Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), Pós-graduação em Administração Hospitalar (2005) pela Sociedade Educacional Três de Maio, e em Saúde Coletiva e da Família (2007) pela Universidade do Sul de Santa Catarina, mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem UFPEL (2016). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL - Faculdade de Enfermagem e Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica e Atenção hospitalar ao Adulto, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria, violência intrafamiliar, acolhimento infantil, cuidado de enfermagem à criança, adulto e família. Membro do grupo de pesquisa: Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (desde 2007), da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Departamento de Enfermagem. Vice-líder do Grupo de estudos e pesquisas de Pelotas em Neonatologia (GEPPNeo).
Informações coletadas do Lattes em 14/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Enfermagem
2013 - 2016
Universidade Federal de Pelotas
Título: Formação de vínculos e interação entre cuidadores e crianças em um abrigo
, Ano de obtenção: 2016. Eda Schwartz. Coorientador: Viviane Marten Milbrath. Palavras-chave: Cuidadores; Criança; Relações interpessoais; Enfermagem; Pesquisa Qualitativa.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente.
Mestrado em ENFERMAGEM
2007 - 2008
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Violência intrafamiliar: percepções de crianças escolares que vivem em abrigo
, Ano de Obtenção: 2009.Stela Maris de Mello Padoin.Palavras-chave: Crianças; enfermagem pediátrica; violência intrafamiliar.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente.
Especialização em Especialização em Saúde Coletiva e da Família
2006 - 2007
Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Programa de Saúde da Família: conhecendo seus problemas e planejando soluções
Orientador: Janete Elza Felisbino
Especialização em Especialização em Administração Hospitalar
2003 - 2004
Sociedade Educacional Três de Maio
Título: Viabilidade financeira dos convênios públicos para o Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa
Orientador: Mário Luiz Evangelista
Graduação em Enfermagem
1997 - 2001
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Crianças com fibrose cística: percepções sobre as múltiplas hospitalizações
Orientador: Nair Regina Ritter Ribeiro
Formação complementar
2020 - 2020
Curso - Fundamentos para o exercício de parecerista ad hoc. (Carga horária: 10h). , Revista de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, REUFPI, Brasil.
2020 - 2020
Fórum Latino-Americano de Editoração Científica em Enfermagem - ?Implementa. (Carga horária: 10h). , Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
2020 - 2020
Curso E-learning ?Análise de Conteúdo com o apoio do software webQDA?,. (Carga horária: 4h). , Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
2010 - 2010
Curso de Formação Pedagógica Continuada. (Carga horária: 90h). , Sociedade Educacional Três de Maio, SETREM, Brasil.
2010 - 2010
Programa Permanente de Qualificação Docente. (Carga horária: 20h). , Sociedade Educacional Três de Maio, SETREM, Brasil.
2009 - 2009
Curso de capacitação em ERP Educacional. (Carga horária: 4h). , Sociedade Educacional Três de Maio, SETREM, Brasil.
2008 - 2008
Práticas Grupais na Pesquisa em Enfermagem. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Trabalhando com o EPIINFO. (Carga horária: 20h). , Sociedade Educacional Três de Maio, SETREM, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Curso de Extensão em Didática em Aula. (Carga horária: 45h). , Sociedade Educacional Três de Maio, SETREM, Brasil.
2003 - 2003
Curso básico descentralizado em controle de infecç. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública, SES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem hospitalar.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.
Organização de eventos
GABATZ, R. I. B. . Ações de sensibilização do novembro roxo 2024. 2024. (Outro).
GABATZ, R. I. B. . II Simpósio Internacional do Grupo de Estudos e Pesquisa em Pediatria e Neonatologia O cuidado ao neonato e à criança na Rede de Atenção à Saúde. 2023. (Outro).
GABATZ, R. I. B. . I Simpósio Internacional do Grupo de Estudos e Pesquisas de Pelotas em Neonatologia Prematuro, família e equipe: caminhos para o fortalecimento dos vínculos e efetividade do cuidado. 2021. (Outro).
GABATZ, R. I. B. . Avaliação de apresentações. 2015. (Congresso).
GABATZ, R. I. B. . Membro da Comissão Científica. 2015. (Congresso).
GABATZ, R. I. B. . II SEMINÁRIO INTERNACIONAL TECENDO REDES NA ENFERMAGEM E NA SAÚDE; IX SEMANA DE ENFERMAGEM. 2013. (Outro).
GABATZ, R. I. B. . IV SIMPÓSIO DE ENFERMAGEM - SETREM. 2010. (Outro).
GABATZ, R. I. B. . V Jornada Interinstitucional dos Profissionais de Enfermagem de Santa Rosa-RS. 2009. (Outro).
GABATZ, R. I. B. . II Simpósio de Enfermagem. 2006. (Outro).
GABATZ, R. I. B. . II Simpósio de Enfermagem. 2006. (Outro).
Participação em eventos
XI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA E NEONATAL - CBEPN. TORNAR-SE MÃE DE PREMATURO E A PERCEPÇÃO DE AUTOEFICÁCIA PARA O CUIDADO,. 2025. (Congresso).
Congresso Ibero-americano em Investigação Qualitativa. Conhecendo as crianças com condição crônica e suas famílias. 2019. (Congresso).
XV Congreso Internacional Federación Panamericana de Profesionales de Enfermería. A urgência e emergência na escolha profissional. 2019. (Congresso).
III Seminário Internacional Tecendo redes na Enfermagem e na saúde e X Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.O aprendizado dos cuidadores com as crianças institucionalizadas sob a ótica do interacionismo simbólico. 2017. (Seminário).
III Seminário Internacional Tecendo redes na Enfermagem e na saúde e X Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.A perceção da criança/adolescente com paralisia cerebral sobre sentir-se saudável ou doente. 2017. (Seminário).
5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Vivenciando um tempo presente: nunca imaginas que isso vai acontecer. 2016. (Congresso).
5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. O interacionismo simbólico no estudo da interação da criança institucionalizada com seu cuidador. 2016. (Congresso).
4a Jornada Internacional de Enfermagem - Centro Universitário.Metodologias ativas de ensino aprendizagem na formação profissional em enfermagem: um relato de experiência. 2015. (Outra).
VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. A Comunicação do Enfermeiro com a Criança na Hospitalização. 2015. (Congresso).
XVII Encontro de Pós-graduação UFPel.O abrigamento infantil no Brasil ao longo dos séculos: revisão de literatura. 2015. (Encontro).
XX Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia.. 2015. (Outra).
IV SIMPÓSIO DE ENFERMAGEM - SETREM.Mortalidade na adolescência por acidentes e violência. 2010. (Simpósio).
Palestra em Curso de Extensão.Família, violência intrafamiliar, alimentação, nutrição e plantas medicinais. 2010. (Outra).
Reunião de categoria.Palestra sobre Metodologia da Pesquisa. 2010. (Outra).
VIII SALÃO DE PESQUISA SETREM.Percepção dos usuários de crack em relação ao tratamento. 2010. (Outra).
III Congresso de Ensino Superior da Rede Sinodal de Educação. 2009. (Congresso).
Seminário Internacional: Bioética e Saúde Pública.Violência Intrafamilia: percepções de crianças escolares que vivem em abrigo. 2009. (Seminário).
V Jornada Interinstitucional dos Profissionais de Enfermagem de Santa Rosa - RS; III Jornada Integrada de Enfermagem da Região Noroeste - RS. 2009. (Outra).
Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente. O cuidado primário como preveção da violências intrafamiliar contra crianças. 2008. (Congresso).
III Simpósio de Enfermagem.Oficina: Vulnerabilidade, violência e Legislação de Proteção à Criança e ao Adolescente. 2008. (Simpósio).
V Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.A educação em saúde como estratégia de prevenção da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes. 2008. (Outra).
Curso "Antropologia e Direitos Humanos: entre poderes nativos e saberes ativos". 2007. (Outra).
Curso "Saúde e Sociedade: dimensões sociais da saúde e do cuidado de Enfermagem". 2007. (Outra).
II Congresso de Professores de Ensino Superior da Rede Sinodal de Educação. Experiências Exitosas em Saúde Coletiva. 2007. (Congresso).
III Simpósio Internacional de Filosofia: "Identidade Pessoal e Reconhecimento".. 2007. (Simpósio).
Seminário de Pesquisa em Enfermagem: referencial teórico, métodos de análise e produção de dados. 2007. (Seminário).
Seminário - Enfermagem è Família: A Produção Científica, Tecnológica e Artística - XI Encontro da Rede Sul de Pesquisa Família e Saúde - LEIFAMS.Violência Doméstica contra a criança e o adolescente: uma revisão de literatura. 2007. (Seminário).
2 Seminário Estadual da Política de Humanização da Assistência à saúde e 3 Encontro Estadual da Política de Humanização da Assistência à Saúde.Reflexão sobre a atenção aos profissionais da saúde. 2006. (Seminário).
II SIMPÓSIO DE ENFERMAGEM. 2006. (Simpósio).
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SAÚDE MENTAL E GERONTOLOGIA. 2006. (Seminário).
IX ENCONTRO NACIONAL DA ALEITAMENTO MATERNO. 2006. (Encontro).
SETREM EM AÇÃO NO BAIRRO PEDRERINHA.Orientações sobre hipertensão, diabetes e câncer do colo uterino para a comunidade. 2006. (Outra).
Participação em bancas
CORDEIRO, F. R.;GABATZ, R. I. B.; DURO, S. M. S.; LEMÕES, M. A. M.. PERSPECTIVAS DE ENFERMEIRAS HAITIANAS SOBRE CUIDADOS EM FIM DE VIDA AOS IDOSOS HOSPITALIZADOS: ANÁLISE A PARTIR DA ENFERMAGEM TRANSCULTURAL. 2025. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; VIEIRA, C. S.; MILBRATH, V. M.; MACLUF, S. P. Z.. Impacto de crenças e experiências de pais que tiveram seus filhos hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. 2025. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GOMES, N. P.; DIAS, R. B. F.; MAGALHAES, J. R. F.; ARAUJO, L. C. N.; MOTA, R. S.;GABATZ, R. I. B.. IDENTIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E ADOLESCENTES POR ENFERMEIRAS(OS) DEUM HOSPITAL HOSPITALIZADO. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.
GABATZ, R. I. B.; SOARES, D. C.; MILBRATH, V. M.; FREITAG, V. L.; BAZZAN, J. S.. COMPREENSÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE A SEGURANÇA DA CRIANÇA NO CUIDADO PRESTADO NA HOSPITALIZAÇÃO À LUZ DA TEORIA DO CUIDADO TRANSPESSOAL. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GOMES, N. P.;GABATZ, R. I. B.; PALOMBO, C. N. T.; MAURICIO, M. D. A. L. L. D.. Experiência de filhas(os) e mães com o afastamento paterno por violência conjugal: o discurso materno. 2022. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.
MILBRATH, V. M.; TRENTINI, M.;GABATZ, R. I. B.; CECAGNO, D.; THOFEHRN, M. B.; SPAGNOLO, L. M. L.. A COMUNICAÇÃO INTERPROFISSIONAL PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: UMA PESQUISA CONVERGENTE ASSISTENCIAL. 2020. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
MILBRATH, V. M.;GABATZ, R. I. B.; SOARES, M. C.; SOARES, D. C.; MUNIZ, R. M.; CORDEIRO, F. R.. Processo de adaptação de familiares de crianças internadas em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
MILBRATH, V. M.;GABATZ, R. I. B.SCHWARTZ, E.; CALGANO, G.; SOARES, M. C.. Atividades lúdicas no contexto familiar de crianças com câncer e sua família. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GOMES, G. C.; XAVIER, D. M.;GABATZ, R. I. B.; MARCON, S. S.; GRECO, P. B. T.; RIBEIRO, J. P.. Manuseio mínimo como instrumento de neuroproteção na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. 2025. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande.
MILBRATH, V. M.; FREITAG, V. L.;GABATZ, R. I. B.; MOTTA, M. G. C.; BRANQUINHO, J. C. C. M.. COMPREENDENDO OS CUIDADOS PALIATIVOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL SOB A PERSPECTIVA HEIDEGGERIANA. 2025. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
SCHWARTZ, E.; SPAGNOLO, L. M. L.; RECUERO, R. C.;GABATZ, R. I. B.; ROCHA, C. M. F.; MILBRATH, V. M.; LISE, F.; PANTONI, D. E. D. A.. A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS ONLINE UTILIZADAS POR FAMÍLIAS PARA O CUIDADO ÀS CRIANÇAS EM USO DE GASTROSTOMIA. 2022. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; CARVALHO, A. A. S.; OLIVEIRA, M. M.; GOMES, N. P.; CECAGNO, D.; DURO, S. M. S.. Educação Sexual para adolescentes na escola: um estudo de intervenção entre duas regiões distintas do Brasil. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
BONOW, C. A.; GOMES, G. C.; MILBRATH, V. M.; MARCON, S. S.;GABATZ, R. I. B.. Da exclusão histórica à invisibilidade estrutural: necessidades de saúde apresentadas e referidas por famílias substitutas de criancas e adolescentes com deficiência. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
SCHWARTZ, E.; ZILLMER, J. G. V.; RECUERO, R. C.; GOMES, G. C.;GABATZ, R. I. B.; GARCIA, R. P.; MILBRATH, V. M.; SPAGNOLO, L. M. L.. As redes sociais online utilizadas por familiares para o cuidado de crianças em uso de gastrostomia. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
HYPOLITO, A. L. M.; OLIVEIRA, M. M.; CAMARGO, S. P. H.;GABATZ, R. I. B.NEVES, E.T.; SOARES, M. C.; KLEIN, M.; SOARES, D. C.. Crianças com necessidades especiais em saúde: vulnerabilidade e inclusão escolar. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; BAZZAN, J. S.; MILBRATH, V. M.; VAZ, J. C.. Compreendendo o Ser Mãe no Cuidado à Criança com Deficiência sob a perspectiva da Teoria Humanística. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; VIEIRA, C. S.; MILBRATH, V. M.; MACLUF, S. P. Z.. ?Cuidado paterno após a alta hospitalar: impacto da experiência vivenciada na hospitalização em Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal?. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GOMES, G. C.; XAVIER, D. M.; RIBEIRO, J. P.;SCHWARTZ, E.GABATZ, R. I. B.. PERFIL E QUALIDADE DE VIDA DE MÃES DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE SÍFILIS CONGÊNITA. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande.
MILBRATH, V. M.; NUNES, N. J. S.;GABATZ, R. I. B.; SOARES, D. C.. Acompanhamento de recém-nascido prematuro após a alta hospitalar pela atenção básica no município de Pelotas. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; MILBRATH, V. M.; BAZZAN, J. S.; SOARES, D. C.; FREITAG, V. L.. Segurança da criança no cuidado de enfermagem prestado na hospitalização: uma investigação à luz da Teoria de Cuidado Transpessoal. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
MILBRATH, V. M.;GABATZ, R. I. B.; MOTTA, M. G. C.; MUNIZ, R. M.; SOARES, D. C.; SOARES, M. C.. Vulnerabilidades vividas pelas famílias de crianças com condição crônica, nas dimensões individual, social e programática pós-hospitalização. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; SOARES, D. C.; PADILHA, M. A. S.; MILBRATH, V. M.. A concepção de mães soropositivas para o HIV sobre saúde e cuidado. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Criança) - Universidade Federal de Pelotas.
SOARES, D. C.;GABATZ, R. I. B.; TORRES, A. A. P.; AZEVEDO, N. A.. Conhecimento dos profissionais de saúde em relação à técnica de aspiração utilizada nas crianças em uso de ventilação mecânica. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Criança) - Universidade Federal de Pelotas.
SOARES, D. C.;GABATZ, R. I. B.SCHWARTZ, E.; AZEVEDO, N. A.. A trajetória da criança portadora de insuficiência renal crônica e sua família no Sistema de Saúde. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Criança) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; ROSSATO, E. M.; CARAMÃO, G. S.. As implicações da violência intrafamiliar contra a mulher. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estratégia de Saúde da Família) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; ROSSATO, E. M.; CARAMÃO, G. S.. Pró-vida: uma estratégia de prevenção ao suicídio. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estratégia de Saúde da Família) - Sociedade Educacional Três de Maio.
ROSSATO, E. M.;GABATZ, R. I. B.; CARAMÃO, G. S.. A concepção do enfermeiro no gerenciamento dos resíduos na saúde pública. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estratégia de Saúde da Família) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; CARAMÃO, G. S.; PEREIRA, P. F.. Histórias de violência de gênero: um estudo de caso. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estratégia de Saúde da Família) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho); FERREIRA, L. S. de; WEBER, V. B. P. Z.. Orientação sexual: muito além da prevenção. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho); WEBER, V. B. P. Z.. Boletins de ocorrências. Infrações realizadas por menores adolescentes em uma pequena cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul: obtendo o conhecimento da problemática social. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; GÜLLICH, R. I. da C.; SUBUTZKI, J. S.. Viver ou morrer - a difícil decisão. Perfil dos indivíduos que tentam contra sua própria vida. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho); GÜLLICH, R. I. da C.. A prevalência do vírus HIV/AIDS nos municípios de abrangência da 14a. Coordenadoria Regional de Saúde de Santa Rosa - RS. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; RODRIGUES, T. J.; LINCK, C. L.. Incompatibilidade sanguínea (ABO+Rh) em neonatos nascidos em um hospital escola do Sul do Brasil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; CORDEIRO, F. R.; BORGES, A. R.; FRANCHINI, B.. Perspectivas da equipe de enfermagem frente ao processo de morrer e morte na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
MILBRATH, V. M.; HENSE, T. D.;GABATZ, R. I. B.; FRANCHINI, B.. Cuidados com o aleitamento materno do recém-nascido prematuro durante a hospitalização: perspectiva materna. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; CORDEIRO, F. R.; MILBRATH, V. M.; LINCK, C. L.. Itinerário Terapêutico de crianças e adolescentes com câncer e suas famílias em um Município do Sul do Brasil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
MILBRATH, V. M.; RODRIGUES, T. J.;GABATZ, R. I. B.; LINCK, C. L.. Brinco, logo existo: contribuições e desafios no uso do lúdico como parte do trabalho da enfermagem no cuidado à criança na Atenção Primária em Saúde. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; MILBRATH, V. M.; MACLUF, S. P. Z.; JARDIM, V. M. R.. Aleitamento materno: experiências demães de recém-nascidos prematuros hospitalizados em Unidade de Cuidados Intensivos e Semi-intensivos Neonatais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; GOMES, V.; HECK, R. M.. Perspectiva dos profissionais de enfermagem sobre a utilização de técnicas não-farmacológicas no controle da dor dos neonatos na UTI Neonatal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
MILBRATH, V. M.;GABATZ, R. I. B.; LINCK, C. L.. Percepção dos profissionais atuantes em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal acerca dos Cuidados Neuroprotetores: Repercussão de uma atividade de sensibilização. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
MILBRATH, V. M.;GABATZ, R. I. B.; LINCK, C. L.. PERFIL DOS NEONATOSINTERNADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL ANTES E DURANTE APANDEMIA DA COVID-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
MILBRATH, V. M.; HENSE, T. D.;GABATZ, R. I. B.; CASARIN, S. T.. Promoção do vínculo afetivo entre pais e lactentes hospitalizados em Unidade de Cuidados Intensivos e Semi Intensivos Neonatal. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
SPERB, L. C. S. O.;GABATZ, R. I. B.; LINCK, C. L.. Atuação do enfermeiro frente àpromoção do aleitamento materno na unidade de cuidados intensivos e semi-intensivos neonatal. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
DEMORI, C. C.; ROBALLO, E. C.;GABATZ, R. I. B.; JARDIM, V. M. R.. Contribuições da enfermagem para a promoção do aleitamento materno na primeira hora de vida: revisão integrativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; MILBRATH, V. M.; LINCK, C. L.. Perspectiva de cuidadores institucionais acerca do cuidado prestado acrianças e adolescentes em acolhimento institucional. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; MILBRATH, V. M.; CASARIN, S. T.. Perfil de crianças atendidas emserviços de urgência e emergência antes e durante a pandemia da COVID-19: uma Revisão Integrativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; VAZ, J. C.; JARDIM, V. M. R.. Segurança da Criança no Cuidado de Enfermagem em Unidade Básica de Saúde. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
MILBRATH, V. M.;GABATZ, R. I. B.; MACLUF, S. P. Z.; LINCK, C. L.. Tornar-se mãe de prematuro durante apandemia de COVID-19: experiências e desafios vivenciados. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
MILBRATH, V. M.;GABATZ, R. I. B.; AGUIAR, J. R. V.; LINCK, C. L.. O perfil do neonato hospitalizado em uma UTIN de um hospital escola: um estudo documental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; MATOS, G. C.; MILBRATH, V. M.; LINCK, C. L.. Perfil social e de saúde de crianças e adolescentesassistidos em uma instituição de acolhimento infantojuvenil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; MILBRATH, V. M.; LINCK, C. L.. Perspectiva da equipe de enfermagemacerca da inserção da família no cuidado ao recém-nascido na uti neonatal. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
MILBRATH, V. M.; HIRSCHMANN, R.;GABATZ, R. I. B.; HECK, R. M.. Amamentação de crianças comnecessidades especiais em saúde: uma revisão integrativa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; MILBRATH, V. M.; HECK, R. M.. O trabalho da equipe de enfermagem no serviço de urgência e emergência pediátrica: uma revisão integrativa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
MILBRATH, V. M.; NUNES, N. J. S.;GABATZ, R. I. B.; JARDIM, V. M. R.. Cuidados neuroprotetores em Unidade de TerapiaIntensiva Neonatal:Revisão integrativa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
SOARES, D. C.;GABATZ, R. I. B.; LINCK, C. L.. Orientações de alta fornecidas para ocuidado domiciliar do neonato egresso da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: revisão integrativa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; BARBOZA, M. C. N.; SOUZA, J. A.; LINCK, C. L.. Percepção de estudantes universitários moradores da casa do estudante acerca de suas vulnerabilidades em saúde. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; MILBRATH, V. M.; LINCK, C. L.. Percepções dos profissionais de enfermagem acerca do uso do brinquedo terapêutico na hospitalização infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
SOARES, D. C.;GABATZ, R. I. B.; LINCK, C. L.. Percepção dos pais/cuidadores acerca da experiência de crianças/adolescentes em viver com anemia falciforme. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
MILBRATH, V. M.; BAZZAN, J. S.;GABATZ, R. I. B.; CECAGNO, D.. Internação infantil na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica: percepções do cuidador familiar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; BARBOZA, M. C. N.; CASARIN, S. T.. Experiência do cuidado de enfermagem no câncer infantil sob a perspectiva do adulto jovem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
AZEVEDO, M. S.;GABATZ, R. I. B.; GOETTEMS, M. L.; BIGHETTI, T. I.. O procedimento odontológico sob anestesia geral como solução de problemas para pacientes com deficiências e suas famílias. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Pelotas.
MILBRATH, V. M.;GABATZ, R. I. B.; LIMA, L. M.; SILVA, G. J. S.. Conhecendo a percepção da pessoa sobre o viver com HIV/AIDS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
MILBRATH, V. M.;GABATZ, R. I. B.; NUNES, N. J. S.; SILVA, G. J. S.. Conhecendo o acesso do adolescente com deficiência auditiva aos serviços de saúde: perspectiva do cuidador familiar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; MILBRATH, V. M.; ZILLMER, J. G. V.. Perspectivas do cuidador institucional infantil noturno acerca da capacitação para o trabalho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; CARDOSO, D. H.; ZILLMER, J. G. V.. Cuidando do cuidador familiar da criança no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; KANTORSKI, L. P.; MANJORANO, S.. Eu não sou só uma enfermeira, eu tenho um ser humano aqui dentro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
MILBRATH, V. M.; ROSA, S. V.;GABATZ, R. I. B.; CECAGNO, D.. Métodos não farmacológicos de alívio da dor em crianças menores de um ano: uma revisão integrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; MILBRATH, V. M.; CECAGNO, D.. A atuação do Núcleo de Educação Permanente para a equipe de atendimento móvel de urgência e emergência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; MILBRATH, V. M.; CEOLIN, T.. Percepção da criança acerca da sua hospitalização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; VELLEDA, C.; CEOLIN, T.. Perepção dos pais frente ao uso de dispositivos invasivos em recém nascidos na Unidade de Terapia Neonatal - UTIN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
ROBALLO, E. C.;GABATZ, R. I. B.; BURONID, P. F. P.; CEOLIN, T.. Perfil da criança atendida em serviço de Urgência e Emergência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; MILBRATH, V. M.; ZILLMER, J. G. V.. A assistência à saúde na visão de crianças e adolescentes com anemia falciforme. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
MILBRATH, V. M.;GABATZ, R. I. B.; ZILLMER, J. G. V.. Cuidado a criança/adolescente vítima de violência: percepções dos profissionais de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; NUNES, N. J. S.; ZILLMER, J. G. V.. Percepção dos pais dos neonatos acerca das informações recebidas na alta hospitalar pela equipe de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; ARAUJO, R. L.; SANTOS, C. C.. Percepção do paciente traumatológico acerca da assistência recebida durante a hospitalização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.. O processo de comunicação na enfermagem pediátrica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho); CARAMÃO, G. S.; ZIMPEL, M. Z.. A percepção de usuários recaídos sobre a assistência prestada nas comunidades terapêuticas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; CARAMÃO, G. S.; PEREIRA, P. F.; ZIMPEL, M. Z.. Percepção dos usuários de crack em relação ao tratamento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho); CARAMÃO, G. S.; BORGES, J. L.. Impacto exercido pela lei Maria da Penha sobre as notificações de violênia contra a mulher. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
CARAMÃO, G. S.; RASCOVETZKI, M. H.;GABATZ, R. I. B.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho). Bloco cirúrgico: gestão e gerenciamento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho); CARAMÃO, G. S.. A percepção do idoso frente ao abandono. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho); BRUM, J. L. R.. Formação de vínculo entre pais e filhos em alojamento conjunto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
ROSSATO, E. M.; CARAMÃO, G. S.;GABATZ, R. I. B.SODER, R. M.. Infecção hospitalar: estudo da incidência em uma instituição. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho); CARAMÃO, G. S.. A assistência de enfermagem ao idoso hospitalizado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
SCHUBEITA, F. M.; ROSSATO, E. M.; CARAMÃO, G. S.;GABATZ, R. I. B.. A viabilidade e a implantação de sistemas de informação no ambiente hospitalar em prontuários eletrônicos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
CARAMÃO, G. S.;GABATZ, R. I. B.; ZIMPEL, M. Z.. A musicoterapia como ferramenta do cuidado em saúde mental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
PEREIRA, P. F.; CARAMÃO, G. S.;GABATZ, R. I. B.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho). Banco de leite humano: viabilidadede criançao na região do grande Santa Rosa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
ROSSATO, E. M.; CARAMÃO, G. S.;GABATZ, R. I. B.. Prevalência das doenças transmissíveis em doadores de sangue auto-excluídos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
NEVES, E.T.GABATZ, R. I. B.. A percepção da equipe de enfermagem diante do risco de contaminação com HIV através de acidente com material pérfuro-cortante. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria.
PADOIN, S.M.M.; RESSEL, L. B.;GABATZ, R. I. B.. A morbimortalidade e a caracterização das demandas de cuidados de recém-nascidos procedentes de Santa Maria internados na UTI-Neonatal do HUSM. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho); CARAMÃO, G. S.;GABATZ, R. I. B.SODER, R. M.. Cuidados populares com mamilos em puérperas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho); CARAMÃO, G. S.; GEREMIA, C. M. S.. Percepção dos pacientes crônicos hospitalizados sobre seu tratamento terapêutico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
RASCOVETZKI, M. H.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho); CARAMÃO, G. S.;GABATZ, R. I. B.SODER, R. M.. Estratégia de saúde da família como ferramenta para melhorar a atenção à saúde, verificando o nível de satisfação com o novo modelo de assistÊncia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
CARAMÃO, G. S.; BRUM, J. L. R.; PEREIRA, P. F.;GABATZ, R. I. B.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho). Educação em saúde na rede de atenção básica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
PEREIRA, P. F.; CARAMÃO, G. S.;GABATZ, R. I. B.SODER, R. M.. A percepção das mães frente à sexualidade dos filhos: pessoas com necessidades educacionais especiais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; CARAMÃO, G. S.; PEREIRA, P. F.;SODER, R. M.. Caracterização de crianças vítimas de violência intrafamiliar: contribuições para o cuidado de enfermagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho); CARAMÃO, G. S.;GABATZ, R. I. B.SODER, R. M.. A prematuridade e a formação de apego. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GEREMIA, C. M. S.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho); CARAMÃO, G. S.;GABATZ, R. I. B.. Mudanças no estilo de vida após a cirurgia da obesidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
SODER, R. M.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho); CARAMÃO, G. S.;GABATZ, R. I. B.; ROSSATO, E. M.. A visão dos pacientes sobre os acadêmicos de enfermagem no âmbito hospitalar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
HUPPES, L.B.;GABATZ, R. I. B.; CARAMÃO, G. S.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho). Satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde atendidos em uma Unidade Central de Especializações. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; CARAMÃO, G. S.;SODER, R. M.. Perfil dos portadores de Diabetes Mellitus Tipo II: interfaces que influenciam na qualidade de vida. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; WÄCHTER, E.M.S.; CARAMÃO, G. S.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho). Grupoterapia: percepção de usuários diabéticos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; CARAMÃO, G. S.;SODER, R. M.. A freqüência do usuário do sexo masculino nas Unidades Básicas de Saúde: interferências das questões de gênero. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; CARAMÃO, G. S.;SODER, R. M.. O Cuidado Centrado na Família: uma perspectiva na assistência de enfermagem pediátrica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho); CARAMÃO, G. S.;SODER, R. M.. Vivências dos setores de Hemodiálise em ambiente hospitalar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; RASCOVETZKI, M. H.; CARAMÃO, G. S.;SODER, R. M.. Concepção sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) entre profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF), em um município do noroeste do Rio Grande do Sul.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho); CARAMÃO, G. S.; SHORN, S. C.. a (Dês) ventura do Envelhecer. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; CARAMÃO, G. S.;SODER, R. M.. O estresse no trabalhador noturno de enfermagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho); CARAMÃO, G. S.;SODER, R. M.. Os sentimentos vivenciados pelas mulheres durante a gestação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; CARAMÃO, G. S.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho); BRUM, J. L. R.; ZIMPEL, M. Z.. Mulheres com câncer de mama e a importância do grupo de apoio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; CARAMÃO, G. S.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho). Perfil das usuárias que procuram a consulta de enfermagem para a realização de exame de Papanicolau. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.; CARAMÃO, G. S.; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho). Estudo de caso comparativo sobre sentimentos gestacionais entre duas puérperas, uma com gestação normal e outra com complicação na gestação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
VIEGAS, C.V.;GABATZ, R. I. B.SODER, R. M.; ZIMPEL, M. Z.. Fatores que influenciam na permanência e participação de pacientes oncológicos no grupo de apoio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio.
MADRUGA, S. W.; PEREIRA, M. C.;GABATZ, R. I. B.; RAMOS, C. I.. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Substituto - Edital nº 024/2024 - Área Nutrição. 2025. Universidade Federal de Pelotas.
LIMA, L. M.; ANTONACCI, M. H.; MILBRATH, V. M.;GABATZ, R. I. B.. Processo seletivo de professor substituto - Edital Coodec N° 001/2021 - Edital de Comparecimento Remoto. 2021. Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.; AZEVEDO, N. A.; HOSNI, E. S.; SCHARDOSIM, L. R.; PIRES, M. S. M.; CHAGAS JUNIOR, O. L.; WAYNE, C. E.; CURCIO, B. R.. Processo seletivo 2013 do Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde. 2012. Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.. Seleção Pública de Agentes Comunitários de Saúde. 2005. Sociedade Educacional Três de Maio.
SCHARDOSIM, L. R.;GABATZ, R. I. B.; BARBOZA, M. C. N.. Banca de Revalidação de diploma estrangeiro. 2024. Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.. 10ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. 2024. Universidade Federal de Pelotas.
SCHARDOSIM, L. R.;GABATZ, R. I. B.; BARBOZA, M. C. N.. Banca de Revalidação de diploma estrangeiro. 2024. Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.. 9ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. 2023. Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.. 8ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. 2022. Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.. 7ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. 2021. Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.. XXIX Congresso de Iniciação Científica. 2020. Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.. VI Congresso de Ensino de Graduação. 2020. Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.. VII Congresso de Extensão e Cultura. 2020. Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.. XXI Encontro de Pós-graduação. 2019. Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.. XX Encontro de Pós-graduação. 2018. Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.. IV Congresso de Extensão e Cultura, da III Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.. IV Congresso de Extensão e Cultura, da III Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.. XIX Encontro de Pós-Graduação, da III Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.. Comissão de Avaliação das propostas para o Programa de Bolsas de Extensão e Cultura. 2016. Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.. XXV Congresso de Iniciação Científica, da II Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.. III Congresso de Extensão e Cultura?, da II Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.. III Congresso de Extensão e Cultura?, da II Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.. XXIV Congresso de Iniciação Científica, da I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2015. Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.. II Congresso de Extensão e Cultura. 2015. Universidade Federal de Pelotas.
GABATZ, R. I. B.. Comissão avaliadora dos resumos do VIII Salão de Pesquisa SETREM. 2010. Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.. Banca avaliadora do 11º Salão de Iniciação Científica e 8a Jornada de Pesquisa. 2009. Sociedade Educacional Três de Maio.
GABATZ, R. I. B.. Prêmio pesquisador SETREM no III Salão de Pesquisa SETREM. 2005. Sociedade Educacional Três de Maio.
Orientou
Vivências dos pais de neonatos em processo de morrer e morte na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Ser mãe de criança com necessidades especiais; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
O ser-pai de criança com condição crônica de saúde: um estudo embasado na Teoria Humanística de Paterson e Zderad; Início: 2025; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Perspectiva de adolescentes acerca da educação sexual na escola; Início: 2024; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);
Vivências de cuidado de famílias com crianças autistas em um município do sul do Brasil; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);
Perfil de crianças com Vírus Sincicial Respiratório hospitalizadas em um hospital escola do sul do Brasil; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);
Atuação do enfermeiro da Atenção Básica perante a violência contra à criança; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);
Crenças e experiências da família no cuidado à criança doente; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);
Perfil sociodemográfico e clínico de recém-nascidos hospitalizados com icterícia neonatal em um hospital escola no sul do Brasil; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);
Cuidado paterno após a alta hospitalar: impacto da experiência vivenciada na hospitalização em Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal; 2025; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, ; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Segurança da criança no cuidado de enfermagem prestado na hospitalização; 2023; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Processo de adaptação familiar no cuidado à criança prematura após a alta hospitalar durante a pandemia COVID-19; 2022; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Conhecendo o cuidado na instituição de acolhimento infanto-juvenil sob a perspectiva dos cuidadores de crianças e adolescentes; 2021; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, ; Coorientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Processo de adaptação de familiares de crianças internadas em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica; 2018; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, ; Coorientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Vulnerabilidades vividas pelas famílias de crianças com condição crônica, nas dimensões individual, social e programática pós-hospitalização; 2018; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, ; Coorientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Construção de tecnologia da informação para facilitar acesso às vacinas especiais: uma pesquisa convergente assistencial; 2024; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, ; Coorientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Vulnerabilidade vivenciada pela criança com condição crônica; 2019; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, ; Coorientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Doenças detectadas na triagem neonatal pelot Teste do Pezinho: contribuições da enfermagem; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência multiprofissional em saúde da criança) - Hospital Escola - UFPEL; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
A concepção de mães soropositivas para o HIV sobre saúde e cuidado; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Criança) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Pró-vida: uma estratégia de prevenção ao suicídio; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estratégia de Saúde da Família) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
As implicações da violência intrafamiliar contra a mulher; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estratégia de Saúde da Família) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Perfil dos neonatos com síndromes genéticas hospitalizados em uma Unidade de Terapia Intensiva de um município do sul do Brasil; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Perspectiva da família acerca das hospitalizações de neonatos com condições respiratórias graves na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Vulnerabilidades vivencias por famílias e crianças com deficiência; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Vulnerabilidade vivenciadas por puérperas que tiveram seus filhos com sífilis congênita em um Hospital Escola ao sul do Brasil; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Itinerário terapêutico de crianças e adolescentes com câncer e suas famílias em um município do Sul do Brasil; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Perfil de neonatos com incompatibilidade sanguínea internados em um hospital escola; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Perspectivas da equipe de enfermagem frente ao processo de morrer e morte na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Perspectiva dos profissionais de enfermagem sobre a utilização de técnicas não farmacológicas no controle da dor dos neonatos na UTI Neonatal; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Aleitamento materno: Experiências de mães de recém-nascidos prematuros hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Perfil dos cuidadores de instituições de acolhimento infantojuvenil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Perfil de crianças atendidas em serviços de urgência e emergência antes e durante a pandemia de COVID-19: uma Revisão Integrativa; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Perspectiva de cuidadores institucionais acerca do cuidado prestado a crianças e adolescentes em acolhimento institucional; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Processo saúde e doença de crianças assistidas no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Segurança da Criança no Cuidado de Enfermagem em Unidade Básica de Saúde; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Perfil social e de saúde de crianças e adolescentes assistidos em uma instituição de acolhimento infantojuvenil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Perspectiva da equipe de enfermagem acerca da inserção da família no cuidado ao recém-nascido na UTI neonatal; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
O trabalho da equipe de enfermagem no serviço de urgência e emergência pediátrica: uma revisão integrativa; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Percepção de estudantesuniversitários moradores da casa do estudante acerca de suas vulnerabilidades em saúde; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Percepção dos profissionais de enfermagem acerca do uso do brinquedo terapêutico na hospitalização infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Experiência do cuidado de enfermagem no câncer infantil sob a perspectiva do adulto jovem; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Cuidando do cuidador familiar da criança no centro de assistência psicossocial infanto-juvenil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
A perspectiva do cuidador institucional infantil noturno acerca da capacitação para o trabalho; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Eu não sou só uma enfermeira, tenho um ser humano aqui dentro; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
A atuação do Núcleo de Educação Permanente para a equipe de atendimento móvel de urgência e emergência; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Percepção da criança acerca da sua hospitalização; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Percepção dos pais frente ao uso de dispositivos invasivos em recém-nascidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Percepção dos pais dos neonatos acerca das informações recebidas na alta hospitalar pela equipe de enfermagem na Unidade de Terapia intensiva Neonatal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
A assistência à saúde na visão de crianças e adolescentes com anemia falciforme; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
PERCEPÇÃO DO PACIENTE TRAUMATOLÓGICO ACERCA DA ASSISTÊNCIA RECEBIDA DURANTE A HOSPITALIZAÇÃO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
O processo de comunicação na enfermagem pediátrica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
A percepção de usuários recaídos sobre a assistência prestada nas comunidades terapêuticas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Percepção dos usuários de crack em relação ao tratamento; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Impacto exercido pela lei Maria da Penha sobre as notificações de violência contra a mulher; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
A assistência de enfermagem ao idoso hospitalizado; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Formação de vínculo entre pais e filhos em alojamento conjunto; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
A percepção do idoso frente ao abandono; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
A musicoterapia como ferramenta do cuidado em saúde mental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Caracterização de crianças vítimas de violência intrafamiliar: contribuições para o cuidado de enfermagem; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Percepção dos pacientes crônicos hospitalizados sobre seu tratamento terapêutico; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
A percepção da equipe de enfermagem diante do risco de exposição ao HIV durante acidente com material pérfuro-cortante; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
O Cuidado Centrado na Família: uma prespectiva na assistência de enfermagem pediátrica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
A freqüência do usuário do sexo masculino nas Unidades Básicas de Saúde: interferências das questões de gênero; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Grupoterapia: percepção de usuários diabéticos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Perfil dos portadores de Diabetes Mellitus Tipo II: interfaces que influenciam na qualidade de vida; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde atendidos em uma Unidade Central de Especializações; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
O estresse no trabalho noturno de enfermagem; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
A (dês) ventura de envelhecer; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Vivências da equipe de nefermagem dos setores de hemodiálise em ambiente hospitalar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Os sentimentos vivenciados pelas mulheres durante a gestação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Perfil das usuárias que procuram a consulta de enfermagem para a realização de exame Papanicolau; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Estudo comparativo sobre sentimentos gestacionais entre duas puérperas, uma com gestação normal e outra com complicação na gestação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Sociedade Educacional Três de Maio; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Segurança da criança no cuidado de enfermagem prestado na hospitalização; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Cuidado paterno após a alta hospitalar: impacto de crenças e experiências vivenciadas na hospitalização em Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas - Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquis; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Cuidado paterno após a alta hospitalar: impacto de crenças e experiências vivenciadas na hospitalização em Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Segurança da criança no cuidado de enfermagem prestado na hospitalização; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Segurança da criança no cuidado de enfermagem prestado na hospitalização; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquisa ? Ações Afirmativas; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Perfil dos cuidadores de instituições de acolhimento infatojuvenil e sua perspectiva acerca do cuidado prestado; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Perfil dos cuidadores de instituições de acolhimento infatojuvenil e sua perspectiva acerca do cuidado prestado; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, PBIP-AF/UFPel Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquisa ? Ações Afirmativa; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Perfil dos cuidadores de instituições de acolhimento infatojuvenil e sua perspectiva acerca do cuidado prestado; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Aprender/Ensinar saúde brincando; 2020; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura - UFPEL; Orientador: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz;
Produções bibliográficas
-
MOREIRA, SABRINA NATHIÉLE DA COSTA ; BARBOZA, MICHELE CRISTIENE NACHTIGALL ; GABATZ, RUTH IRMGARD BARTSCHI ; LINCK, CAROLINE DE LEON ; RUTZ, NÁDIA REGINA ; PETER, PATRICIA AFFELDT . Experiência de jovens adultos com câncer durante a pandemia de COVID-19: um estudo qualitativo sobre cuidados de saúde e impacto psicoemocionalExperience of Young Adults with Cancer During the COVID-19 Pandemic: A Qualitative Study on Health Care and Psycho-Emotional ImpactExperiencia de adultos jóvenes con cáncer durante la pandemia de COVID-19: un estudio cualitativo sobre la atención sanitaria. ENFERMERÍA , v. 14, p. e4076, 2025.
-
OLIVEIRA, JADE ORNELAS DE ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; CORDEIRO, FRANCIELE ROBERTA ; MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; SOUZA, VALÉRIA OLIVEIRA SEVERO DE ; BORGES, ANANDA ROSA ; RODRIGUES, THALINE JAQUES . A equipe de enfermagem na atenção ao processo de morrer e morte na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: revisão integrativa. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 18, p. e16002, 2025.
-
BÓRIO, TANIELY DA COSTA ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; VAZ, JÉSSICA CARDOSO ; GOMES, NADIRLENE PEREIRA ; FARIAS, TAÍS ALVES . Caregivers' perspective on bonding with institutionalized children and adolescents. REVISTA CONTEXTO & SAÚDE , v. 25, p. e14953, 2025.
-
HENSE, TUIZE DAMÉ ; MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; PORTO, ADRIZE RUTZ ; BAZZAN, JÉSSICA STRAGLIOTTO . SER GESTANTE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR , v. 29, p. 191-207, 2025.
-
TRINDADE VELASQUES, PEDRO ; IRMGARD BARTSCHI GABATZ, RUTH ; ORNELAS DE OLIVEIRA, JADE ; DE ALMEIDA FERREIRA, VITORIA ; MARTEN MILBRATH, VIVIANE . Equipe de enfermagem na segurança do cuidado prestado à criança hospitalizada: uma revisão integrativa. Conexão Ciência: revista científica da FUOM , v. 20, p. 94-116, 2025.
-
BAZZAN, J. S. ; SCHWARTZ, E. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. ; FREITAG, V. L. ; HENSE, T. D. . Informações online sobre saúde buscadas por famílias para cuidar de crianças em uso de gastrostomia. Enfermagem Revista , v. 26, p. 28-49, 2025.
-
GABATZ, R. I. B. ; SPECHT, A. L. ; MILBRATH, V. M. ; FERREIRA, V. A. ; MORAES, J. Z. . PERFIL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ASSISTIDOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO INFANTOJUVENIL. REVISTA IDEAÇÃO , v. 27, p. 124-143, 2025.
-
RODRIGUES, THALINE JAQUES ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; HENSE, TUIZE DAMÉ ; PETRY, GABRIELA BRAUN . Experiência parental na internação neonatal e o impacto da assistência da equipe de saúde. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. e7999, 2024.
-
ALVES, V. A. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. ; HENSE, T. D. ; CECAGNO, D. ; BIANA, C. B. . Comunicação interprofissional na unidade de terapia intensiva neonatal e a segurança do paciente. ENFERMERÍA ACTUAL DE COSTA RICA , v. esp, p. 1-14, 2024.
-
ZANINI, JENNIFER MORAES ; MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; BORGES, ANANDA ROSA ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; SILVA, DORALÚCIA GIL DA ; ROSA, CÁSSIA GISELE LARROQUE SILVA DA . Cuidados neuroprotetores na assistência neonatal: repercussões de uma atividade de sensibilização. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. e12517, 2024.
-
NUNES, NARA JACI DA SILVA ; HYPÓLITO, ÁLVARO LUIZ MOREIRA ; MILBRATH, VIVIANE MERTEN ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; BORGES, ANANDA ROSA . Vulnerabilidades vivenciadas por crianças com necessidades especiais de saúde no processo de inclusão escolar. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. e12531, 2024.
-
BAZZAN, JESSICA ; MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; NEVES, JOSIELE DE LIMA ; HENSE, TUIZE DAMÉ ; FREITAG, VERA LUCIA . Família vivenciando o medo da morte em uma unidade de terapia intensiva pediátrica: estudo fenomenológico. Revista de Investigação & Inovação em Saúde , v. 7, p. 1-10, 2024.
-
RODRIGUES, THALINE JAQUES ; HENSE, TUIZE DAMÉ ; MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; PETRY, GABRIELA BRAUN ; SOARES, FÁTIMA ROSÂNGELA RODRIGUES . Formação do vínculo entre pais e lactentes durante o processo de hospitalização na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: revisão integrativa. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 12, p. e6112239914, 2023.
-
TEIXEIRA, KAIANE PASSOS ; GABATZ, RUTH IRMGARD BARTSCHI ; MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; VAZ, ELLEN COSTA ; KLUMB, MILENA MUNSBERG ; SILVA, LAVÍNIA LOPES DA . Profissionais que exercem o cuidado nas instituições de acolhimento infantojuvenil: uma revisão integrativa. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 12, p. e4212340397, 2023.
-
VAZ, JÉSSICA CARDOSO ; MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; HENSE, TUIZE DAMÉ . O cuidado do pai ao prematuro: uma revisão integrativa. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 12, p. e13412441076, 2023.
-
LOPES, C. F. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. ; FERREIRA, V. A. ; SPECHT, A. L. . Perspectiva da equipe de enfermagem sobre o cuidado da família ao recém nascido. Journal of Nursing and Health , v. 13, p. 1-15, 2023.
-
BAZZAN, J. S. ; ALVES, V. A. ; GABATZ, R. I. B. ; THOFEHRN, M. B. ; MILBRATH, V. M. . Representatividade da comunicação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal no contexto da segurança do paciente. Journal of Nursing and Health , v. 13, p. e22136353, 2023.
-
EXEQUIEL, N. P. ; VAZ, J. C. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . Redes de apoio materna durante a internação do filho na unidade de tratamento intensivo neonatal. Journal of Nursing and Health , v. 13, p. e22136348, 2023.
-
HENSE, T. D. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. ; VELASQUES, P. T. ; RODRIGUES, T. J. ; VAZ, J. C. . TORNAR-SE MÃE EM TEMPOS DE PANDEMIA: Revisão Integrativa da Literatura. REVISTA CONTEXTO & SAÚDE , v. 23, p. 1-15, 2023.
-
TEIXEIRA, J. P. ; GABATZ, R. I. B. ; TEIXEIRA, K. P. ; HIRSCHMANN, R. ; MILBRATH, V. M. ; MOURA, A. C. K. . TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde , v. 12, p. e202391, 2023.
-
FREITAG, VERA LUCIA ; MOTTA, MARIA DA GRAÇA CORSO DA ; DEBATIN, GABRIEL ; MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; BAZZAN, JÉSSICA STRAGLIOTTO ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi . Considerações fenomenológicas sobre a percepção de si da criança/adolescente convivendo com irmão com deficiência. Ciência & Saúde Coletiva , v. 28, p. 2689-2698, 2023.
-
MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; VAZ, JÉSSICA CARDOSO ; HENSE, TUÍZE DAMÉ . Vulnerabilidades vivenciadas por familiares/ cuidadores de crianças com condição crônica. Physis (UERJ. Impresso) , v. 33, p. e33034, 2023.
-
DA SILVA ARDUIM, ANDRESSA ; IRMGARD BARTSCHI GABATZ, RUTH ; SOUSA AZEVEDO, MARINA . Percepção dos cuidadores de pacientes com deficiência sobre o tratamento odontológico sob anestesia geral. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM SAÚDE , v. 25, p. 10-18, 2023.
-
GENTIL DE OLIVEIRA, MARINA ; SPECHT, ANA LUCIA ; IRMGARD BARTSCHI GABATZ, RUTH ; DAMÉ HENSE, TUIZE ; DA COSTA BÓRIO, TANIELY ; MARTEN MILBRATH, VIVIANE . Acolhimento e rede de apoio do cuidador familiar da criança e/ou do adolescente no serviço de saúde mental. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM SAÚDE , v. 25, p. 106-116, 2023.
-
RODRIGUES SOARES, FÁTIMA ROSÂNGELA ; PORTO, KAREN SOARES ; MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; BÄRTSCHI GABATZ, RUTH IRMGARD ; SPECHT, ANA LÚCIA ; VIEIRA DOS SANTOS MOTTA, JANAÍNA . PERFIL DE CRIANÇAS DE 0 A 18 MESES VACINADAS EM UM CENTRO DE ESPECIALIDADES. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde , v. 12, p. e202398, 2023.
-
SEVERO, V. O. ; MILBRATH, V. M. ; BAZZAN, J. S. ; FREITAG, V. L. ; GABATZ, R. I. B. ; ALVES, V. A. . Cuidado da família à criança em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. CULTURA DE LOS CUIDADOS , v. 27, p. 117-135, 2023.
-
DE MOURA, ALEXIA CAMARGO KNAPP ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; RODRIGUES, THALINE JAQUES ; BARBOZA, MICHELE CRISTIENE NACHTIGALL ; TEIXEIRA, JULIANA DE PAULA . Caracterização e concepções de saúde de estudantes universitários que vivem em uma residência estudantil. Journal of Nursing and Health , v. 13, p. e13323227, 2023.
-
GABATZ, RUTH ; MILBRATH, V. M. ; KLUMB, M. M. ; VAZ, E. C. ; NUNES, N. J. S. ; MOTTA, M. G. C. . Vulnerabilidades experienciadas na escolarização de crianças e adolescentes com doenças crônicas: perspectiva dos profissionais da educação. ENFERMERÍA , v. 11, p. e2625, 2022.
-
VAZ, J. C. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, RUTH ; MOTTA, M. G. C. ; NUNES, N. J. S. ; BORIO, T. C. . SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE PERCEBIDAS PELA FAMÍLIA NA INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM CONDIÇÃO CRÔNICA. REVISTA ENFERMAGEM ATUAL IN DERME , v. 96, p. e-021232, 2022.
-
VAZ, JÉSSICA ; MILBRATH, VIVIANE ; GABATZ, RUTH ; MOTTA, MARIA ; NEVES, ELIANE ; VAZ, ELLEN . Situações de vulnerabilidade vivenciadas por familiares na hospitalização de crianças com condição crónica. REVISTA DE ENFERMAGEM REFERÊNCIA , v. VI Série, p. e21098, 2022.
-
MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. ; VAZ, J. C. ; HENSE, T. D. ; BAZZAN, J. S. ; REBELATO, C. T. C. . Adaptation experienced by families from diagnosis to treatment of the child's chronic condition. Enfermería Global , v. 68, p. 371-387, 2022.
-
KLUMB, M. M. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. ; AGUIAR, J. R. V. ; SILVA, L. L. ; VAZ, V. G. ; NUNES, N. J. S. . Perfil do recém-nascido internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: revisão integrativa. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. 1-16, 2022.
-
ROSA, SUEINE VALADÃO DA ; MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; SOARES, MARILU CORREA ; MORAES, JENNIFER ZANINI . Violência intrafamiliar contra crianças: as representações sociais de mulheres agressoras. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e115111435970, 2022.
-
VELASQUES, PEDRO TRINDADE ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; SILVA, LAVÍNIA LOPES DA ; COLPO, CAMILA FERREIRA ; MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; ALVES, VANESSA ACOSTA . SEGURANÇA DA CRIANÇA NO CUIDADO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. ENFERMAGEM EM FOCO DO COFEN , v. 13, p. e-202254, 2022.
-
FREITAG, V. L. ; MOTTA, M. G. C. ; MILBRATH, V. M. ; BAZZAN, J. S. ; DEBATIN, G. ; GABATZ, R. I. B. . ?He is normal?: phenomenological considerations of child/adolescent?s perception of the disabled sibling. Revista Gaúcha de Enfermagem (UFRGS) , v. 43, p. e20220129, 2022.
-
EXEQUIEL, N. P. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. ; VAZ, J. C. ; SILVA, L. L. ; KLUMB, M. M. ; MACLUF, S. P. Z. . Sentimentos vivenciados pelas mães na hospitalização neonatal. ENFERMAGEM EM FOCO DO COFEN , v. 12, p. 73-78, 2021.
-
SILVA, B. R. ; ROBALLO, E. C. ; GABATZ, R. I. B. ; COUTO, G. R. ; CRUZ, V. D. ; MORAES, C. L. . Perfil de crianças atendidas em um serviço de urgência e emergência no sul do Brasil. Journal of Nursing and Health , v. 11, p. 1-12, 2021.
-
MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; HIRSCHMANN, BÁRBARA ; HIRSCHMANN, ROBERTA ; FREITAG, VERA LÚCIA ; VAZ, JÉSSICA CARDOSO ; ALVES, VANESSA ACOSTA . Percepção dos profissionais de saúde sobre a criança com doença crônica. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e20810716365, 2021.
-
HIRSCHMANN, BÁRBARA ; HIRSCHMANN, ROBERTA ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; MILBRATH, VIVIANE MARTEN . Amamentação de crianças com necessidades especiais em saúde: Uma revisão integrativa. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e48410817542, 2021.
-
PORTO, A. R. ; CASARIN, S. T. ; BONOW, C. A. ; RIBEIRO, J. P. ; MOTA, M. S. ; GABATZ, R. I. B. ; DUARTE, C. S. ; CEOLIN, T. . Journal of Nursing and Health: 10 anos de história. Journal of Nursing and Health , v. 11, p. 1-4, 2021.
-
BAZZAN, JÉSSICA ; MARTEN, VIVIANE ; GABATZ, RUTH ; KLUMB, MILENA ; SCHWARTZ, EDA . Comunicação com a equipa de saúde intensivista: perspetiva da família de crianças hospitalizadas. REVISTA DE ENFERMAGEM REFERÊNCIA , v. V Série, p. e21010, 2021.
-
FREITAG, V. L. ; MOTTA, M. G. C. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. ; BAZZAN, J. S. . Child/adolescent caring for the disabled sibling in the family world. REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM , v. 42, p. :e20200153, 2021.
-
VAZ, JÉSSICA CARDOSO ; MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; HENSE, TUIZE DAMÉ ; MACLUF, SIMONE PONT ZAMBONATO . Diagnóstico da condição crônica da criança: situações de vulnerabilidade vivenciadas pelos familiares/cuidadores. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e552101220726, 2021.
-
GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. ; BORIO, T. C. ; SPECHT, A. L. ; BAZZAN, J. S. ; MOTTA, M. G. C. . Dificuldades e interações facilitadoras na condição crônica de saúde: percepções de crianças e adolescentes. REVISTA DE ATENÇÃO À SAÚDE , v. 19, p. 173-186, 2021.
-
STERN, M. S. ; MATHIAS, F. B. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. ; GOETTEMS, M. L. ; SCHARDOSIM, L. R. . Caregivers? perception about oral hygiene in cerebral palsy patients: a qualitative study. Journal of Disability and Oral Health , v. 22, p. 57-62, 2021.
-
SILVA, M. S. ; MILBRATH, V. M. ; SANTOS, B. A. ; BAZZAN, J. S. ; GABATZ, R. I. B. ; FREITAG, V. L. . ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA/ADOLESCENTE VÍTIMA DE VIOLÊNCIA: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 12, p. 114-122, 2020.
-
BORIO, T. C. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. ; SCHWARTZ, E. ; VAZ, J. C. . Institucionalização infantil: revisão acerca da interação dos cuidadores com a criança. Brazilian Journal of Health Review , v. 3, p. 626-643, 2020.
-
COUTO, G. R. ; GABATZ, R. I. B. ; VAZ, J. C. ; BORIO, T. C. ; FARIAS, D. D. ; MILBRATH, V. M. . Uso de dispositivos invasivos em recém nascidos: percepção dos pais. ENFERMAGEM EM FOCO DO COFEN , v. 11, p. 32-36, 2020.
-
GABATZ, R. I. B. ; ESPINDOLA, M. F. ; CANEZ, J. B. ; SPECHT, A. L. ; VAZ, J. C. ; BORIO, T. C. ; MILBRATH, V. M. . IMPLICAÇÕES DOS TRANSTORNOS DEPRESSIVOS E DE ANSIEDADE NA VIDA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. Enfermagem Revista , v. 23, p. 100-117, 2020.
-
ALVES, V. A. ; MILBRATH, V. M. ; NUNES, N. J. S. ; GABATZ, R. I. B. . PATIENT SAFETY IN A NEONATAL INTENSIVE CARE UNITS: INTEGRATIVE REVIEW. CIÊNCIA, CUIDADO E SAÚDE (ONLINE) , v. 19, p. 1-9, 2020.
-
BAZZAN, JÉSSICA STRAGLIOTTO ; MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; CORDEIRO, FRANCIELE ROBERTA ; FREITAG, VERA LUCIA ; SCHWARTZ, EDA . O processo de adaptação familiar à hospitalização infantil em Unidade de Terapia Intensiva. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP , v. 54, p. e:03614, 2020.
-
THOMAZ, MANUELA MASCHENDORF ; MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; FREITAG, VERA LÚCIA ; VAZ, JÉSSICA CARDOSO . Interação entre a família e a criança/adolescente com deficiência auditiva. CODAS , v. 32, p. 1-6, 2020.
-
CASARIN, S. T. ; PORTO, A. R. ; GABATZ, R. I. B. ; BONOW, C. A. ; RIBEIRO, J. P. ; MOTA, M. S. . Tipos de revisão de literatura: considerações das editoras do Journal of Nursing and Health. Journal of Nursing and Health , v. 10, p. 1-7, 2020.
-
TAVARES, D. H. ; GABATZ, R. I. B. ; CORDEIRO, F. R. ; LAROQUE, M. F. ; PERBONI, J. S. . Aplicabilidade da Teoria Ambientalista de Florence Nightingale na pandemia do novo Coronavírus / Applicability of Florence Nightingale's Environmental Theory in the new Coronavirus pandemic. Journal of Nursing and Health , v. 10, p. 1-12, 2020.
-
BORGES, A. R. ; GABATZ, R. I. B. ; VAZ, J. C. ; MILBRATH, V. M. . A assistência à saúde na visão de crianças e adolescentes com anemia falciforme. CULTURA DE LOS CUIDADOS , p. 19-31, 2020.
-
BAZZAN, JÉSSICA STRAGLIOTTO ; SILVA, M. S. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. ; FREITAG, V. L. ; MACIEL, K. L. . Peculiaridades da atenção psicossocial à criança e ao adolescente vítimas de violência. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde , v. 9, p. 51-64, 2020.
-
CANEZ, J. B. ; GABATZ, R. I. B. ; HENSE, T. D. ; TEIXEIRA, K. P. ; MILBRATH, V. M. . Conhecimento de profissionais de enfermagem acerca do uso do brinquedo terapêutico na hospitalização infantil. ENFERMAGEM EM FOCO DO COFEN , v. 11, p. 108-114, 2020.
-
GABATZ, R. I. B. ; PILENGHI, S. D. ; MILBRATH, V. M. ; HIRSCHMANN, B. ; HIRSCHMANN, R. . Atualização dos profissionais e atuação do núcleo de educação permanente no serviço de urgência. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM SAÚDE , v. 22, p. 88-97, 2020.
-
SILVA, B. T. ; SILVA, M. S. ; SCHARDOSIM, L. R. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. ; VAZ, J. C. . O apoio social e a dimensão funcional no cuidado às pessoas com paralisia cerebral. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM SAÚDE , v. 22, p. 36-45, 2020.
-
GABATZ, R. I. B. ; SCHWARTZ, E. ; MILBRATH, V. M. . Institutional caregiver experiences in child care. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 23, p. e20180195--, 2019.
-
FARIAS, D. D. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. ; SCHWARTZ, E. ; FREITAG, V. L. . Percepção infantil sobre a necessidade de hospitalização para o reestabelecimento da saúde. REVISTA ENFERMAGEM ATUAL IN DERME , v. 87, p. ---, 2019.
-
SILVA, MANOELLA SOUZA DA ; MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; FREITAG, VERA LUCIA ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; BAZZAN, JÉSSICA STRAGLIOTTO ; MACIEL, KARINE LEMES . Care for chidren and adolescents victims of violence: feelings of professionals from a psychosocial care center. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 23, p. e20180215--, 2019.
-
MENDES, MARIA LUIZA MARINS ; GLUSZEVICZ, ANA CAROLINA ; SALDANHA, MARIANA DOMINGOS ; COSTA, VANESSA POLINA PEREIRA ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; MICHELON, DOUVER . A influência da reprodução cultural sobre o hábito de sucção de chupeta. Revista Pesquisa Qualitativa , v. 7, p. 89-116, 2019.
-
CANEZ, J. B. ; GABATZ, R. I. B. ; HENSE, T. D. ; VAZ, V. G. ; MARQUES, R. S. ; MILBRATH, V. M. . O brinquedo terapêutico no cuidado de enfermagem à criança hospitalizada. REVISTA ENFERMAGEM ATUAL IN DERME , v. 88, p. 1-9, 2019.
-
GABATZ, R. I. B. ; SCHWARTZ, E. ; MILBRATH, V. M. . O cotidiano do trabalho do cuidador da criança institucionalizada. REVISTA ENFERMAGEM ATUAL IN DERME , v. 88, p. 1-9, 2019.
-
SANTOS, B. A. ; MILBRATH, V. M. ; FREITAG, V. L. ; NUNES, N. J. S. ; GABATZ, R. I. B. ; SILVA, M. S. . THE IMPACT OF CEREBRAL PALSY DIAGNOSIS FROM THE PERSPECTIVE OF THE FAMILY. REME. REVISTA MINEIRA DE ENFERMAGEM , v. 23, p. 1-8, 2019.
-
GABATZ, R. I. B. ; SCHWARTZ, E. ; MILBRATH, V. M. . Perspectivas adotadas pelos cuidadores na interação com a criança institucionalizada. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 9, p. 1-17, 2019.
-
SILVA, M. S. ; SCHARDOSIM, L. R. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. ; VAZ, J. C. . ?SÃO DUAS VIDAS EM UMA SÓ?: A ROTINA DO CUIDADOR DA PESSOA COM PARALISIA CEREBRAL. Enfermagem Revista , v. 22, p. 123-135, 2019.
-
MACIEL, K. L. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. ; FREITAG, V. L. ; SILVA, M. S. ; SANTOS, B. A. . VIH/SIDA: una mirada a las percepciones de quien vive con el diagnóstico. CUIDARTE , v. 10, p. 1-10, 2019.
-
EXEQUIEL, N. P. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. ; VAZ, J. C. ; HIRSCHMANN, B. ; HIRSCHMANN, R. . Vivências da família do neonato internado em unidade de terapia intensiva. REVISTA ENFERMAGEM ATUAL IN DERME , v. 89, p. 1-9, 2019.
-
SANTOS, B. A. ; MILBRATH, V. M. ; FREITAG, V. L. ; GABATZ, R. I. B. ; VAZ, J. C. . Social Support Network for the Family of Cerebral Palsy Bearing Children / Rede De Apoio Social À Família Da Criança Com Paralisia Cerebral. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 11, p. 1300, 2019.
-
GABATZ, R. I. B. ; SCHWARTZ, E. ; MILBRATH, V. M. . Institutionalized child care experiences: the hidden side of work. REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM , v. 40, p. 1-9, 2019.
-
BAZZAN, JÉSSICA STRAGLIOTTO ; MILBRATH, VIVIANE MARTEN ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; SOARES, MARILU CORREA ; SCHWARTZ, EDA ; SOARES, DEISI CARDOSO . Support systems in the pediatric intensive therapy unit: family perspective. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 72, p. 243-250, 2019.
-
THOMAZ, M. M. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. ; FREITAG, V. L. ; VAZ, J. C. . Acessibilidade do adolescente com deficiência auditiva aos serviços de saúde. REVISTA ELETRÔNICA DE ENFERMAGEM , v. 21, p. 1-7, 2019.
-
GABATZ, R. I. B. ; SCHWARTZ, E. ; MILBRATH, V. M. ; ZILLMER, J. G. V. ; NEVES, E.T. . TEORIA DO APEGO, INTERACIONISMO SIMBÓLICO E TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS: ARTICULANDO REFERENCIAIS PARA A PESQUISA. Texto e Contexto. (UFSC Impresso) , v. 26, p. e1940017--, 2018.
-
GABATZ, R. I. B. ; SCHWARTZ, E. ; MILBRATH, V. M. ; CARVALHO, H. C. W. ; LANGE, C. ; SOARES, M. C. . Formation and disruption of bonds between caregivers and institutionalized children. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 71, p. 2650-2658, 2018.
-
VAZ, J. C. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. ; KRUG, F. ; HIRSCHMANN, B. ; OLIVEIRA, M. M. . Cuidado à família da criança com doença crônica. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 12, p. 1397-1408, 2018.
-
WEBER JAKS, CAROLINE DAIANE ; BÄRTSCHI GABATZ, RUTH IRMGARD ; SCHWARTZ, EDA ; ESCHEVARRÍA-GUANILO, MARIA ELENA ; ROSA BORGES, ANANDA ; MARTEN MILBRATH, VIVIANE . DOENÇAS IDENTIFICADAS NA TRIAGEM NEONATAL REALIZADA EM UM MUNICÍPIO NO SUL DO BRASIL. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde , v. 7, p. 116-128, 2018.
-
MILBRATH, V. M. ; MOTTA, M. G. C. ; GABATZ, R. I. B. ; BAZZAN, J. S. . A percepção da criança/adolescente com Paralisia Cerebral sobre sentir-se saudável ou doente. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 8, p. 504-517, 2018.
-
BORGES, A. R. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. ; SCHWARTZ, E. ; VAZ, J. C. . Caracterização de crianças e adolescentes com anemia falciforme e os serviços de saúde que utilizam/ Characterization of children and adolescents with sickle cell anemia and the health services they use. CIÊNCIA, CUIDADO E SAÚDE (ONLINE) , v. 17, p. 1-7, 2018.
-
SALDANHA, M. D. ; BORIO, T. C. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. ; VAZ, J. C. . Informações sobre a alta hospitalar na unidade de terapia intensiva neonatal: perspectiva dos pais. Revista de Enfermagem da UFPI (REUFPI) , v. 7, p. 22-28, 2018.
-
GABATZ, R. I. B. ; SCHWARTZ, E. ; MILBRATH, V. M. ; BORGES, A. R. ; BORIO, T. C. ; SALDANHA, M. D. . Acolhimento intantil: um olhar para o cuidador/educador. Enfermagem Revista , v. 21, p. 41-58, 2018.
-
MACIEL, K. L. ; MILBRATH, V. M. ; FREITAG, V. L. ; GABATZ, R. I. B. ; SILVA, M. S. ; SANTOS, B. A. . Estratégias de Assistência no Cuidado à Pessoa com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. REVISTA ENFERMAGEM ATUAL IN DERME , v. 86, p. ---, 2018.
-
FARIAS, D. D. ; GABATZ, R. I. B. ; TERRA, A. P. ; COUTO, G. R. ; MILBRATH, V. M. ; SCHWARTZ, E. . A hospitalização na perspectiva da criança: uma revisão integrativa. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 11, p. 703-711, 2017.
-
MILBRATH, V. M. ; MOTTA, M. G. C. ; GABATZ, R. I. B. ; FREITAG, V. L. . O nascimento de um filho com paralisia cerebral:um tempo presente inesperado. REVISTA INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E SOCIEDADE , v. 3, p. 47-60, 2017.
-
MICHELON, D. ; GABATZ, R. I. B. ; BORGES, A. R. ; COSTA, V. P. P. ; COSTA, C. T. ; PACCE, M. A. . Partilhando metas comuns em saúde e direitos da criança: um encontro de projetos de extensão. EXPRESSA EXTENSÃO , v. 22, p. 182-197, 2017.
-
RAHIM, S. H. ; GABATZ, R. I. B. ; SOARES, T. M. S. ; MILBRATH, V. M. ; SCHWARTZ, E. . Gestantes e puérperas soropositivas para o HIV e suas interfaces de cuidado. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 11, p. 4056-4064, 2017.
-
SILVA, N. ; GABATZ, R. I. B. ; LEMES, R. A. . Percepção do paciente traumatológico acerca da assistência prestada durante a hospitalização. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 6, p. 393, 2016.
-
BORGES, A. R. ; SALDANHA, M. D. ; COUTO, G. R. ; FARIAS, D. D. ; SILVA, B. R. ; GABATZ, R. I. B. . Educar em saúde com o uso de jogos e brinquedos. Expressa Extensão , v. 21, p. 85-96, 2016.
-
GABATZ, R. I. B. ; JOHANN, M. ; TERRA, M. G. ; PADOIN, S. M. M. ; BRUM, J. L. R. ; SCHWARTZ, E. . Assistência prestada na comunidade terapêutica na percepção do usuário de drogas. REVISTA STREM , v. 15, p. 111-117, 2016.
-
GABATZ, R. I. B. ; PADOIN, S. M. M. ; NEVES, E.T. ; SCHWARTZ, E. ; LIMA, J. F. . A violência intrafamiliar contra a criança e o mito do amor materno: contribuições da enfermagem. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 3, p. 563-572, 2014.
-
GABATZ, R. I. B. ; SCHWARTZ, E. ; GUANILO, M. E. E. . A doença crônica na infância e suas repercuções para criança e a família: revisão integrativa. Cadernos de Ciência e Saúde , v. 4, p. 53-63, 2014.
-
GABATZ, R. I. B. ; JOHANN, M. ; TERRA, M. G. ; PADOIN, S. M. M. ; SILVA, A. A. ; BRUM, J. L. . Percepcao do usuario sobre a droga em sua vida. ESCOLA ANNA NERY , v. 17, p. 520-525, 2013.
-
Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; SCHMIDT, A. L. ; TERRA, M. G. ; PADOIN, S. M. M. ; SILVA, A. A. ; LACCHINI, A. J. B. . Percepção dos usuários de crack em relação ao uso e tratamento. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online) , v. 34, p. 140-146, 2013.
-
DAHMER, T. S. ; GABATZ, R. I. B. ; VIEIRA, L. B. ; PADOIN, S. M. M. . Violência no contexto das relações familiares: implicações na saúde e na vida das mulheres. Ciência, Cuidado & Saúde , v. 11, p. 497-505, 2012.
-
GABATZ, R. I. B. ; BEUTER, M. ; NEVES, E.T. ; PADOIN, S.M.M. . O significado de cuidado para crianças vítimas de violência intrafamiliar. ESCOLA ANNA NERY , v. 14, p. 135-142, 2010.
-
GABATZ, R. I. B. ; PADOIN, S.M.M. ; TERRA, M. G. ; NEVES, E.T. . Fatores relacionados à institucionalização: perspectivas de crianças vítimas de violência intrafamiliar. REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM , v. 31, p. 670-677, 2010.
-
RIBEIRO, A. S. ; GABATZ, R. I. B. ; NEVES, E.T. ; PADOIN, S. M. M. . Caracterização de acidente com material perfurocortante e a percepção da equipe de enfermagem. Cogitare Enfermagem (UFPR) , v. 14, p. 660-666, 2009.
-
STROHSCHON, A. A. ; GABATZ, R. I. B. ; SODER, R. M. . O cuidado centrado na família: uma perspectiva na assistência de Enfermagem Pediátrica. Revista STREM , v. VIII, p. 84-93, 2009.
-
GABATZ, R. I. B. ; RIBEIRO, N. R. R. ( Nair Regina Ritter Ribeiro) . Crianças Hospitalizadas com Fibrose Cística: Percepções das Múltiplas Hospitalizações. Revista Brasileira de Enfermagem , v. 60, p. 037-041, 2007.
-
GABATZ, R. I. B. ; RASCOVETZKI, M. H. . Experiências exitosas em Saúde Coletiva. Revista do Congresso dos Professores de Ensino Superior da Rede Sinodal de Educação , v. 1, p. 18-20, 2007.
-
GABATZ, R. I. B. ; DIESEL, J.L. ; KLEIN, L. ; EVANGELISTA, M.L.S. . Viabilidade Financeira dos Convênios Públicos para o Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa. Revista STREM , v. IV, p. 21-28, 2005.
-
GABATZ, R. I. B. ; RIBEIRO, N. R. R. ( Nair Regina Ritter Ribeiro) . Crianças com fibrose cística: percepções sobre as múltiplas hospitalizações. Revista HCPA (UFRGS. Impresso) , v. 21, p. 129, 2001.
-
BORGES, A. R. (Org.) ; CANEZ, J. B. (Org.) ; GABATZ, R. I. B. (Org.) . Manual de jogos e brinquedos para educação em saúde. 1. ed. Pelotas: UFPel, 2020. v. 50. 91p .
-
GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. ; SCHWARTZ, E. ; BAZZAN, J. S. . AS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS: REFLETINDO SOBRE PAPÉIS E FUNÇÕES NO ACOLHIMENTO INFANTOJUVENIL. In: Fernanda Lise; Eda Schwartz; Javier Isidro Rodríguez López. (Org.). Desafios e possibilidades: na atenção à saúde da família e comunidade no contexto latino-americano. 1ed.Chapecó: Ed. UFFS, 2025, v. , p. 8-26.
-
Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; MILBRATH, V. M. ; MACLUF, S. P. Z. ; MATOS, J. B. . Cardiopatias congênitas. In: Eliane Tatsch Neves; Luciane Favero; Leonardo Bigolin Jantsch. (Org.). Emergências pediátricas: implicações para a enfermagem. 1ed.Porto Alegre: Moriá, 2022, v. , p. 339-356.
-
GABATZ, R. I. B. ; TEIXEIRA, K. P. ; MILBRATH, V. M. ; BARBOZA, M. C. N. . EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: INCLUSÃO DE RECURSOS DIGITAIS NO REARRANJO DAS ATIVIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA. In: Francisca Ferreira Michelon; Ana da Rosa Bandeira; Paula Garcia Lima; Letícia Silva Dutra Zimmermann. (Org.). Conexões para um tempo suspenso [recurso eletrônico] : extensão universitária na pandemia. 1ed.Pelotas: UFPel, 2020, v. , p. 400-410.
-
MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. ; FREITAG, V. L. ; MOTTA, M. G. C. . Compreendendo o processo de saúde e doença da criança/adolescente com paralisia cerebral na perspectiva da família. In: Sônia Silva Marcon; Maychel de Silva Barreto; Ingrid Elsen. (Org.). Pesquisar, ensinar e cuidar de famílias: desafios, avanços e perspectivas. 1ed.Londrina: EDUEL, 2019, v. , p. 213-232.
-
Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; SALDANHA, M. D. ; OLIVEIRA, M. G. ; KONZGEN, M. G. G. ; PORCIUNCULA, T. R. ; BORIO, T. C. . A INFLUÊNCIA DA CULTURA NA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES PARA TRABALHAR A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM CRIANÇAS. In: Pró-reitoria de Extensão e Cultura. (Org.). Coleção Extensão e Sociedade - Infância cidadã. 1ed.Pelotas: Editora UFPEL, 2018, v. 1, p. 12-23.
-
Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi ; MILBRATH, V. M. . Diagnóstico de enfermagem e o plano de ações para o cuidado da pessoa com doença renal crônica. In: Eda Schwartz; Fernanda Lise; Bianca Pozza dos Santos. (Org.). Enfermagem em nefrologia: interfaces do cuidado na doença renal crôncia. 1ed.Porto Alegre-RS: Moriá, 2018, v. , p. 149-196.
-
MUNIZ, R. M. ; LANGE, C. ; GABATZ, R. I. B. ; PINTO, A. H. ; CASTRO, D. S. P. ; SCHWARTZ, E. . A prática no cuidado a famílias na residência multiprofissional em saúde. In: Ingrid Elsen; Sonia Silva Marcon; Ana Izabel Jatobá de Souza; Rosane Golnçalvez Nitschke. (Org.). Enfermagem com famílias: modos de pensar e maneiras de cuidar em diversos cenários brasileiros. 1ed.Florianópolis: Papa-Livros, 2016, v. , p. 403-416.
-
GABATZ, R. I. B. . O papel político e social do enfermeiro na educação para a saúde. Conhecimento em foco, Três de Maio, p. 07 - 07, 07 abr. 2007.
-
VAZ, J. C. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . Conhecendo as crianças com condição crônica e suas famílias. In: 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2019, Lisboa-PT. Atas - Investigação Qualitativa em Saúde/Investigación Cualitativa en Salud. Lisboa-PT: CIAIQ, 2019. v. 2. p. 313-322.
-
BORGES, A. R. ; GABATZ, R. I. B. . Assistência à saúde de crianças e adolescentes com anemia falciforme. In: III Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde, 2017, Santa Maria. Anais do III Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2017. p. 86-97.
-
BORIO, T. C. ; GABATZ, R. I. B. ; SALDANHA, M. D. ; SCHWARTZ, E. ; MILBRATH, V. M. . Interação do cuidador com a criança institucionalizada. In: III Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde, 2017, Santa Maria. Anais do III Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2017. p. 309-320.
-
SALDANHA, M. D. ; GABATZ, R. I. B. ; BORIO, T. C. . Alta Hospitalar pelos Profissionais de Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. In: III Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde, 2017, Santa Maria. Anais do III Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2017. p. 66-74.
-
MILBRATH, V. M. ; MOTTA, M. G. C. ; GABATZ, R. I. B. ; FREITAG, V. L. . Vivenciando um tempo presente: nunca imaginas que isso vai acontecer. In: 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2016, Porto. Atas CIAIQ/2016 - Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Ciaiq, 2016. v. 1. p. 541-548.
-
GABATZ, R. I. B. ; SCHWARTZ, E. ; MILBRATH, V. M. . O interacionismo simbólico no estudo da interação da criança institucionalizada com seu cuidador. In: 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2016, Porto. Atas CIAIQ/2016 - Investigação qualitativa em saúde. Porto: CIAIQ, 2016. v. 2. p. 366-375.
-
GABATZ, R. I. B. ; ZILLMER, J. G. V. . Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem na Formação Profissional em Enfermagem: um Relato de Experiência. In: 4a Jornanda Internacional de Enfermagem - Centro Universitário Franciscano, 2015, Santa Maria. Anais da 4a Jornanda Internacional de Enfermagem - Centro Universitário Franciscano. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2015. p. 1-7.
-
GABATZ, R. I. B. ; SCHWARTZ, E. ; MILBRATH, V. M. ; LISE, F. . Interfaces do Cuidado à Criança no Ambiente do Abrigo: Revisão Integrativa. In: 4a Jornada Internacional de Enfermagem - Centro Universitário Franciscano, 2015, Santa Maria. Anais da 4a Jornada Internacional de Enfermagem - Centro Universitário Franciscano. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2015. p. 1-10.
-
BORGES, A. R. ; DUTRA, E. O. ; LARROQUE, K. V. ; GABATZ, R. I. B. . A Utilização do Brinquedo Terapêutico no Cuidado à Criança com Anemia Falciforme: Relato de Experiência. In: 4a Jornada Internacional de Enfermagem - Centro Universitário Franciscano, 2015, Santa Maria. Anais da 4a Jornada Internacional de Enfermagem - Centro Universitário Franciscano. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2015. p. 1-5.
-
BORGES, A. R. ; GABATZ, R. I. B. . O Brinquedo Terapêutico como Tecnologia do Cuidado: uma Revisão de Literatura. In: 4a Jornada Internacional de Enfermagem - Centro Universitário Franciscano, 2015, Santa Maria. Anais da 4a Jornada Internacional de Enfermagem - Centro Universitário Franciscano. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2015. p. 1-8.
-
OLEIRO, L. S. ; MENA, L. S. ; BORGES, A. R. ; SALDANHA, M. D. ; DUTRA, E. O. ; GABATZ, R. I. B. . Acuidade de Acadêmicos de Enfermagem no Âmbito Escolar: Relato de Experiência. In: 4a Jornada Internacional de Enfermagem - Centro Universitário Franciscano, 2015, Santa Maria. Anais da 4a Jornada Internacional de Enfermagem - Centro Universitário Franciscano. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2015. p. 1-7.
-
DUTRA, E. O. ; OLEIRO, L. S. ; BORGES, A. R. ; MENA, L. S. ; SALDANHA, M. D. ; GABATZ, R. I. B. . Vivências Acadêmicas acerca da Educação em Saúde em Âmbito Escolar: Relato de Experiência. In: 4a Jornada Internacional de Enfermagem - Centro Universitário Franciscano, 2015, Santa Maria. Anais da 4a Jornada Internacional de Enfermagem - Centro Universitário Franciscano. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2015. p. 1-6.
-
SILVA, J. C. G. ; BORIO, T. C. ; GABATZ, R. I. B. . Mesotelioma pleural: o cuidado ao paciente oncológico e seu processo de morte. In: Congresso de Ensino da Graduação, 2015, Pelotas. Anais do Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: Unversidade Federal de Pelotas, 2015. p. 1-4.
-
BRUM, J. L. R. ; GABATZ, R. I. B. ; ALMEIDA, A. S. . Implantação da qualidade na atenção em saúde: o papel do enfermeiro. In: II Jornada Internacional de Enfermagem UNIFRA, 2012, Santa Maria. Anais Jornada Internacional de Enfermagem UNIFRA. Santa Maria: UNIFRA, 2012. v. 2. p. 1-6.
-
RASCOVETZKI, M. H. ; GABATZ, R. I. B. ; FELISBINO, J. E. . Programa de Saúde da Família: conhecendo seus problemas e planejando soluções. In: V Salão de Pesquisa SETREM, 2007, Três de Maio. Anais do V Salão de Pesquisa SETREM. Três de Maio: SETREM, 2007. v. 005. p. 294-301.
-
RASCOVETZKI, M. H. ; GABATZ, R. I. B. . Reflexão sobre a Atenção aos Profissionais de Saúde. In: V Salão de Pesquisa SETREM, 2007, Três de Maio. Anais do V Salão de Pesquisa SETREM. Três de Maio: SETREM, 2007. v. 005. p. 306-309.
-
QUITETE, I. C. ; SILVA, L. P. ; PINHEIRO, K. T. ; GABATZ, R. I. B. . Assistência de enfermagem à criança com síndrome de Dress. In: XI CEG - Congresso de Ensino de Graduação, 2025, Pelotas. Anais do XI CEG - Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2025. p. 1-4.
-
SILVA, I. O. ; FAGUNDES, J. G. D. ; PRZYBYLSKI, M. S. ; GABATZ, R. I. B. . ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA HOSPITALIZADA POR DOENÇA DA ARRANHADURA DO GATO: RELATO DE CASO. In: XI CEG - Congresso de Ensino de Graduação, 2025, Pelotas. Anais do XI CEG - Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2025. p. 1-3.
-
SOUZA, A. B. P. ; GABATZ, R. I. B. . ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO BÁSICA DIANTE DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA: REVISÃO INTEGRATIVA. In: XXXIV Congresso de Iniciação Científica, 2025, Pelotas. Anais do XXXIV Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2025. p. 1-4.
-
LIOTA, B. R. ; GABATZ, R. I. B. . VULNERABILIDADES VIVENCIADAS PELAS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. In: XXXIV Congresso de Iniciação Científica, 2025, Pelotas. Anais do XXXIV Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2025. p. 1-4.
-
TORRES, M. C. ; OLIVEIRA, J. O. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . VIVÊNCIAS DE CUIDADO DE FAMÍLIAS COM CRIANÇAS AUTISTAS: REVISÃO INTEGRATIVA. In: XXXIV Congresso de Iniciação Científica, 2025, Pelotas. Anais do XXXIV Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2025. p. 1-4.
-
BEILFUSS, I. H. S. ; TIMOTEO, L. B. M. ; BORGES, A. R. ; ALVES, E. S. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . PERFIL DOS NEONATOS COM ANOMALIAS CONGÊNITAS HOSPITALIZADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL NO SUL DO BRASIL. In: XXXIV Congresso de Iniciação Científica, 2025, Pelotas. Anais do XXXIV Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2025. p. 1-4.
-
ALVES, L. P. ; RODRIGUES, T. J. ; CARVALHO, C. C. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . IMPACTOS DA INTERNAÇÃO DE NEONATOS COM CONDIÇÕES RESPIRATÓRIAS GRAVES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. In: XXXIV Congresso de Iniciação Científica, 2025, Pelotas. Anais do XXXIV Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2025. p. 1-4.
-
FIGUEIREDO, O. G. ; RODRIGUES, T. J. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . PERFIL DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS COM INFECÇÃO POR VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. In: XXXIV Congresso de Iniciação Científica, 2025, Pelotas. Anais do XXXIV Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2025. p. 1-4.
-
CARVALHO, C. C. ; SILVA, G. C. ; ALVES, L. P. ; BORGES, A. R. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . VULNERABILIDADES VIVENCIADAS POR MÃES DE NEONATOS COM SÍFILIS CONGÊNITA EM UM HOSPITAL ESCOLA NO SUL DO BRASIL. In: XXXIV Congresso de Iniciação Científica, 2025, Pelotas. Anais do XXXIV Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2025. p. 1-4.
-
HENSE, T. D. ; GABATZ, R. I. B. ; ROSA, S. V. ; BEILFUSS, I. H. S. ; PETRY, G. B. ; MILBRATH, V. M. . LETRAMENTO EM SAÚDE DE CUIDADORES DE CRIANÇAS DA ZONA RURAL NO BRASIL. In: XXVII ENPÓS - Encontro de Pós-graduação, 2025, Pelotas. Anais do XXVII ENPÓS - Encontro de Pós-graduação. Pelotas: UFPel, 2025. p. 1-4.
-
RODRIGUES, T. J. ; BORGES, A. R. ; HENSE, T. D. ; OLIVEIRA, J. O. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . PARTICIPAÇÃO PATERNA NO CUIDADO AO FILHO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. In: XXVII ENPÓS - Encontro de Pós-graduação, 2025, Pelotas. Anais do XXVII ENPÓS - Encontro de Pós-graduação. Pelotas: UFPel, 2025. p. 1-4.
-
BORGES, A. R. ; RODRIGUES, T. J. ; HENSE, T. D. ; OLIVEIRA, J. O. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . REFLEXÃO TEÓRICA ACERCA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA SOB A PERSPECTIVA DOS ADOLESCENTES. In: XXVII ENPÓS - Encontro de Pós-graduação, 2025, Pelotas. Anais do XXVII ENPÓS - Encontro de Pós-graduação. Pelotas: UFPel, 2025. p. 1-4.
-
OLIVEIRA, J. O. ; BORGES, A. R. ; RODRIGUES, T. J. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . VIVÊNCIA DE PAIS DE BEBÊS EM PROCESSO DE MORRER E MORTE NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: REVISÃO INTEGRATIVA. In: XXVII ENPÓS - Encontro de Pós-graduação, 2025, Pelotas. Anais do XXVII ENPÓS - Encontro de Pós-graduação. Pelotas: UFPel, 2025. p. 1-4.
-
SOUZA, V. O. S. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . O CUIDADO DA MÃE AO FILHO COM DEFICIÊNCIA. In: XXVII ENPÓS - Encontro de Pós-graduação, 2025, Pelotas. Anais do XXVII ENPÓS - Encontro de Pós-graduação. Pelotas: UFPel, 2025. p. 1-4.
-
BARBOSA, C. M. ; COSTA, L. S. ; BEILFUSS, I. H. S. ; LIOTA, B. R. ; BORGES, A. R. ; GABATZ, R. I. B. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA: RELATO DE ATIVIDADE SOBRE PEDICULOSE. In: XI Congresso de Extensão e Cultura, 2024, Pelotas. Anais do XI Congresso de Extensão e Cultura. Pelotas: UFPel, 2024. v. XI. p. 1539-1542.
-
BEILFUSS, I. H. S. ; HENSE, T. D. ; ALVES, E. S. ; NOGUEIRA, L. C. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . INSTAGRAM COMO ALIADO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: AVALIAÇÃO DO ALCANCE DAS POSTAGENS. In: XI Congresso de Extensão e Cultura, 2024, Pelotas. Anais do XI Congresso de Extensão e Cultura. Pelotas: UFPel, 2024. v. XI. p. 1714-1717.
-
OLIVEIRA, J. O. ; CARVALHO, C. C. ; ALVES, L. P. ; FERREIRA, B. E. ; BORGES, A. R. ; GABATZ, R. I. B. . UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIDADE PEDIÁTRICA SOBRE PEDICULOSE. In: XI Congresso de Extensão e Cultura, 2024, Pelotas. Anais do XI Congresso de Extensão e Cultura. Pelotas: UFPel, 2024. v. XI. p. 1742-1745.
-
NOGUEIRA, L. C. ; BEILFUSS, I. H. S. ; BORGES, A. R. ; HENSE, T. D. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . ESTRATÉGIAS E DESAFIOS NA ORGANIZAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: XI Congresso de Extensão e Cultura, 2024, Pelotas. Anais do XI Congresso de Extensão e Cultura. Pelotas: UFPel, 2024. v. XI. p. 1858-1861.
-
EINHARDT, L. P. ; BARBOSA, C. M. ; NOGUEIRA, L. C. ; COSTA, L. S. ; BORGES, A. R. ; GABATZ, R. I. B. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA: RELATO DE ATIVIDADE SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. In: XI Congresso de Extensão e Cultura, 2024, Pelotas. Anais do XI Congresso de Extensão e Cultura. Pelotas: UFPel, 2024. v. XI. p. 1925-1928.
-
ALVES, L. P. ; CARVALHO, C. C. ; CRUZ, R. L. ; RODRIGUES, T. J. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . PREVENÇÃO DE ASSADURAS E CANDIDÍASE NO RECÉM-NASCIDO HOSPITALIZADO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIDADE DE CUIDADO INTERMEDIÁRIO NEONATAL CANGURU. In: XI Congresso de Extensão e Cultura, 2024, Pelotas. Anais do XI Congresso de Extensão e Cultura. Pelotas: UFPel, 2024. v. XI. p. 1945-1948.
-
MEDEIROS, M. S. Z. ; CRUZ, R. L. ; GABATZ, R. I. B. . INCOMPATIBILIDADE SANGUÍNEA (ABO+Rh) EM NEONATOS NASCIDOS EM SERVIÇOS HOSPITALARES: REVISÃO INTEGRATIVA. In: XXXIII Congresso de Iniciação Científica, 2024, Pelotas. Anais do XXXIII Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2024. v. XXXIII. p. 1-4.
-
VERGARA, P. S. ; NUNES, S. G. ; RODRIGUES, T. J. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . A HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO À CRIANÇA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE ATENÇÃO A SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA. In: XXXIII Congresso de Iniciação Científica, 2024, Pelotas. Anais do XXXIII Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2024. v. XXXIII. p. 1-4.
-
OLIVEIRA, J. O. ; PETRY, G. B. ; CORDEIRO, F. R. ; GABATZ, R. I. B. . A EQUIPE DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO AO PROCESSO DE MORRER E MORTE NO CONTEXTO DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: REVISÃO INTEGRATIVA. In: XXXIII Congresso de Iniciação Científica, 2024, Pelotas. Anais do XXXIII Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2024. v. XXXIII. p. 1-4.
-
CARVALHO, C. C. ; SILVA, L. L. ; ALVES, L. P. ; RODRIGUES, T. J. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . EXPERIÊNCIAS DE MÃES DE PREMATUROS HOSPITALIZADOS EM UNIDADE DE CUIDADOS INTENSIVOS E SEMI-INTENSIVOS NEONATAIS COM O ALEITAMENTO MATERNO. In: XXXIII Congresso de Iniciação Científica, 2024, Pelotas. Anais do XXXIII Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2024. v. XXXIII. p. 1-4.
-
NUNES, S. G. ; RODRIGUES, T. J. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO USO DO LÚDICO COMO PARTE DO TRABALHO DA ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. In: XXXIII Congresso de Iniciação Científica, 2024, Pelotas. Anais do XXXIII Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2024. v. XXXIII. p. 1-4.
-
BORGES, A. R. ; OLIVEIRA, J. O. ; HENSE, T. D. ; RODRIGUES, T. J. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES NAS ESCOLAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. In: XXVI ENPÓS - Encontro de Pós-graduação, 2024, Pelotas. Anais do XXVI ENPÓS - Encontro de Pós-graduação. Pelotas: UFPel, 2024. v. XXVI. p. 1-4.
-
CRUZ, R. L. ; HENSE, T. D. ; MEDEIROS, M. S. Z. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . ASSISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ÀS MÃES DE RECÉMNASCIDOS PREMATUROS SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. In: XXXIII Congresso de Iniciação Científica, 2024, Pelotas. Anais do XXXIII Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2024. v. XXXIII. p. 1-4.
-
PETRY, G. B. ; VAZ, J. C. ; HENSE, T. D. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . SER PAI DE UM PREMATURO: O VIVIDO DURANTE O PERÍODO GESTACIONAL. In: XXXIII Congresso de Iniciação Científica, 2024, Pelotas. Anais do XXXIII Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2024. v. XXXIII. p. 1-4.
-
HENSE, T. D. ; GABATZ, R. I. B. ; BORGES, A. R. ; RODRIGUES, T. J. ; MATOS, J. B. ; MILBRATH, V. M. . NASCIMENTO PREMATURO: PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DAS CUIDADORAS FAMILIARES. In: XXVI ENPÓS - Encontro de Pós-graduação, 2024, Pelotas. Anais do XXVI ENPÓS - Encontro de Pós-graduação. Pelotas: UFPel, 2024. v. XXVI. p. 1-4.
-
SOUZA, V. O. S. ; BORGES, A. R. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . SER MÃE DE CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA. In: XXVI ENPÓS - Encontro de Pós-graduação, 2024, Pelotas. Anais do XXVI ENPÓS - Encontro de Pós-graduação. Pelotas: UFPel, 2024. v. XXVI. p. 1-4.
-
BEILFUSS, I. H. S. ; BORGES, A. R. ; HENSE, T. D. ; GABATZ, R. I. B. ; MACLUF, S. P. Z. ; MILBRATH, V. M. . O JEITO CRIATIVO E SENSÍVEL DE FAZER PESQUISA. In: XXXIII Congresso de Iniciação Científica, 2024, Pelotas. Anais do XXXIII Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2024. v. XXXIII. p. 1-4.
-
RODRIGUES, T. J. ; HENSE, T. D. ; BORGES, A. R. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . CUIDADO PATERNO DE LACTENTES NO DOMICÍLIO: REVISÃO INTEGRATIVA. In: XXVI ENPÓS - Encontro de Pós-graduação, 2024, Pelotas. Anais do XXVI ENPÓS - Encontro de Pós-graduação. Pelotas: UFPel, 2024. v. XXVI. p. 1-4.
-
BORIO, T. C. ; CORDEIRO, F. R. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . O CUIDADO NA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO INFANTOJUVENIL SOB A PERSPECTIVA DOS CUIDADORES. In: XXVI ENPÓS - Encontro de Pós-graduação, 2024, Pelotas. Anais do XXVI ENPÓS - Encontro de Pós-graduação. Pelotas: UFPel, 2024. v. XXVI. p. 1-4.
-
LEGUISAMO, H. O. ; MATIAS, C. M. ; BRUM, L. R. ; BARBOSA, R. M. ; GABATZ, R. I. B. . ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CUIDADO DE CRIANÇA COM SÍNDROME DE CHARGE. In: X CEG - Congresso de Ensino de Graduação, 2024, Pelotas. Anais do X CEG - Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2024. v. X. p. 1-4.
-
CHAGAS, M. C. M. N. ; PRADO, G. R. ; OLIVEIRA, L. A. ; RODRIGUES, T. J. ; GABATZ, R. I. B. . MONONUCLEOSE NA INFÂNCIA: RELATO DE CASO DE CRIANÇA HOSPITALIZADA EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA. In: X CEG - Congresso de Ensino de Graduação, 2024, Pelotas. Anais do X CEG - Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2024. v. X. p. 1-4.
-
LARREA, C. S. ; SILVA, D. C. ; TORRES, M. C. ; RODRIGUES, T. J. ; GABATZ, R. I. B. . SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PACIENTE PEDIÁTRICO COM PNEUMONIA E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. In: X CEG - Congresso de Ensino de Graduação, 2024, Pelotas. Anais do X CEG - Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2024. v. X. p. 1-4.
-
ALVES, L. P. ; CARVALHO, C. C. ; RODRIGUES, T. J. ; GABATZ, R. I. B. . PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA. In: XXXIII Congresso de Iniciação Científica, 2024, Pelotas. Anais do XXXIII Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2024. p. 1-4.
-
VELASQUES, P. T. ; HENSE, T. D. ; CARDOSO, L. G. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . ATIVIDADE PRÁTICA SOBRE HIGIENE DO NEONATO COM PAIS DE BEBÊS INTERNADOS NA UNIDADE CANGURU DO HOSPITAL ESCOLA: REFLETINDO SOBRE UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE. In: X Congresso de Extensão e Cultura, 2023, Pelotas. Anais do X Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas - UFPel, 2023. v. 10. p. 1281-1284.
-
OLIVEIRA, J. O. ; CRUZ, R. L. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . GASTROENTERITES: EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS E ACOMPANHANTES NO CONTEXTO HOSPITALAR. In: X Congresso de Extensão e Cultura, 2023, Pelotas. Anais do X Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas - UFPel, 2023. v. 10. p. 1326-1329.
-
GRINGER, M. M. K. ; VELASQUES, P. T. ; HENSE, T. D. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . NOVEMBRO ROXO: AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO AO MANUSEIO MÍNIMO EM NEONATOS PREMATUROS. In: X Congresso de Extensão e Cultura, 2023, Pelotas. Anais do X Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas - UFPel, 2023. v. 10. p. 1655-1658.
-
PETER, P. A. ; CRUZ, R. L. ; GABATZ, R. I. B. . APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM À CRIANÇA COM LARINGOMALÁCIA. In: IX Congresso de Ensino e Graduação, 2023, Pelotas. Anais do IX Congresso de Ensino e Graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2023. v. IX. p. 1-4.
-
VELASQUES, P. T. ; OLIVEIRA, J. O. ; FERREIRA, V. A. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . EQUIPE DE ENFERMAGEM NA SEGURANÇA DO CUIDADO PRESTADO À CRIANÇA HOSPITALIZADA: REVISÃO INTEGRATIVA. In: XXV ENPÓS - Encontro de Pós Graduação, 2023, Pelotas. Anais do XXV ENPÓS - Encontro de Pós Graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas - UFPel, 2023. v. XXV. p. 1-4.
-
RODRIGUES, T. J. ; MILBRATH, V. M. ; HENSE, T. D. ; GABATZ, R. I. B. . VÍNCULOS PARENTAIS E O CUIDADO NEONATAL NAS UNIDADES INTENSIVAS E SEMI INTENSIVAS. In: XXV ENPÓS - Encontro de Pós Graduação, 2023, Pelotas. Anais do XXV ENPÓS - Encontro de Pós-Graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas - UFPel, 2023. v. XXV. p. 1-4.
-
HENSE, T. D. ; GABATZ, R. I. B. ; RODRIGUES, T. J. ; BORGES, A. R. ; KLUMB, M. M. ; MILBRATH, V. M. . CUIDADO AO PREMATURO APÓS A ALTA HOSPITALAR: REVISÃO INTEGRATIVA. In: XXV ENPÓS - Encontro de Pós Graduação, 2023, Pelotas. Anais do XXV ENPÓS - Encontro de Pós Graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas - UFPel, 2023. v. XXV. p. 1-4.
-
BORGES, A. R. ; HENSE, T. D. ; MORAES, J. Z. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE CUIDADOS NEUROPROTETORES AO NEONATO: REAÇÕES DOS PARTICIPANTES. In: XXV ENPÓS - Encontro de Pós Graduação, 2023, Pelotas. Anais do XXV ENPÓS - Encontro de Pós Graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas - UFPel, 2023. v. XXV. p. 1-4.
-
OLIVEIRA, J. O. ; VELASQUES, P. T. ; FERREIRA, V. A. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . O USO DO PROGRAMA WEBQDA PARA ORGANIZAÇÃO DOS DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA. In: XXXII CIC - Congresso de Iniciação Científica, 2023, Pelotas. Anais do XXXII CIC - Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas - UFPel, 2023. v. XXXII. p. 1-4.
-
FERREIRA, V. A. ; CORDEIRO, F. R. ; GABATZ, R. I. B. . REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA: POTENCIALIDADE METODOLÓGICA PARA O EXERCÍCIO DA PESQUISA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. In: XXXII CIC - Congresso de Iniciação Científica, 2023, Pelotas. Anais do XXXII CIC - Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas - UFPel, 2023. v. XXXII. p. 1-4.
-
BELLETTINI, A. P. L. ; MATTOS, R. B. ; HENSE, T. D. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . O PAPEL DO ENFERMEIRO NO CUIDADO AOS ADOLESCENTES COM CÂNCER EM CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. In: XXXII CIC - Congresso de Iniciação Científica, 2023, Pelotas. Anais do XXXII CIC - Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas - UFPel, 2023. v. XXXII. p. 1-4.
-
KLUMB, M. M. ; SILVA, L. L. ; VAZ, V. G. ; AGUIAR, J. R. V. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . PERFIL DO RECÉM-NASCIDO INTERNADO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. In: XXXI CIC - Congresso de Iniciação Científica, 2022, Pelotas. Anais do XXXI CIC - Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas - UFPel, 2022. p. 1-4.
-
TEIXEIRA, K. P. ; KLUMB, M. M. ; VAZ, E. C. ; SILVA, L. L. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . PROFISSIONAIS QUE EXERCEM O CUIDADO NAS INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO INFANTOJUVENIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. In: XXXI CIC - Congresso de Iniciação Científica, 2022, Pelotas. Anais do XXXI CIC - Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas - UFPel, 2022. p. 1-4.
-
RODRIGUES, T. J. ; GABATZ, R. I. B. ; HENSE, T. D. ; PETRY, G. B. ; MILBRATH, V. M. . Vínculo entre pais e recém-nascido internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. In: XXXI CIC - Congresso de Iniciação Científica, 2022, Pelotas. Anais do XXXI CIC - Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas - UFPel, 2022. p. 1-4.
-
HENSE, T. D. ; GABATZ, R. I. B. ; BAZZAN, J. S. ; RODRIGUES, T. J. ; MILBRATH, V. M. . Mãe de prematuro hospitalizado durante a pandemia de Covid-19: sistemas de apoio. In: XXIV ENPÓS - Encontro de Pós-Graduação, 2022, Pelotas. Anais do XXIV ENPÓS - Encontro de Pós-Graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas - UFPel, 2022. p. 1-4.
-
VELASQUES, P. T. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . A SEGURANÇA DA CRIANÇA: REFLETINDO SOBRE A VULNERABILIDADE NO ADOECIMENTO INFANTIL. In: XXIV ENPÓS - Encontro de Pós-Graduação, 2022, Pelotas. Anais do XXIV ENPÓS - Encontro de Pós-Graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas - UFPel, 2022. p. 1-4.
-
MORAES, J. Z. ; OLIVEIRA, R. G. ; RIBEIRO, C. V. ; RIBEIRO, J. P. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS PROFISSIONAIS DO POSTO DE COLETA DE LEITE HUMANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: VIII CEG - Congresso de ensino de graduação, 2022, Pelotas. Anais do VIII CEG - Congresso de ensino de graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas - UFPel, 2022. p. 1-4.
-
SANTOS, A. C. R. ; VULCANI, B. A. ; MEDEIROS, J. ; GABATZ, R. I. B. ; CORDEIRO, F. R. . O CUIDADO DE ENFERMAGEM À PESSOA COM CÂNCER DE OVÁRIO EM FINAL DE VIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: VIII CEG - Congresso de ensino de graduação, 2022, Pelotas. Anais do VIII CEG - Congresso de ensino de graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas - UFPel, 2022. p. 1-4.
-
MORAES, J. Z. ; KLUMB, M. M. ; SILVA, D. G. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . Dilemas familiares acerca do prematuro internado em UTIN: educação em saúde no ambiente hospitalar. In: IX CEC - Congresso de Extensão e Cultura, 2022, Pelotas. Anais do IX CEC - Congresso de Extensão e Cultura. Pelotas: Editora da UFPel, 2022. p. 29-32.
-
FERREIRA, V. A. ; SILVA, N. F. M. ; ARAUJO, M. L. V. ; MILBRATH, V. M. ; BÄRTSCHI GABATZ, RUTH IRMGARD . Projeto 'Extensão Aprender/Ensinar Saúde Brincando': Reorganização dos Serviços de Saúde do SUS pós Pandemia. In: IX CEC - Congresso de Extensão e Cultura, 2022, Pelotas. Anais do IX CEC - Congresso de Extensão e Cultura. Pelotas: Editora da UFPel, 2022. p. 64-67.
-
VAZ, J. C. ; KLUMB, M. M. ; HENSE, T. D. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . O CUIDADO E A VULNERABILIDADE DO SER FAMÍLIA DA CRIANÇA COM CONDIÇÃO CRÔNICA: PÓS- HOSPITALIZAÇÃO. In: XXX - Congresso de Iniciação científica, 2021, Pelotas. Anais do XXX Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2021. v. XXX. p. 1-4.
-
VAZ, J. C. ; HENSE, T. D. ; TEIXEIRA, K. P. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . O CUIDADO PATERNO AO RECÉM NASCIDO PREMATURO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. In: XXIII - Encontro de Pós-graduação, 2021, Pelotas. Anais do XXIII Encontro de Pós-graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2021. v. XXIII. p. 1-4.
-
SPECHT, A. L. ; MATOS, G. C. ; LOPES, C. F. ; BORIO, T. C. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . PERFIL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. In: XXX - Congresso de Iniciação científica, 2021, Pelotas. Anais do XXX Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2021. v. XXX. p. 1-4.
-
LOPES, C. F. ; SPECHT, A. L. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE A INSERÇÃO DA FAMÍLIA NO CUIDADO AO RECÉM-NASCIDO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL NA PERSPECTIVA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM. In: XXX - Congresso de Iniciação científica, 2021, Pelotas. Anais do XXX Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2021. v. XXX. p. 1-4.
-
HENSE, T. D. ; SPECHT, A. L. ; BORIO, T. C. ; GABATZ, R. I. B. ; BAZZAN, J. S. ; MILBRATH, V. M. . OUVINDO AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE O VIVER COM UMA DOENÇA CRÔNICA. In: XXX - Congresso de Iniciação científica, 2021, Pelotas. Anais do XXX Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2021. v. XXX. p. 1-4.
-
SILVA, L. L. ; VAZ, V. G. ; GABATZ, R. I. B. ; TEIXEIRA, K. P. ; MILBRATH, V. M. . PERFIL DO PREMATURO INTERNADO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: REVISÃO INTEGRATIVA. In: XXX - Congresso de Iniciação científica, 2021, Pelotas. Anais do XXX Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2021. v. XXX. p. 1-4.
-
TEIXEIRA, K. P. ; KLUMB, M. M. ; VAZ, E. C. ; SILVA, L. L. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . PROFISSIONAIS QUE EXERCEM O CUIDADO NAS INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO INFANTOJUVENIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. In: XXX - Congresso de Iniciação científica, 2021, Pelotas. Anais do XXX Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2021. v. XXX. p. 1-4.
-
MACLUF, S. P. Z. ; SILVA, L. L. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . ESTÁGIO DE DOCÊNCIA ORIENTADA: PROJETO DE ENSINO ASSISTÊNCIA E CUIDADO AO RECÉM NASCIDO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. In: XXIII - Encontro de Pós-graduação, 2021, Pelotas. Anais do XXIII Encontro de Pós-graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2021. v. XXIII. p. 1-4.
-
COLPO, C. F. ; JAECKEL, L. M. ; TEIXEIRA, K. P. ; MESQUITA, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIVULGANDO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DE FORMA REMOTA. In: VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL, 2021, Pelotas. Anais do VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Editora da UFPel, 2021. v. VIII. p. 124-127.
-
TEIXEIRA, K. P. ; COSTA, A. M. ; MELENDEZ, K. C. ; COLPO, C. F. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . RETORNANDO A AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA A PREVENÇÃO DO CORONAVÍRUS. In: VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL, 2021, Pelotas. Anais do VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Editora da UFPel, 2021. v. VIII. p. 327-330.
-
MELENDEZ, K. C. ; TEIXEIRA, K. P. ; SILVA, N. F. M. ; BARBOZA, M. C. N. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . MANEIRA LÚDICA DE ENSINAR HIGIENE CORPORAL PARA CRIANÇAS: EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EXTENSÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. In: VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL, 2021, Pelotas. Anais do VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Editora da UFPel, 2021. v. VIII. p. 344-347.
-
SILVA, L. L. ; KLUMB, M. M. ; AGUIAR, J. R. V. ; NUNES, N. J. S. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . ?PREMATURIDADE - ORIENTAÇÕES PARA O CUIDADO?: A EXTENSÃO EM TEMPOS REMOTOS. In: VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL, 2021, Pelotas. Anais do VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Ed. da UFPel, 2021. v. VIII. p. 394-397.
-
GONCALVES, M. E. S. ; VELASQUES, P. T. ; SILVA, L. L. ; REZENDE, E. M. ; BARBOZA, M. C. N. ; GABATZ, R. I. B. . DIFERENCIANDO GRIPES DE RESFRIADOS: EDUCAÇÃO EM SAÚDE VIA REMOTA. In: VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL, 2021, Pelotas. Anais do VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Ed. da UFPel, 2021. v. VIII. p. 450-453.
-
EINHARDT, M. S. ; SPECHT, A. L. ; VAZ, E. C. ; MATOS, J. B. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . ORGANIZAÇÃO DE EVENTO VIRTUAL ALUSIVO AO MÊS DA PREMATURIDADE: UMA AÇÃO DE EXTENSÃO. In: VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL, 2021, Pelotas. Anais do VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Editora da UFPel, 2021. v. VIII. p. 477-480.
-
KLUMB, M. M. ; HENSE, T. D. ; SPECHT, A. L. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A IMPORTÂNCIA DE PROMOVER ESTÍMULOS À CRIANÇA: ATIVIDADE REMOTA DE EXTENSÃO. In: VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL, 2021, Pelotas. Anais do VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Ed. da UFPel, 2021. v. VIII. p. 511-514.
-
FERREIRA, V. A. ; TEIXEIRA, K. P. ; GONCALVES, M. E. S. ; CHAVES, V. D. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . PROJETO ?APRENDER/ENSINAR SAÚDE BRINCANDO?: ORIENTAÇÕES SOBRE BUSCA DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM TEMPOS PANDÊMICOS. In: VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL, 2021, Pelotas. Anais do VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Ed. da UFPel, 2021. v. VIII. p. 667-670.
-
VAZ, J. C. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . CUIDADO PATERNO AO FILHO PREMATURO: ESTUDO DE ATUALIZAÇÃO. In: I Simpósio Internacional do Grupo de Estudos e Pesquisas de Pelotas em Neonatologia, 2021, Pelotas. Anais do I Simpósio Internacional do Grupo de Estudos e Pesquisas de Pelotas em Neonatologia [recurso eletrônico]: prematuro, família e equipe: caminhos para o fortalecimentos dos vínculos e efetividade do cuidado, 2021. v. 1. p. 28-31.
-
KRUSSER, E. H. ; NUNES, N. J. S. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . CUIDADOS NEUROPROTETORES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: REVISÃO INTEGRATIVA. In: I Simpósio Internacional do Grupo de Estudos e Pesquisas de Pelotas em Neonatologia, 2021, Pelotas. Anais do I Simpósio Internacional do Grupo de Estudos e Pesquisas de Pelotas em Neonatologia [recurso eletrônico]: prematuro, família e equipe: caminhos para o fortalecimentos dos vínculos e efetividade do cuidado, 2021. v. 1. p. 32-35.
-
LOPES, C. F. ; SPECHT, A. L. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . INSERÇÃO DA FAMÍLIA NO CUIDADO AO RECÉM-NASCIDO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: REVISÃO INTEGRATIVA. In: I Simpósio Internacional do Grupo de Estudos e Pesquisas de Pelotas em Neonatologia, 2021, Pelotas. Anais do I Simpósio Internacional do Grupo de Estudos e Pesquisas de Pelotas em Neonatologia [recurso eletrônico]: prematuro, família e equipe: caminhos para o fortalecimentos dos vínculos e efetividade do cuidado, 2021. v. 1. p. 53-56.
-
EXEQUIEL, N. P. ; VAZ, J. C. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . INTERNAÇÃO NEONATAL: REDES DE APOIO UTILIZADAS PELAS MÃES. In: I Simpósio Internacional do Grupo de Estudos e Pesquisas de Pelotas em Neonatologia, 2021, Pelotas. Anais do I Simpósio Internacional do Grupo de Estudos e Pesquisas de Pelotas em Neonatologia [recurso eletrônico]: prematuro, família e equipe: caminhos para o fortalecimentos dos vínculos e efetividade do cuidado, 2021. v. 1. p. 61-64.
-
ALVES, V. A. ; BAZZAN, J. S. ; GABATZ, R. I. B. ; THOFEHRN, M. B. ; MILBRATH, V. M. . PERSPECTIVA DA EQUIPE INTERPROFISSIONAL ACERCA DA REPRESENTATIVIDADE DA COMUNICAÇÃO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. In: I Simpósio Internacional do Grupo de Estudos e Pesquisas de Pelotas em Neonatologia, 2021, Pelotas. Anais do I Simpósio Internacional do Grupo de Estudos e Pesquisas de Pelotas em Neonatologia [recurso eletrônico]: prematuro, família e equipe: caminhos para o fortalecimentos dos vínculos e efetividade do cuidado, 2021. v. 1. p. 73-76.
-
FREITAG, V. L. ; MOTTA, M. G. C. ; MILBRATH, V. M. ; DEBATIN, G. ; GABATZ, R. I. B. ; BAZZAN, J. S. . PERCEPÇÃO DA CRIANÇA/ADOLESCENTE ACERCA DO IRMÃO COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO. In: IV Colóquio Internacional de Fenomenologia e Enfermagem, 2021, Porto Alegre. Anais do IV Colóquio Internacional de Fenomenologia e Enfermagem. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021. p. 39-41.
-
MARTINS, C. L. ; SCHIO, S. M. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, RUTH ; ALVES, V. A. ; THOFEHRN, M. B. . COMPREENSÃO DO ENFERMEIRO-DOCENTE SOBRE O CUIDADO DA MENTE E DO CORPO. In: IV Colóquio Internacional de Fenomenologia e Enfermagem,, 2021, Porto Alegre. Anais do IV Colóquio Internacional de Fenomenologia e Enfermagem. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021. p. 57-59.
-
KLUMB, M. M. ; VAZ, E. C. ; HIRSCHMANN, R. ; SPECHT, A. L. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . DIFICULDADES NA ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS: PERSPECTIVA DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO. In: XXIX Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2020, Pelotas. Anais do XXIX Congresso de Iniciação Científica UFPel. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2020. p. 1-4.
-
HENSE, T. D. ; VAZ, J. C. ; GABATZ, R. I. B. ; KLUMB, M. M. ; HIRSCHMANN, B. ; MILBRATH, V. M. . SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE VIVENCIADAS PELOS CUIDADORES/FAMILIARES DE CRIANÇAS/ADOLESCENTE COM CONDIÇÃO CRÔNICA. In: XXIX Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2020, Pelotas. Anais do XXIX Congresso de Iniciação Científica UFPel. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2020. p. 1-4.
-
SPECHT, A. L. ; BORIO, T. C. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. ; HENSE, T. D. ; VAZ, J. C. . PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE SUAS CONDIÇÕES CRÔNICAS DE SAÚDE. In: XXIX Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2020, Pelotas. Anais do XXIX Congresso de Iniciação Científica UFPel. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2020. p. 1-4.
-
TEIXEIRA, K. P. ; HIRSCHMANN, R. ; HIRSCHMANN, B. ; GABATZ, R. I. B. ; BORIO, T. C. ; MILBRATH, V. M. . DIFICULDADES NO CUIDADO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS: PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. In: XXIX Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2020, Pelotas. Anais do XXIX Congresso de Iniciação Científica UFPel. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2020. p. 1-4.
-
VAZ, E. C. ; MILBRATH, V. M. ; TEIXEIRA, K. P. ; HENSE, T. D. ; BORIO, T. C. ; GABATZ, R. I. B. . (RE)ARRANJOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: A PESQUISA DE CAMPO EM ISOLAMENTO SOCIAL. In: XXIX Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2020, Pelotas. Anais do XXIX Congresso de Iniciação Científica UFPel. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2020. p. 1-3.
-
BORIO, T. C. ; GABATZ, R. I. B. ; MACHADO, J. B. ; RODRIGUES, T. J. ; CHAVES, V. D. ; MILBRATH, V. M. . SENTIMENTOS VIVENCIADOS POR MÃES E PAIS DURANTE A INTERNAÇÃO DO FILHO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: REVISÃO INTEGRATIVA. In: XXII Encontro de Pós-graduação, 2020, Pelotas. Anais do XXII Encontro de Pós-graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2020. p. 1-4.
-
TEIXEIRA, K. P. ; MELENDEZ, K. C. ; BARBOZA, M. C. N. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . EXTENSÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROJETO ?APRENDER/ENSINAR SAÚDE BRINCANDO?. In: VII Congresso de Extensão e Cultura, 2020, Pelotas. Anais do VII Congresso de Extensão e Cultura. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2020. p. 17-20.
-
KLUMB, M. M. ; JAECKEL, L. M. ; COLPO, C. F. ; MESQUITA, V. M. ; MELENDEZ, K. C. ; GABATZ, R. I. B. . APRENDER/ENSINAR SAÚDE BRINCANDO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. In: VII Congresso de Extensão e Cultura, 2020, Pelotas. Anais do VII Congresso de Extensão e Cultura. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2020. p. 37-40.
-
COSTA, A. M. ; SILVA, L. L. ; BARBOZA, M. C. N. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM ELABORANDO ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE A COVID-19.. In: VII Congresso de Extensão e Cultura, 2020, Pelotas. Anais do VII Congresso de Extensão e Cultura. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2020. p. 377-380.
-
LOPES, C. F. ; SPECHT, A. L. ; VAZ, V. G. ; HENSE, T. D. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . ATIVIDADE RECREATIVA COM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: VII Congresso de Extensão e Cultura, 2020, Pelotas. Anais do VII Congresso de Extensão e Cultura. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2020. p. 45-48.
-
EXEQUIEL, N. P. ; GABATZ, R. I. B. ; VAZ, J. C. ; HIRSCHMANN, B. ; HIRSCHMANN, R. ; MILBRATH, V. M. . A EQUIPE DE ENFERMAGEM COMO REDE DE APOIO DAS MÃES NA FAMILIARIZAÇÃO COM O AMBIENTE DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. In: 5a Semana Integrada UFPel - XXI Encontro de Pós-graduação, 2019, Pelotas. Anais do XXI Encontro de Pós-graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2019. p. 1-4.
-
KLUMB, M. M. ; VAZ, E. C. ; BAZZAN, J. S. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. ; SCHWARTZ, E. . COMUNICAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E EQUIPE DE SAÚDE: UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA. In: 5a Semana Integrada UFPel - XXVIII Congresso de Iniciação Científica, 2019, Pelotas. Anais do XXVIII Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2019. p. 1-4.
-
HENSE, T. D. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. ; SPECHT, A. L. ; NUNES, L. S. ; BORIO, T. C. . VULNERABILIDADES DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COM DOENÇA CRÔNICA: CUIDADO EM REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE. In: 5a Semana Integrada UFPel - XXVIII Congresso de Iniciação Científica, 2019, Pelotas. Anais do XXVIII Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2019. p. 1-4.
-
VAZ, J. C. ; GABATZ, R. I. B. ; MOTTA, M. G. C. ; NUNES, N. J. S. ; MILBRATH, V. M. . VULNERABILIDADE VIVENCIADA NA INSERÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇA COM CONDIÇÃO CRONICA: PERCEPÇÃO DOS FAMILIARES/CUIDADORES. In: 5a Semana Integrada - XXI Encontro de Pós-graduação, 2019, Pelotas. Anais do XXI Encontro de Pós-graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2019. p. 1-4.
-
MARQUES, R. S. ; CORDEIRO, F. R. ; LAROQUE, M. F. ; GABATZ, R. I. B. ; TORRES, A. A. P. ; ZILLMER, J. G. V. . VIVÊNCIAS DE ACADÊMICA DE ENFERMAGEM FRENTE AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM UM PROJETO DE MONITORIA PARA O CENÁRIO DO HOSPITAL. In: 5a Semana Integrada - V Congresso de Ensino de Graduação, 2019, Pelotas. Anais da V Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2019. p. 1-4.
-
CANEZ, J. B. ; GABATZ, R. I. B. . A educação em saúde para crianças. In: 5a Semana Integrada - VI Congresso de Extensão e Cultura UFPel, 2019, Pelotas. Anais do VI Congresso de Extensão e Cultura UFPel. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2019. p. 31-33.
-
COLPO, C. F. ; JAECKEL, L. M. ; BRANCALIONE, D. P. ; GABATZ, R. I. B. . Educação em saúde a crianças hospitalizadas: relato de experiência. In: 5a Semana Integrada - VI Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, 2019, Pelotas. Anais do VI Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2019. p. 42-45.
-
SILVA, L. L. ; VELASQUES, P. ; GABATZ, R. I. B. . Acadêmicos de enfermagem realizando educação em saúde sobre a gripe para escolares. In: 5a Semana Integrada - VI Congresso de Extensão e Cultura UFPel, 2019, Pelotas. Anais do VI Congresso de Extensão e Cultura UFPel. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2019. p. 156-159.
-
LOPES, C. F. ; VAZ, V. G. ; HENSE, T. D. ; GABATZ, R. I. B. . VIVÊNCIA ACADÊMICA ACERCA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE A PÁSCOA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 18ª Mostra da Produção Universitária - MPU, 2019, Rio Grande. Anais da 18ª Mostra da Produção Universitária - MPU. Rio Grande: FURG - Universidade Federal do Rio Grande, 2019.
-
VAZ, V. G. ; HENSE, T. D. ; LOPES, C. F. ; GABATZ, R. I. B. . VIVÊNCIA ACADÊMICA ACERCA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS E ALIMENTOS COM CRIANÇAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 18ª Mostra da Produção Universitária - MPU, 2019, Rio Grande. Anais da 18ª Mostra da Produção Universitária - MPU. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019.
-
BAZZAN, J. S. ; GABATZ, R. I. B. ; TAVARES, D. H. ; SCHWARTZ, E. ; DALL'AGNOL, J. ; MILBRATH, V. M. . ADAPTAÇÃO FAMILIAR AS INTERCORRENCIAS DENTRO DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIATRICA. In: XXI Encontro de Pós-graduação, 2019, Pelotas. Anais do XXI Encontro de Pós-graduação. Pelotas: UFPEL, 2019. p. 1-4.
-
BORIO, T. C. ; BAPTISTA, J. M. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . A perspectiva do cuidador institucional acerca da qualificação para o trabalho no acolhimento infantil: um revisão. In: XX Encontro de Pós-Graduação - ENPOS, 2018, Pelotas. Anais do XX Encontro de Pós-Graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2018. p. 1-4.
-
ALVES, V. A. ; SEVERO, V. O. ; BAZZAN, J. S. ; FREITAG, V. L. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . O cuidado familiar à criança internada na unidade de terapia intensiva pediátrica. In: 4a Semana Integrada UFPel 2018 - XX Encontro de Pós-Graduação, 2018, Pelotas. Anais do XX Encontro de Pós-Graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2018. p. 1-4.
-
ARDUIM, A. S. ; GABATZ, R. I. B. ; AZEVEDO, M. S. . A percepção da família acerca do tratamento odontológico sob anestesia geral como solução de problemas para o paciente com deficiência. In: 4a Semana Integrada UFPel - 2018 - XX Encontro de Pós-Graduação, 2018, Pelotas. Anais do XX Encontro de Pós-Graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2018. p. 1-4.
-
SILVA, B. T. ; SILVA, M. S. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. ; SCHARDOSIM, L. R. . Percepção do cuidado da pessoa com paralisia cerebral acerca da rede de apoio profissional. In: 4a Semana Integrada UFPel- 2018 - XXVII Congresso de Iniciação Científica, 2018, Pelotas. Anais do XXVII Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2018. p. 1-4.
-
GONZALES, K. D. ; MOURA, A. C. K. ; TEIXEIRA, J. P. ; SOARES, M. ; BARBOZA, M. C. N. ; GABATZ, R. I. B. . Demanda de saúde entre estudantes uiversitários moradores de residências estudantis. In: 4a Semana Integrada UFPel- 2018 - XXVII Congresso de Iniciação Científica, 2018, Pelotas. Anais do XXVII Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2018. p. 1-4.
-
MOURA, A. C. K. ; TEIXEIRA, J. P. ; GONZALES, K. D. ; SOARES, M. ; GOMES, V. ; GABATZ, R. I. B. . Casa do estudante: fator inclusivo para estudantes universitários sócio-vulneráveis. In: 4a Semana Integrada UFPel- 2018 - XXVII Congresso de Iniciação Científica, 2018, Pelotas. Anais do XXVII Congresso de Iniciação Científica, 2018. p. 1-3.
-
HENSE, T. D. ; VAZ, V. G. ; VAZ, J. C. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . A entrevista como instrumento para a coleta de dados na pesquisa qualitativa: um relato de experiência. In: 4a Semana Integrada UFPel- 2018 - XXVII Congresso de Iniciação Científica, 2018, Pelotas. Anais do XXVII Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2018. p. 1-3.
-
TEIXEIRA, J. P. ; MOURA, A. C. K. ; GONZALES, K. D. ; SOARES, M. ; GOMES, V. ; GABATZ, R. I. B. . A luta estudantil e o surgimento da casa do estudante. In: 4a Semana Integrada UFPel- 2018 - XXVII Congresso de Iniciação Científica, 2018, Pelotas. Anais do XXVII Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2018. p. 1-4.
-
DIETRICH, J. S. S. ; VAZ, J. C. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . Vulnerabilidades da criança e do adolescente com doenças crônicas: relato de experiência. In: 4a Semana Integrada UFPel- 2018 - XXVII Congresso de Iniciação Científica, 2018, Pelotas. Anais do XXVII Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2018. p. 1-4.
-
LOPES, C. F. ; SPECHT, A. L. ; SANTOS, P. G. J. ; GABATZ, R. I. B. . Sistematização da assistência de enfermagem ao paciente com mielofibrose idiopática: um estudo de caso. In: 4a Semana Integrada UFPel - 2018 - IV Congresso de Ensino de Graduação, 2018, Pelotas. Anais do IV Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2018. p. 1-4.
-
SPECHT, A. L. ; LOPES, C. F. ; SANTOS, P. G. J. ; GABATZ, R. I. B. . Estudo de caso: acompanhamento de um paciente com mielofibrose idiopática. In: 4a Semana Integrada UFPel - 2018 - IV Congresso de Ensino de Graduação, 2018, Pelotas. Anais do IV Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2018. p. 1-4.
-
MOURA, A. C. K. ; TEIXEIRA, J. P. ; GONZALES, K. D. ; SOARES, M. ; BARBOZA, M. C. N. ; GABATZ, R. I. B. . Uma reflexão acerca do universitário morador da casa do estudante. In: 4a Semana Integrada UFPel - 2018 - IV Congresso de Ensino de Graduação, 2018, Pelotas. Anais do IV Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2018. p. 1-4.
-
OLIVEIRA, N. P. ; SOUSA, H. P. D. ; GABATZ, R. I. B. . Assistência à paciente com neoplasia de ovário durante a hospitalização: um estudo de caso. In: 4a Semana Integrada UFPel - 2018 - IV Congresso de Ensino de Graduação, 2018, Pelotas. Anais do IV Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2018. p. 1-3.
-
SANTOS, M. B. F. ; MACHADO, D. ; SILVA, G. C. ; GABATZ, R. I. B. . Estudo de caso: sistematizando a assistência de enfermagem ao paciente que sofre com insuficiência cardíaca congestiva. In: 4a Semana Integrada UFPel - 2018 - IV Congresso de Ensino de Graduação, 2018, Pelotas. Anais do IV Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2018. p. 1-4.
-
OLIVEIRA, M. G. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. ; VAZ, V. G. ; HENSE, T. D. ; SPECHT, A. L. . O FAMILIAR CUIDADOR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. In: I Seminário de Atenção Multiprofissional à Saúde do Neonato, Criança, Adolescente e Família, 2018, Santa Maria. Anais do I Seminário de Atenção Multiprofissional à Saúde do Neonato, Criança, Adolescente e Família. Santa Maria: UFSM, 2018. p. 19-21.
-
OLIVEIRA, M. G. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. ; SPECHT, A. L. ; MARQUES, R. S. ; VAZ, V. G. . CUIDADO À FAMÍLIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO MENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA. In: I Seminário de Atenção Multiprofissional à Saúde do Neonato, Criança, Adolescente e Família, 2018, Santa Maria. Anais do I Seminário de Atenção Multiprofissional à Saúde do Neonato, Criança, Adolescente e Família. Santa Maria: UFSM, 2018. p. 25-27.
-
HENSE, T. D. ; VAZ, V. G. ; GABATZ, R. I. B. ; BRANCALIONE, D. P. ; COLPO, C. F. ; BARBOZA, M. C. N. . VIVÊNCIA ACADÊMICA ACERCA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE PEDICULOSE COM CRIANÇAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: I Seminário de Atenção Multiprofissional à Saúde do Neonato, Criança, Adolescente e Família, 2018, Santa Maria. Anais do I Seminário de Atenção Multiprofissional à Saúde do Neonato, Criança, Adolescente e Família. Santa Maria: UFSM, 2018. p. 28-30.
-
GABATZ, R. I. B. ; SCHWARTZ, E. ; MILBRATH, V. M. . INTERAÇÃO DO CUIDADOR COM A CRIANÇA INSTITUCIONALIZADA. In: I Seminário de Atenção Multiprofissional à Saúde do Neonato, Criança, Adolescente e Família, 2018, Santa Maria. Anais do I Seminário de Atenção Multiprofissional à Saúde do Neonato, Criança, Adolescente e Família. Santa Maria: UFSM, 2018. p. 34-36.
-
BORIO, T. C. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. ; SPECHT, A. L. ; MARQUES, R. S. ; HENSE, T. D. . A PERSPECTIVA DO CUIDADOR INSTITUCIONAL NOTURNO ACERCA DA CAPACITAÇÃO PARA O CUIDADO DA CRIANÇA. In: I Seminário de Atenção Multiprofissional à Saúde do Neonato, Criança, Adolescente e Família, 2018, Santa Maria. Anais do I Seminário de Atenção Multiprofissional à Saúde do Neonato, Criança, Adolescente e Família. Santa Maria: UFSM, 2018. p. 87-89.
-
VELASQUES, P. T. ; REZENDE, E. M. ; CANEZ, J. B. ; ALMEIDA, C. G. ; GABATZ, R. I. B. . DISCUSSÃO SOBRE O USO DO BRINQUEDO TERAPEUTICO NA ASSISTENCIA À CRIANÇA SOB A PERSPECTIVA DO MÉTODO CRIATIVO SENSÍVEL. In: V Congresso de Extensão e Cultura, 2018, Pelotas. Anais do V Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2018. p. 239-242.
-
MILBRATH, V. M. ; MOTTA, M. G. C. ; FREITAG, V. L. ; GABATZ, R. I. B. . Criança/adolescente com paralisia cerebral: compreendendo seu modo de ser no mundo. In: III Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde, 2017, Santa Maria. Anais do III Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2017. p. 161-163.
-
TEIXEIRA, J. P. ; MOURA, A. C. K. ; GABATZ, R. I. B. . Sistematização da Assistência de Enfermagem a uma paciente com câncer de reto: um estudo de caso. In: 3a Semana Integrada UFPel 2017 - III Congresso de Ensino de Graduação, 2017, Pelotas. Anais do III Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2017.
-
BORGES, A. R. ; SALDANHA, M. D. ; MENDES, E. S. ; FERREIRA, G. P. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. . Fragilidade no acesso de crianças e adolescentes com anemia falciforme à atenção primária. In: 3a Semana Integrada UFPel - XXVI Congresso de Iniciação Científica, 2017, Pelotas. Anais do XXVI Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2017.
-
BORGES, A. R. ; SALDANHA, M. D. ; BORIO, T. C. ; FERREIRA, G. P. ; LINCK, C. L. ; GABATZ, R. I. B. . Estágio curricular em Unidade de Tratamento Intesivo Pediátrica: um relato de experiência. In: 3a Semana Integrada UFPel - III Congresso de Ensino de Graduação, 2017, Pelotas. Anais do III Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2017.
-
SANTOS, B. A. ; FREITAG, V. L. ; SILVA, M. S. ; MACIEL, K. L. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . O cuidado de enfermagem à família da criança com paralisia cerebral: revisão integrativa. In: 3a Semana Integrada UFPel - XXVI Congresso de Iniciação Científica, 2017, Pelotas. Anais do XXVI Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2017.
-
BARBOZA, M. C. N. ; GABATZ, R. I. B. ; CACLIARI, R. ; MUNIZ, R. M. . O uso do software WebQDA para análise dos dados em pesquisa qualitativa. In: 3a Semana Integrada UFPel - XIX Encontro de Pós-Graduação, 2017, Pelotas. Anais do XIX Encontro de Pós-Graduação. Pelotas: UFPel, 2017.
-
BORIO, T. C. ; CORDEIRO, F. R. ; LAROQUE, M. F. ; JARDIM, V. M. R. ; GABATZ, R. I. B. . Monitoria curricular no ensino de enfermagem: relato de experiência. In: 3a Semana Integrada UFPel - III Congresso de Ensino de Graduação, 2017, Pelotas. Anais do III Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2017.
-
BORIO, T. C. ; GABATZ, R. I. B. ; CORDEIRO, F. R. ; LAROQUE, M. F. . O uso do método criativo sensível na elaboração de atividade de síntese: articulando a pesquisa e o ensino. In: 3a Semana Integrada UFPel- XXVI Congresso de Iniciação Científica, 2017, Pelotas. Anais do XXVI Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2017.
-
MACIEL, K. L. ; SILVA, M. S. ; SANTOS, B. A. ; FREITAG, V. L. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. . Estratégias e dificuldades na assistência prestada à pessoa que vive com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida: uma revisão de literatura. In: 3a Semana Integrada UFPel - XXVI Congresso de Iniciação Científica, 2017, Pelotas. Anais do XXVI Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2017.
-
SILVA, M. S. ; SANTOS, B. A. ; BAZZAN, J. S. ; GABATZ, R. I. B. ; FREITAG, V. L. ; MILBRATH, V. M. . Sentimento de impotência dos profissionais frente à violência infantil. In: 3a Semana Integrada UFPel - XXVI Congresso de Iniciação Científica, 2017, Pelotas. Anais do XXVI Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2017.
-
KONZGEN, M. G. G. ; GABATZ, R. I. B. . Como as atividades complementares podem contribuir na formação do enfermeiro. In: 3a Semana Integrada UFPel - III Congresso de Ensino de Graduação, 2017, Pelotas. Anais do III Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2017.
-
SALDANHA, M. D. ; NUNES, N. J. S. ; SANTOS, C. V. ; BORGES, A. R. ; THOFEHRN, M. B. ; GABATZ, R. I. B. . Estágio curricular em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: relatando a experiência acadêmica. In: 3a Semana Integrada UFPel - III Congresso de Ensino de Graduação, 2017, Pelotas. Anais do III Congresso de Ensino de Graduação, 2017.
-
SALDANHA, M. D. ; BORIO, T. C. ; BORGES, A. R. ; GABATZ, R. I. B. . Caracterização dos pais de neonatos hospitalizados em uma Unidade de Terapia Intensiva. In: 3a Semana Integrada UFPel - XXVI Congresso de Iniciação Científica, 2017, Pelotas. Anais do XXVI Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2017.
-
CANEZ, J. B. ; SANTOS, G. V. ; LOPES, L. B. ; CUNHA, T. N. ; GABATZ, R. I. B. . Assistência de enfermagem ao paciente com câncer de pâncreas metastático: um estudo de caso. In: 3a Semana Integrada UFPel - III Congresso de Ensino de Graduação, 2017, Pelotas. Anais do III Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2017.
-
MOURA, A. C. K. ; TEIXEIRA, J. P. ; GABATZ, R. I. B. . Estudo de caso: acompanhamento de paciente com câncer de reto. In: 3a Semana Integrada UFPel - III Congresso de Ensino de Graduação, 2017, Pelotas. Anais do III Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2017.
-
ESPINDOLA, M. F. ; LOPES, K. B. ; MACHADO, J. B. ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi . Assistência de enfermagem ao paciente politraumatizado: um estudo de caso. In: II Congresso de Ensino de Graduação - UFPEL, 2016, Pelotas. Anais do II Congresso de Ensino de Graduação - UFPEL. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2016.
-
SALDANHA, M. D. ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi . Atenção à criança vítima de violência: revisão de literatura. In: XXV Congresso de Iniciação Científica da UFPEL, 2016, Pelotas. Anais do XXV Congresso de Iniciação Científica da UFPEL. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2016.
-
DUTRA, E. O. ; MADRUGA, V. T. ; RAMOS, E. M. ; BORIO, T. C. ; ULGUIM, K. F. ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi . EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA: ORIENTAÇÕES PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. In: II Congresso de Ensino de Graduação UFPEL, 2016, Pelotas. Anais do II Congresso de Ensino de Graduação UFPEL. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2016.
-
KONZGEN, M. G. G. ; PORCIUNCULA, T. R. ; MACHADO, J. B. ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi . CÂNCER DE PRÓSTATA E BEXIGA RELACIONADO AO ENVELHECIMENTO. In: II Congresso de Ensino de Graduação UFPEL, 2016, Pelotas. Anais do II Congresso de Ensino de Graduação UFPEL. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2016.
-
BORIO, T. C. ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi . Interação da criança com seu cuidador: uma revisão integrativa. In: XXV Congresso de Iniciação Científica da UFPEL, 2016, Pelotas. Anais do XXV Congresso de Iniciação Científica da UFPEL. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2016.
-
GLUSZEVICZ, A. C. ; MENDES, M. L. M. ; MENDES, J. F. F. ; AMARAL, K. P. ; KONZGEN, M. G. G. ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi . Promovendo Educação em Saúde no Hospital: Relato de Experiência. In: III Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL, 2016, Pelotas. Anais do III Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2016. p. 38-41.
-
BORGES, A. R. ; SALDANHA, M. D. ; LINCK, C. L. ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi . Aprender/ensinar saúde brincando. In: III Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL, 2016, Pelotas. Anais do III Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2016. p. 57-60.
-
SILVA, B. R. ; PEREIRA, V. R. ; TERRA, A. P. ; FARIAS, D. D. ; COUTO, G. R. ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi . Educação em saúde na escola: promovendo a saúde através da prevenção da pediculose. In: III Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL, 2016, Pelotas. Anais do III Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2016. p. 101-103.
-
COUTO, G. R. ; FARIAS, D. D. ; TERRA, A. P. ; SILVA, B. R. ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi . Higiene corporal como foco da educação em saúde no ambiente escolar. In: III Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL, 2016, Pelotas. Anais do III Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2016. p. 276-278.
-
ULGUIM, K. F. ; MADRUGA, V. T. ; RAMOS, E. M. ; BORIO, T. C. ; DUTRA, E. O. ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi . Educação em saúde na escola: orientações para higiene das mãos e alimentos. In: III Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL, 2016, Pelotas. Anais do III Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2016. p. 380-382.
-
MENDES, M. L. M. ; GLUSZEVICZ, A. C. ; MICHELON, D. ; AMARAL, K. P. ; KONZGEN, M. G. G. ; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi . Promovendo educação em saúde com interdisciplinaridade no ambiente hospitalar. In: III Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL, 2016, Pelotas. Anais do III Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2016. p. 482-485.
-
BORIO, T. C. ; SILVA, J. C. G. ; GABATZ, R. I. B. . Dificuldades na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). In: Congresso de Ensino da Graduação, 2015, Pelotas. Anais do Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2015. p. 1-3.
-
SALDANHA, M. D. ; GABATZ, R. I. B. . A criança institucionalizada e seu cuidador. In: Congresso de Ensino da Graduação, 2015, Pelotas. Anais do Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2015. p. 1-4.
-
SILVA, G. J. S. ; SILVA, J. R. ; ZILLMER, J. G. V. ; LAROQUE, M. F. ; GABATZ, R. I. B. ; JARDIM, V. M. R. . A monitoria frente ao uso de metodologias ativas: um relato de experiência de acadêmicas de enfermagem. In: Congresso de Ensino da Graduação, 2015, Pelotas. Anais do Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2015. p. 1-4.
-
SILVA, N. ; GABATZ, R. I. B. . Qualidade da assistência ao paciente hospitalizado por trauma físico: revisão integrativa. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica, 2015, Pelotas. Anais do XXIV Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2015. p. 1-4.
-
SALDANHA, M. D. ; GABATZ, R. I. B. . Produção científica acerca da interação e cuidado à criança em instituição de acolhimento. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica, 2015, Pelotas. Anais do XXIV Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2015. p. 1-4.
-
SILVA, J. C. G. ; FONSECA, J. S. ; KONZGEN, M. G. G. ; PORCIUNCULA, T. R. ; BORIO, T. C. ; GABATZ, R. I. B. . Inicidência da fratura de fêmur no município de Pelotas. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica, 2015, Pelotas. Anais do XXIV Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2015. p. 1-4.
-
BORGES, A. R. ; GABATZ, R. I. B. . Produção científica acerca do uso de brinquedo terapêutico como tecnologia de cuidado. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica, 2015, Pelotas. Anais do XXIV Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2015. p. 1-4.
-
GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. ; SCHWARTZ, E. . O abrigamento infantil no Brasil ao longo dos séculos: revisão de literatura. In: XVII Encontro de Pós-graduação UFPel, 2015, Pelotas. Anais do XVI Encontro de Pós-graduação UFPel. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2015. p. 1-4.
-
SILVEIRA, P. M. ; OLEIRO, L. S. ; HAERTEL, D. B. ; GOUVEA, D. ; HAERTEL, J. C. ; GABATZ, R. I. B. . Promovendo a educação em saúde na escola com o uso da brincadeira: relato de experiência. In: II Congresso de Extensão e Cultuta da UFPel, 2015, Pelotas. Anais do II Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas: Editora da UFPel, 2015. v. VI. p. 286-288.
-
BORGES, A. R. ; BARBOZA, M. C. N. ; WERLANG, M. C. ; COGNATO, G. P. ; GABATZ, R. I. B. . Percepção acerca da utilização de tecnologias do cuidado na educação para saúde da criança. In: II Congresso de Extensão e Cultuta da UFPel, 2015, Pelotas. Anais do II Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas: Editora da UFPel, 2015. v. VI. p. 572-575.
-
SALDANHA, M. D. ; BORGES, A. R. ; DUTRA, E. O. ; MENA, L. S. ; OLEIRO, L. S. ; GABATZ, R. I. B. . Vivência de acadêmicas de enfermagem perante a perspectiva de vida de uma criança hospitalizada. In: II Congresso de Extensão e Cultuta da UFPel, 2015, Pelotas. Anais do II Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas: Editora da UFPel, 2015. v. VI. p. 78-81.
-
LISE, F. ; SANTOS, B. P. ; GARCIA, R. P. ; GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. ; SCHWARTZ, E. . Conhecimento produzido acerca de crianças com insuficiência renal e suas famílias. In: XVI Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas, 2014, Pelotas. Anais do XVI Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2014.
-
GABATZ, R. I. B. ; GUANILO, M. E. E. ; SCHWARTZ, E. . Conhecimento científico acerca das repercussões da doença crônica na infância para criança e sua família. In: XVI Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas, 2014, Pelotas. Anais do XVI Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2014.
-
COUTO, G. R. ; FARIAS, D. D. ; GABATZ, R. I. B. . Neoplasia de Laringe: um estudo de caso. In: XXII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2014, Pelotas. Anais do XXII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2014.
-
SALDANHA, M. D. ; BORGES, A. R. ; LARROQUE, K. V. ; GABATZ, R. I. B. . Percepção sobre o cuidado ofertado a um paciente terminal. In: XXII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2014, Pelotas. Anais do XXII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2014.
-
MENA, L. S. ; BORGES, A. R. ; SALDANHA, M. D. ; BARBOZA, M. C. N. ; GABATZ, R. I. B. . Vivenciando a utilização do brinquedo terapêutico com crianças hospitalizadas. In: Congresso de extensão e Cultura da UFPel, 2014, Pelotas. Anais do Congresso de Extensão e Cultura da UFPel: memórias de muitos tempos. Pelotas: Editora da UFPel, 2014. v. 1. p. 711-713.
-
BORGES, A. R. ; BARBOZA, M. C. N. ; GABATZ, R. I. B. . Aprender e ensinar saúde brincando. In: Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, 2014, Pelotas. Anais do Congresso de Extensão e Cultura da UFPel: memória de muitos tempos. Pelotas: Eidtora da UFPel, 2014. v. 1. p. 481-483.
-
BORGES, A. R. ; BARBOZA, M. C. N. ; GABATZ, R. I. B. . O olhar de uma acadêmica sobre o acompanhamento dos pais em uma unidade de internação infantil. In: 13a Mostra da Produção Universitária, 2014, Rio Grande. Anais da MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2014. v. 13.
-
SALDANHA, M. D. ; BORGES, A. R. ; LARROQUE, K. V. ; GABATZ, R. I. B. . Estruturação de plano de alta para paciente terminal. In: 13a Mostra de Produção Universitária, 2014, Rio Grande. Anais da MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2014. v. 13.
-
GABATZ, R. I. B. ; GUANILO, M. E. E. ; TRISTAO, F. S. . Desafio do ensino da sistematização da assistência de enfermagem na graduação: relato de experiêcia. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL TECENDO REDES NA ENFERMAGEM E NA SAÚDE; IX SEMANA DE ENFERMAGEM, 2013, Santa Maria. ANAIS II SEMINÁRIO INTERNACIONAL TECENDO REDES NA ENFERMAGEM E NA SAÚDE; IX SEMANA DE ENFERMAGEM. Santa Maria: UFSM, CCS, CESNORS, HUSM, 2013. p. 1415-1419.
-
BAZZAN, J. S. ; BARTEL, T. E. ; STURBELLE, I. C. S. ; ANTONIOLLO, L. ; BRAGA, D. D. ; SILVA, J. O. ; MARTINS, C. L. ; GABATZ, R. I. B. . Acadêmicos de enfermagem compreendendo a importância de brinquedos terapêuticos: relato de experiência. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL TECENDO REDES NA ENFERMAGEM E NA SAÚDE; IX SEMANA DE ENFERMAGEM, 2013, Santa Maria. ANAIS II SEMINÁRIO INTERNACIONAL TECENDO REDES NA ENFERMAGEM E NA SAÚDE; IX SEMANA DE ENFERMAGEM. Santa Maria: UFSM,CCS, CESNORS, HUSM, 2013. p. 1794-1797.
-
DUARTE, J. J. ; SILVA, G. J. S. ; FERREIRA, G. O. ; GABATZ, R. I. B. . Sistematização da Assistência de Enfermagem como ferramenta no cuidado de uma portadora de adenocarcinoma do colo do útero e insuficiência renal crônica: estudo de caso.. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2013, Pelotas. Anais do XXI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2013.
-
SILVA, G. J. S. ; DUARTE, J. J. ; GABATZ, R. I. B. . Internações por acidentes em uma unidade hospitalar: implicações para o cuidado de enfermagem. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2013, Pelotas. Anais do XXI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2013.
-
SILVA, N. ; CHAVES, V. ; OLIVEIRA, T. D. ; HERREIRA, L. F. ; COSTA, F. M. ; GABATZ, R. I. B. . Estudo epidemiológico da incidência de doenças do aparelho respiratório - pneumonia - na cidade de Pelotas 2011/2012. In: Mostra da Produção Universitária, 2013, Rio Grande. Anais da MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2013. v. 12.
-
ALMEIDA, A. S. ; BRUM, J. L. R. ; MARCELINO, P. C. ; GABATZ, R. I. B. . Empoderamento no processo de envelhecimento humano: possibilidades e contribuições para a qualidade de vida. In: Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano 2012: os desafios de saber envelhecer, 2012, Passo Fundo. Anais do Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano 2012: os desafios de saber envelhecer. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2012. v. 1. p. 28-29.
-
LACKMAN, C. ; LANGE, C. ; PEREIRA, P. M. ; GABATZ, R. I. B. ; ROSA, C. B. ; BRUM, G. L. ; LUZ, M. P. . Acadêmicos de Enfermagem Abordando o Tema Lavagem de Mãos como Proposta de Educação em Saúde: Relato de Experiência. In: 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 3º Colóquio Latino Americano de História da Enfermagem, 2012, Porto Alegre. Anais do 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Porto Alegre: Associação Brasileira de Enfermagem, 2012. p. 3749-3750.
-
DARTORA, D. D. ; BRACHTER, P. S. ; DOMINGUES, B. S. ; WEISER, A. ; GABATZ, R. I. B. . O olhar do acadêmico de enfermagem sobre a inserção da ludicoterapia no ambiente ambulatorial. In: 21º Congresso de Iniciação Científica/4a Mostra Científica- Univerisdade Federal de Pelotas, 2012, Pelotas. Anais da 21º Congresso de Iniciação Científica/4a Mostra Científica. Pelotas: UFPEL, 2012.
-
DOMINGUES, B. S. ; DARTORA, D. D. ; WEXEL, W. P. ; GABATZ, R. I. B. ; VIEIRA, A. C. G. ; SOARES, D. C. . O brinquedo terapêutico como estratégia de enfrentamento da hospitalização. In: 21º Congresso de Iniciação Científica/4a Mostra Científica - Universidade Federal de Pelotas, 2012, Pelotas. Anais do 21º Congresso de Iniciação Científica/4a Mostra Científica. Pelotas: UFPEL, 2012.
-
HEINEN, M. ; OLIVEIRA, K. P. ; GABATZ, R. I. B. . Saúde do trabalhador de enfermagem: qualidade de vida em risco. In: VII Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, 2011, Santa Maria. Anais da VII Semana de Enfermagem da UFSM. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2011. p. 225-227.
-
HEINEN, M. ; OLIVEIRA, K. P. ; MUNIZ, R. M. ; GABATZ, R. I. B. . Sistematização da assistência de enfermagem: uma experiência discente. In: VII Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, 2011, Santa Maria. Anais da VII Semana de Enfermagem da UFSM. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2011. p. 228-230.
-
JAKS, C. D. W. ; AMOZA, L. V. ; GALARRAGA, S. F. ; FERRAZZA, A. ; SCHRADER, G. ; GABATZ, R. I. B. . A importância da comunicação na enfermagem pediátrica. In: VII Sema a de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, 2011, Santa Maria. Anais da VII Semana de Enfermagem da UFSM. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2011. p. 324-326.
-
TERRA, M. G. ; SCHMIDT, A. L. ; GABATZ, R. I. B. ; PADOIN, S. M. M. . Percepção dos usuários de crack em relação à assistência de enfermagem. In: VII Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, 2011, Santa Maria. Anais da VII Semana de Enfermagem da UFSM. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2011. p. 348-350.
-
DAHMER, T. S. ; GABATZ, R. I. B. ; PADOIN, S. M. M. . Implicações da violência intrafamiliar para a saúde da mulher. In: VI Semana de Enfermagem da UFSM, 2010, Santa Maria. Anais da VI Semana de Enfemagem da UFSM. Santa Maria: UFSM, 2010. p. 27-29.
-
JOHANN, M. ; GABATZ, R. I. B. ; COSTA, N. M. L. . Saúde e direitos humanos na concepção dos adolescentes. In: VI Semana de Enfermagem da UFSM, 2010, Santa Maria. Anais da VI Semana de Enfermagem da UFSM. Santa Maria: UFSM, 2010. p. 88-90.
-
COSTA, N. M. L. ; GABATZ, R. I. B. ; JOHANN, M. . Neoplasias relacionadas ao trabalho. In: VI Semana de Enfermagem da UFSM, 2010, Santa Maria. Anais da VI Semana de Enfermagem da UFSM. Santa Maria: UFSM, 2010. p. 448-449.
-
GABATZ, R. I. B. ; PADOIN, S.M.M. ; NEVES, E.T. ; RIBEIRO, A. C. . Institucionalização de crianças vítimas de violência intrafamiliar. In: 15° Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2009, Rio de Janeiro. Anais do 15° Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. Rio de Janeiro, 2009. p. 1824-1826.
-
GABATZ, R. I. B. ; FRITSCH, A. K. ; SCHAEDLER, T. M. . Equoterapia:dificuldade encontradas na assistência. In: Seminário Internacional "Bioética e Saúde Pública: Desafios e Perspectivas, 2009, Santa Maria. Anais Seminário Internacional "Bioética e Saúde Pública: Desafios e Perspectivas. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2009. p. 158-161.
-
GABATZ, R. I. B. ; PADOIN, S. M. M. ; NEVES, E.T. . Violência intrafamiliar: percepção de crianças escolares que vivem em abrigo. In: Seminário Internacional "Bioética e Saúde Pública: desafios e perspectivas, 2009, Santa Maria. Anais Seminário Internacional "Bioética e Saúde Pública: desafios e perspectivas. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2009. p. 162-165.
-
NASCIMENTO, E. D. M. ; GABATZ, R. I. B. ; GALERT, M. . Brincando e Educando na Assistência à Criança Hospitalizada. In: Seminário Internacional "Bioética e Saúde Pública: desafios e perspectivas, 2009, Santa Maria. Anais Seminário Internacional "Bioética e Saúde Pública: desafios e perspectivas. Santa Maria: Universidade Federal de SAnta Maria, 2009. p. 249-251.
-
GABATZ, R. I. B. ; NEVES, E.T. ; PADOIN, S. M. M. . A educação em saúde como estratégia de prevenção da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes. In: V Semana de Enfermagem da UFSM, 2008, Santa Maria. Anais da V Semana de Enfermagem da UFSM - Educação em Saúde. Santa Maria: UFSM, 2008. p. 07-09.
-
GABATZ, R. I. B. . Violência Doméstica Contra a Criança e o Adolescente: Uma Revisão de Literatura. In: Seminário - Enfermagem è Família: A Produção Científica, Tecnológica e Artística - XI Encontro da Rede Sul de Pesquisa Família e Saúde - LEIFAMS, 2007, Florianópolis. Revista Ciência, Cuidado e Saúde. Maringá: UEM, 2007. v. 6. p. 294-297.
-
MILBRATH, V. M. ; MOTTA, M. G. C. ; GABATZ, R. I. B. ; BAZZAN, J. S. . A percepção da criança/adolescente com paralisia cerebral sobre sentir-se saudável ou doente. In: III Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde, 2017, Santa Maria. Anais do III Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2017. p. 4-4.
-
GABATZ, R. I. B. ; SCHWARTZ, E. ; MILBRATH, V. M. . O aprendizado dos cuidadores com as crianças institucionalizadas sob a ótica do interacionismo simbólico. In: III Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde, 2017, Santa Maria. Anais do III Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2017. p. 9-9.
-
FARIAS, D. D. ; GABATZ, R. I. B. ; SCHWARTZ, E. ; MILBRATH, V. M. . Percepção da criança acerca da sua hospitalização. In: III Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde, 2017, Santa Maria. Anais do III Seminário Internacional Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2017. p. 10-10.
-
MILBRATH, V. M. ; MOTTA, M. G. C. ; FREITAG, V. L. ; GABATZ, R. I. B. ; BAZZAN, J. S. . Processo de saúde e de doença: compreensões da criança/adolescente com paralisia cerebral. In: II Congresso Interacional de Enfermagem à Família, 2016, Maringá. Anais do II Congresso Interacional de Enfermagem à Família. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2016. p. 52-52.
-
MILBRATH, V. M. ; MOTTA, M. G. C. ; FREITAG, V. L. ; GABATZ, R. I. B. . Compreendendo a vivência da família com o nascimento de um filho com paralisia cerebral. In: II Congresso Interacional de Enfermagem à Família, 2016, Maringá. Anais do II Congresso Interacional de Enfermagem à Família. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2016. p. 53-53.
-
JAKS, C. D. W. ; GABATZ, R. I. B. ; BORGES, A. R. ; SCHWARTZ, E. ; VIEIRA, A. C. G. . A Comunicação do Enfermeiro com a Criança na Hospitalização. In: VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, 2015, Foz do Iguaçu. Anais do VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal; II Seminário Internacional de Saúde da Criança, Adolescente e Família; 15º Encontro do Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Família e Saúde; 3º Congresso Paranaense de Enfermage. Foz do Iguaçu: UNIOESTE, 2015. p. 39-39.
-
GABATZ, R. I. B. ; LISE, F. ; MILBRATH, V. M. ; SCHWARTZ, E. . Interação e Cuidado à Criança Institucionalizada: uma Revisão Integrativa. In: VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, 2015, Foz do Iguaçu. Anais do VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. Foz do Iguaçu: UNIOESTE, 2015. p. 53-53.
-
RAHIM, S. H. ; MARTINS, R. C. S. ; GABATZ, R. I. B. . O cuidado de enfermagem na fixação de sondas orogástricas: relato de experiência. In: V Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, 2014, Gramado. Anais do V Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. Gramado: SOBEP, 2013. p. 430-431.
-
RAHIM, S. H. ; MARTINS, R. C. S. ; GABATZ, R. I. B. . Duração do aleitamento materno em lactentes de uma unidade de atenção primária. In: V Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, 2014, Gramado. Anais do V Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. Gramado: SOBEP, 2013. p. 927-927.
-
OLIVEIRA, T. D. ; BERGMANN, M. M. ; GABATZ, R. I. B. . O brincar como estratégia para o enfrentamento da hospitalização. In: V Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, 2014, Gramado. Anais do V Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. Gramado: SOBEP, 2013. p. 950-950.
-
SPECHT, M. L. ; JAKS, C. D. W. ; MARTINS, R. C. S. ; FERREIRA, L. S. ; GABATZ, R. I. B. . A importância no manejo da dor nos recém-nascidos: um relato de experiência. In: V Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, 2014, Gramado. Anais do V Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. Gramado: SOBEP, 2013. p. 363-364.
-
GABATZ, R. I. B. ; PADOIN, S. M. M. ; NEVES, E.T. ; SCHWARTZ, E. ; LIMA, J. F. . A violência intrafamiliar contra a criança e o mito do amor materno: contribuições da enfermagem. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL TECENDO REDES NA ENFERMAGEM E NA SAÚDE; IX SEMANA DE ENFERMAGEM, 2013, Santa Maria. ANAIS II SEMINÁRIO INTERNACIONAL TECENDO REDES NA ENFERMAGEM E NA SAÚDE; IX SEMANA DE ENFERMAGEM. Santa Maria: UFSM, CCS, CESNORS, HUSM, 2013. p. 1924-1925.
-
BRUM, J. L. R. ; GABATZ, R. I. B. . Abordagem da hospitalização infantil na docência: uma experiência alternativa. In: II Jornada Internacional de Enfermagem da UNIFRA, 2012, Santa Maria. Anais Jornada Internacional de Enfermagem UNIFRA. Santa Maria: UNIFRA, 2012. v. 2. p. 1-2.
-
GABATZ, R. I. B. ; DAHMER, T. S. ; PADOIN, S. M. M. . AS Implicações da violência intrafamiliar contra a mulher. In: 9º Congresso Nacional da REde Unida 2010, 2010, Porto Alegre. Anais do 9º Congresso Nacional da Rede Unida. Porto Alegre: Rede Unida, 2010. p. 01-01.
-
ALBRECHT, B. E. ; RODRIGUES, B. Z. ; GABATZ, R. I. B. . Estudo de caso: picada de cobra peçonhenta. In: 11° Salão de iniciação científica - VII Salão de Pesquisa SETREM, 2009, Três de Maio. Anais: pesquisa produzindo conhecimentos. Três de Maio: SETREM, 2009. v. 001/20.
-
GABATZ, R. I. B. ; NEVES, E.T. ; PADOIN, S. M. M. . O cuidado primário como prevenção da violência intrafamiliar contra crianças. In: Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente, 2008, Rio de Janeiro. Revista de Pediatria SOPERJ. Rio de Janeiro: Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, 2008. v. VIX. p. 127-127.
-
STROHSCHON, A. A. ; GABATZ, R. I. B. ; SODER, R. M. . O cuidado centrado na família: uma perspectiva na assistência de enfermagem pediátrica. In: VI Salão de Pesquisa SETREM, 2008, Três de Maio. Anais 2008. Três de Maio: SETREM, 2008. p. 172-174.
-
MEINERZ, A. ; ARNT, C. dos S. ; MIGUEL, T. B. ; GABATZ, R. I. B. . Estudo de caso sobre câncer de mama. In: V Salão de Pesquisa SETREM, 2007, Três de Maio. Anais do V Salão de Pesquisa SETREM. Três de Maio: SETREM, 2007. v. 005. p. 48-49.
-
OLIVEIRA, A. S. de ; THEISS, F. S. ; PRESTES, R. D. ; WOLFFENBUTTEL, S. S. ; GABATZ, R. I. B. . Úlcera venosa. In: V Salão de Pesquisa SETREM, 2007, Três de Maio. Anais do V Salão de Pesquisa SETREM. Três de Maio: SETREM, 2007. v. 005. p. 51-52.
-
MILCZAREK, C.H. ; HANSEL, L. A. ; GABATZ, R. I. B. . Grupoterapia com gestantes: implementação diferenciada. In: V Salão de Pesquisa SETREM, 2007, Três de Maio. Anais do V Salão de Pesquisa SETREM. Três de Maio: SETREM, 2007. v. 005. p. 113-113.
-
GABATZ, R. I. B. ; ARNT, C. dos S. ; SCHUBERT, F. ; MEINERZ, A. . A Compreensão da Epilepsia no Processo Saúde/Doença. In: IV Salão de Pesquisa SETREM, 2006, Três de Maio. SAPS - IV Salão de Pesquisa SETREM. Três de Maio: SETREM, 2006. v. 003. p. 107-107.
-
GABATZ, R. I. B. ; KUNZ, G. R. ; ALLEBRANDT, M. V. ; ZAWASKI, N. T. . Estudo de Caso: Angina de Peito. In: IV Salão de Pesquisa SETREM, 2006, Três de Maio. SAPS - IV Salão de Pesquisa SETREM. Três de Maio: SETREM, 2006. v. 003. p. 108-108.
-
GABATZ, R. I. B. ; ALLEBRANDT, M. V. ; KUNZ, G. R. ; ZAWASKI, N. T. . Úlcera Duodenal. In: IV Salão de Pesquisa SETREM, 2006, Três de Maio. SAPS - IV Salão de Pesquisa SETREM. Três de Maio: SETREM, 2006. v. 003. p. 108-109.
-
GABATZ, R. I. B. ; JOHANN, D. J. ; JUNG, K. A. ; KRAUS, S. P. . Insuficiência Cardíaca Congestiva: Aspectos da Saúde Pública. In: IV Salão de Pesquisa SETREM, 2006, Três de Maio. SAPS - IV Salão de Pesquisa SETREM. Três de Maio: SETREM, 2006. v. 003. p. 111-111.
-
GABATZ, R. I. B. ; HENKES, E. M. ; ZÜGEL, N. . A Gota. In: IV Salão de Pesquisa SETREM, 2006, Três de Maio. SAPS - IV Salão de Pesquisa SETREM. Três de Maio: SETREM, 2006. v. 003. p. 111-112.
-
GABATZ, R. I. B. ; DALLA FAVERA, L. H. ; PRÜSSE, M. V. . Estudo de Caso: Febre Reumática. In: IV Salão de Pesquisa SETREM, 2006, Três de Maio. SAPS - IV Salão de Pesquisa SETREM. Três de Maio: SETREM, 2006. v. 003. p. 112-112.
-
GABATZ, R. I. B. ; WERKHAUSER, C. M. . Rubéola. In: IV Salão de Pesquisa SETREM, 2006, Três de Maio. SAPS - IV Salão de Pesquisa SETREM. Três de Maio: SETREM, 2006. v. 003. p. 126-126.
-
GABATZ, R. I. B. ; PRESTES, R. D. ; OLIVEIRA, A. S. de . Estudo de Caso: Úlcera Venosa Profunda. In: IV Salão de Psquisa SETREM, 2006, Três de Maio. SAPS - IV Salão de Pesquisa SETREM. Três de Maio: SETREM, 2006. v. 003. p. 127-127.
-
GABATZ, R. I. B. ; BORGHETTI, S. A. L. . Pré-Eclâmpsia. In: IV Salão de Pesquisa SETREM, 2006, Três de Maio. SAPS - IV Salão de Pesquisa SETREM. Três de Maio: SETREM, 2006. v. 003. p. 134-134.
-
GABATZ, R. I. B. ; BORGHETTI, S. A. L. . Câncer de Pele. In: IV Salão de Pesquisa SETREM, 2006, Três de Maio. SAPS - IV Salão de Pesquisa SETREM. Três de Maio: SETREM, 2006. v. 003. p. 134-135.
-
GABATZ, R. I. B. ; VAZ, J. C. ; MILBRATH, V. M. . Conhecendo as crianças com condição crônica e suas famílias. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GABATZ, R. I. B. ; PILENGHI, S. D. ; MILBRATH, V. M. ; HIRSCHMANN, B. ; HIRSCHMANN, R. . A urgência e emergência na escolha profissional. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GABATZ, R. I. B. ; THOMAZ, M. M. ; MILBRATH, V. M. ; FREITAG, V. L. ; VAZ, J. C. ; KLUMB, M. M. . A criança e o adolescente com perda auditiva e sua interação com a família. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BAZZAN, J. S. ; MILBRATH, V. M. ; GABATZ, R. I. B. ; FREITAG, V. L. ; TAVARES, D. H. . Adaptação do familiar ao ambiente durante a internação em unidade de terapia intensiva pediátrica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GABATZ, R. I. B. . Interação do cuidador com a criança institucionalizada. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MILBRATH, V. M. ; MOTTA, M. G. C. ; GABATZ, R. I. B. ; BAZZAN, J. S. . A Percepção da Criança/Adolescente com Paralisia Cerebral sobre sentir-se Saudável ou Doente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GABATZ, R. I. B. ; MILBRATH, V. M. ; LISE, F. ; SCHWARTZ, E. . Interfaces do Cuidado à Criança no Ambiente do Abrigo: Revisão Integrativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GABATZ, R. I. B. ; ZILMER, J. G. V. . Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem na Formação Profissional em Enfermagem: um Relato de Experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GABATZ, R. I. B. ; LISE, F. ; MILBRATH, V. M. ; SCHWARTZ, E. . Interação e Cuidado à Criança Institucionalizada: uma Revisão Integrativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GABATZ, R. I. B. ; GUANILO, M. E. E. ; SCHWARTZ, E. . Conhecimento científico acerca das repercussões da doença crônica na infância para criança e sua família. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GABATZ, R. I. B. . Desafio do ensino da sistematização da assistência de enfermagem na graduação: relato de experiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GABATZ, R. I. B. . A violência intrafamiliar contra a criança e o mito do amor materno: contribuições da enfermagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RAHIM, S. H. ; MARTINS, R. C. S. ; GABATZ, R. I. B. . DURAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM LACTENTES DE UMA UNIDADE DE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
JAKS, C. D. W. ; MARTINS, R. C. S. ; GABATZ, R. I. B. ; SPECHT, M. L. ; FERREIRA, L. S. . A IMPORTÂNCIA DO MANEJO DA DOR NOS RECÉM-NASCIDOS: UM RELATO DE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAHIM, S. H. ; MARTINS, R. C. S. ; GABATZ, R. I. B. . O CUIDADO DE ENFERMAGEM NA FIXAÇÃO DE SONDAS OROGÁSTRICAS: RELATO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, T. D. ; BERGMANN, M. M. ; GABATZ, R. I. B. . O BRINCAR COMO ESTRATÉGIA PARA O ENFRENTAMENTO DA HOSPITALIZAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GABATZ, R. I. B. ; BRUM, J. L. R. ; ALMEIDA, A. S. . Implantação da qualidade na atenção em saúde: o papel do enfermeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GABATZ, R. I. B. ; BRUM, J. L. R. . Abordagem da hospitalização infantil na docência: uma experiência alternativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, A. S. ; BRUM, J. L. R. ; MARCELINO, P. C. ; GABATZ, R. I. B. . Empoderamento no processo de envelhecimento humano: possibilidades e contribuições para a qualidade de vida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LACKMAN, C. ; LANGE, C. ; PEREIRA, P. M. ; GABATZ, R. I. B. ; ROSA, C. B. ; BRUM, G. L. ; LUZ, M. P. . Acadêmicos de Enfermagem Abordadndo o Tema Lavagem de Mãos como Proposta de Educação em Saúde: Relato de Experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BALKE, C. R. ; ZAMO, B. F. ; VIANA, M. ; BERNARDI, A. Q. M. ; PEREIRA, P. F. ; GABATZ, R. I. B. . Coleta Seletiva de lixo: Principais dificuldades encontradas na implantação desse projeto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ACKER, D. A. ; WITCZAK, L. Z. ; KETTNER, D. ; GEWEHR, T. R. ; PEREIRA, P. F. ; GABATZ, R. I. B. . Percepção da família perante o parto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SCHMIDT, A. L. ; GABATZ, R. I. B. . Percepção dos usuários e crack em relação ao tratamento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SIQUEIRA, L. J. ; GABATZ, R. I. B. ; DALLAQUA, J. . A violência intrafamiliar contra a criança e o papel do enfermeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GABATZ, R. I. B. ; ROSSATO, E. M. . Mortalidade na adolescência por acidentes e violência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SCHMIDT, A. L. ; GABATZ, R. I. B. . Um estudo de caso com adolescente usuário de crack hospitalizado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COLOMBO, S. S. ; KUNKEL, C. I. ; GABATZ, R. I. B. . O Enfermeiro frente à obesidade na adolescência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COSTA, N. M. L. ; PROCOPIO, M. C. ; GREGORIO, D. M. ; SPIES, J. ; GABATZ, R. I. B. . Assistência de enfermagem ao usuário com sofrimento psíquico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DAHMER, T. S. ; GABATZ, R. I. B. ; PADOIN, S. M. M. . As implicações da violência intrafamiliar contra a mulher. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GABATZ, R. I. B. . Família, violência intrafamiliar, alimentação, nutrição e plantas medicinais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GABATZ, R. I. B. . Metodologia da pesquisa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GABATZ, R. I. B. ; NASCIMENTO, E. D. M. ; MARQUES, E. D. ; GALERT, M. . Plantão da alegria: experiência de assistência humanizada. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GABATZ, R. I. B. ; SCHMATZ, I. B. O. . Pró-vida: uma estratégia de prevenção ao suicídio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALBRECHT, B. E. ; RODRIGUES, B. Z. ; GABATZ, R. I. B. . Estudo de caso: picada de cobra peçonhenta. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
WEHMER, F. A. ; MOURA, E. ; BAZANELLA, K. ; GABATZ, R. I. B. . Cuidados centrados na família.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KETTNER, D. ; WITCZAK, L. Z. ; ACKER, D. A. ; GEWEHR, T. R. ; GABATZ, R. I. B. ; PEREIRA, P. F. . Percepção da família perante o parto.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GISCH, S B ; WOJEICK, R A ; DALCIN, C. L. ; PEREIRA, P. F. ; GABATZ, R. I. B. . Saúde e meio ambiente: articulação necessária à sobrevivência humana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BERNARDI, A. Q. M. ; ZAMO, B. F. ; BALKE, C. R. ; VIANA, M. ; PEREIRA, P. F. ; GABATZ, R. I. B. . Coleta seletiva de lixo: principais dificuldades encontradas na implantação desse projeto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GABATZ, R. I. B. ; PADOIN, S. M. M. ; NEVES, E.T. ; RIBEIRO, A. C. . Institucionalização de crianças vítimas de violência intrafamiliar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NASCIMENTO, E. D. M. ; GABATZ, R. I. B. ; GALERT, M. . Brincando e educando na assistência à criança hospitalizada. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GABATZ, R. I. B. ; FRITSCH, A. K. ; SCHAEDLER, T. M. . Equoterapia: dificuldade encontradas na assistência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
STROHSCHON, A. A. ; GABATZ, R. I. B. ; SODER, R. M. . O cuidado centrado na família: perspectiva na assistência de enfermagem pediátrica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
HANSEL, L. A. ; MILCZAREK, C.H. ; GABATZ, R. I. B. . Grupoterapia com gestantes: implementação diferenciada. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GABATZ, R. I. B. ; WERKHAUSER, C. M. . Rubéola. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GABATZ, R. I. B. ; PRESTES, R. D. ; OLIVEIRA, A. S. de . Estudo de Caso: Úlcera Venosa Profunda. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GABATZ, R. I. B. ; CARVALHO, B. de C. (Beatriz de Carvalho) . Acadêmicas de Enfermagem: Consciência sobre Autoprevenção de Câmcer de Colo de Útero. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GABATZ, R. I. B. ; SCHNEIDER, J. R. ; ZAMBON, D. . Cálculos Renais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GABATZ, R. I. B. ; SCHNEIDER, V. R. ; KUHN, P. C. Z. . Osteoporose. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GABATZ, R. I. B. ; WATHIER, C. ; URBAN, C. . Diabetes Mellitus. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GABATZ, R. I. B. ; WEBER, S. da R. ; DUARTE, L. M. . Endometriose. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GABATZ, R. I. B. ; RIBEIRO, N. R. R. ( Nair Regina Ritter Ribeiro) . Crianças com Fibrose Cística: percepções sobre as múltiplas hospitalizações. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROESE, A. ; TORRES, A. A. P. ; FRANCHINI, B. ; LANGE, C. ; GALLO, C. M. C. ; DIAS, D. G. ; TRISTAO, F. S. ; DUARTE, G. C. ; WILLRICH, J. Q. ; ROTH, J. M. ; RIBEIRO, J. P. ; LIMA, L. M. ; KANTORSKI, L. P. ; GENTILINI, L. S. ; LEMÕES, M. A. M. ; SOARES, M. C. ; STOLZ, P. ; NOGUEZ, P. T. ; SILVA, R. C. ; GABATZ, R. I. B. ; et.al . Simulação do cuidado: guia prático em enfermagem. Pelotas: Gráfica Santa Cruz, 2016 (Manual de procedimentos).
Outras produções
GABATZ, R. I. B. . DEBATEDOR(A) no IX Congresso de Ensino de Graduação. 2023.
GABATZ, R. I. B. . DEBATEDOR(A) no X Congresso de Extensão e Cultura. 2023.
GABATZ, R. I. B. . DEBATEDOR(A) no XXXII Congresso de Iniciação Científica (CIC). 2023.
GABATZ, R. I. B. . Parecer avaliativo de artigo científico Revista Escola Anna Nery 05/2022. 2022.
GABATZ, R. I. B. . Parecer avaliativo de artigo científico Revista Journal of Nursing and Health 06/2022. 2022.
GABATZ, R. I. B. . Parecer avaliativo de artigo científico Revista Enfermagem Atual In Derme 05/2022. 2022.
GABATZ, R. I. B. . DEBATEDOR(A) no IX Congresso de Extensão e Cultura. 2022.
GABATZ, R. I. B. . DEBATEDOR(A) no VIII Congresso de Ensino de Graduação,. 2022.
GABATZ, R. I. B. . DEBATEDOR(A) no VII Congresso de Ensino de Graduação. 2021.
GABATZ, R. I. B. . AVALIADOR(A) de trabalhos submetidos ao CIC. 2021.
GABATZ, R. I. B. . AVALIADOR(A) de trabalhos submetidos ao VII Congresso de Ensino de Graduação. 2021.
GABATZ, R. I. B. . AVALIADOR(A) de trabalhos submetidos ao ENPOS, da 7ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão - UFPel. 2021.
GABATZ, R. I. B. . Grupo de estudos e pesquisas em pediatria e neonatologia. 2021; Tema: Pesquisa, extensão e ensino em pediatria e neonatologia. (Rede social).
ALVES, L. P. ; RODRIGUES, T. J. ; GABATZ, R. I. B. . A História do Léo: Um Guerreiro da UTI. 2025. (Folder para transladação do conhecimento científico).
RODRIGUES, T. J. ; GABATZ, R. I. B. . Vitória e o super cuidado do papai. 2025. (Folder para transladação do conhecimento científico).
GABATZ, R. I. B. . Cuidados na Terceira Idade. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para palestras).
GABATZ, R. I. B. . Cuidados de Higiene. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para palestras).
GABATZ, R. I. B. . Sexualidade. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para palestras).
GABATZ, R. I. B. . Manual de Hemoterapia. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual instrucional).
GABATZ, R. I. B. . Manual de Gestantes. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual instrucional).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Educação sexual para adolescentes na escola: um estudo de intervenção em dois municípios de regiões distintas do Brasil, Descrição: A educação sexual realizada na escola tem um papel primordial para os adolescentes, sendo que o uso de estratégias que estimulem práticas sexuais saudáveis e que tornem os adolescentes protagonistas no seu cuidado de saúde são essenciais para promover a autonomia destes indivíduos. Contudo, quando essas questões são tratadas como um tabu não sendo esclarecidas de forma adequada, a construção da sexualidade é influenciada por informações da mídia e do contexto social em que o adolescente está inserido, sendo deixada às possibilidades e aos recursos de cada um. Além disso, o constante estímulo pelas mídias sobre a temática da sexualidade traz uma falsa ideia de que se tem mais conhecimento sobre o assunto, porém nem sempre o que é veiculado é adequado (Garbarino, 2021). Entretanto, não se pode negar que o foco principal da educação sexual tem sido transmitir ideias preventivas e enfatizar os riscos ligados ao sexo, porém há pouca preocupação com a forma como essa informação é veiculada, assim como a sexualidade compondo a identidade individual e relacionando-se com aspectos emocionais e socioculturais, questões colocadas a parte na discussão (Furlanetto; Marin; Gonçalves, 2019). Estratégias que estimulem práticas sexuais saudáveis e que tornemcrianças e adolescentes protagonistas no seu cuidado de saúde são essenciais para promover a autonomia destes indivíduos (Franco et al., 2020). A autonomia é um processo de amadurecimento do ser humano em que ele passa do ser para si para o vir a ser, esse vai ocorrendo a cada dia e deve ser estimulado a partir de experiências de tomada de decisão e de responsabilidade, sempre respeitando a liberdade. Autonomia é respeitar a autenticidade, a identidade cultural, tornando-se sujeito da própria história e tendo liberdade de fazer suas próprias escolhas de forma consciente (Freire, 2022). Considerando-se o exposto, pretende-se explorar as perspectivas de adolescentes em relação à educação sexual na escola econstruir uma estratégia educativa de intervenção, buscando valorizar as experiências dos adolescentes em relação a temática. Objetiva-se conhecer as perspectivas dos adolescentes em relação à educação sexual na escola e elaborar estratégia educativa de intervenção acerca daeducação sexual na escola a partir das necessidades dos adolescentes em duas regiões distintas do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada na abordagem da pesquisa ação e embasada na perspectiva construtivista de Paulo Freire. A pesquisa será realizada em duas escolas de ensino fundamental, uma situada em Pelotas/RS e a outra em Salvador/BA, com os alunos do 9 ano dessas escolas. A coleta de dados será realizada em três etapas. Na primeira etapa serão realizadas duas dinâmicas do Método Criativo Sensível, árvore do conhecimento e nuvem de palavras. Na 2 etapa será realizada a elaboração e a implementação de uma estratégia educativa de intervenção. Na 3 etapa será realizada a avaliação da estratégia por meio de um questionário com questões abertas e fechadas. A análise de dados será feita por análise de discurso interpretada por meio do referencial teórico de Paulo Freire.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz - Coordenador / Viviane Marten Milbrath - Integrante.
-
2024 - Atual
Cuidado paterno após a alta hospitalar: impacto de crenças e experiências vivenciadas na hospitalização em Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal, Descrição: Por muito tempo o papel do cuidado aos filhos foi exercido, quase que exclusivamente, pelas mulheres. Contudo, nas últimas décadas, está ocorrendo uma evolução na maneira como os homens abordam a paternidade. O modelo patriarcal, no qual os homens eram primariamente responsáveis por prover sustento financeiro para a família, enquanto as mulheres cuidavam e educavam os filhos, tem passado por transformações ao longo do tempo. A jornada da paternidade traz consigo profundas transformações na vida de um homem, iniciando-se mesmo antes do nascimento do bebê, à medida que ele assume novas responsabilidades e desempenha um papel fundamental no estabelecimento da relação com o filho (MATHIOLLI et al., 2020). No contexto da paternidade, as ações de cuidado são influenciadas pela interação do pai consigo mesmo, com sua parceira, com o filho e com o ambiente ao seu redor. Após o nascimento do filho, os pais passam por um período de adaptação, onde o conhecimento prévio se transforma em ações concretas de cuidado no ambiente doméstico (LIMA; AGUIAR, 2020). Nesse contexto, é importante observar o ambiente e as relações que a família possui, pois elas contribuem para sua elaboração acerca do papel que irão desempenhar no cuidado do bebê que irá chegar. A teoria transcultural coloca que as práticas de cuidado e saúde variam de acordo com as crenças, valores e tradições culturais presentes em diferentes grupos, embora ainda possam ser identificados certos aspectos universais. A estrutura social, abrangendo elementos como religião, relações de parentesco, valores econômicos e culturais, desempenham um papel fundamental na moldagem das práticas e valores relacionados à saúde e aos cuidados de saúde (LEININGER, 1988a). No contexto do cuidado paterno, é essencial compreender que as experiências passadas, as expectativas e os objetivos pessoais dos pais desempenham um papel de destaque na forma como enfrentam os desafios da paternidade (CHERER et al., 2018), o que sofre influência também da forma como a vivência da paternidade ocorreu, em especial quando a criança necessita de hospitalização logo após o nascimento. Considerando o exposto, pretende-se explorar se o modo como os pais cuidam de seus filhos durante a hospitalização tem alguma influência nos cuidados posteriores em casa; objetivando-se explorar como as experiências de vida dos homens influenciam seu envolvimento no cuidado com os filhos em casa, reconhecendo a importância de atender às necessidades individuais dos pais e considerar a diversidade cultural em suas vivências.Trata-se de uma pesquisa qualitativa embasada na Teoria do Cuidado Transcultural de Madeleine Leininger. Para coleta das informações será realizada uma entrevista com os pais de neonatos que estiveram hospitalizados em Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal. Os dados serão inseridos no programa webQDA - Qualitative Data Analysis para fins de organização e, em seguida, será realizada a análise temática conforme proposta por Braun et al. (2019), seguindo seis fases: 1) Familiarização com os dados; 2) Codificação; 3) Busca de temas; 4) Revisão de temas; 5) Definição e nomeação dos temas; 6) Redação final. A interpretação dos dados será guiada pela perspectiva teórica de Madeleine Leininger (GEORGE, 2000).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz - Coordenador / Thaline Jaques Rodrigues - Integrante.
-
2022 - 2024
Segurança da criança no cuidado de enfermagem prestado na hospitalização, Descrição: Pesquisa que visa investigar a segurança da criança no cuidado prestado pela equipe de enfermagem no hospital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja interpretação dos resultados será embasada na Teoria do Cuidado Transpessoal de Jean Watson, que será executada em uma unidade de internação pediátrica de um hospital escola de um município da região sul do Rio Grande do Sul.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz - Coordenador / Viviane Marten Milbrath - Integrante / Pedro Trindade Velasques - Integrante / Vitória De Almeida Ferreira - Integrante / Jade Ornelas de Oliveira - Integrante.
-
2020 - Atual
Estudos e pesquisas em Neonatologia e Pediatria, Descrição: A neonatologia compreende o período do nascimento do recém-nascido (RN) até o 28 dia de vida e é considerado o momento de maior vulnerabilidade do RN. A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) atende recém-nascidos de diferentes idades gestacionais, que apresentam alguma condição clínica grave, que coloquem em risco a vida do RN e por isso necessitam de assistência e monitoramento 24 horas por dia. Nesse contexto é fundamental o cuidado que vise a neuroproteção durante a hospitalização, bem como, o acompanhamento após alta, visando conhecer de que forma ocorre o crescimento e desenvolvimento dessas crianças. Para tanto, será realizada uma pesquisa de métodos mistos.Objetivo: Desenvolver estudos e pesquisas que irão contribuir na implementação dos cuidados neuroprotetores e na segurança do paciente neonato, bem como traçar o perfil do neonato internado na UTI e de sua família;. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz - Integrante / Deise Cardoso Soares - Integrante / Viviane Marten Milbrath - Coordenador / Taniely da Costa Bório - Integrante / Sueine Valadão da Rosa - Integrante / Nara Jací da Silva Nunes - Integrante / Jéssica Cardoso Vaz - Integrante / Tuize Damé Hense - Integrante / Vitória Gonçalves Vaz - Integrante / Ana Lúcia Specht - Integrante / Camila Ferreira Colpo - Integrante / Milena Munsberg Klumb - Integrante / Ellen Costa Vaz - Integrante / Lavínia Lopes da Silva - Integrante / Pedro Trindade Velasques - Integrante / Kaiane Passos Teixeira - Integrante / Simone Pont Zambonato Macluf - Integrante / Thaline Jaques Rodrigues - Integrante / Vanessa Dutra Chaves - Integrante / Karoline Cruz Melendez - Integrante / Vitória Milech Mesquita - Integrante / Mariani da Silva Einhardt - Integrante / Renata Gonçalves de Oliveira - Integrante / Thanize do Nascimento Ferreira - Integrante / Eduarda Herbstrith Krusser - Integrante / Eduarda Ramos de Leon - Integrante.
-
2019 - 2022
PERFIL DOS CUIDADORES DE INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO INFATOJUVENIL E SUA PERSPECTIVA ACERCA DO CUIDADO PRESTADO, Descrição: A pesquisa a ser desenvolvida será do tipo descritivo-exploratória, com abordagem quantiqualitativa, será realizada em um município da região do sul do estado do Rio Grande do Sul. O contexto de investigação da pesquisa será a Secretaria de Assistência Social do referido município, que contempla os seguintes serviços: Programas Inclusivos na área da Promoção Social, Promoção Social Básica, Proteção Especial de Média Complexidade, Proteção Especial de Alta Complexidade e Projetos Especiais de Inclusão Social. Farão parte da presente pesquisa cinco instituições de acolhimento Infanto-juvenil vinculadas ao setor de Proteção especial de alta complexidade. As instituições supracitadas acolhem crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados e foram encaminhadas a tais instituições ou pelo Juizado da Infância e Juventude ou pelo Conselho Tutelar. Assim, ficam nestas instituições sob proteção judicial, enquanto seus processos são avaliados pela equipe técnica do serviço em conjunto com o juizado. A população do estudo será composta pelos educadores sociais envolvidos nos cuidados diretos às crianças e aos adolescentes nas instituições em questão, que somam aproximadamente 50 profissionais. Os critérios de inclusão no estudo serão: aceitar livremente participar, estar apto cognitiva e psicologicamente a responder às questões da pesquisa. Os dados serão coletados em duas etapas, na primeira serão coletados os dados quantitativos e, na segunda, os dados qualitativos. Para a coleta dos dados quantitativos será utilizado um questionário contendo questões fechadas acerca do perfil sociodemográfico dos educadores/cuidadores. Nessa etapa prevê-se a participação dos 50 profissionais que atuam nas instituições de acolhimento em questão. Estima-se que a coleta dos dados na primeira etapa, quantitativa, tenha uma duração média de 10 min, com cada participante. Para a análise dos dados dessa etapa as informações coletadas serão digitadas e conferidas por dois revisores, organizadas em banco de dados no programa ExcelTM e, posteriormente, processados no programa estatístico Epi Info? 7. Na segunda etapa da pesquisa, será realizada uma entrevista intensiva, com os educadores/cuidadores contendo questões norteadoras amplas e abertas, relacionada à experiência do processo de cuidar das crianças e dos adolescentes institucionalizados. Os dados dessa etapa serão organizados no software webQDA e analisados por meio da interpretação hermenêutica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz - Coordenador / Viviane Marten Milbrath - Integrante / Taniely da Costa Bório - Integrante / Jéssica Cardoso Vaz - Integrante / Ana Lúcia Specht - Integrante / Ellen Costa Vaz - Integrante / Greice Carvalho de Matos - Integrante / Kaiane Passos Teixeira - Integrante.
-
2018 - 2019
Ações em saúde: fator inclusivo para alunos sócio vulneráveis de residência estudantil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz - Integrante / Michele Cristiene Nachtigall Barboza - Integrante / Juliana de Paula Teixeira - Integrante / Alexia Camargo Knapp de Moura - Integrante / Lisandra Berni Osório - Coordenador / Rosane Maria dos Santos Brandão - Integrante / Renata Carpena Schramm - Integrante / Juliana Antunes Souza - Integrante / Danieli Concli Loureiro - Integrante / Gustavao Carvalho Coutinho Rosa - Integrante / Rejane Bachini Jouglard - Integrante / Amélia Rodrigues Nonticuri - Integrante / Karen Domingues Gonzales - Integrante / Bruna Ramona Momberger Padilha - Integrante.
-
2017 - 2021
Vulnerabilidades da criança e adolescente com doença crônica: cuidado em rede de atenção de atenção à saúde- Pelotas, Descrição: A criança e o adolescente que vivenciam uma doença crônica apresentam mudanças significativas no seu cotidiano, como um cuidado contínuo em uma rede de serviços para a manutenção de sua saúde. Isto pode desencadear em situações de vulnerabilidade à criança e ao adolescente e, consequentemente à sua família, que se refletem nos espaços sociais em que transitam como escola, atenção básica e hospital. Diante desta problemática, tem-se como objetivo: compreender as situações de vulnerabilidade vividas pelas crianças e pelos adolescentes com doença crônica e suas famílias, nas dimensões individual, social e programática, pós-hospitalização sob a perspectiva do cuidado e educação em saúde, nos contextos da escola e da atenção básica nos municípios de Porto Alegre, Pelotas e Palmeira das Missões, no estado do Rio Grande do Sul, e Chapecó, no estado de Santa Catarina. Trata-se de um projeto multicêntrico envolvendo pesquisadores das instituições: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA), Universidade Federal de Santa Maria do Centro de Educação Superior Norte (UFSM/CESNORS Palmeira das Missões), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade do Estado de Santa Catarina do Centro Educacional do Oeste (UDESC) no município de Chapecó/Santa Catarina; os quais são vinculados ao Grupo de Estudos no Cuidado à Saúde nas Etapas da Vida (CEVIDA) da UFRGS. A pesquisa constitui em duas etapas, uma quantitativa e outra qualitativa. A etapa quantitativa ocorrerá nos hospitais públicos dos municípios supracitados, a partir de consulta aos prontuários e entrevista estruturada com familiares/cuidadores. A qualitativa será realizada mediante entrevistas semiestruturadas individuais (com os familiares/cuidadores, profissionais da atenção básica e da educação) e Método Criativo Sensível (com as crianças e adolescentes com doenças crônicas). As duas etapas serão realizadas após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa das Universidades. Espera-se com esta pesquisa conhecer o panorama das crianças e adolescentes com doenças crônicas que foram atendidas nas instituições (hospitalar, atenção básica e escola), enfocando suas características socioeconômicas e clínicas, o itinerário de cuidado e as situações de vulnerabilidade individual, social e programática vivenciadas por elas e suas famílias. De posse destas informações, propor estratégias de cuidado e educação em saúde para atenção à criança e adolescente com doença crônica e sua família. Além disso, propor Programas de Educação Permanente para os profissionais de saúde e educadores. Descritores: Saúde da Criança; Saúde do Adolescente; Doença crônica; Assistência à saúde; Educação em saúde; Enfermagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz - Integrante / Viviane Marten Milbrath - Coordenador / Taniely da Costa Bório - Integrante / Maria da Graça Corso da Motta - Integrante / Vera Lúcia Freitag - Integrante / Jéssica Cardoso Vaz - Integrante / Bárbara Hirschmann - Integrante / Vanessa Acosta Alves - Integrante / Tuize Damé Hense - Integrante / Ana Lúcia Specht - Integrante / Darielli Gindri Resta - Integrante / Elisangela Argenta Zanatta - Integrante.
-
2017 - 2018
Percepção do cuidador familiar do paciente com deficiência acerca da necessidade do tratamento odontológico sob anestesia geral, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz - Integrante / Lisandrea Rocha Schardosim - Coordenador / Marina Sousa Azevedo - Integrante / José Ricardo Sousa Costa - Integrante / Andressa da Silva Arduim - Integrante.
-
2014 - 2016
Formação de vínculos e interação de crianças que vivem em abrigo com seus cuidadores, Descrição: Projeto de pesquisa de tese com bolsista de iniciação científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz - Coordenador / Eda Schwartz - Integrante / Viviane Marten Milbrath - Integrante / Mariana Domingues Saldanha - Integrante.
-
2010 - 2010
Percepção dos usuários de crack em relação ao tratamento, Descrição: Projeto de pesquisa para conclusão de curso de Bacharelado em Enfermagem. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz - Integrante / Stela Maris de Mello Padoin - Integrante / Marlene Gomes Terra - Coordenador / Airton Luis Schmidt - Integrante / Annie Jeanninne Bisso Lacchini - Integrante / Adão Ademir da Silva - Integrante.
-
2010 - 2010
Percepção dos usuários recaídos sobre a assistência prestada nas Comunidades Terapêuticas, Descrição: Projeto de Pesquisa de graduação do curso de Bacharelado em Enfermagem. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz - Integrante / Stela Maris de Mello Padoin - Integrante / Michele Johann - Integrante / Marlene Gomes Terra - Coordenador / Annie Jeanninne Bisso Lacchini - Integrante / Adão Ademir da Silva - Integrante.
-
2009 - 2009
Implicações da violência intrafamiliar contra a mulher, Descrição: Pesquisa realizada para curso de pós-graduação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz - Integrante / Stela Maris de Mello Padoin - Coordenador / Tatiane da Silva Dahmer - Integrante / Letícia Becker Vieira - Integrante.
-
2008 - 2008
A percepção da equipe de enfermgem diante do risco de exposição ao HIV durante acidente com material pérfuro-cortante, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz - Integrante / Stella Maris de Mello Padoin - Coordenador / Alessandra Saldanha Ribeiro - Integrante.
-
2007 - 2008
Violência no contexto familiar sob a perspectiva de crianças: contribuições para o cuidado de enfermagem, Descrição: Pesquisa desenvolvida para o curso de Pós-graduação Mestrado em Enfermagem. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz - Integrante / Eliane Tatsch Neves - Integrante / Stela Maris de Mello Padoin - Coordenador.
Prêmios
2017
Menção honrosa - 3º lugar - Prêmio Professora Lia Rauber, Universidade Federal de Santa Maria.
2015
Prêmio Rosa Clarízia, Centro Universitário Franciscano.
2013
Prêmio Lia Rauber da Silva, Universidade Federal de Santa Maria.
2011
Menção honrosa - 13º Salão de Iniciação Científica - 2º Lugar, Sociedade Educacional Três de Maio.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Enfermagem. , Rua Gomes Carneiro, 1 - Campus Porto, Porto, 96010610 - Pelotas, RS - Brasil, Telefone: (53) 32253878, URL da Homepage:
Experiência profissional
2007 - 2008
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Acadêmico
2004 - 2004
Clínica Renal Santa LúciaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio voluntário
2000 - 2000
Hospital de Clínicas de Porto AlegreVínculo: Estágio voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário
Outras informações:
Est´gio no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, num total de 510hs.
Atividades
-
12/2000 - 12/2000
Estágios , Serviço de Enfermagem.Estágio realizado, Estágio em Serviço de Enfermagem Cirúrgica.
-
07/1999 - 08/1999
Estágios , Serviço de Enfermagem.Estágio realizado, Estágio no Serviço de Enfermagem em Centro Cirúrgico.
1999 - 1999
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de microbiologia, Carga horária: 12
1998 - 1998
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Microbiologia, Carga horária: 12
2011 - Atual
Universidade Federal de PelotasVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2025
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Enfermagem.Cargo ou função, Representante Suplente do Departamento de Enfermagem Hospitalar na Rede de Atenção em Saúde (DEHRAS) no Colegiado do Curso de Bacharelado em Enfermagem.
-
06/2023
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Atenção Básica e Hospitalar na Área Materno Infantil
-
07/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Enfermagem.Linhas de pesquisa
-
01/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Enfermagem.Linhas de pesquisa
-
01/2022
Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminários em Enfermagem e Saúde I : Concepções teóricas e filosóficas de cuidado a partir de uma perspectiva existencial
-
12/2021
Extensão universitária , Faculdade de Enfermagem.Atividade de extensão realizada, Prematuridade: Orientações para o cuidado.
-
02/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Enfermagem.Cargo ou função, Editora Assistente - Comissão Editorial do Journal of Nursing and Health.
-
01/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Enfermagem.Linhas de pesquisa
-
01/2022 - 09/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Enfermagem.Cargo ou função, Suplente do Departamento de Enfermagem Hospitalar na Rede de Atenção à Saúde no Conselho Departamental.
-
09/2021 - 09/2023
Direção e administração, Faculdade de Enfermagem.Cargo ou função, Subchefia do Departamento de Enfermagem Hospitalar na Rede de Atenção à Saúde, da Faculdade de Enfermagem..
-
04/2021 - 09/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Enfermagem.Cargo ou função, Representante do Departamento de Enfermagem Hospitalar na Rede de Atenção em Saúde no Núcleo Docente Estruturante.
-
02/2011 - 06/2023
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Assistência de enfermagem ao adulto e idoso hospitalizado
-
03/2013 - 12/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Enfermagem.Linhas de pesquisa
-
02/2013 - 12/2022
Extensão universitária , Faculdade de Enfermagem.Atividade de extensão realizada, Educação em saúde para crianças.
-
07/2020 - 01/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Enfermagem.Cargo ou função, Suplente Representante dos Professores Adjuntos - Conselho Departamental Faculdade de Enfermagem - PORTARIA Nº 1189, DE 24 DE JULHO DE 2020.
-
03/2018 - 04/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Enfermagem.Cargo ou função, Representante Núcleo Docente Estruturante Faculdade de Enfermagem - Portaria N° 66 de 21 de março de 2018.
-
03/2012 - 07/2014
Direção e administração, Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde.Cargo ou função, Responsável por área profissional de enfermagem na área de concetração atenção à saúde da criança.
-
03/2012 - 07/2014
Direção e administração, Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde.Cargo ou função, Vice-cordenadora de Área Profissional Enfermagem do Programa de Residência Multiprofissional.
2005 - 2011
Sociedade Educacional Três de MaioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor ensino superior, Carga horária: 20
2005 - 2005
Sociedade Educacional Três de MaioVínculo: RPA, Enquadramento Funcional: Professor supervisor de estágio, Carga horária: 20
2005 - 2005
Colégio Dom HermetoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor supervisor de estágio, Carga horária: 20
2004 - 2004
Associação Beneficente Dom BoscoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 36
Atividades
-
02/2004 - 07/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, ABOSCO.Cargo ou função, Membro Executor da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.
-
04/2004 - 06/2004
Ensino, Curso Técnico de Enfermagem do PROFAE, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Supervisão de Estágio
2002 - 2004
Hospital Tuparendi S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 36
Atividades
-
11/2002 - 02/2004
Direção e administração, Hospital Tuparendi S/A.Cargo ou função, Coordenação do serviço de Enfermagem.
2001 - 2002
Hospital Beneficente Santa TerezinhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 36
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?