Silverio Fortunato

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul(1983), graduação em Ciências pelo Centro de Ensino Superior de Erechim(1981), especialização em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul(1986), mestrado em Ensino Científico e Tecnológico pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Santo Ângel(2013) e mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1997). Atualmente é professor titular da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise.

Informações coletadas do Lattes em 10/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico

2009 - 2013

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Santo Ângel
Título: Matemática Financeira, Sistemas de Amortização de Empréstimos e Análise de Investimentos: Uma Proposta Prática com a Calculadora HP-12C,Ano de Obtenção: 2013
Profª. Drª Nilce Fátima Scheffer.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado interrompido em 1997 em Matemática Aplicada

1994 - interrompida

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Formulação LTSn para problemas de tranpsortes e problemas dependentes do tempo,Orientador: Prof. Dr. Marco Túlio Menna Barreto Vilhena
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Ano de interrupção: 1997

Especialização em Matemática

1984 - 1986

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática

1982 - 1983

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduação em Ciências

1979 - 1981

Centro de Ensino Superior de Erechim

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Análise.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia.

Participação em eventos

I Fórum do Conhecimento.Sociedade e Universidade no Século XXI. 2001. (Outra).

V Seminário Regional de Educação Matemática e VI Semana Acadêmica do Curso de Matemática.Evolução Conceitual no Ensino de Matemática e Física. 2000. (Seminário).

VI Encontro Gaúcho de Educação Matemática.VI Encontro Gaúcho de Educação Matemática. 1999. (Encontro).

VI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.VI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. 1998. (Encontro).

Seminário - "Controle Ativo de Estruturas Flexíveis", promoção Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada/UFRGS. 1995. (Seminário).

Seminário - "Dinâmica Não-linear de ondas de Alfvén em Plasmas Espaciais, promoção Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada/UFRGS. 1995. (Seminário).

Seminário - "Distribuições preditivas com dados incompletos", promoção Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada/UFRGS. 1995. (Seminário).

Seminário - "Em busca de Novas Identidades do Tipo Rogers-Ramanujan" promoção Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada/UFRGS. 1995. (Seminário).

Seminário "Estimativa de Dados Espacialmente Distribuídos" promoção Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada/UFRGS. 1995. (Seminário).

Seminário - "Estudos de eficiência na solução numérica de problemas de escoamento", promoção Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada/UFRGS. 1995. (Seminário).

Seminário "Na Overview of: 1) Pre-Calculus with Derive; 2) Calculus with Derive; 3) Linear Algebra With", promoção Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada/UFRGS. 1995. (Seminário).

Seminário - "PAC++ Library and Paralel computation with algebraic numbers. Application to a $NC$ Algorithm for computing Jordan Normal Form", promoção Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada/UFRGS. 1995. (Seminário).

Seminário - "Recent Advances in Numerical Methods for Discrete Ordinates Transport Calculations" promoção Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada/UFRGS. 1995. (Seminário).

Seminário - "Videogrametria", promoção Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada/UFRGS. 1995. (Seminário).

SEMINÁRIO "Who is Albert?", promoção Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada/UFRGS. 1995. (Seminário).

Seminário - O Método divide-and-Conquer para Cálculo do Auto-Sistema de uma Matriz Tridiagonal Simétrica e sua implementação em Transputers, promoção Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada/UFRGS. 1995. (Seminário).

6º Simpósio Sul Brasileiro de Ensino de Ciências.6º Simpósio Sul Brasileiro de Ensino de Ciências. 1988. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Angela Berto de Anhaia

FORTUNATO, S.. O estudo de sólidos geométricos na 4ª série do ensino fundamental: manipulação e construção a partir de material concreto e mídia computacional. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Ensino de Física e Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim.

Aluno: Loiri Teresinha Marini

FORTUNATO, S.. O estudo limites, derivadas e integrais com o auxílio do software Maple. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Ensino de Física e Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim.

Aluno: Nelise Fracaro

FORTUNATO, S.; THIBES, H. V.. Matemática Financeira no Ensino Básico. 2015 - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim.

Aluno: Rogério Ribeiro

FORTUNATO, S.. Análise de Projeto de Investimento em uma Instituição Financeira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim.

Aluno: Raquel Anger Bulling

FORTUNATO, S.. Resolução de problemas no Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim.

Aluno: Guilherme Cazzonato

FORTUNATO, S.. Distribuição Estatística dos Valores de Radiciação Solar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim.

Aluno: Eliezer José Balbinot

FORTUNATO, S.. Modelos de Séries Temporais Aplicados à Previsão de Radiação Solar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim.

Aluno: Jacson Cansian Soares

FORTUNATO, S.. Estudo do método Rouge Kutta para solução de Equação Diferencial Ordinária, análise numérica e implantação computacional utilizando o Software Silab. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim.

Aluno: Patrícia Ril de Ré

FORTUNATO, S.. O ensino da Geometria para deficientes visuais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim.

Aluno: Fernanda Remus

FORTUNATO, S.. O ensino e a aprendizagem de Álgebra no Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim.

Aluno: Karla Farina Marmentini

FORTUNATO, S.. Perfil dos egressos do Curso de Licenciatura em Matemática da URI - Campus de Erechim. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim.

Aluno: Inácia Lenadra Brustolin

FORTUNATO, S.. Inclusão de crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais: uma investigação no município de Getúlio Vargas-RS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim.

Aluno: Bruna Cassol

FORTUNATO, S.. Complementação do processo de ensino e aprendizagem matemática com o auxílio de ambientes virtuais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim.

Aluno: Vanessa Durli

FORTUNATO, S.. Resolução de problemas: um procedimento interdisciplinar para o ensino da matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim.

Aluno: Carina Dapper

FORTUNATO, S.. A matemática presente na construção de escadas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim.

Aluno: Carla Taís Pavan Bergamin

FORTUNATO, S.. Uma abordagem contextual da matemática em especial da geometria nas profissões relacionadas à construção civil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim.

Aluno: Juliane Mucio Bianchi

FORTUNATO, S.. Leitura e interpretação de Tabelas e Gráficos pelos alunos do Curso de Matemática da URI - Campus de Erechim. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim.

Aluno: Marcia Bassaneze

FORTUNATO, S.. O estudo das equações matemáticas no Ensino Fundamental e Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim.

Aluno: Daira Sibele de Oliveira

FORTUNATO, S.. A utilização do Software Maple na Resolução de Cálculo Integral. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim.

Aluno: Denise Rosângela Kaminski Racoski

FORTUNATO, S.; MARTINAZZO, C. A.. A importância das medidas agrárias no meio rural e o cálculo de áreas num contexto de Educação Matemática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Lisiane Carla Serafini

FORTUNATO, S.; THIBES, H. V.. A matemática escolar e a matemática rural nas escolas da rede municipal dos municípios de Áurea e Centenário. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Jordana Zawierucka Bressan

FORTUNATO, S.; ZAGO, A. M.. A argumentação no processo de ensino e aprendizagem de matemática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Renan Sachet

FORTUNATO, S.; PEDROSO, C. A.. Uma discussão sobre Educação Matemática Crítica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Josiane Franciele

FORTUNATO, S.; MARTINAZZO, C. A.. A probabilidade e a estatística no Ensino de4 matemática de 5ª. a 8ª. séries do E.F. nas escola Estaduais do município de Erechim RS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Carlos Alberto Stakonski

FORTUNATO, S.. A Matemática Financeira no Ensino Médio. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim.

Aluno: Patrícia Caren Souza de Almeida

FORTUNATO, S.. A Matemática Financeira no Ensino Médio. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim.

Aluno: Angela Mena Barreto Freitas

FORTUNATO, S.. Matemática Financeira. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim.

FORTUNATO, S.. Fundamentos de Matemática. 2014. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim.

Orientou

Anderson Fernando Bagatini

Sistemas de Amortização Bancária; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim; Orientador: Silverio Fortunato;

Sidnei Jaime May

A Matemática Financeira no financiamento agrícola mais alimentos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Erechim; Orientador: Silverio Fortunato;

Outras produções

FORTUNATO, S. . Matemática Financeira com utilização da HP-12. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FORTUNATO, S. . Tópicos de Matemática Financeira com utilização da Calculadora HP 12C. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FORTUNATO, S. . Aperfeiçoamento e Atualização de Professores de Matemática - Ensino Médio. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FORTUNATO, S. . Matemática Financeira na HP 12C. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Discussão e aprofundamento de conceitos matemáticos no Ensino Médio, Descrição: Estudo e discussão sobre Sistemas de Amortização de Empréstimos na Matemática Financeira do Ensino Médio. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silverio Fortunato - Coordenador / Clemerson Alberi Pedroso - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim/Departamento de Ciências Exatas e da Terra. , Av. Sete de Setembro, 1621, Centro, 99700000 - Erechim, RS - Brasil - Caixa-postal: 743, Telefone: (54) 35209000, Ramal: 9059, Fax: (54) 35209090, URL da Homepage:

Experiência profissional

1985 - Atual

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Atividades

  • 08/2008

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral I, Fundamentos de Matemática A

  • 03/2004

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo II

  • 03/1999

    Ensino, Engenharia Agrícola, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral II, Cálculo Diferencial e Integral I, Fundamentos de Matemática A

  • 03/1998

    Ensino, Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral II, Cálculo Diferencial e Integral I

  • 03/1997

    Ensino, Especialização em Controladoria, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Engenharia Econômica

  • 08/1995

    Ensino, Especialização em Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cálculo Avançado, Tópicos de Matemática Aplicada

  • 08/1985

    Ensino, Matemática Comércio Exterior Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Aplicado, Cálculo Avançado, Cálculo Diferencial e Integral II, IV, V e VI, Complementos de Matemática, Fundamentos de Matemática, Matemática Financeira I e II, Prática de Ensino