Vânia Beatriz Müller

Possui Bacharelado em Música pela UFSM, Mestrado em Educação Musical na UFRGS e Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas na UFSC. É docente no Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde atua na formação de educadores musicais; formação de perspectiva histórica, filosófica e antropológica na problematização da cultura e, nela, a música, a escola, a Educação Musical. Coordena a área Música no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID (CAPES-UDESC), desde 2011. É líder do Grupo de Pesquisa " musicAR: Artisticidade. Cultura. Educação Musical ", o qual concentra estudos que abrangem o campo da Performance Musical enquanto um ritual social, e suas interfaces com as temáticas do Devir Político, Artisticidade, Neoliberalismo. Nos interessa a Música e a Educação Musical associadas à Produção de Subjetividades, aos Estudos de Gênero e suas intersecções com os demais marcadores sociais de diferença, às Relações de Poder, à geração de Pensamento Crítico, à Formação de Educadoras/es Musicais e à Escola do Ensino Básico.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas

2006 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Indivíduo músico, "música universal": uma etnografia na Itiberê Orquestra Família
Rafael José de Menezes Bastos. Coorientador: Cristina Wolf. Palavras-chave: Música Instrumental Brasileira; Música e Poder; Individualismo/Holismo.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Estudos de Gênero.

Mestrado em Música

1998 - 2000

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: "A Música é, bem dizê, a vida da gente": um estudo com crianças e adolescentes em situação de rua na Escola Porto Alegre-EPA,Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Jusamara Souza
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Graduação em Bacharelado em Música

1979 - 1985

Universidade Federal de Santa Maria

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende BemLê Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Etnomusicologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Estudos de Gênero.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MÜLLER, V. B. ; WEINGARTNER, D. ; STRÖHER, K.L. ; DELAZZERI, P. ; GONZAGA, E. ; CANTOS, R. ; JACQUES, T. A. ; ANJOS, P. T. . I COLÓQUIO musicAR: Raça e Gênero na Cultura Artística. 2017. (Outro).

DA ROSA ; MÜLLER, V. B. . Seminário de Estágios do CEART. 2017. (Outro).

MÜLLER, V. B. . COLÓQUIO CIRANDEM: Cirandas de Democracia para a Educação Musical. 2015. (Outro).

MÜLLER, V. B. ; RAJOBAC, R. . Colóquio A Arte e a Escola no neoliberalismo: perspectivas filosóficas. 2014. (Outro).

MÜLLER, V. B. ; FLOR, G. . I Colóquio de Percussão e Educação Musical. 2014. (Outro).

MÜLLER, V. B. . Concerto do Itiberê Zwarg & Grupo. 2011. (Concerto).

MÜLLER, V. B. . Oficina de "Música universal" com Itiberê Zwarg. 2011. (Outro).

AVILA, E. S. ; LOMAS, L. ; MÜLLER, V. B. . Perspectivas interseccionais de gênero e classe. Simpósio Temático 17, no Simpósio Internacional Fazendo Gênero 7. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso nacional de Residência Agrária: UNIVERSIDADE, MOVIMENTOS SOCIAIS E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO CAMPO BRASILEIROno. Inventar e fruir o sonoro musical no MST. 2015. (Congresso).

III Semana de Direitos Humanos e III Mostra de Cultura e Arte das Gentes do Pantanal.Música e Direitos Humanos: inventar e fruir o sonoro estético cotidiano. 2015. (Oficina).

XXII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. Pensamento crítico e apropriação teórica em Educação Musical: o Projeto Carnavália. 2015. (Congresso).

XXII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical.Paisagem sonora: Murray Shafer. 2015. (Oficina).

Encontro ABEM SUL.GT 3.1 ? Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais. 2014. (Encontro).

II Seminário de Iniciação à Docência do PIBID UDESC.PIBID MÚSICA. 2014. (Seminário).

8th International Conference on the Arts in Society. Musical Performance as Critical Training for Music Educators: Socio-cultural and Artistic Implications. 2013. (Congresso).

Eleventh International Conference on New Directions in the Humanities. Music Educators for Subversion of the Neoliberal School: Musical Performance as a Guide. 2013. (Congresso).

I Seminário de Iniciação à Docência..PIBID/UDESC.. 2013. (Seminário).

30th ISME World Conference on Music Education. 2012. (Congresso).

COLÓQUIO ARTE E SOCIABILIDADE: pesquisa, colaboração e fronteiras.O escudo de uma identidade musical: considerações sobre ascetismo e a intuição em Bergson. 2012. (Outra).

Community Music Activity: Transitioning from Historical Foundations to 21st Century Global Initiatives.Brazilian percussion and orality: a resource in community musical activities. 2012. (Seminário).

I Encontro Catarinense do PIBID..PIBID/UDESC.. 2012. (Encontro).

I Encontro Catarinense do PIBID..PIBID/UDESC.. 2012. (Encontro).

VII Jornada de Pesquisa do CEART/XXII Seminário de iniciação científica do CNPq.Intuição e ascetismo entre estudantes de música.. 2012. (Seminário).

IX Reunião de Antropologia do Mercosul. Individualismo e holismo na. 2011. (Congresso).

IX Semana da Criança Cidadã.?Gênero e sexualidade na formação de futuros/as educadores/as musicais". 2011. (Seminário).

V Encontro Nacional da ABET. 2011. (Congresso).

OLIVEIRA, Allan De Paula/Palestra: "Quando o deus Lono inventou a Bossa Nova ou porque Augusto de Campos está para M. Sahlins assim como J. R. Tinhorão está para Obeyesekere".. 2010. (Outra).

VII Semana Criança Cidadã / UEM-PCA.O jovem e a cultura musical do Brasil. 2009. (Encontro).

Semana Acadêmica da Pedagogia "Aqui não tem pedabob@: discutindo a transformação social.Reflexões a partir de Foucault e Deleuze para o filme "Edukators". 2008. (Outra).

Simpósio Internacional Fazendo Gênero 8: Corpo, Violência e Poder.Performance musical e políticas emancipatórias: uma etnografia na Itiberê Orquestra Família. 2008. (Simpósio).

?Corpos em Risco: etnografando bailarinos de dança contemporânea em Florianópolis com ênfase em suas trajetórias na dança, noções de corpo e corporalidade.? Defesa de Dissertação de Joanna Mendonça Carvalho. 2007. (Outra).

"/Yama Yama/: os Sons da Memória. Afetos e parentesco entre os Yaminahua" Defesa de Tese de Miguel Alfredo Caris NaveiraCFH/UFSC. 2007. (Outra).

"Ética e Antropologia" em Diálogos Transversais em Antropologia ? PPGAS / UFSC / Professora Doutora Esther Jean Langdon. 2007. (Outra).

II Seminário Nacional ?Movimentos Sociais, participação e democracia?. GT 4 ?Políticas de Reconhecimento e Ações Afirm ativas? PPG em Sociologia Política - CFH/UFSC. 2007. (Seminário).

Profanando o Santuário de Nemi (ou, para que servem os ritos na antropologia contemporânea?). Diálogos Transversais em Antropologia - Prof. Dr. Márnio Teixeira Pinto. 2007. (Outra).

"Trajetórias de Homossexuais na Ilha de Santa Catarina: temporalidades e espaços" Defesa de Tese do doutorando Luiz Fernando Neves Córdova, no Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, UFSC. 2006. (Outra).

Aula Inaugural do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC. 2006. (Outra).

CEM ANOS DE HETEROSSEXUALIDADE / Prof. Dr. Alain Giami. 2006. (Outra).

I Encontro de Educação Musical da UFMT.A Percussão na Educação Musical. 2005. (Encontro).

I Simpósio Internacional da Criança e do adolescente USP.Música e Adolescência: a performance musical como produção de subjetividade. 2005. (Simpósio).

26th Conference of the International Society for Music Education. Playing Brazilian Music in School: arrangements for recorder and percussion. 2004. (Congresso).

Fórum Mundial de Educação. A vivência percussiva de crianças e adolescentes: um estudo sobre a performance musical. 2004. (Congresso).

Fórum Mundial de Educação. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POLÍTICA EXTENSIONISTA UNIVERSITÁRIA: COMPROMISSOS DO GRUPO INSTRUMENTAL do LEEM. 2004. (Congresso).

I Encontro do PROEVEN.Playing Brazilian Music in School: arrangements for recorder and percussion. 2004. (Encontro).

II Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia.Relações Sociais e Performance Musical: um estudo em Oficinas de Percussão. 2004. (Encontro).

I Seminário de Ensino das Artes e I Mostra do NUPEART.Percussão e Educação Musical. 2004. (Seminário).

I Seminário de Ensino das Artes e I Mostra do NUPEART.Grupo Instrumental do LEEM: formação de professores e Extensão Universitária. 2004. (Seminário).

MÚSICA NO CANDOMBLÉ / II Encontro Nacional da ABET. 2004. (Oficina).

XIII Encontro Nacional da ABEM.Que educador musical para o Terceiro Setor? E qual é mesmo o setor da Escola?. 2004. (Encontro).

I Seminário Osesp de Educação Musical / III Encontro Abem ? Região Sudeste.Educação Musical em Oficinas de Percussão. 2003. (Seminário).

VI Encontro Regional da Abem Sul / I Encontro dos Cursos Superiores de Música do Rio Grande do Sul.A subjetivação em vivências musicais: relato de uma experiência pedagógica. 2003. (Encontro).

XII ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, I Colóquio do NEM.Ações Sociais em Educação Musical: com que ética, para qual mundo?. 2003. (Encontro).

XII ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, I COLÓQUIO DO NEM.Oficinas de percussão: uma proposta musicopedagógica. 2003. (Encontro).

Comunity Music Activities Commission. The Relationship between Music and Street Children and Adolescents. 2002. (Congresso).

2º Seminário de Música de Inverno.Oficina de Percussão. 2001. (Oficina).

Circunlóquio ? Encontro de Artes da UDESC.A Percussão na Educação Musical. 2001. (Oficina).

III Encontro de Professores de Música da Rede Sinodal de Educação.A música na vida de crianças e adolescentes em situação de rua: contribuições para a Educação Musical. 2001. (Encontro).

III Encontro de Professores de Música da Rede Sinodal de Ensino.Ritmos Brasileiros na prática da Educação Musical. 2001. (Encontro).

IV Encontro Regional da ABEM Sul / I Encontro do Laboratório de Ensino de Música.O Aspecto Comunitário da Música em um grupo de crianças e adolescentes em situação de rua. 2001. (Encontro).

Música em Movimento.Oficina de Percussão. 2001. (Oficina).

Semana Cultural Dohms.O Rap - Oficina prática a partir da Percussão e Voz. 2001. (Oficina).

Semana Cultural Dohms.RAP: contextualização sócio-histórico-cultural?. 2001. (Encontro).

Curso de Formação de Professores.Formas de Expressão e Comunicação: Música. 2000. (Oficina).

VII Simpósio Paranaense de Educação Musical - SPEM."A música é, bem dizê, a vida da gente": um estudo com crianças e adolescentes em situação de rua na Escola Municipal Porto Alegre - EPA.. 2000. (Simpósio).

VIII Encontro Anual da ABEM.A música no cotidiano de crianças e adolescentes em situação de rua: um estudo na Escola Municipal Porto Alegre - EPA. 1999. (Encontro).

V Semana da Música - III Painel de Educação Musical.Práticas Instrumentais. 1999. (Oficina).

V Semana da Música - III Painel de Educação Musical.A música no cotidiano de crianças e adolescentes em situação de rua. 1999. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Johanna Kubin Sarda

FIGUEIREDO, S. L. F.;MÜLLER, V. B.; DEL BEM, L.. A legislação educacional na formação do(a) educador(a) musical: um estudo em universidades catarinenses.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - UDESC.

Aluno: Jeasir Silva do Rego

MATEIRO, T. N.;MÜLLER, V. B.; ROMANELLI, G.. O DISCURSO DOS MÚSICOS SOBRE OS RECITAIS NO PROJETO MÚSICA DIDÁTICA NO CINEMA/PALÁCIO. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - UDESC.

Aluno: Rafael Dias de Oliveira

BEINEKE, V.;MÜLLER, V. B.; RIBAS, M. G.. COMPOSIÇÃO, DIÁLOGO, CONSCIENTIZAÇÃO: UMA PESQUISA PARTICIPANTE EM EDUCAÇÃO MUSICAL NA EJA. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Ramiro Antonio da Costa

MÜLLER, V. B.; CONCILIO, V.; ROMANELLI, G.. ORQUESTRA DE CORDAS NA SALA DE AULA: uma proposta pedagógica no Ensino de Música do Instituto Federal de Santa Catarina. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - UDESC.

Aluno: Ana Carolina Ribeiro Nogueira

DOMINGUES, M. E.;MÜLLER, V. B.; BASTOS, R. J. M.; DEVOS, R. V.; SILVA, M. A.. Redes de produção musical colaborativas - Notas etnográficas em Florianópolis e na Casa Fora do Eixo - São Paulo.. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: André Felipe Marcelino

BEINEKE, V.; ARAUJO, R. C.;MÜLLER, V. B.. Grupo de Maracatu Arrasta Ilha: as dinâmicas de aprendizagem musical em uma comunidade de prática. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Adélia de Souza Procópio

AVILA, E. S.; Grossi, Míriam; LAGO, M.;MÜLLER, V. B.. Gênero e Sexualidades nos discursos de ícones lésbicos e bissexuais da Música Popular Brasileira. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidde Federal de Santa Catarina.

Aluno: Sergio da Silva Pereira

MATEIRO, T. N.;MÜLLER, V. B.. Práticas musicais de um curso de Licenciatura em Educação do Campo (artes visuais e música): Um estudo a partir das perspectivas de docentes e discentes. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - UDESC.

Aluno: Paola Menegat Delazzeri

HOLLER, M.; JACQUES, T. A.; QUEIROZ, L. R.;MÜLLER, V. B.. UMA ETNOGRAFIA DAS BLUSEIRAS DE CAXIAS DO SUL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Daniela Weingartner

MÜLLER, V. B.; QUEIROZ, L. R.; BEINEKE, V.. OS SENTIDOS DAS PRÁTICAS MUSICAIS NA COMUNIDADE DA VELHA CENTRAL, EM BLUMENAU - SC. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Johanna Kubin Sarda

FIGUEIREDO, S. L. F.; BEM, L.;MÜLLER, V. B.. Políticas educacionais na formação de professores de música: um estudo de casos múltiplos envolvendo cursos de licenciatura em Santa Catarina. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - UDESC.

Aluno: Wilmara Rocha Eleotério Lima

MÜLLER, Verônica R.;MÜLLER, V. B.; PAULA, E. M. A. T.. LINGUAGEM ARTÍSTICA LITERÁRIA E MUSICAL: instrumentos da Educação Escolar e Social. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Jeasir Silva do Rego

MATEIRO, T. N.; ROMANELLI, G.;MÜLLER, V. B.. A experiência dos músicos no Recital Didático no contexto do projeto Música Didática no Cinema/Palácio da FCC". 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - UDESC.

Aluno: Rafael Dias de Oliveira

BEINEKE, V.;MÜLLER, V. B.; RIBAS, M. G.. Composição musical na educação de jovens e adultos: conscientização e ideias de música. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - UDESC.

Aluno: André Felipe Marcelino

BEINEKE, V.;MÜLLER, V. B.; FRANZONI, T. M.. DINÂMICAS DE APRENDIZAGEM MUSICAL NO GRUPO DE MARACATU ARRASTA ILHA. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Fabio Mello

BITTAR, V.;MÜLLER, V. B.; FIAMINGHI, L. H.. LAROYÊ, EXU! Uma composição para o Orixá da transformação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Cassiano Tissiani Vedana

BITTAR, V.; DIAS, P.;MÜLLER, V. B.. BRASIL AFRO-ÍNDIO: saberes de tradição oral na formação do professor de Música. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Eduardo Nicodemus Filho

MÜLLER, V. B.; BITTAR, V.; MACHADO, C. M. P.. Construindo Pifes e Saberes: uma experiência músico pedagógica com Jovens do MST/SC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC.

Aluno: Pedro Torres dos Anjos

MÜLLER, V. B.; TORNQUIST, C.; JACQUES, T. A.. Empoderamento de MULHERES NA MÚSICA: uma Etnografia na Batalha das Mina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - UDESC.

Aluno: Raphael Duarte Alves Augusto

MÜLLER, V. B.; TUTIDA, N. B. M.; SAUERBONN, G.. CONVÍVIO EXPERIMENTAL E IMPROVISAÇÃO MUSICAL NA TOCATA: da produção de uma atitude ético-estética. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC.

Aluno: Bernardo Juvenardi Burigo

MÜLLER, V. B.; ZANETTA, C. C.; MACHADO, C. M. P.. PROJETO AMARALINA: notas sobre a Educação Musical do PIBID MÚSICA UDESC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC.

Aluno: Pedro Henrique Martins Oliveira da Silva

MÜLLER, V. B.; ROMAO, J.; MACHADO, C. M. P.. Fundamentalismo Religioso, Raça e Classe na aula de Música: implicações para a Educação Musical. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC.

Aluno: Bruna Nogueira

MÜLLER, V. B.; ZANETTA, C. C.; SILVA, E. C.. Os aspectos "comunitário" e "vivencial' da música entre crianças de 4o. Anos do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC.

Aluno: Beatriz Woeltje Schmidt

MÜLLER, V. B.; FRANZONI, T. M.; BEINEKE, V.. Práxis em Educação Musical Humanista: uma experiência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC.

Aluno: Johanna Kubin Sarda

FIGUEIREDO, S. L. F.;MÜLLER, V. B.; FINCK, R.. Implementação da Música na Educação Básica: incursões na legislação educacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC.

Aluno: Mauro Borguezan

MÜLLER, V. B.; VICENTE, A. L.; GEKAS, P.. INDEPENDÊNCIA FÍSICA/RÍTMICA: MÉTODO PARA EXPRESSÃO NA BATERIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC.

Aluno: Jaqueline Cisne Alves

MARTINS, P. W.;MÜLLER, V. B.; FRANZONI, T. M.. Viver de Teatro: sobre como. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Artes Cênicas) - UDESC.

Aluno: Guilherme Reis Kraieski

MOREIRA, R.;MÜLLER, V. B.; GARCIA, L.. Análise histórica, contextual e musical do Heavy Metal: o quê pode ser chamado de Heavy Metal?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC.

Aluno: Fabian Giese

FIAMINGHI, L. H.;MÜLLER, V. B.; TORNQUIST, C.. As trilhas da música sertaneja do sertão ao cinema. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Violino e Viola) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Vanderlei Mauricio Pinto da Silva

MÜLLER, V. B.; BEINEKE, V.; FLOR, G.. A Educação Musical em uma Igreja Evangélica de Florianópolis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Leonardo Schmidt

MÜLLER, V. B.; SAUERBONN, G.; FIAMINGHI, L. H.. Referências Gaúchas na música de Alegre Corrêa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC.

Aluno: Luciana Hilzendeger

BEINEKE, V.;MÜLLER, V. B.; GODOY, V. L. F. M.. Do brincar ao criar: um estudo sobre práticas criativas na aula de música.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC.

Aluno: Ana Paula Alves

FIGUEIREDO, S. L. F.;MÜLLER, V. B.; REAL, M. P. C.. A Música e a Educação Musical na Capoeira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Maycon José de Souza

MACHADO, D. D.;MÜLLER, V. B.; MANDELLE, T.. A prática de Banda no Colégio Técnico de Florianópolis: um estudo de caso sobre a vivência musical. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Leandro de Oliveira Bastos

BEINEKE, V.;MÜLLER, V. B.; FIGUEIREDO, S. L. F.. A prática de conjunto na Educação Musical: uma análise de materiais didáticos.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC.

Aluno: Luciano Carlos Cunha

MÜLLER, V. B.; PIEDADE, A. T. C.; FIGUEIREDO, S. L. F.. Expressão Musical no estilo Shred Guitar: a relação entre técnica e feeling. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC.

Aluno: Emerson Leal

MÜLLER, V. B.; FIALHO, V. M.; MATEIRO, T. N.. As Músicas da Mídia e na Eduação Musical. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC.

Aluno: Fabio dos Santos Schlosser

MÜLLER, V. B.; BEINEKE, V.; FIGUEIREDO, S. L. F.. A Música e a escola Leonor de Barros: contribuições para a Educação Musical. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC.

Aluno: Sérgio Sant?Anna

FIALHO, V. M.;MÜLLER, V. B.; BEINEKE, V.. Balakubatuki: processos músico-pedagógicos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC.

Aluno: Victor Hugo Guidini

MÜLLER, V. B.. Overdrive. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Andréia Veber

MÜLLER, V. B.. Avaliação da Apreciação Musical: um estudo com crianças que têm música na escola. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Érika Simas Ebsen

MÜLLER, V. B.; LINSINGEN, D. U. S. V.; MATEIRO, T. N.. A Irmandade do Metal: Identidade, Subjetividade e Ritual na Cultura Heavy Metal em Florianópolis. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Gustavo Sobierajsky Barreto

MÜLLER, V. B.; NOCETI FILHO, S.; ALBUQUERQUE, C. P.. A volta do obsoleto - Música e Tecnologia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Aúrea Demaria Silva

MÜLLER, V. B.; ALBUQUERQUE, C. P.; PIEDADE, A. T. C.. Ensino e Aprendizagem na Bateria de Escola de Samba Copa Lord. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Jaqueline Rosa

MÜLLER, V. B.; BEINEKE, V.; ALBUQUERQUE, C. P.. Boi-de-Mamão da Barra do Aririú: um estudo de caso. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC.

MÜLLER, V. B.; JOLLY, I.; PACHECO, E.. Educação Musical - Prática de Conjunto. 2014. Universidade do Estado de Santa Catarina.

DALLANHOL, K.;MÜLLER, V. B.; GUERINI, S.. Concurso Público área do Conhecimento Música/Colégio de Aplicação/UFSC. 2010. Universidade Federal de Santa Catarina.

MÜLLER, V. B.. Percepção Musical. 2003. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MANTOVANI, L.; CAVALCANTE, M.; ALMEIDA, M. Z.;MÜLLER, V. B.. Violão Popular. 2003. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MÜLLER, V. B.; FINCK, R.; GATTINO, G.. Processo Seletivo para Professor Substituto em Educação Musical 007/2010. 2014. Universidade do Estado de Santa Catarina.

FIGUEIREDO, S. L. F.;MÜLLER, V. B.; BEINEKE, V.. Prática de Ensino - Educação Musical. 2005. UDESC.

FIGUEIREDO, S. L. F.;MÜLLER, V. B.; BEINEKE, V.. Processo Seletivo em Educação Musical. 2004. UDESC.

MATEIRO, T. N.; FINCK, R.;MÜLLER, V. B.; BEINEKE, V.. Educação Musical - Didática e Prática de Ensino. 2003. Universidade do Estado de Santa Catarina.

FINCK, R.;MÜLLER, V. B.; TITTON, J.. Canto Coral e Regência. 2002. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MÜLLER, V. B.. Concurso VESTIBULAR. 2011. Universidade do Estado de Santa Catarina.

BEINEKE, V.; FINCK, R.;MÜLLER, V. B.. Processo Seletivo para Professor Substituto em Educação Musical 007/2010. 2010. UDESC.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carmem Maria Craidy

CRAIDY, Carmem Maria. A Música é . bem dizê, a vida da gente. 2000. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luzinete Simões Minella

BASTOS, R. J. M.; COELHO, L. F. H.; PRASS, L.; OLIVEIRA, A. P.;MINELLA, Luzinete S.; GROSSI, M. P.. Indivíduo músico, música universal: uma etnografia na Itiberê Orquestra Família. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Luis Fernando Hering Coelho

Menezes Bastos, Rafael José de; PRASS, L.; OLIVEIRA, A. P.; MINELLA, L. S.; GROSSI, M. P.; WOLFF, C. S.;COELHO, L. F. H.. Indivíduo Músico, Música Universal: uma etnografia na Itiberê Orquestra Família. 2010. Tese (Doutorado em Prog. de Pós-Grad. Interdisc. em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

CRISTINA SCHEIBE WOLFF

BASTOS, R.J..M; PIEDADE, A. T. C.; MALUF, Sônia Weidner;WOLFF, Cristina Scheibe. Música e Comunidade: a orquestra Itiberê. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Allan de Paula Oliveira

MENEZES BASTOS, Rafael José de; PRASS, L.;OLIVEIRA, A. P.; COELHO, L. F. H.; MINELLA, L.; GROSSI, M. P.. Indivíduo Músico, Música Universal: uma etnografia na Itiberê Orquestra Família. 2010. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

SONIA WEIDNER MALUF

MALUF, S. W.; BASTOS, Rafael José de Meneses; WOLFF, C. S.; PIEDADE, A. T. de C.. Sujeitos singulares, "música universal": uma etnografia na Itiberê Orquestra Família. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Miriam Pillar Grossi

BASTOS, R. J. M.;GROSSI, M. P.; MINELLA, L. S.; PRASS, L.; COELHO, L. H.. Individuo musico, musica universal: uma etnografia na Itiberê Orquestra Familia. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Acácio Tadeu de Camargo Piedade

BASTOS, Rafael José de MenezesPIEDADE, A. T. C.; MALUF. S.. Etnografia da Banda Itiberê Zwarg - Música Universal. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Luciana Prass

BASTOS, Rafael Jose de Menezes;PRASS, Luciana.; COELHO, Luis Fernando Hering.; GROSSI, Miriam Pillar.; MINELLA, Luzinete Simões.; OLIVEIRA, Allan de Paula.. Indivíduo músico, música universal: uma etnografia na Itiberê Orquestra Família. 2010. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Karine Ströher

Produção de Subjetividades em práticas musicais: implicações epistemológicas para a Educação Musical; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Daniela Weingartner

Uma Etnografia da práxis musical da Comunidade da Velha, Blumenau/SC; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - UDESC; (Orientador);

Adélia de Souza Procópio

Gênero e Sexualidades nos discursos de ícones lésbicos e bissexuais da Música Popular Brasileira; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidde Federal de Santa Catarina; (Coorientador);

Juliana Schmidt

Práticas Musicais coletivas a partir do violino: contribuições para a Educação Musical; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Rafael Arruda

PIBID MÚSICA; Início: 2016; Orientação de outra natureza; UDESC; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Estêvão Javela

PIBID MÚSICA; Início: 2016; Orientação de outra natureza; UDESC; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Leonardo Kretzer de Oliveira

PIBID MÚSICA; Início: 2016; Orientação de outra natureza; UDESC; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rovani Bizarro

PIBID MÚSICA; Início: 2015; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado de Santa Catarina; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Angela Rodrigues

Monografia; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ARTE NO CAMPO) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Taciana Taffarel

A prática de canções de diferentes etnias no coral infantil: uma abordagem Multicultural; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Cultura) - UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Eloisa Costa Gonzaga

O Cacumbi do Capitão Amaro: notas sobre racialização e música; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Cassiano Wirtti

Licenciandos em Música e o Mundo do Trabalho; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Pedro Henrique de Oliveira da Silva

Fundamentalismo Religioso, Raça e Classe na aula de Música: implicações para a Educação Musical; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Eduardo Nicodemus Filho

Construindo Pifes e Saberes: uma experiência músico pedagógica com Jovens do MST/SC; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Pedro Torres dos Anjos

EMPODERAMENTO DE MULHERES NA MÚSICA: uma Etnografia na Batalha das Mina; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Música) - UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Bernardo Juvenardi Burigo

PROJETO AMARALINA: notas sobre a Educação Musical do PIBID MÚSICA UDESC; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Raphael Duarte Alves Augusto

CONVÍVIO EXPERIMENTAL E IMPROVISAÇÃO MUSICAL NA TOCATA: da produção de uma atitude ético-estética; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Beatriz Woeltje Schmidt

Práxis em Educação Musical Humanista: uma experiência no 5o; Ano do Ensino Fundamental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Bruna Nogueira

Os aspectos "comunitário" e "vivencial" da Música em uma turma de 4o; Ano do Ensino Fundamental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Mauro Borguezan

INDEPENDÊNCIA FÍSICA/RÍTMICAMÉTODO PARA EXPRESSÃO NA BATERIA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Fábio Paeze Carlesso

IMPROVISAÇÃO NA MÚSICA POPULAR: REFLEXÕES E CAMINHOS PARA SEU ESTUDO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Vanderlei Mauricio Pinto da Silva

A educação musical em uma igreja evangélica de Florianópolis; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Fábio Paeze Carlesso

Reflexões sobre o estudo da improvisação na música popular; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Vanderlei Mauricio Pinto da Silva

O Ensino de Música numa Igreja Evangélica da Congregação Cristã no Brasil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Leonardo Schmidt

Referências gaúchas na música de Alegre Corrêa; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Fábio Schlösser

A Música e Escola Leonor de Barros: contribuições para a Educação Musical; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Emerson Leal

As Músicas da Mídia na Educação Musical; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Luciano Cunha

Expressão Musical no estilo Shred Guitar: a relação entre técnica e feeling; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Gustavo Sobierajski Barreto

A volta do Obsoleto - Música e Tecnologia; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Érika Simas Ebsen

A IRMANDADE DO METAL: Identidade, Subjetividade e Ritual na Cultura Heavy Metal em Florianópolis; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Aúrea Demaria Silva

Ensino e Aprendizagem na Bateria da Escola de Samba Copa Lord; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Jaqueline Rosa

Boi-de-Mamão da Barra do Aririú: um estudo de caso; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Eloisa Costa Gonzaga

Artisticidade, Cultura e Educação Musical: uma etnografia na escola-núcleo do PIBID MÚSICA UDESC; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Pedro Torres dos Anjos

Artisticidade, Cultura e Educação Musical: uma etnografia na escola-núcleo do PIBID MÚSICA UDESC; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Música) - UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Guilherme dos Reis Kraieski

Intuição e ascetismo entre estudantes de música; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Gabriel Peplau Hahn

A vivência de crianças e adolescentes em Oficinas de Percussão: um estudo sobre a performance musical; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Rodrigo Cantos

Música, Comunidade e Subjetivação: um estudo de caso; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Música) - UDESC, UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Elisiany Perla Ferreira Pomianoski

A vivência de crianças e adolescentes em oficinas de Percussão: um estudo sobre a performance musical; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Música) - UDESC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Riccieri Paludo

PIBID MÚSICA; 2016; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - UDESC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

André Luiz Nunes da Silva

PIBID MÚSICA; 2016; Orientação de outra natureza - UDESC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Leticia Moreira Braga Coelho

PIBID MÚSICA; 2016; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - UDESC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Eduardo Nicodemus Filho

PIBID MÚSICA; 2016; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - UDESC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Rene Ildefonso Senem Steinke dos Santos

PIBID MÚSICA; 2016; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - UDESC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Juliane Andrezzo Gouvea

PIBID MÚSICA; 2016; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - UDESC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Túlio Deschamps

PIBID MÚSICA; 2015; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Pedro Henrique de Oliveira da Silva

Estágio Curricular Supervisionado III/Sala de Aula; 2015; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Beatriz Woeltje Schmidt

Estágio Curricular Supervisionado III/Sala de Aula; 2015; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Bernardo Burigo

PIBID MÚSICA; 2014; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - UDESC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Murilo Cunha

Oficina de Violão / Sítio do PIBID MÚSICA UDESC; 2014; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Cassiano Wirtti

Oficina de Violão; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Eduardo Nicodemus Filho

Sala de aula de música 2o; Ano do Ensino Fundamental; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Arthur Zucchi Boscato

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, MÚSICA; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Carlos Schmidt

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, MÚSICA; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Juliane Andrezzo Gouvea

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, MÚSICA; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Pedro Henrique da Silva

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, MÚSICA; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Raphael Alves

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, MÚSICA; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Rafael Meksenas

Extensão em Música: ações culturais locais e Formação Docente; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Solange Scolaro

Extensão em Música: ações culturais locais e Formação Docente; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Natacha Vieira

Extensão em Música: ações culturais locais e Formação Docente; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Guilherme Kraieski

Monitoria da disciplina Educação Musical e Escola I; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Fábio Salazar D'Ávila

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, MÚSICA; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Fabio Mello

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, MÚSICA; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Gabriel Bertuol dos Santos

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, MÚSICA; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Jeasir do Rego

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, MÚSICA; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Lucas Philippi de Amorim

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, MÚSICA; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Rafael Prim Meurer

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, MÚSICA; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Rafael Carmolinga

Monitoria da disciplina Educação Musical e Escola II; 2010; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Marco Antonio de Oliveira

Prática de Ensino; 2005; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Gian Carlo Thomasi

Prática de Ensino; 2005; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Marcos Cesar Viana

Educação Musical na Escola; 2005; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Paulo Vinícius Rampinelli

Grupo Instrumental do LEEM - Laboratório de Ensino em Educação Musical - Projeto de Extensão; 2004; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - UDESC, UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

AIRON ALISSON PEREIRA

Oficinas de Percussão - Projeto de Extensão; 2004; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - UDESC, UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Cláudia Motta Passos

Oficinas de Percussão; 2002; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC; Orientador: Vânia Beatriz Müller;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rafael José de Menezes Bastos

Indivíduo Músico, Música Universal: Uma Etnografia na Itiberê Orquestra Família; 2010; Tese (Doutorado em Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Rafael José de Menezes Bastos;

Jusamara Vieira Souza

A Música é, bem dizê, a vida da gente: Um Estudo com Crianças e Adolescentes em Situação de Rua na Escola Municipal Porto Alegre - EPA / Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS; 2000; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jusamara Vieira Souza;

CRISTINA SCHEIBE WOLFF

Indivíduo músico, música universal: uma etnografia na Itiberê Orquestra Família; 2010; Tese (Doutorado em Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Coorientador: Cristina Scheibe Wolff;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MÜLLER, V. B. . Música e Gênero: impressões de um trabalho de campo no Rio de Janeiro. Opus (Belo Horizonte. Online) , v. 19, p. 336-353, 2013.

  • MÜLLER, V. B. . Por uma Educação Musical implicada com os modos de vida de seus cenários de atuação. Revista da ABEM , Porto Alegre, v. 12, p. 43-48, 2005.

  • MÜLLER, V. B. . Ações Sociais em Educação Musical: com que ética, para qual mundo?. Revista da ABEM , Porto Alegre, v. n. 10, p. 53-58, 2004.

  • MÜLLER, V. B. . A subjetivação em vivências musicais: um processo pedagógico. Educação (UFSM) , Santa Maria, v. 28, n.nº2, p. 71-78, 2003.

  • MÜLLER, V. B. . "NUNCA PENSEI QUE UM DIA EU IA TOCAR UM INSTRUMENTO": AUTORIA E SINGULARIDADE EM EDUCAÇÃO MUSICAL. In: NOGUEIRA, M. P. ; FRANZONI, T. M.. (Org.). ARTE NO CAMPO: Perspectivas Políticas e Desafios. 1a.ed.São Paulo: Outras Expressões, 2016, v. , p. 347-357.

  • MÜLLER, V. B. ; BOSCATO, A. Z. ; SILVA, P. H. . A Performance musical na formação de pensamento crítico: uma experiência no Subprojeto da área Música. In: Martins, Rosa Militz Martins; Rossato, L.. (Org.). Reflexões sobre as experiências do PIBID na UDESC. 1a.ed.Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 2015, v. , p. 233-250.

  • MÜLLER, V. B. . Considerações sobre uma música intuitiva e a intuição em Bergson. In: MONTARDO, Deise Lucy; DOMÍNGUEZ, María Eugenia. (Org.). Arte e Sociabilidades em Perspectiva Antropológica. 1ed.Florianópolis: Editora UFSC, 2014, v. 1, p. 257-280.

  • MÜLLER, V. B. ; BEINEKE, V. . NEM e PCA: um encontro de afinidades e realizações políticas na universidade pública brasileira. In: MAGER, M. et all. (Org.). Práticas com crianças, adolescentes e jovens: pensamentos decantados. Maringá: EDUEM, 2011, v. , p. 225-249.

  • MÜLLER, V. B. . SUBJETIVIDADES E INFÂNCIAS NA EDUCAÇÃO MUSICAL: uma etnografia de representações culturais em uma escola-núcleo de PIBID MÚSICA.. In: XI Conferência Regional Latino-Americana de Educação Musical da ISME, 2017, Natal. Anais da Conferência Regional Latino-Americana de Educação Musical da ISME. Natal: ISME, 2017. v. V1. p. 1-9.

  • MÜLLER, V. B. . Artisticidade, Identidades Sociais e neoliberalismo. In: 3º Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2017, Campina Grande, PB. Anais do 3º Seminário Internacional Desfazendo Gênero. Campina Grande: UEPB, 2017. v. V. 1. p. 1-12.

  • MÜLLER, V. B. . Individualismo e holismo na "música universal": de uma etnografia na Itiberê Orquestra Família. In: IX Reunião de Antropologia do Mercosul, 2011, Curitiba. Anais da IX RAM: Cultura, Encontros e Desigualdades, 2011.

  • MÜLLER, V. B. . Performance musical e políticas emancipatórias: uma etnografia na Itiberê Orquestra Família. In: Simpósio Internacional Fazendo Gênero 8, 2008, Florianópolis. Anais do Simpósio Internacional Fazendo Gênero 8, 2008.

  • MÜLLER, V. B. . MÚSICA, COMUNIDADE E SUBJETIVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. In: IX Encontro Regional da ABEM ? Região Sul - 12º. SIMPÓSIO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MUSICAL - 27º. Festival de Música de Londrina, 2006, Londrina. ANAIS do IX Encontro Regional da ABEM ? Região Sul - 12º. SIMPÓSIO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MUSICAL - 27º. Festival de Música de Londrina, 2006.

  • MÜLLER, V. B. . Música e Adolescência: a performance musical como produção de subjetividade. In: I Simpósio Internacional do Adolescente, 2005, São Paulo. Anais do I Simpósio Internacional do Adolescente. São Paulo, 2005.

  • MÜLLER, V. B. ; RAMPINELLI, P. V. . Grupo Instrumental do LEEM: a performance musical na formação de educadores musicais. In: XIV Encontro Nacional da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, 2005, Belo Horizonte. Anais do XIV Encontro da ABEM, 2005.

  • MÜLLER, V. B. ; PEREIRA, A. A. . Oficina de Percussão e Prática Pedagógica. In: XIV Encontro Nacional da ABEM, 2005, Belo Horizonte. Anais do XIV Encontro da Associação Brasileira de Educação, 2005.

  • MÜLLER, V. B. ; HAHN, G. P. . Performance musical e subjetivação em Oficinas de Percussão. In: XIV Encontro Nacional da ABEM, 2005, Belo Horizonte. Anais do XIV Encontro da ABEM, 2005.

  • BEINEKE, V. ; MÜLLER, V. B. . Playing Brazilian Music in School: arrangements for recorder and percussion. In: SOUND WORLD TO DISCOVER - XXVI. CONFERENCE FOR MUSIC EDUCATION ISME, 2004, TENERIFE CANARY ISLAND. Proceedings XXVI CONFERENCE FOR MUSIC EDUCATION ISME, 2004.

  • MÜLLER, V. B. . Relações Sociais e Performance Musical: um estudo em Oficinas de Percussão. In: II Encontro Nacional da ABET, 2004, Salvador - BA. Anais do II Encontro Nacional da ABET - Associação Brasileira de Etnomusicologia. Salvador: ABET/UFBA, 2004.

  • MÜLLER, V. B. ; SOUZA, J. . The relationship between music and street children and adolescents. In: Congresso Científico da Comissão Comunity Music Activities ? ISME ? International Socity of Music Education, 2003, Rotterdam - Holland. Community Music Activity Conference - ISME 2002 Proceedings, 2002.

  • MÜLLER, V. B. . O Aspecto Comunitário da música em um grupo de crianças e adolescentes em situação de rua. In: IV Encontro Regional da ABEM Sul - I Encontro do Laboratório de Ensino de Música/LEM - UFSM, 2001, Santa Maria - RS. Anais do IV Encontro Regional da ABEM Sul - I Encontro do Laboratório de Ensino de Música/LEM - UFSM. Santa Maria, 2001. p. 95-107.

  • MÜLLER, V. B. . "A música é, bem dizê, a vida da gente": um estudo com crianças e adolescentes em situação de rua na Escola Municipal Porto Alegre - EPA.. In: 7º Simpósio Paranaense de Educação Musical, 2000, Londrina. Anais do 7º Simpósio Paranaense de Educação Musical - SPEM. Londrina, 2000. p. 123-133.

  • MÜLLER, V. B. . Brazilian percussion and orality: a resource in community musical activities. In: Community Music Activities Comissions Seminar, 2012, Corfu, Grécia. Transitioning from historical foudations to 21st Century global initiatives - CMA/ISME 2012, 2012. v. 1. p. 25-25.

  • MÜLLER, V. B. ; RAMPINELLI, P. V. . Subjetivação e Performance musical no Grupo Instrumental do Laboratório de Ensino em Educação Musical. In: VIII Encontro da ABEM/Sul - Associação Brasileira de Educação Musical, 2005, Pelotas - RS. Anais do VIII Encontro da ABEM Sul. Pelotas, 2005.

  • MÜLLER, V. B. ; HAHN, G. P. . Relações Sociais em Oficinas de Percussão. In: VIII Encontro da ABEM Sul - Associação Brasileira de Educação Musical, 2005, Pelotas - RS. Anais do VIII Encontro da ABEM Sul, 2005.

  • MÜLLER, V. B. ; PEREIRA, A. A. . Oficinas de Percussão e Prática Pedagógica. In: IX Jornada Acadêmica e XIV Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2004, Florianópolis. IX Jornada Acadêmica e XIV Seminário de Iniciação Científica da UDESC. Caderno de Resumos, 2004. p. 262-263.

  • MÜLLER, V. B. . Educação Musical em Oficinas de Percussão. In: Formação e Práticas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio - I Seminário Osesp de Educação Musical / III Encontro Abem ? Região Sudeste, 2003, São Paulo. ANAIS do I Seminário Osesp de Educação Musical / III Encontro Abem ? Região Sudeste, 2003.

  • MÜLLER, V. B. ; Passos, Cláudia M. . Oficinas de Percussão: uma proposta músico pedagógica.. In: XII Encontro Nacional da ABEM, I Colóquio do NEM, 2003, Florianópolis. Políticas Públicas e Ações Sociais em Educação Musical - XII Encontro Nacional da ABEM, I Colóquio do NEM, 2003.

  • MÜLLER, V. B. . A Música no cotidiano de crianças e adolescentes em situação de rua: um estudo na Escola Municipal Porto Alegre-EPA. In: VIII Encontro Anual da ABEM, 2000, Curitiba. Anais da ABEM. Salvador/BA: Associação Brasileira de Educação Musical/Gráfica Contexto, 1999. p. 77-78.

  • MÜLLER, V. B. . Music Educators for Subversion of the Neoliberal School: Musical Performance as a Guide. In: The Eleventh International Conference on New Directions in the Humanities, 2013, Budapest. http://thehumanities.com/the-conference/program-and-events/list-of-accepted-proposals. Champaign, IL 61820 USA: Common Ground Publishing 2001, 2013.

  • MÜLLER, V. B. . Musical Performance as Critical Training for Music Educators: Socio-cultural and Artistic Implications. In: Eighth International Conference on the Arts in Society, 2013, Budapest. http://artsinsociety.com/the-conference/program-and-events/list-of-accepted-proposals. Champaign, IL 61820 USA: Common Ground Publishing 2001, 2013.

  • BEINEKE, V. ; MÜLLER, V. B. ; PONTES, V. ; FINCK, R. ; ALMEIDA, M. Z. ; OTTO, M. E. ; MANTOVANI, L. ; BASSAN, L. E. ; Passos, Cláudia M. . Articulando a extensão universitária e a formação de professores: ações do Núcleo de Educação Musical da UDESC. In: Jornada Acadêmica da Universidade do Estado de Santa Catarina 2004, 2004, Florianópolis. Jornada Acadêmica da Universidade do Estado de Santa Catarina 2004, 2004.

  • MÜLLER, V. B. ; HAHN, G. P. . A vivência percussiva de crianças e adolescentes em Oficinas de Percussão: um estudo sobre a performance musical. In: : IX Jornada Acadêmica e XIV Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2004, Florianópolis. : IX Jornada Acadêmica e XIV Seminário de Iniciação Científica da UDESC - Caderno de Resumos. 2004. Florianópolis: Caderno de Resumos. 2004. p. 260 - 261, 2004. p. 260-260.

  • MÜLLER, V. B. ; Passos, Cláudia M. . Oficinas de Percussão. In: VIII Jornada Acadêmica e XIII Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2003, Lages, SC. VIII Jornada Acadêmica e XIII Seminário de Iniciação Científica da UDESC - Caderno de Resumos, 2003. p. 260-261.

  • MÜLLER, V. B. . "A música é, bem dizê, a vida da gente": um estudo com crianças e adolescentes em situação de rua na Escola Municipal Porto Alegre - EPA. In: IX Encontro Anual da ABEM, 2001, Belém/PA. Comunicações de Pesquisa e Relatos de Experiência - IX Encontro Anual da ABEM, 2000. p. 7-7.

  • MÜLLER, V. B. . SUBJETIVIDADES E INFÂNCIAS NA EDUCAÇÃO MUSICAL: uma etnografia de representações culturais na escola-núcleo do PIBID MÚSICA.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MÜLLER, V. B. . ARTISTICIDADE, IDENTIDADES SOCIAIS E NEOLIBERALISMO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MÜLLER, V. B. . LIMINARIDADE E POLÍTICA NA FORMAÇÃO EM ARTES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, V. B. . FORMAÇÃO, UTOPIAS E MUNDO DO TRABALHO EM ARTES VISUAIS, MÚSICA E TEATRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MÜLLER, V. B. ; SCHMIDT, B. W. ; SILVA, E. C. . Pensamento crítico e apropriação teórica em Educação Musical: o Projeto Carnavália. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MÜLLER, V. B. . Music Educators for Subversion of the Neoliberal School: Musical Performance as a Guide. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MÜLLER, V. B. . Musical Performance as Critical Training for Music Educators: Socio-cultural and Artistic Implications. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MÜLLER, V. B. . O escudo de uma identidade musical: considerações sobre ascetismo e a intuição em Bergson. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MÜLLER, V. B. . Performance musical e políticas emancipatórias: uma etnografia na Itiberê Orquestra Família. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MÜLLER, V. B. . Música, comunidade e subjetivação: um estudo de caso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MÜLLER, V. B. . Neoliberalismo e Construção de Conhecimento. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, V. B. . Educação Musical no contexto neo liberal: desafios em ações sociais, urgências na escola. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, V. B. . Por uma Educação Musical implicada com os modos de vida de seus cenários de atuação.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, V. B. . Educação Musical e Cultura HipHop. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MÜLLER, V. B. . Ações Sociais em Educação Musical: com que ética, para qual mundo?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MÜLLER, V. B. . Significação das Estéticas Percussivas na Consciência Cidadã. 2002.

MÜLLER, V. B. . Parecerista ad hoc da Revista Orfeu. 2016.

MÜLLER, V. B. . Parecerista ad hoc da EDITORA DA UFBA. 2016.

MÜLLER, V. B. . Parecerista ad hoc da Revista DAPESQUISA. 2016.

MÜLLER, V. B. . Parecerista ad hoc da EDITORA UFPR. 2015.

MÜLLER, V. B. . REVISTA DA ABEM. 2012.

MÜLLER, V. B. . Revista DAPesquisa. 2011.

MÜLLER, V. B. . VIBRANT - Virtual Brazilian Anthropology. 2010.

MÜLLER, V. B. . Revista DAPesquisa. 2010.

MÜLLER, V. B. . REVISTA DE ESTUDOS FEMINISTAS. 2009.

MÜLLER, V. B. ; RAJOBAC, R. . A Arte e a Escola no neoliberalismo: perspectivas filosóficas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MÜLLER, V. B. ; JACQUES, T. A. ; FORTES, L. . Música & Músicos: sobre trabalho (s) e cultura (s) em uma aula aberta. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MÜLLER, V. B. ; SCHMIDT, B. W. ; WIRTTI, C. . Site do PIBID MÚSICA UDESC. 2016; Tema: Elaboração e argumentação conceitual e epistemológico das atividades do programa. (Site).

MÜLLER, V. B. . Oficina de Música: inventar e fruir o sonoro estético no MST. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MÜLLER, V. B. . Oficina de Percussão para Licenciandos em Música. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MÜLLER, V. B. . A performance e percussão na Educação Musical. 2005. (Palestra).

MÜLLER, V. B. . Ações Afirmativas em Educação Musical para Populações de Baixa Renda. 2005. (Palestra).

MÜLLER, V. B. . Concerto. 2017. Interpretação.

MÜLLER, V. B. . Recital do PIBID MÚSICA. 2017. Interpretação.

MÜLLER, V. B. . Orquestra do PIBID Música UDESC. 2017. Interpretação.

MÜLLER, V. B. . Orquestra do PIBID Música UDESC. 2017. Interpretação.

MÜLLER, V. B. . Regência de AMARALINA/PIBID MÚSICA CAPES/UDESC. 2016. Interpretação.

MÜLLER, V. B. . Regência de 'Estrela, Estrela' no PIBID MÚSICA CAPES/UDESC. 2016. Interpretação.

MÜLLER, V. B. . Percussionista no Concerto dos Professores. 2016. Interpretação.

MÜLLER, V. B. . Estrela, Estrela. 2016. Arranjo.

MÜLLER, V. B. . Amaralina. 2016. Arranjo.

MÜLLER, V. B. . Recital do PIBID MÚSICA 2015 1. 2015. Diversas.

MÜLLER, V. B. . Regência de Filhos de Ghandy, PIBID MÚSICA CAPES/UDESC. 2015. Interpretação.

MÜLLER, V. B. . Regência de Carnavália no PIBID MÚSICA CAPES/UDESC. 2014. Interpretação.

MÜLLER, V. B. . Companhia Musicar - Recital Didático (PIBID Música/CAPES/UDESC).. 2013. Diversas.

MÜLLER, V. B. . Recital Didático do grupo musical do PIBID Música. 2012. Interpretação.

MÜLLER, V. B. . Recital Didático do grupo musical do PIBID Música. 2012. Outra.

MÜLLER, V. B. . Recital Didático do grupo musical do PIBID Música. 2012. Interpretação.

MÜLLER, V. B. . Recital Didático do Grupo Instrumental do PIBID Música/CAPES. 2012. Interpretação.

MÜLLER, V. B. . Recital Didático do grupo musical do PIBID Música. 2011. Interpretação.

MÜLLER, V. B. . Recital Didático do grupo musical do PIBID Música. 2011. Interpretação.

MÜLLER, V. B. . Recital Didático. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

MÜLLER, V. B. . Concerto de Encerramento das Oficinas de Música do Programa NEM. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

MÜLLER, V. B. . Concerto do Grupo Instrumental do LEEM 14. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

MÜLLER, V. B. . Grupo Instrumental do LEEM 13. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

MÜLLER, V. B. . Recital Didático do Grupo Instrumental do LEEM 9. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

MÜLLER, V. B. . Recital do Grupo Instrumental do LEEM 8. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

MÜLLER, V. B. . Concerto do Grupo Instrumental do LEEM 15. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

MÜLLER, V. B. . Grupo Instrumental do LEEM 11. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

MÜLLER, V. B. . Grupo Instrumental do LEEM 12. 2004. Interpretação.

MÜLLER, V. B. . Grupo Instrumental do LEEM 10. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

MÜLLER, V. B. . Concerto Didático do Grupo Instrumental do LEEM 7. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

MÜLLER, V. B. . Grupo Instrumental do LEEM 2. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

MÜLLER, V. B. . Grupo INstrumental do LEEM 3. 2003. Interpretação.

MÜLLER, V. B. . Grupo Instrumental do LEEM 4. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

MÜLLER, V. B. . Grupo Instrumental do LEEM 5. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

MÜLLER, V. B. . Grupo Instrumental do LEEM 6. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

MÜLLER, V. B. . Abertura do XII Encontro Anual da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

MÜLLER, V. B. . Concerto de encerramento das Oficinas do Programa NEM. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

MÜLLER, V. B. . Maria vai com as Outras. 2000. Interpretação.

MÜLLER, V. B. . Recital dos Pibidianos em Música/CAPES/UDESC 1. 2011 (Musical e Pedagógica).

MÜLLER, V. B. . Recital dos Pibidianos em Música/CAPES/UDESC 2. 2011 (Musical e Pedagógica).

MÜLLER, V. B. . Recital Didático 2. 2005 (Grupo Instrumental do LEEM).

MÜLLER, V. B. . Recital Didático 3. 2005 (Grupo Instrumental do LEEM).

MÜLLER, V. B. . Recital Didático 4. 2005 (Grupo Instrumental do LEEM).

MÜLLER, V. B. . Recital Didático 5. 2005 (Grupo Instrumental do LEEM).

MÜLLER, V. B. . Brincadeira com o Olodum. 1996.

MÜLLER, V. B. . Trovadores Medievais - Conjunto de Câmara de Porto Alegre. 1995 (CD).

MÜLLER, V. B. ; TORNQUIST, C. . Ciclo de cinema: Juventude no Museu.. 2009 (Debatedora na exibição do filme "Crazy: loucos de amor".) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Artisticidade, Cultura e Educação Musical: uma etnografia na escola-núcleo do PIBID MÚSICA UDESC, Descrição: O presente projeto de pesquisa propõe investigar a artisticidade, com foco particula sobre a artisticidade na Infância, inicialmente. A infância a ser observada - em atividades artísticas, mas não só - é a da comunidade escolar na qual estamos inseridos, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID ? CAPES, UDESC, o pibid música, como é chamado. As crianças são observadas nas atividades musicais de sala de aula de música, curricular, do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, e nas atividades extra-classe: Oficinas de instrumentos e de grupos instrumentais e vocais, os quais acontecem extra-classe. Metodologicamente será uma Etnografia, com inserção no campo, observação e descrição densa (GEERTZ, 1989), do que estiver explícito nas atividades musicais, mas, talvez principalmente, daquilo que diz respeito à natureza dos envolvimentos subjetivos das crianças, antes, durante e após as performances musicais. Ao mesmo tempo, propomos averiguar se e em que medida, a artisticidade infantil tem influências do modo organizativo sistêmico neoliberal, a partir de determinadas características como a homogeneização, a fragmentação, o individualismo e a competitividade (PELLANDA, 1999). A questão identitária também é central para este estudo, no que diz respeito à interseccionalidade de Gênero, Classe, Etnia, Sexualidades, Religião e Geração, este eixo do estudo já constituindo-se como desmembramento de pesquisa realizada neste campo, previamente, em um TCC da Licenciatura em Música (NOGUEIRA, 2015). A partir de 2017, passamos a observar também o mundo adulto da comunidade escolar da escola-núcleo do PIBID Música. A pesquisa pretende contribuir com a área da Educação Musical no campo da ludicidade e da inventividade pertinentes à infância, bem como ao seu senso de realidade, igualdade e democracia; temáticas ainda incipientes na área, através das quais se pretende produzir conhecimento, interseccionando-as com a música e a educação musical. Em termos de Cronograma, a investigação, de fato, já iniciou em 2015 2, e tem seu término previsto para julho de 2017. Estamos contando com três bolsistas de Ensino Médio da própria escola - a Escola Estadual de Ensino Básico Simão José Hess - localizada no bairro Trindade, em Florianópolis, para integrar a equipe do Pibid Música, já envolvida na pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vânia Beatriz Müller - Coordenador / Rovani Bizarro - Integrante / América Larraín - Integrante / Andréia Veber - Integrante / Eloisa Gonzaga - Integrante / Pedro Torres dos Anjos - Integrante / Daniela Weingärtner - Integrante.Número de orientações: 2

  • 2011 - 2015

    Intuição e ascetismo entre estudantes de música, Descrição: Este estudo, inicialmente propôs investigar se e os modos como se apresenta o ascetismo entre jovens músicos e os mecanismos que o reificam entre e através de suas práticas e dinâmicas sócio musicais. Pretendeu-se, também, observar em que medida o ascetismo se apresentava como balizador da preparação e escolhas de suas atividades músico pedagógicas, da perspectiva da área de Formação de Professores, neste caso, de Educadores Musicais. A partir de dados observados até 2013, evidenciaram-se categorias de Classe, Gênero, Etnia, Sexualidades e Geração interseccionadas, em alguma medida, com o Ascetismo presente nas práticas musicais dos sujeitos observados. Passou-se, então, a estudar estas categorias enquanto constituintes do paradigma da Modernidade. Desde 2014, portanto, epistemologicamente vinculamos a investigação ao campo dos Estudos Pós-Coloniais, às "Epistemologias do Sul" "não imperial" (Boaventura de Sousa Santos, 2010), e aos Estudos de Gênero.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Vânia Beatriz Müller - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Indivíduo músico, "música universal": uma etnografia na Itiberê Orquestra Família, Descrição: Este estudo trata da configuração sociomusical da Itiberê Orquestra Família, que toca música instrumental brasileira. Procura compreender a experiência vivida por um grupo de jovens músicos, ao final da primeira década do século XXI, no Rio de Janeiro, a partir de sua inserção na Orquestra. A experiência dos instrumentistas é abordada em sua adequação ao sistema particular que caracteriza este grupo social, na interface de seus agenciamentos com a exterioridade do mundo onde ele se localiza. Através da convivência etnográfica, evidenciou-se o forte envolvimento dos sujeitos com a práxis musical de seu diretor ? Itiberê Zwarg, e a dimensão em que esta é alicerçada nos preceitos da música universal, cujos simbolismos, valores estético-musicais e morais têm influência direta de Hermeto Pascoal. O trabalho procura apontar o modo como os preceitos da música universal constituem o ethos do grupo e transversalizam os fatores que promovem a adesão a ele. Sua dinâmica sociomusical é constituída de valores e práticas que estruturam o habitus de uma música coletiva, coerente com o holismo na visão de mundo do diretor. O presente estudo também aponta a intrinsecabilidade estética e política, a garantir uma música coletiva como marca identitária da Orquestra e a continuidade de sua organização sistêmica. Traz em relevo as relações sociais do grupo, da perspectiva das diferenças estéticas e morais que individualmente coexistem em seu interior, dando visibilidade à dimensão política da experiência de alguns músicos, na Orquestra. Palavras chave: música e poder; individualismo/holismo; música instrumental brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2005 - 2006

    MÚSICA, COMUNIDADE E SUBJETIVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO, Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende investigar os modos como a música se insere na comunidade Batuel Cunha, que se localiza no bairro Rio Tavares, em Florianópolis, e em que medida suas vivências musicais trazem implicações dos efeitos sócio-estruturais contemporâneos, decorrentes do neoliberalismo globalizante. Pretende revelar, também, a função da música enquanto constitutiva das identidades coletivas e individuais da/naquela comunidade, enquanto fator de auto-afirmação e resistência contra-hegemônicas. O referencial teórico traz Stuart Hall e Fredric Jameson, da área de Estudos Culturais, Boaventura de Souza Santos, Ellen Wood da Sociologia, Christopher Small da Sociologia da Música e Deleuze e Spinoza da Filosofia. Metodologicamente, é um estudo de caso com utilização de técnicas etnográficas na coleta de dados e uma inserção intensa e freqüente no cenário da pesquisa, com observação participante nas atividades musicais, sociais, individuais e coletivas. Através desta pesquisa, pretendemos dar continuidade ao estudo da performance musical enquanto evento social, descrevendo, caracterizando e compreendendo diferentes formas de se relacionar com música, e a medida e os modos como essa relação traz implicações da condição humana na modernidade contemporânea neoliberal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vânia Beatriz Müller - Coordenador / Rodrigo Cantos - Integrante.Financiador(es): UDESC - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2006

    Programa NEM - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MUSICAL, Descrição: O NEM - Núcleo de Educação Musical é um programa institucional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UDESC. O objetivo central é criar espaços para o ensino de música, em um processo de construção de políticas educacionais no Estado de Santa Catarina. As ações do NEM se articulam em torno da implementação do ensino de música em escolas públicas e da formação de professores. Através de doze projetos de extensão, o Programa desenvolve oficinas de música nas modalidades de canto coral, flauta doce, iniciação musical, percussão, piano e violão; cursos para professores; materiais didáticos; eventos e concertos educativos para a comunidade. Em 2004, as atividades do NEM estão sendo desenvolvidas no Laboratório de Ensino em Educação Musical do Departamento de Música e na Escola de Educação Básica Leonor de Barros, atendendo diretamente cerca de 150 crianças e adolescentes da comunidade nas oficinas e 50 professores da educação infantil e fundamental no curso de formação continuada. Estas atividades, de caráter permanente, são desenvolvidas por bolsistas de extensão e estagiários do Curso de Música, sob orientação dos professores coordenadores dos projetos. Com este trabalho queremos desenvolver a extensão como uma ação política da Universidade, de retorno à sociedade e, principalmente, como potencial para a formação de professores mais qualificados. Assim, o Programa NEM articula objetivos mais amplos, construindo uma nova relação da extensão universitária com a formação de professores: uma relação pautada na vontade política e no compromisso de colaborar com a criação de espaços públicos para o ensino de música. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Vânia Beatriz Müller - Coordenador / Paulo Vinícius Rampinelli - Integrante / Adriana Durante - Integrante / Airon Alisson Pereira - Integrante / Rodrigo Cantos - Integrante / Cristiane Müller - Integrante / Gabriela Flor - Integrante / Lucas Moretto Martinez - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2005

    A VIVÊNCIA MUSICAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM OFICINAS DE PERCUSSÃO: UM ESTUDO SOBRE A PERFORMANCE MUSICAL, Descrição: Esta pesquisa teve como cenário as quatro (4) Oficinas de Percussão oferecidas a crianças e adolescentes da comunidade de Florianópolis, SC, como Projeto de Extensão do Núcleo de Educação Musical ? NEM, programa do Departamento de Música, da Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC. Através dela buscou-se descrever, caracterizar e compreender a performance musical infanto-juvenil, para avançar nas reflexões sobre diferentes formas de se relacionar com música, tentando ampliar e aprofundar nossa consciência sobre como realizar uma educação musical crítica e, ao mesmo tempo, pertinente à natureza e cotidianidade de crianças e adolescentes. Na investigação sobre os sentidos que as crianças e adolescentes atribuíam à performance musical, quando freqüentaram as Oficinas de Percussão, de agosto de 2003 a junho de 2005, observamos alternativas de reagir à formalidade, à hierarquia entre as sub áreas do conhecimento musical e, ao status que ele confere na sua apropriação, tomando como foco e valorizando o aspecto vivencial da música ? a performance - pois que é anterior, e eventualmente independe, de saberes sistematizados. Este Estudo de Caso utilizou ferramentas etnográficas na coleta de dados, focalizando as sutilezas e subjetividades dos comportamentos e das relações sociais no âmbito da rotina das oficinas e suas eventuais implicações nas performances musicais entre alunos e professor/a. Os resultados nos instigam a seguir aprofundando teorica e cientificamente as discussões sobre vivência/performance musical e modos alternativos de estar no mundo, não hegemônicos, portanto, sobre a performance musical enquanto evento - social/individual ? que pode, potencialmente, oportunizar a produção de subjetividades. Os dados obtidos apontam que, em alguma medida, a vivência musical valoriza a singularidade e a agência dos sujeitos envolvidos, ao mesmo tempo que amplia a noção de coletividade. Palavras-chave: Performance Musical, Música e Relações Sociais, Música e prod. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vânia Beatriz Müller - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

2º Lugar em Extensão Universitária - Projeto Encontros Musicais do NEM, Pró-Reitoria de Extensão da UDESC.

2003

2º Lugar em Iniciação Científica - Extensão, UDESC.

2000

Troféu Açorianos de Música, Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

1997

Troféu Açorianos de Música, Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes. , Avenida Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, 88035-001 - Florianopolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 33218346, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - 2010

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Outro (especifique) Aluna, Enquadramento Funcional: Aluna

  • 2002 - Atual

    Universidade do Estado de Santa Catarina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 07/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes, Departamento de Música.,Linhas de pesquisa

    • 02/2014

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projetos em Educação Musical I e II

    • 02/2012

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Grupos Musicais I - Percussão, Grupos Musicais III - Percussão, Grupos Musicais II - Percussão

    • 08/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, .,Cargo ou função, Integrante da Comissão TROTE SOLIDÁRIO.

    • 07/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes, Departamento de Música.,Linhas de pesquisa

    • 06/2011

      Direção e administração, Centro de Artes, Departamento de Música.,Cargo ou função, Coordenadora da Área Música no PIBID (CAPES/UDESC).

    • 06/2011

      Outras atividades técnico-científicas , CAPES - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID, CAPES - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID.,Atividade realizada, Coordenadora do Subprojeto Música.

    • 08/2005

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Musical e EscolaII

    • 08/2005

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Grupos Musicais Percussão II

    • 08/2005

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Musical Estágio IV

    • 08/2005

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumento Eletivo II

    • 08/2005

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumento Eletivo Percussão IV

    • 03/2005

      Direção e administração, Centro de Artes, Departamento de Música.,Cargo ou função, Coordenador de Programa - Núcleo de Educação Musical/Programa NEM.

    • 03/2005

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Musical e Escola I

    • 03/2005

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Grupos Musicais I - Percussão

    • 03/2005

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Musical Estágio III

    • 03/2005

      Extensão universitária , Centro de Artes, Departamento de Música.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto de Extensão.

    • 03/2005

      Extensão universitária , Centro de Artes, Departamento de Música.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Programa NEM - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MUSICAL.

    • 02/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão do Centro de Artes/UDESC.

    • 08/2003

      Extensão universitária , Centro de Artes, Departamento de Música.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão.

    • 08/2002

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Musical - Estágio IV

    • 08/2002

      Extensão universitária , Centro de Artes, Departamento de Música.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão.

    • 05/2002

      Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenadora do Laboratório de Ensino em Educação Musical - LEEM.

    • 03/2002

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumento Eletivo Percussão I, II, III, IV

    • 03/2002

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática e Prática de Ensino

    • 07/2012 - 12/2013

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos do Ensino da Arte, Educação Musical e Escola II

    • 10/2011 - 12/2011

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Orientado II

    • 10/2011 - 12/2011

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Orientação do Estágio Curricular Orientado II de Rafael Meksenas, Natascha Kamila Vieira e Herlene de Mattos..

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Conjunto II, Grupos Musicais II - Percussão, Educação Musical e Escola II

    • 08/2011 - 10/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Eleitoral Setorial CEART - Eleição para Reitor.

    • 02/2011 - 07/2011

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Grupos Musicais III - Percussão, Prática de ConjuntoI, Grupos Musicais I Percussão, Educação Musical e Escola I

    • 09/2010 - 07/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, CONSUNI.,Cargo ou função, Representante suplente do CEART no CONSUNI.

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Grupos Musicais I - Percussão, Educação Musical e Escola II, Estudos Temáticos II, Estudos Temáticos IV, Grupos Musicais II - Percussão

    • 05/2005 - 05/2005

      Extensão universitária , Centro de Artes, Departamento de Música.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do III COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DO NEM.

    • 08/2004 - 12/2004

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Educação Musical IV - aluna Maristela Gesser.

    • 08/2004 - 12/2004

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Educação Musical IV - aluno Dalner Barbi.

    • 08/2004 - 12/2004

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Educação Musical IV - aluno Maycon de Souza.

    • 08/2004 - 12/2004

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Educação Musical IV - aluna Flávia Sehbold.

    • 11/2003 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, Departamento de Música.,Cargo ou função, Membro da Comissão do Projeto Político Pedagógico do Centro de Artes.

    • 02/2003 - 11/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, Departamento de Música.,Cargo ou função, Comissão Organizadora do XII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM.

    • 07/2002 - 11/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, Departamento de Música.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Apoio ao Ensino do CEART-UDESC.

    • 10/2004 - 10/2004

      Extensão universitária , Centro de Artes, Departamento de Música.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão.

    • 03/2004 - 07/2004

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Didática e Prática de Ensino Orientado do aluno Fábio Schlösser.

    • 03/2004 - 07/2004

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Didática e Prática de Ensino Orientado do aluno Luciano Cunha.

    • 03/2004 - 07/2004

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Didática e Prática de Ensino Orientado do aluno Leonardo Garcia.

    • 03/2004 - 07/2004

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Didática e Prática de Ensino Orientado do aluno Héber Jerônimo Filho.

    • 08/2003 - 12/2003

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Prática de Ensino Orientado do aluno Fábio Schlösser.

    • 08/2003 - 12/2003

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Prática de ensino orientada do aluno Glauber Sezerino.

    • 08/2003 - 12/2003

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Prática de ensino orientado da aluna Ana Paula Alves.

    • 08/2003 - 12/2003

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Prática de ensino Orientado do Aluno Rafael Gonçalves.

    • 08/2003 - 12/2003

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Orientação em Educação Musical Estágio IV do aluno Rafael Callegari Ramos.

    • 08/2003 - 12/2003

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Orientação em Educação Musial Estágio IV do aluno Émerson Leal.

    • 08/2003 - 12/2003

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Orientação em Educação Musical Estágio IV do aluno Leonardo Garcia.

    • 08/2003 - 12/2003

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Orientação em Educação Musical Estágio IV do aluno Luciano Cunha.

    • 05/2003 - 12/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, Departamento de Música.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reforma Curricular do Curso de Licenciatura em Música.

    • 07/2003 - 11/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, Departamento de Música.,Cargo ou função, Coordenadora do Grupo de Trabalho.

    • 03/2003 - 07/2003

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Orientação em Didática e Prática de Ensino do Aluno João Almir Wendt.

    • 03/2003 - 07/2003

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Didática e Prática de Ensino Orientado do aluno Jonas Silva.

    • 02/2003 - 07/2003

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Flauta Doce I

    • 08/2002 - 12/2002

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Orientação de Estágio em Didática e Prática de Ensino de William Farias.

    • 08/2002 - 12/2002

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Prática de Ensino Orientado do aluno José Messias.

    • 08/2002 - 12/2002

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Orientação em Educação Musical Estágio IV do aluno João Almir Wendt.

    • 08/2002 - 12/2002

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Orientação em Educação MusicalEstágio IV do aluno Jonas Silva.

    • 03/2002 - 07/2002

      Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório

    • 03/2002 - 07/2002

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Orientação em Educação Musical Estágio IV da Aluna Áurea Demaria Silva.

    • 03/2002 - 07/2002

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Orientação em Educação Musical Estágio IV da aluna Jaqueline Rosa.

    • 03/2002 - 07/2002

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Orientação em Educação Musical Estágio IV de Ricardo Fuji.

    • 03/2002 - 07/2002

      Estágios , Centro de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Orientação em Educação Musical Estágio IV de Patrícia Lemes.