Ana Lucia Schmidt Castelo

Mestra em Administração pela Universidade Unigranrio. Bacharel em Arquivologia com licenciatura em Pedagogia e Letras.

Informações coletadas do Lattes em 11/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Administração

2019 - 2021

Universidade do Grande Rio
Título: Análise da Representação das mulheres negras profisionais na mídia de negócios, Ano de Obtenção: 2021
Denise Franca Barros.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Análise, Projeto e gerência de sistemas

2015 - 2017

Universidade Estácio de Sá
Título: GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS: MELHORIAS DOS PROCESSOS EM UM ESCRITÓRIO DE PERÍCIA CONTÁBIL

Especialização em Pedagogia Empresarial

2004 - 2004

S B I
Título: A ética utilizada na empresa e a ética individual
Orientador: Jorge Vieira da Rocha

Graduação em andamento em Letras Português

2019 - Atual

ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Graduação em Arquivologia

2012 - 2017

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS: ETAPAS BÁSICAS PARA SUA IMPLANTAÇÃO.
Orientador: Anna Carla Almeida Mariz

Graduação em Pedagogia

2000 - 2004

ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Orientador: Eliane Ribeiro

Formação complementar

2021 - 2021

Revisão de Textos. (Carga horária: 20h). , Só Educador, INCI, Brasil.

2021 - 2021

Oficina de textos acadêmicos: O que é e como se faz?. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

CASTELO, A. L. S. ; CALABRE, L. . IV Seminário Internacional de Politicas Culturais. 2013. (Outro).

Participação em eventos

Apresentação de Projeto. 2019. (Seminário).

Palestra. 2019. (Seminário).

IV Seminário Internacional de Politicas Culturais.IV Seminário Internacional de Politicas Culturais. 2013. (Seminário).

Mesa Redonda Arquivo, Memória e Ditadura. 2013. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • CASTELO, A. L. S. ; Campos. A, M, C . A INTERDISCIPLINARIDADE DE MARIA DA CONCEIÇÃO TAVARES: UM OLHAR DECOLONIAL. In: Clayton Robson Moreira da Silva. (Org.). Administração: Organização, Direção e Controle da Atividade Organizacional 2. 1ed.Ponta Grossa: Editora Atena, 2021, v. 2, p. 1-36.

  • CASTELO, A. L. S. ; BARROS, D. F. . O racismo estrutural nas capas e matérias da revista Veja: uma análise sobre os discursos e rerpesentações dos anos de 2009 a 2020.. In: Organização da III Jornada de Pesquisa sobre o Consumo e Sociabilidades,, 2021, Rio de Janeiro. Representações e Diversidade no Consumo., 2021.

  • CASTELO, A. L. S. ; BARROS, D. F. . MOVIMENTO BLACK LIVES MATTER E A REPRESENTAÇÃO DE PESSOAS NEGRAS NAS CAPAS DA REVISTA VEJA ENTRE OS ANOS DE 2018 A 2021. In: SEMEAD, 2021, Rio de Janeiro. XXIV SEMEAD - Seminários em Administração, 2021.

  • CASTELO, A. L. S. ; Campos. A, M, C . A interdisciplinaridade de Maria da Conceição Tavares: Um olhar decolonial.. In: XI Congresso Nacional de Administração e contabilidade, 2020, Rio de Janeiro. A interdisciplinaridade de Maria da Conceição Tavares: Um olhar decolonial. Rio de Janeiro: Ana Lúcia Schmidt Castelo, 2020.

  • CASTELO, A. L. S. ; SANTOS, M. C. ; BARROS, A. S. A. . OS ENQUADRAMENTOS E TRANSBORDAMENTOS DO MERCADO DA MÚSICA NO BRASIL: Uma (re) configuração da distribuição da música física e digital. In: XXIII Seminários em Administração SEMEAD, 2020, São Paulo. OS ENQUADRAMENTOS E TRANSBORDAMENTOS DO MERCADO DA MÚSICA NO BRASIL: Uma (re) configuração da distribuição da música física e digital. Rio de Janeiro: Ana Lúcia Schmidt Castelo, 2020.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Grande Rio, Universidade do Grande Rio - RJ - Brasil. , Rua da Lapa, Centro, 21031611 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 25318804

Experiência profissional

2022 - 2023

Legião da Boa Vontade

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Administrativa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Administração do programa Jovem Aprendiz. Controle de evasão escolar, atendimento as empresas parceiras, docentes, discentes, reuniões administrativas, projetos de intervenção e treinamentos para empresas.

2022 - 2023

Legião da Boa Vontade

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de ensino e aprendizagem, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Instrutora de ensino e aprendizagem (EAD), nos cursos direcionados a formação básica para o mercado de trabalho de jovens aprendizes.

2022 - Atual

Pré Vestibular Social

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Português, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora de Português em curso Pré Vestibular social.

2021 - 2021

Colégio e Curso PROSPER

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 10

Outras informações:
Experiência como professora nas turmas do 6º ano do ensino fundamental ao 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio prestando suporte ao professor em sala de aula.

2021 - 2021

COLÉGIO PIRAQUARA

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 10

Outras informações:
Experiência como professora monitora do 6º ano do ensino fundamental ao 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio esclarecendo as dúvidas dos alunos nas matérias que são aplicadas pelos professores. Elaboração de exercícios e participação em reuniões pedagógicas.

2019 - 2020

Universidade do Grande Rio

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária docente na garduação, Carga horária: 80

Outras informações:
Experiência como estagiária docente do ensino superior na disciplina Administração Financeira. Elaboração de material pedagógico, plano de aula, inclusão de faltas na pauta do professor, elaboração de provas, correção de provas, realização de atividade acadêmica sob a supervisão do professor Doutor Luciano Rossoni, alimentação de sistema docente com informações discentes e participação em reuniões pedagógicas.

2013 - 2019

P3 Image Digital com e serv de Informatica Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica de Arquivo, Carga horária: 44

Outras informações:
Descrição:Experiência com elaboração de projetos nas seguintes funções: Levantamento em empresas para elaboração de diagnóstico e planejamento das atividades a serem executadas, monitoramento com testes e controle de gestão de preços, gestão de tempo, treinamento de utilização do sistema gerencial e acompanhamento do encerramento do projeto. Trabalhos manuais de higienização de documentos, preparação, controle, separação, organização, gerenciamento eletrônico de documentos (GED), digitalização, indexação, auxílio na elaboração de tabela de temporalidade, classificação e organização documental

2013 - 2013

Fundação Casa de Rui Barbosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação cientifica, Carga horária: 180

Outras informações:
Descrição: Higienização, separação, classificação de documentos permanentes por funções, descrição em planilha e protocolo de envio dos documentos.

2012 - 2012

Telos Fundação Embratel de Seguridade

Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 6

Outras informações:
Descrição: Atendimento ao público da empresa, organização e abertura de pastas, protocolo de entrega e devolução e classificação dos documentos

2011 - 2011

Patricia Franco Advogados

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6

Outras informações:
Descrição: Digitalização de processos e documentos no PJE, atendimento aos advogados e ao público, arquivamento dos processos e protocolo de documentos no tribunal.

2007 - 2011

Banco Santander Banespa - Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 44

Outras informações:
Descrição: Atendimento ao público e aos operadores comerciais do banco, organização de arquivo, análise de crédito, pagamentos dos financiamentos, controle de autenticação dos contratos de veículos em cartório, cálculos e pagamentos de indenização de sinistro aos segurados e retirada e inclusão de processos de sinistro em seguradoras. Controle de PVD e atendimento ao público, análise de crédito, in loco, pagamentos e autenticação de contrato de veículos em cartório.

2005 - 2006

Microlins Profissionalizando o País, Microlins

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração de calendário acadêmico, suporte aos docentes, reuniões pedagógicas, planejamento do projeto político pedagógico do curso, administração de aulas, trabalhos de retenção de alunos, vendas de cursos e redução de evasão acadêmica.