Pedro Lachovicz Neto

Pedro é um profissional qualificado com mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Com experiência como professor universitário, administrador e facilitador em desenvolvimento humano, ministrou disciplinas nos cursos de Psicologia, Biomedicina, Arquitetura, Enfermagem, Estética, Odontologia e Administração. Sua atuação em eventos acadêmicos e participação em bancas de avaliação demonstram sua expertise em áreas como gestão. Pedro é reconhecido por suas contribuições significativas no campo da administração e por sua capacidade de colaborar em projetos multidisciplinares de relevância.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Administração

2020 - 2022

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS DA SUSTENTABILIDADE E DO BEM-ESTAR PSICOSSOCIAL NA AGRICULTURA FAMILIAR DE CASCAVEL-PR., Ano de Obtenção: 2022
Orientador: SANDRA MARA STOCKER LAGO
Palavras-chave: AGRICULTURA FAMILIAR; Desenvolvimento Sustentável; Aquisições Governamentais; Programa de Aquisição de Alimentos; Qualidade de Vida.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Especialização em Práticas Pastorais e Teologia

2025 - 2025

Centro Universitário Internacional

Especialização em Liderança e Coaching

2024 - 2024

Centro Universitário Internacional

Especialização em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual

2024 - 2024

Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera

Especialização em Neuropsicologia

2023 - 2024

Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera
Título: Não obrigatória

Especialização em MBA Gestão de Recursos Humanos

2019 - 2020

Centro Universitário Internacional

Graduação em Psicologia

2013 - 2019

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: O Clima Organizacional do 15º Batalhão Logístico
Orientador: Marcelo Fabrício Horostecki
Bolsista do(a): Ministério da Educação e Cultura - PROUNI, MEC, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Colégio estadual do Parana

Ensino Fundamental (1º grau)

2001 - 2009

Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida

Formação complementar

2025 - 2025

Doutorado PPGBCS (aluno especial - Processos de Trabalho em Saúde). (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2025 - 2025

Doutorado PPGBCS (aluno especial - Pesquisa Qualitativa em Saúde). (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2024 - 2024

Doutorado PPGBCS (aluno especial - Práticas Educativas em Saúde). (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2024 - 2024

Doutorado PPGBCS (aluno especial - Política de Saúde e APS). (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Participação em eventos

VI Conferência Internacional de Gestão e Negócios - CINGEN. O IMPACTO DO VÍCIO EM JOGOS DE AZAR NO AMBIENTE LABORAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA / O BEM-ESTAR DO COLABORADOR IMPORTA? AS MUDANÇAS NAS ENGRENAGENS DAS ORGANIZAÇÕES. 2025. (Congresso).

EnANPAD 2022.Diversidade de gênero e tomada de decisão em Conselhos de Administração. 2022. (Encontro).

IV CINGEN - Conferência Internacional em Gestão de Negócios.Diversidade de gênero e tomada de decisão em Conselhos de Administração. 2021. (Outra).

IX Simpósio de Gestão, Projetos, Inovação e Sustentabilidade.LOGÍSTICA REVERSA DE VIDROS: PERSPECTIVAS NA VISÃO DOS EMPRESÁRIOS DO SETOR VAREJISTA E DE CONVENIÊNCIAS. 2021. (Simpósio).

Simpósio EnANPAD 2021.OS FATORES QUE ENVOLVEM O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS ECO INOVADORES EM INCUBADORAS DE EMPRESAS BRASILEIRAS. 2021. (Simpósio).

XXIV SEMEAD.LOGÍSTICA REVERSA DE VIDROS: PERSPECTIVAS NA VISÃO DOS EMPRESÁRIOS DO SETOR VAREJISTA E DE CONVENIÊNCIAS. 2021. (Seminário).

ENANPAD 2022. 2020. (Encontro).

VI CONGRESSO BRASILEIRO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS (COBRAGEN - 2020) - XVI SEMINÁRIO DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE CASCAVEL,. 2020. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: GABRIELLA FIGUEIREDO; LILIAN EDUARDA

LACHOVICZ NETO, P.. A prática clínica da terapia cognitivo-comportamental no tratamento de pacientes viciados em pornografia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paranaense.

Aluno: HANNA e EDUARDO

LACHOVICZ NETO, P.. O desenvolvimento da personalidade borderline em Anakinm Skywalker na perspectiva da teoria cognitiva-comportamental.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paranaense.

Aluno: FELIPE, HEMERSON e JULIO

LACHOVICZ NETO, P.. Terapia Cognitivo- Comportamental: uma aliada no tratamento da depressão entre jovens. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paranaense.

Aluno: Katia Celena Maruzka

SILVEIRA, A. D.STABILE, M. L. R.LACHOVICZ NETO, P.. Endomarketing e o nível de motivação dos funcionários com função comercial nas instituições financeiras e bancárias em Cascavel-PR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Débora Priscila da Silva Gura

GURA, D. P. S.;LACHOVICZ NETO, P.. Acompanhamento Psicológico para os familiares das pessoas em cuidados paliativos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Karen Tainara Santos Peffe

PEFFE, K. T. S.;LACHOVICZ NETO, P.. Os danos cognitivos causados pelo uso de álcool e drogas na adolescência e seu impacto escolar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Leonardo Hipólito Pereira da Silva

SILVA, L. H. P.;LACHOVICZ NETO, P.. A psicologia na educação como ferramenta na inclusao de alunos refugiados. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: OSIAS DA SILVA

Silva, O.;LACHOVICZ NETO, P.. O impacto das relações sociais na saúde mental em crianças e adolescentes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Vania Angelina Bernart Battisti

BATTISTI, V. A. B.;LACHOVICZ NETO, P.. A atuação do Psicólogo hospitalar no tratamento de pacientes oncológicos - um enfoque a partir da terapia cognitiva. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: ANI GABRIELI DOS SANTOS BRUM

BRUM, A. G. S.;LACHOVICZ NETO, P.. Psicossomátivca: psicologia da dor em pacientes com depressão. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Vanira de Almeida

LAGO, S. M. S.DEBASTIANI, S. M.LACHOVICZ NETO, P.. O impacto da transformação digital em meio a pandemia da covid 19 nos estabelecimentos gastronômicos do município de Cascavel/PR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Douglas Tomazeli

STABILE, M. L. R.SILVEIRA, A. D.LACHOVICZ NETO, P.. Papel da liderança no desenvolvimento de equipes nas organizações. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Paula Caroline Pinto Schu

STABILE, M. L. R.; ROCHA, P. M. R.;LACHOVICZ NETO, P.. Qualidade de vida no trabalho em um supermercado na cidade Cascavel - PR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Produções bibliográficas

  • PELLIN, ALECXANDRO ; TRENTO, FRANÇOIS FABIANE ; LACHOVICZ NETO, PEDRO ; BERTOLINI, GEYSLER ROGIS FLOR ; JOHANN, JERRY ADRIANI . Os fatores que envolvem o desenvolvimento de produtos eco inovadores em incubadoras de empresas Brasileiras. REVISTA AMAZÔNIA, ORGANIZAÇÕES E SUSTENTABILIDADE , v. 12, p. 1-18, 2023.

  • FABIANE TRENTO, FRANÇOIS ; LACHOVICZ NETO, PEDRO ; MARA STOCKER LAGO, SANDRA ; ROGER MENEGHATTI, MARCELO . Logística Reversa De Vidros: Perspectivas Na Visão Dos Gestores De Compras Do Setor Varejista e de Conveniências. Retail Management Review , v. 2, p. e10, 2022.

  • TRENTO, F. F. ; LACHOVICZ NETO, P. ; LEISMANN, E. L. . ESTRATÉGIAS DE DIVERSIFICAÇÃO DE CARTEIRAS INOVADORAS E TRADICIONAIS: UM ESTUDO COM A APLICAÇÃO DO VALUE-AT-RISK. ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EM REVISTA , v. 4, p. 202-232, 2021.

  • GABERT, S. M. ; PADILHA, S. J. ; OLIVEIRA, G. R. ; LACHOVICZ NETO, P. . O IMPACTO DO VÍCIO EM JOGOS DE AZAR NO AMBIENTE LABORAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. In: Conferência Internacional de Gestão e Negócios, 2025, Cascavel. Anais do VI CINGEN, 2025.

  • LACHOVICZ NETO, P. ; PEDROSO, M. ; DURVAL, A. . O BEM-ESTAR DO COLABORADOR IMPORTA? AS MUDANÇAS NAS ENGRENAGENS DAS ORGANIZAÇÕES. In: Conferência Internacional de Gestão e Negócios, 2025, Cascavel. Anais do VI CINGEN, 2025.

  • LACHOVICZ NETO, P. ; PAREDES, C. C. L. ; BASSI, E. P. ; CANOVA, F. J. M. . A interdisciplinaridade da psicologia na sua interlocução com a gestão e negócios. In: VIII Congresso Brasileiro de Gestão e Negócios, 2024, Cascavel. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Gestão e Negócios. Cascavel: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2024. p. 1-20.

  • LACHOVICZ NETO, P. . Do alfinete ao foguete: a teoria dos jogos como ferramenta multidisciplinar para a gestão estratégica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTÃO E NEGÓCIOS, 2023, CASCAVEL. ANAIS DA V CINGEN, 2023.

  • TRENTO, F. F. ; LACHOVICZ NETO, P. . Diversidade de gênero e tomada de decisão em Conselhos de Administração. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2022. Anais do ENANPAD 2022, 2022.

  • LACHOVICZ NETO, P. ; LAGO, S. M. S. . A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS DA SUSTENTABILIDADE E DO BEM-ESTAR PSICOSSOCIAL NA AGRICULTURA FAMILIAR. In: SEMINÁRIO EM ADMINISTRAÇÃO, 2022. XXV SEMEAD ANAIS, 2022.

  • TRENTO, F. F. ; LACHOVICZ NETO, P. ; LAGO, S. M. S. ; MENEGHATTI, M. R. . LOGÍSTICA REVERSA DE VIDROS: PERSPECTIVAS NA VISÃO DOS EMPRESÁRIOS DO SETOR VAREJISTA E DE CONVENIÊNCIAS. In: IX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO, PROJETOS, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, 2021. Anais do IX SINGEP, 2021.

  • TRENTO, F. F. ; PELLIN, A. ; LACHOVICZ NETO, P. ; BERTOLINI, G. R. F. . OS FATORES QUE ENVOLVEM O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS ECO INOVADORES EM INCUBADORAS DE EMPRESAS BRASILEIRAS. In: Simposio do EnANPAD, 2021, Maringá. Anais do Simposio do EnANPAD, 2021.

  • LACHOVICZ NETO, P. ; TRENTO, F. F. ; LAGO, S. M. S. ; MENEGHATTI, M. R. . LOGÍSTICA REVERSA DE VIDROS: PERSPECTIVAS NA VISÃO DOS EMPRESÁRIOS DO SETOR VAREJISTA E DE CONVENIÊNCIAS. In: XXIV SEMEAD - Seminários em Administração, 2021. Anais do XXIV SEMEAD - Seminários em Administração, 2021.

  • TRENTO, F. F. ; LACHOVICZ NETO, P. ; RIBEIRO, I. . Diversidade de gênero e tomada de decisão em Conselhos de Administração. In: IV CINGEN - Conferência Internacional em Gestão de Negócios,, 2021. Anais do IV CINGEN. Cascavel.

  • LACHOVICZ NETO, P. ; COELHO, V. O. ; CECILIO, G. A. . DE OLHARES À DIÁLOGOS: A OBSERVAÇÃO E A ENTREVISTA COMO FERRAMENTAS PARA A ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DE BARISTAS E BARTENDERS, 2024, 2024. p. 2117-2118.

  • LACHOVICZ NETO, P. . Saúde Mental do Trabalhador. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LACHOVICZ NETO, P. . Saúde Mental do Trabalhador. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

LACHOVICZ NETO, P. . Diagnóstico e proposta de intervenção estratégica em um petshop. 2021.

LACHOVICZ NETO, P. . A procura por equilíbrio na gestão de uma indústria do ramo de metalurgia de Cascavel - PR. 2021.

LACHOVICZ NETO, P. ; LACHOVICZ, A. C. C. S. L. . INCLUSÃO: TEA, TDAH E TOD. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

2020

Certificado Marechal Bormann, Exército Brasileiro.

2014

Medalha-Prêmio Correia Lima, Exército Brasileiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade Paranaense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Disciplinas 2022: Psicologia - Técnicas de Observação e Entrevista (1° e 2° período) - Metodologia da Pesquisa em Psicologia (2° ano) - Psicologia Organizacional e do Trabalho (4° ano) Multidisciplinar (Enfermagem, Arquitetura e Biomedicina) - Relações Interpessoais (4° e 5° ano)

Atividades

  • 01/2023 - 12/2023

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Relações Interpessoais

  • 01/2023 - 12/2023

    Ensino, Biomedicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Relações Interpessoais

  • 01/2023 - 12/2023

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Relações Interpessoais

  • 01/2023 - 12/2023

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Básico II, Processos Grupais, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Estágio Básico I - Organizacional, Técnicas de Observação e Entrevista

  • 01/2023 - 06/2023

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Organizacional

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Técnicas de Observação e Entrevista

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Relações Interpessoais

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Relações Interpessoais

2024 - Atual

Unimed Cascavel Cooperativa de Trabalho Médico (PR)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Processos - Auditoria Terapias

2022 - 2024

Unimed Cascavel Cooperativa de Trabalho Médico (PR)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Administrativo, Carga horária: 48

2014 - 2022

15° Batalhão Logístico

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Oficial Intendente, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Como Oficial Intendente atuou em atividades administrativas e operacionais, voltadas principalmente para a Logística. Administração de recursos financeiros e orçamentários dotados para operações militares. Assessoramento na tomada de decisão estratégica. Gestão do patrimônio da União. Coordenador da implantação do Programa de Auditoria em Segurança Alimentar. Treinamento e desenvolvimento de militares. Gestão de Contratos. Recrutamento e seleção de militares técnicos temporários. Chefe de operações de transporte logístico (uniformes, armamentos, munição, alimentos, estruturas de acampamento e motomecanização). Coordenador do refeitório do 15° Batalhão Logístico (alimentação diária, eventos, cerimoniais militares e operações terrestres). Coordenador do Almoxarifado. Membro da Diretoria do Círculo Militar de Cascavel. Coordenador do Projeto Soldado Cidadão. Membro da Equipe do Serviço de Assistência Social atuando com ações focadas no combate ao suicídio. Coordenador do setor de Conformidade de Registros de Gestão. Atleta das equipes de Atletismo e Natação.

2022 - 2024

Universidade Norte do Parana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Curso de Psicologia- Estágio Básico IV - Psicodiagnóstico (4 ano) (2022, 2023 e 2024)- Psicopatologia II (2023)

2022 - 2022

Gente que Transforma

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Consultor em Gestão de Pessoas, Carga horária: 44

Outras informações:
Consultor em gestão de pessoas com enfoque estratégico, headhunter de cargos de alta gestão e liderança, avaliação de desempenho, gestão por competências, treinamento e desenvolvimento de lideranças, diagnóstico de cultura e clima organizacional, definição de competências organizacionais, elaboração de manual de recursos humanos, elaboração de plano de carreira, cargos e salários, programas de benefícios e programas de participação em resultados (PPR). Gestão administrativa da consultoria: contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, emissão e envio de notas fiscais, gestão de contratos.