Marcus Vinícius Alves de Carvalho
Executivo com significativa experiência em empresas do segmento de Mineração, Construção Civil e Agronegócio nas áreas administrativa, auditoria, qualidade, gestão de processos e controladoria, estruturação e reestruturação de departamentos e processos, com expertise em melhoria contínua, metodologias ágeis, transformação digital e foco em resultados. Experiência em toda rotina operacional e administrativa de PME?s, dos segmentos de Varejo, Tecnologia e Automação, Agronegócio, Mineração e Construção Civil, gestão orçamentária e planejamento estratégico. Atuação com rotinas administrativas, vendas, gestão de pessoas, implantação de atividades e sistemas, criação de departamento de auditoria e melhoria contínua, reestruturação de processos, controles e sistema de gestão, criação de departamento de controladoria, reestruturação da qualidade, gestão ambiental, TI e Desenvolvimento de Sistemas. Vivência na certificação de empresas em normas da qualidade (SGQ), mapeamento e construção de políticas e procedimentos, gestão de não-conformidades, realização de auditorias internas, elaboração e revisão orçamentária - DRE, gestão de metas, controle de limites de custos/despesas, projetos de desenvolvimento e implementação de sistemas, construção de planejamento estratégico e formulação de sistemas de gestão (análise crítica), gestão de projetos, riscos, negociação com fornecedores, suporte a usuários e clientes, criação e análise de indicadores. Amplo conhecimento em construção e melhoria de processos, como: compras, faturamento, financeiro, contabilidade, rh, comercial, qualidade e marketing, controle de projetos, gestão de equipes, planejamento e realização de auditorias, gestão da qualidade e sistemas de gestão. Certificação: SGQ. Habilidade em organizar, transmitir e assimilar conhecimento, liderar e capacitar equipes multifuncionais, criar novas áreas e atividades, planejar e desenvolver projetos. Capacidade de pensar de forma analítica e estratégica, com habilidade para liderança situacional, comunicação e adaptabilidade a novos ambientes.
Informações coletadas do Lattes em 26/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em MBA - Controladoria e Finanças
2014 - 2015
Universidade Federal de São João Del-Rei
Título: Implantação da Melhoria Contínua em um Grupo Empresarial
Orientador: Saulo Cardoso Maia
Graduação em Gestão Comercial
2012 - 2013
Centro Universitário de Lavras
Título: Projeto Solidário Unilavras 2013/2 ? Famílias necessitadas de Lavras.
Orientador: Kelly Aparecida Torres
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Melhoria Contínua.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Controladoria.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Auditoria.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Sistema de Gestão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Qualidade.
Participação em eventos
IV Mostra de Produção Científica do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN. Avaliador ad hoc. 2019. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
CARVALHO, M. V. A. ; MAIA, S. C. . Implantação da Melhoria Contínua em um Grupo Empresarial do Agronegócio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Prêmios
2014
Mérito Acadêmico - Graduação em Gestão Comercial, Centro Universitário de Lavras.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Grupo SN. , Rua Mamante Vitorino, Aquenta Sol, 37200000 - Lavras, MG - Brasil, Telefone: (35) 38216080
Experiência profissional
2014 - 2015
Automatiza Tecnologia e Automação Ltda.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Administrativo, Carga horária: 44
Outras informações:
Empresa no segmento de Tecnologia e Automação. Supervisor Administrativo (01/2014 - 01/2015) Estagiário Administrativo (03/2013 - 12/2013) ● Reporte ao Diretor Administrativo. ● Supervisão dos setores Administrativo e Vendas: gestão de pessoas, base de conhecimentos e contratos, atendimento a clientes, marketing e prospecção de novos clientes, apoio na implantação de sistema no cliente, análise de indicadores de suporte técnico, apoio na estruturação e no controle de projetos. Principais Projetos e Resultados: ● Implantação da Gestão de Help Desk (relacionamento com clientes) - criação, controle e análise da Gestão de Conhecimentos (Interna e FAQ) e do registro/gerenciamento dos Atendimentos. ● Estruturação do Departamento de Vendas (estratégias e operação). ● Mapeamento e Elaboração de ações para atração de novos clientes. ● Recrutamento, Seleção e Treinamento de Pessoal. ● Emissão de notas fiscais, criação de relatórios gerenciais e documentos internos. ● Gerenciamento das ferramentas virtuais: mySuite (comunicação interna e externa, organização de capital intelectual, padronização de tarefas e melhoria de processos internos) e Sisponto RH (controle de ponto). ● Reestruturação da gestão administrativa.
2013 - 2014
Automatiza Tecnologia e Automação Ltda.Vínculo: Estágio Remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário Administrativo, Carga horária: 30
2012 - 2013
Casa da Embalagem LavrasVínculo: Meio Período, Enquadramento Funcional: Auxiliar Financeiro, Carga horária: 30
Outras informações:
Acertos financeiros de vendas/entregas; Operação no sistema SCA; Atividades de escritório em geral.
2008 - 2012
Casa Mágica Festas e EventosVínculo: Prestador Serviços, Enquadramento Funcional: Monitor de Festas/Garçom
Outras informações:
Atendimento e recepção a clientes e convidados; Organização e controle de festas e eventos.
2015 - 2016
Grupo Casa da VacaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Melhoria Contínua/Auditoria
Outras informações:
Agronegócio (Casa da Vaca, Minas Verde John Deere e lojaagropecuaria.com.br) e Construção Civil (Real Ville). Supervisor de Melhoria Contínua (05/2015 - 01/2016) Supervisor de Auditoria (01/2015 - 04/2015) ● Reporte ao CFO. ● Gestão do setor de Melhoria Contínua (Qualidade, Processos/Controles, Sistema de Gestão e Auditoria Interna). ● Gestão de Processos: Mapeamento e elaboração dos Manuais da Organização (abrangendo Processos, Regras, Distribuição de Atividades e Gestão do Conhecimento - PG, REG e POP). ● Gerenciamento (acompanhamento/cobrança) dos Planos de Ações e Projetos. ● Programa 5S. ● Auditoria Interna: Processos, Itens de Controle, Programa 5S, Indicadores Operacionais e Financeiros, Cumprimento de Eventos Oficiais. ● Organização e gerenciamento das Reuniões de Análises Críticas (Foco: Resultados e Indicadores). ● Responsável pela prestação de contas às Auditorias Externas (PBQP-H). Empresa Real Ville (Construtora/Urbanismo) apta para a certificação ISO 9001. Principais Projetos e Resultados: ● Implantação da área de auditoria. ● Implantação do Sistema da Qualidade (GLPI): Não-Conformidades, Chamados (Solicitações), Planos de Ações/Projetos, Manuais da Organização. ● Estudos de Itens de Impacto (Foco: Aumento de Venda Líquida, Aumento de Margem de Contribuição, Redução de Custos e Aumento da Satisfação dos Clientes). ● Implantação dos Fóruns de Melhoria Contínua.
2016 - 2016
CompJúnior - Empresa Júnior UFLAVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Curso Curta Duração
Outras informações:
Professor Curso "Qualidade e Documentação de Processos".
2016 - Atual
Grupo SNVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos
Outras informações:
Empresa no Segmento de Mineração e Construção Civil. Gerente de Processos (09/2017 - Atual) Gerente de Qualidade e Controladoria (08/2016 - 08/2017) Coordenador de Controladoria (06/2016 - 07/2016) ● Reporte ao Diretor Geral - CEO. ● Gestão dos setores de Qualidade/Auditoria/Ambiental, Controladoria e TI/Desenvolvimento de Sistemas. Principais Projetos e Resultados: ● Implantação da Controladoria. ● Reestruturação da Qualidade, Auditoria e T.I. ● Estruturação da gestão ambiental interna e do desenvolvimento de sistemas. ● Obtenção de Certificações: SiAC PBQP-H e ISO 9001 (versões finais) para todas as Unidades de Negócio do Grupo. ● Gerenciamento dos procedimentos administrativos, comerciais e produção, com formatação da estrutura de documento oficial do SGQ para simplificação, autonomia e segurança. ● Procedimento padrão: estruturado por Fluxograma/Sequenciamento, tabela de regras e orientações para execução. ● Sistema de Gestão: AGM, RQ, Comitê da Qualidade. Reestruturado com a criação das RAE's (Reunião de Análise Estratégica) e RAO's (Reunião de Análise Operacional), equipes multidisciplinares (squad) em análises críticas objetivas e centradas. ● Projeto de mapeamento e auditoria para aquisição de uma empresa mineradora. ● Gestão da Pesquisa de Satisfação (NPS - Net Promoter Score) e Encantamento de Clientes. ● Gestão de Não-Conformidades (RNC, OM e AP/Risco), mapa de riscos, documentações externas, partes interessadas, indicadores, responsabilidades e autoridades. ● Qualidade Laboratorial e SGQ nas plantas produtivas SN Britas e SN Concreto. ● Auditoria Interna: Processos administrativos/comerciais, EAP/Projetos, fornecedores, certificações da qualidade. Ambiental ● Certificados, licenças, outorgas e condicionantes ambientais/regulatórias. Desenvolvimento de sistemas ● Portal SN com módulos: Processos internos, registros do SGQ, mapa de riscos,
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcus Vinícius Alves de Carvalho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?