Maria Augusta Costa dos Santos
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2001) e mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). É doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas. É professora Assistente do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Unidade Educacional Palmeira dos Índios. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, sentido e significado, dialética exclusão/inclusão social, desigualdade social, identidade, movimentos sociais, formação em Psicologia, atenção básica em saúde, políticas de assistência social e diversidade de gênero.
Informações coletadas do Lattes em 31/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Psicologia
2026 - Atual
Universidade Federal de Alagoas
Marcos Ribeiro Mesquita. Palavras-chave: Dialética Exclusão/Inclusão Social; Políticas Públicas de Saúde; Comunidade LGBTQIAPN+.
Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)
2003 - 2005
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Tornando-se um Assentado Rural do MST: um estudo psicossocial das idas e vindas do homem do campo, Ano de Obtenção: 2005
Bader Burihan Sawaia.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Dialética exclusão/inclusão,; MST; Movimentos Sociais; Sentido e significado.Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social. Setores de atividade: Desenvolvimento Rural.
Especialização em andamento em Tutoria para cursos em Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde
2024 - Atual
Graduação em Psicologia
1996 - 2001
Universidade Federal de Alagoas
Título: Jovens em Movimento: Um estudo Psicossocial sobre a Identidade dos Jovens do MST.
Orientador: Prof. Ms. Elton André Silva de Castro
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA CLÍNICA.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social da Saúde.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia e políticas de assistência social.
Organização de eventos
SANTOS, M. A. C. . PSICOLOGIA SOCIAL DA SAÚDE: REFLETINDO SOBRE ESTÁGIO ACADÊMICO E COMPROMISSO SOCIAL. 2018. (Outro).
BERNARDES, J. ; OLIVERIRA, A. A. S. ; RIBEIRO, M. A. T. ; SANTOS, M. A. C. . XV ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA SOCIAL. 2009. (Congresso).
SANTOS, M. A. C. ; OLIVERIRA, A. A. S. . I Colóquio de Psicologia Social de Palmeira dos Índios. 2008. (Outro).
NEVES, J. G. ; MALTA, C. ; BRANDÃO, M.C.S ; TELES, D. ; LEITAO, H. A. L. ; SANTOS, M. A. C. . Comunidade de Aprendizagem. 2007. (Outro).
Participação em eventos
Isolamento LGBTQIA+ e Covid-19: facetas pandêmicas do cuidado,. 2020. (Seminário).
Minicurso: Pandemia, mídia e crise política,. 2020. (Outra).
Webinário: A crise política do governo central e o papel da mídia. 2020. (Seminário).
Webinário: Enfrentamento à pandemia da Covid-19 e vulnerabilidade em contextos indígenas. 2020. (Seminário).
Webinário: Povos indígenas: inclusão social e o contexto da pandemia. 2020. (Seminário).
Webinário: Povos originários da Amazônia e as experiências de pesquisas com as aldeias alagoanas. 2020. (Seminário).
Webinário: Representatividades indígenas: debates nos meios acadêmicos. 2020. (Seminário).
I ENCONTRO CONSULTIVO DO CURSO DE PSICOLOGIA: REPENSANDO A PSICOLOGIA NO SEMIÁRIDO ALAGOANO.Psicologia e Compromisso Social. 2018. (Encontro).
I ENCONTRO DE SUPERVISORES DE PSICOLOGIA: DIÁLOGOS SOBRE A PRÁTICA PSICOLÓGICA NA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO INTERIOR ALAGOANO.A PRÁTICA PSICOLÓGICA NA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO INTERIOR ALAGOANO. 2018. (Encontro).
PSICOLOGIA SOCIAL DA SAÚDE: REFLETINDO SOBRE ESTÁGIO ACADÊMICO E COMPROMISSO SOCIAL.PSICOLOGIA SOCIAL DA SAÚDE: REFLETINDO SOBRE ESTÁGIO ACADÊMICO E COMPROMISSO SOCIAL. 2018. (Encontro).
SEMINÁRIO: A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO CAMINHOS E CONTEXTOS: APROXIMAÇÕES E DIÁLOGOS ENTRE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE. 2016. (Seminário).
XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.O TRATAMENTO DOS TRANSTORNOS MENTAIS NO CAPS EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS. 2009. (Encontro).
XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.Os (Des)caminhos da atuação dos Psicólogos nos Serviços Públicos de um Município Alagoano. 2009. (Encontro).
XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.ATENÇÃO BÁSICA ÀS COMUNIDADES: UMA INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA.. 2009. (Encontro).
XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.Estudo Psicossocial sobre Sentidos e Significados do Viver na Rua para Crianças e Adolescentes em situação de rua em Palmeira dos Índios. 2009. (Encontro).
XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RUA: HISTÓRIAS DE VIDA DE PAIS E FILHOS.. 2009. (Encontro).
I Colóquio de Psicologia Social de Palmeira dos Índios.Mediadora da apresentação: ABRAPSO no Nordeste e sua articulação com a Psicologia Social Comunitária. 2008. (Outra).
I Encontro do Núcleo Maceió da Associação Brasileira de Psicologia Social - Psicologia Social e Políticas Públicas em Alagoas: Práticas e Fundamentos.O que temos chamado de Psicologia Social. 2008. (Encontro).
Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. 2007. (Congresso).
I Colóquio Institucional e Prol da Inclusão Social das Pessoas com Deficiência.Acessibilidade: uma questão de direitos humanos e cidadania. 2007. (Outra).
II Wokshop Responsabilidade Social. 2007. (Outra).
Reunião dos Conjuntos Integrados de Projetos da Fundação Kellogg no Nordeste.CIP Girassol. 2006. (Encontro).
30º Congresso Interamericano de Psicologia. 30º Congresso Interamericano de Psicologia. 2005. (Congresso).
I Mostra de Produção Discente em Psicologia.PRONERA - Uma experiência de EJA com integrantes do MST. 2000. (Encontro).
Semana do Psicólogo - Psicologia: a que queremos, a que fazemos.. 2000. (Encontro).
VI Encontro Nordestino de Psicologia Comunitária. 1999. (Encontro).
3º Seminário Municipal de Educação de Jovens e Adultos. 1998. (Seminário).
I Mostra de Extensão da Universidade Federal de Alagoas.Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. 1998. (Outra).
Participação em bancas
MARIA AUGUSTA COSTA DOS SANTOS. ?Processos Grupais na Psicologia Durante a Pandemia: Conexões em Tempos de Isolamento?. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MARIA AUGUSTA COSTA DOS SANTOS. ?A RELAÇÃO ENTRE FAMILIARES LGBT+ E SUAS CRIANÇAS?. 2024.
MARIA AUGUSTA COSTA DOS SANTOS. ?Repercussões de uma Guerra Silenciada: violência política e seus impactos psicossociais em lideranças do movimento dos trabalhadores rurais sem terra?. 2022.
MARIA AUGUSTA COSTA DOS SANTOS. o ?Olhar de mãe: as construções de sentidos da maternidade de um filho autista?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.; SILVA, Roseli Nicácio.. Representações Sociais da Bissexualidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.; SILVA, Roseli Nicácio.; BARBOZA, L.. A Figura do Transexual no Universo Cinematográfico: uma Análise Psicossocial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.; BRANDÃO, M.C.S. MODA COMO FERRAMENTA DE INSERÇÃO SOCIAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.; VALE, H. D. B.; BRANDÃO, M.C.S. EVANGÉLICOS GAYS: UM CONFLITO ENTRE A HOMOSSEXUALIDADE E AFÉ. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.; BARBOSA, P.; CAJUEIRO, L.. O SENTIDO ATRIBUÍDO PELOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA À EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO PROGRAMA INTEGRADO DE ORIENTAÇÕES MATERNO-INFANTIL DO HUPAA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MARTINS, M.N.S.G.; NETO, E. B.;SANTOS, M. A. C.. Alcoolismo: Um estudo psicossocial sobre seu impacto na família. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.; BRANDÃO, M.C.S. Identidade Canavieira: Um estudo sobre a produção identitária de Trabalhadores Rurais de um Povoado de Alagoas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.. DEFICIENTES AUDITIVOS E OUVINTES: SIGNIFICADOS ACERCA DAS ADAPTAÇÕES DO ESPORTE FUTSAL NO PROJETO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.; VALE, H. D. B.; BARBOSA, P.. O magro que não é magro. É ex-gordo. Análise do processo de construçõa da identidade de obesos mórbidos submetidos à cirurgia bariátrica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.; MAIA, R. F. S.; RIBEIRO, M. A. T.. O sentido da velhice para pessoas que vivem em abrigos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.; CAVALCANTI, S. L.; MELO, M.. O advento da aposentadoria e sua influência na modificação no sistema de papéis. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.; RIBEIRO, M. A. T.; BEZERRA, H. J. S.. As representações sociais de um serviço psicológico na comunidade do Clima Bom. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.; BEZERRA, H. J. S.; LEITAO, H. A. L.. Relações conjugais: dos interesses e barganhas econômicos ao amor romântico e separações. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.; RIBEIRO, J. G. C. G.; RIBEIRO, M. A. T.. Goes.A dificuldade de aprendizagem na perspectiva de professores do ensino fundamental: implicações na ação docente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.; PEREIRA, P. J.; BATISTA, N. C. S.. Comissão Examinadora da área de estudo de Psicologia Social, no Concurso Público para Seleção de Professores Efetivos.. 2009. Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.; PEREIRA, P. J.; MAGALHAES, D. A.. Comissão Examinadora da área de estudo de Psicologia Clínica, no Concurso Público para Seleção Simplificada de Professores Substitutos.. 2009. Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.; MAGALHAES, D. A.; PEREIRA, P. J.. Comissão Examinadora da área de estudo de Psicologia Geral, no Concurso Público para Seleção de Professores Substitutos.. 2009. Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.. Comissão de Homologação do Concurso para Professor Efetivo do Campus Arapiraca. 2008. Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.; LANG, C.E.; VERAS, K.. Comissão Examinadora da área de estudo de Psicologia Clínica, no Concurso Público para Seleção de Professores Efetivos.. 2008. Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.; NÓBREGA, D.; PEREIRA, P. J.. Comissão Examinadora da área de estudo de Psicologia Geral, no Concurso para Seleção Simplificada de Professores Substitutos.. 2008. Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.; NÓBREGA, D.. Banca Examinadora para Seleção de Monitor da Disciplina Psicologia Social. 2009. Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.; NÓBREGA, D.. Banca Examinadora para Seleção de Monitor da Disciplina Psicologia do Desenvolvimento.. 2009. Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.; NÓBREGA, D.. Banca Examinadora para Seleção de Monitor da Disciplina Psicologia da Subjetividade.. 2009. Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.. Comissão de Avaliação do 2º Concurso de Pôsteres do XV ENABRAPSO. 2009. Associação Brasileira de Psicologia Social.
SANTOS, M. A. C.; SILVA, M. E. F.. Banca Examinadora para Seleção de Monitor da Disciplina Metodologia da Pesquisa Psicológica.. 2008. Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, M. E. F.;SANTOS, M. A. C.. Banca Examinadora para Seleção de Monitor da Disciplina Metodologia da Sociedade, Natureza e Desenvolvimento.. 2008. Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. A. C.; PEREIRA, P. J.. Banca Examinadora para Seleção de Monitor da Disciplina Pesquisa em Ciências Sociais. 2008. Universidade Federal de Alagoas.
Orientou
PIBIP-Ação ?Intervenções psicossociais na comunidade: trabalhando com grupos?; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
PIBIP-Ação ?Intervenções psicossociais na comunidade: trabalhando com grupos?; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
PIBIP-Ação ?Intervenções psicossociais na comunidade: trabalhando com grupos?; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
PIBIP-Ação ?Intervenções psicossociais na comunidade: trabalhando com grupos?; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
AS RELAÇÕES SOCIAIS ESTABELECIDAS ENTRE JOVENS NOS JOGOS DE RPG ON-LINE; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Augusta Costa dos Santos;
A Atuação do Psicólogo na Atenção Básica: o olhar do usuário; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Augusta Costa dos Santos;
Uma análise Sócio-Histórica sobre a família e suas configurações; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Augusta Costa dos Santos;
; O Idosos Asilado: processo de ressignificação do sujeito institucionalizado no contexto sócio-histórico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Augusta Costa dos Santos;
Identidade retirada: desapropriação forçada dos moradores de uma comunidade no Agreste Alagoano; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Augusta Costa dos Santos;
A figura do Transexual no Universo Cinematográfico: Uma Análise Psicossocial; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Augusta Costa dos Santos;
Representações Sociais da Bissexualidade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Augusta Costa dos Santos;
MODA COMO FERRAMENTA DE INSERÇÃO SOCIAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Augusta Costa dos Santos;
EVANGÉLICOS GAYS: UM CONFLITO ENTRE A HOMOSSEXUALIDADE E AFÉ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Augusta Costa dos Santos;
O SENTIDO ATRIBUÍDO PELOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA À EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO PROGRAMA INTEGRADO DE ORIENTAÇÕES MATERNO-INFANTIL DO HUPAA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Augusta Costa dos Santos;
Identidade Canavieira: Um estudo sobre a produção identitária de Trabalhadores Rurais de um Povoado de Alagoas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Augusta Costa dos Santos;
Alcoolismo: Um estudo psicossocial sobre seu impacto na família; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Augusta Costa dos Santos;
UM ESTUDO PSICOSSOCIAL DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PORTADOR DE HIV/AIDS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Augusta Costa dos Santos;
O magro que não é magro; É ex-gordo; Análise do processo de construção da identidade de obesos mórbidos submetidos a cirurgia bariátrica; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Augusta Costa dos Santos;
Produções bibliográficas
-
MARCOLINO DA SILVA, EDUARDO WESLLEY ; LUCAS FLÁVIO DE OLIVEIRA LIMA ; MARIA AUGUSTA COSTA DOS SANTOS . SAÚDE LGBTQIAPN+LGBTQIAPN+ HEALTH:. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE , v. 14, p. 1-11, 2025.
-
COSTA DOS SANTOS, MARIA AUGUSTA . PSICOLOGIA E A.C.E.:. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE , v. 11, p. 1-11, 2022.
-
VIEIRA DA SILVA, JOCIELE ; PEREIRA DE MAGALHÃES, LETÍCIA ; DA SILVA PASSOS, JAINE ; COSTA DOS SANTOS, MARIA AUGUSTA . SAÚDE PSICOLÓGICA DO ADOLESCENTE:. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE , v. 11, p. 1-8, 2022.
-
SANTOS, M. A. C. ; BEZERRA, C. C. (Org.) ; RIBEIRO, F. R. G. (Org.) . Formação em Psicologia: reflexões sobre uma experiência de interiorização do Ensino Superior no Agreste Alagoano. MACEIO: EDUFAL, 2011. 197p .
-
TORRES, N. L. ; SANTOS, M. A. C. ; SANTOS, V.B. ; FRANÇA. J.C.F. . Relato de experiência remota frente a pandemia de Covid-19: projeto de extensão Saúde Mental na Comunidade. In: SOUSA, A. S. de; MORAES, J. A. N.; D'OLIVEIRA, K. S.; SANTOS, L.S.; TRINDADE, M. J. S. A.. (Org.). Metodologias e Práticas de Ensino: (re) contextualizações contemporâneas. 1ed.Rio de Janeiro: IDEHP, 2022, v. 2, p. 87-95.
-
SANTOS, M. A. C. ; BEZERRA, C. C. ; RIBEIRO, F. R. G. . Atenção Básica às comunidades: experiência de formação de Psicólogos no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. In: SANTOS, M. A. C.; BEZERRA, C. C.; RIBEIRO, F. R. G.. (Org.). Formação em Psicologia: reflexões sobre uma experiência de interiorização do Ensino Superior no Agreste Alagoano. MACEIO: EDUFAL, 2011, v. , p. 107-126.
-
SANTOS, M. A. C. . Tornando-se um assentado rural do MST: uma análise psicossocial das idas e vindas do homem do campo. Psicologia Brasil, São Paulo-SP, p. 42 - 42, 01 nov. 2005.
-
SANTOS, M. A. C. ; SILVA JR, G.E. ; RIBEIRO, C.M.M. ; SILVA, M.S.A.B. ; OLIVEIRA, A. G. A. ; SILVA, P. A. M. ; LIMA, C. R. F. ; MELO, S. P. ; OLIVEIRA, E. S. ; SANTOS, R. L. ; MARTINS, E. L. L. ; DEUS, N. M. S. F. ; LIMA, T. F. R. . ATENÇÃO BÁSICA ÀS COMUNIDADES: UMA INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA. In: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009, Maceió. Anais do XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009.
-
SANTOS, M. A. C. . MINHA COMUNIDADE NÃO É INVISÍVEL - HISTÓRIA E TERRITORIALIDADE PARA JOVENS DE COMUNIDADES ESTIGMATIZADAS NO INTERIOR DE ALAGOAS. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO, 2007, Rio de Janeiro. ANAIS DO XIV ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO, 2007.
-
OLIVERIRA, A. A. S. ; SANTOS, M. A. C. ; BARROS, E. da S. ; FREITAS, L. A. e . A FAMÍLIA E A JUVENTUDE NO INTERIOR DE ALAGOAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA COMUNITÁRIA.. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO, 2007, Rio de Janeiro. ANAIS DO XIV ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO, 2007.
-
NASCIMENTO, V.R.C. ; NÓBREGA, D. ; SANTOS, M. A. C. . Os (Des)caminhos da atuação dos Psicólogos nos Serviços Públicos de um Município Alagoano. In: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009, Maceió. Anais do XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009.
-
MELO, E.S. ; SILVA, L.K.C. ; ALMEIDA, B.O. ; MOREIRA, K.H. ; MARTINS, J.M. ; SANTOS, M. A. C. . O TRATAMENTO DOS TRANSTORNOS MENTAIS NO CAPS EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS. In: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009, Maceió. Anais do XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009.
-
SANTOS, M. A. C. ; Santos, A. C. ; LIMA, C.V.C. ; SILVA, K.B. ; SILVA, V.M. . CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RUA: HISTÓRIAS DE VIDA DE PAIS E FILHOS.. In: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009, Maceió. Anais do XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009.
-
Santos, A. C. ; SANTOS, M. A. C. ; LIMA, C.V.C. ; SILVA, K.B. ; SILVA, V.M. . Estudo Psicossocial sobre Sentidos e Significados do Viver na Rua para Crianças e Adolescentes em situação de rua em Palmeira dos Índios. In: XV ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO, 2009, MACEIO. Anais do XV ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO, 2009.
-
SANTOS, M. A. C. . À espera da terra prometida: A história de uma mulher assentada rural.. In: I Congresso Latino Americano de Psicologia, 2005, São Paulo. Anais di I Congresso Latino Americano de Psicologia, 2005.
-
SANTOS, M. A. C. . Idas e Vindas: um estudo sobre assentados rurais em Alagoas. In: I Congresso Latino-Americano de Psicologia, 2005, São Paulo. Anais do I Congresso Latino-Americano de Psicologia, 2005.
-
SANTOS, M. A. C. . Jovens em Movimento: Um estudo sobre a constituição da identidade do jovem no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. In: I Congresso Latino-Americano de Psicologia, 2005, São Paulo. Anais do I Congresso Latino-Americano de Psicologia, 2005.
-
SANTOS, M. A. C. ; OLIVERIRA, A. A. S. ; GUIMARAES, S. S. S. . NEXIN - Núcleo de Estudos Psicossociais da dialética Exclusão/Inclusão. In: 30º Congresso Interamericano de Psicologia, 2005, Buenos Aires. Anais do http://www.sip2005.org.ar/, 2005.
-
SANTOS, M. A. C. . À ESPERA DA TERRA PROMETIDA: A HISTÓRIA DE MÍRIAM UMA ASSENTADA RURAL. In: 30º Congresso Interamericano de Psicologia, 2005, Buenos Aires. Anais do 30º Congresso Interamericano de Psicologia, 2005.
-
SANTOS, M. A. C. . JOVENS EM MOVIMENTO: UM ESTUDO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO JOVEM NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. In: 30º congresso Interamericano de Psicologia, 2005, Buenos Aires. Anais do 30º congresso Interamericano de Psicologia, 2005.
-
SANTOS, M. A. C. . IDAS E VINDAS: UM ESTUDO PSICOSSOCIAL SOBRE O HOMEM NO CAMPO. In: 30º Congresso Interamericano de Psicologia, 2005, Buenos Aires. Anais do 30º Congresso Interamericano de Psicologia, 2005.
-
MARIA AUGUSTA COSTA DOS SANTOS . Evento HISTÓRIAS PARA CRESCER: O SUS E A EQUIDADE - SOMOS TODOS ESPECIAIS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARIA AUGUSTA COSTA DOS SANTOS . III Seminário Institucional de Monitoria da Universidade Federal de Alagoas,. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, M. A. C. . Acolhimento: conhecendo a Psicologia como ciência e profissão. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, M. A. C. . I ENCONTRO DE SUPERVISORES DE PSICOLOGIA: DIÁLOGOS SOBRE A PRÁTICA PSICOLÓGICA NA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO INTERIOR ALAGOANO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, M. A. C. ; BARBOZA, L. . I ENCONTRO CONSULTIVO DO CURSO DE PSICOLOGIA: REPENSANDO A PSICOLOGIA NO SEMIÁRIDO ALAGOANO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. A. C. . PSICOLOGIA SOCIAL DA SAÚDE: REFLETINDO SOBRE ESTÁGIO ACADÊMICO E COMPROMISSO SOCIAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, T. F. R. ; OLIVEIRA, A. G. A. ; SILVA, A. S. ; Santos, A. C. ; SILVA, L.F. ; BARROS, R. M. do N. ; SANTOS, M. A. C. . Grupo de Mulheres: uma Proposta de Intervenção Estratégica de Promoção da Saúde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. V. ; PEREIRA, L. S. ; SILVA, P.B.C. ; FERRO, L. F. ; BARBOSA, E.R. ; SANTOS, M. A. C. . Saúde Mental: melhorando a qualidade de vida dos agentes de saúde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. S. ; PAZ, M. A. S. ; SANTOS, M. A. C. ; BARROS, R. M. do N. . Desconstruindo uma Relação de Dependência Medicamentosa: Uma Contribuição para a Prevenção e Promoção da Saúde Mental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALE, R. O. ; MARTINS, E. L. L. ; OLIVEIRA, S. T. ; SANTOS, M. A. C. ; MORAIS, A. P. R. . Psicologia e Arteterapia: quebrando tabus e construindo caminhos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALE, R. O. ; OLIVEIRA, S. T. ; SANTOS, M. A. C. ; MORAIS, A. P. R. . Atualização em SUS e Atenção Básica: ampliando os conhecimentos em saúde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALE, R. O. ; OLIVEIRA, S. T. ; SANTOS, M. A. C. ; MORAIS, A. P. R. . Educadores, Trabalho e Saúde: construindo saberes e revendo práticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. V. ; SILVA, P.B.C. ; SANTOS, M. A. C. . Investigação e intervenção em um abrigo de crianças e adolescentes em um município do Agreste Alagoano: a atuação do Psicólogo social.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, H. M. P. ; SOARES, S. P. ; TENÓRIO, I. B. ; OLIVEIRA, W. A. ; VIEIRA, I. K. F. ; SANTOS, J. L. S. ; SILVA, I. B. ; QUEIROZ, N. C. A. ; SANTOS, M. A. C. ; CORAL, M. . Saúde na escola: uma visão interdisciplinar de seus fatores psicossociais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, A.A. ; SANTOS, M. A. C. . A identidade do Agente Comunitário de Saúde (ACS) em uma comunidade estigmatizada.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACHADO, D. T. ; SANTOS, M. A. C. . Estratégia Saúde da Família: os sentidos que o usuário atribui ao serviço oferecido na atenção básica num município do agreste alagoano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, J. B. ; SANTOS, A.A. ; MACHADO, D. T. ; SANTOS, M. A. C. . Atenção Básica em Saúde: trabalhando temas da psicologia com crianças no ensino infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, E. L. L. ; VALE, R. O. ; OLIVEIRA, S. T. ; SANTOS, M. A. C. ; MORAIS, A. P. R. . Psicologia e Arteterapia: quebrando tabus e construindo caminhos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MAGALHÃES, A. A. A. M. ; SANTOS, M. A. C. ; SANTOS, E. P. C. ; LIMA, D.A. ; BARROS, P.L. . Reconstituindo Representações: A Prática da Psicologia Social Comunitária em um grupo de Idosas na comunidade Vila Maria em Palmeira dos Índios - AL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARTINS, E. L. L. ; VALE, R. O. ; OLIVEIRA, S. T. ; MORAIS, A. P. R. ; SANTOS, M. A. C. . Oficinas com adolescentes: uma proposta de prevenção e promoção em saúde em uma escola estadual em Arapiraca/AL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALE, R. O. ; OLIVEIRA, S. T. ; SANTOS, M. A. C. ; MORAIS, A. P. R. . Trabalhando com professores: construindo saberes e revendo práticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALE, R. O. ; OLIVEIRA, S. T. ; SANTOS, M. A. C. ; MORAIS, A. P. R. . Atualização em SUS e Atenção Básica: ampliando os conhecimentos em saúde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P.B.C. ; SILVA, A. V. ; SANTOS, M. A. C. . Investigação e intervenção em um abrigo de crianças e adolescentes em um município do Agreste Alagoano: a atuação do Psicólogo social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. A. C. ; OLIVEIRA, S. T. ; VALE, R. O. ; SILVA, A. V. ; SILVA, P.B.C. ; MACHADO, D. T. ; SANTOS, A.A. . PET-Saúde/Saúde da Família e a formação em Psicologia no Agreste Alagoano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. A. C. . Transexualidade e Homossexualidade: discussões sócio-históricas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Roseli Nicácio. ; SANTOS, M. A. C. . Homossexuais Evangélicos: um conflito entre fé e homossexualidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, M. A. C. . PET-Saúde Psicologia: Ensino, Pesquisa e Extensão na Formação do Psicólogo no Agreste Alagoano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA JR, G.E. ; SILVA, J. A. M. ; CARVALHO, A. B. ; LIRA, E. da S. de ; ALVES, G. ; SANTOS, M. A. C. . As implicações da falta de estrutura Física num Posto de Saúde para a atuação do Psicólogo.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, T. F. R. ; OLIVEIRA, A. G. A. ; SILVA, A. S. ; Santos, A. C. ; SILVA, L.F. ; BARROS, R. M. do N. ; SANTOS, M. A. C. . Atenção Básica à Comunidade do 2º Centro de Saúde: uma intervenção de estudantes de Psicologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, M. S. A. B. ; BARBOSA. V. M. B. ; NICÁCIO, L.C.F. ; SANTOS, M. A. C. . Família e saúde mental: perspectivas e possibilidades de intervenção nas Unidades de Atenção Básica em Saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, C. R. F. ; SILVA, E. F. G. ; SILVA, M.B. ; FARIAS, V. S. A. ; MELO, S. P. ; SANTOS, M. A. C. . PET-Saúde e os Agentes de Saúde: articulações em busca de um trabalho conjunto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALE, R. O. ; MARTINS, E. L. L. ; MOTA. F. M. A. ; PAZ, M. A. S. ; OLIVEIRA, S. T. ; MORAIS, A. P. R. ; SANTOS, M. A. C. . Psicologia e Arte-terapira: quebrando tabus e construindo caminhos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P. A. M. ; SILVA, M. S. A. B. ; SANTOS, A.A. ; MACHADO, D. T. ; RODRIGUES, M. S. ; BARBOSA. V. M. B. ; SANTOS, M. A. C. . Psicólogo na Atenção Básica e ACS: reflexões acerca de um trabalho em grupo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. A. C. ; SILVA, P. A. M. ; LIMA, T. F. R. ; LIMA, C. R. F. ; MELO, S. P. ; OLIVEIRA, A. G. A. ; MARTINS, E. L. L. ; SILVA, M. S. A. B. ; SILVA JR, G.E. ; DEUS, N. M. S. F. ; SANTOS, R. L. ; RIBEIRO, C.M.M. ; LIMA, R.B.C. ; OLIVEIRA, E. S. . Sentidos e Significados do Programa Saúde da Família para Usuários do Município de Arapiraca-AL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. A. C. ; SILVA, P. A. M. ; PAZ, M. A. S. ; MOTA. F. M. A. ; OLIVEIRA, S. T. ; BARBOSA, E.R. ; SILVA, P.B.C. ; LIMA, T. F. R. ; RODRIGUES, M. S. ; MACHADO, D. T. ; FARIAS, V. S. A. ; SILVA, M.B. ; SILVA, L.F. ; FERRO, L. F. ; SILVA, J. A. M. ; ALVES, G. ; SILVA, E. F. G. ; LIRA, E. da S. de ; Santos, A. C. ; SANTOS, A.A. ; et.al . PET-Saúde Psicologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. A. C. . Práticas Interventivas da Psicologia na Atenção Básica em Saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VALE, R. O. ; MARTINS, E. L. L. ; MOTA. F. M. A. ; PAZ, M. A. S. ; OLIVEIRA, S. T. ; MORAIS, A. P. R. ; SANTOS, M. A. C. . Psicologia e Arte-terapira: quebrando tabus e construindo caminhos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Santos, A. C. ; LIMA, C.V.C. ; SILVA, K.B. ; SILVA, V.M. ; SANTOS, M. A. C. . Estudo Psicossocial sobre Sentidos e Significados do Viver na Rua para Crianças e Adolescentes em situação de rua em Palmeira dos Índios. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MELO, E.S. ; MARTINS, J.M. ; SILVA, L.K.C. ; MOREIRA, K.H. ; ALMEIDA, B.O. ; SANTOS, M. A. C. . O TRATAMENTO DOS TRANSTORNOS MENTAIS NO CAPS EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NASCIMENTO, V.R.C. ; NÓBREGA, D. ; SANTOS, M. A. C. . Os (Des)caminhos da atuação dos Psicólogos nos Serviços Públicos de um Município Alagoano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, M. A. C. ; Santos, A. C. ; LIMA, C.V.C. ; SILVA, K.B. ; SILVA, V.M. . CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RUA: HISTÓRIAS DE VIDA DE PAIS E FILHOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, M. A. C. ; SILVA JR, G.E. ; DEUS, N. M. S. F. ; RIBEIRO, C.M.M. ; OLIVEIRA, E. S. ; MARTINS, E. L. L. ; SANTOS, R. L. ; LIMA, C. R. F. ; MELO, S. P. ; LIMA, T. F. R. ; OLIVEIRA, A. G. A. ; SILVA, M. S. A. B. ; SILVA, P. A. M. . ATENÇÃO BÁSICA ÀS COMUNIDADES: UMA INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA JR, G.E. ; DEUS, N. M. S. F. ; SANTOS, M. A. C. . A (Re)construção da memória em grupo de hiperdia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, C. da S. ; LIRA, E. da S. de ; SANTOS, M. A. C. . ?Pátria que me pariu?: os filhos das margens quem os pariu?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, L. C. N. ; MAGALHÃES, A. ; FERRO, L. F. ; BRANDÃO, A. P. ; SANTOS, S. R. dos ; RODRIGUES, R. A. ; SANTOS, M. A. C. . A Incidência Das Doenças Picossomáticas Em Palmeira Dos Índios. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. A. M. ; SANTOS, M. A. C. . A Negritude na Sociedade Contemporânea: Pluralismo X Multiculturalismo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, E. F. G. ; OLIVEIRA, I. E. N. S. ; FARIAS, V. S. A. ; SANTOS, M. A. C. . A representação social do ato infrator nos jovens de Arapiraca. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA JR, G.E. ; DEUS, N. M. S. F. ; OLIVEIRA, A. G. A. ; LIMA, T. F. R. ; SILVA, M. S. A. B. ; OLIVEIRA, E. S. ; MELO, S. P. ; LIMA, C. R. F. ; RIBEIRO, C.M.M. ; SANTOS, R. L. ; MARTINS, E. L. L. ; SILVA, P. A. M. ; SANTOS, M. A. C. . Atenção Básica às Comunidades: uma intervenção psicossocial da Psicologia Comunitária nas Unidades de Saúde da Família.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NASCIMENTO, V.R.C. ; SANTOS, M. A. C. ; NÓBREGA, D. . Atuação dos Psicólogos nos Serviços Públicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, S. M. C. ; SANTOS, M. A. C. . Contextualização sócio-histórica da vida indígena em Palmeira dos Índios-AL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, K. T. M. ; SILVA, I. B. ; SILVA, R. C. O. ; SILVA, T. P. ; SANTOS, M. A. C. . Crianças de cinco a doze anos com TDAH e suas relações escolares em uma entidade particular de Arapiraca. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, M. A. C. ; LIMA, C.V.C. ; Santos, A. C. ; SILVA, K.B. ; SILVA, V.M. . Crianças em situação de rua: história de vida de pais e filhos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, D.A. ; SANTOS, M. A. C. . Epidemiologia do Estupro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, M. A. C. ; LIMA, C.V.C. ; Santos, A. C. ; SILVA, K.B. ; SILVA, V.M. . Estudo Psicossocial sobre sentidos e significados do viver na rua para crianças e adolescentes em situação de rua em Palmeira dos Índios. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, R. L. ; MARTINS, E. L. L. ; SANTOS, M. A. C. . GestAÇÃO: gravidez com ação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, M. S. A. B. ; SILVA, P. A. M. ; SANTOS, M. A. C. . Inserção do Psicólogo nas Unidades Básicas de Saúde: desmistificando sua prática na comunidade.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, V.C. ; ALVES, G. ; SILVA, M.B. ; SILVA, P.B.C. ; SILVA, D. P. A. ; SANTOS, M. A. C. . Música, Consciência E Política: Estudo Psicossocial Da Afetação Da Consciência Na Comunidade Acadêmica ? Ufal/Polo Palmeira Dos Índios. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, E.S. ; SILVA, L.K.C. ; MOREIRA, K.H. ; ALMEIDA, B.O. ; MARTINS, J.M. ; SANTOS, M. A. C. . O Tratamento Dos Transtornos Mentais No Caps Em Palmeira Dos Índios. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, L.F. ; SILVA, L.S. ; GARCIA, J.P.S. ; SILVA, P. R. ; BARBOSA, A. H. F. ; SANTOS, M. A. C. . Os mecanismos psicossociais que circundam uma tentativa de suicídio em Palmeira dos Índios. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, L. S. ; LIMA, J.S. ; SANTOS, M. A. C. . Perspectiva e possibilidades do atendimento grupal às famílias visando à figura da mãe.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, T. F. R. ; SANOS, M. B. R. ; OLIVEIRA, A. G. A. ; SANTOS, M. A. C. . Psicologia e Atenção Básica em Saúde: experiências vividas por terapeutas em formação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, C.M.M. ; OLIVEIRA, E. S. ; SANTOS, M. A. C. . Trabalho do Psicólogo na Comunidade: quebrando barreiras e construindo uma nova realidade através de sua intervenção. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, C. R. F. ; MELO, S. P. ; SANTOS, M. A. C. . Uma nova proposta de intervenção da Psicologia na atenção de saúde básica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, M. A. C. ; RIBEIRO, M. A. T. ; MAIA, R. F. S. ; PADILHA, C. C. . O que temos Chamado de Psicologia Social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, M. A. C. . Metodologias participativas para o trabalho com grupos e comunidades. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
SANTOS, M. A. C. . Oficina Pedagógica em Língua Portuguesa, Ensino da Matemática, Ciências Sociais e da Natureza no XI Curso de Formação de Alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária.. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SANTOS, M. A. C. . Oficina Pedagógica em Língua Portuguesa, Ensino da Matemática, Ciências Sociais e da Natureza no IX Curso de Formação de Alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária.. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SANTOS, M. A. C. . Oficina Pedagógica em Língua Portuguesa, Ensino da Matemática, Ciências Sociais e da Natureza no X Curso de Formação de Alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária.. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2015
Intervenções psicossociais na comunidade: trabalhando com grupos, Descrição: A estratégia da Saúde da Família (ESF) é a principal proposta de reorganização do modelo de atenção à saúde, sendo apoiada político, institucional e economicamente pelo Estado, como alternativa de consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A expansão e implementação dessa proposta nos contextos dos municípios do Agreste alagoano tem encontrado dificuldades, tendo em vista a complexidade dos contextos sociais, políticos e econômicos que envolvem as famílias residentes nesses territórios e a especificidade da conjuntura rural. A Psicologia Social Comunitária, disciplina psicológica que está em dialogo com a Saúde Coletiva, caracteriza-se, historicamente, pela inserção dos profissionais da psicologia em comunidades populares. No âmbito curricular, propõe-se nesse projeto a imersão de um grupo de discentes no universo da realidade de comunidades assistidas pelas Políticas Públicas de Saúde. Tal proposta visa o desenvolvimento acadêmico de tais discentes a partir do planejamento e implementação de projetos de intervenção que visem a promoção e prevenção da saúde dos/as usuários/as de Unidades Básicas de Saúde localizados em territórios de vulnerabilidade social nos municípios de Palmeira dos Índios e Arapiraca- AL.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Maria Augusta Costa dos Santos - Coordenador / Flávia Regina Guedes Ribeiro - Integrante.
Prêmios
2009
2º Concurso de Pôsteres do XV ENABRAPSO (Eixo: outros): Co-orientação e co-autoria do trabalho: Os (Des)caminhos da atuação dos Psicólogos nos Serviços Públicos de um Município Alagoano., ABRAPSO.
2009
2º CONCURSO DE PÔSTERES DO XV ENABRAPSO (Eixo: Processos Organizativos e Comunidades): Orientação e co-autoria do trabalho Estudo Psicossocial sobre Sentidos e Significados do Viver na Rua..., ABRAPSO.
2009
Excelência Acadêmica como orientadora e co-autora do trabalho "Atuação dos Psicólogos nos Serviços Públicos de um Município Alagoano"., VI Congresso Acadêmico da UFAL..
2009
Excelência Acadêmica como orientadora do trabalho "Atenção Básica às Comunidades: uma intervenção psicossocial da Psicologia Social Comunitária nas Unidades de Saúde da Família., VI Congresso Acadêmico da UFAL..
2008
Professora Homenageada, Concluintes do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas - Campus Maceió.
2007
Professora Homenageada, Concluintes do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas - Campus Maceió.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Alagoas, Unidade Palmeira dos Índios. , Rua Sonho Verde, S/N, Eucalipto, 57605010 - Palmeira dos Índios, AL - Brasil, Telefone: (82) 34201322, URL da Homepage:
Experiência profissional
2007 - Atual
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2005 - 2007
Universidade Federal de AlagoasVínculo: CONTRATO TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2025
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ACE 1, ACE 2, Psicologia Social 2, Psicologia, Ciência e Profissão
-
05/2025
Direção e administração, Unidade Palmeira dos Índios.Cargo ou função, Membro suplente do Colegiado do Curso de Psicologia.
-
04/2025
Direção e administração, Unidade Palmeira dos Índios.Cargo ou função, Coordenação de Extensão.
-
03/2015
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário Integrador 2, Psicologia Social 2, Psicologia Social Comunitária, Estágio Básico 2, Seminário de Pesquisa, Estágio Curricular Supervisionado 2
-
08/2023 - 08/2025
Direção e administração, Unidade Palmeira dos Índios.Cargo ou função, Membro suplente do Colegiado do Curso de Psicologia.
-
01/2025 - 06/2025
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ACE 1, Estágio Específico 1, Psicologia Social 1, Psicologia, Ciência e Profissão, TCC 2
-
04/2024 - 12/2024
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ACE 2, Estágio Básico 1, Estágio Básico 2, Estágio Específico 2, Exclusão Social e Repercussões Psicológicas, Pesquisa em Psicologia 2, Psicologia Social 2
-
11/2023 - 04/2024
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ACE 1, Estágio Básico 2, Estágio Específico 1, Psicologia Social 1, Psicologia, Ciência e Profissão, TCC 1
-
06/2023 - 10/2023
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ACE 2, Estágio Básico 1, Estágio Básico 2, Matrizes do Pensamento Psicológico 1, Pesquisa em Psicologia 2, Psicologia Social 2, TCC 2
-
01/2023 - 06/2023
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ACE 1, Estágio Básico 1, Estágio Básico 2, Psicologia Social 1, Psicologia, Ciência e Profissão, TCC 1.
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ACE 2, Estágio Básico 1, Estágio Básico 2, Matrizes do Pensamento Psicológico 1, Pesquiisa em Psicologia 2, Psicologia Social 2, Seminário de Pesquisa.
-
08/2021 - 12/2022
Direção e administração, Unidade Palmeira dos Índios.Cargo ou função, Coordenação de Estágio do Curso de Psicologia.
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ACE1, Estagio Básico 1, Estágio Curricular Supervisionado 1, Estágio Curricular Supervisionado 2, Psicologia Social 1, Psicologia, Ciência e Profissão.
-
10/2021 - 03/2022
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Básico 1, Estágio Básico 2, Estágio Curricular Superviosionado 1, Estágio Curricular Supervisionado 2, Exclusão Social e Repercussões Psicológicas, Psicologia Social 2, Seminário de Pesquisa.
-
06/2021 - 10/2021
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ACE2, Estágio Básico 1, Estágio Básico 2, Estágio Curricular supervisionado 1, Exclusão Social e Rrepercussões Psicológicas, Psicologia Social 1, Psicologia, Ciência e Profissão, Seminário de Pesquisa.
-
10/2020 - 01/2021
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa, Exclusão Social e Repercussões Psicológicas - turma A, Exclusão Social e Repercussões Psicológicas - turma B
-
09/2019 - 03/2020
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Ciência e Profissão, ACE 1, Psicologia Social 1, Estágio Básico 1, Estágio Curricular Supervisionado 1.
-
05/2019 - 09/2019
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Social Comunitária, Seminário de Pesquisa, Estágio Curricular Supervisionado 2
-
12/2018 - 04/2019
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Social 1, Psicologia, Ciência e Profissão, Estágio Básico 1, Estágio Curricular Supervisionado 1
-
06/2018 - 10/2018
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa em Ciências Sociais, Seminário Integrador 2, Práticas em Psicologia e Saúde Psicossocial, Psicologia Social Comunitária, Seminário de Pesquisa, Estágio Básico 2, Estágio Curricular Supervisionado 2
-
01/2018 - 06/2018
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Social 1, Pesquisa em Psicologia Social, Estágio Básico 1, estágio Curricular Supervisionado 1
-
07/2017 - 12/2017
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário Integrador 2, Psicologia Social Comunitária, Seminário de Pesquisa, Estágio Básico 2, Estágio Curricular Supervisionado 2
-
02/2017 - 07/2017
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Social 1, Estágio Básico 1, Estágio Curricular Supervisionado 1
-
06/2016 - 02/2017
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário Integrador 2 , Psicologia Social 2, Psicologia Social Comunitária, Estágio Básico 2, Estágio Curricular Supervisionado 2, Seminário de Pesquisa
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado 1, Estágio Básico 1, Psicologia Social 1, Metodologia da Pesquisa Psicológica
-
01/2014 - 07/2014
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa, Estágio Básico 2, Psicologia Social Comunitária, Psicologia Social 2, Seminário Integrador 2
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Sócio-Histórica, Psicologia Social 1, Estágio Básico 1
-
01/2013 - 07/2013
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa, Psicologia Social Comunitária, Estágio Básico 2
-
02/2012 - 07/2012
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado 2, Introdução à Psicologia, Psicologia Social Comunitária, Psicologia Social 2, Seminário de Pesquisa
-
07/2011 - 12/2011
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado 1, Psicologia Social 1
-
01/2008 - 08/2011
Direção e administração, Curso de Psicologia, Curso de Psicologia - Pólo Palmeira dos Índios - Campus Arapiraca.Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Básico 2, Pesquisa em Ciências Sociais, Psicologia Social Comunitária
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Básico 1, Psicologia Social 1
-
01/2010 - 07/2010
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa, Psicologia Social comunitária
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Básico 1, Metodologia da Pesquisa Psicológica, Psicologia Social 1
-
01/2009 - 07/2009
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Social Comunitária, Psicologia Social 2
-
07/2008 - 12/2008
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Práticas em Psicologia e SAúde Psicossocial, Metodologia da Pesquisa Psicológica, Psicologia Social 1
-
01/2008 - 06/2008
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento 1, Psicologia Social 2
-
09/2007 - 12/2007
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Psicológica, Psicologia Social 1
-
04/2005 - 09/2007
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Aconselhamento nas Áreas de Saúde e Social, Introdução a Psicologia, Psicologia Geral, Psicologia Humanista, Psicologia Social, Teorias e Sistemas Psicológicos I, Teorias e Sistemas Psicológicos II, Trabalho de Conclusão de Curso
2001 - 2003
Programa Alfabertização SolidáriaVínculo: Coordenador Setorial, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades realizadas:
Coordenação Setorial de turmas de alfabetização de jovens e adultos;
Visitas pedagógicas às salas de aula do Programa no interior do Estado de Alagoas;
Facilitação de Oficinas Pedagógicas para a formação de alfabetizadores de jovens e adultos.
Atividades
-
07/2001 - 02/2003
Ensino, Formação de Alfabetizadores de Jovens e adultos, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Metodologia do ensino de Ciências Sociais e Naturais, Metodologia do ensino da língua portuguesa, Metodologia do ensino da matemática
-
01/2000 - 12/2000
Estágios , Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Alfabetização.Estágio realizado, Desenvolveu atividades na Secretaria do Programa e acompanhamento pedagógico de monitores alfabetizadores em classes localizadas nos municípios do interior alagoano, em especial os municípios de Cajueirro e Quebrangulo, contribuindo para o andamento.
1998 - 1999
Programa Nacional de Educação na Reforma AgráriaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 20
Atividades
-
09/1998 - 10/1999
Extensão universitária , PROEX.Atividade de extensão realizada, Visitas a Assentamentos Rurais para acompanhamento de salas de aula de alfabetização de jovens e adultos..
2023 - 2024
Conselho Nacional de Secretários Municipais de SaúdeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora do Prog. Mais Saúde com Agente, Carga horária: 20
2024 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensionista Visitante, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora do Projeto Mais Saúde com Agente
2022 - 2023
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensionista Visitante, Carga horária: 20
Outras informações:
Extensionista Visitante/ Tutora do Projeto Saúde com Agente
Atividades
-
08/2022 - 07/2023
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão.Atividade de extensão realizada, Tutoria do Projeto Saúde com Agente.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Augusta Costa dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?