Marília Papaléo Fichtner
Marília Papaléo Fichtner é Psicóloga, Professora e Doutora em Letras, área de concentração Teoria da Literatura. Atua em um campo interdisciplinar que relaciona formação de leitores e capacitação de professores às teorias de aprendizagem. Coautora do livro Era uma vez...na escola, formando educadores para formar leitores: prêmio Altamente Recomentdável - Teórico, 2001, da FNLIJ. Membro do Centro de Literatura Interativa da Comunidade, PUCRS (1996-2005): menção honrosa no 9º Concurso de Melhores Programas de Incentivo à Leitura, 2004, da FNLIJ. Coautora do livro Metodologia do ensino de literatura, UCG (2009), citado no Anuario sobre el libro infantil y juvenil 2010 - Fundación SM (p. 92) ( http://cilelij.com/sites/default/files/publicaciones/2010.pdf ).
Professora em nível de Graduação e Pós-Graduação. Coterapeuta em Grupos de Psicoterapia Infantil (1983-1991). Realizou vídeos educativos junto ao Banco Mundial e a Pastoral da Criança em nível de marketing social (1991-1995). Palestrante e assessora pedagógica da Editora Saraiva (2009-2011). Formadora de mediadores de leitura junto a Biblioteca Municipal João Palma da Silva em convênio com a Secretaria de Cultura-Canoas/PROLER-MinC (2013-2016). Avaliadora do Prêmio RBS de Educação com foco na mediação de leitura (2013 - 2017). Participou da Comissão Julgadora do Prêmio Sylvia Orthof, categoria Literatura Infantil do Prêmio Literário Biblioteca Nacional (2021). Atualmente coordena e trabalha no Consultório da Leitura, que foca as relações entre leitura e produção textual a partir de um olhar que contempla o desenvolvimento infantojuvenil e as dificuldades de aprendizagem. Autora da disciplina de Psicologia da Aprendizagem do curso de Pedagogia à Distância (EAD) do Centro Universitário La Salle/Canoas (material produzido em 2017-2018). Coautora da disciplina Metodologia da Educação Infantil II (4 a 5 anos) do curso de Pedagogia à Distância (EAD) do Centro Universitário La Salle/Canoas (material produzido em 2019). No mesmo Centro Universitário, gravação de vídeos educativos de diversas disciplinas.
Informações coletadas do Lattes em 17/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Lingüística e Letras
2001 - 2005
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A leitura literária e o despertar da autorreflexividade na formação do leitor
Vera Teixeira de Aguiar. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Leitura formação do leitor; Oralidade e escrita; Capacitação do professor; Interação texto-leitor; Literatura; Livro didático. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Educação. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem. Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Mestrado em Lingüística e Letras
1997 - 1999
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A caixa de concretizações: uma proposta que visa promover a interação texto-leitor, Ano de Obtenção: 1999
Vera Teixeira de Aguiar.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: díade mãe-filho; Desenvolvimento infantil e leitura; Aprendizagem escolar; Ensino de literatura; Imaginação infantil; Jogo simbólico. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem. Setores de atividade: Educação; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Graduação em Psicologia
1989 - 1997
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: O fantasma e o tricô da bruxa como instrumentos para a exploração do mundo infantil a partir de técnicas expressivas inspiradas nos testes projetivos e na experiência estética
Orientador: Maria da Graça Raymundo
Graduação em Licenciatura em Letras
1978 - 1982
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A estrutura social e gramatical da fofoca
Orientador: Ligia Averbuck
Formação complementar
2015 - 2015
Território Leitor - XVI Encontro Nacional do PROLER. (Carga horária: 12h). , Ministério da Cultura, MINC, Brasil.
2014 - 2014
Literatura da Periferia. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Cultura de Canoas - Biblioteca Municipal João Palma da Silva, SCC, Brasil.
1983 - 1983
Extensão universitária. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1981 - 1981
Extensão universitária. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Formação de professores.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Mediação de Leitura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Organização de eventos
FICHTNER, M. P. ; MELLO, J. ; PARZYCH, F. A. . Um Novo Olhar Sobre a Prática: em busca de um saber interdisicplinar. 2015. (Outro).
Participação em eventos
Território Leitor - Seminário Internacional do Livro, Leitura e Bibliotecas. 2016. (Seminário).
XIII Seminário Nacional de Literatura e História - Cidade e Sertão na Literatura e na História - Cidade e Sertão na Literatura e na História brasileira, Homenagem a Machado de Assis e Guimarães Rosa.A ficção de Machado de Assis. 2008. (Seminário).
XIII Seninário nacional de Literatura e História - Cidade e Sertão na Literatura e na História Brasileira Homenagem a Machado de Assis e Guimarães Rosa.Comunicação. 2008. (Seminário).
VI Encontro Estadual de Educação Infantil Campus ULBRA.Infância que nos escapa. 2006. (Encontro).
2 poliemcurso, "desafio de ensinar".Pesquisa em leitura. 2005. (Encontro).
Leitura e cultura portuguesa na escola.Lietura e cultura portuguesa na escola: como formar leitores. 2005. (Outra).
Seminário de Educação, Imaginação e Linguagens Artístico-Culturais.O fingir dos objetos transicionais e a leitura de poemas na educação infantil. 2005. (Seminário).
Formação de Educadores Sociais.Incentivo à leitura/gostar de ler. 2004. (Oficina).
Travessias: o leitor, a leitura e a literatura.A leitura de textos poéticos e a representação de um mundo que balança, mas não cai. 2004. (Simpósio).
XII Seminário Estadual de Língua Portuguesa e Literatura Rio-Grandense e VII Fórum de Educação.Leitura e formação do leitor. 2004. (Seminário).
6ENCONTRO NACIONAL DE ACERVOS LITERÁRIOS BRASILEIROS.6 ENCONTRO NACIONAL DE ACERVOS LITERÁRIOS BRASILEIROS. 2003. (Encontro).
¨Os Sertões¨ & o ensaio no Brasil.IV Fórum de Literatura Brasileira. 2002. (Simpósio).
A Pós-Graduação em Letras e Lingüística no Brasil: Memórias e projeções.XVII ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL. 2002. (Encontro).
I Encontro sobre espaço e linguagem, modernidade e modernismo no Brasil.I Encontro sobre espaço e linguagem, modernidade e modernismo no Brasil. 2001. (Encontro).
IV Seminário Internacional de História da Literatura.IV Seminário Internacional de História da Literatura. 2001. (Seminário).
II Seminário Internacioanl em Educação.A teoria das inteligências múltiplas. 1997. (Seminário).
II Seminário Internacional de História da literatura.II Seminário Internacional de História da Literatura. 1997. (Seminário).
1OSALI, Oficina Sinodal para autores de Literatura Infantil.1 Oficina SINODAL para autores de literatura infantil. 1996. (Oficina).
Contação de histórias e práticas leitoras.Contos, Lendas e Fábulas. 1996. (Oficina).
1 Simpósio Latino-Americano de Psiquiatria.1 Simpósio Latino-Americano da Associação Internacioanl de Psiquiatria Infantil, Adolescência e Profissões Afins e da Associação Internacional de Psiquiatria do Bebê e Discipliunas Afins. 1988. (Simpósio).
VI Jornada Sulbrasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil.VI Jornada Sulbrasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil. 1987. (Outra).
III Jornada Sulbrasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil.III Jornada Sulbrasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil. 1984. (Outra).
VII Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil. VII Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil. 1983. (Congresso).
VII Semana de Estudos da ABENEPI- Capítulo Gaúcho.VII Semana de Estudos da ABENEPI - Capítulo Gaúcho e Pré-Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil. 1983. (Encontro).
1 Seminário Sul Brasileiro sobre Distúrbios da Aprendizagem Escolar e da Conduta na Criança.1 Seminário Sul Brasileiro sobre Distúrbios da Aprendizagem Escolar e da Conduta na Criança. 1982. (Seminário).
Arte na Educação.Arte na Educação. 1981. (Outra).
O atual romance latino-americano.¨Atual Romance Latino-Americano¨. 1977. (Seminário).
Participação em bancas
FICHTNER, M. P.; GUEDES, D. P. C.; BRIGGMANN, D. A. P.; SIMOES, D. J.;FICHTNER, M. P.. O "nheênheênheê gramatical" como entave ao letramento nas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. Dissertação (Mestrado em PPG-Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
FICHTNER, M. P.. Prêmio RBS de Educação. 2017. Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.
FICHTNER, M. P.. Prêmio RBS de Educação. 2016. Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.
FICHTNER, M. P.. Prêmio RBS de Educação. 2015. Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.
FICHTNER, M. P.. Prêmio RBS de Educação. 2014. Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.
FICHTNER, M. P.. Prêmio RBS de Educação. 2013. Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.
FICHTNER, M. P.; GONZAGA, S.; PINHEIRO, M.. 17º Edição do Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil - Categoria Infantil e Infantojuvenil. 2010. Coordenação do Livro e Literatura da Secretaria de Cultura de POA.
FICHTNER, M. P.; GUEDES, P. C.. Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos - ENCEJA. 2007. Fundação CESGRANRIO.
FICHTNER, M. P.; AGUIAR, V. T.; PAIVA, A.. Avaliação e seleção de obras de literatura: composição de acervo para escolas públicas das áreas finais do Ensino Fundamental. 2006. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE.
Produções bibliográficas
-
FICHTNER, M. P. . A ¨Caixa de Concretizações¨: uma proposta lúdica de interação texto/leitor à luz da psicologia da imaginação. Nonada Letras Em Revista , Porto Alegre-RS, v. 3, n.4, p. 11-42, 2000.
-
FICHTNER, M. P. . A leitura de textos poéticos à luz da psicologia da imaginação. Revista da ANPOLL , São Paulo, v. 9, n.p.1-296, p. 119-154, 2000.
-
FICHTNER, M. P. ; MELLO, J. ; HENKE, C. . A Grande Cenoura. 1º. ed. Guaíba: Palavreado, 2023. v. 1.000. 32p .
-
FICHTNER, M. P. ; MELLO, J. ; PARZYCH, F. A. . Um mundo melhor, coisas que você precisa saber urgente. 1. ed. Curitiba: Admirável Desígnio Edições, 2016. v. 1. 18p .
-
FICHTNER, M. P. ; MELLO, J. ; CONSONI, P. . A cartola do velho mágico. 1. ed. Erechim: São Cristóvão, 2015. v. 1. 28p .
-
FICHTNER, M. P. ; Elizabeth Brose . Metodologia do ensino de literatura, do olhar adulto ao olhar infantil. 1. ed. Goiás: Universidade Católica de Goiás - UCG, 2009. v. 1.500. 101p .
-
FICHTNER, M. P. ; ORG, R. Z. . Machado de Assis mais do que sonha a filosofia em nossa descida ao inferno. In: Machado de Assis & Guimarães Rosa, da criação artística à criação literária. 1. ed. Erechim: Edelbra, 2008. v. 1. 415p .
-
FICHTNER, M. P. ; COORDENAÇÃO, V. T. A. ; BARCO, F. L. M. ; RÊGO, Z. L. G. P. . Era uma vez na escola, formando educadores para formar leitores. 3. ed. Belo Horizonte: Formato, 2001. v. 1. 186p .
-
FICHTNER, M. P. ; NUNES, A. S. . O tricô da bruxa. 1. ed. São Leopoldo: Sinodal, 1996. v. 1. 20p .
-
FICHTNER, M. P. ; NUNES, A. S. . O fantasma. 1. ed. São Leopoldo: Sinodal, 1996. v. 1. 16p .
-
FICHTNER, M. P. ; ORG, A. A. P. M. ; ORG, V. T. A. . A leitura de textos poéticos e a representação de um mundo que balança, mas não cai. In: Vera Teixeira de Aguiar; Alice Áurea`Penteado Martha. (Org.). Territórios da leitura, da literatura aos leitores. 1ed.Assis/SP: Cultura Acadêmica; ANEP, 2006, v. /, p. 221-235.
-
FICHTNER, M. P. . Os sertões: memória, imagem e representação visual. In: Gínia Maria Gomes. (Org.). Euclides da Cunha Literatura e história. 1ed.Porto Alegre: UFRGS, 2005, v. , p. 247-256.
-
FICHTNER, M. P. . A leitura de textos poéticos, os mapas que criamos em nossas mentes e a geografia do mundo. In: João Luís C. T. Ceccantini. (Org.). Leitura e literatura infanto-juvenil. 1ed.São Paulo - Assis: Acadêmica- Anep, 2004, v. 1, p. 255-268.
-
FICHTNER, M. P. . A construção de um modelo narrativo autobiográfico no jogo da criança com o texto literário. Projeto, Revista de Educação: Leitura, Porto Alegre, , v. 6, p. 30 - 34, 01 maio 2002.
-
FICHTNER, M. P. . O fingir dos objetos transicionais e a leitura de poemas e contos populares na Educação Infantil. In: Seminário de Educação, Imaginação e Linguagesn Artístico-Culturais, 2005, Criciúma. Seminário de Educação, Imaginação e Linguagens Artístico-Culturais, 2005.
-
FICHTNER, M. P. . A obra de Marcel Proust e o contato com um corpo grotesco. In: Jornada de Qualificação de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, 2003, Porto Alegre, 2003.
-
FICHTNER, M. P. . Machado de Assis mais do que sonha a filosofia em nossa descida ao inferno. In: V Seminário Internacional de História da Literatura, 2003, Porto Alegre, 2003.
-
FICHTNER, M. P. . A leitura de textos poéticos e a representação de um mundo que balança, mas não cai.. In: IX Congresso Internacional da ABRALIC, 2004, Porto Alegre. Resumo, 2004.
-
FICHTNER, M. P. . A ¨Caixa de concretizações¨: uma proposta que visa a desenvolver jogos e experiências que promovam a interação texto-leitor. In: XVII Encontro Nacional da Anpoll, 2002, Gramado. XVII Encontro Nacional da Anpoll, A Pós-Graduação em Letras e Lingüística no Brasil:Memórias e Projeções. Porto Alegre: Capes, CNPq, Fapergs, UFRGS, 2002. v. 31. p. 254-255.
-
FICHTNER, M. P. . ¨Os Sertões¨: memória, imagem, representação visual. In: IV FÓRUM DE LITERATURA BRASILEIRA, ¨Os Sertões¨ & O Ensaio no Brasil, 2002, Porto Alegre. IV FÓRUM DE LITERATURA BRASILEIRA, ¨Os Sertões & O Ensaio no Brasil. Porto Alegre: UFRGS, 2002. v. /. p. 16-17.
-
FICHTNER, M. P. ; FICHTNER, M. P. . A Leitura como ferramenta de humanização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FICHTNER, M. P. . A Leitura Literária: entre a oralidade, a teia global, o hipertexto e os games. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FICHTNER, M. P. ; COORDENADORA, M. O. . Práticas de mediação de leitura no Projeto Leitura nas Praças. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FICHTNER, M. P. ; OLIVEIRA, M. . As Práticas de Leitura e as etapas da mediação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FICHTNER, M. P. ; OLIVEIRA, M. . O desafio de formar leitores: bibliotecas e projetos de leitura para públicos-nicho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FICHTNER, M. P. . A mediação de leitura através do olhar do escritor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FICHTNER, M. P. . O fingir dos objetos transicioanis e a leitura de poemas e contos populares na Educação Infantil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
FICHTNER, M. P. . O velho que trazia o noite. 1998.
FICHTNER, M. P. ; URBIM, A. ; BORTOLANZA, F. ; BECKER, F. ; CHAGAS, A. ; PIRES, V. ; CHARAO, A. P. . 5º Prêmio RBS de Educação - Comissão Julgadora Categorias. 2017.
FICHTNER, M. P. . Mediadores de leitura em aula inaugural. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
OLIVEIRA, M. ; FICHTNER, M. P. ; WELLER, D. . Projeto de Mediadores de Leitura alcança mais de dez mil pessoas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
FICHTNER, M. P. . Oficina para Professores de Língua Portuguesa. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
FICHTNER, M. P. ; MELLO, J. . Dia Mundial do Livro - Maratona do Autor Presente. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
FICHTNER, M. P. ; SEBEN, P. ; MELLO, J. ; MANGANELLI, E. . Construção da autoimagem é tema de encontro direcionado a educadores, bibliotecários e contadores de histórias. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
FICHTNER, M. P. ; WOLFFENBUTTEL, C. R. ; MONTENEGRO, A. C. A. U. . Momento de reflexão e arte em Montenegro - O que é cultura e o papel da arte na sociedade. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
FICHTNER, M. P. . 2ª Encontro de Educação Musical de POA e 1º Encontro de Educação Musical do RS. 2011.
FICHTNER, M. P. . Ano letivo de 2011 da Escola Milton Pacheco inicia com atrativos.. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
FICHTNER, M. P. . Grupos dinamizadores discutem a importância da leitura. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
FICHTNER, M. P. ; CHARAO, A. P. ; DIDONE, J. . Clube da Leitura é apresentado na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
FICHTNER, M. P. ; BROSE, E. . Prateleira: Metodologia do Ensino da Literatura, do olhar adulto ao olhar infantil. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
FICHTNER, M. P. ; BROSE, E. . Anuario sobre el libro infantil y juvenil 2010 - Fundación SM. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
FICHTNER, M. P. . Encontro de professores discute possibilidades de práticas leitoras. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
FICHTNER, M. P. . Professores lotam o salão paroquial na abertura do ano letivo. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
FICHTNER, M. P. . A Nova Ortografia no Cotidiano Escolar. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
FICHTNER, M. P. . Professores debatem literatura infantil. 2008. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
FICHTNER, M. P. ; SELIGMAN, F. . Cineastas gaúchos no combate à malária. 1991. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
FICHTNER, M. P. . A descoberta do meioambiente através dos modos de percepção da arte e da ciência. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FICHTNER, M. P. . Paisagens museológicas: leituras do conto Patinho feio tendo em vista a relação homem-natureza a partir da estética do sublime e do pitoresco. 2006. (Palestra).
FICHTNER, M. P. . A hora de dormir: histórias ouvidas entre o sono e a vigília. 2006. (Mesa-redonda: Quartos de infância: a literatura afro-brasileira, da memória à sala de aula).
FICHTNER, M. P. . Sessão Os Sujeitor da Educação no XVII Salão de Iniciação Científica, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa - PROPESQ na UFRGS. 2005. (Comissão Julgadora).
FICHTNER, M. P. ; TEATRAL, M. H. L. D. ; ATOR, S. L. . Solos em cena. 2000 (Memória cultural (documentação teatral): registro de cena e texto).
FICHTNER, M. P. ; TEATRAL, M. H. L. D. . Kalldewey, a farsa do convidado obsceno. 1992 (Memória cultural (documentação teatral): registro de cena e texto).
FICHTNER, M. P. ; TEATRAL, M. H. L. D. . Partituras, um exercício de teatro. 1989 (Memória cultural (documentação teatral): registro de cena e texto).
FICHTNER, M. P. ; TEATRAL, M. H. L. D. . Império da Cobiça. 1987 (Memória cultural (documentação teatral): registro de cena e texto).
FICHTNER, M. P. ; TEATRAL, M. H. L. D. . Crônica de uma cidade pequena. 1984 (Memória cultural (documentação teatral): registro de cena e texto).
FICHTNER, M. P. . O fingir dos objetos transicionais e a leitura de poemas na educação infantil. 2005 (palestra) .
FICHTNER, M. P. . Leitura e cultura portuguesa na escola: como formar leitores. 2005 (curso) .
FICHTNER, M. P. . Leitura e pesquisa. 2005 (Palestra) .
FICHTNER, M. P. . Incentivo a leitura/gostar de ler. 2004 (curso) .
FICHTNER, M. P. ; COORDENADORA, V. T. A. . Oficinas de leitura no CLIC: a formação de educadores para formar leitores. 2003 (pesquisadora) .
FICHTNER, M. P. ; COORDENADORA, V. T. A. . Literatura e cognição: uma proposta de formação inicial e continuada de professores de Letras. 2002 (pesquisadora) .
FICHTNER, M. P. . A ¨Caixa de concretizações¨: uma proposta que visa a desenvolver jogos e experiências que promovam a interação texto-leitor. 2002 (Comunicação) .
FICHTNER, M. P. . ¨Os Sertões¨: memória, imagem, representação visual. 2002 (Comunicação) .
FICHTNER, M. P. . Leitura e desenvolvimento infantil. 2002 (Palestra) .
FICHTNER, M. P. ; COORDENAÇÃO, V. T. A. . Literatura e cognição: uma proposta de formação inicial e continuada dos professores de Letras. 2001 (pesquisadora) .
FICHTNER, M. P. . Análise de livros didáticos. 2001 (curso- professora) .
FICHTNER, M. P. ; COORDENAÇÃO, V. T. A. . Metodologia no ensino de literatura. 2001 (Oficina) .
FICHTNER, M. P. . Leitura e desenvolvimento infanto-juvenil. 2001 (Oficina) .
FICHTNER, M. P. . Viajando com a poesia infanto-juvenil. 2001 (Oficina) .
FICHTNER, M. P. . Curso de Formação de Contadores de História - PROLER. 2001 (Curso- professora) .
FICHTNER, M. P. ; AGUIAR, V. T. . A leitura literária concretizada na linguagem virtual. 2001 (Tema livre) .
FICHTNER, M. P. ; COORDENADORA, V. T. A. . Literatura e cognição: uma proposta de formação inicial e continuada dos professores de Letras. 2000 (pesquisadora) .
FICHTNER, M. P. . Oficina de Literatura Infantil. 2000 (Oficina) .
FICHTNER, M. P. ; COORDENAÇÃO, V. T. A. . Poesia no CLIC: a leitura do texto poético e a mediação do computador. 2000 (Oficina) .
FICHTNER, M. P. ; COORDENADORA, V. T. A. . Atividades práticas em leitura, poesia e informática. 2000 (Palestra) .
FICHTNER, M. P. . Descobrindo o leitor. 2000 (Oficina) .
FICHTNER, M. P. . A leitura de textos poéticos à luz da psicologia da imaginação. 2000 (Oficina) .
FICHTNER, M. P. ; COORDENADORA, V. T. A. . Literatura e cognição - uma proposta de formação inicial e continuada para o professor. 1999 (pesquisadora) .
FICHTNER, M. P. . Viajando com a poesia infantil. 1999 (Oficina) .
FICHTNER, M. P. . O livro como objeto lúdico. 1999 (Oficina) .
FICHTNER, M. P. ; COORDENADORA, V. T. A. . Poesia e cognição - uma experiência de ensino de 1 grau para alunos do curso de Licenciatura em Letras da PUCRS. 1998 (Programa de Apoio à Integração Graduação/Pós-Graduação - PROIN) .
FICHTNER, M. P. . Oficina de leitura e criação textual em diferentes linguagens como produção de sentido e construção de conhecimento - PROLER/PUCRS. 1997 (Relatório de pesquisa) .
FICHTNER, M. P. . A leitura e o desenvolvimento infanto-juvenil. 1997 (Relatora) .
FICHTNER, M. P. . O espaço privado do imaginário. 1997 (Tema livre) .
FICHTNER, M. P. . A criança. Quem ela é? O imaginário infantil e a importância do livro no seu desenvolvimento. 1996 (Palestra) .
FICHTNER, M. P. . Oficina de leitura e produção textual em diferentes linguagens - PROLER/PUCRS. 1996 (Relatório de pesquisa) .
FICHTNER, M. P. ; COORDENADOR, D. B. . ¨Promoção da Saúde¨, composto por vídeo, cartilha e história em quadrinhos para prevenção do alcoolismo. 1995 (Educação para a Saúde, coordenação e revisão dos materiais produzidos) .
FICHTNER, M. P. ; COORDENADOR, D. B. ; PEDAGOGA, M. M. ; GERAL, Z. A. N. C. . ¨Educação Essencial¨, composto por um material de três vídeos com a seguinte temática geral: A Família e a Comunidade ajudando no desenvolvimento da criança (1- Desenvolvimento; 2- Linguagem; 3- Aprendizagem). 1994 (Video Educativo, assistente de direção) .
FICHTNER, M. P. ; COORDENADOR, D. B. . ¨Proteção,um ato de amor¨ (acidentes na infância). 1993 (Vídeo educativo,assessoria psicopedagógica) .
FICHTNER, M. P. ; COORDENADOR, D. B. ; GERAL, Z. A. N. C. . ¨Cinco ações básicas¨ , composto por um material de cinco vídeos (1-Cuidando da gestante; 2- Aleitamento materno; 3- Dia da pesagem; 4- Vacinar é preciso; 5- Salvando vidas com o soro oral. 1992 (Vídeo educativo, testes psicopedagógicos de percepção) .
FICHTNER, M. P. ; BOIANOVSKY, D. ; SELIGMAN, F. ; SOUZA, C. A. C. ; GUERRA, O. . Era uma vez o paludismo. 1990 (Video Educativo, Pesquisa de percepção (aspectos da psicologia individual da comunicação)) .
FICHTNER, M. P. ; PROFESSORA, G. K. R. . Psicolingüística. 1982 (Monitoria acadêmica) .
Prêmios
2009
Mérito Editorial - Metodologia do ensino da literatura, do olhar adulto ao olhar infantil, Universidade Católica de Goiás - UCG.
2006
Menção Altamente Recomendável - Teórico / Territórios da Leitura, da literatura aos leitores, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ.
2004
9 Concurso FNLIJ, Os melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Joves de todo o Brasil, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ.
2001
Menção Altamente Recomendável - Teórico/ Era uma vez na escola, formando educadores para formar leitores), Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Consultório da Leitura, Zona Sul. , Rua Vicente Failace, Tristeza, 91900270 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 999221892
Experiência profissional
2015 - Atual
Consultório da LeituraVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga e professora, Carga horária: 20
Outras informações:
O trabalho foca as relações entre leitura e produção textual a partir de um olhar que contempla o desenvolvimento infantojuvenil e as dificuldades de aprendizagem.
2021 - 2021
Fundação Biblioteca NacionalVínculo: Avaliadora de Prêmio Literário, Enquadramento Funcional: Autônoma, Carga horária: 12
Outras informações:
Participação na Comissão Julgadora do Prêmio Sylvia Orthof , categoria Literatura Infantil do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2021.
2017 - Atual
Universidade La Salle - CanoasVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Autora disciplina EAD - Psicol. Aprendizagem, Carga horária: 8
Outras informações:
Autora da disciplina de Psicologia da Aprendizagem do curso de Graduação de Pedagogia à Distância - EAD. O material é composto de um livro com 4 unidades e 4 vídeos e exercícios para cada unidade do livro.
2013 - 2017
Fundação Maurício Sirotsky SobrinhoVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Avaliadora Prêmio RBS/ Mediação de Leitura, Carga horária: 8
Outras informações:
Avaliadora do Prêmio RBS de Educação. Foco: Mediação de Leitura (Escola Pública e Privada). Coordenação técnica: Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - Cenpec.
2012 - Atual
LM Cultural EventosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Projetos Culturais e Mediação de Leitura, Carga horária: 8
Outras informações:
Responsável pela elaboração de projetos culturais, projetos pedagógicos, formação de professores e de mediadores de leitura.
2016 - 2020
ABLUMI - Biblioteca Lucília Minssen - Casa de Cultura Mário QuintanaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Proponente e gestora de Projetos de Leitura, Carga horária: 6
Outras informações:
Projetos em andamento:
Projeto Era uma vez.. Tem por objetivo contemplar a participação de artistas e contadores de histórias do Estado do Rio Grande do Sul e de outras regiões do País. Foco: apresentar histórias da tradição oral, cruzando-as com o acervo da literatura infantojuvenil. As apresentações ocorrerem na Sala Lili Inventa o Mundo, promovendo a mediação de leitura e a formação de leitores. O público-alvo - composto por crianças de 2 a 10 anos e seus familiares -, assiste contações de histórias aos sábados e domingos, das 15 às 16 horas, com lotação para 80 espectadores. O Projeto e sua agenda fazem parte da divulgação oficial da Biblioteca Lucília Minssen que ocorre todo mês via email e através do site da Casa de Cultura Mário Quintana.
2016 - 2016
Secretaria de Cultura de Canoas - Biblioteca João palma da SilvaVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Formadora de Mediadores de Leitura-PROLER, Carga horária: 8
Outras informações:
Projeto Leitura nas Praças:
Uma parceria entre A Secretaria de Cultura de Canoas e o PROLER/Canoas, com coordenação geral de Miriam Oliveira. Teve por objetivo formar e ampliar redes leitoras, relacionando o bairro, a escola e a comunidade. O Projeto atingiu aproximadamente 17 mil pessoas.
2013 - 2015
Secretaria de Cultura de Canoas - Biblioteca João palma da SilvaVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Formadora de Mediadores de Leitura-PROLER, Carga horária: 8
Outras informações:
Projeto Cidadania e Leitura:
uma parceria entre a Secretaria de Cultura de Canoas e o Ministério da Cultura - MinC, com coordenação geral de Miriam Oliveira. O grupo foi composto por 40 mediadores que atuaram em bibliotecas comunitárias, escolas, asilos, praças, etc. O Projeto atingiu aproximadamente de 48 mil pessoas.
2014 - 2016
Secretaria de Educação - CanoasVínculo: Parceria - Projeto Educativo, Enquadramento Funcional: Gestora do Projeto Mais Cultura na Educação, Carga horária: 8
Outras informações:
Proponente e gestora do Projeto Mais Cultura na Educação, fruto da parceria entre o Ministério da Cultura - MinC, a Secretaria de Educação de Canoas, a LM Cultural Eventos e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Farroupilha/Canoas.
2013 - 2014
Instituto Brasileiro de Edições PedagógicasVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Assessora pedagógica, Carga horária: 4
2009 - 2011
Saraiva S/A Livreiros EditoresVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Palestrante e assessora pedagógica, Carga horária: 40
2006 - 2008
Edições SMVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 4
Outras informações:
Assessora pedagógica de livros didáticos: AJ-Aprender Juntos (Ensino Fundamental) e Projeto PAI, Pensamento, Ação, Inteligência (Educação Infantil)
Atividades
-
12/2006 - 05/2008
Serviços técnicos especializados , Edições SM.Serviço realizado, Assessoria pedagógica de livros didáticos: AJ - Aprender Juntos (Ensino Fundamental) e Projeto PAI, Pensamento, Ação e Inteligência (Educação Infantil e Ensino Fundamental).
2008 - 2010
Instituto de Letras da UFRGSVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professora em nível de Pós-Graduação, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora de Literatura Infantil no Instituto de Letras da UFRGS em Nível de Pós-Graduação na Especialização em Literatura Brasileira.
2009 - 2009
Programa de pós-graduação em Educação - FACED/UFRGSVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 3
Outras informações:
Foi ministrada a disciplina Diálogos e mediação, perspectivas da Teoria da Ação Comunicativa na Educação Infantil, com duração de 30 horas.
2007 - 2008
FACED-UFRGS, colaboradora disc. Infância(s) de 0 a 10 anos, Leni DornellesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Atividades
-
08/2007
Ensino, Educação Infantil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Infâncias de 0 a 10 anos
2005 - 2006
Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2005
Ensino, Educação Infantil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EDU 03015 - Prática e Análise da Prática na Educação Infantil, EDU 03014 - Leitura e Literatura para a criança de 0 a 6 anos
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Programa de Pós Graduação da Universidade Federal, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução aos Estudos sobre Infância
2000 - 2007
Faculdade Cenesista de Osório - LetrasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministradas em nível de Graduação as seguintes Disciplinas:
Psicologia da Educação I
Psicologia da Educação II
Ministrada em nível de Pós-Graduação:
Novos textos, novas vozes da literatura infantil
2006 - 2006
CEALE, Avaliação e seleção de obras Lit. : comp. acervos escolas públicasVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: parecerista, Carga horária: 20
Atividades
-
09/2006 - 11/2006
Serviços técnicos especializados , CEALE.Serviço realizado, Parecerista - "Avaliação e seleção de Obras de Literatura: composição de acervos para escolas públicas das áreas finais do Ensino Fundamental.
2007 - 2008
Fundação CesgranrioVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: livre, coordenação de Paulo Coimbra Guedes, Carga horária: 12
Atividades
-
12/2007 - 01/2008
Serviços técnicos especializados , Fundação CESGRANRIO.Serviço realizado, Correção de provas do ENCEJA - Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos sob coordenação de Paulo Coimbra Guedes - RS.
1990 - 1995
David Boianovsky ConsultoriasVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Assessoria - percepção transcultural, Carga horária: 10
Outras informações:
Com trabalho de marketing social realizado junto ao Banco Mundial em São Tomé e Príncipe, África - 1991.
Atividades
-
01/1990 - 12/1995
Serviços técnicos especializados , Programas Em Iec Informação Educação e Comunicação, Pesquisa de Percepção Individual.Serviço realizado, Vídeos educativos em projetos de saúde pública e educação à distância.
1983 - 1990
Clínica Médico Pedagógica de Porto AlegreVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicopedagoga e coterapeuta, Carga horária: 30
Outras informações:
Neste período realizei trabalhos em grupoterapia, psicoterapia infantil e psicopedagogia terapêutica
1983 - 1985
Clínica Médico Pedagógica de Porto AlegreVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professora e psicopedagoga, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1983 - 12/1990
Serviços técnicos especializados , Clínica Particular Sob Direção de Nilo H H Fichtner, Clínica Particular Consultório.Serviço realizado, Trabalhos em coterapia em grupos de psicoterapia infantil.
-
02/1983 - 11/1985
Estágios , Clínica Particular Sob Direção de Nilo H H Fichtner, Unidade de Atividades Grupais.Estágio realizado, Estágio em psicopedagogia terapêurica.
-
01/1983 - 11/1985
Serviços técnicos especializados , Clinica Particular, Atividades Em Grupos Recreativos e Terapêuticos.Serviço realizado, Psicopedagogia terapêutica.
1980 - 1980
Mpm Propaganda S AVínculo: Estagio em publicidade, Enquadramento Funcional: Redatora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Trabalho de redação de propagandas, projetos institucionais, audio-visuais
Atividades
-
07/1980 - 10/1980
Estágios , Equipe de Criação, Redação.Estágio realizado, Convênio entre Centro de Integração Empresa-Escola - CIE-E e MPM Propaganda S/A, Instituição de ensino UFRGS.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marília Papaléo Fichtner e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?