Damares Danielle Nogueira da Costa

Possui ensino-medio-segundo-graupela E. E. Orcirio Thiago de Oliveita(2010). Atualmente é Estagiária do Instituto de Psicologia Médica de Mato Grosso. Tem experiência na área de Psicologia.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Psicologia

2011 - Atual

Universidade Católica Dom Bosco

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

E. E. Orcirio Thiago de Oliveita

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Extensão Universitária em Astronomia Básica. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2009 - 2009

Extensão universitária em Curso de Extensão em Capelania Hospitalar. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2008 - 2008

Extensão universitária em Projeto de Extensão em Língua Espanhola -PROJELE. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXIV Congresso Brasileiro de Psicanálise: Ser Contemporâneo: medo e paixão. 2013. (Congresso).

II Ciclo de Palestras Psicanalíticas: A Clínica na prática. 2012. (Seminário).

I Seminário de Pesquisaa do Grupo de Pesquisa Ricoeur: Psicanálise e Subjetividade (Co. 2012. (Seminário).

XXX Semana de Filosofia UCDB: Existencialismo em Kierkegaard. 2011. (Seminário).

II Semana de Filosofia UFMS: Política, Ensino de Filosofia, Psicanálise. 2011. (Seminário).

Jornada de Psicologia UCDB. 2011. (Seminário).

II Jornada de Saúde mental Hospital Nosso Lar. 2009. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Anita Guazzelli Bernardes

ACOLHIMENTO COMO POTENCIALIZADOR DA PRÁTICA TERAPÊUTICA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Anita Guazzelli Bernardes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    AS VICISSITUDES DO PRODUZIR SAÚDE NO SER HOMEM, Descrição: Esta pesquisa tem por fundamento analisar a base ética do posicionamento das práticas em saúde sobre o corpo do individuo. Como se manifesta o fazer saúde no sujeito digno de autonomia, de desejo, dotado de uma condição que a todo momento diz não a estes desejos, gerando assim conflitos inconscientes. Portanto, esta pesquisa se vincula ao olhar do ser Homem sobre a saúde e concomitantemente sobre a doença, ou seja, diante da condição humana (fator que pressupõe qualquer indagação) quais as possibilidades existentes criadoras de saúde que o Homem produz. É importante delimitar o campo epistemológico que será o pilar que sustentará esta pesquisa. Antes de se perguntar como o homem produz saúde, é fundamental compreender o que pressupõe esta questão. Devemos partir do seguinte questionamento: que Homem é este que produz e é receptor de nossas praticas em saúde? Tratar quem é este Homem é partir das questões do Ser, e isto implica possibilidades inimagináveis que resultam o que é o Ser Humano. Torna-se mais adequado partir do tópico que pressupõe o Ser, ou seja, iniciar com o questionamento a partir do que é inerente ao humano, àquilo que se estabelece em sua filogênese que possibilita sua ontogênese. Então partiremos da condição humana se referenciando ao legado de conhecimento sobre este tema que herdamos da Antropologia Filosófica e da Psicanálise, possibilitando assim a produção de novos saberes. A partir desta compreensão do ser Homem, podemos situar a Psicologia da Saúde em novas dimensões epistemológicas que possam contribuir na construção de praticas para juntamente com as políticas publicas, partindo de ações em saúde e praticas de cuidado como o acolhimento, que reconheçam e se façam reconhecer que o Homem é o principal produtor de sua Saúde. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Damares Danielle Nogueira da Costa - Integrante / Eduardo Cavalheiro Pelliccioli - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    ACOLHIMENTO COMO POTENCIALIZADOR DA PRÁTICA TERAPÊUTICA, Descrição: O objetivo deste projeto é compreender e problematizar como o Acolhimento favorece a pratica terapêutica tendo como base teórica a Psicologia da Saúde e a Psicanálise como qualificadores e potencialisadores desta prática. No acolhimento se estabelece a credibilidade necessária para ser efetivada a pratica terapêutica. Prática está que está enviesada no modelo biopsicossocial e que caiba dentro das Políticas Públicas de Saúde e em suas praticas de cuidado. Para compreender esse novo conceito que o Sistema Único de Saúde preconiza em seu atendimento e as transformações que ele implica na visão de saúde é preciso refletir e nomear os pressupostos que envolvem o campo epistemológico da racionalização da produção de saúde. Acolher é conhecer, reconhecer o outro como sujeito digno de autonomia. Resgatar um sentido para aquele que vê um profissional de saúde como alguém que detém um conhecimento do qual é fundamental para a sua vida. Estabelecer uma vinculo de confiança onde o usuário de saúde possa entregar a sua vida, na esfera do biológico- o seu corpo, na esfera do seu psicológico- seus pensamentos, seus sentimentos e na esfera social- a sua forma de vida, a sua condição como ser humano. Acolhimento, no campo da Saúde Pública e na produção de saúde significa dar ao outro um pouco de dignidade, um pouco de saúde, um pouco de atenção. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Damares Danielle Nogueira da Costa - Coordenador / Eduardo Cavalheiro Pelliccioli - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Instituto de Psicologia Médica de Mato Grosso

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Participação no processo de Avaliação Psicológica de candidatos para Juíz Substituto do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul - TJMS nos dias: 20/04/2013 04/05/2013 18/07/2013 19/07/2013