painel - Judiciário e Desevolvimento. 2009. (Congresso).

7ª Seminário de Marketing Político e Eleitoral. 2008. (Seminário).

II Encontro de Jornalistas do Nordeste. 2008. (Encontro).

Curso de Energia para Jornalistas. 2007. (Outra).

Nação Comerciante: Poder e Prosperidade no Século XXI. 2007. (Outra).

Nação Comerciante: Poder e Prosperidade no Século XXI. 2007. (Outra).

Nação Comerciante: Poder e Prosperidade no Século XXI. 2007. (Outra).

2° Mutirão Arquidiocesano de Comunicação.Oficina de Assessoria e Comunicação. 2006. (Oficina).

VI Jornada de Educação das escolas da Rede Municipal de Natal. 2005. (Encontro).

. II Jornada de Educação das Escolas da Rede Municipal de Natal ? A Escola como espaço de construção da Paz ? PMN/SME (Natal-RN).. 2003. (Outra).

Comunicação, Direito e Inclusão Social ? Encontro de estudantes e profissionais de Direito e Comunicação Social ? UNICEF e Terramar (Natal-RN).. 2003. (Encontro).

Curso de Técnica Educacional para o Ensino Policial. 2003. (Outra).

III Jornada de Educação das Escolas da Rede Municipal de Natal ? A Escola como espaço de construção da Paz ? PMN/SME (Natal-RN).. 2003. (Outra).

I Semana de Oficinas de Radio ? Comunicação, Cultura e Mídia ? DECOM/UFRN (Natal-RN).. 2003. (Oficina).

Simpósio de Conscientização da Adoção Legal na Educação. 2003. (Simpósio).

Infância e Juventude - Comunidade Atuante. 2002. (Outra).

9° Encontro Nacional de Voluntários e Instituições de Apoio à Criança com Câncer. 2001. (Encontro).

Seminário Educação e Leitura ? UFRN (Natal-RN).. 2000. (Seminário).

10º Congresso de Iniciação Cientifica da UFRN (Natal-RN).. Embora não feministas, mulheres no poder. 1999. (Congresso).

Curso de Formação Urbana no Brasil. 1999. (Outra).

O uso do vídeo na sala de aula. 1999. (Oficina).

9º Congresso de Iniciação Cientifica da UFRN (Natal-RN).. Concepções Pedagógicas ? Opção (IN) consciente do professor. 1998. (Congresso).

Brasil descobre Cascudo. 1998. (Seminário).

Curso Conscientização Turística ? ETFRN e Fundação Banco do Brasil (Natal-RN).. 1998. (Outra).

Minicurso: História Oral e Cultural. 1998. (Outra).

V Encontro Regional de Geografia ? UFRN (Natal-RN). 1998. (Encontro).

IV Simpósio de Historia ? Fundação Francisco Mascarenhas (Patos-PB).. 1994. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Eliane Bezerra

MEDEIROS, R. A.. Reportagem Crítica e Análise de Mídia Alternativa em Redes Digitais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Produções bibliográficas

  • MEDEIROS, R. A. . O 'boom' estrangeiro. Revista Nordeste, João Pessoa, , v. I Nº 10, p. 34 - 37, 01 abr. 2012.

  • MEDEIROS, R. A. . Comer e Beber. Veja Natal - Edição Especial - 2011/2012, São Paulo, p. 14 - 53, 01 nov. 2011.

  • MEDEIROS, R. A. . Entrevista: Mádson Ottoni avalia sua gestão como presidente da AMARN. Ritos - Revista da AMARN, Natal, p. 06 - 09, 01 dez. 2009.

  • MEDEIROS, R. A. . A experiência e a juventude na magistratura potiguar. Ritos - Revista da AMARN, Natal, p. 46 - 49, 01 dez. 2008.

  • MEDEIROS, R. A. . Lei Ambiental 'existe', mas não é garantia jurídica. RN Negócios, Natal, p. 09 - 11, 01 jan. 2008.

  • MEDEIROS, R. A. . Do outro lado da ponte. Revista Nordeste, João Pessoa, p. 21 - 23, 01 nov. 2007.

  • MEDEIROS, R. A. . O be-a-bá da gestão escolar. Revista Nordeste, João Pessoa, p. 32 - 37, 01 out. 2007.

  • MEDEIROS, R. A. . Moda por trás das grades. Revista Nordeste, João Pessoa, p. 56 - 57, 01 out. 2007.

  • MEDEIROS, R. A. . Um tubarão nas piscinas. Revista Nordeste, João Pessoa, p. 56, 01 set. 2007.

  • MEDEIROS, R. A. . Carnaúba Viva. Revista Nordeste, João Pessoa, p. 30 - 33, 01 ago. 2007.

  • MEDEIROS, R. A. . A doença dos magros. Revista Nordeste, João Pessoa, p. 52 - 55, 01 jul. 2007.

  • MEDEIROS, R. A. . A um passo da santidade. Revista Nordeste, João Pessoa, p. 51 - 54, 01 mar. 2007.

  • MEDEIROS, R. A. . Fuga do Silêncio. Revista Nordeste, João Pessoa, p. 38 - 41, 01 fev. 2007.

  • MEDEIROS, R. A. . Força-tarefa contra prostituição. Revista Nordeste, João Pessoa, , v. I Nº 07, p. 40 - 41, 01 jan. 2007.

  • MEDEIROS, R. A. . As pelejas de Ojuara. Revista Nordeste, p. 54 - 56, 01 jan. 2007.

  • MEDEIROS, R. A. . Êêêêê boi'. Revista Nordeste, João Pessoa, p. 62 - 63, 01 dez. 2006.

  • MEDEIROS, R. A. . Aluno Público. A Ordem, Natal, 16 maio 2004.

  • MEDEIROS, R. A. . Do Youtube a Televisão: a imagem do professor da rede pública potiguar e o caso Amanda Gurgel. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MEDEIROS, R. A. . Embora não feministas, mulheres no poder. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEDEIROS, R. A. . Concepções Pedagógicas ? Opção (IN) consciente do professor. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

MEDEIROS, R. A. . Imagem do Professor: Como se comunicar com a Mídia. 2014. .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Natal, Secretaria Municipal de Educação de Natal. , Praça 7 de Setembro, Cidade Alta, 59025300 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (084) 32325965, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - 2010

Associação dos Magistrados do Ri Grande do Norte

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor de Imprensa, Carga horária: 36

2012 - 2015

TV Assembléia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Repórter Apresentador, Carga horária: 36

2000 - Atual

Prefeitura Municipal de Natal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20

2009 - 2012

TV Ponta Negra Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 36

2007 - 2009

RN Gráfica Editora LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter de Economia, Carga horária: 36

2006 - 2007

Empresa Jornalística Tribuna do Norte Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 36

2001 - 2002

Fundação Estadual da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 40