MAYARA BARBOSA SINDEAUX LIMA

Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Adjunta C. Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (PPGTPC/UFPa) e graduada em Psicologia (Bacharelado, Formação do Psicólogo e Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará- UFPa. Possui experiência profissional como docente em Instituições de Ensino Superior e como psicóloga nas área de Saúde e Educação. Mãe do Felipe e do Gabriel!

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)

2013 - 2016

Universidade Federal do Pará
Título: Estresse Parental em cuidadores primários de crianças com Paralisia Cerebral no Estado do Pará
Orientador: Simone Costa da Silva

Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)

2009 - 2011

Universidade Federal do Pará
Título: Descrição e Avaliação das Brinquedotecas Hospitalares em Belém
, Ano de Obtenção: 2011.Celina Maria Colino Magalhães.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Desenvolvimento Humano; Hospitalização infantil; Brinquedoteca hospitalar.

Graduação em Licenciatura Plena em Psicologia

2009 - 2011

Universidade Federal do Pará
Título: O brincar e o desenvolvimento humano
Orientador: Rosimê Meguins

Graduação em Formação do Psicólogo

2003 - 2009

Universidade Federal do Pará
Título: O uso de manual como estratégia para a redução de ansiedade de acompanhantes de crianças submetidas à cirurgia de especialidade otorrinolaringológica
Orientador: Eleonora Arnaud Pereira Ferreira

Graduação em Bacharel em Psicologia

2003 - 2008

Universidade Federal do Pará
Título: Atividade doméstica e socialização: a visão de adolescentes de classes economicamente distintas
Orientador: Fernando Augusto Ramos Pontes

Formação complementar

2014 - 2014

Educação Especial e Inclusiva no contexto do Ensin. (Carga horária: 36h). , Faculdade Metropolitana de Marabá, CEMAR, Brasil.

2014 - 2014

Formação de Gestores e Educadores. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Educação de Marabá-Pa, SEMED, Brasil.

2013 - 2013

Sistema AAIDD: diagnóstico, classificação e.... (Carga horária: 40h). , Universidade Corporativa da Rede APAE, UNIAPAE, Brasil.

2010 - 2010

Produção Científica em Psicologia. (Carga horária: 12h). , Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, PPGTPC, Brasil.

2010 - 2010

Transtornos Globais do Desenvolvimento. (Carga horária: 12h). , Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, PPGTPC, Brasil.

2009 - 2009

Brincadeira e Evolução: Atualizando o debate. (Carga horária: 3h). , VI Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, VI CONPSI, Brasil.

2007 - 2007

Saúde Mental e Trabalho. (Carga horária: 8h). , Hospital Universitário João de Barros Barreto, HUJBB, Brasil.

2007 - 2007

I Curso de Brinquedoteca Hospitalar da FHCGV. (Carga horária: 16h). , Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, FHCGV, Brasil.

2006 - 2006

Conversando com Foucault sobre preconceito. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Psicologia Social, ABRAPSO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Saúde.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Organização de eventos

LIMA, M.B.S. ; SILVA, L. C. C. ; MENDONCA, R. O. ; ARAUJO, E. C. . I Ciclo de Debates: Psicologia, Desenvolvimento Humano e Saúde. 2021. (Outro).

LIMA, M.B.S. ; SILVA, L. C. C. ; ARAUJO, E. C. ; MARIANO, M. S. S. . II Ciclo de Debates: Psicologia, Desenvolvimento Humano e Saúde. 2021. (Outro).

LIMA, M.B.S. ; DEUS, A. P. F. C. ; SOUZA, A. L. C. ; QUEIROZ, V. B. . Live Reconecta Unifesspa. 2021. (Outro).

LIMA, M.B.S. ; SILVA, L. C. C. . Minicurso Desenvolvimento Infantil e Promoção de Saúde: conceitos básicos. 2019. (Outro).

LIMA, M.B.S. . II Semana Acadêmica do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas. 2019. (Outro).

LIMA, M.B.S. ; SILVA, L. C. C. . Palestra A INTEGRAÇÃO SENSORIAL NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. 2019. (Outro).

LIMA, M.B.S. . Evento alusivo à Campanha Setembro Amarelo: Falar é a melhor solução. 2018. (Outro).

LIMA, M.B.S. . V CONGRESSO PARAENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2018. (Congresso).

LIMA, M.B.S. . IV Semana de Recepção e Integração dos calouros da Unifesspa. 2017. (Outro).

LIMA, M.B.S. . SEMINÁRIO APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2017. (Outro).

LIMA, M.B.S. . II Seminário de Projetos Integrados ? II SPI. 2017. (Outro).

LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux . IV Congresso de Estudantes da Universidade Federal do Pará. 2007. (Congresso).

LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux . II Encontro Regional dos Estudantes de Psicologia Norte e Nordeste. 2006. (Outro).

Participação em eventos

Palestra Povos indígenas e ações afirmativas: avanços e desafios do acesso, permanência e sucesso no ensino superior. 2018. (Outra).

26 Congresso Nacional das APAES. 2017. (Congresso).

II Seminário de Projetos Integrados.Evasão dos cursos de graduação na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. 2017. (Seminário).

II Seminário Institucional de Formação Docente da Unifesspa. 2017. (Seminário).

IV Congresso Paraense de Educação Especial. A Paralisia Cerebral em uma perspectiva Biopsicossocial. 2017. (Congresso).

Mesa Redonda Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem no Ensino Supeior. 2017. (Outra).

II Congresso Paraense de Educação Especial. Cuidadores de crianças com Paralisia Cerebral em Santarém: Indicadores Sociodemográficos e de Suporte Social. 2015. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. ESTRESSE PARENTAL E PERCEPÇÃO DE SUPORTE SOCIAL EM CUIDADORES DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM UMA CAPITAL DA AMAZÔNIA ORIENTAL. 2015. (Congresso).

Seminário "Ética Profissional, elaboração de documentos psicológicos nos serviços sócioassistenciais". 2014. (Seminário).

50 anos da Psicologia no Brasil e suas interfaces: muito a comemorar, muito mais a fazer.. 2012. (Simpósio).

XIV Simpósio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia. 2012. (Simpósio).

Palestra "Depoimento sem dano: desafios e perspectivas". 2010. (Outra).

Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Como um desafio para os Psicólogos. 2010. (Seminário).

6 Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. Levantamento bibliográfico sobre a brinquedoteca hospitalar em bases de dados brasileiros. 2009. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Brinquedoteca Hospitalar: O que está sendo publicado nas bases de dados nacionais?. 2009. (Congresso).

XII Semana Científica do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento.A divulgação de estudos acerca da brinquedoteca hospitalar em bases de dados nacionais. 2009. (Outra).

11ª Semana Científica do Laboratório de Psicologia Experimental.Atendimento psicológico com pacientes submetidos à cirurgia em otorrinolaringologia. 2008. (Outra).

1 Encontro Norte-Nordeste de Psicologia Social.Uso de Manual na preparação de pacientes pediátricos a serem submetidos a cirurgias otorrinolaringológicas.. 2008. (Encontro).

I Jornada de Psicologia Aplicada à Área de Saúde de 2008.Intervenção com pacientes encaminhados para realização de cirurgias no Hospital Bettina Ferro de Souza. 2008. (Outra).

59ª Reunião Anual da SBPC. Atividades de rotina dominical de adolescentes de classes economicamente distintas. 2007. (Congresso).

II Congresso do Hospital Universitário João de Barros Barreto. Análise de Comportamento de Ansiedade em crianças submetidas a adenoamigdalectomias e em seus acompanhantes. 2007. (Congresso).

I Semana Científica de Psicologia do Hospital Bettina Ferro de Souza.Transtorno Obsessivo Compulsivo e ansiolíticos. 2007. (Outra).

Ciclo de Palestras sobre o tema "Interface Psicologia e Saúde: Perspecticas e desafios". 2006. (Outra).

Pré-Fórum Regional de Psicologia e Saúde Pública. 2006. (Outra).

XVII Seminário e Iniciação Científica da UFPa.Tarefas domésticas e socialização na perspectiva de adolescentes de classes economicamente distintas. 2006. (Seminário).

XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. A tarefa doméstica, uma atividade de rotina dos adolescentes de baixa renda. 2006. (Congresso).

IV Congresso norte e nordeste de Psicologia. Congresso regional de Psicologia. 2005. (Congresso).

Palestra "Uma visão sistêmica das relações familiares". 2005. (Outra).

XVI Seminário e Iniciação Científica da UFPa.A organização familiar do trabalho doméstico em famílias de baixa renda.. 2005. (Seminário).

Amazônia em Perspectivas: As interfaces da fome e da água em Belém. 2004. (Seminário).

VII Semana Científica do Laboratório de Psicologia.Uso do Tempo: Partilha de Ambientes Sociais em Adolescentes. 2004. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Willian Silva de Lira

LIMA, M.B.S.; SOUZA, A. J. M.; SANTOS, D. V.. HABILIDADES SOCIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO NARRATIVA DE LITERÁRIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Rômulo Gemaque da Luz

LIMA, M.B.S.; SILVA, M. O. F. F.; ONCA, S. S.. EMOÇÕES EM PESSOAS IDOSAS: UM ESTUDO DE REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA CIENTÍFICA BRASILEIRA NA ÁREA DA SAÚDE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Shádia Carvalho Okdi

LIMA, M.B.S.; SONODA, K. C. L.; ROMANO, L. A. C.. ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: FATORES DE RISCO PARA O COMETIMENTO DE ATOS INFRACIONAIS. 2022 - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Joana Paula do Nascimento Brito

LIMA, M.B.S.; SILVA, L. C. C.; MARIANO, M. S. S.. Exaustão Emocional e realização profissional de docentes da Educação Infantil de Marabá/PA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Rafaella Versiane Araújo Itagyba

LIMA, M.B.S.; OLIVEIRA, C. M.; SILVA, L. C. C.. Caracterização dos adolescentes em uma instituição de acolhimento provisório. 2019.

Aluno: Bruna do Nascimento Barbosa da Silva

LIMA, M.B.S.; ODA, A. A. I.; GIRALDO, P.; COSTA, D. S.. EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: análise sociológica da evasão nos cursos de Ciências Sociais e Direito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA (2013-2015). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Samara Melissa Evangelista Freitas

SILVA, L. C. C.; LOBO, L. C.;LIMA, M.B.S.. Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Análise do Comportamento: revisão sistemática da produção textual em Língua Portuguesa (2013-2017). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

LIMA, M.B.S.; SILVA, L. C. C.; VIANA, N. J. Q.. Concurso para Professor substituto no tema Psicologia do desenvolvimento, da aprendizagem e da educação. 2019. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

LIMA, M.B.S.. Projeto de candidato ao Doutorado. 2018. Universidade Federal do Pará.

LIMA, M.B.S.; SILVA, C. S.; RODRIGUES, L. N.. Comissão de Avaliadores do Programa de Apoio a Projetos de Intervenção metodológica. 2016. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Orientou

Talita Barroso Garcia

Fatores motivadores para o ingresso, permanência e evasão no curso de Direito da Unifesspa; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; (Orientador);

Tamires Pereira de Carvalho

EVASÃO E PERMANÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

Eric Renato Lima Figueiredo

O perfil do(a) sanitarista na saúde mental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

Arthur Vinicius Gouveia Lima

FATORES MOTIVADORES PARA A EVASÃO NOS CURSOS DA ÁREA DE EXATAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

Paula Carina Carvalho Rodrigues

Concepções sobre o Desenvolvimento Infantil de Educadores/Cuidadores que atuam em Espaço de Acolhimento Provisório; 2019; Iniciação Científica - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

Arthur Vinicius Gouveia Lima

Relatório de atividades de auxiliar de pesquisa no Projeto Diagnóstico da Evasão na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; 2017; Iniciação Científica - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

Joana D'arc Oliveira

Relatório de atividades de auxiliar de pesquisa no Projeto Diagnóstico da Evasão na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; 2016; Iniciação Científica - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

Bruna do Nascimento Barbosa da Silva

Relatório de atividades de auxiliar de pesquisa no Projeto Diagnóstico da Evasão na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; 2016; Iniciação Científica - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

Alessandra da Silva Sindeaux

Concepções sobre o Desenvolvimento Infantil de Educadores/Cuidadores que atuam em Espaço de Acolhimento Provisório; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

MAYARA LIMA SILVA

Concepções sobre o Desenvolvimento Infantil de Educadores/Cuidadores que atuam em Espaço de Acolhimento Provisório; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

Damila de Jesus Vieira

Concepções sobre o Desenvolvimento Infantil de Educadores/Cuidadores que atuam em Espaço de Acolhimento Provisório; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

Arai Lopes Pereira Guarany

Concepções sobre o Desenvolvimento Infantil de Educadores/Cuidadores que atuam em Espaço de Acolhimento Provisório; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

JOÃO VITOR CARDOSO

Concepções sobre o Desenvolvimento Infantil de Educadores/Cuidadores que atuam em Espaço de Acolhimento Provisório; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

Barbara Bittencourt Nobre

Concepções sobre o Desenvolvimento Infantil de Educadores/Cuidadores que atuam em Espaço de Acolhimento Provisório; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

Márcia Cristina Monteiro Cavalcante

Práticas de cuidado de educadores sociais do Espaço de Acolhimento Provisório de Marabá; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

Maria de Nazare Ataide Ferreira Pimentel

Práticas de cuidado de educadores sociais do Espaço de Acolhimento Provisório de Marabá; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

Layana Aquino Moura

ESPAÇO DE ACOLHIMENTO PROVISÓRIO DE MARABÁ: PRÁTICAS DE CUIDADO DOS EDUCADORES SOCIAIS; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

JOSE HENRIQUE REIS LIMA

ESPAÇO DE ACOLHIMENTO PROVISÓRIO DE MARABÁ: PRÁTICAS DE CUIDADO DOS EDUCADORES SOCIAIS; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

FÁBIO DE FRANÇA SILVA

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DAS SUPERVISÕES DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA EXPERIMENTAL; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

Ana Paula Silva dos Santos

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DAS SUPERVISÕES DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA EXPERIMENTAL; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

Leiliane dos Santos da Conceição

ESPAÇO DE ACOLHIMENTO PROVISÓRIO DE MARABÁ: PRÁTICAS DE CUIDADO DOS EDUCADORES SOCIAIS; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

Thuany Steffane Lima Martins

CARACTERIZAÇÃO DE ADOLESCENTES ACOLHIDOS INSTITUCIONALMENTE NO MUNICÍPIO DE MARABÁ- PA; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

Thuany Steffane Lima Martins

CARACTERIZAÇÃO DE CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA ACOLHIDAS INSTITUCIONALMENTE NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Mayara Barbosa Sindeaux Lima;

Produções bibliográficas

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; RAMOS, EDSON MARCOS LEAL SOARES ; PONTES, Fernando Augusto Ramos ; SILVA, Simone Souza da Costa . Cerebral Palsy: Parental Stress of Caregivers. PSICO-USF , v. 26, p. 357-368, 2021.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; CARDOSO, VAGNER DOS SANTOS ; SILVA, Simone Souza da Costa . Parental Stress and Social Support of Caregivers of Children With Cerebral Palsy. Paidéia (USP. Online) , v. 26, p. 207-214, 2016.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; DE OLIVEIRA, VERA BARROS ; MAGALHÃES, CELINA MARIA COLINO . Brinquedotecas Hospitalares: Parâmetros de Avaliação. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas , v. 17, p. 147, 2016.

  • LIMA, M.B.S. ; OLIVEIRA, L.S.M. ; MAGALHÃES, C.M.C. ; SILVA, M.L. . Brinquedoteca Hospitalar: A VisÃo dos Acompanhantes de CrianÃas. Revista de Psicologia : Teoria e Prática (Online) , v. 17, p. 97-107, 2015.

  • FERNANDEZ, A. P. O. ; PONTES, F. A. R. ; SILVA, S. S. C. E. ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; SANTOS, C. O. . Envolvimento parental na tarefa escolar. Revista Psicologia Escolar e Edcuacional , v. 18, p. 529-536, 2014.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; MAGALHAES, C. M. C. . Brinquedotecas hospitalares em Belém: criação, espaço e funcionamento. Psicologia Argumento (PUCPR. Impresso) , v. 31, p. 247-255, 2013.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux . Relato de experiência de acompanhamento psicológico a uma adolescente com paralisia cerebral. APAE CIÊNCIA , v. 1, p. 69-79, 2013.

  • FONSECA, Abraão Roberto ; CAVALCANTE, C. T. F ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; ALVARENGA, Eric Campos . Características dos perfis de pessoas com ampla rede de contatos no Orkut. Revista Científica da UNESC , v. 07, p. 3-10, 2009.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; MAGALHAES, C. M. C. ; SILVA, Simone Souza da Costa ; MALUSKE, J. B. ; LILIA, ; PONTES, Fernando Augusto Ramos . Atividade doméstica e socialização- A visão de adolescentes de classes economicamente distintas. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano (Impresso) , v. 818, p. 189-200, 2008.

  • SILVA, L. C. C. ; LIMA, M.B.S. ; VIANA, N. J. Q. ; MARTINS, T. S. L. ; PAIXAO, M. L. . Quem são as crianças institucionalizadas? Estudo sobre a população acolhida em Marabá, sudeste do Pará. In: Flávia Cristina Silveira Lemos; Dolores Galindo; Pedro Paulo Gastalho de Bicalho; Aluísio Ferreira de Lima; João Paulo Pereira Barros; Patrícia do Socorro Magalhães Franco do Espírito Santo; Karla Dalmaso de Souza; Lauany Câmara Chermont Pinheiro. (Org.). Produção da diferença, saúde coletiva e formação: dispositivos transdisciplinares nas políticas públicas. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 12, p. 315-332.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; AFONSO, T. ; SILVA, S. S. C. . Percepção de suporte social de cuidadores de crianças com autismo no contexto Amazônico. In: Raphaella Duarte Lopes de Albuquerque; Silvany Ellen Risuenho Brasil. (Org.). Inclusão de Pessoas com Deficiência no contexto Amazônico. 1ed.Belém: L & A Editora, 2015, v. II, p. 167-186.

  • LIMA, M.B.S. ; LIMA, A. Z. A. ; MONTEIRO, M. R. N. ; SILVA, S. S. C. . Cuidadores de crianças com Paralisia Cerebral em Santarém: \indicadores sociodemográficos e de suporte social. In: II Congresso Paraense de Educação Especial, 2015, Marabá. Anais do 2° Congresso Paraense de Educação Especial, 2015.

  • RODRIGUES, P. C. C. ; LIMA, M.B.S. . CONCEPÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE EDUCADORES/CUIDADORES QUE ATUAM EM ESPAÇO DE ACOLHIMENTO PROVISÓRIO. In: VI Seminário de Iniciação Científica da Unifesspa, 2020, Marabá. Anais do VI Seminário de Iniciação Científica da Unifesspa. p. 197-200.

  • NOBRE, B. B. ; RODRIGUES, P. C. C. ; NOBRE, C. R. B. ; LIMA, M.B.S. ; SILVA, L. C. C. . APRENDENDO A ANÁLISE DE CONTINGÊNCIAS: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA ESTUDANTIL. In: II Semana Acadêmica do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), 2019, Marabá. ANAIS DA II SEMANA DO IESB, 2019. v. 1. p. 49-51.

  • GARCIA, T. B. ; COSTA, V. S. ; LIMA, M.B.S. . FATORES MOTIVADORES PARA O INGRESSO NO CURSO DE DIREITO DA UNIFESSPA. In: II Semana Acadêmica do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), 2019, Marabá. ANAIS DA II SEMANA DO IESB, 2019. p. 39-40.

  • RODRIGUES, P. C. C. ; NOBRE, B. B. ; SILVA, L. C. C. ; LIMA, M.B.S. . CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO DOS EDUCADORES SOCIAIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO PROVISÓRIO DA CIDADE DE MARABÁ/PA. In: II Semana Acadêmica do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), 2019, Marabá. ANAIS DA II SEMANA DO IESB, 2019. p. 47-48.

  • VIEIRA, D. J. ; MOURA, L. A. ; LIMA, M.B.S. ; SILVA, L. C. C. . ESPAÇO DE ACOLHIMENTO PROVISÓRIO DE MARABÁ: PRÁTICAS DE CUIDADO DOS EDUCADORES SOCIAIS. In: II Semana Acadêmica do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), 2019, Marabá. ANAIS DA II SEMANA DO IESB, 2019. p. 52-53.

  • MARTINS, T. S. L. ; ITAGYBA, R. V. D. A. ; LIMA, M.B.S. ; SILVA, L. C. C. . Caracterização de adolescentes acolhidos institucionalmente no município de Marabá-PA. In: III Simpósio de Produção Científica, 2019, Marabá. Book de resumos do III Simpósio de produção científica, 2019. p. 118-122.

  • CARVALHO, T. P. ; LIMA, M.B.S. . Fatores motivadores para a evasão no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. In: III Simpósio de Produção Científica, 2019, Marabá. Book de resumos do III Simpósio de produção científica, 2019. p. 148-151.

  • LIMA, A. V. G. ; CARVALHO, C. C. M. ; RODRIGUES, L. N. ; LIMA, M.B.S. . FATORES MOTIVADORES PARA A EVASÃO NOS CURSOS DA ÁREA DE EXATAS DA UNIFESSPA. In: III Seminário de Projetos de Ensino, 2019, Marabá. Anais do Seminário de Projetos de Ensino 2018 v. 3, 2018 Resumos Expandidos., 2018. v. 3.

  • SANTOS, A. P. S. ; SILVA, F. F. ; LIMA, M.B.S. ; SILVA, L. C. C. . AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DAS SUPERVISÕES DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA EXPERIMENTAL. In: IV Seminário de Projetos de Ensino, 2019, Marabá. Anais do Seminário de Projetos de Ensino 2019 v. 4, 2019 Resumos Expandidos., 2019. v. 4.

  • LIMA, M.B.S. . MESA REDONDA ZICA: ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE COM A FAMÍLIA DA CRIANÇA COM MICROCEFALIA. In: I Semana Acadêmica do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB), 2018, Marabá. Anais da I Semana Acadêmica do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB), 2018.

  • SILVA, B. N. B. ; LIMA, M.B.S. ; CUNHA, J. D. O. ; PIMENTEL, T. S. ; RODRIGUES, L. N. . EVASÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ. In: II Seminário de Projetos de Ensino, 2017, Marabá. Anais do II Seminário de Projetos de Ensino, 2017.

  • CUNHA, J. D. O. ; SILVA, B. N. B. ; LIMA, M.B.S. ; RODRIGUES, L. N. ; PIMENTEL, T. S. . FATORES CAUSADORES DA EVASÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE 2005-2015 NAS PLATAFORMAS SCIELO, EDUCA E BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES. In: II Seminário de Projetos de Ensino, 2017, Marabá. Anais do II Seminário de Projetos de Ensino, 2017.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; SILVA, S. S. C. ; CARDOSO, V. S. . ESTRESSE PARENTAL E PERCEPÇÃO DE SUPORTE SOCIAL EM CUIDADORES DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM UMA CAPITAL DA AMAZÔNIA ORIENTAL. In: X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2015, Belém - Pa. Anais do X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2015.

  • LIMA, MAYARA ; AFONSO, TATIANA ; SILVA, SIMONE . CUIDADORES PRIMÁRIOS DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA AMAZÔNIA: SUPORTE SOCIAL E ESTRESSE. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, 2014.

  • LIMA, MAYARA ; AFONSO, TATIANA ; SILVA, SIMONE . PERCEPÇÃO DE SUPORTE SOCIAL DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM AUTISMO. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014.

  • FERNANDEZ, A. P. O. ; SILVA, S. S. C. ; PONTES, F. A. R. ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; SANTOS, C. O. . Envolvimento Parental na Tarefa Escolar. In: IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013, João Pessoa. IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013.

  • LIMA, M.B.S. ; SILVA, L. C. C. ; MARTINS, T. S. L. ; PAIXAO, M. L. ; ITAGYBA, R. V. D. A. . CARACTERIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA. In: Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2018, São Paulo. Anais do V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2018.

  • LIMA, M.B.S. . EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DE QUÍMICA. In: V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2018. Anais do V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2018.

  • LIMA, M.B.S. ; SILVA, L. C. C. ; PAIXAO, M. L. ; MARTINS, T. S. L. ; ITAGYBA, R. V. D. A. . CRIANÇAS ACOLHIDAS INSTITUCIONALMENTE: PERFIL DA POPULAÇÃO COM MENOS DE 3 ANOS DE IDADE. In: V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2018. Anais do V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2018.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; MONTEIRO, L. S. ; MAGALHAES, C. M. C. . Brinquedoteca Hospitalar: Avaliação de acompanhantes. In: 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2012, São Paulo. Anais da 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2012.

  • MONTEIRO, L. S. ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; MAGALHAES, C. M. C. . A percepção de crianças acerca da brinquedoteca em uma instituição de acolhimento provisório. In: 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2012, São Paulo. Anais da 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2012.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; MAGALHAES, C. M. C. . A concepção de brinquedoteca hospitalar segundo profissionais que atuam neste espaço.. In: VII Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. VII Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2011.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; MAGALHAES, C. M. C. . Brinquedotecas hospitalares em Belém: definição e papel segundo acompanhantes de pacientes pediátricos.. In: VII Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador- BA. VII Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2011.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; MAGALHAES, C. M. C. . Perfil das brinquedotecas hospitalares em Belém.. In: VII Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador- BA. VII Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2011.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; MAGALHAES, C. M. C. . Brinquedotecas Hospitalares avaliadas por sua clientela infantil.. In: XII Congresso Internacional de Brinquedotecas, 2011, São Paulo. Anais do XII Congresso Internacional de Brinquedotecas, 2011.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; MAGALHAES, C. M. C. . Brinquedoteca hospitalar na Amazônia (Belém): Análise da implementação e funcionamento.. In: XII Congresso Internacional de Brinquedotecas, 2011, São Paulo. Anais do XII Congresso Internacional de Brinquedotecas, 2011.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; MAGALHAES, C. M. C. . Levantamento bibliográfico sobre a brinquedoteca hospitalar em bases de dados brasileiros. In: 6 Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2009, Belém. Levantamento bibliográfico sobre a brinquedoteca hospitalar em bases de dados brasileiros, 2009.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; MAGALHAES, C. M. C. . Brinquedoteca Hospitalar: O que está sendo publicado nas bases de dados nacionais?. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia e Desenvolvimento HUmano, 2009, Rio de Janeiro. Brinquedoteca Hospitalar: O que está sendo publicado nas bases de dados nacionais?, 2009.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; FERREIRA, E. A. P. ; BAPTISTA, P. O. . Manual de cuidados: estratégia para preparação de acompanhantes de crianças submetidas à cirurgia eletiva. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009. Anais do VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; FERREIRA, E. A. P. ; BAPTISTA, P. O. . Uso de Manual na preparação de pacientes pediátricos a serem submetidos a cirurgias otorrinolaringológicas.. In: 1 Encontro Norte-Nordeste de Psicologia Social, 2008. Anais do 1 Encontro Norte e Nordeste de Psicologia Social, 2008.

  • MIRANDA, Danielle Santos de ; RAMOS, Tatyane Souza ; PONTES, Fernando Augusto Ramos ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; REIS, Daniela Castro dos . Lazer e Rede de Significação em Comunidade Ribeirinha.. In: V Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió-AL. Anais do V Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2007.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; SANTOS, Lorena Ribeiro dos ; FERNANDEZ, Ana Patrícia de Oliveira ; PONTES, Fernando Augusto Ramos . Atividades de rotina dominical de adolescentes de classes economicamente distintas. In: 59 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2007, Belém. Anais 59 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2007.

  • CAVALCANTE, Claudia ; NOBRE, J. P. S. ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; FONSECA, Abraão Roberto ; CHAVES, M. L. . Análise de uma instituição concreta: Algumas considerações sobre um setor hospitalar. In: V Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió-AL. Anais do V Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2007.

  • ALVARENGA, Eric Campos ; FONSECA, Abraão Roberto ; CAVALCANTE, Claudia ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; KHOURY, H. T. T . Características dos perfis de pessoas com ampla rede de contatos no Orkut. In: V Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2007, Maceio-AL. Anais do V Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2007.

  • NOBRE, Suelle Martins ; FERREIRA, D. ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; FERREIRA, E. A. P ; BAPTISTA, P. O. . Análise de comportamentos de ansiedade em crianças submetidas a adenoamigdalectomias e em seus acompanhantes. In: II Congresso do Hospital Universitário João de Barros Barreto, 2007, Belém-PA. Anais do II Congresso do Hospital Universitário João de Barros Barreto, 2007.

  • NOBRE, Suelle Martins ; FERREIRA, D. ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; FERREIRA, E. A. P ; BAPTISTA, P. O. . Contribuições da Psicologia para Redução da Ansiedade em Acompanhantes e em Crianças submetidas a Adenoamigdalectomias. In: 1. I Semana Científica de Psicologia do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, 2007, Belém-PA. Anais do 1. I Semana Científica de Psicologia do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, 2007.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; NOBRE, Suelle Martins ; FERREIRA, D. ; BAPTISTA, P. O. ; FERREIRA, E. A. P . Construção de protocolo de atendimento psicológico para crianças submetidas à cirurgia eletiva. In: 10ª Jornada de Extensão Universitária na UFPA, 2007, Belém-PA. Anais da 10ª Jornada de Extensão Universitária na UFPA, 2007.

  • FERREIRA, E. A. P. ; NOBRE, J. P. S. ; CAVALCANTE, C. T. F ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux . Avaliação da qualidade de vida de criança e adolescentes convivendo com asma. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió- AL. Anais do V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; FONSECA, Abraão Roberto ; FERNANDEZ, Ana Patrícia de Oliveira ; REIS, Daniela Castro dos ; MIRANDA, Danielle Santos de ; ALVARENGA, Eric Campos ; PONTES, Fernando Augusto Ramos ; RAMOS, Tatyane Souza ; SANTOS, Lorena Ribeiro dos . As tarefas domésticas na perspectiva de adolescentes de baixa renda. In: II Encontro de Psicologia Social da Amazônia, 2006, Belém. II Encontro de Psicologia Social da Amazônia, Belém, 2006, 2006.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; PONTES, Fernando Augusto Ramos ; RAMOS, Tatyane ; MIRANDA, Danielle Santos de ; SANTOS, Lorena Ribeiro dos ; CORRÊA, Laiane ; FONSECA, Abraão Roberto ; ALVARENGA, Eric Campos ; COELHO, Karina Helaine Lima ; REIS, Daniela Castro dos . Estudo comparativo das atividades de rotina realizadas por adolescentes de baixa renda e classe média. In: IX Semana Científica do Laboratório de Psicologia, 2006, Belém. Estudo comparativo das atividades de rotina realizadas por adolescentes de baixa renda e classe média, 2006.

  • RAMOS, Tatyane ; PONTES, Fernando Augusto Ramos ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; MIRANDA, Danielle Santos de ; SANTOS, Lorena Ribeiro dos ; CORRÊA, Laiane ; ALVARENGA, Eric Campos ; REIS, Daniela Castro dos ; SILVA, Simone Souza da Costa ; SILVA, Sarah Danielle Baia da . A prática docente no contexto de uma comunidade ribeirinha na ilha do marajó. In: IX Semana Científica do Laboratório de Psicologia, 2006, Belém. A prática docente no contexto de uma comunidade ribeirinha na ilha do marajó, 2006.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; PONTES, Fernando Augusto Ramos . A tarefa doméstica, uma atividade de rotina dos adolescentes de baixa renda. In: XXXVI Reunião Anual de Psicologia, 2006, Salvador. Anais da XXXVI Reunião Anual de Psicologia, 2006.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; PONTES, Fernando Augusto Ramos . Tarefas domésticas e socialização na perspectiva de adolescentes de classes economicamente distintas. In: XVII Seminário e Iniciação Científica da UFPa, 2006. Anais do XVII Seminário de Iniciação Científica da UFPa, 2006.

  • REIS, Daniela Castro dos ; MENDES, Leila Said Assef ; MIRANDA, Danielle Santos de ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; SANTOS, Lorena Ribeiro dos ; FONSECA, Abraão Roberto ; CORRÊA, Laiane ; RAMOS, Tatyane Souza ; SILVA, Simone Souza da Costa ; PONTES, Fernando Augusto Ramos . Brincadeiras Ribeirinhas: Um Contexto de Compartilhamento Social. In: I Congresso Latino Americano da Psicologia, 2005, São Paulo. I Congresso Latino Americano da Psicologia, 2005, São Paulo, 2005.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; PONTES, ; PONTES, Fernando Augusto Ramos . A organização familiar do trabalho doméstico em famílias de baixa renda.. In: XVI Seminário e Iniciação Científica da UFPa, 2005. Anais do XVI Seminário de Iniciação Científica da UFPa, 2005.

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; MENDES, Leila Said Assef ; REIS, Daniela Castro dos ; COELHO, Karina Helaine Lima ; FERNANDEZ, Ana Patrícia de Oliveira ; LEMOS, Rosana Maria Freitas de ; FLORENZANO, Lúcia da Costa ; PONTES, Fernando Augusto Ramos ; NOBRE, Suelle Martins . Tarefas Domésticas e o processo de socialização. In: VII Semana científica do laboratório de Psicologia, 2004, Belém. VII Semana científica do laboratório de Psicologia, 2004.

  • REIS, Daniela Castro dos ; FERNANDEZ, Ana Patrícia de Oliveira ; SILVA ; MENDES, Leila Said Assef ; FLORENZANO, Lúcia da Costa ; COELHO, Karina Helaine Lima ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; LEMOS, Rosana Maria Freitas de ; NOBRE, Suelle Martins ; PONTES, Fernando Augusto Ramos . Uso do tempo e a partilha de ambientes sociais em adolescentes. In: VII Semana Científica do Laboratório de Psicologia da UFPA, 2004, Belém-PA. Anais do VII Semana Científica do Laboratório de Psicologia da UFPA, 2004.

  • LEMOS, Rosana Maria Freitas de ; FERNANDEZ, Ana Patrícia de Oliveira ; REIS, Daniela Castro dos ; SILVA ; FLORENZANO, Lúcia da Costa ; COELHO, Karina Helaine Lima ; MENDES, Leila Said Assef ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; PONTES, Fernando Augusto Ramos ; NOBRE, Suelle Martins . Rotina de adolescente, suas dinâmicas e oportunidades desenvolvimentais. In: VII Semana Científica do Laboratório de Psicologia da UFPA, 2004, Belém-PA. Anais do VII Semana Científica do Laboratório de Psicologia da UFPA, 2004.

  • COELHO, Karina Helaine Lima ; NOBRE, Suelle Martins ; REIS, D. C. ; SILVA ; LEMOS, Rosana Maria Freitas de ; FERNANDEZ, Ana Patrícia de Oliveira ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; PONTES, Fernando Augusto Ramos . O lazer de adolescentes de baixa renda: Perspectivas desenvolvimentais. In: XXXIV Reunião Anual de Psicologia, 2004, 2004, Ribeirão Preto-SP. Anais da XXXIV Reunião Anual de Psicologia, 2004, 2004.

  • SILVA, Simone Souza da Costa ; MENDES, Leila Said Assef ; REIS, Daniela Castro dos ; MIRANDA, Danielle Santos de ; SANTOS, E. B. ; CORRÊA, Laiane ; SANTOS, Lorena Ribeiro dos ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; RAMOS, Tatyane ; PONTES, Fernando Augusto Ramos . Representações de gênero na estrutura familiar de uma comunidade ribeirinha amazônica. In: XXXIV Reunião Anual de Psicologia, 2004, Ribeirão Preto-SP. Anais da XXXIV Reunião Anual de Psicologia, 2004.

  • NOBRE, B. B. ; NOBRE, C. R. B. ; RODRIGUES, P. C. C. ; LIMA, M.B.S. ; SILVA, L. C. C. . APRENDENDO A ANÁLISE DE CONTINGÊNCIAS: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA ESTUDANTIL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GARCIA, T. B. ; COSTA, V. S. ; LIMA, MAYARA . FATORES MOTIVADORES PARA O INGRESSO NO CURSO DE DIREITO DA UNIFESSPA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, T. S. L. ; ITAGYBA, R. V. D. A. ; SILVA, L. C. C. ; LIMA, M.B.S. . CARACTERIZAÇÃO DE ADOLESCENTES ACOLHIDOS INSTITUCIONALMENTE NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, M.B.S. ; SILVA, L. C. C. ; MARTINS, T. S. L. ; PAIXAO, M. L. ; ITAGYBA, R. V. D. A. . CARACTERIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, M.B.S. ; SILVA, L. C. C. ; MARTINS, T. S. L. ; PAIXAO, M. L. ; ITAGYBA, R. V. D. A. . CRIANÇAS ACOLHIDAS INSTITUCIONALMENTE: PERFIL DA POPULAÇÃO COM MENOS DE 3 ANOS DE IDADE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, M.B.S. . EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DE QUÍMICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, T. S. L. ; LIMA, M.B.S. . CARACTERIZAÇÃO DE CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA ACOLHIDAS INSTITUCIONALMENTE NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, M.B.S. ; SILVA, S. S. C. . CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM CIDADES DO ESTADO DO PARÁ,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, J. D. O. ; SILVA, B. N. B. ; RODRIGUES, L. N. ; PIMENTEL, T. S. ; LIMA, M.B.S. . FATORES CAUSADORES DA EVASÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE 2005-2015 NAS PLATAFORMAS SCIELO, EDUCA E BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, B. N. B. ; OLIVEIRA, J. D. ; RODRIGUES, L. N. ; PIMENTEL, T. S. ; LIMA, M.B.S. . Evasão dos cursos de graduação na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, M.B.S. . Estresse e suporte social de pais de criança com Paralisia Cerebral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, M.B.S. ; LIMA, A. Z. A. ; MONTEIRO, M. R. N. ; SILVA, S. S. C. . Cuidadores de crianças com Paralisia Cerebral em Santarém: Indicadores Sociodemográficos e de Suporte Social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; SILVA, S. S. C. ; CARDOSO, V. S. . Estresse Parental e Percepção de Suporte Social em Cuidadores de crianças com Paralisia Cerebral em uma capital da Amazônia Oriental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; AFONSO, T. ; SILVA, S. S. C. . PERCEPÇÃO DE SUPORTE SOCIAL DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM AUTISMO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux . A criança com desenvolvimento atípico e o seu nicho de desenvolvimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, L. S. ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; MAGALHAES, C. M. C. . A percepção de crianças acerca da brinquedoteca em uma instituição de acolhimento provisório. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; MONTEIRO, L. S. ; MAGALHAES, C. M. C. . Brinquedoteca Hospitalar: Avaliação de acompanhantes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; MAGALHAES, C. M. C. . Brinquedotecas Hospitalares avaliadas por sua clientela infantil.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; MAGALHAES, C. M. C. . Brinquedoteca hospitalar na Amazônia (Belém): Análise da implementação e funcionamento.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; FERNANDES, Cristiana . A importância da brincadeira no Desenvolvimento Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Rodrigues, A. P. A. ; BAPTISTA, P. O. ; Cunha, M. C. M. C. ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; BARBALHO, T. J. ; FERREIRA, E. A. P ; FERREIRA, E. A. P. . Avaliação e acompanhamento Psicológico ao usuário adulto do serviço de Saúde Auditiva. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; MAGALHAES, C. M. C. . Brinquedoteca Hospitalar: O que está sendo publicado nas bases de dados nacionais?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; MAGALHAES, C. M. C. . A divulgação de estudos acerca da brinquedoteca hospitalar em bases de dados nacionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; FERREIRA, E. A. P. ; BAPTISTA, P. O. . Manual de cuidados: estratégia para preparação de acompanhantes de crianças submetidas à cirurgia eletiva. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; MAGALHAES, C. M. C. . Levantamento bibliográfico sobre a brinquedoteca hospitalar em bases de dados brasileiros. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; Nagahama, M. M ; VALE, J. B. ; FERREIRA, E. A. P. . Atendimento psicológico com pacientes submetidos à cirurgia em otorrinolaringologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; Nagahama, M. M ; VALE, J. B. . Intervenção com pacientes encaminhados para realização de cirurgias no Hospital Bettina Ferro de Souza. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; Nagahama, M. M ; VALE, J. B. ; BAPTISTA, P. O. ; FERREIRA, E. A. P . Uso de Manual na preparação de pacientes pediátricos a serem submetidos a cirurgias otorrinolaringológicas.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, Tatyane Souza ; PONTES, Fernando Augusto Ramos ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; REIS, Daniela Castro dos . Lazer e Rede de Significação em Comunidade Ribeirinha. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; SANTOS, Lorena Ribeiro dos ; FERNANDEZ, Ana Patrícia de Oliveira ; PONTES, Fernando Augusto Ramos . Atividades de rotina dominical de adolescentes de classes economicamente distintas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, C. T. F ; NOBRE, J. P. S. ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; CHAVES, M. L. . Análise de uma instituição concreta: Algumas considerações sobre um setor hospitalar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOBRE, Suelle Martins ; FERREIRA, E. A. P. ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; FERREIRA, D. ; BAPTISTA, P. O. . Análise de comportamentos de ansiedade em crianças submetidas a adenoamigdalectomias e em seus acompanhantes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; NOBRE, Suelle Martins ; FERREIRA, D. ; BAPTISTA, P. O. ; FERREIRA, E. A. P. . Construção de protocolo de atendimento psicológico para crianças submetidas à cirurgia eletiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, E. A. P. ; NOBRE, J. P. S. ; CAVALCANTE, Claudia ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux . Avaliação da qualidade de vida de criança e adolescentes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVARENGA, Eric Campos ; CRUZ, A. G. B. ; FONSECA, Abraão Roberto ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; ALMEIDA, C. P. . Transtorno Obsessivo Compusivo e Ansiolíticos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; FONSECA, Abraão Roberto ; FERNANDEZ, Ana Patrícia de Oliveira ; SANTOS, Lorena Ribeiro dos ; MIRANDA, Danielle Santos de ; REIS, Daniela Castro dos ; PONTES, Fernando Augusto Ramos ; ALVARENGA, Eric Campos ; RAMOS, Tatyane Souza . As tarefas domésticas na perspectiva de adolescentes de baixa renda. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; RAMOS, Tatyane Souza ; SANTOS, Lorena Ribeiro dos ; MIRANDA, Danielle Santos de ; REIS, Daniela Castro dos ; COELHO, Karina Helaine Lima ; ALVARENGA, Eric Campos ; FONSECA, Abraão Roberto ; PONTES, Fernando Augusto Ramos . Estudo comparativo das atividades de rotina realizadas por adolescentes de baixa renda e classe média. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; RAMOS, Tatyane ; SANTOS, Lorena Ribeiro dos ; REIS, Daniela Castro dos ; MIRANDA, Danielle Santos de ; FERNANDEZ, Ana Patrícia de Oliveira ; PONTES, Fernando Augusto Ramos . A tarefa doméstica, uma atividade de rotina dos adolescentes de baixa renda. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; PONTES, Fernando Augusto Ramos . Tarefas domésticas e socialização na perspectiva de adolescentes de classes economicamente distintas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux . A organização familiar do trabalho doméstico em famílias de baixa renda. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; PONTES, Fernando Augusto Ramos ; COELHO, Karina Helaine Lima ; FONSECA, Abraão Roberto ; REIS, D. C. ; MENDES, Leila Said Assef ; ALVARENGA, Eric Campos ; SANTOS, Lorena Ribeiro dos ; RAMOS, Tatyane ; FERNANDEZ, Ana Patrícia de Oliveira . Atividades de Lazer em Adolescentes: Diferenças de Gênero e Desenvolvimento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Karina Helaine Lima ; MENDES, Leila Said Assef ; FERNANDEZ, Ana Patrícia de Oliveira ; FLORENZANO, Lúcia da Costa ; PONTES, Fernando Augusto Ramos ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; LEMOS, Rosana Maria Freitas de ; NOBRE, Suelle Martins . Tarefas Domésticas e o processo de socialização. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REIS, Daniela Castro dos ; FERNANDEZ, Ana Patrícia de Oliveira ; MENDES, Leila Said Assef ; FLORENZANO, Lúcia da Costa ; COELHO, Karina Helaine Lima ; LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; LEMOS, Rosana Maria Freitas de ; NOBRE, Suelle Martins ; PONTES, Fernando Augusto Ramos . Uso do tempo e a partilha de ambientes sociais em adolescentes. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; FERREIRA, E. A. P ; NOBRE, Suelle Martins ; FERREIRA, D. ; OLIVEIRA, H. ; LOBATO, M. ; BAPTISTA, P. O. . Amigdalectomia, Adenoidectomia e Adenoamigdalectomia em crianças - Manual de Cuidados para as Famílias. Belém: EDUFPA, 2012 (Manual).

Outras produções

LIMA, M.B.S. . Consultoria Ad hoc junto ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. 2021.

LIMA, M.B.S. . Avaliador de trabalhos científicos do V CONGRESSO PARAENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2019.

LIMA, M.B.S. . Consultoria Ad hoc junto ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. 2019.

LIMA, M.B.S. . Consultoria Ad hoc junto ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. 2018.

SOARES, I. ; SILVA, C. S. ; SABINO, E. R. ; RODRIGUES, L. N. ; LIMA, M.B.S. . Agenda do Calouro da Unifesspa 2017. 2017.

LIMA, M.B.S. . Consultor Ad hoc do periódico PSICOLOGIA : TEORIA E PRÁTICA (ONLINE). 2017.

LIMA, M.B.S. ; WANZELLER, R. L. R. ; RODRIGUES, L. N. . RELATÓRIO FINAL - DIAGNÓSTICO DA EVASÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ. 2019.

LIMA, M.B.S. ; RODRIGUES, L. N. ; MORAES, C. . RELATÓRIO PARCIAL - DIAGNÓSTICO DA EVASÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ- FASE II. 2018.

LIMA, M.B.S. . RELATÓRIO PARCIAL DIAGNÓSTICO DA EVASÃO NA UNIFESSPA DIAGNÓSTICO DA EVASÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ. 2017.

LIMA, M.B.S. ; RODRIGUES, L. N. ; PIMENTEL, T. S. ; CARVALHO, C. C. M. . PROJETO DE PESQUISA DIAGNÓSTICO DA EVASÃO NA UNIFESSPA. 2016.

LIMA, M.B.S. ; RODRIGUES, P. C. C. . Relatório final do Projeto de Pesquisa: Concepções sobre o Desenvolvimento Infantil de Educadores/Cuidadores que atuam em Espaço de Acolhimento Provisório. 2020. (Relatório de pesquisa).

LIMA, M.B.S. . Minicurso Desenvolvimento Infantil e Promoção de Saúde: conceitos básicos. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RODRIGUES, P. C. C. ; LIMA, MAYARA . Relatório parcial do Projeto de Pesquisa: Concepções sobre o Desenvolvimento Infantil de Educadores/Cuidadores que atuam em Espaço de Acolhimento Provisório. 2019. (Relatório de pesquisa).

SILVA, L. C. C. ; LIMA, M.B.S. . Desenvolvimento Infanto-Juvenil em Situação de Trabalho Produtivo Precoce. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, M.B.S. . Os impactos do trabalho infantil no processo de aprendizagem. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, M.B.S. ; REIS, G. ; SILVA, M. A. T. . A Paralisia Cerebral em uma perspectiva Biopsicossocial. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, M.B.S. ; FERREIRA, E. A. P. ; FERREIRA, D. ; BAPTISTA, P. O. ; NOBRE, Suelle Martins . Amigdalectomia, Adenoidectomia e Adenoamigdalectomia em crianças- Manual de Cuidados para as Famílias. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

LIMA, Mayara Barbosa Sindeaux ; FERNANDES, Cristiana . A importância da brincadeira no desenvolvimento humano. 2010. .

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2022

    INGRESSO, EVASÃO E PERMANÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA AMAZÔNIA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mayara Barbosa Sindeaux Lima - Coordenador.

  • 2019 - 2021

    Concepções sobre o Desenvolvimento Infantil de Educadores/Cuidadores que atuam em Espaço de Acolhimento Provisório, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Mayara Barbosa Sindeaux Lima - Coordenador / Lucia Cristina Cavalcante da Silva - Integrante / Barbara Bittencourt Nobre - Integrante / Paula Carina Carvalho Rodrigues - Integrante / Alessandra da Silva Sindeaux - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Caracterização dos adolescentes acolhidos institucionalmente no município de Marabá-PA, Descrição: O objetivo geral do presente trabalho é caracterizar a população adolescente em situação de acolhimento institucional no município de Marabá (PA).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mayara Barbosa Sindeaux Lima - Integrante / Lucia Cristina Cavalcante da Silva - Coordenador / Thuany Steffane Lima Martins - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Fatores motivadores para a evasão na Unifesspa, Descrição: O projeto de pesquisa ?Fatores motivadores para a evasão na Unifesspa? pretende investigar os aspectos motivadores para o ingresso e evasão dos cursos de Direito, Ciências Sociais e Química da referida universidade na perspectiva de discentes evadidos e regulares. A metodologia empregada será quanti-quali, sendo usado o "Questionário de diagnóstico da evasão da Unifesspa" para a coleta de dados. Este instrumento foi construído pelos pesquisadores e visa obter dados sociodemográficos e acadêmicos dos participantes, bem como informações sobre os aspectos motivadores para a escolha e a evasão de seus cursos. A coleta ocorrerá em duas fases, na primeira serão entrevistados os discentes evadidos no ano de 2015 e a segunda aqueles que ingressaram em 2015 e mesmo com a situação regular nestes cursos se declararem propensos a evasão. A análise dos dados quantitativos ocorrerá com uso da estatística descritiva e dos qualitativos por meio da técnica de Análise do Conteúdo. Espera-se que os resultados encontrados possam ampliar o conhecimento sobre a evasão no Ensino Superior Público da Região Norte do Brasil, bem como fornecer subsídios para a construção de políticas institucionais voltadas à permanência e conclusão do Ensino Superior na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. O período de realização da pesquisa está previsto para um ano. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Mayara Barbosa Sindeaux Lima - Coordenador / Lucia Cristina Cavalcante da Silva - Integrante / Talita Barroso Garcia - Integrante / Vanessa dos Santos Costa - Integrante / 1Tamires Pereira de Carvalho - Integrante.

  • 2016 - 2019

    Diagnóstico da Evasão na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Descrição: A pesquisa visa investigar índices de evasão na universidade no período de 2005 a 2015, bem como os fatores que contribuíram para a desistência do discente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Mayara Barbosa Sindeaux Lima - Coordenador / Lidiane Neves Rodrigues - Integrante / Tarcília dos Santos Pimentel - Integrante / Bruna do Nascimento Barbosa da Silva - Integrante / Joana Darc Oliveira - Integrante / Arthur Vinícius Gouveia Lima - Integrante.

  • 2013 - 2016

    Saúde de famílias com crianças com paralisia cerebral: uma investigação da rede de apoio, do estresse familiar, resiliência e relações coparentais - uma proposta de intervenção, Descrição: A investigação das relações de famílias com crianças com paralisia cerebral tem apresentado um crescente número nas últimas duas décadas. Contudo, os dados da literatura são ainda inconclusivos especialmente no referente ao estresse apresentado por essas famílias. Por outro lado, não há conhecimento na literatura revisada da investigação da interconexão dos aspectos referentes ao estresse, coparentalidade, rede de apoio social e resiliência, na qual se situa a amplitude da proposta delineada neste projeto. Especialmente em termos das pesquisas desenvolvidas aqui no Brasil não há conhecimento de uma pesquisa com tal pretensão. Entende-se que a investigação da interconexão entre esses aspectos pode contribuir para o conhecimento de parte da ecologia do desenvolvimento das crianças com paralisia cerebral. Pretende-se coletar nessa pesquisa dados tanto de natureza quantitativa quanto qualitativa, essa estratégia pode também auxiliar na compreensão de aspectos relativos às dinâmicas familiares envolvidas. Ressalta-se que este projeto se propõe também na geração de conhecimento útil em termos práticos e operacionais para lidar com tais famílias. Como observado acima, se eficaz,a intervenção para geração de coparentalidade e redes de apoio pode ser uma estratégia útil para ser difundida como uma tecnologia que auxilie os profissionais que trabalham com esta população.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mayara Barbosa Sindeaux Lima - Integrante / Tatiana Afonso - Integrante / Simone Souza da Costa Silva - Coordenador / Katiane Costa Cunha - Integrante / Priscila Belard - Integrante / Irlana Lessa França - Integrante / Viviam Freire - Integrante / Carolina Moraes - Integrante / Vagner dos Santos Cardoso - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Brinquedoteca hospitalar em Belém: Avaliação da qualidade dos serviços e espaço, Descrição: Analisar as condições de serviços e espaços disponibilizados pelas brinquedotecas hospitalares existentes no município de Belém, cujos hospitais são referidos dentro do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNESnet) como fornecedores do serviço de internação pediátrica e sua adequação a legislação vigente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Mayara Barbosa Sindeaux Lima - Coordenador / Celina M. C. Magalhães - Integrante / Débora Adriana Faro Reis - Integrante.

Prêmios

2014

Prêmio Stanislau Krynsky- categoria CIÊNCIA APAE, Federação nacional das APAES.

2014

Prêmio Stanislau Krynsky- categoria EXPERIÊNCIA INOVADORA, Federação nacional das APAES.

2007

Prêmio Elisa Sá, Hospital Universitário João de Barros Barreto.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2017

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40

Outras informações:
Dentre as atividades realizadas estão: orientação psicológica, manejo de estresse e ansiedade relacionados a atividades acadêmicas e planejamento de estudo.

Atividades

  • 08/2023

    Direção e administração, Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas.,Cargo ou função, Vice-Diretora da Faculdade de Psicologia.

  • 03/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Membro do Conselho da Faculdade de Psicologia.

  • 12/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, ., Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas.,Linhas de pesquisa

  • 03/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.,Linhas de pesquisa

  • 09/2023 - 10/2023

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TOPICOS ESPECIAIS EMPSICOLOGIA III, TOPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA VII

  • 05/2023 - 08/2023

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PSICOLOGIA EXPERIMENTAL, PRATICA DE PESQUISA EMPSICOLOGIA I

  • 03/2019 - 07/2022

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo de Estudos em Psicologia da Educação e Desenvolvimento.

  • 01/2022 - 05/2022

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PSICOLOGIA E SAUDE COLETIVA, TOPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA II

  • 02/2022 - 02/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DESENVOLVIMENTOPSICOSSOCIAL NA INFÂNCIA ENA ADOLESCÊNCIA

  • 01/2022 - 02/2022

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TOPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA III

  • 09/2021 - 12/2021

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Específico em Psicologia I, SAUDE DA FAMILIA E DO IDOSO, PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II - ADULTO E IDOSO

  • 10/2020 - 07/2021

    Direção e administração, Pró-reitoria de Ensino de Graduação.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Apoio Psicossociopedagógico da Unifesspa.

  • 05/2018 - 05/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Psicologia da Unifesspa.,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante do Curso de Psicologia.

  • 08/2019 - 08/2020

    Direção e administração, Faculdade de Psicologia da Unifesspa.,Cargo ou função, Vice-Direção da Faculdade de Psicologia.

  • 05/2018 - 02/2020

    Direção e administração, Faculdade de Psicologia da Unifesspa.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente estruturante do Curso de Psicologia.

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de pesquisa em Psicologia III, Psicologia Experimental

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Cidadania

  • 03/2019 - 08/2019

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Teóricos em Psicologia II - Comportamentalismo, Prática de Pesquisa em Psicologia II, Tópicos Especiais em Psicologia III- Promoção de Saúde e Desenvolvimento Infantil: aspectos introdutórios

  • 05/2018 - 05/2019

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo de Serviços em Psicologia.

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de pesquisa em Psicologia I, Prática de pesquisa em Psicologia III, Psicologia do Desenvolvimento I- Infância e adolescência

  • 10/2017 - 11/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Comissão de Organização para a Avaliação do Curso de Psicologia pelo MEC.

  • 03/2018 - 08/2018

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Teóricos em Psicologia - Comportamentalismo, Pratica de Pesquisa II, Tópicos Especiais em Psicologia - IX- Introdução à Bioecologia do Desenvolvimento Humano

  • 09/2017 - 12/2017

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Mental, Prática de Pesquisa em Psicologia I

  • 09/2017 - 12/2017

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica

2011 - 2015

Faculdade Metropolitana de Marabá

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12

2015 - 2015

Universidade Estadual do Pará

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 25

Outras informações:
Foi ministrado a disciplina "Psicologia e Relações Humanas" com carga horária de 80 h para o curso de Engenharia de Produção

2013 - 2015

Universidade Estadual do Pará

Vínculo: Bolsista CAPES- PARFOR, Enquadramento Funcional: Professor Formador I

Outras informações:
Ministrou as disciplinas: Psicologia Geral, Psicologia Educacional, Psicologia da Aprendizagem e Fundamentos Psicológicos na Educação Física no Campus de Marabá, sendo que esta última também foi ministrada no Campus de Parauapebas

2011 - 2015

Prefeitura Municipal de Marabá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30

Outras informações:
As atividades profissionais foram desenvolvidas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Marabá - APAE, conforme convênio entre a referida instituição e a Prefeitura Municipal de Marabá. Algumas das atividades desenvolvidas foram: psicoterapia infantil orientação psicológica à família dos usuários da APAE, grupos de apoio ao adolescente e adulto com deficiência intelectual, discussão de caso e intervenções conjuntas com a equipe clínica, pedagógica e de assistência social da APAE.

2011 - 2012

ASSOCIACAO BENEFICENTE DE ASSISTENCIA SOCIAL E HOSPITALAR

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30

Outras informações:
As atividades profissionais foram desenvolvidas no Hospital Regional do Sul e Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso em todas os setores de internação, a saber: UTI - Neonatal, UTI Pediátrica, UTI Adulto, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Clínica Pediátrica. Dentre as atividades realizadas estão: assistência psicológica individual aos usuários hospitalizados e seus familiares; grupo de apoio aos acompanhantes, interconsulta e treinamento aos colaboradores.

2007 - 2007

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20

Outras informações:
Implantação do Serviço de Psicologia no Protocolo de Atendimento e Preparo para Cirurgia em Otorrinolaringologia.

2006 - 2006

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Auxiliar de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Voluntária em projeto de pesquisa, Carga horária: 8

Outras informações:
Pesquisa: Adesão ao tratamento antiretroviral por cuidadores de crianças e adolescentes infectados pelo vírus HIV

2004 - 2006

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa: Contextos de desenvolvimento em uma comunidade ribeirinha do marajó: pares, família e escola.

2004 - 2005

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Auxiliar de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Voluntária em projeto de pesquisa

Outras informações:
Projeto de Pesquisa: Contextos de Desenvolvimento em uma Comunidade Ribeirinha do Marajó: Pares, Família e Escola

Atividades

  • 06/2004 - 07/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

  • 01/2004 - 07/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento.,Linhas de pesquisa