Luciene Cardoso Scherer
Farmacêutica. Pós-Doutorado Epidemiologia (UFRGS); Doutorado Ciências Biológicas- Bioquimica (UFRGS); Mestrado em Ciências Biológicas- Bioqímica (UFRGS), Especialista em Avaliação de Tecnologia em Saúde (IECS). Consultora e Assessora de Empresas para elaboração de Programas de Educação e Promoção de Saúde e Programas de Saúde e Estilo de Vida. Consultor de empresas de programas de Saúde e controle de doenças infecciosas. Assessoria na elaboração de ATS (Avaliações de Tecnologias em Saúde) em doenças raras-HCPA-RS Membro da Comissão Cientifica Permanente do Conselho Federal de Farmácia. Principais habilidades são comunicação interpessoal, negociação, relacionamentos e networking na área da saúde, pesquisa e análise de dados, e organização de eventos científicos online e presencial. Área de atuação: Educação Corporativa em Saúde, Programas de estilo de vida, Letramento em Saúde, Avaliação Econômica em Saúde.
Informações coletadas do Lattes em 09/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica)
2002 - 2007
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Avaliação da PCR no manejo clínico da co-infecção HIV/TB
Afrânio Lineu Kritski. Palavras-chave: PCR; Mycobacterim tuberculosis; HIV; Custo efetividade.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Biologia Molecular / Especialidade: Diagnóstico. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análises Clínicas / Especialidade: Aids.
Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica)
1997 - 1999
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Estudos Genéticos-Moleculares na Doença De Hunter (MPS II): uma contribuição a relação genótipo- fenótipo e a identificação de portadores, Ano de Obtenção: 2000
Dra Sandra Leistner.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: erros inatos do metabolismo.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.
Especialização em Curso de Evaluaciones Económicas. Programación, an
2010 - 2012
Aperfeiçoamento em Executive Coach
2014 - 2014
Sociedade Latino Americana de Coaching
Título: -. Ano de finalização: 2014
Aperfeiçoamento em Professional Coach
2014 - 2014
Sociedade Latino Americana de Coaching
Título: -. Ano de finalização: 2014
Aperfeiçoamento em Master Coach
2014 - 2014
Sociedade Latino Americana de Coaching
Título: -. Ano de finalização: 2014
Pós-doutorado
2014 - 2015
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde
Formação complementar
2023 -
2023.3 - Capacitação em PCDT e MHT. (Carga horária: 60h). , Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HAOC, Brasil.
2023 -
Curso Sistema GRADE: graduação da certeza no conjunto final da evidência e. (Carga horária: 30h). , Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HAOC, Brasil.
2022 - 2023
Curso Introdutório de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). (Carga horária: 20h). , Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HAOC, Brasil.
2014 - 2014
INTERNATIONAL COURSE ON DECISION ANALYTIC MODELLIN. (Carga horária: 24h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2010 - 2010
Metodologia da Investigação Científica. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2003 - 2003
IV Treinamento de Métodos de Pesquisa Clínico-Epid. (Carga horária: 80h). , Centro de Estudos de AIDS do Rio Grande do Sul, CEARGS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão em Saúde.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Treinamento de Equipes.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Pesquisa Clinica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Avaliação de Tecnologia em Saúde.
Organização de eventos
SCHERER, L. C. . V Jornada Acadêmica de Biomedicina. 2008. (Outro).
SCHERER, L. C. . Evento de Responsabilidade Social- Mutirão. 2007. (Outro).
Participação em eventos
II Fórum da Parceria Brasileira contra a Tuberculose.II Fórum da Parceria Brasileira contra a Tuberculose. 2012. (Outra).
Incorporação de Tecnologia estudo Piloto do Xpert MTB/Rif no Brasil.Inhcorporação de Tecnologia estudo Piloto do Xpert MTB/Rif no. 2012. (Outra).
V ENCONTRO DE TUBERCULOSE.Tuberculose no município de Sapucaia do Sul/RS. 2012. (Encontro).
II Encontro de Formação de professores da ULBRA.www.ulbra.br. 2010. (Encontro).
IV Encontro de Tuberculose.Cost-effectiveness analysis of PCR for the rapid diagnosis of pulmonary tuberculosis in HIV patients. 2010. (Encontro).
IV Encontro de Tuberculose.THE USEFULNESS OF PCR DOT-BLOT ASSAY FOR THE RAPID AND CONVENIENT DIAGNOSIS OF PULMONARY TUBERCULOSIS IN HIV SEROPOSITIVE AND HIV SERONEGATIVE INDIVIDUALS WHEN USED IN PARALLEL WITH ZIEHL NEELSEN SMEAR EXAMINATION.nts. 2010. (Encontro).
I congresso Internacional Bioanálises e IV Congresso Sul- Brasileiro e VIII Semana Gaúcha de Biomedicina. PCR no diagnóstico de Tuberculose Pulmonar. 2008. (Congresso).
IV Simpósio Nacional de Biomedicina.Diagnóstico Molecular de Tuberculose. 2008. (Simpósio).
Congresso Internacional da Gestão da Qualidade. 2007. (Congresso).
I Encontro de Formação de Professores da Educação Superior da área da Saúde. 2007. (Encontro).
VII Treinamento da Métodos de Pesquisa Clínico- Epidemiológica.Avaliação do PCR no diagnóstico da Tuberculose. 2007. (Oficina).
I Encontro Nacional de Tuberculose. 2004. (Encontro).
Pesquisas Científicas em DST/AIDS no serviço Público. 2004. (Encontro).
Workshop de Bioinformática. 2004. (Oficina).
IV Treinamento de Métodos em Pesquisa Clínico Epidemiológica. 2003. (Oficina).
V Simpósio Brasileiro de Pesquisa em HIV/AIDS. 2003. (Simpósio).
Workshop de Congelamento e descongelamento de células mononucleares do sangue periférico para avaliação de vacinas anti-HIV/AIDS. 2003. (Oficina).
36 Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial. 2002. (Congresso).
Hemato 99- XVII Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Hematologia. 1999. (Congresso).
Curso de atualização em Infectologia. 1998. (Encontro).
Curso de multiplicadores em Hemoglobinopatias: Doenças Falciformes. 1998. (Encontro).
Curso de Introdução a terapia gênica. 1997. (Encontro).
Fundamentos da Biologia Molecular para profissionais da área da saúde. 1997. (Encontro).
Técnicas de Biologia Molecular aplicadas ao laboratório Clínico. 1997. (Encontro).
Uroanálise. 1997. (Encontro).
Curso Diagnóstico Laboratorial dos Erros Inatos do Metabolismo. 1996. (Encontro).
Participação em bancas
Scherer, Luciene Cardoso. Qualidade dos serviços na atenção primária à saúde de escolares crianças/ adolescentes da rede ublica de ensino de Palmas/TO. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Luterana do Brasil.
ROSSETTI, M. L.;SCHERER, L. C.. Hepatite B com ênfase no diagnóstico. 2001.
ROSSETTI, M. L.;SCHERER, L. C.. Identificação de Mutações no gene PTEN/MMACN em pacientes com Glioblastoma Multiforme Primário. 2001. Dissertação (Mestrado em Genética e Toxicologia Aplicada) - Universidade Luterana do Brasil.
Scherer, Luciene Cardoso; NETTO, A. R.; OLIVEIRA, J. B.. Custo efetividade do Escore Clínico para diagnóstico de Ttuberculose Pulmonar em Unidade de Saúde do RJ. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Clínica Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Scherer, Luciene Cardoso. Ocorrência Bacteriana de Hhemoculturas em Hospital na Cidade de Canoas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil.
Scherer, Luciene Cardoso. Analgesia em Cirurgias através de Acupuntura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SCHERER, L. C.. Análise do Modo e Efeito daFalha pré Analítica em um laboratório de Análises Clínicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil.
GRIVICICH, I.; MELLO, R. N.;Scherer, Luciene C. Papel da testosterona e Cortisol na disfunção sexual feminina. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil.
Scherer, Luciene Cardoso. Psoríase: Uma doença multifatorial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil.
Scherer, Luciene Cardoso. Erros Iinatos do Metabolismo: Prevalência e Testes Diagnósticos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil.
Scherer, Luciene Cardoso. Prevalência de VDRL reagente em doadores de sangue testados na central sorológica do RS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Luterana do Brasil.
ALEXANDRE BECKER;SCHERER, L. C.. A Troponina como o Principal Marcador do Infarto Agudo do Miocárdio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SCHERER, L. C.. Análise Comparativa dos Parâmetros Hematológicos dos recém -nascidos do Hospital Tramandaí Ulbra com provável sepse. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.
SCHERER, L. C.. Dengue: Aspectos Gerais e Imunização. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SCHERER, L. C.. Avaliação dos parâmetros citohematológicos em pacientes com leucemia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.
Liane Nanci Rotta;SCHERER, L. C.; Ângela Dutra. Estudo da prevalência de anemia ferropriva em população atendida por um laboratório de análises clínicas do interior do Rio Grande do Sul. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Liane Nanci Rotta;SCHERER, L. C.; Sérgio Roithmann. Estudo da prevalência dos marcadores imunofenotípicos para o diagnóstico de leucemias agudas do Hospital da criança Santo Antônio da ISCPMA de Porto Alegre. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
SCHERER, L. C.SPERHACKE, Rosa Dea. Avaliação das técnicas moleculares GM-CR e PCR-DOT-BLOT no dagnóstico da TB Pulmonar em pacientes HIV positivos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
SCHERER, L. C.; SOBOTTKA A.. Terapia Gência no tratamento da Diabetes Mellitus. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Farmácia) - Universidade de Passo Fundo.
SCHERER, L. C.; SIQUEIRA L.O.. Perfil de indivíduos anêmicos internados no Hospital Sào Sebastião da cidade de Espumoso. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Farmácia) - Universidade de Passo Fundo.
SCHERER, L. C.; SIQUEIRA L.O.. Leucemia Mielóide Aguda e sua correlação com indivíduos portadores da Síndrome de Down. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Farmácia) - Universidade de Passo Fundo.
SCHERER, L. C.; SIQUEIRA L.O.. Sorologia para Toxoplasmose- Comparação do Sistema Immulite (DPC) IgG e IgM com o sistema AXSYM (Abbott) IgG e o sistema VIDAS (Biomérieux) IgM, em amostras coletadas no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) de Porto Alegre-RS. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Farmácia) - Universidade de Passo Fundo.
Cristiane Barelli;SCHERER, L. C.. Avaliação de fatores interferentes na técnica de antibiograma padronizada pelo NCCLS. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Farmácia) - Universidade de Passo Fundo.
SCHERER, L. C.. XV Salão de Iniciação Científica da ULBRA. 2009.
Orientou
A efetividade das práticas no diagnóstico da Tuberculose em municípios prioritários da Bahia; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Luterana do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Tuberculose Pulmonar: Práticas e efetividade das equipes de estratégia de saúde da família na detecção de casos; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Luterana do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Atenção Primária à Saúde na detecção de casos de Tuberculose em Canoas; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Luterana do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Avaliação da Utilidade do PCR para o diagnóstico de Tuberculose; 2012; Dissertação (Mestrado em Genética e Toxicologia Aplicada) - Universidade Luterana do Brasil, ; Coorientador: Luciene Cardoso Scherer;
Infecção Oculta pelo Vírus da Hepatite B: Revisão Clínico-laboratorial; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Diagnóstico Molecular de Tuberculose: Uma revisão sistemática; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação Lato Sensu em Biologia Molecular) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Avaliação do tempo dos exames laboratoriais utilizados para o diagnóstico de Tuberculose em um hospital de Saúde Pública; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Performance das técnicas de diagnóstico para Tuberculose Pulmonar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Frequência de microorganismos identificados em pacientes atendidos no Hospital Dom João Becker em Gravatai; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
PERFORMANCE DOS EQUIPAMENTOS DE AUTOMAÇÃO EM UROANÁLISE, NA REALIZAÇÃO DO EXAME QUALITATIVO DE URINA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO MASCULINO: PERFIL BACTERIANO EM PACIENTES ATENDIDOS NO HOSPITAL DOM JOÃO BECKER EM GRAVATAÍ; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
A relação microalbuminúria/ hemoglobina glicosilada e sua importância no monitoramento do Diabetes; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
O impacto da fase pré- analítica no diagnóstico de Tuberculose; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Soropositividade e sazonalidade do diagnóstico de HIV em um hospital no município de Canoas/RS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Prevalência da Sífilis em Gestante e Sífilis Congênita no Município de Canoas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Diagnóstico Molecular da Tuberculose no Brasil: Uma revisão Sistemática; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Modelo de crença em saúde na prevenção de hepatites em acadêmicos da ULBRA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Positividade da Baciloscopia em amostras de escarro em pacientes atendidos no Hospital de Pronto Socorro de Canoas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Acurácia da Troponina para detecção de Infarto agudo do miocárdio em pacientes atendidos no HPS do município de Canoas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Acurácia do teste rápido HIV 1/2 3; 0 Strip Test Bioeasy® para detecção de anticorpos para o vírus da imunodeficiência humano (anti-HIV1/2) em pacientes atendidos no HPS do município de Canoas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Situação epidemiológica de cepas resistentes e emergentes do virus influenza H1N1 A; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Situação Epidemiológica da Influenza A (H1N1) em Canoas em 2009; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
COMPARAÇÃO DA PERFOMANCE DO EQUIPAMENTO UF-1000i® E URISYS 2400® COM A MICROSCOPIA, NA REALIZAÇÃO DO EXAME QUALITATIVO DE URINA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Situação Epidemiológica da Influenza A (H1N1) no Município de Canoas/RS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Prevalência sorológica das hepatites diagnosticadas na Policlínica Militar de Porto Alegre; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Métodos de diagnóstico de HPV; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Efeitos in vitro da l-carnitina e do ác; Lipóico sobre o dano oxidativo provocado por concentrações elevadas de fenilalanina; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Performance da imunofluorescência indireta para HIV-I em pacientes atendidos em laboratório de referência pra DST\AIDS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Perfil epidemiológico dos pacientes atendidos em um centro de referência para HIV/TB; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Co- Infecção HIV/TB; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Desempenho de testes sorológicos para diagnóstico de infecção recente de HIV tipo I em pacientes atendidos em laboratório de saúde pública; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
A Co- Infecção HIV/TB: Aspectos laboratoriais, tratamento e prevenção; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Farmácia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Comparação das Metodologias de MEIA e quimioluminescência de Micropartículas para o diagnóstico de Toxoplasmose; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Farmácia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Comparação das metodologias de MEIA e Quimioluminescência de Micropartículas para diagnóstico de HCV; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Farmácia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Comparação de metodologias para dosagem de LDL (precipitação - LABTEST) e equação de Friedewald; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Farmácia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Alterações lipoproteicas em pacientes portadores de Diabetes Mellitus Tipo II; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Farmácia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Diagnóstico por PCR de Mycobacterium tuberculosis; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Farmácia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Monitoramento Laboratorial de pacientes HIV-1 positivos através da técnica de Genotipagem Viral; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Farmácia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Monitoramento de pacientes HIV soropositivos pediátricos; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Farmácia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Aspectos clínicos e laboratoriais da co-infecção HIV-HCV; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Farmácia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Interferências laboratoriais na dosagem do ácido úrico; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Farmácia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Luciene Cardoso Scherer;
Produções bibliográficas
-
SOARES, V. M. ; ALMEIDA, I. N. ; VATER, M. C. ; ALVES, S. ; FIGUEREDO, L. J. A. ; SCHERER, L.C. ; KRITSKI, A. L. ; CARVALHO, W. S. ; MIRANDA, S. S. . Genotype®MTBDRplus and Xpert®MTB/RIF in the diagnosis of tuberculosis and resistant tuberculosis: cost analysis in a tertiary referral hospital. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. REVISTA , v. V53, p. pages 1-6, 2020.
-
CARNIEL, F. ; DALLA COSTA, E.R. ; LIMA-BELLO, G. ; MARTINS, C. ; SCHERER, L.C. ; ROSSETTI, M.L. . Use of conventional PCR and smear microscopy to diagnose pulmonary tuberculosis in the Amazonian rainforest area. Brazilian journal of medical and biological research , v. 00, p. 000-000, 2014.
-
SCHERER, L. C. ; Sperhacke, Rosa D. ; Rossetti, Maria L. R. ; Ruffino-Netto, Antonio ; Kritski, Afrânio L. . Usefulness of the polymerase chain reaction dot-blot assay, used with Ziehl-Neelsen staining, for the rapid and convenient diagnosis of pulmonary tuberculosis in human immunodeficiency virus-seropositive and -seronegative individuals. Infectious Disease Reports , v. 3, p. 7-11, 2011.
-
Scherer, Luciene C ; Sperhacke, Rosa D ; JARCZEWSKI, Carla ; Cafrune, Patrícia I ; Michelon, Candice T ; Rupenthal, Rubia ; Ribeiro, Marta ; Netto, Antonio ; Rossetti, Maria LR ; Kritski, Afrânio L . Comparison of two laboratory-developed PCR methods for the diagnosis of Pulmonary Tuberculosis in Brazilian patients with and without HIV infection. BMC Pulmonary Medicine (Online) , v. 11, p. 15, 2011.
-
SCHERER, L. C. ; SPERHACKE, Rosa Dea ; NETTO, A. R. ; ROSSETTI, M. L. ; CLAÚDIA vATER ; PAUL KLATSER ; KRITSKI, Afrânio Lineu . Cost-effectiveness analysis of PCR for the rapid diagnosis of pulmonary tuberculosis. BMC Infectious Diseases (Online) , v. 9, p. 216, 2009.
-
SCHERER, L. C. ; SPERHACKE, Rosa Dea ; JARCZEWSKI, Carla ; Patrícia Cafrune ; MINGHELLI, S. ; RIBEIRO, M. O. ; MELLO, F. C. Q. ; NETTO, A. R. ; ROSSETTI, M. L. ; KRITSKI, Afrânio Lineu . PCR colorimetric dot-blot assay and clinical pretest probability for diagnosis of Pulmonary Tuberculosis in Smear-Negative patients. BMC Public Health (Online) , v. 7, p. 356, 2007.
-
SCHWARTZ, I. ; LEISTNER, S. ; LIMA, L. ; DIETER, T. ; SCHERER, L.C. ; BURIN, M. ; VIAPIANA, M. ; BREDA, G. ; RIBEIRO, M. ; CARAKUCHANSKY, G. ; VALADARES, E. ; CONTE, A. ; ACOSTA, A. ; MOTA, J. ; PEREIRA, M. ; CORREIA, P. ; MONLEO, I. ; NORATO, D. ; KIM, C. ; PIRES, R. ; et.al . A comprehensive and nationwide study of Hunter disease in Brazil. Acta Paediatrica , v. V91, p. Pages 146-146, 2007.
-
SCHERER, L. C. ; Rodrigues Rosângela ; 1 ; 1 ; 1 ; SPERHACKE, Rosa Dea ; 1 ; STELLA, I. M. ; ASSIS, D. ; BRIGIDO, L. F. M. . Low prevalence of primary antiretroviral resistance mutations and predominance of HIV-1 clade C at polymerase gene in newly diagnosed individuals from south Brazil. Virus Research (Print) , v. 116, p. 201-207, 2006.
-
VAISZ, M. L. ; Airton Pozzo de Mattos ; Daiana Garibaldi Rocha ; Janete Pereira Annes ; Marjie Dee Weber ; FONSECA, G. ; Rossano André Dal-Farra ; SCHERER, L. C. ; Renato Moreira Rosa . Práticas Educativas e Vivências Pedagógicas no Ensino Superior. Canoas: ULBRA, 2010.
-
Luciene Scherer . Economic Evaluation of Diagnosis Tuberculosis In Hospital Setting. In: Bassam H. Mahboub; Mayank Vats. (Org.). Tuberculosis - Current Issues in Diagnosis and Management. 1ed.Rijeka: In Tech, 2013, v. 1, p. 3-489.
-
SCHERER, L. C. ; WAJNER, A. ; SCHARWARTZ, I. ; COELHO, J. ; MANDELLI, J. ; LIMA, L. ; BURIN, M. ; PIRES, R. ; GIUGLIANI, R. ; LEISTNER, S. ; MATTE, Ú. . Molecular Diagnostic of Mps II in the Brazilian patients and carrier detection. In: International Symposium on Mucopolysaccharide and related Diseases, 1999, Viena. International Symposium on Mucopolysaccharide and related Diseases, 1999.
-
SCHERER, L. C. ; LIMA, L. ; GIUGLIANI, R. ; LEISTNER, S. . Detecção de Heterozigotos para MPS II ( Doença de Hunter) através da Biologia Molecular. In: Semana de Iniciação Científica, 1998, Porto Alegre. Semana de Iniciação Científica, 1998.
-
NEVES, L. F. ; SIDEGUM, D. S. V. ; ROSSETI, M. L. ; SCHERER, L. C. . Avaliação do tempo dos exames laboratoriais utilizados para o diagnóstico de Tuberculose em um Hospital de Saúde Pública. In: Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica, 2013, Canoas. Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica, 2013.
-
NICOLA, M. R. C. ; SIDEGUM, D. S. V. ; SCHERER, L. C. ; ROSSETTI, M. L. . Perfil epidemiológico dos Pacientes com Tuberculose atendidos pelo Serviço de Tisiologia de Canoas. In: Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica, 2013, Canoas. Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica, 2013.
-
SIDEGUM, D. S. V. ; NEVES, L. F. ; SCHERER, L. C. . Aspectos relacionados ao controle da Tuberculose: uma Revisão de Literatura. In: Fórum de Pesquisa da ULBRA, 2013, Canoas. Fórum de Pesquisa da ULBRA, 2013.
-
SCHERER, L. C. ; KHUN, M. ; Ruffino-Netto, Antonio . Costs for the diagnosis and treatment of pulmonary Tuberculosis in hospital unit of public health in Brazil. In: HTAi 2011, 2011, Rio de Janeiro. Book of Abstracts- HTAI 2011, 2011. p. 205-205.
-
SCHERER, L. C. ; Ruffino-Netto, Antonio ; ROSSETTI, M. L. ; Kritski, Afrânio L. . Cost-effectiveness analysis of PCR for the rapid diagnosis of pulmonary Tuberculosis in HIV patients. In: HTAI 2011, 2011, Rio de Janeiro. Book of Abstracts- HTAI 2011, 2011. p. 205-205.
-
SCHERER, L. C. ; SPERHACKE, Rosa Dea ; NETTO, A. R. ; ROSSETI, M. L. ; CLAÚDIA vATER ; KRITSKI, Afrânio Lineu . Cost-effectiveness analysis of PCR for the rapid diagnosis of Pulmonary Tuberculosis in HIV patients. In: IV ENCONTRO DE TUBERCULOSE, 2010. IV ENCONTRO DE TUBERCULOSE, 2010.
-
SCHERER, L. C. ; SPERHACKE, Rosa Dea ; MELLO, F. C. Q. ; MINGHELLI, S. ; MICHELON, Candice ; JARCZEWSKY, C. ; ROSSETI, M. L. ; KRITSKI, Afrânio Lineu . Impact of HIV status on the accuracy of two in house PCR in combination with AFB smear of pulmonary tuberculosis. In: II Encontro Nacional de Tuberculose, 2006, São Paulo. Jornal Brasileiro de Pneumologia Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, 2006. v. 32. p. 138-138.
-
SCHERER, L. C. ; SPERHACKE, Rosa Dea ; JARCZEWSKI, Carla ; MICHELON, Candice ; ROSSO, Franciele ; ROSSETTI, Maria Lúcia Rosa ; KRITSKI, Afrânio Lineu . Avaliação das técnicas da PCR Dot-blot Colorimétrico e PCR-GM no Diagnóstico de Tuberculose Pulmonar em pacientes HIV soropositivos. In: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos. XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005.
-
MICHELON, Candice ; SCHERER, L. C. ; SPERHACKE, Rosa Dea ; ROSSO, Franciele ; KRITSKI, Afrânio Lineu ; ROSSETTI, Maria Lúcia Rosa . Avaliação da técnicas da PCR Dot-blot Colorimétrico e PCR GM no Diagnóstico de Mycobacterium tuberculosis em amostras pulmonares. In: III Encontro Científico Anual do Instituto de Cardiologia do RS, 2005, Santos. III Encontro Científico Anual do Instituto de Cardiologia do RS, 2005.
-
Cynara Nunes ; SCHERER, L. C. ; Rodrigues Rosângela ; 1 ; BRIGIDO, L. F. M. . Preliminary characterization of a natural history cohort (RCP_C1) at Porto Alegre, RS, Brazil. In: VI Simpósio Brasileiro de Pesquisa em HIV/AIDS, 2005, Ouro Preto. VI Simpósio Brasileiro de Pesquisa em HIV/AIDS, 2005.
-
1 ; 1 ; SCHERER, L. C. . Contribuição da PCR in house no diagnóstico da tuberculose: a experiência em rotina de um laboratório de saúde pública. In: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, 2005, Santos. XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, 2005.
-
SCHERER, L. C. ; SPERHACKE, Rosa Dea ; JARCZEWSKY, C. ; MINGHELLI, S. ; MENDONÇA, F. I. ; MELLO, F. C. Q. ; ROSSETI, M. L. ; KRITSKI, Afrânio Lineu . Evaluation of a Polymerase Chain Reaction (PCR) for diagnosis of HIV positive and negative with pulmonary tuberculosis (PTB) suspected in a Hospital Tuberculosis Reference. In: I encontro Nacional de tuberculose, 2004, Brasília. I encontro Nacional de tuberculose, 2004.
-
SPERHACKE, Rosa Dea ; SCHERER, L. C. ; JARCZEWSKI, Carla ; MELLO, F. C. Q. ; KRITSKI, Afrânio Lineu ; ROSSETTI, M. L. . Polymerase Chain Reaction Colorimetric Dot- Blot Assay (PCR Dot-Blot) for diagnosis of Mycobacterium Tuberculosis in pulmonary tuberculosis (PTB) suspects. In: I encontro Nacional de Tuberculose, 2004, Brasília, 2000.
-
RUPPENTHAL, R. ; SCHERER, L. C. ; SPERHACKE, Rosa Dea ; JARCZEWSKI, Carla ; MELLO, F. C. Q. ; ROSSETTI, M. L. ; KRITSKI, Afrânio Lineu . AFB smear, culture and PCR for diagnosis of Tuberculosis (TB) in HIV positive patients in a Hospital Tuberculosis Reference. In: I Encontro Nacional de Tuberculose, 2004, Brasília, 2000.
-
SCHERER, L. C. ; PERIN, R. ; LIMA, L. ; GIUGLIANI, R. ; LEISTNER, S. . Análise Molecular do gene da iduronato sulfatase: um protocolo utilizado no Brasil. In: Immunoensayo/97, 1997, Porto Alegre. Immunoensayo/97, 1997.
-
SCHERER, L. C. ; CASTILHOS, C. ; TOBO, P. R. ; SOPELSA, A. I. ; ASSIS, D. ; COELHO, J. ; BURIN, M. G. ; VARGAS, C. ; GIUGLIANI, R. ; WAGNER, M. . Doenças Lisossômicas de Depósito: Sinais Clínicos e Sintomas Clínicos mais frequentes. In: Meeting of the Latin American Metabolic Information Network- LAMIN, 1996, Porto Alegre. Meeting of the Latin American Metabolic Information Network- LAMIN, 1996.
-
SCHERER, L. C. ; FRAZZON, J. ; PASSAGLIA, L. ; SCHARANK, I. . Caracterização de mutantes de Azospirillum brasiliense obtidos por inserção do transposon Tn5. In: Semana de Iniciação Científica, 1993, Porto Alegre. Semana de Iniciação Científica, 1993.
-
SCHERER, L. C. . Novas ferramentas de avaliação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHERER, L. C. ; SPERHACKE, Rosa Dea ; NETTO, A. R. ; ROSSETTI, Maria Lúcia Rosa ; CLAÚDIA vATER ; KRITSKI, Afrânio Lineu . Cost-effectiveness analysis of PCR for the rapid diagnosis of pulmonary tuberculosis in HIV patients. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SCHERER, L. C. ; SPERHACKE, Rosa Dea ; NETTO, A. R. ; KRITSKI, Afrânio Lineu . The usefulness of PCR colorimetric dot-blot assay for the rapid and convenient diagnosis of pulmonary tuberculosis in HIV seropositive and HIV seronegative individuals when used in parallel with Ziehl Neelsen smear examination. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SCHERER, L. C. . O laboratório no âmbito do SUS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHERER, L. C. . Gerenciamento de laboratório público - Uma Experiência da cidade de Porto Alegre. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SCHERER, L. C. . Diagnóstico através de técnicas de Biologia Molecular. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SCHERER, L. C. ; LEISTNER, S. ; MATTE, Ú. ; SEGALL, F. . Curso de Extensão de Biologia Molecular. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHERER, L. C. . Curso de Atualização em Hematologia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SCHERER, L. C. . Educação Continuada em Pesquisa Clínica para profissionais da Saúde. 2008.
SCHERER, L. C. . VII Treinamento de Métodos de Pesquisa Clínico Epidemiológica. 2007. (Palestra).
SCHERER, L. C. . Palestra sobre Diagnóstico Molecular de doenças hematológicas e outras doenças genéticas no Curso de Pós- Graduação em Biologia Molecular da ULBRA. Palestra sobre Diagnóstico Molecular de doenças hematológicas e outras doenças genéticas no Curso de Pós- Graduação em Biologia Molecular da ULBRA. Palestra sobre Diagnóstico Molecular de doenças hematológicas e outras doenças genéticas. 2001. (Palestra).
SCHERER, L. C. . Aplicações da Biologia Molecular no Diagnóstico Clínico. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SCHERER, L. C. ; ALEXANDRE BECKER . H1N1 não tenha medo tenha informação. 2010 (Audiovídeo).
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2014
Avaliação da efetividade da utilização de novos métodos moleculares na rotina de diagnóstico de Tuberculose em um Hospital, Descrição: Considerando a urgência da necessidade de atividades adicionais no controle da TB e a necessidade de análises de efetividade envolvendo a implantação de novos testes para a detecção de TB e ainda, a experiência dos pesquisadores e capacidade instalada, esse grupo propõe a implantação na rotina de um grande hospital de novos métodos de diagnóstico da TB e a sua utilização em conjunto com os métodos tradicionais. Também pretende avaliar a efetividade desse novo modelo através da comparação de parâmetros relativos a eficácia e custos das rotinas de diagnóstico (convencional com a alternativa).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciene Cardoso Scherer - Integrante / Maria Lúcia Rosa Rossetti - Coordenador.
-
2010 - 2014
Análise da situação epidemiológica da Tuberculose no município de Canoas como ferramenta para o desenvolvimento de políticas de prevenção em Saúde Pública, Descrição: Considerando ser a tuberculose a segunda causa de morte por doença infecciosa e a principal causa de morte de portadores do HIV e que países em desenvolvimento contribuem com 80% dos casos no mundo. A presente proposta de pesquisas tem como objetivo auxiliar no conhecimento da situação da tuberculose no município de Canoas determinando a incidência, a prevalência e a taxa de mortalidade. Espere-se ainda que apresente pesquisa possa contribuir com dados que auxiliarão no teste mais utilizado no diagnóstico da tuberculose, a baciloscopia. Sendo assim, através da análise epidemiológica proposta, busca-se identificar mecanismos que possam auxiliar no combate e prevenção da tuberculose. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciene Cardoso Scherer - Coordenador.
-
2010 - 2014
Custos do diagnóstico e do tratamento da Tuberculose hospitalar, Descrição: Investimentos para o controle de Tuberculose aumentam a cada ano. A expectativa de gastos para 2010 é em torno de US$ 4.1 bilhões de dólares. É consenso o sentimento dos gestores públicos que os gastos envolvendo o diagnóstico e tratamento hospitalar supera os recursos disponibilizados para o controle desta doença. Através de um estudo descritivo os custos diretos e indiretos para o diagnóstico e tratamento da Tuberculose Pulmonar nos pacientes infectados ou não por HIV, internados em uma Unidade Hospitalar de Saúde Pública (Hospital Sanatório Parthenon (referência para o atendimento de TB e HIV no Estado do Rio Grande do Sul/ Brasil). Através de uma amostragem de conveniência serão avaliados os prontuários dos pacientes internados no período de setembro de 2010 a setembro de 2011.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciene Cardoso Scherer - Coordenador.
Prêmios
2010
Professora homenageada Curso de Biomedicina, Curso de Biomedicina ULBRA.
2009
Professora homenageada curso de Biomedicina, Curso de Biomedicina.
2008
Paranifa do curso de Biomedicina, Curso de Biomedicina ULBRA.
2007
Paraninfa co Curso de Biomedicina, Curso de Biomedicina ULBRA.
2007
Professora homenageada Curso de Farmácia, Curso de Farmácia ULBRA.
1999
Abstract Award, 5 International Symposium on Mucopolysaccharide and Related Diseases.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2016
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 38
Atividades
-
04/2016
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica Metabólica
-
04/2016
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Farmacologia Básica
-
04/2016
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Farmacologia
-
04/2016
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica Metabólica
-
04/2016
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Farmacologia Clínica, Farmacologia Básica
2015 - Atual
Centro Universitário São CamiloVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Horista
Atividades
-
08/2015
Ensino, MBA em Gestão Hospitalar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Economia em Saúde
-
08/2015
Ensino, MBA em Gestão Hospitalar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Economia em Saúde
-
05/2015
Ensino, Liderança coaching para área da Saúde, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Liderança Coaching para área da Saúde
-
05/2015 - 06/2015
Ensino, Gestão do Varejo Farmacêutico, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Modelo de gestão de Negócios
-
05/2015 - 05/2015
Ensino, Enfermagem Oncológica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística
2015 - Atual
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RSVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Horista
Atividades
-
08/2015
Ensino, Coaching Avançado, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Coaching Avançado
-
04/2015
Ensino, Coaching Básico, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Coaching Básico
2016 - Atual
Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Programa de Pós Graduação de Estética
Atividades
-
04/2016
Ensino, Pós Graduação em Estética e Cosmética, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento estratégico
2016 - Atual
Conselho Regional de Fármácia do RSVínculo: consultor, Enquadramento Funcional: consultor
Atividades
-
02/2016
Treinamentos ministrados , Conselho Regional de Farmácia do RS - RS - Brasil.,Treinamentos ministrados, Coaching para equipes
2015 - Atual
EBM AcademyVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Horista
Atividades
-
07/2015
Ensino, Curso de SPSS, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Curso Sobrevivendo ao SPSS
2004 - 2014
Universidade Luterana do BrasilVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2013 - 02/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Unidade Universitária de Canoas.,Linhas de pesquisa
-
08/2004 - 02/2014
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica Clinica, Fisiopatologia, Imunologia Clínica, Pesquisa em Ciências Biomédicas, Epidemiologia e Bioestatísttica- Saúde Bioética e Sociedade
-
08/2004 - 02/2014
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica Clínica, Estágio Supervisionado de Biomedicina I, Estágio Supervisionado de Biomedicina II, Estágio Supervisionado de Biomedicina III, Fisiopatologia, Imunologia Clínica, Líquidos Corporais, TCC, Epidemiologia e Bioestatística- Saúde, Bioética e Sociedade
-
08/2004 - 02/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Universitária de Canoas.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Professores do Curso de Biomedicina.
-
01/2008 - 01/2012
Direção e administração, Unidade Universitária de Canoas.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Biomedicina.
-
03/2005 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Universitária de Canoas.,Cargo ou função, Tutoria do Centro Acadêmico de Biomedicina.
2002 - 2014
Fundação Estadual de Produção e Pesquisa Em SaúdeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador
Atividades
-
03/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CDCT.,Linhas de pesquisa
-
03/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CDCT.,Linhas de pesquisa
2000 - 2002
Universidade de Passo FundoVínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Atividades
-
08/2000 - 04/2002
Ensino, Curso de Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Imunologia Clínica, Bioquímica Clínica, Orientação de monografias de conclusão de curso, Supervisão de Estágios em Análises Clínicas e Farmácia
1995 - 1996
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Regime: Dedicação exclusiva.
1995 - 1995
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
1994 - 1994
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
1993 - 1994
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista CNPQ, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPQ, Regime: Dedicação exclusiva.
1992 - 1993
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista CNPQ, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPQ, Regime: Dedicação exclusiva.
1992 - 1992
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
1991 - 1992
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Atividades
-
04/1996 - 10/1996
Estágios , Instituto de Biociências.,Estágio realizado, Monitor da Disciplina de Bioquímica para o Curso de Farmácia.
-
10/1995 - 02/1996
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica
-
04/1995 - 12/1995
Estágios , Instituto de Biociências.,Estágio realizado, Monitor da Disciplina de Bioquímica para o Curso de Farmácia.
-
09/1994 - 12/1994
Estágios , Instituto de Biociências.,Estágio realizado, Monitor da Disciplina de Bioquímica para o Curso de Farmácia.
-
09/1993 - 02/1994
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Farmácia.,Serviço realizado, Bolsista CNPQ do Laboratório de Controle de Qualidade.
-
08/1992 - 07/1993
Estágios , Centro de Biotecnologia.,Estágio realizado, Participação em projeto de Biologia Molecular da fixação do nitrogênio em Azospirillum Braziliense.
-
04/1992 - 12/1992
Estágios , Faculdade de Farmácia.,Estágio realizado, Monitoria na departamento de Produção de Matéria Prima.
-
12/1991 - 02/1992
Estágios , Faculdade de Farmácia.,Estágio realizado, Monitoria na departamento de Produção de Matéria Prima.
2006 - 2007
Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: membro da comissão de ensino, Carga horária: 1
Atividades
-
01/2006 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Regional de Farmácia do RS.,Cargo ou função, Membro da Comissão de ensino.
1998 - 2012
Prefeitura de Porto AlegreVínculo: , Enquadramento Funcional: Farmacêutico Bioquímico, Carga horária: 30
1997 - 1998
Prefeitura de Porto AlegreVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: farmacêutico-bioquímico, Carga horária: 40
1997 - 1997
Prefeitura de Porto AlegreVínculo: estágio curricular, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 30
Atividades
-
05/2008
Serviços técnicos especializados , Hospital de Pronto Socorro.,Serviço realizado, análises clínicas, plantonista.
-
04/2002 - 04/2008
Direção e administração, Laboratório Central do município de Porto Alegre.,Cargo ou função, Gerente.
-
01/2006 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Saúde.,Cargo ou função, membro do Comitê de ética da Secretaria municipal de Saúde de Porto Alegre.
-
08/1997 - 07/1998
Serviços técnicos especializados , Hospital de Pronto Socorro.,Serviço realizado, análises clínicas, plantonista.
1997 - 1999
Hospital de Clínicas de Porto AlegreVínculo: Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40
1995 - 1997
Hospital de Clínicas de Porto AlegreVínculo: Bolsista de Aperfeiçoamento, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 30
1998 - 1998
Instituto de Pesquisa e DiagnósticoVínculo: Estágiário, Enquadramento Funcional: Estágiário voluntário, Carga horária: 30
Outras informações:
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
Estágio Voluntário no Instituto de Pesquisa e Diagnóstico (IPD) no Laboratório de Imunologia de Transplantes com carga horária de 536 horas.
1999 - 2000
Net Lab LaboratórioVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Farmacêutico Bioquímico, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luciene Cardoso Scherer e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?