Adriana Cabral dos Santos

Possui graduação em Letras (1994) e graduação em Direito (2010), ambas pela Universidade Federal do Paraná. É mestre em Lingüística, com ênfase em Análise de Discurso, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Concluiu seu doutoramento em 2016, no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, na linha Tecnologia e Trabalho, na UTFPR. Atualmente é professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ministra, principalmente, a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, nas turmas de ensino médio, e as disciplinas de Análise do Discurso e Legislação e Comunicação, no curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em doutorado em tecnologia e Sociedade

2012 - 2016

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: VAGABUNDOS E CRIMINOSOS: O TRABALHO COMO MECANISMO DE PODER E ÍNDICE DE CRIMINALIZAÇÃO NO DISCURSO JURÍDICO-PENAL DE REINSERÇÃO SOCIAL DOS APENADOS
Angela Maria Rubel Fanini. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Tecnologia e Trabalho. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Lingüística

2003 - 2005

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Análise discursiva dos títulos dos livros de auto-ajuda,Ano de Obtenção: 2005
Pedro de Souza.Palavras-chave: pronome você; análise do discurso; auto-ajuda.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação; Educação.

Graduação em Direito

2006 - 2010

Universidade Federal do Paraná
Título: Prescrição Retroativa e as Alterações Introduzidas pela Lei nº 12.234/2010
Orientador: João Gualberto Garcez Ramos

Graduação em Letras

1991 - 1994

Universidade Federal do Paraná

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Linguagem e Tecnologia. (Carga horária: 9h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2010 - 2010

Utilização de Serviços Web 2.0 na sala de aula. (Carga horária: 8h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2010 - 2010

II Fórum de Estágios Supervisionados. (Carga horária: 12h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2010 - 2010

Oficina Porque e Como Publicar Melhor. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2009 - 2009

Fonética Acústica. (Carga horária: 45h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2004 - 2004

Novas perspectivas do processo avaliativo. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Organizacional.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Tecnologia e Trabalho.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Penal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, A. C. dos . EXPOUT 2011. 2011. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Lucas Guilherme Schafhauser

FANINI, A. M. R.; STRAUHS, Faimara do Rocio;SANTOS, A. C. dos; VILELA, Ivan. Viola Caipira no Brasil: uma história da técnica artesanal e cultura popular. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade - PPGTE) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Vilson Rodrigo Diesel Rucinski

ROHLING, N.; RODRIGUES, Rosângela Hammes; REMENCHE, Maria de Lourdes;SANTOS, A. C. dos. OS DISCURSOS SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE EM ESPAÇOS ONLINE: valoração e reenunciação discursiva. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Kelly Cristina Miranda

ROHLING, N.;SANTOS, A. C. dos; SILVEIRA, A. P.. OS DISCURSOS SOBRE A MULHER EM NOTÍCIAS ONLINE ACERCA DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Gessica Yukari Shono; Nilton João Marchesine Neto

VIEIRA, A. G.;SANTOS, A. C. dos; MIOLA, Edna. Moda retrô e consumo: o discurso do jovem a partir do corpomídia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

LORKE, F.; FAGUNDES, E. D.;SANTOS, A. C. dos. Banca Examinadora do Processo Seletivo para professor de Língua Alemã. 2016. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

SANTOS, A. C. dos. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico de Letras no Campus Curitiba. 2009. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

SANTOS, A. C. dos. Banca para Seleção dos Candidatos ao I CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - ASSESSORIA DE IMPRENSA. 2008. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

SANTOS, A. C. dos. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Professor de Ensino de 1º e 2º Graus de Língua Alemã no Campus Curitiba. 2007. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

SANTOS, A. C. dos. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Professor de Ensino de 1º e 2º Graus de Língua Alemã na Unidade de Ponta Grossa. 2005. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

SANTOS, A. C. dos. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Professor de Ensino de 1º e 2º Graus de Língua Alemã na Unidadede Curitiba. 2005. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Emilio Gozze Pagotto

SOUZA, P.; HEBERLE, V.;PAGOTTO, E. G.. Quem é você? A construção de referencial para 2a. pessoa no discurso da auto-ajuda. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Marion Bach

BACH, M.. Prescrição retroativa e as alterações introduzidas pela lei nº 12234/2010. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Paraná.

Helton Ricardo Ouriques

FANINI, A. M. R.;OURIQUES, H. R.; MENEGUETI, F.K.; OLIVEIRA, W.F.C.; FARACO, C.A.; OLIVEIRA, J.. Vagabundos e criminosos: o trabalho como mecanismo de poder e índice de criminalização no discurso jurídico-penal de reinserção social dos apenados. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Helton Ricardo Ouriques

FANINI, A. M. R.;OURIQUES, H. R.. Ler a vida pelas linhas do trabalho: análise do trabalho como mecanismo de poder no discurso jurídico penal de reinserção do apenado. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Carlos Alberto Faraco

FANINI, A. M. R.; MENEGUETTI, F. K.; OLIVEIRA, W. F. C.; OURIQUES, H. R.; OLIVEIRA, J.;FARACO, C. A.. Vagabundos e criminosos: o trabalho como mecanismo de poder e índice de criminalização no discurso jurídico-penal de reinserção social dos apenados. 2016. Tese (Doutorado em doutorado em tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Jelson Roberto de Oliveira

FANINI, A. M. R.; MENEGUETTI, F. K.; OLIVEIRA, W. F. C.; FARACO, C. A.; OURIQUES, H. R.;OLIVEIRA, J. R.. Vagabundos e criminosos: o trabalho como mecanismo de poder e índice de criminalização no discurso jurídico-penal de reinserção social dos apenados. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Jelson Roberto de Oliveira

OLIVEIRA, J. R.; FANINI, A. M. R.. Ler a vida pela linha do trabalho: análise do trabalho como mecanismo de poder no discurso jurídico penal de inserção social do apenado. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Viviane Maria Heberle

HEBERLE, V. M.; SOUZA, P.. Quem é você? A construção de referencial para 2ª pessoa no discurso da auto-ajuda. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

João Gualberto Garcez Ramos

RAMOS, J. G. G.; KOERNER JR., R.; BACH, M.. Prescrição retroativa e as alterações introduzidas pela Lei 12.234/2010. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Paraná.

Angela Maria Rubel Fanini

FANINI, A. M. R.; OLIVEIRA, W. F. C.; OURIQUES, H. R.; FARACO, C. A.; OLIVEIRA, J. R.; MENEGHETTI, F. K.. VAGABUNDOS E CRIMINOSOS: O TRABALHO COMO MECANISMO DE PODER E ÍNDICE DE CRIMINALIZAÇÃO NO DISCURSO JURÍDICO-PENAL DE REINSERÇÃO DOS APENADOS. 2016. Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Francis Kanashiro Meneghetti

FANINI, A. M. R.;MENEGHETTI, Francis Kanashiro.; OLIVEIRA, W. F. C.; FARACO, C. A.; OURIQUES, H. R.; OLIVEIRA, J.. Vagabundos e Criminosos: o trabalho como mecanismo de poder e índice de criminalização no discurso jurídico-penal de reinserção social dos apenados. 2016. Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Francis Kanashiro Meneghetti

FANINI, A. M. R.;MENEGHETTI, Francis Kanashiro.; OURIQUES, H. R.; OLIVEIRA, J.; OLIVEIRA, W. F. C.. Ler a Vida Pela Linha do Trabalho: Análise do Trabalho como Mecanismo de Poder no Discurso Jurídico Penal de Reinserção Social do Apenado. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

WEISSHAAR, Giliandra Aparecida da Cruz

Análise discursiva dos memes sobre a posse presidencial de 2019; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

BRASIL, Larissa Matioski

Uma análise foucaultiana sobre a discursivização da criança: proteção e melhor interesse do menor; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Organizacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

VELHO, Francianne dos Santos

Língua e ensino nas redes de poder: análise discursiva dos programas jornalísticos televisivos Bom Dia Brasil, Jornal Nacional e CQC acerca da polêmica do livro didático Por uma vida melhor; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

CARLOMAGNO, Marcio Cunha

Sobre novos e velhos campos de batalha: ou como e por que o blog da Petrobrás pôde contrapor-se à imprensa brasileira; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

SIMÕES, Carolina Pacheco e PINTO, Mayra Weber

Revista Nova: Um estudo sobre a construção de identidades femininas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

NADER, Alexandre, SETTI, Alexandre e KOVALSYKI, Guilherme

A ingerência do discurso privado no discurso público na campanha política de Gleisi Hoffmann; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

LIPINSKI, Heitor Alexandre Trevisani

O implícito resgatável na memória discursiva das Manchetes de capa da Revista Veja na edição seguinte às eleições de Collor 1989), FHC (1994 e 1998) e Lula (2002 e 2006); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

YOSHIDA, Liv Iha

A ideologia da sustentabilidade empresarial; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

SANTOS, Tatiana Germuzesque dos

Análise do discurso de responsabilidade ambiental da Revista Veja nos anos de 1992 e 2009; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

KROSKA, Renata Caroline

Nosso Jornal : presença do discurso autoritário ditatorial na ETFPR entre 1968 e 1975; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

SUZIN, Guilherme Attilio e EIGLMEIER, Larissa Gurkewicz

Meio ambiente e sustentabilidade no Jornal Empresarial Electronews; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

LOPES, Anderson da Silva

Rádio Webtec: a rádio que faz história : elaboração da programação da rádio institucional da UTFPR; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Tecnologia em Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

FERREIRA, Isabelle V

de Figueiredo Neves e GAPSKI, Juliana; A responsabilidade social tratada por O Boticário através das formas comunicacionais destinadas a funcionários e franqueados; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Tecnologia em Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

CARVALHO, Evelise Donadello de

O papel da comunicação interna na microempresa estudo de caso: transporte e comércio de areia e pedra de Dirceu Donadello de Carvalho; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Tecnologia em Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

LASCOSKI, Kellen Chaiben

Plano de comunicação para o Instituto Tibagi de Escolas Técnicas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Tecnologia em Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

SILVA, Alexei Kovalczuk e HEIN, Tamires Haas

Análise do Discurso das Instituições financeiras: caso do Grupo Santander e Banco do Brasil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

WEBER, Alessandro, VILLA, Patrícia e MARCELINO, Lucileide

Produção de Manual de cursos de graduação da cidade de Curitiba; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Tecnologia em Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Emanuel Lopes Garcia

Estágio obrigatório Licenciatura; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Rosicler Gonçalves da Silva

Estágio obrigatório Licenciatura; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Veronica Kalckmann Lorenzzoni

Estágio obrigatório Licenciatura; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Josiele Scheuer

Estágio obrigatório Licenciatura; 2018; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Ken Aarã Gonçalves da Maia

Estágio obrigatório Licenciatura; 2018; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Karla Andrea de Paula Leite

Estágio obrigatório Licenciatura; 2018; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Marlon Rogério Cassel

Estágio obrigatório Licenciatura; 2018; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Pamela Victória Biernaski

Estágio; 2018; Orientação de outra natureza; (Comunicação Organizacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Rafaelle Becker

Estágio; 2018; Orientação de outra natureza; (Comunicação Organizacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Deborah Deluchi Ferreira

Estágio; 2018; Orientação de outra natureza; (Comunicação Organizacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Gabriel Augusto Dornelles

Estágio; 2018; Orientação de outra natureza; (Comunicação Organizacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Gabriel Ferreira Vale

Estágio; 2018; Orientação de outra natureza; (Comunicação Organizacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Franciane Lima Rosa

Estágio; 2018; Orientação de outra natureza; (Comunicação Organizacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Caio Cesar Zanotto da Silva

Estágio; 2018; Orientação de outra natureza; (Comunicação Organizacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Wallas Rafael Cora de Lima

Estágio; 2018; Orientação de outra natureza; (Comunicação Organizacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Emanuely Lopes Brasil

Estágio obrigatório Licenciatura; 2018; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Scarleth Cristine Portela Laureano

Estágio obrigatório Licenciatura; 2018; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Julio Cesar Borda

Estágio obrigatório Licenciatura; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Júlia Chagas Araujo

Estágio obrigatório Licenciatura; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Bruna Digner

Estágio obrigatório Licenciatura; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Mayara Midory de Souza

Estágio obrigatório Licenciatura; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Lais Marina Ferreira Tolentino

Estágio obrigatório Licenciatura; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Leandro Francisco de Paula

Estágio obrigatório Licenciatura; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Guilherme Roberto de Souza da Silva

Estágio obrigatório Licenciatura; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Ingrid Soares de Lacerda

Estágio obrigatório Licenciatura; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Milena Crystina Legroski

Estágio obrigatório Licenciatura; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Suelen Cristina Salça

Estágio obrigatório Licenciatura; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Maria José Ferreira Strogenski

Estágio obrigatório Licenciatura; 2011; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Susane Soares

Estágio obrigatório Licenciatura; 2011; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Joel Joachim Saalfeld

Estágio obrigatório Licenciatura; 2011; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Juliana de Freiras Vieira

Estágio obrigatório; 2009; Orientação de outra natureza; (Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Évelim Wroblewski

Estágio obrigatório; 2007; Orientação de outra natureza; (Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Diego Monteiro Von Ancken

Estágio obrigatório; 2007; Orientação de outra natureza; (Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Keila Kuniyoshi

Estágio obrigatório; 2007; Orientação de outra natureza; (Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Viviana de Paula

Estágio obrigatório; 2007; Orientação de outra natureza; (Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Lucileide Marcelino da Silva

Estágio obrigatório; 2006; Orientação de outra natureza; (Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Ricardo Lima Somera

Estágio obrigatório; 2006; Orientação de outra natureza; (Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Adriana Cabral dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Pedro de Souza

Quem responde ao VOCE na auto-ajuda; Uma abordagem discursiva; 2005; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Pedro de Souza;

João Gualberto Garcez Ramos

Prescrição retroativa e as alterações introduzidas pela lei 12; 234/2010; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: João Gualberto Garcez Ramos;

Angela Maria Rubel Fanini

VAGABUNDOS E CRIMINOSOS: O TRABALHO COMO MECANISMO DE PODER E ÍNDICE DE CRIMINALIZAÇÃO NO DISCURSO JURÍDICO-PENAL DE REINSERÇÃO DOS APENADOS; 2016; Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Angela Maria Rubel Fanini;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FANINI, ÂNGELA MARIA RUBEL ; SANTOS, ADRIANA CABRAL DOS . Discursos sobre a imposição do trabalho humano como critério de ressocialização. FÓRUM LINGUÍSTICO (UFSC. IMPRESSO) , v. 16, p. 3966-3982, 2019.

  • SANTOS, A. C. dos ; FANINI, A. M. R. . Trabalho artesanal e trabalho industrial como elementos de sociabilidade, subjetividade e tragédia em A mão esquerda, de Roniwalter Jatobá. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea , v. 42, p. 197-208, 2013.

  • SANTOS, A. C. dos ; FANINI, A. M. R. . Mecanismos de controle e liberdade do sujeito: a longa história do cuidado de si. In: III Simpósio Nacional de Letras e Linguística, II Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2013, Catalão - GO. Linguagem, Cultura, Identidade e Ensino. Catalão: Universidade Federal de Goiás, 2013. v. 1. p. 18-37.

  • SANTOS, A. C. dos ; FANINI, A. M. R. . Ler a vida pelas linhas do trabalho: discurso sobre a imposição do trabalho humano e as formas de subjetivação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, A. C. dos . Contribuições de Foucault para a Análise do Discurso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, A. C. dos . Mesa redonda - Pesquisa Aplicada aos Estudos de Linguagens. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, A. C. dos ; FANINI, A. M. R. . Mecanismos de controle e liberdade do sujeito: a longa história do cuidado de si. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, A. C. dos ; FANINI, A. M. R. . Discursos sobre o trabalho: narrativas de vida e estratégias de poder. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, A. C. dos . Responsabilidade Social das Empresas com o Consumidor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, A. C. dos ; FANINI, A. M. R. . Ler a vida pelas linhas do trabalho: discursos sobre a imposição do trabalho humano e as formas de subjetivação 2018 (Resumo de artigo publicado em Caderno de Resumo - XI Colóquio internacional Michel Foucault).

  • SANTOS, A. C. dos ; FANINI, A. M. R. . Discursos sobre o trabalho: narrativas de vida e estratégias de poder 2013 (Resumo de artigo publicado em Caderno de Resumos - V Simpósio Nacional de Tec e Soc).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, A. C. dos . Trajetórias de Pesquisa. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    ANÁLISE DISCURSIVA DE ENUNCIADOS SOBRE TRABALHO, TECNOLOGIA E IDENTIDADES NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES, Descrição: O propósito do projeto é desenvolver uma análise discursiva crítica das configurações sobre tecnologia, trabalho e identidades presentes nas propostas de comunicação desenvolvidas em ambiente organizacional. Além disso, interessa-nos compreender de que forma a teoria desenvolvida pelo filósofo francês Michel Foucault pode auxiliar na análise de temas tão complexos como o trabalho humano, as relações entre tecnologia e sociedade e a pluralidade de enunciados da Comunicação Organizacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Adriana Cabral dos Santos - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. , Sete de Setembro, 3165, Centro, 80230-901 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33104595

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1995 - Atual

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2016

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor responsável pelas Atividades Complementares

  • 01/2011

    Pesquisa e desenvolvimento , Campus Curitiba, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2011

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise do Discurso

  • 01/2011

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Linguagem

  • 01/2009

    Ensino, Comunicação Institucional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Legislação e Comunicação

  • 01/2005

    Ensino, Comunicação Institucional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise do Discurso

  • 01/1995

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

  • 01/2012

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Linguística

  • 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Curitiba, .,Cargo ou função, Membro do CONSELHO DEPARTAMENTAL DO DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO.

  • 01/2009

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sintaxe

  • 01/2007

    Extensão universitária , Campus Curitiba, .,Atividade de extensão realizada, Professora Orientadora do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) - orientação de 04 (quatro) professores.

  • 01/2006

    Ensino, Comunicação Institucional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Textos Dissertativos

  • 01/1999

    Ensino, Língua Estrangeira Moderna - Alemão, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Professora de Língua Alemã

  • 07/2005 - 11/2005

    Direção e administração, Campus Curitiba, .,Cargo ou função, Chefe da Divisão de Cursos de Extensão.

  • 01/2004

    Ensino, Comunicação Institucional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Noções e Usos da Norma Culta